O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Queimar etapas ou simplesmente eliminá-las

. 52 comentários

Há jogadores que são apenas... fenomenais! Para eles não há etapas, não têm que nascer dez vezes, nem têm que ser emprestados, nem que jogar aos cinco minutos de cada vez para se ambientarem.

Há jogadores que simplesmente quanto mais oportunidade têm em campo... mais deslumbram e Renato Sanches é precisamente um desses casos.

Aconselho vivamente quem não teve ainda oportunidade de ver o jogo, que o faça e perceba a dimensão do poder físico, da velocidade, da leitura de jogo, do posicionamento, da agressividade, da confiança, da capacidade de sair a jogar de bola no pé e cabeça levantada... enfim!

Renato Sanches só não será, com esta qualidade de jogo, titular do SLBenfica se houver algum preconceito em fazer titular da equipa principal um jogador de 18 anos, ainda em idade junior e acabado de chegar da equipa B.

Se o princípio for a qualidade, o Renato Sanches será desde já titular do SLBenfica porque tem mais qualidade que qualquer outro médio do SLBenfica. Cometerá erros, como qualquer jogador de futebol, como qualquer ser humano, mas fará sem sombra de dúvida a diferença...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

52 comentários

  1. Estive a rever o jogo com o Astana... E é incrível vê lo jogar. Nunca pensei que num primeiro jogo ele joga se tão à vontade como jogou. Cometeu erros, sim cometeu, mas várias foram as vezes que foi à luta e redimiu o erro inicial.
    Na minha singela opinião a titularidade passa a ser dele... E o Talisca precisa de nascer 10 vezes para ter o talento deste miúdo..

    DH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os erros dele foram sobretudo devido à ansiedade e inexperiência.

      Eliminar
    2. Pedro Salgado27/11/15 12:36

      Depois de ler o post e os comentários fico com a certeza que o Sr. Rui Vitória é um homem extremamente inteligente. Então vejamos: o Benfica não joga um corno, certo? Afinal o problema está no plantel e não no treinador, pois basta meter um miúdo que como tantos outros querem fazer já dele um craque (não vou cansar com os inúmeros exemplos) para os problemas do Benfica ficarem resolvidos. O Sanches é a resposta para todas as dificuldades do Benfica. Com isto o Sr. Rui Vitória conseguiu duas coisas:
      1ª A exibição em Astana (e todas as outras) passou para 2º plano porque jogou o Renato;
      2ª Colocou nos ombros de um miúdo - pois os adeptos já o vêem uma espécie de Pogba - a responsabilidade de colocar o Benfica a jogar o que nunca jogou esta época.

      Mais uma vez o sr. Rui Vitória mostrou toda a sua sagacidade. A primeira vez que testou a inteligência dos Benfiquistas foi dizer que era ....Benfiquista. Com isso passou para 2º plano a sua competência técnicas e tácticas (já amplamente vistas e revistas em Guimarães). Enquanto houver miúdos para lançar o Sr. Rui Vitória será sempre o treinador certo no lugar certo. Assim vai o Benfica.
      Cumprimentos,
      Pedro Salgado

      Nota: Acho o Sanches um miúdo com enorme potencial, mas deixem-no crescer. Em equipas com processos consolidados os miúdos podem crescer naturalmente, o que não me parece o caso deste Benfica. Vejam o que já se vai dizendo do Guedes. Meus amigos , calma!

      Eliminar
    3. Exactamente, uma coisa é termos miúdos de 18/19 anos a integrarem-se bem na equipa principal, outra coisa é querermis fazer deles os salvadores, é injusto para os miúdos e tem tudo para correr mal.

      Eliminar
    4. Pois Pedro, razão absoluta. Deixem-no crescer... Sem adubo não cultura que dê, if you know what I mean!

      BF

      Eliminar
    5. Não se trata de ser o salvador para os males do Benfica... mas a verdade é que Sanches é o melhor que temos neste momento. Talisca passa a vida a dar a bola aos adversários...

      Eliminar
  2. Concordo. Deixem é o miúdo (estamos a falar de formação) respirar bola e crescer naturalmente. Não podemos é permitir que seja um artefacto do gabinete de propaganda de lfv, só porque têm que justificar algo (Incompetência). Já vi muito talento a estragar a carreira só por causa da pressão. Com calma.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  3. Por as suas caractristicas e as suas qualidades o Renato e exatamente o jogador que falta ao nosso meio campo.Ha que ter coragem e sem duvida que o Rui Vitoria tem coragem para o fazer desde ja titular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que falta ao meio campo do Benfica, é um treinador que os ponha a jogar futebol..

      Eliminar
    2. Há uma confusão entre coragem e desnorte. RV tem um esquema em que o centro está entregue às vontades dos jogadores. O Renato é bom naturalmente e portanto naturalmente se destaca. O medo é que com o passar do tempo e o desnorte da equipa até o Renato se perca. Guedes começa a ser inconsequente, Semedo pré-lesão não mostrava sinais de melhorias posicionais (naturais num jovem mas que um treinador tem de corrigir). Nos menos jovens Lisandro está sempre em grandes casas, Samaris piora a cada jogo que passa...

      Pode ser que com Renato o Samaris assuma a sua figura paternal, como o Jonas faz com o Guedes, volta e meia, e se comecem a disfarçar coisas. Triste Benfica condenado a celebrar "jovens na equipa" em vez de títulos. O novo paradigma não era potenciar jovens? Potenciar é só atirar a jogo? Se for só isso, posso ser treinador do Benfica? Faço igual ao RV por um décimo do preço...

      BF

      Eliminar
    3. Kafka I, na mouche. Mas continuemos a fingir que Rui Vitória é bom.

      Eliminar
    4. O RV devia ser como o JJ no discurso. So essa parte tem uma influência tremenda no psicológico dos jogadores. Li que JJ ontem disse algo como "Tenho total confiança em todos os que trabalham comigo" dps da vitória em moscovo. Epa isso para mim é q é falar, quero la saber do discurso bonito institucional. Ha qualquer merda q ta a falhar, o nosso motivador ou psicologo ou o cuaralho também desertou para alvalixo?

      Eliminar
  4. Eu considero que o Renato deve começar a fazer parte em exclusivo da equipa principal e passar a fazer parte das escolhas habituais do treinador, outra coisa é o que o treinador vai conseguir fazer dele, vamos ver, mas o Renato é classe e talento puros, faz-me lembrar o Edgar Davids quando começou no Ajax.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é do cabelo pá!

      Por acaso fisicamente é parecido e aquelas arrancadas são parecidas. Pena que o Davids teve um van Gaal no auge das suas capacidades (e uma super-equipa) e o Renato tem um Chouriço e um bando de coxos...

      BF

      Eliminar
    2. Eu considero que entendo de futebol jogado, não sou treinador de bancada , mas sei ver um bom jogador quando o é e um coxo quando o é, o Renato é um diamante em bruto, precisa de alguem que o saiba pulir e puxe mais por ele, não tenho duvidas do que disseste em relação ao Van Gaal,este miudo com um treinador que exigisse mais dele todos os dias, que o ajudasse a melhorar , que apontasse os erros que exaltasse as virtudes e estivesse em cima dele , este puto vai ser um dos melhores jogadores do mundo, o problema é que o treinador é o Rui Vitória...........estava a pensar se este puto tiver a sorte de apanhar um Alex Fergusson como apanhou o CR7!!Sinceramente não gosto do Rui Vitória como treinador , tem falta de garra, é demasiado manso, pode ser muito boa pessoa, não duvido nada , mas o SLB precisa de mais, precisamos de um treinador mais activo no banco, que dê mais indicações que corrija posições, que grite, que se mande ao chão , que mande vir com o arbitro, que faça alguma coisa!!!!!!!!

      Eliminar
    3. Era isso mesmo que eu queria dizer. Bons jogadores há muitos, excelentes uns poucos, mas sem um treinador que os ajude nenhum dá o salto da formação para os séniores (esta história do salto já é velha, velha, velha...).

      Falar do van Gaal como formador é falar daquela equipa de sonho que foi campeã europeia em 95. Van der Saar, Overmars, Kluivert, Davids e Seedorf (19 anos titularíssimo) para falar dos mais novos do plantel (entre 19 e 23 anos). Todos ganharam com o Ajax e foram às suas vidas serem determinantes nas equipas por onde passaram.

      Felizmente o nosso Chouriço vai ensinar os putos a fazerem passes de 50 metros para o meio de um cacho de jogadores, que pouco importa darem linhas de passe ao portador, ou ainda para os sectores ficarem bem distantes uns dos outros. Ver um puto como o Renato roubar o jogo a homens feitos como ontem e adivinhar o que vai ser a carreira dele se não passa a ser trabalhado por um treinador a sério e depressa... Até me vêm lágrimas aos olhos!

      BF

      Eliminar
  5. 'Leitura de jogo". Pouco ou nada adianta com a "tática" do RV...

    ResponderEliminar
  6. O Renato precisa de melhorar muito o capítulo do passe e, por outro lado o modelo de jogo da equipa deve proporcionar aos jogadores linhas de passe e as decisões a cada momento devem privilegiar a simplicidade , olhem para o Bayern ou o Barcelona, os passes de ruptura são sempre inteligentes e razoáveis. No euvistodevermelho conseguimos perceber a porcaria de jogo que temos e o rol de más decisões que se observam durante os jogos, más decisões essas que decorrem de um modelo de jogo que deixa frequentemente os atletas sem linhas de passe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No capítulo do passe temos uns 20 e tal jogadores que teem de melhorar, infelizmente não é só o miúdo.

      Eliminar
    2. Marco
      A nivel do passe a equipa do Benfica é uma das melhores se não a melhor do nosso campeonato, o problema são as "opções" de passe, se não tiveres jogadores livres por perto se não houver apoios se não houver múltiplas possibilidades onde meter a bola, o passe esse será sempre feito "no risco iminente" e isso não quer dizer que não haja qualidade no passe, não existem é muitas possibilidades para onde efectuar o passe..

      No meio campo do Benfica um jogador como Sanches salta a vista porque ele procura a bola a 360º, não fica no seu espaço a espera que ela chegue (algo que por exemplo Talisca gosta muito de fazer), o procura depois é passar a bola, os jogadores do meio campo acabam por ter que arriscar em demasia porque a movimentação da frente de ataque é inócua, logo havendo uma perda de bola durante o transporte da mesma pelo Médio Centro a equipa fica automaticamente desquilibrada porque ficas apenas com um médio a sobrar e os 4 defesas que perante adversários bem organizados acaba sempre por dar em situações de inferioridade numérica na zona onde circula a bola (normalmente fica sempre 3v2) exceptuando se a bola ficar no corredor central onde ai ficas com 3v3 mas se o adversário tiver jogadores com boa qualidade técnica e rápidos no raciocínio esse 3v3 acaba por ser tão perigos como a inferioridade numérica

      Eliminar
    3. Concordo, o problema da esmagadora maioria dos nossos jogadores não é não saber passar, isso é que faltava. O problema é a táctica, ainda no jogo com o Astana, a primeira intervenção do Talisca foi recuar quase até à grande área receber a bola e pouco depois entregá-la... a um adversário. Mas o que é isto? Atão o Talisca é que vai pra posição de trinco?

      Eliminar
  7. Vou comentar o renato Sanches, mas quero contextualizar primeiro, ok, sigam-me por favor com alguma paciência.

    A questão que o Redmoon tem levantado para mim é pertinente:

    o Benfica quer fazer receitas com a vendas de jogadores (prioritariamente da formação) ou o Benfica quer títulos?

    Ou quer as duas coisas?

    Porque a estrutura tem dito que vendemos Bernardo Silva e André Gomes por que Jesus não os queria e não por que a estrutura queria e/ou que o Benfica precisava do dinheiro para equilibrar as suas contas...

    Mas e agora com Guedes, Nelson Semedo, Renato Sanches?

    Opção A: Vamos vendê-los antes de o Benfica ganhar títulos com eles?

    Opção B: Ou vamos fazer seguir a lógica a estrutura do FC Porto fazia em que grandes jogadores e qualquer treinador só saía do FC Porto depois de ter ganho títulos ou pelo menos ter sido campeão por uma vez)?

    Espero mesmo que a visão seja a opção B. Se assim for, aí sim poderemos ter mudado a hegemonia do futebol português.

    Se formos pela opção A, aí sim concordo com a sportinguização do Benfica... e com Rui Vitória a ser apenas um "yes man" para por os putos em campo para os emrpesários fazerem os seus DVDs e porem os videos no youtube tipo leilão de supermercado...


    Sobre Renato Sanches (e o mesmo direi relativamente a Guedes, Nelson Semedo e qualquer outro valor que vnha da formação do SLB e refinado pelo trabalho de uma grande estrutura - essa sim - com destaque para o Tralhão e outros técnicos muito têm feito pelo slb):

    pode um péssimo treinador em termos táticos e de opções de jogo (Rui Vitória) impedir que grandes jogadores tomem boas decisões, cresçam e/ou que uma grande equipa possa existir? Isso é que eu receio...


    Por exemplo, a forma como os laterais e médios centro são comandados para jogar pelo mister...
    Os laterais em vez de estarem desesperados em centrar (bombear...) a bola para a área (mesmo quando está 1 para 3 ou 4) e derem no meio (quando/se a malta do meio der linhas de passe - Talisca nem sabe o que isso é...)
    E os médios centro com o seu não aproveitamento de espaço no corredor central para atacar nem ocupação a defender que têm sido dissecados com videos e setinhos peciosas neste blog:

    http://euvistodevermelhoebranco.blogs.sapo.pt/analise-ao-astana-vs-benfica-20933

    O problemas é que, por exemplo, nestes dois movimentos está o Rui Vitória a gritar com a sua voz< grossa: "mete a bola na área porra"! e os jogadores obedecem, se não obedecem receiam sair do onze..
    mas se desobedecerem ( jogarem como sabem e aprenderam em termos de construção de jogo nas camadas jovens do Benfica) e resultar, o Rui Vitória não tem coragem para os tirar de campo e da equipa, pois é um líder fraco, portanto.... malta desobedeçam ao Rui Vitória!!!! (a questão é que isto mina um balneário a médio longo prazo)

    É neste contexto e nesta perspetiva que eu olharei quiçá um meio campo contra o Braga formado por Cristiante (apesar de não vir da formação do Benfica, tenho-o como um jogador evoluido taticamente) e Renato Sanches.

    Espero que quer um quer outro tenho inteligêrncia (rebeldia vá) tática para seguir o seu caminho e depois obrigar Rui Vitória a dar-lhes liberdade / autonomia em campo para não ter que executar as suas horríveis saídas de bola e recuperações defensivas à futebol do séc- XIX...

    Tudo isto por que as camadas jovens do Benfica jogam já com outra maturidade de jogo e sabedoria de ocupação de espaços, etc, em termos de compressão de futebol é como estar a ouvir rock progressivo a gerir os seus momentos e ir para um pimba acelerado em repeat com a voz do gordo campino. Como reagem grandes jovens talentos a isto?

    Para mim estes são dilemas concretos no Benfica para o presente e futuro do que resta desta época.

    Dean Saunders

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sauders... Que memória má que tenho da época em que por cá andaste (e nem foste dos piores!).

      Para o jogo com o Braga pouco importa quem joga. É como referes nas análises do vistodevermelhoebranco, Renato destaca-se porque está acima dos outros, mas contra organização de nada lhe/nos vale.

      BF

      Eliminar
    2. "... por que Jesus não os queria ..."

      Só faltava esta referencia. Dean esquece o Jesus, qualquer treinador e Jesus não era excepção quer é ganhar os jogos todos e coloca a jogar aqueles que mais garantias lhe dão, no momento. A prova disso é elevada percentagem de vitorias.

      Repara ontem colocou a jogar 2 miúdos (Matheus e Gelson), apenas porque para esse jogo não tinha outros que lhe dessem mais garantias nas posições, no momento e com as condicionantes do jogo. A diferença é que no Benfica ele sempre sempre teve alternativas mais fiáveis e nem sempre com origem na formação.

      Eliminar
    3. Por muito que custe a muitos de nós, (eu incluído), o JJ dá 10 a Ó ao RV.

      Eliminar
  8. Sim, porque uma equipa como o Astana, dá para se poder tirar ilações, análises, conclusões. Sem dúvida, ficamos elucidados.. e empataram, olha se tivessem ganho.
    Segunda-feira na Pedreira em Braga se perderem, voltam a meter a cabeça debaixo da asa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Astana, onde o Atlético de Madrid nao conseguiu ganhar?

      Eliminar
    2. Agora o Astana e colosso ahaha Se o Benfica Ganhar ao Braga Segunda deixo de vir para aqui comentar, PROMETO ahahahah

      Eliminar
    3. Cala-te pá! o A Madrid até convosco conseguiu perder ....

      Eliminar
    4. E tu Quid já tiraste a cabeça debaixo da areia, depois da portentosa exibiçao perante o nao menos portentoso Dinamo de Kiev?? Que dizer do portentoso cacilheiro?
      Quem te ouvir falar até parece que lá para os lados de contumil estao a fazer uma época imaculada. Numa equipa de milhoes, levar um banho de bola do colosso Dinamo de Kiev, deve dar mesmo muito moral para os adeptos do porto andarem a comentar a vida de outros clubes. haja paciência para tanta incongruência.

      Eliminar
    5. Antonio Pestana O astana não é um colosso mas é 100 vezes melhor que aqueles Albaneses.

      Eliminar
    6. Sempre que vejo o QUID, lembro-me dos momentos Blogs Record.
      Respect.

      Eliminar
    7. E quem venceu o astana lá? Colossos são o rebéubéu e o maccabi!

      Anonymous20

      Eliminar
  9. Pela maioria dos comentários o mister é o elo mais fraco. O que fazer? Que poder temos nós, adeptos sócios, para mudar o rumo dos acontecimentos? Continuar com textos a criticar o mister e direcção não resulta.
    As coisas não estão fáceis e têm tendência a piorar. Cada vez jogamos pior. Estamos a perder jogadores constantemente. Enfim, está muito difícil. Segunda lá estarei apoiar a equipa. Mas comigo não contém com lenços brancos nem assobios.

    ResponderEliminar
  10. "Aconselho vivamente quem não teve ainda oportunidade de ver o jogo, que o faça e perceba a dimensão do poder físico, da velocidade, da leitura de jogo, do posicionamento, da agressividade, da confiança, da capacidade de sair a jogar de bola no pé e cabeça levantada... enfim!"

    E conseguiste escrever isto tudo sem te rir? Claro! ou então quando enviaste esta espécie de artigo de opinião, só quando clicaste em ENVIAR, é que te lembraste que tudo isto foi conseguido contra uma equipa de ciclistas.

    ResponderEliminar
  11. Ui, ja estamos com o pito aos saltos com mais um messi.
    É neste queimar de etapas que os putos depois se tornam flops...
    E os adeptos também têm a sua quota parte de responsabilidade nisso. Endeusam-nos, não os deixam crescer (as tais dez vezes) e depois é o que se sabe. Ha dezenas de exemplos como este, é olhar a história.
    Eu acredito no Renato, de facto parece haver talento, mas deixo-o crescer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jota,
      deixas crescer se o rapaz não for vendido por 15M já no próximo Verão!! ah pois é...
      E já agora vou mandar sms ao Vieira a ver se ele manda as tais 25 bolas que prometeu ao antigo clube do Renato. Até nisto me deixa envergonhado! Miséria!

      Saudações Vermelhas!!!

      Eliminar
  12. Viram ontem Gelson e Matheus? Partiram todo. O futuro de Portugal está assegurado ainda mais agora que Benfica e Porto teem 1/2 bons jogadores tb para a selecção :)
    PS: Não era o Jesus que não apostava na formação? Na luz acabou o jogo com 7 ontem o Mateus Gelson e Esgaio, todo estreias de Jesus, foram importantes e ainda tínhamos podendo no Banco.. Vamos lá rever essa teoria de Jesus não apostar em jovens sim?
    PS: Benfica vai ao Cazaquistão empatar e ninguém fala disso.. esta máquina de propaganda e mesmo boa.. Mas BC resolverá isso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Jesus até no Benfica foi metendo jogadores jovens e da cantera, o problema é que ficámos sem guito e aproveitou-se essa desculpa para empandeirar o homem para o mais longe possível. Infelizmente o mais longe que se conseguiu foi uns poucos quilómetros mais a Norte. :-p

      Eliminar
    2. Oh tótó,quando vocês enfardaram 3 na pá desse colosso do futebol mundial conhecido até nos antípodas por Skenderbeu ( detergente novo ?) com um legião de estrelas como o Rui Patricio, R.Esgaio, Ewerton, Tobias Figueiredo, Jonathan Silva, Bruno Paulista e Adrien Silva,Matheus Pereira e Carlos Mané, Montero e Tanaka e ainda Marcelo Boeck, Paulo Oliveira e João Mário, não quiseste " honrar-nos " com a tua visita e a mais-valia dos teus sábios comentários !
      Oh pestana, dedica-te ao cultivo das bananas e da semelha e deixa-te de malabarismos porque para palhaços já basta os que temos cá na terrrinha ...

      Eliminar
    3. Faz-me confusão tanta veneração por um judas

      Eliminar
    4. Há que reconhecer que pelo menos vcs foram escorraçados da CL pela equipa que ocupa o honroso 4º lugar do grupo que lhe calhou em sorte. Mas, num grupo de equipas de elite do futebol europeu, não se pode tirar o mérito a uma equipa que consegue chegar à última jornada a lutar pelo apuramento.

      Eliminar
    5. Pedro, esse judas que falas em meses no Sporting já bateu diversos records... e óbvio que estou contente fui a melhor contratação dos últimos anos. BC e JJ e a melhor dupla em Portugal ;) BC da à cara para defender os interesses do SCP ao contrário do vosso presidente que se esconde e só fala com papeis escritos por outros.. e isso que vos deixa chateados ! Abraço SL

      Eliminar
    6. Pois, como o de ser encavado no playoff da champions, pela equipa albanesa na liga europa e de ganhar com a ajuda do árbitro em todos os jogos! Melhor dupla é o vítor pereira e o proença! Já o vosso grunhe todos os dias, o que é melhor! Lol

      Anonymous20

      Eliminar
    7. Este último comentário teve muita piada ahahha nem me importo que penses assim até prefiro sabes? E mais aziado que ficas ;)

      Eliminar
    8. Picheleira ...o nome diz tudo ... Este ano não ganhas nada ...o campeonato já era este fim de semana

      Eliminar
    9. Por falar em palhacos tirem é mas é aquele panda da TvI

      Eliminar
    10. Azia deves ter tu visto que não és campeão há 13 anos! Tenho-me rido muito com os teus comentários! Ai não? Tal como na época passada? Ai sim? Tal como íamos perder em madrid? Convosco a serem levados ao colo todos os jogos não admira! Qual panda? O suposto comediante da treta?

      Anonymous20

      Eliminar
  13. ok, vejo ali um grande jogador. agora também não me venham dizer que esteve soberto!! falhou imensos passes (alguns deles mt fáceis), teve algumas arrancadas e recuperações de bola mas também não foi o monstro que pintam. vai melhorar de certeza e aí sim vai fazer exibições brutais e constantes

    ResponderEliminar
  14. Continua a Sportinguizaçao ...Para os que se lembram, não os rapazolas propagandeiros que por aqui andam, parecem os lagartos que a seguir a perderem o Futre para Porto vieram com os Litos desta vida, expondo na praça publica qualquer miúdo que por muito potencial que tenha ainda têm muito que aprender.
    O que está por trás é tão somente cobardia, borrifando-se na instituição Sport Lisboa e Benfica, propagandeando e entretendo a malta...Ah e já agora ...na fantástica época de 94/95, que infelizmente tantas semelhanças tem com esta, também houve as mesmas palhaçadas á volta do Edgar e do Akwa...lembram-se?

    ResponderEliminar
  15. Muito bom, GB. É craque e não engana. Mas é um médio que a 4-3-3 estaria ainda melhor salvaguardado o seu crescimento. Esta tática será dura para ele. Espero que esteja preparado para a pressão. Será mais uma questão de mentalidade, do que qualidade.

    ResponderEliminar
  16. O destaque foi renato sanches pq fazia correrias com a bola, sim senhor e muito bom jogador, mas isso deveu se essencialmente do benfica nem ter meio campo? O jogo estava completamente partido.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking