O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 24 de julho de 2015

9 "Eusébios" já sairam, o 10º "Eusébio" está a caminho ...

Avatar
 ●  75 comentários  ● 

Benfica - Porto (12 de Janeiro de 2014) Homenagem a Eusébio
Antes de mais desejo a maior sorte e os maiores sucessos ao Lima. Honrou a camisola do clube enquanto representou o Benfica.
Do 11 titular dos "Eusébios" no mítico "Benfica-Porto", de Janeiro de 2014, que acabou com uma vitória de 2-0 por parte do Benfica ... só resta Gaitan que está prestes a ser vendido, e Luisão.
Em apenas 18 meses o Benfica já viu sair 9 titulares da equipa A (Oblak, Maxi Pereira, Garay, Siqueira, Matic, Enzo Perez, Markovic, Rodrigo, Lima) além da saída de Cardozo... e também viu sair os 4 titulares mais promissores que na altura estavam na equipa B (João Cancelo, André Gomes, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro), que no total já renderam 200M€.
O que era o 11 titular da altura e o que é agora?!?!?!?
Pelo menos... será necessário contratar um DD, DE, MAE e PLC , todos de nível internacional.

A entrevista de Luís Filipe Vieira: preocupante!

Avatar
 ●  107 comentários  ● 


A entrevista de Luis Filipe Vieira ao jornal Record foi mais um episódio no esforço de exorcizar a imagem de Jorge Jesus das costas de Vieira.

Foi também mais um exercício de vindicação da imagem de Luis Filipe Vieira.

Depois de ler várias vezes a entrevista integralmente fico com a sensação de que Luis Filipe Vieira está tão convencido de que será "eterno" na presidência do clube que acha que nada vai colocar em causa o seu auto-proclamado estatuto de "salvador" do clube.

Aliás, não faltou essa menção obrigatória ao "caos" que era o clube antes dele.

"A última grande crise do Benfica e que quase nos condenou ao desaparecimento teve a ver precisamente com o facto de querermos ir atrás dos outros clubes numa espiral de gastos que a nossa tesouraria não aguentava."

Curiosamente, Luis Filipe Vieira parece esquecer que o "caos" foi lançado pelo principal coveiro do clube chamado Manuel Damásio, membro da sua comissão de honra. É Damásio que entrega o controle do futebol português a Pinto da Costa e que mete no clube Artur Jorge que destrói um plantel campeão.

Mas Luis Filipe Vieira não pode saber destas coisas pois nessa altura estava a enterrar o Alverca e era "homem de confiança" de Jorge Nuno Pinto da Costa. O Estádio da Luz era uma coisa estranha para si antes do ano 2000.

A entrevista revela também que afinal a planificação desastrosa das pré-temporadas e contratações tem o seu cunho pessoal. Achar que é depois da pré-temporada que se vê o que é preciso em termos de reforços é de um amadorismo gigante. Ignorar que o plantel tem lacunas e que não é depois de começar a época que se dá ao treinador os jogadores de que precisa é revelador de uma ignorância brutal sobre o que é montar atempadamente uma equipa.

Também a forma como não fecha a porta a saídas de jogadores chave não surpreende. Um presidente que tenha como prioridade o sucesso desportivo pensaria de outra forma. Quantos jogadores têm saído pela clausula de rescisão, paga a pronto? Provavelmente nenhum. Negócios irrecusáveis ou para fazer o jeito a parceiros como a Doyen? Vieira continua sem responder. Como não responde como é que consegue vender miúdos sem experiência a 15M e não consegue vender Gaitan por pouco mais que isso.

A centralização dos direitos televisivos teve também mais uma clarificação, no mesmo sentido da que DSO já tinha dado no outro fim de semana. Estes recados cheiram a preparação. Os jogos do Benfica vão sair da BTV.
Quanto a isto, também o website do Benfica dá uma achega ao tema, afirmando que: "O debate sobre a centralização dos direitos televisivos no Campeonato Nacional poderá obrigar à perda de um dos conteúdos atuais da BTV, algo que não assusta o presidente benfiquista."
Joaquim Oliveira tem o caminho aberto.

Luis Filipe Vieira assume nesta entrevista também afinal aquilo que os papagaios de serviço andaram a negar tanto tempo, e que neste blogue sempre denunciamos: a aliança com o FC Porto. Assume que afinal foi ele e Pinto da Costa, como sempre afirmamos, que convidaram Luis Duque.
Ora, Luis Duque é um fantoche que é muito bom na arte de ser manobrado. É a sua grande virtude. Uma especie de Fernando Seara, mas do Sporting.

O que Vieira não explica é qual a razão de ter-se aliado a Pinto da Costa, o rosto do ódio ao Benfica e o líder de um bando de criminosos, como o Apito Dourado, a Noite Branca ou a Fénix têm provado.. Já o presidente do FCP  demonstrou porque aceitou apoiar Duque. Para correr com Mário Figueiredo. Agora que o conseguiu, já virou agulhas para quem até aos Dragões de Ouro já foi: Pedro Proença.

Como sempre Vieira não foi capaz de criar ou liderar uma opção de longo prazo. Apoiou uma opção fraca como Duque e agora é vê-los passar. 

Luis Filipe Vieira afirma que nunca será associado a um apoio a Proença. Também não tinha apoiado Seara e afinal os telefonemas a pedir votos para o ex-presidente da CM Sintra aconteceram. Ou disse sob palavra de honra aos deputados que não tinha ainda treinador para substituir JJ quando já todos sabiam que era Rui Vitória.

No que envolve o FCP, são várias as vezes que Luis Filipe Vieira fala no exemplo do clube do qual foi sócio 24 anos. Por exemplo, destacando a "estrutura competente" do FC Porto. A tal estrutura que, como o Apito Dourado demonstrou, era competente a condicionar árbitros. Competências dessas dispenso no Benfica. Aliás, a forma discreta como responde aos ataques no 'El País' são evidências dos problemas de Vieira em responder à letra ao FCP.

Falando no treinador, Luis Filipe Vieira deu aquela espécie de elogio que era dispensável.
"...mas sinceramente está num patamar acima daquilo que esperava...".
Para falar em Rui Vitória, era demonstrar confiança no seu trabalho e ponto final. Sem mais apreciações. Elogios do tipo "não é tão mau como julgava" são um atestado de poucas esperanças.

Nem sei como Vieira pode já tecer apreciações sobre o trabalho de Rui Vitória, pois o líder do futebol do Benfica não está a acompanhar a equipa na preparação da época. Deve ser tipo Lara Li: telepatia.

Esta entrevista vem numa altura que Vieira procura sossegar os adeptos pela ausência de contratações e pela aparente fragilidade financeira do clube. 

Da minha parte, confirmou algumas das coisas que por aqui escrevemos e que tantos procuraram desmentir. São preocupantes e revelam uma incapacidade enorme de Luis Filipe Vieira em romper com o seu passado ligado ao FC Porto, a Pinto da Costa e a Joaquim Oliveira.

Dizer que somos favoritos porque somos bicampeões, sem reforçar ou melhorar o que existe, é achar que todos são ceguinhos.

Preocupante. Sem dúvida.

Os tiros nos pés continuam...

Avatar
 ●  39 comentários  ● 
Eu sei que não dá muito jeito admitir isso para muitos, mas alguém precisa de ser lembrado que o NGB foi o único blog que denunciou a Santa Aliança - que agora Vieira confirma que foi um facto, do qual pelos vistos ele não se arrepende nem tem interesse em ocultar.


Também na mesma altura demos conta que Vieira estava a apoiar a ressurreição de Joaquim Oliveira e a "enterrar" os jogos do Benfica na BTV, na altura expliquei porquê... Pelos vistos Vieira continua sem problema nenhum em levar esse cenário adiante.


Não deixa de ter a sua piada "ver o silencio" dessas pessoas que diziam que não havia Santa Aliança e que este apoio ao Duque não tinha como objectivo central o regresso do monopólio da Sporttv...


Para mim, a juntar à forma, o conteúdo é preocupante, muito preocupante.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Alguns pontos chave da entrevista de Luis Filipe Vieira ao Record.

Avatar
 ●  115 comentários  ● 

R - Em que situação fica a BTV num cenário de centralização de direitos televisivos?
LFV - Se houver vontade de todos, o Benfica não tem nada a opor à centralização dos direitos. Há um grupo de trabalho na Liga a analisar essa opção. 
Seja qual for o futuro da Liga em termos de direitos televisivos, a BTV será sempre um projecto que continuará e terá o seu espaço com os nossos jogos ou sem eles, mas com outros conteúdos desportivos igualmente relevantes.

R - Já falou com alguém do FC Porto para tentar perceber os motivos desta mudança no apoio de Luis Duque para Pedro Proença?
LFV - Não, e acho que há muita gente que não entende. Repare que o convite a Luis Duque foi feito, através de uma chamada telefónica, por mim e pelo presidente do FC Porto! Estávamos no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra.Não entendo.

R - Rui Vitória tem sido o treinador que estava à espera?
LFV - Vou dizer algo que vai parecer demagógico, mas até agora superou as expectativas que tinha, Já o conhecia, passou por aqui num tempo bem diferente do atual, mas sinceramente está num patamar acima daquilo que esperava, e creio que vamos poder ver isso dentro de campo.

R - Prometeu a Rui Vitória as mesmas armas que deu a outros treinadores, mas isso ainda não aconteceu. Quando vai contratar reforços?
LFV - Não é uma questão de armas. Vamos analisar objectivamente. Quem saiu? O Maxi. E depois temos o Salvio lesionado. De resto, a base da equipa bicampeã está cá toda. Entraram alguns jogadores, com os quais o Rui Vitória deve estar bastante feliz. Mas depois de a pré-temporada estar completa, veremos. Se aparecer alguma grande oportunidade, nunca diremos nunca. Nunca está fechado. Agora, é um facto que 90% da equipa que foi bicampeão está no clube; portanto, não consigo perceber quais são as alterações que temos de fazer.

R - Como consegue explicar as vendas de "miúdos" que mal jogaram na equipa principal do Benfica por 15 milhões? Casos do João Cancelo, Bernardo Silva ou Ivan Cavaleiro...
LFV - Porque são jogadores com talento e potencial. Quem compra, sabe que está a investir em jogadores com um talento acima da média.

R - Quem é que parte como favorito para conquistar o campeonato?
LFV - O FC Porto, pelo investimento, sem dúvida; nós, pela ambição de ganhar o tri e por mantermos praticamente a mesma base de equipa, e o Sporting, porque aparentemente está em condições de abandonar o plano de rigor financeiro que foi a bandeira do seu presidente durante os últimos dois anos.

Porque estará Vieira a fazer um "Harakiri"?

Avatar
 ●  66 comentários  ● 

A questão que mais curioso me deixa nos últimos dias é o aparente "Harakiri" de Luis Filipe Vieira.

De repente o Presidente do SLBenfica dá entrevistas a todos os jornais a falar de tudo e mais alguma coisa, abre as portas do Estádio e do Caixa Futebol Campus para reportagens e afins, enche o peito para dizer que não precisa de reforçar a equipa e, como se não bastasse, assume a "Santa Aliança".

(Por falar em Santa Aliança, onde estão agora aqueles que tanto me criticaram quando eu tanto "bati" nesta nesta Aliança e no quanto seria prejudicial para o SLBenfica a prazo? Lá se confirmou!)

... O Presidente do SLBenfica não está, de todo, a dar a Rui Vitória a mesmas condições que deu a Jesus - e já nem falo de jogadores, mas apenas de contexto.

A dúvida que gostava de ver respondida é: Porque estará Luis Filipe Vieira a fazer tudo o que está ao seu alcance para "rebentar" com as hipóteses de ser campeão este ano?

O que ganha Vieira com isto, dado que o SLBenfica não ganha NADA!?

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pedro Proença candidato à Liga de Clubes?

Avatar
 ●  18 comentários  ● 

Conforme já escrevi, acho que sim e com José Gomes da APAF como sua muleta.

Veremos agora quem vai atrás de quem.

O NGB estava certo.

Avatar
 ●  63 comentários  ● 

"Record publica amanhã uma extensa entrevista com o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

O líder dos encarnados revisita o passado recente do clube e projeta a temporada 2015/16, agora com Rui Vitória como treinador. Mostrando total confiança no trabalho do novo técnico, aproveita também para salientar a justiça do título alcançado na época anterior. "Ganhámos o campeonato com todo o mérito", afirma.

Durante a longa conversa, que decorreu nas instalações da SAD, com a editora do nosso jornal Vanda Cipriano, Luís Filipe Vieira aborda os mais variados temas da atualidade, como, por exemplo, o futuro da Liga de Clubes: "Convite a Luís Duque foi feito por mim e pelo presidente do FC Porto.""

------------------------------------

O que afirmamos na altura, e que foi negado também na mesma data, afinal era verdade.

Ao contrário da propaganda que se fez, a escolha de Luis Duque não foi dos clubes em geral. Endossaram o nome que os presidentes de Benfica e FCP escolheram.

Portanto, de uma única assentada fica esclarecido esse ponto e também de que Luis Filipe Vieira negociou diretamente com Pinto da Costa.

Estou curioso para ler a justificação de porquê o Presidente do Sport Lisboa e Benfica ter negociado seja o que for com o FCP, com quem o nosso clube tem relações cortadas.

O porquê de ter negociado com a face da podridão do futebol português.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Por que porta quer sair Luis Filipe Vieira

Avatar
 ●  43 comentários  ● 
Então mas agora é assim?
Eu até posso perceber que se queira apostar no investimento já feito, até posso desdramatizar a ausência de reforços tendo em conta a ausência de vendas, até valorizo o investimento na formação e a tentativa de dar oportunidades aos jovens...


Agora... Ouvir Pinto da Costa a achincalhar o Benfica sem resposta, e acima de tudo permitir que se instale uma ideia de que o Benfica está mais fraco ao mesmo tempo que se assume que o campeonato passado foi "oferecido"... Isso para mim já é demais.


Que o Presidente não tenha dúvidas: se não vencer este ano, não será reeleito. Bem sei que o Presidente se sente dessa coisa aborrecida que são as vitórias e os títulos, mas não está...


A minha sugestão, a tempo de corrigir os erros, é que avalie muito bem se tem as armas todas que precisa para lutar em campo (eu diria que salvo uma ou duas entradas, tem tudo), mas ACIMA DE TUDO analisaria a postura e determinação fora de campo.


A "Santa Aliança" não pode ser um meio de Pinto da Costa condicionar Vieira e o calar perante os seus avanços .

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Não se entende

Avatar
 ●  80 comentários  ● 




É sempre assim.

Quando se trata de defender o Benfica do achincalhamento da sua imagem por parte do FCP ninguém dá a cara no Benfica, com a honrosa excepção de Rui Gomes da Silva.

Nem (o sempre ligado ao twitter) João Gabriel ou o inenarrável Guerra são capazes de vir a público atacar o FCPorto ou Pinto da Costa. O medo é notório.

Muito menos o presidente do Sport Lisboa e Benfica, incapaz que é de afrontar o seu amigo Pinto da Costa.

Quantas vezes nos últimos tempos o FC Porto atacou o Benfica? Várias. Quantas vezes o antigo(?) “homem de confiança” de Pinto da Costa respondeu à letra? Zero.

Li algumas opiniões de que não se deve responder ao FCP e a Pinto da Costa. Respeito mas discordo. Não responder é deixar mentiras ficarem no ar, em especial quando se trata de órgãos de comunicação social como o ‘El País’.

O Sport Lisboa e Benfica é uma marca centenária, com a sua popularidade construída durante décadas de grandes resultados, até 1994, quando chegou o coveiro de nome Manuel Damásio. Não pode ter o seu nome atacado num jornal com tanta abrangência sem uma defesa firme e clara.

Esta temporada está a começar muito mal. Nada tem a ver com o resultado com o PSG ou com Rui Vitória que merece tempo e espaço para realizar o seu trabalho.

Tem sim a ver com o que se vai passando fora de campo:

- Apoio a um peso morto chamado Luis Duque

- A afirmação conclusiva de que o Benfica “precisa da centralização de direitos televisivos” como disse Domingos Soares de Oliveira

- A ausência de Luis Filipe Vieira da digressão da equipa principal numa altura em que o principal responsável do futebol do Benfica nunca poderia estar longe da equipa

- A ausência de reforço da equipa nos seus pontos críticos: defesa esquerdo, meio campista construção de jogo no meio campo e um central de nível internacional

Eliseu não tem nível para ser titular nem o Marçal parece ser uma opção à altura das nossas necessidades.

Pizzi ou Samaris não têm qualidade de construção de jogo para as exigências do Benfica.

Luisão vai a caminho dos 35 anos e Jardel, por muita entrega que tenha, pode chegar internamente mas é claramente limitado nos confrontos com equipas do nível da Champions.

Há uma preocupação grande das vozes de serviço em falarem das contratações do FC Porto.
Que tal falarem da ausência de contratações do Benfica?
Da oferta descarada do passe do Gaítan quase a preço de saldo, por exemplo?

A realidade é que passamos do 80 para o 8.
Gastaram-se mundos e fundos nos últimos 6 anos para quê?
Para não construir uma equipa mas para encher os bolsos às “Doyen’s”. Até defendê-los em tribunal o Benfica foi!
Agora as “Doyen’s” usam esse dinheiro para reforçar os adversários.
As tão faladas bombas têm sido desperdiçadas. 3 delas já estão noutros lados, por incompetência negocial.

Onde andam os tais milhões das vendas? Onde anda a saúde financeira do Benfica? Onde estão os milhões das vendas dos jovens? Os tais pacotes de 15M€?
Há ou não há dinheiro para reforçar a equipa?

Sem defesa! O Benfica, claro

Avatar
 ●  54 comentários  ● 
"Na Liga, um estudo sobre arbitragem demonstrou que o Benfica foi favorecido com sete pontos."

Palavras do grande parceiro para regenerar a Liga de Clubes.

Luís Filipe Vieira: vai ficar calado perante as palavras do seu grande amigo?

Ou vai questionar a Liga de Clubes sobre que estudo é este?

O que a Liga desse grande líder que é Luís Duque vai fazer quanto a estas declarações?

Os gurus da comunicação no Benfica  já pensaram em como fazer o contraditório no 'El País'?

Já agora, a equipa anda pelas Américas e o responsável máximo do futebol foi passear à África do Sul?

domingo, 19 de julho de 2015

Não podemos impedir que sintam isso

Avatar
 ●  10 comentários  ● 
José Mourinho disse sobre o investimento brutal dos rivais, que contrasta com a sua contenção, algo que se pode (e deve) aplicar ao que estão a fazer FCPorto e Sporting:

"Não podemos impedir que os outros tenham a sensação de estarem a jogar contra os campeões"

Mourinho considera um desafio estimulante para ele e para os jogadores, tirarem o melhor de si para superarem as loucuras que os outros fazem para, gastando muito mais e correndo muito mais riscos, apenas consigam tentar vencer-lhe

Foi Mourinho, mas podia ter sido Rui Vitória a dizer isto...

ESCÂNDALO no Benfica...

Avatar
 ●  98 comentários  ● 
Resultado negativo (LOL) e exibição longe do habitual (duplo LOL) com alguns jogadores a errarem bastante (triplo LOL) no... Primeiro jogo da Pre-epoca contra a equipa B, não espera era o Atlético, não o Duisburgo... Ah não, era o PSG.

Muitos benfiquistas deviam contar até 100.000 antes de dizer tanta burrice.

ranking