.jpg)
segunda-feira, 3 de novembro de 2025
Noronha Lopes: o candidato rejeitado pelos benfiquistas
.jpg)
sexta-feira, 31 de outubro de 2025
João Noronha Lopes: o Comandante da candidatura Titanic
quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Noronha Lopes em 2020 dizia que Rui Costa...era uma referência
Noronha Lopes em 2020:
segunda-feira, 27 de outubro de 2025
O Síndrome de Estocolmo de João Diogo Manteigas
terça-feira, 14 de outubro de 2025
Noronha Lopes: a transparência matou o “gestor”
Depois da McDonald’s
O que está em causa é a incapacidade como gestor

quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Repor a verdade sobre a Direcção de Manuel Vilarinho e João Noronha Lopes
![]() |
| Só falta aqui Vale e Azevedo |
segunda-feira, 22 de setembro de 2025
Novo lema de Noronha Lopes: "Hipocrisia acima de tudo!"
![]() |
| Os pais do Vieirismo: Vilarinho e Noronha Lopes |
quinta-feira, 18 de setembro de 2025
O SL Benfica tem que ser gerido...pelo Presidente em exercício!
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Noronha Lopes: o candidato trapalhão

sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O Vieirismo 2.0 de João Noronha Lopes em imagens

João Noronha Lopes em 2020:

João Noronha Lopes em 2025:

terça-feira, 19 de agosto de 2025
Noronha Lopes é o Vieirismo 2.0
domingo, 27 de julho de 2025
A minha opinião sobre o Fórum de Discussão do candidato JNL
Infelizmente, como também anotou o candidato João Noronha Lopes, nas redes sociais as posturas estão muito exacerbadas e nada condizentes com isto, mas é preciso que haja destes "puxões de orelhas"... e nem isso evitou que numa intervenção seguinte um sócio apelidasse Miguel Bento de "bandido". Lamentável!
Foi triste ver as criticas de alguns que ali foram perceber como podem apresentar propostas das suas empresas ao SLBenfica e depois descreviam esses conceitos como se fosse uma burrice não trabalharem com eles. Um bom alerta para o futuro.
Comecei por aqui porque o candidato merece o elogio pela postura... e também porque muito se tem falado da proximidade dos sócios à direcção e aos atletas. Pois, estando do lado dos que não julgados é muito fácil dizer, mas olhando a este tipo de posturas dos benfiquistas (em especial os mais jovens), a minha recomendação é que os candidatos sejam prudentes nas promessas de proximidade, porque a cabo de uns maus resultados, "nas costas dos outros vemos as nossas"... e lá se vai a proximidade, porque ninguém gosta de ser atacado, humilhado e exposto.
O candidato João Noronha Lopes apresentou algumas medidas claras - não necessariamente concretas, mas também disse que detalharia no programa (que tarda em ser apresentado) - a ver vamos, como diz o cego. Entre o que falou, retive (de outros temas menos descritos) o seguinte:
- Congelamento dos preços dos RedPass
Esta medida parece-me bastante populista. Não acho negativa, mas não acho absurdo que os RedPass tivessem - por exemplo - uma actualização anual limitada ao IPC do ano. Fez-se muito barulho com o tema, acho que não justifica tanto.
- Novo Sistema de Bilhética
É outro tema que me parece que estamos a "jogar futebol com uma bola de rugby". Como disse um associado presente, despejar vários milhões de euros naquele sistema descrito, não vai resolver o problema da diferença entre a oferta e a procura. Pareceu-me uma medida que, no seu formato, é populista, na sua essência é interessante, no seu resultado traz conforto emocional... mas traz acima de tudo uma factura.
- Estrutura do Futebol centradas num Director Geral e três directores-chave a reportar a este, se bem entendi estará o Director de Scouting, o Director da Formação e o Director de Comunicação.
Também ficou claro que vai dispensar todos os actuais profissionais que desempenham essas funções no Clube.
Isto leva-me a ficar um pouco perdido, desde logo na parte da comunicação porque o Director Geral é da SAD e isso quer dizer que haverá um Director de Comunicação na SAD a olhar apenas para o futebol e que não tem a ver com o a Direcção e estratégia de Comunicação do Clube. Serão independentes em termos de modelo? Isso era o que se passava com o Lemos (que respondia ao Lourenço e não ao Pedro Pinto) com os resultados que todos vimos. Precisa ser melhor esclarecido.
Depois não percebi também onde fica o Director Desportivo. O candidato João Noronha Lopes deu nota da relevância de pagar bem a cargos chave, como Director de Desportivo, Director de Scouting e Director de Formação... OK, mas é fundamental que o modelo de governo da SAD preveja o contexto de funcionamento.
Há dias o Mauro Xavier se referia a este tema e comentou que previa no seu livro que deveriam estar futebol profissional, formação e scouting representados na SAD de modo a que um definisse as necessidades e perfil do jogador e se pudesse avaliar entre a solução do scouting e a da formação antes de tomar decisões de investimento. Isto para dizer que haverá vários caminhos possíveis, pelo que é fundamental explicar a estratégia e modelo de governo, só as as caixas não chega. Talvez o programa venha a explicar o que quer implementar sobre isto.
O candidato deu ainda conta que as decisões serão tomadas pelo Director Geral e não pelo Presidente. Isto eu aplaudo. Finalmente! Chega de presidentes, como dizia e bem, que sabem tudo. As finanças serão o CFO, o futebol o Director Geral ... e entendo que o Presidente fará essencialmente a representação institucional e terá a ultima palavra na formalização das decisões.
O candidato falou muito em comprar melhor e vender melhor. Isto vou passar à frente... é melhor não perguntarmos o que é "vender melhor", porque isso ou será incómodo explicar, ou absurdo explicar. Porque para vender é preciso alguém comprar e isso de "vender melhor" não existe... a não ser que queira explicar que com ele também haverá uma estratégia para vender talento todos os anos - o que acho que seria responsável assumir, dado que o vai fazer.
Para errar menos, entende que deve o SLBenfica investir em sistemas de decisão baseadas em Sistemas de Análise de Dados. Bom, acho que neste aspecto o candidato tem que se informar melhor, porque o SLBenfica tem dos melhores sistemas do Mundo, inclusivamente sistemas desenvolvidos por profissionais de dados que até outros clubes e até empresas de software já quiseram comprar para revender.
O exemplo que deu de retenção de jogadores da formação vou passar à frente porque é absolutamente irrealista e seria facil explicar-lhe que não funciona.
O que sim noto, como podem ver nas expressões destacadas, é que o candidato apresenta uma formula complicada:
- Não vai investir menos no futebol (promete investir melhor - o que acho fazer sentido), mas promete gastar mais recursos financeiros para as propostas que apresenta - às anteriores adicionou ainda a aposta num projecto da Euroliga para o basquete. Isto é uma equação complicada...
... quando andamos a dizer que precisamos controlar os gastos, depois percebemos que a maioria das iniciativas dos candidatos vai em caminho contrário. Aguardarei para saber, como dizia o candidato sobre o Benfica District: "qual a real viabilidade financeira" destas medidas num contexto agregado de todo o programa?
Falou-se também em abrir a BTV aos sócios e aos podcasts. Cuidado com isso! Acho um erro. Os podcasts hoje são projectos totalmente da responsabilidade de quem lá fala e opina. Quando os candidatos dizem "com regras" integrar na BTV estão a desvirtuar os projectos. Na verdade estão mais a calar a critica, porque ninguém - em anos ou momentos menos bons - vai para a BTV malhar na direcção. Isto são tudo coisas bonitas, mas enquanto não aparecem maus momentos...
Por fim, uma nota para o compromisso com a realização de uma Auditoria. Disse-o em dois momentos. No primeiro estive totalmente de acordo: É uma boa prática de gestão, quando há estas mudanças que se realize uma auditoria de gestão. Isso permite averiguar muitos detalhes operacionais e acima de tudo contratuais e financeiros, numa ótica de responsabilidades e direitos.
Porém, depois de "picado" sobre o assunto, virou o tema e chamou-lhe auditoria forense. Para quem não sabe, uma auditoria forense a uma empresa é um exame detalhado e especializado das demonstrações financeiras e registros de uma organização, com o objetivo de identificar, investigar e relatar atividades fraudulentas ou irregulares.
A primeira parece-me justificada e nada tem que ver com suspeitas. É uma boa prática, como referiu o candidato a primeira vez que falou no tema... a segunda que terá sentido se 1) achar que a anterior não teve cobertura relevante e que suspeita de maiores irregularidades. Nesse caso, era importante dizer que suspeitas tem que justifiquem o o investimento - mais um custo - e porquê 10 anos e não 4 (o mandato de Rui Costa) ou 20 ou 25 anos, correspondente ao período integral de Luís Filipe Vieira.
Nos próximos dias, partilharei a minha perspetiva sobre a entrevista à ECO que, num formato mais controlado, me pareceu de bastante melhor conteúdo e substrato - melhor preparação dos temas expostos.
terça-feira, 8 de julho de 2025
Eleições 2025: uma oportunidade para um novo percurso glorioso
Ao invés do que é costume nesta altura do ano, o tema principal entre os benfiquistas não é a pré-temporada ou as contratações e vendas. O tema principal é sem dúvida o ato eleitoral de Outubro.
Entre candidatos
assumidos e que se falam, temos neste momento 6 nomes:
- João Diogo Manteigas
- João Noronha Lopes
- Cristóvão Carvalho
- Martim Mayer
- Rui Costa
- Luís Filipe Vieira
Claro que todos estes
nomes merecem diferentes apreciações.
Começo, como será óbvio
por Luís Filipe Vieira.
Como todos os que
acompanham o NGB há anos bem sabem, nunca simpatizei com a figura “Vieira” no
SL Benfica e critiquei a sua gestão do clube, sempre. Por isso, tem sido muito
divertido assistir no X (Ex TWITTER) aos voluntários de Noronha Lopes
chamarem-me de vieirista. Logo eu! Só mesmo para rir!
(Vieira nem está a
mostrar inteligência pois o passado não regressa e nunca voltará a ter o apoio
que já teve. Se tivesse ficado por apoiar um candidato mas fora de qualquer
candidatura, seria o seu direito como sócio e ninguém poderia criticar.)
Foi com espanto e
preocupação que assisti à sua nomeação para liderar o futebol do SL Benfica em
2001, nomeação essa feita por Manuel Vilarinho, João Noronha Lopes e restante Direcção.
O resto é história.
Eleger Luís Filipe Vieira seria regressar a um passado de gestão nebulosa, a
ter no SL Benfica novamente um parceiro do FC Porto, um parceiro do Sistema, e capturado
por interesses. Aliás, nem me surpreendia que viesse com o segundo Artur Jorge,
de seu nome Sérgio Conceição.
Se você quer salvar o FC
Porto e o Sistema, e não o SL Benfica, vote em Vieira.
Depois teremos Rui Costa.
Teve a coragem de avançar
quando todos se encolheram em 2021, em especial Noronha Lopes. Esse mérito
ninguém lhe retira. Só que as suas capacidades de gestão são curtas para uma
empresa da dimensão do SL Benfica. Falta-lhe visão empresarial e liderança
firme. Claro que aprendeu muito estes anos, mas não chega. Seria sensato sair pelo
seu pé e perceber que não tem perfil para ser presidente do SL Benfica.
João Diogo Manteigas só
foi uma surpresa para quem nunca o tinha escutado. Tem feito o seu caminho, tem
passado conteúdos importantes, e tem procurado ser acessível a todos. O que lhe
falta em máquina de campanha, ele compensa com gestão criteriosa de meios e tem
o mérito de ter já um esboço de programa bastante interessante. De todos, até
agora, sem dúvida o que mais se destacou. De longe. Um candidato sério à segunda
volta em Outubro.
João Noronha Lopes regressou,
depois de ter virado as costas mais uma vez ao SL Benfica em 2021, depois de em
2001 também ter desprezado o SL Benfica, depois de ter participado na escolha
de Luís Filipe Vieira para o SL Benfica. Continua a apostar numa campanha tipo
partido político, sem ideias próprias e sempre à pesca das dos outros, e pendurado
em “personalidades” e recomendações. Vazio de conteúdo, como tinha sido em
2020. Não será opção para os benfiquistas pois todos já viram que Noronha Lopes
à primeira oportunidade abandona o barco.
De Cristóvão Carvalho e
Martim Mayer ainda se sabe pouco. Estão no início do percurso de se darem a
conhecer aos benfiquistas e certamente que terão a oportunidade de mostrar as
suas ideias. Mas sem dúvida que são bem-vindos e que vão enriquecer o debate.
Os benfiquistas terão
pela primeira vez em muitos anos opções diferentes de escolha. Talvez a estes 6
se juntem mais um ou dois nomes.
O que será garantido é
que teremos debates nas TVs ricos em conteúdo e discussão de ideias e opções.
Desta vez, até Vieira vai querer ir a debate, pois se ficar de fora mostrará
que tem medo de defender o próprio legado e será uma oportunidade de ouro para
os outros candidatos passarem um debate de 3 horas a expor Vieira sem
contraditório.
Que o SL Benfica saia
vitorioso em Outubro e inicie um novo percurso glorioso.
sexta-feira, 2 de agosto de 2024
O tema João Neves e o momento do SL Benfica
![]() |

















