Esta foto aparece no rescaldo da Supertaça e não poderia ser mais oportuna, depois da "deixa" que um dos entrevistadores do Mata-Mata quis abrir a João Noronha Lopes no passado dia 30 - e que o candidato infelizmente agarrou e "se espalhou ao comprido". Mas deixemos o candidato de parte nisto, porque o erro colossal foi a pergunta, feito conhecedor do entrevistador que disse afirmou "O problema do SLBenfica está na transição para a equipa principal. Eles vencem títulos nas camadas jovens mas depois não se afirmam na equipa principal.
Ora, eu não sei quantas equipas estão a disputar o primeiro troféu da época e tem 13 jogadores da formação integrados na equipa... 13!!!
Também não sei quantas equipas olham para esta foto e podem ver quatro jogadores já afirmados na primeira equipa (Samu, António, Tomás e Florentino), outros que não são titulares por o plantel ter melhores mas são jogadores da primeira equipa (Rego, Leandro e Gouveia). Portanto assim do nada temos 7 jogadores num plantel (mais de 20%) que fizeram essa "transição que falha".
Depois temos o Gonçalo Oliveira e o João Veloso a entrar para este anos - algo que já parece mais ou menos claro - aí vão 9... parece-me uma dificuldade de transição muito complicada de facto.
Mas decidi elevar a barra... e há dias perguntei quem teriam então sido os jogadores que o SLBenfica não foi capaz de obter rendimento e que sairam para render noutro clube... as duas respostas mais recorrentes foram Deco e Mostovoi... Sim, há mais de 30 anos.
Eu ainda tentei trazer a formação e dizer Bernardo Silva, Cancelo e um ou outro sugeriu Danilo Pereira, mas nem houve muita gente a seguir por aí, entendendo que na equipa do "Rolo Compressor" era complicado que com o nível que tinham na altura era complicado jogarem no lugar de jogadores como Enzo Perez, Gaitan, Garay, Maxi Pereira, Almeida, Amorim, etc.
Lá encontrámos o Brian Cristante, mas ainda assim foi um jogador que só em 2019 (5 anos depois de chegar ao Benfica), foi valorizado em 30M numa transferência e jogou em clubes que não lutam por titulos (Atalanta e Roma).
Portanto, e mais uma vez deve ser motivo de reflexão depois do banho de realidade e consciência que Schelderup deu hoje aos adeptos, de muitos entendidos de sofá, perceberem que se calhar não entendem assim tanto e em vez de andarem a dar opiniões como dados adquiridos, deviam sim levantar hipóteses - conscientes de que não sabem nem 10% da realidade, nunca foram responsáveis pelo tipo de decisões que criticam e não conhecem a realidade do contexto das equipas.
Por mais Schelderups com noção do seu percurso e vontade de crescer e ser mais fortes... e menos adeptos opiniadores de verdades absolutas a entoxicar os demais.
Por falar em Schelderup, muito bem a comunicação do SLBenfica a responder à capa do Record com luva de cetim. Meteu o jogador em frente aos jornalistas e ouviram todos o desmentido pelo próprio.
PS- Um grande abraço a toda a família e amigos do "bicho", nos quais se enquadram muitos ex-jogadores como Rui Costa, que partilharam anos de amizade e cumplicidade com alguém que sabia perfeitamente a diferença entre a agressividade do campo e a amizade fora dele.
Não diria que o Benfica falha na formação mas acho que ainda está longe da excelência:
ResponderEliminarSão poucos os jogadores da formação que se destacam pela técnica superior:
-no passe
- no remate
- no drible
- na progressão com bol
-jogo com ambos os pés
- no jogo sem bola ( pressão, reacção á perda, virilidade nas disputas…)
- exibir essas qualidades quando está sob pressão e tem de executar e decidir muito rapidamente
De vez em quando aparece um mas é mais pelas qualidades inatas do que pelo trabalho na formação
O que vemos é sobretudo a valorização dos títulos das equipas e não a formação individual.
Onde o Benfica falha ou pelo menos tem falhado é no scouting interno e externo nas idades jovens: temos captado muito poucos fora de série em idades jovens ou muito jovens.
O cancelo não teve oportunidades porque tinha a sua frente o Almeida.
ResponderEliminarNão sei se é para rir ou para chorar.
Não nada disso
ResponderEliminarÉ o melhor clube da galáxia..então nas maroscas é o number onne do universo..gb vai dar banho ao burro....ou ao Vieira teu dono...
Não nada disso
ResponderEliminarÉ o melhor clube da galáxia..então nas maroscas é o number onne do universo..gb vai dar banho ao burro....ou ao Vieira teu dono...
O ano passado, a % de utilização de jogadores formados no Seixas, na Liga, foi 20%.
ResponderEliminarPara não restarem dúvidas: em todos os minutos jogados por todos os jogadores do Benfica, em todas as jornadas da Liga, 20% do tempo foi ocupado por jogadores do Seixal.
A esmagadora maioria por António Silva, Tomás Araújo e Florentino Luís
Podem confirmar no transfermarkt.
Satisfaz? A mim, não.
Ganhamos tudo na formação. Não os usamos.
Temos 13 do Seixal no plantel? Boa Snoopy. A esmagadora maioria inscritos também na B.
No primeiro jogo oficial, jogou… um.
Bom, a conclusão dos últimos posts neste blog é que…
ResponderEliminarAfinal está tudo bem e esta direção está a fazer um belo trabalho.
Não é preciso mudar nada. Entendido.
eu até estou à vontade porque não me interessa se o jogador é na formação ou não, interessa é que tenha qualidade.
ResponderEliminaraté porque ao contrario de alguns alucinados que andam por ai os jogadores não são melhores, nem tem mais qualidades que os outros, só por serem da nossa formação ou por serem do clube sequer.
o rego e o leandro só fazem parte do plantel porque tens um plantel de trinta jogadores se tivesses um plantel de vinte e quatro, que é o que deverias ter quando tens equipa b, nenhum deles cá estava.
mais o leandro só faz parte do plantel porque o bah se lesionou, e mesmo assim nem jogou.
o tiago só esta, fica no plantel, porque o bruma se lesionou.
o veloso só esta porque o manu esta lesionado.
o oliveira veremos.
mas esta avaliação só pode, e deve, ser feita no fim do fecho de mercado até o plantel estar fechado este exercício é só ejaculação precoce.
Em 6 anos 1 campeonato, aumentámos para o dobro a divida exigivel, estamos com um plantel mais pobre, faltam extremos com experiência e qualidade internacional. Entretanto gastámos rios de dinheiro em compras e vendemos os melhores todos os anos, Entendes?, Vender os melhores todos os anos = perca de títulos, entendes a correlação?
ResponderEliminarEste é o formato da gestão económico desportiva destes dirigentes, É PARA CONTINUAR? Calças descidas perante os poderes do futeluso! É isto que queres para o nosso querido Benfica?
É isto que queres?
Rui Futebolista = Príncipe
Rui Dirigente = Sem qualificações de visão decisão liderança e tempu
Por favor cuidem do clube cuida do clube, respeita a verdade, esquece os nomes, façam o favor de ajudar...
Martim, Manteigas ou Noronha, dá igual.