O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Meninos mimados ou "Pais" condescendentes?

. 12 comentários
O nosso glorioso foi campeão em 2009/2010, com todo o mérito e com "nota artística" (by JJ). O que se passou desde então na performance da equipa? Jogadores completamente devotados ao sucesso do clube agora salvo raras excepções estão displicentes e parecem desunidos enquanto grupo. Porque será?

Vou falar aqui no Porto, não das corrupções, fruta, viagens ao brasil...mas do que o porto sabe fazer bem, não é perfeito, mas é um bom medidor para o que vou falar...

O F.C.Porto foi tetra-campeão antes de o benfica lhe conseguir roubar o ceptro, um jogador ou outro iam saindo, outros entrando, mas a espinha dorsal da equipa sobreviveu sempre, e nunca ou raramente se viram palavras, gestos ou desempenhos de desagrado devido a não saírem para um clube de maior projecção a nível europeu(conquanto estivessem realmente interessados nesse desfecho)...Mantiveram sempre o respeito pela sua entidade empregadora, tal como os desempenhos desportivos.

O Benfica na pré-época foi um corropio de noticias, entrevistas, comunicados, desmentidos...além de jogadores com intenções de sair que vinham a público (Cardozo é o caso mais notório) e outros que as mostraram em privado aos dirigentes.

Porque será que o F.C.Porto ganha títulos atrás de títulos e a cabeça dos jogadores se mantém no lugar, além da performance desportiva? Porque será que ao contrário disso o Benfica não pode ganhar nada que já os jogadores pensam que são os maiores e que devem sair o quanto antes do clube porque ficar seria o estagnamento da carreira?

Será que os jogadores que o Benfica e o Porto contratam são assim tão diferentes a nível psicológico? Não creio...

O que difere são os dirigentes e o seu tratamento dos jogadores.

No Porto há uma linha definida, que nenhum jogador cruza, são regrados segundo uma conduta de comportamento, relação com a comunicação social, o que se pode discutir em público ou não, além do compromisso de enquanto estiverem ao serviço do clube de dar tudo pela sua entidade empregadora, sob pena de perder o lugar. São mantidos num regime psicológico apertado e recebem a doutrina do clube quanto a sua conduta (provocação, favorecimento por arbitros) e sobre a "mística"(fruta, corrupção, putedo). Podem ser alinhados num sistema corrupto, mas que admito que têm a sua eficiência.

No Benfica não há muito definido, os jogadores estão sempre a cruzar limites que deviam estar vedados, o seu desempenho na equipa esta directamente ligada a sua satisfação ou não com a sua manutenção no clube (o Benfica é muitas vezes visto simplesmente como um clube ponte para a europa), estão sempre a haver fugas de informação para a comunicação social ( e ai o assunto departamento de comunicação tem a sua importância obvia). Os seu rendimentos desportivos não são tão monitorizados como no Porto e isso leva a laxismos e displicências que raramente têm consequências.

Os dirigentes do Benfica têm de impor a sua vontade, e não ir ao sabor do vento das vontades dos jogadores, têm de implementar um código de conduta, de saber servir o clube( deixar a pele em campo) têm de dar a entender aos jogadores que se alguma vez levam a sua passagem no benfica como brincadeira ou férias, então serão postos de lado! Sem rodeios!

Os jogadores do Benfica são como meninos mimados que fazem o que lhes dá na real gana e saiem de casa quando lhes aprouver...os dirigentes do benfica são os pais condescendentes que fazem todas as vontades aos meninos e depois sofrem com as consequências da desobediência e do desrespeito...

Para quando jogadores no glorioso com sentido total da sua missão ao serviço do Benfica? Que nunca perdem motivação por muitos troféus que ganhem ao serviço do clube?

As Falácias do GB by RedMoon

. 2 comentários
Deixem a vossa opinião no tópico do RedMoon - o meu desacordo é praticamente INTEGRAL - que amanhã de manhã terei oportunidade de as rebater, uma por uma. RedMoon, parabéns pelo tópico!

Falácias que nem por muitas vezes repetidas, passarão a ser verdade

. 21 comentários
Falácia nº1:
O Benfica desaproveita as suas camadas jovens.


Já aqui escrevi sobre este tema mas, de facto, e isto parece-me consensual, todos os benfiquistas gostariam de ter mais atletas da formação no plantel principal, DESDE QUE, evidentemente, isso representasse um plantel ganhador. Este "desde que" é uma ressalva importante, porque se é para ser como no SCP e usar-se a bandeira da formação para angariar simpatias, fiquem lá eles então com os títulos das escolinhas e das simpatias, porque o que a realidade demonstra é que em Alvalade o score vai em três campeonatos nacionais em trinta anos!

O problema desta falácia criada em torno da formação do clube é que, para além de ser falácia, tem como objectivo apontar erros a esta direcção. O slogan que se quer passar é: O problema não está na falta de qualidade dos jogadores que saem da formação mas sim na direcção do clube que não aposta neles.

E tudo isto estaria certo se os factos sustentassem a tese. Mas não sustentam, ou melhor, para sustentarem a tese não basta apontar a falta de jogadores da formação no plantel sénior como uma realidade. É preciso sim dizer-se (e isso ainda ninguém fez), quem são os produtos das escolas do clube desaproveitados pelo Benfica nos últimos anos que se revelaram depois jogadores de topo em outros clubes. Desaproveitamento implica haver algo para aproveitar, e eu, por muito que puxe pela mioleira, só consigo lembrar-me de um nome: João Pereira, que por sinal até foi aposta do clube no futebol sénior, teve até algum espaço para crescer mas que teve o azar de ter pela frente um senhor chamado Miguel.

E fácil pois, vir aqui anunciar conclusões que os factos não substanciam, e invocar por exemplo que os jogadores que o Benfica tem emprestados a clubes menores nesta altura, nem nesses clubes jogam tanto como deveriam. Tudo muito certo mas, a pergunta que se impõe fazer é: então se são tão bons ao ponto de não jogarem sequer em clubes menores, iam jogar no Benfica? Ah sim, ficavam no plantel para aprender. Quer-se dizer, depois de 7 anos de futebol juvenil em campeonatos de competitividade zero, ficam ainda mais 2 ou 3 anos no plantel principal a treinar e a passar férias, e as pessoas acham que salvo raríssimas excepções, é desta forma que algum destes caloiros vai chegar aos 22 anos e ser jogador profissional de topo?


Falácia nº2:
O Benfica anda a vender jogadores ao desbarato, e por valores muito abaixo das cláusulas de rescisão


Isto a propósito da renovação de contrato de Fábio Coentrão, usada por alguns para tentarem atingir mais uma vez esta direcção, sob o pretexto de ser já uma venda anunciada para o próximo ano e por "míseros" 30 milhões de euros.

Voltemos mais uma vez aos factos, pois embora este seja um espaço de opinião, seria também importante que os factos começassem a sustentar as teses que se procura passar.

Quem são então os jogadores que Luís Felipe Vieira tem andado a vender ao desbarato? É que, que eu me lembre, em mais de 7 anos de presidência, só por 6 vezes LFV vendeu jogadores chave do plantel e, a maioria das vezes, porque estava já condenado a perdê-los:

- 2004, Tiago para o Chelsea por 12 milhões, depois de 3 épocas de Benfica, e isto porque Tiago ameaçou com a saída a custo zero no ano seguinte;

- 2005, Miguel para o Valência por 10 milhões, depois de 5 épocas de Benfica, resultado de rescisão de contrato unilateral;

- 2007, Manuel Fernandes para o Valência por 18 milhões, depois de 3 épocas de Benfica, e mais uma vez nas circunstâncias que todos sabemos;

- 2007, Simão para o Atlético de Madrid por 20 milhões + 5 milhões correspondentes a 25% do passe de Reyes, depois de 6 anos de Benfica, e que saiu por ser uma promessa pessoal do presidente a um jogador que há muito queria (e merecia) sair;

- 2010, Di Maria por valores entre 30 e 36 milhões, depois de 3 épocas de Benfica, venda de um jogador que antes de aterrar em Lisboa já havia dito que no ano seguinte ia para o Chelsea;

- 2010, Ramirez por 23 milhões, que saiu porque contratualmente LFV nada pôde fazer para o impedir.

Onde estão então essas anunciadas vendas ao desbarato de LFV? Estarão a falar de David Luiz, Luisão, Coentrão ou Cardozo, que já podiam ter saído por muitos milhões e que ainda lá estão porque a direcção se recusou a vender abaixo do valor que achava que valiam?

Se há coisa que os factos mostram é exactamente o contrario: mesmo em épocas não muito distantes, em que se entrava nos defesos quase sem dinheiro para gastar em reforços, manter os melhores jogadores foi SEMPRE politica desta direcção.

Isto a propósito do que ontem se ficou a saber. Ao contrário do que se tentou sugerir neste e noutros espaços, não foi por incompetência nem “Vieiradas” que a cláusula de Coentrão se manteve nos 30 milhões de euros. Manteve-se sim, porque o jogador/empresário se recusou a subi-la.

Deveria-se então não renovar contrato com o jogador?, poderão perguntar alguns. Pois, isso será sempre algo muito fácil de argumentar por alguém que não perceba que gerir um clube e pessoas não é a mesma coisa que jogar Football Manager. O Benfica fez com Coentrão exactamente aquilo que tinha de fazer: Pedir-lhe que ficasse mais uma época em face das excelentes propostas que recebera no defeso e da vontade que o jogador demonstrara em sair, prometendo-lhe eventualmente que na época seguinte, surgindo uma oferta de 30 milhões não lhe cortaria as pernas. Em retorno, aumentar-lhe-ia o ordenado para compensar um pouco o que o jogador deixou de ganhar por não ter saído já este ano.

Tudo muito claro, a não ser para aqueles que continuem a pensar que, apesar dos contratos assinados, é possível aos clubes manter jogadores contrariados e esperar deles rendimento máximo. Isto bem comparado seria o mesmo que Benfica, Porto e Sporting estarem interessados em Rúben Micael, e alguém achar que seria possível ao Nacional manter o jogador motivado na Madeira mais duas ou três épocas a jogar para sextos lugares, e que para o convencerem a fazer carreira na Madeira bastaria pagarem-lhe um ordenado ao nivel do FCPorto.

Ou alguem acredita realmente que teria sido possivel a LFV segurar Di Maria este ano, tal era a sua vontade em sair e, quando a proposta recebida era do... Real Madrid?

Inventar outro tipo de questões à volta desta renovação de Coentrão é, na minha opinião, mais do mesmo: usar todo e qualquer pretexto para atingir a actual direcção e, com algumas falácias à mistura, que nem por muitas vezes serem repetidas, passarão a ser verdade.


E mais um interessante post de GB no dia de hoje: O Mundial ou Resquícios do Mau Planeamento? Assumidamente nem sempre concordo com o que defende mas, sempre posts interessantissimos de ler.

O Mundial ou Resquícios do Mau Planeamento?

. 12 comentários
Não vale a pena esconder! O SLBenfica do ano passado nunca teria perdido o jogo de ontem e, pior, teria deixado o Schalke com uns 3-0 na Arena. E o SLBenfica do ano passado também não... falhava tanto.

Mas o SLBenfica do ano passado já não existe e não vale a pena chorar por eles. Sairam dois jogadores que muitos tentam justificar terem sido bem vendidos, mas para mim 25M e 22M€ por dois jogadores que entram para titulares de equipas de topo como o Real Madrid e Chelsea... é pouco! Se querem jogadores de qualidade para entrar para peças-chave, deveriam ter pago por isso.


Jorge Jesus, e muitíssimo bem, tem tentado "tapar o sol com a peneira", mas a verdade é que o Jorge Jesus dos 500.000€/ano não é o mesmo Jorge Jesus dos 2M€/ano. Em boa verdade, quem seria o mesmo? A verdade é que os 150.000€ entram todos os meses e o prémio de 500.000€ (merecido) já estão na conta bancária.


O ano passado Jorge Jesus tinha um objectivo pessoal de enriquecer pelas vitórias e um objectivo profissional de se notabilizar pelas mesmas vitórias. Este ano, em boa verdade, sem vencer absolutamente nada, ganhará sempre mais do que no ano passado.


Considero que Jorge Jesus terá sido excessivamente premiado no aumento. Deveria ter sido aumentado, é indiscutivel, mas não tanto. Ou, sendo, deveria tê-lo sido mais no prémio de desempenho do que no vencimento mensal, aliás os leitores do GB sabem bem que é esse o enquadramento salarial que defendo para o SLBenfica, de dirigentes a jogadores, passando pelos treinadores de todos os escalões e modalidades.


Com José Veiga, penso eu, montou-se um sistema de prémios que DISCORDO! Paga-se aos jogadores apenas no fim do ano um prémio previamente acordado pelos desempenhos. Eu defendo que os jogadores devem receber MENSALMENTE a parte correspondente desse prémio, em função do desempenho e das vitórias... e no final ter um prémio pela vitória no campeonato (necessariamente inferior ao que seria no caminho que está agora, pois os jogadores já vão recebendo uma parte ao longo do ano).

Mas este está longe de ser o único problema. Sendo um factor de clara falta de capacidade de compreensão dos jogadores de futebol - só um "louco" poderia vir este ano negociar o prémio acordado relativo ao ano passado... e acabar a pagar menos do que estava prometido, depois de ter honrado as contas com o treinador, com medo que este fosse para o FCPorto.

Os erros de planeamento estão, para mim, na base de ainda não termos visto o tal "super-Benfica" que no ano passado começou no primeiro jogo da pré-temporada e acabou só no último, independentemente de quem eram os jogadores em campo ou a competição em causa.

Jorge Jesus esperava muito mais da Direcção quando aceitou jogadores como Gaitan, Jara, Salvio ou quando aceitou a saída do Urreta. A expectativa de Jorge Jesus era que esses jogadores, a virem, chegassem como alternativas a jogadores como Simão, Quaresma ou Huntelaar, considerando as quase impossíveis de impedir saídas de DiMaria, Ramires e Cardozo.

Eu já provei no tópico GB, o Director Desportivo (LOL) que era possível trazer esses jogadores sem aumentar custos - antes pelo contrário - e era exactamente essa expectativa de Jorge Jesus quando no início da temporada afirmava: "Nós queremos contar com jogadores consagrados, que possam estar em dificuldade nas suas carreiras e queiram voltar a estar em grande. Depois há estes miúdos como o Fábio Faria, o Franco Jara e o Nico Gaitan, que têm de crescer com o treinador e com a equipa. São jogadores de risco".

Ora, se Jara, Gaitan e Faria (já nem me lembrava que é jogador do SLBenfica) eram jogadores de risco para substituir jogadores de top, o resultado NUNCA poderia ser bom.

Na impossibilidade de, por exemplo, substituir DiMaria... o tal "melhor lateral esquerdo do Mundo daqui a um ano" segundo Jorge Jesus, passou a ser... um interessante e muito bom médio ala esquerdo! Se a ideia é desvalorizar o jogador (apesar de ser dos que está com melhores performances), é uma boa medida.

Pelo caminho também já se relativizou a função e importância de Rui Costa em entrevistas à SIC, já se retirou agora o futebol de formação ao mesmo Administrador da SAD... talvez o único naquela equipa (?) de gestão que sinta realmente o SLBenfica como uma paixão.

Estes pontos não são de agora, mas merecem ser recordados para explicar mais uma vez porque determinadas ambições não têm lugar este ano. Penso que deveriamos canalizar todas as forças para o Campeonato Nacional porque definitivamente não temos equipa para ir longe na Europa (seja na Champions ou Liga Europa), pelo que deveriamos fazer o melhor possível, mas apontando acima de tudo ao Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Taça da Liga, na expectativa de no final da temporada haja a humildade de Luis Filipe Vieira voltar a emendar a mão e, para se proteger dos sócios perante uma época abaixo das expectativas, volte a entregar o futebol a Rui Costa - não que Rui Costa seja "o salvador", mas porque já está no SLBenfica (e não defendo "substituições a meio do jogo") e porque é inqualificavelmente melhor que Luis Filipe Vieira.

Sugestão: Porque não convidar Humberto Coelho para Presidente da SAD, entregar o futebol a Rui Costa e manter Luis Filipe Vieira como Presidente do Clube?

PS- Chamo a vossa atenção para um comentário de um adepto portista aqui no Blog:
É assim que vocês querem ganhar o campeonato e ir longe na champions??? Por amor de deus...só vos vejo aqui a culpar o peixoto, e o magnifico futuro melhor defesa central do mundo(lol) David Luiz que já enterrou em mais golos do que o Peixoto?? O Benfica é uma sombra da equipa que foi na época passada...uma manta retalhada que tapa de um lado, destapa do outro..sem um banco que suporte os momentos menos bons dos titulares! Treinador e jogadores sem garra! Mas claro isso não se pode dizer...o culpado disto tudo é o Olegário, o Xistra, o Paixão...o Porto...enfim o Sistema!
E sabes o que é engraçado nisto tudo DarthVader...é que eu sou do F.C Porto e já vi este filme no meu clube no ano passado...exactamente igual, deficiente preparação da equipa com contratações de merda...Valeri's´, Prediguer's, Orlandos sá's e outros que tal deixando posições chave por culmatar, pensando que o penta estava no papo, culpar jogadores esforçados mas que não sabem mais..Mariano (sim é o nosso César Peixoto) e desculpar os amuados Bruno Alves e Meireles que enterravam jogo atrás de jogo...e no fim culpar as arbitragens...o Ricardo Costa..os Tuneis! Agora faz um exercicio...pega nisto tudo que eu te disse em relação ao Porto do ano passado e compara com o Benfica deste ano!!! Pois é...dá que pensar!

Triste isto e' muito triste demasiado triste

. 5 comentários
Ao fim de muitos, muitos meses (ja' lhes perdi a conta) vi um jogo do Benfica sentado no sofa', em frente 'a televisao num canal de piratas, e nao num qualquer canal pirata atraves do computador. Pequenos prazeres que resultam de estar por uns dias no continente certo. Pena que nao valeu de nada.

Custa-me dez vezes mais ver a equipa perder um jogo em que mostramos no campo que somos melhores do que ve-los perder quando simplesmente nao chegam. Como ontem, em que andamos ali a ameacar uma tareia aos gajos, para acabarmos com os queixos partidos, deixa-me quase doente.

Outra coisa que me deixa doente e' ver aquele Luis Filipe que joga do lado esquerdo. Nao se arranja uma lesao qualquer que o deixe fora de combate ate' ao fim da epoca, ou coisa assim? O Coentrao pode fazer (e faz, de cada vez que o outro tambem joga) de defesa e medio ao mesmo tempo, e assim evita-se muita asneira. Esse Luis Filipe da esquerda ontem parecia patrocinado pela Brisa. Aquilo era uma auto-estrada para quem quisesse. Os alemaes ate' desistiram de atacar pela esquerda a dado momento, tal a simplicidade de processos do outro lado...

A terceira coisa que me deixa doente e' ouvir os sonhos do treinador em publico, e assistir a pesadelos em campo.

P.S.: percebeu-se para ai' aos cinco minutos de jogo que o 'arbitro nao marcava faltas. Valia mesmo a pena continuar a insistir em jogadas em que o nosso jogador acaba emparedado entre cinco alemaes? E se o arbitro nao marcava faltas, havia algum problema em usar os nossos fisicos mais avantajados para devolver o tratamento aos gajos, ou tinhamos mesmo que fazer de anjinhos?

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

É a Champions, meus amigos!

. 17 comentários
Para os que desconheciam, desde o arrepio da música incial até ao final do jogo todos os detalhes contam e muito frequentemente os erros (por incapacidade ou, como aconteceu, por infelicidade) dão quase sempre em golos dos adversários.

Roberto (atenção à chamada de destaque) e Luisão não mereciam! O jogo foi bom... mas não chega! Talvez agora entendam a chamada de atenção a Jorge Jesus em As Renovações e os Erros.

Sou só eu que acho o David Luiz um... jogador diferente (para pior)?! Infelizmente a culpa não é dele. Recordem o tópico: Leitura Obrigatória

Treinador de Bancada - Schalke 04 vs. Benfica - As Escolhas

. 6 comentários
A equipa escolhida foi a seguinte:

E se fosse o Roberto? Jogos desta semana

. 4 comentários
E se fosse o Roberto a sofrer este frango o que é que os media deste País miserável iriam escrever sobre ele?
Já estive a ver o que os media andaram por aí a escrever e mal mencionam o frango do Felipe. Certo que não custou 8,5M € mas isto prova que há um certo histerismo sobre o Roberto e um aproveitamento dos jornais para vender papel.

Agora quanto aos jogos desta semana:

Na minha opinião esta é uma semana crucial para um eventual "descolar" da equipa em termos anímicos. Já venceram alguns jogos e estabilizaram psicologicamente e agora existe a oportunidade de motivar os jogadores e de lhes dar a confiança necessária para voltar a praticar o futebol entusiasmante da época passada (e neste aspecto acho que as revisões salariais com algumas das pedras basilares da equipa são bastante adequadas nesta fase).
Algo de essencial num momento em que tentativas de destabilização abundam (ou alguém acredita nesta noticia quando a Direcção está a rever os salários do David Luiz e Luisão sem lhes mexer também nas cláusulas?).

Hoje á noite vamos defrontar uma equipa muito poderosa do Campeonato Alemão, que tem um dos ataques mais temíveis da Europa. Está a atravessar um mau momento neste inicio de época, algo que tem em comum com o Benfica mas tem jogadores com a qualidade para superar este mau momento como Raul, Huntelaar, Rakitic e Jurado entre outros. Definitivamente uma equipa muito superior ao Hertha que apanhamos á 2 anos e que também estava nos ultimos lugares da Bundesliga na altura.
E convém lembrar que o Benfica parte para este jogo com um handicap muito forte de nunca ter vencido um jogo na Alemanha! Será desta que matamos o borrego? Temos equipa e jogadores para isso mas já me dou satisfeito com um empate pois nestas competições empatar fora é um óptimo resultado.

Quanto ao jogo do fim-de-semana vamos enfrentar a Equipa B dos corruptos. Uma equipa que sem a ajudinha dos árbitros na Europa mostra o seu real valor! Depois de mais uma derrota pesada os jogadores estarão de rastos mentalmente neste fim-de-semana e o Benfica tem a obrigação de ganhar e humilhar esta gente. Se não houver roubos como o do Olarápio em Guimarães isto será facilmente atingido.

Esta semana é crucial. Um empate na Liga dos Campeões é um objectivo mínimo e uma vitória no Campeonato é obrigatório se queremos continuar a sonhar com o título (é horrível usar esta expressão á 6ª jornada).

E para quem tem amor á camisola: as camisolas do nosso embaraço.
E será que há mais um jornaleiro apontado ao Porto? Espero bem que sim, pois pode ser que entre alguém isento em seu lugar na estação pública.

As camisolas do nosso embaraço

. 1 comentário

Eis que encontrei duas criticas muito pertinentes em dois blogs, a propósito da imagem do SLBenfica depois da polémica da TMN, onde teve que ser a pressão dos sócios a fazer barulho e que valeu pelo menos para tirar aquele azul das paredes exteriores da bancada TMN no Estádio da Luz, assim como dos muretes do interior da mesma bancada. São dois textos que não são da minha autoria mas que aqui vos deixo:

Por sistema não gosto de fazer compra de roupa na internet, mas o principal motivo da minha apreensão ao adquirir esta camisola é saber que parte das receitas da Adidas vão para o Benfica...

Mas depois fiz algumas pesquisas, e comparando a realidade económica dos países que a titulo de exemplo aqui exponho (e apenas falo de grandes clubes - apesar de praticamente nenhum ter a minha preferência no país de origem - excepção ao Marseille) sinto-me roubado pela Adidas. Os 70€ que pagamos pela camisola do Benfica ano após ano é uma roubalheira. Em Inglaterra alguns clubes apenas mudam de camisola de duas em duas épocas devido à pressão dos adeptos, mas mesmo assim ano após ano as marcas (sobretudo as grandes como a Adidas e a Nike) apresentam camisolas com ligeiras alterações (não me refiro obviamente à nova do SLB, completamente diferente) , com apresentações pomposas que procuram rentabilizar camisolas de baixo custo, feitas no terceiro mundo, a custos baixíssimos para depois serem vendidas a preços exorbitantes aos habituais consumidores ocidentais…
Eu sei que o Mundo é mesmo assim, e não tenho qualquer teoria utópica para o mudar…

… no fundo no fundo o que me lixou mais foi ter mesmo aquele rectângulo (seja de que cor
for) a lixar uma das mais bonitas camisolas do Benfica dos últimos anos… e a inércia de uma Direcção que não consegue ver isso... e também me lixou bastante a explicação da loja da Adidas da Luz para o facto do escudo na camisola do Benfica que é vendida ao público em geral estar na manga errada (ao contrário da dos jogadores): "Os patrocinadores têm muita força no Benfica"...

Portanto… e pela módica quantia de 20 e poucos euros… disponham… Aqui. A minha já chegou.
in "Comprem Meninos Comprem" no Blog VelhoEstilo Ultras

*********************
Três clubes patrocinados pela Adidas com templates e equipamentos semelhantes.
Saint Etienne, Dinamo de Kiev e Benfica.
Porque razão gostamos tanto de passar estes sinais de amadorismo em coisas tão simples como a colocação dos nomes?
Vá lá, façam esse favor...
in "Alguém me Explica" no Blog ChamaGloriosa
(NDR SouBenfica: Se o patrocinador da Liga não é usado na champios, porque não põem o nome no sitio certo?)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Hugo Gilberto apontado ao FCPorto?

. 9 comentários
Depois de Rui Cerqueira ter deixado a RTPN para integrar o Dpt. de Comunicação do FCPorto, Hugo Gilberto parece ter ficado com intenção de seguir os mesmos passos do ex colega.

Quem tem visto a RTPN e Trio d'Ataque sabe do que estou a falar e hoje houve mais uma demonstração desse serviçalismo reles e porco feito pelo Hugo Gilberto. Desde provocações a Jorge Jesus e Roberto, quando a sua função impõe distanciamento e imparcialidade... até um quase colossal acordo com as palavras de Pinto da Costa sobre os campeonatos dos túneis.

A RTP merece ser massacrada de criticas a esse amador anti-codigo deontológico dos jornalistas.

Peço desculpa por esta chamada de atenção que se impunha e, como muito bem lembra o DarthVader, é hora de "Matar o Borrego"

A falta que fazem as arbitragens... (Parte II)

. 1 comentário
Braga 0 - Shaktar 3
Quando não há a ajuda dos amigos do Giorgio... dá nisto!
Siga o que interessa em:
"Matar o Borrego"

"Matar o Borrego"

. 2 comentários
Esta época já vimos que vai ser extremamente difícil. Temos todos ou quase todos os factores contra nós e se pensarmos bem, veremos que isso influencia e muito a parte anímica e mental dos jogadores e equipa técnica.

Quando a imprensa fala num "super-porto" é um Porto que além de ter os "factores" a seu favor, isso principalmente lhes dá a tranquilidade necessária para atacarem cada jogo com a convicção que no fim o placar do resultado cairá sempre a seu favor, e isso ajuda a jogar mais nos limites e a arriscar mais.

Falou-se no início do grande salto anímico que a vitória sobre o Benfica deu ao Porto, e é mais que certo que foi assim, foi o trampolim que lhes faltava para eliminar o fosso que os separava de nós.

Agora temos de ser nós a criar condições para que tenhamos a força mental para encarar o resto da época com pensamento positivo e certezas sobre as nossas qualidades. E nada melhor para isso que quebrar um enguiço.

O "borrego" alemão é gordinho e está bem alimentado!

O Benfica nunca ganhou em território alemão, no ano passado tivemos uma oportunidade flagrante de terminar esse jejum, mas foi desaproveitada. Este ano voltamos a ter essa oportunidade, o Schalke 04 esta numa fase terrível, e o seu meio campo e defesa estão com um desempenho próximo do catastrófico, é o jogo certo para fazer história, balancear o Benfica para uma grande campanha na fase de grupos da liga dos campeões, e ganhar o tal balanço anímico para jogos muito importantes que estão próximos no campeonato nacional, nomeadamente o jogo com o braga e mais tarde o jogo com os corruptos, que serão decisivos para definir se teremos uma cartada a jogar ou não em relação ao título nacional.

Posto isto, temos de encarar este jogo de forma muito seria! Penso que JJ não vai descurar essa parte e colocará em jogo uma equipa mais virada para neutralizar o forte ataque dos alemães, e depois aproveitar as fraquezas do seu meio campo e defesa.

Precisamos de uma defesa compacta, por isso estou a pensar no César peixoto para a posição de lateral esquerdo, ficando o resto da defesa inalterada, colocar Rubén amorim ao lado de Javi garcia no meio campo, para desfazer o meio campo alemão, Coentrão na ala para os ataques rápidos pela linha para romper as linhas defensivas, e Aimar a distribuir jogo para Saviola e Cardozo.

(o meu onze inicial já foi exposto no tópico do Pjsimões, Treinador de Bancada: Schalke 04 vs Benfica)

Penso que isso nos dará as melhores hipóteses de "matar" este "borrego" e de termos uma grande jantarada que nos balançará, espero, para 8 meses de rolo compressor!

ps: Jardel vem hoje na capa d'O Nojo a dizer "O Porto só perde se jogar muito mal", e ele bem sabe, tão bem como nós, porque...

E não deixem de ler o tópico do Vermelhusco, Não ganharam o campeonato dos túneis

As Renovações e os Erros

. 18 comentários
É muito difícil, pelos vistos, aprender a lição. Já deviam saber que para mim não há imaculados e apesar de gostar do trabalho do Jorge Jesus, quando tem que "levar nas orelhas"... leva. Jesus deu uma entrevista ao site da UEFA e... entusiasmou-se! Eu até compreendo que a alta roda da Europa seja a ambição de sempre de Jesus e poder agora estar um pouco entusiasmado a mais quando se vê a dar entrevistas à UEFA e a falar sobre a Liga dos Campeões.

Mas acima das ambições do novo milionário Jorge Jesus estão os interesses de quem lhe enche - e com mérito - a conta bancária todos os meses. Sobre este propósito, diga-se que sou defensor que Jorge Jesus seja bem pago, que seja enquanto treinador, um projecto de médio e longo prazo no SLBenfica e que os sócios saibam resistir à tentação de ver nele o elo mais fraco que a Direcção não hesitará em usar se algum dia as coisas estiverem a correr mal. Ele não é, definitivamente, o elo mais fraco. No que diz respeito ao futebol, será porventura, o mais forte, mas não só, também no que diz respeito às finanças é quem mais valorizou activos do Clube em menos tempo.

Já deveria ter ficado como lição de Jorge Jesus que a ambição desmesurada dá sempre maus resultados. A humildade que fez unir a equipa na temporada passada, tem contrastado este ano com uma "cagança" exagerada que é verdade que empolga os adeptos, mas também faz os jogadores perder a lucidez e... se algo correr mal, multiplica por 10 o tamanho da asneira.

Posto isto, considero absolutamente UM ERRO este tipo de entusiasmo e, pior, que os profissionais do SLBenfica continuem a ir mal preparados para este tipo de posições públicas, deixando estes momentos entregues à criatividade de cada um dos profissionais, sejam jogadores, treinadores ou dirigentes. De uma vez por todas é preciso aprender a comunicar... se não sabem, pelo menos aprendam a copiar.

Por falar em comunicar, ontem ficámos a saber o que o SouBenfica chamou de renovação esquisita porque manteve a clausula de rescisão nos 30M€, quando teria sido uma boa oportunidade para a aumentar. Entretanto, nos comentários, houve já quem se conformasse com a saída do jogador e afirmando que 30M€ já seria muito bom.

Definitivamente, se calhar mal habituados pelas inabilidades do Presidente para vender bem, já nos conformamos com tudo: Já aceitamos que o Fábio Coentrão, porque é bom vai sair já no final da época; Já aceitamos que o Fábio Coentrão saia por perto de 30M porque seria dos mais caros laterais do Mundo... enfim.

Pois deixem-me que vos diga que, tal como vinha advogando desde o final da temporada passada (quando estes assuntos se resolvem - mesmo que só se formalizem publicamente num momento que "interesse"), a clausula de rescisão do jogador deveria MESMO ter subido, na minha opinião, para valores na ordem dos 45M€ e explico porquê:

1. Desde já para evidenciar ao próprio jogador que há muito para conquistar no SLBenfica. É certo que terá ambições de jogar em equipas de topo, mas trata-se de um jogador jovem e que pode ainda conquistar muito antes de chegar a essas equipas... e chegar lá com um estatuto de craque mundial.

2. Depois, para evidenciar aos clubes potencialmente compradores que o SLBenfica pretende manter o jogador e dificultar a tarefa a quem o queira comprar, obrigado com isso os clubes a prepararem melhores e mais robustos argumentos financeiros para discutir com o SLBenfica.

3. Obviamente, para garantir face à inércia negocial nas vendas desta direcção, que a negociação é feita num patamar superior, ou seja, se o limite forem 30M€... esta direcção vai acabar por negociar o jogador entre os 24/25 e os 30M. Se o limite fosse superior, poderiamos negocia-lo nos 30 a 35M€. Um detalhe que poderia valer ao SLBenfica mais 10M€.

Isto tudo, com dois pressupostos:
» O Fábio Coentrão, não é e veremos se será, o melhor lateral esquerdo do Mundo. Mas é seguramente já um valor seguro como um dos mais completos esquerdinos do Mundo, capaz de actuar com elevadíssimo rendimento em qualquer posição da esquerda... e arrisco dizer que a médio direito seria também uma excelente solução recurso.

» O SLBenfica pretende, efectivamente, manter como prioridade a permanência dos melhores jogadores, salvo se registem condições absolutamente impossíveis de recusar como o cumprimento das clausulas ou vantagens de negocio com a venda de um jogador que permita o investimento noutro de igual ou superior potencial.

Contudo, e concordando com o SouBenfica, a ideia que efectivamente fica é que estas renovações vêem apenas tentar estabilizar promessas antigas aos jogadores, que estavam por cumprir pelos desempenhos na temporada passada.

Se assim for, estas renovações aparecem tarde, já aparecem quase como parecendo ser o Clube a não conseguir mais evitar não as fazer... quando na verdade estes processos deveriam ser uma iniciativa do Clube que surpreendesse e premiasse os jogadores, tendo já sido efectuada no defeso, servindo como factor motivacional adicional para resistir às ambições de transferências que tomaram conta do David Luiz, Luisão e Coentrão que, por eles, não tenho duvidas que teriam aceite as propostas que receberam, mas que sendo bons e respeitadores profissionais ficaram e aceitaram ficar.

Às vezes não é o que se faz... é como se faz!

Não ganharam o campeonato dos túneis

. 3 comentários
“Já ganhámos nos relvados, nos ringues, nas piscinas, em todos os lados e em todas as modalidades. Só nos falta o título dos túneis”, mencionou Pinto da Costa, sempre com a mensagem vocacionada no Benfica: “Sei que não vamos vencer sempre, mas quando não o conseguirmos não faremos almoços com jornalistas para encomendar comunicados. Aqui temos honra e quando os outros forem melhores, vamos saber perder.” in Record.

Podem não ter ganho o campeonato dos túneis (que perderam por incompetência e mau futebol e não por causa dos túneis).

Mas ganharam o Campeonato dos Bordeis e o Campeonato da Corrupção de Árbitros.

Agora que anda de barriga cheia o peidoso mete-se a mandar bitaites. E quanto á segunda parte do que disse: é óbvio que não vão andar a fazer comunicados como o Benfica. Quem domina a arbitragem nunca vai ser espoliado como o Benfica foi.

Treinador de Bancada - Schalke 04 vs. Benfica

. 13 comentários
Está aberta a votação para o onze inicial para defrontarmos o Schalke 04 para a Liga dos Campeões.

A táctica é o 4x1x3x2 onde terão que escolher um guarda-redes, um defesa direito, um defesa esquerdo, dois centrais, um médio defensivo, três médios e dois avançados.

Os convocados de JJ são:

Guarda-redes: Roberto, Moreira e Júlio César;
Defesas: Maxi, Sidnei, Luisão, David Luiz, César Peixoto, Fábio Coentrão;
Médios: Javi Garcia, Airton, Carlos Martins, Aimar, Menezes, Salvio, Jara, Gaitán;
Avançados: Saviola, Nuno Gomes, Kardec e Cardozo.

A votação está aberta até ás 23h de hoje.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Que renovação esquisita

. 16 comentários
Acho que o Fábio Coentrão tinha contrato até 2015 e uma clausula de 30Milhões. Renovou até 2016, com um melhorado (e merecido) aumento e... mantém a cláusula!

Mais valia terem escrito no Comunicado à CMVM que a venda já ficou "apalavrada" no defeso. Enfim... Vieiradas!

Estranha Indiferença

. 4 comentários
Há três temas que merecem a minha reflexão a propósito da Estranha Indiferença dos Benfiquistas:

1. As Eleições da FPF! Tive oportunidade de falar recentemente sobre o tema em Eleições para a FPF - O que está em causa?, pois tal como aconteceu para as eleições na Liga, os benfiquistas estão completamente indiferentes. Será que ainda não perceberam o que está em causa?

2. Os Direitos Televisivos do Sport Lisboa e Benfica! O SLBenfica estava em negociações privilegiadas com a Olivedesportos, mas decidiu interrompê-las (não as rompeu definitivamente). Contudo, antes disso o Presidente tinha afirmado que iria chamar os sócios a pronunciarem-se numa AG. Para quando? Para depois do caminho estar definido e decidido pela Direcção? Desenganem-se os que acham que 3 anos é muito tempo para estudar e analisar todas as variáveis... ou será que não queremos estudá-las?

3. O Sistema! Está mais vivo que nunca, como era de esperar com a chegada ao poder de Fernando Gomes, ex Dirigente e Administrador do FCPorto e FCPorto SAD. Pelo caminho saiu o tal Comunicado, que foi já aqui analisado pelo GB. Foram definidas algumas medidas, mas o que está a fazer a Direcção? Não falo em anunciar as medidas "aos ventos", mas sim levar a cabo acções concretas para por o Sistema na linha. Que tal alternativas para juntar os adeptos na Luz e nas Casas para ver os jogos fora? Que tal distanciarem-se efectivamente desta Liga? Etc. etc. etc. Não se esqueçam que enquanto dormimos, acontecem estas Curiosidade de uma Liga Corrupta.

A Arte do Assobio

. 13 comentários
Ainda a propósito da assobiadela com que a passividade de desleixe de Cardozo foram brindadas no jogo com o Happoel, nos últimos dias DiMaria também tocou na questão dos assobios (no Real Madrid) e hoje Carlos Saleiro (no Sporting).

Curiosamente apenas Cardozo e respectivos adeptos olharam para os assobios como um insulto, um acto de ingratidão merecedor de condenação. O "mágico" DiMaria, que tanto fez sonhar os benfiquistas o ano passado, afirma serem sinal de exigência. Pelo mesmo diapasão afina o, já habituado, Carlos Saleiro que diz serem merecidos por não estarem a cumprir.

Posso até desvalorizar a questão do SportingCP. Para alguns trata-se de um clube submisso, um clube de segunda, o que quiserem. Mas não podemos desvalorizar a "pureza" que sempre caracterizou a ingenuidade de DiMaria, que sempre disse o que pensava - mesmo ficando mal.

Até hoje só "ergui" assobios contra árbitros! Nunca considerei que fosse a melhor forma de me manifestar, mas não concordo com o GB quando este diz ser uma falta de educação.

Na verdade, os "assobios" e a "excitação" sempre foram os barómetros que balancearam as relações dos Clubes com os adeptos. Muitos já foram assobiados, muitos mais estarão para o ser. Uns, como Luisão, souberam reverter esses assobios em respeito através de uma entrega única; Outros, como Quim ou Cardozo, nunca voltarão ao carinho dos adeptos pelas reacções despropositadas quando, na verdade, os adeptos estavam cheios de razão para estarem descontentes. Pelo caminho algumas injustiças como as que fazem com Luis Filipe ou César Peixoto. São jogadores que acredito que dão tudo o que têm... só que têm pouco.

Isto tudo para dizer que na Luz, os jogadores do Benfica vão ter sempre que justificar os ordenados principescos que auferem. Vão ter sempre que corresponder às expectativas dos que pagam para os ver. Sempre que isso não acontecer... os adeptos vão sempre manifestar-se, da única forma possível: o assobio.

Não compreendo mesmo essa teoria estéril de que os jogadores são intocáveis ou que são um activo que deve ser protegido. Acredito no contrário: No Benfica só os melhores e dos melhores só se espera se não o melhor, pelo menos que trabalhem sempre no limite para que isso seja possível.

Os que se queixam do assobio, querem que os benfiquistas manifestem o desagrado como? Lenços brancos? Esperar pelos jogadores à saída da garagem para uma conversa com cada um dos adeptos? Reuniões em casa dos jogadores para conversar amigavelmente? Espera já sei... não é suposto os benfiquistas mostrarem-se desagradados! Depois queixamos-nos que lá em cima ganham sempre!

Um destaque para a minha leitura de fim-de-semana:
» Dois grandes tópicos do GB
Eleições para a FPF - O que está em causa? e Curiosidade de uma Liga Corrupta
» Uma grande vitória do Benfica Goleada e Supertaça ganha!

domingo, 26 de setembro de 2010

Goleada e Supertaça ganha!

. 4 comentários
Já por diversas vezes tive oportunidade de escrever que está a ser feito um excelente trabalho nas modalidades e uma delas é o hóquei patins, com o plantel de Luís Sénica a ser reforçado como era necessário para lutar pelos troféus.

Faltava-nos experiência e capacidade de resolver jogos em momentos difíceis e de grande pressão. Pois tudo isso foi conseguido mantendo os melhores, adicionando-lhes a experiência e a qualidade do Luis Viana, Cacau e Aballos.

Hoje foi um dia de inspiração, querer e capacidade de superar as maiores dificuldades em pressão máxima. Grande exibição de uma grande equipa que está a nascer.

Este sim é o Hóquei á Benfica.

Parabéns Campeões e muito obrigado!!

Marcha do Resultado:
1-0,1-1,3-1,3-3,4-3,4-4,8-4
Golos: Ricardo Pereira, Luis Viana, Esteban Aballos, Diogo Rafael, João Rodrigues (4)

Curiosidade de uma Liga Corrupta

. 6 comentários
Pergunta: O que têm em comum os três treinadores das três equipas que ocupam os três primeiros lugares na classificação?

Resposta: Um passado ligado ao FCPorto! Villas Boas, Jorge Costa e Domingos foram todos eles ex-funcionários do FCPorto, desempenhando agora funções naquilo a que Pinto da Costa chama de "clubes amigos". E ainda podíamos juntar a isto o Presidente da Liga (Fernando Gomes) e, previsivelmente, o futuro Presidente da FPF (Vitor Baía).

Bem perto vem o Guimarães, que depois de ter "cuspido no prato" há dois anos quando quis enfrentar o FCPorto para ir a Champions na sequência de uma época em que foram levados ao colo e que já tinha dito que o Guimarães se preparava para tentar "voltar a cair em graça", a isto não é alheia liderança de Manuel Machado - portista confesso. E logo a seguir está o Olhanense de Faquirá - o serviçal, o tal que dizia que quando estava no Estrela da Amadora fazia relatórios para o FCPorto sobre jogadores seus emprestados pelo FCPorto.

Se retirarmos a intromissão do SLBenfica, que bem tentaram empurrar para baixo, e do Paços de Ferreira com dois jogadores do SLBenfica em excelente plano, logo a seguir ao cinco que falámos, aparecem o Sporting (o submisso já conhecido) e o Nacional (que apesar de estar a jogar muito mal e com um treinador amador, lá anda estável.

O Sistem protege (e promove) muito bem os seus amigos! O Villas Boas sabe o que diz quando afirma: «O nome Porto envolve mais gente além do treinador»

sábado, 25 de setembro de 2010

Eleições para a FPF - O que está em causa?

. 4 comentários
Já que vamos falar de "jogos de poder", aconselho todos a lerem o tópico Perguntas onde o CativoVermelho desde cedo está a alertar para a noticia do CM sobre o envolvimento do Lourenço Pinto nas influências nas arbitragens.

Quanto à FPF... Muito se tem falado da FPF nos últimos tempos. Infelizmente, como muito alertei na altura das eleições para a Liga de Clubes, os benfiquistas andam muito esquecidos deste tema e, infelizmente, a nossa Direcção quando os benfiquistas não se mostram atentos... acabam por adormecer e ser "comidos" pelo Sistema. Confirma-se a importância dos sócios no Clube... mas para o gerir.

O Momento
Não é por acaso que as Associações não viabilizaram ainda o Novo Regime Jurídico das Federações Desportivas. Actualmente, as Associações têm a maioria do poder de voto na AG da FPF e terão, sozinhas, capacidade para eleger o novo Presidente e não vão abdicar dela. Talvez agora o SLBenfica esteja no momento de se arrepender por ter ignorado este movimento nos últimos tempos.

As Associações, entre si, têm tanto mais influência quantos os clubes que tenham nas Ligas profissionais - o que explica porque tem havido um favorecimento à ascensão de clubes do Norte às ligas profissionais desde a década de 90 (quando entrou em causa o actual regime jurídico). Por oposição os de Lisboa têm desaparecido e sobram apenas Benfica, Sporting e Belenenses. O Alverca subiu quando LFVieira andava de braço dado com Pinto da Costa e de resto... ZERO! Conhecem algum projecto bem sucedido de recuperar às ligas profissionais o Barreirense, Atlético, etc? Nada... e não é coincidência.

Posto isto, Lourenço Pinto já disse que defende e garante (estranho, não?) a continuidade de Madaíl. É preciso recordar que este tem na AF Porto a mais influente Associação e que, em conjunto com Braga e Aveiro dominam há muito o panorama nacional. Ora, se este não avançar, terá sempre que haver um candidato apoiado por este trio de Associações e que, necessariamente, terá que ter ou o apoio ou, pelo menos, não ter a oposição de Madaíl - é nestas alturas que se pagam os favores.

As personagens
Desenganem-se os que colocam desde já o Gilberto Madaíl fora da corrida. A tentativa fraquinha de criar um tabu com a recandidatura não tem qualquer sentido. Por outro lado, também não terá sentido para o Madaíl ficar se a candidatura ibérica não avançar, pois será aqui se abrirão as oportunidades para mais alguns "tachos"... e que "tachos" (€€€).

Portanto, as eleições só serão mesmo assunto se não houver um resultado positivo da candidatura ibérica que vai encher, mais uma vez, os bolsos ao Laurentino e Madaíl, razão pela qual andam tão activos e tão agarrados ao poder. A decisão é a 2 de Dezembro!

Assim sendo, o SLBenfica segundo dizem tem tentado posicionar o Fernando Seara, contando com a influência da João Rodrigues junto de Madaíl. Contudo, escolheram um candidato a quem as associações não perdoam por ter feito parte da criação do Novo Regime Jurídico das Federações. Ora, a ser verdade esta "escolha" do SLBenfica... trata-se de um erro estratégico no nome, mas ainda assim é qualquer coisa e não deixa de ser um nome do PSD que, aparentemente, será a próxima força política do Governo.

Seara contudo só pode avançar com o apoio de Madaíl, caso contrário não estará disponível para desgastar a sua imagem - que já de si pouco vale. Até porque o apoio de Madaíl, é a única coisa que poderá valer-lhe para garantir alguns apoios em algumas Associações, pois caso contrário, sem esse apoio, o candidato que será lançado pelas AFPorto, Braga e Aveiro irá seguramente vencer a corrida.

Este "trio corrupto" tem dois caminhos. Se o SLBenfica avançar com um candidato forte, terão que tentar convencer Madaíl a avançar e nesse caso cairá a hipótese Vitor Baía, nem que seja para funcionar como futuro testa de ferro da AF Porto que, perdendo poderes, precisa necessariamente de manter o controlo do cargo de Presidente. Caso o SLBenfica não consiga avançar com um candidato ou, caso não consigam um número prévio de apoios que os "leve a jogo", será Vitor Baía a futura "voz do Sistema".

O futuro da FPF
Actualmente quem "manda" nas decisões em AG da FPF são as Associações que, como já vimos, são lideradas pela AFPorto, Braga e Aveiro. Mas o futuro vai mudar este paradígma, pelo que o Sistema já se encarregou de controlar as novas "fontes de poder".

Com o novo RJFD, o poder passa para as ligas de Futebol Profissional e Não Profissional que juntas, terão os mesmos votos que as Associações - 35%. Estes dois factores de Poder são hoje dominados por Fernando Gomes - que como já perceberam está alinhadíssimo com o Sistema que o promoveu - e por Dias Ferreira, dirigente do SportingCP e que bem sabemos quais as relações de subserviência que têm com o Sistema.

Depois, com mais 30% estarão o Sindicato dos Jogadores (Joaquim Evangelista), ANTF (Francisco Silveira Ramos) e APAF (Luis Guilherme). Ora, se dúvidas houvessem, Joaquim Evangelista já mostrou como se curva ao Sistema e Luis Guilherme dispensa qualquer comentário, tamanhos são os serviços prestados na arbitragem. Sobra o presidente da ANTF, mas sabendo-se da relação que os treinadores têm em Portugal com os favorecimentos a alguns clubes... é fácil perceber que em conjunto, estas entidades vão sempre votar alinhadas representando 65% dos votos.

Os restantes 35% são destinados às associações que onde Lourenço Pinto (Porto), Carlos Coutada (Braga) e Elísio Carneiro (Aveiro) votam alinhados e assim continuarão, mantendo-se também com Carlos Ribeiro (Lisboa) bem perto.

Muitos pensarão que, neste caso, porquê estarem preocupados com o Presidente? SIMPLES: Porque com a transição de poderes da Arbitragem e Disciplina para a Federação Portuguesa de Futebol, o lugar de presidente passa a ter poderes reforçados - logo a começar pela nomeação dos responsáveis e respectivas equipas para estes órgãos tão apetecíveis para o Sistema dominar.

Conclusão
O que está em causa, em todo este processo, é o domínio integral do futebol português. Com a desvalorização da Liga de Clubes - entregando-a ao Sistema - o SLBenfica perdeu a oportunidade de ser parte interessada nos tais 35% entregues à LPFP e à LPFNP.

Se perdermos o candidato que vencer na Presidência da FPF não for o apoiado pelo SLBenfica, ficaremos ausentes de qualquer capacidade de intervenção no futebol português durante os próximos quatro anos.

"Lançar" um candidato não chega! Dessa forma não vencerá nunca e seremos arrastados na lama com ele. O que é preciso é perceber, em diálogo directo com as Associações, o que os leva a apoiar a recondução de Gilberto Madaíl, perceber o que ganham com o apoio de um candidato do Sistema (Madaíl, Baía, Guilherme Aguiar, António Laranjo ou Carlos Ribeiro).

Depois de perceber os principais interesses das Associações, será mais importante do que apresentar um candidato, um nome... será sim fundamental apresentar-lhes um programa, uma estratégia que lhes garanta apoios e as enquadramentos que respondam aos seus interesses - ou melhor a parte deles, pois nunca será possível responder a todos.

É precisamente por esta componente encerrar uma elevadíssima complexidade que deveria ser, como dizia Carlos Ribeiro, "trabalhada no dia-a-dia". É isso que faz o Sistema, é para isso que trabalham os "patrões do futebol nacional". Cada dia que passa é menos um dia, menos uma oportunidade. Precisamos de mais humildade e menos prepotência para deitar mãos à obra e ter uma palavra a dizer no futuro do futebol português.

Perguntas

. 6 comentários
- Já houve a famigerada reunião com Pedro Mantorras? Ou será mais uma "poeirada" ao nível de Luís Filipe Vieira?

- Dia 30 existe uma Assembleia-Geral do Clube, que se realizará no Camarote Presidencial. È certo que tem como ponto único a discussão do orçamento. Mas no site do clube deveria estar o documento para posterior visionamento. Não o encontro. E o próprio site nem um campo de pesquisa tem. É para isto que pagamos ao "amigo" Oliveira?

- Hoje, nos jornais especializados, nem se fala no albarroamento que Alan fez ontem no segundo golo do Braga. Vitor Pereira continua a ser uma pessoa séria?

- No CM de hoje, uma notícia interessante num dos cantos do desporto. Com o sugestivo título "Às três da manhã", a notícia é a seguinte: "Lourenço Pinto, presidente da AF Porto, esteve com Bruno Paixão, no bar de um hotel de Lisboa, perto das três da manhã de ontem. Segundo apurou o CM, antes de falar com o árbitro de Setúbal que dirigiu o Nacional-FC Porto (0-2), Pinto conversou com Carlos Ribeiro, líder da AF Lisboa, no mesmo local. Ribeiro é um dos eventuais candidatos à Presidência da FPF. Após Ribeiro deixar o hotel, Bruno Paixão e Pinto de Sousa, ex-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, juntaram-se a Lourenço Pinto. Horas antes, todos estiveram presentes na gala dos 100 anos da AF Lisboa." A pergunta que se impõe é: Andamos a dormir?

Também publicado em Cativo Vermelho

Treinador de Bancada - Maritimo vs. Benfica - A equipa

. 1 comentário
A táctica que iremos utilizar no futuro será a 4x1x3x2.

Aqui fica a equipa que todos decidiram ser a melhor para vencer o Marítimo:


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Não nos cansamos de ser enganados?

. 5 comentários
"Estou disponível para ajudar o futebol português, já que precisa de uma nova visão mais abrangente, de um plano de intervenção. Estou aqui para ser uma solução dos problemas do futebol português. Tenho capacidade e experiência para isso. Se houver competência, o futebol só sai a ganhar"
Vitor Baía a propósito da disponibilidade para se candidatar à Presidência da FPF

» Numa época que poderia ser a "machadada final" no Sistema, porque andámos meses a dormir, já em cima do joelho o melhor que fizemos foi apoiar o candidato do FCPorto à Liga, entregando-lhes de mão beijada o poder da Liga e, digo eu, da Federação para onde ainda nos hei-de ver a apoiar Vitor Baía, pois a "manobra de saída à Fernando Gomes" tem muito para dar ainda. E agora choramos as arbitragens e convocatórias da selecção?
Blog GB em Benfica: O Clube que não sabe ganhar ao dia 30 de Agosto

As eleições são apenas, no mínimo, em Janeiro. São mais de três meses que o SLBenfica tem para lançar e apoiar um candidato às eleições, fortalecendo-o com o seu apoio e trabalhando para garantir o apoio das Associações de Futebol e demais "eleitores".

Ou então podem "aplicar a fórmula" utilizada para as eleições da Liga em que nada fizeram durante meses e, quando já era tarde para fazer algo, foram correr atrás do Fernando Gomes na expectativa de ganhar alguma coisa com isso... e está à vista.

Neste último caso, lá vira o Rui Costa ser utilizado outra vez pelo Presidente, desta feita para apoiar a renovação na FPF, com um profissional íntegro que sempre defendeu Portugal e a Selecção, um homem honesto e blá blá blá... estou mesmo a ver o discurso. E estranhamente não faltarão benfiquistas a dizer que saiu do FCPorto chateado com o Pinto da Costa e que irá acabar com o domínio dele por vingança.
Certo, certo é que ainda a bronca do Madaíl não tinha rebentado e já o Pinto da Costa estava a usar a estratégia que usou com o Fernando Gomes para posicionar o Vitor Baía.
E o Benfica? Preferimos aplaudir o Vitor Pereira e chorar abraçados pelas roubalheiras dos árbitros. Assim é fácil compreender o que escreveu o GB abaixo em O Mundo contra nós ou algo mais?

O Mundo contra nós ou algo mais?

. 21 comentários
Caros amigos, a situação é bastante mais complexa do que muitos temos estado a dizer. Falo-vos do conhecido (e até assumido) Sistema. É importante, cada vez mais, não confundir o Sistema com a corrupção, pois essa vertente criminosa é apenas uma pequena parte do que compõe o dito Sistema.

Das influências políticas ao dirigismo dos organismos reguladores do futebol a nível nacional e internacional, passando pela comunicação social, anti-doping, apoios a clubes pequenos a troco de favores, etc. tudo se junta para a protecção aos "patrões" do futebol, no qual a corrupção dos árbitros é apenas uma pequena parte.

É fácil, porventura, criticar a postura de ontem do Carlos Ribeiro da AF Lisboa quando dizia que o SLBenfica não deveria criticar e fazer alarido sobre situações momentâneas e que o combate a enquadramentos adversos se faz no dia-a-dia.

Pois enquanto uns escolhem atirar ao Carlos Ribeiro dizendo que também ele é uma vergonha e mais não sei o quê, eu arrisco dizer que ele sabe bem do que está a falar e, digo mais, TEM ABSOLUTAMENTE TODA A RAZÃO!

O Carlos Ribeiro sabe bem que os dirigentes do SLBenfica passam o ano a considerar-se pessoas muito importantes e acima de todas as outras, resguardamos na dimensão da instituição que dirigem, e esquecem-se de acautelar dia-a-dia o futuro e sucesso desportivo do SLBenfica, através de iniciativas que impeçam movimentos corruptos ou de trocas de influências.

Bem sei que muitos não gostam, a maioria porque não é capaz de fazer melhor ou ter a humildade para reconhecer que fazemos mal, mas a verdade é que mais uma vez ontem o treinador-informático acertou-nos onde nos dói e foi fácil de perceber isso, pois ao final da tarde os blogs encarnados estavam inundados de insultos ao informático. Justificados? Obviamente... mas à luz da rivalidade, porque de resto trata-se unicamente de uma ofensiva pensada, pleaneada e direccionada não apenas por ele, mas por uma organização que sabe o que quer e ataca em várias frentes... DIA-A-DIA!

No que diz respeito ao conteúdo, tal como nos últimos anos e tal como o Carlos Ribeiro da AFLisboa tenta dizer nas entre linhas, PUSEMOS-NOS A JEITO! Desde o jogo com o Guimarães já lá vão quase duas semanas e ainda anda o Rui Costa a falar das arbitragens, passou-se aquele ridículo (porque inócuo) Comunicado, apareceu o Vitor Pereira que até teve direito a reconhecimento de competência pelo SLBenfica... mas acções concretas, movimentações que produzam resultados... ZERO!

É triste! Desde que chegou ao SLBenfica Luis Filipe Vieira NUNCA CONSEGUIU PERCEBER porque falha nesta questão... se é que alguma vez se preocupou por falhar!

Olhamos agora para a Madeira e o Marítimo, que tem andado moderadamente calado por ser enxovalhado em campo devido à questão do Kleber, resolveu agora vir dizer pela primeira vez que o árbitro João Capela vai apitar condicionado.

Para não variar, e porque ler um Comunicado foi o melhor que o SLBenfica foi capaz de fazer, lá vão ás centenas ou milhares de benfiquistas para o Estádio dos Barreiros. E o mesmo se vai repetir nas próximas jornadas. Os clubes que recebem dos jogos com SLBenfica para toda a época, lá vão continuando a "vender" a época a quem lhes ajuda no dia-a-dia.

O FCPorto tem um Presidente dedicado! Não sabe fazer mais nada, não tem outros interesses que não enriquecer, mas à custa do sucesso do Clube onde está. Na minha opinião, se o Presidente Luis Filipe Vieira ficasse o homem mais rico de Portugal mas, sem roubar ao SLBenfica, o nosso Clube fosse de novo o mais vencedor em Portugal... eu estaria encantado da vida.

O Sporting, a Liga e a FPF, para ajudar o tal Presidente dedicado, têm também Presidentes dedicados - que "by the way" anda ontem lá andava o Fernando Gomes em reuniões em AlvaLIDL, possivelmente com o Cotonette. Imagino o que ali andará!!!

No SLBenfica continuamos a acreditar nas histórias da carochinha em que a tal "equipa profissional" será capaz de resolver tudo, mesmo não percebendo nada deste Sistema (começo a ter duvida se, sequer, querem perceber).

Dadas as circunstâncias actuais, gostaria então de abrir a discussão à hipótese de o SLBenfica passar a ter um Presidente a tempo inteiro, cujos rendimentos dependam da sua função no SLBenfica e sejam, necessariamente, indexados aos resultados do Clube nas diferentes modalidades, em especial o futebol. Esta função não seria, nem poderia ser, acumulativa com o lugar de Presidente da SAD, que seria igualmente remunerado com indexação directa aos resultados da equipa de futebol. Ambas as funções obrigariam a um orgão de supervisão eleito pelos benfiquistas - sócios (e não accionistas)!

A ideia que fica é que actualmente é um bocadinho indiferente o que acontece - se ganhamos bora lá ser os maiores, se perdemos bora lá tapar o sol com a peneira e arranjar um "populismo" que esconda as fragilidades!!!!

Desculpem-me voltar aos tópicos Gestores Profissionais VS Presidentes de Clube e outro também muito importante Amor ao Benfica, mas falta sentir o Clube, falta sentir cada derrota ou cada movimento que prejudique o SLBenfica como se isso estivesse a colocar em causa o futuro de um projecto centenário.

Eu não tenho para mim claro que seja a solução, pelo que gostaria de ouvir as vossas opiniões. Contudo, é para mim absolutamente indiscutível que neste momento falta capacidade de liderança não para o projecto empresarial, mas para o projecto desportivo e, como já disse, o SLBenfica não quer liderar o PSI20, nem ser o melhor a vender seguros ou viagens. Os sócios do SLBenfica querem títulos, muitos títulos, em vários anos, voltando a dominar o futebol nacional numa óptica de sucesso desportivo.

ranking