O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Eis outro candidato e porque se candidata? Pois ninguém percebeu...

. 84 comentários

O que mais me choca no SLBenfica... é que já nada me choca no SLBenfica!

Desde o treinador da equipa que aparece a apoiar o Presidente - deixando-se a si próprio numa situação complicada com um (eventual) futuro ganhador das eleições que não seja o actual presidente, será que abdica em caso de outro Presidente? Será que abdica da indeminização milionária? #sóquenão

... até a funcionários da SAD que, para o caso de não terem percebido, as eleições são para o Clube e os funcionários da SAD são assalariados que, ao ver este apoio declarado, imagino que serão capazes de abdicar de indeminizações legais caso um futuro presidente queira dispensar os seus serviços #sóquenão

Passando por um candidato que se apresenta... sem qualquer ideia futura... unicamente alicerçado no passado, reiterando que debates só com os sócios, como se ele fora um ser superior aos outros candidatos - talvez porque não têm 24 anos de sócios do FCPorto.

Retenho contudo que tenha dito que os candidatos às eleições são uma demonstração que há uma garantia de futuro. Fica-lhe bem reconhecer a credibilidade de Noronha Lopes, Rui Gomes da Silva e Francisco Benitez como possíveis futuros Presidentes do SLBenfica, fica-lhe bem porque a têm e porque é legítimo na qualidade de candidatos.

O que não entendo é alguém que sempre disse que saia quando houvesse alternativas de futuro... decide fazer mais um mandato sem que explique porque se candidata, sem que aceite debater ideias com outros candidatos, sem que pretenda obrigar os outros candidatos a serem confrontados com as suas "criticas construtivas" aos seus programas, etc... O que vai ele fazer num terceiro mandato?

Diz o Presidente que foi a segunda melhor década da história do SLBenfica... talvez para quem acha que o SLBenfica comecou em 2002/03 com a sua chegada... quem conhece os 116 anos de historia, dificilmente estará de acordo.

Fiquei sem saber porque se candidata! Fiquei sem entender se irá convidar O Abílio dos Tempos Modernos para a SAD - porque já sabemos que esse não quer cargos não remunerados - ou se vai apenas deixar-lhe a porta aberta para entrar...

Fiquei sem saber porque havemos de votar em Luis Filipe Vieira! 

Eu tenho que decidir em quem vou votar e neste momento tenho um Presidente que não me sabe explicar porque se candidata, mas já vai avisando que está a prazo - que não repete a candidatura (bom, se lhe pedirem muito muito muito ele faz-vos um favor!). Como alternativa aparece-nos alguém que mais parece um "trojen" para assegurar que o actual presidente passeia de forma triunfal sem se cansar muito... e depois temos ainda um ex-Vice Presidente que tem muita tarimba e experiência, mas que o "povo" não aceita (sabe-se lá porquê) e um sócio como nós, com paixão e vontade de mudar que os sócios não levam a sério porque não tem gente a dar-lhe milhares de euros para gastar como o "Abilio dos Tempos Modernos"...

Vamos mal, meus amigos! Oh se vamos mal....

O Abílio dos Tempos Modernos

. 116 comentários


Imaginem que estão desde Janeiro, segundo Adão e Silva, a preparar a vossa candidatura ao Sport Lisboa e Benfica.

Uma azafama enorme de contactos, de preparação de conteúdos, de programa, de imagem!

Vocês, que estão tão certos do vosso caminho alternativo a Luis Filipe Vieira, estão a dias de apresentar a vossa candidatura!

O que fazem? Pedem um almoço em privado com Luis Filipe Vieira, no gabinete do próprio. E logo de seguida, vão a outro almoço com vice-presidentes do SL Benfica e com pessoas ligadas a Jorge Mendes.


Era mesmo isso que fariam não é? Parece que estou a ver o Vilarinho a almoçar no escritório de João Vale e Azevedo na Avenida da Liberdade...

Isto só faz sentido para os mesmos que acharam normal Vítor Catão ir almoçar ao Seixal com Vieira, por exemplo. 

A desculpa de que Vieira ofereceu o lugar de Vice a João Noronha Lopes e o mesmo recusou também só engana quem quer. João Noronha Lopes só aceitaria (ou aceitará) um lugar remunerado e na SAD. (Aliás, João Noronha Lopes, se algum dia fosse presidente do SL Benfica, seria o primeiro presidente remunerado.) O de Domingos Soares de Oliveira, por exemplo, que todos sabem ir sair para a FPF. Há meses que se sabe disso.

Agora sim os pontos começam a ficar bem ligados. Até porque o principal estratega da campanha de João Noronha Lopes dizia o seguinte em Abril de 2020:


Então não estavam a preparar a candidatura desde Janeiro?

Quando alguém está a preparar uma candidatura desde Janeiro, não apresenta um programa similar aos dos concorrentes a um mês das eleições, dois meses depois dos outros.

Quando alguém está a preparar concorrer com alguém, não se reúne em privado com o seu concorrente a dias de se apresentar como alternativa de governação.

Muito menos a 5 ou 6 dias da sua conferência de imprensa de lançamento, não vai a um encontro com aqueles que têm sido o principal alicerce do seu concorrente.

Quem avança sem programa, com apenas um jogo no Jamor como evidência de viver SL Benfica nos últimos 20 anos, que nunca foi a nenhuma AG, que não tomou nenhuma posição pública em nenhuma altura, que foge dos debates como Vieira o faz e que só aparece no colinho do Ricardo Araújo Pereira e das suas supostas piadas, só tem um nome:


terça-feira, 29 de setembro de 2020

Eleições do Sport Lisboa e Benfica: orçamentos transparentes... menos dois

. 79 comentários

 


A transparência e o rigor são fundamentais para quem quer ser o próximo presidente do SL Benfica. 

Por isso nada melhor que o começarem a ser na campanha. 

Os vários candidatos informaram os benfiquistas na semana passada, em entrevistas individuais à Associação do Bem (grande serviço prestado ao SL Benfica!) 

Excepção feita a Luis Filipe Vieira que, como todos sabemos, gasta por conta do SL Benfica. 

Francisco Benitez referiu 1000 euros, acrescentando que na lista cada um paga as suas despesas de deslocação ou outras envolvendo a campanha. 

Rui Gomes da Silva informou que já gastou, do seu bolso, 15000 euros acrescentando que poderá gastar mais 5000 euros até ao final da campanha. 

Ou seja, Francisco Benitez e Rui Gomes da Silva forem bem concretos quanto a valores. 

O problema de transparência começa quando chegamos a João Noronha Lopes

Atentemos à resposta do candidato: 

“O meu orçamento está à volta dos 100 mil euros. Quem é o responsável pela fonte de financiamento? É a pessoa que está à vossa frente. Diria que mais de 90 por cento da campanha, até ao momento, tem sido feita pelo próprio candidato.” 

Ora, um candidato que apresenta o rigor e a transparência, que até em Compliance vem falar, quando fala do “seu” orçamento utiliza a expressão “está à volta” ? 

Qualquer principiante sabe que quando se faz uma campanha cria-se uma conta de campanha, para controlar os gastos e gerir o orçamento. Quanto entrou na conta da campanha, João Noronha Lopes? 99999 euros? 100001 euros? 

Depois a segunda parte da resposta: “Diria que mais de 90 por cento…”. Diria, João Noronha Lopes?

Não diz? Não sabe? Gasta do seu bolso e não tem controlo do que transferiu para a conta de campanha? Isto é assustador, porque se é assim com o seu dinheiro, vamos imaginar o que deve ser com dinheiro que não é seu. 

Mas além desta falta de transparência e rigor preocupantes, há outras questões quanto a transparência. 

Se não financiou a 100%, quem é(são) o(s) outro(s) financiador(es)? Porque não revelou? 

Mais ainda. Como é que 100 mil euros chegam para tudo o que a sua campanha anda a fazer? Ora vejamos: 

- 3 websites já lançados 

- tarjas espalhadas por Lisboa 

- Espaços publicitários comprados em jornais 

- Colunas de opinião em jornais 

- Imagem e comunicação da Campanha 

- João Querido Manha 

- Agência de Comunicação 

- Criativos 

- Angariadores de apoiantes pagos 

- Refeições oferecidas pelo país inteiro 

- Deslocações e dormidas com comitivas de mais de 10 pessoas pelo país inteiro 

- Sede de Campanha 

- Apoiantes 

- Roulotte das Bifanas e respectivo pessoal 

- Conteúdos pagos nas várias redes sociais 

- Presenças especiais na Campanha

- Trajes a rigor com a imagem do candidato por parte dos voluntários remunerados ou não, como relatado pelos próprios no Estádio da Luz na passada sexta-feira 

Isto é apenas um resumo do que é conhecido. 

Quem tem noção da realidade pode alguma vez acreditar que 100 mil euros chegam? Só se nos tomarem por parvos. 


Tomemos como exemplo a roulote das bifanas. 

Só a roulote em si custou 20 mil euros, fora o pessoal e a matéria prima! 

Além disso, João Noronha Lopes tem várias empresas a prestar colaboração com a sua campanha. Quem defende transparência e rigor, tem a obrigação de revelar quais são. 

Que marca de bebidas o está a apoiar, que operador televisivo ou que empresa de telecomunicações, por exemplo. 

Mais ainda, tem que explicar que retorno esperam essas empresas ao apoiar um candidato às eleições do SL Benfica. 

Não é possível acreditar nos números vagos de João Noronha Lopes. 
E se não é possível acreditar no candidato, muito menos será possível acreditar que possa ser diferente como presidente. 

Francisco Benitez e Rui Gomes da Silva foram totalmente transparentes nos números fornecidos. Rui Gomes da Silva inclusive mostrou disponibilidade, em nome da transparência, de mostrar as suas contas e de familiares para comprovar a informação prestada aos benfiquistas. 

Por isso, ou João Noronha Lopes apresenta o comprovativo da transferência para a conta de campanha e apresenta as contas da mesma campanha, ou temos aqui um problema sério de transparência e rigor. 

Gerir o SL Benfica não é gerir as contas de casa. Estamos fartos da falta de transparência de LFV e não queremos outro igual ou outro João Vale e Azevedo.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Luis Filipe Vieira vai vender mais algum jogador importante até ao fecho do mercado?

. 73 comentários

 Se sim, quem?



Cópia ou "coincidência"?

. 44 comentários

Em Abril de 2020 apareceu uma página chamada “Benfica 20-24”. 

Todos os que acompanhamos a realidade SL Benfica nas redes sociais tomamos conhecimento dessa página e de algumas das suas denúncias. 

Ora, essa página, segundo informação dos seus fundadores, foi alvo de vários ataques e acabou por ser encerrada. Entretanto a página foi retomada com outra denominação. 

O que isso tem a ver com João Noronha Lopes? 

É que como se não bastasse a cópia de ideias dos outros candidatos, a “ideia” requentada do Comboio Benfica (mandato LFV), do Dia do Benfica (mandato João Vale e Azevedo), parece que até o lema e imagem da campanha de João Noronha Lopes é uma cópia. 

Pelo menos é a opinião de quem me fez a denúncia anónima, dizendo-se um dos fundadores da página 20-24. 

Tirem as vossas próprias conclusões.





O Adeus do Capitão... Será que era inevitável?

. 79 comentários

 

Foto: Guilherme Cabral

A unica forma que sou capaz de considerar o Luisão "o eterno capitão", é quando me esqueço que Ruben só não será eterno porque não queremos e só não foi antes capitão porque as "vacas sagradas" nunca o permitiram.

O SLBenfica este ano investiu 3M€ no Gilberto, que não tem sequer qualidade para ser convocado e investiu 20M€ no Pedrinho de quem Jorge Jesus disse "há no Brasil muitos bem melhores"... Ou seja, são 23M€ deitados pela janela... aos quais se juntam os vários milhões (4 ou 5) que se vão pagar a um jogador que, por muito profissional que seja, nunca sentirá o clube ao ponto de entregar a alma em campo. Assim numa penada são cerca de 30M€ numa temporada...

Se o SLBenfica investisse esses 30M num contrato milionário para o Ruben Dias, talvez não fosse suficiente para o manter no SLBenfica para sempre... porque para sempre é muito tempoo... mas seguramente que permitiriam ao SLBenfica manter O SEU JOGADOR MAIS PURO, de braçadeira de capitão... esse sim, com uma paixão de "eterno capitão".

Ah e tal o tecto salarial!!! Como assim?

Então mas é mais responsável meter 30M num ano do Gilberto, Pedrinho e Otamendi que num contrato ao nível do que merece o Ruben Dias?

Ah e tal as ambições do jogador!!!! Como assim?

Estão a querer dizer-me que o SLBenfica não foi vender o jogador? Que é outro que vai sair contra a nossa vontade? Nesse caso assumo que não vamos pagar comissões por isso, correcto?

O "eterno capitão" do SLBenfica NUNCA será possível que seja uma das vacas sagradas! Luisão nunca será "o capitão" do SLBenfica... será alguém que foi capitão do SLBenfica durante muito tempo.

O grande Mário Coluna sim, foi um eterno capitão... Ruben Dias foi um capitão que poderia ter sido eterno... aliás, poderia ter começado por ser capitão... e ser eterno.

MAS O SLBENFICA NÃO QUIS! E a saída de jogadores do SLBenfica só é impossível porque o SLBenfica os quer vender... porque quem manda no SLBenfica é um financeiro, que precisa de ver o dinheiro entrar e sair - é essa a sua profissão (gerir dinheiros que entram e saem)... e porque o Presidente tem nisso um elemento da sua presidência, porque isso o promove e lhe abre espaço.

Se o SLBenfica tivesse "oferecido o contrato de uma vida" a Ruben Dias, talvez não tivesse ficado "uma vida" no SLBenfica, mas seguramente teria ficado mais tempo da sua vida... E talvez bastasse oferecer-lhe o contrato que foi oferecido ao Otamendi.

Por isso, a saída do O ETERNO CAPITÃO (porque ele sempre foi capitão sem lhe terem permitido usar a braçadeira) é um momento triste... porque não saiu o Vinicius ou o Jimenez ou o Matic... SAIU O RUBEN DIAS! Um dia triste na história do SLBenfica.

domingo, 27 de setembro de 2020

Ruben Dias oficializado e um jogador dispensado vale 15M€

. 55 comentários

Ruben Dias OFICIAL no ManchesterCity por 68 milhões de Euros (+3.6M em objetivos), convertendo-se no 5º central mais caro da história do futebol Mundial...

... bom, mais ou menos... na verdade o jogador foi vendido por 53M€, dado que o Otamendi - que o Benfica vai pagar 15M€ por ele - estava em vias de rescindir sem encargos com o City. Ou seja, o Ruben é - na realidade - o 7º central mais caro da história.

O Manchester City fica, assim, com:

Ruben Dias: 68M
Laporte: 65M
John Stones: 55,6M
Nathan Aké: 43,30M
Eric Garcia: 16M

... e liberta para o SLBenfica o Otamendi, que desvalorizou para 1/3 do valor (44,5M) em 3 anos!

O que teme o Presidente do Benfica para precisar de três assessores de Comunicação?

. 31 comentários

Luis Bernardo, que tem feito campanha pelo actual Presidente utilizando os canais do Clube.

João Gabriel, que tem assumido o papel de porta-voz de uma campanha que não se digna a existir (até quarta-feira, menos de um mês antes das eleições).

António Cunha Vaz, que representa o Presidente a título pessoal.

A última pessoa que soube, no futebol, que pagava (através do Clube) a tanta gente para criar uma narrativa na comunicação social com alvos bem definidos - e convenhamos que de alguma forma resultava - foi Bruno de Carvalho... alguém que mais tarde se veio a perceber que tinha essa máquina montada para esconder muitas coisas que lesavam o clube.

A pergunta que eu me coloco é: O que raio esconde ou precisa de "trabalhar" Vieira depois de 17 anos no SLBenfica para precisar de três profissionais de comunicação a atacar em todas as frentes?

Segundo vi no tópico anterior do Shadows, o Presidente do SLBenfica apresenta a sua candidatura dia 30 - a menos de um mês da data das eleições que continuam por ter data definida.

O mesmo Presidente que se recusa dizer uma palavra aos sócios sobre as eleições, que recusou quaisquer responsabilidades na perda do campeonato, que destruiu a aposta no Seixal e culpou Bruno Lage por perder um campeonato que nunca quis ganhar, pois precisava "salvar o FCPorto" a bem dos "amigos" Fernando Gomes, Tiago Craveiro e Pinto da Costa - os três portistas que mandam no futebol português.

É bom assumir-se que dar-se bem com os verdadeiros "donos disto tudo" não é crime! Ter-se juntado ao Sistema para assegurar que se vai fazendo umas cedências (titulos) a troco de apenas o atacarem em coisas que todos sabem que não terão fundamento futuro... e vivem os quatro felizes para sempre: todos vão ganhando os seus títulos, perpetuando-se nos cargos e tirando os devidos benefícios.

No meio desta história, na medida em que considero que Luis Filipe Vieira não cometeu directamente crimes ou acções iliegais, mas sim que teve condutas que serão moralmente condenáveis, o Presidente do SLBenfica demonstra aquilo que mais me magoa enquanto sócio: Ignora totalmente a vontade dos benfiquistas que o elegeram para o cargo e simplesmente ignora-nos como benfiquistas, actuando como se fosse dono do clube, sem prestar contas ou aceitar que existem outros benfiquistas tão bons ou melhores que os que lá está que têm o direito a ter opinião, ser ouvidos, debater ideias e poder lutar por elas sem serem vistos como abutres ou gente com interesses obscuros.

Eu não votarei Luis Filipe Vieira nestas eleições, mas não porque tenha decidido votar noutros candidatos, mas porque constantemente nos últimos quatro / cinco anos a postura do Presidente não corresponde aos valores que tenho incutidos pelos meus pais. Não tenho um "benficómetro" para saber se ele é mais ou menos Benfiquista, nem ele nem ninguém... mas tenho valores... e princípios que o Presidente veio quebrando ao longo dos últimos anos em que se permitiu a ele próprio aburguesar-se no clube.

Sempre assumi neste blog o meu sentido de voto nas eleições desde 2008. Quando votava em Luis Filipe Vieira sempre assumi - debaixo de algumas críticas - porque o fazia, e nas últimas eleições assumi também aqui que votava em branco para penalizar moralmente a conduta do Presidente... que só piorou desde então. 

A atitude prepotente e pouco respeitadora dos sócios foi o que fez Luis Filipe Vieira tirar-me o seu voto. Não, não foram os campeonatos perdidos (isso foi uma consequência da sua atitude de quem pode tudo). Não, não foram as vendas sucessivas de jogadores que desde há cinco anos que promete que ficariam (só os lunáticos acham que é possível segurar jogadores em Portugal). Nem sequer foi aceitar "jogos de interesses" que nos prejudicam... sendo o último dos quais a chegada de Otamendi, outrora recusado por Jesus antes de ir para o FCPorto, um jogador que assume a sua paixão pelo Clube Regional Assumidamente Corrupto (CRAC) em troca de um jogador que tem a mística a correr-lhe nas veias... 

Não ficaria de bem com a minha consciência se votasse em branco, porque não pretendo "um voto de protesto", mas sim assumir que jamais votarei contra Luis Filipe Vieira - ou seja, nunca colocarei o meu voto noutro candidato para assegurar que "Vieira cai" - ISSO NUNCA! Por isso os dias que restam até às eleições, seja lá quando o Presidente se dignar a marcá-las, irei afincadamente continuar a analizar o Programa de Joaquim Oliveira (aka Noronha Lopes), de Rui Gomes da Silva e Francisco Benitez... e votarei em consciência com os meus valores, princípios e desejo que o SLBenfica seja um clube digno, vencedor e capaz de honrar a história desportiva e social, mas também capaz de continuar o que de bom foi feito nas últimas decadas de presidência.

VIVA O BENFICA!

Renato Paiva sem papas na língua

. 26 comentários
O treinador do Benfica B, Renato Paiva, não escondeu o desagrado com a exibição da equipa no jogo frente ao Mafra, da 4ª jornada da 2ª Liga, que terminou com um triunfo dos mafrenses por 2-1. No final, o técnico fez vários reparos à exibição da equipa e lançou um aviso aos jogadores.

"Estão a jogar no Sport Lisboa e Benfica e têm de sentir esta pressão. Se agora qualquer equipa nos pressionar e nós fizermos o que fizemos neste jogo vamos abdicar de jogar. E abdicar de jogar é, também, abdicar de fazer evoluir jogadores para a equipa A, que precisa de jogadores que não tremam, que tenham personalidade e que quando começam a perder vão atrás do resultado, como fizemos com o Chaves. Neste jogo não fomos nada disso", atirou, na conferência de imprensa após o jogo, prosseguindo com as críticas à exibição em casa do líder da 2ª Liga.

"Um jogo tem 90 minutos, nós jogámos 10 e pensámos que o trabalho estava feito. Não pode ser assim! Tenho apelado à equipa para mantermos a imagem que temos cultivado desde a 1ª jornada, a jogar com qualidade, um futebol assente no critério com bola, no ataque e na capacidade de desmontar o adversário. A chave foi a intranquilidade ou o excesso de tranquilidade depois de marcarmos o golo. 

Estou extremamente triste porque trabalhámos para jogar de uma maneira e não percebo por que motivo não jogámos da forma como trabalhámos."

Uma boa ocasião para Luís Filipe Vieira sentir o calor dos adeptos

. 37 comentários
"Luís Filipe Vieira apresenta formalmente a recandidatura à presidência do Benfica na próxima quarta-feira, dia 30.

A apresentação decorrerá no hotel Altis, pelas 18.30 horas, em Lisboa. 

Luís Filipe Vieira é presidente do Benfica desde 2003 e as eleições estão marcadas para outubro."

Ele e a corja que o rodeia e que se serve do SL Benfica. Todos precisam de um banho de sócios e adeptos.

sábado, 26 de setembro de 2020

Ruben Dias confirma saída e adeptos do futebol perguntam se é verdade que são os únicos que não podem ver ao vivo o que gostam

. 92 comentários
"Estou muito feliz como é óbvio. Este foi um jogo muito importante para mim. E poder consagrar este jogo com um golo... Foi um momento especial. E acredito que toda a gente tenha noção do que se trata. As pessoas marcam. Foi sem dúvida alguma especial. A braçadeira também foi especial"
----------------------
Ruben Dias confirma que Luís Filipe Vieira é mentiroso.

Mais um que não fica. Mais um que não vai ajudar na construção de um SL Benfica europeu.

Fomos eliminados pelo PAOK com um golo de outro jogador mal aproveitado cá e afinal os rios de dinheiro que cá andavam não existem. Já estamos a ultrapassar o fair play financeiro.

É este o SL Benfica que em Outubro é preciso limpar: comissionistas e parasitas.

E já agora peço a que viva em Santarém que possa confirmar se isto aconteceu mesmo hoje. É que se é possível encher uma Praça de Touros para uma boa corrida, também é possível encher um estádio de futebol para vermos bola.

SL Benfica - Moreirense

. 15 comentários

 ONZE DO SL BENFICA: 

Odysseas, André Almeida, Rúben, Vertonghen, Grimaldo, Gabriel, Pizzi, Rafa, Everton, Waldschmidt e Darwin.


SUPLENTES DO SL BENFICA: 

Helton, Gilberto, Ferro, Nuno Tavares, Weigl, Chiquinho, Pedrinho, Seferovic e Vinícius.


Onze do Moreirense: 

Pasinato, D'Alberto, Rosic, Steven Vitória, Pedro Amador, Lucas Silva, Filipe Soares, Fábio Pacheco, Pedro Nuno, Alex Soares e Fábio Abreu.


Suplentes do Moreirense: 

Miguel, Ibrahima, Pires, Matheus Silva, Reynaldo César e Franco.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Exclusivo NGB: Vieira vence as eleições do SLBenfica

. 81 comentários

Apesar de não ser essa a opinião do Shadows, que respeito, o SLBenfica demonstrou hoje quem será o futuro Presidente do Clube. E não disse que "o SLBenfica demonstrou" por acaso.

Hoje vimos a "máquina" do clube a funcionar! Os votantes com 50 votos apareceram em maior número que os sócios com 20 e com 5 votos... juntos.

Não me apetece ir pesquisar, mas terá sido das poucas vezes que o "SIM" ganhou "em toda a linha... ou seja com 1, 5, 20 ou 50 votos... todos votaram favoravelmente... 

Continuam sem resposta os vários sócios indignados com situações já reportadas ao departamento de sócios, dando conta de erros nos números de votos... em que sócios com menos anos têm mais votos que sócios com mais anos. Manipulação? Erro Conveniente? Pelos vistos não interessa a ninguém...

Hoje ficou claro porque motivo o Presidente do SLBenfica se limita a ignorar as eleições! O Presidente do SLBenfica não apresenta um programa, não fala sequer com os sócios, não se compromete com absolutamente nada. O Presidente do SLBenfica sabe que vai ser reeleito, porque sabe como essa eleição se ganha... e não é com campanhas e afins, como se pode ver na votação de hoje.

Alguém quer apostar que depois da votação de hoje, com uma vitória amanhã, o Presidente fala depois do jogo?

Alguém consegue entender que com uma crescente indignação sobre a actual gestão, depois de uma votação recente reprovada... agora - com uma situação desportiva ainda pior - aparece uma vitória em toda a linha??? Alguém entende isto?

MUITOS PARABÉNS A LUIS FILIPE VIEIRA! Desejo os maiores sucessos ao seu Clube!

Aproveito também para saudar o Manchester City, que terá no seu plantel mais jogadores da formação do SLBenfica que o próprio SLBenfica... 

O negócio de Ruben Dias, sendo muito atrativo por 50M€ a ponto de entrar directamente para o Top10 dos centrais mais caros de sempre, entendo que nas circunstâncias actuais é uma venda imprudente, apenas exposta porque fomos incompetentes para vencer o PAOK

Não vale a pena enganarem é os sócios com a compra do Otamendi - um jogador que rejubuilou a cantar insultos ao SLBenfica!!! Um jogador que no seu país de origem, Argentina, era notícia que estava a tratar da rescisão com o City para seguir a sua carreira (com o FCPorto à espreita)... parece que agora está avaliado em 15M€. Ou seja, um jogador que passa de quase 0 a 15M em menos de uma semana. 

Assumam que o SLBenfica aceita uma venda de 50M e pronto! E estou curioso para ver as comissões desse negócio! Se o SLBenfica, como sempre, pagar comissões a Jorge Mendes por esta operação vai tratar-se de uma evidência clara de que foi o SLBenfica que solicitou a venda.

Depois de ver sair o melhor 6 do plantel porque Jesus embirra... vemos agora sair o melhor central porque fomos incompetentes. Mas vamos todos acenar e sorrir... PARABÉNS PELA REELEIÇÃO, SR PRESIDENTE!

A verdadeira sondagem aconteceu hoje na Luz!

. 31 comentários
A verdadeira sondagem não foi o resultado da votação. Até porque é uma vergonha que tenha sido possível votar novamente sem apresentar cartão de cidadão. De máscara. O voto em Outubro será uma fraude se nada mudar.

Mas a verdadeira sondagem foi outra.

Foi sentir os Benfiquistas com saudades do seu estádio, dos seus camaradas de bancada, e do ambiente de puro benfiquismo.

E aí uma diferença gigante: as candidaturas de Francisco Benítez e de Rui Gomes da Silva misturadas entre os Benfiquistas num espírito de sã convivência e união em torno do que deve ser o SL Benfica.

Já João Noronha Lopes mostrou mais uma vez que é um candidato artificial. Benfiquista sem dúvida, mas candidato de plástico. Sem qualquer empatia com os sócios. Nem os sócios com ele.

Habituado à proteção do camarote, não sabe estar entre o Benfiquista comum. Nem quer, pelo visto. Sem o Ricardo Araújo Pereira ao lado para entreter o pessoal é mais difícil não é?

Ficou fora do estádio entre os seus "voluntários", foi votar, cumprimentou quem estava à saída do pavilhão, conforme já foi documentado em foto, e foi embora. 

Nota-se a vontade evidente dos sócios em mudar em Outubro. Mas não se enganem.

Com este voto electrónico Luís Filipe Vieira só sai preso.


       (Fonte: Twitter de Rui Gomes da Silva)

Rui Costa será Vice-Presidente do Sport Lisboa e Benfica e o nº2 na hierarquia?

. 46 comentários

 



O Correio da Manhã avança que José Eduardo Moniz deixará de ser Vice-Presidente do Benfica na lista para as próximas eleições, e que Rui Costa passará a ser Vice-Presidente do Benfica, além de acumular o cargo de Administrador da Benfica SAD, cargo que já exerce.

Não me admira que José Eduardo Moniz saia em discordância pelo facto de pretender ele ser o nº2, e provavelmente a escolha de Luís Filipe Vieira poderá ter recaído em Rui Costa, sobre quem já tinha afirmado há alguns anos que o poderia suceder na Presidência do Benfica.

Importa esclarecer se Rui Costa vai ser Vice-Presidente do Sport Lisboa e Benfica, e se será o nº2 na hierarquia do Benfica, atendendo a que Luís Filipe Vieira referiu que se algum dia for condenado num caso de justiça abandona o Benfica pelo seu próprio pé... ficando a Presidência de forma automática para o nº 2 na Direcção do clube!

Se Luís Filipe Vieira ganhar as próximas eleições e durante o decorrer do próximo mandato abdicar da Presidência, o Presidente do Benfica que o sucede será Rui Costa?

Esta é a principal questão que terá de ser respondida de forma inequívoca e sem margens para dúvidas!

O futuro de Jesus e a MENTIRA contada muitas vezes...

. 26 comentários

Depois da penosa "exibição" de duas personagens que me ferem os olhos ver na televisão a falar... os jornais têm-se enchido de páginas e páginas acerca da ambição de Jesus em ganhar uma Champions e um campeonato do Mundo de Clubes (ao qual só se acede pela via menos difícil na Libertadores; ou pela via dos heróis na Champions).

Ora, dito isto ... andei pela imprensa nacional e internacional a pesquisar que raio de clubes e oportunidades terá tido Jorge Jesus na vida para pensar que ambiciona esse título e, pior - porque ambicionar não é vergonha - que os jornais achem que é uma ambição legítima.

E o resultado é obviamente o que dizia Bruno Lage... nota-se claramente quem é que tem amigos nas redações que fazem questão de o fazer parecer aquilo que ele não é!

Sim... falamos do treinador que não foi capaz de ganhar ao PAOK de Abel Ferreira!

E sim... reconheço-lhe uma tremenda capacidade... apenas acho intolerante a sua bazófia e a forma como ele usa (e nesse caso é esperto porque vivemos no país de imprensa amestrada) a imprensa para se promover.

Quem ouve toda esta palhaçada parece que o Jorge Jesus alguma vez teve oportunidade de trabalhar em algum clube, sem ser o SLBenfica, que lhe permita qualquer tipo de ambição europeia...

Antes de Carlo Ancelotti ter entrado no Everton, a imprensa portuguesa dizia que o Jesus era o preferido para o cargo! Bom... já ontem diziam na TVI e efetivamente é preciso ter vergonha na cara. Alguém acredita que só porque Jesus não teria aceitado... o Everton passou à alternativa de segunda opção, um tal de Carlo Ancelotti? A sério? Vamos mesmo comparar o percurso de um e outro?

Convenhamos, o SLBenfica é o mais longe que Jesus pode chegar... e a Liga Europa é o máximo que pode ambicionar... e já falhou duas vezes.

O SLBenfica é o ponto mais alto da carreira do Jesus e ele quer fazer crer o inverso, que o Jesus é que é o ponto mais alto da "história" do SLBenfica. ESTÁ COMPLETAMENTE EQUIVOCADO, O HOMEM!

E não será por repetir esta mentira de forma consecutiva que a verdade vai ser outra!!!!

Por falar em mentira... junto-me a Florentino no agradecimento a Jesus pela oportunidade que lhe vai dar... no Mónaco! GESTÃO DESPORTIVA DANOSA! Basicamente o Tino agradeceu ao Jesus o facto que não lhe permitir jogar no SLBenfica... isto são palavras do melhor médio defensivo do SLBenfica para o treinador que ambiciona ganhar a Champions mas não é capaz de ganhar ao PAOK.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

13,7 Milhões em Advogados? Em que processos estamos implicados que não sabíamos?

. 98 comentários

Os encarnados pagaram no último exercício (2018/19) 13,7 milhões de euros na rubrica de ‘trabalhos especializados’, que inclui gastos com advogados e consultores. Em 2017/18, a SAD do Benfica havia pago bem menos: 9,45 milhões de euros. Já a rubrica de segurança ultrapassou agora os 2 milhões de euros. in Record

Alguém me consegue explicar em que casos está ou esteve o SLBenfica implicado ou com necessidade de defender-se ao ponto de justificar 13,7 milhões de Euros de custos?

Ou será que além de pagar casamentos à filha do Administrador, também andamos a pagar advogados a funcionários e orgãos sociais que se veem metidos em situações que precisam defender-se?

Tanto quanto sabemos o SLBenfica, que paga esta conta, não está nem esteve acusado de nada!

A saída de Florentino é gestão desportiva danosa!!!

. 75 comentários

 O Florentino é, na minha opinião, o melhor 6 que o SLBenfica tem no plantel. Infelizmente o Weigl, com 20M€ de custo, não justificou até hoje a aposta nessa posição e tarda em adaptar-se. O Samaris entre as lesões a tendência para levar (pelo menos) um amarelo por jogo não lhe permite ser uma aposta segura. Gabriel nunca será um jogador da posição 6, mas sim uma alternativa natural a Taraabt na posição 8...

Dito isto, o Florentino não só é a melhor opção que o SLBenfica tem... como também é O MELHOR JOGADOR NA POSIÇÃO 6.

Emprestar este jogador apenas porque o Jesus embirra... parece-me absurdo!

A situação de Florentino não é distinta do que se passou com Bernardo e Cancelo... trata-se de um processo vergonhoso de delapidação de activos do SLBenfica. 

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

"O que já demonstrou esse para ser alternativa a Vieira?"

. 30 comentários
Esta é a pergunta mais se ouve entre os actuais apoiantes de Luis Filipe Vieira, o actual Presidente do SLBenfica. Não quero com isto dizer que a pergunta seja legítima ou não, apenas considero que... não tem resposta, pois a resposta nunca é satisfatória e, acima de tudo, nunca se aplica a Luis Filipe Vieira ele próprio. Repare-se nas respostas que se podem dar:

- Um percurso empresarial de referência
Resposta: isso não conta para nada, pois o SLBenfica é um clube de futebol e precisamos de gente que saiba lidar com o actual sistema de esquemas de poder.

Contrassenso: Ora, Luis Filipe Vieira é o próprio a considerar o SLBenfica um grupo empresarial de referência e muito da sua gestão é orientada a uma gestão empresarial que visa o lucro e o desenvolvimento dos recursos. Porém o próprio Luis Filipe Vieira não tinha esse perfil, pois apenas tinha percurso como construtor civil.

- Envolvimento na vida activa do clube e não apenas para as eleições
Resposta: Estar na vida activa do clube não é ir a AGs, ser comentador ou fazer parte da direcção de forma conivente com o presidente.

Contrassenso: Quem tinha ouvido falar no actual Presidente antes de entrar no clube para ser o conselheiro de Vilarinho, ou melhor dito, como responsável por avançar com o projecto do estádio, face à sua experiência como construtor civil?

- O programa eleitoral para Presidente
Resposta: nenhum dos candidatos tem um programa eleitoral, apesar de vários já terem apresentado diversos vetores que querem mudar no SLBenfica.

Contrassenso: O próprio Luis Filipe Vieira foi "colocado" na Presidência pela mão do anterior presidente Vilarinho como seu sucessor natural, tendo sido antes já colocado como Presidente da SAD (não eleito pelos sócios, mas sim nomeado, portanto)... para depois a eleição a Presidente já ter sido feita já a partir do interior do clube e como rosto visível do estádio.

- Tem que ser alguém inatacável e não com ligações questionáveis
Resposta: Políticos e empresários na reforma não são credíveis e só querem o SLBenfica para ter um "tacho", enriquecer e tomar conta do Benfica para o deixar ao serviço de interesses que querem prejudicar o Clube.

Contrassenso: Temos um Presidente acusado em dos processos judiciais e exposto em muitos outros casos que, acusado ou não acabam por arrastar o seu próprio nome e o do Clube para uma imagem pouco digna. Por outro lado essa narrativa apenas deixa um vetor de análise: Apenas Luis Filipe Vieira, em 6 milhões de Benfiquistas, não quer deixar o clube exposto aos interesses de quem quer aproveitar-se do Clube.


Grande parte das questões são pouco dignas de uma sociedade desenvolvida... mas a última apenas indicia um factor de vergonha e subdesenvolvimento, quando se permite instituir uma visão digna de qualquer regime norte coreano onde o um rebalho de carneiros amestrados acredita que apenas uma pessoa zela pelos seus interesses e, mais ainda, de forma positiva.

É UMA EXPOSIÇÃO AO RIDÍCULO aquilo que fazemos a nós próprios ao não permitir que o SLBenfica seja um clube aberto, plural e em que os benfiquistas que querem ser alternativa não sejam vistos como oportunistas ou menos dignos do que quem está como Presidente.

Será que João Santos, Abilio Rodrigues, Luis Tadeu, o próprio Vilarinho, Jorge de Brito, entre outros eram todos maus benfiquistas quando quiseram desafiar a liderança dos presidentes em causa? A sério que teremos todos coragem de fazer do SLBenfica uma ditadura na qual realmente acreditamos que só o lider em funções é suficientemente benfiquista, apesar de todos os "contras" que lhe conhecemos?

Ainda estamos à espera da justificação Sr. Presidente!

. 52 comentários

Não se podem ter orgasmos mentais com o Bernardo Silva e o seu benfiquismo só quando da jeito. O nosso Bernardo não se esconde, como outros, não tem porta-vozes e não manda recados... O Bernardo é dos que sente a camisola e enche a boca mesmo num dos maiores clubes do mundo da actualidade para falar do "Seu" Benfica.

Dito isto, o Bernardo é, talvez, o produto mais evidente - a par do seu companheiro de equipa João Cancelo - de que Jorge Jesus "gosta é de bons jogadores", como dizia o Rui Jorge ontem no 11. E para Jesus "bons jogadores" são-no hoje! Ou são jogadores que já sabem tudo e só precisam de aprender a fazê-lo melhor... ou não servem para Jesus.

Quem tem memória curta talvez se interrogue em que lugar tería ficado o Bruno Lage o ano passado se tivesse o Waldshmidt, por exemplo... Se pudesse lançar no jogo um Pizzi ou se pudesse ter ao lado do Ruben o Verthongen em vez de ter que apostar no ferro à exaustão.

Dito isto, sabendo todos que com 80 ou 100M se faz mais do que com 20 ou 30M... a questão que se coloca então é o porquê da inversão de estratégia?

Desde que entrou o Jesus, David Tavares, Tomas Tavares, Jota, Florentino (!!) e ate Gonçalo... vai tudo de vela!!!!

Então Presidente? E agora? O papel secundário de Gonçalo Ramos e a saída de Florentino são "apenas" CHOCANTES! Meter 3M na aquisição do Gilberto - que é mais velho e com iguais ou piores defeitos que o Tomás Tavares - não tem qualquer sentido... E só aqui se vão destruir três jovens.

É preciso o Gonçalo nascer quantas vezes mais para poder ser a alternativa a Waldshmit atrás do ponta de lança?

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Estamos contigo, Bernardo! E com os putos que querem jogar no SL Benfica!

. 70 comentários

 


O tweet do Bernardo Silva incomodou os cartilheiros como o Bacalhau à Brás que sentiu necessidade de atacar o nosso consócio.

Em Outubro os cartilheiros vão ficar todos a ver navios pois a vossa mama vai acabar.

Isso inclui aqueles que continuam a utilizar os meios do SL Benfica para fazer propaganda a Luis Filipe Vieira. 


Olha lá de quem era o sonho e quem é que afinal lançou o projecto:


Nem nessa narrativa são inteligentes.

O SL Benfica precisa de um guarda-redes?

. 56 comentários

 


Uma das primeiras exigências de Jorge Jesus foi a contratação de um guarda-redes.

Sabe-se que enviou recado a Vlachodimos de que poderia procurar novo clube pois não seria titular. O guarda-redes recebeu esse recado e não gostou.

Mas foi por Vlachodimos que a época passada correu mal? Não.

Vlachodimos é um guarda-redes do outro mundo? Não. Mas está longe de ser o nosso elo mais fraco.

Será um desperdício de dinheiro se o SL Benfica tiver como prioridade adquirir um guarda-redes e não defesas laterais de qualidade.

Ou um 8 capaz de aguentar a temporada. 

Se há dinheiro para gastar 12 milhões/ano numa equipa técnica, tem que haver dinheiro para as verdadeiras prioridades do plantel.

Não acredito que a maior necessidade seja a contratação de um guarda-redes.




segunda-feira, 21 de setembro de 2020

A desilusão que é o benfiquista (e elitista) Ricardo Araújo Pereira e o que isso revela sobre João Noronha Lopes

. 164 comentários


Sim, quero deixar claro que me vou referir ao benfiquista Ricardo Araújo Pereira, e não ao comediante Ricardo Araújo Pereira, ao comentador político Ricardo Araújo Pereira ou sequer ao homem Ricardo Araújo Pereira.  

O benfiquista Ricardo Araújo Pereira é uma desilusão em toda a linha.

É inaceitável que o teatrinho deprimente que se viu ontem na SIC seja visto como televisão de qualidade e não como uma lavagem de imagem de uma candidata à Presidência da República que tem feito do SL Benfica um alvo permanente.

Não se compreende como uma "entrevista" de apenas alguns minutos seja afinal uma farsa combinada como os papéis manuscritos na mesa de Ana Gomes assim revelaram. Ela própria teve necessidade de ler várias vezes! Vai ser isto uma candidata ao cargo mais elevado do país?

Mas não se entende como Ricardo Araújo Pereira não faz uma única vez a pergunta obrigatória a Ana Gomes: porque ataca só o SL Benfica e não tem uma palavra para com o FC Porto? 

Foi lamentável e vergonhoso. 

Mas mais ainda quando Ricardo Araújo Pereira passa a primeira metade do programa a falar de Luis Filipe Vieira. Porquê só agora, Ricardo? Onde andou o Ricardo nos últimos 4 anos e quantas vezes se referiu a todos estes casos? E porque o fez logo no programa em que recebe Ana Gomes? Há coincidências?

Ricardo Araújo Pereira, o benfiquista, é uma desilusão confirmada. 

Os primeiros sinais vieram quando, por razões estritamente políticas, e juntamente com outros 4 ou 5 benfiquistas (2 dos quais também apoiantes da mesma candidatura de que falaremos mais adiante) escreveu uma carta aberta a pedir a expulsão de André Ventura de sócio do SL Benfica.

Não há uma pessoa de bem que não condene o racismo ou a xenofobia. Podemos achar que André Ventura anda no limite de algumas linhas vermelhas no que diz respeito a estes temas. Eu acho! Há quem ache que sim e há quem ache que não.

Mas recordo Ricardo Araújo Pereira e os seus amigos da carta aberta de que o Sport Lisboa e Benfica foi o grande refúgio dos democratas durante a ditadura. Era no Benfica que todos os cidadãos, da direita à esquerda, dos socialistas aos comunistas, dos centristas aos mais extremistas, eram iguais. No Benfica não havia perseguição política a ninguém. Os valores da liberdade e democracia eram fundamentais.

Por isso é inaceitável que um benfiquista tenha estes comportamentos de elitismo e até de uma espécie de purga de benfiquistas por razões políticas, e depois tenha um programa de televisão onde combina antecipadamente perguntas e respostas com todo o tipo de políticos e outras personagens. A isto chama-se farsa.

João Noronha Lopes a ler a resposta

Além de tudo isto, Ricardo Araújo Pereira é um apoiante confesso da candidatura de João Noronha Lopes.

Tem sido por Ricardo Araújo Pereira que as iniciativas online da JNL têm alguma visibilidade, porque quanto a conteúdos simplesmente não existem.

Ricardo Araújo Pereira tem sido uma espécie de base e baton de João Noronha Lopes. Tipo aquela miúda linda que conhecemos à noite, às duas da manhã já com 4 whiskys no bucho, e que conseguimos curtir até ao fecho da discoteca. 

Quando saímos lá de dentro, já com o efeito do alcool a esbater-se, à luz do dia e com a maquilhagem dela esbatida, percebemos que afinal era tudo uma ilusão. Susto!

Ricardo Araújo Pereira está a prestar um péssimo serviço ao Benfica ao disponibilizar-se para este papel. E ele sabe melhor que ninguém como têm sido preparadas essas sessões de ZOOM, a quem é permitido fazer perguntas e como é em tudo parecido com os seus programas de "entrevistas".

As respostas vagas de João Noronha Lopes, a necessidade de ler os apontamentos ao lado, a fuga a alguns temas mais fulcrais, são a infeliz confirmação da maquilhagem que se pretende dar a João Noronha Lopes. Com muita pena minha chego a esta conclusão.

Percebe-se que JNL não tem medidas para aumentar receitas ou para combater os efeitos do COVID. Mais ainda se entende que JNL vai fazer o mesmo que Vieira: vender os melhores jogadores. 

E se não tem medidas e não vê como aumentar proveitos/receitas, o que vai lá fazer? Assegurar que Vieira é reeleito?

Como já escrevi há uns dias, tinha grandes expectativas sobre João Noronha Lopes e sobre a sua candidatura. 

Infelizmente, não posso entregar o meu voto a um candidato que só a um mês das eleições é que tem um programa pronto quando os seus apoiantes diziam que estavam a trabalhar na candidatura desde Janeiro, que posso afirmar que é mentira. Quando os outros concorrentes já apresentaram há muito os seus programas e com bastante detalhe.

Não posso entregar o meu voto a quem está a gastar demasiado dinheiro para uma candidatura que diz vir pelo amor ao Benfica. 

Como abordarei nos próximos dias, não só o vazio de ideias mas também os apoios financeiros obscuros, os apoios de gente ligada ao que de pior tem o Benfica dos últimos 25 anos são os principais problemas que me vão impedir de votar em João Noronha Lopes. 

O Benfica não é uma operação de marketing e de imagem, como Ricardo Araújo Pereira ou João Noronha Lopes querem que seja. Quando se enche um jantar de empregados para dar ar de apoio das massas é um péssimo sinal. Só me lembro de Sócrates e dos autocarros que vinham da província para encher o Altis.

Muito menos o Benfica um local de domínio de elites ou de gente que se considera superior e de vez em quando vem ter com a plebe.

O Benfica é paixão, é amor, é algo demasiado valioso para ser novamente um instrumento de poder. Começa a ficar claro quem é quem nas eleições do Benfica.

Benfiquistas assistem a jogo de pressão "Vieira-Jesus" através dos jornais! Ridículo!

. 25 comentários

Desfolhar a imprensa desportiva diária... é um fartar vilanagem de ver o Vieira a tentar mandar mensagens que os sócios gostam... e o Jesus a mandar mensagens que o Vieira tem que saber, servindo de pressão!

QUE RIDÍCULO!

Um "manda dizer" que o Gonçalo Ramos vai ser aposta... outro diz que vão decidir ainda, mas que o Jesus quer mesmo é um avançado experiente.


domingo, 20 de setembro de 2020

Em Outubro, escolha um benfiquista para Presidente do SL Benfica

. 72 comentários

Chega de Vieira e de todos os que querem ser amigos de quem odeia o SL Benfica.




sábado, 19 de setembro de 2020

Bem vindos ao Campeonato 2020/2021

. 43 comentários
O que se passou hoje no Dragão é uma amostra do que teremos mais uma vez esta temporada.

E não me venham falar no falhanço do Horta.

O critério para penaltys está estabelecido. Pena que que é a favor do FCP e não da imparcialidade.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Entrada com o pé direito!

. 159 comentários
Porque não tivemos este SL Benfica na passada terça feira?!

Muito boa impressão deixaram alguns reforços...mas era um Famalicão.

Já agora: uma vergonha Jorge Jesus, empregado do SL Benfica, a falar de temas pessoais do Presidente do SL Benfica.

Deve é ser solidário com os objetivos do SL Benfica como era a entrada na Champions!

Tinham saudades de JJ? Eu não.

Famalicão - SL Benfica

. 45 comentários

ONZE DO BENFICA: 

Odysseas, André Almeida, Rúben, Vertonghen, Grimaldo, Gabriel, Taarabt, Rafa, Everton, Waldschmidt e Darwin.


Suplentes: 

Helton Leite, Ferro, Nuno Tavares, Weigl, Pizzi, Diogo Gonçalves, Pedrinho, Seferovic e Vinícius.

Entrar a ganhar. É o que queremos e precisamos!

Força Benfica!!!

Toni Martínez

. 41 comentários


Do lado esquerdo o perfil de Toni Martínez no Transfermarkt ontem às 22:32.

Do lado direito o perfil de Toni Martínez no Transfermarkt hoje às 14:13.

Há cá coisas do caraças! O que seria na Comunicação Social hoje se isto se passasse com um jogador ligado ao SL Benfica!


Que SL Benfica teremos hoje? (Onde está Luisão?)

. 85 comentários

 


Se for igual ao da Grécia, será o SL Benfica de Bruno Lage. 

Sem faísca, sem chama, sem garra, e cheio de mediocridade em campo.

E com um treinador no banco que não sabe o que fazer...

Sim, quem esperava um SL Benfica à imagem das entradas de Jorge Jesus nos clubes, não viu nada disso.

Mais, viu um Jorge Jesus também ele sem chama, despreocupado e sem incómodo com o falhanço gigantesco que foi a eliminação da Champions.

Hoje veremos se foi um acidente grave, mas de que recuperaremos, ou se foi algo mais.

Certamente não será com Pizzi, Almeida, Grimaldo, Seferovic e outros que faremos nada de especial esta temporada.

Já escrevi e repito: sem público nas bancadas os jogos vão ser quase de igual para igual. Não se iludam. 

Esperemos que logo possamos entrar com o pé direito.

Uma nota final: onde anda o novo Director para o Futebol Profissional de seu nome Luisão?





quinta-feira, 17 de setembro de 2020

LFV e JJ: Que as fissuras não venham à tona mais cedo do que se imagina

. 59 comentários

Esta relação LFV com Jesus (re)começa definitivamente mal… E não é na minha opinião culpa de Jesus se a relação se degradar rapidamente por causa de maus resultados. 

Desenganem-se aqueles que acham que Jorge Jesus tem neste momento tempo para ter tempo, como pedia esse grandíssimo Benfiquista Toni, que a pouco e pouco foi sendo afastado das tribunas presidenciais da Luz por não alinhar neste novo Benfiquismo descartável e de plástico e de lambe botas em que alguns querem transformar o Benfica. 

Jorge Jesus está no Benfica porque LFV quis. Ponto. Não importa os caprichos do Mister, não importa se quer gastar 300 milhões em reforços, não importa se quer um plantel de estrelas, não importa se quer mandar os 30 jogadores que já tínhamos embora! 

O que importa é que LFV soube tudo aquilo que Jorge Jesus queria antes de assinar. E concordou, e o casamento deu-se. 

 Grave, claro, é esta saída da Liga dos Campeões bem antes de se entrar sequer, e ver os milhões a voar que iriam permitir todos os devaneios (legítimos) do treinador... 

 Mas mais grave que isto é a óbvia certeza de que depois de tantos reforços (e todos caros à exceção de Gilberto – e o “custo zero” Vertonghen saiu caríssimo de certeza absoluta!), nada isto chega ainda para satisfazer Jesus. 

Jorge Jesus continua (legitimamente- volto a repetir) a não estar satisfeito. O que só dá origem a uma conclusão: LFV escolheu para treinador do Benfica um treinador que claramente riscou com o projeto formação como era conhecido, mas que riscou também praticamente todas as escolhas do plantel que vinham do passado. 

Jorge Jesus não gosta do guarda-redes, não gosta dos centrais, não gosta dos laterais, não gosta do Weigl, não gosta de Cervi, e Pizzi, Rafa e Gabriel estão na corda bamba, parece gostar de Taarbat mas duvido que seja por muito tempo, não gostou da contratação de Pedrinho de 18 milhões, não gostou dos avançados que tínhamos e precisa de mais 3 (já vai em dois) para os substituir. 

Em suma, Jorge Jesus não gostava de nada do que havia e queria de LFV um camião de dinheiro para construir uma equipa nova à sua imagem... e foi Jorge Jesus quem LFV decidiu escolher?!

Volto a repetir, tudo isto é legitimo da parte do treinador... Mas é legítimo que LFV alinhe numa coisa destas, em ano de Covid, num ano em que arrisco-me a adivinhar que talvez os campeonatos não terminem sequer?

 Ou será que também LFV reconheceu que tudo o que fez nos últimos 5 anos foi merda e todos os planos antigos tinham de ir para o lixo e começar-se de novo? Será que também LFV concordou com a opinião de Jorge Jesus? Pergunto-me se este não era ano para se contratar um treinador que viesse dar retoques naquilo que já havia, em vez de um que viesse varrer com tudo? 

Mas isto são problemas de LFV, que se vão acentuar seguramente se os resultados não aparecerem JÁ! A Liga dos Campeões ardeu, a cheta foi pelo cano, reforços novos agora nem vê-los... LFV a defender-se dizendo que deu a Jorge Jesus tudo o que podia e Jorge Jesus a dizer que o que teve não foi o que acordaram de início! 

Aguardemos pois as cenas dos próximos capítulos... O desejo para o bem de todos é pois é que as vitórias atenuem rapidamente todos estes equívocos e que Jorge Jesus saiba trabalhar nesta escassez de recursos com que não contava, para descobrir outros talentos que já existem no plantel e que na minha opinião podem vir a dar mais do que têm dado. 

Mas que é grave termos um plantel avaliado em 383 milhões de euros contra um plantel do FCP avaliado em 289 milhões, e muitos a acharem ainda que não chega e que precisamos de mais, é... Se de facto não chega, é bom que alguém venha explicar (e não deve ser o treinador), quem é que deixou a política desportiva do Benfica chegar a este ponto. 


P.S. E já agora, e a talhe de foice, talvez fosse boa ideia esquecer Ruben Semedo e recuar Weigl rapidamente para central (para 6 está ainda bem longe de servir) ou então alguém vir explicar como é que se compra um central brasileiro para a equipa B por 6 milhões que, um ano depois e quando nos falta um central, não merece sequer uma oportunidade para se mostrar na equipa A. Morato foi comprado exatamente para quê?!

O CM está a mentir?

. 81 comentários


Quero acreditar que Vieira fará tudo para que as candidaturas não se unam ou sequer conversem. É como entendo esta "fonte". 

Até porque não faria sentido nenhum uma posição irredutível de nenhuma candidatura antes de conversarem. Ou já conversaram?

O SL Benfica está a ver o seu futuro hipotecado. Quem não quiser lutar por um futuro que expurgue Vieira e toda a estrutura que o serve a ele e não o SL Benfica, será parte do problema e não parte da solução.

LEX: O "processo-fumaça" que serve para meter Luis Filipe Vieira na agenda mediática

. 51 comentários

Todos ouvimos ontem MAIS UM ESCÂNDALO DE VIOLAÇÃO DO SEGREDO DE JUSTIÇA... onde os vários dados de uma alegada acusação a Rui Rangel e Luis Filipe Vieira foram expostos publicamente.

Mas ignorando a vergonha que é ter um processo escarrapachado num Jornal das 20.00, foquemo-nos no conteúdo... e se é aquilo? Como dizia o Bruno de Carvalho, "Bard'amerda...!".

Então há uma parte que deve 1M€ a outra parte, leva 8 anos a pagar isso de volta (e todos sabemos que se fosse ao contrário quase que dava para o contribuinte ir preso)... e acham escandaloso que quem tem a receber se mexa e tente que quem tem que aprovar que se faça justiça e que já levava 6, 7, 8 anos de atraso - algo inaceitável e mais ainda quando falamos de 1M€... é muito dinheiro.

É moralmente condenável que Luis Filipe Vieira use esses contactos para acelerar a questão? Pois claro que sim, como diziam nas escutas "está à espera Luis Filipe Vieira e todos os outros cujos processos estão atrasados"... mas daí a chamar-lhe corrupção ou sequer um crime, parece-me no mínimo absurdo.

Dizer que os bilhetes para os jogos e convites são medidas de aliciamento, é apenas estúpido...

... a menos que alguém queira usar isso para mais tarde e noutro processo, poder fazer disso um elemento para justificar corrupções que não existem também.

... e isto sim acho que é o elemento real que está por baixo desta palhaçada que é o LEX. Criar uma base de suspeição para que, mais tarde no E-Toupeira e outros, seja possível usar esse argumento para transformar outros comportamentos apenas moralmente condenáveis em crimes (quando não o são).

Benvindos à vontade que tem a Justiça de encontrar cabeças para dar uma ideia de normalização da Justiça fraca, incapaz de actuar sobre os verdadeiros criminosos... e fazendo-o talvez a cobro de gente que andou a pactuar com Apitos Dourados e com fugas para Vigo, 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Finanças: Os Milhões, e o Futuro das vendas e das contratações

. 78 comentários

 


 

Com o falhanço na entrada para a UEFA Champions League, o Benfica deixa de arrecadar cerca de 40M€ a 50M€ (entre prémio de entrada e de performance).

 

A Benfica SAD no exercício anterior 2019/2020, em números redondos conseguiu:

- 140M€ de Rendimentos Operacionais

- 145M€ de Rendimentos com Atletas

- 9M€ de Rendimentos Financeiros

TOTAL de Rendimentos - 294M€

- 172M€ de Custos Operacionais

- 40M€ Amortizações do Plantel

- 19M€ de Gastos com Transações

- 21M€ de Custos Financeiros + Impostos

TOTAL de Custos - 252M€

Lucro de  42M€

 

Dificilmente os Custos Operacionais vão baixar, a não ser que a componente que a SAD paga ao clube pelo Estádio e pela BTV seja bastante variável. Nos salários, o Benfica tem contratado muito e vendido pouco, e a tendência seria para um aumento dos custos de pessoal.

Sem Champions, alguns jogadores com elevados salários terão de sair.

 

Se a Benfica SAD fizer uma Liga Europa aceitável, e os jogos puderem ter 50% da lotação dentro de uns meses, talvez seja possível chegar aos 100M€ de Receitas Operacionais, e mesmo assim existirá uma quebra no mínimo de 40M€.

Se a Benfica SAD realizar 100M€ em Rendimentos Operacionais (quebra de 40M€) + 100M€ em Rendimentos "Líquidos" com a transação de jogadores (quebra de 45M€) + 10M€ Rendimentos Financeiros... ficará com 210M€ em Rendimentos Totais e 40M€ de prejuízos! 

Os 42M€ de lucros dariam lugar a 40M€ de prejuízos e como o fair-play financeiro vai fazer a média de 2 épocas, a Benfica SAD estaria safa dessa situação.

Para realizar 100M€ na venda de jogadores, agora e em Janeiro de 2021 ... a Benfica SAD pode vender Vinicius (45M€-50M€), Seferovic (10M€), Rafa (20M€-25M€) e Pizzi (20M€) que estão no mercado ... ou então Vieira vai ter de chamar o "parceiro estratégico" e tentar fazer um pack com 5 jogadores da formação: Ferro, Tomás Tavares, David Tavares, Florentino e Jota, com as tais "cláusulas" que já conhecemos desde 2014, só que Jorge Mendes tem um problema: neste momento tem menos clubes "satélites" para colocar e valorizar esses jovens já que o Mónaco e o Valência andam com investigações judiciais e problemas financeiros devido ao falhanço no acesso às competições europeias. Apenas sobra o Wolverhampton e não dá para tudo. Também Pinto da Costa anda a pedir a ajuda para despachar 4 ou 5 jovens da formação do Porto pelos tais 100M€.

A margem financeira para o Benfica contratar jogadores caros nesta época acabou, e nesse aspecto Jorge Jesus não pode reclamar. Terá de ganhar o Campeonato Nacional com o plantel que tem, sabendo que 3 a 4 jogadores que habitualmente são convocados poderão sair agora e em janeiro.

Mesmo com um plantel que baixe dos 400M€ para os cerca de 300M€ (segundo o transfermarkt) ficará próximo do TOP 30 dos planteis mais valiosos, e com o plantel mais valioso em Portugal!

Se tiver de chegar um 8 e um 9 que façam alguma diferença... só por empréstimo com opção de compra ou então a custo zero (e esqueçam Cavani! Deixou de haver dinheiro para o prémio de assinatura e para os salários, com o falhanço da Champions). 

Já agora, existe um avançado na equipa B chamado Gonçalo Ramos! Se calhar... poderia dar algum jeito durante a época!

Espero é que Luís Filipe Vieira não tente a todo o custo obter a reeleição no Benfica, o salvamento da Promovalor e salvar-se também de algumas situações pessoais em termos judiciais .. enterrando o Benfica em prejuízos históricos superiores a 100M€ no exercício 2020/2021 ... tal como aconteceu ao Porto em 2019/2020. Nesse cenário, ficaria na história como um dos piores presidentes do Benfica.

Juízo... é o que se pede a Vieira e a Jorge Jesus!

O SL Benfica dos silêncios de Vieira não é compatível com exigência e rigor

. 74 comentários



O SL Benfica perdeu a possibilidade do Pentacampeonato. Luis Filipe Vieira desapareceu.

O SL Benfica perdeu o campeonato e a Taça de Portugal para o FC Porto. Luis Filipe Vieira desapareceu.

O SL Benfica é eliminado na eliminatória de acesso à Champions. Luis Filipe Vieira desaparece novamente.

Situações da vida pessoal de Luis Filipe Vieira vêm a público. Luis Filipe Vieira desapareceu e manda João Gabriel vir misturar Luis Filipe Vieira e Sport Lisboa e Benfica.

É este "Benfica" que tem que ser derrotado em Outubro. 

O SL Benfica dos silêncios coniventes, o SL Benfica dos politicamente correctos que apenas procuram não chocar ninguém enquanto o SL Benfica se vai afundando no pântano criado por Luis Filipe Vieira. 
Portugal precisa de mais um Sporting?

Zivkovic, o mauzão que cá andava, recusou através do seu pai ser mais um no catálogo do super empresário. Pagamos caro ceder a interesses de terceiros e não defender um activo do SL Benfica. 

Os benfiquistas precisam de quem dê a cara pelo clube nos bons e maus momentos.

De quem tenha ideias próprias e não de outros. De quem coloque o SL Benfica acima dos seus interesses ou imagem. De quem saiba o que é o SL Benfica e não de quem que queira fazer do SL Benfica a sua coutada ou dos seus amigos.

Ontem o SL Benfica deu um golpe enorme na sua saúde financeira desta temporada. Não é com silêncios próprios de ingénuos ou comprometidos que se defende o SL Benfica.

Precisamos de gente séria, honesta e de coluna vertebral intacta e não de calculistas cínicos. Muito menos precisamos de nenhum Dom Sebastião vindo do nevoeiro dos interesses.

É com silêncios que se cultiva uma cultura de exigência e rigor? Não foram esses silêncios que permitiram a Vieira achar que o SL Benfica já é dele e que tem o direito de fazer o que quiser com o clube? Não foi devido a esses silêncios que qualquer voz discordante era metralhada pela máquina de comunicação paga com o dinheiro do SL Benfica?

Quem quer defender o SL Benfica deste lodo em que está sabe o que tem que fazer: sentar-se e conversar. Quem não o quiser fazer, será mais um peão de Vieira e que ajudará a perpetuar um SL Benfica prisioneiro de interesses e de quem o quer parasitar até ao último euro.

Torno a escrever que Francisco Benítez, Rui Gomes da Silva e João Noronha Lopes têm hoje obrigações e responsabilidades perante os benfiquistas.

Todos nós esperamos que saibam estar à altura dessas obrigações e responsabilidades.

O Benfica dos poemas que nos contam e que nos querem fazer crer que existe

. 80 comentários

Quando ainda esta semana escrevi, entre outras coisas, que o meu maior receio no jogo com o PAOK era... Zivkovic... não faltou quem viesse com o “Quem? O gordo?!”, “Estás com medo do Zivkovic?”, “Que mentalidade pequena!” Pois aí está, a (in)feliz capa do Record de hoje a confirmar que o sérvio nos custou mais 40 milhões! 


Foi Zivkovic ontem, foi Talisca há 3 anos atrás, foi Roberto há outros 7, foram Pepa e Rui Baião há 20 ao serviço do Varzim! Há coisas simplesmente que nós sabemos que vão acontecer antes de se iniciarem... Tal como sabemos que não há final europeia, dos graúdos ou dos miúdos, em que a premonição de Bella Guttman não nos venha há memória.


Mas indo ao jogo, foi um Benfica superior ao PAOK, com penetração no último terço adversário, com recuperação rápida da bola e sem deixar os gregos sair a jogar MAS...


Desde cedo se percebeu que as oportunidades de golo não iam ser muitas e que as poucas que houvesse tinham de ser aproveitadas... Pizzi marcou um livre ao poste e a imagem dos adeptos de “já vimos este filme” acentuou-se... Depois Seferovic não consegue marcar de cabeça um “penalty” a meio metro da baliza, e nós pumba! Está escrito...


Depois veio o filme que já vimos no passado e se repete: um (mau) meio campo a dois com Taarbat a ser o único a arriscar (às vezes demais) e a levar a bola para a frente... Um Weigl que não é carne nem peixe e que continua a mostrar muito pouco, quer ofensiva que defensivamente.


A equipa funciona bem basicamente enquanto Taarabat tem pilhas para ser ele a levar a bola para a frente e ser também ele a vir recuperá-la cá atrás quando o Benfica a perde... Aos 55-60 minutos de jogos Taarabat já não tem pilhas, a cabeça já não pensa e começa a cometer vários erros individuais e a equipa desorganiza-se...


E Jorge Jesus? Bom, o Benfica mostrou melhorias em relação ao passado e acho que só não vai “explodir” se esta coisa do covid, e dos estádios vazios e dos jogos de futebol que parecem treinos não deixar MAS...


Ontem era o seu primeiro grande teste, um teste que não podia falhar, o teste que foi a razão de todo este all in de Vieira quer com ele como treinador, quer com todo o dinheiro investido em contratações e... falhou! Falhou, não há como fugir a isso!


E se a equipa entrou em desespero após o golo sofrido, Jorge Jesus também o fez lançando pinheiros na frente e tirando homens do meio, e o Benfica nunca mais jogou com fluidez nem lucidez.


No final, a conferência de imprensa: se Jorge Jesus disse (como acho que foi o que quis dizer), que em 5 semanas de trabalho (com seleções pelo meio e contratações tardias) ainda não conseguiu trabalhar os avançados que TEM para encontrar o espaço na frente, muito bem!


Se quis dizer que ainda lhe falta contratar um avançado como muitos interpretaram, então muito mal! Uma equipa que tinha Rafa, Vinicius que para Vieira vale 90 milhões, que investe 25 milhões num Darwin, que investe num avançado da seleção Alemã, e em tanto milhão não há um avançado que seja capaz de encontrar o espaço na frente?!?!  


Então e o meio campo, onde aí sim falta um jogador de topo? E nas laterais onde me pergunto se ainda falta muito para transformar Diogo Gonçalves num excelente lateral direito?


Por fim, Vieira... Nos últimos tempos tem-lhe saído tudo ao contrário! Mas não lhe chamemos azar porque na vida os altos e baixos acabam quase sempre por se anular e voltar à média... E Vieira também teve muitos altos! Nos últimos 5 anos, Vieira tem dois campeonatos ganhos altamente improváveis em sprints de 14 e 15 vitórias seguidas no final para vencer ao photo finish Sporting e Porto!


Tem também uma presença sortuda na Liga dos Campeões conquistada na última jornada pelo desaire do Sporting de Jorge Jesus no Funchal que fez com que o Benfica não terminasse no terceiro lugar do campeonato!


Vieira conseguiu de facto algumas conquistas importantes em anos em que tudo fez para que corresse mal, e aí era só fanfarronice e reclamar méritos que nunca teve... 


Este ano entrou desesperado num ano de Covid, num ano em que os campeonatos podem voltar a parar, num ano em que a prudência era aconselhada, e motivado por uma eleição que não pode perder fez um all in para que tudo lhe corresse bem e na primeira batalha todo o plano desabou como um castelo de cartas!


Merecido? Acho que sim! Merecido pelo homem que diz que nas horas felizes não gosta de falar e que só fala e dá a cara nas horas más! (mas ainda ninguém o ouviu comentar o desastre da época passada). Merecido pelo homem que está à espera que as vitórias apaguem tudo, e que finge que o plano de este ano era para salvar o Benfica quando todos sabemos que era para se salvar a si próprio!


Merecido pelo homem que se esconde atrás de Jorge Jesus e que deixou que fosse ele a apresentar em suma o projeto futebolístico para o futuro próximo, no meio de muitas luzes, champagne caro e croquetes! Merecido pelo homem que nem fala como Presidente do Benfica, que nem fala como candidato a nova Presidência do Benfica, que nem acha que este Benfica tenha algo sequer para ser discutido com outros candidatos (há 20 anos!!!!!)


Derrotas do Benfica que me deem prazer? Nem uma! E esta da noite passada fez-me dormir particularmente muito mal! Mas há alguma paz em sentir que talvez haja males que venham por bem, e que mais gente acorde da coma e perceba que há um grande desfasamento entre a realidade do Benfica e o Benfica sonhado e recitado em poemas que alguns nos contam e nos querem fazer crer que existe!






ranking