O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Sem ajuda do árbitro, do VAR e sem Marega...

Avatar
 ●  145 comentários  ● 

...são banais.

Já agora...o que se diria se um árbitro, adepto do Benfica, desse quase 100 minutos de jogo a um jogo em que o Glorioso não estivesse a ganhar?

Bilhetes para adeptos de equipas visitantes: que preço?

Avatar
 ●  20 comentários  ● 


Os clubes integrantes da Premier League decidiram em conjunto manter preço máximo dos bilhetes destinados aos adeptos das equipas visitantes na ordem das 30 libras (34 euros). O anúncio já foi feito pela própria competição.

A medida implementada tem a duração de três temporadas e surge no seguimento da decisão tomada em 2016 de modo a terminar com os protestos dos adeptos relativamente aos preços dos ingressos.

O limite máximo tem contribuído imenso os recordes de assistências sendo que, nas últimas quatro épocas, a taxa de ocupação dos estádios da competição atingiu os 96 por cento.

Obrigado ao Fura-Redes por trazer este tema ao debate.

E em Portugal? Para quando uma medida destas?

Encontros preparatórios no Moreirense - FC Porto?

Avatar
 ●  25 comentários  ● 

Imagem: jornal A Bola

Numa fase crítica do campeonato, verificamos que a Liga de Clubes agilizou muito o intercâmbio entre clube visitado e clube visitante, pois são vários os relatos de alegados encontros imediatos do terceiro grau entre funcionários ligados à instituição condenada por corrupção e atletas do clube visitado.

Se aconteceu hoje, certamente que será para assegurar que o clube visitado e o visitante tudo farão para dar um bom espectáculo de futebol.

Além disso, é evidente que Fontelas Gomes quer assegurar também, do seu lado, que o jogo decorre com a normalidade deste campeonato 2018/2019.

Por isso foi nomeado Jorge Sousa, esse insuspeito adepto do FC Porto e alegado antigo membro dos Super Dragões, e no VAR Luis Ferreira sobre o qual escrevia o Record a 16/01/2016:

"Luís Ferreira, o árbitro do Sporting-Tondela, foi um dos advogados no processo originário do Apito Dourado, que decorreu no tribunal de Gondomar, em 2008. O árbitro natural de Barcelos, hoje com 38 anos, surgiu na barra como assistente do advogado Isolino Loureiro, na defesa do árbitro José Manuel Rodrigues, acusado de dois crimes de corrupção desportiva. Ferreira foi o árbitro que enfrentou a GNR no dia em que esta força policial fez buscas na sua residência.

José Manuel Rodrigues acabou por ser absolvido. Luís Ferreira na altura era apenas árbitro de 3.ª categoria mas conseguiu ascender em 2012 à 1.ª categoria, pertencendo à Associação de Futebol de Braga e continuando a exercer a sua profissão de advogado."

Tudo está bem quando acaba bem! Viva o futebol português!

---------------------------------------

Nota: Parece que, à boa maneira das redes sociais, a especulação quanto à situação de Fernando Chalana já deu origem a várias confusões.

No caso do NGB, sabemos o que publicamos e porque publicamos. Também Bruno Lage sabe, os NN sabem e o próprio SL Benfica sabe. 

Não entramos em especulação adicional nem a vamos alimentar. Fernando Chalana merece o nosso apoio e encorajamento e foi isso que, da nossa parte, quisemos garantir. Foi conseguido de forma avassaladora e foi muito apreciado pelo próprio.

Fernando Chalana foi um dos melhores jogadores que o futebol português viu jogar e devido à sua discrição não tem recebebido o apreço que merece pelo jogador que foi e pela figura benfiquista que é.

Por isso, todas as homenagens a Fernando Chalana são poucas. Esta promovida pela "Mão de Vata" é mais uma que devemos apoiar: "Um Bigodix à Chalanix".

O Benfica e a Liga dos Campeões

Avatar
 ●  93 comentários  ● 
Este artigo é um contributo do benfiquista "Caça Gambuzinos" a quem agradecemos a disponibilidade e vontade de ajudar a debater o SL Benfica. Passará a colaborar com o NGB regularmente. 

Aqui fica o texto:

O sonho molhado de qualquer adepto do Benfica é ver o Glorioso ganhar a Liga dos Campeões.

Quando era mais novo era um grande entusiasta de um jogo chamado Championship Manager (vulgo CM), no qual encarnávamos o papel de treinador. Escusado será dizer que abraçava sempre o projeto de treinar o clube do meu coração e o meu grande objetivo era a glória europeia.

Era difícil, muito difícil. Havia muitos clubes com melhores jogadores e com mais dinheiro. Mas das poucas vezes que consegui foi um prazer quase ejaculatório. Nem quero imaginar o que aconteceria caso acontecesse na “vida real”. Seria um sonho tornado realidade.

Luis Filie Vieira, amiúde e em ocasiões estratégicas, vem falar deste “sonho europeu” que, segundo ele, é possível graças ao talento que emerge anualmente no Seixal.

Muitos defendem, eu inclusive, que um plantel equilibrado deve misturar os miúdos talentosos da cantera com jogadores já tarimbados. É inegável a importância e impacto da contratação de jogadores já feitos e para render de imediato, como Aimar, Saviola, Jonas ou Julio César. 

É inegável também o facto de há muitos anos não haver uma contratação sonante como as acima descritas. Fizeram falta o ano passado, quando vendemos 4 titulares e era suposto atacarmos o penta.

Mas a verdade, é que o projeto Seixal deve ser enaltecido e acarinhado, sendo sem dúvida um dos pontos fortes do “reinado” de Luis Filipe Vieira. São já vários os craques de renome que são formados na nossa academia. 

Aqui fica uma breve lista:

Guarda-redes: Oblak, Ederson e Bruno Varela

Defesa Direito: João Cancelo e Nelson Semedo

Defesa Central: Ruben Dias, Lindelof, Ferro e Fábio Cardoso

Defesa Esquerdo: Mario Rui, Pedro Rebocho e Yuri Ribeiro

Médio Centro: Renato Sanches, Florentino, Gedson, André Gomes, André Horta, João Carvalho, Pepê, Alfa Semedo

Extremo: Bernardo Silva, Rony Lopes, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa, Diogo Gonçalves

Avançado: João Félix, Nelson Oliveira, Jota e Gonçalo Guedes

Embora haja posições mais carenciadas que outras, a verdade é que sim, Vieira tem razão: 
este plantel Made in Seixal, apesar de muito jovem e inexperiente, poderia ter uma palavrinha a dizer relativamente à prova milionária. Basta ver que a grande maioria é internacional A. 

Portanto a primeira parte da promessa/sonho de vencer a Champions está efetivamente feita!

Só falta a outra parte, que parecendo que não, também é importante: não vender os nossos meninos mal apareça uma boa proposta e/ou chorudas comissões. Daquela lista acima já são poucos os que vestem as cores do Benfica, o que é profundamente lamentável.

É obvio que daquela lista acima há jogadores que, pelos valores que apareceram na Comunicação Social, foram bem vendidos. Mas há outros que não só saíram por valores irrisórios (16M por Oblak? 15,5M por Bernardo Silva?), como houve muitos, mas mesmo muitos, a sair cedo demais. 

Já para não falar que é um crime craques internacionais, como agora o são Bernardo Silva e Cancelo, terem saído sem terem sequer tido a oportunidade de jogar e fazer parte da equipa principal.

Um clube como o Benfica, que se autoproclama como estável do ponto de vista financeiro (há bem pouco tempo o nosso presidente disse que tínhamos dinheiro para trazer Mourinho! Não temos é para arranjar um bom lateral direito) não pode, puro e simplesmente vender os seus meninos à primeira oportunidade. 

Primeiro tem de dar aos benfiquistas a oportunidade de ver os putos do Seixal brilhar na luz 2/3 épocas (ou mais!), depois só os pode deixar sair mediante uma proposta verdadeiramente louca. E os
interessados que venham à Luz negociar. 

Já chega ver Vieira com o seu catálogo da La Redoute andar de porta em porta a mostrar o catálogo da mercadoria para ver se algum dos clubes afiliados do Mendes lhe compra alguma coisa.

E é aqui que se vê a importância de ter benfiquistas nos órgãos de decisão do clube: um benfiquista ferranho, por exemplo, quereria a tudo o custo que o Félix fique a envergar o manto sagrado o máximo de tempo possível. Olha para o Félix e vê património do clube que urge manter. Quem não tiver este amor ao clube olha para o Félix e vê cifrões.

Não discuto a competência de Domingos Soares de Oliveira (a quem endereço, desde já, os meus parabéns pelo casamento da filha), mas a verdade é que sempre que ele fala dos jogadores do Benfica dá-me um aperto no coração. Não tem alma, nem paixão. Parece que está a falar de um valor de uma tabela de Excel.

Sabendo que é impossível agarrar craques mundiais durante toda uma carreira (acho que nenhum benfiquista pensa que o Felix vá fazer toda a carreira com o manto sagrado vestido) tem de ser possível aguentá-los até aos 21/22 anos; idade em que também já estarão mais fortes mentalmente e fisicamente para pegarem de estaca nas equipas de topo que os contratarem, em vez de andarem perdidos.

Os próprios miúdos querem ficar no Benfica mais tempo. Daquela lista acima, vários foram os que saíram um pouco a contragosto. Um clube grande e financeiramente estável não pode ter como política empurrar os grandes jogadores para fora.

É isto que, neste momento, peço a Vieira. Que honre a promessa de que, e pegando nas suas palavras, “agora há condições para segurar os jovens mais tempo” e que não nos delapide a equipa ano após ano. 

Acabou o tempo do “havia para lá umas clausulas” ou de “não podíamos estragar a vida ao rapaz”.

Cá estaremos para o julgar, caso não cumpra (mais) esta promessa ou caso apareça nova luz à noite que lhe tolde o raciocínio. 

Porque ao contrário do que ele pensa, apenas vamos“ter de levar com ele muitos anos” caso mostre obra feita e, essencialmente, respeito pelo emblema do Sport Lisboa e Benfica.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Como justifica José Nuno Martins os termos que utilizou?

Avatar
 ●  68 comentários  ● 

Não consegue.

Em especial ele, que foi provedor da RTP, sabe muito bem o que poderia fazer para que Jorge Andrade sofresse as consequências do comentário infeliz que produziu.

Não é a descer ao nível dos andrades mais básicos que se consegue defender o Sport Lisboa e Benfica.

José Nuno Martins não esteve ao nível dos valores do nosso clube. E deveria tirar consequências das suas declarações.

Jorge Andrade foi uma besta? Foi. Só que a referência ao tom de pele aliada à palavra besta ultrapassa todos os limites para um responsável do Sport Lisboa e Benfica.

Ultrapassa o limite aceitável para declarações públicas que deveriam colocar o foco em Jorge Andrade e não ao contrário.

Criticar Jorge Andrade? Deveria ter sido até um vice do SLB a fazê-lo.

Mas desta forma reles...não.
------------------

Atualização:

PEDIDO DE DESCULPA

Acerca de exageradas interpretações que vi serem articuladamente produzidas a meu respeito, quero pedir expressa desculpa ao ex-jogador da Seleção Jorge Andrade por incontidas expressões que proferi, depois de haver presenciado uma afirmação muito radical por si mencionada como solução adotável num jogo de futebol.

Ambos teremos sido demasiado infelizes. E, pela minha parte, reconheço, envergonhado, que determinada expressão que usei sem ponderação na simples manifestação da minha indignação possa ter detonado espúrias conotações de xenofobia, racismo ou outros reles sentimentos que jamais experimentei na minha longa vida, fosse em relação a quem quer que fosse e os quais ativamente sempre abominei e combaterei. Inequivocamente.

Também, nesta circunstância, igualmente considero ser meu dever apresentar sinceras desculpas pela minha lamentável intervenção perante os leitores do Jornal O Benfica, os espectadores da BTV, os Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica e os Benfiquistas em geral.

José Nuno Martins

E alguém já questionou se o cidadão Doutor Madureira...

Avatar
 ●  59 comentários  ● 


"A Inspeção-Geral da Educação vai investigar o mestrado de Fernando Madureira, o líder da claque dos Super Dragões, do FC Porto. A notícia foi avançada pela edição online da revista Visão e posteriormente confirmada pelo DN. O pedido para abertura de um "procedimento inspetivo" foi feito pelo próprio reitor do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), Domingos Oliveira Silva, depois de consultar o projeto de mestrado que Madureira concluiu na instituição e que foi classificado com uma nota de 17 valores.

"Bancada total: um serviço inovador para o clube" era o título da tese de Madureira, que apresenta projetos que poderiam beneficiar os Super Dragões no estádio do FC Porto. "A tese visa a criação de uma bancada onde ficarão os Super Dragões, sem cadeiras, uma interação maior, apoio e maior envolvência dos adeptos que vão ao estádio", explicou na altura Madureira, ao Jornal de Notícias.

Segundo a Visão, a decisão do reitor do ISMAI surge na sequência de um artigo da revista, publicado online na passada terça-feira e que apontava para a falta de qualidade do texto: apesar de, no mestrado, ficar patente a familiaridade e domínio do tema por parte de Madureira, o texto está escrito num português "iletrado, analfabeto e ridículo", considerou Maria Alzira Seixo, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, citada pela Visão. Ou seja, ainda que, segundo os docentes da área que foram consultados pela revista, o líder dos Super Dragões tenha sido um aluno exemplar, o texto que apresentou ao júri do tese de mestrado estava longe de ser aceitável e tinha mesmo erros ortográficos.

Raúl Martins, do Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Física da Universidade de Coimbra, notou outras fragilidades: à Visão, disse que a dissertação "aparenta ter sido escrita de forma descuidada, tendo em consideração a qualidade do texto que apresenta"." - DN a 18/05/2017.

Alguém sabe se o cidadão Doutor Madureira já viu resultados sobre a averiguação ao seu mestrado?


Ou se...

"O líder da claque de apoio ao FC Porto Super Dragões, Fernando Madureira - também conhecido como Macaco -, foi condenado a cumprir 480 horas de trabalho comunitário, em troca da sentença de um ano e quatro meses de prisão." - Sábado, a 08/06/2018.

...alguém já percebeu se o cidadão Doutor Madureira já cumpriu as 480h de trabalho comunitário?

Obrigado aos benfiquistas que levantaram o tema na internet.

ESCÂNDALO: Hacker Rui Pinto ROUBOU 264 mil€ a um banco e Anibal Pinto recebeu 16 mil€

Avatar
 ●  20 comentários  ● 





Foi há seis anos que os caminhos da Polícia Judiciária e do hacker Rui Pinto se cruzaram pela primeira vez. Em 2013, o jovem, que atualmente se assume como o autor do site "Football Leaks", desviou 264 mil euros do Caledonian Bank, nas ilhas Caimão. Numa recente entrevista, Rui Pinto garantiu não ter ficado com o dinheiro, mas documentos da investigação revelam que pagou despesas, fez transferências e até entregou 16 mil euros ao advogado Aníbal Pinto. A história está na Sábado, hoje nas bancas.

Fonte: Record e Sábado 


Destaque também para a notícia de hoje do jornal público: Hacker Rui Pinto ficou com 17 mil euros desviados de banco das ilhas Caimão



Segundo a revista Sábado e o Jornal Público temos um assaltante de bancos (Rui Pinto) que ROUBOU 264 mil euros de um banco, e um advogado (Anibal Pinto) que ficou com um valor equivalente a uma "comissão" superior a 5% desse assalto em contrapartida da defesa de Rui Pinto, em termos legais.

Passados poucos meses desse facto, Anibal Pinto (advogado do Hacker) representou o mesmo Rui Pinto numa tentativa de extorsão à Doyen num valor a rondar os 500 mil euros, segundo foi noticiado pela comunicação social há alguns meses, o advogado Anibal Pinto confirmou isso mesmo... mas afirmou que foi levado ao engano porque pensava que se tratava de um contrato de trabalho!

Pois sim! 
Só come gelados com a testa quem quiser!

Assaltante de Bancos!
E também extorsão à Doyen!

Em ambos os casos teve o "apoio" do advogado Aníbal Pinto!

Eis o "Herói" nacional dos adeptos "dragartos" ... e de certos políticos de baixo nível como é o caso da Ana Gomes!

Não há 2 jogos iguais; uma noite para honrar Chalana

Avatar
 ●  69 comentários  ● 

O jogo foi o que se esperava. Um Sporting mais encolhido e um SL Benfica que tentou replicar o ânimo de Alvalade.

Mas assim como nos verdes haviam diferenças, no SL Benfica também.

Não compreendo o que Salvio esteve a fazer em campo. Treina melhor que Zivkovic? Alguém consegue acreditar nisso?

Bem, mesmo assim tivemos o jogo na mão mas faltou físico na segunda parte. E a substituição certa. Cervi entrou mas não acrescentou o que era preciso. Gedson seria talvez uma opção mais útil para reforçar o meio campo numa altura de quebra.

Acho que Bruno Lage reagiu tarde e com a peça errada. Isso custou-nos o golo do Sporting e mais um ou outro susto. Mas a realidade é que este Sporting não joga nada!

Seja como for, o resultado é positivo e permite encarar a segunda mão com optimismo. Estar no Jamor é fundamental e estou convencido que o vamos conseguir.

Mas desculpem se para mim os pontos altos da noite foram outros. 
Quando escrevi o post "Fernando Chalana precisa de todos nós. Vamos a isto Benfica?" não imaginei que atingisse as proporções que atingiu.

Tudo não graças a nós mas sim graças ao próprio Chalana que granjeou o respeito dos benfiquistas e dos adeptos de futebol de outros clubes e por isso as manifestações de carinho foram avassaladoras.

Foram todos vós que fizeram este pequeno apelo de homenagem a Chalana atingir as proporções que atingiu. E como Fernando Chalana merece esse apoio, esse carinho!

Obrigado aos NN pela homenagem a Fernando Chalana ao minuto 10.

Obrigado a Bruno Lage pela dedicatória a Fernando Chalana. 

Obrigado a todos pelo carinho demonstrado e que Fernando Chalana certamente recebeu com emoção. Talvez esse gesto possa ajudar o nosso antigo atleta a encarar o futuro com mais ânimo e coragem.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Sport Lisboa e Benfica - Sporting Clube de Portugal

Avatar
 ●  91 comentários  ● 

Convocados
Guarda-redes: Svilar e Zlobin;

Defesas: Ferro, Jardel, André Almeida, Rúben Dias e Grimaldo;

Médios: Krovinovic, Florentino, Samaris, Pizzi, Gabriel, Gedson, Rafa, Cervi e Salvio;

Avançados: Seferovic, Jota e João Félix.

---------------------------------------------

É natural que a expectativa seja muita depois do jogo de domingo.

Mas cada jogo tem a sua história e este, enquadrado numa competição diferente e a 2 mãos, terá certamente a sua.

Mas o foco é o mesmo: ganhar e marcar o maior número de golos para que a segunda mão não seja um peso no calendário.

Por isso, o objectivo JAMOR foi e é um dos pontos mais altos para qualquer atleta do Sport Lisboa e Benfica.

Vamos ganhar!

Nota: O nosso obrigado aos milhares que participaram no nosso apelo de homenagem ao grande Fernando Chalana. Superou todas as expectativas e comprovou a importância deste grande jogador para os benfiquistas mas também para adeptos de outros clubes que demonstraram uma elevação e postura de louvar.

Tenho expectativa de que hoje algo possa acontecer que mostre a Chalana o quanto gostamos dele. É esse sentimento que mais pode ajudar o nosso Chalana neste momento. 

Mas o mais importante está feito: sensibilizar todos e o próprio Sport Lisboa e Benfica de que é quando as pessoais mais precisam que temos que estar lá. E se nós não podemos ir ter com o Chalana para lhe dizer o quanto o apreciamos, pelo menos podemos enviar o nosso carinho para que ele o use como coragem e força para os desafios da vida.

MUITO OBRIGADO A TODOS.

Está a ser preparado o "fim de linha" para João Felix

Avatar
 ●  89 comentários  ● 
Este é o futebol que temos meus amigos!

Somos o país onde há mais críticos (diria antes:: invejosos) de Cristiano Ronaldo... e somos pródigos a destruir o que de bom temos.

Agora foi a "estrela" Jorge Andrade a "puxar da escola FCPorto" para dar o mote para como travar uma parte do que faz o SLBenfica:


"Eu, se ainda jogasse, dava só um pisão no João Félix e não havia mais João Félix durante o jogo. E aí tinham que recorrer a outro estilo de jogo."

Que bonito! Bora lá incentivar que em campo se contraponha o futebol bonito, a criatividade e a qualidade... na base da violência gratuita.

Bom, melhor que isto só mesmo dizer que se lesionar o jogador gravemente - como se fez com o Mantorras - fica o problema resolvido não para um jogo... mas para todos!

É triste, além de envergonhar o futebol português, que isto se passe, porque bem sabemos que nada disto acontece ao acaso. Bem apontam as "cartilhas" ao SLBenfica... mas depois vemos os comentadores do FCPorto a almoçar e jantar juntos antes dos programas de TV.

Está bem claro o incentivo "à porrada" ao João Felix... se não for definitivo, que seja por uns jogos. E é muito facil entender os motivos:

- nem querem que o SLBenfica faça um encaixe financeiro gigantesco, face à tremenda qualidade do jogador...

- nem querem que o SLBenfica tenha proveito desportivo da sua qualidade.

UMA VERGONHA QUE SABEMOS QUE SERÁ PACTUADA PELOS ÁRBITROS E EM MENOS DE NADA O JOÃO APANHARÁ IMENSA PORRADA NOS JOGOS E... PELO CONTRÁRIO... GANHARÁ A FAMA DE SER FITEIRO E ESTAR SEMPRE A MANDAR-SE PARA A PISCINA!

Que triste futebol luso...

Jogo a jogo... mas em nossa casa mandamos nós!

Avatar
 ●  43 comentários  ● 
Este blog não se chama "GeraçãoBenfica" por acaso. Começou faz em Maio 10 anos precisamente pela ilusão de um dia o SLBenfica (e o futebol português) entender que o futuro do futebol português é formar melhor que ninguém e exportar (jogadores e treinadores). Estamos quase lá...

É por isso que é para mim um orgulho tremendo ver os 18 convocados do SLBenfica com quase metade de jogadores formados no SLBenfica para jogar um derby muito importante.

É o mesmo orgulho que tive quando vi o Ruben, o Ferro, o Jota e o Gedson a serem os primeiros a correr para o Felix para celebrar o golo com ele em Alvalade... mas mais que serem os primeiros foi a emoção e a "carga" emocional que traziam os seus festejos. Maravilhoso!!!

Juntem a isso uma equipa treinada por um treinador cuja competência se demonstra de jogo para jogo e que há muito "reclamo" que corporize um projeto de futuro para o SLBenfica... e podem imaginar a satisfação com que tenho acompanhado os ultimos jogos... cada conferência de imprensa.

Dizia Luis Filipe Vieira que iamos ter saudades de Rui Vitória. É verdade, hoje em dia já não tenho discussões com os meus amigos para defender o treinador do SLBenfica... e nas conversas estamos todos de acordo sobre a qualidade de jogo dos jovens da formação e do treinador. Torna-se chato... tenho saudades das discussões, de facto.

Mas sobre o jogo, se há quem se preocupe com a ausência do excelente Odysseas - esses podem desenganar-se porque a baliza hoje era de Svilar mesmo que o grego-alemão não tivesse sido expluso, tal como acredito que o meio campo será entregue ao Gedson na vez do Gabriel. Aliás, o português só não joga porque o Gabriel tem estado a um plano altíssimo.

O mesmo se passa com Krovinovic - um jogador mais talhado para um 4-3-3 - e que ao contrário do que se diz é um jogador que o Bruno claramente conta, mas que tem que reposicionar o seu jogo, o que é o processo mais lento quando, como diz Bruno Lage, quase não há tempo para treinar.

A unica dor que me traz este Benfica é a falta de cabeça de Zivkovic. Os treinadores passam e o jogador continua a tardar em demonstrar nos treinos o nível de empenho que justifique aposta. A sua qualidade é inegável, mas está absolutamente claro que o seu compromisso com o profissionalismo é muito questionável e isso o penaliza. Porventura reclamará por um país diferente como Jovic ou por uma cidade onde não se passe nada mas que possa falar na sua lingua - como em Frankfurt. Nem todos são Samaris que hoje dia fala melhor português que Pepe e é mais benfiquista que muitos que têm RedPass.

Estou bastante optimista para o jogo de logo. Longe de considerar que "são favas contadas", pelo contrário, creio que inclusivamente pode ser um jogo onde o Sporting aposte "a vida" dado que será o único objetivo pelo qual ainda poderá lutar (depois de lhes terem oferecido a Taça da Liga).

Contudo, apesar de o jogo decisivo ser o da segunda mão e - dê por onde der - não creio que haja hoje uma superioridade do Sporting que permita deixar a eliminatória decidida - na pior das hipoteses levamos o jogo para discutir em Alvalade.

Seja como for, o jogo é na Luz perante os fieis, como eu, entusiasmados pelo "acaso" de Luis Filipe Vieira ao apostar na qualidade de Bruno Lage e, este, ao na certeza da aposta nos reforços do Seixal... e por falar nisso, fica a satisfação pelo argumentário utilizado por Bruno Lage em relação aos "reforços" ser exatamente o mesmo que dias antes aqui escrevi:

 4 contratações muito inteligentes!

Vamos a eles! Carrega Benfica!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Fernando Chalana precisa de todos nós! Vamos a isso Benfica?

Avatar
 ●  193 comentários  ● 


Um dos melhores de sempre do futebol português. 

Tive a sorte de o ver jogar muitas vezes. Um génio! Estreou-se na equipa principal do SL Benfica...aos 17 anos!! Quando se é bom...é para jogar!

Não se atemorizava com ninguém, mesmo numa altura em que para dar um cartão vermelho era quase preciso arrancar uma perna ao adversário.


Chalana arrancou do Terceiro Anel emoções como poucos. E retribuiu ao clube com um amor e uma postura inatacável, mesmo quando tinha ao lado a mulher que lhe transformou a vida num inferno.

Quer no SL Benfica quer na Selecção Nacional, ter Chalana em campo era um...luxo!


Infelizmente, Fernando Chalana passa por um momento pessoal muito difícil.

Precisa de todos nós e a melhor forma de o ajudarmos é fazer-lhe chegar a nossa admiração e carinho. 

Haverá mais a fazer quando ele tiver animo para vir à Luz, subir ao relvado e receber o nosso carinho bem como uma homenagem A SÉRIO por parte do Sport Lisboa e Benfica.

Os familiares de Chalana sabem bem como esse carinho é fundamental para esta fase da vida de Fernando Chalana.

Por isso, apelamos a todos que escrevam ao SL Benfica a pedir uma homenagem a Chalana, sendo que temos a certeza que os familiares estão disponíveis para organizar da melhor forma com o génio a forma de isto acontecer.

Não é preciso muito. Basta algo como "Chalana precisa de nós!" e mais algum pensamento que vos vá na alma.

linhabenfica@slbenfica.pt
Mesmo que Fernando Chalana não possa comparecer pessoalmente, isso pode acontecer na mesma, por exemplo amanhã, com um estádio cheio(como ele merece!!).

Certamente que no recato da sua casa, Chalana não deixará de sentir todo o carinho de um estádio cheio de benfiquistas, como ele!!

A melhor ajuda para Chalana, nesta altura, é mesmo isto: sentir que todos estamos a torcer por ele.

SERÁ QUE VOCÊ BENFIQUISTA VAI AJUDAR A TORNAR ISSO REALIDADE?

O SPORT LISBOA E BENFICA VAI AJUDAR A TORNAR ISTO REALIDADE?

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Curtas: Félix, Varandas, Adepto SLB, Adeptos FCP

Avatar
 ●  89 comentários  ● 

Foto: JN
João Félix: Foram várias as ocasiões em que no NGB questionamos RV sobre a pouca utilização de João Félix.

Foi curioso recordar os comentários de então, em que desde a que era demasiado miúdo a que tinha de crescer muito até poder ser titular ou de que antes dele estava Salvio...tudo servia para justificar João Félix ou no banco ou na bancada.

Bastou chegar um treinador que o colocou a jogar na posição em que rende mais e não encaixado num esquema de equipa pequena...para tudo mudar.

O talento, tenha 18, 20 ou 22 anos...é para estar a jogar. Ninguém aprende nada sentado na bancada.

A clausula de rescisão impede que qualquer clube o venha buscar, pelo menos até 2020. Só sairá se a vontade de Jorge Mendes imperar, porque o puto João Félix NÃO QUER SAIR DO SL BENFICA.

Frederico Varandas: O presidente do Sporting, como seria de esperar, esfumou-se com os 4 golos sofridos ontem.

Teve o castigo merecido em virtude do anti-benfiquismo primário apregoado um dia antes. Varandas achou que era a altura ideal para apelar aos brunistas. Correu-lhe mal.

Como habitual entre os cobardes, em vez de dar a cara no fim do jogo aos seus consócios e adeptos do Sporting, fugiu dos jornalistas. Deixe o SL Benfica aos benfiquistas e preocupe-se com o seu clube, campeão nacional do Jejum.


Adepto SLB em Alvalade: Um adepto do Sport Lisboa e Benfica foi obrigado a despir a sua camisola do SLB por estar na bancada principal do Estádio Alvalade XXI.

Não sei o que é mais lamentável: um segurança vir mandar o adepto despir a camisola por 3 ou 4 atrasados mentais se queixarem ou ninguém das centenas de supostos adeptos civilizados que os rodeavam ter tido a urbanidade de acudir a um cidadão livre da República Portuguesa, que pagou o seu bilhete, e que não maltratava ou assediava ninguém.

Não encontro qualquer código de vestimenta na Constituição Portuguesa. Saúdo o nosso adepto pela forma como preferiu matar a situação no momento, mas era só o que faltava se alguém me dissesse que queria mandar no que visto. Camisola não é adereço portanto nem a PSP quanto mais um segurança.

Isto vale para todos os anormais que, com as costas quentes, acham que podem hostilizar adeptos adversários nos seus estádios. Quem se comporta com respeito e naquilo a que o bom senso diz respeito, pode e deve ir a qualquer estádio do país e vestir as cores do seu clube. Chama-se a isso LIBERDADE.

Frederico Varandas ou o Sporting já repudiaram esta situação? Ou só são "diferentes" para o que lhes apetece?

(Felizmente, nem todos são fanáticos: És a Nossa Fé: Isto não é sportinguismo, tenham vergonha...)



Adeptos FCP: Foi notícia hoje a interpelação do líder da claque legal "Super Dragões" ao mais recente agente de jogadores nacional: Paulo Gonçalves.

Não sei o que é mais engraçado no clip divulgado do encontro: o olhar medroso de quem estava em frente a Paulo Gonçalves ou o facto de nenhum deles se ter levantado e empurrado dali para fora o todo poderoso Fernando Madureira. Respeitinho é muito bonito.


Realmente, tinha todo o cabimento que Fernando Madureira fosse chamado a participar num debate acerca da Prevenção da Violência no Desporto. Relembro que graças à pressão dos benfiquistas e do NGB, esse debate com o Intendente da PSP do Porto não aconteceu.


Ou então que fizesse parte de um painel sobre Arbitragem em 2014, promovido pelo então presidente da APAF Fontelas Gomes, também denunciado na altura aqui no NGB.


Mas sinceramente, este é um episódio entre adeptos do FC Porto e portanto eles que se entendam.

Exclusivo: A enorme vitória em Alvalade, o mercado de Inverno e o futuro do nosso descontentamento, por Rui Gomes da Silva

Avatar
 ●  98 comentários  ● 


A (ENORME) VITÓRIA EM ALVALADE ...
Hoje, não fosse o mundo continuar a girar, e esta crónica devia ter um sentido e um tema únicos!

A enorme exibição e o grande resultado do Benfica em Alvalade merecem um elogio especial!
Elogio aos jogadores e elogio ao treinador!

Eu sei que foi contra o Sporting ... mas foi em casa deles!

Grande vitória!

Em tudo ... mesmo com o (por eles, sportinguistas) idolatrado VAR!!!

Mas ... para que o sabor da vitória perdure ... nada melhor que voltar a ganhar - assim, sem quaisquer dúvidas - na quarta feira, para a Taça.

Porque - como acontece com as grandes equipas - as comemorações desta vitória acabaram no momento em que os jogadores entraram no balneário de Alvalade.

Vamos - então - ao próximo que este já está ganho!

E ganho com um adicional importante: voltámos (outra vez, com o empate de Guimarães), a depender só de nós!

E como se isso não bastasse ... o melhor jogador português da actualidade esteve em Alvalade... e foi simpático o Ronaldo ter ido vê-lo jogar. 

Que craque, este João Félix!

O MERCADO DE INVERNO

Mas, se o resultado de Alvalade nos levou a festejar desta forma ... o comportamento de “quem manda” não nos deixa quase tempo nenhum para ficarmos contentes, tal é a incoerência e as mudanças de direção de 180º, em cada abertura de mercado.

Pensemos então em alguns casos, ... apenas alguns ...

FERREYRA E CASTILLO 

Ferreyra e Castillo foram anunciados como os futuros grandes responsáveis por podermos esquecer Seferovic, Jimenez e até - pasme-se - Jonas!

5 meses (ou quase 16 M de euros) depois, de saída ... um (Castillo) sem regresso contratual, e o outro sem possibilidade (de físico e não física) de regressar ...

Ou, como li algures, ... “então agora que estamos a estabilizar o 4-4-2 é que ficamos apenas com 3 avançados, sendo que o Jonas está sempre lesionado?”

E - a propósito - alguém percebeu porque é que comprámos aqueles 2 e emprestámos Jimenez?

CORCHIA, EBUEHI E YURI 

Comprámos Corchia e Ebuehi - lesionados ou “incompreendidos” desde que cá chegaram - mas continuamos com o André Almeida como única opção para o lugar de defesa direito?

Quanto ao lado esquerdo da defesa - do que vimos com Rui Vitória e do que já conseguimos perceber com Bruno Lage - continuamos com o Grimaldo sem suplente!

Tão sem suplente que - dizem - propusemos ao Braga 50% do passe do Yuri Ribeiro para amenizar os milhões que oferecemos por Dyego Sousa ...

LEMA E LUISÃO 

E vejam como sou bonzinho (sem ser o da “Bola”) e não falo do que custou o Lema ... nem quanto pagámos ao Luisão ... por uns dias de banco!

ALFA SEMEDO 

E - já agora - alguém poderá explicar como foi possível pagar 3 M de euros (2M + 400 m + 600 m ... com desconto para amigos) por Alfa Semedo, um jogador dispensado um ano antes ... precisamente por quem lá estava ... um ano depois?

Não duvidando das potencialidades do jogador ... em quem poderemos acreditar?

SEIXAL ... TOTAL

Em resumo ... resta-nos acreditar muito num “milagre” nunca conseguido, mesmo pelos outros grandes clubes da Europa que também têm academias com tradição!

Ganhar com a formação!

Pedindo aos jogadores do Seixal que “carreguem a equipa às costas” ... em vez de “integrar jogadores jovens numa equipa preferencialmente vencedora”!

Os apelos para que acreditemos no Seixal são isso mesmo!

Serão sinceros ... como espero ... o que, em coerência, levará a não vender os melhores!!!

Veremos!

Mas que é preciso não cometer erros ... (como li no insuspeito “Insónias em Carvão”) ... “Centenas de milhões em vendas nos últimos anos... Passar para 4-4-2 e ficar só com dois avançados, um deles lesionado... Nos últimos jogos não há laterais no banco... 3 centrais no plantel... Falar em grandeza do clube, em dimensão europeia. Brincar aos presidentes é isto”

O FUTURO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO

Quanto ao futuro ... só espero que a “Reconquista” ainda seja possível!

Já não com os desejos expressos numa entrevista do administrador executivo do Benfica que, embora afirmasse - em relação a Ferreyra e Castilho - ... “preciso que joguem mais” - logo teve a resposta ... de quem manda: saíram ... nesse mesmo dia!

O que prova que já não estamos na fase da inexistência de qualquer coordenação estratégica, antes pelo contrário ... passámos ao patamar do ... “salve-se quem puder”!

Até pode ser que resulte ... até porque ... os sócios - tanto os do topo norte como os do topo sul ... quer os que vão ao estádio como os que lá não podem ir - indiferentes aos negócios ... querem ainda ganhar!

E acreditam na Taça como na Liga Europa e -agora - no campeonato... porque só dependemos de nós!

OU ... UMA VISÃO DE MERCADO

Tudo isso sem deixar passar em claro ... a visão de mercado!

Disse o insuspeito Presidente da Juventus, Andrea Agnelli, na semana passada, numa reunião de clubes em Lisboa - onde não vi, com muita pena minha, o Presidente - que ... “o Benfica foi penalizado pela visão de mercado”!

E eu a pensar que, estando “10 anos à frente”, tínhamos visto isso muito tempo antes dos outros ...

Afinal ... penalizados por uma visão de mercado que - digo eu - insistimos em manter!

Que visão é essa?

A de, confessadamente, terem uma estratégia de que não faz parte o “ganhar na Europa”

Porque não acreditam!

Com muita pena de quem é - mesmo - do Benfica!

EM TEMPO

UM GUARDA REDES COM MUITO FUTURO

O Benfica contratou o guarda-redes japonês Léo Kokubo!

Tomem nota: se não o vendermos rapidamente ou se já não vier com 50% de alguém que o obrigue a ser vendido ... será o titular do nossa baliza por muitos anos!

Na linha de Oblak (porque é que pagamos comissão por uma cláusula de rescisão?), de Ederson (porque é que só ficamos com que 50% depois de ter ido passar uns meses no Ribeirão?) e de Júlio César ... para só falar no passado próximo!

Ou como me diria o João Carlos Pereira, treinador, na ASPIRE no QATAR, ... “acho que desta vez acertaram em cheio”!

Se não for para vender em breve ... acrescento eu!!!

MAS HOJE É ... TEMPO DE FESTEJAR!!!

GRANDE BENFICA !!!

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Não é bonito o futebol quando se ganha, Presidente?

Avatar
 ●  92 comentários  ● 

O Benfica venceu, o Benfica de Bruno Lage venceu e convenceu, e Luís Filipe Vieira apareceu para promover o Olimpo!

Diz o Presidente: “Sabemos o terreno que pisamos. Acreditem que os reforços estão mesmo no Seixal. É importante que todos os Benfiquistas estejam unidos neste tema. O Seixal é o futuro do Benfica. Não vamos abdicar da nossa estratégia que é construir o Benfica do futuro e um Benfica com dimensão europeia!

Não é bonito o futebol quando se ganha, Presidente? Quando se ganha e você aparece com essas palavras bonitas, uma pessoa até fica a pensar que você é um dos que contribui fortemente para os dias de sucesso, e não o contrário!

Eu confesso que uma das coisas que me tem ocorrido constantemente nestas últimas semanas é a minha incredulidade em como é que você, um visionário da bola como sabemos, conseguiu manter o feiticeiro Rui Vitória ao comando do Benfica durante 3 anos e meio, e a achar, e ainda há tão pouco tempo ainda a confirmar, que era o homem certo para o projeto!

Como tantos milhões de Benfiquistas viram o erro a olho nu, enquanto você achava ser o génio da bola e que era o mundo que conspirava contra si, é algo que só você mesmo pode explicar e que me preocupa solenemente!

Você, que ainda há poucas semanas atrás conseguia dizer com ar sério e sem se rir, que os benfiquistas ainda iam sentir muitas saudades de Rui Vitória!

Você devia nesta altura era, ao invés de tentar colher os louros de uma noite feliz, pedir desculpa aos Benfiquistas! Pedir desculpas pela sua falta de visão! Pedir desculpas por ter retirado aos Benfiquistas o sonho do Penta, e quase quase o sonho de ainda conseguirmos ser campeões este ano, tudo por causa da sua casmurrice, da sua teimosia, da sua insistência no erro para não ter de engolir em seco o seu próprio orgulho e admitir que errou!

Devia vir pedir desculpas pelo que não reforçou a equipa o ano passado, ou pedir desculpas pelos 12 que contratou há apenas seis meses atrás, sendo que desses 12 apenas Odysseias e Gabriel parecem ter pegado de estaca, estando os outros 10 já bem longe da Luz ou em vias de serem despachados!

Devia era pedir desculpa por esta política desportiva miserável a que temos assistido nos últimos anos! Por ter hoje um novo treinador que tanto promete e que para o ajudar a ter sucesso dar-lhe ZERO em reforços!

Diz você também que os Benfiquistas se devem unir em torno do Seixal?! Aqui, plenamente de acordo Presidente! Mas os Benfiquistas nunca deixaram de estar unidos em torno desse tema! O que não estão unidos é na forma como VOCÊ MESMO vê o Seixal!

Porque veremos o que fará em Junho próximo quando as propostas por Gedson e Félix chegarem ao seu gabinete para gáudio de dirigentes, agentes e comissionistas! Porque se for para serem vendidos abaixo da cláusula, para depois se vir dizer que este é o caminho porque há mais miúdos do Seixal para serem promovidos, e se formos promover mais um ou dois dos B para juntar a mais 12 "cepos" dos quais só um ou dois se aproveita, então não sairemos nunca deste ciclo vicioso e deste engano.

Que não se esqueça Presidente que o ano passado não houve Penta nem pontos na Liga dos Campeões porque você achava que só o Seixal chegava! E não chegou!

Mas no dia em que eu vir em si esse esforço, no dia em que não tiver de o ouvir dizer depois de vender putos ao fim de seis meses, que teve de o fazer porque não podia estragar a vida a miúdos de 18 anos (!!) (sem vergonha nenhuma de colocar nos miúdos o ónus da saída), talvez eu comece a acreditar que de facto o Seixal chegou para engrandecer o Benfica do ponto de vista desportivo e não apenas para alimentar o carrocel dos milhões enquanto o Benfica definha e quem vence são os outros!

O meu medo é que você apareça sempre nestas horas de colher os louros para insistir numa política errada, e que haja tanto milhão de Benfiquista a deixar-se enganar!

Estas últimas semanas não são para você vir colher louros nenhuns, Presidente! Estas últimas semanas representam apenas a correção de um erro de mais de três anos que foi seu e de mais ninguém!

E vem agora colher os louros?! Louros de quê Presidente quando, como sabemos, até mesmo este plano Bruno Lage foi aquele que lhe ficou nas mãos, depois de caírem todos os outros?!



O maior enxovalho de futebol...

Avatar
 ●  203 comentários  ● 

...que vi o SL Benfica dar em Alvalade desde os 3-6.

Quando há treino, há foco e há o interesse da equipa acima de qualquer coisa...tem tudo para correr bem.

Parabéns Benfica por uma grande vitória! Mereciam ter o presidente do Benfica na bancada.

Já agora, quero ver se o presidente do Sporting hoje vem procurar os jornalistas!

Sporting CP - Sport Lisboa e Benfica

Avatar
 ●  56 comentários  ● 


Não há jogo como este! O Derby!

A primeira prova de fogo de um ciclo decisivo.

Vencer em Alvalade é o que queremos e precisamos.

A conquista do título precisa destes 3 pontos.

Vamos a isto!!

E o árbitro para hoje é...

Avatar
 ●  48 comentários  ● 

...Artur Soares Dias!

Fantástico. Vale bem apoiar o Fontelas...

ranking