O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

77 Milhões e muito para dizer sobre estes quase 18 anos de blog

33 comentários

Em Janeiro atingimos 77 milhões de visitas no blog desde Maio de 2008, é uma média de mais de 4.5 milhões de visitas por ano em cerca de 17 anos. Nada mau para quem escreve por piada, ao contrário do que possam pensar sem interesses, sem ganhar dinheiro com as visitas que tem... nada. É mesmo por hobby, por partilha... estarei errado muitas vezes, mas defendo as minhas ideias e não as de mais ninguém. Estarei certo algumas vezes e também nessa altura estarei certo com as minhas e não com as ideias de outrém.

Vivemos vários momentos ao longo destes 17 anos e agora estamos a viver um momento geracional. Olhamos para os maiores clubes de Portugal, Espanha (culturalmente não muito distintos, mas as ligas sim muitíssimo) e Inglaterra e vemos o impacto do momento "woke" que vivemos na vida do Benfica, Real Madrid e Manchester United.

Esta geração é muito forte em fazer de um acto isolado uma conjuntura. Uma vitória leva a pensar que se vai ganhar a Champions, uma derrota na pré-epoca faz pensar que o campeonato já foi. Curiosamente enchem a boca para falar de história e hegemonia do SLBenfica ao longo da história, ora os factos não mostram isso, muito pelo contrário. Esta é a distribuição de títulos pelos três grandes ao longo da história do Campeonato:


Se é certo que somos o único que nunca ficou sem qualquer titulo numa década (vista assim por ciclos históricos ordenados), também não é menos verdade que em 8 décadas completas, só por 4 vezes ganhamos 5 ou mais títulos em 10... e mais que 5 só ocorreram duas vezes... em 80 anos. No Benfica foram os anos 60 e 70, com a década de 80 a ser já o inicio do Apito Dourado. Depois o Tetra mais adiante.

O FCPorto, com o Apito Dourado, tem 3 em 8 e também duas vezes mais que 5 titulos em 10 anos. E o Sporting tem 2 em 8 (nunca tendo feito mais que 5) na altura do Violinos.

OS EXIGENTES! É comum o apelo histórico de toda esta geração ao que nunca viu, não sabe como funcionava, não quer saber... mas quer "daquilo". E enquanto não tiver, vão sempre saber onde está o problema.

É a geração que exige dos patrões
É a geraçãoq ue exige dos pais
É a geração que exige do seu clube
... mas é a geração que não admite que exijam deles, mais do que aquilo que eles acham que devem dar e que exaltam cada vez que o fazem.

É a geração que acha que deve ter um emprego, e já agora bem pago, porque foi para a faculdade (coisa que os seus pais não foram)... e lida mal quando lhes dizem que deve entrar "por baixo" (e mal pago) ou que não tem competências para os cargos.

OS EXIGENTES que exigem dos outros, mas não gostam que exijam deles... desde logo respeito e noção. Muitos dos que chegam aos estádios EXIGIR que joguem os seus favoritos, EXIGIR que se tomem todas as decisões bem em campo, EXIGIR que se ganhem todos os jogos... são os mesmos se calhar chegam ao Estádio depois de terem estado ao ouvir os pais, patrões, esposas/os, namoradas/os a EXIGIR deles o que entendem que eles deviam fazer... e eles acham inaceitável.

Nas ultimas eleições, não que seja importante ou sequer relevante o que eu penso ou não, mas tive oportunidade de partilhar que não me identifiquei com NENHUMA candidatura. Achei um acto eleitoral ao nivel de quem fala muito do que não sabe (alterantivas) e do que que não fala nada do que deveria saber (incumbente).

Antecipei aqui, na altura, que o Rui Costa nunca ganharia estas eleições, mas que possivelmente ia ser Presidente porque os outros candidatos pareciam mais capazes de perder do que ele de ganhar. E assim foi.

Passado já mais de um mês das eleições - 1/3 dos tais falados 100 dias - o que me entristece realmente não são os resultados da equipa de futebol - sim entristece mas nem é o pior a nivel estrutural. O pior é mesmo ver que NINGUÉM aprendeu nada com as eleições.

Os mesmos das parvoices dos "os 65% que votaram nisto" são os que andaram toda uma campanha a aplaudir erros de palmatória e a atacar os que não se entusiasmavam com a propaganda. Da mesma forma que não captou votos na altura, não me parece que vá gerar grande simpatia agora. Mas eles lá saberão...

Do outro lado, o mesmo que "se limitou a estar calado" para deixar os demais perderem as eleições pela incontinência verbal e excesso de "media time"... continua a adoptar a mesma postura. Faz o que sempre fez à espera de resultados diferentes... mas com uma certeza: Ele é mau, mas os outros não mostraram ser capazes de ser melhor.

Ou seja, e como disse muitas vezes nas eleições, permitimos todos que se nivelasse o SLBenfica muitíssimo por baixo com a conversa do "mal e do pior"

Da mesma forma que não acho que o Basquete, Futsal ou Hóquei estejam bem por causa do Presidente, também não acho que os resultados do futebol espelhem o presidente - ele tem várias coisas que considero estar a fazer errado, mas os resultados do futebol não lhe atribuo a ele.

Aliás, todos suportavam o José Mourinho e duvido que algo tivesse sido diferente até aqui com outro... e cá estariam os que votaram Rui Costa a dizer que andávamos a perder porque houve mudança... nada de mais absurdo.

E mais: no mercado de verão todos diziam que se tinha feito o grande mercado e contratações e eram todos maravilhosos e era o "All In" por causa das eleições... fast forward, os jogadores afinal são todos maus e a culpa é de quem os contratou... mas quando vieram eram todos bons e só tinham vindo porque havia eleições.

Será que o pessoal não entende que essa incoerência é precisamente o que acaba, na hora da verdade, por reforçar a posição de quem lá está, porque quem está de fora - por incrivel que pareça - consegue dar uma imagem pior ainda?

"Ah e então não fazemos nada?"... sim, fazemos! Mas já que não foram inteligentes os que foram a votos e ali era o momento e oportunidade certa para ter sido, que sejamos os sócios inteligentes e deixemos de fazer figuras de miúdos histéricos a disparar para todos os lados, a borrifamo-nos para o clube para poder criticar quem o lidera.

Se comentar anonimamente não use o nickname Anónimo. Insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Eu entro cá todos os dias, por vezes até bem mais que uma vez por dia porque já me habituei a o consultar a blogoesfera benfiquista através da lista de blogs na vossa página. Os vossos posts, para ser sincero, já os deixei de ler desde que saiu o Benfica Eagle.
    Não quero ser mesquinho e maldoso cntg, BenficaBYgb, mas é penoso ler os teus posts. Não fazem sentido, a escrita é enfadonha, e o conteúdo irrelevante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica by GB15/1/26 18:15

      as coisas que tu sabes sobres os posts que não lês ;)

      Eliminar
    2. ELE NAO SABE, MAS EU SEI QUE NESTE BLOG nao se fala de futebol profissional a serio. nao se diz mal de jogadores, nao se fala do braz do simao e nulidades afins.

      Eliminar
  2. 100-35=6515/1/26 17:17

    Caríssimo, até 1990 eramos "hegemónicos" sim. Foi a chegada da aventesma do Damásio que iniciou a descida aos infernos.

    O QUE É ABSOLUTAMENTE INACEITÁVEL é que desde 2010 (mais ou menos) tornámo-nos numa máquina de fazer dinheiro, incomensuravelmente maiores que qualquer dos adverásrios e somos que tem no rácio investimento resultados o mais insignificante. Culpas do Vieira (o ganancioso) e do Rui (o banana - palavras do RGS, "anda para lá a fumar cigarros".
    Portanto os sócios e todos aqueles que reelegeram esta direção são OS GRANDES, ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELA NOSSA SITUAÇÃO ATUAL.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Rui Banana Costa é o novo Damásio. Há anos que digo isso. o tempo dá-me razão. Vai destruir o Benfica.

      Eliminar
  3. Ling Chung15/1/26 17:18

    Vou resumir o meu comentário a apenas uma constatação...

    Um POST, onde para justificar o apoio do blog a Rui Costa, se recorre à necessidade de memorizar o sucesso do Benfica na história.

    Coloca-se um quadro, que os nossos rivais adoraram, com a finalidade de dizer que afinal o Rui dos 1 campeonato em 6, e dos 18 anos como presidente e como vice com 4, até não está assim tão mal.

    Como já ouvi dizer, alguns têm o Benfica que merecem. Pena, é todos os outros.

    ResponderEliminar
  4. Tanto disparate! De certeza que foi escrito depois do almoço.......chamem o ACT!

    ResponderEliminar
  5. Agora há esta nova tendência de proteger o presidente incompetente afirmando que a culpa dos maus resultados do futebol não é do presidente! É aqui, é o Luís Fialho e mais meia dúzia na blogosfera. Não só é absolutamente ridículo, como esta concertação prova que a cartilha continua, com novos cartilheiros! Argumentos e evidências apresentados para provar tal afirmação? Zero! De quem é a culpa? Dos candidatos que não souberam ganhar e dos adeptos que não sabem apoiar!!! Alguma vez se viu isto em algum outro grande clube associativo? Nunca! Quando o Real Madrid não ganhava o que fizeram? Mudaram para o Florentino Perez e voltaram a ganhar tudo! No Barcelona? Mudaram de presidente! No Bayern? Mudaram de presidente! Até no Porto e no Sporting mudaram de presidente e voltaram a ganhar! Tudo coincidências, porque quem decide a contratação de jogadores e treinadores são os sócios e adeptos! Quem decide a rotação de meio plantel em cada ano? Os candidatos da oposição! Quem decide investimentos em betão em vez da equipa? A águia vitória! Quem decide apoiar o Proença e o seu projeto federativo cuja justiça e arbitragem prejudicam objetivamente o Benfica? A estátua do Eusébio! Epá, fechem este blog, vocês deixaram de ter condições de promover qualquer discussão saudável e racional sobre o Benfica! Vossos textos nunca tiveram qualidade argumentativa, nem textual, os teus então sempre confusos, tipo interpretem vocês mesmos, com tudo e o seu contrário! Mas tinham a coragem de enfrentar os poderes, o sistema e de apelar à reflexão e ação dos associados. Agora, passaram a propagandistas do regime! Triste fim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, e digo-o com pena de se estar a perder um farol de Benfiquismo na blogosfera, as coisas já não estão como antigamente.
      Escrevem-se posts sobre o sexo dos anjos enquanto pelos campos e pavilhões do país e do estrangeiro camisolas do Glorioso vão perdendo fulgor e saindo invariavelmente derrotadas sem que se esbulhem as razões que lhe estão na génese como se de um acaso se tratasse e não um "vírus" com origem tanto na incompetência e chico-espertos e dirigente como na capacidade de exigência dos sócios.

      Eliminar
  6. Ling Chung15/1/26 20:47

    Querem ver como o actual Benfica também precisa de adeptos novo, e pode exportar idiotas para porto e sporting?

    Olhem o fórum Serbenfiquista no tópico Richard Ríos.

    Tem por lá uns perfeitos asnos, que desejam que Richard Ríos não demore só umas 3 semanas a recuperar, mas sim meses.

    Uma pessoa quer acreditar que são infiltrados, porque adeptos assim é de lamentar...

    Seja pelo retardo dos comentários e desumanidade destes, seja pela incultura futebolística que não lhes permite entender que cada jogador se enquadra num contexto, e o actual é de desorganização absoluta e falta de qualidade geral da equipa.

    É difícil avaliar quem realmente vale ou não vale alguma coisa em equipa cujo conceito de futebol é bola no Trubin, chutão para a frente e ver o que acontece.

    Por exemplo um jogador com conhecimento táctico o que faz ali? Conhece os números da lotaria? Sabe onde vão cair os chutões?

    E quanto recebe a bola e olha todos parados em postura de tartaruga, e tenta apoiar o ataque sem linhas de passe e com 2 ou 3 colegas perdidos do meio campo para a frente?

    E tal quando tenta parar os ataques de equipas organizadas que o fazem com ondas de 6/7 jogadores em corrida rápida e que mantêm distância ms uns entre os outros?

    Já temos um Rui Costa, não precisamos de mais adeptos a destruir o Benfica. Ríos não veio para ser um virtuoso criativo, é um pulmão gigante e com discernimento qb numa equipa organizada. Teriam uma surpresa de ele jogasse integrado no porto de Faraoli onde casa um jogador na sua posição.

    E se custou uma fortuna ou não é jogador de muita técnica, não era para essa função que devia ter vindo. O preço é perguntar ao Rui, ser utilizado onde não rende mais, isso também é para perguntar ao Rui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os jogadores tem que ser tratados como papoilas. vai gerir uma empresa e aprende velho

      Eliminar
    2. Ling Chung16/1/26 10:28

      SANTANOCO, rima com mouco.

      Resumindo. Se fosses Benfiquista merecias uma resposta mais elaborada, mas como não és, basta referir que a tua interpretação é igual a considerar uma lei constitucional a um texto escrito num guardapano, ou melhor...

      Igual a um sapo a querer ser recordista de campeonatos nacionais, e de repente descobrir que mesmo vestido de baiana, permanece um sapo com pouco mais de meia dúzia deles.

      Eliminar
    3. ling chung cresce mentalmente e depois falamos. mais uma papoila disfarçada de gente por aqui? salta pá.... vai pedir o comprimido á tua mae e deixa de ser mansa. mais exigencia sabes o que é isso?

      Eliminar
    4. Ling Chung16/1/26 13:05

      SANTANOCO, obviamente o teu retardo denunciou-te como infiltrado como já sabia.

      É só atirar a palha e os asnos digerem a mesma com satisfação.

      Já quanto ao último parágrafo, SANTANOCA, vamos ver se me provas que não és SANTANOCA. Escolhe um local perto do estádio da Luz, para me poderes dizer isso pessoalmente. Agora quero ver se a formiga malcriada tem catarro, ou é apenas e só retardo.

      Eliminar
  7. Post pejado de unconscious bias. Ou pré-juízo, se quiserem.

    Toda uma tese nada científica de “whataboutismo”. A culpa é “desta geração”, pasme-se. Porquê? Porque exigem tudo.
    O “tudo”, que exigem, é suportado por uma bela tabela histórica. Que prova algo que todos sabemos: que temos 38 campeonatos ganhos em 90 edições. Ou seja, 42%. Ou seja, 4 em cada 10 anos. Ou 2 em cada ciclo de 5 anos.
    Vamos para 1, neste ciclo de 5 anos. E não estamos contentes, como devíamos estar.
    Culpa da geração.

    Bom, eu tenho 50 anos e estou descontente.

    E são todos. A geração inteira. São todos uma massa uniforme, igual, acéfala.
    Ao contrário da geração do GB, que era muito inteligente.
    Ao contrário da geração dos anos 50, ou mesmo dos anos 90… de quem não se ouvia um pio num blogue.
    Quem diria.

    O GB mostra-se orgulhoso pelos visitantes neste espaço.
    Não entende que este espaço chegou a ser um bom templo de benfiquismo, com vozes discordantes e debate interessante.

    Não entende que, hoje em dia, a maior parte dos visitantes fá-lo por carolice. E, pelo menos no meu caso (digno representante, segundo a tese, da geração problemática, com o meu meio século de existência) faço-o para ver que nova alarvidade foi agora inventada.
    Como é o caso deste brilhante post.

    E visito também o espaço para me divertir com os comentários que vos ridicularizam até ao infinito. Sem que vocês tenham a capacidade de o entender.
    É giro assistir à vossa preserverança.

    E é também uma bela fonte para entender o pensamento acéfalo de muito Benfiquista.

    Nota final: não sei quem são os “todos” que pelos vistos muito se alegraram com as vendas e compras em catadupa, neste mercado de Verão.
    É também interessante ver, nos vossos textos, como existe uma realidade muito vossa, que criam a partir de uma ficção e dão como adquirida.
    Pouco comento aqui, mas gastei bom latim a criticar a estupidez que era trocar tanto jogador, na época com a pre época mais curta da nossa história. Como critiquei os muitos milhões gastos em jogadores sem provas dadas. Como também chamei a atenção para os sinais de alerta, vindos do Brasil, espantados com a decisão de contratar Rios, pelo preço que este custou. Como vociferei a minha indignação perante o caos do último dia do mercado, com saídas e entradas em catadupa de jogadores… do plantel que tinha acabado de competir pelo título até à última jornada.

    Prefiro não comentar sobre a vossa opinião relativamente às listas concorrentes à eleição… e às conclusões que fazem sobre a qualidade dos candidatos, versus os resultados obtidos.
    Afinal de contas, este era o blogue oficial de Rui Gomes da Silva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ling Chung15/1/26 22:50

      Brilhante.

      Eliminar
    2. nem mais.
      depois a narrativa destes contorcionista é tão básica, não sei o que é pior se eles acreditarem nas parvoíces que dizem se é eles acharem que os outros são idiotas que acreditam nas parvoíces que eles dizem, que nem percebem que já em 1940 existiam exigentes tanto que existem fotografias dos culambistas da altura a levarem mensagem para o estádio a dizer que quem ia ao estádio devia de apoiar e não criticar a equipa jogadores.
      e não existiam redes sócias olha se existissem nessa altura.

      Eliminar
    3. Um post em que a ideia subjacente (?) é má e o texto é ainda pior. Parece uma colagem de parágrafos desgarrados, escritos em momentos e com estados de espírito diferentes, que no fim não chega a formar uma ideia ou todo COERENTE (viu a piada?).

      Agora até wokismo mete... Mais uma tirada a armar ao sociológico com uma crítica geracional que até a mim, com quase 60 anos, me cheira a conversa de velho.

      Mas este gajo não tem filhos? Deviam ser uns campeões do caraças logo de pequeninos. É uma questão de pedigree? Ou então tinham uma ganda cunha lá dos camaradas do partido...
      Eu, na parte que me toca em relação às minhas duas que andam pelos 30 anos, sou menos rápido a criticar. Porque, mesmo que não as amasse incondicionalmente, fui eu que as criei e assumo/reclamo alguma responsabilidade por aquilo em que elas se tornaram. Durmo tranquilo com o resultado dos meus esforços, e o GB?

      Tem o clube cheio de "rolhas", mas isso não o atrapalha. Foram durante anos os apoiantes de um dos maiores "rolhas" do regime e recentemente andavam com o Maurinho (que só diz disparates) num andor a ver se ele era tonto ao ponto de se chegar à frente.

      Olhe, não se esqueça mas é de ir votar domingo no chefe do seu chefe, o gajo do camuflado que nunca foi à tropa, e que por sinal pertence a essas gerações exigentes que tanto critíca.

      Eliminar
  8. Caríssimo, tenho genuína curiosidade em conhecer pessoalmente a ti e ao Shadows, pago-vos uma cerveja ou o que quiserem, um jogo ao fim de semana, se concordarem, depois falamos por e-mail.
    Tenho genuína curiosidade de conhecer o vosso mind set ao vivo.
    abraços

    ResponderEliminar
  9. Papa Shadows15/1/26 23:48

    O Benfica é hegemónico em 3 de 10 décadas e lidera "ex-aequo" em duas, o que dá 5 em 10. Ou seja, em 50% das décadas lideramos o futebol nacional. Quais foram piores? Os tempos do cretino Damásio, do Vale, o início do Vieira e esta do Bosta, o incompetente que vai em 1 em 5.
    O Bosta caminha para ser o pior deles, porque o Damásio ainda construiu uma capela, o Vale rompeu com a Olivedesportos. E ambos têm a desculpa dos problemas financeiros com que tiveram de lidar.
    O Bosta não: o Bosta tem dinheiro e estoura-o feito incompetente. Faz lá uma lista de jogadores contratados que deram prejuízo. Podemos começar pelo que custou 14 e saiu por 3. E vem o teu parceiro de escrita dizer que os outros candidatos fariam pior?

    Eu não consigo compreender. Sinceramente, não consigo: temos um presidente que ganha 1 campeonato em 5 e está tudo vem, há que lhe dar tempo e palmadinhas. A sério: isto vai para além da minha compreensão. E não são as novas gerações que suportam isto, que elegeram o Bosta, são os velhos como eu.

    ResponderEliminar
  10. "a borrifamo-nos para o clube para poder criticar quem o lidera" não digas isso do teu colega de blogue até fica mal.

    só que os exigente não são de agora sempre existiram mas dizer que são só da agora dá jeito para a narrativa mas é uma falsidade.

    ResponderEliminar
  11. O Blog Geração Benfica tem sido parte do problema e não da solução. Em vez de exigir mais e melhor, tem ajudado para o descalabro do clube ao normalizar o fracasso, justificando o insucesso atual com os insucessos do passado. O Benfica é o maior clube de Portugal, é o que mais investe e, por isso, tem a obrigação de ser o Bayern ou o PSG do futebol português. Para isso, é necessária uma mudança radical no clube, algo que os responsáveis deste blog nunca quiseram nem defenderam, preferindo a cultura da desculpa à cultura da exigência.

    ResponderEliminar
  12. Este Blog é uma no cravo outra na ferradura...

    ResponderEliminar
  13. Se o Benfica cometer o enorme erro de voltar a contratar o tresloucado do Rafa a culpa é dos adeptos (35%) ou do banana do presidente e dos 65% que o apoiaram?
    Todos gozam com o Benfica. Até o Besiktas que fiquei a saber ontem, via ex-presidente da AG do Benfica um tal sonso, outro, do Fernando Seara que o clube turco ainda não pagou o Gedson Fernandes e que esta nova aquisição do Benfica do Rafa é para conseguir recuperar algum dinheiro.
    Mas se isto é assim então os grandes benfiquistas e atentos e com muitas ideias pró Benfica Shadows e benficabyGB não dizem nada?
    Desembuchem pá! Desembuchem!

    ResponderEliminar
  14. Vilas boas considerou a arbitragem de veríssimo perfeita.
    Significa que o condicionamento do arbitro teve sucesso. A televisão na cabine foi complementada pelo conselho de arbitragem e agora o Veríssimo está domesticado.

    ResponderEliminar
  15. Este blogue parece a BTV...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. melhor coment sobre este artigo. Tuda a fazer venia ao chefe. So falta a ling chunga

      Eliminar
    2. O Ling Chung não é apoiante do Noronha?

      Eliminar
  16. Sítio muito ventoso este.

    Talvez devido ao estilo CATA-VENTO!

    Aqui já se defendeu tudo e o seu contrário: Vieira, Rui Gomes da Silva, Manteigas, Rui Costa...

    Uma autêntica salada mista!...

    ResponderEliminar
  17. What about títulos inernacionais? ou não interessa?

    ResponderEliminar
  18. Infelizmente nunca contribuíram para correr com vieirismo, mantendo o apoio à mediocridade do banana.

    ResponderEliminar

Ao comentar anonimamente insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog. O NGB mantém registo dos comentários.

ranking