O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 15 de janeiro de 2011

A melhor equipa de sempre - Toca a votar!!

 ●  6 comentários  ● 
A edição online d'A Bola decidiu criar uma sondagem online em que vota para escolher qual a melhor equipa de futebol de sempre. Obviamente que entre as escolhas está o Grandioso Benfica de 62, equipa com que Eusébio ganhou a Taça dos Campeões Europeus.

Existem outras escolhas lógicas como grandes equipas como a Hungria de 54, Brasil de 70, Liverpool de 78 e por aí afora e uma opção estúpida que é o Porto de 2004 - ano do escândalo do Apito Dourado.

Por isso toca a votar naquela que considerem a melhor equipa. Acho que todos deduzem qual foi a minha escolha. :)

R.P. Soares e Rangel tramam Joaquim Oliveira

 ●  8 comentários  ● 
De acordo com uma notícia do Expresso, "Rangel e Rui Pedro Soares roubam Liga espanhola à Sport TV. A Sport TV vai deixar de exibir a Liga espanhola em 2012. A Mediapro, grupo espanhol de comunicação que detém os direitos dos jogos, associou-se a Emídio Rangel e Rui Pedro Soares (arguido do caso Taguspark) para lançar um grupo de comunicação social próximo do PS".

Além dos direitos da Liga Espanhola, que a par a da Liga Inglesa são das maiores fontes de audiência da Sporttv, este novo grupo de comunicação social vai ainda lançar um semanário concorrente ao Expresso e ao SOL, já no primeiro trimestre de 2011.

Como eu sempre disse, para correr com Oliveira do SLBenfica basta haver coragem para fazer um concurso público internacional pelos direitos televisivos do SLBenfica, tenho a certeza que este grupo seria um dos interessados.

Imaginem o impacto que não teria para a Sporttv perder a Liga Espanhola e o SLBenfica.... OK, agora voltem à realidade porque o Presidente do SLBenfica é Luis Filipe Vieira. SIM! É uma critica directa à incapacidade do Presidente de se demarcar do Joaquim Oliveira, como não se tem demarcado de Fernando Gomes, de Gilberto Madaíl, António Salvador, etc.

Por falar em falta de coragem, estou ansioso por ver a FIFA a intervir na "Vergonha Nacional" que está a ser a luta pelo poder na FPF das Associações Corruptas de Futebol. Vale tudo... e eu desejo que o resultado disso seja exemplar pela FIFA. Se em Portugal não há coragem para "varrer" esta gente corrupta, que haja lá fora...

PS- Para quem dizia que ele não veio pelo dinheiro: Simão nem convidado foi.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Vamos parar por favor!

 ●  2 comentários  ● 
Acho que esta na altura de alguém dizer basta e não sou eu , devemos ser todos ! Estamos em Janeiro com tudo para ganhar , e já andamos todos de cabeça no ar a pensar na próxima época.
Estamos na vida real e não a jogar CM, por isso acho muito bem que se pense na nova época , para não acontecer o que aconteceu o este ano, mas tudo tem limites. Será que é impossível pedir aos jogadores, dirigentes, pais , esposas, irmãos de guardarem segredo ate final da época? Ou andamos a lidar com crianças que tem de contar que realizaram o seu grande sonho? Mais uma vez demonstra falta de imaturidade no Benfica para conseguir controlar essas situações.
Outra coisa que acho que a direcção tem obrigação de explicar é a historia do tal olheiro , e quem criou essa obrigação foi a própria direcção que a menos de um mês mandou um mail para explicar a situação da águia Vitoria. Eu como sócio tenho direito de saber se o meu dinheiro (nosso) serve para pagar pessoas que tem amizades e negócios com pessoas como José Veiga , António Araújo e afins.... E pior que isso tudo vai para América do Sul com o nosso dinheiro arranjar jogadores para o nosso grande rival!

As novas/possíveis movimentações (by GB)

 ●  40 comentários  ● 
Disclaimer: Os nomes abaixo falados, são abordados na condição de hipótese e não mais que isso, não se vinculando o GB à confirmação seja do que for, ainda que haja informações válidas e credíveis nesse sentido. Para os mais "sensíveis", recordo que uma opinião não passa disso mesmo, de uma análise dos factos enquadrada no tempo e no espaço.

Agora que já tive que fazer uma mensagem direitinha para os que habitualmente vêem para as caixas de comentários criticar os escribas do blog por comentarem notícias de jornais, já posso finalmente dar a minha opinião, o que se torna realmente inacreditável como o benfiquistas se tornaram "primadonas" que atacam tudo e todos não na defesa do Clube, mas de quem o dirige. Enfim...

Vamos lá então comentar esta "enchurrada" de nomes trazida a público pela imprensa: Nuno Coelho, Nolito, Wass, Mora, Taiwo e agora Carole para a próxima temporada. Já esta temporada entraram Fernandez e Jardel.

Com excepção do tema do defesa esquerdo e de quem será a alternativa a Taiwo, a minha perspectiva é que se tratam de nomes que já terão acordo firmado com o SLBenfica para 2011/12. À primeira vista, e como já muitos o disseram, há três factores positivos a ter em conta:

1. 90% destes nomes só foram do conhecimento público, depois de (tipicamente nos países de origem dos negócios) os acordos estarem firmados. A título de exemplo, Mora e Wass vieram a Portugal, assinaram contratos e terão feito exames e ninguém soube. Positivo.

2. São jogadores que estão a ser contratados para posições onde o SLBenfica tem evidentes carências de soluções e/ou para onde se esperam movimentações/vendas de jogadores. Positivo.

3. Inversão da aposta sul americana para jogadores europeus e até com experiência de competições europeias ou clubes de dimensão, facilitando a adaptação e rapidez de produtividade. Positivo.

Obviamente que "não há bela sem senão" e há também factores menos positivos que merecem a nossa reflexão e análise ponderada sobre esta inversão da política de investimento massivo:

a) O plantel do SLBenfica não pode ser construído apenas, como no passado, com "saldos de oportunidade". Obviamente que devem ser sempre aproveitadas estas soluções, mas tem que haver um equilíbrio como lembrou muito bem o Vermelhusco. É preciso perceber se à margem desta política, no defeso haverá também investimento cirúrgico e criterioso em jogadores experientes e de valor inquestionável como no passado aconteceu com Saviola, Aimar, etc.

b) Motivos desta inversão depois de três/quatro anos de despesismo sem critério e muitas vezes desperdiçado. Terá agora o Clube dificuldades para continuar a sustentar uma política de investimento, devido a decisões imponderadas no passado que deram origem a excessivo investimento? Estarão as finanças de novo em situação muito complicada?

c) Elevadíssimo legado de "dispensáveis". Neste particular, não vou incluir as saídas/vendas, pois entendo que este ano não só temos que vender (imperativos financeiros) como se cumprem para alguns jogadores o que considero ser o ciclo de ouro ascendente - daí em diante os olhos e cabeça deles já estarão noutras prioridades, pelo que se impõe a rentabilização de jogadores como Coentrão, David Luiz, Cardozo e até Aimar.

O tópico do SouBenfica sobre esta questão pecou por excesso em alguns nomes, o que infelizmente voltou a concentrar as atenções de quem comentou e que mais uma vez, como tantos gostam de fazer (e por isso a imprensa desportiva se aproveita dos "tolinhos"), esqueceram-se do essencial para se focarem no acessório.

Não está em causa se quem é dispensado, vendido ou emprestado é o jogador A, B ou C. O que está em causa é a necessidade de aliviarmos a massa salarial e pensar cuidadosamente o plantel de 2011/12 para não se voltarem aos erros do passado. Vamos a factos:

Baliza - Julio César também não me convence e Moreira aceita a condição que tem - até pelas limitações físicas que tem. O brasileiro deveria ser vendido e dar lugar a Oblak, que teria tempo de competição nas Taças nacionais e passaria a treinar ao mais alto nível, sendo preparado para substituir Roberto dentro de uns anos, pois é um jogador de excepcional qualidade.

Defesa - Luisão é para manter e ponto final! Tem que terminar a carreira na Luz como referência da equipa. A Maxi Pereira exige-se se que seja dada a prometida renovação e dada a concorrência de Wass (esqueçam lá o Paulo Ferreira), com a dispensa definitiva de Luis Filipe a ser fundamental e de Peixoto torna-se relevante, o que a juntar à inevitável saída de Coentrão, justifica a entrada de Taiwo (boa escolha para titular) e o jovem Carole para suplente e boa alternativa. No centro da defesa, a saída de David Luiz é certa, impõe-se agora que tal aconteça em Julho apenas para que com ele aprendam também Roderick e Jardel. Face às opções a minha opção seria a venda de Sidnei - não porque não tenha qualidade, mas porque podemos rentabilizar essa qualidade quando temos alternativas de valor - e o regresso de Miguel Victor. Caso contrário, não compreendo a aposta em Jardel.

Jorge Ribeiro, Zoro e Shaffer seriam as restantes dispensas impensáveis de manter por mais uma época que seja. Mário Rui e Fábio Faria deveriam ser emprestados a clubes de primeira linha nacional para analisarmos a possibilidade de regressarem à Luz... ou não. Já João Pereira seria desejável que também integrasse a primeira Liga, mas admito a manutenção na Liga Orangina, mas num clube com mais ambições que o Fátima.

Meio Campo - Com a chegada de Nuno Coelho, temo a saída de Javi Garcia ou Ruben Amorim, principalmente este último, que já esteve com um pé no Genova no defeso passado. Se o ex-FCP tem capacidade para substituir o Ruben, já não estou tão seguro que seja suficiente para o espanhol. Airton penso que se deverá manter pois trata-se de uma boa alternativa e um jovem em crescimento. Ainda assim, face à entrada de Nuno Coelho, ou Amorim ou Airton terão que sair - eu preferia que fosse o brasileiro, mas penso que será o português.

Fernandez chegou para a ala esquerda e penso que será uma alternativa válida a Nolito, esse sim um jogador que pode estar mais perto da velocidade e repentismo que precisamos na ala, libertando de vez Gaitan para a sua posição - a de Nº10 - que poderia ficar vaga se facilitarmos a saída de Aimar para a Argentina, como o próprio gostaria, dado que a fragilidade física e o passar dos anos não nos permitem tirar mais do mago argentino. Se ele ficar, não é um peso pois é um jogador de grande qualidade, mas se sair alivia a folha salarial e tiramos mais partido de Gaitan, onde continuará a alternativa de Carlos Martins e que eu apostaria em Miguel Rosa para reforçar esse sector de ataque.

Falta então a ala direita que, à data, se encontra orfã de soluções, pois Salvio não é do SLBenfica e custa 8M, um valor que até é acessível para um jogador de qualidade. Ainda assim é importante haver uma alternativa dentro do mesmo registo de repentista e jogador de velocidade, que C.Martins e Amorim não o são. Um sector a reforçar com uma alternativa jovem, com potencial e sem custo elevado se apostarmos em Salvio. A minha escolha: Urretaviscaya.

Filipe Menezes, Yebda, Balboa, Eder Luis, Fillipe Bastos e Adu deverão ser vendidos/dispensados a título definitivo. David Simão, Yartey, Leandro Pimenta, Lassana Camará e Elvis deverão rodar em equipas da primeira liga (Marítimo, Paços, Guimarães, etc.), sendo que os três últimos poderão ainda justificar a Liga Orangina.

Ataque - O que pode parecer uma situação de largo excedente, pode afinal não sair. A saída de Nuno Gomes parece inevitável com JJ no comando e temos que ser honestos e não discordar. Penso que ainda seja cedo para funções de direcção no Clube, pelo que firmaria um acordo para tal com início em 2012/13, permitindo-lhe usufruir de um último grande contrato. Mantorras deverá também sair e como não tenho memória curta, não vejo vantagens na sua permanência na estrutura do Clube. Cardozo deverá sair pelos motivos de "fim de ciclo de ouro" que indiquei acima. Restam Rodrigo, Kardec, Jara e Saviola a quem se parece juntar Mora, manifestamente insuficiente até pela juventude de todos, excepto Saviola. Weldon seria obviamente um jogador a dispensar/vender, assim como o jovem Mora deveria ser emprestado na Primeira Liga em Portugal, para se adaptar - até porque vem a custo zero. Com a entrada de Rodrigo, um jogador de qualidade, Kardec perde espaço e também ele ganharia com um empréstimo na Primeira Liga.

Importa, portanto reforçar a posição de ponta-de-lança "matador" com um jogador com Killer Instinct que se juntará a Rodrgio e, desejavelmente Nelson Oliveira. Nomes? Confio na prospecção, mas creio no quadro actual ser esta a posição mais exigente em termos de investimento se sair Cardozo e se mantivermos Salvio na direita.

Em resumo, considerando como válidas as aquisições já tidas como certas e a custo zero e considerando as saídas de David Luiz, Coentrão e Cardozo - às quais juntaria Aimar, Sidnei e admito a de Amorim (dada a entrada de Nuno Coelho), resta ao Benfica juntar a estes Salvio e um ponta de lança matador.

Dos emprestados incorporaria Urreta para alternativa a Salvio, Oblak para alternativa a Roberto e ainda Rodrigo. Da formação Nelson Oliveira e Miguel Rosa.

Plantel GB (26 jogadores): Roberto, Oblak e Moreira; Maxi, Wass, Luisão, Jardel, Roderick e Miguel Victor, Taiwo e Carole; Nuno Coelho, Javi, Airton/Amorim; Gaitan, C.Martins e Miguel Rosa; Fernandez e Nolito; Salvio e Urreta; Rodrigo, Jara, Saviola, Nelson Oliveira e "TBD".

Além dos custos com os prémios de assinatura destes jogadores, aposto nuns 5M€ de custos, restaria 8M€ para Salvio e nunca menos de 8 a 10M para o substituto de Cardozo. Pouco mais de 20M€ de investimento para receitas que estimo ficarem quase na marca dos 100M€ (Cardozo 20/25M; Coentrão 30M; David Luiz 30M, Sidnei 5/6M€, Amorim cerca de 8M€ e Aimar ??). Haverá, portanto, motivos para apoiar e elogiar esta estratégia da SAD, assim seja possível complementá-la de forma adequada, como referiu e muito bem o Vermelhusco.

Haverá seguramente opções muito discutiveis como as vendas de Aimar e Sidnei, que penso ter justificado acima porque tomaria essas opções. A venda de Amorim não me agrada, mas temo-a por raramente jogar na sua posição, o que pode deixar-lhe algum descontentamento, e pela entrada do Nuno Coelho.

Por último, com o elogio à antecipação nas contratações, pede-se agora a mesma antecipação para a colocação privilegiada dos jogadores que merecem atenção nos empréstimos para a próxima temporada, por forma a jogarem regularmente. O mesmo se aplica às dispensas, de modo a que não se entrem em cedências desesperadas, com custos respectivos para o Clube.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Escandaleira das Antigas...

 ●  10 comentários  ● 
Conhecem o Jorge Gomes, certo? O tipo para quem o FCPorto é a sua nação e que é funcionário do SLBenfica na qualidade de olheiro.

Atentem, pois ao texto abaixo do nosso companheiro Far(away) no Blog EternoBenfica:

Este é um daqueles casos, que nos devia envergonhar a todos... quanto mais os nossos dirigentes. Na foto a direita, está o jogador paraguaio de 17 anos José Morales, avançado que aparece vestido com uma camisola do Benfica, curiosamente. Vamos ao facto bizarro deste pequeno conto...

Jorge Gomes, olheiro do Benfica, foi enviado ao Paraguai na prospecção de jogadores para o clube, tendo em vista sobretudo o objectivo de encontrar um lateral. Encontrou este miudo, e como o Benfica está cheio de jogadores para a linha da frente, o que faz ele? Comunica-se com um contacto do Sporting, para que ele possa ir prestar provas a Alvalade. E teve sucesso, pois o jogador viajará no dia 23 de Janeiro para se mostrar a Paulo Sérgio. Não acreditam em mim? Então vejam com os próprios olhos, acedam a este link:


Destaco em especial esta passagem:

“En realidad vino un ojeador del Benfica, Jorge Gomés, pero ellos tenían lleno el cupo para delanteros, necesitaban un lateral clase A, entonces él se comunicó con un contacto del Sporting y conseguimos que vaya a prueba, pero creo que quedará, pues tiene nivel, buena altura y algo esencial: goles”, confesó Ferreira."

Isto é um escândalo, um olheiro nosso a dar dicas aos nossos adversários directos. Concerteza deve ter ganho alguma coisa com isto... uma futura comissãozita quiçá? Que será preciso para correr com este senhor do clube, o mesmo senhor que tem um passado sombrio no Futebol Clube do Porto? Quantos mais jogadores, terá que "oferecer" aos nossos rivais?

Talvez aos poucos se vão compreendendo alguns desvios de jogadores para Norte do país!!!!!

preparar, desnortear ou aproveitar?

 ●  16 comentários  ● 
O que está a acontecer no Benfica? Em Janeiro já temos:
Wass (DD), Nuno Coelho (MD), Nolito (ME) e parecem juntar-se ainda o Rodrigo Mora (AV) e Taiwo (DE). 5 contratações para a próxima época que se juntam a Elvis, Jardel e Fernandez para esta época, são 8 jogadores novos e esta época ainda nem acabou.

Se eu olhar para o plantel actual, são 26 jogadores. Se juntar estes oito são 34 jogadores e se juntar o Rodrigo são 35, porque espero que 6 milhões de patacos não sejam para andar emprestado durante épocas seguidas.

E já nem estou a contar com Oblak, Urreta, Miguel Victor, Ruben Lima, Jorge Ribeiro, Yebda, Balboa, Zoro, Shaffer, Eder Luis, Fillipe Bastos e ainda os putos da formação com potencial para integrar a equipa como o amigos do GB e do Vermelhusco, o Miguel Rosa, Yartey, Nelson Oliveira e David Simão ou mesmo Mário Rui. Deixo depois de fora ainda alguns outros jovens também estão emprestados como o Lassana Camará, Carvalhas, Romeu Ribeiro, João Pereira, Adu, André Soares, Leandro Pimenta, e outros.

Assim de repente para 2011/12 já levam 35 jogadores mais os que acima disse: 35 + 11 (emprestados) + 5 (jovens com potencial), são ao todo 51 jogadores. E o número vai continuar a crescer. Por isso só pode ser:

1. O Benfica vai ganhar juizo e varrer do plantel jogadores como Julio Cesar, Luis Filipe, Fabio Faria, Cesar Peixoto, Sidnei, Airton, Menezes, Weldon, Mantorras, Urreta, Jorge Ribeiro, Yebda, Balboa, Zoro, Shaffer, Eder Luis e Fillipe Bastos (17 jogadores) e enquanto coloca ainda em equipas de qualidade e onde sejam utilizados Miguel Victor, Ruben Lima, Miguel Rosa, Yartey, Nelson Oliveira, David Simão e Mário Rui (7 jogadores) e ainda empresta em Portugal ou pelo menos na Europa também Jara, Kardec, Airton e Elvis (4 jogadores), num total de 28 jogadores (um plantel inteiro).

2. O Benfica prepara-se para vender David Luiz, Coentrão, Amorim, Maxi e Cardozo, a juntar à saída do Nuno Gomes, o que ia ser a estratégia mais suicida da história do futebol, por isso não acho possível.

3. O Benfica sem dinheiro nem crédito, vai ter que vender jogadores e fecha as contratações de jogadores em fim de contrato já em Janeiro e seja o que Deus quiser e o Jesus puder escolher entre tantos medianos jogadores.

Eu gostava que fosse a primeira opção mas acho que se calhar acabará por ser uma mistura das três, o que é um porcaria.

Só mesmo o Ricord...

 ●  2 comentários  ● 
Paulo Ferreira????? Não gozem comigo...nem com os restantes Benfiquistas...

Benfica 5 Olhanense 0 O regresso do rolo compressor?

 ●  8 comentários  ● 
Com jogatanas destas podem vir as "bolinhas frias" todas no sorteio e o Porto que fique com as "quentes" que hoje o Pinhalnovense deu-lhes agua pela barba!

O jogo de hoje comecou aparentemente umas horas mais cedo com a compra de Jardel a empresa de detentora do seu passe, a Traffic. Consequentemente o jogador nao jogou hoje. Mesmo que nao agarre lugar no Benfica (como contratacao em si, acho inutil pois estamos cheios de centrais) ao menos foi uma boa jogada de bastidores.

Quanto ao jogo em si o Benfica entrou praticamente com a equipa titular, apenas com Airton e Julio Cesar no lugar de Javi Garcia e Roberto. O jogo foi facilmente controlado pelo Benfica, pois o Olhanense apresentava-se apatico e o resultado dilatado do marcador ao intervalo e um indicador disso.
O Benfica deu espectaculo, voltou-se a ver Salvio e Saviola endiabrados e Cardozo esteve inspirado hoje. O primeiro golo e de levantar um estadio! Foi uma obra-prima.



Na segunda parte, o Benfica continuou a carregar e fiquei com a impressao que foi por pouco que o resultado nao era mais dilatado. Luisao marcou mais um golo (tem quase 30 golos no Benfica - o que para um defesa central e de assinalar) e Cardozo marcou outro belo golo para fechar o marcador.

No geral foi um bom jogo, viu-se uma equipa com ritmo, moralizada e pronta para o dificil jogo deste fim-de-semana contra a Academica. Com esta atitude eu ainda acredito que tudo e possivel no campeonato, ate porque os corruptos estao em pessima forma.

Positivo: Golos de Cardozo. Hoje foi um autentico artista! Pode so ter pe esquerdo mas que PE ESQUERDO CARALHO!!! Bom momento de toda a equipa. Confirmacao do bom momento de Salvio. enesimo jogo consecutivo de Saviola a marcar.

Negativo: cronica nojenta do Publico sobre o jogo.

O Benfica tem que ganhar as tacas este ano. E a jogar assim acredito que e possivel.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Jardel

 ●  8 comentários  ● 
Aí esta uma bela compra e feita como eu gosto , sem alaridos. Já acompanho este jogador desde o tempo do Estoril é rápido , forte, comanda a defesa, sai a jogar e joga muito em antecipação.
Só tenho pena que por trás desta noticia deve estar a saída de David Luiz , espero que seja só no final do ano para deixarmos o Jardel crescer e compreender a cultura do nosso clube.

P.S. Mais uma vez fica provado que o nosso jornalismo é mesmo excelente a quinze dias atrás veio em primeira pagina, noticia exclusiva Record que o trabalho feito com Roderick estava acabado e que este estava pronto para jogar em Janeiro .....

Jardel no Benfica!

 ●  5 comentários  ● 
Finalmente cumpriu-se o negócio profetizado, que tantas e tantas vezes se falou e Jardel finalmente assinou pelo Benfica!!!!!!!



 Ó alegria! Um goleador dos maiores do Mundo no Glorio.....


Hem? O Quê?...




Ah, esperem... Afinal não foi esse Jardel que foi contratado.
Foi este:


O Jardel defesa-central do Olhanense de 24 anos que tem brilhado no Campeonato. O outro é que agora deve andar todo tristonho.
Não sei que sentido é que faz contratar mais um central quando temos Sidnei, Luisão, David Luiz, Roderick, Miguel Vítor e Fábio Faria.
 Hummmm, a não ser que um destes vá sair agora em Janeiro... Pergunto-me quem será?...

No entanto, acho piada ao timing da contratação, antes de jogarmos contra eles para a Taça de Portugal e da Liga. Uma contratação com timing bem planeado? Os Mafiosos devem andar a espumar-se todos no Norte com o Isidoro se houver ajudinha logo á noite.

Contratações para a próxima época, Finanças e Fair-play financeiro

 ●  11 comentários  ● 
Depois de ler os últimos posts pelo Soubenfica tenho que dizer que discordo absolutamente dele no que concerne á contratação de jogadores a custo zero. Na minha opinião, essas contratações são úteis quando integradas numa política de gestão do plantel bem delineada. Obviamente, que não espero que todos os jogadores contratados a custo zero tenham sucesso mas o Benfica, apesar de tudo é dos clubes com mais sucesso na contratação de jogadores a custo baixo sendo David Luiz, Yebda, Ruben Amorim alguns exemplos disso.


As contratações de nomes sonantes, a haverem terão que ser feitas antes do ínicio do próximo campeonato por várias razões ao contrário das de custo zero que têm que ser feitas por antecipação á concorrência:
1 - Apenas após se garantir dinheiro para essas contratações;
2 - Após a saída de jogadores importantes da equipa titular. Na minha opinião, no final da época saírão dois destes 3 jogadores: David Luiz, Coentrão e Cardozo;
3 - De modo a galvanizar os adeptos para uma nova época com nomes novos de qualidade.
4 - Jogadores de qualidade só serão negociáveis no final da época, após os campeonatos pararem e nenhum clube estiver a lutar por objectivos.

Como tal, acho injusto a crítica á Direcção pela contratação destes jogadores. Acho que estas contratações demonstram um planeamento adiantado da próxima época por parte da estrutura técnica do clube. O que é um óptimo sinal de que já houve uma reorganização interna após o descalabro causado pela soberba e arrogância nesta última pré-temporada.

Acho que é de elogiar que dos nomes mencionados pela comunicação social (sendo alguns dados como garantidos), tenham todos várias características que acho que faltaram nas contratações feitas a época passada:
1 - São TODOS jogadores que jogam na Europa (Nolito, Nuno Coelho, Wass, Wendt, Taiwo);
2 - Apesar de jovens, são todos jogadores com alguns anos de experiência de futebol sénior e não com uma ou no máximo duas épocas (Nolito, Nuno Coelho, Wass, Wendt, Taiwo);
3 - São todos jogadores com experiência de jogo em clubes grandes e com massa adepta exigente nos respectivos países (Barcelona, Brondby - grande da Dinamarca, FC Copenhaga, Marselha e FC Porto na formação no caso de Nuno Coelho);
4 - São jogadores com experiência internacional, nas competições europeias (casos de Taiwo ou Wendt na CL e Liga Europa) ou nas selecções jovens ou principais dos respectivos países (Nolito, Nuno Coelho e Wass).

Como tal, estas contratações a custo zero parecem-me ser contratações diferentes dos "refugos" habituais neste género de contratações pois são jogadores formados e/ou habituados a jogar em clubes de elite e competições internacionais. Acho que os nomes de Nuno Coelho, Nolito, Wass, Taiwo (tenho preferência por este) ou Wendt são contratações boas.
Contudo, o Benfica precisará sempre de garantir um ou dois nomes sonantes na pré-temporada para assegurar um plantel equilibrado (que precisará de mais dois ou três jogadores de qualidade excepcional).
Mas a mim parece-me que se voltou á política de contratações implementada por Rui Costa na época de Quique e na 1ª temporada de Jesus.


Agora, uma questão que se coloca é porque é que se nota uma mudança tão radical na política de gestão do plantel do Benfica da temporada passada para esta?

Existem várias razões, sendo uma das principais de ordem financeira.

Ao contrário do que é divulgado o Benfica não está pujante a nível financeiro. Não só por má gestão mas pela própria conjuntura actual que tem um impacto nas taxas de juro e consequentemente no que o Benfica tem que pagar aos bancos. Segundo o relatório de contas consolidado da SAD, esta tem empréstimos no valor de 220 milhões de euros e os juros dessas originam um pagamento elevado de juros. Ainda para mais 52 milhões dos empréstimos vencem até Junho de 2011!

Tendo em conta esta situação é óbvio que não se podem repetir loucuras como investir 8,5 milhões de euros num guarda-redes e que inevitavelmente irão sair no final da época pelo menos dois destes jogadores da equipa titular por terem o maior valor de mercado: Coentrão, David Luiz e Cardozo.
E obviamente, que se precisa de avançar para contratações a custo zero!!

Outra das razões é que as novas regras de fair-play financeiro da UEFA entram em vigor em 2013/2014 mas as contas dos clubes na próxima temporada já terão impacto na avaliação que a UEFA vai fazer de quem participa nas competições europeias.
Os valores das transferências irão inevitavelmente descer após a implementação destas regras e será necessário fazer negócios de venda antes de estas regras entrarem em vigor. 

A mim parece-me que tudo isto está a ser altamente ponderado pela estrutura do clube e estas mudanças implicam uma ruptura com o passado que terá um impacto imenso no futebol europeu! É uma oportunidade de ouro para o Benfica quebrar o domínio dos Corruptos que dependem imenso das receitas de transferências milionárias mas para isso será necessário que seja seguida uma política de contratações criteriosa.

A escolha criteriosa de jogadores promissores a preço baixo (como estas contratações a custo zero que são de elogiar) e a promoção dos jovens valores no clube (Urreta, Roderick, Nélson Oliveira, Miguel Vítor, Airton, Kardec, etc) serão conjugadas com a venda de pelo menos duas das pérolas do plantel.

No entanto, os meus elogios a estas contratações estão condicionados pelos jogadores que chegarão na pré-temporada de 11/12. Será essencial evitar cometer os erros desta última pré-temporada e saindo jogadores importantes da equipa titular será necessário assegurar jogadores de igual qualidade para a equipa ao contrário do que se fez nesta última pré-época em que as saídas não compensadas de Ramires e Di Maria foram cruciais para o desequilíbrio no ínicio do campeonato!

Onde é que eu já vi isto?

 ●  2 comentários  ● 
O dia-a-dia do Benfica vende jornais e isso todos sabem! Todos os dias os jornaleiros «sorteiam» agora nomes para o Benfica. Nolito, Nuno Coelho, Elvis (afinal confirma-se que estava vivo), Wass, Wendt, Ziegler e agora Taiwo.

São sete jogadores num mês, que têm em comum o facto de virem todos ao abrigo de uma nova política de terra queimada e finanças secas na Luz: Custo Zero. Ou melhor, o falso custo zero, dado que transferências como as de Zoro (2 milhões de prémio) ou JVP para o Sporting (4 milhões de prémio) mostram bem que nunca são a custo zero e há muito empresário a mamar às custas destas «oportunidades».

Eu pessoalmente acho que dificilmente podemos contratar bons jogadores, ou melhor jogadores realmente diferenciadores, quando compramos a custo zero. Não há bom e barato, porque também não acredito que os outros sejam todos burros e o Benfica seja o único esperto. Se os jogadores fossem realmente mais-valias os clubes onde estão renovavam e pagavam-lhes por isso ou apareceriam logo outros clubes (ainda) maiores que o Benfica para se chegarem á frente.

Isso não quer dizer que estes acima não venham acrescentar algo ao Benfica. Para já os que se conhecem são criteriosamente escolhidos: médio esquerdo, defesas esquerdo e direitos... parece-me bem.

O Coentrão aparentemente estará prometido ao Real Madrid. Será que é desta que sai um jogador pela clausula? Qualquer negócio que não seja 30M à cabeça, acho que é um saldo de um jogador de topo. O David Luiz deve ter o mesmo caminho para Inglaterra.

No caso da posição de lateral esquerdo, o Benfica parece ter feito bem a mexida - Sai Coentrão por 30M e entra Taiwo (bom jogador) pelo prémio de assinatura. Bom negócio. Já a questão do David Luiz espero que venha a ser bem acautelada também.

Seja como for, tirando este nigeriano, acho que este «regresso ao saco de caramelos» não augura nada de bom para o futuro, mas mais do que isso deixa um clara mensagem sobre a qualidade e bom trabalho nas finanças da SAD, ou seja, um péssimo trabalho, senão isto não se passava.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vale a pena ter formação?

 ●  12 comentários  ● 
Tenho lido na maior parte da imprensa que o Benfica tem uma nova estratégia em termos de contratações ou seja, jovens a custo zero.
No domingo estava eu sentado e apoiar o meu Benfica quando vejo entrar Filipe Meneses e pergunto para mim será que não há melhor na formação ?

- Filipe Menezes é melhor que Miguel Rosa?
- Sidney é melhor que Miguel Vítor ?
- Kardec é melhor que Nelson Oliveira?
- César Peixoto é melhor que Mário R.?

Isto é alguns exemplos porque temos muito mais, Rodrigo ,Alípio, Eder Luís, Weldon....

Por isso acho que temos duas hipóteses ou continuamos como estamos a gastar dinheiro ( porque isso do custo zero é tanga todos nós sabemos que muitas pessoas ganham dinheiro com isso) e fechamos a formação , porque é estupidez estar a gastar dinheiro duas vezes.
Ou então apostamos na nossa formação e gastamos o dinheiro num ou dois jogadores que sejam mesmo estrelas e que venham marca a diferença.

What the Fuck! Sport Comissões e Benfica?

 ●  22 comentários  ● 
O Benfica está a negociar a contratação do médio-ofensivo Elvis, jogador do Paraná. O futebolista, de 20 anos, já treinou ontem no Seixal, sob o maior secretismo, e pode ser o segundo reforço de Inverno após o argentino José Luís Fernández.
O jogador, que no último ano esteve emprestado ao Botafogo, foi um dos principais destaques do campeonato de sub-20 brasileiro, tendo mesmo sido alvo de interesse do Chelsea durante um torneio realizado na Holanda. Elvis tenta agora convencer Jorge Jesus a dar-lhe uma oportunidade no plantel dos encarnados, havendo, contudo, a hipótese de o jovem atleta poder ser emprestado a um clube do principal escalão do campeonato português.
Apesar de se ter destacado no emblema júnior do Botafogo, o médio não conseguiu convencer o treinador do plantel principal da formação brasileira, que resolveu não accionar a opção de compra do passe que o clube do Rio de Janeiro tinha junto do Paraná, que detém os direitos desportivos sobre o médio-ofensivo até 2013.

do DN

O que é esta merda? Um jogador que o colosso clube mundial Paraná não consegue despachar, que o treinador do outro colosso Botafogo não quer, está em grande secretismo no Benfica?

(Corrigido) Puta que pariu os empresários que se andam a encher de dinheiro à conta do Benfica...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os melhores do mundo

 ●  9 comentários  ● 
Hoje foram os premios da FIFA para melhor do Mundo do futebol.
Nao havendo surpresas o melhor treinador do Mundo, quer se goste dele quer nao, viu o seu merito ser reconhecido pelo Mundo do futebol apos ter ganho tudo o que havia para ganhar na Europa ao leme de uma equipa em fim de ciclo como o Inter quando haviam imensas equipas com mais potencial, sendo o expoente maximo o Barcelona. Seria de uma tremenda injustica se Guardiola ganhasse o premio apos ter sido eliminado por Mourinho na Liga dos Campeoes quando dirige uma equipa vastamente superior ao Inter.

Indiscutivelmente, o melhor do mundo. Para mim nao pelo que alcancou no Porto, porque se nao tivessem havido as ajudinhas da fruta no campeonato interno nunca o Porto teria capacidade para fazer as campanhas europeias que fez, mas pelo que alcancou no Chelsea e no Inter.





Para mim a maior surpresa da noite foi a nomeacao de Messi como o melhor jogador do Mundo em 2010.
Embora ache que Messi um jogador do outro Mundo este premio e completamente imerecido.
Nao so a Argentina foi eliminada no Mundial e o Barcelona na Champions como nesta epoca Cristiano Ronaldo esta melhor que ele!
Na minha opiniao so dois jogadores deviam ter sido considerados para o premio: Sneijder e Xavi. Foram os unicos que alcancaram titulos internacionais, um a nivel de clubes e outro de Seleccao. Esta nomeacao de Messi e uma injustica.

Voltamos às coincidências?

 ●  4 comentários  ● 
Ontem falei-vos na transferência do Noddy e nas coincidências das "angariação de fundos" junto dos amigos russos do Mendes com a venda do Burro Alves para investir precisamente metade disso no Noddy já depois de Queiroz o ter desvalorizado com a ausência do Mundial.

Isto tudo, quando se prepara a habitual estratégia de última metade de campeonato em que o "apoiado do ano" pelo Sistema vai pé-ante-pé pressionando o SLBenfica e as arbitragens vão tentando tirar uns pontinhos cirúrgicos. Coincidências, portanto.

Hoje quando desfolhava ao jornal a Bola reparei na contabilidade dos clubes que este ano fizeram mais pontos e nos que fizeram menos pontos do que em igual período da temporada passada. Querem apostar nas coincidências? Cá vão elas:

Com mais pontos está o FCPorto, pois claro, e reparem agora no rol de amigos:
SportingCP + 4 pontos; UDLeiria +4 pontos; Olhanense +8 pontos; Académica +3 pontos (então o Villas Boas não era o maior????); Setúbal + 4 pontos; Nacional com os mesmos pontos; A única equipa que consegue lugar neste grupo de amigos dos corruptos é o Paços de Ferreira com o excelente trabalho do Rui Vitória.

Em sentido inverso, reparem: Marítimo (-3) com o preço a pagar pelo Kléber; Benfica (-3), pois claro mas também há aqui muita culpa própria; Rio Ave (-5) escolheu mal a quem vender jogadores; Naval (-7) nota-se bem o porquê de descolhas como o Mozer; e o Braga que passado o efeito Jesus, com a aproximação do Vieira ao Salvador e com outras prioridades no Dragão, lixa-se! Igual ao ano anterior está o Guimarães.

Claro que é tudo coincidências!

Felicidades Mozer!

 ●  1 comentário  ● 
Carlos Mozer estreou-se este fim de semana em Guimarães como Treinador da Naval 1º de Maio, equipa que ocupa o último lugar da tabela e que em 14 jornadas só tinha somado cinco pontos.

Será exagerado dizer que a equipa já tem dedo do Treinador, mas não será exagero dizer que foi uma equipa “guerreira” á Mozer.
Por tudo aquilo que o Carlos Mozer representa como grande Benfiquista e como grande símbolo do nosso clube, as maiores felicidades para ele e que nas próximas quinze jornadas só sinta a derrota por uma ocasião…quando jogar contra o seu clube de coração :)

Força Carlos Mozer!

Miguel Rosa

 ●  6 comentários  ● 
Parece que marcou mais um golo no Belenenses. Para quando a chamada ao plantel principal do Benfica?

Resultados das modalidades

 ●  2 comentários  ● 
Alem da vitória no futebol este tambem um fim-de-semana proveitoso nas modalidades para o Benfica.


No Futsal, beneficiando da derrota do Belenenses o Benfica ficou destacado na lideranca fruto da pesada goleada imposta ao vitoria dos Olivais. Os golos da vitória foram apontados por Joel Queirós (2), Anilton (2), César Dias (2), Davi, Pedro Costa, Gonçalo Alves e Arnaldo Pereira. A chegada de Paulo Fernandes para a posição de treinador parece ter trazido uma lufada de ar fresco para a equipa.

1. Benfica - 41 pontos/15 jogos
2. Sporting - 38/15
3. Belenenses - 38/15

No Hóquei em Patins, o Benfica goleou o Cascais por 14-3 (!) e continua sozinho na liderança do campeonato no que promete ser o regresso do Benfica ás vitórias para o campeonato nesta modalidade decadente. Porto e Oliveirense perseguem o Benfica.

1. Benfica 13 jogos/36 pontos
2. FC Porto 13/34
3. Oliveirense 13/32
4. Candelária 13/30

 No Vólei, o Benfica alcançou uma vitória muito suada frente a uma das boas equipas do campeonato batendo o Castêlo da Maia por 3-2. Graças a este resultado conseguiu manter a distância para o Vitória e Sporting de Espinho que perseguem o Benfica.

1. Benfica 44 pontos/ 17 jogos
2. Vitória de Guimarães 42/ 17
3. Sporting Espinho 41/ 17

No Basquete, aconteceu o único resultado negativo das principais modalidades amadoras com uma derrota frente ao Illiabum por 62-63. Devido a esta derrota o Porto isolou-se ainda mais na liderança e começo a ficar preocupado com a falta de regularidade da equipa no campeonato, isto quando apresentamos o melhor plantel do campeonato português. A ver se na fase de play-offs o Benfica consegue superiorizar-se ao Porto.

1. FC Porto 21 pontos/ 11 jogos
2. Benfica 19/ 11
3. Académica 18/ 11

Quanto ao andebol, não houve jogos este fim-de-semanadevido a particular da Selecção Nacional.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Benfica 3 UD Leiria 0 Carrossel Sul-Americano

 ●  17 comentários  ● 
Conforme foi deixado bem claro pelo GB no seu alerta aos benfiquistas, era essencial ganhar este jogo para manter distancias em relacao aos Corruptos e Submissos. Felizmente, esse objectivo foi alcancado contra um Leiria fraco e sem qualidade, o que me leva a interrogar como conseguem estar em 4o lugar a frente de equipas como Guimaraes e Braga.

O Benfica entrou bem no jogo controlando por completo a iniciativa e nao permitindo nenhumas veleidades aos leirienses. Saviola entrou completamente endiabrado no jogo e bem acompanhado por Gaitan, Coentrao e Salvio. Infelizmente, esteve perdulario ate ao momento em que marcou o primeiro golo num belo remate apos bola ganha de cabeca por Salvio a um defesa do Leiria apos centro de Gaitan. A brincar a brincar ja sao uns 6 jogos consecutivos a marcar.
No resto da primeira parte so deu Benfica, com uma defesa e meio campo que anulavam bem os leirienses e um ataque que tentou marcar mais golos mas que falhou num momento ou outro.

Na segunda parte, o Leiria entrou melhor em jogo e conseguiu atacar mais um bocado embora sem inspiracao e sem criar grandes lances de perigo enquanto que o Benfica entrou um pouco devagar. Contudo com o decorrer do jogo viu-se um Benfica em crescendo a criar lances perigosos com o envolvimento de Coentrao nas jogadas de ataque, um Gaitan bastante endiabrado a acompanhar Salvio e Saviola.
Cardozo la aqueceu e comecou a envolver-se mais nos lances de ataque e a estar envolvido nas jogadas de ataque. Fez um cabeceamento que era quase golo feito nao fosse a defesa por instinto do guardiao de Leiria - que teve uma noite bastante inspirada a salvar o seu clube de uma humilhacao. Posteriormente, esteve envolvido no lance do segundo golo, colocando a bola de cabeca mesmo a jeito de Gaitan que so precisou de empurrar num golo bastante merecido para o argentino. Nos descontos, chegou o tempo de Cardozo ser feliz e marcar o seu golinho da praxe apos passe de Jara que em apenas 10 minutos fez uma assistencia para golo (dificilmente se lhe poderia pedir mais). Incrivel como o paraguaio faz um jogo horrivel a nivel estetico, passa a primeira parte a dormir e mesmo assim faz um golo e uma assistencia!

A arbitragem nao foi das piores que vimos esta epoca, nem de longe o que me admirou e ha que deixar uma palavra de apreco ao Leiria que nao jogou com o autocarro a frente da baliza.

Positivo: o carrossel sul-americano.
Saviola - entrou endiabrado no jogo e abriu o marcador.
Gaitan - esteve envolvido no lance do primeiro golo com um grande centro para Salvio e marcou o terceiro. Bastante activo durante o jogo e ate se viu a defender. Nota-se que ja esta integrado nas rotinas da equipa. A jogar assim acredito que Fernandez nem tenha que jogar esta epoca.
Salvio - este jovem tambem esta a subir bastante de rendimento apos se adaptar a equipa. No entanto, acho que nos proximos jogos tem que ser trabalhado para dar mais apoio a Maxi Pereira.
Coentrao - ao seu nivel. Causou imensos desequilibrios.
Cardozo - jogo feio mas eficaz.

Negativo: sendo muito picuinhas: entrada fraca na segunda parte, falta de apoio defensivo por parte de Salvio e Gaitan, desperdicio de muitas oportunidades de golo.

P.S. - Gostava de deixar aqui os meus parabens ao Mozer que na sua estreia no campeonato portugues como treinador principal conseguiu levar a anemica equipa da Naval a ganhar a uma das melhores do Campeonato depois de se ver a perder.

Esta foi para (calar) o GB... ahaha

 ●  1 comentário  ● 



No post Alerta aos Benfiquistas (sobre 1º e 2º Lugares) o GB tinha alertado para a importância de não perder pontos em Leiria, numa jornada em que os lagartos foram empurrados para a vitória contra o mestre de obras do Vieira - António Salvador e o seu Braga.

A equipa respondeu à altura com uma boa exibição, sem ser brilhante, contra um adversário que confirmou as suspeitas que entrou com tudo para tirar pontos ao Benfica. Mais uma vez respondemos da forma certa: Quando queremos ser mais fortes, não há sistema ou arbitragens que nos incomodem.

É para GANHAR!

 ●  Sem comentários  ● 
Daqui a pouco entra em campo o Benfica num terreno altamente inquinado pelas águas residuais da corrupção, aos nossos um pedido:

Toda a motivação, toda a garra, toda a vontade, toda a mística, toda a grandeza! Ninguém nos pára!

Vamos mostrar que quem pactua com o sistema só tem mais a recear de nós! Vamos criar um inferno no estádio Magalhães Pessoa...para os visitados!

FORÇA BENFICA!

Alerta aos Benfiquistas (sobre 1º e 2º Lugares)

 ●  4 comentários  ● 
Não sei se apenas por estupidez ou mesmo por falta de inteligência, mas o que é certo é que eu nunca tinha pensado no alerta agora lançado pelo Inespugnabile.

Quem não se lembra da transferência do pequeno Noddy para o Dragay. 11M€ por 70% do passe do capitão e "carregador de piano" do Zbording? Um negócio em saldos, para os lados da Cedofeita.

E se atrás deste acordo estivesse o habitual "colinho" que caracteriza as relações entre os Corruptos e os Submissos?

Com vitória IRREGULAR de ontem, o Zbording ficou a apenas dois pontos do SLBenfica, numa semana em que vamos ao campo do Leiria, clube que retira os titulares para ver passar os Corruptos. Coincidências? Há muito que me habituei a não acreditar nelas no futebol português...

O segundo lugar deixa os Submissos à porta da Champions com a respectiva entrada de dinheiro fresco, o título dos Corruptos deixa o pequeno Noddy no radar dos clubes ingleses e a respectiva entrada de dinheiro para os Corruputos e Submissos - curiosamente têm agora cada cerca 30% do passe do Noddy.

É preciso não esquecer nesta equação a entrada de dinheiro que permitiu isto. A presença do Queiroz na FPF cumpriu o que foi preciso para valorizar estupidamente o Burro Alves junto dos amigos russos do Jorge Mendes e desvalorizar, pela ausência, o Noddy. Isto facilitou a transferência, à qual só faltou juntar o "circo" inventado pelo JEB sobre a falta de profissionalismo do Noddy. E o Queiroz, aguardem, que ainda vai ter o devido reconhecimento pelo Sistema...

Vamos a contas para veremos como saem todos a ganhar:

Venda do Burro Alves: 22M€
Aquisição do Noddy: 11M€ por 70% ("curiosamente" metade do recebido pelo Burro Alves)
Venda do Noddy ao fundo Mamers B.V: 4,125M€ por 37,5%
Entrada directa na Champions pelo primeiro lugar para os Corruptos: 10M€
Entrada na Champions pelo segundo lugar para os Submissos: 12 milhões - 7,1 milhões pelo acesso à fase de grupos, 2,1 milhões pela simples participação no play-off e cerca de 2,25 milhões pelos direitos televisivos, fora bilheteira e futuros resultados (cada vitória rende 800 mil euros).


Feitas as contas, a "operação FPF/Zbording" vale aos Corruptos:
Corruptos: 22M + 4,125M + 32% da futura venda do Noddy + 10M da Champions
Subsmissos: 11M + 30% da futura venda do Noddy + Milhões da entrada indirecta (12M)

Saem todos a ganhar e os Submissos, contando com esta "ajuda", ganham bastante mais do que ganhariam com a venda do Noddy para o estrangeiro.

Um exemplo do futebol corrupto português ou apenas uma coincidências? Veremos, pois se for um exemplo da porcaria onde vivemos, não tardarão a regressar as arbitragens que acalmaram durante uns tempos e que nos tirarão alguns pontos!

Voltar ao «Saco de Caramelos» por culpa própria

 ●  5 comentários  ● 
Depois de mais de 100 milhões gastos nos últimos anos e que nos renderam unicamente um título de campeão e três taças nacionais (uma supertaça e duas taças da liga) parece que as medidas de austeridade chegaram ao Benfica. Desnecessariamente, pois se tivesse havido inteligência e ponderação num clube com a dimensão do Benfica, isto nunca seria necessário:

Segundo o Record, acabou-se o dinheiro para aumento de custos com renovações e contratações. Ou seja, segundo essa notícia, as renovações dentro do possível não vão incluir aumentos e as contratações não virão com grandes contratos.

Para quem se lembra dos anos dos em que o Veiga andava por cá e se queixava que era muito complicado ir às compras com um «saco de caramelos» para oferecer aos jogadores, estamos perto de voltar a assistir ao fim dos investimentos. Para quem sabe alguma coisa de agricultura, estamos perto da seca porque sem semear, é muito complicado colher.

Esta situação já foi testada na altura do Veiga e teve resultados horríveis. Gastou-se praticamente 1/3 ou metade do que se gasta hoje em dia, mas era quase tudo mal gasto com o clube depois a ficar com imensos problemas para se ver livre dos jogadores contratados a custo zero ou a baixo custo.

Quando chegou Rui Costa e nos trouxe Aimar, Saviola, Reyes, Javi Garcia, Carlos Martins, Ruben Amorim, etc. os resultados ficaram à vista no ano seguinte. Contudo, há no Benfica uma mentalidade que o Miguel Góis ontem chamava de Doutrina Rui Costa, onde acreditam que os jogadores vêem para o Benfica porque gostam do clube ou porque acreditam que vale a pena ganhar menos para jogar no Benfica.

Nem pensar! Muito bem escreve o Miguel Góis quando diz «por que razão um argentino ou um bielorrusso insistiriam em vir para o Benfica, em detrimento de um outro clube português – para efeitos puramente teóricos, chamemos-lhe momentaneamente, sei lá, “FC Porto”? Porque ama o Benfica e tomou a decisão de perder uma fortuna de forma a regressar ao seu clube do coração, assinando um contrato em branco (...), Rui Costa não pode cometer o erro de pensar que há mais como ele. Não há».

Depois de Nolito, Nuno Coelho, a imprensa dá hoje a conhecer a contratação de Wass. Um extremo esquerdo/avançado do Barça B, um médio centro da Académica e um lateral direito do Brondby. São jogadores para posições que interessam reforçar, mas tirando o espanhol que parece ter qualidade para ser solução, vêem apenas para «ser mais um a ajudar», com este Fernandez que chegou agora.

Eu sei que não tenho o dom da escrita por isso quero esclarecer já que não estou contra a entrada destes jogadores que, pelo menos, não são Manducas, Manus e outros parecidos que chegaram nessas alturas. O que me deixa lixado é saber que andámos a gastar rios de dinheiro sem critério nenhum nos últimos anos, a troco de amizades oportunistas com os barões do futebol, que nos obrigam agora a regressar aos anos negros das finanças do Benfica, com a agravante de termos agora uma dívida enorme com os bancos e juros cada vez mais altos para pagar todos os anos.

Termino a responder ao desafio do GB sobre os reforços. Ele quer ver para o ano o Miguel Rosa e o Nélson Oliveira no Benfica e ainda fala nas possibilidades do Yartey (craque), Mário Rui, Oblak e outros.

Se o Benfica não deixasse sair o Cardozo e o David Luiz isso até podiam ser boas notícias. Até o Amorim me parece poder sair no final desta época, porque ele era a primeira escolha do Genoa para a posição que foi depois o maricas do Veloso.

Se essas saídas acontecerem, como me parecem financeiramente inadiáveis, não acho que haja espaço para serem os miúdos da formação a chegarem, porque não vai ser o Oliveira que vem substituir o Tacuara. Isso que o só era possível com uma política desportiva sustentada em que todos os anos as saídas estivessem já planeadas e os substitutos entrassem sempre no clube antes dos jogadores a vender saírem.

Mas como isso não acontece no circo que é a política desportiva do Benfica, não tenho esperança que venham os putos. E não me venhas com tretas porque se viu este ano com DiMaria e Ramires que não tiveram substitutos e já se tinha visto com o Simão que quiseram substituir pelo Adu e por um DiMaria que na altura cheirava a leite ainda e só foi substituido no ano a seguir pelo Reyes, só para dar três exemplos.

ranking