Este é o meu 50° artigo no NOVO GERAÇÃO BENFICA, um espaço de benfiquismo e de liberdade (por esta ordem, embora seja, também, de liberdade e de benfiquismo)!
Um artigo de balanço de uma época, antes de umas merecidas férias - vossas, de certeza, ... minhas, espero bem - com a “promessa” de, até ao início do campeonato ... até 13 de Agosto, “não nos vermos” por aqui!
Um artigo de balanço sobre uma época ... má demais!
Má na preparação, ... má no início, ... má na Liga dos Campeões, ... má na Taça de Portugal, ... má na Taça da Liga, ... má no Campeonato!
Muito má, ... péssima, mesmo!
Não dos jogadores que deram tudo dentro de campo, ... nem do treinador, que vinha de um bicampeonato (o do nosso tetra ... tão nosso como dele ... porque ele ... “é um dos nossos”) ... e muito menos dos adeptos, que levaram a equipa ao colo, por Portugal e pela Europa fora!
De quem foi a culpa, então, de não termos sido penta?
A culpa, essa (porque, também no futebol, não pode morrer solteira), foi de quem teve a responsabilidade de não agir como era sua obrigação.
Eu sei que sabem que o modelo das vendas ... para agradar (pelo menos) aos agentes, não é o que quero para o Benfica.
Admiti que esse poderia ser o caminho (com um limite temporal muito bem definido) ... para sanear anos sucessivos de erros repetidos ... até descobrir que o caminho que julgava ser de recurso era a opção de quem mandava!
E isso levou-me a pôr condições para ficar (e, por isso, não fiquei). Saí!
Pelo meu pé ... que é uma coisa a que não estão habituados!
Porque a minha vida não depende do que (nem nunca dependerá) ganhei no Benfica!
Porque a minha ligação ao Benfica se faz pelo sentimento de pertença e de vitória, no campo, e não pelo “prazer” ou pela “necessidade” do negócio!
Mas - acima de tudo - porque percebi que aquela opção era - como continua a ser e será - a que não quero para o Benfica!
A mesma que nos fez perder o penta e que ... se não mudarmos ... nos fará perder muita coisa cá dentro e a sermos irrelevantes na Europa!
Do primeiro dos que mandam - Luís Filipe Vieira - mas, também, dos que, agora na SAD, se esqueceram de ser do Benfica ... durante muitos anos (para não falar dos que ... nunca foram ... que de exceção passaram a ser muito frequentes).
Ele que foi o 1.º responsável (mas não único ... porque não manda sozinho) por não ter colmatado as saídas que organizou ... muito tempo antes do período de transferências acabar!
Ele foi o 1.º responsável (mas não único ... porque não manda sozinho) por ter reagido como um “autista” a todos os que lhe diziam que ... “por ali” ... não ia correr bem!
Ele foi o 1.º responsável (mas não único ... porque não manda sozinho) por não ter encontrado solução para podermos ganhar o penta ...
Tudo isto apesar de estarmos - segundo o próprio Luís Filipe Vieira - 10 anos à frente da concorrência!
Então se 10 anos de avanço não chegam para ganhar nada em Portugal, ... perguntamos nós ... o que será preciso para voltar a ganhar?
Já nem falo na vergonhosa campanha europeia ... que parece perder importância logo que garantimos a fase de grupos!
A dimensão do Benfica passa pela Europa e não pelas condições que garantam o direito aos prémios de gestão que constam dos diversos contratos assinados (e são tantos - cada vez mais - os que constam na folha de salários da SAD ... que um dia morreremos de espanto só de sabermos o seu número ...)!
A grandeza do Benfica passa por ganhar no campo, não podendo ser - isso é um dogma do qual não abdico - um clube vendedor!
O Benfica só é um clube grande vendedor porque é um clube muito comprador!
Pode vender um ou outro que, sendo da formação, não tenha qualidade para a nossa 1.ª equipa ... ou um ou outro jogador que tenha rendido muito ... desportivamente, ao Benfica, depois de cá passar alguns anos!
Mas não pode vender tudo o que se valoriza sem daí retirar o devido proveito desportivo nem comprar tudo o que aparece!
O Benfica não pode ser comprador de jogadores que toda a gente sabe - incluindo quem os compra - que nunca jogarão na primeira equipa do Benfica (como, ainda agora, estamos, novamente, a constatar).
Então, sabendo todos disso, porque continuamos a comprar?
Sei eu, ... sabem eles, ... saberão vocês!
Até porque esse modelo de alta rotação ... nem sequer condiz com a apregoada e reconhecida qualidade da formação do Seixal.
Comprar para poder vender não é o caminho, certamente!
Nas diferentes redes sociais há uma coisa que une quem é do Benfica: a ideia da grandeza do Clube.
E essa grandeza não se esgota neste Portugal ... tão pequeno para um clube como o Benfica.
Antes passa pelo retomar da grandeza na Europa, onde os que gostam mesmo do Benfica (e não estão condicionados pelo discurso limitativo de quem sabe não poder conciliar muitas vendas com grandes vitórias) querem voltar a vencer!
Mas será que a grandeza europeia do Benfica será compatível com ter um Presidente que voa para vender jogadores?
Nos grandes clubes - os do grupo a que o Benfica, merecidamente, reclama pertencer - os Presidentes não voam para comprar e muito menos para vender!
Mas o que não quero mesmo ... “é quem ande pelo mundo a tirar fotografias com os jogadores que vende com a bandeira do clube ou com o novo equipamento do jogador vendido”!
Não, ... isso é que não quero mesmo, no Benfica!
GANHAR (PERDENDO) NAS VENDAS
Não quero isso, até porque - se esse fosse o caminho - quem vendeu 750 milhões de euros, em jogadores, nos últimos 10 anos, teria uma situação invejável, em termos de passivo.
Ora, se não tem é porque ... ou são incompetentes (assumindo esta incompetência a formulação que mais vos convier, de acordo com o que acham ser possível) ou, então, ... esse não é o caminho!
Se fosse, a solução seria fácil!
O que é difícil - impossível mesmo, para um clube português - é ganhar na Europa e dar muito dinheiro a ganhar aos ... empresários (como já sabíamos ... de ter visto noutros)!
O que é dificil - impossível mesmo, para um clube português - é estabilizar uma equipa para ganhar na Europa se tiver empresários como “parceiros estratégicos”!
Porque eles, não sendo do Benfica, ... só querem saber deles!
E como ... “um fraco Rei faz fraca a forte gente” ... não percebo porque é que há ainda alguns que, “enchendo a boca” com a grandeza do clube, se deixam levar pela negação dessa mesma grandeza ... ao comentarem a compra de jovens com grande potencial ... para serem vendidos daqui a um ano.
Isso - meus amigos - isso é o que não quero no Benfica!
EMPRÉSTIMOS ... ESQUISITOS
E quem fala em vendas ... pode falar, também, em empréstimos!
Talisca tinha vários interessados ... a troco de milhões!
Jimenez vários interessados tinha que dariam milhões (pelo menos 60 ... ouvimos todos)!
Carrillo tinha meio mundo interessado a troco de muitos milhões!
Porque será que não se vendem e se emprestam jogadores ... com mercado ... que se sabe não terem espaço no Benfica?
Para quando voltarem ou saírem de vez ... termos apenas parte do seu “passe”?
Ou ... até ... André Almeida?
E - não sendo possível não comprar - não seria preferível vender tudo o que se sabe ... como saberá o melhor “scouting” do mundo ... que não terá, nunca, qualquer hipótese de vestir oficialmente o “manto sagrado”?
A não ser que os empréstimos ... mesmo com as comissões que o Benfica paga ... ajudem à diminuição do passivo (nunca é tarde para aprender)!
E como se não bastasse tudo isto ... ainda se onera o clube com decisões - como a da antecipação de receitas dos direitos televisivos - para além do mandato (previsível ... mesmo se não houver antecipação de eleições) de quem lá está agora!
Uma excentricidade que - reconheço - sempre ouvi recusar nos anos em que lá estive!
Mas - regressando às vendas - foi muito por isso ... e por tudo o resto ... que coloquei condições para ficar!
Porque acreditei ser esse período de vendas meramente instrumental ... até ter percebido que esse era e é o projeto de quem lá está!
Porque acreditei que era possível convencer quem mandava (e ainda manda ... até um dia ... destes) que temos tudo para voltar a ser grandes na Europa!
Porque acreditei (ou fiz por acreditar) que a afirmação de Carlos Daniel - “as vitórias do Benfica são os negócios” - não era real ... mas enganei-me!
Claro que a isto me respondem com o tetra ... ao que eu riposto com a perda do penta!
Ou com os 5-0 de Basileia ... que são o espelho de toda uma época sem vitórias (incluindo nas modalidades)!
Ou - sem me responderem - me perguntam se não tenho receio de campanhas negativas ... levadas a cabo por equipas contratadas para denegrir pessoas, inventando tudo o que for preciso!
Eu sei que o Departamento de comunicação do Benfica ... da meia dúzia de pessoas do tempo do João Gabriel ... parece agora um jornal diário!
Mas como quem não deve ... não teme ...
Por isso ... nada me impedirá de lutar pelo Benfica que “encontro” em cada conversa com cada um e com todos os sócios!
Os mesmos que ficam espantados quando lhes confesso ser - para mim - evidente que Ruben Dias já está vendido (qual a explicação para termos 5 centrais ... incluindo Luisão, tirando já Lisandro, ... se não for para vender o ... anunciado ... futuro capitão do Benfica ... que nem uma época cá ficará?).
Ou a confirmação do regresso de Renato Sanches ... a outra face da impossibilidade de manter Ruben Dias ... tudo a 31 de Agosto ... porque alguém o decidiu há muito tempo, como disse, ... conseguido (por isso mesmo) ou falhado (inevitável ... dirão quase todos) o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões!
Tudo salpicado com possíveis “loucuras de roubos” que apenas serviram para calar uma AG que poderia ser incómoda ... e de cujas justificações fugirão, na próxima, invocando a grandeza e a superioridade do Benfica ....
Não, este não é o meu Benfica!
Por isso assumi a minha oposição a quem lá está, ... por isso saí ... ao contrário de outros que põem sempre uma cara de grande seriedade ... mas que - curiosamente - só entraram depois de terem sido oposição ... sem saberem bem a quê nem porquê!
Esses, os mesmos cujo benfiquismo andou desaparecido quando o clube andava em baixo ... passando tantos e tantos anos sem pagar quotas!!!
O Benfica com que sonho - e que vou tentar concretizar - é o Benfica sonhado por Cosme Damião ... de uma grandeza desportiva sem igual.
Inatacável moral e eticamente, sem fragilidades na justiça, com uma grande equipa para ganhar tudo cá dentro e tentar ganhar todos os anos na Europa.
Tentar ganhar ... não é ... ter como ambição chegar aos quartos de final ... mas, antes, ... tentar ganhar sempre!
Difícil? Não! Muito difícil!
Mas esse é o Benfica que quero.
Onde as eleições sejam por voto secreto, direto e pessoal!
Sem intermediação de computadores (onde ... ao que se sabe ... conseguem entrar todos os que querem ... mesmo aqueles que não quererão que eu ganhe eleições).
Onde as pessoas saibam que não se podem eternizar nos cargos ... passando a confundir os seus interesses com os do clube!
Sem escrutínios que não sejam os que se vão dando ao luxo de permitirem!
Onde os adeptos se façam ouvir e não sejam tratados como meros endereços de caixa postal ...
Sem que alguém reclame poder representá-los sempre ou poder vibrar por eles ... como acontece em cada jogo na Luz, onde até a euforia de cada golo dos 65.000 adeptos é abafada pela voz de um speaker ... empenhado em excesso!
E mesmo assim, ... tendo rompido, de vez, com Vieira, ... desacreditando de tanto negócio, ... que existe em vez de paixão pelo Benfica ... ainda acredito ... que este ano possa correr bem!
Mas tal como Galileu Galilei o terá dito quando foi obrigado a renegar a visão heliocêntrica do mundo perante a Inquisição, também eu, acredito que talvez seja possível ganhar ... apesar de já não acreditar!
Foi como me senti quando, na terça feira feira passada ... dei por mim a ver o jogo do Benfica, com o Napredak, quando todos os meus amigos me enviavam mensagens ... por estarem a ver o França - Bélgica, ... a 1.ª meia final do Mundial.
Como sempre ouvi dizer ao meu Pai ... entre um jogo qualquer (mesmo uma final do mundial, direi eu) e um jogo ... até de berlinde ou chinquilho, desde que lá esteja a camisola do Benfica ... nem dou hipótese de escolha!
Ou ... traduzido para o que aqui interessa ... SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE!