O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 21 de setembro de 2013

A verdade também é isto.

Avatar
 ●  14 comentários  ● 

"o Sporting andou a ser motivado para o jogo com o Benfica...
o Benfica foi roubado na Madeira na 1ª jornada...
e na 3ª jornada em Alvalade...


hoje foi o Sporting em Alvalade...
porquê?
porque daqui a 3 jornadas...
o Sporting vai jogar ao Dragão...


e então o melhor é desestabilizá-los até lá...
o Xistra disse aos jogadores do Sporting...
que não viu o penalti...
então e o fiscal-de-linha fdse?


PS- há anos que o Carlos Xistra anda ao serviço do FC Porto...
há 2 épocas com o Benfica com 5 pontos de vantagem...
foi apitar o Guimarães-Benfica....


controlou o jogo de forma cirúrgica...
não apitou um penalti claríssimo sobre o Rodrigo...
perdemos e ficámos com 2 pontos de vantagem sobre o FCP...


o Hugo Miguel na semana a seguir...
retirou-nos esses 2 pontos em Coimbra...
ao não apitar o penalti sobre o Pablo Aimar...


o Pedro Proença na jornada a seguir na Luz...
dava-nos o cheque-mate com os Corruptos...
há 3 épocas fomos ganhar ao Dragão...
para a Taça de Portugal....


2/3 meses depois a 2ª mão na Luz...
quem apitou esse jogo?
o Carlos Xistra...
perdemos 3-1...


um golo dos Corruptos 1 metro fora-de-jogo...
expulsões perdoadas aos Corruptos...
durante 20 minutos na 2ª parte...
não apitou faltas contra o Porto...
deixando-os jogar à vtde...


tal como o Proença fez há 2 anos na Luz...
e é isto o futebol português...


o Presidente Vieira pode fazer no Seixal...
uma segunda Manhattan...
que enquanto apoiar estes gajos..."

Completamente de acordo, Coluna d'Águias Gloriosas.

Hoje já se lembraram de falar em árbitros...

Avatar
 ●  14 comentários  ● 



Curiosa essa coisa da memória.

Há 4 anos foi assim...

 ●  4 comentários  ● 

MALTA, SERÁ QUE DÁ PARA REPETIR?

Na edição 2009/2010 da Liga portuguesa de futebol, foi um golo do internacional brasileiro Ramires, aos 90 minutos, que permitiu ao Benfica conseguir em Guimarães a primeira vitória (1-0) da época, e para mim o grande início da caminhada fulgurante e triunfal, onde o Benfica se sagrou campeão nacional pela trigésima segunda vez!


Será que este ano podemos repetir a graça? E não estando o Ramires... Pode ser o Cardozo!! TENHAM CUIDADO, ELE É PERIGOSO...

Carrega Benfica, Sintam a Mística!

R&C SLBenfica: Convite aos Leitores

 ●  9 comentários  ● 
Gostariamos de convidar os nossos leitores, especialmente os que têm mais conhecimentos em Contabilidade e Finança, para nos enviarem por email um tópico para ser publicado no NGB onde partilharemos com todos os leitores a respectiva interpretação do Relatório e Contas, nomeadamente no que diz respeito às perspectivas futuras, face à execução que já leva parte do primeiro trimestre.

Sobre este tema, não me considerando conhecedor para o avaliar, partilho uma visão de um professor do ISEG ao Diario Económico:
"Esta situação significa que o negócio não tem conseguido gerar resultados suficientes para fazer face aos recursos utilizados na actividade. Apesar de os resultados operacionais após as transacções com jogadores terem sido positivos e aumentado em 1,9 milhões euros, a actividade operacional não conseguiu gerar resultado suficiente para fazer face aos custos financeiros (juros)", acrescenta o docente. "O desempenho da Benfica SAD é semelhante ao de muitos clubes europeus que encetaram estratégias visando o aumento dos proveitos e o sucesso desportivo. No entanto, a estratégia não conseguiu impedir que os custos crescessem a um ritmo preocupante. Este contexto coloca à Benfica SAD e a outros clubes a seguinte questão central: até que ponto a estratégia de negócio seguida nas últimas épocas é sustentável financeiramente?"

Entretanto, está a causar alguma indignação nas redes sociais, e convenhamos, com alguma razão o texto do R&C sobre o resumo da temporada anterior:


"De referir que o Benfica garantiu nesta época mais 8 pontos do que na temporada anterior." (...) O Benfica finalizou a Liga Nacional como vice-campeão, tendo terminado a prova a 1 ponto do primeiro classificado e com uma vantagem de 23 pontos face ao terceiro lugar."

Realmente foi bastante infeliz a redacção do texto. Não sei quem se deu ao trabalho de "pintar de cor de rosa" a performance desportiva ao destacar que fizemos mais 8 pontos e deixámos o Paços Ferreira a 23 pontos! 

Na verdade, são tudo... factos! É verdade! Mas vitórias que estejam em linha com o aumento dos custos financeiros, do passivo, etc.... Não se arranja nada por aí? É que sem títulos o caminho torna-se muito, muito complicado.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

'Ser' de um clube por gosto pessoal. É assim tão difícil entender?

Avatar
 ●  9 comentários  ● 

Retirado do Facebook, escrito por um adepto do Estoril-Praia.

"Escrevi isto num grupo de adeptos aqui do FB mas como não quero privar os meus amigos de outros clubes deste meu pensamento e porque não tenho problemas de assumir o meu clube, colo aqui também 
"Tenho estado aqui a pensar se valia a pena partilhar o que vou escrever. Pois então, cá vai. 

Hoje, no estádio, estava a falar com o Jefferson e vários adeptos pediram-me para lhes tirar fotos com ele. Um deles - que conheço de vista - diz-lhe qualquer coisa como isto: "estás no melhor clube português. O sporting é o clube com mais títulos no mundo". Comentei: Fica-te bem estares a dizer isso com uma camisola e um cachecol do Estoril. Resposta pronta: "está calado ó lampião".

Cada um gosta do que gosta, nada contra, mas é esta necessidade tão portuguesinha que me irrita. O portuga tem de ser do que é melhor, do melhor do mundo. Não consegue justificar as suas escolhas pelo simples gosto. Sou do Estoril porque gosto do Estoril, só isto. Não, está vestido à Estoril mas, afinal, é do melhor do mundo (claro que a explicação seguinte seria a de somar os campeonatos de corta-mato, etc). 

Depois, a resposta pronta de qualquer bom sportinguista, recorrer ao insulto fácil: és lampião. 

Eu estava vestido à Estoril, como ele, mas para um sportinguista é impossível entender que alguém seja só do Estoril, não, é lampião de certeza. Toda a vida tenho levado com este filme. 
Sempre que algum adepto desse clube me pergunta o meu, depois de eu responder acusa-me de ser lampião - aliás, acho que o pensamento deles é que existem os sportinguistas e o resto da população mundial são lampiões. 

Tenho pena que a mentalidade portuguesa seja assim. 
Gostava que fossemos como os ingleses, cada um era adepto do clube da sua terra. Se assim fosse e eu não pudesse ser do Estoril - porque nasci e sempre vivi em Lisboa, perto do estádio verde e amarelo - seria de um dos clube da minha cidade, talvez do Oriental, porque não preciso de justificar as minhas escolhas com títulos. E era isto."

Eu sou do Benfica, e isso me envaidece. :)

SLBenfica REAGE às declarações de ódio ao SLB por um árbitro

 ●  22 comentários  ● 



SLBenfica REAGE às declarações de ódio ao SLB por um árbitro

Última hora: ÁRBITRO DO BENFICA VS PORTO EM ANDEBOL COM DECLARAÇÕES DE ÓDIO AO SLB NAS REDES SOCIAIS

Avatar
 ●  32 comentários  ● 
Qual o estádio mais bonito?
«O do Benfica já ardeu! Estádio do Dragão»


(Via Ser Benfiquista)

Estão a ter o que merecem.

Avatar
 ●  12 comentários  ● 


Gente sem coluna vertebral só merece isto: perder.

Peçam ajuda aos vossos amigos do FC Porto, a quem se venderam por meia dúzia de cêntimos.

Boa viagem até à segunda divisão, Paços de Ferreira. Não fazem cá falta nenhuma.

Ainda sobre o Relatório e Contas

 ●  2 comentários  ● 
... Mas o do FCPorto.
Queria saber em que rubrica vão meter as despesas de "promoção do treinador Paulo Fonseca".

Está a tornar-se cansativa, aborrecida e despropositada esta rotatividade diária entre os jornais desportivos para elogiar, promover e destacar o Paulo Fonseca.

Isto deve ser um investimento ainda com alguma relevância nas contas.

A primeira pagina da Bola é bem parecida com uma qualquer noticia sobre as tampas de esgoto de São Jorge da Morrunhenha que estão com folga e as vezes saltam...

Proponho amanhã aparecer também uma noticia a dizer que o Jorge Jesus salvou duas formigas na semana passada.

Está ganho mais um titulo!!! CARREGA BENFICA!

 ●  15 comentários  ● 

" SAD do Benfica anunciou, esta quinta-feira, os resultados financeiros referentes à época 2012/2013. Os encarnados terminaram o exercício com resultado líquido consolidado negativo de 10,4 milhões de euros, tendo aumentado também o passivo para 440,5 milhões, mas registaram proveitos totais de 145 milhões, valor mais elevado de sempre." 
in A Bola

Está feito! Já cá canta mais um título no campeonato que interessa à "entourage". Depois de sermos o clube com mais seguidores no Facebook, o que tem o Museu mais visitado, que tem o site com mais page views, o maior potencial de receitas televisivas, etc. etc. etc. agora ainda conseguimos atingir os maiores proveitos de sempre.

Não há duvidas! O José Mourinho da gestão financeira e comercial está na Luz! Assim estes títulos contassem para a "disputa" com o FCPorto e onde é que eles já iam...


Bem, provocações à parte, obviamente que é motivo de grande orgulho para todos nós esta dimensão financeira brutal do SLBenfica. Recordo que daqueles 145, penso que apenas 50/60 foram atingidos pela venda de jogadores, o que é notável.

Porém... eu continuo a preferir menos destaque e obsessão interna com estas conquistas e mais títulos desportivos. Mas isso sou eu...

20+40=51,5

Avatar
 ●  17 comentários  ● 

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem confirmar que chegou a acordo com o Manchester City para a transferência a título definitivo da totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Javi Garcia pelo montante de 20.000.000 (vinte milhões) de euros, estando igualmente previstos 3.000.000 (três milhões) de euros relativos a prémios de performance desportiva.
Mais se informa que a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD terá ainda direito a receber 50% do valor da mais-valia obtida numa futura transferência do atleta.

O Conselho de Administração
31 de Agosto de 2012"

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que alienou a título definitivo a totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Axel Witsel ao Football Club Zenit, pelo montante líquido de € 40.000.000 (quarenta milhões de euros), valor da cláusula de rescisão consagrada no contrato de trabalho desportivo que vigorava entre o referido jogador e esta sociedade.

O Conselho de Administração
Lisboa, 3 de Setembro de 2012"


"Proveitos com atletas de 51,5 milhões de euros, o que equivale a um crescimento de 68,2% 
face aos 30,6 milhões de euros alcançados no período homólogo, sendo as transferências dos
atletas Witsel e Javi Garcia as principais responsáveis por este nível de proveitos.
Lisboa, 19 de Setembro de 2013."

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O primeiro zero...

 ●  10 comentários  ● 
Portugal, 19 de Setembro de 2013

Ao fim do 5º jogo oficial desta época, finalmente conseguimos manter as redes da nossa baliza invioladas, o que é sempre um tónico para o jogo seguinte. Dá-se a curiosidade de tal ter acontecido num jogo da Champions, prova teoricamente mais difícil do calendário, e não numa prova de grau de dificuldade inferior. Será isto normal?

Claro que não é. O facto é que hoje podemos dizer que ficamos a zero na nossa defesa porque o árbitro estrangeiro invalidou um golo aos belgas, já que o marcador do golo, ou participante activo no mesmo, estava em fora de jogo. E mais. Ao mn 43 da 1ª parte, foi também assinalado fora de jogo ao ataque do Anderlecht, num lance igual aos que cá em Portugal, a favor de FCP e SCP não são assinalados: quando o avançado está em posição incorrecta no instante em que a bola lhe é endossada, mas na sequência da trajectória da bola, ele passa a ter mais do que 2 jogadores entre si e a linha de baliza.

Como referi no texto anterior, a nossa comunicação social, numa lógica que podemos considerar enquadrada na “arte” da mentira ou da ilusão, tem criado a normalidade da anormalidade das arbitragens nacionais. Ou seja, há um erro grosseiro de arbitragem que favorece FCP ou SCP? Simples: transforma-se em difícil leitura, o árbitro não tem televisão e as repetições que nós (jornalistas) temos aqui no estúdio ou essa peregrina interpretação da lei do fora de jogo que é defender que “se o jogador estava deslocado no início do lance, pouco depois já não estava iludindo o árbitro”.

Como se viu, para os árbitros estrangeiros as leis de arbitragem são outras. E graças a uma simples decisão de um árbitro, conseguimos finalmente ter um jogo sem sofrer golos! Afinal ter boas defesas, poucos golos sofridos é uma questão que não depende única e exclusivamente do desempenho das equipas, mas sim e em particular, da decisão dos árbitros!

Ora. Se recuarmos aos 4 jogos feitos no campeonato nacional, recordamo-nos que o 1º golo do Marítimo, obtido de penalty, é precedido de uma situação de fora de jogo do avançado. No 2º golo do Marítimo o marcador também está ligeiramente deslocado. No único golo do SCP, o marcador estava deslocado na mesma distância que estava o avançado belga aos 43 mn.

Mas nestes casos, infelizmente para nós, os árbitros não decidiram assinalar fora de jogo. Porquê? Bem, se calhar estavam distraídos, como disse o Proença para justificar o escândalo de há 2 épocas atrás. Mas estariam mesmo?

Se voltarmos aos jogos do Benfica e em particular à quase derrota contra o Gil Vicente, o assistente que acompanhou o ataque do Benfica na 2ª parte, Benfica que estava numa situação desesperada, conseguiu ver – bem – dois foras de jogo em que Rodrigo e Luisão estavam em posição deslocada inferior às atrás referidas que precederam os golos do Marítimo e SCP! Depois não viu um jogador do Gil cortar uma bola com o braço ao mn 86, apesar de estar a menos de 10 metros do lance... Ou seja, viu os lances difíceis – que eram contra o Benfica, mas não viu o lance fácil, que era a favor do Benfica.... Distraído? Francamente... Temos de jogar mais? Uma porra...

No fundo, e resumindo, os árbitros portugueses têm uma sensibilidade muito apurada quando se trata de decidir foras de jogo ao ataque do Benfica, mas já não têm qualquer tipo de sensibilidade para decidir jogadas dos adversários do Benfica, nas mesmas condições. E se projectarmos o critério para os jogos do FCP e do SCP constatamos, sem grande dificuldade, que a “sensibilidade” se inverte radicalmente da área para onde eles atacam, e da área por eles defendida. Daí não conseguirmos ver o FCP ou o SCP sofrerem 1 golo em fora de jogo, mas em contra partida marcarem alguns. Então o SCP este ano bate todos os recordes da estatística: em 2 jogos consecutivos cometeu a proeza de ter os seus primeiros golos obtidos em fora de jogo. Para o árbitro que arbitrou o Benfica-Anderlecht...

É pois com alguma estupefacção, não muita reconheço, que verifico que a sondagem que o blogue lançou sobre o que fazer depois de vermos as arbitragens das primeiras 4 jornadas, tem no primeiro lugar, num empate técnico, as opções “retirar o apoio a Fernando Gomes presidente da FPF” e “temos é de ganhar os nossos jogos pah”.

Quer dizer que apesar do que termos visto anos e anos a fio, agora contestado com o simples exemplo do árbitro que invalidou o golo dos belgas, continua a existir uma enorme quantidade de adeptos que defende que, ganhando os nossos jogos isso basta para, presumo ser campeão.

Ou seja, para esses adeptos, o FCP não ganha jogos com golos em posição de fora de jogo, ou penaltys inexistentes. Não faz pontos com essas manigâncias da “hiper sensibilidade” dos árbitros. Nada disso. Se nós ganharmos os nossos jogos, isso basta, nem que para cada 2 golos ilegais que os árbitros validem, tenhamos de marcar três... mesmo que dois sejam anulados por pretenso fora de jogo...

O Benfica caiu e não se levanta. Quando os adeptos defendem a lógica do impossível, obviamente que o FCP (e o SCP agora) esfregam as mãos...


Quem não teve zero mas sim nota 20, foi o Calado nos comentários da Benfica TV. Sereno, intérprete sensato das incidências do jogo, leitura acertada das substituições, enfim, uma grande noite de comentários... de fazer inveja a muitos pseudo analistas que já criaram raízes nos programas da treta. Parabéns!

Querem um bom exemplo de amor à camisola?

Avatar
 ●  2 comentários  ● 


E quando o Paneira foi preso por faltar à tropa para jogar pelo Benfica?

Grande Vítor Paneira.

(Via Ontem Vi-te...)

Todos fazemos opções na vida... o SLBenfica terá que fazer também!

 ●  12 comentários  ● 

Reza hoje o Correio da Manhã que o Grupo BES, nomeadamente o BESI, fez a opção de poupar nas suas contas anuais 200.000€ que investia no camarote no estádio do SLBenfica, para onde levava (entre outros) os seus clientes de eleição para um informal networking e para potenciar, assim, a relação com os seus clientes e parceiros.

Considerou o BESI, do qual é Presidente um ex dirigente do Sporting, arguido em processo judicial por alegado benefício no processo de privatização da EDP, que esse valor não teria retorno para o banco e que, como tal optariam por "cortar nos custos".

Se querem saber, apesar de considerar uma medida de gestão absurda, considero uma decisão legítima. Todos nós tomamos decisões e fazemos opções na vida. O BES Investimentos fez a sua... o SLBenfica terá que fazer as suas escolhas também.

Notem bem que este grupo financeiro desde sempre, como bem recorda Marinho Neves no seu Facebook, foi um dos principais parceiros/aliados de Joaquim Oliveira na construção do seu império empresarial (ou deverei dizer "reconstrução" dadas as vezes que já esteve com cada negócio à beira da falência?).

O Presidente do SLBenfica optou por uma manobra que poucos acreditavam ser possível, eu próprio aqui manifestei a minha relutância em acreditar que seria feita, e arrancou mesmo com as transmissões na BenficaTV. Entrou, assim, numa das páginas da história do SLBenfica, ainda que espero que não a confunda com a "primeira pagina", essa é a dos títulos que se tardam a confirmar.

Contudo, são muitos anos de "Sistema" e os tentáculos são mais que muitos, como se demonstra. A resposta tem que ser ainda mais endurecida do que foi com a BenficaTV parar mostrar a estes, como a outros, que esta via só os deixará ainda mais sozinhos.

Os sócios e adeptos do SLBenfica, os benfiquistas em geral, têm que demonstrar desde já a solidariedade e o apoio incondicional á Direcção face a decisões estratégicas que venham a excluir o Grupo Espírito Santo do SLBenfica, ainda que possam implicar termos um pouco mais de dificuldades em alguns momentos, que serão sempre curtos e passageiros.

Nota mental para o Presidente: Comprar a posição da Sportinvest na SAD.


A questão dos assobios.

Avatar
 ●  13 comentários  ● 


A questão do assobiar ou não continua na ordem do dia, depois do que se passou no jogo frente ao Anderlecht.

Há quem apoie, há quem seja contra, há quem tenha consciência de que em qualquer altura todos libertam alguma insatisfação com o que estão a assistir.

Nem todos sabem 'ler o jogo', perceber as conversas da pressão alta ou da contenção. Para muitos aquilo ainda é...simplesmente um jogo de bola.

Os assobios frente ao Anderlecht foram despropositados. O Benfica estava a vencer e num jogo europeu há que saber manter uma vantagem no marcador. Vale pontos e vale dinheiro.

Isto no entanto não quer dizer que os assobios sejam despropositados noutras alturas.
Convém lembrar que um jogo de futebol não é um espectáculo de ópera. Ou um jogo de ténis.

Os sócios, os adeptos e o público em geral que pagam um bilhete tem o direito de esperar ver um bom espectáculo. 
E convenhamos, olhando para o plantel do Benfica, de grande qualidade, e para o preçário dos jogos na Luz(para os não-sócios), é natural que os pagantes esperem ver uma boa exibição, de qualidade, de acordo com o bilhete caro que pagaram.
Desde quando é que quem paga não tem o direito de exigir? 

Juntando essa natural expectativa à paixão que o adepto tem pelo seu clube, não entendo como agora se tornou alguém que assobia num herege. Nem 8 nem 80. Tanto vale para quem assobia como para quem não assobia.

Quem não tem o direito de se revoltar contra os adeptos são algumas das prima-donas que têm a sorte de envergar a camisola do Benfica. 
É que sabemos bem que o seu amor, com raras excepções, é apenas aos euros que recebem no final de cada mês. Tanto vestem a camisola do Glorioso hoje como amanhã estão a vestir a camisola do SCP ou do FCP com a mesma ladaínha. 
Alguns deles, mesmo depois de uma derrota, saem do campo com um sorriso nos lábios indiferentes ao que se passou. 
Enquanto o adepto volta para casa cabisbaixo, triste, a pensar como foi possível o seu clube não ter vencido.

Os adeptos, meus caros, são aqueles que aconteça o que acontecer, continuarão a sofrer pelo clube.
Continuarão a pagar do seu bolso para ver o seu clube e os jogadores. 
Continuarão a perder horas de sono, de tempo familiar, de tempo pessoal para acompanhar algo que lhes alimenta a alma e o espírito.

Os jogadores...enfim...os jogadores estão de passagem. 
O adeptos ficam sempre com o seu clube. 
São os mesmos que tantas vezes foram o jogador invisível que carregou os jogadores até à vitória.  

Impulso obssessivo-compulsivo dos benfiquistas

 ●  10 comentários  ● 
Apesar de muitos tentarem (sem sucesso) acusar-me do contrario, se há coisa que prezo é a minha capacidade de analise dos factos e não dos desejos. Ou seja, as minhas opiniões são baseadas no que é ou não dito e feito... Mas nunca no que eu acho que foi dito ou feito.

Adiante, isto a propósito de um comentário ontem de um amigo que muito respeito e grande benfiquista que me dizia que o Vieira lá se veio colar à vitoria ao Anderlecht e veio falar aos jornalistas.

Eh pah vocês decidam-se!!!

Andou o homem tanto tempo em silencio e todos lhe caíram em cima. Agora que aparenta ganhar o hábito de aparecer mais e falar mais, ainda que sem se alongar muito (como é devido!)... Aparecem a criticar que o homem fala e que se cola às vitórias e que diz que está tudo bem quando não ganhámos nada no ano passado!!!

Já não há pachorra, amigos! Então querem o quê? Que ele só fale nas derrotas e para dizer que a culpa é dele, que os jogadores não prestam e que o treinador é um malandro? Querem que ele continue a falar vezes sem conta que nada ganhámos no ano passado e que temos que nos vergastar diariamente por causa disso!!?

Eh pah tenham juízo!

O Presidente, neste caso, está a melhorar a sua abordagem comunicativa e de forma positiva. Tem que aparecer mais vezes, ir comentando a actualidade e colocar sempre o discurso com uma "mensagem para dentro" de focalização e vontade de vencer.

.. Só falta completar isso com "ataques cirúrgicos" aos rivais e às movimentações de bastidores. 

Parem lá com esses distúrbios obssessivo-compulsivos de prender por ter cão e por não ter. Críticas, sim mas numa perspectiva de criação de valor, de forma construtiva.

PS- aquele Fejsa é um jogador do cacete!!!!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Parabéns Benfica! Parabéns adeptos!

Avatar
 ●  11 comentários  ● 

Notícia Um:
SL Benfica sobe ao 6.º lugar do ranking da UEFA
"...No final de 2012/13, o Sport Lisboa e Benfica terminou num honroso 9.º lugar do ranking de clubes da UEFA, muito por fruto da campanha lograda na Liga Europa, onde o Clube só perdeu na Final ante o Chelsea (na altura campeão europeu). Esse posto – 9.º lugar – permitiu que o Benfica entrasse na lista dos eleitos do pote 1 para a Liga dos Campeões desta temporada.

Actualmente, o Clube está num louvável 6.º lugar do ranking que conjuga dois factores importantes como indissociáveis. Este posto é consequência da excelente performance registada em 2012/13, a qual se junta à exclusão do coeficiente conseguido em 2008/09, o qual foi relegado do cálculo dos últimos cinco anos, à época uma prestação menos conseguida por parte da equipa de Futebol.

Actualmente, o SL Benfica está à frente de clubes como Arsenal, Inter de Milão, AC Milan, Borussia Dortmund, Zenit St. Petersburg, Juventus, Tottenham e Paris Saint-Germain, formações, notoriamente, com maior poderio económico, mas com piores performances desportivas nas competições da UEFA.

Realçar, por fim, que o Clube da Luz está a cinco pontos do Manchester United (5.º classificado) e a 15 do Chelsea, actual 4.º classificado." - Fonte: SL Benfica.

Notícia Dois:
Benfica agradece comportamento dos adeptos na "Champions"
"Como é público, na época passada, fomos várias vezes visados pela UEFA em relação ao uso indevido de alguns materiais pirotécnicos no nosso Estádio. O Clube foi, de resto, alvo de diversas multas tendo mesmo chegado a pairar a possibilidade de interdição do Estádio da Luz.

No jogo desta quarta-feira, além do apoio e do entusiasmo que, desde as bancadas, “empurrou” a equipa durante os 90 minutos, num jogo com a dimensão e a importância que um jogo “Champions” sempre tem, os adeptos souberam o que estava em causa e não houve um único incidente com materiais pirotécnicos. Por essa razão, mas também pela determinação e pelo entusiasmo que souberam transmitir, fica o nosso obrigado a todos e o apelo a que assim continuemos no futuro." Fonte: SL Benfica.

UEFA: parte da solução ou do problema?

Avatar
 ●  23 comentários  ● 

Na passada segunda feira, o GB publicou um excelente post sobre as negociatas envolvendo jogadores de futebol, de nome 'Como se fazem negócios "lá em cima"'.
Trouxe ao conhecimento de muitos portugueses um trabalho da France2 sobre o nebuloso mundo do futebol, com destaque especial para o FC Porto, cujas transferências levantam dúvidas.

É curioso que as grandes transferências do FC Porto são quase sempre realizadas para clubes de Leste, emergentes, ou para clubes liderados por milionários estrangeiros, cujo dinheiro parece nascer nas árvores mas cujo rasto parece também percorrer meio mundo até se perceber donde veio, quando se chega a perceber.

Para muitos leitores do NGB, este assunto não é novo. 
A 6 de Março de 2013, no post 'O labiríntico mundo dos donos dos jogadores' o assunto envolvendo os jogadores do FC Porto Mangala e Defour tinha já sido trazido à baila devido a uma notícia do jornal 'O Jogo' sobre as transferências dos jovens benfiquistas João Mário Fernandes e Luciano Teixeira.  

Seguindo o artigo e procurando mais informação na agência Bloomberg, a informação mais detalhada foi publicada neste post, tendo inclusivé o director de comunicação do FC Porto, o ex-jornalista Rui Cerqueira, sido contactado quer por emails quer via telefone para comentar este tema. Não respondeu.

O que está em causa em grande parte destes movimentos de dinheiro é uma coisa: o futebol hoje em dia é apenas mais uma plataforma para lavar dinheiro.
E sob a capa da seriedade, centenas de dirigentes e empresários enriquecem à custa da paixão do adepto.

Vamos ser claros. Numa altura em que o mundo atravessa uma crise de liquidez financeira, em que a banca faz uma dieta forçada pois está com os cofres vazios, em que países estão quase na bancarrota, aparecem de repente 100, 200 ou 300 milhões num clube de futebol?
Paga-se como se fosse um café 100 milhões de euros por um jogador?

A UEFA implementou o 'fair-play' financeiro, mas que até agora só fez vítimas entre os clubes menos representativos, o que seria o objectivo.
Aliás, a UEFA tem sido o principal ponta de lança deste interesses obscuros.

A Champions League, gabada por tantos, não passou de um golpe publicitário que decapitou grande parte das chances de clubes de dimensão média poderem vencer a competição, conforme sempre aconteceu no passado.

A pressão para que a União Europeia legisle de forma a que os jogadores nacionais tornem a ter outra protecção desapareceu.
Tirando em Inglaterra, o último bastião do amor ao jogo, ninguém ressurge esse tema, vital para o futuro do futebol europeu.

Os clubes, mesmo os grandes clubes europeus, atingiram a sua capacidade máxima de endividamento.
Estão à mercê dos mercenários do futebol que são alguns jogadores, e dos vigaristas que usam a paixão do adepto para enriquecer e branquear dinheiro.

Muitas selecções europeias estão a começar a sentir os reflexos da falta de aposta nos jovens dos seus países.

Se não és tu, adepto, em 10-15 anos tudo isto ruirá. E o que restará então?

EIS A PROVA: FCPorto estava por trás do "Caso Bruma"

 ●  28 comentários  ● 

"O representante dos jogadores Sub-15 Moreto Cassamá e Idrisa Sambú confirmou esta quarta-feira que estes se transferiram do Sporting para o FC Porto, uma decisão com a qual discordou mas que foi "da exclusiva responsabilidade dos pais"." 
in Record

O Moreto Cassamá, segundo dizem, é talvez tão bom ou melhor que o Bruma... e assina agora pelo FCPorto juntamente com o Sambú. O Catió Baldé vem desculpar-se com "os pais" dos jogadores e dizer que estes se aproveitaram da situação que ele próprio criou com o Bruma. TRETAS!

O desfecho desta situação com o Cassamá e Sambú era exactamente a que se pretendia com o Bruma, mas aí as restrições eram outras e não restou, a quem orquestrou tudo isto, outra opção senão respeitar uma decisão da CAP no sentido favorável ao SportingCP. Mas nem isso os demoveu de levarem estes dois jogadores jovens...

Historicamente, o FCPorto NUNCA ganhou um campeonato sem ter um aliado em Lisboa para os seus "fait divers". Portanto, é hora de Bruno Carvalho e Luis Filipe Vieira se juntarem à mesma mesa para liderarem uma revolta do futebol nacional... não para que mudem os "donos do futebol", mas pela verdade desportiva, para que os campeões se voltem a decidir dentro de campo e em função das armas/capacidade desportiva de cada um.

Podem continuar a ser os blogs como o NGB, e especialmente outros mais focados ainda na denúncia do Sistema, como Antitripa, a apontar constantemente estas questões, mas as nossas armas na blogsfera, que o fazemos por paixão clubista e como hobby, por muita dimensão que possam atingir, serão sempre muito inferiores ao potencial que podem atingir o SportingCP e o SLBenfica a liderar o futebol nacional em toda a escala e com fortíssima acção proactiva na FPF, LPFP, AFL, tutela do Governo, etc.

ACORDA BENFICA!

ACORDA SPORTING!

PS- Permitam-me que me junte ao repto "anti-assobio"! Eh pah, uma coisa é exigir da equipa que ganhe ao Gil Vicente em casa... outra coisa é exigir à equipa a ganhar 2-0 e com total controlo do jogo, que rebente com os jogadores fisicamente para o jogo do fim de semana só para os adeptos ficarem contentes com mais um ou dois golos... exigir, sim... mas com inteligência e consciência!!!!

Informação relevante: Benfica.

Avatar
 ●  Sem comentários  ● 

"Nos termos da lei e dos Estatutos, o Sport Lisboa e Benfica informa que estão convocados os senhores associados para reunirem em Assembleia Geral Ordinária no próximo dia 27 de Setembro de 2013, pelas 20h30, Pavilhão n.º 2, presente no Complexo Desportivo do Estádio da Luz, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto Único: Apreciar e votar o relatório de gestão e as contas do exercício de 2012/2013, bem como o parecer do Conselho Fiscal.

O Clube informa, ainda, que nos termos do disposto no n.º 1 artigo 37.º dos Estatutos, informam-se os senhores associados que o Relatório estará à disposição dos senhores associados na Secretaria Geral do Clube, durante as horas de expediente (das 9h30 às 12h30 e das 14 horas às 17 horas), a partir do dia 19 do corrente mês." 
Fonte: SL Benfica.

Finalmente uma exibição equilibrada e consistente.

Avatar
 ●  18 comentários  ● 



Gostei de muita coisa. Da vitória, da exibição de forma global, e das exibições individuais de quase todos.

Destaco aqueles que não sendo os preferidos de Jorge Jesus, aproveitaram a oportunidade e colocaram a batata quente na mão do treinador.

André Almeida mostrou o porquê de ter que ser a aposta para o lado direito. Jovem, português, com qualidade e ainda com muita margem de evolução. E bastante acima das exibições de Maxi no último ano.

Fejsa rubricou uma excelente exibição e mostrou que Jorge Jesus não tem muitas hipóteses de não colocar o sérvio a fazer dupla com Matic. Diria que são a dupla perfeita, conforme afirmou o treinador.

Djuricic e Markovic são dois jovens com uma qualidade muito acima da média. Claramente com lugar nas escolhas para a equipa titular, desde que em forma fisicamente.

Enzo Pérez ganhou um lugar no coração dos benfiquistas. Quer pela entrega, pela qualidade e pela capacidade e sacrifício. 

Quanto ao resto da equipa, Siqueira dá mais estabilidade embora continue a achar que falta mais ligação nas movimentações dos centrais e dos laterais.

Cardozo rubricou uma exibição de muita entrega e sacrifício, o que destaco pois foram muitas as vezes que o acusei de não o fazer, mas penso que Lima teria aproveitado melhor as oportunidades de golo.
Seja como for, nota muito positiva para o Takuara.

Quanto a Jorge Jesus, esteve bem na escolha do onze e na abordagem ao jogo. 
Qual a minha dúvida? É que se outros jogadores estão disponíveis, mesmo que em baixa de forma, acredito que Jorge Jesus permaneceria agarrado ao seu dogmatismo e dificilmente seria capaz de assumir uma mudança. 
Os próximos jogos e as suas escolhas dirão se estou a ser injusto ou não com o treinador do Benfica.
Segundo Jorge Jesus, a aposta é no campeonato. Veremos se coloca os que estão em melhor forma em campo.

Preferia que Jorge Jesus tivesse mostrado algo diferente do costume. Não perdeu a oportunidade de se auto-elogiar ao dizer que "O Matic sempre foi 8 na vida dele, eu é que o transformei em médio defensivo" ou ainda sobre Djuricic "Não o coloquei a jogar contra o Paços, já a pensar no Anderlecht".
A modéstia continua a estar ausente do discurso de Jorge Jesus.

Foi uma boa noite europeia, contra uma equipa que tem um lugar nos nossos ódios de estimação.

Pena que a direcção do Benfica continue a faltar à palavra e não baixe os preços para o público em geral e para os sócios, para não serem injustos com quem paga quotas e Redpass.
Uma noite europeia, numa altura de crise de confiança dos benfiquistas na sua equipa e de crise na algibeira de muitos benfiquistas e portugueses, merecia outra atitude da direcção.
30 mil numa noite europeia é muito pouco. 

Mas a culpa não é dos adeptos. É de quem manda.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Facto FUNDAMENTAL da noite de hoje

 ●  13 comentários  ● 

Ouvi na rádio a flashinterview do Jorge Jesus, onde entre outras coisas, o treinador do Benfica referiu qualquer coisa tipo «Gostava que o Benfica fizesse muitos golos e massacrasse mas não é possível».

Quando muito se fala sobre a condição dos jogadores, a ambição do Benfica, etc. é importante que os benfiquistas percebam este feedback do Jesus. O nosso clube não joga sozinho, como também disse Jesus, e os jogadores não são máquinas e têm que gerir o jogo em vários momentos do mesmo.

Não se pode continuar a pedir que o SLBenfica massacre em todos os jogos, ou mesmo durante 90 minutos, especialmente em semanas de competições europeias. Ou seja, jogar em altíssima rotação à 3a ou 4a feira... e repetir o mesmo no Sabado ou Domingo é... humanamente insuportável, mesmo para quem é profissional e tem que o fazer durante 40 semanas ao longo do ano.

Dito isto, a boa notícia é que vimos hoje uma defesa segura, porventura mais completa e solidária, com André Almeida e Siqueira a juntarem-se aos centrais Luisão e Garay. Vimos um miolo apoiado nos sérvios de alta rotação e cobertura (Matic e Fejsa - que jogão) e depois um ataque de altíssima velocidade e irreverência com Djuricic, Marko, Enzo...

... Enfim! Temos mais que motivos para estar optimistas e moralizados...

Fejsa?! Não obrigado...

 ●  10 comentários  ● 
Caaaalma, malta...

O que me refiro é que deve ser essa a resposta quando vierem as propostas!!! Ehehe...

Que grande jogo do Sérvio. Alias os quatro estiveram imparáveis. Excelentes exibições, nem quero destacar um!

E ainda um grande jogo do puto André Almeida na direita! Percebeste JJ?


... E o JJ na flashinterview??? Muito, muito... Muito bem! Rebentou com as perguntas parvas do jornalista da TVI, mas fê-lo com nivel! Parabéns mister... Para continuar!

A arte da ilusão

 ●  3 comentários  ● 

Portugal, 17 de Setembro de 2013

Terminei a minha semana e férias com uma passagem breve pela “Catedral” da Luz, onde fui almoçar o Bife à Catedral com Molho de Queijo da Serra, o prato de excelência que escolho sempre quando lá vou. Depois umas comprinhas na loja da Benfica Store ou da Adidas, coisa pouca que não estou aqui para iludir ninguém, e “ala que se faz tarde” rumo ao nordeste...

Para quem chega a Lisboa vindo de Almada, julgo que pelo Eixo Norte/Sul, a primeira saída que aparece, para o estádio de Alvalade, tem uma placa limpa, logo seguida da saída para o estádio da Luz que tem uma placa onde se lê “Benfica é merda”... Gente educada, estes adeptos do SCP ou terei sido eu que tive azar de apenas apanhar uma placa suja do Benfica porque existirão placas sujas do SCP também, dirão os adeptos do SCP...

Não sei porque comecei por aqui pois o que queria falar é da ilusão que grassa entre adeptos de todos os clubes, uns iludindo-se com os méritos desportivos, outros, em particular os adeptos do Benfica iludindo-se com pretensas falhas “disto e daquilo”...

Tenho dois tios que todos os anos vêm à terrinha na altura da principal romaria da cidade. Um é adepto do FCP, outro é adepto do SCP. Também todos os anos tenho o ritual de os ir cumprimentar e falar da vida e do futebol. Este ano isso não foi excepção e quando o futebol veio à baila, pelo simples do meu tio sportinguista, as “hostilidades” começaram com a sacramental questão: “então que é que vos aconteceu este ano que não ganharam nada e podiam ter ganho tudo”. Respondi que não aconteceu nada, apenas que houve umas arbitragens que para variar, e tal como nos últimos anos, viram penaltys para uns mas não viram para outros, mais os foras de jogo e os cartões, e com isso deram pontos ao FCP que lhes permitiu serem campeões.

Claro que o meu tipo do FCP logo interveio para rebater: “não digas isso... aquele jogo do Benfica com o Braga foi um escândalo”. Com o Braga, tio? “sim, aquele do Capela”.. Ah, o jogo com o SCP... é pá, o tio viu o jogo? “sim, eu vejo os jogos todos e aquilo foi um escândalo”. Bem, não deve ter visto bem porque já nem se lembrava que era com o SCP e não com o Braga, mas diga, que é que se passou nesse jogo? “Que se passou? Aquilo foi um roubo, só penaltys foram uns 3 ou 4”. Então e o tio lembra-se dos lances? É que posso rebater, porque não foi nada disso, isso foi apenas uma montagem da Sporttv, para pressionar as arbitragens para o resto do campeonato. Vamos lá falar do 1º pseudo penalty. Se o “Wolkswagen” rematou à baliza, apesar de tocado, era penalty porquê? “Já não me lembro dos lances, sei que eram 3 ou 4”... ah, já percebi... e diz o tio que vê os jogos.. ok... olhe e aquele tropeção do James que deu um penalty a favor do FCP em Paços de Ferreira? “Aquilo não foi penalty?”. Claro que não.. até foi fora da área e tudo... “Ah, uns dão para os outros”....

Pois é assim que os adeptos vêm o futebol. Ou melhor não vêm. Não conhecem nem sabem analisar os lances. Mas fazem ressonância das conclusões dos ditos peritos futebolísticos, dos tais que já ganharam títulos em vários clubes em Portugal. Andam pois iludidos. Por quem? Exacto, por essa comunicação social que escolhe paragonas de 1ª página ou de abertura de tele ou rádio jornais, com os epítetos de “polémico” se existir um erro de arbitragem mesmo que microscópico a favor do Benfica, e “vitória difícil mas justa” se for o FCP em Paços (já esta época) ou “vitória fácil” se for o SCP em Olhão com o 2º primeiro golo em fora de jogo, em duas jornadas consecutivas...

Não se passa nada no mundo da arbitragem. Está tudo a correr “bem”. Mas quantos pontos teria o Benfica se tivesse havido arbitragens isentas, nos jogos com  Marítimo e SCP, e quantos pontos teriam FCP e SCP na mesma situação?

Será que poderíamos ver títulos ou referências como as que temos visto sobre o “melhor SCP do século” e o “FCP soma e segue”? Claro que não...
Há que continuar a iludir os adeptos e manter esta “normalidade” da anormalidade. O futebol virou ganha-pão para muita gente e constata-se que os critérios informativos, opinativos ou noticiosos se conformaram com a lógica do “Norte”, a lógica do FCP e da Olivedesportos, a lógica da pressão, do conflito, da superioridade a qualquer preço, a lógica dos dois clubes, um em Lisboa e outro no Porto. Quem alinhar, fica, quem não alinhar vai para o desemprego. Olhem o João Querido Manha como veio “direitinho” dos problemas que teve em meados da década passada...

O Benfica não reage porque estamos fora desse jogo, querendo fazer crer que somos diferentes, que temos de ganhar se formos melhores.. mas não é nada disso. Simplesmente alimentamos este jogo com os inêxitos derivados do nosso silêncio. Os sócios pagam. São muitos e limitam-se a pagar e a acreditar no projecto do empreiteiro, o projecto do endividamento bancário permanente, da nulidade reivindicativa, do ganhar se os do FCP desperdiçarem as ajudas que semanalmente os árbitros lhes dão.

Mas o meu tio e tantos como ele, é que vêm os jogos e é que sabem que no final, os “erros compensam-se” e “todos os 3 grandes são ajudados”. E pronto. Siga a “música”...

Os "putos" já fizeram a parte deles...

 ●  1 comentário  ● 


Na UEFA Youth League (para quem não conhece, consulte aqui) os nossos juniores já "despacharam" o Anderlecht por 3-0 no Caixa Futebol Campus...

Para mais logo, é aplicar (pelo menos) a mesma receita. Estamos todos a precisar de uma vitória europeia "À Benfica" para relançar a esperança dos mais pessimistas e manter a chama dos mais crentes. A festa está preparada:


CARREGA BENFICA!!!


O "mind game" do Jorge Jesus

 ●  3 comentários  ● 

Tal como já tinha elogiado antes, hoje volto a fazer: BOA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE JESUS. Só não foi brilhante pela "desculpabilização" da condição física dos jogadores que poderia ter evitado, seja ou não factual o que indicou...

Muito bem no "mind game" com o treinador e jogador do Anderlecht.

Podem dizer-me que "estas picardias são a "praia" do Jorge Jesus", mas a mim quer parecer-me que foi mais que isso. Parece-me que houve preparação do treinador.

Podem também dizer que "lhe rebentará nas mãos" caso o Benfica não vença!!! Mas era o que faltava andarmos agora com receio dos belgas que, se vi bem a estatística só passaram aos 1/8 uma vez e saíram este ano do Pote 4.

A esses que consideram esta abordagem de JJ perigosa respondo com as próprias acusações (verdadeiras) que é errado irmos sempre ao Dragão "de gatas"! Ora, quando vamos de gatas está mal, quando assumimos a ambição de mostrar em campo a superioridade, é perigoso... Vocês decidam-se porra!!!

A noite de hoje e as grandes noites europeias.

Avatar
 ●  10 comentários  ● 


Em condições normais, hoje seria uma noite das antigas. 
Estamos na Champions, num ano em que a final se disputa no Estádio da Luz.

Quer pela nossa história e grandeza, quer por essa particularidade especial, hoje seria o início de um sonho. Jogar a final da Champions na Luz!

Mas estamos longe das 'quartas-feiras europeias' de outros tempos. 
O estádio enchia ou reunia um mínimo de 80 mil nas bancadas. Hoje ter 40 mil é considerada uma boa casa.

Durante o dia era impossível pensar noutra coisa. Aliás, desde segunda feira que o pensamento estava centrado nesse jogo europeu. Os comentários que ouvi no Metro no sábado ou que muitos benfiquistas têm é de descrença na liderança da equipa.

O sonho e a ambição estavam sempre presentes fosse contra quem fosse. Hoje 'estamos' felizes por lá estar. 

Para quem tem falta de memória, as últimas finais da Taça dos Campeões que disputamos foram contra as 2 melhores equipas dessa altura: PSV(base da selecção holandesa que se tornou campeã europeia pouco depois), e o poderoso Milan de Gullit, Rijkaard e Van Basten.
O Benfica jogava de igual para igual com qualquer um e com esses também foi assim. 

(Qualquer uma dessas equipas daria uma 'tareia' às equipas de topo de hoje. Sem as arbitragens habilidosas de hoje que protegem as vedetas, jogando um futebol mais viril como era na altura, quantos meninos dos milhões de hoje se aguentavam?) 

Sentem esse ambiente hoje? Sentem esse frio na barriga desde ontem? Sentem essa crença de quem vamos ser capazes de fazer o melhor nesta campanha na Champions?
Eu não.

Diz o GB no post anterior que temos o melhor treinador depois de José Mourinho. 
Só se for no ordenado, caro GB, pois nos resultados qualquer Vítor Pereira ou Vilas Boas o supera.

Nos últimos dias a conversa já foi da prioridade no campeonato, dos jogadores que não chegam para 90 minutos, das contas que só se fazem no fim(como sabemos isso!!!), das desculpas para tudo o que continua a correr mal.

Estou sempre à espera que JJ me surpreenda e demonstre o mesmo espírito de 2009/2010. 
Acho que posso esperar sentado na bancada, como sempre.
Mas talvez seja hoje que este treinador me surpreenda e nos dê uma noite 'à Benfica'.

Arranca a Champions: Será Proibido Sonhar?

 ●  5 comentários  ● 

Sim, somos neste momento um clube inatamente "impreparado" desportivamente para enfrentar os momentos e os jogos decisivos. Claro que não me esqueço disso.

Mas também não me posso esquecer que temos o melhor treinador português depois de José Mourinho. Que temos a melhor dupla de GR de Portugal (Artur e Oblak), que temos um dos 10 melhores centrais da Europa neste momento (Garay), que temos finalmente um defesa esquerdo de qualidade, que temos um dos melhores medios "volantes" da Europa (Matic), que temos dois excelentes jogadores no apoio ao Matic (Enzo e Fejsa), que temos um dos melhores avançados que temos visto evoluir em Portugal e que em tão pouco tempo já confirmou todos os créditos que fizeram o Benfica investir 10M€ nele (Marko)... e ainda o apoio de Cardozo (mais de 160 golos pelo Benfica), uma máquina física e explosiva como Lima, ou os sérvios de elevadíssima qualidade como Sulejmani e Djuricic. E claro, isto sem referir os mágicos fantasistas que estão lesionados: Salvio e Gaitan...

... e mais forte que tudo isto: Temos uns adeptos fabulosos que, quando embalados pela equipa, são sem duvida dos melhores adeptos do Mundo.


Com tudo isto... Será Proibido Sonhar?

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Doyen Sports

Avatar
 ●  13 comentários  ● 


O que querem então os benfiquistas...

 ●  18 comentários  ● 

No tópico sobre o negocio de Mangala e Defour, nós recebemos o email, como outros mas, logo nos disponibilizamos a publicar tudo.

Para meu espanto, muitos compreendiam e aceitavam, outros questionavam que no Benfica se fará o mesmo... E eu a pensar que ficava tudo indignado a mandar isto para a imprensa a ver se alguém pegava...

Nada disso! Como sempre, "muita parra e pouca uva".

Isso leva-me a perguntar se os benfiquistas percebem como as coisas funcionam lá em cima? Eu explico: ali ninguém se importa que estas coisas aconteçam porque na verdade o que eles sentem é que todos ganham

Os empresários, presidentes e treinadores ganham comissões
Os adeptos celebram títulos
O FCPorto não ganha nada além da notoriedade dos títulos... Porque o dinheiro "foge" para outros bolsos.

Isto leva-me a questionar:

- Se Luis Filipe Vieira montasse esquemas semelhantes que, aproveitando os "buracos" legais levasse o Benfica a contratar bons jogadores e a conquistar títulos, mesmo que o Clube financeiramente não tivesse o retorno devido e mesmo que esse dinheiro que deveria ir para o clube fosse "distribuído pela rede de amigos" necessária ao esquema... Ficariam mais felizes?

Se a resposta é sim... Fico sem argumentos de tão baixa que é.

Se a resposta é não, a pergunta que fica é: o que já fizeste para levar isto ao maior número de pessoas possível?

As desculpas de Jorge Jesus. 4 milhões/época para isto.

Avatar
 ●  20 comentários  ● 
"O treinador do Benfica explicou algumas situações no plantel. "Gostava que o Siqueira tivesse feito a pré-época. Matic sai sempre esgotado porque a exigência assim determina e o Enzo Pérez às vezes tem dificuldade em manter o nível elevado durante todo o jogo. Há jogadores que não são jogadores de 90 minutos"" - Jorge Jesus. Pergunto eu: também são jogadores para 100% do vencimento? Ou estamos a tentar branquear as lacunas da preparação física do Benfica, que continua a rebentar com os jogadores? Jogador que não aguenta um jogo inteiro não serve. Mas no Benfica de hoje para tudo há uma desculpa.

O DESTAQUE DA JORNADA

 ●  6 comentários  ● 

GARAY, VOLTA QUE ESTÁS PERDONADO!!

Umas das coisas que me vou obrigar a mim mesmo ter de escrever, após os jogos, é a minha eleição do destaque da Jornada, seja ela para o campeonato, ou uma jornada uefeira. E começando já hoje, apesar de ter tido a intenção de ter feito este post mais cedo, aqui fica o meu destaque: EZEQUIEL GARAY!!

É com muita alegria que vi esta exibição do nosso defesa alviceleste. Eu sei que o primeiro papel de um defesa central, é impedir golos dos adversários. Bom... por aí, não quero ir, especialmente porque andamos a sofrer golos em todos os jogos, é até o primeiro golo do Paços no campeonato foi alcançado frente ao Benfica... Mas já conhecemos Garay para saber que cumpre muito bem esta tarefa, e é um excelente defesa. Agora, uma coisa que já tinha demonstrado em duas épocas no Racing de Santander, onde era titularíssimo, e que andava a falhar demonstrar no Benfica, era a sua veia goleadora! Seja pelo seu potente e preciso jogo de cabeça, seja pelos seus livres directos, Garay sempre mostrou valer 5 a 6 golos por época. E bem falta nos faz (fazia, digo eu com toda a minha boa vontade) esta virtude do Ezequiel.

Dois belos golos, é certo que o Paços não chegou á nossa área muitas vezes, mas Garay (tirando uma vez que foi batido em velocidade pelo Bebé) esteve sempre no sítio certo, a matar bolas bombeadas para a sua zona, e a sair a jogar para endossar o esférico ora a Fesja, ora a Matic. Por isso, nota 5 para este nosso Central, que aos poucos e poucos, agora que terminada a silly season,  vai percebendo que é o Benfica, o seu clube e a sua morada. Estará finalmente agora de Cabeça e corpo presente na luz, e daqui para a frente será sempre a melhorar! 

Enzo esteve bem, Fesja deixou-me mais tranquilo, Maxi mais focado, Matic o polvo do costume, mas o meu destaque da jornada é mesmo o Defesa Central Garay! Espero que seja o primeiro destaque de muitos, e que o Benfica compre rapidamente a totalidade do seu passe. É que desta o Manchester Utd não apertou, mas cheira-me que em breve.... e ter a totalidade do passe é algo bem diferente! Por isso... Seja bem vindo senhor Garay! Que tenha vindo para ficar!

Já agora, e para terminar com um bocadinho de humor, aqui fica a razão do meu atraso na escrita do meu post no dia de hoje: Levei a minha filha ao Jardim Zoológico, e foi o dia todo naquilo. Muito giro, muita gente, calor q.b. muita miúda gira e descapotada! Mas a imagem do dia, é esta! São bonitos sim senhor, mas é assim que gosto dos leões, aos meus pés!



















Quanto ao resto já sabem... Sintam a Mística, Carrega Benfica!

Como se fazem negócios "lá em cima"

 ●  37 comentários  ● 
Email recebido no NGB que fazemos questão de divulgar. 
Ilustra bem a vergonha que ali se passa...

documentário completo:



Ontem a Tv Francesa (Cash Investigation na France 2) fez um grande trabalho sobre os negócios "estranhos" do futebol mundial.
E meu amigos, qual não foi o meu espanto quando comecei a ver o FC Porto a ser dado como exemplo e ser mesmo o centro de uma grande parte de reportagem.

Portanto tirei uns apontamentos e fiz mais algumas pesquisas, e vou explicar tudo muito certinho para vocês perceberem.

No verão de 2011, Eliaquim Mangala é comprado ao Standard de Liège por 6,5 milhões de € e com uma clausula de 50 milhões €, no mesmo tempo o FC Porto compra o passe de outro jogador do Standard de Liège : Steven Defour, esse adquirido por 6 milhões de €.

Até aqui absolutamente nada de estranho.

Na época 2011-2012 o FC Porto é eliminado de forma prematura da Liga Dos Campeões. As acções do clube caiem de forma preocupante e o o FC Porto precisa então de dinheiro fresco.

Decide então vender 33,3% de cada um desses jogadores.

• 33,33% dos direitos económicos do jogador Mangala por 2.647.059€;
• 33,33% dos direitos económicos do jogador Defour por 2.352.941€.

(Depois desses 2 negócios as acções voltaram a subir)

Estes 33,3% foram vendido a uma empresa nomeada Doyen Group, especializada em urânio e minas. Obviamente nenhum dos jogadores sabe o que faz a empresa a quem em parte pertencem.

(Engraçado, enquanto o jornalista francês "anunciava" isto tudo ao jogador francês, a responsável pela comunicação do FCP obrigou o jogador a calar-se e o jornalista a parar a entrevista porque "isto é negocio e só os responsáveis da SAD é que podem falar" deve ser liberdade de expressão, e os jogadores que são vendidos como animais não merecem saber o que se passa...)

Mas mais abaixo no comunicado pode ser ler algo de muito estranho.

"Adicionalmente, esta sociedade atribuiu 10% da receita líquida de uma eventual
transferência à sociedade Robi Plus, pelo que passa a deter 56,67% dos direitos
económicos de cada um destes jogadores."

Ou seja o FC Porto DEU repito DEU 10% de cada um dos jogadores a uma sociedade nomeada Robi Plus.

Ou seja o FCP deu algo como 650 000 €, por Mangala, e 600 000€, por Defour, a uma empresa chamada Robi Plus.

A pergunta que todos os leitores/bêbados aqui da tasca querem fazer é "mas quem é a Robi Plus caralho ?? Oh zé mais um fino pra mim pá"

E os jornalistas franceses também respondem a essa pergunta.

A Robi Plus é uma empresa que está baseada no Reino-Unido, em Londres. O que é que eles fazem ? Pois amigos não sabemos…

Uma vez que os jornalistas chegaram ao escritório da Robi Plus (que encontraram em alguns documentos fiscais dessa empresa) qual a surpresa quando lhe disseram que…. a empresa nunca foi baseada ali e que não existe… Encontraram um numero de telefone, de um certo Maurizio Delmenico colaborador (palavras ditas pelo próprio Maurizio) de Luciano D'Onofrio.

Portanto, D'Onofrio (já vamos falar melhor desse senhor) que foi, entre muitas outras coisas, dirigente do… Standard de Liège até 2011, recebeu cerca de 1,1 milhões de euros de graça por parte do FC Porto no negocio de dois ex-jogadores do… Standard de Liège. Complicado, eu sei. Mas ficam aqui umas perguntas, porque é que a CMVM não fez nada quando saiu este comunicado do FC Porto ? Porque é que jornalistas franceses conseguiram estas informações todas sobre o FC Porto e em Portugal NADA ?

Agora uma pergunta rápida : Quem é Luciano D'Onofrio ?

Foi, entre muitas outras coisas, o agente de Zidane, Desailly, Dugarry ou Deschamps. O senhor D'onofrio foi condenado N vezes pela justiça francesa. A ultima delas foi em 2008 no Caso das Contas do Olympique de Marselha. Esse senhor foi condenado a dois anos de prisão (com seis meses de prisão efectiva), uma multa de 357 mil euros e uma proibição de "exercer qualquer actividade ligada ao futebol" durante cinco anos (fonte DN).
D'Onofrio, para quem não se lembra ou para quem não era nascido, também foi manager do FC Porto nos anos 80.

Entre outras coisas foi acusado, em 1986, pelo jogador Belga (como D'Onofrio), Serge Cadorin, de tentativa de corrupção. Cadorin disse que o senhor D'Onofrio lhe ofereceu, quando jogava no Portimonense, 500 contos e uma transferencia para o FC Porto ou para o campeonato italiano ou suiço, se o ponta de lança belga provocasse um penalti durante o jogo Portimonense-FC Porto. Para acabar esta historia, um ano depois ter denunciado esta tentativa de corrupção, Serge Cadorin quase faleceu… Houve uma explosão de gás em casa…. Não acabou com a vida, mas acabou com a carreira deste futebolista Belga. Infelizmente o Senhor Cadorin faleceu com 45 anos em 2007.

Portanto este senhor D'Onofrio, que de anjo não tem nada, que foi acusado de corrupção, foi condenado em França por vários casos fraude.

Em 2011, então director do Standard de Liège, vendeu dois jogadores ao FC Porto… por quem recebeu 1,1 milhões de euros através de uma empresa que não existe. Para além da ilegalidade obvia, este senhor tinha sido condenado a uma proibição de exercer qualquer actividade ligada ao futebol durante 5 anos. Ora… 2008 + 5 dá 2013, este senhor recebeu uma comissão por um jogador em… 2011. Além de que o regulamento da FIFA impede a qualquer pessoa que tenha sido condenada por fraude a exercer o papel de empresário de jogador.

Estranho ? No mundo do futebol e no Futebol Clube do porto nada é estranho meus amigos.

domingo, 15 de setembro de 2013

Fernando Gomes, estamos contigo!!

Avatar
 ●  23 comentários  ● 


4 jornadas decorridas e a arbitragem continua em grande, para alguns.

Aqueles que acusam os árbitros de serem os principais culpados da falta de títulos do Benfica, o que dizem?

Atacam os árbitros mas não quem os nomeia? 

Atacam os árbitros mas não quem lidera o orgão que tutela o futebol em Portugal?

Atacam os árbitros mas não quem mantém o apoio a esta gente?

Querem apostar que alguém do Benfica vai falar nas arbitragens do Sporting, mantendo o silêncio sobre o FC Porto?

A palhaçada continua. 
............................................................


EDIT GB:
Apenas para completar e dar dois factos ao oportuníssimo tópico acima escrito pelo nosso companheiro Shadows (parece que ainda há gente distraída que não percebeu o que quis dizer o tópico):

    Imagem retirada do Facebook.

Nota: sabemos e estamos na linha da frente para denunciar e ampliar estas vergonhas. Mas não confundam isso com desculpabilização dos nossos próprios erros. Já diz o outro, "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa"

O País dos desenrascados!

Avatar
 ●  14 comentários  ● 
Na temporada 2012/13, cinco treinadores da Liga não possuíam o curso de nível IV: Marco Silva (Estoril), Nuno Espírito Santo (Rio Ave), Paulo Fonseca (P. Ferreira, contratado pelo FC Porto), Pedro Emanuel (Académica, agora ao serviço do Arouca) e Sérgio Conceição (começou no Olhanense, terminou na Académica).

Esta não é uma situação nova; já em 2005 Paulo Bento chegou a treinador principal do Sporting e só depois frequentou os níveis III e IV da formação. Costinha orientou no final da época o Beira-Mar numa situação semelhante e este ano aí está ele à frente dos comandos do Paços de Ferreira, ao qual se juntou Abel Xavier no Olhanense!

Outros agora que frequentaram o nível IV não frequentaram o nível III, é tudo dado por equivalências, assim um pouco à moda do Relvas!

No final dos jogos, o do Benfica de ontem por exemplo, não posso ouvir Costinha no Flash Interview (e hoje não pude ouvir Abel Xavier) porque, coitados, não têm habilitações para falar no flash interview mas depois já tem habilitações para falar na conferência de Imprensa!

Os treinadores portugueses com formação andam calados por medo das represálias e das portas que se possam fechar por enfrentarem os poderes instalados, ainda que mordam a língua desempregados, e vejam os seus empregos dados a gente que supostamente não perceberá nada daquilo. 

Alguns dizem, eh pá, olha que com ou sem curso, o Marco Silva é um granda treinador! É um bom argumento sim senhor, aliás, eu aos 13 anos já sabia conduzir motas, carros e camiões, e por isso mesmo conduzo sem carta de condução desde sempre, às vezes até alcoolizado (já fiz saber que a mim não bate porque o meu pai é dono de uma fábrica de whisky), e isso mesmo digo à Polícia sempre que me param nas operações STOP, argumento que aceitam prontamente.

E os enfermeiros fazem de medicos de quando em vez, as amas de professoras, os réus de advogados, os condutores de ligeiros conduzem pesados e o Relvas é Doutor!

Mas tudo está bem, claro... Um futebol de espertos, num pais de espertos, e para nós adeptos habituados desde sempre à lei do desenrascanço, iríamos ser nós a ver fantasmas onde mais ninguém vê?

Acabe-se é de vez com os cursos de doutorados da bola, da areia atirada para os olhos das pessoas e da tentativa de brincar aos países de gente séria!

ranking