O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O abandonar do navio antes do naufrágio?

. 64 comentários
Terão razão todos aqueles que queiram apenas lembrar que no final de contas o Bi-Campeão é o Benfica, e que isso, só por si, significa que alguma coisa dentro do Benfica estará a ser bem feita.

Mas é aqui pois que as correntes se dividem:

Há aqueles que sempre acharam que o grande mérito das vitórias recentes estavam na estrutura encarnada e não tanto no treinador;

E há aqueles que como eu acharam (e continuo a achar), que as vitórias recentes do Benfica, APESAR DE TAMBÉM TEREM MÉRITO DA ESTRUTURA DO BENFICA (pelas condições que foram dadas), TIVERAM AINDA MAIS MÉRITO (especialmente na época passada) DO SEU TREINADOR, QUE SOUBE FAZER DO TODO BEM MAIS DO QUE A SOMA DAS PARTES, E SUPERAR ATÉ COM MESTRIA ALGUMAS CASCAS DE BANANA PLANTADAS PELA PRÓPRIA DIREÇÃO – Ex. Contratação de Jonas a 12 de Setembro (!!) com a época iniciada há mais de um mês, sem poder jogar Liga dos Campeões e depois de perder Cardozo e Rodrigo; ou a venda de Enzo em Janeiro.

E aqui meus amigos, não vale a pena vir-se com grandes cantigas nem andarmos aqui a ofender-nos uns aos outros: estas são as duas correntes, E AMBAS LEGÍTIMAS.

E não vale a pena matarmo-nos uns aos outros, essencialmente porque a próxima época responderá seguramente a todas essas dúvidas.

Da minha parte, gostava que passado pouco mais de um mês de Rui Vitória, a Direção do Benfica já tivesse feito mais para me fazer acreditar que estou enganado, e que de facto vivemos numa era em que voltámos a ser adeptos de um clube em que qualquer treinador se arrisca a ser campeão.

Mas não, não consigo, e assumo-me incapaz de pré-época após pré-época vislumbrar os vestígios da capacidade dessa tal super-estrutura DESPORTIVA, salvo situações muito esporádicas. Se me falarem de cimento, de organização, de inovação, de solidariedade, eh pá, aí sim, estamos de acordo, Luís Filipe Vieira tem feito um trabalho excelente...

Mas em termos de futebol, desculpem lá os ofendidos, mas acho que com esta Direção qualquer treinador se arrisca a NÃO ser campeão, tantos são os tiros nos pés dados ano após ano. No passado disse (e escrevi) que acreditava que tirando Jesus ao Benfica, em termos de conhecimento futebolístico o que ficava era muito pouco, e estas últimas 5/6 semanas só têm servido para reforçar essa convicção.

Sejamos francos: Será que vale a pena falar de Rui Vitória nesta altura? Será que vale a pena falar de Rui Vitória quando daqui a 10 dias já estamos  a iniciar a época oficial contra o Sporting de Jesus, e as lacunas no plantel são tantas com uma Direção que não mostra qualquer urgência em colmatar deficiências que todos vemos?

Meus amigos: ao que na época passada já não era famoso (e a Liga dos Campeões provou-o claramente, por muito que alguns só queiram lembrar o Bi-Campeonato), falta já Maxi, Sálvio e Gaitan está por um fio, apenas e só os três melhores jogadores que ainda tínhamos.

Aqueles que vêm com a treta que este ano o plantel é QUASE o mesmo e que LFV fez um esforço por manter o núcleo duro do Bi-Campeonato, a isto pois um verdadeiro LOL!

LFV não vendeu mais porque não pode! Não vende mais porque Sálvio se aleijou já com as malas feitas, não vende Jonas porque este não quis ir para a China, não vende Gaitan mas vai vender, e tirando esses vai vender mais quem? O Luisão? O Júlio César? O Ola John?!

O não vender mais é a prova cabal da mediania da grande maioria dos que cá ficam, só não vê quem não quer! Como todos percebem que desde a saída de Matic em Janeiro da época passada, no Benfica está tudo à venda, até os putos da B! Mas para alguns Benfiquistas, os Benfiquistas à séria, tudo isto é normal, comparar o sol com a lua, o que era o plantel do Benfica há 18 meses atrás e o que é hoje!

Como todos dizem (e bem) boas pré-épocas não fazem campeões nem más pré-épocas são sinal de alarme mas, caramba!, para Rui Vitória era importantíssimo começar bem e matar a desconfiança o quanto antes. A herança é pesada, por muito que muitos ignorem esse pequeníssimo facto. Começar mal, mesmo que em jogos a feijões, em nada ajuda à sua já difícil causa.

E que tem feito a Direção encarnada para ajudar Rui Vitória? Pouco. Muito pouco! Para não dizer NADA! Esta época, mais do que nunca, era a época em que a Direção encarnada tinha de fazer tudo para dar condições ao seu novo treinador de realizar um bom trabalho. Esta era a época em que Direção do Benfica tinha de facto de provar o seu mérito e a sua competência se conseguisse ajudar Rui Vitória a ser Tri-Campeão.

E que se vê?! Uma inércia confrangedora! A nova época à porta e tanta coisa por resolver! Talvez lá para 10 de Setembro acabe por chegar mais um Jonas qualquer! Em contraste com os nossos dois rivais, que mesmo não tendo varinhas mágicas que garantam porra alguma nas contas do título, parecem pelo menos ter mais vontade de fazer o sucesso acontecer, que parecem apostar mais forte, que se esforçaram por dar aos seus treinadores verdadeiro tempo de pré-época e reforços a tempo e horas.

E para aqueles que vierem com a história de que não defendíamos nós a aposta nos putos da formação, não, da minha parte nunca ouve pedido nenhum de aposta na formação.

Projetos ganhadores em QUALQUER clube do mundo NUNCA giraram em torno da formação DESDE que existe Lei Bosman! Que sejam um complemento? Aí estamos de acordo! Mas a peça fundamental da engrenagem? Evidentemente que não!

Achar-se hoje que é com contratações de jogadores a sacos de caramelos e mais uns pozinhos da formação que o Benfica vai ser o clube que, ainda nem há duas semanas, o próprio Presidente anunciou como o clube que ainda não perdeu a esperança de ver um dia Campeão Europeu, é de facto de uma ironia de bradar aos céus!

Matar a politica dos reforços de 5-6 milhões de euros, em suma, a politica responsável pelos mais de 200 milhões de lucros brutos da politica de transferências do Benfica nos últimos 5 anos, é de uma incredulidade que ninguém entende, como se mata assim a politica responsável pelo sucesso desportivo e financeiro de um passado recente, como se o cancro tenha sido esse e não a compra desenfreada de contentores de jogadores medíocres que custaram (e custam) rios de dinheiro sem nunca darem qualquer rendimento financeiro ou desportivo!

Mas lá está, quem critica só critica por criticar e sem nenhuma legitimidade... Para alguns pois, tudo isto é normal: Ver um sub-capitão encarnado assinar pelo nosso maior rival ao fim de 8 anos de águia ao peito (com Pinto da Costa a dizer que só depois da Final da Taça da Liga é que o Benfica apresentou ao uruguaio proposta de renovação), ver um treinador Bi-Campeão preferir ao fim de seis anos o projeto de um rival que anda há 30 anos nas ruas da amargura...

É também normal ver Gaitán desesperado por sair, e muito pouca gente com verdadeiro desejo de ficar, apesar de toda a grandeza, de todo o brilhantismo, deste baluarte de profissionalismo e modernismo em que LFV  tornou o Benfica segundo as palavras do próprio que não cansa em repetir de cada vez (todas as vezes) que fala à imprensa!

Que alguns continuem a achar tudo isto normal, pois bem, estarão no seu direito mas eu não acho!

Acho que Luís Filipe Vieira não tem falado a verdade aos sócios e que com uma mão parece empurrar o futebol do Benfica para o precipício enquanto com a outra dá palmadas nas costas dos sócios a pedir-lhes para apoiar porque está tudo bem...

Mas os bandidos pois, vão ser sempre o Jesus, o Maxi e amanhã o Gaitan (a campanha já está em marcha), quando se calhar estas saídas mais não foram do que o chumbo dos artistas a este novo projeto, o abandonar do navio antes do naufrágio...             
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

64 comentários

  1. ter ganho o campeonato no ano passado fez mal à cabeça do vieira e da nossa direcção, depois de no ano passado venderem os nossos melhores jogadores para "reduzir custos" conseguiram voltar a ganhar o campeonato, mesmo depois de uma campanha vergonhosa na liga dos campeões no ano passado e um campeonato ganho com muito mérito do jesus volta a pensar que, mesmo sem jesus, conseguem voltar a reduzir ainda mais os custos e manterem-se competitivos contra os milhões do porto.

    ResponderEliminar
  2. Ninguém vai-se lembrar do "Mini" quando no final da época vermos um Nelson Semedo a titular na Luz e na selecção nacional em França.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nélson Semedo é fraco a defender, nem tu acreditas naquilo que dizes

      Eliminar
    2. É graças a adeptos como o PP que estamos como estamos...

      Eliminar
    3. Jaime, estamos como estamos... como? Bi Campeões?

      Eliminar
    4. Referia-me a estarmos muito bem. FOrtes, mais fortes que os adversarios e com tudo controlado.

      Eliminar
  3. És dragão ou lagarto?
    Benfiquista é que não és.
    Tanto medo porquê? A temporada ainda nem começou. Tristeza....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Benfiquista como tu, só que não é cego.

      Eliminar
    2. Também deves ser daqueles que tá todo cagado com medo.
      Só pode.

      Eliminar
  4. Arrisco dizer que é o melhor post já escrito aqui neste bolg!!! Parabens, concordo com tudo!

    ResponderEliminar
  5. Redmoon mesmo o cimento é uma desgraça. Vivo num distrito em que um presidente gastou rios de dinheiro para melhorar a cidade. O problema é que nada da obra feita foi paga. O que aconteceu foi o novo presidente receber uma dívida enorme de tal forma que nem dinheiro havia para pagar aos funcionários. O LFV construiu muito mas nada está pago. Ficas com o betão que desvaloriza todos os anos mas também com a dívida. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. "O abandonar do navio antes do naufrágio?"

    JJ e Maxi fizeram-no, porque perceberam muito bem o que aí vem. Fizeram muito bem, eu faria o mesmo.

    "E SUPERAR ATÉ COM MESTRIA ALGUMAS CASCAS DE BANANA PLANTADAS PELA PRÓPRIA DIREÇÃO"

    Como aquela tentativa de assassinato do meio campo com a venda de Enzo, depois superada de forma brilhante por JJ com Pizzi...

    Aliás, o Benfica é a única equipa no mundo que vende jogadores fulcrais em janeiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "JJ e Maxi fizeram-no, porque perceberam muito bem o que aí vem. Fizeram muito bem, eu faria o mesmo."

      tu não és Benfiquista, um Benfiquista jamais faria esta afirmação!

      Em relação ao Redmoon que abandone o barco também!

      Tenho dito...

      Eliminar
    2. Jota pê sabes o que eu te digo?? Passa a ponte.. Atira-te ao rio.. !!
      Isso é tudo p que azia?? Nós somos bicampeões, e tu és o que??

      Eliminar
  7. Concordo com quase tudo, faltou referir que além da obra o LFV deixa também a dívida.

    Olhando ao que têm sido os ultimos tempos, a conclusão que tiro é que sem dinheiro não há palhaços...

    ResponderEliminar
  8. REDMOON

    Subscrevo o teu comentário palavra por palavra, na mouche

    ResponderEliminar
  9. Do 8 ao 80...

    nem o plantel é tão fraco como o pintam nem o treinador pode ser desvalorizado antes sequer de ter tempo...

    Eu já estou habituado a desvalorizarem imenso os profissionais do Benfica... Só são bons os que saem ou que são dos outros.

    O Júlio César continua a ser um velho mas o Casillas é o supra sumo. O Benfica perdeu um goleador quase impossível de substituir segundo o jogo mas o porto parece que nem perdeu quem marcava 80% dos golos... E podia continuar que os exemplos são imensos.

    Continuem portanto a desenhar dos nossos. Eles certamente vão provar mais uma vez que não são os rótulos que lhes colocam que os definem. Como o Samaris que o ano passado foi assobiado até ao natal e agora é dos melhores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o mal dos outros posso eu bem. Mas deve ser daqueles que acha que o Benfica está melhor sem maxi pq o Judas deveria era por a jogar o A. Almeida que passou a ser, de repente, uns dos melhores laterais portugueses. Salvio não faz falta e Carcela está à altura. Eliseu? Pq comprar outro DE se temos Eliseu... Esta bem abelha

      Eliminar
  10. Parabéns pelo post. Devia escrever mais vezes para contrabalançar!
    Há uma terceira corrente, aquela que falava mal do treinador e da estrutura, para os quais está sempre tudo mal, do tratador da relva ao treinador de gr, para os quais se se contrata devia apostar na formação e vice versa etc etc... mas que depois não conseguem perceber de onde caiu o sucesso pois esteve sempre tudo tão obviamente mal que nem percebem que o Benfica é bicampeão e que estiveram sempre errados e continuam a estar.
    O Benfica tem de continuar a investir, em consonância com os anos anteriores, não digo que mais ou que menos, mas um valor relativamente semelhante (como refere no 2º sublinhado). Não é com o teixeira, com o guedes ou com o Nelson que vamos ser campeões este ano! Na minha opinião e foi o que interpretei da entrevista do lfv ao record, o rv está a detectar as deficiências no plantel de acordo com as suas ideias e só após este diagnóstico é que serão feitas contratações... o que é mais correto que ser a direcção a contratar e depois os jogadores não serem solução para as deficiências encontradas ou serem excessivos em determinadas posições.
    Não acho que haja bandidos de parte a parte... e acho que erro foi apenas a não renovação com jj, o grande responsável pelo sucesso deste ultimo período de 6 anos... com o maxi foi uma negociação normal, em que havia quem desse bem mais e se o gaitan sair é fundamentalmente para ganhar mais o que é compreensível!

    ResponderEliminar
  11. Enfim. Mais um despejo de mentiras, meias verdades e omissões num post deste blogue.

    "...as lacunas no plantel são tantas..." Tantas? Julio César, André Almeida, Silvio, Luisão, Jardel, Lisandro Lopez, Eliseu, Samaris, Fejsa, Pizzi, Carcela, Gaitan, Talisca, Jonas e ainda num segundo plano, Nelson Semedo, Cristante, Jonhatan não são suficientes para este inicio de época? Não são suficientes para vencer o Sporting e os primeiro jogos do campeonato?

    "falta já Maxi, Sálvio e Gaitan está por um fio, apenas e só os três melhores jogadores que ainda tínhamos."

    Correcção. Falta 1 dos 3 melhores porque os outros 2 ESTÃO CÁ. Um lesionado e outro que se fala que pode sair mas NÃO SAIU. E com muita tristeza de alguns vai jogar a Supertaça e se calhar mais motivado do que nunca graças ao que lhe andam a fazer nos últimos dias.

    "Em contraste com os nossos dois rivais, que mesmo não tendo varinhas mágicas que garantam porra alguma nas contas do título, parecem pelo menos ter mais vontade de fazer o sucesso acontecer, que parecem apostar mais forte, que se esforçaram por dar aos seus treinadores verdadeiro tempo de pré-época e reforços a tempo e horas."

    Mas que grande LOL nesta parte. Mas vamos por partes.
    Sporting perdeu Cédric e Nani (com anos luz de distância dos restantes era o melhor do plantel leonino) e estão de fora por lesão Ewerton e William Carvalho. Jesus pediu no inicio da pré-época 1 central experiente. Apenas a 2 semanas da Supertaça e já depois de perder outro central por lesão é que lhe deram 2 centrais (de qualidade duvidosa). Pediu um trinco e depois de semanas de negociações com Danilo veio o Porto e roubou-o. Entretanto ficou sem o único trinco do plantel e não lhe deram outro tendo de apostar num central da formação para essa posição ou adaptando Adrien. Perdeu Nani e até agora nada. O melhor de qualidade que recebeu foi Brian Ruiz que chegou ontem. Portanto Jesus está na wonderland dos treinadores. Uma estrutura poderosissima que dá tudo a tempo e horas ao seu treinador.
    O Porto já gastou milhões tanto em salários como transferências e o que tem é 2 grandes guarda-redes desnecessariamente. Tem 6/7 médios de qualidade para 2 lugares mas continua a não ter alternativas aos 2 laterais titulares (algo que acontece à épocas a fio), continua a faltar um grande central, um número 10 para substituir Oliver e um avançado para substituir Jackson. Já gastou à volta de 25 milhões mais (9 só de salários num ano para Casillas e Maxi) e ainda precisa de outro tanto para manter pelo menos a qualidade que tinha em relação ao plantel da época passada. Sim. Agora estão muito mais fracos do que na época passada.
    O Benfica perdeu Maxi mas continua com André Almeida e Silvio. Estes 2 jogadores e principalmente André Almeida substitui sempre Maxi nos últimos 3 com qualidade. Perdeu Salvio por lesão e contratou Carcela pouco depois. Perdeu Lima mas tem Talisca que nessa posição na época passada era o melhor marcador com 10 golos, à entrada para o mês de Novembro, altura em que começou a jogar Jonas. Quanto ao resto Vitória também irá ter mais jogadores esperando o Benfica por boas oportunidades que a época passada redundaram apenas no melhor guarda-redes e melhor avançado da Liga a custo 0. Na altura também esperou porque tinha outro jogadores que chegavam e sobravam.

    "Matar a politica dos reforços de 5-6 milhões de euros, em suma, a politica responsável pelos mais de 200 milhões de lucros brutos da politica de transferências do Benfica nos últimos 5 anos, é de uma incredulidade que ninguém entende..."

    Talisca, Samaris, Cristante, Carcela, Jonhatan não fazem parte desta politica? Já agora Oblak, David Luis, Coentrão, Matic ou Pizzi também não são jogadores que chegando por pouco custo ou como moeda de troca em outras transferências não deram já muito desportiva e financeiramente ao Benfica? Não basta olhar para um lado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, até porque a tua parte não há de facto nenhum despejo de mentiras, meias verdades e omissões num post deste blogue.

      A análise à qualidade que vês no plantel do Benfica é de cariz pessoal... Tu vês nele a qualidade (em quantidade) que eu não vislumbro.

      "falta já Maxi, Sálvio e Gaitan está por um fio, apenas e só os três melhores jogadores que ainda tínhamos." Correcção. Falta 1 dos 3 melhores porque os outros 2 ESTÃO CÁ.

      CORRECçÂO À CORRECCÃO: Maxi não está, Sálvio estava vendido mas o comprador desfez o negócio, e a conversa do Gaitan vi-a igualzinha no Enzo há bem pouco tempo. A atitude em campo diz tudo mas aguardemos pois o desfecho do caso.

      "Matar a politica dos reforços de 5-6 milhões de euros, em suma, a politica responsável pelos mais de 200 milhões de lucros brutos da politica de transferências do Benfica nos últimos 5 anos, é de uma incredulidade que ninguém entende..." Talisca, Samaris, Cristante, Carcela, Jonhatan não fazem parte desta politica?

      Não. Desses só dois custaram 5 milhões e todos na época passada. Deste ano só tens Carcela, e não, não custou 5 milhões de euros.

      "Já agora Oblak, David Luis, Coentrão, Matic ou Pizzi também não são jogadores que chegando por pouco custo ou como moeda de troca em outras transferências não deram já muito desportiva e financeiramente ao Benfica?"

      É verdade que alguns baratuchos deram lucro e rendimento, mas brevemente farei o estudo do custo benefício das contratações em pacote abaixo dos 5 milhões e acima dos 5 milhoes para vermos de que grupo vieram os maiores beneficios para o Benfica em termos de redimento desportivo e financeiro. Exceções há em todo o lado.

      E já agora, Matic reduziu 5 milhões ao preço do David Luiz, e o Pizzi veio por 8.5 por metade do passe!

      "Sporting perdeu Cédric e Nani (com anos luz de distância dos restantes era o melhor do plantel leonino) e estão de fora por lesão Ewerton e William Carvalho."

      Não companheiro. nani nunca foi do Sporting por isso não foi perdido. O cédric saiu mas chegou o joão Pereira que provavelmente o JJ preferiria. E sim, William alejou-se mas registo o esforço que um clube falido faz, ao contrário do nosso que é rico, em ser capaz de segurar um jogador como William (até ver) pelo terceiro ano consecutivo.

      Como vês, em relação a mentiras estamos conversados

      Eliminar
    2. Mentiras????

      E começas logo pela correcção à correcção? Entre Maxi, Salvio e Gaitan não estão cá 2? Porque é que vens com a conversa que estava vendido ou não e que o Enzo também tinha a mesma conversa que o Gaitan? Estão cá 2 ou não estão? Mas continuo a achar espantoso que digas que um jogador está desesperado para sair quando ele nunca afirmou tal coisa. Pelo contrário. Renovou a época passada e sempre que fala afirma que está bem no Benfica.

      Quanto à qualidade de um plantel depende muito da visão de cada um mas também depende do que esses jogadores já conseguiram. Neste momento o Benfica tem um grande conjunto de jogadores que foram campeões e outros bicampeões. O Sporting ou o Porto tem isso? O Benfica ganhou na época passada porque tinha melhor plantel. Não só em termos de experiência dos jogadores e conhecimento entre eles mas também em qualidade. O tão propalado super plantel do Porto sempre que alterava 3 ou 4 jogadores do 11 base perdia pontos. E isto não é opinião. É facto. Se o Porto tivesse as lesões que o Benfica teve na época passada provavelmente ficava em terceiro. Se o Benfica venceu na época passada e entre os 3 grandes até ao momento é aquele que perdeu menos jogadores e aquele que já tinha jogadores para as posições onde perdeu esses jogadores parece-me lógico afirmar que o Benfica continua em melhor posição em termos de plantel.

      Desculpa também se Carcela e Talisca vindos por 4 milhões está muito longe dos tais 5 milhões. E se Jonhatan por não termos o passe todo também não chegou a esses valores. Mas aqui estou a falar pelos valores que vêm na comunicação social. De qualquer forma se forem mesmo 4 milhões não me parecem baratuchos. Até porque ainda me lembro muito bem do que se falou de Balboa.

      No caso de jogadores baratos ou caros e o seu rendimento eu não fiz nenhuma análise concreta sobre o que é melhor. Apenas especifiquei alguns casos em que jogadores baratos também deram bons resultados. Mas comentei aqui à pouco tempo noutro post que é diferente ter jogadores baratos sem render do que caros. Os baratos na esmagadora maioria também têm salários mais baixos que os caros. E é mais fácil despachar esses jogadores mais ou menos pelo mesmo preço que vieram do que os mais caros. Quanto a Matic e Pizzi acho que vieram integrados em negócios. Quanto a mim não se pode dizer que foram contratados por 6 ou 8 milhões.

      Em relação ao Sporting, Nani estava lá o ano passado e este ano não está. O Sporting não manteve a qualidade nessa posição nem esteve perto de mantê-la. E não me lembro por aqui dizerem que o Benfica não tinha perdido Siqueira na época passada. Pelo contrário, sempre o incluiram no tal "desmantelamento da equipa campeã". Sobre o William Carvalho acho que apenas ainda não saiu porque não chegam propostas irrecusáveis por ele. Tenho duvidas que alguém tenha passado sequer os 20 milhões. Mas tenho pena que não reconheças esforço ao Benfica por manter Gaitan à 5 anos, Luisão à 12, Jardel à 5, e outros que se mantiveram mais de 2 anos como foram o caso de Cardozo, Enzo Perez, Javi Garcia, Lima ou Garay. E quanto aos outros posso eu bem. Se eles não se importam de daqui a 10 anos perder o clube se não pagarem o que devem é com eles. O mesmo com o Porto. Se eles querem estourar o que têm e o que não têm só para PC não ir para a cova sem mais nenhum titulo também não é problema nosso. É problema desses clubes. Eu prefiro que o Benfica faça assim. Que racionalize o dinheiro que pode gastar percebendo o que é prioritário e esperando pelas melhores oportunidades no mercado que surgem no final das janelas de transferências. Já fizemos isso um ano e deu frutos. Em vez de darmos 10 milhões por um guarda-redes e um avançado conseguimos isso por 0 e tivemos outros que fizeram os seus lugares até eles virem. Curiosamente 1 deu a Supertaça nos penalties (Artur) e outro foi a revelação no inicio da Liga (Talisca).

      Eliminar
    3. Grandes comentários, João Oliveira! Estou contigo!

      Eliminar
    4. REDMoon,

      O Matic veio valorizado em 2M. Está no R&C da altura.

      Saudações,

      Eliminar
    5. Contra os factos do João Oliveira, não há argumentos.

      Eliminar
    6. Agora até já decidem que factos são mais relevantes que outros. Que eu saiba factos são factos e opiniões são opiniões. Benfica pela vossa conversa até está melhor que o ano passado. Voces de bola percebem ZERO!!!!!!!!!
      É graças a gente como vocêss que não se vai ganhar nada. Cá estaremos dentro de 3 meses para ver as classificações. Não desapareçam até lá

      Eliminar
    7. Eu pela minha parte estou aqui há ano e meio. Mas quando Jorge Jesus era violentamente atacado por aqui não vi cá os Jaimes nem os Kafkas a defendê-lo...

      Eliminar
    8. "O Benfica ganhou na época passada porque tinha melhor plantel."

      Incrível como não somos capazes de reconhecer o valor dos adversários. O FCP tinha um plantel superior, a qualidade individual no 11 era superior à nossa. Mas não jogavam uma beata!

      Com um plantel inferior fomos campeões porque tínhamos JJ... Porque jogávamos futebol. Podia não ser sempre bonito de ver, mas era eficaz e pragmático e conseguiu muitas vitórias graças a isso.

      Parece que somos sempre os maiores e os melhores, mesmo quando não o somos. Quando perdemos somos uma merda, quando ganhamos somos os maiores. E se Kelvin tem atirado ao lado? Passávamos a ser os maiores?

      Não falei do SCP porque não entrava nestas contas. Com JJ será candidato ao título, ainda que tenha um plantel inferior.

      Eliminar
    9. Pablinho, ando no site há poucos meses, portanto há 1,5 anos não andava cá, por isso não me via nessa altura. Boa visão... No entanto sempre fui defensor de JJ e continuo a ser. Não vou no que a máquina de propaganda montou

      Eliminar
    10. Oh Jaime colaço a bola já começou a rolar a sério??? Então como podes dizer se está melhor ou pior que o ano passado?? O ano passado por esta altura por exemplo já tínhamos levado um 5-0.. Por isso deixa a bola começar a rolar e depois logo avalias.. Se queres ser campeão de pre época como os outro é lá contigo..

      Eliminar
  12. "Para alguns pois, tudo isto é normal: Ver um sub-capitão encarnado assinar pelo nosso maior rival ao fim de 8 anos de águia ao peito (com Pinto da Costa a dizer que só depois da Final da Taça da Liga é que o Benfica apresentou ao uruguaio proposta de renovação), ver um treinador Bi-Campeão preferir ao fim de seis anos o projeto de um rival que anda há 30 anos nas ruas da amargura"

    Não. Não é normal. Mas a anormalidade não está do lado do Benfica. Jesus tem melhores condições no Sporting? Maxi vale 4 milhões de euros por ano com 31 anos? Já agora Maxi só teve a proposta tão tarde porque o seu empresário sempre foi recusando encontrar-se com a SAD do Benfica. E mesmo sendo no final da época foi bem a tempo para um jogador com 8 anos de casa e dos mais acarinhados ter ficado.

    "É também normal ver Gaitán desesperado por sair, e muito pouca gente com verdadeiro desejo de ficar, apesar de toda a grandeza, de todo o brilhantismo, deste baluarte de profissionalismo e modernismo em que LFV tornou o Benfica segundo as palavras do próprio que não cansa em repetir de cada vez (todas as vezes) que fala à imprensa!"

    Gaitan desesperado por sair??????? http://hugogil.pt/gaitan-responde-as-ultimas-noticias/

    Muito pouca gente com desejo de ficar?????? Em que é que te baseias para dizer isso? Alguém disse que queria sair? É no grande ambiente que se vive no balneario e que é dado a conhecer pelos jogadores nas redes sociais? Sinceramente com afirmações destas só porque sim que credibilidade é que se pode dar a um texto cheio de nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta ver o Hugo Gil no teu comentário para ver o tipo de pessoa que és. Esse é mais um lambe botas tipo Pedro guerra mas a receber menos.

      Eliminar
    2. Foi o primeiro link onde encontrei o video. Mas se tiveres alguma coisa a acrescentar sobre o que eu disse força...

      Eliminar
    3. João Oliveira e é bom realçar que quem afirmou que o Maxi só recebeu a proposta de renovação após o final da Taça da Liga foi o Criminoso da Costa... mas que credibilidade tem este criminoso condenado por corrupção activa de agentes desportivos? Foi o Maxi que lho disse? e so what? será que disse a verdade, ou só lhe deu a sua versão? De resto concordo com tudo.

      Eliminar
    4. ahahah este até cita Hugo Gil. Credebilidade ZERO!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    5. Um jogador com 31 está em final de carreira? Pobre Jonas. Es mesmo um entendido nisto da bola

      Eliminar
    6. Depende da posição e do tipo de jogador. Se for central como Luisão que faz do posicionamento a sua melhor arma não. Se for um avançado como Jonas que faz da sua melhor arma a técnica e saber estar no sitio certo também não. Se for lateral que tem como ponto forte fazer piscinas para a frente e para trás já é mais complicado. Daqui a 2 épocas já vais ver mais Maxi cá atrás do que lá à frente. Ou então ao contrário. Mais lá à frente do que atrás como fez durante várias épocas em que esteve no Benfica.

      Mas de maneira geral, jogadores que dependem bastante dos atributos fisicos, têm de mudar a sua forma de jogar a partir dos 32, 33 anos.

      Eliminar
  13. Só me espanta o tanso do RV ir neste circo... Não entendo como há treinadores que aceitam determinado tipo de projectos...

    Ou de facto não está ciente da sua qualidade como treinador ou veio-se enterrar... Mais um paulo fonseca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E qual é o teu espanto... então o JJ não acabou por sair de um projecto sério e credível que lhe proporcionou as condições para ele ganhar 10 títulos em 6 anos, para depois ir representar aquele clube do 3 º mundo que é o Sporting Clube do Sobrinho de Angola?
      E Flopetegui, também ele não preferiu deixar um cargo numa instituição como a Federação Espanhola e passar a ser um elemento mais ao serviço de uma associação criminosa?

      Eliminar
    2. Adeptos como tu, representam a vergonha do SLB. Ser um clube popular e do povo é bom. Mas tem as suas desvantagens ao receber comentários burros, brutos como o teu.
      Continua a monosprezar o adversário, chamando-lhe de terceiro mundo, quando o mesmo é o clube mais títulado do planeta e lançou dois jogadores que somam vários titulos melhor do mundo.
      Rapaz fica sabendo:
      Sporting / Álvaro Sobrinho
      Benfica / Isabel dos Santos
      O que têm em comum é não darem nada a ninguém.
      Pequeno, é o teu significado.

      Eliminar
    3. Adeptos como tu, representam a vergonha do SLB. Ser um clube popular e do povo é bom. Mas tem as suas desvantagens ao receber comentários burros, brutos como o teu.
      Continua a menosprezar o adversário, chamando-lhe de terceiro mundo, quando o mesmo é o clube mais titulado do planeta e lançou dois jogadores que somam vários títulos melhor do mundo.
      Rapaz fica sabendo:
      Sporting / Álvaro Sobrinho
      Benfica / Isabel dos Santos
      O que têm em comum é não darem nada a ninguém.
      Pequeno, é o teu significado.

      Eliminar
  14. Sinceramente, não consigo perceber todo este alarido em torno da pré-época. Tanta mediatização em volta de jogos que servem para testar jogadores, tácticas e situações de jogo.....enfim.

    E quando escreves isto. " (com Pinto da Costa a dizer que só depois da Final da Taça da Liga é que o Benfica apresentou ao uruguaio proposta de renovação)" mas esse espécime agora serve como referência bibliográfica para ti? Como é possivel escreveres isso quando sabes perfeitamente que o Maxi, via empresário, já estava no porto há meses?! Reflecte bem quando pensares novamente em citar essa pessoa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao posso de facto garantir ser verdade o que Pinto da Costa disse, apenas registar que foi o que disse...

      E registar tambem que quando LFV anunciou a venda de roberto por 8.6 milhoes, pinto da costa tambem anunciou logo serem milhoes da treta...

      Como é que ele sabia nao me perguntes, mas que eram da treta la isso eram...

      Eliminar
    2. Que essa venda foi um grande esquema, e nem de perto nem de longe recebemos 8,6M, isso sabemos todos. Obviamente és livre de escrever o que bem entenderes, mas de benfiquista para benfiquista, deixa de usar essa pessoa como referência para o que quer que seja. A palavra desse vale tanto para mim como a saliva que se acumula no canto da boca quando estamos com secura.

      Se há coisas a melhorar internamente? Claro que há! Mas vamos procurar fazê-lo ou alertar para tal com base no que identificamos. Não precisamos de usar algo do exterior, ainda para mais alguém que lidera uma das maiores mentiras de sempre do futebol.

      Eliminar
    3. RedMoon, pelo visto tu és um dos poucos que fazes fé nas palavras do Pinto da Costa quando ele afirma que só recebe os árbitros em sua casa em vésperas dos jogos do Fruta Corrupção do Porto em que estes vão arbitrar... para lhe dar conselhos matrimoniais!!!!

      Quanto ao negócio Roberto, parece que há muitos que não sabem, ou que não quiseram saber, que este quando foi vendido ao Saragoça via Jorge Mendes, já estava salvaguardado um possível e provável incumprimento por parte do proprietário do Saragoça, como se pode confirmar ao ler as noticias da altura e tendo em conta tudo o que se estava a passar no Saragoça na altura Dai o Benfica não ter que colocar o caso em tribunal para receber o que era devido... recebeu o jogador de volta e concretizou o negócio mais tarde por 6 Milhões de euros, que não foram pagos em dinheiro mas com o passe de Pizzi... tudo sempre via Jorge Mendes... e chegados a este ponto, poderíamos até discutir este e outros negócios em que tudo gira em torno de Jorge Mendes... como a vinda de Bébé para o Benfica ou o Andrien Lopez para o Fruta Corrupção do Porto... é bom não esquecer que se calhar quando se vende o Danilo 20 milhões, por 30 milhões ao Real de Madrid, todos sabem que só acontece que esta venda super-inflacionada só se dá devido aos préstimos de Jorge de Mendes, se não nem por metade aconteceria, e quando falamos de Danilo, falamos de Moutinho e o James para o Mónaco... ou claro do André Gomes, Bernardo, Cancelo ou I. Cavaleiro para o Valência pelos valores hiper-inflacionados que foram... ou alguém pensa que o Peter Lim daria 15 milhões por cada um destes três últimos que referi, jovens que ainda nada mostraram, se não houvesse garantias da parte de Jorge Mendes que o risco seria o menor possível.

      Eliminar
  15. Muito bom texto Redmoon.
    Sem espinhas.
    Por mim, só digo uma palavra : Promovalor....

    ResponderEliminar
  16. RedMoon:
    Tenho muito respeito pelos teus artigos, nos quais concordo, quase sempre, em absoluto mas permite-me fazer-te um reparo. Assim como não devemos ser ingénuos ao ponto de pensar que os campeonatos se ganham, única e exclusivamente, devido a "estruturas" (e só o nome desta merda me dá arrepios...), desvalorizando o trabalho dos treinadores (e eu aqui sempre estive 100% de acordo ctg, achando que a maior parte do nosso sucesso recente se dever ao enorme trabalho e competência de JJ), também não devemos ser totós ao ponto de pensar que os jogadores se vão embora por não acreditarem nos projectos ou por estarem contra as políticas desportivas dos clubes! Os jogadores vão embora, na sua maioria das vezes, pelo motivo de sempre: dinheiro!! E isto nem sequer me choca muito, apenas gostava que Maxis e outros o admitissem em vez de se escudarem nos argumentos de sempre do "não fizeram o suficiente para eu ficar". Esse futebolês traduzido quer dizer o seguinte: não me ofereceram o mesmo que outros, mais nada.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, que o dinheirp fala quase sempre mais alto, mas tambem te digo que nesta coisa do esforco que as vezes os clubes fazem para convencer os jogadores a ficar mais um ano, tambem conta muito o tipo de projeto que tens no clube para esse ano.

      Se clube se prepara para uma grande epoca, estao gatantidas montras e possibilidade de valorozacao...

      Ja ficar mais um ano num clube que sai da europa a primeira e acaba a epoca em terceiro, pode significar a perca de oportunidade de saida que pode nunca mais surgir na vida.

      Tens 7/8 jogadores de alto nivel num plantel, ves 6-7 sairem para outros clubes e com vidas melhores, ves o teu clube q perder nivel competitivo e com menos possibilidades de brilhares, que te apetece fazer no imediato? Ficar e esperar por melhores dias, ou sair enquanto ainda tens oportunidade?

      Eliminar
    2. E mais: nem é so ver todos os colegas a sair e ser o unico a ficar... É tambem ver o nivel dos reforcos que chegam para substituir os craques que saem... Ou algum grande jogador quer ficar num clube tendo propostas melhores la fora, especialmente se ficando no clube em que joga nao tem grandes perspectivas de pisar os melhores palcos?

      Mourinho ficou no porto depois de vencer a liga europa pq Pinto da costa manteve deco e os melhores jogadores e deu condicoes a mourinho de atacar a liga dos campeoes valorozando- o ainda mais...

      Ou achas que se o porto vendesse os craques todos a seguir a vitoria na liga europa, o mourinho nao teria saido no imediato enqanto o seu nome estava em alta?

      Eliminar
    3. Também percebo o teu ponto de vista mas continuo a achar que o "esforco que às vezes os clubes fazem para convencer os jogadores a ficar mais um ano" de que falas é, pura e simplesmente, abrir os cordões à bolsa. O jogador de futebol hoje em dia, salvo raras e assinaláveis excepções, quer é saber do pilim porque isso do amor à camisola temos eu, tu e uns quantos. E, convenhamos, é difícil explicar a um jogador argentino, uruguaio, o que é o Benfica, o que significa ser jogador do Benfica. Há jogadores que, devido à sua inteligência e "bagagem de vida", até pelo termo de comparação com outros clubes por onde passaram, conseguem percebê-lo (ex. Aimar) mas esses são cada vez mais raros. É como nos tentarem explicar a nós o que é o Sporting de Cristal ou o América do México...
      O porto não é bom exemplo para nada, NADA, mas, já que deste esse exemplo, tenta lembrar-te o que o clube corrupto fez para renovar com jogadores como Hulk, Jackson, Fernando, só para citar alguns exemplos: abriu os cordões à bolsa e pagou-lhes, durante esse tal ano de "esforço" de que falas, salários principescos (relativamente ao clube corrupto, e porque tem também influencia nisto que estamos a discutir, já nem falo nas "estratégicas dissuadoras" que aquela gente pratica para que os seus atletas renovem e fiquem felizes por cá... É também por isso que eu digo que esses nunca poderão servir de exemplo para nada, nem para o que aqui discutimos).
      Abraço.

      Eliminar
    4. Redmoon mas em relação ao Mini e tendo em conta que está em final de carreira e que ia provavelmente assinar último contrato da sua vida enquanto profissional de futebol... o que ele queria mesmo era fazer o contrato da sua vida, pois sabe que a partir de agora o seu valor de mercado vai continuamente desvalorizar e nunca ao contrário. O Benfica também o sabe e o Clube do Putedo, também. Logo a cada ano de contrato que passa os valores reais pagos ao jogador tendo em conta rendimento vs esse valor pago, são naturalmente sobre-valorizados, ou seja a cada ano que passa o jogador tornasse mais caro... mesmo que o valor do contrato seja na realidade igual nos anos todos de contrato.

      Eliminar
  17. o que tiveste neste anos anos foi um treinador que pedia e uma estrutura que queria dar e dava agora o que tens é uma estrutura que não quer ou não pode dar e posto issto é prematuro tirar conclusões sobre a qualidade da estrutura e sobretudo do treinador.
    sobre dar as mesmas condições a este que deram ao outro basta ver os reforços que chegaram em 2009, mas mais do que isso quando chegaram, e o que está a acontecer agora.

    ResponderEliminar
  18. Subscrevo tudo (TUDO)
    A desmotivação é tanta que nem durmo bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também te desmotivas com pouco...
      Aproveita mais a vida!
      Abraço.

      P.S.: Os médicos aconselham sempre uma boas horas de sono.

      Eliminar
  19. Queria só registar também a saída do Lima já que não o mencionaste... De todas as baixas é provavelmente a pior, por todas a as razões: os anos de casa, a atitude combativa em campo, o equilíbrio que dava à equipa e já agora os 70 golos que marcou em 3 épocas.

    A juntar a isto tudo viu-se como o pobre do Jonas se sentiu perdido a jogar sozinho na frente, apesar de alguns iluminados dizerem que ele faz qualquer posição já se percebeu que se o Rui Vitória puser o Jonas a jogar sozinho entre os centrais vamos estar a deitar à rua o nosso melhor jogador (com licença do Gaitán).

    O plantel está feito para jogar em 4-4-2 e não temos avançados para 4-3-3 ou 4-2-3-1. Andam a 10 dias do início das competições oficiais sem modelo de jogo, sem contratações para promover um novo esquema táctico e nem sequer para manter o antigo. Se a direcção e o scouting e já agora o treinador não vêem isto, epá chamem-me a mim que eu vou lá dar-lhes umas lições de organização básica.

    Sinceramente isto não pode ser incompetência porque era mau demais se assim fosse, e eles não assim assim tão maus nem burros. Incompetência não é, agora o que poderá ser? Não sei.

    ResponderEliminar
  20. Mas quem é a personagem que está no barquito? Será quem eu penso?

    ResponderEliminar
  21. Caro GB,
    Como não mudas de disco, confesso que li somente o último parágrafo e claro o título, como se pode depreender por alguns comentários, para além do jj e do maxi, também há muito pseudo-benfiquista que são RATOS que são os primeiros a abandonar o barco, porque o verdadeiros são como os comandantes, os últimos a sair.
    O Romel será o próximo ministro de economia de Portugal, é um catedrático em economia porque acha que o cimento desvaloriza a médio prazo e o GB será o próximo ministro de educação porque não sabe o significado do obrigatório comunicar valores IGUAL ou SUPERIOR a X.
    Outros tantos como, Shadows, Viriatos e afins serão os APNs (Assessores de Porra Nenhuma) no próximo governo, ja que tentaram há uns anos assaltar o SLB e foram escorraçados, porque se vê que fazem parte da equipa do Bruno de Carvalho que só aparecem quando as coisas não correm bem ou correm menos bem, mas quando somos campeões desaparecem. O mérito, só é individual quando o trabalho é individual, mas quando envolve mais gente ela é repartida por todos, ojj teve o seu mérito era para isso que o contrataram e recebia a peso de ouro, porém quem marcava golos e defendia eram os jogadores, por isso o mérito não pode ser unicamente dele, e, para quem já trabalhou em organizações deve saber para que uma coisa funcione é necessário uma organizaçao tremenda por detrás, as instalações, a logística, os dinheiros, os RH, tudo isto é feito por gente '' anónima'' e que deve se respeitada e valorizada.

    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  22. obivamente, o ano passado foi o ano em que a componente do merito do JJ foi maior. fez um autentico milagre.

    mas dizer que a direccao meteu cascas de banana e excessivo. as coisas sao o que sao e as nossas restricoes financeiras tambem.

    este ano sera igual: em finais de agosto, teremos umas 3 novidades.

    gaitan desesperado? vejo-o menos desesperado que o enzo estava e o proprio matic, que ameaçou nao defrontar o porto no famoso jogo dos eusebios.

    naufragio? mesmo que possa correr mal um ano, isso nao e naufragio. naufragio era entrar em modo sporting. ou o que aconteceu no pos-1994.

    e nao, nao considero que se deva entrar numa corrida suicida face a subita descoberta de petroleo no porto...

    ResponderEliminar
  23. Desculpa Redmoon, mas não existem apenas as duas correntes que enuncias. Existe, pelo menos mais uma, ventilada pelo Shadows, que escreveu que ganhámos o que ganhámos em 2013/2014 por sorte! Essa corrente diz sempre mal de tudo. Nos últimos tempos disse bastante mal do grande treinador Jorge Jesus e da sua não aposta na formação, clamando por um treinador como Rui Vitória. Rui Vitória acabou por chegar ao Benfica e como a aposta na formação continua pobre, deixou de se falar nela... Continua, portanto, o desespero por causa da pré-época. Provavelmente seremos tricampeões e daqui a um ano lá voltamos às mesmas lamentações de que se está a desmantelar uma equipa campeã. Tomem ansiolíticos!

    ResponderEliminar
  24. E pergunto eu,

    Onde anda o Benfica Eagle com as suas Análises a provar que o Benfica era o clube que melhor situação financeira tinha, que ia comprar ai umas trutas que até já os adversários estavam a tremer etc, etc..

    Alguém o tem visto por aí?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem querer ser advogado de ninguém; o que acontece é que o Benfica Eagle como sabe ler os R6C de uma instituição, chegou facilmente à conclusão pelos FACTOS que consultou que o Benfica está melhor que os outros e que a continuar assim ainda melhor vai ficar e que se os outros continuarem pelo mesmo caminho, se calhar vão bater contra uma parede. Agora e quanto às suas outras EXTRAPOLAÇÕES (trutas), são só suas e da sua única e exclusiva responsabilidade.

      Eliminar
  25. Bem, começo a achar que o RedMoon é um outro nick meu, mas eu não sei de nada ;)

    Subscrevo tudo, para não variar. E como eu gostava de não subscrever...

    ResponderEliminar
  26. Vai voltar aquele futebol deprimente - parece que estou a ver:

    - dois médios defensivos lado a lado, sem saber muito bem quem faz o quê

    - um avançado perdido no meio dos defesas

    - lances de ataque esporádicos em que não entram mais de dois-três na área adversária

    - transições lentas, a dez toques

    - quilómetros de espaço entre sectores e intra-sector

    - mais medo de perder que fúria de ganhar

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking