O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Ex-capitao (à Manaca) faz penalty nos descontos e dá a vitoria....

. 105 comentários
... O fandango que o gordo não faria se fosse com o Benfica!!!


E com isto, o SLBenfica só não reduz 2 pontos para o Sporting, porque um jogador da equipa adversária do Sporting entendeu que deveria "ajudar" desta forma o ex-clube, porque estes não conseguiram ganhar nos 90' a uma equipa que levou 6 (seis) do Benfica.

Braga - Benfica.

. 42 comentários

Onze inicial: Júlio César, André Almeida, Lisandro, Jardel e Eliseu, Fejsa, Renato Sanches e Pizzi, Guedes, Gaitan e Mitroglou.

(O que se diria amanhã se um ex-jogador do Benfica fizesse um penalti frente ao Glorioso, mesmo a fechar o jogo?)

40M€/ano pelos Direitos Televisivos do SLBenfica?

. 27 comentários
O MaisBastidores, da TVI24 anunciou hoje - em exclusivo - um alegado negócio envolvendo a MEO e a NOS para pagarem 40M€/ano a 10 anos pelos direitos do SLBenfica.

A confirmar-se, melhor meterem mais uns euros em Rennie para o Bruno de Carvalho.

"Ai do Rui Vitória se não ganha hoje!!!!"

. 56 comentários

2009/2010 – Braga 2 Benfica 0

2010/2011 – Braga 2 Benfica 1

2011/2012 – Braga 1 Benfica 1

2012/2013 – Braga 1 Benfica 2

2013/2014 – Braga 0 Benfica 1

2014/2015 – Braga 2 Benfica 1

E não está aqui a eliminação da temporada passada na Luz para a Taça de Portugal ou a eliminação nas meias finais da Liga Europa na Pedreira.

O objectivo do Benfica é só um em todos os campos: vencer. Hoje não foge à regra!

Mas escusam de vir fazer comparações que no tempo do outro é que era bom...

O atual momento do futebol português em imagem.

. 38 comentários

Um trabalho fantástico do benfiquista Red Devil.

A imagem diz tudo.

domingo, 29 de novembro de 2015

Injeção de Benfiquismo! QUE ORGULHOOO!

. 27 comentários

O Catedrático reclama mérito na formação

. 15 comentários

“Se começarmos a pensar nos jovens que o Sporting tem, que têm estado a jogar e, concretamente, o Matheus, o Gelson e o Esgaio, tenho vindo a desenvolver um trabalho como desenvolvi antes"

Gelson Martins já tem 20 anos e quem lançou no Sporting foi o Marco Silva (Taça da Liga no ano passado contra Belenenses e Setubal.

Ricardo Esgaio já tem 22 anos e já com Sá Pinto, Jesualdo, Leonardo Jardim e Marco Silva jogou no Sporting.

O único jogador que realmente jogou pela primeira vez com Jesus foi Matheus Pereira, sendo que na verdade é um jogador com 19 anos e que no ano passado esteve afastado da equipa por não querer renovar e no final da temporada que terminou, impedido inclusivamente de treinar por Bruno de Carvalho, teve tudo acertado com o Mónaco mas os interesses dos empresários boicotaram a saída.

Quando um labrego se tenta equiparar aqueles que realmente querem contribuir para o futebol português e para o futuro dos clubes, mais do que para o seu umbigo, dá nestas atoardas do bronco!


Nelson Oliveira levanta o estádio!

. 16 comentários
Que GOLÃO!
Aí vão 4 dos 16 que a equipa marcou...

Rui Vitória: O Homem certo para a Missão necessária

. 29 comentários

Luis Filipe Vieira pode ter muitos defeitos - e eu aponto-lhe vários - mas há pelo menos uma qualidade em que supera grande parte dos seus pares: A capacidade de antecipação que coloca na sua gestão. Tem sido sempre assim, tem sido sempre o SLBenfica a arrancar primeiro em fatores que outros copiam e que são agora fatores normais.

Há muito que escrevo neste blog que a mudança de política do SLBenfica é no sentido de assegurar a sustentabilidade futura do SLBenfica, num contexto económico que, nos últimos anos, parecia que só o futebol passava ao lado, com os investimentos sempre a baixar em todo o contexto empresarial mundial... e no SLBenfica (e seus pares) os investimentos aumentavam de ano para ano.

Da minha parte entre o plano "ser campeão para poder convencer os sócios a aceitar vender a maioria da SAD a um investidor com a promessa de mais titulos" e o plano "poder não ser campeão, mas assegurar a sustentabilidade económica futura e a competitividade desportiva num prazo máximo de dois anos"... perdoem-me os mais imediatistas, mas eu prefiro a segunda opção e deixo, com alguma alegria, a primeira opção para os meus amigos sportinguistas.

Há muitos anos que todos dizem que a sustentabilidade do futebol português está em ser uma "fábrica de talentos" para o futebol europeu... mas na verdade todos os anos querem deixar isso na gaveta a troco de maior endividamento e alguns títulos.

Curiosamente, e a única excepção que ouvi neste discurso foi no outro dia o Pedro Barbosa no Maisfutebol, até os comentadores e "paineleiros" criticam esta aposta do SLBenfica, quando até há pouco tempo... criticavam que tal não fosse feito.

Luis Filipe Vieira nunca desacreditou da capacidade e competência do anterior treinador, simplesmente percebeu que ou o clube vencia a sua resistência a fazer esta "jornada de transformação" ou o treinador teria que dar o lugar a quem quisesse fazer essa transformação, eventualmente sob risco de não vencer no imediato. Aconteceu a segunda hipótese.

Esta temporada, de transição, ainda chegaram alguns "camiões" de jogadores a Portugal, mas acredito - ou quero acreditar - que tal vai mudar e o acesso à Luz vai ficar restrito a jogadores jovens de grande potencial como Cervi e Zivkovic (e outros que se seguirão), eliminando as apostas nos Taraabts e outros que tais, já com a afirmação efetiva de alguns jogadores que nunca tinha sido chamados ao plantel principal.

Por oposição, vê-se no rival que "levou o treinador" que a política seguida até agora na Luz... parece ter-se mudado para o outro lado da 2a circular, com vários jogadores a chegar em todas as fases da época, com os custos a aumentarem todos os anos, a espera que se façam uma ou duas transferências que paguem isto...

... Na sombra, dizem as más línguas, há quem se vá "orientando" com essas transferências, recebendo boas comissões nos jovens que saem, vendidos por baixo, pela "chapa 15" e também recebendo à chegada dos jogadores já rodados que querem uma nova oportunidade com um treinador ambicioso. Curiosamente, é essa tal "chapa 15" que está definida para a saída de Carrillo se ele aceitar renovar.

A poucos benfiquistas interessa a "magia económica" de num dia se fazerem "Operações Pavilhão" e noutro dia se pagam aumentos de salários, grandes prémios e várias contratações. Ser sustentável? Isso para uns é ser campeão... para mim é bem mais que isso.


Vieira igual a si próprio.

. 34 comentários

" Este ano é um ano de mudança, por várias razões. É um ano que será decisivo para garantir a sustentabilidade e o futuro do clube por muitas e muitas gerações.

Quando tomamos decisões, não o fazemos por capricho ou de forma leviana. Fazemo-lo em função daquilo que acreditamos ser o melhor para o Benfica, fazemo-lo em função daquilo que nos dá garantias de que nunca mais vamos voltar aos tempos em que o clube quase desapareceu. É para isso que trabalhamos», disse Luís Filipe Vieira.

O líder do clube da Luz reconheceu que muitos podem no curto prazo não entender, mas garantiu convictamente: «O futuro passa pelas opções que hoje estamos a tomar.»

«Vão surgir sempre algumas dificuldades – é inevitável –, mas há algo de que nunca devemos desistir: das nossas convicções, do rumo que decidimos seguir e, acima de tudo, do nosso otimismo. Não de um otimismo cego que ignora as dificuldades, mas sim de um otimismo que sabe que as dificuldades vão surgir e que temos de as saber contornar. Este ano é um ano marcado por decisões estratégicas que vão definir o futuro do Benfica, e esse futuro depende de todos nós, mais uma vez», vincou. - "A Bola.

15 anos depois, continua o discurso do clube que "quase acabou" e de que agora é que vai ser.

Luís Filipe Vieira faz lembrar José Sócrates.
Estava tudo muito bem, tão bem e os outros é que não estavam a perceber a visão do líder.

Pois de igual modo Sócrates mais que quadruplicou a dívida do país, assim como Vieira o fez com o passivo do Benfica.

Não é por acaso que Vieira se esconde nos discursos nas Casas do Benfica. Sabe que aí tem o terreno propício para a sua propaganda barata de ditador agarrado ao poder.

sábado, 28 de novembro de 2015

Matt Jones.

. 32 comentários

Estou com muita atenção à tua performance mais logo.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A tragédia que quase aconteceu.

. 51 comentários

No regresso do jogo com o Astana, a comitiva do Benfica passou momentos de terror no avião.

Uma turbulência invulgar quase que literalmente provocou a queda do avião que trazia os nossos de volta a Lisboa. Segundo vários elementos da comitiva, a sensação é que o avião ia-se partir em dois ou quebrar de alguma forma.

O mesmo aconteceu com o avião dos miúdos.

Felizmente regressaram em segurança.
Um abraço a todos.

Queimar etapas ou simplesmente eliminá-las

. 52 comentários

Há jogadores que são apenas... fenomenais! Para eles não há etapas, não têm que nascer dez vezes, nem têm que ser emprestados, nem que jogar aos cinco minutos de cada vez para se ambientarem.

Há jogadores que simplesmente quanto mais oportunidade têm em campo... mais deslumbram e Renato Sanches é precisamente um desses casos.

Aconselho vivamente quem não teve ainda oportunidade de ver o jogo, que o faça e perceba a dimensão do poder físico, da velocidade, da leitura de jogo, do posicionamento, da agressividade, da confiança, da capacidade de sair a jogar de bola no pé e cabeça levantada... enfim!

Renato Sanches só não será, com esta qualidade de jogo, titular do SLBenfica se houver algum preconceito em fazer titular da equipa principal um jogador de 18 anos, ainda em idade junior e acabado de chegar da equipa B.

Se o princípio for a qualidade, o Renato Sanches será desde já titular do SLBenfica porque tem mais qualidade que qualquer outro médio do SLBenfica. Cometerá erros, como qualquer jogador de futebol, como qualquer ser humano, mas fará sem sombra de dúvida a diferença...

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O que esperam ouvir de Luis Filipe Vieira, parte 2.

. 32 comentários


Perguntava ontem o BenficabyGB o que queríamos ouvir do presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira.

Eu entendo a sua questão e o seu texto. Ninguém quer ou está interessado em peixeiradas à BdC ou Octávio Machado que só contribuem para a diminuição do nível das discussões e para a degradação da classe dirigente do futebol português.

No entanto, não devemos confundir isso com o ficar calado perante um ataque constante ao Benfica e aos efeitos secundários desses mesmos ataques nas estruturas do futebol. E nesse respeito, Luis Filipe Vieira tem sido um zero e prejudica imenso o Benfica com o seu silêncio.

Como destacamos na terça feira, Rui Gomes da Silva colocou novamente pressão na estrutura do clube ao reclamar outro tipo de reacção perante tudo o que tem sucedido.

Os efeitos não se fizeram esperar quando Rui Costa ainda na terça feira produz declarações algo suaves mas a marcarem uma mudança na atitude do clube perante a intoxicação pública das últimas semanas.

Mas tudo ficou por aí. Os ataques continuam e o Benfica continua sem ter defesa pública firme.

Sei que ontem João Gabriel deu uma entrevista ou prestou declarações ao jornal “A BOLA” também a querer intervir sobre esta temática. Mas João Gabriel falar ou estar calado é a mesma coisa. Nem apreciador de futebol é, quanto mais benfiquista.

Não tem qualquer legitimidade para falar em nome do clube.

Não foi eleito, não pertence aos orgãos sociais nem nunca foi apresentado como porta-voz da presidência ou do clube.

Presta serviços ao Benfica no âmbito da comunicação assim como presta também à TVI e nunca o vi autorizado a falar em público sobre temas relacionados com polémicas da TVI como a disputa entre o director de informação Sérgio Figueiredo e o novo ministro Augusto Santos Silva.

Assim como o outro parvo que estrebucha na TVI, João Gabriel não tem qualquer legitimidade para falar em nome do clube.

Rui Gomes da Silva, por exemplo, é vice-presidente do Benfica e nunca fala em nome do clube apesar da sua legitimidade para tal. Fala em nome pessoal e em nome do que acha para o clube. Isso fica sempre claro nas suas intervenções.

A solução, perante os ataques e pressões constantes, não é descer ao nível rasteiro de alguns mas muito menos ficar calado numa posição mansa.

Essa posição mansa foi a escolhida por um dos coveiros do clube, Manuel Damásio, nos anos 90 e com os resultados catastróficos que o Apito Dourado revelou.

Por isso, o que espero ouvir do presidente do Benfica?

Palavras corajosas defendendo o clube!

Espero ver em Luis Filipe Vieira o primeiro na linha da frente lutando contra a pressão aos árbitros e contra a tomada de assalto dos lugares de decisão do futebol português por parte dos corruptores.

Espero ver em Luis Filipe Vieira a liderança da criação de uma alternativa aos poderes podres que tentam manipular resultados e pessoas.

Espero ver uma posição firme contra quem está a tentar tomar o poder na FPF e contra quem está a permitir que essa tomada de poder aconteça.

Mas é real acreditar que isto pode acontecer?

Um presidente que só fala lendo um papel escrito por outros?

Um presidente que foge das entrevistas incómodas e dos esclarecimentos aos próprios sócios nas AG's?

Um presidente que nem nos actos democráticos do clube como eleições debate ideias?

Um presidente que chama alguém de aventureiro publicamente, mas que em privado o convida para a sua direcção?

Um presidente que apoiou um membro chave da direcção do FCP do tempo do Apito Dourado, apanhado nas escutas, para a FPF?

Um presidente que contra os benfiquistas forjou uma aliança com Pinto da Costa para depois ser comido pelo próprio corrupto com a rejeição do fantoche Luis Duque e a escolha de Pedro Proença?

Um presidente que se pavoneia nas vitórias e se esconde nos momentos difíceis?

Um presidente utilizou a SIC para uma reportagem de auto-promoção como o decisor e líder dos sucessos recentes no futebol mas que agora se esconde de assumir a sua incompetência nessa gestão como os seus 15 anos de estadia no futebol o demonstram?

Um presidente que foi sócio do FCP durante 24 anos e homem de confiança de Pinto da Costa? Visita de casa do corrupto enquanto ele atacava e prejudicava o Benfica? Vieira não via notícias ou futebol? Visita frequente da tribuna da Antas? Quantas vezes foi à Luz antes de 2000?

Realmente, o que esperamos ouvir de um presidente assim?

Muito pouco para tanta grandeza

. 29 comentários
1. Nos últimos dois dias escreveram-se dois textos neste blogue que achei deveras interessantes e que recomendo:

Um do Zhora, “ADN”, e outro do BenficaByGB, “O que querem ouvir do Presidente”. Concordo com tudo? Não. Mas concordo com muito, embora no final acabe por discordar nas conclusões.

Há algo que o BenficaByGB escreve e que eu até sou capaz de concordar: É que não vale a pena hipotecar o futuro do clube por causa de um ou dois títulos.

E na verdade, o passado recente até prova que a diferença entre ganhar e perder é quase diminuta. Os três primeiros vão à Liga dos Campeões, continuam a pisar os mesmos palcos, as receitas são as mesmas, e o último defeso provou mais uma vez que acabar em segundo não impede um clube como o Porto de realizar 100 milhões em vendas de jogadores, enquanto o campeão não passou dos 20!

Se do ponto de vista estrutural dos clubes, a diferença entre ganhar e perder é cada vez mais pequena (ando há anos a ouvir dizer que com tanto investimento, se o FCP não ganha fecha portas, e a realidade mostra o contrário), do ponto de vista DESPORTIVO porém, aquele que no fundo me importa, a diferença entre ganhar e perder tem de CONTINUAR SEMPRE A SER ABISSAL DO PONTO DE VISTA DO ADEPTO!




2. E isto leva-me a outro ponto, abordado no texto do Riccardo, e que gostaria de desenvolver:

O Riccardo reflete no anti-benfiquismo que vai vendo por aí, e lança mesmo números dizendo que 80% dos adeptos são do Benfica ou do Anti-Benfica. Eu não vou obviamente discutir esses números, mas há algo sobre o qual nunca ninguém reflete, e que é para mim a justificação para tanto do anti-benfiquismo que criticamos nos outros, sem nunca assumirmos as culpas próprias!

Ora aqui vamos:

Nós Benfiquistas achamos sempre que somos os melhores em tudo! Nós somos o clube dos 6 milhões! Nós somos o clube com mais adeptos no mundo! Nós somos o clube com mais audiências televisivas! Nós somos o clube com mais troféus conquistados! Nós somos o clube que mais vende jornais! Nós somos o clube que enche os estádios e que dá alimento aos outros clubes! Nós somos o clube que mais adeptos traz ao seu estádio (por margem curta apesar de tanta “grandeza” em relação aos outros)! BLÁ, BLÁ; BLÁ, apetece-me dizer!

Nós somos o clube que mais inova! Nós somos o clube com o museu melhor! Nós somos o clube que mais receitas gera! Nós somos o clube que quer ser votado como tendo o estádio mais bonito do mundo (votado por gente que muito provavelmente não entrou em mais do que um ou dois estádios na vida)! Nós somos o clube que tem o maior centro de estágio! Somos o  clube que mais jovens tem nas seleções jovens! Somos o clube que melhor vende os seus jovens! Somos o clube que mais ideias cria e que mais é copiado! BLÁ, BLÀ, BLÀ!

Nós Benfiquistas somos até o clube que não chora arbitragens, o clube que diz que só os estúpidos comentam arbitragens, o clube que assume sempre os seus erros e que pede aos outros que assumas os deles, mas quando a fava nos sai a nós mostramos realmente que somos os maiores, e que quando é para chorar também aí somos os maiores e choramos a dobrar!

Na verdade, nós Benfiquistas, somos sempre os maiores em tudo e arrogantemente dizemos sempre isto em voz alta! Só que a merda meus amigos, é que somos sempre os maiores em tudo, mas não somos os maiores naquilo em que tanta grandeza nos obrigaria a ser, é que de facto não somos HÁ VÁRIAS DÉCADAS o clube que mais ganha!

Somos os maiores nas merdas todas em que os adeptos dos rivais não se importam em ser segundos, e naquilo que realmente importa, AS VITÓRIAS, não somos os primeiros, e em algumas ocasiões nos últimos 15 anos, nem segundos conseguimos ser! Isso meus amigos, é a razão do anti-benfiquismo que tanto nos custa aceitar nos outros! PRESUNÇÃO, ARROGÂNCIA E FALTA DE HUMILDADE!




3. O que me leva então para o ponto seguinte!

É que das duas uma: Ou somos os maiores no PLANO DESPORTIVO, ou então que nos deixemos das tretas das outras grandezas que não interessam nem ao menino Jesus!

Os maiores ganham, e o Benfica se quer ser de facto o maior e aquele clube que muitos acham que é, se quer ser levado a sério pelos outros clube e os seus adeptos, é ganhando no campo! Não é por causa da merda do patrocínio da Emirates que passamos a ser os maiores!

E é por isso que acabo a discordar da ideia do GB (embora entenda) de que não vale a pena comprometer tudo por causa de dois títulos! NÃO! Se queremos de facto ser os maiores, os TÍTULOS TÊM DE CONTINUAR A SER O ESSENCIAL!



4. Conclusão:

Resumido agora isto tudo, embora entenda a ideia, acabo a discordar do Riccardo quando diz que é preciso dar tempo, e que Rui Vitória merece pelo menos dois anos, e que o futuro é o Seixal e este tem de ter tempo para ser preparado!

Discordo! E discordo porque não acredito na palavra futuro, pelo menos nester termos! Discordo porque não acredito que os “meninos” estejam a ser preparados para serem o futuro do Benfica! NÃO! ESTÃO A SER PREPARADOS PARA SEREM O FUTURO DE OUTROS CLUBES BEM MAIS PODEROSOS QUE NÓS! Vão sair, os bons pelo menos, como saíram todos os outros!

O que o Riccardo diz em suma, é que deixemos lá pois a merda que temos visto nos últimos tempos, que esqueçamos esta história de acharmos que temos sempre de ganhar, e que de momento os adeptos não têm de ser exigentes (quando o ano passado e nos outros, mesmo ganhando, haviam por aí uns quantos que ainda exigiam muitíssimo mais), tudo em nome de umas vitórias futuras que alguns acreditam virão já a seguir!

Lançar miúdos no Benfica pode ser DESEJÁVEL e IMPORTANTE, mas era o que faltava ser esse agora o pilar principal da avaliação que se faz do treinador que cá está!

Em suma, o difícil mesmo é acreditar nos mentores de MAIS este novo ciclo! E esses não são o Rui Vitória mas estão mais acima!

O difícil mesmo é consciencializarmo-nos todos, de que depois de década e meia de reestruturação e modernização e a sermos sempre os maiores apesar de pouco ganharmos, 15 anos depois estaríamos todos prestes a iniciar um novo ciclo (mais um) com essas mesmas pessoas, em que segundo parece ganhar já não é o mais importante!






Tesourinho deprimente.

. 16 comentários

Sem mais palavras... :)

O "4a escolha" anda a lixar o Jesus

. 37 comentários

Então no final do jogo o catedrático disse que tinha sido uma excelente arbitragem e agora,
depois da óbvia queixa da agressão bárbara de Slimani (a segunda, depois de Arouca), eis que o "4a escolha" - que agora fala todos os dias para o Record - lá veio dizer que o Sporting apresenta queixa não de uma agressão mas de cinco...

Lembram-se daquela da academia dos chineses? Se o Benfica abre uma, então eles abrem dez... Aqui é igual.

O sentido de ridículo do "4a escolha" está no mais ridículo que poderia estar. Diz ele que o Benfica (calado) vive obcecado com o Jesus e com o Sporting... Mas ele que não se cala no jornal do Sporting, o Record, não vive obcecado... Sim, na verdade ele não é obcecado, é apenas estúpido.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ADN

. 65 comentários
Antes de mais, sei perfeitamente que qualquer generalização é injusta pois não é possível pôr os ovos todos no mesmo saco e há sempre alguém que é excepção. Além disso fazer estimativas é sempre muito fácil, pois nunca correspondem exactamente à verdade, correspondendo sim à ideia, sustentada, de quem as faz. Mas ainda assim, a ideia de escrever este post já andava na minha cabeça há algum tempo por causa das conversas que tenho com amigos e pelo que leio por aí.

Feito o disclaimer, na minha opinião pessoal, em Portugal há essencialmente o Benfica e o anti-Benfica. Creio que +/- 80% dos adeptos portugueses cabem nesta caracterização. Sendo os restantes 20% verdadeiros sportinguistas, portistas ou adeptos de outros clubes (grande minoria). Acho que apenas uma ínfima parte dos tais 10 milhões de portugueses é verdadeiramente adepto (em exclusivo) do clube da sua cidade.

Assim, descartando a tal “grande minoria”, temos 4 grupos cujo ADN é, digamos, analisável: Benfiquistas; anti-Benfica; lagartos e tripeiros.

Os três últimos são de fácil caracterização:

- Os anti-Benfica têm apenas um objectivo: odiar e destruir tudo o que diga respeito ao Benfica. Nada mais simples de definir;

- Os lagartos gostam do seu clube, e têm a mania que são diferentes, mas tudo o que realmente querem é… regressar às origens. Têm dúvidas disso? Uns poucos exemplos recentes:

  • O Benfica cria a Benfica TV, e o que fazem os lagartos? Copiam e criam a Sporting TV.
  • O Benfica coloca uma rede de segurança nas bancadas, e o que fazem os lagartos? Copiam e instalam uma rede no seu estádio.
  • O Benfica abre academias na China, e o que fazem os lagartos? Copiam e fazem o mesmo.
  • O Benfica cria o “Comboio Benfica”, e o que fazem os lagartos? Copiam e criam o “Comboio Verde”.
  • O Benfica faz uma homenagem a Eusébio e põe o seu nome nas camisolas durante um jogo oficial, e o que fazem os lagartos? Copiam a ideia e homenageiam Peyroteo da mesma forma.
  • Etc.
Não é à toa que se fica “verde de inveja”! Vale tudo para se compararem ao Benfica, mas apesar disso estes ainda revelam a capacidade de preferir a vitória do seu clube do que a derrota do Benfica. Conseguir conjugar ambas situações é tudo o que ambicionam, pois a competição mais importante para eles é o “Campeonato da Segunda Circular”;

- Os tripeiros têm a síndrome regional e não olham a meios para ganhar. Vale tudo, literalmente tudo, para conseguir vencer e sair da pequenez que os caracteriza. Nem vale a pena voltar aqui a repetir o que já é do conhecimento público relativamente a um clube cuja direção o tornou assumidamente corrupto.

Agora os benfiquistas… esses sim, são difíceis de entender. O ADN vermelho tem muitas variantes e o benfiquista é realmente complicado de definir.

Ora estão felizes e eufóricos, ora estão deprimidos e pessimistas. Tão depressa lhes dá para puxar pela equipa como para assobiar os seus jogadores, assumindo por vezes posturas cruéis do tipo Michael Thomas. Mas logo a seguir são capazes de gerar uma onda imparável que os leva a “Reservar” tudo e um par de botas.

Para complicar ainda mais a caracterização, há, a meu ver, vários tipos de benfiquistas. Talvez a linha cronológica ajude a explicar as diferenças entre alguns deles:

  • Há os que vivem no passado, pois tiveram o privilégio de ver as nossas maiores conquistas e que depois de um longo período decepcionante só conseguem ver defeitos em tudo o que é feito no clube. 
  • Há os que nasceram e cresceram no período pré-domínio (falseado) dos tripeiros, que ainda viram o Benfica ganhar campeonatos antes de Pinto da Costa conspurcar completamente o futebol português. Estes, nos quais me incluo, tiveram que, depois de algumas alegrias, suportar ver o fcp a dominar (de forma corrupta) o futebol português. 
  • Há os que nasceram e cresceram durante o período de domínio (falseado) dos tripeiros e a fase negra da história do Benfica (Vales e Azevedos, Damásios, Artur Jorges, etc…). Estes são aqueles que mais aprecio, pois são benfiquistas que não baseiam o sentimento pelo clube nas suas vitórias. 
  • Há ainda os mais novos que, já viram o Glorioso ganhar 3 campeonatos nos últimos 6 anos. Apesar de não ser uma mudança de domínio no futebol português, é de certeza uma ruptura com o passado. Estes pequenos benfiquistas ainda têm muito que crescer. 

A irregularidade dos adeptos benfiquistas é a sua fraqueza, pois são incapazes de conseguir manter o mesmo espírito nas vitórias e nas derrotas. Isso e a mania de que somos os maiores. E realmente somos os maiores, mas cagar de alto é fácil quando temos mais adeptos, mais troféus, mais história, etc… O problema é quando isso nos sobe à cabeça e dá lugar a uma sobranceria que, juntamente com a corrupção azul e branca, nos fez perder tanto nos últimos 30 anos. 

Mas esta conversa toda para dizer o quê, neste exato momento? Essencialmente é mesmo para criticar a pouca ou nenhuma paciência dos benfiquistas. Pessoalmente espero que Rui Vitória fique no Benfica até ao final da próxima época. Independentemente dos resultados.

E porquê? Pela estabilidade e porque acredito ser o treinador ideal para o tal “novo paradigma”. Mas o problema atual dos benfiquistas é mesmo de ADN. Queremos resultados já! Queremos dominar o futebol português já! Só falta mesmo querer ser campeões já!... Não estamos mentalizados para ver mais à frente. Ou olhamos para trás, ou para o presente. Queremos tudo e já! E muita da contestação atual é precisamente porque não somos capazes de “mudar o chip” e pensar no que é melhor para o Benfica a médio e longo prazo.

Como é que acham que se sentiram os adeptos do Manchester United no ano passado? Invadiram o centro de estágio? Assobiaram a equipa? Mas o nível de exigência lá não é maior que cá?
Bla bla bla… o Rui Vitória não tem 1/100 da experiência do Van Gaal! Bla bla bla…
Pois, mas o Manchester United é muuuuito mais rico e tem mais soluções que o Benfica.

E o Wenger? Ui… como é possível os adeptos do Arsenal não terem ainda iniciado uma revolução em Inglaterra? Como aguentam??  Falta de ambição? Serão pouco exigentes?? Só podem estar a brincar…

ELES DÃO TEMPO À EQUIPA. 

Eles até podem manifestar desagrado, e naturalmente que o fazem, mas não me parece que tenham o nosso temperamento instável. Bem sei que nós somos latinos e fervemos em pouca água. Bem sei que o campeonato inglês não tem nada a ver com o nosso. Bem sei que há, FELIZMENTE, muitos benfiquistas que não merecem esta critica (e a esses peço-lhes que a ignorem pois não se enquadram nela), mas porra… a bipolaridade dos restantes (maioria) é demais!!

Obviamente que também sei ver que não estamos a jogar a ponta de um corno, e que a esse nível estamos mal habituados, mas… e que tal dar tempo ao Rui Vitória? Pode até não ser bem-sucedido, mas sem tentar nunca saberemos se vai resultar. Ele esta ou não está a tentar aproveitar os nossos, os da casa? Ele já provou ser capaz de potenciar jogadores. Ele conseguiu ou não passar a fase de grupos da Champions? Não fiz as contas, mas se calhar Rui Vitória já nos deu mais dinheiro esta época do que o JJ nas 3 últimas, em termos de resultados europeus...

Concordo que ele, Rui Vitória, tem também que “mudar o chip” e crescer como treinador. Competência eu reconheço-lhe, apesar de perceber que tem ainda que subir um degrau e mostrar-se mais agressivo e seguro nas suas decisões e comunicações.

O que é que vos chateia realmente? Perder 3 vezes contra o sporting? Perder contra o JJ? Perder o Tri? A mim também chateia isso, mas temos de ser superiores e deixarmo-nos de olhar a curto prazo.

É certo que a “estrutura” não deu as melhores condições a Rui Vitória. Mas e os benfiquistas, estão a dar?

Oitavos de final da Champions garantidos.

. 40 comentários

Por via da vitória do Atlético Madrid.

Encaixe financeiro e possibilidade de atacar a próxima eliminatoria já com os tão necessários reforços de inverno.

Boa campanha face ao histórico dos últimos 6 anos.

Astana 2 - Benfica 2.

. 100 comentários

Foi uma oportunidade perdida, em especial porque permitia encarar o próximo jogo sem a pressão do resultado.

Quem quiser continuar a achar que o problema é só o treinador, faça o favor.

MONSTRO! Que classe...

. 34 comentários

Aí vão três do Eliseu...

. 69 comentários
... é o chamado auto-goleador! Esteve nos últimos três golos sofridos pelo Benfica...

Os heróis dos adeptos...

. 20 comentários

Corria o dia 2 de Setembro do ano passado, ainda sob égide do grande mestre da táctica, chegava Cristante. Na altura eu escrevia este tópico: Eis o craque Bryan Cristante E como podem ver pelos 61 comentários, era só visionários. O Cristante era o novo "coiso e tal"... mas volvido mais de um ano, o Cristante não passa de um "tal e coiso", de mais 6 milhões de euros que, a juntar aos 9 milhões do Jimenez e outros tantos milhões que ficaram em Carcela (4), Taraabt (3), Talisca (4) ou Pizzi (6 - 50%), davam para comprar um craque ao Real Madrid de 17M€ (+ salarios de 5M brutos ao ano).

Quanto eu falo em apostar na formação, é disto que eu falo, é desta optimização de recursos que devem ser canalizados para um ou dois jogadores de 5, 7, 10M€, que se vêem juntar a jogadores experientes que temos que ter capacidade para segurar no plantel (como é Luisão e foi Maxi ou Cardozo) e que vão ter o complemento de jogadores da formação, três, quatro, cinco que vão integrando o plantel ano após ano.

Olhando para o banco do SLBenfica no jogo de hoje, com Cristante e Carcela que não vieram para acrescentar nada e, pelo contrário, colocam nos jovens da formação o "peso" de serem a única solução viável, neste momento é que temos que compreender que o paradigma tem que ser invertido, porque o SLBenfica não pode mais suportar os custos que vão representar as saídas destes jogadores.

Salvo alguma movimentação estranha de mercado, dificilmente o Benfica recuperará o investimento feito nos jogadores acima mencionados (que pague os custos de transferência, prémios, salários, etc.) e foi muito relativo o benefício desportivo que esses jogadores deram. O caso de Cardozo, como sabem não sou particular admirador, mas não tendo dado retorno financeiro, deu excelente retorno desportivo.

É um orgulho para mim, enquanto benfiquista, ver Renato Sanches ser titular do SLBenfica na Liga dos Campeões, sem que isso represente uma decisão inevitável, ou seja, o Renato não joga porque outros têm que descansar, não joga porque não há outros... joga porque é muitíssimo forte.

CARREGA BENFICA!

O que querem ouvir do Presidente?

. 68 comentários

É isto que querem? É isto mas dito pelo Presidente? Ou preferiam isto?


Ou será que querem que o Presidente venha dizer que este ano será uma aposta de risco desportivo porque decidiu - e a meu ver bem - fazer um ajustamento do nível de investimento (o mais baixo desde Fernando Santos) e mesmo assim gastou 80% do dinheiro mal gasto (Jimenez, Taraabt e Carcela)?

Tanto criticaram as palavras do Jesus sobre os jogadores terem que nascer 10x e agora querem que o Presidente venha dizer que com os jovens da formação tudo é mais difícil, porque ainda têm um caminho a percorrer, não obstante serem quase uma certeza que virão a ser jogadores muito acima da média?

Eh pah a sério... digam lá o que querem?! É chorar as arbitragens quando a qualdiade jogo é sofrível - esquecendo que tal ocorreu imensas vezes no ano passado, com vitórias "à justa" e com situações que, e é isso que nos distingue dos sportinguistas, em algumas vezes foram uma sorte terem sido assim decididas pelos árbitros que tinham receio do impacto mediático de errar, tal como este ano com o Sporting de Proença, perdão de Bruno?

PAREM! A sério, parem! Lamentem os jogos menos bons, desejem jogos melhores, mas parem com a hipocrisia típica de quem é um fantástico analista de casos ocorridos, mas que na verdade - e basta ler o tópico em que tiveram que dar os vossos próprios caminhos - não fazem ideia de como fariam melhor.

Não contem comigo para desejar ver o meu clube arrastar o nome na lama dos jornais ao ponto de nem sequer conseguir construir uma credibilidade que me valha um patrocínio na camisola de um clube histórico.

Não contem comigo para hipotecar futuros económicos e financeiros do clube a troco de um título no imediato. Já tive a minha "travessia no deserto", obrigado. De que nos serve fazer como Bruno de Carvalho que, a menos de dois anos vai colocar os adeptos, depois de entusiasmados com um ou dois títulos comprados com dinheiro e manobras alheias, perante a necessidade de aceitarem o reforço de posição de um accionista de referência, perdendo a maioria da SAD?

É isso que querem? A troco de um título ou dois oferecer o SLBenfica a um qualquer Alvaro Sobrinho que venha funcionar como o Vitor Santos (Bibi) funcionou no SLBenfica há muitos anos? O que querem é um clube onde o ordenado, a casa e as exigências do treinador são pagas pelo investidor, deixando-nos reféns dos caprichos dessa gente?

O que querem é ter uma estrutura, sim, mas que não batalha pela sustentabilidade do Clube, como fazem Lourenço Coelho, Bruno Mendes e muitos outros, mas sim que batalha pela intimidação e pressão sobre os árbitros de modo a que eles em caso de dúvida optem pelo seu clube? Não... isso foi com o FCPorto de Pedroto, foi com o Benfica de Jesus e é agora com o Sporting de Jesus.

No SLBenfica segue-se uma linha porventura menos imediatista em termos de conquistas, mas seguramente mais sólida e sustentável do que a "escola Pedroto" seguida por Jesus e Bruno de Carvalho.

Eu não quero ouvir o Presidente e desejavelmente preferia que Rui Costa e Rui Vitória se calassem também... Quero ver a equipa a jogar melhor, quero o regresso de Salvio, quero Cervi em Janeiro a ser preparado para a próxima época juntamente com Zivkovic, quero Renato Sanches a continuar a crescer e quero desejar que não seja já neste ano que o Real Madrid leva o Gonçalo Guedes, porque tanto o Real como o Gonçalo têm a ganhar com mais um ano na Luz. Quero ver partir Gaitan, merecidamente, com uma transferência ao nível da sua magia e dedicação, quero ver o Nelson Semedo a continuar a superar Maxi em qualidade e dedicação. Quero ver a sucessão do Luisão a ser preparada, quero ver o João Carvalho e o Diogo Gonçalves a começarem a seguir as pisadas do Renato no final da temporada, quero tudo isto... e muito mais.

Que onze para hoje?

. 16 comentários

Lista de convocados:

Guarda-redesJúlio César, Ederson e Paulo Lopes;

Defesas: Lisandro, Eliseu, Sílvio e Jardel;

Médios: Samaris, Pizzi, Cristante, Talisca, André Almeida, Carcela, João Teixeira e Renato Sanches;

Avançados: Raúl Jiménez, Jonas, Gonçalo Guedes, Nuno Santos e Mitroglou.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

A pergunta que se impõe :

. 10 comentários

É preciso inaugurar uma Casa do Benfica para o presidente aparecer?

Veja lá se é muito incómodo vir tomar a dianteira na defesa do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira.

A ditadura da UEFA.

. 15 comentários

" A BTV tinha prevista esta terça-feira a transmissão em direto, como é habitual, do encontro caseiro do Benfica B, marcado para as 17 horas, diante do Oriental, referente à jornada 16 da Segunda Liga.

O encontro estava na programação do canal, mas acabou por não ser transmitido, depois da UEFA ter informado a FPF de que não era permitida a transmissão do encontro, devido aos regulamentos da entidade que rege o futebol europeu.

Em causa está o facto de à mesma hora estarem a ser disputados encontros da Liga dos Campeões, prova máxima de clubes no continente europeu e que, segundo os regulamentos, tem de ter exclusividade em solo europeu.

Quer isto dizer, quando estiver a ser transmitido um encontro da Champions, nenhum outro jogo de outra competição de futebol pode ser emitido em direto."
- Record.

Rui Gomes da Silva avança...

. 79 comentários
...na defesa do Benfica. Haja alguém que o faça.


O programa da SICN “O Dia Seguinte” teve a novidade de revelar um Rogério Alves muito nervoso e inseguro, o que é de estranhar face ao momento do Sporting, um Guilherme Aguiar calmo e sereno aproveitando o clima agreste entre os clubes de Lisboa e um Rui Gomes da Silva seguro e bastante incisivo. Diria eu, ao ataque.

De facto foi a segunda vez que Rui Gomes da Silva discorda claramente da política de comunicação do clube face aos sucessivos ataques de que tem sido alvo e face ao momento crispado do futebol português que acaba por afectar tudo e todos, árbitros inclusive.

Entre outras coisa, Rui Gomes da Silva afirmou que Rui Costa, à falta de Vieira, já deveria ter vindo a público à muito tempo.

E o peso da opinião de Rui Gomes da Silva já provocou os primeiros efeitos.

Rui Costa, limpando o pó que a prateleira a que está votado acumula, finalmente resolveu abrir a boca e vir a público esboçar a defesa do Benfica.

Pena é que tenha aparecido só para proteger Luis Filipe Vieira e porque foi picado para esse efeito.

Pena que se persista neste tipo de discurso como o de Rui Costa que fala muito no abstracto e não nomeia ninguém.

Mas não deixa de ser positivo que finalmente alguém da tão famosa estrutura tenha falado. Só que não chega. Porquê?

Os ataques ao Benfica não vêm só do Sporting. Há alguém que está a aproveitar os canhões apontados ao Benfica enquanto pode pois sabe que em determinada altura da temporada sobrará para si.

Não é Rui Costa que pode assumir publicamente o confronto ao mais alto nível e defender o clube.

É o presidente que tem essa missão.

Mas o que esperar de Vieira?

Farto deste futebol de "crianças interesseiras"

. 44 comentários

Estou farto desta merda!
Já nem sequer tenho vontade de abrir os jornais de manhã. O futebol português tornou-se uma "guerra" de palavras e bastidores que se julgava interrompida. Mas não...

Depois do "velho" Pinto da Costa ter sido vencido pela tentativa de "tomada de poder" de Luis Filipe Vieira, que pelos vistos não lutou pela limpeza, mas sim pelo lugar do "velho", eis que vem agora o Bruno de Carvalho fazer de Vieira, o "velho" e montar um "esquema" para tomar o lugar de Luis Filipe Vieira.

A conversa da estrutura já não tem que ver com desenvolver as equipas e melhorar os resultados, tem que ver com estar melhor apetrechados para atacar os adversários. Basta olhar para o papel ridículo do "4ª escolha" no Sporting e para o "choradinho" pós-jogo vergonhoso do Benfica.

Bruno de Carvalho, como fez Luis Filipe Vieira e como fizera antes Pinto da Costa, usam a imprensa e os adeptos para criar uma nuvem de fumo que esconda os seus esquemas de tentativa de controlar e influenciar os árbitros.

Em Portugal, "está por cima" quem tem mais relações na Liga e na FPF. Enquanto era tonto e desbocado, Luis Filipe Vieira assumiu-o. Atrás de uma lista infindável de ruidos absurdos, Bruno de Carvalho implementa-o também.

Parabéns ao Bruno de Carvalho que conseguiu "destronar" o frágil líder do futebol português e agora tem do seu lado o receio dos árbitros de serem notícia. Com enormes "telhados de vidro" dentro e fora do clube, os "velhos" Pinto da Costa e Luis Filipe Vieira não abrem a boca nem reagem e irão assistir de camarote às próximas conquistas do "tonto".

Lamentável futebol português... mas na verdade a culpa é dos tontos adeptos do Benfica, Porto e Sporting que a troco de uns títulos aqui e ali, ignoram a situação financeira crítica dos clubes, ignoram os benefícios - e persistem em focar as poucas vezes que são prejudicados.

Lamentável futebol português...

Quem defende os adeptos do Benfica? Ninguém!

. 33 comentários



Se o presidente do Benfica tivesse ido para a bancada, como era seu dever...

Se os elementos da Direcção do Benfica de preocupassem realmente com os adeptos que são a razão de o clube ser realmente grande...

Se houvesse alguém na estrutura de decisão do Benfica que se preocupasse realmente com os pormenores...

Esse alguém teria exigido à PSP a suspensão do jogo por falta de segurança junto do sector reservado aos adeptos do Benfica.

Para quem conhece Alvalade, o estádio tem um fosso entre o relvado e as bancadas. Para evitar acidentes, foi colocada uma rede de protecção em todo o fosso a fim de evitar acidentes.

Curiosamente, a rede de protecção esteve recolhida SÓ na parte onde estavam os adeptos do Benfica que ficaram sujeitos a poderem cair de muitos metros de altura para um fosso de betão.

A Direcção do Sporting agiu miseravelmente ao colocar em causa a segurança de quem pagou bilhete como os outros.

A Direcção do Benfica está demasiado preocupada em manter o poleiro para se importar sequer com estes pormenores.

A PSP, que fez um bom trabalho fora do estádio, esteve muito mal dentro do mesmo.

É o de sempre: os adeptos são o elo mais fraco. São os únicos que pagam do seu bolso mas não importam a ninguém.

Para quem coloca em dúvida isto, aqui está um vídeo que comprova o que digo.






O cúmulo do ridiculo

. 19 comentários
O day after do derby está a mostrar o futebol português na sua essência e a marca clara de personagens ridículas que nele gravitam e a ele chegaram recentemente ou voltaram...
Assim se vao destruir o futebol...

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Carta aberta ao presidente Luís Filipe Vieira

. 43 comentários


Oh presidente (desculpe a letra pequena, penso que estamos de acordo que nesta altura não merece mais), isto assim é uma valeta sem fundo que estamos a cavar, que você ajudou a aumentar desde o primeiro minuto...

Quando chegou ao Benfica, pela mão do Vilarinho, você viu-o a fazer a primeira limpeza e a construir a base para reerguer um monstro adormecido.

Depois disso, quando se tornou presidente, continuou esse trabalho com novas ambições e projectos. Rodeou-se de gente capaz, uma equipa forte, que pareciam dar garantias de sucesso.

A marca Benfica ganhou muito com isso, o centro de estágios é a sua maior vitória, a relação com os credores melhoraram, mas digamos que alavancada por uma dívida absurda e desproporcional face ao que era o Benfica na altura, dívida essa construída por si, mantida por si, aumentada por si, como se de uma autarquia se tratasse, como quando o Santana Lopes decide "outro há-de pagar, agora faço as merdas e que se lixe se não tenho dinheiro...".

Problema: chegou a um ponto que foi você que pagou a factura de tamanha barbaridade. Vir para a TV com reportagens encomendadas a dizer que não há problema de dinheiro no Benfica, dizer que o Rui Vitória vai ter as mesmas condições que o Jesus teve, dizer que a aposta na formação é um novo ciclo sustentado pela estrutura que, essa sim, é que ganhava títulos... epa... sei que engana muita gente e muita dessa gente tem votos na assembleia, mas isto não é política e o Benfica deu-lhe tão mais do que você ao Benfica, que me choca que minta com tanta facilidade com a sua família a ver.

Vir falar na dívida que herdou como sendo um monstro de 7 cabeças, e que decuplicou (sim, é x10...)... Eu entendo que para crescer, a dada altura, precisamos de nos endividar... é assim, mas porra, e fazê-lo de forma sustentada e sustentável?

Se me dissesse "epa, mas em 15 anos ganhei 10 campeonatos e ainda 1 caneco europeu...", eu quase que compreendia o lixo em que nos deixou quando lhe fecharam a torneira... mas não... em 15 anos ganhou 4 campeonatos, sendo que 3 deles foram nos últimos 6 anos com o Jesus... não foi a estrutura, não foi o seu expertise técnico, foi o sabido do Jesus que perdeu outros tantos de forma por vezes patética, é certo, mas trouxe 3.

Pior que tudo é que quando chegarmos às eleições, o seu golpe estatutário, aliado aos milhares de votos garantidos com os empregos que arranjou nas casas do Benfica espalhadas pelo país, garante-lhe nova eleição... muita da malta que come a reportagem encomendada, acha que é o nosso Dom Sebastião quando eu nunca pensei que o Sebas fosse coveiro antes de ser "Dom".

A curto prazo?

Dê a cara... não mande o Sr. Rui aos bichos com um discurso que não é dele... com um discurso patético que nos rebaixa e nos humilha. Essa forma de lidar com a derrota que nos diminui e nos resume aos merdas que não jogam nada e culpam tudo antes de olhar para o próprio umbigo.

O Benfica é mesmo muito maior que você, o Benfica deu-lhe muito mais do que você poderá alguma vez na vida dar ao Benfica, e este clube bem como muitos adeptos, não merecem o que se está a passar.

Não confio minimamente em si, mas admito que até você consegue melhor que isto... Salve-nos enquanto é tempo, porque estamos fartos do bailando e desta merda toda de regresso aos tempos em que no Natal estamos a ver tudo por um canudo. Que também foi do seu tempo, não se engane quem acha que Vieira é Jesus, há muito lá para trás.

Em tempos repetia que o seu maior erro foi despedir o Fernando Santos no início da época, ao manter o treinador actual, está novamente a decuplicar esse erro (sim, é x10...).

Cumprimentos de um descrente no seu trabalho, mas que ainda tem a esperança que caracteriza um apaixonado pelo seu clube.

por: gordovaiabaliza

Quão melhor fez Jesus que Rui Vitória no ano passado?

. 61 comentários

Ah e tal o plantel é mesmo do ano passado, "só" não tem o Lima e o Maxi... "só" dizem alguns, como se fossem jogadores menores na relevância da equipa, aos quais ainda se juntou a lesão do Salvio...

Seja como for, por esta altura no ano passado, Jesus estava melhor na classificação do campeonato e sobreviveu mais uma jornada da Taça de Portugal (caiu em Dezembro, NA LUZ, com o Braga) e estava pior na Liga dos Campeões onde já estava praticamente eliminado e agora está praticamente apurado.

Só para que fique claro...
Com "este plantel" Jesus não fez muito melhor na Taça, não fez melhor na Champions... apenas fez um campeonato mais sólido.

E no campeonato, não tendo ainda jogado com o FCPorto como já aconteceu este ano, o SLBenfica tinha à 10ª jornada um empate com o Sporting na Luz e uma derrota com o Braga. Nos outros oito jogos, em metade deles vencemos pela diferença minima de um golo!

Nesta temporada, não em 10 mas em 9 jogos, o SLBenfica tem não 8 mas 6 vitórias (potencialmente serão 7).

Na prática, face à equipa anterior o tal "mesmo plantel mas sem Lima e Maxi" faz melhor na Champions, quase a mesma merda na Taça de Portugal e tem três derrotas ao invés de um empate e uma derrota. Ah, e no ano passado também não vencemos o Sporting em nenhum dos dois jogos (empates a 1-1 na Luz e AlvaLIDL).

... A estatística é lixada! Assim visto, Rui Vitória faz pouco menos que o "catedrático", mas com menos recursos. 

O hipotético (e provavel) cenário da saída de Rui Vitória

. 169 comentários

Vamos lá ver essa vossa capacidade de passar do "bitaite" para a acção. Tomemos como hipótese (que vai acabar por acontecer) a saída de Rui Vitória:

- O que faria cada um dos nossos leitores, caso fosse Presidente do SLBenfica?

E vá lá, poupem-me à vossa humilhação de evitarem a resposta directa ou de se escudarem no "ah e tal não deveria era no passado, bla bla bla".

Já se percebeu que, além dos sportinguistas que aqui vêm por aquele sentido normal de inferioridade face ao Benfica que os faz falar de nós e como nós a toda a hora, estamos cheios de analistas e especialistas em perceber a situação e apontar culpados... e o resto? 

VAMOS LÁ! Será que conseguem passar de "bitaites" para gente séria?

Acreditar em Rui Vitória não é ser cego

. 52 comentários
Vamos lá ver se nos entendemos... eu gosto do Rui Vitória e mantenho a minha opinião, como entendo que o Paulo Fonseca é um excelente treinador - o que não o impediu de ser bom em todo o lado e ter fracassado no FCPorto. O exemplo que dou de Paulo Fonseca não é inocente. Rui Vitória vai, nos próximos meses, acabar por sair do SLBenfica, como Fonseca saiu do FCPorto, precisamente por ser vítima do momento, da transição forçada e por ser um alvo fácil e que se torna fácil.

Ou seja, Paulo Fonseca conseguiria fazer melhor que Vitor Pereira e que agora Lopetegui? Claramente! Mas para tal precisaria de ter tido o mesmo tipo e nível de recursos, a mesma protecção.

Já no caso de Rui Vitória é diferente. Ninguém estava a espera que fizesse melhor que o melhor. Jesus, sempre o escrevi, é o melhor treinador que o Benfica podia pagar naquele momento. Se o Jesus pretende continuar a ganhar tantos milhões, passou a ser mais um do lote dos que o Benfica não pode pagar. Convençam-se disso: O Benfica, aliás eu diria nenhum clube em Portugal, é sustentável a pagar salários de 4 ou 5M€/ano a treinadores e 1,5 ou 2M€/ano a jogadores. Aprendam a aceitar isso e não me venham com as balelas das vendas de jogadores...

... basta olharem para o mercado de transferências mundial para perceberem que já não se vão continuar a vender jogadores pelas verbas pornográficas. A em jogadores formados nos próprios clubes como fonte de qualidade e como fonte de receitas futuras é um dado que todos os clubes estão a seguir para colmatar esta situação.

Se eu teria preferido manter Jorge Jesus, com este disposto a fazer parte desta transformação, transformando-se a si próprio e à sua forma de viver e estar no clube, porventura com algum impacto nos resultados desportivos imediatos... claro que sim.

Porém não foi possível e essa página está virada. Entre as opções "DJ" (depois de Jesus), Rui Vitória pareceu-me a mais sólida na perspectiva que seria a aposta capaz de fazer esse caminho de mudança sem receio de apostar.

Só que não foi criada a sustentabilidade para essa "aposta". Ou seja, Rui Vitória, como Paulo Fonseca, recebeu o plantel que o anterior tinha, mas com muito menos soluções e ainda uma "guilhotina" na cabeça para apostar na formação. Convenhamos, tem tudo para correr mal...

... Ora, se a isto juntarmos o facto de o treinador quando chegou ser demasiado pequeno para ser grande, ou seja, ter ainda muito a provar para poder exigir ou impor o que quer que fosse... temos o problema criado.

"Rui Vitória continua a querer jogar à Jesus, mas não sabe" dizem alguns. Ora, o Rui Vitória - exceptuando as lesões importantes (Salvio e Fejsa) e as saídas (Lima e Maxi) tem basicamente a mesma equipa que Jesus tinha. É suposto que depois de seis anos de Jesus a procurar o melhor caminho nestes jogadores, agora Rui Vitória "descobrir a pólvora"? Não...

O plantel de Rui Vitória é curtíssimo! Tirem lá o Gaitan, Jonas, Samaris (agora) o Luisão e quem pode entrar? NINGUÉM! Aliás, atentem no facto de nem sequer a saída do Guedes e do Semedo, que subiram da equipa B, têm substitutos à altura. Reparem bem na situação: jogadores que subiram da equipa B, um deles com 18 anos, não têm substituto/alternativa de qualidade no plantel. Surreal!

Excluindo o DESASTROSO investimento em Jimenez, o investimento no plantel foi praticamente zero e o que custou dinheiro (tirando o empréstimo de Mitroglou) foram investimentos que valeram zero (Carcela, Taraabt, etc...).

Portanto, Luis Filipe Vieira está perante a "Tempestade Perfeita": O plantel, que no ano passado já não tinha qualidade e beneficiou da qualidade do ex-treinador e da incompetência do Lopetegui, é este ano ainda mais fraco, além de ser fraco tem bastante menos soluções/alternativas, o clube não tem dinheiro e/ou acesso a crédito como tinha no passado para suportar a mudança do paradigma, os jovens da formação (ainda) não podem ser solução... e como se não bastasse, Rui Vitória não ajuda nada e acumula erros típicos de "dores de crescimento".

Solução? Bitaites já aqui li muitos. Curiosamente a solução para todos os males, na cabeça de alguns, era não ter dispensado Jesus. ignorando claramente as condições em que ele trabalharia. Ou melhor, ignorando que simplesmente Jesus não ia querer ficar cá nestas condições e iria sempre querer sair nestas circunstâncias.

Volto a insistir: A questão não é a saída de Jesus, a questão é os reais motivos que ficaram por trás da necessidade de alterar a política de forma drástica em tão curto espaço de tempo e num momento em que era vital ter capacidade de aguardar mais um ano... mais dimensão ganha a "tempestade".

Se juntarmos a isto a passividade com que o foi endereçado o tema das eleições na Liga, em que o Benfica sai claramente prejudicado pelo ressurgimento de um sistema que claramente agora privilegia o SportingCP e o FCPorto. Em caso de dúvida as arbitragens agora são sempre favoráveis a estes dois, como passado recente foram favoráveis ao SLBenfica.

Não baralhem os temas, s.f.f..

. 64 comentários

Lá por abordar a prestação do Jorge Sousa e achar que ele mais uma vez fechou os olhos à violência do adversário do Benfica, não quer dizer que o Benfica é derrotado por isso.

O Benfica é derrotado por culpa própria.

Essa culpa deve ser assacada ao treinador, num primeiro nível. 
E ao falar em Rui Vitória, serei dos poucos que estou à vontade para o fazer. Nunca defendi a sua contratação, mas a partir do momento que se tornou treinador do Benfica defendi que precisaria de tempo para trabalhar e apresentar resultados. E precisava de reforços!

Defendia o despedimento de Jorge Jesus desde a sua segunda temporada. Continuo a ter a certeza de que é um treinador muito limitado e demasiado pequeno para o Benfica, não querendo dizer com isso que não trabalha e não tem mérito no seu método. Nunca o disse e não será agora que vou começar. 
O jogo de sábado comprovou que só frente aos jogadores que conhece como ninguém é que JJ fez brilharetes este ano. 
E JJ deve agradecer o futebol razoável apresentado pelo Sporting a Leonardo Jardim e a Marco Silva, que montaram esta equipa e esquema. Aliás, o tão propagandeado dedo de JJ neste Sporting é quase ridículo. 

O Benfica começar o jogo a ganhar. A gestão tinha que ser feita de outra forma e Rui Vitória deixou que a equipa jogasse demasiado receosa.
Jogando em casa e em crescendo, o Benfica sujeitava-se ao golo do Sporting. 
E esses golos nascem do ponto principal: a falta de qualidade do plantel.

Por mais que queiram apontar a Rui Vitória, a falta de qualidade do plantel vê-se nestes momentos.
Faltam laterais de qualidade, faltam centrais de qualidade, falta um cérebro para o meio-campo.
Ninguém joga bem com jogadores medianos. 
Pizzi, Eliseu, Talisca, Silvio ou Jardel são medianos. Na melhor das hipoteses seriam opções de banco. 
Luisão sem um Garay ao lado fica exposto à sua idade. 

Por isso é que no ano passado por esta altura estavamos prestes já a estar fora das competições europeias e já tinhamos ido embora da Taça de Portugal com o colosso Braga. Lembram-se de quem treinava o Benfica nessa altura? Lembram-se de quem disse que olhava para o banco e não via ninguém melhor para entrar na equipa?

Então não sejam hipócritas quando vêm falar no plantel campeão do ano passado! Foi campeão por incompetência do basco e porque o Benfica só precisou de jogar os jogos do campeonato em 2015!

Rui Vitória é responsável por o Benfica ainda não ter um fio de jogo? Sim é.
Mas se viram hoje o "Playoff" da SICN espero que tenham escutado o João Alves. 

Não foi Rui Vitória que planeou o plantel ou a pré-temporada. Levou com isso tudo. É culpado de ter aceite que o fizessem de parvo? Sim, é. E não quero acreditar que se deixe condicionar nos jogadores a utilizar. Seria demasiado grave.

Mas se querem responsabilidades, olhem para a "estrutura"! "Eles" é que decidiram.

domingo, 22 de novembro de 2015

Jorge Sousa, o melhor cego que veste de preto

. 91 comentários


Fora tudo o resto que já se escreveu, não pode passar em claro a prestação de Jorge Sousa.

Não é a primeira vez que este árbitro apita um jogo em que a violência é utilizada como arma contra os jogadores do Benfica.

Já na final da Taça da Liga em 2010, este foi o árbitro que fechou os olhos às agressões dos jogadores do FCP perpetradas aos jogadores do Benfica. Vejam no YouTube.

Jorge Sousa pode ser um bom árbitro, mas só quando quer.

Foi uma vergonha a falta de sanções adequadas à violência, nomeadamente do carniceiro argelino.

Claro que tudo isto passa ao lado da direção do Benfica.

Ser presidente do Benfica...

. 55 comentários

...não é esconder-se no balneário como Vieira voltou a fazer ontem.

Quantos jogos viu Perez no balneário? Ou Rummenigge? Ou outros líderes de clubes grandes?

Quem é que veio a público defender o Benfica da tremenda pressão colocada sobre as arbitragens?

O presidente teria que ter sido o primeiro a fazer isso. Preferiu esconder-se.

Luís Filipe Vieira alia a sua incompetência na gestão desportiva à falta de noção do que é liderar um clube com a grandeza de um Benfica.

A sua postura é de um líder de clube de bairro. É de um Alverca.

Enquanto Vieira se refugia no seu castelo, rodeado pela sua corte de culambistas, o Benfica afunda-se como resultado da sua incompetência profunda e falta de amor ao Benfica.

É preciso assumir a sua incompetência, Sr Luís Filipe Vieira!

. 117 comentários


Não me venham com Rui Vitória.

Não me venham com o futebol fraco.

Querem responsabilidades? Peçam à estrutura!

Peçam ao presidente rei que faz do Benfica o seu recreio.

Peçam responsabilidades a quem não quis reforçar o plantel com qualidade mas preferiu continuar a reforçar os cofres das Doyens e dos Atléticos de Madrid.

Luís Filipe Vieira é a face desta derrota. Do fracasso que esta temporada está a ser.

É a cara da incompetência em gerir os objetivos desportivos de um clube tão grande.

Rui Vitória não se contratou a ele próprio. Não está a conseguir resultados e nem tem plantel para isso também.

O verdadeiro responsável é o incompetente Luís Filipe Vieira e a sua estrutura de lambe botas.

Continuem a bater palmas a estes chulos que dirigem o clube.

Agressão BRUTAL de Slimani a Samaris

. 40 comentários


Agressão de Slimani a Samaris



E antes disso ainda agrediu Julio César:




Slimani em duas jornadas...três agressões: agora, ao Julio Cesar e ao Samaris,
e antes com o Arouca esta:


"Limpinho, limpinho", dizia hoje Jorge Jesus.

Só os mais cegos não perceberam o rumo que o barco tomava

. 70 comentários
Amanhã pois, lá teremos os soldados Pedro Guerra e Rui Gomes da Silva na TV a fazer a defesa possível...

Haverá um penalty para mostrar, uma agressão do Slimani e merecer expulsão, lembrar-se-ão outros jogos onde o Benfica terá sido prejudicado e os de Alvalade beneficiados...

Talvez se volte a falar de SMS e de vouchers, ou se queira discutir se Jorge Jesus merece ou não ser pago pelo mês de Junho, enfim, os fait-divers do costume, e aos quais, sinceramente, já não ligo...

Talvez se volte a falar do Bernardo e do Cancelo, e a prova provada de como a Direção foi OBRIGADA A vender estes “excedentes”, quando no fim de contas até tinha ideias de trocar de treinador!

Alguns desculpam-se com a falta de investimento, esquecendo que por exemplo o Bi-Campeão Nacional investiu num ano de vacas magras mais dinheiro do que o terceiro classificado, e ainda assim não joga um terço;

Alguns virão com a história das saídas do Maxi e do Lima, esquecendo que do outro lado da Segunda Circular, faltam só Nani e Carrilho, apenas e só os dois melhores jogadores da época passada;

Alguns até já põe em causa a lealdade de jogadores como Eliseu e Jardel (terão certamente a TV avariada em casa ou então quando no estádio estão com os olhos em outra coisa qualquer), para dar conta do desnorte a que se chegou;

Rui Gomes da Silva e Pedro Guerra referirão pois uma série de coisas. Duvido muito que se volte a falar de aburguesamento da Direção, e de certezinha absoluta que não se ouvirá uma crítica que seja à Direção nem erros nenhuns para apontar...

Não, nada disso! A culpa é sempre dos outros! Os Soldados da Direção sabem bem a missão que têm em mãos, especialmente quando falam na TV e têm de defender junto das chefias a pouca luz que os deixam ter sobre eles...

Em suma, podem pois inventar as desculpas que quiserem, lançar as larachas que quiserem para desculpar o óbvio e aquilo que todos os inteligentes vêm...

Que esta equipa não joga nadinha!

Que este treinador tem falhado em toda a linha;

Que este treinador bate palmas e incentiva, enquanto o outro, o que não servia, mexe pedras, berra e dá novas ideias à equipa;

Que este treinador provou ontem no flash interview, na hora em que teve de fazer alguma afronta, a trocar penaltys contra por penalys a favor, e com os músculos faciais contraídos a mostrarem o quanto desconfortável e nervoso estava naquela posição, que de facto não tem estaleca para aquilo;

Que as apostas nos miúdos valem o que valem, e que só são grandes vitórias para aqueles com níveis de exigência baixíssimo! Sim, já se fala em jogadores apalavrados, e mais menos mês isto será coisa de mais milhão menos milhão, para todos irmos ver as nossas “bandeiras” irem brilhar para outro lado depois de meia dúzia de meses com a camisola da águia vestida;

A flash interview de Gonçalo Guedes ontem e mais uma vez, mete dó, e haveria de haver alguém da tal super-estrutura que “mandasse” dar a cara alguém com mais experiencia e poupasse um miúdo de 18 anos àquela triste figura;

Para alguns pois, o problema do passado continua a ser o ex-treinador... Chegar às finais todas não chegava para alguns... Felizmente chegámos todos a um ponto (apenas 5 meses depois) em que de facto não mais nos teremos de preocupar com finais perdidas.

A Direção que quis mostrar que havia vida para além de Jorge Jesus e que claramente falha redondamente em cumprir o que prometeu;

A Direção que quis mostrar que os êxitos dos últimos seis anos se deviam à tal Super-Estrutura, e que claramente hoje mostra, que se houve êxito, se deveu em 90% ao treinador que tinha;  

A Direção que este ano fez chegar à Luz mais uma dúzia de novos jogadores, onde num onze já por si fraco, não cabe mais do que um (!!) desses reforços;

Para alguns pois, aqueles que sempre defenderam esta politica e esta mudança, que aqui elogiaram a contratação dos marroquinos e dos novos Robben, como prova de que a Direção não andava a dormir, e que hoje vêm dizer que afinal, ah e tal, ao Rui Vitória não deram nada...

Àqueles que hoje também, ah e tal, a culpa é da Direção que fez isto e aquilo, e que contratou o Rui Vitória mas eu queria era o Marco Silva...

A esses pois, a Direção errou sim! A Direção errou em muita coisa, mas PRINCIPALMENTE em querer prescindir do treinador que foi o OBREIRO de muito do sucesso a que se assistiu no últimos seis anos!

E a Direção tem culpa sim, porque apesar dos méritos INQUESTIONÁVEIS do treinador que tínhamos, NUNCA o Benfica deveria ficar refém dos méritos de um treinador sem mostrar qualquer capacidade de reação e de fazer prolongar um ciclo vitorioso com outro BOM treinador qualquer, como acontece em TODOS os grandes clubes!

A Direção tem culpa sim, porque de facto escolheu um treinador que não serve;

A Direção tem culpa sim, porque sobrevalorizou o plantel que tinha e foi incapaz de detetar as suas insuficiências, ofuscada provavelmente, por alguns milagres que o ex-treinador ainda conseguiu fazer;

A Direção tem culpa sim, porque achou que era com meia dúzia de miúdos, os melhores com guia de marcha a muito curto prazo seguramente, que o ciclo ganhador continuaria;


A Direção tem culpa sim, porque de facto e 15 anos depois, a tal Super-Estrutura simplesmente não existe!

ranking