O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 29 de maio de 2011

Duas contratações para 2011/12 e futuro

. 16 comentários
Não tenho qualquer motivo para alterar a expectativa favorável que tenho em relação à construção do plantel para 2011/12. A aposta em alguns jovens da formação e alguns reforços a custo zero relevantes contratados há algum tempo como Nolito, Mora, Rodrigo...

O que gostaria de falar é sobre a necessidade de a SAD do SLBenfica rapidamente apostar na importância do "Killer Instinct" na Gestão e, por isso não contratação de duas figuras centrais para o futebol e comunicação.

O mundo do futebol, especialmente no que diz respeito a Clubes com elevadíssima dimensão mediática como o SLBenfica, é cada vez mais competitivo e obscuro no que toca à contratação e/ou venda de jogadores. Cada vez mais se usam "armas exteriores" para jogar neste tabuleiro da contratação, venda e até manutenção dos jogadores nos planteis. Armas exteriores são... a imprensa, os emissários corruptos, os empresários, enfim...

Tentemos não ser faccioso e olhemos a exemplos de terceiros. O SportingCP por exemplo, com a chegada de Luis Duque e Carlos Freitas, independentemente da qualidade dos alvos, a realidade é que quando os nomes aparecem na imprensa, em menos de nada são anunciados com reforços do clube. No FCPorto este tipo de movimentação faz escola e as... "armas exteriores" são muito bem controladas.

Um bom exemplo da importância deste factor é o que fez José Mourinho em Madrid. Ao perceber da forma pouco direccionada como Valdano liderava o futebol, não descansou enquanto não o fez "cair da cadeira" para alterar o paradigma de comunicação e gestão do futebol.

Há, neste momento, duas funções no SLBenfica a precisarem de intervenção imediata.
Em primeiro lugar o cargo que está em aberto: Responsável de Comunicação da SAD. Com a saída de João Gabriel para a comunicação do Grupo Benfica e não apenas do futebol (boa medida), tornou-se fundamental preencher o cargo de responsável de comunicação da SAD.

A escolha que vier a ser feita para este cargo tem que ser absolutamente criteriosa. Tem que ser alguém do meio da comunicação no futebol e, acima de tudo, benfiquista. Infelizmente o Presidente do SLBenfica conseguiu criar, entre estas pessoas, um conjunto de anticorpos que impedem a escolha de alguns. Neste perfil encaixam nomes como Nuno Farinha, João Gobern, José Marinho ou Carlos Daniel... mas não têm que ser estes, pode ser outros.

Como com Socrates, a pessoa que lidera tornou-se um problema para implementar de forma viável... as suas próprias ideias. Luis Filipe Vieira, para conseguir chegar ao fim deste mandato e poder renova-lo nas eleições tem, de uma vez por todas, de colocar de parte aquela sua ideia que consegue ser o "Pinto da Costa do Benfica". Isso não existe, nunca vai existir... e não pode existir.

Será o "Killer Instinct" desta pessoa que permitirá controlar e antecipar as movimentações na impensa, ao mesmo tempo que definir as mensagens de comunicação dos diferentes "players" do futebol do clube - jogadores, treinadores, director desportivo, etc.

A outra função que tem que ser novamente suportada de forma efectiva é, obviamente, a de Director Desportivo ou, se preferirem, Director Geral da SAD... ou ambas também poderá ser uma opção.

Há duas escolhas óbvias para este cargo: 1. Não ser Vieira; 2. Rui Costa.
Quanto à opção "Não ser Vieira" parece-me óbvia e fundamental para todos. Como no assunto anterior, a capacidade de Luis Filipe Vieira se distanciar de uma área onde é incompetente (o futebol) será algo que marcará a sua possibilidade de se manter no SLBenfica como Presidente.

Sinceramente, essa postura por parte do Presidente é algo que não lhe revejo possível. Na última década a sua postura tem sido bastante mais sobranceira, altruista e... Presidencialista. Os resultados disso estão à vista e era importante que ele percebesse que qualquer sucesso será efémero se não souber ser bem estruturado ou se for executado de forma sobranceira.

Por outro lado, se a opção Rui Costa já mostrou sucesso e lançou as bases do que viera a ser o SLBenfica campeão, por outro lado a sua postura de silêncio face às sucessivas desvalorizações do seu cargo e função... não inspiram grande opção.

Nunca escondi que com Rui Costa a Director Geral para o futebol - com gestão autónoma deste pelouro - e com Nuno Gomes como pilar de ligação com a equipa de futebol profissional, este ano acumulando com a função de jogador e na próxima temporada definitivamente "no gabinete", seria a opção mais directa.

Se não quisermos apostar no Nuno Gomes, outra opção pode ser (e nunca pensei dizer isto) Octávio Machado, sim. Na directa função de operacional da SAD junto da equipa de futebol. O ponto de contacto entre a SAD, o Dpt. de Comunicação e a equipa de futebol.

Para a Direcção Geral a aposta não pode ser simplificada em Humberto Coelho. Não funcionaria. O SLBenfica precisa de alguém que conheça os meandros das negociações, que possa chegar aos mais conhecidos empresários e liderar negociações de forma rápida, objectiva e favorável.

Seja quem for que ocupe esse cargo tem que ter uma postura: Não delegar em emissários as negociações, que tem sido uma "assinatura" cómoda de Luis Filipe Vieira e tem os resultados que se vêem em Lisandro Lopez, Falcão, Alvaro Pereira, James Rodriguez, entre outros.

A contratação de jogadores tem que ser liderada directamente pelo Director Geral para o futebol que não pode ver nos empresários dos jogadores... gente sem relevo. Eles são elementos-chave nas negociações e devem ser respeitados e remunerados como tal. Não gostamos das regras? São as que existem... seguramente é com clubes que o tratam assim que, por exemplo, Jorge Mendes tem feito as grandes transferências.

Serei só eu que vejo nestas duas funções, factores absolutamente vitais - tão ou mais que a contratação de um grande jogador - para o sucesso do SLBenfica no futebol?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Para o lugar de Responsável da Comunicação escolheria João Gobern, sem qualquer dúvida.

    Acho que não referes uma posição que para mim conta tanto ou mais que a de Director Desportivo para o facto de nos faltar o tal "killer instict" - Jorge Gomes - a posição de "chefe" do departamento de scout, esta gente tem muita palavra naquilo que sai cá para fora - no que toca a potenciais contratações. Para mim é este senhor que nos tem feito sair prejudicados em vários dos negócios falhados: falcao, pereira e james. O departamento de scout avalia-os e depois faz barulho algo que não pode acontecer.

    ResponderEliminar
  2. JediVermelho29/5/11 12:52

    Todo o tipo de discussões e projecções para o futebol do SLB são estéreis! Ou achamos mesmo que LFV vai mesmo abdicar de algo?

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do post. Já está na hora de o LFV sair dali e dar lugar a um benfiquista.

    Visitem:
    http://escoltavermelha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Não és o único a ver isso. Mas eu ando tão desanimado e com tão pouca fé que já nem acredito que melhorias vão acontecer.

    ResponderEliminar
  5. que eu saiba, as últimas contratações só apareceram na imprensa depois de consumadas...

    Wass, Mora, Nolito, Carole e Bruno César só para citar alguns exemplos foram contratados antes de aparecerem nas noticias...

    ResponderEliminar
  6. E ainda continuam a pensar que é assim tudo tão direitinho?
    Pôe-se lá um Benfiquista e pronto?
    E a indústria onde esta merda toda assenta? Não tem uma palavra a dizer?
    Como terá na escolha do novo presidente do Benfica quando o Vieira achar que já tem que chegue?
    Fico "piurso" a ler estas teorias fatiadas sem olhar ao universo onde tudo começa e acaba!
    E onde os adeptos sofredores só servem para pagar red pass'es, comprar (e discutir) a chapa azul nas camisolas, cachecóis, levar umas bordoadas da polícia de choque (que precisam de ganhar a vida), fazer blogues, assobiarem os jogadores, encherem o Marquês uma vez cada cinco anos etc etc?

    ResponderEliminar
  7. Não explicaste foi se devemos ou não pagar luvas.

    Se naquilo preconizas, o director despotivo poderia ou não pagar luvas da mesma forma que os corruptos quando chegam lá e distribuem $$$ por tudo o que mexe.

    E em caso afirmativo, quando houvesse buscas da PJ se virias aqui defender esse director Desportivo.

    Ou se por outro lado és contra as luvas e te penitencias (tu e os teus colegas) pelas barbaridades que aqui escreveram nos casos do James e do Falcao, para não falar de outros.

    Vá lá, vamos começar a falar da realidade.

    Penso que estamos todos na expectativa para saber das vossas ideias concretas, para assuntos concretos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada29/5/11 15:45

    Quase a 100% de acordo! Na teoria estou a 100%%
    A minha discordância tema ver com as personalidades mencionadas.
    Na comunicação, é óbvio que iria por João Gobern sem hesitações. Mas todos sabemos que é demasiado brilhante e faria muita sombra a Vieira...
    Para Director Geral ou desportivo, Rui Costa nem pensar. Um homem ou mulher que se deixe reduzir à forma mais insignificante, não pode servir para o Benfica. O silêncio de Rui Costa é demasiado comprometedor e elucidativo da sua fraca personalidade. Sinceramente, atendendo à forma como o assunto é exposto, só vejo veiga para o lugar, embora não me agrede!
    Otávio Machado, não me parece conhecedor das tais figuras e capaz de negociar jogadores de futebol!
    Mas para que estas e outras mudanças aconteçam, é impreterível a mudança de líder! Sem isso, nada se alterará!

    ResponderEliminar
  9. JediVermelho29/5/11 16:07

    O Benfica deveria ser assertivo nos bastidores deste futebol! Contratar jogadores n chega! Infelizmente, em 10 anos LFV nunca percebeu isso! Senão como explicar os largos milhões gastoes e dois títulos de campeão nacional? É preciso saber mover-se nos bastidores, manietar as manobras corruptas, percebe-las e travá-las! Prová-las! Senão não vale a pena andarmos em blogues a dizer que os jogadores do CRAC estão dopados! Pq se os nossos dirigentes não o provam, quem somos nós para chamá-los de drogados? Meros caluniadores!

    ResponderEliminar
  10. De onde vem essa teoria de doping?

    ResponderEliminar
  11. Octávio Machado não é nem nunca será uma solução consensual entre os Benfiquistas. Não necessitamos de sargentos e muito menos de espiões infiltrados. Octávio torce pelo clube do Porto – já o ouvi dizer isso mesmo – e também por isso seria sempre um corpo estranho nesta estrutura.

    Octávio no Benfica seria mais um, de tantos, tiros no pé que temos dado.

    ResponderEliminar
  12. Freitas Lobo na estrutura do futebol seria uma mais valia.

    ResponderEliminar
  13. karlos, se queres saber SIM, sou a favor do pagamento de comissões aos empresários, presidentes, quem quer que seja que as exija.

    Agora, é preciso é o SLBenfica garantir que as faz de forma legal. Ou seja, não devemos recusar nada que legal - mesmo que isso represente um crime fiscal ou outro por parte de quem recebe. O SLBenfica deve é assegurar que a sua parte é feita com clareza.

    luvas, na perspectiva de dinheiro encapotado... não concordo. luvas, na perspectiva de remunerar quem nos permite fazer negocios desportivamente relevantes... sim.

    ResponderEliminar
  14. João Vaz, o Jorge Gomes não é responsável de coisa nenhuma. É um dos prospectores do SLBenfica com responsabilidade em determinados mercados.

    O responsável da prospecção é o Bruno Maruta.

    ResponderEliminar
  15. Águia Preocupada, a sugestão/indicação do Octávio seria para alternativa a Nuno Gomes com pilar operacional da SAD no acompanhamento do dia-a-dia da equipa de futebol principal. Ou se quiseres, o braço da SAD na estrutura do futebol.

    Quanto ao Rui Costa, concordo contigo. É complicado ser ele, mas o Veiga é obviamente uma muito melhor solução, mas impossível enquanto Vieira estiver no Benfica.


    Por fim, sobre o Octávio Machado, caro Mentiroso, o homem (poucos sabem) mas é benfiquista. Infelizmente poucas pessoas percebem que para se vingar no mundo do futebol corrupto - especialmente quando se lida com os corruptos (sendo funcionário, como foi o caso dele) e daí se tira o dinheirinho ao fim do mês - é impossível ter uma postura que não seja pró-Corruptos.

    Foi assim com Veiga, foi assim com Vieira, foi assim com Octávio... mas há mais, muitos mais.

    ResponderEliminar
  16. E qual é o mercado? É que se for o Argentino mais razão me dás...

    Acho que nisso do Octávio tens razão.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking