O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 21 de julho de 2018

Sinceramente?

Avatar
 ●  167 comentários  ● 

Quem não mostra valor para estar no SL Benfica nesta pré-temporada é Rui Vitória.

Estamos em cima das eliminatórias da Champions e não faz ideia de quem meter como titular. Mais que isso: revela os mesmos erros de sempre nas opções e instruções.

Uma pobreza.

Nota: abordaremos segunda feira algumas das vergonhosas situações que têm assolado o SL Benfica nos últimos dias. Atentados ao benfiquismo e ao SL Benfica.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Gabriel Pires: o 8 (de) que precisamos?

Avatar
 ●  71 comentários  ● 


"El caso Gabriel Pires y su posible salida al Benfica ha sufrido esta mañana un giro brusco. El futbolista ha sido apartado del trabajo del resto de sus compañeros en la sesión matutina a puerta cerrada que ha tenido lugar en la Instalación Deportiva Butarque. Antes de comenzar, el mediocampista ha comunicado al cuerpo técnico que se sentía algo indispuesto. El entrenador, Mauricio Pellegrino, le ha reprochado su comportamiento ante todo el grupo y luego ha comunicado que el brasileño no se ejercitaría con el resto. Se desconoce si es una medida puntual o si se prolongará en el tiempo." - AS.

As referências sobre o jogador são boas. Alguém o viu jogar e que queira dar algumas indicações sobre o brasileiro?

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Curtas SL Benfica

Avatar
 ●  95 comentários  ● 



- Chiquinho e Ola John dispensados por Rui Vitória. Não se leva um puto promissor como Willock para levar um Ola John que já sabíamos como ía acabar. Chiquinho se não serve para o plantel principal serve para quê? E João Amaral? 

Querem que o SL Benfica seja um portal de negociatas ou bolsa de jogadores?

(E lembra-se do que escrevi sobre com quem Vieira aparece e não aparece na altura das assinaturas de contrato...? Check!)

- Fico satisfeito que o SL Benfica tenha entendido que não é com silêncio que se trata o tema dos leaks. O que não aprendem é que não vivemos no tempos de Sócrates em que a verdade do "engenheiro" era apenas a única que contava.

Não entendo porque a comunicação do SL Benfica precisou de tanta conversa para dizer algo simples: Luis Filipe Vieira nunca trocou emails com Adão Mendes ou com ninguém apelidado "Benficanorte". 

Qual é o problema mesmo? É este. Não o disse clara e inequivocamente.

- Jonas continua condicionado, depois de ter que ser assistido mesmo antes de treinar. Espero que o assunto da renovação esteja morto e enterrado. Jonas não tem condições físicas para uma temporada a tempo inteiro quanto mais para duas. Nem justifica qualquer revisão das condições contratuais. Poderei pensar o contrário se Jonas marcar mais de 4 golos na Champions e marcar pelo menos 1 golo, sem penalty, a Sporting e FC Porto. Como são coisas que nunca fez no SL Benfica em 4 anos, merecerão certamente outra crença na sua utilidade.

- Renato Sanches, pelo que parece, continua no horizonte do SL Benfica, estando por concluir a negociação das condições. Já me manifestei contra e apresentei as razões disso. Acrescento que Renato Sanches, caso venha mesmo, não gozará da mesma tolerância que teve quando apareceu miúdo na equipa principal. Terá que pegar de estaca de uma vez ou Janeiro servirá para calçar os patins. Já agora, pagar parte do vencimento de RS será justo. Pagar pelo empréstimo será um péssimo negócio, ainda para mais quando se fala de 4 milhões de euros.

- Quem está feliz da vida é o universo FC Porto que por Sporting e SL Benfica andarem pouco preocupados com os bastidores da FPF, tem feito tudo o que quer para entrar com avanço no próximo campeonato. Desde árbitros, treinadores de equipas da Primeira Liga, jogadores emprestados, estruturas do futebol...tem sido um passeio. Tenho pena que nada destas situações pague comissões porque talvez assim alguém no SL Benfica se interessasse por estes temas. Serão os primeiros mais tarde a vir chorar-se.

Exclusivo: Um verdadeiro projecto desportivo!

 ●  127 comentários  ● 

Faltam 2 semanas para o Benfica iniciar as competições oficiais de futebol. Este ano começamos a disputar a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA. São 4 jogos (esperamos) para podermos carimbar a presença nesta fase da competição… se correr bem. Se não correr bem, não é dramático. 

Todos sabemos que “há vida para além da champions”. Temos sempre a Liga NOS, a Taça de Portugal e a Taça da Liga para nos irmos entretendo com o empolgante futebol lusitano … e há a Liga Europa até ao Natal (a piscina dos “pequeninos” na Europa do futebol). 

Entre apelos para enchermos o estádio contra um Moreirense qualquer (com todo o respeito pelo Moreirense), entre celebrações de sucessos financeiros com a emissão de empréstimos obrigacionistas, entre a venda de 2 ou 3 atletas por umas dezenas de milhões de euros (a repartir por muitos legítimos interessados), pode ser que não se note muito. 

Afinal de contas, o Benfica continua o seu caminho de inovação tecnológica e científica, de reforço das suas infraestruturas de apoio à “fábrica de talentos” e de consolidação financeira, que nos coloca muitos anos à frente da concorrência nacional. Este parece ser o entendimento da atual liderança do Benfica e da SAD. 

O meu entendimento é diferente. O fracasso nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões terá consequências catastróficas. 

A simples presença na fase de grupos da competição originará um montante mínimo de receitas de 50 milhões de euros (entre prémio de presença, prémio por resultados, compensação pelo ranking a 10 anos e market pool). Poderão ser mais de 63 milhões se o Benfica se qualificar para os 1/8 final da competição. A alternativa serão uns simbólicos 7 ou 8 milhões de euros. 

A diferença de verbas daria para contratar um atleta de topo… sem aumentar o financiamento. Depois, há o facto de a Liga dos Campeões ser a principal montra do futebol mundial. É aí que certamente os nossos principais patrocinadores nos querem ver. 

O que dirão esses patrocinadores se deixarmos de estar presentes na fase de grupos da competição? Por outro lado, estando ausentes desta fase da competição, não será mais difícil (e até mais caro) contratarmos atletas com algum estatuto no mundo do futebol (admitindo que a omnipresente estratégia de redução do passivo o permite)? 

E como é possível aumentar a notoriedade internacional do Benfica, indispensável ao esforço de internacionalização da marca, se não estamos na fase de grupos da Liga dos Campeões? 

Confesso assim a minha profunda preocupação com o desfecho destas eliminatórias que, conforme referi, podem ter um impacto determinante para o futuro imediato do Benfica. A minha preocupação é agravada quando penso na forma, no mínimo leviana, como a atual liderança antecipou há um ano atrás a importância deste aspeto na preparação da última época. 

Em termos estratégicos, a conquista do último campeonato era crucial por ser a porta de entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Ainda continuo à espera de uma explicação da atual liderança para a abordagem estratégica então seguida… e a preparação da atual época não parece estar a ser muito diferente. 

Continuamos com um plantel de mais de 30 atletas, sem que se tenha resolvido a questão do guarda-redes titular. A solidez na defesa continua uma incógnita e não parecem existir alternativas nas laterais. 

Vamos jogar com 1 ou com 2 avançados? Quais? Qual é o esquema tático? Se a isto tudo juntarmos as saídas de atletas do plantel que são habituais no mês de agosto, creio termos razões suficientes para preocupação. 

Confesso igualmente a minha vergonha pela situação em que o Benfica se colocou. Em vez de estarmos já na fase de grupos da Liga dos Campeões, na companhia dos grandes clubes da Europa, estamos a disputar eliminatórias para aceder a esta fase da competição, tendo por companhia clubes que estão muito longe de representarem a elite do futebol mundial onde entendo que o Benfica deve estar. 

Veja-se a discrepância entre o valor do plantel do Benfica e da média dos outros 9 clubes que estão no caminho das ligas:

fonte: Transfermarkt

Veja-se igualmente a posição dos 10 clubes nestas circunstâncias no ranking da UEFA:

fonte: UEFA

Isto porque, infelizmente, o atual projeto para o futebol do Benfica não parece ser um projeto desportivo, mas sim um projeto financeiro e de infraestruturas. Um projeto que evidencia uma patologia típica: à conquista do campeonato segue-se sempre um desinvestimento no plantel. 

Está na hora de ser adotado um projeto desportivo verdadeiramente ambicioso consentâneo com a grandeza do Benfica. 

Um projeto onde as finanças e as infraestruturas sejam um meio e não um fim. Um projeto que tenha como objetivo vencer com honra e glória todas as competições de todas as modalidades onde o Benfica participa. 

Desde o campeonato distrital de Lisboa de traquinas à Liga dos Campeões… mas onde, assumidamente, a prioridade número 1 seja a Liga dos Campeões da UEFA. Um projeto onde as transações de passes de atletas tenham um único objetivo: melhorar a capacidade competitiva das equipas do Benfica. 

Um projeto onde o Benfica não seja visto como um entreposto de atletas. Um projeto que assuma a legítima ambição de tornar o Benfica O MAIOR E O MELHOR CLUBE DO MUNDO.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Quem é que anda a mentir no caso das fugas de informação? (com atualização)

Avatar
 ●  107 comentários  ● 

"A Sábado avança que uma auditoria forense feita pelo diretor de teconlogia da Federação Portuguesa de Futebol, Hugo Freitas, concluiu que a fuga de informação dos contratos dos jogadores Facundo Ferreyra e Nicolás Mora, publicados pelo blogue "mercadodebenficapolvo", não teve origem na instituição. 

O documento descreve dois pormenores, os quais aponta para a Liga e o próprio Benfica como a origem das fugas de informação. "A comparação entre o ficheiro existente no site mercadodebenfica e a versão enviada pela Liga para a FPF dita que não são o mesmo ficheiro", escreveu Hugo Freitas.

De acordo com a auditoria, "a Federação Portuguesa de Futebol não recebe directamente" do Benfica os contratos. Estes são "enviado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional por email para uma conta da FPS". Porém, sublinhou Hugo Freitas, os mesmos são remetidos comprimidos, mas "com uma password fraca". 

Ainda por cima, a palavra-passe de acesso "é enviada para para os serviços da FPF de forma pouco segura", dando como exemplo uma troca de mensagens no Facebook, na qual alguém da Liga avisa o seu intelocutor na Federação que irá enviar documentos com "processos de jogadores", divulgando nessa mesma mensagem a passaword de desincriptação dos ficheiros. 

Isto, segundo o director de tecnologia da FPF, "é uma prática completamente inaceitável e que revela um profundo desrespeito pela criticidade da informação e por todas as entidades envolvidas que se vêem agora envolvidas em suspeição"." - Record.

-----------------------------------------------

Ora então: 

- O SL Benfica diz que mandou 4 cópias diferentes

- A FPF diz que não recebe directamente mas através da LPFP

- Organismos comunicam sem qualquer preocupação em cumprir o que a nova directiva obriga quanto aos dados pessoais e ao seu tratamento. A pass se calhar é "123456" ou "contratos".

O que tudo isto quer dizer é que não só os "fortes argumentos" que permitiriam desmascarar a fuga de informação rapidamente não passaram de mais uns foguetes tipo aquele do "vou cometer uma loucura".

Já se passaram 2 dias e o SL Benfica continua sem identificar a fuga. 

Entretanto há mais informação divulgada com a promessa de que às 18h continuará.

Acabou a paródia caro Luis Filipe Vieira? 

Não. O Sport Lisboa e Benfica continua a ser enxovalhado e o presidente e a sua entourage continuam a assobiar para o lado.

----------------------------

ATUALIZAÇÃO:

"A Liga Portugal garante que os contratos de jogadores do Benfica que foram divulgados pelo site Mercado de Benfica não foram 'roubados' do organismo.

Em nota enviada ao Record, o organismo que tutela o futebol profissional em Portugal explica que "as primeiras conclusões das auditorias em curso na Liga Portugal concluíram que os ficheiros exibidos na internet não são os mesmos rececionados pelos nossos serviços, e que foram posteriormente enviados para a FPF".

"As fragilidades identificadas pelo relatório da FPF tornado público são recíprocas, uma vez que foram combinadas e estabelecidas entre as duas entidades", pode ainda ler-se na nota, lembrando que "não será possível determinar a fonte de outros documentos e ficheiros entre os que foram tornados públicos ontem e hoje, na medida em que são documentos não processados nem rececionados pelos nossos serviços". E a verdade é que o acordo entre Benfica e Nottingham Forest para o empréstimo de Diogo Gonçalves não passou nem pela Liga nem pela FPF e também foi divulgado.

Lembrando que "a plataforma Transfer [utilizada para registo de contratos] tem agregado um sistema de segurança elevadíssimo, que é auditado por entidade externa e independente", a Liga anunciou ainda que irá "reforçar os níveis de segurança dos seus sistemas e plataformas, já de si com padrões securitários elevados"." - Record.

Alisson no Liverpool por 75 milhões de euros. Pois é...

Avatar
 ●  75 comentários  ● 


Não é melhor que Ederson(na minha opinião) mas anda lá muito perto.

No princípio da temporada passada, não só apontamos Alisson como um GR para substituir Ederson como pedimos que explicassem a razão pela qual houve um acordo para contratar o brasileiro e à última da hora...ficou sem efeito.

Pois bem, para quem gosta daqueles campeonatos das transferências, isto só vem demonstrar como Ederson foi mal vendido e Alisson erradamente não contratado.

Ederson foi fundamental no título do City com imensos pontos garantidos pelas suas defesas, da mesma maneira como fazia no SL Benfica.

Foi vendido por 40 milhões, com o SL Benfica a ficar apenas com 16 desses milhões.

Alisson um ano depois é vendido quase pelo dobro. E não é melhor que Ederson.

E já agora: Ederson está a ganhar no Manchester City cerca de 293000€/mês. 

Luisão, para não jogar, recebe 250000€/mês. Salvio, para estar parado às meias temporadas e não ser uma mais valia nas outras meias, recebe outros 250000€/mês.

Jonas, que ainda ontem precisou de tratamento antes do treino, para os seus problemas de costas, atualmente recebe mais de 200000€/mês e ainda quer receber mais.

Ola John recebe cerca de 170000€/mês. Taraabt recebe cerca de 193000€/mês.

Como se viu no contrato de Ferreyra, por exemplo, há formas de premiar os jogadores de maior valia para lhes oferecer contratos mais atractivos.

Portanto, só não se melhorou o contrato de Ederson(que não queria sair já) e não se manteve o GR por mais 1 ou 2 anos porque havia pressa...não sei porquê.

Vender à pressa nunca foi um bom negócio...para os vendedores. 


terça-feira, 17 de julho de 2018

Quem é o "leaker"?

Avatar
 ●  120 comentários  ● 

"Depois da divulgação dos contratos de Castillo e Ferreyra num blogue, o Benfica está a ultimar uma participação criminal contra a Liga de Clubes e a FPF, que deverá dar entrada nos tribunais ainda esta semana. Marcas personalizadas encapotadas nos contratos, registados em quatro entidades (FIFA TMS, Liga, FPF e SEF), permitiram já aos encarnados descartar suspeitas sobre A FIFA e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras." - Jornal Económico.

-------------------------------------

Portanto, as marcas permitem descartar facilmente mas para isolar um alvo já demoram mais? Não eram assim tão específicas?

Não deveríamos, a esta hora, ter já a informação de qual versão foi publicada pelo "mercado"? O SLB foi tão célere a fazer um comunicado sobre o tema e agora não entende que "fontes oficiais" só minam o que o próprio clube declarou ontem?

A queixa-crime vai mesmo dar entrada ou será mais um processo de "faz de conta"?

Além disso, todas as cópias vieram de dentro do SL Benfica. Como é que aparecer uma cópia específica iliba alguém de dentro do clube?

Visto que andamos há 1 ano com leaks de toda a espécie de dentro do SL Benfica, faz sentido continuar a apontar o dedo cá para fora?

BdC e a "sua" estrutura desapareceram. No entanto, o problema continua a existir. Quem afinal lidera o ataque? O FC Porto? Algum inimigo ainda por descobrir?

Daí que: 

- As medidas tomadas pelo clube a fim de blindar a estrutura de comunicações não surtiram efeito e quem tem acesso aos servidores continua a manter essa porta de entrada

ou

- O bufo anunciado por LFV continua a trabalhar no SL Benfica

ou 

- Outro ou outros dentro do clube continuam a minar o clube e a passarem pelos "pingos da chuva"

Também é pertinente perguntar:

Foto que ilustrou discurso de LFV na Gala do clube, no site do SLB. 2018
É só agora que LFV olha para a FPF como alguém "perigoso" e parcial? É só agora que LFV coloca a possibilidade de a FPF ter parte nos ataques realizados ao SLB no último ano?

Fernando Gomes e Tiago "Cachecol do Porto" Craveiro são só agora "suspeitos"? 

O que andou a fazer LFV quando a FPF ficou "caladinha" perante os gravíssimos acontecimentos do Estoril? Não desconfiou de nada na altura?

O facto de a FPF nada ter feito quanto às ameaças a árbitros na Maia, em suas casas ou a seus familiares(incluindo crianças) não alertou ninguém no SLB?

O facto de a FPF ter escolhido para o "jogo do título" Soares Dias e Tiago Martins(VAR), que foram os principais visados pelos SD no último ano não serviu de "wake up call" a ninguém no clube?

Ou será que só agora, para branquear a incompetência e amadorismo de quem está no SLB, é que convém apontar o dedo à FPF e à LPFP?

Tanto gostam de apelidar o SL Benfica como uma "empresa", como uma "marca" ou elogiar a "estrutura profissional" que gere o clube que se esquecem do fundamental:

Qualquer grande empresa que estivesse tanto tempo sujeita à revelação dos seus segredos já teria demitido há muito o CEO e o Conselho de Administração. Mas o "elogio ao profissionalismo" no SLB só serve para algumas coisas mais convenientes. 

Atualidade SL Benfica

Avatar
 ●  115 comentários  ● 

- Rui Vitória deixou de fora do estágio em Inglaterra André Ferreira, Alex Pinto, João Amaral, Willock e Heriberto.

Ainda não começamos a temporada a sério e Rui Vitória já começa a demonstrar que nada mudou, infelizmente. Quem vai(e quem joga?) é quem Vieira(e o outro patrão) querem. Curiosa a capa de "O Jogo" de hoje:


Leva Ola John e não leva Willock? E João Amaral veio para quê? André Ferreira fica de fora em vez de se emprestar Svilar e deixá-lo ganhar a experiência que não tem para poder mostrar se é ou não um GR de futuro?

- Castillo e Ferreyra vão custar 40 milhões ao SL Benfica. E lá cai o mito de que o clube não pode ir buscar X ou Y porque "não pode" pagar. 

O que pergunto a Luis Filipe Vieira é porque não reforçou a equipa no início ou a meio da temporada passada para garantir o Penta? Cada dia que passa, as decisões de NÃO reforçar a equipa mediante as vendas que fez e que desfalcaram a qualidade do plantel enterram mais Luis Filipe Vieira.

- Aguardamos com entusiasmo a divulgação nas próximas horas da fonte que forneceu os contratos de Castillo e Ferreyra ao "Mercado de Benfica". Decerto que o SLB, de acordo com as tais marcas, já identificou quem "leakou" e portanto o esclarecimento estará por poucas horas.

- Salvio, Pizzi e Grimaldo podem render 70 milhões ao SL Benfica. É aquilo em que LFV acredita. Até alugo um jacto privado para os levar se tal acontecer.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

A FPF, a LPFP e a FIFA...

Avatar
 ●  47 comentários  ● 

...também foram as fontes dos milhares de emails divulgados?

Também foram as fontes da publicação dos usernames e passwords de acessos aos mails de cada funcionário do SL Benfica?

Já agora, os tópicos que Carlos Janela enviava a Pedro Guerra e outros, e que apareceram publicamente como "a cartilha", também saíram dos organismos que gerem o futebol?

Já agora, quem é que se "chibou" na altura que o SLB tinha acordo fechado com Falcão? Onde acabou o avançado?

E quem é que rejeitou a contratação a preço de saldo de James Rodriguez para ele aparecer dias depois no FC Porto?

Se desconfiam da FPF, Vieira já ligou ao seu amigo Fernando Gomes?

Para finalizar, Vieira já cumpriu a promessa de encontrar o "bufo"?

Há quem não perceba que já não vivemos no tempo do Sócrates e que as patranhas que pegaram na altura hoje estão ultrapassadas.

Na verdade, só há um prejudicado com tudo isto: o Sport Lisboa e Benfica!

Última hora: o SL Benfica continua a ser devassado!

Avatar
 ●  75 comentários  ● 

Infelizmente, o sítio que tem devassado a vida interna do clube acaba de publicar os contratos de Ferreyra e de Castillo, contratações desta nova temporada.

O SL Benfica, ao contrário da propaganda, nada fez ou faz para conter isto.

O presidente do clube, Luis Filipe Vieira, e o CEO da SAD, Domingos Soares de Oliveira, são os primeiros responsáveis pelo arrastar desta situação.

Anunciaram que o SL Benfica tomou medidas, que fez isto e aquilo e afinal...2 contratos acabados de fazer já estão "na rua".

Uma temporada que se inicia da mesma forma que a outra começou: vida interna do clube devassada.

O que fazem os primeiros que deveriam nem dormir sem resolverem este tema? Andam a passear de avião privado pago pelo SL Benfica.

Lamentável e muito grave o que se passa. Nada mudou.

Ainda há dúvidas de que o problema está dentro do SL Benfica? Ainda acreditam em patranhas de hackers?

Exclusivo: "2017/2018, a época em que não ganhámos o Penta" (final da temporada), por Rui Gomes da Silva

Avatar
 ●  142 comentários  ● 


Este é o meu 50° artigo no NOVO GERAÇÃO BENFICA, um espaço de benfiquismo e de liberdade (por esta ordem, embora seja, também, de liberdade e de benfiquismo)!

Um artigo de balanço de uma época, antes de umas merecidas férias - vossas, de certeza, ... minhas, espero bem - com a “promessa” de, até ao início do campeonato ... até 13 de Agosto, “não nos vermos” por aqui!


UMA ÉPOCA MÁ DEMAIS 


Um artigo de balanço sobre uma época ... má demais!

Má na preparação, ... má no início, ... má na Liga dos Campeões, ... má na Taça de Portugal, ... má na Taça da Liga, ... má no Campeonato!

Muito má, ... péssima, mesmo!

E de quem foi a culpa?

Não dos jogadores que deram tudo dentro de campo, ... nem do treinador, que vinha de um bicampeonato (o do nosso tetra ... tão nosso como dele ... porque ele ... “é um dos nossos”) ... e muito menos dos adeptos, que levaram a equipa ao colo, por Portugal e pela Europa fora!

De quem foi a culpa, então, de não termos sido penta?


A CULPA 


A culpa, essa (porque, também no futebol, não pode morrer solteira), foi de quem teve a responsabilidade de não agir como era sua obrigação.

Eu sei que sabem que o modelo das vendas ... para agradar (pelo menos) aos agentes, não é o que quero para o Benfica.

Admiti que esse poderia ser o caminho (com um limite temporal muito bem definido) ... para sanear anos sucessivos de erros repetidos ... até descobrir que o caminho que julgava ser de recurso era a opção de quem mandava!

E isso levou-me a pôr condições para ficar (e, por isso, não fiquei). Saí!

Pelo meu pé ... que é uma coisa a que não estão habituados!

Porque a minha vida não depende do que (nem nunca dependerá) ganhei no Benfica!

Porque a minha ligação ao Benfica se faz pelo sentimento de pertença e de vitória, no campo, e não pelo “prazer” ou pela “necessidade” do negócio!

Mas - acima de tudo - porque percebi que aquela opção era - como continua a ser e será - a que não quero para o Benfica!

A mesma que nos fez perder o penta e que ... se não mudarmos ... nos fará perder muita coisa cá dentro e a sermos irrelevantes na Europa!

A culpa é de quem manda!

Do primeiro dos que mandam - Luís Filipe Vieira - mas, também, dos que, agora na SAD, se esqueceram de ser do Benfica ... durante muitos anos (para não falar dos que ... nunca foram ... que de exceção passaram a ser muito frequentes).

OS CULPADOS

Ele que foi o 1.º responsável (mas não único ... porque não manda sozinho) por não ter colmatado as saídas que organizou ... muito tempo antes do período de transferências acabar!

Ele foi o 1.º responsável (mas não único ... porque não manda sozinho) por ter reagido como um “autista” a todos os que lhe diziam que ... “por ali” ... não ia correr bem!

Ele foi o 1.º responsável (mas não único ... porque não manda sozinho) por não ter encontrado solução para podermos ganhar o penta ... 

Tudo isto apesar de estarmos - segundo o próprio Luís Filipe Vieira - 10 anos à frente da concorrência!

Então se 10 anos de avanço não chegam para ganhar nada em Portugal, ... perguntamos nós ... o que será preciso para voltar a ganhar?

Já nem falo na vergonhosa campanha europeia ... que parece perder importância logo que garantimos a fase de grupos!

A dimensão do Benfica passa pela Europa e não pelas condições que garantam o direito aos prémios de gestão que constam dos diversos contratos assinados (e são tantos - cada vez mais - os que constam na folha de salários da SAD ... que um dia morreremos de espanto só de sabermos o seu número ...)!

A grandeza do Benfica passa por ganhar no campo, não podendo ser - isso é um dogma do qual não abdico - um clube vendedor!

O Benfica só é um clube grande vendedor porque é um clube muito comprador!

Pode vender um ou outro que, sendo da formação, não tenha qualidade para a nossa 1.ª equipa ... ou um ou outro jogador que tenha rendido muito ... desportivamente, ao Benfica, depois de cá passar alguns anos!

Mas não pode vender tudo o que se valoriza sem daí retirar o devido proveito desportivo nem comprar tudo o que aparece!

O Benfica não pode ser comprador de jogadores que toda a gente sabe - incluindo quem os compra - que nunca jogarão na primeira equipa do Benfica (como, ainda agora, estamos, novamente, a constatar).

Então, sabendo todos disso, porque continuamos a comprar?

Sei eu, ... sabem eles, ... saberão vocês!

Até porque esse modelo de alta rotação ... nem sequer condiz com a apregoada e reconhecida qualidade da formação do Seixal.

Comprar para poder vender não é o caminho, certamente!

GIGANTE EUROPEU?

Nas diferentes redes sociais há uma coisa que une quem é do Benfica: a ideia da grandeza do Clube.

E essa grandeza não se esgota neste Portugal ... tão pequeno para um clube como o Benfica.

Antes passa pelo retomar da grandeza na Europa, onde os que gostam mesmo do Benfica (e não estão condicionados pelo discurso limitativo de quem sabe não poder conciliar muitas vendas com grandes vitórias) querem voltar a vencer!

Mas será que a grandeza europeia do Benfica será compatível com ter um Presidente que voa para vender jogadores?

Nos grandes clubes - os do grupo a que o Benfica, merecidamente, reclama pertencer - os Presidentes não voam para comprar e muito menos para vender!

Mas o que não quero mesmo ... “é quem ande pelo mundo a tirar fotografias com os jogadores que vende com a bandeira do clube ou com o novo equipamento do jogador vendido”!

Não, ... isso é que não quero mesmo, no Benfica!

GANHAR (PERDENDO) NAS VENDAS 

Não quero isso, até porque - se esse fosse o caminho - quem vendeu 750 milhões de euros, em jogadores, nos últimos 10 anos, teria uma situação invejável, em termos de passivo.

E não tem!

Ora, se não tem é porque ... ou são incompetentes (assumindo esta incompetência a formulação que mais vos convier, de acordo com o que acham ser possível) ou, então, ... esse não é o caminho!

Se fosse, a solução seria fácil!

O que é difícil - impossível mesmo, para um clube português - é ganhar na Europa e dar muito dinheiro a ganhar aos ... empresários (como já sabíamos ... de ter visto noutros)!

O que é dificil - impossível mesmo, para um clube português - é estabilizar uma equipa para ganhar na Europa se tiver empresários como “parceiros estratégicos”!

Porque eles, não sendo do Benfica, ... só querem saber deles!

E como ... “um fraco Rei faz fraca a forte gente” ... não percebo porque é que há ainda alguns que, “enchendo a boca” com a grandeza do clube, se deixam levar pela negação dessa mesma grandeza ... ao comentarem a compra de jovens com grande potencial ... para serem vendidos daqui a um ano.

Isso - meus amigos - isso é o que não quero no Benfica!

EMPRÉSTIMOS ... ESQUISITOS 

E quem fala em vendas ... pode falar, também, em empréstimos!

Talisca tinha vários interessados ... a troco de milhões!

Jimenez vários interessados tinha que dariam milhões (pelo menos 60 ... ouvimos todos)!

Carrillo tinha meio mundo interessado a troco de muitos milhões!

Porque será que não se vendem e se emprestam jogadores ... com mercado ... que se sabe não terem espaço no Benfica?

Para quando voltarem ou saírem de vez ... termos apenas parte do seu “passe”?

Seguir-se-á Grimaldo? 

E Samaris?

E Pizzi?

E Salvio?

Ou ... até ... André Almeida?

E - não sendo possível não comprar - não seria preferível vender tudo o que se sabe ... como saberá o melhor “scouting” do mundo ... que não terá, nunca, qualquer hipótese de vestir oficialmente o “manto sagrado”?

A não ser que os empréstimos ... mesmo com as comissões que o Benfica paga ... ajudem à diminuição do passivo (nunca é tarde para aprender)!

PARA ALÉM DO MANDATO

E como se não bastasse tudo isto ... ainda se onera o clube com decisões - como a da antecipação de receitas dos direitos televisivos - para além do mandato (previsível ... mesmo se não houver antecipação de eleições) de quem lá está agora!

Uma excentricidade que - reconheço - sempre ouvi recusar nos anos em que lá estive!

CAMPANHAS NEGATIVAS

Mas - regressando às vendas - foi muito por isso ... e por tudo o resto ... que coloquei condições para ficar!

Porque acreditei ser esse período de vendas meramente instrumental ... até ter percebido que esse era e é o projeto de quem lá está!

Porque acreditei que era possível convencer quem mandava (e ainda manda ... até um dia ... destes) que temos tudo para voltar a ser grandes na Europa!

Porque acreditei (ou fiz por acreditar) que a afirmação de Carlos Daniel - “as vitórias do Benfica são os negócios” - não era real ... mas enganei-me!

Claro que a isto me respondem com o tetra ... ao que eu riposto com a perda do penta!

Ou com os 5-0 de Basileia ... que são o espelho de toda uma época sem vitórias (incluindo nas modalidades)!

Ou - sem me responderem - me perguntam se não tenho receio de campanhas negativas ... levadas a cabo por equipas contratadas para denegrir pessoas, inventando tudo o que for preciso!

Eu sei que o Departamento de comunicação do Benfica ... da meia dúzia de pessoas do tempo do João Gabriel ... parece agora um jornal diário!

Mas como quem não deve ... não teme ...

O BENFICA QUE EU QUERO

Por isso ... nada me impedirá de lutar pelo Benfica que “encontro” em cada conversa com cada um e com todos os sócios!

Os mesmos que ficam espantados quando lhes confesso ser - para mim - evidente que Ruben Dias já está vendido (qual a explicação para termos 5 centrais ... incluindo Luisão, tirando já Lisandro, ... se não for para vender o ... anunciado ... futuro capitão do Benfica ... que nem uma época cá ficará?).

Ou a confirmação do regresso de Renato Sanches ... a outra face da impossibilidade de manter Ruben Dias ... tudo a 31 de Agosto ... porque alguém o decidiu há muito tempo, como disse, ... conseguido (por isso mesmo) ou falhado (inevitável ... dirão quase todos) o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões!

Tudo salpicado com possíveis “loucuras de roubos” que apenas serviram para calar uma AG que poderia ser incómoda ... e de cujas justificações fugirão, na próxima, invocando a grandeza e a superioridade do Benfica ....

Não, este não é o meu Benfica!

Por isso assumi a minha oposição a quem lá está, ... por isso saí ... ao contrário de outros que põem sempre uma cara de grande seriedade ... mas que - curiosamente - só entraram depois de terem sido oposição ... sem saberem bem a quê nem porquê!

Esses, os mesmos cujo benfiquismo andou desaparecido quando o clube andava em baixo ... passando tantos e tantos anos sem pagar quotas!!!

O Benfica com que sonho - e que vou tentar concretizar - é o Benfica sonhado por Cosme Damião ... de uma grandeza desportiva sem igual.

Inatacável moral e eticamente, sem fragilidades na justiça, com uma grande equipa para ganhar tudo cá dentro e tentar ganhar todos os anos na Europa.

Tentar ganhar ... não é ... ter como ambição chegar aos quartos de final ... mas, antes, ... tentar ganhar sempre!

Difícil? Não! Muito difícil!

Mas esse é o Benfica que quero.

Onde as eleições sejam por voto secreto, direto e pessoal!

Sem intermediação de computadores (onde ... ao que se sabe ... conseguem entrar todos os que querem ... mesmo aqueles que não quererão que eu ganhe eleições).

Onde as pessoas saibam que não se podem eternizar nos cargos ... passando a confundir os seus interesses com os do clube!

Sem escrutínios que não sejam os que se vão dando ao luxo de permitirem!

Onde os adeptos se façam ouvir e não sejam tratados como meros endereços de caixa postal ...

Sem que alguém reclame poder representá-los sempre ou poder vibrar por eles ... como acontece em cada jogo na Luz, onde até a euforia de cada golo dos 65.000 adeptos é abafada pela voz de um speaker ... empenhado em excesso!

E MESMO ASSIM ...

E mesmo assim, ... tendo rompido, de vez, com Vieira, ... desacreditando de tanto negócio, ... que existe em vez de paixão pelo Benfica ... ainda acredito ... que este ano possa correr bem!

“E pur si muove”!

Mas tal como Galileu Galilei o terá dito quando foi obrigado a renegar a visão heliocêntrica do mundo perante a Inquisição, também eu, acredito que talvez seja possível ganhar ... apesar de já não acreditar!

Foi como me senti quando, na terça feira feira passada ... dei por mim a ver o jogo do Benfica, com o Napredak, quando todos os meus amigos me enviavam mensagens ... por estarem a ver o França - Bélgica, ... a 1.ª meia final do Mundial.

“E pur si muove”!

Como sempre ouvi dizer ao meu Pai ... entre um jogo qualquer (mesmo uma final do mundial, direi eu) e um jogo ... até de berlinde ou chinquilho, desde que lá esteja a camisola do Benfica ... nem dou hipótese de escolha!

Ou ... traduzido para o que aqui interessa ... SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE!

domingo, 15 de julho de 2018

(ainda Setubal): As coisas boas e o que não pode começar tarde!

Avatar
 ●  79 comentários  ● 
Inacreditável como ninguém do SLBenfica veio ainda formal e oficialmente colocar em causa a atitude do Vitória de Setúbal no jogo com o SLBenfica, em particular de dois jogadores assumidamente sportinguistas: o Semedo e o Vasco Fernandes.

Estes dois rapazinhos passaram um jogo inteiro a distribuir porrada nos jogadores do SLBenfica, em particular Jonas e Gedson. Inaceitável!

O SLBenfica "lembrou-se" no final da época passada de engrossar a voz contra a vergonha e palhaçada levada a cabo por rivais e imprensa orquestrada contra o SLBenfica - como entretanto se veio a provar. Alias se a PJ quiser saber mais sobre muitos desses "joguetes" basta passar aqui pelo blog onde tivemos que lidar com grande parte deles durante todo o ano.

Espero e desejo que não seja mais uma época onde apenas depois de estarmos por baixo dos rivais com manobras destas é que Rui Vitória e a estrutura do SLBenfica se lembre de falar alto.

Por falar em falar alto... alguém se lembra dos vários tópicos que aqui escrevi sobre o Gedson nos últimos dois anos? Pois é... aqui está ele. Houve quem comentasse no blog a dizer que o Gedson ia ser superior ao Renato Sanches, na altura "guardei" a ideia mas achei que talvez pudesse ser demais... mas hoje em dia penso que quem fez esses comentários estava correto - o que não quer com isto dizer que não considere que o Renato não vá voltar ao mais alto nível, porque vai.

Mas foi só o Gedson que me impressionou. João Felix tem magia pura naqueles pés. A ter de jogar numa posição que não é a dele e a mostrar que ainda tem que ajustar algumas coisas no seu futebol, a magia, qualidade e tomada de decisão são absolutamente notáveis.

Outro jogador que me impressionou foi Alfa Semedo! Que potencial de imposição física. Jogo simples, facil e sempre a sair a jogar. Um plano alterantivo muito interessante para o nosso monstruoso Fejsa (que parece melhor a cada ano que passa).

Na baliza, tanto Svilar como Odysseas parecem ter deixado Varela para trás. Porém, face às boas prestações do André Ferreira, a saída do Varela poderia ser boa para o jogador e para o SLBenfica.

Um jogador que não conhecia e que considero ter imenso potencial é Chiquinho. No jogo com o Setúbal foi a primeira vez que o vi jogar e, sinceramente, gostei bastante.

Os centrais, sem impressionarem de forma efetiva, pareceram bastante interessantes, porém Jardel assumiu claramente o destaque por enquanto.

A esquerda volta a arrancar instável. Grimaldo bastante irregular e o Yuri melhor que o espanhol, mas sem deslumbrar. Do lado aposto Ebuehi mostrou pormenores interessantes, mas precisamos de ver mais.

Na frente, Ferreyra mostra que vem claramente para acrescentar. Um jogador de grande nível, já Castillo ainda não me impressionou, mas eu também não gosto de avançados "matacões" tipo Cardozo, como me parece ser o caso do Castillo, porém se marcar tantos golos como o paraguaio... está ótimo.

Dores de cabeça para Rui Vitória no centro do terreno com o Fejsa a ser incontronável e depois, repare-se: Krovi, Gedson e Zivkovic (e Joao Félix) tudo para um lugar apenas, isto assumindo com esta matéria prima não sobra alternativa senão passar Pizzi para a direita (onde gosto particularmente de ver jogar) mas onde "estão" Salvio e Rafa.

ranking