O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ADN

. 65 comentários
Antes de mais, sei perfeitamente que qualquer generalização é injusta pois não é possível pôr os ovos todos no mesmo saco e há sempre alguém que é excepção. Além disso fazer estimativas é sempre muito fácil, pois nunca correspondem exactamente à verdade, correspondendo sim à ideia, sustentada, de quem as faz. Mas ainda assim, a ideia de escrever este post já andava na minha cabeça há algum tempo por causa das conversas que tenho com amigos e pelo que leio por aí.

Feito o disclaimer, na minha opinião pessoal, em Portugal há essencialmente o Benfica e o anti-Benfica. Creio que +/- 80% dos adeptos portugueses cabem nesta caracterização. Sendo os restantes 20% verdadeiros sportinguistas, portistas ou adeptos de outros clubes (grande minoria). Acho que apenas uma ínfima parte dos tais 10 milhões de portugueses é verdadeiramente adepto (em exclusivo) do clube da sua cidade.

Assim, descartando a tal “grande minoria”, temos 4 grupos cujo ADN é, digamos, analisável: Benfiquistas; anti-Benfica; lagartos e tripeiros.

Os três últimos são de fácil caracterização:

- Os anti-Benfica têm apenas um objectivo: odiar e destruir tudo o que diga respeito ao Benfica. Nada mais simples de definir;

- Os lagartos gostam do seu clube, e têm a mania que são diferentes, mas tudo o que realmente querem é… regressar às origens. Têm dúvidas disso? Uns poucos exemplos recentes:

  • O Benfica cria a Benfica TV, e o que fazem os lagartos? Copiam e criam a Sporting TV.
  • O Benfica coloca uma rede de segurança nas bancadas, e o que fazem os lagartos? Copiam e instalam uma rede no seu estádio.
  • O Benfica abre academias na China, e o que fazem os lagartos? Copiam e fazem o mesmo.
  • O Benfica cria o “Comboio Benfica”, e o que fazem os lagartos? Copiam e criam o “Comboio Verde”.
  • O Benfica faz uma homenagem a Eusébio e põe o seu nome nas camisolas durante um jogo oficial, e o que fazem os lagartos? Copiam a ideia e homenageiam Peyroteo da mesma forma.
  • Etc.
Não é à toa que se fica “verde de inveja”! Vale tudo para se compararem ao Benfica, mas apesar disso estes ainda revelam a capacidade de preferir a vitória do seu clube do que a derrota do Benfica. Conseguir conjugar ambas situações é tudo o que ambicionam, pois a competição mais importante para eles é o “Campeonato da Segunda Circular”;

- Os tripeiros têm a síndrome regional e não olham a meios para ganhar. Vale tudo, literalmente tudo, para conseguir vencer e sair da pequenez que os caracteriza. Nem vale a pena voltar aqui a repetir o que já é do conhecimento público relativamente a um clube cuja direção o tornou assumidamente corrupto.

Agora os benfiquistas… esses sim, são difíceis de entender. O ADN vermelho tem muitas variantes e o benfiquista é realmente complicado de definir.

Ora estão felizes e eufóricos, ora estão deprimidos e pessimistas. Tão depressa lhes dá para puxar pela equipa como para assobiar os seus jogadores, assumindo por vezes posturas cruéis do tipo Michael Thomas. Mas logo a seguir são capazes de gerar uma onda imparável que os leva a “Reservar” tudo e um par de botas.

Para complicar ainda mais a caracterização, há, a meu ver, vários tipos de benfiquistas. Talvez a linha cronológica ajude a explicar as diferenças entre alguns deles:

  • Há os que vivem no passado, pois tiveram o privilégio de ver as nossas maiores conquistas e que depois de um longo período decepcionante só conseguem ver defeitos em tudo o que é feito no clube. 
  • Há os que nasceram e cresceram no período pré-domínio (falseado) dos tripeiros, que ainda viram o Benfica ganhar campeonatos antes de Pinto da Costa conspurcar completamente o futebol português. Estes, nos quais me incluo, tiveram que, depois de algumas alegrias, suportar ver o fcp a dominar (de forma corrupta) o futebol português. 
  • Há os que nasceram e cresceram durante o período de domínio (falseado) dos tripeiros e a fase negra da história do Benfica (Vales e Azevedos, Damásios, Artur Jorges, etc…). Estes são aqueles que mais aprecio, pois são benfiquistas que não baseiam o sentimento pelo clube nas suas vitórias. 
  • Há ainda os mais novos que, já viram o Glorioso ganhar 3 campeonatos nos últimos 6 anos. Apesar de não ser uma mudança de domínio no futebol português, é de certeza uma ruptura com o passado. Estes pequenos benfiquistas ainda têm muito que crescer. 

A irregularidade dos adeptos benfiquistas é a sua fraqueza, pois são incapazes de conseguir manter o mesmo espírito nas vitórias e nas derrotas. Isso e a mania de que somos os maiores. E realmente somos os maiores, mas cagar de alto é fácil quando temos mais adeptos, mais troféus, mais história, etc… O problema é quando isso nos sobe à cabeça e dá lugar a uma sobranceria que, juntamente com a corrupção azul e branca, nos fez perder tanto nos últimos 30 anos. 

Mas esta conversa toda para dizer o quê, neste exato momento? Essencialmente é mesmo para criticar a pouca ou nenhuma paciência dos benfiquistas. Pessoalmente espero que Rui Vitória fique no Benfica até ao final da próxima época. Independentemente dos resultados.

E porquê? Pela estabilidade e porque acredito ser o treinador ideal para o tal “novo paradigma”. Mas o problema atual dos benfiquistas é mesmo de ADN. Queremos resultados já! Queremos dominar o futebol português já! Só falta mesmo querer ser campeões já!... Não estamos mentalizados para ver mais à frente. Ou olhamos para trás, ou para o presente. Queremos tudo e já! E muita da contestação atual é precisamente porque não somos capazes de “mudar o chip” e pensar no que é melhor para o Benfica a médio e longo prazo.

Como é que acham que se sentiram os adeptos do Manchester United no ano passado? Invadiram o centro de estágio? Assobiaram a equipa? Mas o nível de exigência lá não é maior que cá?
Bla bla bla… o Rui Vitória não tem 1/100 da experiência do Van Gaal! Bla bla bla…
Pois, mas o Manchester United é muuuuito mais rico e tem mais soluções que o Benfica.

E o Wenger? Ui… como é possível os adeptos do Arsenal não terem ainda iniciado uma revolução em Inglaterra? Como aguentam??  Falta de ambição? Serão pouco exigentes?? Só podem estar a brincar…

ELES DÃO TEMPO À EQUIPA. 

Eles até podem manifestar desagrado, e naturalmente que o fazem, mas não me parece que tenham o nosso temperamento instável. Bem sei que nós somos latinos e fervemos em pouca água. Bem sei que o campeonato inglês não tem nada a ver com o nosso. Bem sei que há, FELIZMENTE, muitos benfiquistas que não merecem esta critica (e a esses peço-lhes que a ignorem pois não se enquadram nela), mas porra… a bipolaridade dos restantes (maioria) é demais!!

Obviamente que também sei ver que não estamos a jogar a ponta de um corno, e que a esse nível estamos mal habituados, mas… e que tal dar tempo ao Rui Vitória? Pode até não ser bem-sucedido, mas sem tentar nunca saberemos se vai resultar. Ele esta ou não está a tentar aproveitar os nossos, os da casa? Ele já provou ser capaz de potenciar jogadores. Ele conseguiu ou não passar a fase de grupos da Champions? Não fiz as contas, mas se calhar Rui Vitória já nos deu mais dinheiro esta época do que o JJ nas 3 últimas, em termos de resultados europeus...

Concordo que ele, Rui Vitória, tem também que “mudar o chip” e crescer como treinador. Competência eu reconheço-lhe, apesar de perceber que tem ainda que subir um degrau e mostrar-se mais agressivo e seguro nas suas decisões e comunicações.

O que é que vos chateia realmente? Perder 3 vezes contra o sporting? Perder contra o JJ? Perder o Tri? A mim também chateia isso, mas temos de ser superiores e deixarmo-nos de olhar a curto prazo.

É certo que a “estrutura” não deu as melhores condições a Rui Vitória. Mas e os benfiquistas, estão a dar?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

65 comentários

  1. voces são doentes... e a historia do anti-benfica é o auge dessa doença.

    A rede de segurança foi uma obrigação.
    A real madrid tv, a barcelona tv, a manutd tv... tudo uma copia da benfica tv.
    nenhum clube no mundo tem academias na china. Só o vieira é que teve essa magnifica e original ideia. salve o vieira.
    Viagem de comboio para levar adeptos... se foi o benfica a inventar isto. tá bem então
    Qualquer homenagem seja de que maneira for será sempre uma copia das homenagens ao eusebio.

    Por falar em copiar. E aquela ideia do sócio na hora? foi boa não foi?
    Vocês criticam tanto o sporting por falar do benfica que nem se vêem ao espelho. A segunda palavra mais utilizada neste blog é Sporting. E a terceira é provavelmente Jesus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens algum problema com isso? Até o bafo de onça começar a atacar diariamente o nosso clube, raramente se falava do SCP. É natural falar em Jesus. Não o blindámos impedindo de ir para os rivais. A história do SCP tem sido feita destas coisas. Uma coisa diferencia o Vieira, se imita o Barcelona ou o Real Madrid, não critica as instituições e depois faz o mesmo. Não sei se como adepto, podes dizer o mesmo do teu clube.

      Eliminar
    2. Pior que um lagarto burro, só dois lagartos burros ...
      A propósito de copiar, já conseguiram convencer a Qatar Airways para ser o vosso patrocinador oficial para a próxima época ...

      Eliminar
    3. Só faltava acusarem o Sporting de Lisboa de também ter querido copiar o patrocinador e ter andado a fazer-se à Catar Airlines !
      E vou dar outro exemplo: lá por o Benfica ter feito uma recontagem de sócios este ano, isso não significa que o Sporting de Lisboa vá fazer uma recontagem de sócios tão cedo.
      E por acaso o Sporting de Lisboa seguiu o Benfica na Liga dos Campeões ? Não! Escolheu a sua própria prova europeia.
      Espero que tenham ficado esclarecidas as dúvidas...

      Rui Pinheiro

      Eliminar
    4. Mais ridículo ainda:
      "Assim, descartando a tal “grande minoria”, temos 4 grupos cujo ADN é, digamos, analisável: Benfiquistas; anti-Benfica; lagartos e tripeiros."
      Como se os benfiquistas fossem todos anjinhos e não fossem anti-sporting e anti-porto.

      Eliminar
    5. Generalizar é parvo, no entanto tenha vários Amigos Sportinguistas só um ou 2 é que é Sportinguista, observei êxtases puros com as derrotas do Benfica muito superiores às vitórias do SCP. A inveja é da natureza humana e os benfiquistas não são menos invejosos têm é mais com que se alegrar. Quando tu vês os Cânticos anti-benfica e raramente vês cânticos anti-sporting creio que estamos falados, ou é necessário mais para demonstrar a dor de cotovelo???

      Eliminar
  2. Mais um grande post Ricardo. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Salgado26/11/15 10:36

      Caro Shadows, este post, julgo que não andará longe da verdade, revela quem em termos desportivos somos um país de 3º Mundo. Não existe cultura desportiva em Portugal. Em nenhum outro país do 1º mundo assistimos a uma coisa destas. Faz algum sentido a malta Vila do Conde (vejam-se os poucos adeptos que levaram à final da Taça), de Coimbra e Setúbal - são meros exemplos - serem do Benfica ou de outro denominado grande? Faz sentido que alguns o sejam, agora o que acontece é que a excepção é serem desses clubes. A falta de competitividade do nosso campeonato é uma consequência desta falta de cultura desportiva.
      Olhem para a vizinha Espanha, existem dois colossos, mas eles jogam em "casa" todos os jogos? Em Portugal o Benfica, em 17 jornadas, joga fora em Alvalade, Dragão, Braga e Guimarães. Isto faz algum sentido?
      Cumprimentos,
      Pedro Salgado

      Nota: tudo o resto que se discute é consequência daquilo que referi.

      Eliminar
  3. Daniel Alves26/11/15 00:18

    "Pessoalmente espero que Rui Vitória fique no Benfica até ao final da próxima época. Independentemente dos resultados"

    Caro Ricardo, eu enquanto lagarto (como me chama), subscrevo integralmente.

    Aliás, reforço os votos esperando que está qualificação na UCL seja premiada com a renovação de contrato do treinador.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Ao fim de 5 meses ainda não se vê futebol nenhum! Mais tempo só se for para queimar o plantel inteiro, de uma época para a outra passaram todos a ser pernas de pau? Não. O atual treinador é que não consegue tirar o melhor dos jogadores porque não sabe mais do que já mostrou. Quanto à aposta nos jovens, que outras opções tem o homem? O talisca que não aceita um passe a 1 metro? O meu problema com Rui vitória é que não jogamos a ponta de um corno! Não se pode ganhar sempre mas tinha a obrigação de ter uma equipa a jogar como tal, assim podem esquecer os jovens serão queimados na fogueira das derrotas como todos os outros.

    ResponderEliminar
  5. "Pessoalmente espero que Rui Vitória fique no Benfica até ao final da próxima época. Independentemente dos resultados"

    Caro Ricardo, eu enquanto lagarto (como me chama), subscrevo integralmente.

    Aliás, reforço os votos esperando que está qualificação na UCL seja premiada com a renovação de contrato do treinador.

    SL

    ResponderEliminar
  6. alerta vermelho26/11/15 00:44

    Caro Ricardo Zhora, na minha opinião este post serve apenas para ir preparando a mente dos BENFIQUISTAS que não ganharão nada nos próximos anos! Pelas tipologias em que enquadras os BENFIQUISTAS,e pelo que contas que assistis-te,és mais ou menos da minha idade, e como tal devias saber que o ADN do BENFICA.não é estar anos á espera para ganhar algo! Isso é mais para os vizinhos da segunda circular! Este post não passa de um esforço para tentar branquear a tremenda asneira que o presidente da nossa direcção teve, pois deitou fora a hegemonia do futebol nacional que tinha na mão por muitos anos! Sabes, eu tenho muito medo que Rui Vitória nem sequer qualifique a equipa para a Champions na próxima época! O presidente actual é um contabilísta e um comerciante, mas de futebol nada entende! Não deixando de lhe ser grato pelo que fez no passado, acho muito sinceramente que o tempo dele acabou pois perdeu a lucidez com que entrou! Urge encontrar um candidato credível, pois daqui para a frente, LFV, arrastar-se-á penosamente! Cometeu um erro grosseiro e histórico! Nem pense o amigo em pedir aos BENFIQUISTAS,que esperem anos para vencer títulos! Isso é que não é de forma alguma o nosso ADN!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos os três mais ou menos da mesma idade e embora concordando com parte do que o Ricardo Zhora escreveu não subscrevo tudo. E de facto este até pode ser um ano 0, toca a todos, vejam o Porto, mas está demasiado fraco até agora para considerarmos um ano 0, para mim é mais um ano -1. Ainda vamos a tempo é certo de ser o tal ano 0, ou um ano +1.

      Eliminar
  7. BRUNO DE CARVALHO REAGE À NOMEAÇÃO
    DE ARTUR SOARES DIAS PARA O SPORTING X BELENENSES
    Comentários vistos na net:

    socio****
    26-11-2015 00:25
    Continua a pressão sobre os árbitros antes dos jogos e ninguém faz nada. E querem tanto o vídeo-árbitro que se existisse esta época, tinham no minimo 4pts a menos e se calhar não tinham ganho na taça. Este ano vale tudo, mas aposto k não vão ser campeões. Só estão com pts de avanço à pala da pressao
    sscaleca
    26-11-2015 00:22
    Por isso é que o Sporting queria o Pedro Proença na Liga, para ser um pau mandado do Bruno de Carvalho. Desde que assumiu a presidência da liga ainda não abriu o bico, e deixa este Trombone dizer o que quer e bem lhe apetece. Até já o Rui Santos da SIC mostrou as suas cores. Isto está bonito está!!!
    tf1952
    26-11-2015 00:01
    Já está ele a coagir a arbitragem, mas será que ninguém põe cobro a isto. Será que ninguém se apercebe que os árbitros com o sporting é só notas negativas. Com o vídeo árbitro, não tinhas acabado os últimos jogos, queres que façam um boneco.

    «Há pessoas no Benfica que se deitam e acordam a pensar em Jorge Jesus» - Octávio Machado

    Eheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh
    Nem vale a pena dizer nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Txcómico, mas será que ate aqui, não fazes mais nada do que...!!! Copy???

      Eliminar
  8. "Pessoalmente espero que Rui Vitória fique no Benfica até ao final da próxima época." - Parei de ler aqui.

    Porquê? Porque raio haveria de RV ficar no Benfica além do fim da presente temporada? Vai ganhar competência? Mudar de um nível medíocre para um nível bom? Como tenho dito, juntamente com outros, aqui nos comentários, RV é um treinador que não serve para o Benfica, pelo menos para o Benfica que eu quero.

    RV disse que com melhores interpretes jogaria melhor futebol mas o que vemos é um Benfica que joga como o Guimarães treinado por ele. Joga com de espaços enormes intra e entre sectores, sem linhas de passe para o portador, sem contenção, marcando ao homem, desconhecendo o que é o controlo da profundidade, enfim, sem qualidade para uma equipa que quer ser campeã.

    Não creio que RV esteja sequer ao nível do Paulo Fonseca, por exemplo e falando de treinadores que estavam em equipas menores do nosso campeonato. Paulo Sousa ou Vitor Pereira estão a um mundo de distância dele. O Peseiro é um claro upgrade.

    Qualquer tempo que RV esteja no Benfica é tempo a mais. Já chega de ver a equipa a definhar, a passar de um colectivo de excelência para 11 gajos que se juntam ao fim de semana para jogar à bola!

    ResponderEliminar
  9. Caro Riccardo,

    Eu percebo o que quer dizer quanto a uma aposta de longo prazo, um novo paradigma que não se pode deitar fora por se perder 3 vezes seguidas com o Sporting, a equipa ter oscilações e ter perdido mal alguns pontos. Mas a questão é: há realmente algum novo paradigma? E se há, foi explicado aos sócios e adeptos?

    No Futebol vive-se o momento. E a prova disso e que a conquista de um bicampeonato depois de 30 anos parecia algo longiquo ( em nos e.na.comunicação social) a partir do momento que o JJ vai para o Sporting. Esse momento ultrapassou desde logo algo que levou dois anos a construir!
    Para alem disso, se ha um novo paradigma que se quer impor ele precisa, primejro , de ser assumido e depois de ser comunicado. Quando não assumimos desde a primeira hora que JJ era para sair começamos logo a fragilizar quem veio depois. E em cima disso, ele vai para um rival. Graças a essa falha todos nos ainda não conseguimos desligar, ainda estamos como que traumatizados. O que foi agravado pelas 3 derrotas.

    Se ha novo paradigma, ate resultante de necessidade de redução de investimento por dificuldades de financiamento, isto tem de ser explicado às pessoas.
    E para alem disso, necessita que as acções correspondam as palavras, e haja uma coerência.

    Ora, é tudo isto que falta, nada foi explicado taxativamente, e das acções factuais que temos conhecimento tb não podemos extrair que haja de facto um novo paradigma, porque quem contrata um jogador com o historial de Taarabt ou quem da 9milhoes por metade do passe de Jimenez não pode esperar que quem está deste lado compreenda o que quer que seja.

    Excelente texto, Um abraço

    ResponderEliminar
  10. CAROS AMIGOS E COMPANHEIROS
    REINA GRANDE CONFUSÃO
    NA ESTRUTURA DO LOL DE PORTUGAL

    VEJAMOS:

    NO FINAL DO JOGO DA TAÇA
    JESUS DISSE QUE TINHA ASSISTIDO
    A UMA EXCELENTE ARBITRAGEM

    NAS TVS NO DOMINGO À NOITE
    OS PAINELEIROS LIGADOS A ESSE LOL DE PORTUGAL
    INSISTIRAM QUE TINHA SIDO UMA ARBITRAGEM SEM MÁCULA

    EIS SENÃO QUANDO NA SEGUNDA FEIRA
    A ARBITRAGEM JÁ TINHA SIDO PÉSSIMA

    MEIA DÚZIA DE PENALTIS POR ASSINALAR
    E MEIA DÚZIA DE EXPULSÕES PERDOADAS

    EHEHEHEHEHEHEHEHEHEH

    AFINAL FOI BOA OU MÁ ?????

    QUEM É QUE SABE ???

    JESUS OU OS OUTROS??????

    EHEHEHEHEHEHEHE

    ORGANIZEM-SE

    PS- AGORA PARECE QUE APRESENTARAM QUEIXA DE JOGADORES DO BENFICA
    INCLUSIVÉ ATÉ DO JOGO PARA O CAMPEONATO

    TU QUERES VER QUE VÃO ARRUMAR COM A NOTA DO XISTRA
    ESSE AMIGALHAÇO ??????

    Ó XISTRA VÊ BEM O QUE FIZERAM AO TEU COLEGA JORGE
    CHEGOU AGORA A TUA VEZ

    AQUILO É À GATO.

    MAS AINDA ÁCERCA DAS QUEIXAS CONTRA JOGADORES DO BENFICA
    ATÉ QUE ACHO BEM DESDE QUE VÃO VER TODOS OS JOGOS
    DO SULIMANI, POIS COM O HISTÓRICO DELE TEREMOS
    O SEU AFASTAMENTO DESTE CAMPEONATO

    EHEHEHEHEH

    A CEGUEIRA CONTRA O BENFICA
    DÁ-LHES CABO DA MIOLEIRA

    ResponderEliminar
  11. foda-se, fazes me lembrar um prof duma cadeira que tinha a fama de ter conseguido o mestrado á custa dum projecto dum antigo aluno. nas aulas falava, falava, falava para CRL, a primeira meia hora da seguinte era para corrigir (ele próprio) o que tinha dito na anterior.
    isto para dizer que apreciei muito a parte dos tripeiros e acho absolutamente essencial esse tema. proponho um tema diário aqui neste blog a falar neles. e poderemos começar também cronologicamente a falar desde o dia 25/04/1974. temos tema para os próximos 41 anos. no fim dos 41 anos, poderemos sempre fazer o aniversário do post original.
    depois acusam me de ser um benfiquista camuflado da seita do presidente ... o que eu mais quero é que o benfica perca. todos os dias. todas as modalidades. e por muitos. o ideal era por falta de comparência. mas porra, é isto que querem?
    falem lá dos vossos assuntos, como podem melhorar o plantel, o que podem fazer para melhorar as exibições e acima de tudo, joguem á bola!
    forte abraço a todos e o dobro do que me desejarem.
    antónio joão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "o que eu mais quero é que o benfica perca. todos os dias. todas as modalidades. e por muitos. o ideal era por falta de comparência."

      Q.E.D.

      Eliminar
  12. João Carlos26/11/15 01:37

    Pois, mas antes do domínio falso dos frutas também existiram uns rapazinhos chamados Inocêncio Calabote e Inácio de Almeida (golo anulado ao Jordão num benfica 1-1 Sporting), esses sim irradiados do futebol por jogos onde o benfica saiu beneficiado. Para não falar do senhor Salazar que obrigou o clube do "povo" a ganhar para o "povo" ficar contente e não se lembrar que o "povo" até passava fome às vezes. Mas isto não era um "sistema", mas como os benfiquistas chamam: O período dourado hahaha

    Mas ok eu percebo que os adeptos benfiquista vivem noutro planeta como se pode comprovar aqui: http://geracaobenfica.blogspot.pt/2015/11/farto-deste-futebol-de-criancas.html

    Essa do anti-benfica é de rir, o estoril leva jogos para o algarve, o belém abre as pernas, os misérias do arouca jogam em aveiro, andaram 1 ano e tal a ser levados ao colo e estas tretas dos processos contra o Sporting.

    Resumindo, só não são anti-benfica os 280000 sócios e os 14000000 espalhados pela galáxia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Salazar era tão Benfiquista que foi o sporting que mais campeonatos ganhou durante o estado novo.
      Mas pronto, uma mentira repetida 1000 vezes...

      Miguel F.

      Eliminar
    2. O Benfica ganhou 20 campeonatos desde o inicio da contabilização (33-34) até 73-74 e o Sporting ganhou 14. Ora, sabendo que o Estado Novo durou (infelizmente) de 28 a 74, eu diria que não é assim uma mentira tão grande. Mas isto já se sabe que as contabilizações não são o forte desse lado. Saudações leoninas. Tiago Rodrigues

      Eliminar
    3. O Sporting desde o 25 de Abril tem quantos campeonatos? E antes isso, tinha quantos?
      Façamos depois a mesma coisa para o Benfica.

      Satisfeito com estas contas, Tiago Rodrigues?

      Já agora: quem proibiu o hino original do Benfica? Quem obrigou o Benfica a mudar de 'alcunha'?
      Outras questões: qual o único clube 'grande' que não fazia a saudação fascista nos jogos? Qual o clube que não inaugurou o seu estádio num dia 'querido' ao regime? E qual o clube que não só não tinha nas suas direcções altos quadros do regime, como tinha até conhecidos anti-regime?

      Já chega? É que posso continuar.

      Eliminar
    4. É de facto incorrecto dizer-se que foi o Sporting quem ganhou mais durante o Estado Novo, mas... Há um mas muito importante. Podemos dividir o Estado Novo em duas fases, uma inicial, mais fascista, que era prática em muitos outros países, essa fase vai de 28 a 61, que é o início da Guerra Colonial e aos poucos o regime acabou por passar para um regime autoritário mas não 100% um ditadura fascista, e é nesse período que o Benfica acaba por assumir o maior protagonismo. Por outro lado convém não esquecer que grande parte dos responsáveis do Sporting pertenciam a dois grupos de pessoas, ou militares de alta patente muitos deles com ligações à Legião ou à Mocidade Portuguesa, e outra parte às elites industriais e financeiras que estavam protegidas pela Lei do Condicionamento Industrial. Do lado do Benfica também havia gente com ligações ao regime, não sejamos ingénuos, mas as ligações eram bem menores.

      Eliminar
    5. MS o meu único ponto aqui foi corrigir algo que era falso. Marco, essa do quem era mais fascista é um exercício muito perigoso. Como devem saber no século XX português não era só a religião o ópio do povo, o futebol também o era. E, portanto, se um estado considera um ou mais jogadores como 'património nacional' e, portanto, não transferíveis para o estrangeiro, está bom de ver a promiscuidade existente na época. Isto para não falar de famosos casos de arbitragem. Parece-me claro que mesmo que o Benifca não tivesse ninguém ligado ao regime nas suas direcções, o que é falso, o facto de ser o clube mais popular tenha levado a que fosse tendencialmente, sublinho tendencialmente, mais favorecido. Assim, a pessoa comum não pensava tanto em política e outras actividades subversivas. As argumentações terão de ser sempre mais profundas do que um chorrilho de factos mais ou menos duvidosos. Interessante também de notar que entre 74 e 82 o Benfica ganha 4 campeonatos, o Sporting ganha 3 e o Porto 2. Sabem que dirigente assumiu funções em 82? Foi o ano do início da era mais criminosa do futebol português. Cumprimentos. Tiago Rodrigues

      Eliminar
  13. Epa....Puxem mas é o Autoclismo para esses Cagalhões verde vómito irem de vez esgoto abaixo......
    Não têm lá uma fossa séptica onde boiarem uns com os outros......
    Se se preocupassem mais a tentar regar o terreno onde um dia vai nascer um Pavilhão que já está pago......Mas como não é regado não nasce.....
    E de caminho paguem o Dizimo ao gordo Caloteiro que ele tem formação superior e mestrado em Roubar tudo e todos e tentar sair de fininho e a rir.....
    Quando um dia perceberem que aquela merda que impesta o cheiro da Capital já foi vendida aos pretos da lavagem , ai sim , chorem calimeros , chorem.....mas já é tarde.....

    ResponderEliminar
  14. Com certeza que o Sporting anda a reboque. Quem é que primeiro decidiu criar uma SAD em Portugal e adaptar o clube as novas regras do mercado? Quem foi o primeiro clube a decidir que era tempo de criar um novo estádio? Quem foi o primeiro clube a perceber o valor da formação? E já agora que clube se apercebeu disso depois e foi lá "buscar" gente sabedora da arte de formar? Ou ainda, quem criou a primeira academia em Portugal? Que clube começou a abrir academias pelo mundo todo (não só na China)? Vêm falar em pioneirismo, por causa de criar canais de TV? Homenagens? Daqui a pouco vão patentear a roda só porque o Eliseu está um pouco mais redondo, não? O que falta aí nessa missiva pós-lá-nos-safamos-no-casaquistão é o ADN lampiónico! Aquele da bazófia/ arrogância cega que, esse sim, gera bastantes ódios. Se pudéssemos tipificar, diria que o Rui Gomes da Silva é um bom espécime (num destes últimos programas, para além da costumeira bazófia desportiva, não descansou enquanto não disse 10 vezes que esteva a chegar dos EUA e que até esteve numa conferência com a Madeleine Albright. Enfim...). E o clube dos anti-lampiões, esse sim, é de facto vasto, diria que chega 87.245 % +/- 3.125 % dos adeptos não benfiquistas. Até dou margem de erro, porque como sabemos o Benfica consegue fazer sondagens sobre adeptos com muita credibilidade e eu não quero ficar atrás. SL. Tiago Rodrigues.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Daqui a pouco vão patentear a roda só porque o Eliseu está um pouco mais redondo, não?"

      Hahahhahahaa, realmente não existem limites para a presunção destes lampiões.. imagino quem escreveu isto cheio de raiva e baba nos cantos da boca "Á lá Pedro Guerra" e nem sequer tirou 2 minutos para pensar nas incoerências daquilo que debita

      Eliminar
    2. Se eu te disser que SL significa saudações leoninas consegues entender a ironia do texto? Espero mesmo que sejas andrade, porque se fores sportinguista és uma grande melancia:verde por fora e vermelho por dentro. Enfim... Tiago Rodrigues.

      Eliminar
    3. A diferença é que nenhuma dessas coisas foi criticada por Benfiquistas ligados ao clube, ao passo que coisas como o canal de TV e a rede de segurança, entre muitas outras, foram criticadas publicamente por pessoas ligadas ao sporting, que posteriormente tiveram de meter a viola no saco e fazer igual.
      Esclarecido?

      Eliminar
    4. O MS gosta de desconversar! Eu rebati o ponto do autor do texto que afirma que o Sporting copia o Benfica em tudo, que o Sportng anda a reboque. As críticas que se faziam ao canal, não era por ter um canal, mas pelo canal em si. No entanto também tenho de dizer aqui que a Sporting TV tem uma qualidade bem duvidosa também. E quanto à rede de segurança parece-me, mas não estou certo, que é uma obrigação agora. Esclarecido? Cumprimentos. Tiago Rodrigues

      Eliminar
  15. Isso de dar tempo ao treinador tem muito que se lhe diga. O que faz a diferença é o conhecimento e a inteligência de quem está à frente dos destinos do futebol do clube. Essa pessoa tem que saber quando vale a pena esperar e quando mais vale partir rapidamente para outra. Exemplo: e se LFV , em 2009, tivesse dado tempo a Quique Flores em vez de ir buscar JJ?

    ResponderEliminar
  16. Para o autor do texto, não precisamos de ir tão longe como a Inglaterra. 300Km a Norte do Estádio da Luz mora um clube que passou de tri-campeão com mais umas taças pelo meio, uma delas europeia, e nestes últimos dois anos ganhou a Supertaça relativa à época 2012/2013.

    ResponderEliminar
  17. Escreves para um blog que em 5 posts, encontramos 3 a falar de Sporting, BdC ou JJ, e ainda tens a lata de vir dizer isto? Por amor de deus.. ganha noção do ridículo.. a parte da imitação então é demais. Se metessem putos da primária a escrever neste blog acho que o conteúdo subia consideravelmente em qualidade.

    ResponderEliminar
  18. Óptimo texto Riccardo.

    Os benfiquistas, à boa imagem portuguesa, gostam de catalogar o mais rapidamente possivel. Não se dá tempo a nada nem a ninguém. Por isso defendo que quanto a jogadores chegados recentemente ao clube, só devem jogar quando os responsáveis os sentirem preparados psicologicamente, nem que tenham de estar 20 entre a bancada e o banco. Se lhes correm mal as primeiras aparições são logo maus.....não há hipótese. Assim como, basta uns miúdos da formação entrarem e tocarem duas ou três vezes na bola, para serem logo estrelas proeminentes.

    Quanto a Rui Vitória, também espero que fique até final da próxima época. Começarei a ser mais exigente com o treinador quando ele tiver o mesmo campo de acção e autonomia que tinha o anterior treinador, quando ele puder escolher o plantel todo e a táctica a utilizar sem restrições quanto a encostar certos jogadores.

    ResponderEliminar
  19. Grande Grande Post.

    Faço parte da terceira fação de adeptos benfiquistas que enumeraste/definiste, e não podia estar mais de acordo.

    Para aqueles que querem resultados já, recordo-lhes que também queriam a cabeça de Jesus (tal como eu assumo) no final daquela epoca fatídica do minuto 92. LFV decidiu dar-lhe tempo e o tempo que lhe deu levou a um bi-campeonato, coisa que infelizmente eu nunca tinha tido a oportunidade de ver no nosso clube.

    Portanto se me perguntarem, tas satisfeito com os resultados até agora? claro que não, eu também quero ganhar sempre!
    Agora com muito menos recursos e uma aposta declarada na formação, Rui Vitória conseguiu passar aos oitavos de final da liga dos campeões num grupo com Atlético de Madrid e Galatasaray. Com um ou outro ajuste bem pensado e sustentado do nosso plantel, podemos não ir a tempo de um tri campeonato, mas podemos perfeitamente montar uma equipa a imagem do treinador, com um estilo de jogo mais próximo daquele que o vimos utilizar noutras circunstancias e que nos permita sonhar com outros voos nos próximos anos.

    O Benfica não é só o agora... o Benfica é e será Eterno, assim o queiramos!

    ResponderEliminar
  20. Triste está falta de ambição é de compreensão do futebol. Como se hoje em dia um bom treinador precisasse de uma eternidade para mostrar o que vale. Quem sabe, sabe, quem não sabe também já não aprende. Este último é o caso de RV.
    Quando dá o exemplo do Manchester acho piada porque, apesar de terem assinado por 6 anos com o anterior treinador não tiveram problemas dm correr com ele ao fim de 6 meses. Comparar o Arsenal ao Benfica é ridículo, pois o nível de exigência de um adepto do Glorioso é incomparavelmente superior ao do adepto do Arsenal.

    Temos tudo para ganhar o Tri é só não o conseguiremos se mantivermos este treinador em vez de optar por alguém que saiba por uma equipa a jogar com qualidade. Esta é a altura certa para mudar pois permite-nos estar competentes em Janeiro.

    ResponderEliminar
  21. Ricardo
    Quase que consigo concordar com tudo o que dizes...
    Apenas aponto que Vitória nunca foi o "meu" treinador, porque apesar de lhe reconhecer qualidades tb vejo ali alguns problemas de perspicácia, será que ele não percebe que a equipa está neste momento a 65% das suas capacidades e que se ele mantiver tudo na mesma a equipa nunca passará dos 70%..
    É que, baseando no que vejo em campo, Rui Vitória utiliza uma estratégia de jogo que beneficia os jovens, porque obriga-os a puxar menos pela cabeça e pela criatividade e a reagir de forma mecanizada (afastando assim a cabeça do puto da reação ao estimulo) o que contra equipas tb elas mecanizadas, mais ou menos a coisa anda para a frente, o problema é quando defrontas equipas hiper estimuladas e com qualidades bem trabalhadas (caso do Sporting e do Astana), o Benfica em norma começa sempre bem empurrando o adversário para o seu reduto defensivo "estimulando" o adversário a sair do colete de forças, quando o adversário consegue sair desse colete em norma apanha o Benfica descompensado defensivamente e ou acaba por marcar ou coloca a equipa do Benfica em sentido, ou seja, a equipa vai do céu ao inferno num minuto, e isso factor no psicológico dos jogadores conta muito, os jogadores começam a reagir mais tardiamente porque vão a medo e começam a cometer mais erros....Este é o grande problema do Vitória, ele tem de perceber que o Benfica é uma equipa que precisa lutar, e que o estimulo tem de ser a vitória nem que tenham de jogar com um a braço engessado e uma perna partida...

    ResponderEliminar
  22. Mas concordo numa coisa olhando para o mercado de treinadores, o Benfica esta época precisaria sempre de um homem de transição, alguem que agarra-se 2 ou 3 putos e os puxa-se para a equipa A, que conseguisse fazer uma ponta entre o antes e o depois e que conseguisse de certa forma lutar por vitórias....
    Olhando bem para o mercado não existia mais nenhum técnico português habilitado a fazer este trabalho, Vitor Pereira assinou muito cedo pelo Fenerbache, Jardim está bloqueado até 2017/2018, Marco Silva foi a cena que toda a gente sabe e ficou bloqueado até ao final da época passada, mas mesmo esses 3 não têm como 1ª grande opção agarrar a juventude, se bem que o Jardim ainda é o gajo que nesse aspeto que mais aposta...portanto as escolhas eram poucas, depois tinhas o Pedro Martins, o Fonseca e o Vitória, o Pedro MArtins era comido vivo, nem aceitaria de ânimo leve pegar no Benfica em "contração", Fonseca estava ainda quebrado por causa da cena do Porto restava o Vitória...o unica que já tinha passado por um processo de "contração" de equipa quando ingressa no Guimarães e que aceitou no pegar no Benfica com um plano desenhado pelo Jesus....ou seja, Rui Vitória pega na fava e já sabia que ia pegar nela, o problema é que Vitória tb para alem de tudo tb não tem conseguido agarrar aquilo que o fez treinador, ele quer um Benfica dominador, mas nunca trabalhou com equipas que o fossem, quer um Benfica forte no meio campo, mas utiliza uma formula diferente daquilo que estava habituado....ou seja, Vitória a meu ver recebeu claras instruções de "partir" a equipa de Jesus, deixa-la sem ideias antigas, e depois reconstrui-la a seu gosto...
    A primeira parte já conseguiu em parte, falta "matar" o sistema tático que ainda permanece intato, a 2ª parte não está a conseguir fazer, porque as opções não foram muitas, faltando jogadores para o seu 4-3-3 e para o seu 4-2-3-1 e por fim precisa de muito tempo para por a equipa a render, aliás não nos devemos esquecer que Vitória trabalhou sem pré época...
    Se o trabalho de Vitória já não era fácil, assim é quase impossivel.
    O meu treinador já o tinha referido aqui era o espanhol Paco Jemez, porque era de fora, com ideias muito identicas as que estavam enraizadas na equipa e com grande capacidade em extrair o melhor de putos sem nome, só que a "estrutura" queria um Tuga como tal ai encurtas as opções em quase 80%.

    Vitória a meu ver vai continuar até ao fim da época, depois quase que aposto que sai para um campeonato com menos visibilidade, sairá com imagem bastante "cansada" e poucas mais oportunidades terá para treinar ao mais alto nivel, o senhor que se seguirá será um homem que trabalhe não com a aposta em miudos mas sim por um plano mais universal de jogo...

    ResponderEliminar
  23. Porque é isto que muita gente não percebe, JJ é um excelente treinador, mas é um homem que não se dá bem com "revoluções" de plantel, Vieira para permitir que não houvesse grandes revoluções no plantel ia aguentando jogadores muitos deles perdendo dinheiro para não perder competições, casos de Garay Cardozo e até Maxi Pereira, só que chegou uma altura que o clube já não consegue suster mais teve que abrir mão e apostar naquilo que seria mais lógico...nos jogadores que saem da sua escola e deixar os jogadores que já não irão dar mais dinheiro sair para evitar aumentar os custos de contratos, JJ não queria saber disso como ele diz e bem "a ele apenas pagam para treinar" como tal o Benfica abriu mão do seu treinador (apesar de ter até à ultima tentado fazer mudar de ideias) para mudar a sua estratégia futura no futebol...
    Eu sou honesto, creio que o Sporting irá durar pelo menos 2 anos no poleiro, ao fim do 2º ano o clube irá perder a paciência com os gastos em jogadores, irá perder a paciência com a falta de aposta nas escolas e por fim começará a haver as tipicas guerrilhas internas bem ao estilo de Alvalade, Jesus ganhe ou perca sairá do Sporting para França ou Itália e o Sporting virá outra vez por ai abaixo, porque lá está não faz parte do ADN do Sporting estar muitos anos a ganhar e tal como aconteceu no passado...será uma questão de tempo até a coisa começar a implodir lá por aqueles lados..



    Desculpem a extensão do texto


    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Texto extenso, mas lúcido. Parabéns!

      Eliminar
    2. Boa resposta Pedro. Obrigado pelo tempo gasto.
      Não concordo com tudo, mas espero ter eu razão e RV acabar por ter sucesso! :)

      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Pois Ricardo. Eu até entendo o que queres dizer. Eu sou dos tais que embora nascido ainda nos anos de Ouro do Benfica, foi só na época 92/93 que comecei a ligar ao futebol.

    Portanto vi uma vez o Benfica ser campeão e depois sobrevivi até o Trap dar-nos a grande honra desse campeonato.

    E ainda bem que falámos de Trap. Trap tinha um currículo invejável, mas as suas equipas não brilhavam. Aliás o futebol, não era brilhante, mas era eficiente. Trap assumia uma postura de autocarro e foi com jogos com um futebol menor que iamos ganhando. O que havia era um sistema de jogo, uma estrutura, uma equipa e sobretudo um discurso coerente e de vitória.

    Com o Cebolada, não existe nada do que está acima. Não tens nem postura defensiva nem atacante, não tens equipa e muito menos tens um discurso coerente. Dar tempo ao Rui Vitória, foi até à derrota em casa frente ao Sporting.

    O Benfica joga 0 futebol. Perde bolas, porque os posicionamentos em campo não estão definidos. Pior é porque se compara com o Papagaio de Alvalade. Porque demonstra efectivamente que a equipa se coloca mal em campo porque é assim que o define. Então meio mundo critica o Eliseu porque nunca está bem colocado e ele não está sempre 45 minutos do lado dele no campo? Não o corrige?

    Não jogas bem porque não há processos. Dês o tempo que deres. É um erro de casting, um erro de uma estrutura que faz a análise ao treinador, com base nos resultados atingidos e não no futebol que se almeja querer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso do bom futebol é um mito em que nós benfiquistas de todas as eras caímos muitas vezes. Lembro-me de quando comecei a ver futebol, corrermos com o Mortimore porque mamou 7 a 1 com o Sporting e fez a DOBRADINHA com vitórias tangenciais a maior parte das vezes. Temos sempre a mania que somos muito exigentes, contra mim falo.

      Eliminar
  25. Zahora eu pessoalmente critico e criticarei os camiões de jogadores! Sei lidar com a derrota,porque sem ela não existem vitórias! Isso é evidente qualquer um de nós deve respeitar e "amar" as derrotas porque fazem da manifestação do jogo.
    Eu só peço aos dirigentes do Benfica o seguinte contratem bem e pouco. Mantenham um plantel estável por muitos anos, ponham em ordem o passivo para nos podermos focar na parte desportiva. Mantenham estes putos todos e dentro de 5 anos temos uma equipa brutal. Eliminem as negociatas.
    Estou a pedir muito? Vendam um ou 2 por ano e contratem 2 ou 3 por ano... é pedir muito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moleculas é impossivel manteres uma equipa com "qualidade" durante 5 anos.....basta um semi-endinheirado moscovita se lembrar e limpa-te a equipa, mas vocês andam a dormir??
      Repara que até o Rio Ave que tinha à 3 épocas atrás uma equipa "engraçada" teve o plantel praticamente todo inflacionado por causa dos bons préstimos, e o que ganharam com isso nada, os jogadores foram saindo e hoje tens um Rio Ave a tentar voltar alcançar o patamar onde está, e porquê, porque basta alguem vir e subir a parada e o jogador vai pedir mais para renovar ou pedir que peças menos para ele poder sair.....hoje no momento da negociação não existem clubes grandes nem pequenos existem sim clubes com dinheiro e clubes sem dinheiro, quem tem dinheiro paga quem não tem .....VENDE....
      No final desta época terás de certeza propostas de 20 milhões pelo Guedes, que ainda conseguirás rejeitar, mas por exemplo se ele fizer para a próxima época algo semelhante à que tem feito até agora, és obrigado a vender porque vai te cair propostas de 35 ou 40 milhões e não as poderás recusar porque prometem ao puto ordenados na ordem dos 4 ou 5 milhões ano e o Benfica não pode discutir contra isso

      Eliminar
    2. É verdade o que dizes, mas o passivo nunca poderia ter chegado a esta dimensão, hoje vivemos para fazer dinheiro e pagar o que devemos. Um bom gestor é equilibrado. A compra e venda de atletas criteriosa em nada se afasta do que acabaste de escrever.

      Eliminar
    3. Moleculas, o passivo e um mal muito menor que qualquer outro.....
      Qualquer empresa tem passivo, baixo ou alto cada uma tem o seu, agora cabe a cada empresa saber gerir esse passivo...

      Tinhamos um passivo na ordem dos 90 milhões em 2000 e um activo de 80 milhões, épa bem mais baixo o passivo apesar da banca rota eminente....correcto, mas o grande problema que tinhas era que o teu activo corrente não chegava para cobrir as despesas, ou seja, já naquela altura o Benfica apresentava despesas na ordem dos 5 a 10 milhões ano, porque tinhas um estádio que estava a ficar caro e a remodelação ainda mais cara ficava, não tinhas cash flow, tudo o que era bens do clube estavam hipotecados.....o que foi feito então para dar a volta a situação??
      Lá está houve quem entrasse com capitais próprios financiando as dividas mais urgentes do clube, após isso tratou-se das questões da SAD depois foi o estádio e o financiamento do mesmo...ou seja, o Benfica basicamente investiu dinheiro que não era dele esperando tirar retorno, que começa agora a chegar por isso é que agora tens um passivo de 400 e tal milhões e um activo igual, agora é assim se olhares para o passado acabas por chegar à conclusão que estás mal, Ok, mas acabas por estar melhor do que estavas naquela altura, porque o clube tem lucros, e as empresas em seu redor tb dão, agora o passivo, o passivo vai existir sempre por muito que baixe vai existir sempre, o clube tem é que manter o seu passivo gerivel e isso só se atinge se tiveres lucros e é isso que tem sido feito...

      Agora compra e venda de atletas, epá aceito que temos feito algumas compras meio atoa, mas isso só acontece porque tentas contratar jogadores para produzir riqueza, porque se contratares jogadores feitos....tens garantias de qualidade o problema é que depressa ficas sem guito para eles, pensas que por exemplo não conseguiria contratar o Sneidjer...claro que conseguia....mas na época a seguir eras obrigado a vender a pressa porque não tinhas guito para o manter....

      Eliminar
  26. Grande post!
    Concordo com a análise aos adeptos. E quanto a Rui Vitória é preciso dar tempo ao tempo. O Benfica teve uma mudança radical ao fim de 6 anos. É preciso tempo e muito trabalho para fazer bem com menos.
    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  27. Enquanto não perceberem que o Stôr de Ginástica é mediocre e que não tem capacidade e qualidade para treinar um clube como o Benfica, vamos continuar a ter posts sem sentido a pedirem que o RV fique até ao fim da próxima época

    Depois onde é que o RV tem competência???????

    O RV não sabe (NEM NUNCA) soube jogar em ataque posicional
    O RV não sabe jogar em organização defensiva, as suas equipas mesmo no Guimarães defendiam mal, porque ele defendia com muitos, mas sem principios colectivos de qualidade
    O RV é mediocre em organização ofensiva...e no Guimarães era igual...a táctica do Guimarães era chutão para a frente na esperança que a bola fosse ter aos extremos...no Benfica é igual, chutão para a frente e a ver se o Gaitan agarra a bola e resolve...
    O RV destruiu o jogo interior do Benfica e hoje a equipa limita-se a fazer cruzamentos para a área, ora isto é de um treinador básico e incompetente...
    O Benfica deixou de pressionar alto, ora numa equipa grande esse é um principio base e que qualquer equipa obrigada a ganhar tem de ser obrigada a fazer...

    Enfim, dizeres que o RV é competente, é simplesmente brincares ao futebol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu que tanto gostavas do Jesus, aliás como eu, terás que concordar que depois dele, qualquer treinador «barato» iria ter muitas dificuldades. Porque JJ é excelente treinador, porque esteve 6 anos a implementar as usas ideias, porque tinha o plantel moldado à sua imagem, porque...

      Se o Rui Vitória é tão mau, como explicar o apuramento para os oitavos da Champions? E atenção, que ontem, com o Astana, o Benfica começou o segundo tempo a pressionar alto. Lembra-te que com JJ, também só começávamos a carburar por esta altura, sendo os inícios de época sempre atribulados.

      Mudar agora de treinador não iria resolver nada, até talvez complicasse mais as coisas. As lesões também não têm ajudado... há que ter calma.

      Eliminar
  28. Este post está é cheio de ressabiamento... Continua com as criticas ao Sporting e vão continuar a ser comidos !!!
    O Sporting teve uma Academia o Benfica foi imitar e ter uma também
    O Sporting Teve um Estádio primeiro para o Euro ,o Benfica foi Imitar
    O Sporting aposta na formação o Benfica ( TENTA IMITAR )

    Parabéns pelo post continua pois assim temos uns dias mais alegres...

    Pedro Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting teve uma Academia 1º....pudera a do Benfica esteve 4 anos a espera de luz verde....mas os meus parabens por terem sido Semi-Pioneiros em Algo

      O Estádio...ahahahahhahahahaha.......Claro que tiveram no 1º.....se dependesse apenas de vocês o Benfica teria que partilhar um estádio municipal com vocês...LOL


      Mentira quem apostou primeiro na formação foram o Setubal o Guimarães....vocês imitaram esses, aliás vocês foram buscar muitas das apostas desses clubes....


      Ainda andas em Festa???

      Porra isto só de teres ganho ao Benfica, imagino se tivesses atingido os 8ºs da Champions!!!

      Eliminar
    2. Oh meu amigo só lhe fica mal não reconhecer que quem decidiu fazer da formação um desígnio e que decidiu fazer uma estrutura (esta sim uma estrutura) com pessoas e instalações, vulgo academia, foi o Sporting. Os resultados estão à vista e a estatística não mente, como se pode ver na imprensa recentemente. Se nos garantiu títulos, não senhor! É verdade! Mas há que dar os méritos a quem os merece! Pessoas como o Diogo Matos andaram por esse mundo fora a abrir academias China, Africa do Sul, etc e vêm dizer que o Sporting foi para a China porque o Benfica também foi? E sim foi o Sporting o primeiro a decidir que um estádio novo era imperativo. Tal como fomos o primeiro clube a decidir formar uma SAD. Tenham lá paciência. Ninguém anda em festa por estes lados, mas estamos muito contentes com a equipa e com o treinador. Vocês não poderão dizer o mesmo. Já agora parabéns pela passagem aos 8ºs de final. Saudações leoninas. Tiago Rodrigues

      Eliminar
    3. Oh meu amigo sabe quem foi o ultimo clube português a apostar em estrangeiros...?
      Sabe quem foi o primeiro clube a buscar patrocínios para a Academia (que já estava pensada desde 2000 só que só se teve autorização para construir a partir de 2004 se não estou em erro)?

      Agora blahblahblah, a verdade e que por muito pioneiro que o Sporting possa ter sido em mta coisa, a verdade é que desde 2010 que vocês (salvo seja...como é óbvio não falo de si falo do Sporting) andam numa de "medir" pilas com o Benfica e tentar fazer e repetir o que o de melhor o Benfica tem feito, e vêm depois dizer a boca cheia "Nós somos um clube diferente".....lol.....Vocês são iguais a qualquer outro clube nacional nem mais nem menos apenas têm uma difereça.......vocês armam-se pa caralho (desculpe a expressão)

      Fossem vocês um pouco mais humildes e a coisa estava fina mas não......já dizia o outro....filho de Duque nasce com o Rei na Barriga

      Eliminar
    4. Eu também já tinha pensado nos telemóveis com câmara nos anos 90 e malandros não me dão mérito nenhum. Eu sei que vocês estão muito excitados com os patrocínios, mas o meu único ponto aquí é que o Sporting é pioneiro na formação sim! E foi o primeiro a fazê-lo de forma estruturada e profissional. De tal ordem que é capaz de ter equipas competitivas, como a deste ano, com um meio campo titular totalmente formado na Academia e o menino Gelson lá na frente que é um gosto ver jogar (este sim uma estrela). E quando digo formado, não é ir buscar jogadores com 17 ou 18 anos, é formados mesmo. E, por isso, é-me difícil de contabilizar, por exemplo, o Nani no Sporting porque veio nessas condições, tal como o vosso Nelson Semedo. Quanto à falta de humildade... Quem tiver espelhos que se olhe neles. Cumprimentos. Tiago Rodrigues.

      Eliminar
    5. Tiago Rodrigues antes do Sporting pensar "de forma estruturada a sua formação" já muitos outros clubes a pensavam assim, nomeadamente os clubes mais pequenos..
      A grande vantagem do Sporting era mesmo a questão financeira, como tinham mais dinheiro que outros, apanhavam mais depressa os miudos do que os clubes mais pequenos...
      Mais uma coisa, esqueceres que por exemplo muitos dos miudos que vieram com essa geração de Nani Patricio e Veloso vieram para o sporting muito por culpa do "fecho" da formação e equipas B do Benfica é tb não reconheceres uma realidade (não falo desses 3 casos em especifico mas por exemplo o Veloso teve tanto tempo no Benfica como no Sporting)...A unica coisa que o Sporting se pode orgulhar e com toda a legitimidade é que Foi Sim o primeiro clube Tuga a ter a formação integrada num plano de abastecimento ao plantel principal......

      "De tal ordem que é capaz de ter equipas competitivas, como a deste ano, com um meio campo titular totalmente formado na Academia"
      Realmente os 2 ou 3 anos que o William passou no Cercle Brugge andou somente a passear as botas, ele que nem teve para rescindir com o Sporting nem nada se não tivesse sido o Jardim a pegar nele....realmente ele aprende TUDO no Sporting...

      Meu caro mais uma coisa o Benfica vai busca miudos entre essas idades para complementar as suas equipas e ao mesmo tempo dar ao puto a ultima etapa de formação, não contando como produto da cantera, não deixa de ser um puto que vem numa fase que possivelmente pode ser modelado...




      Mas pronto tu ficas todo derretido a ver os putos que tens agora na equipa....eu olha para a Equipa do Benfica e vejo 3 putos que já foram a finais por seleções e que já foram a finais de competições europeias pelo clube, tipo youth cup aquela que o teu clube com a sua estupenda formação ficou arredado de passar da fase de grupos...
      Quero com isto dizer que neste momento , no plano de formação o Benfica não só equiparou o Sporting como pode o ultrapassar nos próximos anos, apenas nos falta arranjar 2 bolas d'ouro para apregoar-mos que nossa casa "criamos bolas d'ouro"....

      Eu tenho espelhos e bem grandes, já você ........duvido seriamente...


      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Respostas
    1. Enquanto se continuar a perceber zero de futebol continuar-se-ão a fazer posts como este. Não há nada a fazer. Alguns nunca lá chegarão, inclusive.

      Eliminar
  30. A ligeireza com que se esceve alguns posts é incrivel,como se não houvesse adeptos anti-tripeiros ou anti sportinguistas ou como se não houvesse adeptos do benfica que vibram com as derrotas e falhas dos outros...o mal deste país é tar cheio de de pessoas intelectualmente desonestas ,principalmente daqueles que pensam só existe o clube deles e tudo o resto não existe ou desvaloriza-se...ERRADO!!!!Mediante aquilo que escreveste então eu poderia afirmar que o benfica não tinha nenhuma academia e decidiu copiar o Sporting, é isso????E as redes de segurança,não é algo que os clubes agora estão obrigados a ter em jogos de risco???Este ponto então é do mais rídiculo que existe e a prova que não és nem honesto como tb prova que és mais um daqueles que acusas de serem antis,mas afinal mesmo que a ideia fosse vossa,não seria uma ideia a ser usada por todos de modo a prevenir acidentes ,lançamento de tochas,etc????Enfim....

    Tiago

    ResponderEliminar
  31. Finalmente um excelente post aqui neste blog. Não concordando com a escolha do Rui Vitória e sendo um crítico dele, tenho a mesma opinião que ele tem de ficar duas épocas a não ser que esta seja um desastre.

    ResponderEliminar
  32. Aos antis que comentaram este post: obrigado. Ajudaram a comprovar o meu ponto de vista.

    Aos benfiquistas que não acreditam em RV, só tenho uma coisa para vos dizer: espero que o tempo prove que eu tinha razão, com RV a acabar por ter muito sucesso no Benfica! :)

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tu e todos nós, quer acreditemos ou não.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking