VITÓRIA NO CAMPO ... EM ALVALADE
Ninguém foge ao seu destino!
E - de facto - as deslocações a Alvalade começam a constar dos jogos mais fáceis que o Benfica pode ter ... em cada campeonato!
Há uma faixa, mais precisamente a 35, de um “cd” de cânticos - Benfica fans - que “fala” disso!
Mas - devemos ser realistas - não nos entusiasmemos excessivamente com o resultado de sexta feira!
Há menos de 2 semanas uma equipa que agora perdeu com o Braga em casa, também veio ganhar por 2-1 a Alvalade!
E se tivermos a noção das coisas, perceberemos que ganhar ao Sporting foi bom, foi importante, mas vale tanto hoje em dia como ter ido ganhar a Braga, a Guimarães ou ao Bessa.
E - tendo ganho em todos essas deslocações - achamos isso assim tão especial?
Então ... pés assentes na terra, contabilizemos mais uma vitória ... e “siga jogo” - isso sim - com 7 pontos de avanço da equipa treinada pelo novo José Maria Pedroto!
VITÓRIA DO BRAGA
Pois é!
O novo José Maria Pedroto ... perdeu em casa, com 2 penaltis marcados a favor ... e falhados!
Como se não bastasse o resultado de Alvalade - sem casos e ... “sem espinhas”, ou, para citar alguém que daqui a uns meses estará por aí à procura de clube ... “limpinho, limpinho, limpinho” - ainda perderam em casa, sem margem para reclamação!
Se a coisa lá por cima se medisse e o homem da comunicação recebesse à reclamação, esta seria uma semana sem salário! Caladinho.....
Mas parece que o ex “funcionário do ano” tem ordenado fixo! Só espero que o patrão não despeça o porta voz e o treinador!
Porque a coisa ficava menos divertida, em termos de comunicação, e mais séria, no que diria respeito ao futebol!
Se uns (os de cá de baixo) nos divertem, ou outros (os de lá de cima) começam a deixar de nos preocupar!
E com isso ...
MAS PERDER NA ZONA MISTA DE ALVALADE
Mas deixemos “uns” e “outros” e regressemos ao que é nosso!
Ora, se a vitória nos encheu de orgulho, já as declarações do Presidente do Benfica, na zona mista do Estádio de Alvalade, nos fizeram recordar que o projeto dele é - apenas - o de continuar a fazer do Benfica um verdadeiro entreposto de colocação temporária de jogadores do “nosso” (dele) parceiro estratégico!
DAS BANALIDADES (AINDA QUE ACEITÁVEIS) ...
Feita de banalidades, é certo ... como o dos “apelo à humildade”, ... passando pelo recordar do “ainda não está nada ganho” ... até à invocação da “memória da recuperação dos 7 pontos da época passada”, esteve, por isso, bem a pedir serenidade aos benfiquistas.
Mas - como me escreveram da Comissão de Candidatura - também teríamos gostado que tivesse vindo a público pedir serenidade quando perdemos com o FCP na Luz ou quando fomos despachados, mais uma vez, na Champions!
Ou - parafraseando novamente os companheiros da Comissão de Candidatura - “quando ganha aparece sempre... mas nas derrotas, na Europa, com apenas uma honrosa exceção, que só confirma a regra, ninguém o viu..."
Um espaço de pura propaganda para efeitos de campanha eleitoral ... venha ela quando vier, (que nunca se sabe quando os problemas poderão surgir e, depois, até aparecer em público pode ser complicado)!
ÀS VENDAS DE UM SEMPRE VENDEDOR
Mas como - mais uma vez, ninguém foge ao seu destino - cada um acaba a ver fugir-lhe a voz para o que mais lhe interessa ...
E enquanto os benfiquistas falavam da vitória, Vieira - como me relembraram também na Comissão de Candidatura ... lá teve que falar da futura venda de Vinícius ... por 100 milhões!
“O homem sonha com as negociatas”, foi a conclusão.
Para vender um activo do “parceiro estratégico” ... que só terá entrado na Luz a pedido do próprio porque não tinha conseguido licença para ele jogar em Inglaterra ... “no clube dele”, o Wolverhampton!
Dizer que Vinícius pode sair(os 100 milhões não é para levar a sério mas para brincar connosco) é a prova que o Presidente é o primeiro a destabilizar a equipa. Falar em vender um jogador que acabou de chegar?
Mas quem tem como prioridade o negócio ... não pode privilegiar o êxito desportivo!
E se a isso adicionarmos a necessidade de vender os melhores para compensar as compras dos piores - mas com os 10% de comissões intocáveis - teremos tudo explicado!
Lá que não acreditamos nos 100 milhões, não acreditamos ... embora reconheçamos que uma comissão de 10 milhões nunca será de desprezar ... para o parceiro estratégico!
UMA QUESTÃO DE DIGNIDADE E RESPEITO
Eu sei que cada uma veste o que quer ... mas alguém imagina os Presidentes do Real MadrId, do Barcelona, do PSG, da Juventus, do Bayern, do Liverpool, do Manchester (United ou City), do Arsenal, do Tottenham, a aparecerem - à saída de um derby - de fato de treino?
Não, pois não?
Ou a apresentarem uma das contratações mais caras de sempre dos seus Clubes?
Não, pois não?
Nem eles nem os Presidentes de nenhum clube que se preze ... podendo incluir, entre eles, todos os portugueses de que se possam lembrar!
É uma questão de dignidade e respeito pelo próprio Sport Lisboa e Benfica.
Alguém imagina o Primeiro Ministro ou Presidente da República deslocarem-se a outro país, representando-nos a todos, de fato de treino?
Pois o Presidente do Benfica representa todos os benfiquistas quando se desloca a algum lado, e não a si próprio. E que benfiquista não considera que o cargo de Presidente do nosso clube tão importante quanto os cargos de quem governa o país?
É que daqui a uns tempos ... se o senhor lá continuar ... ninguém se dignará a vir até cá. Ou virá, mas com ar condescendente...
Até um dia, em que o Benfica não seja nosso - como já avisei - mas antes de quem nos ilude com fatos de treino vestidos!!!
Pode ser Chefe ...
Pode ser Patrão...
Líder é que nunca será ... por mais que queira fazer esquecer e substituir Cosme Damião!
Porque a modéstia não é coisa que ande por aquelas bandas!!!
Ainda e apesar de tudo isso ...
BENFICA, BENFICA ... DÁ-ME O 38!!!