O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 10 de dezembro de 2016

Um 11 para domingo.

Avatar
 ●  58 comentários  ● 


Quem é que arrisca um 11 para amanhã?

O que acho que Rui Vitória vai escolher: Ederson, Semedo, Luisão, Lindelof, Almeida, Fejsa, Pizzi, Cervi, Salvio, Rafa e Jimenez.

O que eu escolheria: Ederson, Semedo, Lindelof, Jardel, Almeida, Fejsa, Samaris(ou Danilo), Pizzi, Rafa, Guedes e Mitroglou.

E vocês?

Lista de convocados:

Guarda-redes – Ederson, Júlio César e Paulo Lopes;

Defesas – Lisandro, Luisão, Lindelöf, Jardel, André Almeida e Nélson Semedo;

Médios – Fejsa, Samaris, Carrillo, Zivkovic, Salvio, Pizzi, F. Cervi, Rafa e Danilo;

Avançados – Raúl Jiménez, Jonas, Mitroglou e Gonçalo Guedes.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Nunca a imprensa foi tão condicionada como hoje. Em Espanha também é assim.

Avatar
 ●  29 comentários  ● 

"Diretor do “El Mundo”: “Estou a sofrer um autêntico linchamento nas redes sociais”

Pedro Cuartango diz ao Expresso que o jornal que dirige está a travar sozinho em Espanha uma batalha na investigação aos documentos do Football Leaks. “Os três grandes jornais de Madrid estão a silenciar este assunto como se ele não existisse”

Um redondo “sim” é a resposta de Pedro Cuartango quando lhe perguntamos se sente que o “El Mundo” está a travar a batalha Football Leaks sozinho em Espanha. 

“Os três grandes jornais de Madrid estão a silenciar este assunto como se ele não existisse, embora algumas cadeias de televisão estejam a apoiar-nos”, diz o diretor do jornal em entrevista ao Expresso." - Expresso.

-------------------------

Os espanhóis estão a acordar para o que é o poder do futebol e de alguns grupos económicos que vivem do futebol.

O futebol espanhol nos últimos anos tem sido pródigo em escândalos envolvendos fuga aos impostos ou fraudes fiscais. Mas afinal Messi, Neymar e o Barcelona não estão sozinhos nas vigarices. 

Também cá em Portugal o destaque dado pelos jornais desportivos ao tema não é nada que se pareça com outros escândalos que envolveram jogadores ou dirigentes. 

Por outro lado, a imprensa cá do burgo é a mesma que ignora a existência do Apito Dourado ou das escutas publicadas no Youtube. Recordo-me até de editoriais do Serpa e de outra "gente séria" a inventar desculpas sobre o porquê de não se referirem ao Apito Dourado.

É a mesma que é subserviente aos presidentes dos grandes em troca de entrevistas ou exclusivos. 

Até é a mesma imprensa que há uns anos evocava a fundação do FCP em 1906 e agora lembra a fundação do mesmo clube em 1893.

Daí que as lágrimas de crocodilo sobre o que se passa em Espanha caem mal a todos, até ao Expresso. Ainda estamos todos à espera que o Expresso divulgue os nomes dos jornalistas que constavam do Saco Azul do BES. 

Champions League, Leicester e a falta de verdade desportiva

Avatar
 ●  79 comentários  ● 


O que se passou esta semana no jogo FC Porto - Leicester deveria ser alvo de uma análise séria por parte dos dirigentes da UEFA. E já agora, também por jornalistas sérios, que ainda vão existindo em alguns lugares.

O que levou o actual campeão inglês, habituado em algumas ocasiões a jogar até 3 vezes por semana, a atravessar um momento menos feliz no campeonato do seu país, a vir jogar ao Dragão com a equipa C?

Não seria este um jogo fundamental para levantar a moral da equipa com um bom resultado?

A UEFA acha normal que, estando em jogo a passagem de uma das equipas em jogo à fase seguinte, a outra venha jogar abdicando do resultado e assim influenciando decisivamente a classificação final do grupo?

É normal, mesmo entre os clubes ingleses, um clube abdicar de poder ganhar 1 milhão de euros de prémio de jogo pela vitória?

Tudo isto são questões que a UEFA e os dirigentes não poderão continuar a ignorar. 

Curiosamente, já outro jogo do FC Porto na Champions, mais propriamente a eliminatória com a Roma, também fica marcado pelas atitudes incompreensíveis dos experientes jogadores da Roma que mesmo estando por cima entregaram de mão beijada a entrada na Champions deste ano ao FC Porto.

Nada disto tem a ver com o FC Porto, em si. Estas situações têm acontecido sucessivamente nos últimos 2/3 anos com várias equipas.

O Leicester, clube com que a maioria até simpatizou na temporada passada, seria enxovalhado e investigado se fizesse algo assim numa competição inglesa.

Mas sabemos que a UEFA e a verdade desportiva não andam de mãos dadas. Pelo contrário.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Entrevista de Nuno Lobo, presidente da AF Lisboa.

Avatar
 ●  56 comentários  ● 
"Falou de Benfica e Sporting. Os dois clubes vivem de costas voltadas....

Tenho uma excelente relação pessoal e institucional com o Dr. Bruno de Carvalho. A minha relação vem antes do futebol, dele enquanto presidente do Sporting Clube de Portugal e da minha tomada de posse da AFL. Tenho orgulho que Benfica, Sporting e Belenenses e de todos os clubes que subscreveram a minha candidatura. O Dr. Bruno de Carvalho fez questão de ele próprio assinar a subscrição da minha candidatura. Tenho uma ótima relação com Bruno de Carvalho, Luís Filipe Vieira e todos os clubes de Lisboa. Com Patrick Morais de Carvalho e Rui Pedro Soares, do Belenenses, com João Ribeiro, do Estoril.... enfim, com todos de forma institucional e pessoal.

Mas em relação ao Benfica-Sporting a crispação tem subido de tom. Entre clubes, comentadores televisivos e temos um dérbi à porta...

Não me vou demitir das minhas funções enquanto presidente da AFL, que é conseguir que tenham relações institucionais. Mas tenho que salientar que quando cheguei a AFL ainda não haviam estas guerras. Os clubes não ganhavam e o futebol dá nisso... a crispação é o resultado dos resultados do futebol. Os clubes grandes de Lisboa, os maiores clubes portugueses a disputarem títulos, por isso, é natural que a crispação cresça. É normal. Nos grandes temas do futebol, Benfica e Sporting tem muito mais a ganhar em estarem juntos nas ideias. No campo, rivais, sempre."

Entrevista completa AQUI.

Nuno Lobo já demonstrou no passado não se impressionar com situações complicadas. Estou certo de que continuará a fazer um excelente trabalho na AF Lisboa e com os clubes de Lisboa.

Luisão é para manter?

Avatar
 ●  58 comentários  ● 
Pelo menos, os recados plantados na imprensa vão nesse sentido.

No "Record" e em "A Bola".

Manter Luisão titular é um erro. Não tem sequer a ver com um jogo específico mas sim com uma série de jogos em que a sua presença é continuamente negativa para a equipa.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Rui Vitória e a coragem(ou falta dela).

Avatar
 ●  91 comentários  ● 
Rui Vitória é o treinador e é nele que depositamos a confiança para que o Benfica não prossiga esta série de maus resultados.

Mas tem que mostrar o que vale, como disse e bem o Redmoon. É que o ano passado já lá vai e um treinador de um clube como o Sport Lisboa e Benfica tem que estar constantemente a provar o seu valor. É assim a pressão de estar num clube grande.

O momento é mau. O Benfica, além dos maus resultados das últimas semanas, tem vindo a apresentar nos jogos mais difíceis um futebol fraco, sem fio de jogo e com várias unidades em sub rendimento.

O Benfica tem falhado em 2 aspectos fundamentais: centro da defesa e meio campo.

Centro da defesa

Luisão não serve. Aliás, o brasileiro nem devia estar no plantel esta temporada. Nada desmerece o seu passado no clube, mas há um momento certo para sair e Luisão perdeu esse momento.

O Benfica deveria ter contratado um central com experiência e qualidade para entrar de caras e fazer dupla com Lindelof. Isso seria apostar numa temporada de maior sucesso. Não aconteceu.

Como bem exemplificou o “Fura-Redes”, Luisão desequilibra negativamente toda a defesa e claramente não consegue ser um referencial de estabilidade como já foi no passado.

Luisão já não tem aquilo que é necessário para ser titular e nem com a sua experiência consegue disfarçar isso.

Lindelof tem sido outro caso de menor produção embora por razões diferentes. O sueco é um central em evolução, jovem, de qualidade mas que tem sido prejudicado pela troca de posicionamento face à temporada passada e pelo “ferver em lume brando” que tem sido alvo com o mandato dado pela direcção ao empresário para o vender já em Janeiro. 

Não esperem que um miúdo com pouco mais de 20 anos e que ainda no ano passado estava na equipa B aguente tudo sem que o Benfica venha publicamente desmentir as notícias, como o fez em outras ocasiões.

O curioso é que estamos a ver novamente o mesmo filme que se passou com o Renato Sanches em que os fanáticos clamavam pela saída de Renato da equipa e depois de ele sair do Benfica clamavam pela sua utilização na Selecção. Como se Renato não tivesse sido ESSENCIAL para a marcha do tricampeonato.

Lisandro já fez um ou outro bom jogo mas confesso que esperava bem mais dele. Não me convence.

Meio campo

Talvez o maior problema da equipa. É no miolo do terreno que se bloqueia o acesso do adversário à defesa bem como onde se constrói o jogo atacante. A composição do meio campo do Benfica tem sido Fejsa e Pizzi. Não chega.

Fejsa não pode sozinho andar a tapar todos os caminhos. Muito menos sabendo que a condição física não é o seu maior forte e isso leva-nos a Pizzi.

Pizzi nunca foi nem será um Enzo Perez, um Renato Sanches ou um Witsel. Não sabe defender, não sabe posicionar-se para defender nem tem qualquer poder de choque ou “caparro” para esse lugar.

O 8 que o Benfica precisa e que não foi contratado tem que ter capacidade de construir jogo mas é fundamental que tenha pulmão e “músculo” para auxiliar na defesa. Não temos mas mesmo nos que cá estão Pizzi não é nem de longe o mais parecido com essa descrição.

Juntando ao facto de que Cervi, mesmo melhorando na ajuda à defesa, não tem poder de choque para ombrear com jogadores mais possantes, e Salvio é a nulidade que se vê jogo após jogo, os problemas acumulam-se e os jogos mais difíceis correm mal.

Daí que com equipas mais bem preparadas e com jogadores mais capazes o Benfica tenha falhado e deixe muitas dúvidas quanto ao que podemos esperar no futuro.

E Rui Vitória? Como fica o treinador?

Bem, Rui Vitória não está isento de algumas questões fundamentais e algumas delas graves:

- Tem receio de tirar Luisão da equipa titular?

- Qual a razão pela qual Jardel já está apto há um mês e continua de fora?

- Qual o motivo que leva a que Salvio tenha que ser sempre titular e muito dificilmente seja o escolhido para ser substituído, mesmo estando em sub-rendimento e com as dificuldades físicas que tem?

- Rui Vitória vê ou não que o meio campo não chega só com Fejsa a defender?

- Por que razão há uma série de jogadores no plantel sem utilização como Danilo ou Zivkovic?

- Rui Vitória não sabe jogar em mais que um esquema de jogo? A equipa não sabe?

São várias as questões para as quais Rui Vitória não pode continuar a fugir. 

Domingo joga-se uma cartada importante para o campeonato e para a crença dos adeptos no próprio Rui Vitória.

Eu continuo a acreditar de que o treinador tem capacidade para inverter o rumo dos últimos jogos mas…terá que ter acima de tudo CORAGEM. Será que a tem?

Rui Vitória tem de provar Domingo ser treinador de equipa grande

Avatar
 ●  58 comentários  ● 
Logicamente não se trata de ultimatos nem creio haver razões para que o lugar de Rui Vitória esteja minimamente em perigo, mas o jogo do próximo Domingo ditará sem dúvida alguma a proximidade que o treinador passará a estar do coração dos adeptos.

Perder com o Nápoles aceita-se. Perder sem tocar no berlinde já custa mais a digerir.

E perder duas vezes da mesma maneira, em que não levou duas goleadas à moda antiga porque teve um guarda redes inspirado e a certa altura o adversário desacelerou por achar já ter massacrado o suficiente, e chegar ao fim do jogo e dizer ainda que o jogo foi dividido e a diferença esteve na eficácia, das duas uma, ou não esteve no estádio ou então anda a meter a cabeça debaixo da areia.

Escrevi aqui há um mês um texto que dizia que  contra equipas melhorzinhas, taticamente, Rui Vitória nunca esteve por cima (exceção a  30-35 minutos na Luz contra o Porto (um Porto fraco, diga-se), num jogo que PERDEU). E confirma-se!

Contra boas equipas, o meio campo do Benfica simplesmente não existe! Não existe para atacar nem existe quando é preciso defender! O que é grave!

Aqui se questionou variadíssimas vezes no início de época onde estava o substituto de Renato Sanches. E estes jogos com o Nápoles, o jogo do Dragão e vários momentos dos jogos com o Besiktas dão legitimidade a essa pergunta: onde está o substituto de Renato Sanches?! Onde está o esteio do meio campo?

Rui Vitória tem de mostrar já este Domingo que tem soluções para estancar os problemas que todos vêem! Tem de mostrar que contra equipas boazinhas  (e já nem digo de top), o Benfica é capaz de fazer mais do que andar 90 minutos a correr perdido atrás da bola!

Pode-se ser campeão a vencer apenas os pequenos? Pode! Mas Rui Vitória tem matéria prima para fazer bem mais do que apenas isso!

O jogo de Domingo é um jogo absolutamente decisivo! Não decisivo nas contas do título claro está, mas decisivo no ânimo e na confiança com que os adeptos continuarão a olhar para este treinador!

Mais do que ganhar este Domingo ao Sporting, Rui Vitória tem de fazer desse jogo o JOGO, em que provará a todos ser treinador de equipa grande!

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Obrigado Dínamo de Kiev.

Avatar
 ●  168 comentários  ● 
Vamos continuar a ignorar os erros e os problemas?

Vamos ignorar que Jardel já está apto há um mês e apesar disso Luisão continua em campo a atrapalhar e a obrigar o Lindelof a continuar no lado contrário ao que se destacou?

Que Salvio só sai quase a ameaça de arma de fogo?

Que não temos fio de jogo, que não temos musculo no meio campo e que com uma equipa mais forte esse sector é um passador?

Graças ao Dínamo de Kiev e provavelmente a algumas apostas online dos jogadores do Besiktas o Benfica continua na Champions. Mas sem merecer.

Rui Vitória e os jogadores têm poucos dias para abrir os olhos e perceberem que não chega qualquer coisa.

Domingo é preciso muito mais.


Sport Lisboa e Benfica - Nápoles

Avatar
 ●  35 comentários  ● 
É um dia muito importante. 

A passagem aos oitavos de final da Champions é algo fundamental para uma temporada minimamente aceitável.

Hoje não se aceita menos que: suar a camisola, correr muito mais que os outros, estar concentrado e capacitado de que a única coisa possível hoje é ganhar o jogo e garantir a passagem sem espinhas.

Espero que Rui Vitória ajuste a equipa às necessidades do jogo e do Benfica.

Lista de convocados:
Guarda-redes – Ederson e Júlio César;
Defesas – Lisandro, Luisão, Lindelöf, Jardel, André Almeida e Nélson Semedo;
Médios – Fejsa, Samaris, Carrillo, Salvio, Pizzi, F. Cervi, Rafa e Celis;
Avançados – Raúl, Mitroglou e Gonçalo Guedes.

UPDATE EQUIPA INICIAL:

Benfica: Ederson, Nélson Semedo, Luisão, Lindelöf, André Almeida, Fejsa, Pizzi, Cervi, Salvio, Gonçalo Guedes e Raúl Jiménez.

O Benfica apresenta Contas Consolidadas. O Sporting ESCONDE e MENTE!

Avatar
 ●  99 comentários  ● 
1) Contas Consolidadas do Benfica e do Sporting
Paulo Andrade (Comentador CMtv e antigo Dirigente do Sporting), tal como os actuais Dirigentes do Sporting, desafiaram o Benfica a apresentar as Contas Consolidadas.

O Benfica apresentou as Contas Consolidadas em Assembleia Geral ao Sócios e também ao Jornal Expresso, e ontem André Ventura (Comentador CMtv) apresentou no Programa "Pontapé em Riste" o documento oficial das Contas Consolidadas do Benfica "Clube", que consolida todas as entidades (CLUBE + SAD + SGPS + restantes empresas). 

Programa CMtv Pé em Riste (05-12-2016)

O Benfica apresentou o R&C Consolidado do Benfica "Clube" 2015/2016 segundo o Método de Equivalência Patrimonial, e ainda fez uma Apresentação realizada por Nuno Gaioso (Vice-Presidente SLB) na AG do Clube com as Contas Consolidadas segundo o Método Integral.

 Relatório e Contas Consolidado do Sport Lisboa e Benfica 2015/2016
(O mesmo documento que André Ventura apresentou na CMtv)


No R&C do Clube o Benfica consolida todas as entidades do Grupo Empresarial "Benfica", incluindo a Benfica SGPS, Benfica Multimédia, Benfica Parque e Benfica Rugby (que não têm nenhuma relação com a Benfica SAD), como se pode verificar na página 11 deste documento oficial:
Entidades consolidadas no R&C do Benfica (Pág. 11)


Confrontados com tais factos, que também já tinham sido aqui abordados neste Blog a 10 de Outubro  "Contas Consolidadas do Benfica: A Explicação (By Benfica Eagle)", o comentador CMtv Paulo Andrade e os dirigentes do Sporting evitam apresentar as Contas Consolidadas do Sporting de 2015/2016 e tentam fugir ao debate desta temática como o "diabo foge da cruz" porque só querem apresentar as Contas Consolidadas 2015/2016 APÓS as eleições do Sporting que irão decorrer em Março de 2017!

Um clube "sério" disponibilizaria essa informação para que todos os potenciais candidatos, e sócios do Sporting, conhecessem essa importante informação ANTES das eleições!

Perguntarão vocês: Porque motivo andam a tentar "OCULTAR" o R&C CONSOLIDADO do Sporting 2015/2016 até às eleições de 2017, se eles afirmam que o Sporting vive "saúde financeira" e "pujança financeira"?

O motivo é simples e fácil de compreender:
O Sporting em termos Consolidados (Clube + SAD + SGPS) está FALIDO!


Em termos "CONSOLIDADOS":
 Activo (Clube+SAD+SGPS) ronda os 300M€!
"Passivo + Vmoc's" (Clube+SAD+SGPS) ronda os 500M€!


Considerando apenas a SAD (R&C 1º Trimestre 2016/2017) o "PASSIVO + VMOC's" do Sporting já superou os 404M€, e o Activo ronda os 315M€, como pude demonstrar a 1 de Dezembro: "Sporting: Passivo "recorde", Custos "galopantes", Comissões e Perdão de Juros!"

Se na Sporting SAD a situação já é "má",  em termos Consolidados a situação ainda é mais "grave"!

Esta é a VERDADE que tentam esconder ao máximo:
Bruno de Carvalho é o Presidente com o maior "PASSIVO + VMOC's" de toda a História da Sporting SAD e do Sporting Clube Portugal!

Devido a esta situação muito grave o Novo Banco e o Millennium Bcp (2 bancos intervencionados e salvos com dinheiros públicos) preparam-se para assumir em 2026 quase metade dos prejuízos acumulados do Sporting, por via dos VMOC's, como se ficou a conhecer recentemente: "ESCÂNDALO: Banca vai investir 91M€ em 33,1% do capital da Sporting SAD"


2) Quotizações do Benfica e do Sporting

Para finalizar a temática sobre as finanças, importa desmascarar mais uma MENTIRA que ontem alguns blogs sportinguistas "sporting com filtro" e "mister do café", tentaram lançar sobre a quotização anual do Benfica, tentando afirmar que este valor seria muito inferior aos 14M€ que vários comentadores ligados ao Benfica têm afirmado.

Já comentei por mais do que uma vez que, segundo fontes que considero fidedignas, esses 2 Blogs e mais alguns Blogs sportinguistas estarão alegadamente a ser PAGOS pela estrutura do Sporting, com o objectivo de manipular e lançar mentiras, ao contrário de outros blogs que seguem uma linha independente como é, por exemplo, o caso do Blog "Camarote Leonino".

Cada vez mais se torna evidente que esses bloggers estão "comprometidos" na medida em que o Benfica no R&C "Consolidado" do Clube 2015/2016 (que diziam não existir) apresenta o valor de 100% das quotizações do Sport Lisboa e Benfica e na Benfica SAD nunca apresentou 100% das quotizações.

O Benfica "clube" sempre registou a totalidade (14M€/Ano) das Quotizações dos sócios, distribuía 75% do valor "líquido" para a SAD até 2012/2013, numa segunda fase distribuía 25% do valor "líquido" até 2014/2015 e a partir de 2015/2016 já não distribui nenhum valor "líquido" relativo a Quotizações, tendo esse facto sido aprovado em Assembleia Geral do clube a 15 de Junho de 2015!

 Fonte: Relatório e Contas da Benfica SAD 2015/2016 (pág. 34)  

Apesar destes factos públicos, que podem ser consultados no site da CMVM no R&C da Benfica SAD, mesmo assim existem "Bloggers" a tentarem Mentir e Manipular sobre este assunto, tentando afirmar que o Benfica só recebe 10M€ de Quotizações e não os 14M€ que toda a gente anda a afirmar!


Quanto às quotizações do Benfica, o valor REAL é o seguinte:
Fonte: Relatório e Contas do Sport Lisboa e Benfica (2015/2016) 


Contribuições de Sócios (Quotizações/Ano): 
14,6 Milhões de euros! 

Aumento de 600 mil€ de 2014/2015 para 2015/2016!


Para finalizar este assunto, é impossível as quotizações neste momento servirem de garantia para empréstimos da Benfica SAD porque esta empresa do Grupo Benfica já não recebe nenhum dinheiro de Quotizações, com datas posteriores a 1 de Julho de 2015!


Já o Sporting, no último R&C Consolidado conhecido, de 2013/2014 apresentava menos de 6M€/Ano de Quotizações:

Fonte: R&C do Sporting 2013/2014

Com menos de metade do valor de Quotizações ainda tentam afirmar que têm quase tantos sócios como o Benfica!

É apenas mais uma MENTIRA, como muitas outras mentiras a que temos assistido nos últimos tempos relacionadas com o número de campeonatos:
"É OFICIAL! Campeonatos Nacionais: Benfica 35 vs Sporting 18"
"UEFA nega Sporting e Bruno de Carvalho quanto aos Campeonatos: Caso "Peyroteo"
... ou com o "fumo" que toda a imprensa internacional considerou como "cuspo":
"FC Arouca, Paulo Futre e Imprensa Internacional "arrasam" Bruno de Carvalho!"


Quanto às finanças do Sporting da época 2015/2016, nada se sabe porque o R&C CONSOLIDADO está ESCONDIDO!

Assim se percebe quem anda a falar VERDADE em quem anda a ESCONDER informação consolidada e a MENTIR!

Enfraquecer Fontelas para reforçar Paulo Costa.

Avatar
 ●  29 comentários  ● 

Parece que o departamento de propaganda oficial ficou muito indignado com o relatado pela notícia do Record

Como bem disse Rui Gomes da Silva no "O Dia Seguinte", o miúdo provavelmente motivado por maus exemplos no clube em que representa, o Sporting, e incentivado pela outra metade que o trouxe ao mundo resolveu utilizar um chavão muito em uso no FC Porto de antigamente: ver Lisboa e o Benfica a arder.

O alvo é mesmo Fontelas Gomes, o pai do puto, que não foi tido nem achado na ida do rapaz para o Sporting como Guilherme Aguiar também bem afirmou. 

As tentativas para enfraquecer Fontelas Gomes(um líder já fragilizado por natureza) visam dar mais espaço a Paulo Costa, o homem do FC Porto no Conselho de Arbitragem. Aliás, o jogo do FC Porto com o Braga que alguma imprensa procurou analisar como um domínio estonteante do clube treinado pelo cómico NES, não foi mais que um jogo habilidoso de Carlos Xistra em que teve o condão de dar cerca de 9 minutos de desconto tendo o FC Porto marcado quase aos 5 minutos desse período.

Agora o FC Porto aposta numa boa arbitragem para a Luz. E que arbitragem é essa? Será a que permita um empate ou uma derrota do Benfica.

Os esquemas para influenciar os árbitros vão intensificar-se durante este mês de Dezembro, essencial que é para que no mercado de Janeiro se possa obter apoio de empresários na procura de reforços para a segunda metade da temporada.

O que acho extraordinário neste episódio com o miúdo do Sporting é que os novos-benfiquistas dos últimos tempos ficam tão chocados com isto mas assobiaram para o lado quando o Benfica contratou o Aires Sousa. Podem relembrar AQUI essa falta de respeito pelo Benfica.

Sim, este gajo que trata o Benfica por "FDP" foi contratado para vestir o Manto Sagrado.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Olhar sem as tretas de que "está tudo bem".

Avatar
 ●  86 comentários  ● 

Ser do SL Benfica é isto.
Não está tudo mal. Isso é evidente.

Uma equipa que lidera o campeonato ou que tem na sua mão a possibilidade de seguir em frente na Champions não pode dizer que está tudo mal.

Mas a exigência de estar no Sport Lisboa e Benfica é que não chega qualquer coisa. Queremos e esperamos sempre o melhor. É esse o ADN do nosso clube.

Se estivesse tudo muito bem, amanhã não precisavamos do resultado pois não tínhamos desperdiçado estupidamente 4 pontos com o Besiktas. Além disso, sou só eu que me lembro do descalabro de Nápoles?

Também não tínhamos 50 mil lesões sem estar à vista o fim desse flagelo desta temporada. Podem culpar o "azar". Mas o "azar" não é médico, preparador físico, fisioterapeuta ou nutricionista.

Além disso, não esperem que nos esqueçamos do "score" da equipa de Rui Vitória quando se trata de jogos de maior grau de dificuldade. Dos derbys e clássicos venceu apenas um.

Nada disso desmerece o facto de o Benfica ter sido campeão nacional e ter feito uma boa campanha na Champions. Mas isso faz parte do passado. Não é um sistema de compensações que permite fazer pior esta temporada ou desculpa qualquer mau resultado.

O Benfica tem várias fraquezas e não é por fingir que elas não existem que não se vão notar.

Perceber onde estão essas fraquezas é o primeiro passo para que alguns erros não se repitam. Diferentes adversários requerem diferentes abordagens e jogadores. 

O treinador do século XX eleito na FIFA, Rinus Michels, proferiu a determinada altura 2 frases essenciais para um treinador de futebol: 

- "Professional football is something like war. Whoever behaves too properly, is lost."

- "It is an art in itself to compose a starting team, finding the balance between creative players and those with destructive powers, and between defence, construction and attack – never forgetting the quality of the opposition and the specific pressures of each match."

O que falta a Rui Vitória para deixar definitivamente a sua marca no Sport Lisboa e Benfica é isto: arriscar, moldar a equipa às necessidades do momento e ser capaz de largar algumas limitações que lhe estão a ser impostas.

Com o Nápoles e com o Sporting será uma boa altura para fazer isso.

domingo, 4 de dezembro de 2016

As fracas equipas e treinadores em Inglaterra

Avatar
 ●  56 comentários  ● 

Para muitos benfiquistas, o Arsenal está claramente em vias de ser campeão em Inglaterra e o City irremediavelmente afastado da luta ficando finalmente demonstrada a incapacidade de Guardiola em ser bom treinador... e o que dizer de Klopp que hoje a ganhar 3-1 perdeu 4-3 com o agora 10º classificado.

Esses são os mesmos benfiquistas que consideram, ao contrário dos rivais, que o pecúlio dos últimos 10 meses da equipa do SLBenfica é obra do caso, da sorte e de adversários incapazes. Foram 10 meses, dez, sem perder para o campeonato.

Esses benfiquistas são os que tiram o som quando o treinador do Marítimo diz que tiveram muita sorte por o Benfica não ter conseguido concretizar as inúmeras oportunidades e incontestável superioridade perante bolas no poste e grandes defesas do guarda-redes.

Serão porventura os mesmos benfiquistas que consideram que tal nunca irá acontecer aos adversários do SLBenfica. Nunca os rivais do Benfica vão falhar imensos golos ou ter o azar de acertar nos postes quando não deviam ou apanhar um guarda-redes em dia sim ao mesmo tempo em que os avançados adversários parecem acertar mesmo quando não estão a olhar para a bola (como aconteceu com o segundo golo do Marítimo).

Os benfiquistas do apocalipse acham que o Benfica já perdeu imensos pontos, mas na verdade foram dois bem perdidos no Dragão em que o FCPorto se superiorizou... e dois roubados na Luz com o Setubal (golo irregular) e agora três perdidos na Madeira com muita sorte e, tal como na Luz, uma arbitragem que não tendo influencia no resultado, soube ter influência no jogo a contrariar o Benfica.

Podiamos ter tido o azar de perder pontos depois de ter estado a ganhar 3-0 para o campeonato, mas acabámos a fazer o mesmo a perder perante o campeão turco para a Champions. Podiamos estar a perder pontos em Vila do Conde com uma derrota merecida depois de um jogo europeu, mas acabámos a perder um jogo que se fosse repetido logo a seguir, o adversário perderia 9 em 10 jogos que se realizassem com ambas as equipas a jogarem daquela forma.

Até podíamos empatar em casa com o Tondela e na Madeira com o Nacional, sempre de forma incontestável, mas como já vimos acima dos dois empates que tivemos, só um foi justo e por culpa própria de quem abordou o jogo com 7 pontos de avanço depois de um jogo Europeu exigente.

Mas não era menos verdade que podíamos não ser o melhor ataque da liga... e a melhor defesa... e a equipa que até sexta-feira passada não perdia para o campeonato há 10 meses, não é há 10 semanas, nem há 10 dias, são 10 meses!

Podíamos isto e tudo e muito mais que os adeptos vão sempre olhar para o SLBenfica como a equipa que muito provavelmente perde, a não ser que seja feliz e ganha.

Serve-nos o bálsamo dos adversários que sabem ver futebol, que andam nisto não pela clubite ou pela estupidez natural, mas porque gostam de futebol e do seu Sporting ou FCPorto, esses que nos dizem "vocês jogam muito", os que reconhecem que "a jogar assim, podem até perder pontos, mas vão sempre perder muito menos que os adversários".

Sejam felizes, caros amigos depressivos!


Desta vez não foi acima dos 40mil em Alvalade! Ah espera: resolvido!

Avatar
 ●  68 comentários  ● 

‘Jogo dos Núcleos’ ajudou a compor as bancadas no Sporting-V. Setúbal, com excursões organizadas um pouco de todo o país. 

 Alvalade recebeu 43.467 adeptos, mantendo a média acima dos 40 mil em jogos da Liga, mas apenas à segunda contagem... na primeira, estavam apenas 39. 638 espectadores... 
in Record

O maravilhoso mundo da mentira!

ranking