NovoGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade.
novogeracaobenfica@gmail.com


Mostrar mensagens com a etiqueta Ricardo Araújo Pereira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ricardo Araújo Pereira. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

A desilusão que é o benfiquista (e elitista) Ricardo Araújo Pereira e o que isso revela sobre João Noronha Lopes

164 comentários


Sim, quero deixar claro que me vou referir ao benfiquista Ricardo Araújo Pereira, e não ao comediante Ricardo Araújo Pereira, ao comentador político Ricardo Araújo Pereira ou sequer ao homem Ricardo Araújo Pereira.  

O benfiquista Ricardo Araújo Pereira é uma desilusão em toda a linha.

É inaceitável que o teatrinho deprimente que se viu ontem na SIC seja visto como televisão de qualidade e não como uma lavagem de imagem de uma candidata à Presidência da República que tem feito do SL Benfica um alvo permanente.

Não se compreende como uma "entrevista" de apenas alguns minutos seja afinal uma farsa combinada como os papéis manuscritos na mesa de Ana Gomes assim revelaram. Ela própria teve necessidade de ler várias vezes! Vai ser isto uma candidata ao cargo mais elevado do país?

Mas não se entende como Ricardo Araújo Pereira não faz uma única vez a pergunta obrigatória a Ana Gomes: porque ataca só o SL Benfica e não tem uma palavra para com o FC Porto? 

Foi lamentável e vergonhoso. 

Mas mais ainda quando Ricardo Araújo Pereira passa a primeira metade do programa a falar de Luis Filipe Vieira. Porquê só agora, Ricardo? Onde andou o Ricardo nos últimos 4 anos e quantas vezes se referiu a todos estes casos? E porque o fez logo no programa em que recebe Ana Gomes? Há coincidências?

Ricardo Araújo Pereira, o benfiquista, é uma desilusão confirmada. 

Os primeiros sinais vieram quando, por razões estritamente políticas, e juntamente com outros 4 ou 5 benfiquistas (2 dos quais também apoiantes da mesma candidatura de que falaremos mais adiante) escreveu uma carta aberta a pedir a expulsão de André Ventura de sócio do SL Benfica.

Não há uma pessoa de bem que não condene o racismo ou a xenofobia. Podemos achar que André Ventura anda no limite de algumas linhas vermelhas no que diz respeito a estes temas. Eu acho! Há quem ache que sim e há quem ache que não.

Mas recordo Ricardo Araújo Pereira e os seus amigos da carta aberta de que o Sport Lisboa e Benfica foi o grande refúgio dos democratas durante a ditadura. Era no Benfica que todos os cidadãos, da direita à esquerda, dos socialistas aos comunistas, dos centristas aos mais extremistas, eram iguais. No Benfica não havia perseguição política a ninguém. Os valores da liberdade e democracia eram fundamentais.

Por isso é inaceitável que um benfiquista tenha estes comportamentos de elitismo e até de uma espécie de purga de benfiquistas por razões políticas, e depois tenha um programa de televisão onde combina antecipadamente perguntas e respostas com todo o tipo de políticos e outras personagens. A isto chama-se farsa.

João Noronha Lopes a ler a resposta

Além de tudo isto, Ricardo Araújo Pereira é um apoiante confesso da candidatura de João Noronha Lopes.

Tem sido por Ricardo Araújo Pereira que as iniciativas online da JNL têm alguma visibilidade, porque quanto a conteúdos simplesmente não existem.

Ricardo Araújo Pereira tem sido uma espécie de base e baton de João Noronha Lopes. Tipo aquela miúda linda que conhecemos à noite, às duas da manhã já com 4 whiskys no bucho, e que conseguimos curtir até ao fecho da discoteca. 

Quando saímos lá de dentro, já com o efeito do alcool a esbater-se, à luz do dia e com a maquilhagem dela esbatida, percebemos que afinal era tudo uma ilusão. Susto!

Ricardo Araújo Pereira está a prestar um péssimo serviço ao Benfica ao disponibilizar-se para este papel. E ele sabe melhor que ninguém como têm sido preparadas essas sessões de ZOOM, a quem é permitido fazer perguntas e como é em tudo parecido com os seus programas de "entrevistas".

As respostas vagas de João Noronha Lopes, a necessidade de ler os apontamentos ao lado, a fuga a alguns temas mais fulcrais, são a infeliz confirmação da maquilhagem que se pretende dar a João Noronha Lopes. Com muita pena minha chego a esta conclusão.

Percebe-se que JNL não tem medidas para aumentar receitas ou para combater os efeitos do COVID. Mais ainda se entende que JNL vai fazer o mesmo que Vieira: vender os melhores jogadores. 

E se não tem medidas e não vê como aumentar proveitos/receitas, o que vai lá fazer? Assegurar que Vieira é reeleito?

Como já escrevi há uns dias, tinha grandes expectativas sobre João Noronha Lopes e sobre a sua candidatura. 

Infelizmente, não posso entregar o meu voto a um candidato que só a um mês das eleições é que tem um programa pronto quando os seus apoiantes diziam que estavam a trabalhar na candidatura desde Janeiro, que posso afirmar que é mentira. Quando os outros concorrentes já apresentaram há muito os seus programas e com bastante detalhe.

Não posso entregar o meu voto a quem está a gastar demasiado dinheiro para uma candidatura que diz vir pelo amor ao Benfica. 

Como abordarei nos próximos dias, não só o vazio de ideias mas também os apoios financeiros obscuros, os apoios de gente ligada ao que de pior tem o Benfica dos últimos 25 anos são os principais problemas que me vão impedir de votar em João Noronha Lopes. 

O Benfica não é uma operação de marketing e de imagem, como Ricardo Araújo Pereira ou João Noronha Lopes querem que seja. Quando se enche um jantar de empregados para dar ar de apoio das massas é um péssimo sinal. Só me lembro de Sócrates e dos autocarros que vinham da província para encher o Altis.

Muito menos o Benfica um local de domínio de elites ou de gente que se considera superior e de vez em quando vem ter com a plebe.

O Benfica é paixão, é amor, é algo demasiado valioso para ser novamente um instrumento de poder. Começa a ficar claro quem é quem nas eleições do Benfica.

terça-feira, 20 de março de 2018

O que conta mais? Conseguir rebater as acusações ou criar uma cortina de fumo que baralhe a opinião pública? Dois benfiquistas de gema dão a sua opinião.

110 comentários

Afinal o que é mais importante para todos os benfiquistas? 

Vir a público negar qualquer procedimento fora da legalidade e fora dos princípios fundadores do Sport Lisboa e Benfica e que foram seguidos por presidentes como Borges Coutinho ou apelar à "união" sem sequer explicar o que será essa união?

União em torno de alguém que está completamente inocente ou em torno de alguém que se verá que afinal prevaricou? 

Há alguém no SL Benfica que tenha vindo afirmar que, após conversa com Paulo Gonçalves, o mesmo terá garantido a sua inocência? Não.

Não será sido a afirmação de que a SAD recusou a demissão de Paulo Gonçalves um grande tiro no pé? Se Paulo Gonçalves estiver de facto envolvido em ilegalidades esta decisão de o manter no clube não arrasta o mesmo para este caso? 

Não demos todos "graças aos céus" por alguém ter colocado no Youtube as escutas telefónicas do Apito Dourado e que permitiram classificar de mentirosos todos os que passaram anos a negar aquela realidade?

Não criticamos Rui Moreira, por exemplo, por ter abandonado um programa de TV em directo ao recusar-se a falar sobre essas escutas?

Então porque é que a nossa defesa não é argumentar com os factos de que acusam o clube mas sim "bater" no segredo de justiça? É realmente esse o pior problema do SL Benfica nesta altura?

Ou será que afinal há algo que devemos temer nestes processos?

Isto é tudo menos simples. 

João Miguel Tavares:
"A táctica socrática é uma dupla ofensa à nossa inteligência: não explica aquilo que existe e inventa aquilo que não existe. 

Convinha que os portugueses que são suspeitos de alguma coisa tomassem consciência que reagir a acusações sérias com gritinhos de “conspiração” ou “campanha ignominiosa” é assim como usar meias brancas com raquetes: houve um tempo em que foi moda, mas hoje em dia é pura e simplesmente ridículo. 

A táctica é sempre a mesma, apenas mudam os protagonistas. É até possível construir uma matriz que serve para qualquer situação, de José Sócrates a Luís Filipe Vieira, passando por Feliciano Barreiras Duarte: 1) É divulgada uma notícia embaraçosa; 2) o alvo da notícia não dá qualquer explicação razoável acerca dos factos dessa notícia; 3) o alvo da notícia diz-se vítima de uma terrível campanha; 4) o alvo da notícia nunca identifica claramente os autores dessa campanha; 5) o alvo da notícia ameaça com processos judiciais. 

Vamos aos estudos de caso. 
1) Comunicado de Barreiras Duarte sobre a suspeita de que embelezou o seu currículo com uma falsa ligação à Universidade de Berkeley. 
2) “Todos os movimentos e acções relacionados com esse caso estão devidamente documentados e são inequívocos quanto à minha inocência”, “vou esperar, serenamente e em silêncio absoluto, pelos resultados do inquérito da PGR”. 
3) “Tenho sido alvo de uma campanha ignominiosa”. 
4) “Em última análise, ela tem o objectivo principal de atacar a direcção do PSD”. 
5) “Reservo-me o direito de usar todos os meios legais ao meu alcance para recuperar a minha reputação e ser ressarcido das perdas e danos morais que me causaram e à minha família”. 

Outro exemplo. 
1) Conferência de imprensa de Luís Filipe Vieira sobre o caso e-toupeira. 
2) “Nunca a minha direcção manchou a honra do Sport Lisboa e Benfica”, “é inconcebível o que fizeram à marca Benfica”, “acabou a paródia que tem sido instalada neste país à conta do Benfica”. 
3) “Fomos vítima de um ataque sem precedentes”, “não posso pensar que alguma vez na justiça possa haver clubite”, “venderam-se muitos jornais, tiveram muitas audiências, mas a partir de segunda-feira o Benfica tem um gabinete de crise montado para responder a todos estes ataques, venham de onde vieram e sem perdoar ninguém”. 
4) “No dia certo nós iremos desmascará-los.” 
5) “Aqueles que mancharam o nome do Benfica têm de ser severamente castigados”, “iremos agir criminalmente sobre quem puser em causa o nome do Benfica, seja contra administradores, seja contra jornalistas”. 

Luís Filipe Vieira acrescenta ainda um sexto ponto, apenas ao alcance do universo futebolístico, que é o toque a reunir da tribo: “Aos benfiquistas peço que se unam à volta do Benfica, e aqueles que estão a fazer o jogo dos nossos adversários tenham vergonha. Numa altura de crise todos temos de estar juntos pelo Benfica.” 

O mecanismo consiste em extrapolar suspeitas que envolvem comportamentos individuais, transformando-os em ataques gerais a uma instituição (seja o Benfica, seja a direcção do PSD). 

Donde, quem critica tais comportamentos só pode estar ao serviço de terríveis adversários (Porto, Sporting, inimigos de Rui Rio). Infelizmente para eles, a táctica não só é demasiado tosca, como José Sócrates esgotou a desculpa da cabala por várias gerações. Hoje em dia, cada vez que alguém profere a palavra “conspiração” aquilo que eu ouço é “confissão”. 

A táctica socrática é uma dupla ofensa à nossa inteligência: não explica aquilo que existe e inventa aquilo que não existe. É pura poluição do espaço público – e deve ser denunciada enquanto tal." - Público.

---------------------------------------

Ricardo Araújo Pereira:
"Ricardo Araújo Pereira admitiu estar muito preocupado com os casos que envolvem o 'seu' Benfica na justiça, com a operação e-toupeira como exemplo mais recente. Numa entrevista ao Diário de Notícias deste domingo, o humorista deixou inclusivamente algumas críticas a dirigentes.

"Está muito complicado. Um vice-presidente do clube veio dizer que tentar descobrir o que se passa em processos judiciais não é corrupção desportiva, porque não se ganhou nenhum jogo por causa disso, mas mancha o nome do Benfica. Haver a hipótese de alguém estar a cometer uma ilegalidade está abaixo dos princípios que os fundadores do clube estabeleceram. Não conheço um benfiquista que não esteja incomodado", referiu Ricardo Araújo Pereira." - Record.

ranking