O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O que pensam do Comunicado do SLBenfica?

. 27 comentários
Há momentos que exigem ponderação de análise e firmeza na acção. Há momentos que obrigam a uma participação alargada na tomada de decisões porque isso fortalece a decisão. Razões suficientes que justificaram a convocação de um plenário dos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica. Nunca defendemos condições de privilégio, o que sempre reclamámos na nossa história foi igualdade de tratamento, isenção no momento de tomar decisões e verdade.

São estes princípios que garantem a credibilidade em qualquer sector de actividade, seja na política, na economia ou no desporto. São estes princípios que, infelizmente, têm faltado ao campeonato de futebol profissional da primeira Liga nestas primeiras quatro jornadas.

Perante a evidência de tantos erros em tão pouco tempo, a esperança de um campeonato sério ainda não morreu, mas foi fortemente atingida. Aceitar com ligeireza o que se tem passado neste início de campeonato é negar o obvio e pactuar com a mentira.

Qualquer generalização é perigosa e nós não o queremos fazer. Há árbitros competentes – temos essa consciência e essa certeza – mas, infelizmente, por acção de alguns, todos são postos em causa.

O Benfica agirá sempre no estrito cumprimento da lei, não estando disponível para trilhar caminhos sinuosos que outros percorreram sem problemas de consciência e sem reparo ou castigo da justiça.

Se for outro caminho que os benfiquistas querem seguir, então estes órgãos sociais não servem. No nosso mandato não vamos montar uma estrutura organizada à margem da lei, nem um modelo de violência e intimidação de agentes desportivos ou jornalistas. Essa não é a nossa postura, nem a nossa forma de agir. Ganhar dessa forma é apenas alimentar uma mentira.

Da reunião do plenário dos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica foram assumidas as seguintes orientações:

a) Reafirmar a total confiança do Clube nos seus atletas e na sua equipa técnica, e a garantia de que ninguém vai desistir dos objectivos propostos no inicio da presente temporada. Resistir é próprio dos que nesta casa se bateram e continuarão a bater pela verdade no futebol português.

A falta de credibilidade que está a atingir a arbitragem enfraquece o futebol e só quem não está preocupado com o futebol pode estar satisfeito com a presente situação. Não é ilibando, nem protegendo aqueles que reiteradamente erram que se protege o futebol. Há quem veja e queira fazer-se de cego. A esses, essa cegueira tem de custar-lhes caro.

O futebol protege-se agindo, assumindo as medidas necessárias para que a transparência regresse à nossa arbitragem. Quem tem responsabilidades perante a actual situação tem de se fazer ouvir.

O futebol não é viável sem verdade e sem acções. O senhor Vítor Pereira deve pronunciar-se sobre o que se passou, sobre o que pensa fazer para o futuro e sobre o entendimento que tem – na forma e no tempo - sobre a homenagem promovida no dia 5 de Setembro, pela Associação de Futebol do Porto, ao senhor Olegário Benquerença.

Citando o Presidente da UEFA, Michel Platini “os árbitros incompetentes devem ser varridos do futebol”. Pela nossa parte, acabou a tolerância com árbitros incompetentes ou habilidosos.

Cada um deve assumir as suas responsabilidades e o senhor Vítor Pereira tem a obrigação de garantir condições de igualdade nos critérios e na acção dos árbitros a todos os clubes em Portugal. Algo que até aqui não aconteceu.

b) Compreendemos e associamo-nos ao movimento de indignação que desde sexta-feira varre o país. Face à adulteração da verdade desportiva, queremos pedir aos sócios e adeptos do Benfica que continuem a apoiar, de forma inequívoca e sem reservas, a equipa nos jogos que o Benfica realiza no Estádio da Luz, mas que se abstenham de se deslocar aos jogos fora de casa.

A equipa já sabe que vai ter de lutar contra muitas adversidades, algumas previstas, outras totalmente imprevistas - já o sentiu neste início de época - e vai conseguir superá-las, mas os sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica não devem continuar a ser lesados económica e emocionalmente.

A nossa ausência será o melhor indicador da nossa indignação.

c) Solicitar ao Presidente do Sport Lisboa e Benfica a suspensão imediata de quaisquer negociações relativas aos direitos televisivos relativos aos jogos da sua equipa profissional a partir da época 2012/13 que possam estar a decorrer com a Olivedesportos. Mais, foi igualmente solicitada uma avaliação no sentido de apurar a possibilidade do Clube passar a gerir de forma autónoma os seus direitos audiovisuais.

Não podemos continuar a tolerar que a falta de seriedade dentro de campo tenha a cumplicidade daqueles que, tendo os nossos direitos televisivos, não revelam isenção na análise e camuflam os erros daqueles que sistematicamente nos prejudicam.

d) Equacionar, em face do desgaste e da falta de garantias de isenção na arbitragem agora evidenciadas, a participação na presente edição da Taça da Liga.

e) Solicitar à comunicação social que, fazendo o seu trabalho, denuncie quem adultera as regras. Que investigue as notas que alguns observadores têm atribuído a algumas actuações de árbitros. Que compare aquilo que sucedeu no campo com a nota posteriormente atribuída.

f) Solicitar ao Senhor Ministro da Administração Interna uma audiência para debater a violência de que a equipa do Benfica tem sido alvo cada vez que se desloca ao Porto. Não queremos confundir as gentes do Porto – que seguramente não se revêem neste tipo de comportamento – com um grupo de delinquentes que organizada e reiteradamente e de forma impune têm vandalizado o autocarro do Benfica e atentado contra a integridade física dos seus atletas.

g) Declarar o Secretário de Estado ‘persona non grata’ pelo trabalho que prestou ao futebol português. Abandonou a anterior Direcção da Liga no seu combate pela credibilização do futebol português, alheou-se – por completo – do processo “apito Dourado”. É, ainda, o responsável por nada fazer para aplicar a lei, pelo que a arbitragem e a Comissão Disciplinar continuam na Liga, quando já deviam estar na Federação Portuguesa de Futebol desde 1 de Julho.

Para além de tudo isto, lamentar as declarações desrespeitosas que o Secretário de Estado teve para com o Sport Lisboa e Benfica e que branqueiam o comportamento daqueles que adulteram a verdade desportiva.

Quem se demite das suas responsabilidades, deve saber que isso tem consequências.

Queremos concluir dizendo que compete aos benfiquistas defender o Benfica e apelando a todos para amanhã, no nosso estádio, darmos uma grande demonstração da nossa força e da nossa união.
in Site Oficial Sport Lisboa e Benfica
************
Qual a vossa opinião?! Amanhã comentarão os GB Friends! Para já fica a ideia de ser um comunicado interessante, porém pouco ambicioso!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Faltou:
    h)Comunicar à FIFA a indisponibilidade do Estádio da Luz de fazer parte da candidatura ibérica ao Mundial 2018-2022, enquanto essa instituição de inutilidade pública FPF estiver na liderança do processo
    i) Iniciar com a Federação Espanhola e UEFA negociações para que o Benfica seja admitido às competições no país vizinho. (reconheço que é uma medida extrema mas SLB entrava numa liga séria, com maior potencial de receitas e livrava-se da SporkoTV. A Fedaração Espanhola ganhava mercado e influência e resolvia o problema da candidatura ibérica)

    Todos à Luz amanhã!!! Temos que mostrar que somos um clube sério, de dimensão europeia e interessando no futebol limpo e espectáculo

    Abc a todos!

    ResponderEliminar
  2. Em vez de suspender as negociações eu declarava já que a renovação com a olivedosporcos não iria acontecer.

    De resto pareceu-me bem, especialmente a parte em que se demarca de manobras "eventualmente ilegais" mas dizendo que as mesmas podem acontecer.

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Sim, penso que uma exposição á FIFA com imagens a comprovar o que dizemos era uma boa ideia.

    Mas fazer isto pessoalmente, não enviar nada por fax, carta ou emissário.

    Para já não digo mais nada...

    ResponderEliminar
  4. Este blog que mais parece amigo do inimigo nunca está contente com nada , a minha pergunta é a seguinte mas que raio de Benfiquistas são vocês?O Benfica neste momento necessita de união e não de ser divido.
    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Penso que este é comunicado é um acto inocente e inóquo. Esperai agora pelo contra-ataque da Organização Criminosa e pelo seu gozo. Também pelo da Laurentina badocha. Porquê que este "animal" não mandou a sua comissão antidoping averiguar o jogo dos Porkos com o Braga? Hulks e companhia?

    ResponderEliminar
  6. caros amigos: considero excelente o comunicado! estou uma vez mais com esta direcção... quero unidade na acção e na defesa do benfica.
    socio nº218219
    ps: penso que se os jogadores do benfica forem beneficiados no proximo jogo com o sporting que estejam preparados para recusar essa ajuda ... penso que será essa a estratégia dos corruptos!

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o GB que o comunicado é pouco ambicioso.

    Embora perceba, discordo com o apelo aos adeptos em não apoiar a equipa nos jogos fora. Vamos deixar os jogadores e o clube à mercê dos ambientes externos? Temos de continuar a fazer da casa dos outros, a nossa casa.

    A pouca ambição do comunicado vê-se nas medidas que não se tomaram e que podiam ter sido tomadas. Medidas extremas, mas que urgem face ao estado vergonhoso das coisas. Nomeadamente:

    - não participar na Taça da Liga;
    - excluir o estádio da Luz da candidatura ao Mundial;
    - mesmo que fosse prejudicial ao clube em termos de eventuais valores mais elevados a receber da Olivedesportos, em vez de suspender, era exclui-la (que é totalmente diferente) das negociações para os direitos televisivos.
    - estudar, à semelhança do que foi feito com o Basket, a exclusão do Benfica no campeonato da LPF (mais complicado, tendo em conta que deve haver obrigações dos clubes em obedecer às ligas profissionais de cada país).

    O debate de ideias, só servirá para enriquecer as sugestões de mais decisões que o clube poderia ter tomado.

    ResponderEliminar
  8. Faltou propor que a não participição na taça da liga seria votada em assembleia geral de socios para mostrar que a direção não está isolada nisto.

    Menos importante mas também poderia ter sido fornecida uma lista de publicações que o Benfica recomenda aos socios não comprarem, Apesar do clube como cumpridor da lei não impedir de entrar nas instalações.

    Pedro

    ResponderEliminar
  9. E comunicar à FPF a indisponibilidade do Estádio do SLB para jogos da selecção enquanto a actual direcção se mantiver em funções.

    ResponderEliminar
  10. Estou de acordo com as sugestões apresentadas. Mas gostava também que a alínea h) do comentário do TiagoS tivesse sido aplicada. Penso que daria um resultadão. Abanava-os de alto a baixo.

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que foi um comunicado bem redigido e que toca em todos pontos essenciais.

    Mas acho que realmente o que o TiagoS disse sobre a candidatura ao Mundial faz muito sentido e iria por muita pressao sobre os agentes corruptos do futebol, a FPF e o secretario de estado do Desporto.

    Nao estava a espera que eles anunciassem neste comunicado que iam fazer uma guerra pelas posicoes de influencia no futebol portugues. Isso seria logo distorcido pelos corruptos para fazer passar a imagem que o que Benfica quer e ser dono do Sistema para retirar beneficio proprio. Mas mandaram os tiros bem mandados a quem deviam mandar: aos clubezinhos satelite, a Olivedesportos, a Liga e ao Secretario de Estado.

    ResponderEliminar
  12. E esqueci-me de dizer isto: a partir de agora e Guerra a serio. Este comunicado foi o abrir das hostilidades.

    Agora vamos esperar pelo reaccao de todos os visados.

    ResponderEliminar
  13. NOS JOGOS FORA,DESLOCAÇÕES EM MASSA DOS ADEPTOS, MAS NÃO ENTRAREM NOS ESTÁDIOS.
    SE ACHAREM A IDEIA BOA,
    DIVULGAR VIA SMS, EMAILS, FACEBOOK E NA BTV.

    ResponderEliminar
  14. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=462883

    Eles continuam a fazer o que bem querem e lhes apetece, é uma luta que jamais venceremos, mas gostei do comunicado.

    ResponderEliminar
  15. O GLORIOSO13/9/10 23:48

    Muito bom comunicado mas sinceramente poderia-se ir mais longe.
    Por exemplo:
    - Devido aos criterios de Arbitragem pois não nos deixam ir mais longe, redefinia-se objectivos como só lutar pela Europa e lutar sempre mesmo tendo armas desiguais com clubes que foram condenados nas instancias desportivas por corrupção;
    - Caso o autocarro fosse novamente e barbaramente atacado recusar-se jogar o encontro correspondente e enviar relatorios, imagens á Fifa e Uefa de como um clube e seus jogadores são atacados antes de jogos de futebol;
    - Indigar junto as instancias competentes (Fifa, Uefa, Real Federação Espanhola e obviamente questões de direito)sobre a possibilidade de uma entrada nas divisões espanholas mesmo a começar em divisões inferiores, tendo para isso que se mudar a sede para Espanha (construindo por exemplo um edificio sede) mas jogando na Luz. Claro que seria sempre objecto de aprovação em Assembleia-Geral;
    - Propor uma Assembleia-Geral para votar uma rescisão unilateral do contrato com a Olivedesportos que acabem em 2013 com efeitos imediatos mesmo tendo em razão as consequências de tal acto.
    - Na mesma Assembleia-Geral votar proposta para a impossibiladade de qualquer negociação futura com a Olivedesportos;
    - Pedir aos comentadores habituais Benfiquistas em programas de rádio e TV que abandonem os respectivos programas sendo que o clube assegura os seus honerários e propunha que podessem á mesma hora da transmissão dos programas estarem na BenficaTV a fazer os seus normais comentários. Neste caso apelar a que nunhum Benfiquista aceita-se participar em tais programas.
    Penso que seria mais certeiro. Apesar de ser um excelento comunicado.

    ResponderEliminar
  16. Concordo com as ideias do TIAGO e o GR1904.

    Enviar à FIFA e à UEFA um detalhe bem feito e bem estruturado, dos roubos que temos sido vitimas e dos benefícios do clube das putas.
    E por falar em putas anexar também, o depoimento que elas fizeram na justiça.

    Quanto ao MAMAO era cortar de vez com aquele chupista!!!

    ResponderEliminar
  17. Sim, o GLORIOSO dá também uma achega muito importante que é acabar de vez com representantes do GLORIOSO nas TVS.
    Ainda há pouco tive que ir a correr ao WX para vomitar, por causa do VERME ALGUIDAR....faz sempre um ruido de fundo, sempre que o representante do Benfica fala.

    Aquele VERME não viu erro algum naqueles 4 lances de Guimarães....já não há pachorra!!!

    ResponderEliminar
  18. Concordo com o comunicado, finalmente parecem querer actuar.

    Infelizmente, o que podia ser uma luta que mostrasse a força do Benfica (tal como os pais e avós de muitos quando ajudaram com os próprios braços a construir o estádio da Luz ou a participar activamente na vida democrática do clube, em pleno regime fascista e contra os boicotes do governo de então) vai ser um fracasso.

    Infelizmente, o Benfica é vitima da sua grandeza: como o Benfica tem muitos adeptos, os 10-20%... que acharem estas medidas ridiculas, facilmente atraiçoam os ideais do clube e lá vão boicotar as medidas anunciadas pelos orgãos sociais como a não presença nos jogos fora ou publicamente andarem a pavonear-se que não concordam.

    Facilmente assim se vai continuar a encher campos como naval, portimonense, olhanense, académica, braga, (nacional já foi), rio ave, ... tudo "boa gente", bastante "amiga" do SLB.

    Esta também era uma boa oportunidade para a blogoesfera Benfiquista se unir e suportar o passo que foi dado. Mas não vai acontecer: vão-se perder em posts de contradição e lutas pessoais contra LVF.

    Independentemente de apoiarmos ou não LFV (e eu sou muito critico relativamente à sua gestão), este deve ser um momento de união e suporte ao clube. Mas não vai ser, estaremos cá para comprovar.

    Não pediam acção? Há pois e tal...

    PS: vamos ver também o papel das Casas do Benfica - deviam ser os primeiros a defender e a divulgar isto. Uhmm...

    ResponderEliminar
  19. London Eye, a questão do Varela tem a ver com as lesões provocadas pela "amarelinha", ou lá o que é que eles usam para os estimular fisicamente. Se estiveres atento irás verificar que em certos jogos decisivos, como foi o do Braga, em que eles sabem que não vai haver controlo anti-doping, jogam muito, não param o jogo todo. Outras nem por isso. Porque será?

    Há a suspeita, ainda não confirmada, que eles dão aos novos jogadores "factores de crescimento" ou lá como se chama aquela merda. Certos músculos e ossos não aguentam a pressão, quando há umas partes do corpo que se desenvolvem mais em detrimento de outras. Olha para o Ruben ou o Rodriguez. Coitados! Lol.

    Já reparaste que os jogadores que vendem para outros clubes vão-se abaixo? Olha o Lisandro, sempre lesionado! Nos andrades não parava o jogo todo! Esteve 4 anos a ser treinado!

    ResponderEliminar
  20. O ponto e) do comunicado, só mostra o quanto ingénuos são, os Órgãos Sociais do nosso Amado Clube.

    Se estiverem à espera que os junta-letras, cumentadeiros, papagaios amestrados e paineleiros façam o que se pede, bem podem esperar sentados por causa das varizes.

    ResponderEliminar
  21. Eu acrescentava:
    h)Deixar a 1º divisão de futebol e passar a jogar nas distritais, onde teriamos seguramente equipa para lutar pelos 5 primeiros lugares.

    Em nota de rodapé acrescentava:
    Terá o viriato de viseu assim tantas familiares simpatizantes do FC do Porto?

    De resto, divirtam-se! Joguem mais futebol para não irem parar à Orangina. Este campeonto sem o Benfica não era a mesma coisa! De quem nos ririamos nós?

    ResponderEliminar
  22. Eu acrescentava:
    h)Deixar a 1º divisão de futebol e passar a jogar nas distritais, onde teriamos seguramente equipa para lutar pelos 5 primeiros lugares.

    Em nota de rodapé acrescentava:
    Terá o viriato de viseu assim tantas familiares simpatizantes do FC do Porto?

    De resto, divirtam-se! Joguem mais futebol para não irem parar à Orangina. Este campeonto sem o Benfica não era a mesma coisa! De quem nos ririamos nós?

    ResponderEliminar
  23. Eu acrescentava:
    h)Deixar a 1º divisão de futebol e passar a jogar nas distritais, onde teriamos seguramente equipa para lutar pelos 5 primeiros lugares.

    Em nota de rodapé acrescentava:
    Terá o viriato de viseu assim tantas familiares simpatizantes do FC do Porto?

    De resto, divirtam-se! Joguem mais futebol para não irem parar à Orangina. Este campeonto sem o Benfica não era a mesma coisa! De quem nos ririamos nós?

    ResponderEliminar
  24. Eu acrescentava:
    h)Deixar a 1º divisão de futebol e passar a jogar nas distritais, onde teriamos seguramente equipa para lutar pelos 5 primeiros lugares.

    Em nota de rodapé acrescentava:
    Terá o viriato de viseu assim tantas familiares simpatizantes do FC do Porto?

    De resto, divirtam-se! Joguem mais futebol para não irem parar à Orangina. Este campeonto sem o Benfica não era a mesma coisa! De quem nos ririamos nós?

    ResponderEliminar
  25. Em relação à Oliv... é dar a voz aos sócios.
    Por mim rescindia unilateralmente, assumindo os custos.
    A marca Benfica tem 70% do mercado, isso é do c...lho, é ter a faca e o queijo na mão.
    (não quero errar mas) na altura de Vale Azevedo, o novo contrato com a sic, não era muitíssimo melhor?
    De qualquer forma importante e inteligente é dar a palavra aos sócios.
    UNIRIA A FAMÍLIA BENFIQUISTA E DARIA MUITO MAIS FORÇA A QUALQUER DECISÃO.

    ResponderEliminar
  26. Antes de tudo quero dizer que acho o LFV uma besta quadrada.

    Dito isto, axo que alternativamente a estas medidas os sócios e adeptos do benfica podiam... apoiar outro clube. Ia dar ao mesmo e pelo menos acabava-se com a cagança (que já irrita) de ser-mos os maiores sem fazer nada para o provar. Estamos na CHAMPIONS meus caros, uma boa campanha este ano provará retumbantemente a INEXISTÊNCIA DE VERDADE DESPORTIVA em Portugal.

    Como tal, espero ansiosamente pelo jogo de hoje (o que interessa) para tirar mais ilações sobre este comunicado para dentro (?), que é o que realmente interessa.

    Benfica sempre!

    ResponderEliminar
  27. bem lembrado viriato, o benfica nao devia ter representantes em programas desportivos na tv que seguem linhas de apoio ao sistema estabelecido e sao beneplacitos com representantes de outros clubes que nao respeitam o benfica...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking