O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 18 de janeiro de 2014

Pedro Guerra e a Bernardina

Avatar
 ●  34 comentários  ● 
Há dias chamaram-me à atenção para a música e vídeo de uma Bernardina que fez parte de um reality show. Fui confrontado com algo que acreditei ter sido o mais nível mais baixo a que era possível descer. Aquele "Tira à mão da minha xuxa" parece-me a coisa mais degradante que assisti desde que me lembro no panorama do entretenimento.

Mas afinal não! Estive há pouco a ver um programa da CMTV onde estava Pedro Guerra, ou se quiserem Fernando Santos. Eu já vi classificarem de muita coisa o senhor, que desde já aproveito para ressalvar que a minha opinião não é pessoal ou seja não diz respeito ao indivíduo Pedro Guerra AKA Fernando Santos, mas sim à sua forma de estar enquanto funcionário/colaborador do SLBenfica, ou se quiserem, enquanto benfiquista.

Eu não vou classificar a forma como Pedro Guerra procura, com argumentos RIDÍCULOS, defender o indefensável, mas acima de tudo o que mais me choca é a sua tendência para defender o Presidente do SLBenfica e não o SLBenfica... Seja na CMTV, no Jornal do Benfica ou na BenficaTV... A linha seguida é sempre a mesma.

Não me considero minimamente legitimado para classificar os objectivos de alguém ou de quem o mandato para tal, do absurdo de o SLBenfica ter um funcionário que diariamente percorre blogs, fóruns online, sites desportivos, programas de TV etc sempre na defesa do Presidente do SLBenfica.

Será que ninguém na cúpula do SLBenfica compreende que esta acção é absolutamente nociva para o SLBenfica e para o seu Presidente?

Entre muitas "pérolas" que lutam ombro a ombro com as atrocidades que o Jesus diz,  Pedro Guerra hoje dizia que na opinião dele iriam sair mais jogadores além de Matic porque o Presidente assim o tinha dito... E que tal só acontece porque o SLBenfica não passou aos 1/8 da Champions.

Obviamente que a risota foi geral, pois rapidamente alguém o lhe lembrou que o SLBenfica faria muito menos que os 25M€ de Matic se continuasse na Champions, ou que mesmo que a receita adicional fosse nessa ordem (era preciso vencer a Champions para tal!) então para quê vender mais se já tinham os 25M€. Resposta do Pedro Guerra AKA Fernando Santos: "Obviamente que esse valor não compensa a eliminação, então é o prestígio?"

Com essa frase tive um impulso para o wc onde fui vomitar o jantar. Aquele momento acabara de ser demais para o meu estômago frágil.

Quando é que vale a pena ir contratar?

Avatar
 ●  6 comentários  ● 
Quando podemos REFORÇAR a equipa com jogadores como Ever Banega, hipótese para o lugar de Matic segundo o jornal A Bola.

É nestas situações que vale a pena fazer contratações, ou seja, quando são jogadores de créditos firmados, que não vêem para "se fazer jogadores". 

Mantenho a minha: contratações, só de "certezas". Para formar... A prioridade deve ser os nossos da casa (obviamente que o SLBenfica não deve enjeitar oportunidades de ter jogadores tipo Markovic ou DiMaria, que na verdade são certezas desde muito cedo).

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Não gostam? Tomem lá mais...

Avatar
 ●  35 comentários  ● 
Muitos me criticaram pela defesa do Danilo Pereira e do Nelson Oliveira no rescaldo do Mundial Sub20, tal como na sucessiva insistência no Miguel Rosa

Nesta jornada da taça da Liga, o Belenenses afastou o Estoril de seguir em frente na prova... Foi Miguel Rosa e mais 10. Já em Alvalade o Marítimo foi "passado a ferro" pelos miúdos do Sporting, mas houve um jogador da equipa da Madeira que deu nas vistas... Danilo Pereira, pois claro.

Em França, Nelson Oliveira joga numa equipa onde tem feito excelentes exibições (já vamos a esse ponto) e contribuído para 1/3 dos golos da equipa do Rennes, que joga um futebol sofrível com muito poucas oportunidades de ataque/golos. Ainda assim o Nelson já leva salvo erro 7 golos... E até a médio ala as vezes tem que jogar.

Sim! Qualquer um deles tem valor para jogar no SLBenfica e Sim! Seguramente que seriam hoje muito mais jogadores do que o são a jogar no Marítimo, Rennes e Belenenes...

... É que sabem, não é só o Matic que potencia as suas qualidades ao passar do Vitesse para o SLBenfica e de um treinador de vão de escada para o Jorge Jesus... Qualquer jogador que o treinador não queira ignorar e, pelo contrario, decida dar o melhor de si para ajudá-lo a desenvolver-se, será melhor jogador no Benfica a jogar e treinar entre os melhores.

Não seriam, ainda assim, titulares do SLBenfica? E então? Quanto nos custou ter aqui o Menezes, Ola John, Bruno Cesar, Carlos Martins, Djaló, entre outros, para fazerem bem menos do que estes miúdos poderiam fazer?!

Para terminar, um desafio: Quem viu este ano mais de três jogos completos destes três miúdos? Quem demonstrar tê-lo feito teremos todo o gosto em publicar em destaque a opinião sobre estes jogadores. Aos observadores que formam as suas opiniões a partir das estatísticas do zerozero.pt fica o desafio para que comecem a ver jogos ao invés de... Ver sites da internet

Benfica à Conquista da India!

 ●  4 comentários  ● 
Sim senhor, uma bela jogada de marketing enfiar o Manto Sagrado num filme de Bollywood!
O responsável por isto merecia uma promoção dentro do clube. :D



(Minuto 3:45)

Uma sugestão: já que os jovens da formação não servem para a equipa principal podiam também começar a vendê-los como figurantes para a produção cinematográfica de Bollywood. É só uma ideia.

Quem defende o Benfica?

Avatar
 ●  10 comentários  ● 

Para defender Jorge Jesus? Em pouco mais de 2 horas aparece o Benfica.

Para defender Vieira? Os amigos da CS não medem esforços para louvar tudo o que supostamente fez e faz pelo Benfica.

Para defender o Benfica? Não temos ninguém no clube! 

Não há uma figura com poder real acima de Jorge Jesus que sirva o futebol todos os dias e que tenha iniciativa de vir a público desmascarar as manobras do FC Porto, ou de se colocar 'a jeito' para ser questionado pela CS e poder dar a devida resposta.

Onde estão hoje depois dos ataques de Pinto da Costa e Paulo Fonseca? Vão fazer mais um comunicadozinho? Vieira vai ler mais um discurso numa qualquer Casa? 

Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus só dão a cara para se defenderem a si próprios, marimbando-se na defesa do clube.

Rui Costa, que já esteve nesse papel, limita-se a receber o seu todos os meses e a pactuar silenciosamente com Vieira, mesmo que esteja em total desacordo e em rota de colisão com Jorge Jesus.

Rui Gomes da Silva, que é o único que vai tendo uma voz activa na defesa do clube, continua sem se libertar dessa lealdade sem sentido a Vieira e sem poder dessa forma ir mais além.

José Eduardo Moniz continua a aguardar silenciosamente pela hecatombe do Benfica de Vieira.

Os outros são peões neste xadrez desenhado por Luis Filipe Vieira para se perpetuar no poder, asfixiando o Benfica com a sua incompetência na gestão desportiva. 

Quanto à parte financeira, a decisão de vender Matic por 25M, a meio da temporada quando o atleta tinha um contrato até 2018, demonstra não só a sua falta de habilidade para lidar com o futebol, mas também em como o tal 'milagre' financeiro da gestão de Vieira não passa de uma cortina de fumo.

Damásio, Vale e Azevedo e Vieira. Tudo farinha do mesmo saco. Presos por interesses pessoais.

Oh mister... ou preparamos o que dizemos, ou estamos calados!

Avatar
 ●  13 comentários  ● 
Vamos lá por partes, mister, para ver se percebe:

- Não está em causa a sua opinião! Para que fique claro, o mister mete a jogar quem quer... e é responsabilizado pelo resultado disso. Ponto final.

Agora... quando está nesse lugar, tente por favor sair desse pedestal onde está e que lhe dá a mania que é o dono da verdade absoluta. Obviamente que mister tem razão quando diz que não há no SLBenfica nenhum jogador preparado para ter o mesmo rendimento do Matic. Isso é uma verdade óbvia... o que V. Exa. Dono da Verdade Universal não pode fazer é responder como se tivesse num café da Reboleira ou da Marisol.

Não satisfeito, o mister voooooolta a meter a pata na poça hoje e foi dar como exemplo para a aposta na formação o André Gomes, que chegou ao Benfica já no último ano de junior e tem miseráveis minutos jogados este ano, o André Almeida, que chegou ao Benfica e até já experiência de primeira liga tinha pelo Belenenses e depois o Ivan Cavaleiro que o mister demorou uma eternidade a "ceder à pressão dos sócios e dos jornais" para apostar no miúdo.

É desta maneira que o mister quer dizer que aposta na formação?

E continuando com a sua "magia verbal", então não é que o SLBenfica está "na senda dos exitos"?
DESCULPE? Como disse? O SLBenfica está na senda dos exitos? Mas quais exitos? Esta eu até poderia tentar arriscar uma análise, mas nem exitos financeiros, nem desportivos... não há exito nos últimos anos do SLBenfica que me faça perceber tamanha afirmação.

Depois ficamos ainda a saber que há miudos que daqui a 5 ou 6 anos não só integrarão o plantel, como serão soluções titulares do SLBenfica! Como é? 5 ou 6 anos? Argh... O Bernardo tem 19 anos, daqui a 5 tem 24! Ou será que está a pensar já o mister em apostar nos putos da formação dos Iniciados que têm 14/15 anos e daqui a 5 ou 6 têm 20?

Vamos lá voltar ao início... a ideia de base do Jorge Jesus FAZ TODO O SENTIDO! Mas as suas palavras, a forma como as expõe e as suas atitudes e escolhas demonstram PRECISAMENTE O CONTRÁRIO daquilo, não que ele diz, mas que dá para perceber no seu raciocínio.

Como é que isto se resolvia mister?

Bom, para já não dizendo estas atoardas da boca para fora! Ajuda muito, pensar bem antes de falar...

Ainda assim, assumindo essa tentação para a asneira e a total ausência, no Clube, de quem o ensine o que deves dizer e como deve lidar com uma conferência de imprensa, tinha ajudado bastante hoje MATAR logo o assunto:

"O que eu disse foi percebido de forma positiva pelos destinatários a minha mensagem e não tenho nada mais a acrescentar sobre isso. Se quiserem falar sobre o jogo de Domingo estou ao vosso dispor e, para quem tem duvidas, mesmo antes de vos anunciar a convocatória, desafio-vos desde já a identificar entre as equipas do topo da tabela, quem terá mais jogadores da formação na convocatória do que o SLBenfica, à excepção obviamente do SportingCP mas isso deve-se a outros motivos".

E depois só tinha que meter o Oblak, o Ivan e o Bernardo na convocatória... e ainda dar de barato o André Gomes e o André Almeida. Um deles, ou mesmo dois, até poderia ser o(s) elemento a ficar de fora, se quiser continuar a insistir em não lhes dar oportunidades.

O Bernardo nos convocados? Sim, mister... quantas vezes já nasceu o gajo que faz isto?


Ah! ... E já agora voltar a "desposicionar" a formação, para dizer que temos das melhores prospecções da Europa, também não é boa ideia. Ou seja, os putos não jogam, porque temos gente muito competente a ir buscar os melhores da Europa e do Mundo a clubes para depois os formar aos 19 anos e vendê-los aos 21 ou 22?

BOA! Nesse caso sugiro que nos alinhemos com o Vale e Azevedo e mandemos acabar com parte das equipas de formação. Se só vamos tirar um jogador de dois em dois anos, então concordo que temos staff, equipas e investimento a mais nessa área.

In the end... é tudo uma questão de comunicação... e já agora de coragem!

As melhoras grande Mister!!

Avatar
 ●  5 comentários  ● 


"O antigo treinador da equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, Mário Wilson, de 84 anos, encontra-se hospitalizado após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral ligeiro.

Após o susto inerente à situação clínica, Mário Wilson está livre de perigo, consciente e mostra que está a recuperar bem face ao sucedido." - SL Benfica.

(O culto da personalidade no Benfica é tão grande que mesmo numa notícia sobre o grande Mario Wilson, a única foto que havia disponível era de Mário Wilson...com Luis Filipe Vieira.)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O espernear do moribundo.

Avatar
 ●  53 comentários  ● 

«Estamos a três pontos do Benfica devido a uma arbitragem escandalosa e vergonhosa» - Pinto da Costa
"Pinto da Costa é corrosivo na análise ao trabalho de Artur Soares Dias no clássico com o Benfica. Para o presidente dos dragões, o árbitro da AF Porto «deve abandonar a arbitragem» e, se não o fizer, «não pode apitar mais» jogos da equipa azul e branca.

«[No campeonato] tivemos jogos melhores e outros piores, como todos os outros. Se temos três pontos de atraso em relação ao Benfica é devido a uma arbitragem escandalosa e vergonhosa. Não quero, de maneira nenhuma, dizer que Artur Soares Dias foi desonesto mas o senhor Soares Dias não tem condições para apitar. Sendo honesto, não sabe, não tem competência para apitar o FC Porto. Ele deve abandonar a arbitragem e se não o fizer, não pode apitar mais o FC Porto», sentenciou Pinto da Costa, em entrevista ao Porto Canal.

O empate (2-2) com o Estoril, na jornada 5 da Liga, não foi ainda digerido pelo presidente portista.

«As pessoas esquecem-se que a perda de cinco pontos de avanço começou no Estoril, com uma arbitragem inacreditável de Rui Silva. Estivemos duas vezes em vantagem. Sofremos o empate com uma grande penalidade inventada. Voltámos a ter vantagem mas depois sofremos um golo em fora de jogo. São dois pontos que perdemos com uma arbitragem que me fez lembrar Inocêncio Calabote. Não me lembro de uma arbitragem que tenha influenciado tanto o resultado de um jogo», afirmou." - A Bola.

A senilidade dá para tudo. O problema continuam a ser a fruta e os cafés, que ainda existem. Mas já não são o que eram. Nem a fartura da carteira para fazer chegar as malas ao destino apetecido.

Seja como for, Pinto da Costa está em desespero. A 'estrutura' está em desagregação, a guerra pela sucessão é uma realidade. 

A única coisa que o Benfica não deverá deixar passar em claro é o 'veto' do FC Porto. E também, diga-se de passagem, isto é muito folclore pois Soares Dias levou esta reprimenda porque é portista e não esteve à altura do que o idoso esperava. 

Já que o treinador no banco não conseguiu vencer, Pinto da Costa está desiludido com o treinador vestido de preto.

Rápidos na defesa dos mesmos, fracos na defesa do clube.

Avatar
 ●  21 comentários  ● 

"Nunca esperei que um simples comentário de motivação para toda a minha equipa e para toda a formação tivesse uma proporção deste tamanho. Estão a tirar conclusões mal intencionadas das minhas palavras. Nunca me passou pela cabeça criar qualquer tipo de polémica, sou Benfica dos pés à cabeça e nunca me voltaria contra o meu clube. Nestes últimos anos tem-se apostado na formação. André Gomes, André Almeida e Ivan Cavaleiro são exemplo disso. Estou convicto que com o nosso trabalho diário, mais jogadores da formação serão lançados por Jorge Jesus". - Record.

------------------------------------------------------------------------------------

Caro Filipe, realmente neste Benfica cheio de verdes e azuis, os verdadeiros benfiquistas por vezes são obrigados a dizer coisas que não sentem.

É o que penso desta tua declaração. Este Benfica habituou-nos a ser célere na defesa de Jorge Jesus ou de Luis Filipe Vieira, mas passivo quando se trata de defender os interesses superiores do clube.

Habituou-nos a ser mais Sport Lisboa e Vieira que Sport Lisboa e Benfica.

Da minha parte, os jovens do Benfica terão sempre o meu apoio. Para mim o futuro do clube são vocês. 


"Ninguém nos rouba o sonho de uma vida!!"

Avatar
 ●  55 comentários  ● 

Imagem retirada do 'Blogue de Leste'


"Os jogadores da formação do Benfica não ficaram indiferentes à afirmação de Jorge Jesus, no final do jogo do Leixões, sobre a impossibilidade de encontrar na formação um substituto de Matic. Foi o caso de Filipe Nascimento, da equipa de juniores, que reagiu no Facebook.

"Na formação para render o Matic? Só nascendo 10 vezes, mas temos de encontrar soluções", disse Jesus, ao que Filipe Nascimento contrapôs. "Nasceremos mais 9 vezes se for preciso! Ninguém nos rouba o sonho de uma vida".

Bernardo Silva, da equipa B, concordou: "É isso meu puto! A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes".

A polémica instalou-se e Filipe Nascimento acrescentou depois: "Não entendam esta publicação como ofensiva ao treinador, apenas a publiquei para me motivar e a todos os meus colegas pois lutamos todos os dias por um lugar lá em cima". - Record.

Já que Jorge Jesus não aprecia a capacidade, qualidade e entrega dos 'miúdos' do Benfica, têm que ser eles a mostrar que, podendo ou não poder vir a triunfar no clube, o seu sonho é mesmo o Benfica! 
Força miúdos!! Já que ninguém no Benfica puxa por vós, que puxem vocês uns pelos outros!!!


Nota adicional de Benfica by GB:

(Actualizado para o Gandaia ficar feliz)
Declaro em meu nome virtual (Benfica by GB) que me recuso a continuar a defender Jorge Jesus como até aqui. Aguardarei o momento em que a direcção entender que esse senhor deve sair para eu voltar a falar de futebol, pois tornaram-se demasiado grandes as nossas diferenças de opinião num tema que para mim é central e que deu nome a minha "identidade virtual": a formação. Cada um luta pelo que quer, eu luto pelo futebol de formação.

Parabéns ao Filipe Nascimento pela coragem. Fico orgulhoso de termos atletas com carácter... Ainda que também perceba que foi um impulso deles e que com cabeça fria se calhar ja tenham percebido que lhes terá sido dada uma intenção que talvez não tenham tido.

Os miúdos já souberam dizer que não quiseram desrespeitar o JJ mas motivar-se (ja que o JJ não o faz, digo eu). Será que o Jesus saberá fazer o mesmo é dizer (e mostrar) que acredita neles e apenas se expressou mal???

Obviamente que o conteúdo de Jesus até estará correcto, mas a forma e o desrespeito com que o disse é atroz e indigna... Em directo na TV. Infelizmente agora eles é q vão ser "entalados" porque não há coragem para penalizar o JJ pela monstruosidade que disse é pela forma como desmotivou os nossos meninos cheios de potencial.

Deve ter sido o blogue NGB que disse estas frases.

Avatar
 ●  29 comentários  ● 

Luis Filipe Vieira:
«Acabou o descarregamento de jogadores. Vamos continuar a surpreender muita gente com alguns resultados que muita gente não espera» (23 de Fevereiro de 2008)
«O Benfica não vai participar na Taça da Liga» (19 de Maio de 2007)
«Ninguém terá tanto sucesso em Portugal como o Benfica» (28 de Fevereiro de 2007)
«Depois do Verão seremos o maior clube do mundo!», (29 de Abril 2006)
«Vamos ser campeões doa a quem doer» (4 de Outubro de 2005)
«Queremos ser campeões europeus» (16 de Julho de 2005)
«Vamos arrasar pela Europa fora» (17 de Abril de 2005)
«O terceiro lugar esta época é normal, anormal foi o título o ano passado» (2006)
«Nos próximos três anos resolveremos todos os problemas do Benfica. Não faço promessas aos sócios»
«Dentro de 3 anos o Benfica será o maior do mundo» (19 de Abril de 2003)
«É possível termos meio milhão de sócios em 2003» (Outubro de 2002)
«O objectivo é termos 500 mil sócios daqui a três anos» (Outubro de 2003)
«Se o Benfica não tiver 300 mil sócios até Outubro demito-me» (2 de Junho de 2005)
«Duzentos mil sócios até Junho do próximo ano é o objectivo» (6 de Setembro de 2007)
«O Benfica será mais forte que o Real Madrid» (19 de Abril de 2003)
«O projecto do Benfica está a assustar muita gente» (2006)
«Temos a coluna vertebral do futuro campeão europeu. Queremos só fazer alguns reajustamentos, sabendo que temos um grande técnico (Jesualdo Ferreira)» (28 de Abril de 2002)
«A dívida do Benfica não assusta ninguém, deixem chegar o Benfica a 2011 e verão que o Benfica será um colosso europeu, para não dizer mundial» (21 de Setembro de 2006)
«Sabemos que estamos a construir a equipa mais forte dos últimos dez anos do Benfica. Temos grandes ambições e o nosso técnico deve estar muito feliz com o plantel que tem. Qualquer treinador do Mundo gostaria de ser treinador do Benfica com este plantel» (26 de Julho de 2007, depois de Fernando Santos ter dito que perder Simão seria um pesadelo)
«Se eu fosse o treinador só queria dormir, porque quando acordasse não sabia qual a equipa que ia pôr a jogar, com tanta qualidade» (No mês seguinte, ainda reagindo às palavras de Fernando Santos)
«Sei o que estou a fazer e as pessoas que me rodeiam são competentes, sejam do Sporting, como dizem, ou não.» (2 de Novembro de 2007, após a demissão de Andrade e Sousa e respondendo a críticas de Tinoco Faria)
«Sempre dissemos que quem vier a seguir morre» (Reagindo ao sorteio dos quartos-de-final da Liga dos Campeões 2005/2006» (Dezembro 2005)
«O Benfica é muito apetitoso», (12 de Março de 2008,após a eliminação da Taça UEFA)
«Se calhar foi mau para o Benfica ter sido campeão recentemente» (30 de Março de 2008)
«Podemos não ser campeões nacionais, mas somos os campeões da boa disposição!» (20 de Maio de 2007)
«Um título europeu não é um sonho, mas sim uma meta a atingir!» (Junho de 2005)
«Comigo, chegará a altura em que o grande protagonismo será daqueles que estou a pôr dentro do Benfica. Vão ver que chegará a altura, se me deixarem levar o projecto até ao fim, em que desapareço de cena» (Março de 2003)
«Com Mantorras e Sokota, onde encaixaríamos Jardel? Não haveria possibilidade de coabitação» (Outubro de 2001)
«É quase impossível Jorge Jesus falhar no Benfica» (2009)
«Vamos investir no futebol e ganhar não apenas 1 título, mas 2 ou 3 seguidos. E no final, vamos ser todos muito felizes» (2009)
« Mais de 60 ou 70% do plantel vai ser formado no Benfica em 2020» (7 de Janeiro de 2014)

Só para percebermos

Avatar
 ●  60 comentários  ● 
- Novo relvado miserável
- Saída do Matic
- Saída do Garay
- Saída do Rodrigo
- Lesão que ninguém sabe do Cardozo
- André Gomes vendido depois de "queimado" pelo JJ
- Ola 9Milhões John totalmente queimado pelo JJ
- Jogadores da formação ignorados

... Tudo isto depois de termos chegado ao primeiro lugar isolados e depois de termos vencido o adversário que faz borrar de medo o treinador.

Parece-me claramente a rota para o título!!!

Pelo caminho mais três pérolas do mister Jesus:

1. A primeira dedicada a Luis Filipe Vieira: «Temos de encontrar uma solução, seja onde for. Com o valor do Matic não é fácil. É o melhor médio defensivo do Mundo. Soluções para o Matic na formação? Tinham de nascer 10 vezes», observou, entre sorrisos. Só para recordar: Na entrevista de ano novo, o presidente do Benfica não quis individualizar e diz que «podem acontecer ou não» entradas no plantel benfiquista, embora declare que «os reforços estão na equipa B ou nos jogadores emprestados» pelo clube. 

ESTA FRASE DE JESUS, POR SI, DEVERIA MERECER UM VALENTE EMPURRÃO DO PRESIDENTE!

2. Os sócios estão desiludidos pela venda do Matic e pelo valor da venda? O Mister resolve meter mais gasolina na fogueira: "Para mim, é o melhor médio defensivo do Mundo. Neste momento, igual a ele não existe"

3. Não satisfeito, antes já tinha feito mais um "achincalho" publico ao Ola John pela parte do Jesus. Assim é que se dá confiança, mister:

Como mentir aos benfiquistas.

Avatar
 ●  11 comentários  ● 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Benfica anuncia a contratação do substituto de Matic

Avatar
 ●  40 comentários  ● 
Jorge Jesus: "Não é fácil jogar sempre para ganhar e a SAD ter de vender jogadores, mas essa é a nossa vida. Se não joga o Matic, joga o Manel.... O importante é jogar com 11, com 10 é que seria pior".

Não restam mais duvidas, o substituto será o reforço "Manel" que vem em parceria com o fundo (do poço) e com Pre-acordo para uma futura transferencia para o Chelsea.


Mais a serioQuem é este craque do futebol mundial que encarnou em Ruben Amorim? Que classe do Ruben no jogo de hoje...

E quanto ao Ivan Cavaleiro, um jogaço do miúdo a partir a loiça toda, muito superior a tudo o que já vimos do Ola John e do que vários jogos do Gaitan nessa posição... Para Jesus ver!

De resto, JJ igual a si próprio, meteu Marko, Lima e Rodrigo... E não deu uma oportunidade ao André Gomes nem ao João Cancelo!

PS- só eu é que ouvi o Hélder Conduto dizer na BenficaTV que tínhamos uma proposta de 35M€ em três tranches, mas que o Benfica não aceitou porque precisávamos do dinheiro a pronto? As finanças estarão assim tão "apertadas"?

Afinal quanto custou Matic ao Benfica? 0€? 5M€ ou... 9M€?

Avatar
 ●  25 comentários  ● 
A 31 de Janeiro de 2011, com a venda de David Luiz, o SLBenfica anunciava em comunicado à CMVM o seguinte:

A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo com o Chelsea Football Club Limited, da Premier League, para a alienação a título definitivo dos direitos económicos e desportivos do atleta David Luiz Moreira Marinho, pelo montante de € 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de euros).

Mais se informa que o referido acordo prevê ainda a cedência a título definitivo da totalidade dos direitos económicos e desportivos do atleta internacional Nemanja Matic.

Ora, essa ideia de o Matic ter "custado" 5M€ é um mito, na verdade o Matic custou ao SLBenfica ZERO! Ok... não terá sido zero porque há sempre os prémios de assinatura e as comissões, mas a título de transferência foi zero.

O jogador foi então VALORIZADO na operação de transferência em 5M€ para "transformar" uma venda de 25M€ em 30M€.

Depois seguiu-se ano e meio onde Matic jogava na sombra de Javi Garcia e pouco justificou. Como já aqui li no blog, pouco mais foi que competente e em muitos jogos nem isso conseguiu - mais uma prova, para quem ainda duvida que a regularidade de jogos é que permite a um jogador crescer (olhem para o Rodrigo!).

Na época seguinte (2012/13), com a venda de Javi Garcia para o City, deu-se a ascensão de Matic, até aí um jogador absolutamente banal e que ninguém dava nada pelo seu crescimento ou sequer pela capacidade deste para substituir Javi Garcia. Responsabilidade de Jesus, claramente! Foi ele que o "fez", só tenho pena que não tenha vontade de "fazer" outros, nomeadamente portugueses. Assim talvez não lhes acontecesse o que poderia ter acontecido ao Matic... que possivelmenta andaria por um qualquer "Vitesse"...

Finda essa temporada, adivinhava-se a saída do jogador! A SAD, ou melhor o Presidente, faz o quê?

Reage em vez de Agir, como quase sempre nestas matérias:

Manda vir o irmão de Matic para o "adoçar" (o rapaz é pouco mais que esforçado!) e ainda traz mais uma comunidade sérvia: Sulejamani, Djuricic, Markovic & Irmão Lda e ainda Fejsa. Cria-se um erro crasso ao fazer chegar mais 6 jogadores que falam uma lingua que ninguém percebe e que, na prática, formam o seu "clã" - querem ver?
A foto é do aquecimento no jogo SLBenfica x FCPorto. Uma peladinha para os sérvios e outra para os portugueses e o brasileiro.
Portanto, estava tudo tratado para segurar Matic, certo? ERRADO!

Ainda era possível fazer mais e então lê-se no Relatório e Contas da SAD do 1º Trimestre desta época, na página 31, o seguinte relativos a uma dívida de 4.000.000€ para com a entidade Reina BBVA:

A mesma é então "com a sociedade Reina BBVA relacionados com a renovação do contrato de trabalho desportivo do atleta Matic".

Muito bem, o que será isto então? Prémio de renovação de contrato de 4M€? Não! Recuemos ao R&C anual de 2012/2013 e encontramos na página 21 o seguinte:

De referir que na renovação de contrato do atleta Matic, a cláusula de rescisão passou de 15 para 40 milhões de euros, e que a Benfica SAD adquiriu os remanescentes 15% dos direitos económicos do atleta. Já no mês de Março de 2013, foi efectuado um novo acordo com o atleta Matic, em que se estabeleceu uma nova cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Como é? Comprámos mais 15% do Matic? Ficámos com 115% do Matic ou... está a escapar-me algo?

O SLBenfica em Janeiro de 2013 premiou Matic com uma renovação contratual, com correspondente aumento da cláusula de 15 para 40M€ e... "adquiriu os remanescentes 15% dos direitos económicos do atleta". Portanto os 4M€ em dívida à tal sociedade Reina BBVA no âmbito da renovação seguramente devem-se a estes 15% adquiridos.

Portanto, 15% do Matic foram avaliados em 4M€, o que corresponderia a uma valorização total de... 26,7M€! Certo?

Ora bem... mas no comunicado da aquisição não dizia que na transferência do Chelsea, o "acordo prevê ainda a cedência a título definitivo da totalidade dos direitos económicos e desportivos do atleta internacional Nemanja Matic"???

Isto levanta-me três dúvidas:

1. Por quanto vendeu o SLBenfica os 15% que comprou do Matic por 4M€ à sociedade Reina BBVA? Ou nunca comprou e não chegou a ter a totalidade do passe do jogador, como diz o comunicado inicial?
2. Se em Janeiro de 2013 ou Março quando a clausula subiu para 50M€, o SLBenfica pagou 4M€ por 15% do Matic, então ele foi  nessa altura avaliado em 26,7M€! De lá para cá desvalorizou-se - dada a transferência por 25M€?
3. Afinal quanto custou Matic? Zero? 5M€ (valorização na transferência de David Luiz)? ou 9M€ (5+4M€)?

... Se eu estou a interpretar mal os dados dos Relatórios e Contas, fico ao dispor para me explicarem esta siutação, pois como é bom de ver isto deixou-me confuso!!!

Ou seja, eu gostaria de perceber se a minha interpretação dos dados está correcta (e nesse caso tenho estas dúvidas) ou se estou a interpretar algo de forma errada.

No Benfica não há Estratégia, há Estratagemas, ou seja Táctica!

Avatar
 ●  25 comentários  ● 
Vou escrever isto apenas (mais) uma vez:

- Não alinho em teorias da conspiração em torno de Vieira ou Jesus, como emissários de um Deus maior para prejudicar o Benfica!


- Não sou capaz, na verdade e com honestidade, de considerar que algum dos actuais membros relevantes do SLBenfica lá está para enriquecer à conta do Benfica, ignorando por completo o clube.

Agora, percebo e partilho da preocupação dos que entendem que o SLBenfica não está bem, que neste caminho dificilmente voltará a conquistar titulos de forma sustentada e que, pasmem-se, possivelmente a curto prazo vai "rebentar" desportiva e financeiramente.

Vamos então analisar as causas e na minha perspectiva é só uma e muito muito simples: 


No Benfica não há Estratégia, há Táctica!


Ou seja, o SLBenfica não tem um projecto desportivo, com linhas orientadoras às quais se mantém fiel e gere depois todas as questões em função desses objectivos, desse plano, dessa estratégia.

Uma estratégia quando não tem associada um plano de execução e, acima de tudo, gente qualificada para a executar, que se sujeite a ser avaliada e julgada por tal e que assuma compromissos no tempo... não é uma estratégia.

O SLBenfica de Luis Filipe Vieira, desde cedo, foi "montado" para reagir às adversidades... e ainda hoje é assim. O Presidente, perante a ausência de titulos, perante a falta de dinheiro, perante o domínio do sistema pelo FCPorto, perante a corrupção, perante a falta de competência interna... limitou-se a encontrar formas de contornar essas questões, saber reagir a essas adversidades e manter o clube "ao cimo de água" a respirar.

Ora... isso não é uma Estratégia! Isso tem zero de planeamento, precisa apenas de quem reaja de acordo com o líder sem acrescentar valor e isso não é mais do que utilizar Tácticas em função dos problemas.

Portanto, se perceberem... Luis Filipe Vieira não mudou nem lutou contra a ausência de titulos, a falta de dinheiro, o domínio do sistema pelo FCPorto, a corrupção, a falta de competência interna. Luis Filipe Vieira dotou o SLBenfica de uma capacidade de lidar com isso...

E, convenhamos, fê-lo muito bem!! Que clube na Europa, ou no Mundo, consegue ter o nível de receitas, as infra-estruturas ou a capacidade de inovação empresarial que o SLBenfica tem... sem títulos!? Nem um...

Isto aconteceu à custa da competência e da visão empresarial de Luis Filipe Vieira que, um dia e quando estava já à beira do precipício pois o cerco apertava a nível desportivo... descobriu Jorge Jesus. A primeira temporada do treinador, aquele futebol entusiasmante e 1/2 Europa atrás de mais de metade dos titulares do SLBenfica abriu a Luis Filipe Vieira uma ideia nova: É possivel dar ainda mais dimensão a esta forma de gestão... com Jorge Jesus a potenciar 2 ou 3 jogadores todos os anos.

Mais uma vez... Luis Filipe Vieira não mudou nem lutou contra a ausência de titulos, a falta de dinheiro, o domínio do sistema pelo FCPorto, a corrupção, a falta de competência interna. Luis Filipe Vieira dotou o SLBenfica de uma capacidade de lidar com isso e, agora, manter-se mais a salvo dos credores, leia-se a Banca.

Há muitos exemplos disto, mas olhemos para o caso mais recente, o do Matic. Era muito dificil adivinhar que com a eliminação da Champions já nada segurava o Matic ao Benfica? Era complicado ter chamado o empresário há umas semanas largas atrás e gerido com ele o processo de saída inevitável, já que tinha sido cometido o erro crasso de o manter a todo o custo (nunca correu bem, nem no Benfica nem em clube nenhum!!).

E depois há o lastro deste "filão sérvio". Um dia alguém descobriu que ali valia a pena... e como não há Estratégia, a Táctica/Estratagema foi ir para lá com tudo e trazer... 6 jogadores. Agora temos os sérvios que só se são uns com os outros (até nos exercícios de treino e aquecimento se vê isso), temo-los a protegerem-se uns aos outros, e temos, portanto um conjunto de problemas...

Portanto, o SLBenfica transformou-se então numa empresa onde Luis Filipe Vieira gere a empresa e manda executar de acordo com o que entende, com clientes que alimentam essa máquina (os sócios e adeptos) e com um responsável de produção que supostamente agarra na matéria prima e a transforma em algo possível de vender por mais do que aquilo que o gestor Luis Filipe Vieira comprara.

E é isto o SLBenfica! Revêem-se?! Pois... aqui é que está o problema. Há agora dois tipos de benfiquistas a olhar para isto:

1. Os benfiquistas, como o meu pai, que são do tempo das conquistas do Eusébio, Coluna, José Augusto, Simões, etc. E esses creem num SLBenfica vencedor e que a pouco e pouco com as vendas vai ter dinheiro para ter capacidade de ter uma equipa capaz de vencer.

2. Os benfiquistas, como eu e muitos dos que lêem os blogs e vão ao estádio, que começam a desesperar por esse regresso ao passado que os nossos pais sempre nos contaram e que nos recordamos de ter vivido ainda miudos, nas décadas de 70 e 80.

Ora, os primeiros estão cada vez mais velhos, gradualmente mais desligados da vida activa do Clube e de se fazerem ouvir. Eram eles, sim eles, que até agora iam votar, alguns iam às AG, etc e que valiam os votos que iam "segurando" o status quo. Mas eles vão gradualmente, seja por se cansarem de esperar, seja pela lei da vida dar lugar aos outros.

E esses outros não vão aguentar muito mais tempo pelo SLBenfica das décadas de 70 e 80 (já nem falo das décadas de 60). Esses que durante algum tempo perceberam que não era possível ter esse Benfica sem primeiro passar este deserto... começam agora a desconfiar.

É precisamente dessa desconfiança que começam a surgir as teorias da conspiração: "O homem só pode estar ao serviço do Porto"; "O problema é o Domingos Soares Oliveira que quer é sacar dinheiro para o BES"; "O Jesus quer é quem lhe dá comissões por fora"; "O Rui Costa está-se nas tintas quer é dinheiro"... enfim...

Já diz o outro: Podes enganar uma pessoa uma vez, mas não enganas todas as pessoas todas as vezes.

Ou seja, a táctica de reacção à adversidade começa a ficar curta! As pessoas começam a fartar-se de acreditar e sair sempre desiludidas e tristes, olhando para o clube e nunca vendo quem lá está assumir responsabilidades e sair pelo próprio pé. Pelo contrário, começam a perceber que a "Gestão Táctica" rapidamente aparece com mais uma desculpa, mais um bode espiatório, mais uma manobra de diversão.

O tempo disto está a acabar e perder o título este ano será possivelmente a gota de água que fará transbordar o copo que ameaça já não aguentar mais.

Vão aparecer as crises directivas! Não sei bem como "puros" como Rui Cunha ou Rui Gomes da Silva, que sofrem a sério com o SLBenfica e que viveram o tempo do "Glorioso" ainda não explodiram... só mesmo por grande solidariedade com Luis Filipe Vieira.

Vão aparecer as manifestações dos sócios nas AG cada vez mais concorridas. A última foi o um bom exemplo e o Presidente já viu uma pequena amostra do que o espera.

Depois... será uma questão de tempo até os benfiquistas estarem dispostos a fazer o que fez o SportingCP! Ou acham que quem votou em Bruno de Carvalho o fez na certeza que seria este o resultado? Claro que não...

Muitas vezes ouvi sportinguistas dizer "vamos ver o que vai dar" ou "a ver se não é outro Vale Azevedo" ou "pior que o Godinho Lopes não será" ou mesmo "seja quem for a alternativa desde que saia o Godinho".

O SLBenfica, como disse acima, é hoje Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus. Os outros só lá estão porque esses dois simplesmente não conseguem fazer tudo sozinhos e porque há regras que obrigam a que mais gente lá esteja?

Jorge Jesus, outrora demasiado "empowered" por Luis Filipe Vieira entende hoje em dia que só dá feedback a Luis Filipe Vieira e que todos os outros têm que aceitar calados as suas decisões. Tornou-se uma pessoa arrogante e instável, teimoso não nas suas convicções mas na vontade de mostrar que ele é que manda. Obviamente: Não tem estratégia... tem tácticas. Onde é que já vimos isto?

Luis Filipe Vieira, no campo desportivo, está refém de Jorge Jesus e da, lá está, "Táctica" que usa para gerir o SLBenfica. Por um lado ele está em "roda livre" e não deixa que ninguém influencie o seu trabalho e com isso é impossível ter uma estratégia para o Clube. Por outro lado Luis Filipe Vieira terá já consciência que Jesus, com essa atitude está a transformar-se parte do problema e não da solução, sendo por exemplo impossível ter um Director Desportivo com poder.

SR. PRESIDENTE! OU A ESTRUTURA MUDA... OU O SR. PRESIDENTE VAI SER EMPURRADO PARA FORA DO CLUBE CASO ESTE ANO O SLBENFICA NÃO VENÇA O TÍTULO!

Será impossível?

As mudanças são simples e fáceis de implementar:

- Jorge Jesus ou se adapta ou terá que ser demitido para dar lugar a um treinador capaz de ajudar a optimizar a estratégia desportiva do SLBenfica alavancada na formação e em jogadores estrangeiros de potencial inquestionável. Jesus está a mais? Entendo que não, está sim num formato errado que deve ser corrigido, assim ele tenha disponibilidade e interesse.

- Domingo Soares Oliveira está mais que provado que não é o "mago das finanças" que sempre foi apresentado. O SLBenfica é gerido precisamente da mesma forma que o FCPorto e SportingCP em termos financeiros, ou seja, todos são deficitários e vivem da venda de jogadores... com a diferença que o SLBenfica "se aguenta" sem titulos porque tem muito mais receitas que os demais e os outros possivelmente "morrem" sem titulos - sim, veremos o que será de Bruno de Carvalho se não vencer o título nos próximos três anos ou se não for à Champions num desses três anos. DSO está a mais? Entendo que não, simplesmente a estratégia tem que deixar de partir das finanças, ou seja, a venda de activos e gestão financeira tem que deixar de ser o core business.

- Luis Filipe Vieira, como excelente gestor de empresas que é... deve limitar-se a isso mesmo! Gerir o Grupo Empresarial do SLBenfica. O core business do SLBenfica, tal como aqui já defendi e expliquei várias vezes e à semelhança dos melhores clubes da Europa, deve ser gerido por um gestor profissional, benfiquista e com história e presença no clube e no futebol. Esse gestor profissional, como expliquei várias vezes, deve ser remunerado em função dos objectivos desportivos. Já expliquei muito disto no tópico: Exclusivo NGB: Ideia 1. - O Presidente. Luis Filipe Vieira está a mais? Claro que não... está é demasiado disperso em áreas onde não acrescenta valor.

- O Modelo de Comunicação do SLBenfica deve ser integralmente revisto. Actualmente funcionamos como um partido político ou uma empresa mediática, ao que obviamente não é alheia a experiência de João Gabriel, mas na verdade temos que implementar um modelo de comunicação na SAD separado do modelo de comunicação do Clube, sendo que na SAD pode e deve ficar na dependência do CEO da mesma- o homem forte da estrutura do futebol que trabalha na directa dependência do Presidente e só do Presidente, como expliquei aqui: Exclusivo NGB: Ideia 2. - A Comunicação. João Gabriel está a mais? Não! Simplesmente deve ser integrado noutra estrutura e não estar exposto a estar sempre a reagir ao invés de agir e ser proactivo.

Se o Presidente mudar, pelo menos, estes três pontos... todos os demais acabam por se alterar como consequência de uma estrutura e de uma organização orientada aos resultados desportivos e que, com isso, irá igualmente continuar a honrar compromissos com os credores, mas cuja dívida começara a reduzir-se - sim, bem sei que não é isso que os credores querem mas sim que paguemos uma e possamos contrair mais logo de seguida. Mas é a vida e o SLBenfica aí tem que saber marcar a sua posição...

A partir daí deixará de haver apenas "Tácticas/Estratagemas de Gestão" para passar a haver uma estratégia, uma liderança global e uma gestão efectiva do core business por um gestor experiente e da confiança do Presidente.

Record lava mais branco.

Avatar
 ●  61 comentários  ● 

in - 'Record'
Ridículo. O branqueamento do mal que este senhor faz ao Benfica não tem limites.

Pena é que o 'Record' ou 'A Bola' não queiram contar a verdadeira história sobre o último fim de semana.
Sobre a anarquia que grassa no Sport Lisboa e Benfica.

Quem não apoiou este presidente desde logo (infelizmente) acertou no que se continuaria a passar.
O caso 'Cardozo' foi apenas aquele que se passou aos olhos de todos.

É hoje Jesus?

Avatar
 ●  9 comentários  ● 
Lê devagarinho, JJ:

André Gomes
André Almeida
João Cancelo
Viktor Lindelof
Bernardo Silva
Ivan Cavaleiro

Uns três ou quatro a titular e dois para meter durante o jogo. Achas que consegues, Jesus? Ou será que o colosso Leixões para a Taça da Liga não permite?

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A sabotagem do Benfica é feita por dentro!

Avatar
 ●  38 comentários  ● 

A quem decide no Benfica, interessa ZERO.
Podem vir com as justificações rebuscadas que quiserem. O Redmoon disse tudo aqui.

Os resultados desportivos para quem negoceia e decide as transferências no seu gabinete, ou seja, o único que se reúne com os empresários, de seu nome Luis Filipe Vieira, valem ZERO.

A venda de Matic, sem ser pelo pagamento integral da clausula de rescisão, é preocupante.

Preocupante no aspecto financeiro. 
Se o Benfica precisa de alienar um dos 3 jogadores chave deste plantel a meio da temporada, e por valores longe dessa clausula, demonstram a necessidade urgente de o Benfica realizar dinheiro. A tal estabilidade financeira é um engano.

Podem vir com os argumentos que quiserem sobre a necessidade dos clubes portugueses realizarem capital. De que serviu então acumularmos um passivo de 500 milhões, sendo que aquando da entrada de Vieira o mesmo era desastroso, mas 'apenas' de 86 milhões de euros?

Depois do discurso que recusamos 130 milhões por vários jogadores, agora 4 ou 5 meses depois não aguentamos? Em Dezembro renovamos mais um empréstimo obrigacionista. Seria curioso perceber quem são as entidades que estão a ganhar com essas operações financeiras.

Endividou-se o clube para termos que vender as jóias do plantel e não ganharmos nada? A quem serviu isto então? A quem servem as transferências e as comissões? Ao Benfica não é de certeza.

Preocupante no aspecto desportivo.
Depois de uma vitória que longe de ser brilhante, foi importante para o ânimo dos jogadores e dos adeptos, sequiosos de algo diferente dos últimos anos marcados por desilusões, fracassos e muita incompetência, em menos de 24 horas os adeptos são lançados na incerteza do futuro quanto ao valor desportivo das opções do plantel principal. 

Num mês ambicionamos a final da Champions, noutro temos que vender anéis e quase cortar um dedo.
Num momento em que o FC Porto está fraco como não esteve nos últimos 3 anos e o Sporting começa a revelar alguma falta de estofo para aguentar uma caminhada mais longa, os tiros nos pés surgem de dentro.

Aguardo pelo comunicado sobre a transferência do Matic. 
Certo é que num clube profissional e em que todos soubessem o seu lugar, nenhum jogador se antecipava ao clube a anunciar a transferência como Matic fez hoje ao jornal 'A Bola'. 
Mas como sempre, porque essa entrevista louvou o papel providencial do nosso messias Vieira e em como fez tudo para aguentar Matic, ninguém sentiu necessidade de desmentir nada. 

Sem ser público ainda quem mais vai sair, embora as notícias que temos serem ainda mais preocupantes, mais uma vez está provada a incompetência e falta de planeamento do Benfica.

Esta é a história repetida até à exaustão durante o consulado de Vieira. 
Quando parece que o Benfica parece estar a emergir novamente como potência, os tiros no casco do navio Benfica surgem de dentro. Sempre.
Eu chamo a isto SABOTAGEM.

É um clube à deriva, que despeja notas de euro até lhe fecharem a torneira. 
Quando tal acontecer, o Vale e Azevedo vai parecer um santo ao pé de alguns ratos de porão. 

Matic por 25M mais David Luiz? Bom negócio. Tudo o resto será gozar com os benfiquistas e com as suas legítimas ambições de serem campeões.

Cartoon do Carlos Laranjeira - 'Vieira Kamikaze'

Vamos continuar a bater no ceguinho?

Avatar
 ●  43 comentários  ● 
O planeamento dos timings das vendas foi mau? Foi! Aliás, péssimo... Mas há muito tempo que aqui escrevo que o SLBenfica é um clube amador e bastante incompetente em matéria de gestão desportiva que, ao fim de contas "that's what is all about".

A estabilidade financeira do SLBenfica é um mito? Obviamente! A prova disso é que, ao contrario do que sempre foi dito, continuamos a estar obrigados a viver de vendas de jogadores senão "fechamos a porta". A única diferença para o passado é que agora temos o que vender, mas para isso não precisamos do "mago da gestão financeira".

Agora...

... O que se pretende com estas formas todas de "choro colectivo"? 

- destituir a direcção eleita com 83% dos votos há pouco mais de um ano?

- despedir o director desportivo? Não há...

- arranjar uma desculpa para o insucesso eventual no fim da época? Não me parece!

Ora, dito isto e olhando para a história recente que diz que os benfiquistas falam muito mas nada fazem, mesmo indignados, a minha proposta é que olhemos para a solução e não para o problema.

E a solução diz-me que é agora que Jorge Jesus, mas acima de tudo Luis Filipe Vieira pelo que disse recentemente, tem que provar que existe real aposta na formação e nos valores seguros que temos. A saber:

Sai o Matic? Muito bem... Em Agosto contratou-se o Fejsa precisamente para ser alternativa a este, tem que ser ele o sucessor natural. Contudo, ja todos vimos - e o Jorge Jesus também - que o rapaz não é assim tão bom. O que há a fazer, e não creio que a conversa do Matic sobre ele tenha sido ao acaso, é trabalhar o André Gomes nas suas lacunas (intensidade e agressividade) e potenciar as suas qualidades (posicionamento, leitura de jogo, visão, passe e remate) para no inicio da próxima época ja ter seis meses de trabalho e alguns jogos para arrancar como escolha principal nesse lugar.

Sai o Garay? Bom, aqui o caso não me parece que possa vir já da formação! O João Nunes talvez seja o único com potencial para tal, mas ainda está no ultimo ano de júnior e tendo o Lisandro no plantel parece-me ser mais adequado negociar o regresso. O Jardel nunca me convenceu e o Steven menos ainda. Neto? Sim, parece-me uma excelente escolha por diversos motivos, a começar pela qualidade e acabar no facto de ser português... Mas nesse caso é melhor repensar todo o eixo para os próximos anos, pois precisamos de outro tipo de jogador ao lado dele que não o Luisão.

Sai o Rodrigo? Mais que isso: teremos Cardozo ainda esta época? Bom, neste quadro e com Lima em baixo esta época... Eu diria que ficamos sem os avançados que têm ali jogado nessa posição este ano. Markovic? Sim, mas o JJ parece ter outros planos para ele (que, diga-se, resultaram muito bem no Domingo). Mesmo contando com Marko, com a lesão do Cardozo, temos... Apenas um avançado. Solução? Conseguimos, ou melhor, o Jesus quer resgatar o Nelson e trabalhá-lo para ser um grande avançado no SLBenfica? Não sairá mais barato que ir buscar outro? Se não quiser... Não sei se nos basta ir buscar um, mas pelo menos teríamos que fazer uma contratação.

Na prática, a minha convicção é que temos "tudo em casa" (mesmo que temporariamente em casa emprestada), e dificilmente seria necessário reinvestir parte dos 75M€ que vamos receber.

Haverá coragem?
Haverá capacidade de resistir à tentação de contratar?
Haverá vontade de apostar nestes?

Kakutas, KakuNetos e Kakuralhos

Avatar
 ●  30 comentários  ● 
Companheiros, eu sei que parece tal é o rebuliço a que se assiste mas, não estamos na pré-época. Há um jogo amanhã, e outro no fim de semana, e assim por diante...

E também sei que é perigoso falar antes das coisas acontecerem mas, para a malta que anda por aí revoltada, porque desde a importantíssima vitória sobre o FCP, aqui só se fala disto, a pergunta que importa fazer é: E vocês queriam que a malta falasse sobre o quê?

Esta podia ser a hora de embalar, de ganhar confiança, aproveitar o mau momento da concorrência e descolar, tentar garantir a conquista do campeonato o mais cedo possível, valorizar os ativos que temos através de conquistas coletivas e tentar vendê-los em alta, sem pré anúncios aos sócios de vendas que têm de se fazer, assim uma espécie de, sei lá, digo eu, um aviso à Europa do futebol de que estamos desesperados, que quando nos armámos em clube rico no Verão estávamos só a brincar, e tragam lá algum dinheirinho por favor e levem daqui qualquer coisinha, que alguma coisa arranjaremos que vos possa interessar. 

Mas não, esta não é hora de cerrar fileiras, pelo menos no nosso clube... Esta é hora sim, de passar a imagem exatamente contrária, de assumir o desnorte! Esta é hora de admitir que o slogan que nos andaram a vender desde o início da época era banha da cobra...

É que afinal, e ao contrário do que todos nós ouvimos, o melhor plantel dos últimos 30 anos não era para a época toda... Era só até Janeiro! Esse pequeno pormenor é que não nos foi explicado... Ou culpa nossa se calhar que não percebemos corretamente. 

Janeiro é janela de mercado para pequenos ajustamentos nos plantéis? É janela de mercados inflacionados, nos quais o que se compra barato é quase sempre gato por lebre? Assim é de facto, em todo o lado MENOS, claro, no nosso clube... No nosso clube Janeiro é hora de revoluções em cima do joelho, e de emendar toda a merda que se andou a fazer 5 meses antes!

E qual é a mensagem que se passa para o balneário? Para os outros 25 jogadores que lá andam, mal ou bem, também eles com os seus sonhos de conquistas e voos mais altos, também eles a trabalhar no duro, para que o final da época tenha um desfecho diferente do que teve o ano passado e outras portas se possa abrir? Pois a mensagem é exatamente essa: Já fostes! É a mensagem de um clube à deriva, que em vez de ter do seu lado todas as chances de ganhar tudo, tem agora, e mais uma vez, todas as chances de não ganhar nada!

Podem as eventuais trocas que se anunciam tornar o plantel mais forte? Podem, claro, e no futebol tudo é possível... Mas não é isso que está em causa meus senhores. O que está em causa é o desnorte a que se assiste, porque isto que se vai fazer, e que se quer apaziguar com paninhos quentes de que o pobre do Matic é que pediu para sair, não acontece em clube nenhum... Não acontece em clube nenhum, pelo menos naqueles que, tal como o nosso, têm o objetivo de ganhar tudo! 

O que se vê acontecer esta semana, são sintomas de um clube desesperado, que não se pode dar ao luxo de esperar mais 5 meses para vender em alta (ganhando títulos), aquilo que de momento vende em baixa... Sim, em baixa, ou fui eu que andei a dizer que no Verão, só por 5 jogadores, chegaram ao clube ofertas de 180 milhões de euros?!

E agora andamos aqui a falar no Kakuta, no KakuNeto e no kakuralho, eh pá, mas não fomos nós que contratámos, só no Verão, 3 (três!!!) defesas centrais?! E agora nenhum serve?! Mas será que estes jogadores foram, sei lá, minimamente observados antes de serem contratados? E percebeu-se que não serviam naquelas meia horitas que fazem nos jogos da pré época em jogos a feijões contra os Merdaleijas de baixo?!

Que se vai dizer aos outros 3 agora? Que andaram em vão à espera de uma oportunidade, para agora, que a oportunidade surge, ter de vir outro melhor para os seus lugares, sem que os que chegaram meses antes carregados de sonhos tenham tido sequer a oportunidade de cheirar a relva?

Temos de ir a dizer ao Steven Vitória, depois da excelente época que fez o ano passado, que os seus dois companheiros Licá e Carlos Eduardo foram para o Porto ganhar um lugar ao sol, e que o nosso central, o que ganhou com a sua vinda para o Benfica, foi uma promoção do Estoril para a Segunda Divisão Nacional?!

Mas será que aquela gente que anda a gerir o futebol do Benfica tem a mínima ideia do que anda a fazer?! Tem a mínima ideia do que são os egos de um balneário, das suas motivações, e do que é preciso fazer para manter um balneário unido, trabalhador, ambicioso e crente na vitória?

Bem sei companheiros, que os clubes em Portugal têm de vender! E nada tenho contra isso. Mas não era agora! Era antes! Era no Verão, quando havia uma pré época pela frente, e tempo para trabalhar, e depois sim, trancar as portas do balneário e caminhar unidos até ao final da época! Vender em Janeiro?! Nos grandes clubes, só por propostas irrecusáveis!

Bem sei que dobramos a primeira volta na frente, mesmo a jogar metade do que jogávamos há um ano atrás! Mesmo que já tenhamos perdido 9 pontos, quando o ano passado, perder 13 numa época inteira só serviu para ser segundos.

Temos este ano a nosso favor o facto do Porto estar também ele mais fraco, porque num ano normal, se calhar, já estávamos arrumados!

O que interessa pois é que estamos na frente... Mas como disse no princípio da época, desconfio que este ano será sempre um ano importantíssimo para o clube, quer ganhemos quer percamos.

Se ganharmos, tudo se esquece e cá estaremos para celebrar... Se perdermos, contra um Sporting de tostões e um FCP tão fraco, a culpa não pode mais morrer solteira, e LFV vai ter muito que explicar!

Teremos as soluções "em casa"?

Avatar
 ●  46 comentários  ● 
Vao entrar, ao que tudo indica, 75M€ na Luz e vão sair pela mesma porta Garay, Matic e Rodrigo (argh! Custa só de escrever...)

O Presidente disse que só não temos solução para defesa esquerdo e avançado entre a equipa B e os emprestados...

Ora, nesse caso, além da cruz posta em cima de Nelson Oliveira será que querer que o substituto de Garay estará entre Jardel, Steven e Lisandro... O substituto de Matic entre Fejsa ou Amorim, Almeida e André Gomes (destes será que algum além de Fejsa é um 6, parecem mais um 8 na linha do Enzo)... E o substituto de Rodrigo, será contratado.

O que vos parece esta situação?

Eu apostaria nos regressos de Lisandro e Nelson Oliveira - negociados, obviamente - e na contratação de um número 6. A mim o Steven não convence (ja não convencia na época passada) e o Jardel idem, tal como o Fejsa. Na frente, o Nelson está a fazer uma excelente época (antes de o criticarem ou avaliarem pelos golos, vejam os jogos que é algo que antecipo que poucos fazem). Não vejo motivo para gastar dinheiro num avançado.

Porém, Matic já "deu a táctica" e diz que na opinião dele o André Gomes será o melhor médio do campeonato português dentro de um ou dois anos e que para isso basta o Jesus fazer ao português o mesmo que foi feito com ele próprio, Matic - muito trabalho para o adaptar à posição 6 - porque a qualidade está lá toda! 

Bom... Declaração surpreendente de Matic a "encostar" o Jesus. Parece crescer uma vaga na Luz a favor dos miúdos da formação - recordo que já antes o Luisão o defendeu perante as opções de Jesus face aos "Andrés".

Se seguirmos o conselho de Matic e juntarmos o Lisandro e o Nelson Oliveira, o problema fica resolvido sem custos adicionais para o Benfica!

Sejam treinadores de bancada! Aproveitem para se anteciparem ao futuro e assim depois poderemos ver quem estava certo...

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O futebol e o dinheiro em redor das Antas. 'Goodfellas'

Avatar
 ●  7 comentários  ● 

"Reinaldo Teles e o irmão Joaquim Pinheiro, ambos ‘vices' do Futebol Clube do Porto, foram alguns dos clientes que enriqueceram através de empréstimos, sem garantias bancárias, dados pela agência do BPN, na Torre das Antas, entre 1999 e 2001.

Aquela dependência bancária serviu, aliás, para financiar muitos clubes de futebol do Norte e até permitiu o pagamento de dívidas fiscais para que os clubes se pudessem inscrever nas competições principais. Diz o Ministério Público - que acusa aos então quatro responsáveis do banco dos crimes de burla qualificada e abuso de confiança - que os clientes trocavam favores por juros irrisórios. Foram concedidos 23 milhões em empréstimos sem garantias. "Contactavam pessoas influentes, de molde a ficarem credores de favores ou compensações futuras, dos quais podiam vir a retirar dividendos (...) com a delapidação do património do BPN", pode ler-se na acusação agora deduzida.

Reinaldo Teles e o irmão usaram os serviços daquele balcão. Dos nove contratos celebrados, que permitiram um financiamento de 780 mil euros, só três é que possuíam identificação dos bens (carros de luxo) que iriam ser adquiridos. Mas até esses eram fictícios.

Diz ainda o MP, que os juros eram irrisórios, os prazos de pagamento alargados, que não havia seguros de vida e que a intervenção de Joaquim Pinheiro, como avalista, era "fictícia e simulada".

Reinaldo Teles e Joaquim Pinheiro, garante o MP, "usaram de uma forma ardilosa de mentira, para obterem rapidamente o enriquecimento patrimonial indevido".

O presidente do Leça Futebol Clube, Manuel Rodrigues; o presidente do Famalicão, Manuel Azevedo; e a direção do Salgueiros, composta pelo filho e irmão de José António Linhares (entretanto falecido), conseguiram financiamentos de, respetivamente, 2,3 milhões, 580 mil euros e cerca de um milhão.

Também Nelson Almeida, empresário de futebol, obteve 6,4 milhões, enquanto José Fonseca, do Tirsense, obteve um financiamento de 5 milhões." in Correio da Manhã.

Leça, Famalicão, Salgueiros...faltam outros como o Felgueiras. Tudo clubes ao serviço sempre dos mesmos. 

Perdoa-lhes Senhor. Não sabem o que dizem.

Avatar
 ●  7 comentários  ● 
Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Fernando Pessoa

Pergunta para queijinho

Avatar
 ●  32 comentários  ● 
Quem são os clubes da Europa, daquele restrito grupo de quem as próprias Direções põe a fasquia bem alto, ao ponto de exigir aos seus treinadores que conquistem tudo, (internamente e externamente, sob pena de viverem para sempre com a bandeira do fracasso), que chegam a Janeiro e estão obrigados a vender os seus melhores jogadores?

Resposta: O Benfica!

E é isto que me chateia, numa altura em que se fala da venda de Matic por 25 milhões, quando, nem há 5 meses atrás, a fasquia estava nos 50!

Pontos prévios e que quero salientar: 
1. Se o Benfica tem de vender para pagar ordenados e viver honestamente, acho bem que venda, independentemente de ser o Matic, o Gaitan, ou o Rodrigo a sair, ou mesmo de se por em risco as possibilidades de sucesso coletivo na época desportiva;

2. Na minha opinião, Matic não valerá mais ou muito mais que os 25 milhões de que se fala, pelo que nunca fui na cantiga das bandeiras dos 35 e dos 45 milhões que alguns jornais falavam. 25 milhões é um valor justo pelo jogador em questão, 3 milhões acima do que rendeu Javi Garcia. 

Mas... 

E este para mim é um GRANDE mas...

Esta venda será sempre consequência, UMA VEZ MAIS, da incompetência com que se geriu o futebol do Benfica no último Verão; 

Quero recordar, que já depois do plantel formado, dos jogadores que se percebia que se queria vender mas teimavam em não sair, e das compras para o plantel de Djuricic e Markovic, o Benfica ainda foi gastar dinheiro em Funes Mori e Fariñas, jogadores que não contam e onde se gastou dinheiro que 5 meses depois faz muita falta;

Quero recordar que Djuricic só foi comprado porque Cardozo ia sair, o que ia implicar a alteração do modelo de jogo por parte do treinador;

Com Cardozo no plantel, está provado que muito raramente Jorge Jesus joga com um número 10 (preferindo isso sim um segundo avançado), pelo que a contratação de Djuricic foi um erro crasso, muitíssimo dispendioso, e que não há forma de justificar;

Tal como condenei as vendas de Javi Garcia e Witsel (o coração da equipa e os dois de uma só vez), a dois dias do fim do mercado, também agora tenho de condenar a de Matic, pelo simples facto de que a este Benfica, vai continuar a exigir-se que ganhe tudo, e eu não vejo sinceramente, quem é a estrela no atual plantel, capaz de calçar as botas de Matic neste momento;

Tal como Jorge Jesus operou um milagre o ano passado, com o aparecimento de Matic e Enzo Perez a grande nível, outro milagre se pede que opere este ano, com a agravante de acontecer num momento importantíssimo da época (a partir de agora e até Maio são quase sempre dois jogos por semana), quando se joga muito e treina-se pouco, e onde a perda de qualquer ponto poderá ter consequências irreversíveis;

Cai também por terra a teoria de que o plantel do Benfica era quase todo desejado por meia Europa. Se assim fosse, todos perceberiam que do atual plantel, seria preferível ser qualquer outro jogador a sair, e que Matic será muito provavelmente o mais difícil de substituir;

Cai também por terra a teoria de que no mercado de Inverno só se compram restos e gato por lebre. É assim em todo o lado, MENOS no Benfica, onde os seus melhores jogadores, ainda em luta em todas as frentes, estão acessíveis aos melhores clubes europeus a preços bem mais generosos do que no calor do Verão.

Não percebo que raio de planeamento foi este, de não vender em Agosto para vender em Janeiro, com a desculpa da eliminação da Liga dos Campeões! Se são precisos 50 milhões e a passagem da fase de grupos só rendia 7.2 milhões de euros mais a receita de um jogo, qual era afinal o objetivo da época? Ser campeão europeu?!

Quem são pois os clubes da Europa que chegam a Janeiro com esta necessidade urgente de vender os seus melhores ativos, mesmo à custa de comprometer todos os objetivos da época? 

São pois aqueles que, obviamente, tudo tão mal planearam, e que por isso chegam a esta altura com a necessidade imperiosa de remediar a catrefada de erros cometidos 5 meses antes!

Com que custos?! Disso falaremos no final da época!

É tão fácil dizer que Matic é mal vendido...

Avatar
 ●  33 comentários  ● 
... dificil é mesmo fazer diferente.

Abra-se então este espaço a todos os gestores de activos que o SLBenfica tem para que seja possível fazer o encaixe financeiro de, pelo menos 50M€, sem fazer vendas mal feitas.

Só uma nota, de acordo com o portal Transfermarkt, nomes como Moutinho (25M), Isco (30M), Jovetic (26M), Thiago (25M), Schurrle (22M), Navas (20M) sairam todos no intervalo entre os 22 e os 30M€.

Portanto, antes de falarem em transferências de 40M ou 50M, pensem bem...

Ah e escusam de nos dar a resposta óbvia: Deveriam ter sido feitas as vendas em Julho. Sim, essa parte todos sabemos e só mesmo uma gestão desportiva amadora permitiu que alguém acreditasse que iamos estar numa rota brilhante este ano ao ponto de podermos aguentar isto muito tempo.

Na minha óptica, dos três nomes de quem se fala (Garay, Rodrigo e Matic), qualquer proposta acima de 25M€ o SLBenfica não está em condições financeiras de recusar. Tudo o que for assegurado acima disso, nomeadamente jogadores de qualidade ou valores por objectivos atingidos, será boa negociação... e o homem pode ter muitos defeitos, mas mau negociador ele não é.

Ah e tal, mas o FCPorto... deixem-se de tretas, com a "distribuição de comissões" e outras coisas que são feitas nas transferências do FCPorto, eu duvido muito que o resultado líquido para o clube seja superior ao das transferências do SLBenfica.

Além das sugestões, lanço outro desafio: Quem consegue adivinhar os contornos que irá ter o negócio Matic?

Eu abro as hostilidades:
- Acho que Matic sairá na ordem dos 25M€ + Objectivos + um jogador

ACTUALIZAÇÃO!
As noticias falam agora do Garay e do Rodrigo no Zenit. Não vi ainda os valores, mas se houver negócio com o Zenit era mandar vir o Neto para o lugar do Garay. Para o lugar do Rodrigo temos na próxima época o Nelson Oliveira.

Comunicado SLBenfica

Avatar
 ●  13 comentários  ● 

Na sua edição de domingo e com uma intensão descaradamente assumida, em dia de clássico, publicou “O Jogo”, em manchete, a história da ausência de Matic no estágio da equipa e a sua recusa em jogar frente ao FC Porto. Ninguém no jornal teve a decência de contactar qualquer responsável do SL Benfica no sentido de apurar a veracidade da história.

Não só Matic estava na concentração da equipa, como se revelou um dos melhores jogadores em campo no jogo de domingo. Perante isto o que é que “O Jogo” faz? De forma mais envergonhada é certo, constrói um estranho puzzle de razões que levaram a “desbloquear” a situação. Teria ficado bem ao jornal um pedido de desculpas ao Sport Lisboa e Benfica e ao jogador, mas isso talvez fosse pedir muito a um órgão de comunicação que quis ser parte interveniente no jogo.

A nova Administração do Grupo Controlinveste terá de decidir se quer que “O Jogo” se mantenha e funcione como um jornal de Clube ou se pretende que jornal se liberte, finalmente, dessa subserviência cega aos interesses de um só Clube.

Agora sim... Sobre Matic

Avatar
 ●  34 comentários  ● 
Leio por aí que o negocio estará fechado com o Chelsea por 25M€.

Deste facto em diante, todas as notícias são diferentes, pelo que deixo a minha opinião/interpretação:

1. Matic, dado que não pode jogar na Champions, talvez saia ao no final da época.

2. Ao contrario do que dizem, eu não acho 25M€ "curto". Veremos no mercado de inverno quantos jogadores se vão movimentar acima desse valor. Aliás incluam até as transferências do verão e logo vêem.

3. Parece-me muito pouco provável que o negócio não inclua objectivos e/ou jogadores.

4. O timing em que a noticia "transpirou" cá para fora foi péssimo, felizmente não teve impacto no rendimento do jogador. Ja a noticia/leilão do Rodrigo havia sido péssimo, este foi pior ainda. E logo quem para saber estas coisas internas? O Jogo...

5. O Matic é, talvez, um dos maiores méritos de Jorge Jesus no Benfica. Chegou desvalorizado por quem o vendeu (5M€) e quando substituía Javi era pouco mais que tosco a jogar. Hoje em dia é um jogador fantástico, que enche o campo, e que ontem fez mais uma exibição soberba. A isto não é alheia outra "descoberta" de Jorge Jesus: Enzo Perez, talvez um dos melhores a jogar sem bola na Europa - simplesmente "seca" as estratégias adversárias.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Merecíamos uma tarde assim.

Avatar
 ●  10 comentários  ● 


Antes do jogo escrevia isto:

"Quanto ao jogo, quero ver garra, entrega, concentração, e a consciência de que a camisola do Benfica traz consigo a grande responsabilidade de vencer todos os jogos. Nem sempre o conseguimos e conseguiremos, mas sabemos entender quando jogadores e treinadores dão tudo."

Hoje vimos tudo isto. Principalmente concentração e enfoque. 

O Benfica foi mesmo isso. Concentrado, focado e mais importante: inteligente. Que saudades de ver um Benfica assim!

Vimos a equipa obrigar o FC Porto a demonstrar a qualidade que lhe falta e que tantas vezes lhe é cedida por arbitragens manhosas. Nao me lembro de um remate de jeito feito pelos portistas. Tirando o lance em fora de jogo do Martinez.

E à medida que o tempo ía passando, melhor se percebia que dificilmente o Benfica não venceria. O Benfica dava a posse de bola ao adversário mas sendo muito certinho nas marcações, nas dobras e sem arriscar perdas de bola comprometedoras. E as oportunidades de golo íam aparecendo.

Quando aquele penalty de Mangala não é assinalado, pareceu que poderíamos entrar numa fase diferente. A fase do empurrão do árbitro. Penso que até quem passava na 2ªCircular viu a mão do defesa do Porto. Todos menos ele, que estava mesmo em frente ao lance.

Garay respondeu com uma cabeçada fortíssima. E selou a vantagem.

Depois vieram os ordinários. Quaresma, Josué e mais alguns que estavam em campo tentaram incendiar o jogo. Mas os jogadores do Benfica deram uma lição de sangue frio e inteligência e não foram nessa armadilha.

O único aspecto menos bom foi a forma como o Benfica se encolheu depois dos golos. Penso que se Jorge Jesus não se tem encolhido nessas alturas, poderíamos ter vencido por mais. Mas hoje isso conta pouco. Vencemos. Era o principal.    

Embora todos os jogadores tenham sido 'um' e com uma performance muito boa, há 3 pilares da vitória de hoje: Rodrigo, Markovic e Oblak.

Rodrigo pelo golo fantástico e pela forma como se movimentou todo o jogo, e Markovic pela qualidade elevadíssima que empresta ao jogo do Benfica quando tem liberdade para se movimentar pelo campo. A sua velocidade e técnica tornam muito complicado travá-lo sem falta. E foram muitas as que sofreu.

E Oblak. A segurança que deu à defesa, a forma serena como esteve em todos os lances e como se fez a todas as bolas deixa um sorriso e confiança no futuro. 

Quanto ao árbitro, portista convicto, não conseguiu ser um Proença. Ainda bem.

Nunca me entusiasmei com troféus da 1ª volta. Mas vencer contra adversários directos na disputa do título vale sempre mais que os 3 pontos. Vale pela parte anímica da equipa.

Parabéns ao Benfica. Parabéns a todos os adeptos. Parabéns por todos os que respeitaram o minuto de silêncio.    

Para ti King... À Benfica!

Avatar
 ●  24 comentários  ● 
Limpinho, limpinho...

Artur Soares Dias? E então!? Somos o Benfica a jogar à Benfica! Até podiam ter trazido o Proença.

Quaresma? LOL! O Markovic explicou quem manda aqui...

Um grande jogo de todos, a começar pelo Jorge Jesus, passando pelo "monstro" Oblak, Garay, Matic, Marko, Rodrigo... Todos!!!!

O 'sítio' do Benfica lança o jogo. Quem será?

Avatar
 ●  11 comentários  ● 

O artigo de lançamento do jogo é este:

"Um clássico é sempre um jogo de emoções à flor da pele, mas este reveste-se de algo mais. Uma carga emocional fora do comum toma conta dos “artistas” pelo falecimento de Eusébio da Silva Ferreira, no passado dia 5 de Janeiro, aos 71 anos.

Se os jogadores do FC Porto poderão não ficar – ou não ter ficado – indiferentes ao desaparecimento do “King”, a verdade é que este acontecimento terá, por conseguinte, maior impacto nos jogadores do Sport Lisboa e Benfica.

À entrada para esta jornada, os dois emblemas (tal como o FC Porto) estavam em igualdade pontual na classificação o que entrega à partida um capital de importância que não é de desprezar. O equilíbrio tem sido nota dominante e o factor-casa poderá desempatar em claro benefício das “águias”. A ver vamos…

Do rival espera-se um 4-3-3 com um quarteto que não deverá trazer surpresas. Da direita para a esquerda, Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; o “miolo” terá um triângulo invertido com duplo pivot defensivo composto por Lucho e Fernando. Carlos Eduardo será o “motor” do ataque; Na frente estará Licá, Varela e Jackson Martínez. O reforço, Ricardo Quaresma poderá ser a “arma secreta” mas dependerá do que der o jogo como disse Paulo Fonseca na conferência de imprensa de antevisão.

Do Benfica pode esperar-se um 4-4-2 ou um 4-3-3. Pessoalmente, julgo que, numa partida com posse de bola repartida, o 4-3-3 seria o mais adequado. Reforço do meio-campo, mais cérebro na organização, Markovic com mais espaço para jogar nas costas da defesa e possibilidade de colocar um avançado caso precise são algumas das virtudes desta táctica em detrimento de um 4-4-2 que dá mais velocidade, é mais vertiginoso, mas, também, mais suicida quando do outro lado da barricada está um candidato ao título.

As cartas estão lançadas, vamos ver o que dita o jogo a partir das 16 horas, no Estádio da Luz. Após o término do clássico dirija-se ao Pavilhão Fidelidade para apoiar a equipa de Basquetebol ante o Algés."

O 'sítio' do Sport Lisboa e Benfica já dá palpites sobre a táctica, faz apreciações sobre o adversário, e até se dá ao luxo de considerar suicida a táctica 4-4-2, caso seja a escolhida por Jorge Jesus. E fora o facto de inclusivé colocar Markovic no onze.

Curioso também é o facto de o texto conter o termo 'pessoalmente'. No entanto, no final do mesmo ninguém o assina, o que coloca o texto como sendo a visão do oficial do clube. Não me lembro de nenhum clube profissional dar palpites ao seu treinador através de um dos seu orgãos oficiais.

Mas este Benfica já nos habituou a esta rebaldaria na comunicação. Infelizmente.

Quanto ao jogo, quero ver garra, entrega, concentração, e a consciência de que a camisola do Benfica traz consigo a grande responsabilidade de vencer todos os jogos. Nem sempre o conseguimos e conseguiremos, mas sabemos entender quando jogadores e treinadores dão tudo.

É isso que queremos ver hoje. Têm que dar tudo. Lembrando Eusébio, mas pela mesma razão que ele tanto se entregou: pelo Sport Lisboa e Benfica.

 

ranking