DE AVES ...
Começou ontem uma semana atípica ....
Tão atípica ... que vai acabar com um jogo da próxima jornada ... a ser disputado na quinta feira!
Mas normal, no que ao resultado diz respeito, no jogo com o Aves.
Agora ... Chaves, sem João Félix , por certo, e sem Grimaldo, quase certo!
Antes de ... Atenas, antes da Liga dos Campeões!
“MEUS SENHORES, ISTO É A CHAMPIONS”
Mas - a propósito de Liga dos Campeões - recupero, aqui, o título da 1.ª página do jornal Super Deporte (Valencia)
“Senhores, isto é a Champions, custou muito chegar até aqui e há que acreditar na vitória”!!!
De facto, ... isto é a Liga dos Campeões e tal como afirmava aquele jornal (antecipando o embate entre o Valência e a Juventus), tendo custado muito para aqui chegar, ... não se consegue perceber a atitude derrotista de uns quantos ... sobre as nossas hipóteses em cada ano que começa!
Com esta mentalidade de clube pequeno, na Europa do futebol, ... que nos vão incutindo, com a ajuda interessada da nossa comunicação social, em cada época que começa, já está tudo convencido que a Liga dos Campeões não é para nós ...
Ora, essa mentalidade (pequenina) não é, não pode ser a do Benfica ...
Das redes sociais recuperei um texto que reproduz bem a degradação da imagem do Benfica que nos vão fazendo crer ser irreversível!
E cito ... com algumas adaptações (se o autor me der autorização, direi o seu nome na próxima semana):
“Dói tanto, ao nosso lado, no estádio, ouvir dizer:
“Tem calma é o Bayern, hoje é para descontrair, não são do nosso campeonato"!
Não são do nosso campeonato?!
Não deviam ser ... mas por ser ao contrário.
Somos o Benfica!
Os nossos princípios e valores estão completamente trocados e esquecidos ...”
Como deixar de concluir - quando somos inundados de “boas razões” por ser normal perder com o Bayern - que ... isto não é o Benfica???
O GOLO DE RENATO SANCHES
Como se não bastassem questões polémicas para nos dividir ... eis que Renato Sanches jogou contra nós no Estádio da Luz!
E não se contentou em jogar ... marcou um golo! E - como seria expectável - pediu desculpa!
E com esses dois gestos - o de futebolista profissional ao fazer o que um jogador deveria fazer naquela altura ...marcar, ... e o de homem, que reconhecendo quem o ajudou tanto a subir e a ser o que é, não comemorando o golo - recebeu uma salva de palmas de meio estádio ... e pôs a comunidade benfiquista a discutir a razão de ser dessa ovação e se ela deveria ter acontecido!
Não querendo entrar pela provocação - também lida - de que ... “já temos Presidente do Benfica para daqui a 30 anos”, quem esteve bem?
Os que aplaudiram e, dessa forma, expressaram o seu agradecimento a alguém formado no Benfica e fundamental no 35.º campeonato dos 36 que temos?
Ou os que - também agradecidos por esses factos - gostam demais do Benfica para poderem bater palmas a quem nos marca um golo?
Confesso: eu nunca bati palmas a alguém que jogue ... contra o Benfica!
Mas ... eu sou eu!!!
VELUDOS E RELVADOS
Por cá - voltando ao nosso campeonato - nada muda!
Ou melhor mudou a atitude do Benfica, ... o que se saúda!
Longe vão os tempos em que ... “não devíamos falar dos outros” ... nem comentávamos nomeações!!!
Nada como as necessidades ... para “aguçar o engenho”!!!
Porque um clube como o Benfica não se pode agrilhoar a estratégias permanentes e muito menos a posições táticas imutáveis (o que, para além disso, é contraditório nos seus próprios termos).
O Benfica estranhou - e bem - a nomeação de Manuel Oliveira para o jogo de sábado, em Setúbal.
E tanto estranhou que ... acertou na estranheza ...
Por isso - depois do escândalo - o Benfica veio lamentar-se!
Lamentar-se da nomeação de ... “um árbitro que recebe convites para o camarote dos dragões”, ... lamentar-se do ... “regresso, em força, de Felipe (Vale-Tudo, pelo que parece), ... lamentar-se das faltas que todos vêm ... menos o árbitro, ... lamentar-se dos ... golos limpos que são anulados”!!!
Eis ... “a Liga Blue Velvet”
O mais engraçado?
A sem vergonha de quem - na comunicação social - tem como ponto único da agenda ... limpar tudo o que possa prejudicar a imagem do Porto!!!
Mas como se não bastasse o árbitro ou o VAR (a anular um golo) ... ainda lhes sobrou tempo para se queixarem do relvado!
Quem?
Sérgio Conceição, o mesmo que - tanto quanto me lembro - quando era treinador do Olhanense nunca se lembrou de criticar o estado do relvado quando o Benfica era visitante ... quando não só não cortavam a relva como a encharcavam antes ...
E quem não se importava com a falta de condições ... quem era?
MAILS COMPRADOS
Já agora (segundo os jornais) - e nem sei porque fiz esta associação de ideias, depois de falar do jogo do Porto - a Policia acredita que os mails [roubados ao Benfica] foram comprados por milhares de euros!!!
Que conclusão tão difícil de tirar ...
Então ... e se em vez de milhares, lá escrevêssemos milhões, seria mais fácil convencê-los de que isso é verdade???
UMA NOTA QUASE FINAL ... PARA FALAR DE UMA ASSEMBLEIA GERAL
Para acabar ... vai por aí uma excitação enorme com a Assembleia Geral do Benfica.
Uma reunião para discutir outras coisas que não processos que vão caindo em cima de nós ... às catadupas!
Temo tanto por aquilo que já veio a público como por aquilo tudo o que ainda possa vir a cair sobre nós!
Talvez - para ser franco - mais sobre o que possa vir do que sobre o que já veio!
Mas isso não me tira a lucidez sobre a necessidade imperiosa de não fragilização da nossa posição com quaisquer discussões públicas, legitimadas pelo “chapéu institucional” de uma Assembleia Geral para que se pede uma participação massiva, sem curar dos riscos que se poderão correr!
Discutir o que está a acontecer, com tantos processos em curso - em que tudo o que sabemos é muito pouco - é dar azo a um debate sobre pessoas sem saber o que fizeram, com a presunção, aliás, de nada de ilegal terem feito.
Se o tiverem feito - estou certo - serão eles os primeiros a apresentar s sua demissão!
Porque não quererão - tenho a certeza - prejudicar o Benfica!
Discutir, em público, culpas é o pior que podemos fazer!
Porque só fragilizaremos mais o Benfica ... sem salvar quem - se fosse esse o caso - não teria salvação possível!
Desde que não confundamos quem lá está ... com o Benfica e não condenemos ninguém que ainda seja inocente ... isso é o melhor que pudemos fazer pelo futuro do Benfica!
Tirando - tanto quanto pudermos - o Benfica do centro dessas discussões ... o que é bem diferente de podermos discutir os assuntos sempre que eles surjam na comunicação.
Então se não cairmos na tentação de combinarmos almoços depois de encontros fortuitos ... ainda com as mãos molhadas ... ao sair da casa de banho, num restaurante habitual ... tanto melhor!
E como para bom entendedor meia palavra basta ... tantas meias palavras ... deverão chegar!!
... A CHAVES!!!
Acabamos como começamos!
A falar da atipicidade de uma semana com um jogo a uma quinta!
Quinta feira!
Em Chaves para o Campeonato ... porque há Champions, na Grécia!
Contra o AEK, em Atenas ...
O que me fez lembrar uma frase de Epicuro, filósofo grego (tinha que ser ...), que viveu entre 341 e 270 ac:
“Almas sem grandeza tornam-se arrogantes com os sucessos e sentem-se humilhadas com os infortúnios”.
Há coisas que são eternas!
O Benfica ... no que aqui interessa ... uma delas!
No pressuposto de que essa eternidade só existirá se for europeia!!!
No futebol... como no resto!
Hehe. O Valencia é que está bem, acreditou que podia vencer e conseguiu... Ah, nao? Enttao, nao? Entao tambem levou na pá como nós e a jogar com mais um que o adversário. Nao percebi...
ResponderEliminarPois o língua tuga é fodida lol
EliminarSe o Basileia nos deu 5 e levou 7 do Young Boys...queres falar disso ò avençado Nunes? Tu queres é o Benfica à Vieira: entreposto industrial de jogadores e um embaraço na Europa.
EliminarNao respondo a anonimos. Ja a Tiagos, bem, tenho a mesma politica...
EliminarEmbaraço na europa é empatar com um penalti fantasma, foi assim que a imprensa europeia apelidou o empate do calor da noite.
EliminarO Nunes não tens não deus me livre
EliminarValência? E que tal LYON pigmeu, que foi buscar 2,7 milhões ao Cyti?
EliminarViriato não percas tempo com o funcionário do Sport Vieira & Friends.É pago para dizer o que escreve e atacar e ofender os Benfiquistas.
EliminarBati palmas ao Renato e voltaria a bater. No restante, de acordo com o seu texto em particular com a referência à Assembleia Geral. O Sérgio Conceição foi desmascarado com este seu texto.
ResponderEliminarSó não sei se foi um dos que bateu palmas ao Renato e saiu do estádio aos 80/85 mins sem no final BATER PALMAS À EQUIPA!
EliminarDavid Soares
Este é um ponto em comum que tenho com RGS. O pior que podem fazer ao Benfica é fazer crer que a Europa já não é para nós e que escusamos de pensar em ganhar. Também ninguém acreditava que ganhávamos em 1960 e 61 e que chegaríamos a mais 5 finais dos campeões europeus (infelizmente perdidas). Quem não sonha não alcança, quem não acredita não chega lá. A Europa é a nossa história e a nossa dimensão.
ResponderEliminarUma noite, na garagem do nosso Estádio, depois de uma derrota por 2-0 com o Barcelona de Guardiola, o LFV quase que gozava com a minha tristeza, visível, perguntando-me porque estava triste por termos perdido! Sim, o Benfica perdeu, mas o Celtic ganhou ao Barcelona e passou a fase de Grupos, enquanto nós ficámos pelo caminho ...!
É por isso que o Benfica de LFV tem sido o que tem sido na Europa, fazendo crer aos benfiquistas fracos de espírito que as coisas são assim. Tal qual como com as vendas dos nossos melhores jogadores todos os anos, uma inevitabilidade ...
Um fraco rei faz fracas as fortes gentes. Pena que estas já se tenham esquecido da força do Benfica e tenham deixado de acreditar!
Admitem que o Benfica se torne num Sporting car....? A Liga dos Campeões tem que ser um objectivo. Ganhar pode não dar mas fazer muito mais do que o Luis Filipe faz.
ResponderEliminarO Luís Filipe já não é jogador do Benfica. Informe-se melhor.
EliminarAcabou a jogar no Olhanense.
EliminarTem lá um belo negócio de frutas tropicais.
Não costumo comentar mas já me dá nojo ver que para os vieiristas tudo o que vá contra a linha de pensamento do presidente é para atacar. Vocês são adeptos de que clube?? Não querem ver o Benfica a brilhar em todas as competições ou para vocês brilhar contra os fracos da liga portuguesa é que é bom??
ResponderEliminarSim, brilhar contra Porto e Sporting na liga portuguesa é bom.
EliminarNem aí se brilha! Conta lá, de algumas épocas para cá as vezes que se lhe ganhou! A não ser, que este empate a um golo em casa com os lagartos, tenha sido um brilharete!
Eliminar.........temos de ser EXIGENTES, e como tal temos de apoiar quem quer um Benfica Ganhador, seja RGS ou outro que tenha as mesmas ideias................
ResponderEliminarAcho que o que RGS quis dizer é que temos que acreditar nós primeiro para que essa confiança exista também no clube.
ResponderEliminarÉ claro que o Bayern tem jogadores mais rápidos e inteligentes e por isso será sempre difícil, mas o que não devemos fazer é assumir que vamos perder só porque sim.
Meus amigos, é isto o melhor que há para ser candidato a presidente do Benfica?? Que tristeza...
ResponderEliminarcomparando com LFV, ter um candidato Benfiquista é MUITOOOOOOO!!!!!!!!!!!
EliminarEu até compreendo muito bem a tua tristeza, pois sairias imediatamente daí, e perderias o teu tacho, já que só ai estarás, enquanto Vieira for presidente. Seria pois uma tristeza para ti, mas será que o seria para outros?
EliminarPedro Soares o ordenado deve ser mesmo bom no Sport Vieira & Friends para fazeres e quereres tão mal ao Sport Lisboa e Benfica.
EliminarO que te fez o Glorioso para o odiares assim tanto?
"... com o Benfica e não condenemos ninguém que ainda seja inocente ... " what?
ResponderEliminar"Confesso: eu nunca bati palmas a alguém que jogue ... contra o Benfica!" algo com que até Cosme Damião ficaria orgulhoso... ou NÃO
“Almas sem grandeza tornam-se arrogantes com os sucessos e sentem-se humilhadas com os infortúnios”.
100% de acordo, aconselho a ler, reler e depois tentar entender o sentido da frase...
Valência vs Juventus
ResponderEliminar“Senhores, isto é a Champions, custou muito chegar até aqui e há que acreditar na vitória”!!!
Depois levam dois em casa em superioridade numérica desde os 29"
-----------------------
Interessante registar... os inconscientes são os que acham normal o Benfica não ganhar ao Bayern, quando o histórico nos diz que o Benfica nunca ganhou ao Bayern... mas desta pessoal... desta é que era obrigatório ganhar!
Uma coisa é querer e tudo fazer para ganhar, outra bem diferente, é achar que seria banal ganhar, quando nunca se ganhou.
Bater palmas ao Renato por pedir desculpa, é exactamente a mesma proporção como assobiar o James pela sua estupidez natural.
Aplaudir é um acto nobre, que engrandece a humildade e o respeito.
Os americanos nutrem um respeito desmesurado pelos "Founding Fathers", e não conhecendo Cosme Damião, pelas estorias que leio, e ouço é um gesto que o deixaria orgulhoso, se há algo que o caracterizava era o enorme desportivismo, humildade e respeito.
EliminarPois eu tbm bati palmas mas não levo mal quem não o faça e já agora quem é o James??? So Cultura saloia é que fala bem desse animal mas com tu gostas dos dragatos que estão bulir para o Benfica pouca o nada me admira... Por último o homem falo é falo bem o Benfica contra o Bayern entrou perder porque não faz mal e um grande??? What é nós somos o que??? Os maiores da tuga wow é assim que vamos viver o resto da vida??? É mesmo assim neste século temos tantos títulos que o Porto?? Eu não quero nem gosto o dia que me tirarem a TUSA de vencer viro a lagarto eles é que são os meias fodas não nós pá acorda o Benfica é enorme basta acreditar
EliminarNisto nao podiamos estar mais de acordo.
EliminarA discussao à volta do aplauso ao Renato é uma nao-discussao. Cada um exprime-se como bem entender e nao há que por o seu benfiquismo em causa por estes motivos.
Segundo este blog quem aplaudiu é dos novos benfiquistas mansos, e não de gema. Esquecem que uma época de futebol não é correr desalmadamente num jogo específico, preferem um Jesus que prepara os jogos com os grandes esquecendo que tem jogo na semana seguinte, faz um brilharete em Madrid, perde na mesma e depois tem a equipa rebentada para os jogos seguintes. E perde com os mija na escada. No grupo e se o SLB quiser passar os dois jogos com o Bayern não são para cometer loucuras. Temos é que obter bons resultados nos outros.
EliminarSe assim é aconselho que a equipa não se desloque à Baviera e percamos o jogo antecipadamente por falta de comparência. Esta e todas a vezes que joguemos contra eles, assim não desgastamos a equipa. Quer então você dizer que como nunca lhes ganhámos, estamos desobrigados de procurar ganhar a primeira vez! É nisto lacaios do Vieira que vocês metem nojo, é nisto que demonstram que não são BENFIQUISTAS, e é nisto que demonstram que são apenas mercenários, e que não têm qualquer paixão pelo BENFICA, e que a única coisa que vos interessa, é manterem o vosso tacho no clube, tacho esse que acabará, assim que Vieira sair da presidência da direcção!
EliminarCaro Alerta,
EliminarNão me alongando na apreciação do que diz, ressalto apenas que resume bem todos os seus comentários permanentes no Blog.
Pena, que exista ponderação no blog na aprovação/publicação de certos comentários, e que opiniões como a sua e Jotape´s da vida tenham sempre espaço.
------------------------
"Uma coisa é querer e tudo fazer para ganhar, outra bem diferente, é achar que seria banal ganhar, quando nunca se ganhou. "
Isto foi dito no meu comentário... agora leia outra vez o seu comentário e perceba a estupidez do que diz.
Como a TOTALIDADE dos Benfiquistas quero ganhar. Ganhar todos os jogos e em TODAS as competições. Claro que temos que ser realistas e perceber o nível de equipas como o Bayern, Barcelona, Real, City ... mas o Benfica e os Benfiquistas têm que partir para esses jogos com a vontade de os vencer. Para tanto é necessário uma direção que galvanize adeptos, treinador e jogadores; treinador competente na escolha tática, na escolha de jogadores e sua motivação; jogadores de qualidade. Á Direção reconheço o caminho efetuado na recuperação infra-estrutural, a dimensão económico-financeira; discordo das trapalhadas com a justiça, a incapacidade de influencia mediática e nos orgãos de poder do futebol. Discordo da política de venda e compra de jogadores por atacado, bons negócios para os empresários, em vez de construir uma equipa cada ano de maior qualidade com pequenos ajustes. Ao atual treinador reconheço-lhe a capacidade de integrar jovens, o discurso civilizado e pouco mais. Dos jogadores espero todos anos uma equipa melhor que a do ano anterior. Para tudo isto e muito mais, é preciso mudar. Mas mudar para melhor. Onde está um putativo candidato a Presidente que nos galvanize e nos faça acreditar que é possível. Lamento mas não é RGS (certamente um benfiquista como eu) que tem as competências para exercer tal cargo.
ResponderEliminarViva o Benfica, porra.
Varandas Fernandes
EliminarO Benfica está, quanto à componente desportiva, sportinguizado e fora das quatro linhas está portificado. ACORDEM!!!
ResponderEliminarJá internamente e ao nível da gestão está Benfiquizado
EliminarGG. Eu de inicio pensava que isto poderia ser algo de pensamento mágico de homem primitivo: se eu rezar a este totem, se eu rezar muito, a colheita vai ser abundante. Custava me perceber como poderia gente dos nossos tempos que é por nao se querer mesmo muito, que as coisas nao acontecem.
ResponderEliminarDepois percebi. Continuamos como civilizacao a sermos uns lorpas. Preferimos o vendilhao que nos diz que vamos fazer aeroportos e estradas e que isso nos levará à abundancia, enquanto quem coloca questoes sao os Velhos do Restelo.
Aliás, nem sei como se pode medir que um Valencia quis por tudo ganhar, e nós jogámos para perder por poucos...
Vendilhão? Estás a falar do Luis Filipe?
EliminarPedro, cada um sabe se a carapuça lhe serve... Para ficares na dúvida, é porque conheces outro.
EliminarMais do mesmo, é sempre o mesmo post, com mais ou menos aspas. Para almejarmos os 4s da Champions, temos de voltar a investir em jogadores de 10 milhões, com custos 0 só teremos cepos. Vejam os 3 avançados Castillo, Ferreira e Seferovic? Falta muita qualidade e capacidade física também.
ResponderEliminarSe eu visse sempre a mesma coisa, ou seja o mesmo paradigma no BENFICA, era capaz de também fazer sempre o mesmo post. Os posts são sempre os mesmos, os critícos, são sempre os mesmos, e os "faxineiros", ao serviço da direcção, são sempre os mesmos!
EliminarOnde é que as coisas teriam que mudar, para que em todos os outros as coisas mudassem também em todos os outros? Na direcção!
Alerta ignora os funcionários do Sport Vieira & Friends.Não lhes dê tempo de antena.Isso é o objetivo deles para não se falar das borradas do seu dono tentam desviar o assunto para parvoíces.Simplesmente ignora-os e deixa-os a falar sozinhos.
EliminarE sobre o que revelam os email disse NADA! Como se os email ROUBADOS dos Panamá Papers ou os emails ROUBADOS pelo Snowden nada valessem pelo facto de terem sido roubados. Mas não é assim : o acesso aos e-mails por métodos elegítimos tem que ser apurados e o autor castigado. Os eventuais crimes que os emails revelam... também.
ResponderEliminarQuais crimes? A piada é que tomam como certo tudo o que é divulgado, nem se dão ao trabalho de perceber que são divulgados parcialmente, pois nunca vem a resposta do Benfica, assim como nunca vem a resposta de volta, como o caso da cunha para dois delegados para um jogo que por coincidência ou não foram nomeados outros dois que não os indicados. Tenha vergonha pois pode ser que ainda se descobre quem os divulga pois não acredito que tenha sido o responsável pelo acesso ilegítimo. É demasiado certeira a divulgação, quer no conteúdo (só o que interessa a alguns) quer no momento (quando interessa a alguns) e ao autor do acesso pouco lhe importa quem beneficia.
Eliminaró meu ilustre anónimo, VAI LER O QUE ERC ESCREVEU SOBRE OS EMAISL CANTADOS PELO XOTA E DEPOIS VENS CA E ESCREVES O QUE LA LESTE, VAI AO DICIONARIO E LÊ O QUE UQER DIZER TRUNCADO, NAO TE ESQUEÇAS.
EliminarRiu benfiquista, e as mensagens que foram apanhadas e validadas por um juiz como prova no telemóvel do pg também estão truncadas?. Continuem na fase de negação como aconteceu com o negocio Roberto, com o negócio garay, com os vouchers. Depois já se sabe quais as próximas fases por que passam depois de não poder negar o óbvio
EliminarQuais crimes que os emails mostram? Olhe que a ERC não é da mesma opinião e não poupa nas palavras.
EliminarConclusões da ERC sobre os emails
105. O confronto entre as “versões” das mensagens em questão torna patente a leitura criteriosamente truncada e a interpretação descontextualizada que das mesmas foi feita por parte de Francisco José Marques e acriticamente aceite, reiterada e desenvolvida pelos demais intervenientes no programa “Universo Porto – da Bancada”.
106. De facto, são deliberadamente omitidas frases inteiras e segmentos de frases cujo teor admitiria – como admite – uma interpretação diferente e mesmo diametralmente oposta à artificiosamente criada por Francisco José Marques. Além disso, e ao longo da emissão identificada, é particularmente enfatizada a afirmação «hoje quem nos prejudicar sabe que é punido» como putativa evidência incontestada do “poder” que o SL Benfica teria adquirido nos “centros de decisão” do futebol português e inclusive como meio de suporte à ideia de que os árbitros x, y e z (objecto de referência e identificação expressas num outro email igualmente “revelado”) seriam «punidos» no caso de «não cumprirem».
107. Mais ainda: partindo de uma tão peculiar leitura e interpretação de tais excertos de mensagens (ou alegadas mensagens), Francisco José Marques e os seus demais colegas de programa permitem-se designadamente inferir a existência de «um esquema de corrupção para beneficiar o Benfica», em resultado de “dados irrefutáveis” que existiriam nesse sentido.
108. Exemplos como o ora referido autorizam a conclusão de que o programa “Universo Porto – da Bancada” constituiu59 um veículo privilegiado de devassa de comunicações (ou de supostas comunicações) privadas, cujo teor e sentido foi, ao menos em certos casos, deliberadamente distorcido, por forma a servir uma narrativa pré-concebida, traduzida num conjunto de afirmações, insinuações e acusações de enorme gravidade, e da qual se encontrava arredado qualquer propósito sério de informar (ou de salvaguarda de uma denominada “verdade desportiva”).
109. Com a agravante de uma tal narrativa se confortar na garantia antevista da sua replicação e amplificação acríticas por quase toda a comunicação social e pelas denominadas redes sociais. A consulta aleatória de uma qualquer edição impressa ou plataforma online demonstra-o à saciedade. E sendo manifesto o impacto público daí decorrente, desde a transmissão, em 6 de Junho de 2017, do primeiro dos programas objecto da presente queixa.
110. Inclusive, uma tal narrativa chegou em certas ocasiões a atingir contornos burlescos, servindo não já para denunciar alegados crimes mas apenas para tentar achincalhar as pessoas que surgem como intervenientes nas mensagens (ou supostas mensagens) “noticiadas”. Sendo essa claramente a hipótese relativa à correspondência que teria sido trocada entre o presidente da Queixosa e Armando Nhaga, a propósito da alegada contratação de serviços de bruxaria60.
111. Condutas como as referidas consubstanciam, pois, uma evidente, grave e reiterada violação do rigor informativo, enquanto princípio orientador da prática jornalística, e que designadamente pressupõe por parte do(s) respectivos(s) intérprete(s) uma posição de distanciamento, de neutralidade e de independência em relação aos acontecimentos ou temas que relatam.
112. É de igual modo patente a busca de sensacionalismo concretizada – num programa de cariz informativo – por via de uma prática folhetinesca assente na divulgação reiterada, parcial e seriada de documentação privada, acompanhada da promessa de “novas revelações”, e que, através de interpretação não neutra, introduz uma sua leitura interpretativa, junto dos telespectadores, susceptível de insinuação criminal62.
113. Conforme o observado pela autora da queixa (supra, §18), e se comprova do até aqui exposto, ocorre, pois, no caso em concreto, a inobservância de um assinalável espectro de deveres aplicáveis à prática jornalística (cf. artigo 14.o, n.o 1, alíneas a) e e), e n.o 2, alíneas c) e i), 2a parte, do Estatuto do Jornalista, e pontos 1, 2 e 4 do Código Deontológico do Jornalista).
Eliminar114. Inobservância essa susceptível de, no caso, acarretar evidente (e porventura irreparável) afectação do bom nome e reputação da Queixosa (e de terceiros), junto da comunidade desportiva em geral e dos adeptos e simpatizantes da instituição SL Benfica em particular, e, porventura, dos seus patrocinadores e outros parceiros institucionais. E sendo essa consequência que os ora Denunciados não poderiam razoavelmente deixar de antever. Quer em resultado da sua própria conduta, quer pelo potencial de descrédito inerente às imputações pelos mesmos produzidas.
Em particular, por via da declaração de que «o melhor está para vir», reiterada por Francisco José Marques no programa em causa (cf. a propósito doc. referido supra, §50) e mesmo secundada pelo próprio FC Porto clube, na edição de 20 de Julho de 2017 da sua newsletter “Dragão Diário” (cf. a propósito e p.ex. http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/fc-porto-volta-a-avisar-benfica-o-melhor-ainda-esta-para-vir- 187638).
Por outro lado, e apesar de essa não constituir uma preocupação directa do regulador, será ainda de referir a possibilidade, no caso vertente, de uma violação do segredo de justiça, atenta a conduta do serviço de programas “Porto Canal” posterior ao desencadear de investigação criminal pelo Ministério Público, e apesar da justificação apresentada por Francisco José Marques neste contexto, na edição de 27 de Junho de 2017 do programa “Universo Porto – da Bancada”: cf. doc. referido supra, §50.
115. Como se deixou apontado (supra, §§45 ss., e 69 ss.), os diversos intervenientes na produção e emissão do programa assumem aí diferentes papéis ou estatutos, o que não obsta a que sobre todos eles impenda algum tipo de responsabilidade pelos conteúdos aí veiculados.
116. Assim sucede, desde logo, e com maior acuidade ou evidência, com Júlio Magalhães e Tiago Girão, ambos jornalistas e a seu modo investidos de particulares incumbências no serviço de programas “Porto Canal” e, também, no programa identificado.
117. E assim sucede, ainda, ou por sua vez, com Francisco José Marques, pelas razões já explicitadas (supra, §72) e, bem ainda, com os também comentadores José Cruz e Pedro Bragança (supra, §45).
118. Todos estes intervenientes, repete-se, detêm uma quota de responsabilidade no modo como, no programa “Universo Porto – da Bancada”, foi em concreto veiculada a disseminação de correspondência (ou suposta correspondência) privada da Queixosa e dos seus dirigentes e colaboradores. E isto porque todos eles integram, de facto, e a seu modo, a especial relação de verdade e de confiança que liga os cidadãos e os meios de comunicação social em geral, e que legitima o entendimento segundo o qual «deveres análogos aos dos jornalistas vinculam todos os indivíduos profissionalmente ligados à imprensa e à radiodifusão, que de alguma forma intervenham no tratamento, manipulação ou ediçã̃o da informação ou de quaisquer outros conteúdos expressivos».
119. A responsabilidade informacional assacável a cada um destes intervenientes não será, ou não será sempre, coincidente com a responsabilidade ética e/ou jurídica que a cada caso possa caber a cada um deles em concreto.
120. Assim, e por mais sensatas, mirabolantes, assertivas ou contundentes que possam ser as declarações expressas por comentadores, estas vinculam apenas os próprios, sendo – ressalvadas hipóteses muito particulares – insindicáveis por parte da ERC. O que não obsta, contudo, que dessas mesmas declarações possa resultar alguma forma de responsabilização civil ou criminal, a apurar em sede diversa. Sendo esse, eventualmente, e por exemplo, o desfecho que poderá resultar das concretas acusações de prática de crimes de corrupção e de tráfico de influências atribuídas à Queixosa e/ou aos seus representantes por parte de Francisco José Marques, em especial.
Eliminar121. Por sua vez, as responsabilidades de Tiago Girão e de Júlio Magalhães situam-se num plano diferente. Consabidamente, a conduta destes, enquanto jornalistas, apenas pode ser apreciada pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (cf. artigo 18.o-A do respectivo Estatuto profissional), sem prejuízo de se realçar a notória e completa demissão das responsabilidades de Tiago Girão enquanto moderador no programa em exame, ao longo de sucessivas edições incidentes sobre a temática objecto da queixa.
122. Diversas são já, contudo, as responsabilidades de Júlio Magalhães enquanto titular da primeira – e da última – palavra relativamente à orientação e supervisão do conteúdo das emissões do serviço de programas “Porto Canal” (artigo 35.o, n.os 1 e 6, da Lei da Televisão).
123. Ocorrendo sublinhar ao operador Avenida dos Aliados, S.A., neste particular, e a propósito, a ética de antena a que se encontra adstrito (artigo 34.o, n.o 1, da Lei da Televisão), a par do dever de assegurar a difusão de uma informação que respeite o pluralismo, o rigor e a isenção (artigo 32.o, n.o 2, alínea b), do mesmo diploma legal), sem esquecer ainda que entre os fins da actividade televisiva se incluem o de contribuir para a informação do público e o de promover o exercício do direito de informar, de se informar e de ser informado, com rigor e independência (artigo 9.o, n.o 1, alíneas a) e b), do mesmo diploma legal).
124. Em face do exposto, e sem prejuízo da autonomia editorial naturalmente reconhecida ao operador Avenida dos Aliados – Sociedade de Comunicação, S.A., para levar a cabo a divulgação e discussão pública de conteúdos como os ora identificados num programa com a natureza, características e intervenientes como o “Universo Porto – da Bancada”, não pode, porém, e em contrapartida, razoavelmente reconhecer-se-lhe atributos de isenção, rigor e independência.
Muito bem Pulpus corruptus, vamos esperar que o RGS também consiga ler isto.
EliminarNão aplaudo renato no momento do golo e acho que ninguém o deveria ter feito. Sou do BENFICA e este é maior que qualquer jogador atual ou ex jogador do glorioso. Durante o jogo aplaudir um golo do adversa com 30 minutos para dar a volta e simplesmente estúpido. No final do jogo aí sim aplaudir quem merece e é humilde como o Renato foi.
ResponderEliminarConcordo 100%.
EliminarO Renato provou que está vivo e é mais um grande produto da nossa formação
ResponderEliminarMas agora já não joga no nosso clube e portanto não vou bater palmas a quem nos marca um golo
E para quando um post sobre a deliberação tomada pela ERC sobre a queixa apresentada pelo Benfica contra Avenida dos
ResponderEliminarAliados – Sociedade de Comunicação, S.A.,Júlio Magalhães e Tiago Girão ?
TEXTO DE LEITURA OBRIGATÓRIA
http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNzI1MC5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjMzOiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE4MTEyLWNvbnRqb3ItdHYiO30=/deliberacao-erc2018112-contjor-tv
Os Benfiquistas vão continuar a ser portizados e a não exigir a demissão desta direcção??
ResponderEliminarCosme Damião , Eusébio , Coluna e muitos mais tem vergonha deste Benfica com o nome manchado.
A maioria dos sócios vai fazer o papelão ridículo que fizeram os portistas no Apito Dourado?
Tem a palavra os Benfiquistas
Pensava que isto fosse um blog de Benfiquistas e não de infiltrados dragartos a debitar a cartilha do dono vieira.
ResponderEliminarPaulo Duarte, PNunes , Manita , Zé Diogo , Rui que não é Benfiquista , Pedro Soares 24h ao serviço do dono.
ó meu ilustre Águia de Ferro, UMA PESSOA TEM DE COLOCAR COMIDA NA MESA, POR ISSO NÃO CRITIQUES O MEU TRABALHO.NÃO TE ESQUEÇAS TODOS TEMOS DE TRABALHAR PARA TER COMIDA NA MESA.
EliminarEu admito sou cartilheiro de Vieira.É a minha profissão.Que mal é que isso tem?
EliminarLFV PRESIDENTE VITALÍCIO.OBRIGATÓRIO OS SÓCIOS PERMITIREM ISTO.
Oxalá que a tua comida não tenha salmonelas...
EliminarEu trabalhava nas obras mas com a crise fiquei desempregado. O sr. Vieira ofereceu-me o emprego de cartilheiro e eu aceitei. Tive um pequeno estágio de 9 meses com o Sr. Pedro Guerra e mais 3 meses com o dr. PG e cá estou eu. O que mais me custou foi decorar as sebentas do Sr Janela, o resto foi fácil. Sei que ainda não sou um Brás ou um calado mas eu chego lá.
EliminarManitas del Plata (pseudónimo de Fábio Rafael Ferreira Trindade Azevedo, mas eu não quero que se saiba)
Menino. Respeita se queres ser respeitado. Ninguém conseguiu rebater o que quer que fosse do que eu disse nos meus comentários.
EliminarComo deves ser um puto traquinas, nao sabes o que sao listas pidescas. O meu clube muito lutou pela Liberdade, e hoje está pejado de adeptos que nao fazem justiça à sua herança. Discutir ideias é uma coisa, projectar nos outros uma mentalidade pequena e de favorzinhos, dói-me no amago. Uma tristeza pegada...
Caro RGS,
ResponderEliminarComo é possível tão pouco sumo de tanta parra e algumas uvas!
1- O que é Lógico
Falar do jogo contra o Aves e contra o Bayern
Falar da vergonha que foi a arbitragem no Bonfim
Falar da campanha contra o Benfica
2 - O que foi Oportuno
Falar da hipocrisia de Sérgio Conceição
Falar da importância dos próximos jogos
3 - O que é lamentável
Falar do jogo Benfica Bayern para denegrir a imagem do treinador e principalmente rebaixar a atual estrutura
Falar dos e-mails para desacreditar o Benfica, como se os nossos adversários não fizessem isso de forma consecutiva
Criticar que aplaudiu Renato Sanches ( só para sua memória os pacóvios da Juventus aplaudiram CR7 de pé depois de lhes marcar um grande golo!)
Falar de uma mentalidade perdedora do Benfica e dos benfiquistas. Só mesmo Vossa Excia para se lembrar sisso!
4 - O inaceitável
Fazer constantemente o jogo dos nossos adversário criticando, e, mais que isso insinuando sobre assuntos de natureza ética e legal.
Por isso caro RGS o senhor jamais merecerá o meu aplauso.
Um conselho para si:
- Não se iluda com as palmadinhas nas costas dadas pelos Josés Guilhermes Aguiares ou Paulos Andrades da vida, pois de si sempre se riram e agora, em surdina, hão-de se rir mais!
- Não se iluda porque os benfiquistas ( ou a sua grande maioria) não comem gelados com a testa e por isso o seu discurso soa-lhes a falso.
Não sei o que quer o Cartilheiro Rui Benfiquista das22.19, até no pormenor de escrever igual a comentário anterior ao meu..
ResponderEliminarEu não sou cartilheiro...não dependo de comer de ninguém, tenho o meu próprio emprego e sigo o que a minha cabeça comanda.
Cumps.
Não tem mal nenhum ganhar a vida, honestamente, a defender "a nossa dama". Que melhor forma há de defender o nosso clube que ser um soldado deste grande exército? Repetir a mesma mensagem, estruturada a partir de cima, a que se vulgarizado chamar "cartilha" é uma garantia de coerência e força. A mesma mensagem repetida a mil vozes faz lei independentemente de ser ou não corroborada pelos factos. Ou seja, mil vozes fazem os factos, sendo irrelevante que eles tenham ou não acontecido. Isso é a cartilha. É nisso que os "cartilheiros" são bons e úteis. Agora mais que nunca. Por exemplo, agora todo o país sabe que o Paulo Gonçalves é muito religioso e que tem nas missas que celebramos, os padres que ordenamos e que para que tudo corra bem só temos que saber cantar e rezar.
EliminarBrax.
Se nao podemos sequer pensar em ganhar ao bayern nao sera melhor nao ir a alemanha?sempre se poupava uns trocos...nAO foi este SLBenfica que o meu falecido pai me ensinou a amar.
ResponderEliminarOs representantes do sporting fazem gala em ignorar o caso paul cristovão desvalorizando-o ao mesmo tempo que atacam o Benfica com o cas paul gonçalves. O irritante é que ninguém , nem ornalistas nem portistas nem benfiquistas os contradizem. NÃO. O caso PPC não é só o dinheiro na conta do arbitro. É também a corrupção activa (vulgo suborno) de funcionários do fisco Para obter informação confidencial ( a mesma de que paulo gonçalves é acusado) de 150 árbitros. A diferença em relação a palo gonçalves não é só o número de arbotros, 9 no caso de pg e 150 no caso de ppc, mas o facto de os aritros de pg não estarem no activo e serem aritros hostis ao benfica ( arbotros do apito dourado e pagos pelo porto canal ou funcionarios do sporting ) enquanto que a maioria se não a totalodade dos 150 do ppc são árbitros no activo.
ResponderEliminarOutra diferença: o pg por enquant é só acusado, não se defendeu ainda. O PPC foi condenado.
É pena que o Gomes da silva nunca recorde isto ao excitado e petulante elemento do sporting que continua a dizer-se a favor da etica quando tem isto e o cash ball em cima dos ombros. Alguém lembre o Gomes da silva destes factos relevantes irra!!
É como dizes e não dizes tudo: hoje sabemos pelo Calado, pelo Figueiredo e pelo Ventura que o Paulo Gonçalves é um homem muito religioso, de muita fé e temente a Deus, Nosso Senhor e Nosso Pai. Será que alguém se atreve a pensar que uma pessoa dessas, imbuído nos princípios e nos ensinamentos da Santa Madre Igreja se atreveria a actuar como um qualquer meliante corrupto?
EliminarAssin. José m.
Vou pegar no tópico Renato Sanches. Insultei todos aqueles que aplaudiram. Peço desculpa à senhora que estava ao meu lado por tantos impropérios que disse contra outros ditos "benfiquistas". Ninguém está acima do Benfica! O Benfica tinha acabado de sofrer um golo que se sentia ser determinante para o resultado final do jogo. Isso não interessa???? Já achavam que não havia hipóteses de ganhar? Não compreendo as palmas. O Renato foi um funcionário do clube. Nada mais!!!!!!! Amanhã se o Benfica oferecer 1 milhão e o Sporting 2 milhões o Renato fará aquilo que todos fazem. Fui vacinado com 14 anos. A vacina tinha como rótulo Paulo Sousa. O Benfica acima de tudo e de todos!!!!
ResponderEliminarAss: Tarwin
A propósito da campanha europeia do Benfica e dos jogos com o Porto na era Rui Vitoria, infelizmente tenho de concordar com Miguel Sousa Tavares: o Benfica é forte com os fracos e fraco com os fortes.
ResponderEliminar