O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 17 de agosto de 2019

Será que falamos de barriga cheia?

Avatar
 ●  78 comentários  ● 
O SLBenfica marcou 3 golos (não me lixem com a merda do alegado fora-de-jogo do golo anulado), o Sefe e o RDT falharam pelo menos 3 de caras... mas a imprensa e alguns adeptos consideram que o SLBenfica "passou por muitas dificuldades"... isto perante um adversário que montou um autocarro gigante e as oportunidades que tiveram foram tremendamente esporádicas.

Perante isto, alguns adeptos reclamam da qualidade de jogo e a imprensa tenta aproveitar não ter sido mais uma goleada por 4 ou 5 para dizer que "tivemos dificuldades".

Ao que parece, voltámos aos tempos de há muitas décadas atrás em que íamos à bola em que a dúvida não era se ganhávamos, mas por quantos (claro que de vez em quanto lá nos surpreendiam com uma derrota ou empate)...

Um jogão brilhante do Ferro, que está feito um central de enorme classe e, como diz o Bruno Lage, um Odysseas a dizer presente nos (muito) poucos momentos em que é chamado a intervir. Um grande guarda-redes é isso mesmo...

A dupla Pizzi e Rafa está endiabrada, com muita qualidade, velocidade e dinâmica não só entre eles como com o resto da equipa. O Tino continua impressionante na sua quase ausência em campo, mas com um posicionamento que elimina quase todas as movimentações no seu raio de acção.

No lado menos bom, temos os dois avançados, Sefe e RDT, ainda à procura do melhor entendimento e eficácia... ainda falham imensas oportunidades. E notoriamente temos um RDT a esforçar-se muito por mudar a sua forma de jogar. Isto sem colocar em causa o tremendo trabalho defensivo que faem. Tal como os dois avançados, também o Samaris me parece numa situação muito abaixo da sua forma... mesmo muito.

Para os que inventam teorias da conspiração da ausência do Jota face à renovação do contrato... oiçam a explicação do Bruno Lage sobre a opção pelo Caio neste jogo. Só não entende quem não quer... e por falar em Bruno Lage, importante ouvir também como se refere ao Chiquinho: "um craque". E é isto!!

Siga para a Luz! As derrotas do FCPorto e as vitórias do SLBenfica não vão valer nada neste proximo jogo com o FCPorto... tudo poderá acontecer e será sempre um clássico de tripla! VAMOS COM TUDO!!!

Codecity B Sad - SL Benfica

Avatar
 ●  30 comentários  ● 

ONZE DO SL BENFICA: Vlachodimos; Nuno Tavares, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Florentino, Samaris, Pizzi e Rafa; Raul de Tomas e Seferovic.

ONZE DO CODECITY B SAD: Koffi; Calila, Gonçalo Santos, Kau e Varela; Nuno Coelho e André Santos; Matija, Lucca e Licá; Kikas.

Ganhar. Sempre.

Convocados para o Codecity B Sad- SL Benfica

Avatar
 ●  39 comentários  ● 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ivan Zlobin e Odysseas;

Defesas: Nuno Tavares, Jardel, Ferro, João Ferreira, Rúben Dias e Grimaldo;

Médios: Caio Lucas, Samaris, Pizzi, Chiquinho, Taarabt, Rafa e Florentino;

Avançados: Seferovic, Vinícius, Raul de Tomas e Jota.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Não há mérito em ganhar com cafés e fruta

Avatar
 ●  108 comentários  ● 

.... portanto, caro Bruno Lage, realçar o percurso do FCP nos últimos 20 anos quando esse período é também marcado pelo que sabemos...não vá por aí. Eles não teriam ido à Champions tantas vezes sem ganhos com cafés e frutas.

Será preferível lembrar que o SL Benfica tem que fazer muito mais na Champions do que fez nos últimos 18 anos.

A nossa performance na Champions tem sido miserável e não está à altura da nossa história gloriosa iniciada em 2001, perdão, em 1904.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Obviamente, José Nuno Martins tem que ser demitido

Avatar
 ●  172 comentários  ● 

"José Nuno Martins condena as declarações de José Eduardo Moniz, quando este colocou em causa a não limitação de mandatos na liderança do Benfica, assim como a centralização do poder nas mãos de uma só pessoa. Num estilo bastante cáustico e irónico, o diretor do jornal 'O Benfica' foi arrasador. "Nem queria acreditar no que estava a ver. Um vice-presidente da SAD e do Benfica a mandar recados pelos jornais sobre o estilo das presidenciais. Isto, num dos momentos mais profícuos, mais decisivos e vencedores dos 115 anos do Benfica. É surpreendente", começou por assinalar, no programa que partilha com Leonor Pinhão, na BTV, o canal do clube.

José Eduardo Moniz já tinha abordado estes assuntos noutras oportunidades, pelo que não seria novidade, mas José Nuno Martins não compreende e até questona se este não terá um "plano secreto". "Como jornalista ele também é especialista em agendas e enredos casuísticos da atualidade. Quem sabe se quando ele se volta a referir à limitação de mandatos presidenciais de clubes, ele não está a lançar a própria candidatura para ir substituir o avozinho de Contumil, no cargo, lá nas Antas, no ano que vem", atirou José Nuno Martins, que defende que o vice-presidente está a praticar um "tirocínio".

A possibilidade de se poder candidatar ao lugar de Jorge Nuno Pinto da Costa pode, na ótica de José Nuno Martins, não ser a única em cima da mesa, mas o responsável do jornal 'O Benfica' até deixa um conselho: "Poderia ser uma boa saída. Aquilo é extraordinariamente bem pago, lá nas Antas. E os Andrades até gostariam de ter uma pessoa cosmopolita. É um lobo vestido de avôzinho cosmopolita, que também pode servir para o Campo Grande. Num lado ou noutro é igual"." - Record.

Quando um empregado do clube fala assim de um vice presidente e administrador da Sad, tem que ser demitido.

Se tal não acontecer, significa que o presidente do SL Benfica valida estas declarações e então é José Eduardo Moniz que não tem condições para continuar.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Dor de cotovelo

Avatar
 ●  73 comentários  ● 


"O Porto está fora da 'liga milionária'. Amarga ironia: se o Benfica tivesse feito o seu trabalho, teríamos duas equipas lá. Como o Benfica falhou, o Porto é que paga.

E o Benfica está lá – em vez da equipa portuguesa que (obrigado) nos últimos 30 anos melhor nos representou." - Rui Zink.

O Rui Zink, como zero que é, também precisa de atacar o SL Benfica só para que reparem nele.

Conseguiste, Zink. Hoje és mais que um simples parvalhão. És um parvalhão com dor de cotovelo.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

O Chiquinho era para estar no Krasnodar...

Avatar
 ●  133 comentários  ● 

...mas seja como for ver o FC Porto, o clube mais corrupto dos últimos 30 anos, eliminado do acesso à Champions, sabe sempre bem.

Por tudo o que fizeram ao SL Benfica, merecem passar os piores tempos de sempre.

Rúben Dias e Grimaldo

Avatar
 ●  96 comentários  ● 

Qual deles cá estará a 1 de Setembro?

Os dois...ou nenhum?

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Exclusivo: "Hoje, estou apenas satisfeito", por Rui Gomes da Silva

Avatar
 ●  119 comentários  ● 

Foi assim que Bruno Lage se referiu ao jogo de ontem, o 1.º jogo a sério da época!

A sério e para o que verdadeiramente interessa: as contas do campeonato (e se, ainda por cima, virmos o grau de dificuldade deste e do anterior ... então ....)!

E por isso, eu - que não me canso de elogiar o treinador do Benfica - só posso voltar a sublinhar o realismo e a frontalidade de Bruno Lage!

5-0 é sempre muito bom!

Mas o pior erro de quem vê futebol é olhar só para os números e não perceber o que há a melhorar.

E, não caindo na vulgaridade e na matemática fácil, estamos a dar passos consistentes ... rumo ao 38!

BRUNO LAGE

Vi, há dias, a repetição, na Bola TV, da entrevista de Bruno Lage à Benfica TV, dada logo a seguir à conquista do 37.

Ele, de facto, é diferente.

Perderá, como todos.
Nem sei se aguentará fazer noutro clube o que já conseguiu no Benfica!

Mas que foi a sorte grande que nos saiu ... lá isso foi!

COMEÇAR BEM 

Como disse, agora, que começou o ano ... a sério ... por tudo o que aí pode vir ... e depois de esmagarmos uma equipa que só teria hipóteses de equilibrar o jogo do Algarve se jogasse (como jogou até ao 2-0) como equipa pequena ... mais 5-0!

Um bom começo embora - saibamos todos e muito especialmente Sérgio Conceição na última época - isto não é como começa mas, antes, como acaba!

Ainda assim ... candeia que vai à frente ... 

E MELHOR AINDA ... QUANDO OS OUTROS COMEÇAM MAL ... OU MENOS BEM

Ora, se a um (muito) bom começo nosso ... acrescentarmos um mau começo do nosso rival - teoricamente - mais forte ... e um começo menos bom dos outros ...

Talvez por isso esteja convencido que “cá dentro” não será um ano difícil ...

Talvez seja, até, muito fácil!

Se não for ... será, para uma grande surpresa e só poderá vir do Porto (apesar da derrota com uma equipa acabada de subir ... da 3.ª divisão).

Portanto, Campeonato e Taças só por acaso não ganharemos.

MAIS FORTES?

Mas isso não significa que estejamos mais fortes.

Saíram Jonas e Félix e, a não ser que considerem RDT e Vinicius melhores ...

Apesar da grande exibição de anteontem de Nuno Tavares, falta-nos outro lateral direito.

O ideal seria também mais um 9 e meio e um” box to box”, à imagem de Gabriel (que surpresa ... confesso).

Não temos — de momento - alternativa a Pizzi, embora me pareça que o Chiquinho poderá lá chegar perto!

Isto se queremos mesmo uma equipa para a Europa ... para o que precisaremos - ainda - de mais um defesa central e de outro guarda redes (curiosa coincidência a de todos os que “queremos” custarem ... 15 milhões).

CLAQUES 

O Benfica ... não percebendo que Ana Gomes não era nem vai ser mais nada ... meteu-se com o PS.

E obrigou António Costa a vir dizer que ... “a legislação [sobre claques] foi feita precisamente para que clubes como o Benfica passassem a adequar os seus grupos de adeptos àquilo que efetivamente são claques. Como sabem, falo à vontade sobre essa matéria, é conhecida a minha preferência clubística. Os clubes têm de ser todos iguais e tem de haver uma legislação que seja igual para todos. Havia lacunas, zonas cinzentas. O objetivo da legislação foi clarificar que essas regras têm de ser cumpridas por todos e acho que é saudável que todos o façam."

E agora?

O que vamos fazer?

“BANHA DE COBRA”

Nesta última semana, a comunicação oficiosa do Benfica esforçou-se - mais uma vez - em destruir António SIMÕES!

O que é que ele queria dizer (embora não tivesse encontrado a melhor forma de o dizer, reconheço)?

O que todos achamos!

Que ... a vender assim e a não comprar grandes jogadores, nunca mais voltaremos a ser Campeões Europeus!

O que disse? Que nunca mais seremos!

Ou seja, não o querendo dizer, disse o que pensa quem lá anda dentro!

O problema não é, por isso, o que alguém disse mas a ânsia de infalibilidade de quem por lá anda!

LM

Fez ontem uma semana, vi (na RTP, onde antes tinha assistido aos primeiros 5-0 desta época) os 2 episódios do “Ruth, a Pérola do Índico”, sobre a história da vinda do Eusébio para o Benfica.

Para além de ter conhecido muitos dos que por lá aparecem ... eis uma grande oportunidade para os mais novos perceberem a grandeza do Benfica.

Mas dá para pensar ... como, sendo tão grandes, vamos cada vez ser menos importantes na Europa dos grandes do futebol.

Onde devíamos estar ...

Porque negócio não rima com Campeão Europeu!!

Que saudades dos tempos em que quando, no Benfica, se falava em LM ... estávamos todos a referir-nos a Lourenço Marques!

Sinais dos tempos 

VINICIUS

Por último ... 17 milhões ... entrou e marcou!

E como não sou dos que diz que Bruno Lage só o vai “meter” com os jogos decididos, agora ... é só esperar: de cada vez que o resultado não estiver a ser o que queremos ... em 10 m ... Vinicius vai resolver!

Não acreditam?

domingo, 11 de agosto de 2019

Por este andar o Lage nunca será Tri...

Avatar
 ●  47 comentários  ● 
Como sabem não sou grande apologista de estatisticas... deixo isso para os desaparecidos que me criticavam por, desde 2008, defender a politica que agora todos reconhecem (mundialmente) ser uma política acertada e de sucesso.

Mas olhando aos números de Bruno Lage enquanto treinador do SLBenfica, sobra apenas uma equipa (duas com o Famalicão) que ainda não foram derrotadas pelo nosso treinador. E, se olharmos aos números, são avassaladores... e não falo apenas das goleadas, mas também do numero de jogadores portugueses e da formação que fazem parte activa do plantel e da equipa.

Muito rapidamente Portugal vai tornar-se, na minha perspectiva, num país e numa Liga demasiado pequenos para Bruno Lage e para a sua competência enquanto treinador. Alguém com tanta competência merece ser treinador nos melhores palcos do Mundo e, desta vez, em condições, para levar o Jaime para viver com ele essa aventura e não ter de viver longe dele.

Mas na minha opinião, o SLBenfica já está a antever essa situação. Isso mesmo diz a clausula de rescisão de 20M€ e a forma como Renato Paiva recusou ser a primeira escolha para treinador do SCBraga e manter-se no Benfica B... por enquanto.

O SLBenfica poderá, se tudo evoluir no sentido do que se trabalha no Benfica Futebol Campus, ser o primeiro clube do mundo a formar jogadores de elite, mas também treinadores... E o Blog GeraçãoBenfica a ser quem primeiro apresentou publicamente esse projecto de formação publicamente (ainda em 2013).

Voltando aos jogadores, duvido que "já tenhamos uma foto completa" do que irão ser as apostas deste ano. Algo me diz que chegaremos a ter jogos com "os dois Tavares" a tomarem conta das laterais do SLBenfica (Nuno à esquerda e Tomás à direita)...

... mas tenho duvidas que fique por aqui. Olhando à qualidade na equipa B... duvido que só nos falte ver o Tomás.

Foi de mão cheia...

Avatar
 ●  39 comentários  ● 

...que o SL Benfica arrancou o campeonato nacional.

Estádio cheio e um ambiente optimista viram um SL Benfica melhor na segunda parte que na primeira.

Samaris e Florentino foi a dupla escolhida para o meio campo. Não se pode dizer que correu bem essa escolha como já não tinha sido um sucesso perante a lesão do mesmo Gabriel no final da temporada passada.

Samaris como 6 e Gabriel como 8 é a dupla que melhor funciona. Florentino e Samaris como 6 e meio não dá. Samaris em especial ressente-se de não ter a posição fixa.

O puto Tavares fez um jogo bastante razoável com o grande mérito de marcar o golo que desbloqueou o jogo para o nosso lado. Não me surpreendia que Grimaldo fosse vendido e o puto fosse o nosso defesa esquerdo com o regresso de Almeida.

Com o jogo desbloqueado, o Paços começou e errar e aí apareceu Pizzi numa boa segunda parte.

Não gostei de Seferovic que continua a não me convencer. Não tem qualidade para ser titular.

Também me parece que Bruno Lage ainda não está a conseguir retirar o melhor de Raul de Tomás.

Mas ganhar e da forma que ganhamos...diz tudo do que foi o jogo!

O resultado demonstra a diferença entre o SL Benfica e as restantes equipas deste campeonato.

Daqui a duas semanas é meter os andrades a seis pontos e assumir o nosso lugar desde já.

ranking