Em Março de 2017, o presidente do Sport Lisboa e Benfica deu uma entrevista em exclusivo à CMTV, e que ainda hoje mantém os mesmos responsáveis. (Se era credível naquela altura...nada mudou.)
Entre outras coisas, o presidente do SLB afirmou, relativamente a uma ida ao C Arbitragem:
"Fomos lá falar de duas coisas: o condicionamento à arbitragem e o clima de intimidação. Há coação."
O presidente do SLB continuou: "Gostámos de saber que estão a ser tomadas medidas e ficámos descansados."
Vieira insistiu: "Saímos descansados. Estão a ser tomadas medidas."
A realidade é que nunca mais se ouviu falar em visitas a árbitros ou ameaças às suas famílias. Mas seria preciso?
Não é preciso assediar árbitros quando este Conselho de Arbitragem parece só conhecer árbitros competentes no Porto para apitar os jogos do SL Benfica.
Como escreve
Rui Gomes da Silva hoje no JN: "O
Conselho de Arbitragem acha que o facto de ser do Porto fará de um árbitro um árbitro muito bom! Nada mais errado!".
Fontelas Gomes e Paulo Costa parece que estão decididos a transformar o Porto numa terra de árbitros, com a ajuda dos amigos da AF Porto e AF Braga.
Quem não for fanático ou tendencioso, percebe como o FC Porto tem beneficiado em momentos decisivos de "erros" de avaliação dos árbitros em campo e até no VAR.
O que me surpreende é que no SL Benfica "não se fala do FC Porto". Nem presidente, nem vices, ninguém vem a público pedir responsabilidades ao Conselho de Arbitragem ou à FPF.
Nada mudou desde 2017. Pelo contrário.
Leio muita gente falar no Pedro Proença mas esquecem que o poder está na FPF. Exigir medidas à Liga de Clubes é o mesmo que exigir medidas governativas à Rainha de Inglaterra.
No SL Benfica, prefere-se mandar recados pela cópia do Dragões Diário ou através dos programas da BTV, moderados por lagartos.
Por isso, tomar posições pela defesa da imparcialidade e do futebol...esqueçam. Na direcção do SL Benfica ou na Administração da SAD, defende-se negócios de compra e venda de jogadores.
Daí que foi sem supresa que assistimos ao espectáculo degradante de ver alguém como Rui Costa dar-se ao trabalho de ligar para a CMTV desmentido uma frase qualquer que lhe estavam a atribuir.
Quando desafiado a falar sobre arbitragem, "adeus e até logo".
Como o próprio confessou, a sua ambição é ganhar Golden Boys. O Museu do SL Benfica não se enche com troféus da treta, caro Rui Costa.