O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 8 de janeiro de 2011

Questões Pertinentes

 ●  7 comentários  ● 
Os últimos tempos de Sálvio no Benfica têm feito disparar a sua cotação no mercado internacional e todos os interessados já começaram a tomar posições de maneira a agarrar o jogador no final da época. O presidente do Atlético de Madrid veio reiterar mais uma vez a quase impossibilidade da sua permanência no Benfica. Agora eu tenho várias questões em relação a este assunto: o negócio de empréstimo do Sálvio ao Benfica em que nós comprámos 20% do passe é com clausula de compra certo? Se sim é com valor definido ou não? Será que os 25% do passe do Reyes não poderiam jogar aqui um papel?

Eu só respondo uma coisa sem conhecer mais pormenores, se realmente como o Sou Benfica disse o David Luiz sai-se do Benfica por 30M ou mais, de certeza que teríamos aqui o dinheiro que precisaríamos (e ainda sobraria muito) para comprar os restantes 80% do passe do jogador, só restando a opinião deste para validar o negócio. O presidente dos colchoneros só defende a posição do clube e dos seus investimentos, o Benfica só tem de fazer o mesmo pela sua parte. Temos uma palavra importante a dizer sobre o destino deste jogador!

Outra situação que como já referi aqui me enoja, é a situação da FPF. Todos sabemos que a federação não tem regulamentos segundo a lei, e que não deveria haver eleições até lá, mas segundo me parece (posso seu eu que sou um anormal) quem deveria tomar o assunto em mãos deveria ser o próprio secretário de estado do desporto Laurentino Dias e o seu gabinete, dissolver a direcção de Gilberto Madaíl, nomear uma direcção de gestão para adequar os regulamentos da federação ao que a lei estipula e então dar-se lugar aos candidatos e as eleições segundo os novos regulamentos.

Pelas noticias (poucas e muito sorrateiras) que vieram a público, só existe um nome que já demonstrou o seu interesse em candidatar-se e que tem apoios válidos, o presidente da Associação de Futebol de Coimbra, José Manuel dos Santos, mas ainda ninguém tem candidatura formalizada, isto a menos de 1 mês da data fixada para as eleições segundo os actuais regulamentos (5 de fevereiro). Adivinhe-se que instituição veio interpôr uma providência cautelar contra a federação e as eleições? A Liga de Futebol Profissional. Porquê logo a Liga? Terá alguma coisa a ver nos seus interesses na instituição maior do futebol português? Conto com uma opinião vossa, mas do que vejo, quem vai ficar a perder com esta novela vai ser novamente o futebol português, a andar com a cara na lama e ninguém a tratar de escorraçar dos corredores dessas instituições os "senhores" que se regozijam com esta situação.

Não pensam que o nosso clube devia tomar uma posição mais activa neste assunto? Lutar por um futebol português melhor não é lutar também por um Benfica melhor?

Acrescento que posso parecer a alguns repetitivo, mas quando toca a assuntos importantes nunca nos devemos cansar de alertar.

Ps: não dando credibilidade à noticia d'A Bola e do Record sobre o interesse do Benfica em Daniel Wass é realmente necessário ter um segundo lateral direito para fazer concorrência e para ser alternativa ao Maxi, Rúben Amorim é possibilidade para tapar buraco, mas não pode ser alternativa permanente, ele tem de jogar onde rende mais, a meio campo. Acho a contratação de um lateral direito mais prioritário até que outras posições que se tem ouvido mais (lateral esquerdo, médio direito)

Queres reforços?

 ●  16 comentários  ● 
Oh SouBenfica, se sair do David Luiz? Oh meu caro... alinho-me aqui com o Vermelhusco, DarthVader (e o Gandaia) para te referenciar alguns reforços para o SLBenfica nos próximos anos:

Balizato: Jan Oblak
Defesa Esquerdo: Mário Rui
Defesas Centrais: Roderick Miranda e Miguel Victor
Médio Defensivo: Lassana Camará
Médios Ofensivos: Miguel Rosa e David Simão
Médio Esquerdo: Ismahel Yartey
Ponta de Lança: Nélson Oliveira
... E tens ainda Urreta e Rodrigo

Tens aqui jogadores para o Jorge Jesus lançar durante as próximas duas/três temporadas, integrando dois/três jogadores por temporada para se constituírem alternativas de qualidade aos titulares.

Queres gastar dinheiro para quê?

Sondagem: E se David Luiz sair em Janeiro?

 ●  12 comentários  ● 
Um passarinho ia aqui a passar e conversou com outro que o David Luiz pode ser a solução para acabar com a instabilidade defensiva dos «blues» e o russo é gajo para se chegar à frente por ele já em Janeiro.

Eu por mim digo já que acima de 30 milhões acho irrecusável uma proposta por um defesa central. Só tenho um problema: Nem Sidnei, nem Roderick e muito menos Fábio Faria são alternativas para uma posição que o substituto do David já devia estar no plantel a crescer para entrar agora e parece-me que ainda nem existe, quanto mais estar a crescer.

Mas isto é tudo acautelado na maravilhosa política desportiva do Benfica que consegue a proeza de os três jornais no mesmo dia falarem do interesse novo do Benfica num médio direito. Amadores

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

E não é que não se passa nada?

 ●  5 comentários  ● 
No final do post de ontem deixei isto retirado de uma notícia do Público:

«Junto do sector financeiro apurou que a construção dos empreendimentos em Lisboa e Algarve foi adjudicada nas últimas semanas a um grupo de empreiteiros, onde se encontra uma empresa de um outro dirigente desportivo, António Salvador, que é presidente do Sporting de Braga desde 2003. Salvador é proprietário da Britalar, responsável pela construção do Centro de Estágios do Benfica no Seixal.»

E não é não se passa nada?

O braço direito do sistema e dos seus patrões anda de braço dado com o presidente do Benfica na vida pessoal/profissional e está tudo bem? Depois do Vieira a presidente com 24 anos de sócio dos Corruptos, isto realmente não é nada de especial.

Como podemos combatê-los no futebol, se precisamos deles na vida pessoal?

Mas a gente quer é Fernandez. Sim porque se fosse Fernandes já não prestava.

Fernandez apresentado no Seixal

 ●  8 comentários  ● 
José Luis Fernandez foi esta manhã apresentado no Centro de Estágio do Seixal como o primeiro reforço de 2011 do Sport Lisboa e Benfica, tendo assinado contrato com o nosso clube até 2015.

É porventura o único jogador dos últimos anos do qual não tenho quase nenhum conhecimento e do pouco que vi, é impossível constatar se será ou não um reforço a curto prazo.

Que os sócios não peçam já que ele seja o Di Maria!

Rodrigo impressiona para conquistar Jesus

Avatar
 ●  8 comentários  ● 

Nesta altura do campeonato, Rodrigo até como guarda-redes jogava. Mas isso não foi preciso para dar nas vistas no Bolton Wanderers, clube a que está emprestado até final da temporada pelo Benfica. O avançado formado no Real Madrid marcou anteontem um golo fenomenal na partida frente ao Wigan, que acabou empatada 1-1. Foi o seu primeiro golo como profissional numa partida em que foi eleito o melhor em campo.

Pelos lados da Luz, o golaço não passou despercebido, apesar de O JOGO saber que Jorge Jesus não viu o desafio em questão. De qualquer forma, o treinador já foi informado e vai continuar, é garantido, a saber tudo sobre as "performances" do avançado, de 19 anos, que custou ao Benfica uma verba a rondar os 4,5 milhões de euros (e não seis milhões, como tem sido sempre noticiado). Durante o próximo mês, o pai do jogador, Adalberto Machado, virá a Lisboa para conversar com Luís Filipe Vieira e conta ter uma ideia dos planos do clube encarnado para o seu filho.

Se a ideia de Jorge Jesus e da SAD era colocar o atleta a rodar noutro clube para evoluir, o objectivo está a ser alcançado. Rodrigo é uma aposta de futuro e, apesar dos rumores sobre o interesse do Bolton em ficar com ele a título definitivo - e até de recompra por parte do Real Madrid -, muito dificilmente o Benfica deixará fugir um activo que se poderá transformar, a médio/longo prazo, numa galinha dos ovos de ouro. "O Bolton está satisfeito com o Rodrigo, mas o acordo é regressar ao Benfica", declarou ontem, a O JOGO, Adalberto Machado. E é certo que o avançado fará a próxima pré-temporada com a camisola do Benfica vestida.

O pai e empresário do jogador contou ontem, a O JOGO, o que o avançado sentiu depois do golo ao Wigan. "Ele disse-me que foi uma sensação indescritível. Até ficou em transe, deu-lhe uma branca, e demorou um bocado até perceber que continuava em campo e a jogar", contou. O avançado só pode falar com a autorização do Bolton [ver ao lado], pelo que foi o progenitor a explicar-nos o que vai nesta altura na cabeça da jovem promessa. "Ele ficou muito contente, mas sabe que ninguém vive de um golo. O Rodrigo só está concentrado em jogar com regularidade e em poder evoluir como jogador", disse.

De tal modo está empenhado que, na pequena cidade de Bolton, Rodrigo dedica-se apenas a treinar e descansar, fazendo, por conta própria, um trabalho extra de musculação para potenciar a velocidade e explosão. Nos poucos tempos livres, troca mensagens no seu Blackberry com Javi García, Luisão e Balboa.

in Ojogo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Salvador e efeitos de uma deficiente política de comunicação

 ●  6 comentários  ● 
às tantas isto já nem tem a ver com o departamento de comunicação, porque não acredito que estas coisas sejam da cabeça do atrasado mental do Rui Cerqueira.

Hoje o AVB apareceu na sala de imprensa com uma atitude mordaz e agressiva para com o Benfica. Esta atitude tem dois resultados positivos: 1. Mensagem para dentro do balneário deles que se viu atacado pelas «previsões» do JJ e pelas bocas dos jogadores que se mostraram contentes. 2. Mensagem para os benfiquistas, precisamente para provocar e conseguir que o ataquemos e que vamos esquecer que vão ser ajudados outra vez no fim de semana.

Até podia ser uma situação lixada, se não fosse o caso de nos termos posto a jeito:

«o F.C. Porto não vende com facilidade» em inicial ataque às vendas abaixo das clausulas sempre feitas na Luz e depois seguiu-se a boca aos orgasmos que o JJ tem por conhecer os jogadores do futebol brasileiro: «não passo os meus serões a ver jogos do Brasil».

Quando a questão é a necessidade de reforços, o gajo aponta outra vez ao desnorte e falta de critério de muitas das opções do Benfica: «Se o F.C. Porto tiver necessidade de ir ao mercado, irá fazê-lo de forma rápida e agressiva, sem mediatismos. O F.C. Porto tem alvos identificados há muito tempo. Não acho que vá acontecer uma novidade nesse aspecto».

Claro que o atestado de menoridade que o AVB recebeu do JJ não ficou sem resposta e: «Convém referir que nos últimos três jogos o F.C. Porto leva um score de 10-1 frente ao Benfica», a que se seguiu a desvalorização de JJ e das suas previsões face a um dado importante que é classificação: «Não posso comentar cada profecia do treinador do Benfica, os seus vaticínios. Acredito mais na nossa competência. Se a pressão externa existe para ele, para nós não, porque acreditamos naquilo que fazemos. Foi o nosso trabalho que nos conduziu aqui. O passado conta pouco e queremos crescer para o futuro. As mensagens do exterior servem apenas de entretenimento semanal»

Na minha opinião este atrasado mental limitou-se a ouvir uma missa qualquer antes de entrar para a conferência de imprensa para vir atirar sobre o Benfica. Do nosso clube tem que esperar agora, no mínimo, a integral exploração das suas fragilidades e ele tem muitas.

O Jorge Jesus já começou a guerra, mas não a pode travar sozinho, quando enfrenta uma organização com tentáculos até à imprensa que dá logo guarita e amplitude aos Corruptos. O Fernando Santos uma vez comparou o Porto ao Benfica dizendo que no seu clube do coração se sentia sozinho enquanto no outro lado se sentia apenas uma parte da engrenagem que funcionava como um todo e onde todos estavam e eram protegidos.

Enquanto o JJ for sozinho para a guerra, arriscamo-nos a que este cabrão venha gozar o prato.

Mas parece é que o presidente do Benfica está mais entretido com outras políticas: «Junto do sector financeiro apurou que a construção dos empreendimentos em Lisboa e Algarve foi adjudicada nas últimas semanas a um grupo de empreiteiros, onde se encontra uma empresa de um outro dirigente desportivo, António Salvador, que é presidente do Sporting de Braga desde 2003. Salvador é proprietário da Britalar, responsável pela construção do Centro de Estágios do Benfica no Seixal.»

Isto sobre uma notícia do Público que diz que o Vieira meteu o amigo do Pinto da Costa a enriquecer com os seus negócios pessoais.


MAS CLARO QUE O VIEIRA NÃO MISTURA O BENFICA COM OS NEGÓCIOS PESSOAIS, ISSO É TUDO MÁ LINGUA

Por favor alguem que responda!

 ●  Sem comentários  ● 
Estava eu sossegado a ouvir as noticias quando aparece um senhor com ar de louco e cabelo ruivo a falar!
Sinceramente não sei quem é senhor nem me interessa, mas de repente oiço que nos últimos jogos do Benfica-Porto que esta um score de 1-10 a favor dos homens do norte.
Acho que somos muito superiores e não devemos dar importância a quem não tem , mas também sou da opinião que alguém do Benfica devia responder a esse senhor que, o que nos interessa é o campeonato , que são trinta jogos contra 15 equipas e nesse aspecto neste momento somos os melhores ou seja :

O BENFICA É O CAMPEÃO DE PORTUGAL POR ISSO RESPEITO .

benficasempre

Equipa de Prospecção do Benfica

 ●  10 comentários  ● 
Previsível esta notícia! Ao contrário do GB acho esta novela do «Fujimori» uma palhaçada onde mais uma vez o Benfica monta o circo e abre caminho a outros clubes para fazerem as coisas, em silêncio e bem feitas. Até o director de comunicação do Benfica deu entrevistas a jornais argentinos. Lindo.

Era um jogada bem esgalhada. O campeonato está controlado e basta o Fernando Gomes fazer a parte dele que até os juniores do Porto podem ser titulares - basta ver quem foi nomeado para o jogo do fim de semana, depois de uma derrota!!!!! Por isso e num momento em que não houve Champions e o guito pode estar a escassear como se vê pelas vendas de percentagens de jogadores aos fundos de investimento, se o Porto vendesse o Falcão para Inglaterra (fala A Bola no Arsenal) e fosse buscar o «Fujimori» faria mais uma jogada que humilharia os dirigentes do Benfica.

Voltavam a aproveitar da nossa prospecção, depois de Alvaro Pereira, Falcão, James Rodriguez, etc., e faziam uma dinheirama para poder continuar a pagar aos árbitros, putas e outros incentivos à conquista do campeonato.

O Benfica não quer pagar 12 milhões pelo tal «Fujimori», como também não quis dar 6 milhões pelo Falcão. A verdade é que o Porto foi depois buscá-lo, numa percentagem inferior por 4 milhões (menos do que os tais seis que não quisemos dar) e tirou todo o partido desportivo deste jogador. Na prática, e usando alguns dos 30 milhões do Falcão para «lavar as mãos» ao manhoso do Passarella, o «Fujimori» podia muito bem chegar ao estádio do Ladrão por uns 7 ou 8 milhões por 70% do passe, por exemplo.

Aproveitavam-se da nossa prospecção/relações
Gozavam o Benfica
Enchiam-se de guito (o colombiano custou 3,9 por 60% + 1,5 que dizem ter gasto depois nos 40%)
Ganhavam o campeonato na mesma (porque está comprado)
Faziam a vontade ao colombiano que anda mortinho para ir embora

Ou então nada disto é verdade e o Vitor Serpa não gostou dos croquetes na Gala do Benfica e anda a contribuir apenas para espalhar nos benfiquistas o pânico de serem gozados mais uma vez.

Urreta

 ●  3 comentários  ● 
Começou a discussão sobre salvio em todo o lado, uns dizem que é um excelente extremo e que se deve já comprar o passe, outros dizem que é muito cedo e que fez apenas dois bons jogos, que é muito melhor a jogar a segundo ponta de lança, e os mais pessimistas tem medo que estejamos a dar rodagem a um jogador para depois ir parar ao Porto.
No meio disto tudo aparece o nome de Urreta, que na minha opinião esta a ser criado um novo D.Sebastião , qualquer extremo que se compre vem meio mundo dizer que não se deve gastar dinheiro porque temos Urreta, mas a pergunta que eu faço é quem é Urreta?
Num ano e meio de Benfica fez um excelente pré época no primeiro ano que esteve no Benfica, mas depois fez uma época muito fraca, fez 10 jogos e marcou um golo. Este ano foi emprestado ao Corunha e também não joga , será que são os treinadores que estão errados ? Ou será um bom jogador mas pouco regular?
Eu acho que é um bom jogador mas ainda tem muito que crescer por isso não arranjem outro D.Sebastião para o Benfica .....

P.S. Acho que o post do Soubenfica esta excelente no Benfica neste momento da mesmo para tudo e ninguém faz nada.

Benficasempre

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dá para tudo, menos para o que importa

 ●  10 comentários  ● 
O DarthVader e o GB vivem no mundo da Lua e o Vermelhusco ajuda a sonhar também.
O GB ainda antes das eleições da Liga andou para aqui indignado por suspeitar o que depois confirmou: O Benfica a apoiar o Porto no poder da Liga.

O DarthVader anda a reclamar há muito tempo a promessa do Vieira de por o Joaquim Oliveira no lugar, como se fosse possível.

Enquanto isso o Vieira continua a usar o Benfica para se recrear e deixar os amigos recrearem-se. Agora ofereceu casa ao Pepa no Caixa Futebol Campus, com prémio pela atitude tomada há uns anos quando virou as costas ao Benfica.

A verdade é que se o Varzim foi perdoado, se o Jorge Ribeiro joga no Benfica, porque não há-de o Pepa ter também um tacho? O cartão de visita do que ele tem para trazer aos nossos jovens é fantástico:


Se tivesses esses "tomates" (em tudo)...

 ●  14 comentários  ● 
"“Isto está acabado! Já não quero o Funes Mori!” Foi desta forma seca que na noite de segunda-feira, a meio de uma refeição no Hotel Sheraton, em Lisboa, Luís Filipe Vieira informou o agente Kia Joorabchian e os seus representantes na Argentina, Miguel Pires e Cristian Filipi, bem como o tio do avançado do River Plate, Walter, do desenlace do folhetim... adiantado em primeira mão por Record a 29 de dezembro.

Os quatro interlocutores do presidente das águias quase se engasgaram com o peixe que estavam a comer assim que escutaram esta curta, mas para eles bastante dolorosa, frase de Luís Filipe Vieira, atirada num restaurante que se encontrava deserto. De acordo com o diário desportivo argentino Olé, Kia Joorabchian ficou atónito, depois de se ter metido no seu avião privado que o trouxe de Londres a Lisboa para mais uma viagem de negócios.

Quase para morrer terá ficado, segundo o jornal sediado em Buenos Aires, o tio de Funes Mori, Walter, que viu a sua família perder 2 milhões de euros num estalar de dedos, verba correspondente aos 20 por cento que detém do passe do jogador.

O próprio Funes Mori, que naquela altura se encontrava na capital da Argentina, também terá detestado o desfecho do processo negocial, pois já estava a contar embolsar 4 milhões de euros por um contrato que, tudo assim o indicava, o ligaria ao Benfica até 2016."

Eu não estive lá, acredito que nenhum jornalista esteve, estranho por isso a forma detalhada como vem parar aos jornais. Ainda assim, sou o primeiro a concordar com este tipo de notícias e passo a explicar:

1. Se for verdade, mostra que o Presidente do SLBenfica não só soube defender os interesses do Clube (ops! da SAD que não serve para nada), como igualmente se mostrou muito superior aos interesses desses empresários corruptos e parasitas. O que não falta no Mundo são bons jogadores!

2. Se for mentira, mostra inteligência e a preocupação de "sair por cima" nesta novela que se arrastou durante meses e que deixou bem evidente que contratações através das primeiras páginas dos jornais, habitualmente dá em... jogadores noutro clube. Quando o jogador é bom, ou se fecha o negócio rapidamente ou se sai por cima, também rapidamente. Novelas? Não obrigado...

A parte que dá credibilidade à possibilidade de a notícia ser verdadeira, é que a origem é precisamente um jornal argentino, que na prática não teria interesse nenhum em deixar o "lado argentino" da história mal na fotografia.

Por momentos fiquei com uma pequena esperança que o SLBenfica, e em especial o regime presidencialista e totalitarista que se permitiu a Luis Filipe Vieira impor, pela primeira vez em 10 anos se assuma como uma entidade forte e capaz de enfrentar os "todo poderosos".

Será que é um sinal que podemos agora esperar um combate cerrado ao Joaquim Oliveira?
Será que podemos agora esperar capacidade de enfrentar o Sistema corrupto?
Será que é um sinal que vamos passar a ter uma política de comunicação mais agressiva e mordaz?
Será que é um sinal que finalmente vão por os interesses do SLBenfica à frente dos interesses individuais dos dirigentes e empresários amigos?

... Ou será que é apenas uma notícia do Record?

PS- Parabéns ao DarthVader pelo tópico Promessa "para Inglês ver", que demonstrou que ao contrário da maioria dos benfiquistas e do Presidente, ele não se esquece do que é realmente importante para o SLBenfica. Infelizmente, antecipo que será um assunto de menor interesse para os benfiquistas. "O que faz é animar a malta, o que faz falta é empurrar a malta...", pensará o Presidente sobre este tema...


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Promessa "para Inglês ver".

 ●  6 comentários  ● 
Chegados a 2011, venho finalmente fazer a tal pergunta que Luís Filipe Vieira com a sua promessa tão astutamente adiou... Onde pára a reunião de Orgãos Sociais que prometeu que se faria até final de 2010 para discutir os direitos televisivos? Será que realmente teria legítima vontade de a efectuar? Ou foi só para acalmar as hostes e "fazer esquecer" a revolta dos adeptos em relação a uma SportTV insultadora e aproveitadora da grandeza do Benfica? Será que custa deixar as amizades atrás dos sócios que alimentam o clube que dirige?


Neste mês de mercado de transferências aberto e em que quase todas as atenções estão viradas para as entradas e saídas de jogadores, eu não esqueço! Não esqueço do que diz para desviar atenções mas que depois não honra. E depois dos anos que já leva de presidência, já me posso dar ao luxo de dizer que conheço bem o que tem mais prioridade para si. Com isto posso afirmar, meto as mãos no fogo, que Luís Filipe Vieira mais tarde ou mais cedo aparecerá com o contrato com a Olivedesportos renovado, sem qualquer consulta aos sócios, e por mais 10 anos. Ninguém ficará revoltado na altura, esse dinheiro servirá para propagandear uma nova série de compras para um Benfica ganhador na Europa. Porque não disse logo? Se é assim está mais que desculpado!

As eleições para a FPF serão no próximo mês, mas não se ouve a menor notícia sobre o assunto nos media, muito menos candidatos. Esta montada uma campanha de desnotabilização deste acto que tem muita importância para o futuro do futebol português. Vejo nos corruptos um grande interesse que tudo isto passe o mais ao lado possível dos holofotes e o povo o veja como algo muito secante e fait diver em periodo de carnaval. Se toda a gente pensar isso das eleições da FPF, quem se iria preocupar com os candidatos que se lançariam ao cargo máximo do futebol português e nas consequências que teria a eleição de alguém que não defende a verdade desportiva? Espero que no meio deste silêncio todo a direcção do Benfica não esteja a pactuar com esta inanidade e que esteja a fazer o trabalho de casa, apresentando a seu tempo um candidato consensual e credível. Espero sinceramente que Luís Filipe Vieira leve no mínimo isto tão a sério como levou o Apito Dourado.

Sálvio está a mostrar nestes últimos jogos ao serviço do Benfica que tem qualidade para ter lugar no 11 titular e de entregar ao clube uma revigorada dinâmica ofensiva. Agora que isto acontece já veio o empresário dele a dizer que para o ano "dificilmente continuará no Benfica" ou o presidente do Atlético de Madrid a dizer que o quer de volta. Espero que Luís Filipe Vieira ao conseguir o seu empréstimo, tenha pensado em conseguir os préstimos de um jogador que se mostrasse as suas credenciais ficasse e fortalecesse o clube, nunca como um jogador que ao vir usaria o clube como meio de adaptação e de ganho de ritmo competitivo, para depois ir jogar ou para o Atlético de Madrid ou outro clube que o comprasse. O Benfica não pode ser muleta de outros clubes. Acredito que Sálvio tenha vindo com opção de compra e que esta como tal seja activada no final da época, aproveitando o Benfica assim o seu trabalho de desenvolvimento do jogador. É só uma questão de coerência sr. Presidente.

Finalmente espero que 2011 nos dê finalmente o Luís Filipe Vieira que todos queremos, um presidente que sabe quando tem de falar, que sabe quando tem de delegar a quem fale por ele, que sabe o que tem de fazer para controlar os ânimos e servir de exemplo aos subalternos, que nunca rompe uma cadeia de comando nem uma estrutura que tem provas dadas de funcionar, que sabe que apesar da aposta no mercado sul-americano temos bons valores na Europa e em Portugal, que sabe que não há amizades nem negociatas acima da prioridade chamada Sport Lisboa e Benfica.

Tem tudo para correr mal

 ●  9 comentários  ● 
Esta mania da adoração recente do avançado adaptado a médio direito Salvio, tem tudo para correr mal. Parece que não aprendemos com o «caso Rodriguez». Será que dois jogos a bom ritmo do Sálvio são suficientes para o olhar já com olhos de grande jogador, futura aquisição, etc.?

É um jogador que tem tudo para correr mal, como correu com o Rodriguez:
- Não é médio direito, mas sim um excelente segundo avançado móvel, como era na Argentina
- Não é jogador do Benfica, mas sim do Atlético de Madrid
- Ganha mais que o Aimar, que é o jogador mais bem pago do Benfica
- Custa 10 milhões (dos quais pagámos 2 milhões por 20%)

Não seria mais inteligente esperarmos para ver como ele faz o que falta da época, ver qual a possibilidade de o ver como uma alternativa ao Saviola? Quem não se lembra do início em grande do Cebola-Merda e que mais tarde deu em exibições apenas aceitáveis e que acabaram ao serviço de outro clube?

O Vermelhusco fez um excelente tópico: O defeso de Janeiro

O defeso de Janeiro

 ●  3 comentários  ● 
Com a chegada do ano novo chegou a possibilidade do Benfica fazer modificações no plantel que são necessárias desde o início da época. Existem várias posições que necessitam de ser reforçadas - extremo-esquerdo, lateral-esquerdo e médio direito - e é necessário manter todos os actuais jogadores no plantel até final da época.

Pelos vistos já chegou o primeiro reforço, Fernández, extremo-esquerdo de origem com 22 anos de idade proveniente do Racing. Este negócio parece-me ser inconsequente para o Benfica e não garante uma injecção de qualidade no imediato á equipa. Trata-se de (mais um) jovem argentino que vai precisar de um tempo de adaptação ao nosso futebol e que muito dificilmente dará um grande contributo á equipa nos jogos que faltam e que muito dificilmente tirará o lugar a Gaitán que nos últimos jogos tem subido bastante de rendimento conforme se vai adaptando á posição, esquema táctico e companheiros da equipa sendo para mim evidente que é um jogador que combina muito bem com Carlos Martins mas que é incompatível com Aimar.
Voltando a Fernández, o que este jogador para mim trás á equipa é a possibilidade de haver uma maior rotação entre os jogadores do flanco esquerdo pois as alternativas a Coentrão (que acabou o ano preso por arames fisicamente) e Gaitán naquele lado são basicamente inexistentes: César Peixoto desabou psicologicamente e Fábio Faria é jogador para o centro da defesa e não para lateral-esquerdo (além de precisar de subir os índices físicos) e custa-me a compreender porque raios se contrata um defesa central de raiz para jogar no flanco esquerdo!

Resumindo: Fernández não trás nenhuma garantia de rendimento elevado ao flanco esquerdo do Benfica mas é uma boa alternativa a Coentrão e Gaitán permitindo poupar estes jogadores. É um jogador jovem, com margem de progressão e cujo salário não será elevado. Não compreendo é porque o Benfica não é detentor do passe pois só custou 2 milhões de euros.

Na minha opinião, e se se confirmar a notícia de que o Benfica está á procura de um lateral-esquerdo, só posso aplaudir essa notícia pois é quase certo que Coentrão sairá no final da época. Como tal é necessário assegurar já alguém que seja uma alternativa viável a este jogador. Deverá ser alguém com qualidade e que faça a posição a um bom nível sendo que estes meses deverão ser de adaptação á realidade benfiquista.

Para além destas posições acho que a Direcção não devia desistir de procurar um jogador com características semelhantes ás de Ramires e Ruben Amorim: um médio que faça o lado direito, que consiga desempenhar várias funções no jogo e que dê solidez no meio-campo á equipa. Alguém que possa jogar a médio direito para jogos de exigência elevada e que seja para manter no Benfica por muitos anos.

Falando dos nomes que têm vindo a lume:

- Espero que Nolito venha para o clube, apesar de ser extremo-direito. É um jogador formado na melhor escola de futebol da Europa que só não joga na equipa A do Barça porque estes têm um plantel de luxo. É uma boa aposta: um jogador já formado num clube de topo mas ainda novo, adaptado ao futebol europeu, com qualidade técnica, que chega a custo 0 e cheio de motivação para provar que tinha valor para a equipa A do Barça. Só espero que esta contratação se confirme o quanto antes!

- Respirei de alívio quando li as notícias de que Vieira desistiu de Funes Mori. Não consigo compreender porque raio é que havemos de andar a valorizar jogadores cujo passe não iria pertencer ao clube. Embora possa compreender casos pontuais como o de Ramires o que é um facto é que se esses jogadores ganham demasiada preponderância na equipa principal saem inevitavelmente ao fim da 1ª época e a equipa acaba por se ressentir da perda de jogadores nucleares.
Não quero ver Funes Mori no Benfica nem morto, até porque o Benfica tem vários jogadores para a mesma posição, incluindo Nélson Oliveira que deve ser aposta firme para o ano.

- Também concordo com a contratação de Nuno Coelho por custo zero. Formado nas escolas dos Corruptos, é jovem e tem potencial podendo ser um bom reforço para o meio campo.

Agora resta ver o que vai acontecer até ao final do mês.

Lateral Esquerdo já contratado?

 ●  6 comentários  ● 
Pelas informações que tenho lido e ouvido, o Fernandez será se calhar uma solução que se adequará mais ao sector recuado do lado esquerdo. Se assim for, há vários cenários que se colocam:

- Contratámos um lateral esquerdo para lhe exigir que seja médio
- Contratámos um médio que será melhor lateral e vamos subir o Coentrão, perdendo o tal futuro melhor lateral esquerdo do futuro
- Contratámos um médio, ignoramos ou discordamos da adequação a lateral esquerdo e vamos avançar para mais uma opção para alternativa ao Coentrão

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Jorge Jesus

 ●  2 comentários  ● 
Ontem la fui eu ao nosso estádio matar saudades de um jogo do nosso glorioso, sinceramente acho que o Benfica fez um jogo aceitável e acima de tudo nota-se que o jogadores estão cheios de vontade de mostrar que o começo de época foi mesmo um percalço e só isso.
Eu não gosto muito fazer destaques individuais mas acho que salvio pode ser um grande "reforço" de inverno, é um jogador com otima técnica individual, tem um visão de jogo brilhante, não vira a cara a luta ,ajuda muito e defender e nos últimos jogos tem mostrado arte de goleador.
Pela negativa gostava de falar de Fábio Faria, a primeira contratação para esta época , mais uma vez provou que não pode ser defesa esquerdo, acho que é um jovem cheio de potencial a jogar não sua posição original que é defesa central, mas esta a fazer mal estar o ano inteiro parado devia ser emprestado para evoluir como jogador.
Mas o que mais me surpreendeu neste jogo foi Jorge Jesus , dei por mim na segunda parte do jogo a olhar para o banco e a pensar, o nosso treinador esta de volta .
J J passou o jogo todo de pé, a gesticular, a berrar, a pedir atenção a corrigir marcações , o que me leva a pensar que nos primeiros 4 jogos do campeonato tinhas la era um clone do nosso treinador e não o verdadeiro.

P.S. Fiquei feliz com o regresso de Moreira e não compreendo a não convocação de N. Gomes.


Benficasempre

Apertem com eles, porra!

 ●  2 comentários  ● 
O que acontece a gente sem inteligência quando se sentem "apertados"?
Cometem erros, pois claro!

Num momento em que eles sentem que o poder pode estar perto de cair à rua na FPF, que na Liga o projecto do Gomes pode ficar comprometido se não tiver o controlo da FPF, com o SLBenfica a encarrilhar contra as arbitragens e os adversários... a pressão vai começar a fazer-se sentir.

O que falta?
Falta agora os dirigentes do SLBenfica "saírem da toca" e apertarem com eles no confronto directo, como muito bem fez hoje Rui Gomes da Silva, até aludindo até à questão muito bem exposta n'O Antitripa sobre o parentesco do Garrido com o Benquerença.

Tal como referi no tópico do lançamento de 2011 (Desafios para 2011 by GB), é preciso minimizar os riscos e erros... e principalmente "sair da toca" no real combate ao Sistema Corrupto - a maior prioridade do SLBenfica, pois num futebol limpo e honesto, seremos campeões PORQUE SOMOS MELHORES!!!

Não tenham ilusões: Forçar a aprovação do Novo Regime Jurídico das Federações Desportivas (sem negociações ou excepções) e revalidar o título, será porventura o fim antecipado do Sistema Corrupto e possivelmente o início das desculpas do Giorgio di Bufas para ir viver para o Brasil com a puta que o acompanha como namorada, alegando "motivos pessoais" para se afastar do Clube da Fruta.

APERTEM COM ELES AGORA, PORRA!

PS- Alinhando pelo diapasão do GM no Antitripa, um grande apoiante da aposta na formação do SLBenfica, é hora de evitar vergonhas a que nos prestam alguns jogadores e começar a dar essas oportunidades à prata da casa. Porque não ainda em Janeiro trazer o Miguel Rosa e Mário Rui para o plantel e despachar os brasileiros e outros pinos que lá andam apenas a ganhar ordenado?

O Pereira a pôr-se em bicos de pés.

 ●  4 comentários  ● 
O Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga já se deve ter apercebido que tem as costas largas e agora anda a pôr-se em bicos de pés.
Não bastou avisar que só é enganado quem quer, o que no caso do Benfica até é verdade como consequência do apoio a Fernando Gomes para Presidente da Liga, como ainda desata a fazer ameaças ao Benfica: «há evidências que demonstram que esse tipo de comentários é desfavorável para quem os produz».
E bastou ver o jogo de ontem dos corruptos com mais um pénalti por marcar contra os Corruptos para nos aperceber-mos que as declarações de Jesus não provocaram o mínimo receio em ninguém. O que também não surpreende pois já está mais que verificado nesta época que a Direcção do Benfica é cão que ladra mas não morde, nomeadamente com o boicote não cumprido e as ameaças não cumpridas de faltar ao jogo com os corruptos caso não houvessem condições de segurança.

Embora tenha havido medo por parte da estrutura corrupta aquando do comunicado emitido pela Direcção do clube, o facto é que esse medo se desvaneceu quando toda a gente se apercebeu que aquilo não foi mais que ameaças ocas para satisfazer adeptos revoltados.

Depois admirem-se de até bestas rasteiras destas se atreverem a ameaçar o clube e a não mostrarem o mínimo respeito pelo clube! 
Admirem-se de assistirmos ás arbitragens que temos assistido no Campeonato!
Admirem-se que o Bufoso passe o tempo todo a gozar com o Glorioso em vez de se iludirem que ele toma o Benfica como uma ameaça. Custa-me compreender como certos benfiquistas ficam satisfeitos por ver Pinto da Costa gozar com o clube. São assim tão tapados?!

Que ameaça é que somos se não retaliámos quando somos prejudicados??? 
Que ameaça é que somos quando as estruturas do futebol português são dominados por pessoas ligadas aos Corruptos e a nossa Direcção incentiva isso???
Se não se cumpre as ameaças não se passa de um maricas (com respeito pelos maricas) que leva porrada de todos.

Está na hora de reagir a esta ameaça! Está na hora de alguém fazer algo, começando por apontar MAIS UM ERRO a favor do Porto e cair este indivíduo do pedestal que ocupa. Os Corruptos o ano passado declararam guerra á Presidência da Liga e fizeram cair o Hermínio Loureiro e o Ricardo Costa. Quero ver a Direcção do meu clube a fazer este ano o mesmo a esta BESTA porque o Benfica tem genuínas razões de queixa.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Benfica 2 Maritimo 0 Ano novo Habitos velhos

 ●  1 comentário  ● 
Apos um periodo de hibernacao de 14 dias, o futebol portugues comecou a despertar preguicosamente com a 3a competicao mais importante do nosso calendario: a Taca da Liga. No caso do Benfica, o regresso a actividade foi feito contra o Maritimo, que no campeonato nacional esta numa posicao abaixo das expectativas devido aos roubos escandalosos de que tem sido alvo (ainda mais escandalosos dos que o que afectam o Benfica).

Para este jogo Jorge Jesus decidiu dar minutos a varios jogadores do plantel que ainda tiveram poucas oportunidades de jogar nesta epoca e que mostraram que o Benfica tem algo que noutras epocas fez muita falta: uma segunda linha consistente que da confianca para serem alternativa em jogos de maior intensidade permitindo uma maior rotatividade do plantel. Obviamente, que nao espero que a equipa que entrou hoje em campo conseguisse vencer contra um Porto ou na Liga Europa mas individualmente qualquer um destes jogadores pode substituir pontualmente um dos habituais titulares.

O Benfica iniciou o jogo com uma defesa alternativa em que so David Luiz e Maxi Pereira, dos habituais titulares, jogaram. Moreira, Sidnei, Fabio Faria e Airton fizeram a vez de Roberto, Luisao, Coentrao e Javi Garcia tendo alguns deixado boas indicacoes. Gostei particularmente de Airton e Moreira que apesar de jogar pouco mostra sempre grande qualidade. Sidnei tambem esteve mais concentrado que noutros jogos. Quanto a Fabio Faria acho uma pena que nao se aposte mais neste jovem jogador na sua posicao de origem no centro da defesa.
Kardec foi uma nulidade e nota-se que a má exibição com Hapoel Telavive abalou-o bastante. É necessário resguardar este jovem e não o queimar por um ou dois jogos mal conseguidos pois potencial não lhe falta.

Na primeira parte, apesar de nao ter entrado bem o Benfica arrancou para uma exibicao solida a partir do golo de Salvio que entrou no ano novo como saiu do velho: com uma grande exibicao coroada com um golo genial. A continuar assim, a Direccao do Benfica tem que comecar a pensar em poupar uns milhoes de euros para bater a clausula de rescisao deste jovem jogador.
Gaitan tambem fez um grande exibicao bem como Carlos Martins, sendo que estes dois jogadores participaram na construcao dos dois golos do Benfica.
Saviola foi o rato do costume no lance do segundo golo e voltou a marcar contribuindo para a vitoria e ajudando a entrar no novo ano com a confianca em alta.

Na segunda parte, o Benfica diminuiu a intensidade do jogo devido ao abaixamento de ritmo de Carlos Martins, Gaitan e Saviola embora o resultado estivesse sempre controlado e a equipa procurou o 3o golo embora nao o tenha alcancado. Ruben Amorim e Jara entraram bem no jogo e envolveram-se bem na manobra ofensiva da equipa, enquanto Salvio continuou a dar show.

Esta paragem parece-me que pode ter sido benefica para o Benfica pois deu a oportunidade a equipa tecnica de equilibrar os indices fisicos dos jogadores bem como dar ritmo a jogadores menos utilizados.
Tambem me parece que os jogadores mostram motivacao para se lancarem numa perseguicao ao Porto na Liga e retomarem os habitos de vitoria da epoca passada. Resta ver se os Corruptos vao continuar a ser carregados ao colo pelas arbitragens, porque se assim nao for o Benfica facilmente os apanhara, isto se mantiver todos os jogadores neste defeso de Janeiro.

Taça da Liga, qual a sua importância?

 ●  1 comentário  ● 

Esta taça pode ser menos importante que o campeonato ou a Taça de Portugal, mas no caso do Benfica tem a prioridade de ser ganha como qualquer outra. Regressando as palavras ditas a poucos dias por JJ sobre a época transacta, "a vitória na taça da liga nos catapultou para o título", e muita razão tem ele nestas palavras, pois foi o que realmente aconteceu. Por isso este ano temos de usar esta taça da liga, como a passagem nas eliminatórias da taça de portugal, como catapultas para uma segunda metade de época demolidora, onde mostraremos aos corruptos que não são favas contadas, e que se querem realmente ganhar, vão ter de jogar ainda mais, ou roubar ainda mais.

Mostrem principalmente a nós benfiquistas que realmente merecem vestir o manto sagrado e que dão sempre tudo por ele, seja quem for que entre em campo! Comecem esta noite, com uma vitória sobre o Marítimo.

Começo de uma nova década

 ●  2 comentários  ● 
Ai esta o começo de uma nova década da vida do nosso clube , todos nós esperamos que seja muito melhor que a década anterior.
Eu prefiro falar numa espaço tempo mais alargado por todos nos sabemos que o nosso clube tem problemas muito graves que não se resolvem em 4 , 5 anos.
Nos cafés, blogs falasse dos jogadores contratados por preços exorbitantes que depois são emprestados (Rodrigo ....) , os negócios muito estranhos com o Atlético de Madrid,o porque da SAD do Benfica ser constituída por pessoas de outros clubes, as promessas falhadas, este novo acordo com a filial numero um do FCP , o apoio a Fernando Gomes para a presidência da Liga.
E Depois o Sr vieira vai a votos e ganha com 90% de votos e porque?
Porque todos nós que somos a maior força que há no pais andamos completamente a dormir e deixamos levar por promessas e conversa da treta. Eu nos meus próximos posts vou escrever sobre varias coisas que estão mal e que penso que os sócios deviam entrevir ou pelos menos questionar a direçao.
Porque esta na altura desta direçao ,a qual que todos nos devemos de estar muito agradecidos ( será?) começar o perceber que o Benfica é daqueles que vão a Vigo , ao Dragão , a Israel, a França , e que mesmo sofrendo algumas humilhações no domingo seguinte estão la a gritar " Mostra a tua raça o querer e ambição nos só queremos um Benfica campeão"

Desafios para 2011 by GB

 ●  1 comentário  ● 
Novo ano, hábitos antigos ou novo ano vida nova? Esta é a grande dúvida com que início 2011 no que diz respeito ao SLBenfica e ao futebol português. Não tenhamos ilusões: Ou o SLBenfica define prioridades, cerra fileiras e orienta a sua actuação em função dessas prioridades... ou não passaremos de um, outrora, grande clube que agora vai ganhando umas coisitas de vez em quando.

Não foi por acaso que coloquei a definição de prioridades antes da necessidade de cerrar fileiras. É impossível o clube unir-se em torno de si próprio, com todos os sócios e adeptos solidários com os objectivos, se continuarem a existir prioridades difusas, demasiado discutíveis e potenciais geradoras de divisões dentro do Sport Lisboa e Benfica.

Infelizmente, quando amanhã for ver a caixa de comentários, vou ler imensas vezes nomes de pessoas, seja para as elogiar ou criticar. Não é de estranhar! Estamos em Portugal, num país ontem um programa que onde se vê 20 saloios numa casa é lider de audiências, assim como um canal (TVI) que dá três novelas seguidas ou um jornal (Correio da Manhã) que enche 50 páginas de sensacionalismo, crimes de bolso, enfim...

Aos milhares de pessoas que compram o Correio da Manhã para saber a vida... dos outros, ou que passaram a passagem de ano a delirar com a vida... dos outros, pedir-lhes que não se sintam seguidores de um Presidente, Director ou Jogador do maior clube de Portugal... é no mínimo insensato.

Se mais de 1 milhão de pessoas estiveram coladas à televisão a admirar o António pastor da TVI, porque raio não hão-de seguir o SLBenfica olhando como a imagem do seu próprio Presidente. Curiosamente, ainda ninguém percebeu que aos Presidentes do SLBenfica acaba por acontecer, para os benfiquistas, o mesmo que acontece aos vencedores dos reality shows da TVI - depois de saírem, com o tempo passam a descartáveis e, sempre que necessário, culpados pelo presente.

Ainda assim vou arriscar e procurar apresentar o que acredito que deviam ser as prioridades para 2011, com a esperança que isso não seja lido com "nomes".

Prioridade ÙNICA - Não chega atacar o Sistema, é preciso extingui-lo

Não podemos continuar a fingir que os atacamos! A verdade é que cada vez que alguém enfrentou o Sistema e lhes ripostou na mesma moeda, o SLBenfica foi campeão! Foi assim como José Veiga (elevando o Clube), foi assim com Ricardo Costa (Cumprindo as Leis).

Eles sabem, como nós sabemos, que dois títulos consecutivos do SLBenfica serão, possivelmente, quase impossíveis de recuperar na estratégia da corrupção em Portugal. Por isso mesmo a forma leviana e amadora como a presente época foi preparada é demonstrativa da ausência de prioridades.

1. Gestão desportiva
Ter em 2010/11 um plantel mais forte não era "apenas" uma questão desportiva, mas sim uma prioridade absoluta para garantir uma época de liderança desportiva, com todas as consequências que isso implica para o Sistema Corrupto.

Como ficou provado no ano passado, quando o SLBenfica é forte em campo, não há arbitragens que nos parem, porque é muita gente a empurrar... é o tal andor, o rolo compressor, a arma letal que dizima tudo por onde passa.

Mas para isso acontecer é preciso não sermos amadores na preparação desportiva e não haver deslumbramentos pessoais ou as sedes de protagonismo que caracterizaram treinador e presidente no final da temporada passada. Não podemos ser pequeninos na hora de ganhar...

Na gestão desportiva é necessário "devolver" a liderança desse desígnio a alguém que realmente tenha conhecimentos comprovados neste segmento, com autonomia (e respectiva responsabilização) à margem do Presidente.

A aposta no mercado português e na formação tem que ser uma realidade, não só pelo menor risco e custos, como principalmente pela necessidade de ter jogadores que percebam o que é o SLBenfica.

Minimizar os investimentos de risco em jogadores sul americanos de qualidade duvidosa, equilibrando a aposta em jogadores estrangeiros e nacionais/formação, mas olhando para outros mercados de mais rápida e fácil adaptação, explorando igualmente o mercado dos jogadores de qualidade comprovada e com vontade de relançar a carreira.

2. Gestão Financeira
A crise está aí! Chegou para todos e a dependência dos bancos tornar-se-á a curto prazo algo de absolutamente nefasto para as famílias e empresas. O SLBenfica infelizmente incrementou bastante a sua dependência de empréstimos bancários e isso já se fez notar no incremento dos custos com juros.

Com avultadas receitas extraordinárias à porta, com a quase inevitável venda dos passes de Coentrão, David Luiz e Cardozo no mais tardar no Verão de 2011. O Benfica tem apenas 80% do passe de Coentrão, 55% do passe de David Luiz (20% Bertolucci + 25% Fundo) e 80% de Cardozo.

O SLBenfica não pode continuar a fazer investimentos de 40M€ ao ano, por muito altas que sejam a receitas. Com a crise à porta, é necessário ser cada vez mais criterioso nos investimentos, inclusivamente torna-se preferível investir na massa salarial para contratar um bom jogador a baixo custo de aquisição, do que investir vários milhões em vários jogadores que juntos não renderão tanto quanto esse bom jogador. Como já disse acima, é preciso minimizar os riscos... e os custos!

3. Política de Comunicação
Porventura um dos maiores pecados do Sport Lisboa e Benfica. Não acredito que seja um problema de incompetência do responsável deste pelouro, mas sim pela dificuldade que representa para João Gabriel tentar uniformizar a comunicação quando todos querem falar, quando todos querem ter protagonismo, quando todos consideram ter uma palavra a dizer.

Eu já aqui muito falei na Comunicação. Foram muitas ideias já aqui deixadas que não vou repetir e que são fáceis de aqui pesquisar. A ideia base que continua afastada do SLBenfica é a uniformização da comunicação a uma só voz, independentemente de quem fala e quando fala.

É preciso escolher os caminhos certos para fazer chegar as informações certas, no momento certo. Para isso é preciso os dirigentes, especialmente, começarem a colocar de parte serem estrelas de jornais e televisão. Como já aqui se disse: É importante que quem está no Benfica saiba que não conquistou os 32 títulos, mas sim apenas o 32º.

4. Direitos Televisivos e Olivedesportos
Todos sabem que Joaquim Oliveira, pela capacidade tem que se de fazer ouvir através do seu "império" da comunicação social, tem muito poder e importância na manobra de condicionar o Sistema. Qualquer amizade com este bastião identificado do Sistema é prejudicial para o SLBenfica.

Há dias, o António Oliveira dizia, zangado com o maninho (mas esta zanga não é como a do Baía e do Fernando Gomes), lá disse que a Olivedesportos é "o FMI do futebol português" e que o "o Benfica está engessado como os outros". Lá foi dizendo também que é possível encontrar outras formas de gestão desta temática dos direitos televisivos, deixando antever para médio prazo que vai desafiar o irmão nas suas fraquezas.

Reparem porque o António Oliveira nos chama de "engessados como os outros":
» Tem um contrato em vigor até 2014 - mas para ficarem contentes pensem apenas em 2013.
» Tem uma participação de 2,66% na SAD do Benfica
» Tem uma participação de 49,95% na Benfica Multimédia.

Em contas de merceeiro, para o mandar embora "só" da estrutura accionista do SLBenfica, temos que lhe pagar, a preços de mercado, mais de 2M€, a isto temos de juntar mais de 20M pelos anos de contrato que faltam - e nem estou a contar com indemnizações.

Se a Olivedesportos é o FMI do futebol português, o SLBenfica é o FMI da Olivedesportos... mas só estamos engessados por falta de coragem. É preciso apontar a duas acções fundamentais:
» "EXPULSAR" o Oliveira da SAD, comprando a sua posição accionista no SLBenfica.
» Excluir do contrato de Direitos Televisivos a gestão do Site Oficial e conteúdos multimédia, reservando-lhes apenas o direito sobre os direitos de transmissão em directo na televisão dos jogos do Sport Lisboa e Benfica.
» Renegociar o acordo com a Sportinvest durante o primeiro trimestre de 2010, revendo o âmbito, alargando o prazo para 2015.

A prova de que esta formula tem sucesso está à vista com a falência da TBZ. O SLBenfica assumiu o merchandizing directamente e hoje em dia lucra bastante mais com esta rubrica do que anteriormente com a TBZ. O mesmo poderá acontecer com a passagem da BenficaTV para a Benfica Multimédia e consequente exploração directa de todos os conteúdos multimédia do Sport Lisboa e Benfica.

O negócio dos direitos televisivos dificilmente sairá do Joaquim Oliveira enquanto se mantiver este Sistema corrupto em Portugal, pelo que a solução passa por limitá-lo a ser "apenas" um fornecedor/parceiro para as transmissões televisivas. O valor não serão os 40M que muitos falam, até pela revisão do âmbito, mas o SLBenfica tem capacidade para gerar muitas receitas complementares. Apontaria a um valor na ordem dos 12 a 15M€/ano neste enquadramento.

Ao ser comprada a posição de Oliveira na SAD e Multimédia e ao ser solicitada a revisão do âmbito da parceria, seria um sinal claro para o Sistema e para Oliveira da ruptura, deixando do lado dele a necessidade de diferenciar-se e potenciar a parceria com o SLBenfica, sob risco de em 2014 (ou 2013, como quiserem) o Clube ter melhores condições para um concurso internacional.

5. Acção Directa sobre a Liderança do Futebol Nacional
Para terminar, o Novo Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD). A agitação é mais que muita, pois a ideia do Sistema é claríssima: Dominar a FPF e a Liga de Clubes.

No caso da segunda, o SLBenfica fez o favor de estender a passadeira vermelha ao Sistema, aos olhos de todos e com resultados que se esperavam nefastos. Quando "acordaram", os dirigentes do SLBenfica tentaram evitar que a sua total ausência do processo de eleição de um dirigente para a Liga representasse a realidade: A insignificância do Benfica no processo de decisão do futebol nacional. E a solução encontrada não podia ser pior: reforçar a posição de Fernando Gomes.

No caso das eleições para a FPF, não deixo de acreditar que se preparavam para fazer o mesmo, mas desta vez muitas outras vozes se juntaram à do GB e o SLBenfica avançou timidamente avançou para a promoção de Fernando Seara. E timidamente é a palavra certa... pois continuam-se a passear feiras de vaidades nas Associações que tentam manter o poder, sob o silêncio de quem não é corrupto e gostaria de mudar o estado das coisas.

Curiosamente, é Laurentino Dias que aparece agora a dar a cara pelo Novo RJFD, defendendo-o bem e colocando o dedo na ferida, apontando responsabilidades e culpas a quem de direito.

É preciso agora que o SLBenfica faça parte da solução e não se limite e esperar. Fernando Seara, não sendo um bom nome, como seriam outros já aqui apresentados antes, é melhor que nada fazermos. Mas é preciso muito mais do que chutar um nome para que o mesmo tenha sucesso.

Ao SLBenfica cabe avançar com medidas, acções de reflexão, encontros entre todos associados da FPF e ser uma voz activa na mudança do Regíme Jurídico.

Pressionar para que a mudança se faça para o bem do futebol português, mas ao mesmo tempo avançar para a crítica directa aos que bloqueiam esse processo, nomeadamente as Associações do norte: Porto, Braga, Aveiro e Coimbra.

Juntamente com isto, é preciso também que o Sport Lisboa e Benfica una de novo o "Lobby da Capital", não de forma corrupta, mas de forma séria e honesta, procurando que a Capital (Lisboa) tenha de novo uma palavra a dizer no futebol nacional:
» Unir de novo os interesses colectivos do SportingCP e do SLBenfica contra a corrupção e poderes instalados.
» Intransigência perante a complacência da AFLisboa com os lobbys corruptos.
» Promoção e apoio na recuperação, em conjunto com o SportingCP, dos Clubes de Lisboa: Beleneneses, Altético, Barreirense, Oriental, Estrela Amadora, Odivelas, Alverca, etc.


Os desafios não são muitos, mas são ambiciosos. Estarão ao alcance, seguramente, mas serão estes os reais interesses de todos nós?

Vai ser um 2011 "para" o Benfica ou... "usando" o Benfica?

ranking