
sábado, 11 de setembro de 2010
Este ano estão todos os tentáculos no assador...e o Benfica ainda ajuda á festa...

Isto e GUERRA. Toca a reunir.

Nao vou esfregar mais sal nas feridas como o GB fez ontem levantando questoes muito pertinentes sobre o adormecimento dos nossos dirigentes em O (triste) Fado Benfiquista e E agora Sr. Presidente? Ja percebe?. Agora para mim e o momento em que todos os benfiquistas tem que se unir e reagir contra este escandalo!
Este e um momento em que acho que todos os Benfiquistas ja perceberam que o Futebol Portugues e uma GUERRA TOTAL.
Os Corruptos nao querem outra coisa que nao seja a TOTAL ANIQUILICAO do Benfica recorrendo a todos os truques possiveis, incluindo todas as ilegalidades que poderem usar.
Os "macacos" que apoiam esse clube nao se coibem de atacar jogadores do Benfica, vandalizar propriedade do clube e atacar pessoas inocentes cujo unico "pecado" e serem Benfiquistas.

Agora o que eu pretendo com isto e fazer uma declaracao muito simples:
Esta na hora de nos revoltarmos. De lutar de volta. Nao me estou a referir a violencia. Estou-me a referir a fazer a defesa acerrima do GLORIOSO em tudo o que por possivel:
1 - Sempre que ouvir algum adepto corrupto a ridicularizar ou a insultar o clube, responder-lhe a letra. Envergonha-lo por apoiar um clube mafioso.
2 - Qualquer meio de comunicacao que nao trate o BENFICA com o devido respeito TEM QUE receber um numero avassalador de protestos por esse tratamento!!! A Direccao TEM QUE fazer queixas a ERC por cada tratamento inadequado.
3 - Todos os benfiquistas tem que apoiar o Benfica na Luz. O INFERNO DA LUZ tem que ARDER. Temos que criar um ambiente de intimidacao nao so sobre a equipa adversaria mas sobre a equipa de arbitragem. Os arbitros TEM QUE TER MEDO DE APITAR NA LUZ!!! E depois de apitar tem que ter medo de sair de la! Nao digo para se partir para a violencia. Existem muitas maneiras de intimidar pessoas. O medo cenico existe em muitos estadios e sem violencia.
4 - Todo o Benfiquista que CONHECA um Boi de Preto tem a OBRIGACAO de o pressionar, de o envergonhar, de o condicionar, de o intimidar (nada de agressoes) seja ele familiar, amigo, colega de trabalho. Se a JUSTICA NAO FUNCIONA entao esta na hora de os cidadaos comuns fazerem o que podem contra esta pouca-vergonha!
5 - E para a nossa Direccao e Presidente. Espero que este tenha sido o despertador. NAO EXISTE NEGOCIACAO POSSIVEL COM UM CORRUPTO. Uma vez apoiante dos Corruptos e-se sempre Corrupto, por mais bem vestido e boa formacao que tenha nunca hesitara em dar facadas nas costas, usar ilegalidades e ignorar a Lei para prejudicar o GLORIOSO. O corrente Presidente da Liga e o mais recente exemplo disso.
Esta na hora de ir a GUERRA. Nenhum benfiquista da Direccao deve respeitar nenhuma Instituicao, nenhuma Associacao, nenhum Orgao alem do GLORIOSO.
A Direccao nao pode descansar em arrasar quem quer que se oponha ao Benfica numa posicao de influencia. Nem que para tal se tenha que arrasar uma instituicao! As correntes estruturas do Futebol Portugues estao PODRES. Nao adianta respeitar o que e PODRE E DECADENTE. Ha que mover uma GUERRA SEM QUARTEL contra a Liga e tratar de colocar alguem de confianca na FPF.
Se nao se conseguir colocar alguem de confianca na FPF entao ha que fazer a vida negra a quem ocupar o lugar. Tal como temos que fazer a vida negra a quem ocupa a Liga. Ate que essas pessoas estejam completamente desacreditadas e tenham que sair! E depois volta-se a tentar colocar alguem de confianca.
No futebol Portugues esta a decorrer uma GUERRA. Uma Guerra psicologica, uma guerra de influencias, uma guerra que envolve CRIMES, uma guerra de bastidores. E o BENFICA tem que se defender. A Direccao tem que defender o Benfica. Esta na hora de ir pra GUERRA.
Os Benfiquistas sao carneiros? Esta tudo a espera de voltar a ser roubado e espoliado e prejudicado???? Eu NAO!
Nunca me envolvi em confrontos fisicos na minha vida e nao acho que isso seja preciso. Todos nos temos que pressionar, temos que nos revoltar, temos que defender o Benfica. Temos que nos indignar e a nossa Direccao tem que adoptar uma politica de terra queimada. Quem nao e pelo Benfica e contra o Benfica e tem que ser destruido na sua credibilidade e na sua capacidade de agir contra o Benfica.
E o que e que esta imagem do Berlusconi tem a ver com isto tudo?? Em Italia e o que acontece a CORRUPTOS. No Pais da Mafia, o povo revolta-se contra os CORRUPTOS? Sera que aqui nao conseguimos sequer fazer valer a nossa indignacao e os nosso numeros??? De que e que temos medo?
Vamo-nos deixar ficar quando somos roubados, agredidos, violentados e gozados? ESTA NA HORA DE REAGIRMOS.
O (triste) Fado Benfiquista

sexta-feira, 10 de setembro de 2010
E agora, Sr. Presidente? Já percebe?
Já percebe o porquê das criticas ao seu escandaloso apoio ao Fernando Gomes? Mais uma roubalheira hoje... e mais um agradecimento ao companheiro de Administração que tanto influenciou para esse apoio ao azul-corrupto.
Será que a solução é esta choradeira???! Eles andam a fazer-nos a cama há muito tempo... e vão continuar! O que se propõe fazer, Sr. Presidente? Vir para os microfones perder a cabeça e chorar abraçado aos sócios? ABRA OS OLHOS, PORRA! ACTUE EM VEZ DE FALAR, DE SE CHORAR!!!!
PS- Vermelhusco, foi uma Roubalheira!!, claramente, tal como escreveste e muitíssimo bem. Mas indignação sim... incitação à violência, não! Até porque o ano passado também eramos roubados e sabiamos ser melhores e maiores.
Roubalheira!!
2 PENALTIS ESCANDALOSOS!!! Um Fora-de-jogo que impediu o Saviola de marcar na 1a parte!
Um Fora-de-jogo que anulou um GOLO QUE O CARDOZO marcou!!!!!!!!!!
E QUANTOS AMARELOS???? 7!!
SO PERDEMOS POR CULPA DESTE GATUNO.
Aos BENFIQUISTAS de LEIRIA peco-lhes que mostrem a esse merdas que nao se brinca com o Benfica. Isto e uma POUCA VERGONHA.
(removido o que pode ser considerado incitacao a violencia)
NOJO!

O autocarro que transporta a comitiva do Benfica, que esta noite defronta o V. Guimarães, foi esta sexta-feira apedrejado com pedras e bolas de golfe.
Tudo sucedeu à saída da cidade do Porto, gerando-se uma enorme confusão que originou a intervenção dos "spotters", obrigados a disparar balas de borracha para o ar de forma a dispersar os intervenientes.
in Record
Contra o Sistema, marchar, marchar...

Agora é preciso mostrar

Aproveito esta minha contribuição para o GB para mais dois temas: UM. Enquanto leitor acho excelente o novo formato deste espaço que tem agora opiniões diferentes (como se tem lido e como vimos no texto abaixo pelo RedMoon) e que já ninguém pode acusar agora de ter alguma ideia ou objectivo. Foi isso que também me incentivou a aceitar escrever aqui. DOIS: A seleção nacional. Na mesma capa de jornal que coloquei no texto, aparece o tema do sucessor de Queiroz. Queria pedir que os benfiquistas não falem em nomes de gente séria. Já li aqui o GB dizer que a queda do Madaíl está preparada pelo Pinto, por isso quem for para lá vai «queimar» um treinador que seja sério como o Humberto Coelho. E além disso, esse é o nome que eu gostava que desafiasse a Luis Felipe Vieira nas eleições.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Política de Comunicação do Benfica: Ideal ou Desajustada?


Salta à vista que Luis Felipe Vieira não é um líder natural, não tem o dom da palavra, não tem a capacidade de virar discussões a seu favor, chega até a parecer que é uma pessoa reservada, incomodada com a exposição mediática que o cargo que ocupa lhe dá. Não é um “pensador nato” mas um homem do povo com o coração ao pé da boca. Quantas vezes não se tornaram frases suas armas de arremesso dos adversários? A célebre frase da equipa maravilha que depois nem para a Taça UEFA se qualificou, a frase em que dizia que mais importante do que contratar bons jogadores era investir na Presidência da Liga de Clubes, a outra recente em que dizia que dos jogadores do Benfica só um sairia abaixo da cláusula de rescisão. São intervenções a quente, desnecessárias, têm o intuito de galvanizar as hostes mas muitas vezes acabam por se virar contra o próprio clube.
Luís Felipe Vieira é assim, não há volta a dar, a experiência permitiu-lhe disfarçar algumas insuficiências mas não lhe muda a natureza.
Dito isto, entendo também que não é por LFV ser um líder sem o dom da palavra que o seu trabalho à frente do Benfica fica diminuído nos seus enormes méritos. Considero que Luís Felipe Vieira tem realizado um grande trabalho à frente do clube e que a história há-de acabar por reconhecer a sua obra. Sou seu apoiante.
Mas isto para dizer o quê? Que mais uma vez não entendo o timing da entrevista de ontem na SIC. Tal como não entendi o timing da entrevista anterior, em concorrência directa com a de Pinto da Costa noutro canal televisivo, levando capote nas audiências como se imaginava. São erros primários, infantis, próprios de um iniciante.
Porque a sensação que tive ontem é que Luís Felipe vieira foi a uma entrevista muitíssimo mal conduzida por Rodrigo Guedes de Carvalho, para fazer o balanço de três semanas de Campeonato Nacional! Luís Felipe Vieira foi a um programa televisivo em horário nobre para responder a perguntas sobre duas derrotas no campeonato, Roberto, Simão, Eduardo, Mantorras, mercados da Russia, Laurentino, Queirós e insinuações sobre equipa de caceteiros?! Mas está tudo doido? Prestam-se assim a esse papel?!
Em primeiro lugar, LFV não tem de ir para a televisão à terceira jornada prestar contas de contratações consumadas nem por consumar. Não tem de responder a perguntas sobre Simão, sobre Aguero ou sobre nenhum outro que não esteja no clube.
Qual o objectivo do jornalista perguntar se foi Jorge Jesus a vetar Simão? Ainda que o tivesse sido, não estaria JJ no seu direito? Qual o objectivo de perguntas destas? Inventar mais guerras? E o Benfica deixa-se cair na ratoeira, e deixa que estes jornalistas e paineleiros continuem a escarafunchar, cada vez mais fundo até atingirem a alma do clube?!
Porque todos percebem que Luís Felipe Vieira não tem capacidade de responder a algumas perguntas incómodas, e pelos vistos ninguém o aconselha. Que raio faz o Director de Comunicação do Benfica? Não era mais do que óbvio que perguntas sobre Roberto iriam surgir na entrevista de ontem? E não se leva uma cábula? Uma resposta preparada para proteger o atleta?
O que LFV tinha de responder ontem às questões sobre Roberto seria algo como: “As contratações do Benfica somos nós quem as fazemos, e fazemo-las baseados em convicções que não se alteram ao fim de uma ou duas semanas. Roberto não é diferente nem do Gaitan, nem do Jara, nem do Coentrão, nem do Javi Garcia, nem do Saviola nem do Júlio César, nem do Ruben Amorim nem de todos os outros. Têm estatutos idênticos, fazem parte do plantel e têm de justificar o lugar no onze todas as semanas. Não nos escondemos, estaremos aqui para responder por todas as nossas decisões, as boas e as más mas, será no timing certo, no final da época quando se avaliarem os resultados, não será agora, não será quando vocês querem, não será com três jornadas de campeonato decorridas e muita água para correr debaixo da ponte. Continuamos convencidíssimos que a contratação do Roberto foi acertada e que o tempo mostrará isso.” E o assunto morria ali.
Ou alguém vê Pinto da Costa prestar contas, ou melhor, eu já nem digo prestar contas, alguém vê Pinto da Costa ser questionado sobre as caríssimas contratações de Tomás Costa, Mariano, Bolatti, João Moutinho, Valeri, Farias, etc? Ou Bettencourt sobre Pongolle que custou 6.5 milhões há 8 meses e já cá não esta?
Eu estou cansado deste tema Roberto. O Benfica nos últimos três anos contratou Fábio Coentrão, Sidnei, Maxi, Yebda, Di Maria, Ruben Amorim, Bynia, Felipe Bastos, Balboa, Aimar, Reyes, Cardozo, Urreta, Jorge Ribeiro, Carlos Martins, Patric, Shaffer, Júlio César, Ramirez, Weldon, Saviola, Javi Garcia, Peixoto, Menezes, Kardec, Éder Luís, Oblak, Gaitan, Roberto, Jara e Fábio Faria.
A maior parte destes jogadores faz parte do plantel, sinal que foram apostas na sua maioria acertadas! Pela primeira vez em muitos anos o Benfica tem uma política vencedora e de continuidade, que não passa por dispensar 20 jogadores e contratar outros 20 em cada final de época. Erros houve (como há sempre), sendo o mais dispendioso Balboa que custou 4 milhões. Não vou incluir Roberto dos falhanços porque para mim é ainda muito cedo para fazer tal avaliação.
Mas as pessoas só falam do Roberto?! Alguém fala do Coentrão que custou 1 milhão e vale 30? Alguém fala no David Luís que custou 1.5 milhões e vale 35? Que raio?! É a pergunta que gostava de fazer a alguns jornalistas e adeptos Benfiquistas: No Benfica, há alguma coisa que achem certo?!
Uma última palavra para Rui Costa. Vejo nele um excelente comunicador, um homem ponderado e de bom senso, as palavras saem sempre redondinhas da sua boca. Acho que o Benfica ficaria muito melhor servido se fosse ele a falar mais vezes em vez do presidente. O que acho é que não é esse o papel que lhe cabe.
Chateia-me ler tantos comentários de gente que, apenas baseado naquilo que julgam saber, continuam a insistir que Rui Costa perdeu preponderância no Benfica. Porquê? Porque aparece menos, fala menos, já não faz viagens triunfais a Saragoça para pescar Aimares com chegadas apoteóticas ao aeroporto. Os populistas julgam que esse é que é o papel do director desportivo, aparecer no aeroporto rodeado de craques com os flashes a baterem-lhes na cara todas as semanas.
O trabalho de Rui Costa revela-se essencialmente no que não se vê, nomeadamente nos dois anos em que não se ouviu um único caso de indisciplina no plantel, revela-se no título de Campeão Nacional, sinal de que o departamento está a ser bem gerido. O resto é folclore.
Ou será que Reinaldo Teles também anda a ser esvaziado por Pinto da Costa há 30 anos? Nunca se ouve falar nele mas todos sabem que está lá.
Mas voltando à razão deste post, se esse papel de voz do clube não cabe a Rui Costa, tem então urgentemente de se arranjar forma de contornar as insuficiências que se vêm. O triste da intervenção de LFV no dia de ontem, é que se percebeu no final da entrevista a razão pela qual Luís Felipe vieira lá foi: Foi lá para lembrar a todos que o Benfica tem sido prejudicado pelas arbitragens e está atento. Mas se era para isso, foi mais do mesmo, havia formas bem mais fáceis de passar a mensagem, sem ter de se prestar àquele papel.
MOVIMENTO ABAFADO? Mas à Descarada...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Desiludido...
Saltando a "fantasia" de não termos estado interessados no Simão (meio mundo sabe que sim), comecemos por DiMaria! O Presidente diz que vendemos o DiMaria pela verba astronómica de 30M€ + 6M€ e um jogo em casa com o Real Madrid. 30M€? Eu ia jurar que vi declarados à CMVM 25M€ + 5M€ indexados à UTILIZAÇÃO do jogador e outros 6M€ com o cumprimento de objectivos individuais e colectivos...
Mas como se não bastasse, ainda reclamou que fosse qual fosse o valor, o jogador no passado havia sido preterido pelos sócios, alegando estes que preferiam o Reyes, bla bla blá... ou seja, o Presidente fez o "milagre" de vender o DiMaria por um valor elevado, quando há pouco tempo havia quem não gostasse do jogador. A culpa é dos sócios que só agora é que o valorizam???
Por falar em DiMaria, seguiu-se Gaitan! Ainda que Jorge Jesus tenha dito que não pretendia a saída do DiMaria, ainda que o próprio tenha dito que Gaitan não substituia DiMaria porque tinha características diferentes... eis que o Presidente se encarregou hoje de dizer que se o Benfica "sofre" hoje com essas diferenças de características é porque Jesus assim quis, pois se não quisesse o Benfica não vendia o DiMaria. Se podíamos não vender porque fomos flexiveis, então? A culpa agora é do Jesus, foi ele que mandou vender?!
Passando para o momento desportivo, o Presidente diz que não compreende como se colocaram questões em causa devido ao início de época. Ora, se para o Sr. Presidente ter três derrotas em três jogos não é problema... para mim é motivo de muita reflexão.
Ainda assim, há uma justificação de acordo com a opinião do Presidente: As (velhas) arbitragens! As arbitragens que estão sob a alçada da Liga de Clubes, a mesma cuja Direcção foi eleita com o apoio de Luis Filipe Vieira. Já cá faltava a a culpa ser dos árbitros... Acordámos agora? Estávamos a dormir quando quisemos Fernando Gomes na Liga??? O GB AVISOU TANTAS VEZES....
... Mas não só! Neste domínio, ainda há tempo para recordar que a equipa é (praticamente) a mesma do ano passado e o treinador também! Se é que conseguiram perceber a mensagem...
Rodrigo Guedes de Carvalho, e bem, lançou o inevitável tema Roberto, perguntando também se ele teria responsabilidade. O Presidente defendeu o jogador como lhe competia, mas mais uma fez voltou a dizer que foi o guarda-redes... escolhido pelo treinador. Se temos Roberto... A culpa é do Jorge Jesus que o escolheu!
O Presidente, pode não perceber de futebol, mas afirmar que o Roberto é criticado pelo preço que custou é pura demagogia... o espanhol por mim podia ter custado 20M€, assim os justificasse em campo. O Roberto efectivamente tem merecido crítica e desconfiança mas pelas fracas prestações que tem tido, e isso é absolutamente indesmentível, bastante mais do que o Sr. Presidente dizer que o Roberto foi considerado na 2a volta o melhor GR da Liga Espanhola. Por favor, Sr. Presidente... quer ver agora que a culpa é da nossa ignorância???
Quem levou o tema do Roberto para os dinheiros foi o Presidente, ao ponto de REAFIRMAR que é ele que negocia todos os jogadores nos últimos tempos (E RUI COSTA? Serve para apresentar jogadores apenas?). Luis Filipe Vieira, e bem, quis defender-se de dizerem que fora "desviado" dinheiro do Roberto para comissões e outras histórias... ora, a forma de o fazer não era defender-se da forma como paga, pois isso nada garante o que o destinatário faz ao dinheiro depois... mas devia ter-se defendido, sim, do proveito para o Clube da negociação que conduziu.
Ainda sobre o tema dos guarda-redes, ficou mais uma vez claro que a primeira opção do SLBenfica para a baliza era, como o GB muitas vezes afirmou, o português Eduardo. A transferência esteve em cima da mesa para ir buscar também Evaldo, mas com a ida deste para o Sporting tudo se perdeu, imagine-se porque o Eduardo ficou muito caro!!! E Roberto... é barato?
Chegados ao tema da selecção, infelizmente o Presidente expôs-se de forma desnecessária. Ficou bem evidente que Luis Filipe Vieira aproveitou-se do tema Queiroz para travar a batalha da queda do Laurentino Dias.
É muito perigosa esta posição de procurar defender o indefensável (a postura de Queiroz) visando Laurentino Dias e colocando-o como bode expiatório, para ver se de uma vez por todas nos vemos livres dessa triste figura... Vai ter um preço demasiado alto, pois o Laurentino - como cretino que é - vai continuar no seu "tacho", pois não é uma simples afronta que o faz cair... e com isso vai cair Madaíl e Queiroz. Para os seus lugares, Deus queira que eu esteja enganado, mas Pinto da Costa já tem apontados Vitor Baía e Paulo Bento. O alvo é legítimo, mais que legítimo, mas "não é com vinagre que se apanham moscas"... é com astúcia.
Por falar em Pinto da Costa... a provocação deste a propósito "dos caceteiros" ficou sem resposta. A meu ver, muitíssimo bem. Importância deve ser dada apenas... a quem a tem!
Por fim o tema Mantorras! "O Pedro é um exemplo dentro do Benfica" foi a frase com que o Presidente começou. FIQUEI BOQUIABERTO! Basta aqui recordar o tópico do DarthVader O estranho caso de "Benjamin" Mantorras ou todo o comportamento recente do funcionário do SLBenfica, sim porque já nem se lhe pode chamar de jogador.
Quer dizer que o SLBenfica tem a obrigação de andar anos a fio a pagar-lhe ordenado para ele não jogar porque se aleijou ao serviço do SLBenfica, enquanto recebia ordenado para tal? Já agora porque não vamos buscar o Sokota também para lhe fazer companhia?
Ficámos a saber que Pedro Mantorras é um activo muito importante do SLBenfica e que, possivelmente, irá terminar a carreira e manter-se ligado ao SLBenfica. A pergunta que lanço é apenas esta:
A quem interessa isto? À relação do Presidente com o jogador? À relação do Presidente e/ou do SLBenfica com o 3º Homem mais importante da Economia Portuguesa? À representatividade publicitária do Mantorras em Angola em entidades que são parceiros do SLBenfica? Nenhum motivo é errado, desde que seja explicado porque raio ele fica no SLBenfica... com que proveito para o Clube.
Vem aí mais um ordenado para pagar! O que o SLBenfica ganha com isso? Ou é a Fundação Benfica que vai pagar num acto de solidariedade social?
***************
Em resumo, o Presidente - o nosso Presidente - perdeu porventura uma excelente oportunidade de unir os benfiquistas ao invés de os atiçar do cimo da sua altivez, da sua segurança que não erra, que não tem dúvidas e não falha! Para ele, quem falha são os benfiquistas que continuam a ter atitudes incompreensíveis, que têm memória curta, que questionam, que querem mais...
Não deveria ter sido oportunidade para apontar dedos, pois isso nada resolve, além de que não se pretende que o Presidente venha a público penitenciar-se - mas deveria ter sido oportunidade para mostrar compreensão e procurar um caminho de confiança e demonstração que o SLBenfica está a trabalhar para corrigir o que possa ter decidido mal - só não falha quem não tem que decidir.
Foi pena, Presidente. Mas ainda assim, cá estaremos para estar na Luz todos os jogos a esquecer toda e qualquer questão e desejar ferreamente que o SLBenfica seja novamente campeão.
PS- Para um tema que tem sido tão debatido, como a Formação, mais uma excelente perspectiva a seguir à do RedMoon, agora pelo CativoVermelho em A Formação...dos Outros!