O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 13 de julho de 2018

Setubal 1 - SL Benfica 1

Avatar
 ●  93 comentários  ● 

Que balanço fazem dos 2 jogos em Setúbal?

Quem mais vos impressionou?

Quem não vos impressionou ou desiludiu?

Que esquema acham que RV vai escolher?

Quem acham que deveria ser o 11?

Questão: comprou a camisola oficial do Sport Lisboa e Benfica?

Avatar
 ●  111 comentários  ● 


Comprou a nova da temporada 2018/2019?

Comprou a da temporada 2017/2018?

A última que comprou é anterior a estas?

Não compra a camisola oficial há muitos anos?

Nunca comprou? Se não compra, qual o motivo? 

Agradeço as vossas respostas sinceras.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Svilar a número 1?

Avatar
 ●  83 comentários  ● 

Diz o Record que Svilar será o titular da baliza do SL Benfica. O jornal também avança que o Vlachodimos sabia que vinha para suplente.

Ora, isto não faz qualquer sentido. Então se foi considerado o melhor GR do campeonato da Grécia sai para ser suplente de um miúdo que tem pouco mais de 500 minutos como guarda redes sénior?

Faz sentido ser titular alguém a quem claramente falta experiência de jogo?

O erro cometido na temporada passada, querendo forçar Svilar na baliza, correu muito mal e prejudicou a confiança do rapaz. 

Além disso, se isto fosse verdade, o que não acredito que seja, o que diria da competência de Vlachodimos?

Isto sim tem tudo para ser "fake news".

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Para que não fiquem dúvidas, bem antes do tempo

Avatar
 ●  85 comentários  ● 

Bons jogadores serão sempre bem vindos!
Nem em Janeiro nem nunca mais!

Exclusivo: "Os pecados mortais"

 ●  145 comentários  ● 
Final Taça dos Campeões Europeus 1990: SL Benfica vs AC Milan
Queremos ver o Benfica na decisão da Liga dos Campeões da UEFA ou, pelo menos, nas meias finais dessa competição. E é esse o lugar que um clube com a dimensão global do Benfica tem naturalmente de ocupar. O Benfica é um clube grande e Lisboa não é uma cidade periférica. Lisboa é uma cidade com cada vez maior notoriedade no contexto europeu, pelo que fará sentido albergar um colosso do futebol mundial.

Contudo, constatamos que apenas 16 clubes tiveram o privilégio de marcar presença nessas fases adiantadas da competição nas últimas 10 épocas. Constatamos ainda que a receita média anual dessa elite de acordo com o último relatório do Football Money League (FML) da Deloitte ascendeu a, aproximadamente, 405 milhões de euros. Essa média sobe para, aproximadamente, 503 milhões de euros se considerarmos apenas os clubes que marcaram presença na final. São números de uma magnitude bem diferente da correspondente às receitas do Benfica de aproximadamente 158 milhões de euros, igualmente de acordo com o referido relatório.

Sabe-se que os clubes que mais gastam em salários de atletas são os que mais sucesso desportivo têm. Para o Benfica conseguir pagar salários mais altos e ter melhores atletas, é necessário ter mais receitas (o financial fair-play da UEFA apenas permite que os clubes gastem o que têm). Então a chave para o Benfica saltar para um patamar competitivo condizente com a sua grandeza é o aumento de receitas.

Receitas de televisão: No último exercício as receitas de televisão da SAD ascenderam a 38,8 milhões de euros. Estas receitas, resultantes do contrato celebrado com a NOS, irão crescendo ao longo dos 10 anos do acordo, perfazendo um total de 400 milhões de euros. Assim, para termos uma média anual de 40 milhões de euros, o potencial de crescimento destas receitas nos próximos 9 anos não poderá ser muito elevado (mais 3 ou 4 milhões de euros apenas). Isto porque a recente renegociação do contrato com a Nós não alterou estes montantes.

Receitas de bilheteira: No último exercício estas receitas ascenderam a 24,4 milhões de euros. Retirando as receitas diretas de jogos da Liga dos Campeões e de jogos de outras competições que não a Liga NOS, temos receitas que ascendem a 21,6 milhões de euros:

Liga NOS e bilhetes de época: 11.935
Corporate: 9.700
Total: 21.635

O Benfica registou uma utilização média do estádio nos jogos da Liga NOS de 82,6%, pelo que, para o mesmo nível de preços, existe um potencial de crescimento de mais 2,5 milhões de euros. 

As receitas corporate terão pouca margem para crescimento em volume, uma vez que o espaço para camarotes é limitado. Resta, pois, um crescimento das receitas de bilheteira por via do aumento de preços. 

Contudo, o Benfica não pode aumentar substancialmente os preços dos bilhetes se não oferecer aos adeptos um espetáculo de maior qualidade. Um espetáculo de maior qualidade resulta necessariamente de melhores “atores” e isso não é compatível com uma estratégia de venda desenfreada de todos os atletas que demonstrem um mínimo de qualidade. Também não é compatível com a contratação de “paletes” de atletas que não são titulares na equipa principal.

Receitas comerciais: No último exercício estas receitas ascenderam a 33,1 milhões de euros, 22,2 milhões de euros dos quais respeitantes a patrocínios. A magnitude destas receitas depende da capacidade do Benfica angariar novos patrocinadores e de renegociar com os atuais condições mais favoráveis. Essa capacidade é particularmente sensível à visibilidade global do Benfica e à sua reputação. Quando o plantel do Benfica se vê todos os anos privado das suas principais estrelas em ascensão e quando o clube e a SAD são constantemente atingidos por suspeitas de práticas ilícitas e eticamente reprováveis (que a atual direção tem rebatido de forma, no mínimo, incompetente), percebe-se que o potencial de crescimento destas receitas está grandemente condicionado.

Nota: esta análise não contempla as receitas da Liga dos Campeões, uma vez que estas são uma consequência da estratégia para o futebol.

Face ao exposto, coloco a seguinte questão à atual direção do clube e da SAD:

Qual a visão que existe para o futebol do Benfica? É a visão do modelo dos “pequeninos”, que assenta na formação de atletas na “linha de produção do Seixal” para com isso gerar receitas que permitam manter a mediocridade competitiva dos últimos anos? Ou é a visão do modelo dos “grandes” que assenta em contratar, formar e reter estrelas, em ter um projeto desportivo verdadeiramente competitivo e em aparecer nos palcos das principais decisões do futebol mundial?

Na verdade, é uma pergunta retórica. A resposta, infelizmente, já todos sabemos qual é. A atual liderança já há muito escolheu, por razões que serão debatidas em próximos posts, o modelo dos “pequeninos”.

Termino este texto elencando aqueles que considero como os principais pecados mortais da atual direção do Benfica e da SAD e que, se não forem rapidamente corrigidos, irão levar ao fim irreversível do sonho legítimo dos benfiquistas de verem o seu clube novamente no topo do futebol europeu e mundial:

Ponto 1- Falta de audácia para perceber o impacto que a contratação, ainda que por curto prazo, de uma estrela mundial poderia ter. Pode considerar-se que metade da população mundial é adepta de futebol. Sem querer referir nomes, a contratação de uma figura mediática do desporto rei iria colocar o Benfica na boca de, literalmente, meio mundo. Isso teria impacto na venda de camisolas, na angariação de patrocínios, na necessária renegociação dos direitos de televisão, na capacidade de contratar outros atletas de elevada qualidade. O Benfica não precisa de diretores e gestores que não têm audácia para tomar estas decisões.

Ponto 2- Falta de critério na contratação de atletas. Nas últimas 6 épocas foi investido um montante superior a 320 milhões de euros em contratações. A grande maioria das quais não trouxe benefícios visíveis para a capacidade competitiva do Benfica. Não teria sido preferível canalizar estas verbas para a contratação de, por exemplo, 5 ou 6 estrelas do futebol mundial?

Ponto 3- Incapacidade para reter talentos e, dessa forma, consolidar a capacidade competitiva da equipa. Imaginem que o Benfica teria conseguido reter alguns dos seguintes atletas: Ederson, David Luiz, Garay, Lindelof, Nelson Semedo, Cancelo, Bernardo Silva, Di Maria, Enzo Perez, WItsel, Matic, Ramires, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Gaitan, Rodrigo. 

Qual o impacto que isso teria tido no desempenho internacional do Benfica e qual o aumento de receitas daí decorrente? Teria certamente sido suficiente para pagar os incrementos nos salários necessários para reter tais atletas e ainda permitiria catapultar o Benfica para um nível competitivo mais elevado. Note-se que várias das transações destes atletas acabaram por não se traduzir em grandes negócios (pelo menos para Benfica) e obrigaram a investimentos elevados noutros atletas (eventualmente de menor qualidade) para suprir as saídas.

Ponto 4- Falta de respeito pelos valores do Benfica com o consequente prejuízo da reputação do clube e da marca Benfica. Mais que um emblema, uma cor, um estádio, títulos, atletas, ou dirigentes, o Benfica é um ideal. É um ideal que se materializa nestas vertentes, mas que extravasa as mesmas e, inclusive, sobrevive ainda que estas estejam ausentes ou se manifestem incorretamente. É um ideal que assenta em valores éticos, na ambição e na paixão. 

Nós, benfiquistas, perdemos quando nos afastamos destes valores. Perdemos a nossa identidade e isso é o mais importante. Não podemos esquecer-nos do seguinte: o Benfica não é grande por ter conquistado títulos; o Benfica conquistou títulos (e refiro-me essencialmente aos internacionais) porque (e quando) foi grande. A grandeza do Benfica são os seus valores. Ficamos mais longe de vencer, quando nos afastamos desses valores.

As duas visões para o futebol do Benfica atrás referidas são mutuamente exclusivas, pelo que temos de decidir qual o caminho a seguir neste momento tão importante para a afirmação mundial do clube. 

A escolha entre as duas visões é, acima de tudo, uma questão de caráter e de grandeza de alma. Assim, a decisão em causa nunca poderá agradar a todos os que se dizem benfiquistas. 

Irão escolher a visão do modelo dos “pequeninos” aqueles que gostam de se vangloriar com o domínio sobre os mais fracos, que se contentam com um pássaro na mão e não ousam apanhar todo o bando, que acreditam que o destino não pode ser contrariado, que buscam consolo para as derrotas na autocomiseração. 

Irão escolher a visão do modelo dos “grandes” aqueles que acreditam que a verdadeira glória está na competição com os mais fortes, que têm uma ambição sem limites, que acreditam que o nosso destino é escrito por nós, que encontram nas derrotas ainda mais determinação para continuar a lutar, que, em última instância, incorporam os verdadeiros valores do Benfica e que acreditam como eu que o Benfica pode SER O MAIOR E O MELHOR CLUBE DO MUNDO.

terça-feira, 10 de julho de 2018

Plantel SL Benfica: ponto de situação

Avatar
 ●  88 comentários  ● 

Contratações:

Guarda-redes: Vlachodimos

Defesas: Ebuehi, Lema, Conti e Yuri

Médios: Alfa Semedo, Chiquinho

Avançados: Castillo, Ferreyra e João Amaral

Jogadores que se mantém(por enquanto):

GR: Varela e Svilar

DF: Ruben Dias, Lisandro, Jardel, Luisão, Grimaldo e André Almeida

MC: Fejsa, Samaris, Pizzi, Zivkovic e Krovinovic

Alas: Cervi, Salvio e Rafa

Avançados: Jonas e Seferovic

-----------------------------------

Como já afirmei anteriormente, este plantel carece ainda de um GR top, de um defesa esquerdo de nível, de pelo menos um trinco e um 8 também de nível internacional pois só poderemos contar com Zivkovic em forma lá para o final de Agosto e Krovinovic lá para Outubro e Pizzi é um peso morto como se verificou toda a temporada passada. 

No que diz respeito ao GR, como se viu no Mundial, o que não faltam são GR de nível e por preços razoáveis. Quem oferece 10 milhões por um extremo dispensado e que todos(supostamente) querem não dá 15 milhões por um GR?

Tudo isto partindo do princípio que quer Lema, Conti e Ebuehi são jogadores para pegar de estaca no 11 inicial.

Gostava de ver chegar um central de nível com experiência de Europa mas com a renovação(não anunciada) de Luisão esse espaço ficou selado, mas esse será assunto para outro post.

Essas apostas, ao contrário do que afirma DSO, não são para fazer depois das eliminatórias da Champions mas antes. Encarar esses jogos na máxima força e exigência será meio caminho andado para uma equipa forte e em forma para receber Sporting e FC Porto na Luz. 

A sobranceria do "isto chega" é meio caminho andado para a derrota.

Único nos grandes do futebol europeu

Avatar
 ●  104 comentários  ● 


Somos nós, SL Benfica, que vamos ter com quem quer jogadores nossos. 

Estão a ver Florentino Perez a ir levar Ronaldo a Turim ou a Manchester? Ou o Barcelona a ir levar Neymar a Paris? Ou o Rummenigge a vir cá trazer Renato Sanches?

Se não o fazem ou fizeram com negócios "monstros", quanto mais com jogadores de segunda linha.

A  menorização do SL Benfica face aos grandes europeus também passa por estes pormenores. Se queremos ser grandes, temos que nos comportar como grandes.

Quem deveria estar no Dubai? Um empresário e não o presidente do SL Benfica, cujo principal objectivo deveria ser estar a acompanhar a pré-temporada e reforçar a equipa nos pontos que mais precisa ANTES da eliminatória da Champions e não depois.

O plantel ainda tem evidentes carências na baliza, no lado esquerdo da defesa, na posição de trinco e no meio campo.

A colocação de excedentários deveria estar a ser tratada pelos empresários dos jogadores, conhecendo os valores e condições exigidos pelo SL Benfica.

Vieira vibra é com negócios de venda de jogadores. Esses são os seus títulos. Uma vez Alverca, sempre Alverca. 

segunda-feira, 9 de julho de 2018

ESCÂNDALO: "Campanha Suja" de Bruno de Carvalho custava meio milhão de euros!

Avatar
 ●  76 comentários  ● 





Depois de vários anos a anunciar em primeira mão, neste blogue, que o Sporting de Bruno de Carvalho PAGAVA a uma série de blogues e a uma série de perfis falsos para publicar a sua propaganda na blogosfera e nas redes sociais, onde se inclui o "Blogue Mister do Café", perfis e blogues geridos pela YoungNetwork, eis que hoje o Correio da Manha apresenta o orçamento: Custo de Meio Milhão de euros por ano + "Vouchers" para refeições num Restaurante!

CRONOLOGIA (Desde Janeiro 2017)

Importa relembrar e actualizar a cronologia dos principais momentos em que me referi aos blogues "Mister do Café (SCP)", "O Polvo (FCP)", "Mercado de Benfica Polvo (FCP)", às "ligações entre os departamentos de comunicação do Porto e do Sporting" e também aos "escândalos desportivos e financeiros do Sporting e do Porto" e até às "rescisões iminentes no Sporting":

Ano de 2017:

Janeiro 2017 (Finanças): Exposição dos 609,8M€ de "Passivo + VMOC's do Sporting (2015/2016), segundo o MEI - Método de Equivalência Patrimonial, e dos "483M€ de Passivo + VMOC's do Sporting" (2015/2016, segundo o MCI - Método de Consolidação Integral, que levou a um sucessivo ataque do "Blogue Mister do Café" ao Blogue NGB - Geração Benfica e a mim (Benfica Eagle):

Fevereiro 2017 (Comunicação): Tentativa dos "hackers", de me exporem, tal como tentaram fazer com várias outras personalidades da nação benfiquista, da televisão e da Internet (Rui Gomes da Silva, André Ventura, Hugo Gil, etc), apenas 1 mês após ter exposto os passivos consolidados do Sporting: 
Não tentaram o esquema só com Hugo Gil (25 de Fevereiro 2017)

Abril 2017 (Finanças): Exposição de todos os escândalos financeiros do Porto e do Sporting, publicação que recebeu mais de 120 mil visitas:
BRONCA: O DESESPERO e as FALÊNCIAS do Porto e do Sporting! (26 de Abril 2017)

 
Junho 2017 (Comunicação): Exposição das Ligações de Francisco J. Marques (Comunicação FCP) e de Nuno Saraiva (Comunicação FCP) a Joaquim Oliveira (Controlinveste), que geria os e-mails do Benfica, logo após terem surgido os primeiros e-mails sobre o Benfica:
BenficaLeaks: Francisco J. "Markes" e o "ex"-patrão "Joaquim" (14 de Junho de 2017)


Ano de 2018:

Março 2018 (Comunicação): Exposição dos vários "escândalos" que envolvem o Porto e o Sporting, sobre os quais têm existido vários desenvolvimentos nas últimas semanas, após o caso e-toupeira: 
BASTA! A "pouca vergonha" no futebol português vai ter de acabar! (7 de Março de 2018)

Março 2018 (Finanças): Confirmação das "falências de Porto e Sporting", com 255M€ de prejuízos dos 2 clubes, desde 2010:
ESCÂNDALO: Porto e Sporting com 255M€ de prejuizos desde 2010! (14 de Março de 2018) 


Março 2018 (Comunicação): Benfica apresenta queixa-crime contra blogues como o Mister do Café, que segundo a acusação é gerido pela agência de comunicação YoungNetwork contratada pelo Sporting, que também tem andado a expor os e-mails do Benfica, tal como os blogues "Polvo" e "Mercado de Benfica Polvo". Foram apresentadas provas no nosso blogue NGB quanto à ligação desses 3 blogues no crime de divulgação confidencial do Benfica:

Março 2018 (Finanças): Exposição da Falência do Sporting, com um Passivo Total (Passivo + Vmoc's) de 537,6M€, o maior Passivo de sempre do Sporting em relação a entidades externas. Bruno de Carvalho surge como o pior Presidente da História do Sporting ao nível do Passivo Total:
FALÊNCIA: Sporting com 537,6M€ de "Passivo Total" (MCI 2016/2017) (31 de Março de 2018)

Abril 2018 (Comunicação): O "Polvo Azul e Verde" começa a ser exposto ao nível do Digital e começam a surgir os nomes das personalidades envolvidas nesses escândalos (estrutura digital do Sporting: Nuno Saraiva, João Capitão, João Duarte - YoungNetwork, etc), tal como foram apresentadas actualizações quanto aos maiores escândalos desportivos e financeiros do Sporting e do Porto:

Abril 2018 (Comunicação): A "estrutura digital do Porto" foi exposta: O deputado Tiago Barbosa Ribeiro (PS), Pedro Bragança (Baluarte dos Dragões), Diogo Faria e por fim Ricardo Pereira da empresa eComOn, próximos da Comunicação do Porto, foram envolvidos nos blogues "o Polvo" e "mercado de Benfica Polvo", blogues que andam a expor informação confidencial do Benfica:

Maio 2018 (Comunicação): Guerra em Alvalade, Invasões em Alcochete e Queixas sobre Corrupção do Sporting no Andebol e no Futebol, com provas e gravações dos actos de corrupção entregues no Ministério Público: 


Maio 2018 (Rescisões): o Blogue "Novo Geração Benfica" anunciou em 1ª mão que 7 dos principais "craques" do Sporting estariam na iminência de rescindir! Na altura pouca gente acreditava. Dos 7 jogadores notíciados, apenas Acuña "recuou" na rescisão. Além de 6 "craques" notíciados que confirmaram a rescisão ainda sairam também Podence, Rafael Leão e Ruben Ribeiro, totalizando 9 rescisões, situação "impar" a nível mundial! E este Blogue noticiou mais uma vez o "Exclusivo":  
EXCLUSIVO: 7 "craques" do Sporting de saída... a bem ou a mal! (22 de Maio 2018)
 
Maio 2018 (Comunicação): Luis Paixão Martins, conhecido Sportinguista na área da Comunicação em Portugal, denunciou que a YoungNetwork tem sido paga pelo Sporting para lançar uma campanha negra na internet, onde se inclui o Blogue "Mister Do Café": 
ESCÂNDALO: Blogue Mister Do Café "exposto". Ao serviço da campanha negra do Sporting (25 de Maio 2018)
 

Junho 2018 (Rescisões): Antes de existir qualquer rescisão já tínhamos anunciado neste blogue em 1ª mão, a 22 de Maio, que os principais jogadores do Sporting estavam na iminência de rescindir, e voltamos a confirmar essa situação a 2 de Junho 2018 após a saída de Rui Patrício e Podence:  
ESCÂNDALO: Bruno de Carvalho ARRASOU o Sporting! Principais jogadores RESCINDEM! (2 de Junho 2018)

Junho 2018 (Rescisões): Depois de Rui Patrício e Podence, que deram o pontapé de saída, foi a vez de William Carvalho, Gelson Martins e Bruno Fernandes, confirmarem o Exclusivo do NGB - Novo Geração Benfica: 
ESCÂNDALO: William Carvalho, Gelson Martins e Bruno Fernandes RESCINDIRAM com Bruno de Carvalho! (11 de Junho 2018)


Desde o início de 2017, quem acompanha o NGB - Geração Benfica, já sabia o que se estava a passar ao nível da comunicação do Porto e do Sporting, a motivação dos blogues ligados ao "Benfica Leaks" e também já eram conhecidos os problemas financeiros do Sporting e do Porto, que têm gerado muita instabilidade na manutenção dos respectivos planteis dos rivais!  Também foi anunciada em primeira mão a crise interna do Sporting e as rescisões do Sporting, que originou a queda de Bruno de Carvalho, algo inimaginável há alguns meses atrás!


Voltando ao Benfica, importa destacar algumas ideias para a época que inicia:

- Esperemos que o Benfica aposte forte nesta "época", que nunca mais volte a "oferecer" um campeonato a um rival devido a e-mails, assuntos bancários e/ou judiciais. Nas próximas semanas estão 40M€ a 60M€ em "jogo" no acesso à Champions League, e ainda falta contratar o GR de créditos firmados saindo Varela, algo que é prioritário, falta o DE se Grimaldo for vendido, falta o Renato Sanches se o Pizzi for vendido e falta um "Bernard" ou outro do mesmo quilate se Salvio e Carrillo forem vendidos.

- Em termos de financiamento do Grupo Benfica, é um pouco estranho que o Benfica antecipe quase 100M€ relativos a 6 anos de contrato com a NOS para em seguida estar a financiar durante 6 ou 12 meses um clube inglês (Jimenez), um clube chinês (Talisca) e quiça um clube árabe (André Carrillo). Afinal de contas, nestes 3 jogadores estão 70M€ a 80M€ "empatados", atendendo a alegadas propostas e abordagens de mercado.


- Também seria bom que não existisse a tentação por parte da "estrutura" do Benfica de tentar "controlar" o mundo digital benfiquista, sejam eles blogues ou fóruns. Repetir os "maus exemplos" de Bruno de Carvalho não ajudará ninguém.

- Por fim, existiu quem voltasse a descartar Marco Silva, reafirmando a confiança em Rui Vitória. Atendendo a esse facto, a Qualificação para a Champions League e o início do próximo Campeonato da 1ª Liga (com Derby Lisboeta à 3ª Jornada) será decisivo para o Treinador e também para a própria "estrutura" do Benfica. Não admira que exista a intenção de colocar muita "carne" no assador esta época. Esperemos que seja suficiente para uma boa prestação europeia e para a conquista do 37º Campeonato Nacional da 1ª Liga!

Exclusivo: "O que precisamos de ver e o que querem que vejamos", por Rui Gomes da Silva

Avatar
 ●  105 comentários  ● 

1. O BENFICA 2018/2019

Na sua última crónica, no jornal A Bola, na sexta feira passada, escrevia Sílvio Cervan, Vice Presidente do Benfica, ... “Não faço a mais pequena ideia sobre a utilidade de Alfa Semedo, mas se é esse que veio então será esse que precisamos de ver”!

Sílvio Cervan - que está, sendo um dos que é - disse tudo o que pode dizer!

Que há coisas inexplicáveis mas que gostaríamos de ver explicadas!

Eu sei que todos os jogadores do Benfica ... são os melhores do mundo!

Como, por exemplo, Bruno Varela ... que de guarda-redes com todo o futuro à frente ... estava, há dias, para ser trocado pelo suplente de uma equipa qualquer ... vá lá saber-se porquê!

Vá lá saber-se porque ... sai agora assim, ... como porquê ... terá ficado há um ano .

Enquanto cá estiver, ele como todos os outros serão os melhores do mundo - para deixarem de o ser se e quando saírem (então a mal ... nem vos digo)!

Já fomos campeões com presidentes de outros clubes a vaticinarem o pior a aquisições como Vítor Paneira ou Vata ... e o que eu vibrei, ganhei e comemorei com os dois!

Com o primeiro a ser (ainda hoje) uma das grandes referências de todos os que passaram pelo Benfica, desde os anos 80!

Mas - diz-me a experiência - essas são as exceções!

Leonardo Jardim, por exemplo, preferiu o Pelé ao William Carvalho!
Tínhamos obrigação de ter visto isso antes!

Para que a nossa “loucura” não seja passarmos a ser conhecidos pela recompra de jogadores!

Emerson, Alfa Semedo, ... um dia destes, sei lá, Pelé (como poderíamos aqui citar alguns outros) ... não será erro a mais de tanta gente que se diz tão competente???

Agora ... é Silvio Cervan que diz que quer ver.

Se ele (que anda por lá) quer ver ... imaginem o que nós não quereremos!!!

Para - se calhar, um dia destes - acabarmos a ver, todos, tudo!

E percebermos que, afinal, o que alguns pagaram para ver ... não merecia ser visto ... no Benfica!

2. LOUCURA DE PRESIDENTE ... OU UM CLUBE QUE NÃO PRECISA DE VENDER ... MAS VENDE TUDO?

Já agora ... parece longe de ver a luz do dia a loucura anunciada pelo Presidente do Benfica ... “para sócio da AG ver”!

Sabemos, agora, como nos disse o responsável pelas finanças do clube que essas hipóteses nunca tinham sido estudadas!

Pois não!

Nem vai haver loucura nenhuma ... a não ser - acreditem em mim - o regresso de Renato Sanches ... porque alguém, que não do Benfica, ... quer, pode e manda!

Com tanto folhetim à mistura, para parecer que foi difícil!

Não seremos - a acreditar em entrevistas dadas - um clube vendedor ... mas que vendemos tudo o que querem que vendamos (e não o que não precisamos), essa é a única verdade!

Há de haver um dia para pararmos com tanta venda e tanta compra!

Porque só assim poderemos ganhar na Europa!

Ou alguém achará normal que um jogador chegue ao Benfica com a ideia de sair daqui logo que possa?

De quem será a culpa?

Dos jogadores ou dos dirigentes?

3. ADIANTAMENTO DE RECEITAS 

No prospecto da emissão obrigacionista de 45 milhões de euros, foi anunciado que "... foram cedidos ... créditos futuros relativos aos ... direitos de transmissão televisiva ... com a NOS, que ... correspondem a 50% ... das receitas ... [das] épocas 2018/2019 a 2022/2023 e a 25% ... da época 2023/2024, totalizando um valor de €108,1 milhões ... [O Benfica] recebeu pela cedência desses créditos ... €90,8 milhões."

Depois admiram-se e indignam-se ao terem honras de primeira página ... com estes atos de gestão (como seja a de pagar o que pagaram ao ano para poderem antecipar uma receita tão certa como a da NOS)!!!

Um dia perceberemos o porquê dessa antecipação!

Um dia!

4. CLASSIFICAÇÃO DOS ÁRBITROS

A classificação dos árbitros ... pedra de toque de muitas das acusações que nos fizeram, nos últimos anos, deixaram de ser públicas!

Durante anos, a preocupação era com o tempo da sua divulgação, com a possibilidade da sua antecipação!

Agora, que “os outros” passaram a controlar tudo, ... deixamos de saber!

E não há ninguém que fale disto?

Ou o medo de haver “recados”, - deixando-nos de “mãos e pés atados” - vai permitir aos outros voltarem aos tempos dos "quinhentinhos”???

5. O CALENDÁRIO 2018/2019 ... VINTE MIL PARA VER UM TREINO ... OU OS MELHORES ADEPTOS DO MUNDO

Uma referência breve é devida ao que nos ditou a sorte para o alinhamento dos jogos, nesta época que agora começou.

Quem lá está saberá porque é que, este ano, não houve condicionantes para os clubes envolvidos nas pré eliminatórias das provas europeias (como aconteceu, o ano passado, com o Sporting ... o que os fez com que eles andassem em cima do 1.º lugar até ao fim).

Como quem lá está saberá porque não reclamou dessa incongruência!

Uma diferença que poderá fazer toda... a diferença, agravada pelo erro do 6 que, afinal, queria ser (e foi) 9!

Mas como tudo tem o seu reverso, acredito que os jogos, em casa, com os nossos rivais (à 3ª e à 7ª jornadas), com a embalagem que levaremos da preparação para a Liga dos Campeões, nos darão os pontos de avanço necessários para enfrentar com tranquilidade as saídas da 2.ª volta , que, a partir da ida a Alvalade ... serão sempre no Norte.

Mas os sócios do Benfica “lá de cima” merecem muito verem o Benfica a ganhar o 37.º!

Eles ... tanto quanto os 20.000 que foram ver o treino de sábado passado, no Estádio!

Merecem tudo!

Esses, os 20.000 que lá foram, os que, em cada jogo, “levam a equipa ao colo”, ... os que gostam do Benfica e que só precisam do Benfica porque o Benfica, não lhes dando nada (vencimentos, comissões, participações, negócios) ... lhes dá tudo!

O tudo ... traduzido no orgulho e na vaidade de ... ser do maior clube do mundo. ... de ser do Benfica!

Um destino inexorável de paixão que o negócio nunca conseguirá destruir!

6. SHÉU HAN ... À BENFICA

Há pessoas que passam e não ficam!

Há pessoas que estão e passam!

Há pessoas que estão, que saem, mas que, ainda assim, ficam e dão conteúdo e carácter a uma História feita de exemplos!

Dos jogos de juniores ao golo que o vi marcar, na Luz, a 18 de Maio de 1983, na 2.ª mão da final da ataca UEFA - e que, então, anulava o 0-1 trazido de casa do Anderlecht - em tudo emprestava a sua classe, em campo, ao Benfica de todos nós ... que também é dele!


Mais do que os títulos conquistados (9 Campeonatos, 6 Taças de Portugal e 2 Super Taças), Shéu era e é ... do Benfica!



Sempre foi.

Um grande capitão.

À BENFICA!!!

domingo, 8 de julho de 2018

Shéu Han: muito obrigado!

Avatar
 ●  68 comentários  ● 


"Shéu pendurou as chuteiras a 21 de maio de 1989, mas não se despediu daquela que toda a vida foi a sua casa, exercendo a função de secretário-técnico do Futebol, cargo de que este sábado se despede. A pedido do próprio, Shéu abandona as atuais funções, contudo, vai manter-se no Clube de sempre, mas com outro cargo. 

O cargo de secretário-técnico não será ocupado por ninguém, até porque é impossível substituir Shéu Han." - SL Benfica.

48 anos. A folha de serviço de Shéu no SL Benfica é enorme. E não são muitos que se possam orgulhar de saírem de serviço com uma reputação e um nível como o de Shéu.

Ao longo dos anos em que serviu o clube fora de campo, muitas vezes foi ele, sem esperar reconhecimento público, que aguentou as coisas lá dentro.

Foi ele que explicou o que era a mística, aquela entidade invisível que repousa no Manto Sagrado que cada jogador do SL Benfica tem a honra de vestir.

Aturou muita coisa, em especial nos últimos 15 anos. Viu a forma como se tenta transformar o Glorioso Sport Lisboa e Benfica num clubezeco de passagem para qualquer jogador que chegue e lutou contra isso.

Suportou o enxovalho público de Jorge Jesus num jogo em Inglaterra, sem que NINGUÉM do clube tenha vindo a público defendê-lo ou repreender Jorge Jesus por aquela falta de respeito inaceitável.

Lutou pelo SL Benfica contra muitos que hoje tentam reescrever o que é ser benfiquista, enquanto esses andavam a trabalhar contra o SL Benfica noutros lados.

Por isso Shéu, mesmo com o seu "low profile", era incómodo às pulgas e carraças que têm pousado no lombo do SL Benfica. 

Shéu merece uma despedida de estádio cheio e não uma encenação à porta fechada.

Obrigado Shéu Han. Muito obrigado.

ranking