Começo por onde acabei o meu artigo da semana passada!
Pelo qual propus UMA BANDEIRA, UM CACHECOL DO BENFICA, À VARANDA, À JANELA, NA MÃO, UMA CAMISOLA VERMELHA VESTIDA, EM CADA DIA E DURANTE OS ÚLTIMOS 10 JOGOS QUE FALTAM PARA SERMOS CAMPEÕES E NO DIA DA FINAL DA TAÇA!
E volto ao tema para agradecer as mensagens de apoio, de concordância, de incentivo, de compromisso de tantos e tantos que, no dia do 1.º jogo do Benfica pós Covid-19 (aconteça ele quando acontecer), dirão “presente” com ... uma bandeira, um cachecol do Benfica, à varanda, à janela, na mão, uma camisola vermelha vestida, em cada dia e durante os últimos 10 jogos que faltam para sermos Campeões e no dia da Final da Taça!
APOIO ALTERNATIVO (IMPORTAM-SE DE REPETIR)?
Um apoio sentido, com alma, com ambição, ... à Benfica!
E não um “apoio alternativo”, lançado por um ideólogo pago a peso de ouro que não é do Benfica, sem sentimento, criado por uma qualquer agência de comunicação, cujo benfiquismo varia na razão inversa do dinheiro que vai pedir!
Eu sei que a minha ideia não dá dinheiro a ganhar a ninguém ... mas corresponde ao que sentem os que são mesmo ... do Benfica!
A ambição, o compromisso com o regresso às glórias europeias não se exterioriza com tiques de novo riquismo.
Não serão centenas de milhares de euros gastos em fotografias ou em lonas no estádio - o tal “apoio alternativo” que a estrutura anuncia - que poderão substituir o calor humano dos verdadeiros adeptos, daqueles que sofrem pelo Benfica!
Poupem porque, do que vou vendo, bem vão precisar do dinheiro para o que aí vem!
“AMADORAS”, ... UMA BOA SURPRESA NO MEIO DE TANTA MÁ DECISÃO
Porque, se não gastarem dinheiro nessa fantochada do “apoio alternativo”, como em tantas outras loucuras do género poderão ter dinheiro para dar a dimensão que todos queremos às (ditas) modalidades amadoras!
VOLEIBOL ... NO BOM CAMINHO
Por isso - e com toda a justiça - uma nota de satisfação relativa à renovação, por mais 3 anos, do contrato do treinador Marcel Matz.
Pese embora o muito que devemos a José Jardim, Marcelo Matz está a deixar uma marca de grande qualidade no nosso voleibol, com resultados nunca vistos na nossa História.
O Benfica tem de ter os melhores consigo.
Porque - é sempre bom lembrar - nos identificamos com a excelência!
O SEM RUMO ... NAS OUTRAS MODALIDADES
Ora, com essa excelente decisão no vólei, porque é que somos confrontados com o inverso em quase todas as outras modalidades?
Basta ler os jornais, para, todos os dias, tomarmos conhecimento de saídas de elementos base de cada equipa!
Como no hóquei, onde fomos confrontados com o súbito anúncio da rescisão do contrato com Jordi Adroher, que tinha mais um ano de duração.
Uma decisão que surpreendeu o próprio jogador ... e que nos surpreende a nós.
Custa a perceber que se abdique dum avançado desta craveira em nome de poupanças ... por quem estava na disposição de gastar 34 milhões numa OPA para os amigos!
Sendo verdade que, financeiramente, o Benfica “vende saúde”, porque será que os cortes anunciados nas modalidades vão ser enormes?
Afinal há ou não há dinheiro?
A decisão de reduzir despesas, na esperança (ou na informação de os outros também o irem fazer) é um completo absurdo!
Se no hóquei já saíram 2 jogadores muito importantes, que dizer do futsal, de cujo plantel principal sairão 2 dos 3 melhores jogadores?
OU SABERÃO ELES DE OUTRAS DESPESAS (OU NÃO RECEITAS) PREOCUPANTES?
A não ser que toda esta poupança tenha a ver com o que nós ainda não sabemos ... mas “por lá” já vão tendo a certeza!
Não, não falo da NOS, da Adidas, da Emirates (de que já aqui - em artigo anterior - dei testemunho do que de lá não virá).
Falo, antes, da despesa com todos os jogadores já devolvidos ... que nos garantiram que sairiam do plantel!
Falo, antes, do não pagamento das transferências de RDT ou de Castillo ... que nos garantiram estar garantidas!
Falo antes do não retorno desportivo de jogadores comprados a peso de ouro que regressarão sem possibilidades físicas de jogar no Benfica ... como sabiam na altura da contratação!
Ou será, também por isso, que terão que poupar nas amadoras?
O BENFICA DO ... GRUPO MENDES
A não ser assim, a não ser por essas dificuldades ... que razão haverá para continuarmos a vender os nossos melhores jogadores?
A narrativa ... para os parvos que ainda acreditam ... é sempre a mesma!
VENDER RUBEN DIAS
Desde as primeiras notícias (“vai ser difícil segurar o jogador, face ao interesse de clubes com muito dinheiro”) até à saída para um clube do “Grupo Mendes” (foram 3 as excepções ... e mesmo assim com o “parceiro estratégico” pelo meio) ... a sequência é sempre igual!
Já o disse e repito: como Presidente do Benfica, qualquer jogador titular indiscutível só saíra pela cláusula e sem o pagamento de qualquer comissão!
Será que o ainda Presidente não quer ou não pode assumir este compromisso?
Qualquer das respostas será grave!
E nela encontraremos a explicação para a tudo o que o Benfica se tem transformado ... muito especialmente desde que foi anunciada a “parceria estratégica” (para os defensores do “regime” eu dou uma ajuda ... Junho de 2016)!
VENDER VINICIUS
O mesmo se diga da venda anunciada de Vinicius por 60 milhões!
Como se não fosse para brincar com os benfiquistas!
Além do insulto à inteligência de cada um de nós ... todas estas notícias plantadas pela “estrutura” só comprovam que o Benfica é gerido de fora (Jorge Mendes) para dentro.
O Benfica ... ou depende de Jorge Mendes ou opta por fazer (quase, quase, quase) todos as suas vendas para o universo dos seus clubes ... o que, francamente, não sei o que será pior!
A parte hilariante disto tudo é que logo no princípio da época foi anunciada esta venda!
Com a “parceria estratégica” ... é simples ... basta querer!
Depois admiram-se que Ana Gomes venha falar do que fala (o que vale é que o tal mega processo contra ela já terá “entrado” ... ou será que tiveram medo???)
PARA FICAR COM O BENFICA
Ruben Dias, Vinicius ... são dois exemplos de tudo o que aconteceu nos últimos anos!
Depois ... não digam que não avisei!!!
Depois ... depois e entretanto ... até eles (os mentores e o executores desse “projeto”) ficarem com o Benfica - como estou convencido que querem - virão os elogios a quem ficou com o lugar de quem saiu, ... as notícias de que o treinador não queria mais ninguém (os do Benfica são os únicos do mundo que concordam sempre com a venda dos melhores e nunca querem substitutos à altura) ... até levarmos outros 5 de um Basileia qualquer ou ficarmos com 0 pontos na fase de grupos!
Apenas e tão só porque isso faz parte da estratégia para convencer os sócios que é preciso um investidor com a maioria da SAD e, já agora, para baixar o preço das ações!
FINAL DA TAÇA À MODA DO PORTO COM O BENFICA A APOIAR
Ora, quem tem essas preocupações em mente ... não pode dar muita atenção à concretização de um objetivo fundamental na estratégia do Porto!
A de fazer com que a Final da Taça nunca mais volte ao Estádio Nacional!
E, com isso, passarmos a ter - todas as épocas, a partir de agora - um novo foco de conflitualidade no futebol português!
Até aqui, era uma só equipa que não queria jogar no Estádio Nacional, sob o falso argumento que isso beneficiaria os clubes de Lisboa!
Argumento de uma falsidade total, como o comprovaram, recentemente, as vitórias do Vitória de Guimarães e do Desportivo das Aves!
E muito menos os mais fortes, como o comprovam essas mesmas finais ou as que Braga e Sporting ganharam ao Porto.
Conseguiu o Porto o que queria!
Com base em quê?
Por troca com quê?
Há princípios sobre que não se transige, valores de que se não abdica!
O meu Benfica, o Benfica de Cosme Damião, é assim!
Este Benfica, o Benfica de quem llá está, o Benfica que faz parte do Grupo Mendes ... não!
É pena!!!
Por mim ... tudo farei para um Benfica com a estabilidade, a credibilidade e o sucesso internacional que o Benfica merece!
POR TI, BENFICA!!!