O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Taraabt chamado ao treino do plantel principal!

. 88 comentários



O que virá depois disto, Bruno Lage? :)

E esta hein?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

88 comentários

  1. Mais uma excelente notícia... esperemos que o jogador aproveite mais esta oportunidade! Valor futebolistico tem! E cabeça?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Jà o que está mais abaixo com um microfone na mão, tem cabeça mas não tem pés. Damn it!!

      Eliminar
    3. Veremos se aproveita...pelo menos desta vez parece ter o apoio para triunfar.

      Eliminar
    4. Nuno Figo20/2/19 22:17

      E segundo consta - embora a CS não o noticie, pois só lhes interessa notícias de bosta - fez por merecer. Desde a pre época que tem trabalhado bem. Perdeu o (imenso) peso que tinha em excesso, trabalha nos treinos da B, mesmo não sendo chamado a jogo - o q se entende, pois a B é, na estratégia dos últimos anos do clube, mais um escalão de formação.
      Espero que aproveite. Se entrar, eu lá estarei a apoiá-lo!

      Eliminar
  2. O Lage ainda faz dele um jogador lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tem que se fazer jogador é o Taarabt! Querem incentivo maior que aquele salário!?

      Eliminar
  3. Rui Benfiquista20/2/19 13:56

    Ele tem de treinar, ganha principiscamente, era proscrito do RV, se se portar bem, deve treinar , daí a ser opção, que faça pela vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lage refere que treina com intensidade há 7 meses, parece-me muito mais que suficiente, qualidade tem e muita, quando veio tinha achado excelente, lembro-me de um golo olímpico que marcou na B, seria fantástico.

      Eliminar
    2. É isso. Espero que faça por merecer a oportunidade.

      Eliminar
    3. Se Lage fizer dele o jogador que ele pode ser ganhamos um excelente reforco. Hoje vi-o de relance no treino na BTV e nao o reconheci, so quando vi a noticia e que fiz a ligacao. Bom sinal!!!
      Fingers crossed!!!

      Eliminar
  4. Muito bom! Teres metido a do Fernando Pessa foi lindo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi imediato assim que li a notícia! :)

      Eliminar
    2. Como assim? O que tem o Pessa a ver com a situação? Não estou a apanhar.

      Eliminar
  5. "SLB renova com Bruno Lage até 2023"

    L.F. Vieira: há para aí umas cláusulas...#Taraabtjoga

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim há, se for campeão ganha 1M de prémio.

      Eliminar
    2. Antes haver clausulas do que haver por aí umas putas.

      Eliminar
    3. 300Euros se forem duas 400Euros...

      Eliminar
    4. Por aquilo que o Vieira disse não há muito tempo.. o Taraabt nunca mais vestiria a camisola do Benfica. Ou mudou e ideia e percebeu que pagar 200k a um jogador para treinar é demasiado estúpido ou o Lagr o fez mudar de ideias. Uma coisa outra, é uma excelente noticia. Agora é só esperar que mostre o talento que tem e que a cabeça esteja à altura.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo que não jogue tem experiência (até dos erros) para passar aos mais novos. Este era um jogador com tremendo potencial quando tinha 19 anos. Deixou-se dormir à sombra desse potencial e os anos passaram.... acho que é uma importante mensagem a passar os que chegam dos juniores e equipa B.

      Eliminar
    2. Vamos ver o que daqui vai resultar. Pelo menos confiança está a receber. Agora é trabalhar!

      Eliminar
  7. esta realmente é boa senhor administrador. pese embora eu achar que até ao dia de hoje o treinador do Benfica não ter ganho nada ; perdeu até à a taça em braga; pelo var, pelos jogadores por tudo que o Andrade faça mas perdeu. se ele tem o dom de Midas... só o vou saber em.maio até là vou vendo . o seu post é realmente interessante ... transformar esse jogador em titular e craque será uma coca cola num deserto... mas caros amigos isso ou esse jogador ou outros k tais pouco releva o que releva será o 37 a taça Portugal e a liga Europa pk a taça da liga já a perdeu. Não ando aqui a avaliar jogadores a minha cultura e identidade benfiquiSta sempre foi ganhar e não essa conversa de ativos e passivos ... portanto a minha conta sobre o jogador em causa é em maio sobre os outros é maio sobre prof Bruno Lage é em maio se ganhar EXCELENTE se perder é mais um como centenas suficiente como treinador. obrigado um abraço.

    ResponderEliminar
  8. O Fábio Coentrão também foi recuperado e depois rendeu uns "cobres" com a passagem para o Real Madrid. Por que não o Taraabt?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Taarabt ainda é desviado para os lagartos ou para os fruteiros. Com a debandada que têm sofrido…

      Eliminar
  9. É um jogador com quase 30 anos mas, quem sabe, ele toma, finalmente, consciência da grandeza do Benfica e mostra todo o seu potencial? Será que é desta que ele ganha juizo? Não foi por acaso que jogou no Tottenham, Genova e Milan mas pela qualidade futebolistica que vinha a demonstrar. Infelizmente as noitadas, uns kilitos a mais e umas declarações publicas tipo Talisca, atiraram com ele para o, quase, esquecimento. Bruno Lage, e muito bem, vai tudo fazer para o renascer do "velho" Taraabt! Quem ganha é a equipa; Quem ganha é o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concorrência no plantel é o melhor que pode haver neste momento em que as coisas estão a correr melhor e o treinador está em alta.

      Eliminar
  10. https://www.youtube.com/watch?time_continue=92&v=DFrr4UeAwvA

    Se o Bruno Lage o puder recuperar para equipa principal...

    ResponderEliminar
  11. Acho realmente fabuloso, tem imensa qualidade e acredito que resulte muito bem a 8, ele em Itália jogava nas alas, acho que não tem velocidade para as alas. Seria super interessante para alternar com o Gabriel. Seria u brutal golpe de génio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será sempre um medio de cariz ofensivo e é um falso lento. Para equipa que façam da posse o seu modelo ele pode e deve jogar numa ala (preferencialmente a esquerda) e ter um papel semelhajte ao do Pizzi.

      Eliminar
    2. Luis, essa de o Taraabt poder sentar o Pizzi...nem eu me lembraria! :)

      Eliminar
    3. Sentar o Salvio, Cervi, Rafa, ... agora o Pizzi!? Só faltava dizer que vai sentar o Vlachodimos

      Eliminar
  12. Se o Lage rentabilizar o mono do Taraabt é um milagre que vai dar direito a peregrinações a Meca...

    ResponderEliminar
  13. contundente20/2/19 14:48

    excelente notícia.
    Como B Lage não é maluco alguma, ou algumas qualidades viu nele que podem acrescentar mais valia ao Benfica.
    Aliás, o jogador veio bem referenciado, depois parece que bebeu uns copos a mais e foi proscrito por R Vitória, mas uns copos a mais toda a gente bebe, ou bebeu, de vez em quando sem que isso o torne má pessoa nem menos profissional.
    E depois, é óbvio que houve uma conversa com o jogador
    Mais um excelente reforço.

    ResponderEliminar
  14. Era lindo ser ele o marcador da vitória contra o fêcêpêgas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos 92 minutos... :)

      Eliminar
    2. O Kelvin recomeçou os treinos hoje em Contumil...

      Eliminar
    3. Contumil é um bairro na cidade do porto. Eles treinam no olival no centro de estágio pago por todos nós e que fica noutra cidade, neste caso gaia.

      Eliminar
  15. Portanto o treinador renova...aumenta substancialmente o seu ordenado, e a priemira coisa que faz é submeter-se ás pressões de alguns elementos da SAD..deve ser coincidência!

    É por estas subserviências, e não obstante o excelente futebol e bons resultados, que não consigo defender estas soluções internas que tudo toleram, em nome do lugar..alguma vez um treinador tarimbado, aturava estas merdas?!?!?

    Por favor....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mata-te pá.

      Eliminar
    2. Antidragarto20/2/19 15:18

      Que pressoes estas a falar???? foi dedo do Filipe vale tudo no nariz do Conceisão..por isso o Pepe foi pró banco...???aaahhhhaaa

      Eliminar
    3. Anónimo,

      O teu clube não tem blogues onde possas comentar?! Preocupa-te lá com o Sporting Clube do Porto e deixa lá o Lage em paz.

      Por favor...

      Eliminar
    4. Vejo as coisas completamente ao contrário. LFV já tinha dito publicamente que este rapaz não vestia mais a camisola do Benfica, e, Lage faz precisamente o contrário: chamou o moço para treinar com a equipa principal. Se isto der certo, temos aqui um golpe ousado de... génio!

      Eliminar
    5. Você acham que o o Bruno Lage não teve que pedir autorização ao presidente para voltar a incluir o Adel na equipa principal? LFV claro que aceitou sempre pode render umas coroas e libertar-se de forma airosa de uma confusão causado pelo o RC.

      Eliminar
  16. O caso do marroquino Taarabt é bem ilustrativo de que no Benfica se trabalha mal e sem qualquer orientação.

    Vejamos :

    - Taarabt foi adquirido por se tratar de um bom jogador, diria mesmo, muito acima da média. Naturalmente que para muitos, é um perna de pau que não merece nenhum crédito. Se assim fosse, como explicar que o Benfica o tenha como um dos jogadores mais bem pagos do plantel ?

    - Por se tratar de um jogador propenso a conflitos e com uma personalidade muito própria, foram-no abandonando e descartando. A começar por Vieira que chegou a dizer há coisa de 2 ou 3 anos que enquanto ele fosse presidente, Taarabt jamais vestiria a camisola do Benfica;

    - Os treinadores que entretanto por lá passaram (Jesus e Vitória) tendo em consideração a posição de Vieira, também eles se desinteressaram do jogador;

    - Toda a gente parece ter-se esquecido que está ali um tipo que aufere de salários qualquer coisa como cerca de 3 milhões por ano, o que faz dele um dos atletas mais bem pagos do plantel. Diria mesmo o super mais bem pago, pois...não joga;

    - Não é preciso ter um mestrado no que quer que seja para concluir que, num caso destes, há que dar visibilidade e oportunidade ao jogador, para que logo que possível, lhe passem a respectiva guia de marcha;

    - Finalmente parece que Lage entendeu isso (não sei se pressionado ou não). Mais uma vez se saúda a coragem do jovem treinador que parece, ele sim, estar à frente de toda aquela gente pelo menos 10 anos;

    Quando os clubes enfiam barretes ou as contratações não surtem o retorno desportivo desejado, não é hostilizando os atletas e votarem-nos ao abandono que se resolvem os problemas.
    Mais a mais se se tratarem de jogadores com ordenados principescos.

    Saúdo por isso Bruno Lage por ter entendido isso.
    Talvez de quem menos se esperasse, chegou o bom senso e o sentido de responsabilidade para a resolução de um problema que esteve um bom par de anos a ser varrido para baixo do tapete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Taarabt veio com o Vitória

      Eliminar
    2. Para que interessa factos?

      O que é importante é cascar no FLV

      Eliminar
    3. Águia Preocupada20/2/19 19:13

      O quê!? Não me digas que o gajo para disfarçar e não ser conhecido, mudou de nome!... FLV? Quem é este?

      Eliminar
    4. É cada artolas. O Jesus esqueceu-se o rapaz...isto de pensar antes de falar/escrever não é para todos.

      Eliminar
    5. É jogador do Benfica, conta. E quem decide é o treinador. Essa do LFV dizer que ele não vestia mais a camisola do Benfica tem mais de 2 anos... e acho que o LFV tem inteligência suficiente para perceber isso e voltar atrás no discurso. Só os burros casmurros é que não mudam de opinião. O Taarabt chegou com grande potencial, mas com problemas conhecidos. Não resultou, mas como ainda tem contrato chegamos a 2018/2019 e o Taarabt tem treinado bem na equipa B. Mudou o treinador é normal que aqueles que se sentiam excluídos pelo treinador anterior procurem nova oportunidade. Acredito que o Taarabt tenha falado com o Presidente LFV a pedir nova oportunidade. O BL é inteligente para perceber que o Taarabt dedicado ao treino é uma mais valia para o plantel e chamou-o. Isto é sinal que se trabalha mal e sem orientação? Como é que o iluminado faria então?!

      Eliminar
  17. Não se esqueçam Hoje é dia de Youth league

    ResponderEliminar
  18. Por esta não esperava. Mas o mister é que sabe, ele é que os treina.

    ResponderEliminar
  19. Taarabt é u excelente jogador. Não tenhamos dúvidas.
    Só os tontos e desinformados é que acham que não vale nada.
    Foi um jogador contratado com o aval de Rui Costa.
    Vejam, se se quiserem dar ao trabalho, vídeos de jogos que o marroquino fez enquanto jogador do AC Milan e depois pensem nas alarvidades que por aqui escrevem.

    O problema de Taarabt (e não só) é a falta de cabeça e juízo.
    Mas como o Benfica está cheio de dinheiro (no dizer de Vieira) não há problema em pagar um balúrdio a um jogador e depois esconde-lo bem escondidinho à espera que o contrato acabe para se verem livres dele.
    Não deve haver muitos como Taarabt que ganha o que ganha sem jogar sequer 1 minuto que seja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom que o Milan não quis ficar com ele...porque seria?

      Eliminar
  20. Taarabt sabe jogar futebol, não precisa por isso de um treinador que lhe ensine a jogar.
    Precisa de alguém que confie nele, que mexa com aquela cabeça (avariada) e o ponha a fazer aquilo que ele sabe.
    Ter o jogador a fritar em lume brando e a pagar-lhe um balúrdio de ordenado, é que não é solução.
    Mas este Benfica, ao contrário do que Vieira faz constar, funciona como há 50 anos.
    Uma gestão do tipo mercearia de bairro.

    Nos anos 70 do século passado, o Benfica teve Vítor Baptista (que saudades...), um jogador bem problemático, com uma cabeça completamente avariada e não foi por isso que o encostou e o queimou.

    É para tratar casos difíceis que os treinadores servem.
    O plantel de uma equipa de futebol não é formado por meninos de coro.
    É formado a maior parte das vezes, por tipos com pancadas e taras que requerem a atenção e o foco (como agora se diz) do treinador, que é quem trabalha com eles todos os dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso o SLB de Vieira é uma nódoa. Nota-se o que passa com o Jovic...

      Eliminar
    2. ... e com o Talisca! Não saber resolver estes problemas dentro de cada dizem muito sobre a estrutura...

      Eliminar
  21. O Benfica devia aprender com o Bayern de Munique.
    O Bayern enfiou um monumental barrete com o Renato Sanches.
    Não importam as causas, embora considere que foi uma inadaptação do Renato a um outro patamar de exigência e a um outro tipo de futebol, País e clube.

    Quando os alemães perceberam o barrete que enfiaram, não abandonaram o rapaz à sua sorte nem o puseram a treinar com os B's.
    Emprestaram-no, fizeram-no regressar e este treinador actual já disse muitas vezes que não prescinde dele (embora poucas oportunidades lhe dê) e que conta com ele, pois não desaprendeu de jogar.
    É assim que se valoriza um activo que por várias razões não vingou.
    Vão lhe dando minutos, vai tendo a sua visibilidade e assim que for oportuno, vão certamente empandeira-lo evitando que se atirem para a fogueira 35 milhões de euros (fora os salários).

    É assim que se trabalha nos grandes clubes.
    Aqui sim, há uma orientação para o sucesso desportivo, mas também para a vertente do negócio.
    Caro Vieira, manda o Domingos Soares Oliveira estagiar num grande clube para aprender como se faz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica faz igual. Os que não servem não ficam a marcar passo, ou são vendidos ou são emprestados. Veja-se tantos e tantos exemplos.

      Eliminar
  22. A culpa não é do Taarabt, mas sim de quem o contratou, ainda por cima ao preço que foi.
    Responsabilizem o Vieira (que já culpou Rui Costa), o Rui Costa (por ter dado o aval para a contratação) e por último os treinadores que não souberam gerir a situação (Jesus e Vitória).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jesus nunca treinou o Taarabt, Este veio no reinado do Rui Vitoria, ele chegou a fazer um jogo na International Champions Cup, 45 minutos, nunca mais jogou

      Eliminar
  23. O problema parece ser mesmo quem saiba lidar com um jogador problemático.
    Acho que não devem haver problemas disciplinares graves, pois se assim fosse, já lhe tinham suspendido o salário e instaurado um processo disciplinar.
    Haja alguém que saiba lidar com casos difíceis.
    Porque se fosse para assistir aos treinos e ir a reuniões, até eu servia.

    ResponderEliminar
  24. Se o LAGE recuperar o TABARATO, merece ser incluído na lista dos aspirantes ao Prémio Nobel!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Benfiquista20/2/19 17:27

      Viriato o Mister começa a ser um case study....se o Tábarato jogar ....e mostrar qualidade...promovo o Lage a Presidente do Glorioso, mas continua na lista pró Nobel!!!!

      Eliminar
  25. Duquesa de Al Forreca20/2/19 17:00

    Cá para mim os 500 mil euros que vai receber por ano, tinha e tem uma de entre muitas contrapartidas : reabilitar Taarabt.
    Mas se Lage que trabalhou com ele 7 meses na equipa B não lhe deu nenhuma oportunidade, é agora na A que lhe vai dar ?
    Isto, como diz o outro, não há almoços grátis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BenficaJogaBonito20/2/19 17:51

      que conversa de trampa apre

      Eliminar
  26. Se o B Lage transformar o Taarbt num Jogador a serio Á Benfica (talento tem ele)falta cabeça!Entao os mais de 10 milhões de clausula(fala-se 10 a 20 milhões de clausula de rescisão) não serão suficientes para o reter!O B Lage ate agora tem mostrado que tem o toque de midas mas se ele conseguir o milagre de por o Taarbt a Jogar Á Benfica então a clausula incluida no novo contrato vai ser insuficiente para o reter pois os grandes tubarões (em termos financeiros )não em dimensão porque ai o Benfica não fica atras de niguem vão querer contratar o novo special one!O B Lage esta a preparar o Taarbt para ser a.arma.secreta lançada na segunda parte do jogo contra o portaocolo e Eu ate tenho um feeling que o B Lage vai por o transformado Taarbt nesse jogo e o homem vai marcar o golo da vitoria!

    Carrega B Lage

    Carrega Benfica

    Red 1

    ResponderEliminar
  27. Padre Hipólito das Neves20/2/19 17:56

    Ora, ora, quem me diz a mim que esse marroquino não é um taliban.
    Aquela barbicha não me cheira nada bem.
    Corram mas é com ele antes que seja tarde.
    Deus nos livre.

    ResponderEliminar
  28. Se BL conseguir por o Taraabt a render, seja para ficar na equipa ou para vender, é de génio!

    ResponderEliminar
  29. Oxalá seja aproveitado quer desportivamente, quer financeiramente, o que é bom sinal não só para o Benfica, mas também (e sobretudo) para o jogador.

    ResponderEliminar
  30. Eh pá não andem com filmes.
    O plantel da equipa B treinou hoje com a equipa principal porque há a Youth League.
    Apenas e só.

    ResponderEliminar
  31. O rapaz não calçará. É só mais uma oportunidade.

    ResponderEliminar
  32. Já agora era ir buscar o Talisca

    Rs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois do esse disse do Benfica nem pensar. Esse e o JJ é somente até nunca!

      Eliminar
  33. Então mas B. Lage teve tantos meses na equipa e Taarabt nunca jogou. Será que os da B eram melhores que ele? O que mudou realmente? Não entendi aquela da "política do momento"...mudou a política?

    ResponderEliminar
  34. Alerta Vermelho20/2/19 20:43

    Pode ser uma grande jogada. Penso que a reeintegração, revela que BL, pensa ir mais longe na liga Europa. Se assim for, o que resta da época será longo, os jogadores vão levar muita cacetada, vai haver lesões, e acumulação de cartões, além de todos sabermos muito bem, o que os porcos jogam fora de campo. Sendo assim, penso que BL, viu mais um elemento, que lhe pode alargar o leque de soluções. Porque não tentar?

    ResponderEliminar
  35. BenficaJogaBonito20/2/19 20:53

    https://www.youtube.com/watch?v=d5WzeBKVl2U

    Este homem transpira futebol da cabeça aos pés.

    ResponderEliminar
  36. Phodasse, se o Lage reabilitar o Tabaraato beijo-lhe os dois pés.

    ResponderEliminar
  37. não sei qual foi o objectivo ou o alcance desta decisão mas não tem muito sentido.
    então o lage andou a treinar com ele na equipa b e nem uma única vez o chamou, nem sequer para o banco de suplente, e agora na equipa b já tem condições para ser chamado, é muito estranho.

    depois em termos de características ele é um dez que na táctica utilizada pelo lage só tem hipotese de jogar numa ala, mas com as mesmas características tens o pizzi, o krovinovic e até o zivkovic por isso nem vejo a utilidade.

    onde o plantel esta mais debilitado é nas posições de ponta de lança e de segundo avançado, na primeira não faz nenhum sentido e na segunda embora possa lá jogar mas falta finalização.

    mas nisto tudo onde fica o presidente depois do que disse sobre o jogador, é o que faz falar sobre tudo e mais alguma coisa e a maioria das vezes mal.

    só espero é que ele não faça mau ambiente no balneário ou arraste outros para a má vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estratégia da equipa B está bem definia: dar competição aos miudos que chegam dos juniores. O Taarabt estava a treinar até lhe arranjarem clube de emprestimo (e estou certo que bem tentaram...). Além de que tinha o veto presidencial. O treinador mudou, as coisas mudaram. Simples.

      Eliminar
    2. oh anornimo mas o presidente também mudou?
      mas o treinador agora da equipa principal na era o da b.
      mas espera lá o ramirez, o corchia, o lystkov e outros também vieram dos juniores.
      também é simples como hei de dizer a tua falta de ....

      Eliminar
  38. POR VONTADE PRÓPRIA OU POR IMPOSIÇÃO...

    Aí está o primeiro erro de Bruno Lage. Taarabt é tudo menos um jogador de futebol. Costuma-se dizer que um bom jogador de futebol tem que ter em sintonia os pés e a cabeça. Este é mais um que a não tem, e oxalá que me engane, mas a sua repescagem só virá desestabilizar o bom ambiente que se vive no plantel.
    Taarabt merece mais uma oportunidade? Porque é que outros não a mereceram? Luka Jovic, hoje no Eintracht de Frankfurt e a fazer furor, nunca a teve. O mesmo se pode dizer de Cristante.
    Acontecem coisas no Benfica, no mínimo, muito estranhas. Todos sabemos quem foi o responsável que trouxe Taarabt para o Benfica. Talvez agora Rui Costa queira limpar o enorme erro que cometeu.
    Amo-te, Benfica!

    José Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BenficaJogaBonito21/2/19 10:03

      Discordo, se tem qualidade e tem treinado a fundo há 7 meses a esta parte, sendo tão bem pago, pode e deve fazer-se mais uma tentativa. Obviamente que a equipa técnica estará atenta aos diversos fatores, mas se em 7 meses não arranjou problemas como irá fazer confusão agora que vai ter uma oportunidade real? Não faz sentido a tua análise.
      O que é que o Lage tem a ver com esse caso Jovic?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking