O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O regresso do "Hóquei à Benfica"?

. 2 comentários
Numa altura em que está a decorrer o Campeonato da Europa de Hóquei em Wuppertal (onde á dezoito anos nos sagrámos campeões), faz todo o sentido falar no Hóquei do Benfica e também no que sido o nosso passado recente na modalidade, ou se quiserem, a nossa travessia do deserto.

Se pensar que esta época se chegou a falar no possível fim do hóquei no Benfica, é com grande satisfação que vejo serem tomadas (AGORA) decisões correctas numa secção que tem estado praticamente abandonada e sem política de formação alguma.

Esse abandono comprova-se com a história dos últimos trezes campeonatos, em que o Porto venceu doze (sendo que os últimos nove foram consecutivos!!) e o Hóquei de Barcelos um. Para falar num Benfica Campeão é preciso recuar quase quinze anos.
E não é a falar em arbitragens (ainda que com razão) ou em outras manobras de bastidores (como prejudicar as equipas "sulistas") que se pode explicar esta travessia do deserto.
Nós temos sido incompetentes na gestão do Hóquei e outro factor comprovativo disso mesmo é a nossa formação.

Sabem os leitores do blogue que nas camadas jovens o FCP conta com cinquenta e dois títulos contra apenas quinze do Benfica?

É precisamente por esta falta de política de formação que nos últimos 15/20 anos não fomos capazes de formar atletas capazes de ascender aos séniores e consequentemente manter um nível de competitivo condizente com os padrões de um clube grande!

Este é sem sombra de dúvidas o grande indicativo da forma como tem sido gerido o Hóquei no Benfica.

Depois de uma temporada em que conseguimos perder pontos com quase todas as equipas do campeonato, vejo finalmente serem tomadas boas decisões para o futuro da secção e em primeira instância da equipa principal.
Luís Sénica é a meu ver alguém suficientemente conhecedor da modalidade e dos escalões de formação para poder iniciar agora um trabalho sério na formação, de forma a poder formar-se atletas "á Benfica"!

Mas o que é que leva a pensar que este ano será diferente?
O que mudou de uma temporada para a outra?
O que me leva a pensar que finalmente estamos no bom caminho são para já duas decisões ao nível do hóquei sénior.
A vinda de Paulo Almeida para adjunto de Luís Sénica é sem sombra de dúvida uma decisão acertada, pois o Paulo é uma figura do nosso hóquei. Estamos a falar do último grande Capitão do Benfica, alguém que sempre demonstrou o que é um "hóquista á Benfica". Mais do que uma boa decisão no capítulo técnico, é uma garantia que no banco estará uma figura do foi e do que deve ser um hoquista á Benfica.

Depois há a destacar a análise que foi (bem) feita ao plantel e ás suas lacunas. Na temporada passada "conseguimos" perder pontos com todas as equipas. A nossa equipa era demasiado macia, pouco agressiva competitivamente e acima de tudo demasiado perdulária e instável no capítulo psicológio.
Com a vinda de Esteban Abalos, Luis Viana e Cláudio Filho "Cacau", a equipa teve um ganho extraordinário em qualidade e experiência. Estamos a falar de três internacionais com carreira feita. Abalos é um defesa/médio muito agressivo e lutador. É um dos capitães da selecção argentina, enquanto o Luís Viana e o Cacau são dois avançados de qualidade.

Em suma, estou convicto que este ano deram-se passos importantes para devolver á secção a glória que nos anda a fugir á catorze anos. Agora é tempo também de nós adeptos darmos o devido apoio!

Plantel:
GR: Ricardo Silva e Pedro Henriques
Defesas/Médios: Valter Neves, Esteban Abalos, Tiago Rafael, João Rodrigues
Avançados: Luis Viana, Cacau, Caio, Ricardo Pereira, Diogo Rafael
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. "Sabem os leitores do blogue que nas camadas jovens o FCP conta com cinquenta e dois títulos contra apenas quinze do Benfica?"

    E então? Achas que as manobras mafiosas são só no escalão principal?!?!?!

    ResponderEliminar
  2. Pedro, isso é tapar o sol com a peneira. Nós temos cada vez mais dificuldades em chegar ás Final-4 e é manifestamente por falta de qualidade.
    Espero que também nessa área a secção tenha melhoras...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking