O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 5 de março de 2021

O antigo sócio 17599 do FC Porto continua a trabalhar contra o SL Benfica

Avatar
 ●  63 comentários  ● 
LUIS FILIPE VIEIRA SÓ VAI EMBORA QUANDO ENTREGAR DE UMA VEZ POR TODAS TUDO AO FC PORTO, INCLUSIVE A LIDERANÇA NO NÚMERO DE TÍTULOS NACIONAIS.

Com o filho de Pinto da Costa

Vieira foi sócio do FC Porto até 2009, mas continua a servir os interesses do FC Porto.

Um dos primeiros objectivos de Pinto da Costa e do seu mentor Pedroto sempre foi tirar a Final da Taça do Jamor.

Ao contrário do que se diz por aí, o Jamor tem condições fantásticas para poder receber um jogo como uma final.

Tem balneários mais que suficientes para este tempo de pandemia, permitindo atribuir 2 balneários p/equipa.

São balneários modernos e não instalações a cair de podre, como por vezes se diz por aí para desacreditar o Jamor.

O relvado é o que precisa de cuidados, pois se continuar a ter jogos mas não fo devidamente tratado, certamente não estará em condições.

Mas quanto a isso perguntamos: quanto paga o Codecity para jogar no Jamor? Cobre os custos de manutenção? E quem faz (se é que faz) essa manutenção?

E quanto à FPF? Tem os cofres cheios dos milhões da EUFA, gasta rios de dinheiro numa estação de televisão, mas quando é que gastou dinheiro a dotar o Jamor de melhores condições quanto a um relvado novo?

ZERO. Fernando Gomes tem deixado degradar o relvado do Jamor para aproveitar a pandemia e cumprir o desejo de Pedroto e Pinto da Costa.

Infelizmente, não temos um presidente que proteja o interesse do SL Benfica e da festa do futebol.

E quem fala na questão do público, se tal for possível, só pode ter má vontade. O Jamor é o único estádio que permite em segurança segregar os adeptos das duas equipas sem qualquer contacto entre tais grupos.

Infelizmente, Luis Filipe Vieira está no SL Benfica para se servir do clube e para servir os interesses dos que tanto querem que continue.

LUIS FILIPE VIEIRA SÓ VAI EMBORA QUANDO ENTREGAR DE UMA VEZ POR TODAS TUDO AO FC PORTO, INCLUSIVE A LIDERANÇA NO NÚMERO DE TÍTULOS NACIONAIS.

PULHA.

O Aburguesamento da Estrutura (e o Jamor outra vez "roubado")

Avatar
 ●  27 comentários  ● 

 


Em 2003, quando Vieira acredita que refundou o SLBenfica, o FCPorto tinha 19 titulos e o SLBenfica 30. O SportingCP, curiosamente, tinha acabado de conquistar o 18º (ou 22º como eles gostam de acreditar).

O FCPorto vai hoje com 29, o SLBenfica 37 e o SportingCP os mesmos 18 (que serão este ano 19). Ou seja, no "reinado" de Vieira o FCPorto conquistou 10 titulos e o SLBenfica 7.

Jorge Jesus, que cumpre a 7ª temporada no SLBenfica tinha ganho metade dos titulos de campeão que disputou e este ano inverte o ciclo: passa a perder mais do que ganha.

Rui Costa, quando assume o papel de dirigente em 2008,  FCPorto tinha 23 titulos e faz nesse ano um Tetra. O SLBenfica tinha 31 e o SportingCP 18. No seu periodo no SLBenfica, o FCPorto conquistou tantos titulos como o SLBenfica.

Ora, convenhamos que para tanta "cagança" o registo destes três não é propriamente brilhante, bem pelo contrário.

Porém consideram que pouco têm que aprender seja de quem for e consideram-se capazes de "ganhar com uma perna às costas", nem sei eu muito bem onde foram buscar essa ideia...

O SLBenfica está a anos luz de ser líder do futebol português como o Bayern, por exemplo, lidera o futebol alemão.

Neste contexto, penso que o SLBenfica tem de repensar seriamente o modelo estratégico para o futebol, a começar por - como bem defendeu Nuno Gaioso (outra coisa é saber se isso não traz "água no bico" ou ambição de ter o poiso que é agora de outros) - pelo rejuvenescimento dos recursos e da liderança.

Comecemos por Jorge Jesus: Deveria ter ao seu lado um treinador adjunto jovem, que pudesse ser seu discípulo (como Rui Faria em tempos foi visto como "aprendiz" de Mourinho, antes de atalhar caminho atrás dos milhões chineses).

O treinador do SLBenfica deveria conseguir transitar o seu legado e conhecimento (e tem muito), mas ao mesmo tempo renovar-se e aprender de mentalidades mais jovens e com outro pensamento. 

O SLBenfica deveria "impor" a Jorge Jesus um processo de renovação da estrutura técnica orientada precisamente a lançar o futuro do SLBenfica desde uma perspectiva de inovação, estudo e interpretação de datos, modelos de alto rendimento e novos mecanismos de treino... 


Luis Filipe Vieira tem o mesmo problema: O actual presidente do SLBenfica nem sequer consegue seguir a norma que ele próprio trouxe ao SLBenfica, pela mão do BES/Novobanco é verdade, que é uma renovação dos corpos sociais com gente com perspectivas novas do mundo da gestão, gente com mente mais aberta e que queiram olhar para o negócio do futebol desde uma base essencial:

É um desporto e o foco do publico alvo são as vitórias! Porém, esse elemento tem que ser complementado com uma visão de um mundo cada vez mais digital e onde a captura de receitas é essencial abrir-se e novos modelos.

Luis Filipe Vieira é hoje mais parte do problema do que da solução no SLBenfica! Como tenho dito, aburguesou-se, achou que venceria de qualquer forma e, acima de tudo, colocou os titulos como consequência e não como foco. Vieira, talvez por vários telhados de vidro que os 18 anos lhe trazem, procura hoje em dia estar alinhado com os poderes do futebol português. A titulo de exemplo isso mesmo se vê pelo facto de ter pactuado com o fim da festa da Taça no Jamor, que este ano sai novamente e foi hoje anunciada para Coimbra. UMA VERGONHA!!!

Por fim Rui Costa: Não sei se é ou não o lider do futebol do SLBenfica! De momento apenas "parece" o lider do futebol. Segundo o Presidente trabalha de borla para o SLBenfica - algo que em si mesmo é assustador, pois ninguém trabalha de borla de forma eficiente e honesta.

A estrutura do futebol está caduca e sem qualquer valor acrescentado: Pedro Mil Homens, Pedro Marques... tudo gente que, respeitando os respectivos percursos, estão a mais no SLBenfica e que deveriam sair com efeitos imediatos.

Rui Costa deveria ouvir as bases! Os profissionais que se confundem com o SLBenfica na sua essência, que têm dado toda uma vida ao clube e que podem perfeitamente dar a sua visão da realidade actual.

Depois, cabe ao Rui Costa a respectiva alteração e imposição de um modelo assente no Seixal e na criação do melhor scouting mundial. É dos investimentos mais proveitosos que podem ser feitos.

- Manter e continuar a desenvolver o Benfica Futebol Campus (não apenas em infra-estruturas), mas sim orientar todo o modelo ao desenvolvimento de valores distintivos para o futebol português. O Benfica Futebol Campus tem que continuar a desenvolver-se como das melhores academias da Europa e do Mundo

- Começar a impor um modelo de apoio a clubes mais pequenos de formação que permitam aos atletas evoluir num contexto mais exigente do que apenas atacar, atacar, atacar. Os melhores jovens talentos têm que estar ligados ao SLBenfica.

- Focar em novas metodologias de treino, desenvolvimento desportivo, cognitivo e fisico. Realizar um investimento fortissimo em tecnologia de ponta e em profissionais de renome nacional e europeu no BenficaLab. Os melhores fisiologistas em Portugal têm que trabalhar no SLBenfica.

- O Departamento de Scouting tem que reportar directamente à Liderança - Rui Costa - tanto para o futebol de Formação como para o Futebol Profissional, liderado por gente com passado ligado ao SLBenfica e alicerçado nas melhores tecnologias e com um plano de formação e crescimento profissional para os melhores. A ambição dos scouts é serem treinadores... tem que se lhes ser permitido. Os melhores scouts e a melhor tecnologia tem que trabalhar no SLBenfica.

- O SLBenfica tem que contratar um Director Desportivo. Um responsável operacional por todo o modelo desportivo, quem "controle" e gira a realidade do treinador e faça a ponte dos temas operacionais com a Direcção. Jorge Jesus não pode continuar a ser a cara e voz do SLBenfica além de treinar a equipa e, para o ordenado que cobra, conquistar 2/3 dos titulos que disputa.

- Por fim, como aqui já disse, Rui Costa (e não Vieira porque já vimos que deixou muito esqueletos no armário ao fazê-lo) deve liderar a relação desportiva com os clubes nacionais, na medida em que os melhores jogadores da Liga de forma consistente, devem jogar no SLBenfica. Como antigamente, o SLBenfica deve ser a preferência dos melhores jogadores da Liga.

quinta-feira, 4 de março de 2021

E agora Vieira?

Avatar
 ●  56 comentários  ● 

Jogamos a final da Taça de Portugal no Jamor, onde deve ser, ou vamos jogar onde os teus amigos andrades querem?

É uma vergonha que em 20 anos de Vieirismo tenhamos apenas 3 Taças de Portugal!

Quem é o verdadeiro pulha?

Classificação: Mais esqueletos a sair do armário

Avatar
 ●  38 comentários  ● 

São 13 os pontos, TREZE, que levamos de atraso para o primeiro lugar... e temos a escandalosa métrica de ZERO penaltis assinalados a favor do SLBenfica! Repito, talvez a única equipa da Europa que não tenha um penalty assinalado... quando vemos os rivais com 8 a 12 penaltis.

... isto sem esquecer a frase lapidar de Sergio Conceição: "Têm que começar a assinalar mais penaltys a favor do FCPorto"... e os resultados estão à vista.

Se pensarmos em, PELO MENOS, três jogos em que o SLBenfica empatou o jogo com ESCANDALOSOS penaltys por assinalar em cada jogo. Aqui estão 6 potenciais pontos que foram ROUBADOS ao SLBenfica.

Se a isto somarmos outras decisões como penaltys "milagrosos" que desbloquearam jogos ao SportingCP (lembro-me pelo menos do Farense e do Paços de Ferreira, salvo erro)... e decisões "estranhas" da arbitragem que, por exemplo, permitiram que Feddal jogasse no Dragão e Palhinha jogasse contra o SLBenfica.

Agora pensem... se estes "penaltis milagrosos" não têm sido permitidos ao SportingCP como não foram permitidos ao SLBenfica seriam menos 4 pontos. Se o Sporting não tem ganho ao SLBenfica (a entrada do Palhinha acabou por ser fundamental)... eram menos 6 pontos no total. E já nem quero incluir aqui hipoteses totalmente "no ar" de poderem perder no Dragão sem o Feddal.

Ora, no total falamos de 12 pontos (6 roubados ao SLBenfica e 6 "facilitados" ao SportingCP) que deixariam os três clubes - SportingCP, FCPorto e SLBenfica totalmente "colados" no todo da classificação.

Juntemos tudo isto ao impacto do COVID pós jogo da Supertaça e depois pior ainda pós jogo do Campeonato onde o staff e equipa do SLBenfica FORAM TOTALMENTE INCOMPETENTES ao andar a distribuir abraços e fair play com um clube que vinha com uma lição estudada.

Recordo que NUNCA vimos Sérgio Conceição (e outros elementos do staff do FCPorto) distribuir tantos abraços e fair play como naqueles momentos.

Reparem que tanto SportingCP como SCBraga aprenderam claramente a lição e não só não se aproximam dos jogadores e staff do FCPorto, como realmente optam por sair directamente para o balneário, precisamente para não lhes acontecer o mesmo que ao SLBenfica.

Ou seja, o COVID teve impacto sim... PORQUE FOMOS "UNS MENINOS" e com isso arrastou muita coisa que resultou em tremenda falta de qualidade de jogo.

Mas não é menos verdade que há 12 pontos "no ar" que nos prejudicaram de uma forma que parece que só o "burguês" a gente que está dentro do SLBenfica (estranhamente ou não) se esquecem.

Equipa de futebol: Vamos lá "tirar esqueletos do armário"

Avatar
 ●  78 comentários  ● 

A malta gosta muito de andar por aí a dizer que temos um plantel fraco, desequilibrado, que gastámos milhões e não temos qualidade, etc.

Ora bem, vamos lá a factos:

- Começo pelos "mea culpa". Eu fui dos que critiquei a contratação do Otamedi e dos que perdi a paciência com o Weigle, o tempo demonstrou que alemão é um craque (tem sido dos melhores jogadores desde que jogámos com o FCPorto para a Supertaça) e o defesa central tem demonstrado uma atitude de lider e uma entrega que quase faz lembrar Ruben Dias. Aqui estão 35M€!

- Darwin até apanhar COVID era visto por todos como um craque! Liderava não tanto em golos, mas na construção do processo atacante do SLBenfica - super-rápido, criativo e a contribuir com golos e assistências. Ja muitos diziam que os 24M€ iriam ser uma penchincha para a evolução que ia representar. A paragem que tem agora é clara como vinha jogando condicionado, o que tem impacto no rendimento.

Portanto, dos 100M... 60M€ penso que ao dia de hoje haverão poucos capazes de dizer que fariam melhor com menos dinheiro. Reparem no Paulinho! Chegou ao Sporting com 12 golos em 30 jogos este ano e foi avaliado em 26M€.

Sobram: Everton (20), Pedrinho (17) e Gilberto (3M).

O Everton, como o Darwin, perdeu muito com a falta de treino conjunto quando o COVID atacou - uma vez que vem de um campeonato que nada tem que ver com a velocidade e dinâmica do futebol português.... arrancou bem, porque vinha com ritmo, mas conforme os treinos viraram individualizados e depois foi atacado pelo COVID... temos agora um Everton irreconhecível (ainda que está em crescimento).

Gilberto custou "apenas" 3M e teve o mesmo problema de adaptação que o Everton. Creio que, reconhecendo que não é um craque (não conheço craques que, em condições normais tenham vindo da America do Sul por menos de 7M), há que admitir que tem subido muito de rendimento. A par de Weigl dos que mais "se transformaram". Ainda assim, penso que entre o que conhecemos de Almeida, da evolução de Gilberto e a adaptação do Diogo Gonçalves... este ultimo será o futuro desta posição.

Fica por confirmar o retorno do investimento em Pedrinho que, tendo já demonstrado bons pormenores, ainda não justificou a aposta.

Ora... para quem diz então que temos um plantel desequilibrado... eu já aqui tinha dito que o problema era o legado de cinco anos de desinvestimento pós Tetra, em que o "burguês LFV" decidiu deixar de continuar a investir na equipa. Ou seja, havia muito para corrigir.

Na prática, dos 100M€ estão por "rentabilizar" 17M (máximo 20M para os que menos gostam do Gilberto)... porém as "falhas" / carências da equipa eram superiores ao que o dinheiro podia pagar.

Tendo em conta que os fundos não são ilimitados, será que se podia ter contratado um avançado mais barato? Será que se podia ter contratado um medio defensivo mais barato? Duvido...

Será que podíamos ter corrigido a falta de extremos criativos (só tinhamos o Rafa) com menos dinheiro? Tenho duvidas...

Agora... uma questão importante:

- Ficaram posições por corrigir? CLARO! Desde logo a posição 8 como muito se tem dito... e face ao investimento feito, deveriam ter olhado para o mercado interno onde havia valores como Al Musrati.

Isto para dizer que nos esquecemos muito de ver os anos que levamos do "burguês" a desinvestir na equipa quando dizemos que se gastaram muitos milhões e continuamos com coisas por corrigir...

Mas acima de tudo o que eu gostava de deixar como conclusão é:

- O SLBenfica tem que manter um investimento elevado na equipa todos os anos se quiser ter ambição de fazer melhor nas competições europeias do que tem feito até hoje.

- Para investir todos os anos, precisamos vender! FACTO! O SLBenfica precisa ter um ou dois jogadores todos os anos que permita gerar uma receita relevante como tem acontecido até aqui.

- Para conseguir o ponto anterior, o SLBenfica tem que continuar a apostar em jogadores com idade inferior a 24 anos, que permitem rentabilizar com receita mais elevada... e temos que continuar a apostar em dois outros verticais fundamentais:

- Ter a formação com maior potencial de Portugal, onde estejam os melhores valores jovens.

- Contratar todos os anos os melhores sub24 do campeonato português. Face ao investimento teoricamente menor ao contratar em Portugal, inclusivamente podemos pensar em contratar jogadores que possam chegar com mais idade, desde que o justifiquem do ponto de vista de elevado rendimento desportivo.

Estes quatro pontos só querem dizer uma coisa:

TEMOS QUE VOLTAR A TER UM DEPARTAMENTO DE SCOUTING COM MAIS LIBERDADE, AUTONOMIA - MAS ACIMA DE TUDO COM UMA LIDERANÇA FORTE E EXPERIENTE!!!!

quarta-feira, 3 de março de 2021

As boas pessoas nunca devem ser esquecidas

Avatar
 ●  15 comentários  ● 
Alfredo Quintana:

Apesar de ser atleta do FCP, nunca se deixou contaminar pelo ódio aos adversários.

Correcto, foi um exemplo na forma de encarar o jogo e os adversários.

Uma fatalidade levou-o demasiado jovem. Estes casos, em atletas, devem levar a que se questione os suplementos dados aos atletas hoje em dia.

Saudades é o que deixa a todos os que apreciam o desporto com rivalidade, mas sem ódio.

Maria José Valério:

Era um simpatia, uma verdadeira senhora.

Além de figura de proa da música noutros tempos mais civilizados, hoje em dia era conhecida dos mais novos por ser do Sporting e por cantar o hino do clube.

Nunca ninguém lhe ouviu ou viu qualquer deselegância para com o SL Benfica. Pelo contrário, adorava que os benfiquistas brincassem com ela, respondendo sempre com boa disposição e simpatia.

Também ela deixa saudades, pois consigo morre mais um pouco do que deve ser a convivência entre adeptos de clubes rivais.

Iniciativa: APOIE O SL BENFICA, CANCELE A BTV!

Avatar
 ●  110 comentários  ● 

 


Como foi verificado nas eleições de Outubro e comprovado na entrevista de domingo, a atual BTV não está ao serviço do Sport Lisboa e Benfica nem dos benfiquistas. 

A atual BTV está em exclusivo ao serviço de Luis Filipe Vieira. 


Apenas tem espaço para lacaios do poder, gente sem coluna vertebral e que apenas quer manter Vieira no SL Benfica, mesmo que para isso sacrifique o futuro do clube, como o fizeram com Vale e Azevedo.


Tem lugar para gente que nem benfiquista é e que se deu ao luxo até no passado de gozar com o próprio clube.


Além de tudo isto, subscrever a BTV não é apoiar financeiramente o SL Benfica.

Quem beneficia das subscrições é a NOS, que usa esse dinheiro para depois pagar ao SL Benfica. Belo negócio não é?

Subscrever a BTV é apoiar financeiramente quem apoia o FCP, usando parte do que devia pagar ao SL Benfica para ajudar o FCP a sobreviver.

Ou será que não se lembram que a Sport TV e os seus accionistas estavam para liquidar a Sport TV por prejuízos de milhões, quando o SL Benfica era dono dos seus direitos? 

Sim, a BTV podia ter liquidado os inimigos do SL Benfica. Mas Vieira, como tem salvo o FCP, salvou a Sport TV e a NOS de um desastre anunciado. Por isso tornou a entregar-lhes os direitos televisivos do SL Benfica na Luz e também os direitos de transmissão da Liga Inglesa, que também eram nossos!

Ouçam o relato do SL Benfica na Rádio! Até devolve alguma emoção que estádios vazios tiraram ao jogo.

CANCELAR A BTV DOMINADA POR VIEIRA É UMA QUESTÃO DE BENFIQUISMO.

APOIE O SL BENFICA LIVRE DE VIEIRA! CANCELE A BTV!



terça-feira, 2 de março de 2021

LFV assumiu o erro: ter dado ouvidos aos sócios e não ter seguido o seu instinto

Avatar
 ●  48 comentários  ● 

Começando pelo bom e por algo com o qual concordo a 100%: LFV disse no último Domingo que a relativa "saúde financeira" do Benfica se devia ao Seixal. Quis com isso dizer que “a menina dos seus olhos” foi um projeto 100% acertado, quanto mais não seja do ponto de vista financeiro. 

Há anos que disse isso, quando tudo isto começou, e quando tantos sonhavam alto e diziam que finalmente o Benfica ia ser glorioso desportivamente com a prata da casa, que íamos ser o Barcelona de Portugal, ignorando o pormenorzinho de que os Messis do Barcelona ficam em Barcelona a vida toda e que os Messis do Benfica são vendidos depois de duas dúzias de jogos.

Quando muitos ostentavam a bandeira do Benfica Made in Seixal, eu dizia aqui que a bandeira que aí vinha era a bandeira dos Milhões Made in Seixal apenas. Aqui disse repetidas vezes lá bem no começo disto tudo, que para haver Benfica Made in Seixal não bastava ser capaz de formar talentos. Era preciso criar condições para manter esses talentos na Luz um mínimo de 3 anos. Sem isso, seriam apenas milhões e balancetes!

E é aqui que LFV ainda se perde e contradiz a todas as horas: LFV é capaz de prometer aos sócios que vai ser grande na Europa com a prata da casa, mas depois quando vende um miúdo ao fim de 20 jogos diz que nada pode fazer para não vender porque essa é a lei do mercado e há clubes a pagar aos jogadores 20 vezes mais. E eu concordo com esta última frase, mas isso sempre foi óbvio desde o início e é também por isso que as duas realidades sempre foram incompatíveis.

LFV não percebeu ainda que o seu grande erro foi acreditar que seria capaz de assentar a política desportiva do Benfica no Seixal apenas, quando se sabia que tal era uma impossibilidade. Era e é e sempre será enquanto o campeonato português não passar de um campeonato periférico na Europa, enquanto entre nós ficarem os jogadores medianos e os melhores saírem assim que o comboio passa! LFV assentou a política financeira do Benfica no Seixal (e aqui, muito bem!) mas a componente desportiva ficou para trás como mostram os resultados desportivos dos últimos anos!

O que me leva à entrevista de LFV no último Domingo. Em duas palavras: Está perdido! Aproveitou a campanha desportiva desastrosa desta época depois do maior investimento de sempre para quase dizer: “Eu é que estava certo em querer o Seixal, dei ouvidos ao que os sócios queriam, investi como eles queriam e deu merda!”  Foi quase dizer que “O meu erro foi ter dado ouvidos aos sócios e não ter seguido o meu instinto!" (as famosas luzes)

Não Presidente!! Porque aqui você está errado duplamente: É que o facto desta época com investimento estar a ser um desastre, não significa que as épocas passadas com o Seixal apenas fossem o caminho! Nos últimos 4 anos (se contarmos com esta) teremos ganho UM (!!) campeonato, e mesmo esse todos sabemos que foi um milagre!

Por isso, o que LFV devia explicar é porque razão não ganha nem quando a política é o Seixal nem ganha quando a política é de investimento, em vez de querer passar a ideia que esta época está tudo mal mas nas últimas 4 esteve tudo bem! 

LFV devia perceber que por exemplo no ano passado teve jogadores como Nuno Tavares, Tomás Tavares, Florentino, Jota, David Tavares a serem titulares em jogos da Liga dos Campeões, e que este ano, emprestados a clubezecos de “mija na escada” simplesmente não jogam (alguns já foram devolvidos!) 

Por isso caro LFV, o Seixal só por si, também não é o caminho como você tantas vezes quer fazer crer, nem tudo o que de lá sai é ouro! O desastre deste ano mesmo com investimento, não é porque você deu ouvidos “erradamente”  a quem queria investimento! Você investiu este ano porque a sua anterior política TAMBÉM foi um desastre e a isso obrigou! A única diferença é que o anterior foi um DESASTRE mais barato!

Depois, foi ver LFV no Domingo elogiar diversas vezes o gabinete de prospecção do Benfica! Mas em que mundo vive LFV?! Sinceramente digo, arrepia-me que um Presidente com 20 anos de casa tenha a lata de dizer uma coisa destas e que o entrevistador não contraponha com a verdade!

Porque é francamente confrangedor, que tantos anos depois LFV ainda tenha de lembrar como exemplos do excelente gabinete de prospecção do Benfica, o brilhantismo das contratações de David Luíz, Di Marias, Matics, Witsels (na altura miúdos e hoje já em fim de carreira. E esqueceu-se de referir o papel de José Boto?!) Mas há quantos anos foi isso Presidente?! Eu queria era que me dissesse o brilhantismo de uma contratação dos últimos 5/6 anos que tenhamos valorizado desportivamente e financeiramente DENTRO do Benfica! E aqui não há UMA para mostrar caro Presidente! UMA!

Quando se investem 100 milhões numa época (fora os outros milhões das outras épocas) e a qualidade da equipa é esta, caro Presidente, a prospecção é um desastre, não há volta a dar!! E quando se olha para o mesmo plantel, e não se vê nele UM miúdo do Seixal já com qualidade para lá estar, o Seixal também deixa algo a desejar Presidente!

E estamos também muito mal Presidente, se você ainda não percebeu que com muito menos tijolo e com muito menos campos relvados, em Alvalade e no Dragão também nascem talentos. E estamos muito mal, se não percebeu também que gastando muito menos dinheiro mas com um gabinete de prospeção melhor, em Alvalade e no Dragão também aparecem jogadores de qualidade!

Finalmente e no topo disto tudo, ficou no ar a ideia que no próximo ano a ideia é dar uma nova volta de 180º e voltar ao Benfica Made in Seixal (quanto mais não seja por razões financeiras e porque a Champions está em risco), como se o Benfica tenha vivido uma era dourada com essa política e estejamos todos cheios de saudades! Alé Benfiquistas, agora é que vai ser!

Faltou explicar (mas nem lhe perguntaram, claro) onde é que o nome Jorge Jesus que se queria para quatro anos(!!) se encaixa nessa política Made in Seixal, quando há 6 anos atrás foi escorraçado do clube precisamente por não se enquadrar nesse paradigma!

E ainda há malta que se admira porque razão o Benfica está um caco ou que acha que este é apenas mais um percalço! Os Benfiquistas de facto estão confusos, mas o que é realmente grave é que parece ser o Presidente o mais confuso de nós todos!

E sobre isto Vieira? Vai mais uma cartinha para o seu amigo Facturas?

Avatar
 ●  20 comentários  ● 

 


Ele e os seus acólitos, que de benfiquistas têm pouco ou nada.

Sérgio Conceição reclama por mais penalties e os árbitros dão.

Sérgio Conceição reclama que sevia ser Soares Dias a apitar e Fontelas Gomes e Paulo Costa dão Soares Dias ao FCP.

O que faz o Cavalo de Tróia de Pinto da Costa? NADA.

Sabe chamar pulhas aos Benfiquistas, mas fica caladinho com tudo o que está a ser feito para levar o FCP à entrada directa na Champions.

Fica caladinho quando se trata de colocar em causa o que está a ser cozinhado para pagar ao FCP um valor muito acima do que vale em termos de audiências televisivas nos acordos de centralização de direitos televisivos.

Fica caladinho quando o seu amigo dos tempos do FCP, Facturas, prepara o caminho para Tiago Craveiro ficar como presidente da FPF.

O verdadeiro PULHA é aquele que sacrifica o interesse do SL Benfica para servir outros interesses.

As Finanças dos 3 Grandes: Benfica, Porto e Sporting (2000-2020)

Avatar
 ●  56 comentários  ● 

De 2000 a 2020, o Porto conseguiu na 1ª década de 2000 a 2010 ser o clube em Portugal com o maior poderio económico e nessa altura dominou as competições internas em Portugal, respeitando as análises de que os clubes com maior poderio financeiro ficam mais próximos das vitórias desportivas.

O Benfica tornou-se no clube português com mais receitas desportivas nos últimos 10 anos, tendo ultrapassado o Porto, e os campeonatos foram divididos (5 para o Benfica e 5 para o Porto).

Apesar de o Benfica ter obtido mais receitas nos últimos 10 anos a verdade é que o Porto gastou o mesmo que o Benfica (Tanto Benfica como o Porto gastaram cerca de 1.800M€ nos últimos 10 anos), sendo que a grande diferença é que o Benfica obteve 148M€ de lucros de 2010 a 2020 e o Porto obteve 264M€ de prejuízos de 2010 a 2020, uma diferença superior a 400M€ nos capitais próprios de Benfica e Porto!

O Sporting nos últimos 5 anos aproximou-se de Benfica e Porto tendo alcançado já 2/3 do orçamento do Benfica e do Porto, mesmo sem ir tantas vezes à Champions League como tem acontecido com os rivais, tendo mantido os resultados relativamente equilibrados com prejuízos residuais no período 2015-2020.

 

Finanças dos 3 Grandes (2000-2020)

Finanças dos 3 Grandes (2010 a 2020)


Com 2 a 3 possíveis vagas portuguesas na champions league, a partir da próxima época, o Sporting terá mais hipóteses de participar na principal montra do futebol europeu nos próximos anos, competindo numa competição que dá bastantes mais receitas que a Uefa League, podendo elevar o actual orçamento que representa 2/3 do Benfica e do Porto para cerca de 80% a 90% do que gastam os rivais, e se um dos rivais falhar o acesso para o Braga então o orçamento e o investimento desse rival terá de baixar, ainda para mais num cenário de pandemia e de quebra de receitas!

Quem acha que o sucesso do Sporting é apenas um fenómeno ocasional estará redondamente enganado. Com um excelente treinador (Ruben Amorim) o Sporting consegue superiorizar-se aos rivais mesmo gastando 2/3 do que Benfica e Sporting gastam. A grande incógnita é que o Sporting esta época apenas disputou competições internas, e na próxima época terá de jogar 2 jogos por semana de Setembro 2021 a janeiro 2022.

O Benfica ainda tem alguma folga nos capitais próprios para não reduzir o investimento e o orçamento de uma forma muito abrupta, mas o Porto está numa situação bastante complicada com 264M€ de prejuízos nos últimos 10 anos, capitais próprios bastante negativos, com as principais receitas antecipadas, com dificuldades em renovar financiamentos bancários e obrigacionistas e também com dificuldades em renovar com vários dos principais jogadores (Otávio 2021, Marega 2021, Corona 2022 e Mbemba 2022)! 

O Benfica por 2 épocas seguidas perde o campeonato para o Porto na época passada e quiça para o Sporting esta época. Luís Filipe Vieira não aguentará um 3º falhanço, e os 2/3 dos votos de há uns meses não serão suficientes para se aguentar no cargo caso aconteça um possível 3º falhanço consecutivo! Julgar o contrário é não entender nada do que se passa no Benfica ... ainda para mais com o que tem acontecido entre o BES, o Benfica e a Promovalor desde 2014!


Em termos internacionais prepara-se para 2024 uma nova Champions League com 36 clubes, 10 jogos mínimos em vez dos actuais 6 jogos da fase de grupos, e valores que poderão subir dos 60M€/Ano para 100M€/Ano para os clubes portugueses que participarem e tiverem algum sucesso desportivo! (link)

Para 2029, o Governo decidiu nos últimos dias a centralização dos direitos televisivos nacionais, após a conclusão dos actuais contratos com a NOS e com a MEO, e o fosso das receitas nacionais entre Benfica, Porto e Sporting irá diminuir em relação a clubes como o Braga, Guimarães, Rio Ave, etc. (link)

Muitas mudanças estruturais estão a acontecer em termos nacionais e em termos internacionais e parece que o actual "líder" do Benfica afinal não está a conseguir colocar o Benfica "10 anos à frente da concorrência"! Pior que isso, estamos próximos de ficar fora da Champions League em 2 anos consecutivos, que é algo inacreditável e inaceitável para o clube nacional que tem conseguido alcançar mais receitas e mais lucros em Portugal!

segunda-feira, 1 de março de 2021

O mais importante foi conseguido

Avatar
 ●  27 comentários  ● 
Os três pontos.

O resto foi mais um jogo medíocre, com uma equipa sem líder em campo e com um labrego no banco.

Antes de marcarmos, o Rio Ave esteve várias vezes mais perto do golo.

Não ir à Champions será trágico. 

Perder este campeonato é ainda mais trágico, por mais que o labrego fale com a arrogância que se lhe conhece nas conferências de imprensa.

Venha o próximo jogo.

Os Donos da Bola ao Ataque

Avatar
 ●  29 comentários  ● 

 


Reparem no tratamento dado pela imprensa aos resultados financeiros de SLBenfica e SportingCP (identificados com os circulos azuis). Isto é APENAS MAIS UM exemplo da palhaçada que vai na comunicação social portuguesa, totalmente entregue aos interesses d'Os Donos da Bola combinam os títulos entre eles.

E sim, como ainda ontem demonstrou, Luis Filipe Vieira é um dos "Donos da Bola" juntamente com Domingos Soares Oliveira e o que de pior tem o nosso futebol: Pinto da Costa, Fernando Gomes e o futuro presidente da FPF quando Fernando Gomes for Presidente da UEFA: Tiago Craveiro.

Ainda ontem Luis Filipe Vieira deixou claro, com aquela palhaçada sobre os Estados Gerais que vão parar o futebol se não lhes derem dinheiro, que "os presidentes quando querem entendem-se bem" e se for preciso vamos outra vez ao Primeiro Ministro.

Isto são, meus amigos: OS DONOS DA BOLA!

Os que decidiram que até se concluir a negociação dos direitos televisivos o campeonato tem que ser disputado e aberto a diferentes possíveis vencedores... só isso o tornará atrativo para uma negociação mais "empolada".

Os clubes já anteciparam receitas, precisamente porque sabem que vem aí uma renegociação em alta e que vai ter isso em conta, possivelmente vai entrar ainda mais dinheiro. Praticamente TODOS os clubes da Liga anteciparam receitas e a cruzada da dos Donos da Bola é fazer aumentar o pote para antecipar a renegociação dos direitos... por isso querem também o Governo ao barulho. Tudo conta...

A curto prazo veremos Fernando Gomes "dar o salto" para futuro Presidente da UEFA, sendo substituido por Tiago Craveiro, que terá Domingos Soares Oliveira como seu braço direito, mas antes disso precisam por em prática a centralização dos direitos televisivos que serão negociados com uma base "solidariedade" pelos Donos da Bola... e vassalagem dos demais.

Ao invés de andarmos a romper barreiras e estimular um campeonato competitivo pela verdade... andamos a estimular a competitividade com base nas mentiras e esquemas que levam a ganhar quem interessa ao Sistema e aos Donos da Bola.

"Oferecem" ao SportingCP o titulo em ano de pandemia para ser mais fácil aos respectivos sócios de FCPorto e SLBenfica "engolirem".

Porém, como sempre acontece, Luis Filipe Vieira mete-se num esquema para o qual não está preparado e mais uma vez é atraiçoado pelo FCPorto que este ano tenta posicionar também o SCBraga de modo a que o SLBenfica fique sem as receitas da Champions.

E o Presidente do SLBenfica.... a ver passar! Porém com o seu futuro salvaguardado, pois enquanto se mantiver caladinho e atrás dos rivais, ninguém aparece no Estàdio da Luz a fazer buscas e os processos mentirosos que foram inventados pelas denuncias anónimas do FCPorto mantém-se em "banho maria".

O Presidente do SLBenfica bem pode dizer que sente paixão e benfiquismo... mas isso é, talvez, o que menos tem, pois quem sente o Benfica não se vende a estes interesses... nem se relaciona com esta gente, não é caro Noronha Lopes?

Mas este tipo de coisas pelos vistos interessam pouco aos sócios recentes do SLBenfica que andam a ocupar os tempos de antena dos programas de comentário televisivo... que gostam tanto de apontar o dedo aos outros, mas até deixaram quotas do SLBenfica por pagar (apesar de serem sócios há pouco tempo).





Vieira dá lição aos iludidos

Avatar
 ●  50 comentários  ● 

 


A entrevista de ontem foi o que se esperava: lavagem de imagem e ataque a quem contesta o que se passa no clube.

Foi uma demonstração de força de Vieira, ficando bem claro que só sai do SL Benfica quando morrer de velhice ou... preso. (Em Espanha não há problemas em prender seja quem for...já em Portugal...).

Fugiu a qualquer explicação sobre o que se passa dentro do clube ou quanto à forma como faz a gestão do mesmo. Repete que o clube não é dele, mas depois diz que "gastou" ou "investiu". Foge-lhe a boca para a verdade, ou para a SUA verdade.

Assim como no passado, não teve problemas em chamar de pulhas, na televisão do clube, aos benfiquistas. Ameaçou, atacou, e rasgou quem quis e como quis.

Lamento que o Pedro Pinto tenha espatifado a sua imagem logo no início do seu consulado no SL Benfica. Ele bem pode argumentar que fez todas as perguntas que se impunham, mas não apertou em NADA para obter as respostas. Permitiu o discurso de LFV sem contraditório, servindo até de muleta em certas alturas, o que denunciou o planeamento antecipado das perguntas e respostas.

Dou um exemplo: quando questionado sobre a antecipação de receitas, Vieira tem a lata de dizer que só antecipou as receitas da NOS. Que antecipar valores de vendas de jogadores, não é antecipar receitas. Não é?! Então financiar-se pagando taxas e comissões para antecipar os valores que só deviam entrar daqui a uma, duas ou três temporadas não é antecipar?

Nem vou perder tempo a comentar ponto por ponto a entrevista de Vieira. É um mentiroso compulsivo que faz e fará tudo para manter o SL Benfica na sua mão.

Mas esta entrevista foi ao mesmo tempo UMA LIÇÃO para os iludidos que acham que é com conversa mole ou abaixo assinados que vão destronar Vieira do SL Benfica.

Vieira é um chico esperto refinado, capaz de antecipar muitas jogadas à frente, como se faz no xadrez.

Reparem que não há um único vice-presidente que se demita ou que venha dizer algo a público sobre o que se passa no SL Benfica.

Reparem como ontem Gaioso Ribeiro, o empregado de Vieira, fugiu às explicações na SICN sobre um dos casos mais recentes que envolvem o SL Benfica.

Vieira só sai do SL Benfica com acções bem montadas e que unam os benfiquistas em torno de um futuro melhor. 

Vieira sabe que enquanto tivermos confinamento estará protegido das manifestações presenciais dos benfiquistas. Sabe que está protegido por poderes estranhos ao SL Benfica, como se viu no buzinão da semana passada com cortes antecipados de ruas e perseguição aos benfiquistas que fomos à Luz.

Tirando alguns artigos de opinião em jornais ou um ou outro comentador convidado, já repararam que não há quem olhe nos olhos de Vieira publicamente e exija explicações e mudanças?

Por exemplo, Bagão Félix que tem a mania que é uma espécie de consciência do SL Benfica, ontem apareceu na entrevista de Vieira com algumas questões às quais todos sabemos as respostas. Mas teve coragem de perguntar que contrato foi aquele de promoção em Angola com uma empresa que ainda nem tinha sido constituída? Ah, mas se fosse perguntar não passavam. E depois? Bagão Félix, se estivesse mesmo interessado só no SL Benfica, denunciava publicamente que tinha sido censurado.

Também João Noronha Lopes quebrou o silêncio a que se remeteu desde as eleições para assinalar o aniversário do SL Benfica, mas sem uma palavra sobre a atual gestão ou a questionar fosse o que fosse.

Publicou um texto como tantos outros que tantos escrevemos no passado, a invocar o legado de Borges Coutinho e a falar em liderança.

Mas caro João Noronha Lopes: será que mesmo com o que se passou nas eleições não percebeu ainda quem está a enfrentar? Não percebe que fugir às questões ou esperar que Vieira caia de podre é um erro enorme que apenas permitirá a Vieira continuar no poleiro? 

Parece que alguns dos que apoiaram JNL já perceberam isso, mas será que JNL e os seus mais próximos conselheiros entendem isso?

Darem a Vieira espaço para continuar, apoiando o pretexto de que ainda só passaram 4 meses desde as eleições, é o mesmo que serem coniventes com tudo o que Vieira vai continuar a fazer.

Vieira vai consumir todas as receitas futuras do SL Benfica até ao final de 2021. 

Vieira vai entregar de mão beijada ao FCP a liderança na negociação da centralização de direitos televisivos, quando deveria estar na primeira fila para que o SL Benfica não seja prejudicado para financiar o FCP, cujo valor em audiências não corresponde ao que lhe querem pagar, em prejuízo do SL Benfica.

Vieira vai continuar a ser a principal muleta de Fernando Gomes na FPF, e depois dele apoiará Tiago "Cachecol do Porto" Craveiro. 

Não é por acaso que Vieira não diz uma palavra sobre Fontelas Gomes ou Paulo Costa. Queixa-se das arbitragens mas diz ZERO sobre que nomeia. 

Vieira é CÚMPLICE do poder que aguenta o FCP à tona, apesar de afogados em dívidas e sem dimensão para aumentar receitas. O FCP vive muito acima do que vale como clube e Vieira é parte principal nessa sobrevivência do FCP.

Falam dos lagartos, mas eles tiveram a coragem de correr com Bruno de Carvalho e nem precisaram de conversa de alternativas credíveis ou outras tretas que servem apenas para aguentar Vieira.

Os andrades e parte dos benfiquistas apoiam até à morte dois parasitas que sem os clubes a que presidem já teriam tido outro destino, certamente.

Portanto, espero que as canções de embalar tenham terminado com a entrevista de ontem e que todos percebam que temos que ir para a rua, depois do confinamento, para Vieira perceber que ou sai do SL Benfica a bem... ou a menos bem.

O Desespero que mais não faz que legitimar (infelizmente) Luis Filipe Vieira

Avatar
 ●  74 comentários  ● 

 


Há um submundo de grupos de whatsapp, cujos atores também circulam muito pelo Twitter, onde se pode ver este e mais um ou outro que se consideram mais benfiquistas que outros, a gozar com o clube e a insultar orgãos sociais do clube.

Este rapaz da foto, só hoje e depois da entrevista de Vieira, conseguiu a proeza de entrar em dois programas televisivos (CMtv e SICNoticias). Em ambos mais não fez do que legítimar Luis Filipe Vieira perante as pessoas responsáveis que sabe que não é com estas posturas que ultrapassam o mais basico sentido de respeito que se vai mudar seja o que for.

Eu, que há três actos eleitorais que não voto em Luis Filipe Vieira e assumo o meu voto em Rui Gomes da Silva nas últimas eleições, mais rapidamente votaria numa reeleição de Vieira do que sequer em pensar em ter este tipo de gente no SLBenfica.

O que leva a este desespero, ninguém sabe. O Twitter, por exemplo, exulta com este tipo de posturas e são comuns insultos e acusações veladas a Vieira. Lamentável! O problema não são as criticas... é não se fazer mais do que criticar.... soluções ZERO!

Uma lição de experiência e respeito levou este rapaz de Nuno Gaioso, que teve a elevação de sair do SLBenfica quando entendeu que a sua discórdia não era ouvida (como Rui Gomes da Silva), respeitando a instituição e os orgãos sociais escolhidos pelos sócios.

Os sócios do SLBenfica deviam pensar muito bem porque, mesmo num contexto adverso como o que já se vivia em Outubro, Luis Filipe Vieira ganha eleições... a resposta está nesta gente que não sabe fazer crítica construtiva. Está naqueles se foram a votos e, perante a situação actual e apesar de terem tido tantos votos, fizeram hoje um reles serviço ao SLBenfica com um "comunicado" vazio e sem ponta de crítica, exigência ou responsabilização.

No NGB não contem connosco para embargar nos militâncias com rosto mas sem ideias ou compromissos. Ouvir este tipo de gente criticar, criticar, criticar mas não apontar uma única solução é apenas ridiculo e além de gerar vergonha alheia por os ver fazer essas figuras... apenas faz o que todos NÃO QUEREMOS: legitimar um Luis Filipe Vieira aburguesado e agarrado ao poder.

Luis Filipe Vieira hoje reforçou a ideia que tenho há anos: Agarrado ao poder, aburguesado e sem capacidade de fazer auto-critica. Um Presidente incapaz de entender que insucesso não pode nem se deve apenas a factores externos - pelo contrário.

Hoje Luis Filipe Vieira perdeu uma oportunidade de se demonstrar solidário com os benfiquistas e com a revolta do sócios pelos sucessivos erros. 

Foi demasiado emocional e chegou até ao ponto de justificar decisões erradas com a pressão dos benfiquistas. Porém, ao contrário do que querem fazer parecer os "fazedores de opinião militantes", ele não chamou pulhas a quem o critica, mas sim a quem o insulta de criminoso e o ameaça de morte. E esses serão pulhas sim... no SLBenfica ou seja onde for... e a palhaçada que fez o Vasco Mendonça na CMtv com aquele fundo de ecrán apenas o comprovou.

Não vou contudo confundir, como fazem esses militantes das redes sociais, as pessoas com as opiniões. Respeito e respeitarei sempre qualquer critico profissional do SLBenfica como homem e como ser humano, apenas não me peçam para ver valor para o meu clube nas suas atitudes.

Não estou desiludido nem aborrecido com Vieira porque não esperava outra atitude do Presidente do SLBenfica. Reitero que, como o actual treinador, está a mais no SLBenfica - não admito contudo qualquer hipótese de o SLBenfica cair à rua ou cair nas mãos de gente sem capacidade. Prefiro um mal conhecido... apenas espero que por pouco tempo.

É urgente que surja gente como Nuno Gaioso a elevar o discurso e a discussão publica e que se discutam soluções em vez de criticas ou acusações. Que fique claro que o que outros fariam no lugar de Vieira e não o que não fariam...

Termino com uma nota positiva: Luis Filipe Vieira FINALMENTE deixou clara a acusação ao FCPorto pelos casos de COVID, porém foi incapaz de - também aí - assumir a imprudencia e impreparação do SLBenfica para se proteger e ter evitado tudo isto. Não tenho qualquer admiração pelo SportingCP nem por Ruben Amorim, mas veja-se como o treinador do SportingCP evita contactos em campo e os jogadores do SportingCP fazem o mesmo... pelo contrário os do SLBenfica andaram a distribuir abraços e fair-play: Somos diferentes, diz quem lá anda. Para mim são apenas incompetentes!!!

Uma nota também negativa: Aquela palhaçada de que o Estado tem que meter dinheiro numa industria que move milhões, paga centenas de milhares de euros a jogadores mensalmente... é IMORAL, em especial quando há tanta gente a passar fome em Portugal e tanta gente sem trabalhar.

Do Presidente do SLBenfica hoje teria esperado uma atitude mais responsável e também de um plantel que mais não tem feito do que estar muitos níveis abaixo do esperado. Ao invés de exigir dinheiro ou param o futebol, Luis Filipe Vieira deveria ter anunciado uma iniciativa de utilização de 10% do salário de cada jogador e treinador (todos pagos a peso de ouro) para distribuir diariamente refeições e apoios sociais a familias carenciadas. Isso sim!

De resto o habitual esquecimento de ataque a quem prejudica o SLBenfica diariamente nos jornais e nas arbitragens já nem sequer é novidade.

Uma palavra final para o oportunista do Rui Alves, Presidente do Nacional da Madeira. Com aquela atitude vergonhosa hoje revelada pelo Presidente do SLBenfica, apenas espero que desçam de divisão... e tão cedo não voltem à I Liga.

domingo, 28 de fevereiro de 2021

ranking