O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Mundial ou Resquícios do Mau Planeamento?

. 12 comentários
Não vale a pena esconder! O SLBenfica do ano passado nunca teria perdido o jogo de ontem e, pior, teria deixado o Schalke com uns 3-0 na Arena. E o SLBenfica do ano passado também não... falhava tanto.

Mas o SLBenfica do ano passado já não existe e não vale a pena chorar por eles. Sairam dois jogadores que muitos tentam justificar terem sido bem vendidos, mas para mim 25M e 22M€ por dois jogadores que entram para titulares de equipas de topo como o Real Madrid e Chelsea... é pouco! Se querem jogadores de qualidade para entrar para peças-chave, deveriam ter pago por isso.


Jorge Jesus, e muitíssimo bem, tem tentado "tapar o sol com a peneira", mas a verdade é que o Jorge Jesus dos 500.000€/ano não é o mesmo Jorge Jesus dos 2M€/ano. Em boa verdade, quem seria o mesmo? A verdade é que os 150.000€ entram todos os meses e o prémio de 500.000€ (merecido) já estão na conta bancária.


O ano passado Jorge Jesus tinha um objectivo pessoal de enriquecer pelas vitórias e um objectivo profissional de se notabilizar pelas mesmas vitórias. Este ano, em boa verdade, sem vencer absolutamente nada, ganhará sempre mais do que no ano passado.


Considero que Jorge Jesus terá sido excessivamente premiado no aumento. Deveria ter sido aumentado, é indiscutivel, mas não tanto. Ou, sendo, deveria tê-lo sido mais no prémio de desempenho do que no vencimento mensal, aliás os leitores do GB sabem bem que é esse o enquadramento salarial que defendo para o SLBenfica, de dirigentes a jogadores, passando pelos treinadores de todos os escalões e modalidades.


Com José Veiga, penso eu, montou-se um sistema de prémios que DISCORDO! Paga-se aos jogadores apenas no fim do ano um prémio previamente acordado pelos desempenhos. Eu defendo que os jogadores devem receber MENSALMENTE a parte correspondente desse prémio, em função do desempenho e das vitórias... e no final ter um prémio pela vitória no campeonato (necessariamente inferior ao que seria no caminho que está agora, pois os jogadores já vão recebendo uma parte ao longo do ano).

Mas este está longe de ser o único problema. Sendo um factor de clara falta de capacidade de compreensão dos jogadores de futebol - só um "louco" poderia vir este ano negociar o prémio acordado relativo ao ano passado... e acabar a pagar menos do que estava prometido, depois de ter honrado as contas com o treinador, com medo que este fosse para o FCPorto.

Os erros de planeamento estão, para mim, na base de ainda não termos visto o tal "super-Benfica" que no ano passado começou no primeiro jogo da pré-temporada e acabou só no último, independentemente de quem eram os jogadores em campo ou a competição em causa.

Jorge Jesus esperava muito mais da Direcção quando aceitou jogadores como Gaitan, Jara, Salvio ou quando aceitou a saída do Urreta. A expectativa de Jorge Jesus era que esses jogadores, a virem, chegassem como alternativas a jogadores como Simão, Quaresma ou Huntelaar, considerando as quase impossíveis de impedir saídas de DiMaria, Ramires e Cardozo.

Eu já provei no tópico GB, o Director Desportivo (LOL) que era possível trazer esses jogadores sem aumentar custos - antes pelo contrário - e era exactamente essa expectativa de Jorge Jesus quando no início da temporada afirmava: "Nós queremos contar com jogadores consagrados, que possam estar em dificuldade nas suas carreiras e queiram voltar a estar em grande. Depois há estes miúdos como o Fábio Faria, o Franco Jara e o Nico Gaitan, que têm de crescer com o treinador e com a equipa. São jogadores de risco".

Ora, se Jara, Gaitan e Faria (já nem me lembrava que é jogador do SLBenfica) eram jogadores de risco para substituir jogadores de top, o resultado NUNCA poderia ser bom.

Na impossibilidade de, por exemplo, substituir DiMaria... o tal "melhor lateral esquerdo do Mundo daqui a um ano" segundo Jorge Jesus, passou a ser... um interessante e muito bom médio ala esquerdo! Se a ideia é desvalorizar o jogador (apesar de ser dos que está com melhores performances), é uma boa medida.

Pelo caminho também já se relativizou a função e importância de Rui Costa em entrevistas à SIC, já se retirou agora o futebol de formação ao mesmo Administrador da SAD... talvez o único naquela equipa (?) de gestão que sinta realmente o SLBenfica como uma paixão.

Estes pontos não são de agora, mas merecem ser recordados para explicar mais uma vez porque determinadas ambições não têm lugar este ano. Penso que deveriamos canalizar todas as forças para o Campeonato Nacional porque definitivamente não temos equipa para ir longe na Europa (seja na Champions ou Liga Europa), pelo que deveriamos fazer o melhor possível, mas apontando acima de tudo ao Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Taça da Liga, na expectativa de no final da temporada haja a humildade de Luis Filipe Vieira voltar a emendar a mão e, para se proteger dos sócios perante uma época abaixo das expectativas, volte a entregar o futebol a Rui Costa - não que Rui Costa seja "o salvador", mas porque já está no SLBenfica (e não defendo "substituições a meio do jogo") e porque é inqualificavelmente melhor que Luis Filipe Vieira.

Sugestão: Porque não convidar Humberto Coelho para Presidente da SAD, entregar o futebol a Rui Costa e manter Luis Filipe Vieira como Presidente do Clube?

PS- Chamo a vossa atenção para um comentário de um adepto portista aqui no Blog:
É assim que vocês querem ganhar o campeonato e ir longe na champions??? Por amor de deus...só vos vejo aqui a culpar o peixoto, e o magnifico futuro melhor defesa central do mundo(lol) David Luiz que já enterrou em mais golos do que o Peixoto?? O Benfica é uma sombra da equipa que foi na época passada...uma manta retalhada que tapa de um lado, destapa do outro..sem um banco que suporte os momentos menos bons dos titulares! Treinador e jogadores sem garra! Mas claro isso não se pode dizer...o culpado disto tudo é o Olegário, o Xistra, o Paixão...o Porto...enfim o Sistema!
E sabes o que é engraçado nisto tudo DarthVader...é que eu sou do F.C Porto e já vi este filme no meu clube no ano passado...exactamente igual, deficiente preparação da equipa com contratações de merda...Valeri's´, Prediguer's, Orlandos sá's e outros que tal deixando posições chave por culmatar, pensando que o penta estava no papo, culpar jogadores esforçados mas que não sabem mais..Mariano (sim é o nosso César Peixoto) e desculpar os amuados Bruno Alves e Meireles que enterravam jogo atrás de jogo...e no fim culpar as arbitragens...o Ricardo Costa..os Tuneis! Agora faz um exercicio...pega nisto tudo que eu te disse em relação ao Porto do ano passado e compara com o Benfica deste ano!!! Pois é...dá que pensar!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. o gb sabes quando foi a final do mundial ! não sabes de certeza !Dom, 11 Jul, 2010 ..

    foi o jj que teve a culpa do mundial ser em julho de 2010 ..

    foi culpa do jj o ramires ,não sei se foi ,mas puderia estar prevenidi [dizes tu] quem e socia de ramires ! ate tem dado barraca no seu novo clube! não a duas coisas iguais e O QUERER O MUNDO foi o que levou a ALEMANHA a ser dizimada na neve !.. ve se tens outra visão das derrotas do BENFICA pois esta esta aquem da verdade ..
    FORÇA BENFICA.... O MELHOR CLUBE DO MUNDO...

    ResponderEliminar
  2. por acaso respondeste a esse adepto portista se achas que o seu clube fez efectivamente uma boa preparaçao de epoca, onde se roubou um rodriguez ao Benfica e ele nao calça, um walter que fez , sei la, 1 jogo completo, um central que so no ultimo jogo jogou?

    perguntaste se sem as ajudas que têm tido no campeonato, com os sucessivs penaltys por marcar, a tal planificaçao e a confiança que ganham com as sucessivas vitorias, ele teria esse discurso?

    opa, fala do Benfica, nao metas esses gajos ao barulhos, que 3/4 da receita do sucesso deles metem-me nojo.

    saudaçoes benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. é caso para dizer que este blog tem uma sorte do caraças pah...o único andrade lúcido escreveu aqui...reconheço a minha inveja...

    ResponderEliminar
  4. Começava por lembrar que a "super equipa" do ano passado perdeu na Grécia, em 01/10/2009, com o AEK de Atenas, e em 18/02/2010, empatou na Alemanha com o Herta de Berlim...

    Afirmar-se que com a equipa do ano passado ganhava-se facilmente por 3-0 demonstra que quando queremos usar a argumentação que mais nos interessa fazemos dos outros apenas sujeitos passivos (vice campeão alemão, mal classificado sim e então o Bayer?). Cada um lá se cose com as linhas que quer!

    Ao contrário do que diz o comentário do portista, com honras de publicação directa no post,o Porto perdeu o campeonato o ano passado porque duas equipas fizeram mais pontos do que habitualmente o Porto faz para ser campeão!

    Eu não quero saber da equipa do ano passado, só me interessa a deste ano e do que vi nas 6 primeiras jornadas, o Benfica foi muito prejudicado pelas arbitragens e nunca favorecido - quantos pontos teria o Benfica com arbitragens isentas e quantos teria o clube do portista??????!!!!!!!

    Uma coisa é reconhecermos os nossos defeitos, outra, é com eles justificarmos todos os nossos males - em psiquiatria costumam diagnosticar depressão... Neste post é só um meio para se atingir um fim...

    ResponderEliminar
  5. esta sugestao é de rir mas é seria o lfv ke fique lá a comer e a beber a custa do benfica MAS POR FAVOR "DEIXE" O CLUBE PA KEM GOSTA DE VER O BENFICA A GANHAR COMO O HUMBERTO O CHALANA LOL TUDO MENOS O LFV

    ResponderEliminar
  6. e dizer ke é do adepto comun falar mal do cesar coitado peixoto até a minha mãe percebe melhor de futebol ke tu a época passada o benfica jogou com o melhor lateral esquerdo de portuf«gal ke agora é extremo pra jogar o azelha do cesar a d esquerdo tu e ke es abaixo de comun és medíocre

    ResponderEliminar
  7. Boas...se eu acho que o Porto fez a planificação perfeita do plantel...não! Mas fez uma planificação bastante boa, numa lógica de contratações que não se viu no Benfica...por exemplo...o Benfica vendeu Di Maria e Ramires, comprou algum substituto para esse jogadores..não! O Porto vendeu Bruno Alves e Meireles, comprou Moutinho e Otamendi, dois jogadores ainda jovens 23/24 anos mas com experiência e qualidade. Nestes 2 jogadores de ambas as equipas e na sua correcta substituição reside um dos factores chave de uma boa época! Depois temos as contratações de Jara e Gaitan, 2 bons jogadores mas claramente 2 jovens para ir entrando na equipa e serem os naturais substitutos de Aimar e Saviola, não de Di Maria e Ramires, o Porto teve essa mesma lógica nas contratações de James, Walter e Souza, naturais substitutos de Rodriguez, Falcao e Fernando! Depois temos as contratações( regresso de empréstimos) de jogadores para fazer rotação, e dar um toque português ás equipas...Fábio Faria e R. Miranda no Benfica e Sereno, E. Rafael, Castro e Ukra no F.C.Porto! Em suma penso que aquilo que falhou no Benfica foi essencialmente a substituição de Di Maria e Ramires, só por isso é que penso que o Porto pensou melhor a época!

    JS

    ResponderEliminar
  8. Rui Pinho30/9/10 17:22

    Parabéns ao adepto portista.
    Aprendam com ele.

    Cumprimentos,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  9. O GLORIOSO30/9/10 17:33

    Caro Geração pode ter alguma razão na forma como a epoca foi preparada mas o carissimo apontar as saídas do Di Maria e Ramires é pouco serio.
    Então não chegou a escrever que tivesse no lugar do presidente teria vendido o Di Maria, o Ramires, o David Luiz, o Cardozo, o Fabio, lembra-se?
    Caro tenha coerencia.
    É verdade que alguns jogadores que o Jesus queria não vieram, jogadores mais experientes é verdade. Mas sabe isto do mercado não é sempre preto, ou branco. No FM é que conseguimos sempre os jogadores que queremos, na realidade é muito diferente. Em 2 anos consecutivos vieram estrelas que nunca pensavamos ter na Catedral: Aimar, Reyes, Suazo, Saviola, jogadores que até no FM era dificil contratar. Também gostava de todos os anos ter 1 ou 2 jogadores desse calibre mas não é possivel.
    A equipa não está como no ano passado isso é evidente. Mas acho que todos sabem que substituir o Di Maria e o Ramires não é facil, ou é?
    Depois falando do campeonato é sempre a historia dos 9 pontos, do lider fabricado, de que já sabiamos o que ia ser, que iriamos ser roubados por isso a culpa é nossa pois teriamos que jogar o triplo para ganhar a tudos. Bonita historia que o Pápa agradece. Sinceramente uns podem ser ajudados que é o habitual, outros devem jogar muito mais que todos pois já devem saber que vão ser roubados. Sejamos claros mesmo não jogando o mesmo que o ano passado somos de longe a melhor equipa Portuguesa que deveria pelo menos estar a 1/2 pontos dos corruptos. Mas não a culpa é do Vieira, do Rui, do Jesus, enfim...
    Acha mesmo que o Jesus só por ganhar mais está mais "desligado" e com menos crer na vitória? Então ele é um mercenario que só pensa no dinheiro, ou não? Só fez a melhor equipa de Portugal nos ultimos 15 anos, que jogou o melhor futebol para ganhar dinheiro? Agora já o tem pode perder á vontade? Pouco há a comentar. Não lhe dava tanto dinheiro na renovação, pois era e se calhar teria que ir proucurar outro treinador. Sabe quanto ofereceu o Corrupto ao Jesus, para sair do Glorioso?
    Caro Geração sou um grande apreciador do Blog e das suas opiniões as quais são pertinentes e inteligentes e mesmo não concordando com muito do que escreve são de grande valor e de grande Benfiquismo, por isso como foi neste caso não concordando com muito o que refere é mais um grande serviço ao nosso Glorioso. Continue sempre assim, pois são este tipo de opiniões que faz crescer o Benfica.

    P.S- Acha mesmo que a equipa do ano passado dava 3-0? Sabe a mesma equipa perdeu com o AEK da Grecia (é obviamente mais forte que estes) e não ganhou á pior equipa do campeonato Alemão na epoca passada. Mas prontos chegava lá a arrasava.

    ResponderEliminar
  10. "O ano passado Jorge Jesus tinha um objectivo pessoal de enriquecer pelas vitórias e um objectivo profissional de se notabilizar pelas mesmas vitórias. Este ano, em boa verdade, sem vencer absolutamente nada, ganhará sempre mais do que no ano passado".

    Como sabes que é assim? Falar/dizer mal sem saber é maledicência pura.

    ResponderEliminar
  11. GB disse o seguinte:

    "Considero que Jorge Jesus terá sido excessivamente premiado no aumento"


    Só espero que para o ano, quando e se o JJ fizer intenção de sair para o estrangeiro não se esteja aqui a escrever em post que se deveria ter aumentado o Jesus e paga-lo ao nivel dos melhores do mundo...

    No resto, faço minhas as palavras do Oscar-R que, de uma forma bastante lúcida sintetizou tudo aquilo que me passa pela cabeça acerca do escrito no post...

    Faltou dizer no post que, o ano passado talvez tivessemos ganho, há dois anos, talvez tivessemos sido goleados... Sinais dos tempos...

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. caro gb mais um post altamente realista e verdadeiro concordo com tudo inclusivé ficou provado que esses jogadores que vieram substituir o ramires e o di maria estão muinto verdinhos para nos representarem especialmente na europa em relação ao jesus tambem concordo e é bom que esses anónimos que o criticam(a si) pensem que eles (jogadores e treinadores) não estão acima do clube portanto não entendo tanto histerismo quando se faz uma critica a um profissional que não desenpenha corretamente a missão para a qual foi pago acho tambem que o shalk é a pior equipa da competição

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking