NÃO! O que se passa, na minha opinião tem a ver com quatro situações:
- O Grimaldo está notoriamente "fora dela" - eu diria que pretende sair para "outros campeonatos" e daí a insistência do Lage no ritmo do Nuno Tavares (já lá vamos)
- O Lage contava com o Gabriel para ser o 8 que não tem no plantel e este... lesionou-se
- O Pizzi não é um extremo nem demonstra querer ser, e quando os adversários são mais fortes e é preciso "fazer piscinas"... as lacunas são evidentes, porque não baixa nem ajuda o lateral. Por isso o Tavares aparece várias vezes exposto e a ter que correr o dobro.
- O RDT está a jogar muito afastado da baliza. É um "matador", não é um construtor de jogo rápido. O Raul deveria estar a jogar na "vaga" do Jonas e o Chiquinho na do Felix... sim, o Sefe por muito que tenha rendido "na sombra" do Felix, nunca foi jogador para o SLBenfica e nunca será.
Comecemos pelo início.
O Grimaldo está notoriamente em baixo motivacionalmente e isso denota-se no desacerto que tem na manobra ofensiva. Curiosamente está mais certinho a defender mas como ataca mal, corre sempre atrás do prejuizo.
A meu entender o SLBenfica tem essa situação claríssima e por isso a insistência no Nuno Tavares, pois será quem o irá substituir quando o Espanhol for transferido nos próximos dias. Assim o Nuno já terá ritmo e entra diretamente na equipa, entrando o André para a lateral direita e o Tomás Tavares será o substituto de ambos.
Com o Grimaldo a falhar muitos passes (e quase nunca pressionado), a manobra do ataque o FCPorto ficou mais fácil, pois vieram à luz jogar como equipa pequena: 11 jogadores atrás da linha da bola, linhas juntas (parecia sempre que jogavam com mais que 11) e sair com nunca mais que três (máximo quatro) jogadores para o contra-ataque... onde o SLBenfica com o risco de corre de meter seis jogadores no ataque, deixava sempre 4 para 3 ou 4 para 4 nos lances de contra-ataque.
Já ao contrário, o SLBenfica sempre em ataque posicional enfrentava uma defesa de 11 jogadores contra os seis do SLBenfica e contou ainda com a felicidade do desacerto especialmente do Grimaldo.
Isto poderia eventualmente ser mais colmatado se tivessemos um médio de construção - que sem o Gabriel não temos, pois com capacidade para defender e atacar só o temos a ele e ao Taraabt. Ora, o Lage ainda hoje explicou que "não deixa cair ninguém" e sem o Gabriel, o Lage aposta no Samaris e só depois no argelino. Nem aí temos sorte, pois os dois que poderiam ser solução, também se lesionaram: David Tavares e Gedson Fernandes.
Poderia o Pizzi jogar nesse lugar, de facto, mas o Pizzi - ainda para mais depois de ter começado a marcar mais golos, está a querer assumir-se como "um Messi", ou seja, pouco trabalho defensivo e ser ele o "pensador" das transições, o que não funciona num esquema em que o adversário está com 11 atrás da linha da bola e sai rapido no ataque.
Dito isto, com as equipas mais fortes (Champions e FCPorto), ou o Lage coloca o Pizzi nas costas do ponta de lança e joga só com um... ou simplesmente o tira do campo. Na ala nunca vai resultar, pois terá que deixar o lateral demasiado exposto e sozinho... e se o adversário tem um ala decente... já fomos!
Por fim, a dupla da frente... O Sefe não acerta porque não consegue fazer melhor, nunca conseguiu e o Raul está 10/15m atrás do seu espaço natural... porque o Lage "não deixa cair ninguém" e está a insistir até à exaustão no Sefe porque marcou muitos golos o ano passado... mas algum dia terá que "entregar os pontos" e o colocar no banco para colocar o Vinícius ou o Jota nas costas de um RDT mais proximo da baliza como jogava o Jonas.
Dito isto... banho tactico??? Por amor de Deus... houve um demérito total do SLBenfica motivado pelo desacerto do Grimaldo e pela insuficiencia do Pizzi na direita para construir um corredor em transição a partir do lateral. Ora... se estes dois se anulam sozinhos... e se a dupla de avançados está 15m atrás de onde devia estar (RDT) e não tem qualidade para fixar os defesas (Sefe)... sobre tudo para o Rafa que ser ele contra o mundo fica mais fácil de anular.
O FCPorto jogou da unica forma que podia, por isso mesmo marcou num lance em que a sorte lhes sorriu com uma sobra que nada fizeram por ela... e num contra-ataque onde estavamos já a jogar "perdidos por 100, perdidos por 1000".
Se o FCPorto foi tacticamente assim tão superior, porque só criou perigo num alivio errado do Ruben para um remate de ressaca e uma transição / contra-ataque que o Marega falhou???
... pois, porque não deram nenhum banho tactico, limitaram-se a jogar como uma equipa pequena, tendo jogadores - como Corona, Uribe e Danilo - que não falharam nas marcações nem nos passes de contra-ataque.
Preocupado? Pela derrota, claramente! Não gosto de perder... e menos com um rival ao titulo.
Se coloco tudo em causa ou considero que é preciso haver mudanças ou contratações? Não!
Agora, como já comentei em "off" com Shadows... esqueçam lá ambicionar mais que os 1/8 da Champions numa campanha positiva, porque o plantel dará para "consumo interno" - mesmo com lesões - mas teriamos que ter um plantel a 100% todo o ano, para poder jogar a Champions com ambições maiores que os 1/8.