O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


domingo, 27 de julho de 2025

A minha opinião sobre o Fórum de Discussão do candidato JNL

. 26 comentários
Começo com uma nota super positiva: decorrido pouco mais de hora e meia, um sócio presente dirigiu-se ao candidato e comentou Rui Costa como "Rui Banana". Perante a risota à volta, o candidato João Noronha Lopes interrompeu e pediu respeito por Rui Costa. Reforçou que no dia 26 de Outubro não interessa em quem votou quem, interessa que o próximo presidente seja o melhor da história.

Infelizmente, como também anotou o candidato João Noronha Lopes, nas redes sociais as posturas estão muito exagerbadas e nada condizentes com isto, mas é preciso que haja destes "puxões de orelhas"... e nem isso evitou que numa intervenção seguinte um sócio apelidasse Miguel Bento de "bandido". Lamentável!

Foi triste ver as criticas de alguns que ali foram perceber como podem apresentar propostas das suas empresas ao SLBenfica e depois descreviam esses conceitos como se fosse uma burrice não trabalharem com eles. Um bom alerta para o futuro.

Comecei por aqui porque o candidato merece o elogio pela postura... e também porque muito se tem falado da proximidade dos sócios à direcção e aos atletas. Pois, estando do lado dos que não julgados é muito fácil dizer, mas olhando a este tipo de posturas dos benfiquistas (em especial os mais jovens), a minha recomendação é que os candidatos sejam prudentes nas promessas de proximidade, porque a cabo de uns maus resultados, "nas costas dos outros vemos as nossas"... e lá se vai a proximidade, porque ninguém gosta de ser atacado, humilhado e exposto.

O candidato João Noronha Lopes apresentou algumas medidas claras - não necessariamente concretas, mas também disse que detalharia no programa (que tarda em ser apresentado) - a ver vamos, como diz o cego. Entre o que falou, retive (de outros temas menos descritos) o seguinte:

- Congelamento dos preços dos RedPass
Esta medida parece-me bastante populista. Não acho negativa, mas não acho absurdo que os RedPass tivessem - por exemplo - uma actualização anual limitada ao IPC do ano. Fez-se muito barulho com o tema, acho que não justifica tanto.

- Novo Sistema de Bilhética
É outro tema que me parece que estamos a "jogar futebol com uma bola de rugby". Como disse um associado presente, despesar vários milhões de euros naquele sistema descrito, não vai resolver o problema da diferença entre a oferta e a procura. Pareceu-me uma medida que, no seu formato, é populista, na sua essência é interessante, no seu resultado traz conforto emocional... mas traz acima de tudo uma factura. 

- Estrutura do Futebol centradas num Director Geral e três directores-chave a reportar a este, se bem entendi estará o Director de Scouting, o Director da Formação e o Director de Comunicação.

Também ficou claro que vai dispensar todos os actuais profissionais que desempenham essas funções no Clube.

Isto leva-me a ficar um pouco perdido, desde logo na parte da comunicação porque o Director Geral é da SAD e isso quer dizer que haverá um Director de Comunicação na SAD a olhar apenas para o futebol e que não tem a ver com o a Direcção e estratégia de Comunicação do Clube. Serão independentes em termos de modelo? Isso era o que se passava com o Lemos (que respondia ao Lourenço e não ao Pedro Pinto) com os resultados que todos vimos. Precisa ser melhor esclarecido.

Depois não percebi também onde fica o Director Desportivo. O candidato João Noronha Lopes deu nota da relevância de pagar bem a cargos chave, como Director de Desportivo, Director de Scouting e Director de Formação... OK, mas é fundamental que o modelo de governo da SAD preveja o contexto de funcionamento.

Há dias o Mauro Xavier se referia a este tema e comentou que previa no seu livro que deveriam estar futebol profissional, formação e scouting representados na SAD de modo a que um definisse as necessidades e perfil do jogador e se pudesse avaliar entre a solução do scouting e a da formação antes de tomar decisões de investimento. Isto para dizer que haverá vários caminhos possíveis, pelo que é fundamental explicar a estratégia e modelo de governo, só as as caixas não chega. Talvez o programa venha a explicar o que quer implementar sobre isto.

O candidato deu ainda conta que as decisões serão tomadas pelo Director Geral e não pelo Presidente. Isto eu aplaudo. Finalmente! Chega de presidentes, como dizia e bem, que sabem tudo. As finanças serão o CFO, o futebol o Director Geral ... e entendo que o Presidente fará essencialmente a representação institucional e terá a ultima palavra na formalização das decisões.

O candidato falou muito em comprar melhor e vender melhor. Isto vou passar à frente... é melhor não perguntarmos o que é "vender melhor", porque isso ou será incómodo explicar, ou absurdo explicar. Porque para vender é preciso alguém comprar e isso de "vender melhor" não existe... a não ser que queira explicar que com ele também haverá uma estratégia para vender talento todos os anos - o que acho que seria responsável assumir, dado que o vai fazer.

Para errar menos, entende que deve o SLBenfica investir em sistemas de decisão baseadas em Sistemas de Análise de Dados. Bom, acho que neste aspecto o candidato tem que se informar melhor, porque o SLBenfica tem dos melhores sistemas do Mundo, inclusivamente sistemas desenvolvidos por profissionais de dados que até outros clubes e até empresas de software já quiseram comprar para revender.

O exemplo que deu de retenção de jogadores da formação vou passar à frente porque é absolutamente irrealista e seria facil explicar-lhe que não funciona.

O que sim noto, como podem ver nas expressões destacadas, é que o candidato apresenta uma formula complicada:
- Não vai investir menos no futebol (promete investir melhor - o que acho fazer sentido), mas promete gastar mais recursos financeiros para as propostas que apresenta - às anteriores adicionou ainda a aposta num projecto da Euroliga para o basquete. Isto é uma equação complicada...
... quando andamos a dizer que precisamos controlar os gastos, depois percebemos que a maioria das iniciativas dos candidatos vai em caminho contrário. Aguardarei para saber, como dizia o candidato sobre o Benfica District: "qual a real viabilidade financeira" destas medidas num contexto agregado de todo o programa?

Falou-se também em abrir a BTV aos sócios e aos podcasts. Cuidado com isso! Acho um erro. Os podcasts hoje são projectos totalmente da responsabilidade de quem lá fala e opina. Quando os candidatos dizem "com regras" integrar na BTV estão a desvirtuar os projectos. Na verdade estão mais a calar a critica, porque ninguém - em anos ou momentos menos bons - vai para a BTV malhar na direcção. Isto são tudo coisas bonitas, mas enquanto não aparecem maus momentos...

Por fim, uma nota para o compromisso com a realização de uma Auditoria. Disse-o em dois momentos. No primeiro estive totalmente de acordo: É uma boa prática de gestão, quando há estas mudanças que se realize uma auditoria de gestão. Isso permite averiguar muitos detalhes operacionais e acima de tudo contratuais e financeiros, numa ótica de responsabilidades e direitos.

Porém, depois de "picado" sobre o assunto, virou o tema e chamou-lhe auditoria forense. Para quem não sabe, uma auditoria forense a uma empresa é um exame detalhado e especializado das demonstrações financeiras e registros de uma organização, com o objetivo de identificar, investigar e relatar atividades fraudulentas ou irregulares.

A primeira parece-me justificada e nada tem que ver com suspeitas. É uma boa prática, como referiu o candidato a primeira vez que falou no tema... a segunda que terá sentido se 1) achar que a anterior não teve cobertura relevante e que suspeita de maiores irregularidades. Nesse caso, era importante dizer que suspeitas tem que justifiquem o o investimento - mais um custo - e porquê 10 anos e não 4 (o mandato de Rui Costa) ou 20 ou 25 anos, correspondente ao período integral de Luis Filipe Vieira.

Nos próximos dias, partilharei a minha perspetiva sobre a entrevista à ECO que, num formato mais controlado, me pareceu de bastante melhor conteúdo e substrato - melhor preparação dos temas expostos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Mais um dia normal no clube onde é carnaval todos os dias.
    A novela félix, montada pela estrutura, está quase a terminar, com o final feliz que já conhecemos: o jogador vai jogar noutro lado.
    Isto é um caso de estudo: ama o Benfica, só vê o Benfica, mas não quer jogar no Benfica.
    Obrigado rui, por mais este folhetim carnavalesco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca o ouvi dizer que amava o clube e que só queria e via o clube.
      Disse qualquet coisa sem grande convicção quase obrigado pela televisão bombástica.
      Que siga a sua vida. Mas com JJ não vai brincar. Como dizem os brasileiros: "aqui, leia-se com JJ não há moleza, não"

      Eliminar
    2. ESTE BLOG nao fala do plantel estar sem os reforços necessarios pq? nao se pode aleijar a direçao?

      Eliminar
    3. "Nunca o ouvi dizer que amava o clube e que só queria e via o clube.
      "Disse qualquet coisa sem grande convicção quase obrigado pela televisão bombástica."

      Qualquer coisa sem convicção, quase obrigado? Poupa-nos a mais uma desculpabilização ridícula. O homem disse que queria voltar a casa. Infelizmente, preferiu o dinheiro. Mais um grande benfiquista mercenário, como joão neves e outros... são todos muito benfiquistas mas andam todos atrás do graveto...
      Pessoalmente é uma alegria, não quer ver escumalha desta a servir-se do Benfica. Não precisa voltar nunca mais, especialmente quando for velho.
      Nunca o achei nada demais, todos viram muito talento mas a realidade é que é mais um jogador banal, só mesmo no fraco campeonato português onde qualquer perneta se destaca...

      Eliminar
  2. Fora do tema mas de atualidade:
    Ainda bem que o assunto Félix se fecha definitivamente.
    Mais uma vez escolheu o dinheiro em vez da carreira ( para benefício do Jorge Mendes e dos paizinhos) mas com isso livrou o Benfica de um erro monumental que nos comprometeria por muitos anos. Tenho pena por ele que desce de divisão e perde definitivamente o lugar na alta roda do futebol.
    Espero que haja dinheiro para contratarmos rapidamente o Ivanovic e o moussa e ainda sobre para um gr melhor que o trubin mas receio que a atracção pelo abismo do Rui Costa ainda faça algum disparate como comprar o Rogério ao Braga para insulto da nossa formação e plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, sejamos francos: a jogar no Benfica, também não iria estar na alta roda do futebol. Estaria na roda periférica do futebol.
      Espero que se perca para sempre e não venha para aqui queimar os últimos anos e chular o clube.

      Eliminar
    2. Deixa ir para os milhões. Já demonstrou que personalidade é coisa que o rapaz tem muito pouca. Vá e seja feliz.

      Eliminar
    3. Fez isso ao clube que o lançou no futebol e não faria aos lampiões???? Andam desorientados com a noticia da bola.

      Eliminar
  3. A arbitragem de ontem deveria merecer do Benfica uma reacção até porque este árbitro é useiro e veseiro nestas coisas ( mais uma provocação do conselho de arbitragem).
    Não me refiro apenas a um penalty claro que ficou por marcar mas no critério das faltas que chegou a pôr em risco a integridade física dos jogadores:
    Todas as disputas de bola em que há contactos físicos e o adversário perde a bola são logo faltas contra o Benfica. O critério não é seguido quando é o Benfica perde a bola. Os adversários puderam pontapear as pernas dos jogadores do Benfica sem qyy um e fosse marcada falta, fizeram tesouras ficando só com cartão amarelo e puderam ir de sola ás canelas sem mesmo terem cartão amarelo.
    Isto é o triste prenúncio do que se vai passar. O Benfica deve protestar oficialmente e o público da Luz tem de assobiar esta gente sempre que possa. Não podem ficar impunes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já faltava arbitragem estava a demorar...

      Eliminar
  4. Sobre o financiamento do Benfica district o que retive da exposição do Nuno Catarino é que vai custar 200 milhões e será executado em menos de 4 anos por um fundo de investimento com experiência neste tipo de projectos ficando com a exploração da área comercial por 15 anos para pagar o projeto. Depois deste lapso de tempo a área comercial retorna ao Benfica ficando a gerar cerca de 40 milhões por ano dos quais 30 serão líquidos para o orçamento do clube.
    Será que entendi bem?
    É óbvio que este project finance , ao contrário do ante projeto de arquitetura que parece já bem desenvolvido, ainda está em fase embrionária. Ainda é pouco mais que uma declaração de intenções mas como Nuno catarino é um profissional com rxperiência nessas áreas deve ser levado a sério e por isso há que pedir mais esclarecimentos.
    É nesta área que a colaboração dos sócios é essencial esclarecendo e fazendo estudos particulares sobre os vários aspectos.
    Sobre o projeto de arquitetura a contribuição dos sócios deve ficar-se pela dimensão mais adequada do estádio, se se deve manter a cobertura ou fazer uma nova que aproveite a energia solar e a captação de águas pluviais e não querer refazer completamente o mesmo.
    Se pretenderem usar as assembleias gerais para fazer o projeto e controlar o projeto vão inviabilizar tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja estes real estaters filantropos. Que ficam só os anos precisos para pagar o projeto e nem mais 1 euro.
      Alias 200M de euros daria pouco ou nada investido.

      Eliminar
    2. Anónimo das 20:27 se o custo for os 200M e a área económica libertar os tais 30M anuais o investimento seria pago em 7 anos e o fundo de investimento ainda lucraria outros 200M como lucro durante os falados 15 anos.
      Não há nada de filantropia.
      É claro que os números deverão ser outros á medida que os estudos evoluírem mas o conceito pode ser correcto.
      Afinal como é que se financiam os projectos semelhantes que se fazem por esse mundo fora?

      Eliminar
    3. E porque carga de água é que é preciso fazer tudo junto e de uma vez?

      O projeto é tão diverso que há certamente coisas com custos e rentabilidades muito diferentes. Isto tem de ser partido em bocados, apreciado cada bocado separadamente (centro comercial, hotel, pavilhão, etc.) pelos sócios e tendo em conta o impacto no conjunto, e depois financiado e contruído de forma faseada e segundo as necessidades.

      Os 220M e 37M de receita são números tirados de um chapéu. 220M e 4 anos é para rir. O projeto não está feito, nem licenciado, nem adjudicado, mas já descarregaram uns camiões de areia.

      Eliminar
    4. A resposta é simples: economia de escala. Se for possível fazer o project finance como apresentado ficará muito mais barato do que fazer aos pedaços durante muito mais tempo ( Isso só se justifica se não houver financiamento e nesse caso os números seriam outros) Por outro lado a área comercial só funcionará em pleno quando tudo estiver feito.

      Eliminar
    5. Barato é bom, mas liquidez também. Comprar uma casa a pronto também fica mais barato do que pedir um crédito a 30 anos.

      O project finance de 220M é muito bonito, mas e uma eventual derrapagem quem paga? E se na fase de adjudicação daqui a uns anos os preços não forem os que o gabinete de arquitectura estimou? E se os 37M de receita não aparecem de imediato ou acabam por nunca se concretizar. Nesse caso o que é que a Benfica Estádio faz? Paga com que receita ou dá o quê como garantia? A Benfica Estádio já tem uma dívida grande. E o clube e a SAD também estão bastante alavancados.

      A hotelaria não tem margens astronómicas e as salas de espectáculos também não são o negócio mais rentável do mundo, sendo que o quinhão do Benfica nesses casos é a dividir com a entidade que explore os espaços.

      Mais prudência, menos voluntarismo. O core business do Benfica é desporto, particularmente futebol. Não se deve por em causa um core, que gera receita de centenas de milhões e é o motor de toda a actividade, em nome de projetos paralelos com receita projetada de umas dezenas de milhões.

      Eliminar
  5. Seja como for, são sempre úteis as trocas de impressões e opiniões. De muitas ideias se formam grandes ideias e se tomam boas decisões.
    Nunca é demais debater-se e avaliar-se o que poderá ser melhor, neste caso, para o clube.

    ResponderEliminar
  6. Félix, mais um dos PARASITAS da Selecção Nacional, vai para onde lhe possam garantir um lugar na dita selecção sem ter que lutar verdadeiramente por esse lugar.

    Junta-se assim ao PARASITA-MOR da selecção, CRavado7, que continua a dispor da equipa nacional como se dele fosse...

    Não se omitindo aqui o outro ARTISTA, JJ PlayStation, que não hesitou um segundo em agarrar-se à bóia que CRavado7 lhe lançou para o ajudar a entrar como seleccionador naquela equipa que «empulga» as RONALDETES & FRIENDS, em troca do JJ PINERS salvar do desastre completo as desventuras de CRavado7 na Arábia...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para todos os que tem meio neuronio explico: o felix joga na seleçao do mendes.......esta tudo dito, enquanto a federaçao abrir as pernas ao mendes nao se ganha nada de jeito.....

      Eliminar
  7. p/ além dos 30 milhões que vai ganhar os 2 DDT do futebol nacional, garantiram-lhe a ida ao Mundial do próximo ano, objetivo fundamental p/ele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser tudo isso! Mas é para o lado que durmo melhor. A selecção(?) há muito deixou de o ser, se é que alguma vez o foi, pois sempre houve tendências, compadrios e favores, sendo que hoje é mais visível e se antes eram os dirigentes que punham e dispunham a seu bel prazer, hoje é o mais maior e melhor que manda e desmanda.
      É deixá-los andar a mostrar quão ridículos são para divertimento do pagode.
      Tal como ridículos são os papagaios de uns certos canais cujo dono é o mesmo da selecção, com as suas, deles, teorias da conspiração em que tudo é vingança, em que tudo é bofetada no Rui Costa, onde é tudo horrível para o Benfica. Aquela gente passa horas a congeminar situações que nem lembrariam ao diabo, além de um tal Victor que já enjoa com tanta lambujice sobre as audiências e o valor dos profissionais que militam naqueles canais. Já não os posso ouvir!

      Eliminar
  8. O que é que vale o scouting do Benfica ( incluindo aqui o Costa e o laje) que vê no roger do Braga uma possibilidade?
    Que tristeza!

    ResponderEliminar
  9. Há alguém que perceba um mínimo de futebol que ache que o roger do Braga é melhor que o Tiago Gouveia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que algum deles é mais do que uma opção de banco. O Benfica não pode andar a contratar para o banco! O banco é feito de jogadores da casa, sejam os "veteranos" que percam lugar no 11 (e já não tenham grande mercado) ou os jogadores da formação.

      E também não precisa se mais velocistas ou jogadores para jogar no espaço. Precisa é de um abre-latas para jogar contra equipas que metem 10 homens atrás da linha da bola.

      Temos boa formação e aproveitá-la não é só a vender craques e jogadores de seleção, é aproveitar os mais medianos para compôr plantéis. Há muitos jogadores medianos que se tornam opções válidas com a experiência (Andrés Almeidas, Jardéis, Pizzis, Pachecos, etc.).
      E muitos que não estão talhados para altos vôos e ficariam de bom grado vários anos num plantel do Benfica, no maior clube do seu país, a ganhar campeonatos, a jogar sempre competições europeias e ocasionalmente ir à seleção, e a receber certinho todos os meses.

      Hoje em dia têm alguns jogadores a viver vários anos no Seixal. As pessoas vão mudando ao longo do tempo, mas não ficam a conhecer minimamente a personalidade e aspirações de cada um?

      Eliminar
  10. Pois, continuamos intertido com outras coisas, mas os outros para ganharem os seus jogos de apresentação foi necessário as mãozinhas dos rapares, as vezes de preto, ontem viu-se o rumo que já começaram a tomar e do nosso lado ninguém fala para por travão nisto antes da Liga começar... Votem no banana... Continuem.

    ResponderEliminar
  11. Boas,
    Quando vejo BL no banco do Benfica, vem-me á memória a seguinte estória:
    “Um homem certo dia, acorda, vai buscar o seu burro ao estabulo, monta-lhe a albarda, e começa a carrega-lo com todos os livros que tem em casa.
    Durante todo o dia dedica-se aquele labor, de carregar o burro com livros.
    No final do dia, verificam-se duas coisas:
    O burro desfalece sob o peso dos livros e o burro continua analfabeto.”

    SLBDOPOVO

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking