O benfiquista Ricardo Araújo Pereira é uma desilusão em toda a linha.
É inaceitável que o teatrinho deprimente que se viu ontem na SIC seja visto como televisão de qualidade e não como uma lavagem de imagem de uma candidata à Presidência da República que tem feito do SL Benfica um alvo permanente.
Não se compreende como uma "entrevista" de apenas alguns minutos seja afinal uma farsa combinada como os papéis manuscritos na mesa de Ana Gomes assim revelaram. Ela própria teve necessidade de ler várias vezes! Vai ser isto uma candidata ao cargo mais elevado do país?
Mas não se entende como Ricardo Araújo Pereira não faz uma única vez a pergunta obrigatória a Ana Gomes: porque ataca só o SL Benfica e não tem uma palavra para com o FC Porto?
Foi lamentável e vergonhoso.
Mas mais ainda quando Ricardo Araújo Pereira passa a primeira metade do programa a falar de Luis Filipe Vieira. Porquê só agora, Ricardo? Onde andou o Ricardo nos últimos 4 anos e quantas vezes se referiu a todos estes casos? E porque o fez logo no programa em que recebe Ana Gomes? Há coincidências?
Ricardo Araújo Pereira, o benfiquista, é uma desilusão confirmada.
Os primeiros sinais vieram quando, por razões estritamente políticas, e juntamente com outros 4 ou 5 benfiquistas (2 dos quais também apoiantes da mesma candidatura de que falaremos mais adiante) escreveu uma carta aberta a pedir a expulsão de André Ventura de sócio do SL Benfica.
Não há uma pessoa de bem que não condene o racismo ou a xenofobia. Podemos achar que André Ventura anda no limite de algumas linhas vermelhas no que diz respeito a estes temas. Eu acho! Há quem ache que sim e há quem ache que não.
Mas recordo Ricardo Araújo Pereira e os seus amigos da carta aberta de que o Sport Lisboa e Benfica foi o grande refúgio dos democratas durante a ditadura. Era no Benfica que todos os cidadãos, da direita à esquerda, dos socialistas aos comunistas, dos centristas aos mais extremistas, eram iguais. No Benfica não havia perseguição política a ninguém. Os valores da liberdade e democracia eram fundamentais.
Por isso é inaceitável que um benfiquista tenha estes comportamentos de elitismo e até de uma espécie de purga de benfiquistas por razões políticas, e depois tenha um programa de televisão onde combina antecipadamente perguntas e respostas com todo o tipo de políticos e outras personagens. A isto chama-se farsa.
![]() |
| João Noronha Lopes a ler a resposta |
Além de tudo isto, Ricardo Araújo Pereira é um apoiante confesso da candidatura de João Noronha Lopes.
Tem sido por Ricardo Araújo Pereira que as iniciativas online da JNL têm alguma visibilidade, porque quanto a conteúdos simplesmente não existem.
Ricardo Araújo Pereira tem sido uma espécie de base e baton de João Noronha Lopes. Tipo aquela miúda linda que conhecemos à noite, às duas da manhã já com 4 whiskys no bucho, e que conseguimos curtir até ao fecho da discoteca.
Quando saímos lá de dentro, já com o efeito do alcool a esbater-se, à luz do dia e com a maquilhagem dela esbatida, percebemos que afinal era tudo uma ilusão. Susto!
Ricardo Araújo Pereira está a prestar um péssimo serviço ao Benfica ao disponibilizar-se para este papel. E ele sabe melhor que ninguém como têm sido preparadas essas sessões de ZOOM, a quem é permitido fazer perguntas e como é em tudo parecido com os seus programas de "entrevistas".
As respostas vagas de João Noronha Lopes, a necessidade de ler os apontamentos ao lado, a fuga a alguns temas mais fulcrais, são a infeliz confirmação da maquilhagem que se pretende dar a João Noronha Lopes. Com muita pena minha chego a esta conclusão.
Percebe-se que JNL não tem medidas para aumentar receitas ou para combater os efeitos do COVID. Mais ainda se entende que JNL vai fazer o mesmo que Vieira: vender os melhores jogadores.
E se não tem medidas e não vê como aumentar proveitos/receitas, o que vai lá fazer? Assegurar que Vieira é reeleito?
Como já escrevi há uns dias, tinha grandes expectativas sobre João Noronha Lopes e sobre a sua candidatura.
Infelizmente, não posso entregar o meu voto a um candidato que só a um mês das eleições é que tem um programa pronto quando os seus apoiantes diziam que estavam a trabalhar na candidatura desde Janeiro, que posso afirmar que é mentira. Quando os outros concorrentes já apresentaram há muito os seus programas e com bastante detalhe.
Não posso entregar o meu voto a quem está a gastar demasiado dinheiro para uma candidatura que diz vir pelo amor ao Benfica.
Como abordarei nos próximos dias, não só o vazio de ideias mas também os apoios financeiros obscuros, os apoios de gente ligada ao que de pior tem o Benfica dos últimos 25 anos são os principais problemas que me vão impedir de votar em João Noronha Lopes.
O Benfica não é uma operação de marketing e de imagem, como Ricardo Araújo Pereira ou João Noronha Lopes querem que seja. Quando se enche um jantar de empregados para dar ar de apoio das massas é um péssimo sinal. Só me lembro de Sócrates e dos autocarros que vinham da província para encher o Altis.
Muito menos o Benfica um local de domínio de elites ou de gente que se considera superior e de vez em quando vem ter com a plebe.
O Benfica é paixão, é amor, é algo demasiado valioso para ser novamente um instrumento de poder. Começa a ficar claro quem é quem nas eleições do Benfica.




