O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010

COMUNICADO: A Opinião do GB

. 5 comentários
No geral, entendo que o Comunicado dos Orgãos Sociais do Clube (podem reler AQUI) foi sensato no sentido em que apontou a algumas medidas muito interessantes, que esperemos agora que não sejam medidas retóricas. A destacar:

» O apelo à ausência nos jogos fora;
» Equacionar a ausência na Taça da Liga;
» Colocar travão a negociações com a Olivedesportos

A merecer uma abordagem diferente destaco as provocações a Vitor Pereira e a sua incompetência, assim como a declaração de "person non grata" a Laurentino Dias. O Sport Lisboa e Benfica é e será sempre superior a toda e qualquer individualidade.

Quem merecia uma nota de destaque a propósito de Vitor Pereira seriam os actuais e futuros orgãos sociais responsáveis pela arbitragem, respectivamente, a Liga e FPF.

Já no que diz respeito a Laurentino Dias, mais do que apontar-lhe o dedo ao presente, deverá ser posto em causa o seu passado ligado aos valores do Sistema. Aí, o "alvo" não poderia ter sido Laurentino Dias, mas quem o nomeou, o respectivo Ministro e Primeiro-Ministro socialistas. Deveria ser o partido do Governo - que anda a procura de reeleição - a arcar com as consequências das atitudes do Laurentino. Ele nunca cairá... se não for empurrado pelo Sócrates.

Voltando às três medidas iniciais, como o GB tem preconizado, vão direitinhas ao bolso dos principais patrões do Sistema, mas não podem passar de boas intenções! No que diz respeito à presença nos jogos fora, tem que ser agora apoiada a dois níveis:

1. Incentivo recorrente aos adeptos a fazerem parte desta decisão do Clube e a participarem da mesma, pautando pela ausência nos estádios dos Clubes que teimam em "usar" o SLBenfica para a maior receita da época, enquanto "vendem" o resto da época à Olivedesportos e aos interesses do Sistema, na tentativa de garantir apoios, ajudas e a permanência na I Liga.

2. Acompanhamento da situação junto dos clubes da Liga. É importante que estes sintam que se trata de uma medida de retaliação contra a forma como se "vendem" aos interesses do Sistema. É preciso demonstrar-lhes que ou estão pela credibilização do futebol, ou estão contra o SLBenfica, sujeitando-se a medidas de boicote. Neste ponto é, porém fundamental assegurar que somos depois capazes de os ajudar quando necessitam de recursos e jogadores para compor os seus planteis.

No que diz respeito à ausência na Taça da Liga, essa "equação" peca por uma falta de um "mea culpa"! O SLBenfica adormeceu quando se sabia perfeitamente há muito que ia haver eleições na Liga. O SLBenfica deveria ter apresentado o seu próprio candidato e abordado os Clubes com o seu próprio candidato. Perdendo ou ganhando, deveriamos ter-nos distanciado totalmente de Fernando Gomes ou mesmo de Rui Alves (que foi lançado para fazer poeira). Portanto, a ausência da Taça da Liga quando o Clube apoiou a actual direcção, torna-se despropositada.

Por fim, quanto à questão da Olivedesportos, cuidado com as interpretações: Não se trata de um rompimento e muito menos definitivo. Trata-se suspender as negociações que decorriam em regime de preferência.

Ora, a mim esta parece-me ser uma medida absolutamente populista. Novamente, ou se assume um definitivo rompimento com essa entidade que tanto prejudica do SLBenfica e que é um dos principais braços financeiros do Sistema... ou então não se vem com estas balelas. A história é simples: Concurso público internacional e ponto final!

Efectivamente, estas duas medidas carecem então de ser devidamente enquadradas e deixar de parecer meras tentativas de alegrar a Blogsfera, pois as medidas anunciadas ficaram curiosamente "coladas" à generalidade das "exigências" feitas na blogsfera. Ainda assim... fica bem evidente a falta de coragem para "atacar" dois amigos do Presidente: Fernando Gomes e Joaquim Oliveira.

Quem teve oportunidade de ver o "Dia Seguinte" e viu a forma como o Guilherme Aguiar e o Dias Ferreira reagiram, viu bem que levar por diante estas medidas efectivamente irá deixar muita gente nervosa, muito nervosa.

Este é, precisamente, o momento em que a direcção vai ter que ter "tomates" para não deixar cair no esquecimento este comunicado e, agora, trabalhar nos bastidores para efectivar estas medidas. Grande parte destas medidas levam-se adiante nos bastidores, com uma organização implacável que terá a responsabilidade de acompanhar e monitorizar estas acções.

Concordo igualmente com o distanciamento da Direcção face a medidas de incentivo à violência e ao submundo da corrupção ou intimidação. Esse caminho não é para ser seguido... o que deve ser seguido é o da inteligência, vigilância e astúcia para conhecer e utilizar contra os respectivos corruptos, as próprias acções corruptas... Ou seja, conhecer os seus métodos e utilizá-los contra eles.

Não é a primeira vez que o SLBenfica faz este "ShowOff"! Estaremos perante a oportunidade de mudar radicalmente o futebol português... ou manter-nos, talvez para sempre, como subjugados!

Volto a repetir... a Direcção tem efectivas responsabilidades em nada ter feito até hoje para mudar os factos! Será esta mais uma choradeira ou haverá desta vez coragem...?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

5 comentários

  1. Quem continua ainda tanto insatisfeito depois do comunicado do plenário não acredito que seja verdadeiramente benfiquista.

    Pensa só nisto: Estamos em guerra e se mostrarmos a nossa potencia toda logo na primeira batalha não nos sobra mais nada para a próxima. Precisamos de guardar um efeito de surpresa para o golpe final.

    ResponderEliminar
  2. Olegário Benquerença esta ligado a acontecimentos tristes quando o Benfica joga contra Guimarães.

    Era ele o arbitro no Benfica - Guimarães em que o nosso Miklos Feher faleceu.

    Just a fact.

    ResponderEliminar
  3. caro GB, neste momento é simples:ou sim ou sopas.

    "É consabido que o Presidente do SLB (seja quem for) é o homem mais importante do país.
    Isto não lhe confere o direito de ser um tiranete de ópera bufa, mas confere-lhe o direito e o dever de exigir das várias tutelas que cumpram leis, regulamentos e tenha acções pautadas pelo rigor e isenção.
    É preciso perceber que o homem tem poder para colocar o país em S. Bento ou em Belém.
    Basta para isso que esgote todas as vias pacíficas de resolver o problema"
    Se, perante esta oportunidade de mudança radical do futebol Português, o Presidente vacilar, teremos de começar a pensar num cidadão impoluto e responsável que o substitua.
    A situação actual é que não se pode manter ad eternum.

    http://antonioolivenca.blogspot.com/2010/09/que-nao-seja-show-off.html

    ResponderEliminar
  4. Parabéns e concordo plenamente com a tua análise.

    O Olarápio é mesmo nosso amigo, ajudou à mobilização.

    É a oportunidade de, eventualmente(acredito que vamos a tempo de o ganhar), perdendo o campeonato matarmos o polvo.

    A bola está nas mãos da Direcção e dos BENFIQUISTAS.

    Graças ao Meo, já anulei a SportTv (lá fico sem ver a Premier e o DiMaria) são menos 26,49€ para a SportTv.

    Há que os atingir onde lhes doi mais.

    Temos que comparecer em peso na Luz, e ao mesmo tempo ajudar os sócios que vivem longe a ver o Benfica e potenciar esta oportunidade.

    No blog abaixo li algums ideias muito interessantes que a Direcção poderia aproveitar.

    http://ceuencarnado.blogspot.com/2010/09/as-alternativas-de-compensacao-dos.html

    Ao mesmo tempo temos que nos manter vigiliantes em relação à Direcção, porque as arbitragens não podem servir para branquear a merda que fizeram no planeamento desta época, nem a incúria em relação ao mau posicionamento relativamente ao poder (Liga já vimos e FPF vamos ver).

    Temos sempre a bomba atómica em relação à Direcção, que é não aprovar o Relatório e Contas com a gravidade das consequências que daí advêm.

    O Benfica é dos sócios e que ninguém (alguns parece que o andam) se esqueça.

    Que nenhum orgão - CS, Clube, Liga, FPF, ADoP, SED - brinque com o Benfica (e alguns já brincam há tempo demais) e que a Direcção não se esqueça que foram eleitos para gerir e defender o Benfica até às ultimas consequências.

    Abraço

    João

    ResponderEliminar
  5. Concordo, e já deu para ver que já há muita malta nervosa com um comunicado, que não significa praticado. É engraçado, já no jornal o O JOGO vir uma referência a que o Benfica não pode este ano abandonar a Taça da Liga, mas só essa possibilidade, acho que vai manter muita gente com dinheiro para patrocinar aquilo em casa...será que vai ser o fim da competição!!!

    Bem quanto aos jogos fora, o que eu gostava mesmo que acontecesse, era estádios vazios e a malta cá fora a apoiar, imaginem o que seria por exemplo na pedreira o no dragay, são nos darão 3000 bilhetes e cá fora sermos 30000!!! Duas coisas metia-mos medo e ao mesmo tempo não ganhavam nenhum a nossa conta!!! Isso é que era...tem que se começar a organizar isso!!!

    É uma ideia que já vi por aí a circular noutros blogues e que acho que é bem porreira

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking