Ouvi com atenção a entrevista do Rui Vitória.
Já vou ao que interessa e que diz respeito às responsabilidades do SLBenfica, mas começo por aquilo que infelizmente Rui Vitória ainda não entendeu: a maior responsabilidade do ex-treinador foi nunca ter trazido para o SLBenfica nada de novo.
Eu sempre o considerei, e mantenho, um treinador de qualidade. Mas tenho que aceitar a crítica de todos os que sempre defenderam que não tem mentalidade e dimensão para ser treinador de equipa grande.
Rui Vitória entra e sai e, ao contrário de treinadores como Jesus ou Conceição, não deixou a sua marca no futebol, nos princípios de jogo e na dimensão do futebol do SLBenfica. Pelo contrário, pois se assim fosse a missão de mudança trazida pelo Bruno Lage não seria assim tão "fácil" de concretizar como tem sido.
O agora treinador rival de Jorge Jesus (os mindgames via tradutor vão ser de ir às lágrimas) diz que sente que perdeu o apoio da estrutura do SLBenfica... Ora, isso foi evidente para todos. Mas o acho que ele não entendeu é que isso se deu porque se no primeiro ano se aceitou que o futebol do treinador assentasse no legado do antecessor... no ano seguinte já não e a qualidade foi sempre em queda, com opções muitas vezes duvidosas que custaram vários resultados e exibições.
Seja como for, e começando pela parte que realmente me preocupa e que diz respeito à responsabilidade do SLBenfica neste mau momento, é inadmissível que uma estrutura que se diz profissional, altamente bem paga e de grande competência deixe cair um treinador e com ele os resultados que colocam em causa os objetivos desportivos. É inadmissível que as agendas pessoais e profissionais (tipo "já não quero cá este, deixa-o torrar") se tenha sobreposto aos interesses do SLBenfica.
Outro elemento que ficou evidente na entrevista do Rui Vitória foi que no último ano e meio se perdeu o foco no que é mais relevante, ou seja, o foco e atenção da SAD está mais virada para os advogados e para os ataques ferozes do FCPorto que, ilegalmente, espiou e violou a integridade do SLBenfica... do que em dar dimensão e condições ao futebol do SLBenfica
Ora, neste particular, se os dirigentes do SLBenfica não tivessem telhados de vidro, seguramente que poderiam ter tido acesso ao que quisessem que o melhor que conseguiam seria conhecer os segredos do sucesso empresarial (contratos e afins) e nunca ilícitos que deram origem a todos os ataques que conhecemos.
Por falar em ataques... continua a intrigar-me a história do bufo! Quem não se lembra de há uns meses o presidente se indignar que algumas conversas internas fossem parar aos jornais imediatamente. Agora voltou a acontecer o mesmo há um mês e meio com o quase despedimento do Rui Vitória e também com a continuidade do Lage.
Tudo o que se passa nas reuniões da SAD acaba, invariavelmente na comunicação social.
A pergunta que me assola é simples: Se o grupo é restrito, se o presidente diz que há um bufo e se continua tudo na mesma com tudo a ser exposto, só me ocorre uma hipótese: para defender a sua "boa imprensa" o bufo é mesmo o Presidente, mais interessado em alimentar os jornalistas para o "protegerem" do que em defender e fechar o SLBenfica.
Já aqui o escrevi e volto a repetir... Luis Filipe Vieira, como Ricardo Salgado, é um gestor de grande qualidade. Luis Filipe Vieira, como Ricardo Salgado, transformou uma empresa em queda e sem recursos numa empresa de dimensão impar e geradora de valor... Contudo, Luis Filipe Vieira, como Ricardo Salgado, caiu na tentação de acreditar que o sucesso era um caminho sem retorno e que fosse como fosse acabaria sempre por sair vencedor... todos sabemos o resultado de Ricardo Salgado!
PS- repararam que o FCPorto, em tribunal, tentou chegar a acordo com o SLBenfica para não ser julgado? Ora, só faz isto quem tem noção que pode ser declarado culpado de espionagem empresarial e violação de privacidade.