O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 8 de setembro de 2018

A quem interessa este ataque ao Benfica (incluem-se vários benfiquistas)

Avatar
 ●  156 comentários  ● 

Eu poderia começar pelos diversos testemunhos de inúmeros juristas e advogados sobre a acusação do Ministério Público ao SLBenfica... mas penso que seria pouco relevante. Cada benfiquista (e leitor menos tendencioso) só ainda não percebeu que o Ministério Público está a liderar uma acusação tendenciosa, suportada em acusações falsas e outras deduzidas a partir de tremenda subjetividade.

Não vou, portanto, demonstrar os inúmeros vetores de inconsistência que demonstram que o que está em causa na acusação do MP nada tem que ver com o apuramento dos factos.

O que me interessa explorar aqui é OS MOTIVOS que têm os que acusam o SLBenfica... mas já lá vamos. Antes disso, importa olhar à forma como, num ápice, a sociedade portuguesa virou um espaço de pureza e enorme sentido de honorabilidade.

Ainda ontem um ex-magistrado dizia que não conseguia ver mais do que uma alegada "bisbilhotice" por parte de Paulo Gonçalves e mesmo assim que quando olha aos timings indicados, verificava demasiada inconsistência. 

Ora, em traços gerais, o que dizem os Procuradores é que o Paulo Gonçalves usava contactos na justiça para saber mais que os outros, antes dos outros, etc. Alegadamente, o Paulo Gonçalves ligava a amigos para saber o que queria (desejavelmente factos verídicos) para se poder defender ou para saber como atacar em situações específicas.

Portanto, o que está escrito no parágrafo anterior é algo que para a generalidade dos portugueses virou um escândalo de corrupção. Logo os portugueses onde o desígnio do "amiguismo", dos "jobs for the boys", o "factor C" está sempre presente nas mais diversas áreas da sociedade. Desde a contração de pessoas, nomeações, pedidos de informação, etc.

Ainda há dias um amigo me ligou a pedir informação sobre a estrutura e preferências de um cliente na sua área de atividade (que até é bem próxima da minha), para que ele pudesse ser bem sucedido na investida que ia fazer. Claro que, por amizade, lhe dei nota de tudo o que me perguntou... E isto acontece todos os dias sem exepção.

É também curioso ver a postura de escândalo dos jornalistas e jornais! A sério? Os jornalistas são os primeiros a ter "fontes judiciais" que violam diariamente o segredo de justiça... será que ter uma "caixa" melhor que a do concorrente é um crime? Bom, quanto muito pouco ético...

Uma nota interessante para os alegados "benefícios"... camisolas assinadas, bilhetes para jogos nos melhores lugares é que aparentemente faz mover gente corrupta. Bolas! Ou o Benfica é mesmo muito muito forte, ou deixar-se corromper, praticar crimes por camisolas e jogos... é um bocadinho estúpido.

Seja como for, o que querem que eu acredite é que o Paulo Gonçalves oferecia essas valiosíssimas camisolas e bilhetes... e os jornalistas obtêm estas coisas todas... sem nada em troca? Poupem-me!

Bom, eu nem sequer vou "buscar" o argumento de que perante tudo o que já tivemos PROVAS INEQUÍVOCAS de corrupção, intimidação, agressões, favorecimentos, etc por parte de SportingCP e FCPorto porque o que está em causa não é desculpar o que se passa com crimes que efetivamente o são.

O que está em causa é, unicamente, saber se Paulo Gonçalves é moralmente condenável ao fazer o mesmo que todos os portugueses e todos os cidadãos fazem em todo o mundo - o Lobbying nos EUA até é uma atividade legal e, sim, não pensem que é tudo às claras, vejam o "House of Cards". Tudo oq que seja além disto é palhaçada jornalística para a qual eu não vou contribuir.

Mas porquê?

... este é que é o ponto fundamental! Para mim estamos perante um ataque sem precedentes concertado entre os principais rivais do SLBenfica e as instituições que tutelam o futebol em Portugal e por um motivo único e facilmente compreensível:

» O SLBenfica está nos últimos 10 anos, a aumentar um fosso descomunal para os outros dois rivais históricos e, mais ainda, para com os demais clubes portugueses.

A prazo, esta escalada do SLBenfica poderá representar um nivelamento por baixo do futebol português onde existirá um clube hegemónico e com saúde financeira (o SLBenfica) e depois os demais clubes irão debater-se com enormes dificuldades para obter resultados desportivos e financeiros, sendo que a ausência de rotatividade nos títulos irá aumentar esse fosso constantemente até um momento que se torne irreversível.

Esta situação não interessa a ninguém em Portugal! Aliás, de forma devidamente distante, nem sequer ao SLBenfica pode ser interessante, na medida em que o SLBenfica acabará por não conseguir crescer a partir de determinado ponto e/ou manter o interesse dos jogadores em fazer parte da sua estrutura.

Agora... benvindos a Portugal! Porque há duas formas de fazer este reajustamento:

- como políticas de gestão desportiva e reestruturação do posicionamento das competições, através da imposição de limites aos planteis, fomento da formação, inovação nos processos de transferências e seleção de jogadores, etc etc etc. (há vários países e desportos onde podem ir buscar exemplos de sucesso, desde logo aos EUA na NBA, NFL, MLS, etc.).

- alternativamente, pode durante dois anos - como aqui muitas vezes o Shadows alertou - podem posicionar-se "atores" alinhados com os clubes rivais em orgãos de decisão da FPF e Liga. Pode, nesse prazo, executar-se ações de aliciamento a profissionais do SLBenfica para ter acesso a credenciais de acesso a informação confidencial, etc... e com um clima de grande "clubite" potenciar a ação de magistrados, procuradores e juizes alinhados para fomentar ações obscuras que ataquem o SLBenfica.

O primeiro caminho impunha que houvesse pessoas sérias e honestas no futebol. Como diz um grande amigo meu que foi funcionário da SAD do FCPorto durante alguns anos: Se estas pessoas fossem sérias não trabalhavam no futebol.

O primeiro caminho não assegurava que o SLBenfica não continuasse a crescer - o que só tornava o caminho menos complicado, mas igualmente muito demorado. Era fundamental que se garantisse que a imagem do SLBenfica sairia muitíssimo afetada para nivelar com o impacto do Apito Dourado (aí sim, corrupção provada) no FCPorto.

Ao assegurar o impacto na marca e credibilidade - factor para o qual contribuem os jornais que estão alinhados com o movimento, ao darem todos os dias eco a notícias subjetivas e suportadas factos sem sustentabilidade - assegura-se então que o SLBenfica potencialmente terá problemas em captar receitas de patrocínios, mas não só...

E que responsabilidade têm os benfiquistas?



Também outra receita, talvez a mais importante, é altamente afetada: A credibilidade, união e militância dos benfiquistas.

Basta ler aqui o que escrevem o Shadows e o Redmoon (grandes benfiquistas) para percebermos que há diversos benfiquistas que se preferem focar nas notícias e nos esquemas de bastidores ao invés de procurar compreender para lá do acessório.

Claro que esta situação é a generalidade dos casos dos benfiquistas, cuja informação que obtêm é o que vem escrito nos jornais e passa nas televisões.

Em jeito de pequeno apontamento, enquanto escrevo o Jaime Marta Soares fala aos jornalistas. Quando termina, abre espaço a perguntas e quem é que teve o direito de palavra primeiro? CMtv e SIC, portanto Cofina e Impresa - precisamente os dois pilares de ataque ao SLBenfica nesta anedota pública jornalistíca.

Acham que o Jaime Marta Soares deu a palavra à SportingTV? Não! O homem para passar à frente a CMtv até justificou aos demais "ele estava la atrás com o dedo no ar há mais tempo". Priceless!

A responsabilidade dos benfiquistas é, então, a de se focarem no clube e não nas questões acessórias. É, neste caso concreto, absolutamente irrelevante se o Paulo Gonçalves sai ou nao! Aliás, devia ser estranho para muitos ouvir sportinguistas e portistas a exigirem a saída de Paulo Gonçalves e Luis Filipe Vieira. Eu estranharia! Olhem, a titulo de exemplo... eu jamais pediria a saída de Bruno de Carvalho ou que entrasse nas eleições algum candidato melhor que estes lá estão.

Abram os olhos, meus caros!

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Demissão ou não demissão, eis a questão

Avatar
 ●  188 comentários  ● 

Irrelevante aquilo que cada um pensa quanto às acusações que caem sobre os dirigentes do nosso clube... Irrelevantes as discussões que se vêm por essas tascas e pela internet fora, de gente que sabe zero sobre os factos e zero sobre questões jurídicas, discutir se a razão está do lado A ou B.

Podíamos lembrar por exemplo o caso dos emails e de tanta coisa que lá vem escrita... Será que o que importa é só se tanto do que se leu correspondeu de facto a compra de resultados desportivos? Será que o que importa é só se no fim vamos ser condenados ou absolvidos? Não importam as práticas de quem trata o “Sistema” daquela maneira? Não importa o facto dos Benfiquistas se reverem ou não nessas práticas, naquela linguagem, naquele compadrio, e da mancha que essas práticas deixam no nosso bom nome, independentemente de tudo o resto?

Importa para alguma coisa se o Porto até acabou ilibado no processo Apito Dourado? Importa se de facto o Porto até deu ou não conselhos matrimoniais a árbitros em sua casa? Importa se o árbitro foi a casa de Pinto da Costa porque a mulher o ia deixar ou se lá foi para receber o cheque? Não hão-de os Benfiquistas lembrar para todo o sempre esse caso, associá-lo a corrupção independentemente do que os tribunais até disseram no fim?

E agora pergunto, importará assim tanto para Portistas e Sportinguistas o que os tribunais digam daqui a cinco anos (ou dez, quando se esgotarem todos os recursos) sobre o que se passou no Benfica realmente? Vão essas pessoas considerar inocentes alguém sobre quem recaem 79 (!!) acusações e que tão boa prosa debitava em tantos emails? Vão as pessoas perder tempo a discutir se o que o fulano A fazia era em nome pessoal ou se era em nome do Sport Lisboa e Benfica? Ou se serviu para comprar resultados ou apenas para mostrar poder?

A mancha sobre o nosso nome já está cá meus amigos, independentemente de tudo o resto! Já está nas dezenas de mensagens que recebo de amigos de outras cores, em completo gozo por causa disto tudo! Já está na notícia que corre o mundo independentemente de quem fez o quê.

A mim, a única coisa que importa discutir com algum domínio e autoridade (sim, porque o resto está no domínio dos tribunais e tudo o que fazemos é especular), é aquilo que o Benfica e os seus dirigentes vão fazer daqui para a frente e como vão limpar o nosso nome!

E aqui, a primeira coisa que eu exigia que se fizesse era uma defesa acérrima do nosso bom nome no espaço mediático! Está a acontecer? Não creio! Não é com Pedros Guerras nem com comunicados longos e enfadonhos e que ninguém lê que lá vamos!  

Também não é com uma coisa que se quer fazer crer como “dar a cara”, mas que na prática é apenas a leitura em público de mais um comunicado e que nem é escrito por quem o recita, e que no final não dá direito a qualquer período de perguntas e respostas! A defesa do nosso nome num caso como este que sabemos que se vai arrastar durante anos nos tribunais, não se faz com falinhas mansas! Faz-se pegando o boi pelos cornos, que é algo para o qual LFV não tem, definitivamente, personalidade para fazer!

De seguida a pergunta sacramental: Deve a Direção demitir-se? E aqui, se de facto aquelas pessoas fizeram aquilo de que são acusadas (e isso, só elas saberão), deviam, de facto demitir-se, e ontem já era tarde!

A única condição que se põe para que eu aceite manter esta Direção no Benfica, é ter a certeza absoluta de que no fim vão ser absolvidos de TUDO, e não vão ficar dúvidas nenhumas sobre a sua honestidade! Por isso aqui, a minha opinião é clara: Se são culpados, demitam-se! Se não são...

Bem, se não são (como eu espero que não sejam), deveriam ainda assim demitir-se? Não, não deviam! A demissão, aos olhos da opinião pública pelo menos, significaria imediatamente assumir a culpa! MAS...

Devia a Direção do Benfica, em nome da gravidade do que está em discussão e que em tão mau estado deixa o nome do nosso clube, levar a Assembleia Geral esta questão, reiterar e garantir a sua inocência aos sócios e dar-lhes a possibilidade de escolher se querem uma Direção (ou as pessoas acusadas) a defender-se das acusações que recaem sobre si, estando à frente dos destinos do clube ou fora dele? Aqui acho que sim, que esta é a única forma de se conseguir união nesta altura e transparecer essa mesma união para fora do clube.

Era o mínimo em nome da sua própria credibilidade, esta Direção colocar neste momento os interesses do Benfica acima de qualquer interesse pessoal, e darem aos Benfiquistas a possibilidade de escolher, na certeza que tenho, sempre tive e sempre terei, de que o Benfica será sempre muitíssimo maior do que qualquer Presidente, e que nunca o caos virá a seguir ao A ou B, como tantas vezes se proclama! E não tenho dúvidas que a esmagadora maioria dos Benfiquistas se colocaria ao lado desta Direção para que se mantenha, no pressuposto, claro, de que o Benfica está inocente!

O que virá a seguir não sei... A Justiça que decida e eu ainda quero acreditar na Justiça... Mas deixemo-nos por favor de teorias de cabalas estapafúrdias, como se, por qualquer razão que me escapa, tenhamos neste momento o mundo inteiro contra nós e o Estado a gastar rios de dinheiro em processos inventados para nos fazer cair...

...Na certeza porém de que o que cada um de nós defende nesta altura, tendo até em conta aquilo que cada um defendeu no passado em casos similares relacionados com outras cores, diz neste momento muito mais sobre nós como indivíduos, do que sobre as pessoas envolvidas em todos estes processos.

Diga NÃO ao jogo de Chaves

Avatar
 ●  30 comentários  ● 

Chaves - FC Porto (17/18): 10€
Chaves - Sporting (17/18): 13€
Chaves - Braga (18/19): 10€

Chaves - SL Benfica: 37€

Um sócio do SL Benfica compra o Pack Champions para este ano por 36€. Para ir ver o Glorioso a Chaves, além de todas as despesas extra, paga 37€.

A ideia de Vítor Baptista e que o Avante Benfica partilhou é também aceite por nós.

BOICOTE O JOGO CHAVES - SL BENFICA.

CHEGA DE SER O ABONO DESTA GENTE TODA.

Enquanto os camelos procuram formas de defender o SL Benfica...

Avatar
 ●  39 comentários  ● 

...um dos donos do SL Benfica continua a fazer e a impor o que quer no clube.



"O Benfica pretende renovar contrato e blindar João Félix com uma cláusula milionária, à semelhança do que fez recentemente com Gedson. O jogador de 18 anos tem atualmente contrato até 2022, o qual deverá ser prolongado por mais uma temporada, além de que será reforçado com uma cláusula astronómica – leia-se, 120 milhões de euros –, que permita maior poder negocial perante os ‘tubarões’, numa renovação vista como urgente e que está já a ser tratada com Jorge Mendes.

Record sabe que o avançado está já sob alçada do ‘superempresário’ português, embora neste momento o agente Pedro Cordeiro ainda mantenha alguns dos direitos sobre o jogador, que se estreou na presente época na equipa principal do clube da Luz. Na prática, uma futura negociação tendo em vista a saída de Félix será sempre trabalhada por Mendes.". Record.

-----------------------------

Podem já emendar para Gestifute. 

Como não acreditar nos relatos que dizem que Jorge Mendes é imposto obrigatoriamente a todos os miúdos com valor?

Não é o SL Benfica que decide o seu futuro. É Jorge Mendes que decide o que lhe é mais conveniente. Desde que a comissão dê a volta ao mundo antes de aterrar nos vários aeroportos...está tudo tranquilo.

É disto que falo: preocupação com o nome do SL Benfica...

Avatar
 ●  78 comentários  ● 

...e não de teorias de cabalas e outras tretas para mascarar a vergonha que é a conduta de algumas pessoas dentro do clube. E isso não se pode branquear.

António Simões, campeão nacional e europeu, em entrevista ao DN:


Como é que está a lidar com esta acusação do Ministério Público à Benfica SAD, no âmbito do processo e-toupeira?
Não me sinto nada bem com este caso. Estou preocupado, como é óbvio, mas também apreensivo. No entanto, tenho de ser cauteloso e obrigado a aguardar o desenrolar deste processo, com angústia e com ansiedade também.

Em sua opinião, quais as consequências que este caso poderá ter para o Benfica?
Tenho alguma esperança que o Benfica não sofra consequências desportivas com aquilo que está a acontecer. Contudo, para mim já houve um castigo ao Sport Lisboa e Benfica porque esta nódoa e esta mancha já ninguém as tira e é por isso que estou tão desgostoso. E digo mesmo que não preciso de qualquer julgamento para afirmar que há gente dentro do Benfica que para mim já está julgada e que contribuiu para esta mancha ao meu clube.

De quem está a falar?
Falo de Paulo Gonçalves, Pedro Guerra e outros, pessoas em quem não me revejo e, como tal, têm de sair do Benfica. Eu quando vou ao estádio assistir aos jogos nem quero vê-los lá a circular. Essas pessoas deviam ser expulsas de sócio, isto independentemente de serem ou não punidas pela justiça. Para mim estão punidas porque envergonharam o meu clube. Posso dizer-lhe que em janeiro falei com o senhor presidente Luís Filipe Vieira sobre algumas situações que me estavam a preocupar. Ele sabe do que falamos, mas não vou revelar o que conversámos. E, como tal, para mim não é surpresa aquilo que está a acontecer.

Dá para perceber que está magoado com toda esta situação...
É uma dor na alma que nunca mais vou esquecer. É uma mágoa enorme em cima de mim, pois esta nódoa já ninguém a tira de cima de mim e fica comigo para o resto da vida. O Benfica nunca mais será igual ao que ajudei a engrandecer ao longo da sua história. E é com a independência que tenho que digo que para mim é insignificante se gostam ou não do que eu digo. Não quero saber se gostam ou não, mas eu defendo o meu clube e digo aquilo que penso. Não é o António Simões, é o António Simões do Benfica que está a falar!

Teve essa conversa com Luís Filipe Vieira. Acha que ele sai afetado junto dos sócios e adeptos na sequência deste caso?
Vai depender do resultado desta acusação... Favorável é que não será! Mas irá sempre depender da Justiça, embora eu não precise do julgamento para reconhecer que não há um vento a favor de Luís Filipe Vieira. O que espero é que ele não venha a ser vítima de gente que não tem respeito pelos valores e pela história do Benfica.

Teme que este caso faça desmoronar todo o trabalho que foi feito no Benfica nos últimos anos?
Espero bem que não, mas há uma história de mais de cem anos, que eu e outros ajudámos a construir, que ninguém pode destruir. Contudo, repito, é uma mancha e uma nódoa nos princípios de honradez e desportivismo de quem serviu o clube. Espero que o Benfica não saia prejudicado desportivamente por quem diz que o serve, pois não é legítimo que se ponha em causa os últimos quatro campeonatos conquistados com o esforço dos jogadores e do treinador. Nada disso pode ser posto em causa por gente que não sabe estar dentro do Benfica.

Pela experiência que tem, acha que este caso vai afetar a equipa de futebol esta época?
Ao balneário não vai chegar, pois os jogadores têm uma missão e um pensamento comum a todos eles. E digo isto porque têm tido caráter e força psicológica para não se deixarem afetar por várias situações ao longo dos últimos tempos. E tudo porque quem manda - estou a falar de Rui Vitória - não tem permitido que essas coisas entrem no grupo, que tem de jogar pelo respeito que o Benfica merece.

O caso e-toupeira poderá, em sua opinião, ter reflexos na relação do Benfica com os parceiros e patrocinadores?
Espero que não deixem o clube. Não é uma situação agradável para eles e é natural que estejam expectantes. Se eu fosse presidente de uma dessas marcas estaria, obviamente, obrigado a pensar seriamente neste assunto e a agir em conformidade. Mas acredito que estejam a aguardar com serenidade o desenrolar do caso.

in DN.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Luis Filipe Vieira disse quase tudo...

Avatar
 ●  174 comentários  ● 

...e o que disse foi quase irrepreensível.

Quase...porque há coisas na acusação que não podem ser invenções do MP.

Quando o MP diz que recolheu prova acerca das msgs entre o tal funcionário e Paulo Gonçalves, que o tal funcionário remetia a Paulo Gonçalves informação em segredo de justiça, que o tal funcionário a pedido de Paulo Gonçalves recolhia esta e aquela informação...isto é algo concreto.

O SL Benfica cometeu o erro de não afastar(ou aceitar o afastamento) de Paulo Gonçalves quando este tema surgiu. 

Mesmo que faça 100 comunicados a dizer que nunca ninguém soube, que acreditam em Paulo Gonçalves e que deixemos a justiça trabalhar, as evidências descritas na acusação são demasiado graves.

Gaioso Ribeiro, na altura, disse em entrevista à SICN que ele, nas reuniões em que esteve presente, nunca ouviu qualquer referência a informações e que nunca teve conhecimento de nada.

Paulo Gonçalves fê-lo em nome pessoal? Talvez. Não tenho porque duvidar de Vieira quando o mesmo diz em público que não sabia de nada, mesmo sendo alguém que discorda da forma como ele gere o SL Benfica e das opções que ele toma.

Podem-me dizer: "o Sócrates também dizia que era tudo invenção". Pois era e o tempo encarregou-se de mostrar que a invenção era a narrativa de Sócrates e dos seus advogados.

O perigo nisto tudo não está em qualquer sanção desportiva para o SL Benfica. Do que é público, de facto não há nada que possa dizer que o SL Benfica ganhou qualquer jogo beneficiando de vantagem ilícita.

O perigo está na reputação do SL Benfica. Essa já está na lama. O assessor jurídico da SAD, responsável por uma das partes mais importantes do clube e que conhecerá todos os seus segredos,  representante da SLB SAD em quase todas as AGs da Liga, está claramente implicado em algo que até pode colocar em causa o exercício da sua profissão.

Quantas vezes não reclamamos de Paulo Pereira Cristóvão ter sido condenado individuamente pelo que fez no Sporting em vez de o clube ter sido responsabilizado por algo tão grave quanto depositar dinheiro na conta de um árbitro para o incriminar?

Então a narrativa serve para os outros e não para nós?

A gravidade está aí. Acredito que não haverá qualquer prova que demonstre que Paulo Gonçalves passou essa informação a Vieira ou a qualquer outro administrador. Mas se fosse o assessor do Pinto da Costa? Alguém acreditava que esse assessor não lhe tinha contado? Já pensaram nisso?

Como escrevi ontem, a teoria da cabala neste tema é ridícula. 

A mesma imprensa que hoje é acusada de ser parte do problema é aquela a quem em alturas de sucesso se dão exclusivos. Já contaram quantos exclusivos tiveram Expresso, Record, SIC, A Bola ou até a RTP no último ano com jogadores ou treinadores do SLB?

Os tempos são outros. 

Hoje há quem não se importe de ganhar a qualquer custo e fingindo não ver quando aparecem coisas moralmente questionáveis.

Hoje a ligação do adepto, em grande parte dos casos, é com os resultados e não com o dia a dia do clube. Desde que ganhem, tudo pode ser feito.

Ora essa forma de olhar o SL Benfica nada tem a ver com benfiquismo, com os valores que fizeram do clube o maior de Portugal e um dos maiores do mundo.

O SL Benfica Glorioso é aquele que vimos em Abril de 1991, em que o FC Porto em tempos muito mais agressivos que os de hoje, até amoníaco colocou no balneário para intoxicar os jogadores do SL Benfica naquele dia decisivo.

O que fizeram jogadores, equipa técnica e dirigentes? Cuidaram de tudo num corredor. Não fugiram, não se esconderam, não se lamentaram nem disseram que eram perseguidos. 

Vestiram o manto sagrado e enfrentaram aquela corja nojenta. E venceram.

Não é com discursos a assobiar para o lado, com teorias de conspiração ou com "confiem" que se vai defender o SL Benfica de qualquer ataque que surja. 

Nem é a fingir que parte do que é relatado na primeira acusação de corrupção da história do Sport Lisboa e Benfica não existe.

Reafirmo que com o que é público, o SL Benfica tem tudo para, como clube, não sofrer sanções desportivas.

Mas os danos reputacionais, esses são irreversíveis.

Peçam união, peçam confiança, peçam apoio. Nós os benfiquistas estaremos sempre na primeira linha na defesa do clube. Mas não peçam para defender andrades, lagartos ou quem não respeita os valores do Sport Lisboa e Benfica.

P.S.: Aqueles que entram no Jamaica com mulheres, as abandonam e saem com um homem, o doutor da mula russa, o chibo da família e o cão raivoso anti que lavem a boca antes de se referirem a qualquer situação envolvendo o Sport Lisboa e Benfica.

Quem teve BdC, PPC, quem tem a claque culpada pelo episódio mais gravde de violência alguma vez ocorrido no mundo desportivo, quem teve votos saídos em sacos do lixo, quem teve um presidente a apelar à violência contra a imprensa, quem teve um presidente que disse "bardamerda para todos os que não são do Sporting" foi o vosso clube.

Quem quer ir para o Sporting para fazer negócios com os terrenos de Alcochete quem é?

Por isso vergonha é ser lagarto fanático, falso e cínico.

ESCÂNDALO: Ministério Público vai ter de ACUSAR o árbitro Manuel Oliveira e a FC Porto SAD de CORRUPÇÃO!

Avatar
 ●  190 comentários  ● 


Antes de chegarmos à situação de o Ministério Publico ter de investigar e ACUSAR o árbitro Manuel de Oliveira (AF Porto) e a FC Porto SAD de CORRUPÇÃO, importa referir que:

O Ministério Público constituiu a Benfica SAD como arguida, em Setembro de 2018, acusando-a de vantagens desportivas nas épocas 2016/2017 e 2017/2018 pelo facto de um oficial da justiça ter consultado processos no citius (portal do sistema de justiça) alegando violação do segredo de justiça, pessoa que era também "observador" da 1ª Liga (... em épocas anteriores às épocas 2016/2017 e 2017/2018). Esse foi um mero "pormenor" que "escapou" ao Ministério Público deste nosso grande país. Não se trata de um "observador", mas sim de um "Ex-Observador" da 1ª Liga. (recomendo a leitura do texto do António Sérgio sobre a brilhante conclusão do Ministério Público: Link - Medium)

O  Ministério Público constituiu a Benfica SAD como arguida, em Setembro de 2018, acusando-a de vantagens desportivas nas épocas 2016/2017 e 2017/2018, pelo facto de o oficial da justiça ter consultado informação fiscal e financeira de 9 árbitros. Ah, espera Correio da Manhã, afinal não são árbitros, são 9 "EX-Árbitros", quase todos ligados ao famoso Apito Dourado que beneficiou a FC Porto SAD. (link - notícia Sábado)

Ou seja a "tese" do Ministério Público deste nosso país à beira-mar plantado é a seguinte: "O Benfica recebeu vantagens desportivas nas épocas 2016/2017 e 2017/2018 oferecendo camisolas e bilhetes para os camarotes da Luz ... a troco da informação obtida sobre EX-Árbitros do Apito Dourado e de benefícios de um EX-Observador de árbitros que não exercia actividade na 1ª Liga desde 2016!"

É devido a estas ligações que o nosso "brilhante" Ministério Público considera que as camisolas e bilhetes serviram para obter benefícios desportivos ... através de uma pessoa que já não era Observador da Liga, à data dos factos, e que obteve informações sobre... Ex-Árbitros!


Agora voltamos ao árbitro Manuel Oliveira (AF Porto) e à FC Porto SAD:

É público e notório que o árbitro Manuel Oliveira (AF Porto) tem sido presença assídua nos Camarotes do Estádio do Dragão.

Por exemplo, nesta notícia de um jornal desportivo nacional, era notícia de destaque que o jogador Tello estava na bancada (em 2º plano) mas "esqueceram-se" de referir que em "1º plano" na bancada exclusiva do Estádio do Dragão estava o árbitro Manuel Oliveira.

Tello, que estava na bancada à beira do árbitro Manuel Oliveira, foi atleta do Porto de 2014 a 2016.

Manuel Oliveira (árbitro da AF Porto) de 2013 a 2018 já arbitrou o FC Porto por 13 vezes, com 9 vitórias do Porto, 3 empates e 1 derrota. (Link ZeroZero - Perfil do árbitro Manuel Oliveira nos Jogos do FC Porto)

Se o Benfica andou a obter benefícios desportivos por entregar bilhetes para o Estádio da Luz a um ex-observador de árbitros da 1ª Liga, e funcionário de um tribunal ... então o Ministério Público também irá considerar que o FC Porto obteve benefícios desportivos por entregar bilhetes para o Camarote do Estádio do Dragão a um árbitro no activo, Manuel Oliveira (AF Porto) que tem arbitrado vários jogos que resultaram em VITÓRIAS desportivas para o FC Porto.

E quanto ao Benfica, será que a actuação desse árbitro nos jogos do Benfica pode ter constituído um "benefício" para a Porto SAD dessa alegada CORRUPÇÃO DESPORTIVA???

Vamos analisar duas notícias de 22 de Agosto 2016 e de 27 de Dezembro de 2016 do "insuspeito" Jornal Record:






O árbitro Manuel Oliveira (AF Porto) recebeu bilhetes para os Camarotes Exclusivos do Estádio do Dragão e APÓS esse facto fez uma arbitragem tão má no empate "Benfica 1- Setúbal 1", da época 2016/2017 que na jornada seguinte foi para a "jarra" e nem sequer foi nomeado para nenhum jogo, por parte do Conselho de Arbitragem!

Perante estes factos irrefutáveis, que aliás são do domínio público há mais de 2 anos, espera-se que o Ministério Público ACUSE o árbitro Manuel Oliveira (AF Porto) e a FC Porto SAD de CORRUPÇÃO DESPORTIVA, tendo obtido vantagens desportivas "comprovadas" ... através da oferta de bilhetes para os camarotes do Estádio do Dragão ao árbitro em questão!

Afinal, foi essa a argumentação do Ministério Público no caso e-toupeira, que nem dizia respeito a um árbitro no activo... mas sim a um funcionário de um tribunal e ex-observador da 1ª Liga.

O Ministério Público, deste país à beira-mar plantado, escusa de agradecer a investigação do "NGB - Blog Geração Benfica", e agora apenas se espera a rápida constituição como ARGUIDOS do árbitro Manuel Oliveira (AF Porto) e da FC Porto SAD pelos alegados crimes de CORRUPÇÃO DESPORTIVA, em claro benefício desportivo para a FC Porto SAD como contrapartida de ingressos concedidos ao árbitro para o Estádio do Dragão!

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Reacção do presidente do SL Benfica

Avatar
 ●  131 comentários  ● 

...foi anunciada hoje para as 20h30m.

Espero que seja esclarecedora para todos os benfiquistas.

Espero que não seja novamente a teoria da cabala.

Espero que demonstre firmeza na defesa do SL Benfica.

P.S.: Entendo o post do Benfica Eagle mas discordo totalmente da politização desta situação.

E-Toupeira: A fantasia do Ministério Público e o irmão do Primeiro-Ministro!

Avatar
 ●  89 comentários  ● 



Vale a pena ver:

Porto: No pagamento de prostitutas a árbitros, no pagamento de viagens ao brasil, no pagamento no intervalo do estoril ... não se passa nada para o Ministério Público. 

Sporting: Nos depositos de pereira cristóvão a árbitros e no caso cash ball onde o corruptor admite ter comprado jogadores adversários do Sporting, a mando de um dirigente do Sporting ... não se passa nada para o Ministério Público. 

No Benfica, o Ministério Público fantasia com 2 camisolas e alguns bilhetes... e uns acessos ao citius (sistema informático da justiça), que alegadamente permitem corromper árbitros e falsear resultados desportivos. Ninguém entende a ligação... mas estamos sempre a aprender. 

Para finalizar ... Depois de Joana Amaral Dias ter afirmado que pretende que o Benfica seja "extinto", temos o irmão do Primeiro Ministro (António Costa), Ricardo Costa... director na SIC e no Expresso, a afirmar esta semana que "o Benfica vai arrepender-se"



Pode ser que em breve, se comece a falar da ligação de António Costa e do seu irmão, que está a liderar o ataque mediático ao Benfica.  Não é por acaso que nos últimos dias comecei a falar em "António Costa".

Nem cabala nem Segunda divisão.

Avatar
 ●  147 comentários  ● 

A acusação proferida ontem contra o SLB SAD foi, na minha opinião, o pior momento da história do SL Benfica.

Nunca na sua história o clube tinha sido acusado de corrupção. Passamos anos a olhar de alto para os andrades com a altivez de sermos do Glorioso, um clube que nunca tinha sido envolvido em episódios destes.

Agora isso acabou. Ver o nome do nosso clube envolvido nisto é repugnante.

O universo benfiquista divide-se neste momento em 2 grupos maioritários:

- Os que consideram isto tudo uma cabala anti-SL Benfica

- Os que consideram que o SL Benfica está condenado à partida

Pois eu não me revejo em qualquer desses grupos.

Vamos por partes. 

É uma cabala?

Não. No processo constam, como já é público, provas recolhidas mais que suficientes para comprovar a ligação entre o detido do processo e Paulo Gonçalves. 

Paulo Gonçalves que foi e pelos vistos ainda é o responsável jurídico da SAD do SL Benfica. Paulo Gonçalves que foi e pelos vistos ainda é o braço direito de Luis Filipe Vieira em todos os contratos que têm envolvido o SL Benfica, quer na compra ou venda de jogadores. 

Paulo Gonçalves é talvez, com Luis Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira, quem sabe mais sobre o SL Benfica dos últimos 10 anos. 

Acho que a teoria da cabala, tão utilizada por um dos maiores mentirosos que passou pela gestão deste país, deve ser colocada de parte.

Curiosamente, do SLB, ninguém fala em cabala quanto à única coisa em que se vê claramente um ataque directo ao SLB: a sentença do IPDJ. 
Bastou ver ontem na SICN o parvalhão do Baganha suar, gaguejar e justificar com um não-registo para comprovar isso.

Por outro lado, a choradeira que vamos para “a segunda” não faz qualquer sentido, por enquanto.

Um processo destes nunca se arrastará por anos nos tribunais, ao contrário do que se espera da Operação Marquês, por exemplo. Os portugueses, mesmo que lhes saia do bolso, não se manifestam por estes processos de “colarinho branco” andarem a pastar nas mesas dos juízes.

Mas quando toca ao futebol, todos os adeptos exigirão uma resolução rápida, em especial todos os benfiquistas que somos os primeiros interessados em que isto seja clarificado.

Como em qualquer outro processo, o SL Benfica tem que se defender, utilizar os meios legais ao seu alcance, evitar o ridículo da vitimização e encarar isto como a maior vitória que poderá conseguir na sua história: a inocência.

Mas era necessário isto ter chegado a este ponto? É do que falarei noutro post.

Num futebol podre, o E-Toupeira é o expoente do esquema corrupto!

Avatar
 ●  160 comentários  ● 
Se dúvidas houvesse, a acusação do eToupeira é claríssima: O objectivo é exactamente o que pede a Joana Amaral Dias na CMtv:


Há um expediente claro entre os poderes executivos para penalizar o SLBenfica. Qualquer pessoa minimante atenta percebe que o SLBenfica subiu a um patamar sem retorno para os seus rivais mais diretos e ou se assegura que o SLBenfica fica "preso" durante uns anos, com impacto drastico no futuro e nas receitas... ou serão os rivais a acabar extintos, porque simplesmente não conseguem títulos e "espaço mediático" que lhes permita fazer face às despesas.

Não vou aqui discutir se funcionários do SLBenfica prevaricaram ou não. O que interessa discutir é que num país onde se atacam e intimidam arbitros, se leva a cabo uma efetiva espionagem empresarial publicamente, onde há registos telefónicos de árbitros a serem corrompidos para adulterar jogos, etc etc etc... não há um único culpado.

Porém, parece que nos últimos dois anos o SLBenfica é o único bastião de atitudes incorretas no futebol português! Vimos os financiamentos ilícitos ao Estoril, vimos invasões ao centro de treinos dos árbitros, etc etc etc... e nada se passa.

Depois vemos uma instrução a conseguir deduzir uma acusação de viciação da verdade desportiva a partir de um crime de... violação do segredo de justiça. E como se o ridículo não bastasse, ainda pedem uma pena de três anos de suspensão do SLBenfica da actividade desportiva.

Repare-se no caricato da situação... todo o processo contra o SLBenfica é ferido de violação do segredo de justiça diariamente, mas aparentemente o SLBenfica é que é o culpado de tudo.

Nem me vou alongar nas PROVAS detalhadíssimas que há sobres os crimes de CORRUPÇÃO dos rivais do SLBenfica. São gritantes...

... porém parece que o Benfica afinal vence campeonatos porque viola o segredo de justiça, mesmo quando circulam por todo o lado provas que demonstram que são os adversários que estão a viciar resultados.

É gritante como alguém orquestrou um plano, suportado na PJ do Porto (que estranho! Ou talvez nao!) e Instrutores do MP que trabalhavam no Porto (que estranho! Ou talvez não) e que visa unicamente colocar o SLBenfica na mira da justiça para fragilizar patrocinios e todo o mecanismo de receitas.

ESTE PAÍS É UMA VERGONHA! Que Governo, que Justiça permite que juízes, instrutores e procuradores sejam orquestrados clubisticamente para penalizar seja quem clube for...?

HUMILHANTE SER PORTUGUÊS!

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Um dia triste para o Sport Lisboa e Benfica

Avatar
 ●  221 comentários  ● 

o abrigo do disposto no nº artº 86º, nº13, alínea b) do CPP informa-se que o MP requereu o julgamento em tribunal coletivo por factos apurados no âmbito do inquérito referente aos acessos ao sistema CITIUS, vulgo «e-toupeira». Foi proferido despacho final: de arquivamento parcial e de acusação.

A acusação foi deduzida contra quatro arguidos: dois funcionários judiciais (um deles observador de arbitragem), um colaborador de sociedade anónima desportiva e uma pessoa coletiva (sociedade anónima desportiva), pela prática dos crimes: - Corrupção passiva (e na pena acessória prevista no art.º 66.º, n.º 1, als. a), b) e c), do Código Penal; - Corrupção activa; - Oferta ou recebimento indevido de vantagem (e na pena acessória prevista no 4.º, do mesmo diploma - regime de responsabilidade penal por comportamentos suscetíveis de afetar a verdade, a lealdade e a correção da competição e do seu resultado na atividade desportiva); - Favorecimento pessoal; - Violação do segredo de justiça; - Violação de segredo por funcionário; - Peculato; - Acesso indevido; - Violação do dever de sigilo; - Falsidade informática.

No essencial ficou suficientemente indiciado que os arguidos com a qualidade de funcionários de justiça, pelo menos desde Março de 2017, acederam a processos-crime pendentes no DIAP de Lisboa e do Porto e em outros tribunais, transmitindo as informações relevantes ao arguido colaborador da SAD, fazendo-o de acordo com a solicitação do mesmo e em benefício da mesma sociedade.
Tais processos tinham por objeto investigações da área do futebol ou de pessoas relacionadas com este meio, ou de clubes adversários, seus administradores ou colaboradores.

Tais pesquisas foram efetuadas fraudulentamente com a utilização de credenciais de terceiros, sem o seu conhecimento ou consentimento, por forma a obterem acessos encobertos, não detetáveis. Tais informações foram obtidas ilicitamente tendo como contrapartida benefícios indevidos para os funcionários e vantagens ilícitas no interesse da respetiva SAD.

Tais condutas ocorreram designadamente, durante as épocas desportivas 2016/2017 e 2017/2018. Com estes comportamentos os arguidos puseram em risco a integridade do sistema informático da justiça, a probidade das funções públicas, os interesses da verdade e da lealdade desportiva e a integridade das investigações criminais. Um dos arguidos encontra-se em regime de prisão preventiva.

A investigação foi dirigida pelo MP da secção distrital do DIAP de Lisboa/sede (antiga 9ª secção) e coadjuvada pela UNCC da PJ.

"Aquela bela chapada"

Avatar
 ●  104 comentários  ● 

O artigo seguinte é da autoria de um benfiquista e que habitualmente partilha as suas ideias através de comentários nos vários posts. Obrigado por teres aceite o desafio, GG.


"Na época 2015/16, Rui Vitória entra no Benfica com uma herança pesada. 

Jorge Jesus tinha acabado de ser bicampeão nacional, tendo mais um campeonato, várias taças e duas finais europeias... sempre com investimentos fortes nos plantéis. 

Se alguém acha, que é mais fácil entrar numa equipa ganhadora, do que numa equipa perdedora, está redondamente enganado, ainda para mais, quando é pedido a Rui Vitória uma mudança de paradigma desportivo no clube. Havia que começar a apostar na formação e justificar o investimento forte no projecto Seixal

Mas atenção! Continuar a ganhar, desinvestindo. 
Paradigma de Rui Vitória ao chegar a uma equipa bicampeã... 

Impor o seu modelo, sistema táctico e ideias, ou absorver o que de bom herdava, ajustando com ideias próprias? 

A sua época de estreia foi complicadíssima na qual valeu quase tudo. 

Era uma época, em que o alvo mais frágil era ele próprio... pois o clube, os jogadores e a estrutura, eram ganhadores. O nojo verde sabendo disso, aparece na máxima força, coordenado e dirigido pela pessoa mais asquerosa da história do futebol português. 

O nosso treinador inicia a época com um discurso construtivo, respeitoso e cordial, sendo alvo de gozo permanentemente e repugnante, por parte do treinador que defendia as nossas cores no ano anterior. (Nunca nenhum benfiquista se poderá esquecer dos protagonistas) 
A imprensa essa, deliciava-se... 

Resultado! Rui Vitória ganhou! Ganhámos! 

Continuou a ganhar o campeonato nacional no ano seguinte, fazendo também uma tremenda liga dos campeões. Recebendo mesmo, rasgados elogios de um dos melhores treinadores do mundo. 

Para alguns artistas e para a imprensa, a valorização dos créditos do campeão Rui Vitória nesses dois anos, foram quase todos atribuídos ao antigo treinador. Tentaram mesmo, incutir-nos a ideia, de que é realmente possível isso acontecer... 

Para essa gente, afinal, Jorge Jesus não perdeu no Sporting. Treinando o Sporting, foi bicampeão no Benfica! Bravo! 

No plano desportivo, os planteis de Rui Vitória foram anualmente perdendo valor. 

Sem os investimentos de outrora, soube sempre encontrar soluções internas, lançando jogadores jovens, nunca levantando ondas para o exterior, mas dizendo sempre o que pensa internamente... onde realmente interessa discutir! 

Após ser bicampeão com Rui Vitória, as apostas no Benfica, são as mesmas soluções internas das épocas anteriores. 

Mas quem anda nisto há algum tempo, percebe e sabe, que nem sempre resulta. É impossível resultar sempre! 

A conclusão, foi uma época completamente falhada! 
Mas não é, por nem sempre resultar, que o projecto pode ou deve ser colocado em causa quando realmente se acredita nele

Acho piada ao facto de muitos acharem, que é fácil lançar jovens depois de os verem impor-se em campo. 

Os riscos são grandes, mas a coragem imensa de quem os lidera. 

Afinal de contas falamos do Benfica, onde se exige vitórias, exibições e acima de tudo títulos. 

Desde que Rui Vitória é treinador, vários foram os jovens que tiveram a porta aberta no plantel principal. Jogadores como, João Teixeira, Nuno Santos, Luka Jovic, Clésio, Ederson, Lindelof, Nelson Semedo, Yuri, Pedro Pereira, Kalaica, André Horta, Gonçalo Guedes, Zé Gomes, Varela, João Carvalho, Keaton Parks, Chrien, Diogo Gonçalves, Ruben Dias, João Felix, Gedson Fernandes, provam que vale a pena acreditar e trabalhar diariamente, sabendo que afinal, não é necessário nascer 10x para ter uma oportunidade, pois sabem que na equipa sénior existe alguém que olha para eles. 

Época 2018/19, o Benfica teve finalmente investimento visível no plantel de Rui Vitória. 

Mas com jogos complicadíssimos na fase inicial, o nosso treinador inteligentemente, opta por não mexer muito. Tenta manter um "11" que se conheça bem, pois sabe que numa fase inicial, é mais importante rotinas de equipa, do que propriamente a qualidade individual de quem integra o plantel. 

O começo de época era muito exigente e complicado mas foi muito bem conseguido e executado, sem abébias e facilitismos de calendários que só existem para alguns. 

Ganhámos e empatamos sendo que, fomos sempre superiores a todas as equipas que defrontamos. Praticamos bom futebol, com o nosso treinador a mexer bem, mudando jogos com substituições e alterações tácticas. 

Ainda assim, Rui Vitória, é alvo de críticas por adeptos, adversários e jornalistas, por não rodar a equipa e por mais um par de botas... Palmas para todos! 

Os mesmos demagogos que o criticam, ficaram espantados por Rui Vitória chegar à conferência de imprensa na Grécia, sério, sisudo e sem sorrir, enviar alguns recados. 

Tão espantados ficaram, que o criticaram logo de seguida pela postura... 

Não foi só na Grécia meus caros. Desde o inicio da época, que vejo um Rui Vitória diferente no discurso... e bem! 

O nosso treinador percebeu finalmente que o seu low profile, faz com que seja alvo fácil nas derrotas e nunca co-autor nas vitórias. 

Tem que puxar dos galões para si. 

Se assim não for, poucos são os que lhe darão valor num mundo jornalístico que gosta é de Sérgios, Jesus e Mourinhos lda. 

Gostam muito de todos os que de alguma forma, fazem capas com frases sacadas de discursos arrogantes, polémicos e pouco cordiais para com colegas de profissão, agentes, dirigentes e 
entidades... esses sim, são grandes técnicos.



Exemplos claros dessa imprensa, são os Malheiros das tv´s... 

Sempre que podem, aparecem apontando a Rui Vitória, a falta de qualidade nos processos por jogos menos conseguidos. Já nas vitórias, é o individualismo dos jogadores que faz a diferença. Uau! 

Já quando lhes é pedido análise a Sergio Conceição, Jorge Jesus, Peseiro, Abel, Luís Castro, Paulo Fonseca, Folha, Marco Silva e tantos mais, percebe-se a isenção, com treinadores que só falta a estátua. 

Opiniões de pessoas pagas para comentar, nunca para decidir, bravo! 

O que são processos e deficiência nos processos? 
Qual é a equipa, que não faz um "jogo menos conseguido", que não falhe nos processos? 

O FCP de Sérgio Conceição ontem ganhou. Que jogão fez, no que diz respeito a processos do seu treinador? 

E no jogo anterior com o Guimarães? E com o Belenenses? 
Nem uma palavra crítica dos experts ouvimos, nem ouviremos... Estranho? Não! 

Respeito todos os treinadores. 

Percebo que não é fácil incutir e executar ideias durante 90m. Percebo que existem vicissitudes... que existem momentos... que existem rotinas que se alteram com jogadores que saem... e um sem número de pormenores que levam equipas, a ter momentos diferentes ao longo de um jogo e de uma época... 

Já esta gente "expert", que é paga para comentar o trabalho dos outros, infelizmente é movida por interesses e opiniões parciais, desgastando imagens de uns e abrilhantando as de outros. 

Rui Vitória pode não ser o melhor treinador do mundo, mas é o nosso e merece respeito por todo o trabalho que tem feito. 

Respeito esse, que deve começar por nós benfiquistas e exigido por nós benfiquistas. 

Sei que vivemos um momento conturbado extra futebol, e de desconfiança de tudo e todos justificada... mas chegarmos ao cúmulo, de que quem defende ideias próprias, o clube, o treinador e aplaude a equipa em momentos menos bons, ser apelidado de avençado, benfiquista pimba ou pseudobenfiquista e ao invés quem crítica, ser isento nas ideias e benfiquista de coração... 

É só ridículo, pensem nisso! 
Se não nos unirmos à volta do que nos une, oportunidades não faltam, para embarcar no que nos separa. 

Rui Vitória enviou a toda esta gente, a primeira grande chapada de luva branca da época. 
Torço por outras que se seguirão... 

Saudações benfiquistas"

ranking