NovoGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade.
novogeracaobenfica@gmail.com


Mostrar mensagens com a etiqueta João Noronha Lopes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta João Noronha Lopes. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Noronha Lopes: o candidato rejeitado pelos benfiquistas

51 comentários

Hoje João Noronha Lopes dá mais uma entrevista, desta feita à Bola TV. (Não se pode queixar que não lhe dou palco partilhando quase todas as suas intervenções…)

Mas depois do desastre que foi o último debate com Rui Costa (e que apenas confirmou porque Noronha Lopes sempre fugiu de qualquer contraditório desde 2020) seria adequado voltar a meter Noronha Lopes todos os dias a ler os mesmos papéis e a repetir as mesmas histórias?

Fico surpreso que a campanha de Noronha Lopes, liderada por profissionais da política, cometa tantos erros e ignore o principal factor que arruína Noronha Lopes: a taxa de rejeição. Já la vamos. Noronha Lopes tem metade da responsabilidade por lhe faltar credibilidade como líder, gestor e homem do futebol.

Noronha Lopes não só não consegue convencer a maioria dos benfiquistas, como ganhou um especial asco por parte da maioria devido às suas contradições constantes.

Alguém que escolhe o lema “Benfica acima de tudo” não pode ter no currículo de benfiquista uma demissão precoce para ir ganhar dinheiro (2001).

Alguém que grita “Benfica acima de tudo” não pode ter no historial uma recusa de ir a eleições por “razões profissionais” em 2021 e depois aparecer a subir o Kilimanjaro a 20/10/2021.

Além disto, a fragilidade de Noronha Lopes com contraditório é assustadora, e faz todos pensar o que seria se este homem fosse representar o SL Benfica a uma reunião de Presidentes da Liga, sem ter consigo o “Espírito Santo de orelha”.

Algo que ficou evidente em todos os debates e nas entrevistas com jornalistas mais experientes é que Noronha Lopes fica desorientado quando confrontado com questões desafiantes. Tudo o que fuja do script que vem nos papéis…desorienta Noronha Lopes.

Outro factor determinante é todos perceberem que Noronha Lopes não tem qualquer voto na matéria quanto ao rumo da sua própria campanha. Está tão a leste que diz que é contra “campanhas sujas” quando é dos seus voluntários que vem a responsabilidade da outra metade da sua taxa de rejeição.

A hostilização de todos os outros, os ataques pessoais, o enxovalho constante a Rui Costa, tudo isso é mel para a campanha do incumbente.

E por isso, com tamanha limitação de crescimento eleitoral, não será a quantidade absurda de entrevistas que dará a Noronha Lopes uma subida nas intenções de voto.

Pelo contrário, há um cansaço dos benfiquistas quanto ao tema “Eleições”.

Daí que na Segunda Volta Noronha Lopes será especialmente castigado com o voto de “rejeição”. Quem votou em Martim Mayer, Cristóvão Carvalho e grande parte dos que votaram João Diogo Manteigas não darão o seu voto a Noronha Lopes. Muito menos os que votaram Vieira, que sabem bem o que Noronha Lopes e a sua trupe andaram a dizer desde 2020.

Rui Costa, não sendo o presidente ideal e estando longe de ter os resultados pretendidos em 4 anos, não tem essa taxa de rejeição. Muitos benfiquistas valorizam não se ter recusado ir a votos em 2021, ao contrário de Noronha Lopes, bem como valorizam a forma como tem ido a jogo nos debates e no contraditório.

Mesmo com erros grandes como a renovação precoce com Roger Schmidt, os benfiquistas preferem dar mais uma oportunidade a Rui Costa que abrirem a porta do SL Benfica a um grupo de pessoas em quem não confiam e que trariam vícios da política profissional que nenhum de nós quer ver dentro do SL Benfica.

Sim, isto é também uma questão de confiança pessoal.

Portanto, Noronha Lopes afundará mais um pouco hoje na TV.

Quase que parece que quem está com ele quer que Noronha Lopes seja derrotado.

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

João Noronha Lopes: o Comandante da candidatura Titanic

57 comentários
O debate de ontem evidenciou, para quem ainda estava em negação, o que digo desde 2020: João Noronha Lopes é fraco e não tem capacidades para ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

O “gestor” tinha tudo para sair triunfante. Ora vejamos:

1) Campanha milionária com Agência de Comunicação, staff e redes sociais e grande máquina de propaganda

2) Dezenas de “voluntários” cegos de paixão pelo candidato

3) “Profissionais” dos Podcasts e das “páginas” de apoio ao SL Benfica

4) Apoios públicos de figurões e pretensos senadores do benfiquismo

5) Aproveitamento das ideias de todos os candidatos para o seu programa

6) Mau momento desportivo do SL Benfica, quando todos defendiam que os maus resultados dariam a eleição a Noronha Lopes

7) Simpatia dos grupos de Comunicação Social, interessados em entrar no SL Benfica nos próximos 2 anos de Direitos Televisivos

8) Cartada Bernardo Silva e ida a Manchester

9) Acordos com ex-jogadores para apoios públicos nas Redes Sociais

Com tudo isto a seu favor, seria natural que Noronha Lopes vencesse a Primeira Volta das eleições. Era visível o entusiasmo entre os seus possíveis votantes.

Só que as decisões do Comandante Noronha Lopes foram sendo as erradas ou inexistentes, deixando para o seu Imediato ou Sargentos a verdadeira condução da campanha.

Verdade seja dita: Noronha Lopes está longe de ser o único responsável por esta candidatura Titanic.

A sua Direcção de Campanha tem uma grande responsabilidade no caminho que indicou ao candidato.

A hostilização dos candidatos concorrentes, os ataques nas redes sociais a todos os com opinião contrária, o endeusamento de Noronha Lopes como “gestor” quando a realidade não correspondia, o fugir aos debates e escrutínio na Primeira Volta, a falta de criação de pontes com os outros candidatos da chamada “mudança”, entre muitos outros pontos.

Dos vários condutores da Campanha, um pensava que isto era o Sporting do "Peyroteo Couceiro" e outro julgava que era um partido político ou um culto.

O falhanço rotundo de Noronha Lopes em cativar os benfiquistas passa essencialmente porque nem ele nem os seus ministros da Propaganda entendem o que é o SL Benfica e o que pensam os benfiquistas de todo o mundo.

Fizeram das Assembleias Gerais um campo de batalha. Acharam que o universo benfiquista se revia nos Estatutos medíocres que fizeram passar e que tinham como objectivo limitar a possibilidade de voto de muitos dos sócios. A afluência às eleições e os resultados das mesmas mostram que não passam afinal de uma minoria barulhenta e na qual a maioria dos associados não se revê.

Sentir o SL Benfica não é nada mais que sentir paixão pelo clube, sofrer e apoiar nas horas más e usufruir dos momentos bons.

João Noronha Lopes e a sua candidatura Titanic tinham tudo para triunfar.

O “navio mais bonito”, a “novidade”, o apoio “das celebridades” e dos “poderosos”, a “vontade de entrar no navio” por parte de muitos “passageiros de Terceira Classe” ofuscados com essa oportunidade de “subir na vida” rumo ao “novo mundo” e o “luxo” dos meios financeiros ao serviço de uma Campanha.

Mas como o verdadeiro Titanic, isso tudo de nada vale se quem conduz o navio não tiver capacidade para o guiar até ao destino.

João Noronha Lopes e a sua Direcção de Campanha falharam a todos os níveis.

O Titanic não teve um milagre que o salvasse do afundamento.

Noronha Lopes, depois de ontem, dificilmente também terá qualquer milagre que salve a sua candidatura.


quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Noronha Lopes em 2020 dizia que Rui Costa...era uma referência

38 comentários

Noronha Lopes em 2020:

"No final da época, Rui Costa pode ser o seu diretor desportivo?
Vamos ver. Farei uma avaliação no final da época. As pessoas são inteligentes e todos temos a mesma vontade de ganhar. Eu tenho a experiência de lidar com pessoas e de juntar vontades para um objetivo comum."


Já quanto a Rui Costa, Noronha Lopes garantiu que o atual administrador da SAD "não está descartado". "Admiro muito, é uma referência. Deixou de ser funcionário da SAD para ser candidato aos órgãos sociais. Quando for eleito falarei com ele e saberei as ideias e como pode encaixar. Não está descartado."

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

O Síndrome de Estocolmo de João Diogo Manteigas

74 comentários

João Diogo Manteigas falou e recusou um apoio da sua candidatura a Noronha Lopes. Mas....

"... somos a única candidatura que tinha condições, projeto e pessoas para mudar, de forma necessária, aquilo que o Benfica representa. Não nos revemos nos projetos dos outros candidatos, incluindo os dois que vão à segunda volta."

"Em relação a João Noronha Lopes, continuo a dizer que acho que o seu projeto não é a mudança que o Benfica precisa, mas é uma mudança. Não obstante não haver sentido de voto, no meu entendimento pessoal, e isto não vincula a candidatura nem ninguém vinculado à candidatura, João Noronha Lopes é o meu sentido de voto no próximo ato eleitoral. Não me revejo no projeto dele, não sei o que será o Benfica com ele, não confio a 100% no Benfica dele porque não sei simplesmente o que aí vem, mas é um primeiro passo para a mudança que quero no Benfica. Não obstante ficar de pé atrás, porque efetivamente não tenho a garantia do que será para o Benfica."

"Não dou qualquer tipo de apoio a Noronha Lopes nem a Rui Costa, não há qualquer tipo de aliança com qualquer um. Sou um homem de 50 votos e vou votar em quem quero. Isto não é um partido político, uma seita. Quem está comigo já manifestou vontade de votar em Noronha Lopes, em Rui Costa ou em branco. É para verem o que representamos: o verdadeiro Benfica".

---------------------------------------

... mas dá na mesma um tiro no pé.

Seria inteligente reservar para si o seu sentido de voto. Não o fez. Ficará assim associado ao resultado de Noronha Lopes. Era escusado.

Além disso, mostra não conhecer o seu próprio eleitorado. Há imensos votantes seus que nunca votarão Noronha Lopes e que estão desiludidos com o seu sentido de voto.

Onde estão afinal a responsabilidade e rigor de João Diogo Manteigas quando expressa o seu sentido de voto em alguém em que não confia, não se revê no seu projecto, não faz ideia do que será o SL Benfica de Noronha Lopes...mas vota nisso?

Mais ainda: foi entalado na Assembleia Geral pelos voluntários de Noronha Lopes... mas mesmo assim vota nele. Será Síndrome de Estocolmo? Não faz sentido.

Que tiro no pé, João Diogo Manteigas!

Acaba de hipotecar o seu futuro como alternativa. Ninguém no seu perfeito juízo apoia quem endossa a candidatura oportunista e vazia de Noronha Lopes.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Noronha Lopes: a transparência matou o “gestor”

41 comentários

João Noronha Lopes esteve ontem na CMTV, numa situação de privilégio face aos outros candidatos, para tentar remediar as notícias dos últimos dias.

Fez algo que é de louvar (e que os restantes candidatos deviam acompanhar numa altura em que os Órgãos Sociais serão remunerados): apresentou as declarações de rendimentos mais recentes (excepto a de 2024).

McDonald’s

Essas declarações demonstram várias coisas.

Uma delas é que Noronha Lopes era um profissional bem pago na McDonald’s, como seria de esperar.

Outra, e que me surpreendeu, é Noronha Lopes assumir através das declarações de rendimentos que foi despedido (ou “dispensado” por mútuo acordo) da McDonald’s. Os valores mostram um “severance package” em dinheiro e acções.

Esses valores entram em Portugal para aproveitar o Regime Fiscal que se aplica a Não Residentes, daí constarem nas Declarações de Impostos.

Ainda assim, as contas feitas pela campanha de Noronha Lopes, os tais propalados 23 milhões, não são reais. Depois de impostos e outros custos, eventualmente falamos de 12 ou 13 milhões de euros que Noronha teria quando saiu da McDonald’s. Ainda assim, suficientes para uma vida desafogada.

A situação financeira de Noronha Lopes não tinha sido tema, até agora. É o próprio que traz isso para a discussão. O que estava em causa era a sua capacidade como gestor.

As Declarações partilhadas pelo candidato demonstram que, após a McDonald’s, Noronha Lopes vai delapidando ano após ano os valores mobiliários acumulados, cujo valor de compra/recebimento não se conhece, não havendo por isso noção dos que terão sido vendidos com perdas.

Também se comprova que os seus rendimentos de trabalho caem a pique, e que poderá com a apresentação pública de ontem, ter levantado as atenções da Autoridade Tributária para as faturas com custos pessoais que esteja a “carregar” na Porta Branca, pois ninguém acredita que Noronha Lopes viva com 21500 euros/ano.

Depois da McDonald’s

O que se entende facilmente é que os investimentos feitos por Noronha Lopes após a McDonald’s não correram bem, daí que as suas Declarações de Rendimento não tenham dividendos ou rendimentos substanciais após esse período.

E se ao nível pessoal Noronha Lopes falhou como gestor do seu património, ao nível empresarial fica evidente porque o candidato não menciona por nome outras empresas com casos de sucesso da sua gestão. A CrepeAffaire é um dos exemplos da incapacidade de Noronha Lopes gerir ou fazer crescer um negócio. Contratado para 5 anos, sai ao fim de pouco mais de 1 ano.

Mesmo no Franchising da McDonald’s, o papel de Noronha Lopes NÃO ERA DE GESTÃO mas sim JURÍDICO, que era a sua formação.

Aliás, em 2001, Noronha Lopes declarava ao jornal RECORD que "Em caso algum, assumirei a área financeira até porque essa não é a minha vocação." - (link)

Daí que Noronha Lopes invente quando diz que FECHOU o negócio de venda do Franchising na China. O seu papel nesse negócio foi ser parte de uma equipa e no campo jurídico.

Quem fez a gestão do negócio da China e foi o responsável pela operação foi o próprio CEO, Steve Easterbrook com a assessoria directa da Morgan Stanley.

O que está em causa é a incapacidade como gestor

O que foi colocado em causa na semana passada pelas reportagens da TVI é a incapacidade de Noronha Lopes como GESTOR.

Vira Frangos e Crepeaffaire são 2 exemplos do seu insucesso. Noronha Lopes não apresenta casos de sucesso da sua gestão após o McDonald’s porque NÃO OS TEM.

Após a McDonald’s e após deixar de ser trabalhador por conta de outrem, Noronha Lopes não criou ou ajudar a crescer nenhum negócio com sucesso.

No SL Benfica, o Presidente não é um trabalhador por conta de outrem. É um TIMONEIRO. É um CRIADOR DE VALOR.

Ao trazer a sua situação pessoal financeira para a baila, Noronha Lopes revela porque PRECISA do vencimento SL Benfica. É que se não precisa… porque quer ganhar dinheiro no SL Benfica? Porque insiste em ser um Presidente com salário?

Percebe-se porque Noronha Lopes só sobreviva sem contraditório.

Daí que ninguém questione porque mentiu em 2021 quando disse não era candidato por motivos profissionais quando a Declaração de Rendimentos mostra o contrário. Não estava a fazer nada de assinalável. Fugiu às eleições de 2021.

Noronha Lopes é um homem cansado, desgastado pela sua própria campanha de fingimentos. 

Todo o TEATRO de ontem serviu apenas para tentar mascarar a incapacidade de Noronha Lopes como GESTOR. Não tem capacidade. Não tem provas de sucesso como empresário.

Noronha Lopes foi transparente...quanto à sua incapacidade para gerir o Sport Lisboa e Benfica.

O SL Benfica merece melhor.

O SL Benfica precisa de melhor.


quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Repor a verdade sobre a Direcção de Manuel Vilarinho e João Noronha Lopes

34 comentários
Só falta aqui Vale e Azevedo 

Manuel Vilarinho apareceu novamente em 2025 para renovar o apoio a João Noronha Lopes, o que não só não surpreende como era previsível. 

Aliás, apareceram Manuel Vilarinho, Seara Cardoso, Tinoco de Faria e Paulo Olavo Cunha, entre outros.

Em especial querem fazer Manuel Vilarinho passar por um senador, um estadista, um patriarca do SL Benfica.

Nada mais longe da realidade e da verdade! Foi graças a Eusébio, no jantar de final de campanha, juntando a outras situações que Manuel Vilarinho venceu.

O grande mérito da Direcção de Manuel Vilarinho e Noronha Lopes é terem derrotado João Vale e Azevedo. Mas porque muito que queiram, os seus méritos acabam aí.


A Direcção de Manuel Vilarinho e Noronha Lopes venceu as eleições mentindo descaradamente aos benfiquistas.

Mentiu quando prometeu Mário Jardel e Juan Pablo Sorin, por exemplo.

Mentiu quando não foi transparente com os benfiquistas. 

Nunca disseram na campanha que levariam para o clube o grande amigo de Jorge Nuno Pinto da Costa: Luis Filipe Vieira.

Nunca revelaram que tinham Ricardo Salgado por detrás da sua candidatura, escondendo os interesses que os manipulavam e manobravam.

Assim que entraram no clube, viu-se a sua inabilidade para ocupar aquele lugar.

Terminamos em 6º lugar no final da temporada, com a decisão histórica de não segurar José Mourinho, que todos na altura viam que era um treinador de futuro e que empolgava público e jogadores.

Mais ainda: foram Vilarinho e Vieira que boicotaram a vinda de Mourinho mais tarde, com imposições ridículas. O FC Porto bem vos agradeceu com os troféus europeus que ganharam com ele no banco.

Manuel Vilarinho e Noronha Lopes, ao meterem Vieira no SL Benfica, entregaram o futebol ao tubarões como Bibi, que pagou do seu bolso Roger e o pino do André, e que até tinha o privilégio de assistir aos treinos da equipa, até começar ele a atacar o treinador de Vilarinho, Toni, porque Roger não tinha a utilização pretendida.

Mas a Direcção de Manuel Vilarinho e Noronha Lopes cometeram o maior "crime" contra o SL Benfica da história recente noutra decisão: o contrato de 10 anos com a Olivedesportos.

Vale e Azevedo tinha rasgado o contrato e ido para tribunal. O SL Benfica tinha conseguido na Justiça o direito de se libertar da Olivedesportos!

A Direcção de Manuel Vilarinho e Noronha Lopes guardam na gaveta essa decisão histórica e assinam novo contrato de 10 anos(!) com Joaquim Oliveira, ficando o SL Benfica a receber um valor completamente abaixo da sua real valia em audiências, sendo que assistimos a partir daí à verdadeira ascensão da Olivedesportos como principal player no futebol português.

Como disse a pessoa mais insuspeita no mundo para falar da Olivedesportos, em 2012:
"O presidente da Federação é colocado por um lóbi fortíssimo que existe em Portugal. O presidente da Liga é colocado por interesses do lóbi que domina o futebol em Portugal. [Esse lóbi é] a Olivedesportos, obviamente", afirmou António Oliveira, em entrevista à RTP, referindo-se ao grupo controlado pelo seu irmão, Joaquim Oliveira, detentor dos direitos de transmissão televisiva dos campeonatos profissionais portugueses.

Para o antigo treinador do FC Porto, que há alguns anos cedeu a sua posição na Olivedesportos ao irmão, "enquanto não se alterar este estado de coisas, o 'modus operandi' do futebol vai continuar na mesma".

Hoje a história repete-se...com a SIC. 
Assim como apoiou Vale e Azevedo nos anos 90, para depois querer ficar com os Direitos Televisivos dos jogos do SL Benfica, a SIC está a apostar em Noronha Lopes

A diferença é que hoje a SIC está quase na falência e precisa MESMO de ter os jogos do SL Benfica nos próximos 2 anos, até previsivelmente entrar a Centralização dos Direitos Televisivos. 
Da última vez que a SIC promoveu um candidato ao SL Benfica...tivemos Vale e Azevedo.

Além disso, faz algum sentido confiar a negociação dos Direitos Televisivos do SL Benfica na Centralização a quem no passado os entregou quase de borla à Olivedesportos?

Voltando ao princípio, claro que a Direcção de Manuel Vilarinho e Noronha Lopes terá sempre o lugar na história como a lista que venceu João Vale e Azevedo.

No entanto, as suas principais decisões foram prejudiciais ao SL Benfica.

A Direcção de Manuel Vilarinho e Noronha Lopes enfraqueceu o clube fortalecendo directamente o FC Porto, quer através da prenda da Olivedesportos quer através da oferta de José Mourinho numa bandeja. Só os lagartos é que, na sua estupidez natural de ódio ao SL Benfica, tiveram Mourinho na mão na noite seguinte à sua saída do SL Benfica e preferiram não o contratar. Correu bem não foi?

Noronha Lopes é o Manuel Vilarinho de hoje. Não que tenhamos um Vale e Azevedo do outro lado, mas porque os benfiquistas querem ver algo mudar, e se não for a atual Direcção a fazer isso, outros terão que o fazer.

Noronha Lopes é o Manuel Vilarinho de hoje, por exemplo, com as mentiras sobre Bernardo Silva e Ruben Amorim. Terminaram no dia em que Mourinho foi contratado.

Noronha Lopes é o Manuel Vilarinho de hoje. Procura nos apoios, juntamente com as mentiras das contratações de atletas, aquilo que a sua narrativa não consegue. Porque acham que Noronha Lopes foge e vai fugir aos debates todos? Porque assim como Vilarinho, João "Biden" Noronha Lopes quando abre a boca comete gaffes atrás de gaffes. Não se orienta sem um papel ou um auricular.

Noronha Lopes é o Manuel Vilarinho de hoje. Procura cavalgar um sentimento de insatisfação nos benfiquistas não olhando a meios para atingir os fins, como fazia Vieira. Desde bots e voluntários nas redes sociais a replicar mensagens uns dos outros, a ameaças a todos os que não subscrevem a teoria da "salvação do clube".

Eu quero a mudança no clube, no sentido de que tenhamos uma Direcção virada para o futuro, para as tecnologias e para uma gestão rigorosa, por profissionais com provas dadas, mas não uma Direcção qualquer.


Rui Costa, Luís Filipe Vieira e Noronha Lopes representam um passado que queremos abandonar.

A história não precisa de se repetir para darmos ao SL Benfica um futuro melhor.

Nas próximas semanas, teremos os debates individuais e em grupo. Quem quer o melhor para o SL Benfica certamente não fugirá a esses debates. 

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Novo lema de Noronha Lopes: "Hipocrisia acima de tudo!"

96 comentários
Os pais do Vieirismo: Vilarinho e Noronha Lopes

É sempre engraçado assistir discussões entre vieiristas, neste caso, entre Rui Costa e João Noronha Lopes. São todos do mesmo núcleo que não quer perder o poder no SL Benfica, agora em guerra.

Mas na verdade Rui Costa até tem razão.

Em 2021 quando era preciso ajudar o SL Benfica, João Noronha Lopes não quis saber do clube. Nem Noronha Lopes nem o seu staff mais próximo. Estavam ocupados nas avenças.

Os únicos que avançaram para eleições foram Rui Costa e Francisco Benitez, nenhum deles com capacidade para gerir o SL Benfica.

Em 2001, quando o SL Benfica precisava da ajuda de todos e depois de ter sido chamado a assumir mais responsabilidades devido à morte de um colega de Direcção, Noronha Lopes demitiu-se e foi tratar da sua vida. O “benfiquismo acima de tudo” nessa altura não interessava para nada.


Durante 20 anos, as fotos de Noronha Lopes na bancada resumiram-se a poucos jogos. O “benfiquismo acima de tudo” nessa altura corporizava-se em hambúrgueres. Se calhar os apoios de hoje são uma paga de situações passadas.


Em 2019 Noronha Lopes ainda frequentava os encontros promovidos por Vieira. O combate ao Vieirismo em que muitos de nós andávamos há muitos anos não lhe interessava nessa altura, mesmo sabendo-se há anos do carrossel de Jorge Mendes ou dos cambalachos com o Novobanco.


Em 2020, Noronha Lopes vinha para “combater” Vieira, mas antes reuniu-se a sós com quem vinha “combater” e depois foi almoçar com a Direcção do SL Benfica. Dá vontade de rir, não dá?


Em 2020 Noronha Lopes e o seu staff, tão “preocupados” que estavam com o voto electrónico, bloquearam todas as tentativas e propostas para o reformar e retirar das mãos de Vieira e do seu controller.

Em 2025, Noronha Lopes diz que já preparava a candidatura há meses, apesar de todos os convites terem sido feitos após o anúncio da sua candidatura e até o site de campanha só ter criado depois das derrotas no Campeonato e na Taça de Portugal.

Adiou sucessivamente declarações à imprensa desde Janeiro de 2025 esperando aparecer num qualquer descalabro. O oportunismo no seu expoente máximo.

Noronha Lopes e a sua campanha estão em modo Vieirismo 2.0.

Os seus voluntários têm instruções para procurar as câmaras de TV e repetir a mesma lenga lenga a todos, como se tem visto na última semana.

Os seus voluntários têm hostilizado todos os que não consideram Noronha Lopes o “enviado do céu”. No meu caso, tenho achado piada pois desde que fiz ver a Vieira, ao Pedro Guerra e a outros que não valia a pena ameaçar-me (pois o feitiço iria virar-se contra eles), que não recebia ameaças de morte, ameaças às minhas filhas ou ameaças de que me farão esperas na Luz e noutros locais. O que esses esquecem é que eu não esqueço as ameaças aos meus e na altura certa todos responderão pelas ameaças. Mas isso é história para outras conversas.

Noronha Lopes foi quem, com Manuel Vilarinho, meteu Vieira no SL Benfica.

Noronha Lopes esquece que foi a Direcção de que fez parte que correu com José Mourinho.

Noronha Lopes é fraco sem script. É um candidato de porcelana, que partirá com qualquer abanão….ou debate. Por isso foge aos debates e foge às questões imprevistas dos jornalistas como aconteceu nas Aves.

Não é por acaso que os grandes apoiantes de Noronha Lopes nos programas de comentário desportivo são lagartos e andrades. Eles sabem bem quem querem no SL Benfica.

Nas próximas eleições do SL Benfica, escolher Noronha Lopes é escolher o pior do Vieirismo: os fanáticos. Até as fotos na bancada de Vale e Azevedo imita. Alguém com perfil de presidente não se mete a virar minis e gritar palavras de ordem. Populismo do piorzinho e a repetição do “presidente adepto” que quase destruiu o nosso clube.

O lema da campanha de Noronha Lopes devia ser “Hipocrisia acima de tudo”.

O SL Benfica precisa de um projecto de futuro e não de um gestor acabado que procura o vencimento e o bónus no SL Benfica.

O SL Benfica precisa de sangue novo, de gente nova.

Votar Noronha Lopes, Rui Costa ou Luís Filipe Vieira não muda nada.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

O SL Benfica tem que ser gerido...pelo Presidente em exercício!

25 comentários

Em Janeiro sublinhei a importância de eleições antecipadas. Com essas eleições, teríamos um novo começo e daríamos ao novo presidente tempo para preparar uma nova temporada, com a sua equipa e ...treinador.

Na altura, cheguei a ler que "aprovar os estatutos era mais importante que ser campeão nacional". Pois bem, não tivemos eleições e tivemos novos estatutos. A confusão que está instalada hoje provou que os novos estatutos não resolveram nada quanto ao sistema de votação e que temos milhares de sócios em risco de não poder votar.

Nas últimas semanas, perdi a conta aos pedidos de demissão de Lage. Os assobios, as críticas e os insultos às opções de Lage foram mais que muitos. O ambiente no Estádio da Luz estava miserável. Da minha parte, nunca gramei o Lage desde a sua primeira passagem e nunca devia ter voltado.
Mas agora que Lage foi despedido...afinal não podia ser despedido porque temos eleições em 40 dias.

Esta bipolaridade tem o condão de demonstrar algo fundamental: um clube como o SL Benfica não se gere em Assembleias Gerais nem por multidões enfurecidas que batem no peito o seu benfiquismo.

Um clube como o SL Benfica também não se gere com comissões de pré-candidatos a votar de braço no ar se gostam ou não das decisões do atual presidente.

Finalmente, acho de uma estupidez inacreditável que uma das poucas boas decisões que Rui Costa toma em 4 anos ser criticada pelos candidatos, quando há tanto por onde criticar.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Noronha Lopes: o candidato trapalhão

50 comentários

A entrevista de João Noronha Lopes ao NOW foi desastrosa para o ainda candidato.

Foi, no entanto, o que os benfiquistas precisavam de ver. Noronha Lopes, com um mínimo de contraditório, é um desastre. Percebem agora porque Noronha Lopes não foi a debates em 2020 com os outros que não Vieira? Percebem agora porque Noronha Lopes anda a inventar desculpas para não ir a debate com os outros que não Rui Costa e Vieira? Alguém acredita que a raposa velha do Vieira tem “medo” de ir a debate com Noronha Lopes?!


Para ser Presidente do SL Benfica não basta ter acertado numas rotundas para meter uns restaurantes de fast food.

Para ser presidente do SL Benfica é preciso muito mais. É preciso tudo o que Noronha Lopes não tem. Alguém que se vai abaixo com um simples jornalista e umas perguntas mais desafiantes…é que nos ía defender na FPF e na Liga de Clubes?

Uma das confirmações da entrevista foi que Nuno Gomes é o Rui Costa de Noronha Lopes. A única experiência que Nuno Gomes teve foi trabalhar para Vieira no Seixal. Foi um desastre. Não tem aptidões de liderança ou provas de gestão desportiva.

Apesar disso, isto tem o condão de mostrar que Noronha Lopes não tem qualquer ligação à indústria do futebol, quando o que tem para apresentar para gerir o futebol do SL Benfica são Nuno Gomes e Vítor Paneira, dois grandes benfiquistas, mas nulidades no futebol fora do campo. Já agora, seria importante perceber o que mudou no Vítor Paneira da apresentação de Noronha Lopes em que disse que não queria cargos, para o dia de ontem em que foi apresentado como director técnico.

Depois chegaram as trapalhadas de Noronha Lopes.

Questiona-se porque Rui Costa apoiou Pedro Proença, mas não diz porque Nuno Gomes, o seu homem para o futebol, também o fez num artigo em A Bola, a 16/11/2024. Típico de alguém que não sabe o que diz mas diz o que lhe dizem.

Outra trapalhada de Noronha Lopes foi quando colocou em causa a Ernst and Young, dizendo que não era… credível! Curioso é que esta mesma empresa era a auditora da Macdonald’s quando Noronha Lopes trabalhava para a empresa de fast food, e ainda em 2021 foi novamente escolhida como auditora independente para varrer todo o franchising da Macdonald’s. Quando alguém que quer liderar a maior instituição do país faz isto… Um trapalhão que não sabe o que diz.

Quanto ao voto electrónico, o nível básico de argumentos de Noronha Lopes ficou à vista. Não sai das mesmas frases feitas. No entanto, é evidente para ele os únicos benfiquistas que contam são os cerca de 8000 mil sócios que votaram os novos estatutos. Os restantes 392 mil sócios que se lixem. Não interessa dar condições a TODOS os sócios. Por Noronha Lopes, só esses 8000 votavam.

Finalmente, o Noronha Lopes “Copy-Paste”: ontem o ainda candidato Noronha Lopes disse que havia um “aburguesamento da estrutura do SL Benfica”. Não explicou mais nada. Disse só essa frase. Ora essa expressão ficou famosa em 2015 quando Rui Gomes da Silva a usou para falar da então estrutura do SL Benfica. Nem nisto Noronha Lopes é original. É tudo script e cópias.

Entre as trapalhadas, os scripts e as frases feitas, acho que todos perceberam que Noronha Lopes é um produto de marketing por parte do Vieirismo que o rodeia. Nada mais que isso. Vieirismo 2.0.

Certamente que é tão benfiquista quanto todos nós e com bastante entusiasmo, mas para ser Presidente da maior instituição do país é preciso muito mais que isso. 


Acho que Noronha Lopes vai continuar com as trapalhadas e embaraços, numa espécie de agonia televisiva tipo Joe Biden nas últimas eleições dos EUA. 

O SL Benfica merece bem mais que isto.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Noronha Lopes é o Vieirismo 2.0

26 comentários

A semana que ontem começou ficou marcada pela publicação de Martim Mayer sobre a cópia de expressões e ideias dos outros feitas por Noronha Lopes.

Ora, para quem acompanha de perto as eleições e as acompanhou em 2020, sabe que isto não é novidade. Noronha Lopes já em 2020 retardou a apresentação do seu programa até à última, usando depois um mix de ideias de Rui Gomes da Silva e do movimento Servir o Benfica.

Em 2025, o método continua.

Ideias de Mauro Xavier e João Diogo Manteigas têm sido embrulhadas e repetidas como se fossem novas. E agora também as propostas de Martim Mayer foram alvo da cópia descarada.

Boas ideias não têm dono, é verdade. Mas que se tenha a honestidade de reconhecer isso.

O Vieirismo não morreu. Quer dizer: morreu a versão original de Vieira, por muito que ele ache que não. Só que os seus discípulos cá continuam, quer dentro do SL Benfica com Rui Costa quer fora do clube com Noronha Lopes.

Sim, votar Noronha Lopes é o mesmo que votar em Vieira. É um Vieirismo 2.0.

Os métodos são iguais. Até nisso Noronha Lopes e a sua equipa copiam.

Têm um conjunto de voluntários cujo trabalho é comentarem todos os posts do candidato Noronha Lopes com elogios até à náusea, e atacarem todos os outros que não estão enfeitiçados por Noronha Lopes e se atrevem a ter memória e a fazer perguntas. Iguais aos vieiristas de antigamente: um grupo de fanáticos.

Noronha Lopes está ligado a todos os que durante anos sustentaram Vieira no SL Benfica, com o próprio incluído. Seara Cardoso, Manuel Vilarinho, Fernando Facturas Gomes, só para citar alguns.

No vídeo partilhado na semana passada no NGB, e em especial para os mais novos, vemos e ouvimos Manuel Vilarinho a discursar em nome da sua candidatura (com Noronha Lopes na sua equipa) a elogiar Vieira como “grande benfiquista”! E foi essa mesma Direcção (Vilarinho e Noronha Lopes) que meteram Vieira no SL Benfica.


Assim como Vieira fez, também Noronha Lopes e a sua trupe querem invadir o SL Benfica com os seus. Querem substituir os velhos vieiristas pelos novos vieiristas, versão 2.0.

Noronha Lopes quando estava na força da idade virou as costas ao SL Benfica no pior período da sua história. Preferiu o dinheiro. Daí não surpreende quando Noronha Lopes se descaiu e anunciou a sua ambição de, como Presidente, receber vencimento e bónus.

Assim como Vieira, Noronha quer que todos os outros não vão a votos e lhe entreguem a faixa de salvador do SL Benfica.

Assim como Vieira, Noronha Lopes não tem interesse em ter uma eleição livre em que TODOS os sócios possam votar, daí não ter viabilizado o controlo ao sistema de voto electrónico de Vieira em 2020 proposto por Rui Gomes da Silva, e agora em 2025 ser o ÚNICO candidato que bloqueia as propostas dos outros.

Não há dúvida que votar Noronha Lopes, Vieira ou Rui Costa é perpetuar o poder dos mesmos no SL Benfica. Este grupo a que Noronha Lopes, Vieira e Vilarinho pertencem dominam o SL Benfica desde 2001.


Foram eles que deram ao sistema o descanso necessário para “alimentarem” o FC Porto.

É em Noronha Lopes e em Vieira que os canais de TV falidos apostam para se salvar. Os Direitos Televisivos serão fundamentais para salvar cadeias de Televisão como a SIC ou outras.

Não queremos que o SL Benfica continue na mão desta gente.

Chega desse fanatismo, desse ódio à mudança real e efectiva.

Temos que virar a página e ter sangue novo.

Informe-se, ouça entrevistas mas em especial veja debates com os candidatos que aceitarem debater.

Duvido que Vieira e Noronha Lopes aceitem ir a debates com todos os candidatos. Têm medo do contraditório e de serem confrontados com as suas ligações ao Sistema.

João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho ou Martim Mayer são neste momento as opções de mudança. Não sei se teremos mais candidatos até à entrega das listas, mas não há qualquer dúvida de que qualquer sócio que queira uma mudança real no SL Benfica terá que votar num destes.

Defenda o SL Benfica e defenda a transparência. Defenda a mudança real!

domingo, 27 de julho de 2025

A minha opinião sobre o Fórum de Discussão do candidato JNL

26 comentários
Começo com uma nota super positiva: decorrido pouco mais de hora e meia, um sócio presente dirigiu-se ao candidato e comentou Rui Costa como "Rui Banana". Perante a risota à volta, o candidato João Noronha Lopes interrompeu e pediu respeito por Rui Costa. Reforçou que no dia 26 de Outubro não interessa em quem votou quem, interessa que o próximo presidente seja o melhor da história.

Infelizmente, como também anotou o candidato João Noronha Lopes, nas redes sociais as posturas estão muito exacerbadas e nada condizentes com isto, mas é preciso que haja destes "puxões de orelhas"... e nem isso evitou que numa intervenção seguinte um sócio apelidasse Miguel Bento de "bandido". Lamentável!

Foi triste ver as criticas de alguns que ali foram perceber como podem apresentar propostas das suas empresas ao SLBenfica e depois descreviam esses conceitos como se fosse uma burrice não trabalharem com eles. Um bom alerta para o futuro.

Comecei por aqui porque o candidato merece o elogio pela postura... e também porque muito se tem falado da proximidade dos sócios à direcção e aos atletas. Pois, estando do lado dos que não julgados é muito fácil dizer, mas olhando a este tipo de posturas dos benfiquistas (em especial os mais jovens), a minha recomendação é que os candidatos sejam prudentes nas promessas de proximidade, porque a cabo de uns maus resultados, "nas costas dos outros vemos as nossas"... e lá se vai a proximidade, porque ninguém gosta de ser atacado, humilhado e exposto.

O candidato João Noronha Lopes apresentou algumas medidas claras - não necessariamente concretas, mas também disse que detalharia no programa (que tarda em ser apresentado) - a ver vamos, como diz o cego. Entre o que falou, retive (de outros temas menos descritos) o seguinte:

- Congelamento dos preços dos RedPass
Esta medida parece-me bastante populista. Não acho negativa, mas não acho absurdo que os RedPass tivessem - por exemplo - uma actualização anual limitada ao IPC do ano. Fez-se muito barulho com o tema, acho que não justifica tanto.

- Novo Sistema de Bilhética
É outro tema que me parece que estamos a "jogar futebol com uma bola de rugby". Como disse um associado presente, despejar vários milhões de euros naquele sistema descrito, não vai resolver o problema da diferença entre a oferta e a procura. Pareceu-me uma medida que, no seu formato, é populista, na sua essência é interessante, no seu resultado traz conforto emocional... mas traz acima de tudo uma factura. 

- Estrutura do Futebol centradas num Director Geral e três directores-chave a reportar a este, se bem entendi estará o Director de Scouting, o Director da Formação e o Director de Comunicação.

Também ficou claro que vai dispensar todos os actuais profissionais que desempenham essas funções no Clube.

Isto leva-me a ficar um pouco perdido, desde logo na parte da comunicação porque o Director Geral é da SAD e isso quer dizer que haverá um Director de Comunicação na SAD a olhar apenas para o futebol e que não tem a ver com o a Direcção e estratégia de Comunicação do Clube. Serão independentes em termos de modelo? Isso era o que se passava com o Lemos (que respondia ao Lourenço e não ao Pedro Pinto) com os resultados que todos vimos. Precisa ser melhor esclarecido.

Depois não percebi também onde fica o Director Desportivo. O candidato João Noronha Lopes deu nota da relevância de pagar bem a cargos chave, como Director de Desportivo, Director de Scouting e Director de Formação... OK, mas é fundamental que o modelo de governo da SAD preveja o contexto de funcionamento.

Há dias o Mauro Xavier se referia a este tema e comentou que previa no seu livro que deveriam estar futebol profissional, formação e scouting representados na SAD de modo a que um definisse as necessidades e perfil do jogador e se pudesse avaliar entre a solução do scouting e a da formação antes de tomar decisões de investimento. Isto para dizer que haverá vários caminhos possíveis, pelo que é fundamental explicar a estratégia e modelo de governo, só as as caixas não chega. Talvez o programa venha a explicar o que quer implementar sobre isto.

O candidato deu ainda conta que as decisões serão tomadas pelo Director Geral e não pelo Presidente. Isto eu aplaudo. Finalmente! Chega de presidentes, como dizia e bem, que sabem tudo. As finanças serão o CFO, o futebol o Director Geral ... e entendo que o Presidente fará essencialmente a representação institucional e terá a ultima palavra na formalização das decisões.

O candidato falou muito em comprar melhor e vender melhor. Isto vou passar à frente... é melhor não perguntarmos o que é "vender melhor", porque isso ou será incómodo explicar, ou absurdo explicar. Porque para vender é preciso alguém comprar e isso de "vender melhor" não existe... a não ser que queira explicar que com ele também haverá uma estratégia para vender talento todos os anos - o que acho que seria responsável assumir, dado que o vai fazer.

Para errar menos, entende que deve o SLBenfica investir em sistemas de decisão baseadas em Sistemas de Análise de Dados. Bom, acho que neste aspecto o candidato tem que se informar melhor, porque o SLBenfica tem dos melhores sistemas do Mundo, inclusivamente sistemas desenvolvidos por profissionais de dados que até outros clubes e até empresas de software já quiseram comprar para revender.

O exemplo que deu de retenção de jogadores da formação vou passar à frente porque é absolutamente irrealista e seria facil explicar-lhe que não funciona.

O que sim noto, como podem ver nas expressões destacadas, é que o candidato apresenta uma formula complicada:
- Não vai investir menos no futebol (promete investir melhor - o que acho fazer sentido), mas promete gastar mais recursos financeiros para as propostas que apresenta - às anteriores adicionou ainda a aposta num projecto da Euroliga para o basquete. Isto é uma equação complicada...
... quando andamos a dizer que precisamos controlar os gastos, depois percebemos que a maioria das iniciativas dos candidatos vai em caminho contrário. Aguardarei para saber, como dizia o candidato sobre o Benfica District: "qual a real viabilidade financeira" destas medidas num contexto agregado de todo o programa?

Falou-se também em abrir a BTV aos sócios e aos podcasts. Cuidado com isso! Acho um erro. Os podcasts hoje são projectos totalmente da responsabilidade de quem lá fala e opina. Quando os candidatos dizem "com regras" integrar na BTV estão a desvirtuar os projectos. Na verdade estão mais a calar a critica, porque ninguém - em anos ou momentos menos bons - vai para a BTV malhar na direcção. Isto são tudo coisas bonitas, mas enquanto não aparecem maus momentos...

Por fim, uma nota para o compromisso com a realização de uma Auditoria. Disse-o em dois momentos. No primeiro estive totalmente de acordo: É uma boa prática de gestão, quando há estas mudanças que se realize uma auditoria de gestão. Isso permite averiguar muitos detalhes operacionais e acima de tudo contratuais e financeiros, numa ótica de responsabilidades e direitos.

Porém, depois de "picado" sobre o assunto, virou o tema e chamou-lhe auditoria forense. Para quem não sabe, uma auditoria forense a uma empresa é um exame detalhado e especializado das demonstrações financeiras e registros de uma organização, com o objetivo de identificar, investigar e relatar atividades fraudulentas ou irregulares.

A primeira parece-me justificada e nada tem que ver com suspeitas. É uma boa prática, como referiu o candidato a primeira vez que falou no tema... a segunda que terá sentido se 1) achar que a anterior não teve cobertura relevante e que suspeita de maiores irregularidades. Nesse caso, era importante dizer que suspeitas tem que justifiquem o o investimento - mais um custo - e porquê 10 anos e não 4 (o mandato de Rui Costa) ou 20 ou 25 anos, correspondente ao período integral de Luís Filipe Vieira.

Nos próximos dias, partilharei a minha perspetiva sobre a entrevista à ECO que, num formato mais controlado, me pareceu de bastante melhor conteúdo e substrato - melhor preparação dos temas expostos.

terça-feira, 8 de julho de 2025

Eleições 2025: uma oportunidade para um novo percurso glorioso

43 comentários

Ao invés do que é costume nesta altura do ano, o tema principal entre os benfiquistas não é a pré-temporada ou as contratações e vendas. O tema principal é sem dúvida o ato eleitoral de Outubro.

Entre candidatos assumidos e que se falam, temos neste momento 6 nomes:

- João Diogo Manteigas

- João Noronha Lopes

- Cristóvão Carvalho

- Martim Mayer

- Rui Costa

- Luís Filipe Vieira

Claro que todos estes nomes merecem diferentes apreciações.

Começo, como será óbvio por Luís Filipe Vieira.

Como todos os que acompanham o NGB há anos bem sabem, nunca simpatizei com a figura “Vieira” no SL Benfica e critiquei a sua gestão do clube, sempre. Por isso, tem sido muito divertido assistir no X (Ex TWITTER) aos voluntários de Noronha Lopes chamarem-me de vieirista. Logo eu! Só mesmo para rir!

(Vieira nem está a mostrar inteligência pois o passado não regressa e nunca voltará a ter o apoio que já teve. Se tivesse ficado por apoiar um candidato mas fora de qualquer candidatura, seria o seu direito como sócio e ninguém poderia criticar.)

Foi com espanto e preocupação que assisti à sua nomeação para liderar o futebol do SL Benfica em 2001, nomeação essa feita por Manuel Vilarinho, João Noronha Lopes e restante Direcção.

O resto é história. Eleger Luís Filipe Vieira seria regressar a um passado de gestão nebulosa, a ter no SL Benfica novamente um parceiro do FC Porto, um parceiro do Sistema, e capturado por interesses. Aliás, nem me surpreendia que viesse com o segundo Artur Jorge, de seu nome Sérgio Conceição.   

Se você quer salvar o FC Porto e o Sistema, e não o SL Benfica, vote em Vieira.

Depois teremos Rui Costa.

Teve a coragem de avançar quando todos se encolheram em 2021, em especial Noronha Lopes. Esse mérito ninguém lhe retira. Só que as suas capacidades de gestão são curtas para uma empresa da dimensão do SL Benfica. Falta-lhe visão empresarial e liderança firme. Claro que aprendeu muito estes anos, mas não chega. Seria sensato sair pelo seu pé e perceber que não tem perfil para ser presidente do SL Benfica.

João Diogo Manteigas só foi uma surpresa para quem nunca o tinha escutado. Tem feito o seu caminho, tem passado conteúdos importantes, e tem procurado ser acessível a todos. O que lhe falta em máquina de campanha, ele compensa com gestão criteriosa de meios e tem o mérito de ter já um esboço de programa bastante interessante. De todos, até agora, sem dúvida o que mais se destacou. De longe. Um candidato sério à segunda volta em Outubro.

João Noronha Lopes regressou, depois de ter virado as costas mais uma vez ao SL Benfica em 2021, depois de em 2001 também ter desprezado o SL Benfica, depois de ter participado na escolha de Luís Filipe Vieira para o SL Benfica. Continua a apostar numa campanha tipo partido político, sem ideias próprias e sempre à pesca das dos outros, e pendurado em “personalidades” e recomendações. Vazio de conteúdo, como tinha sido em 2020. Não será opção para os benfiquistas pois todos já viram que Noronha Lopes à primeira oportunidade abandona o barco.

De Cristóvão Carvalho e Martim Mayer ainda se sabe pouco. Estão no início do percurso de se darem a conhecer aos benfiquistas e certamente que terão a oportunidade de mostrar as suas ideias. Mas sem dúvida que são bem-vindos e que vão enriquecer o debate.

Os benfiquistas terão pela primeira vez em muitos anos opções diferentes de escolha. Talvez a estes 6 se juntem mais um ou dois nomes.

O que será garantido é que teremos debates nas TVs ricos em conteúdo e discussão de ideias e opções. Desta vez, até Vieira vai querer ir a debate, pois se ficar de fora mostrará que tem medo de defender o próprio legado e será uma oportunidade de ouro para os outros candidatos passarem um debate de 3 horas a expor Vieira sem contraditório.

Que o SL Benfica saia vitorioso em Outubro e inicie um novo percurso glorioso.

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

O tema João Neves e o momento do SL Benfica

56 comentários



O tema “João Neves” tem sido o principal foco de debate dentro do SL Benfica nesta pré-temporada.

Com a saída praticamente certa, é altura de colocar alguns “pontos nos is”.

É inadmissível a forma como um pequeno grupo bem organizado tem insultado e atacado todos os que preferem colocar o interesse do SL Benfica à frente de qualquer outra prioridade.

A forma como trouxeram para o SL Benfica a baixeza das tricas da política, habituados que estão a esse lodo, só mostra que o clube para esses é mais um meio de promoção pessoal e não uma paixão como para os restantes de nós.

Mas o que dizer deste negócio?

Primeiro, o básico que eu e o Benfica by GB andamos a defender HÁ ANOS aqui no NGB com dezenas de artigos publicados: Jogadores oriundos da formação e que se destaquem no imediato como o caso do João Neves devem ser alvo de um acompanhamento especial por parte do clube e temos de conseguir dar condições para o jogador ficar na equipa principal por um período de 2/3 anos antes da tal venda milionária.

É um risco? É sim, mas sem isso continuaremos a não sair do pensamento tipo “fábrica de salsichas” onde o único objectivo é produzir, embalar e vender.

O valor de 60 milhões (mesmo que seja mais um pouco) era “recusável”? Na minha opinião não era. Pelo menos para uma posição como a que João Neves ocupa no campo.

Financeiramente o SL Benfica está em condições de recusar ofertas deste calibre? Não está.

Mais que isso, o SL Benfica tem tecto salarial capaz de competir com a oferta de salário que o PSG faz ao puto? Não tem.

Mas então o que se podia fazer? Todos têm opinião e ideias. Alguns acham que é a chamar nomes ou a rasgarem as “vestes do benfiquismo” que vão conseguir alguma coisa.

Teremos alguma vez capacidade de competir “mano a mano” com um Real Madrid ou o PSG na questão dos vencimentos? Não, por razões distintas. Mas podemos fazer bem melhor, na gestão financeira e na gestão dos recursos humanos.

Por exemplo o caso de António Silva. O estúpido do irmão achou que mandar bocas nas redes sociais iria ser positivo. Numa organização profissional, o António estaria a ser chamado já hoje à SAD e provavelmente não escaparia de uma sanção, servindo de exemplo para o restante plantel e familiares. Numa família em que o objectivo é proteger a carreira de um miúdo com grande valor como o António, o parvo do irmão já tinha levado umas chineladas.

Mais ainda: depois da péssima temporada do António Silva, o irmão deveria era estar calado em vez de enterrar o irmão.

Além disto, acho sempre piada a quem nunca pagou um vencimento ou geriu nada mas acha que pode dar lições de gestão.

A solução passa por uma Direcção que tenha um plano de médio/longo prazo.

Que reoriente os gastos e os investimentos e que tenha como objectivo a construção de um plantel mais curto mas com mais qualidade.

Temos no SL Benfica muito por onde cortar em termos de despesas do “dia a dia” e de funcionamento, muitas delas vindas ainda do tempo de Vieira.

A gestão do futebol precisa de outro pulso, sensibilidade e profissionalismo.

Mas digam-me sinceramente:

A um ano de eleições no clube, a 6 meses de eleições na FPF, no momento em que estão a tentar comer o SL Benfica na questão da Centralização dos Direitos Televisivos para alimentar o falido FC Porto, acham mesmo que é com a política da gritaria e do insulto que se defende o SL Benfica?

Acham mesmo que andar de tochas na mão a reclamar contra tudo e todos ajuda o SL Benfica em quê?

Gerir o SL Benfica não é mesmo que passar discos numa rádio e dar umas larachas para o ar.

Gerir o SL Benfica não é o mesmo que andar a dar graxa a primeiros ministros para ter uma comissão de serviço durante alguns anos.

Para gerir o SL Benfica é preciso ter alma de líder e não de serviçal.

Gerir o SL Benfica não é o mesmo que criar associações ou movimentos de meia tijela e passar os dias a medir o benfiquismo dos outros, com insultos à mistura.

Nunca fui fã de Rui Costa como dirigente. Tenho tudo publicado no NGB. A minha opinião não mudou, inclusive sobre o seu papel nos anos de Vieira.

Mas quando Luís Filipe Vieira caiu foi ele que deu um passo em frente. Mais ninguém o fez. (Façam-me um favor e não me falem de fantoches...)

Noronha Lopes tinha aí uma oportunidade de rentabilizar os mais de 30% que tinha obtido no ano anterior. Recusou avançar. As condições que dizia não ter em 2021 mantém-se agora. Perdeu a sua chance de alguma vez ser presidente do SL Benfica.

De outros nomes “presidenciáveis” ninguém deu a cara. Ninguém avançou, fosse por calculismo fosse por outras razões.

E por isto acho que, mesmo não concordando com muitas opções de gestão de Rui Costa e do bando de inúteis da Direcção do SL Benfica, acho que este não é o momento de incendiar mas sim de criticar de forma construtiva, por um lado, e por outro de fazer frente ao FC Porto que vai tentar usar toda a sua influência para dominar o próximo presidente da FPF e ter com a Centralização ganhos que não justifica e não merece.

Abram os olhos, benfiquistas. Teremos todos a oportunidade de falar em eleições e em futuro. Mas o SL Benfica do presente precisa de todos com o foco no essencial.



segunda-feira, 17 de junho de 2024

Eleições: o que é mais importante? O SL Benfica ou fazer cair Rui Costa?

29 comentários


No seguimento do post anterior, é claro que é vital falar da posição de Rui Costa como Presidente do SL Benfica.

Sou crítico de Rui Costa desde que se assumiu como “silent partner” de Luís Filipe Vieira.

Desde que preferiu remeter-se ao silêncio enquanto Jorge Jesus tomava uma posição directa junto de Vieira e, juntos, decidiam contra o interesse desportivo do SL Benfica.

Anos a fio Rui Costa assistiu em silêncio ao delapidar do SL Benfica e terá assinado 1/3 de todas as despesas da SAD, como administrador.

Cheguei a perguntar a um dirigente do SL Benfica, num jantar privado, se Rui Costa tinha como função limpar o pó das Taças no Museu.

São inúmeros os posts publicados por mim no NGB sobre Rui Costa e a sua postura fraca e falta de capacidades de gestão.

Mas chegamos a 2021 e a escolha era entre Rui Costa e Benítez.

Não apareceu mais ninguém a dar o corpo às balas num momento em que Vieira foi forçado a sair. NINGUÉM.

O “herói” de 2020, Noronha Lopes, repetiu o que fez em 2001 e cagou para o SL Benfica em 2021, orientando antes a sua vidinha. Mais ainda: mostrou que o superior interesse do clube (e no momento em que o SL Benfica mais precisava de alternativas) nada lhe diz.

Por isso apareceu agora novamente, cumprindo o ditado que “quando estamos no chão até os cães nos mijam em cima”. Ou seja, apareceu em 2020 quando achava que Vieira estava fraco, e aparece agora quando acha que Rui Costa está abalado pelos resultados negativos.

Em 2021 a escolha, limitada a Rui Costa e Benítez, era óbvia a todos os níveis. O candidato do SoB não tem perfil para nenhum cargo de relevância no SL Benfica.

E daí a minha posição actual que pensa unicamente no interesse a curto prazo do SL Benfica:

1) Rui Costa deve manter-se como Presidente e cumprir o último ano de mandato, renovando a equipa da SAD e se for preciso a do Clube (tendo em atenção os estatutos).

O que é preciso garantir é que o SL Benfica prepara e reforça a equipa da melhor forma possível e inicia a época com o plantel praticamente fechado.

2) Mas caso Rui Costa não se queira recandidatar em 2025 e não tenha capacidade (ou vontade) para renovar a equipa de gestão no imediato, então deve preparar a temporada da melhor forma possível, demitir-se e convocar eleições antecipadas para Outubro e deixar os benfiquistas escolherem novo presidente.

3) Ou caso Rui Costa seja envolvido em alguma evolução das investigações em curso aos negócios da SAD, que passe por ser arguido ou acusado, aí ficará numa situação demasiado frágil e deverá pensar na sua defesa e no SL Benfica e pedir a demissão.

Tudo o que se fala agora foi denunciado por nós no NGB durante mais de 10 anos. Caso a caso. Jogador a jogador. Comissão a comissão. E sabem que mais? 

Rui Costa foi eleito em 2021 com 84% dos votos. Goste-se mais ou menos dele, FOI A VOTOS E MERECEU A CONFIANÇA DE 33000 MIL SÓCIOS VOTANTES NAS ELEIÇÕES MAIS PARTICIPADAS DE SEMPRE!

Não gosto de Roger Schmidt como treinador e muito menos dos erros de Rui Costa como timoneiro do SL Benfica. Mas nada do que vi até agora belisca a sua atual legitimidade enquanto Presidente, excepto se se verificar o que digo nos pontos 2 ou 3.

Tudo o resto é barulho desnecessário e uma busca do poder pelo poder. Quero lá saber de apertos de pescoço ou de discussões de pilinhas em AG. Temos que ser práticos.

O que não é de certeza é defender o interesse do SL Benfica.

Seara e Noronha Lopes: as faces visíveis do que está mal no SL Benfica

29 comentários


O que tinha tudo para ser uma AG (dupla) histórica fica na memória pelos piores motivos.

Primeiro do lado do PMAG, Fernando Seara.

Erros numa organização que nem uma agremiação de bairro cometia.

O erro maior foi não ter preparado logo de início a AG no estádio, como sucedeu com a da tarde. Se a afluência não fosse a esperada, não seria da parte do SLB que não tinham sido criadas as condições.

A consequência disto é que a AG da manhã começou tarde e terminou e ainda estavam lá fora imensos sócios. Inaceitável.

Depois a acreditação dos sócios. Poucos postos para receber milhares de sócios. Isto tem algum sentido?

Cabe ao PMAG liderar toda a organização da AG e garantir os fundos necessários da parte do clube para que as condições sejam as ideais.

Fernando Seara desprezou os benfiquistas e a sua mobilização e interesse no momento do clube. É um reflexo do que muitos que estão no clube e na SAD acham dos adeptos e dos sócios: uns estorvos que de vez em quando temos de aturar.

Mas a outra metade do que se passou não fica atrás de Fernando Seara no desprezo pelos valores do SL Benfica.

Falo de João Noronha Lopes e dos seus fiéis seguidores. Prestaram um péssimo serviço ao benfiquismo e ao clube. Fizeram exactamente o contrário daquilo que diziam estar a defender.

A democracia e o benfiquismo não são compatíveis com a baderna, a gritaria, os insultos e os assobios constantes. A AG não é um jogo de futebol mas uma altura solene e deve ser respeitada como tal.

Quer isto dizer que não pode haver paixão? Não pode haver nenhum momento de desagrado ou discordância? Óbvio que não! Pode e deve.

Mas o que se passou no sábado foi outra coisa. Foi uma acção concertada de desestabilização do SL Benfica.

Quer Rui Costa quer outros sócios, fora desta “igreja de fanáticos” de Noronha Lopes, não tiveram condições para explanar os seus pensamentos ou as suas ideias sem uma constante gritaria ou assobios.

Uma conduta vergonhosa nada condizente com a tradição do SL Benfica de Borges Coutinho ou Ferreira Bogalho.

João Noronha Lopes e os seus fiéis fizeram lembrar sim as AGs do Sporting de Bruno de Carvalho, em que o mesmo fanatismo e intolerância para com os outros acabou por resultar num dos períodos mais negros da história dos lagartos. Uma conduta totalmente inaceitável.

Aos que chegaram recentemente ao NGB e aos que só em 2020 acordaram para o que se passava no clube, relembro que a minha opinião sobre o Rui Costa “Presidente e Gestor” é a pior possível há muitos anos, ainda ele só tinha como função fumar cigarros em horário de expediente.

Mas numa altura de pré-temporada, em que urge que se prepare a época, andar a desestabilizar o clube por causa de um acontecimento com quase 5 anos, por um orçamento cuja aprovação ou não não tem consequências na gestão do clube, e enxovalhar o Presidente do SL Benfica e todos os que pensam de forma diferente é fazer muito mal ao SL Benfica.

Ademais, a confusão em torno dos resultados da votação do orçamento é um reflexo da falta de interesse em “construir”.

Quer Fernando Seara quer João Noronha Lopes e todos os que pensam como eles prestam um péssimo serviço ao Sport Lisboa e Benfica. 

O desprezo pelos restantes benfiquistas é repugnante. São a ligação a um passado de intolerância que não queremos que regresse.

Uma nota final quanto ao tema “eleições”.

Eu não defendo eleições antecipadas no caso de Rui Costa pretender continuar como Presidente. Defendo sim, como outros benfiquistas, que deve reestruturar a sua equipa profundamente e atacar o último ano de mandato com a ambição e estratégia adequadas aos pergaminhos do SL Benfica.

No entanto, se Rui Costa não tiver planos para se recandidatar, acho que deve convocar eleições antecipadas.

Ou se entretanto as investigações judiciais produzirem resultados com consequências imediatas para a reputação do Presidente, também deve convocar eleições antecipadas e afastar-se.

ranking