PS- Hoje foi o Guedes! Já percebi porque o telemóvel do Mendes esteve impedido no último dia do mercado! O homem estava a tentar ligar para o Estádio da Luz com as propostas dos 10M pelo Luisão e de 20M pelo Guedes...
sábado, 5 de setembro de 2015
Domingo, dia de "fait divers"

PS- Hoje foi o Guedes! Já percebi porque o telemóvel do Mendes esteve impedido no último dia do mercado! O homem estava a tentar ligar para o Estádio da Luz com as propostas dos 10M pelo Luisão e de 20M pelo Guedes...
sexta-feira, 4 de setembro de 2015
Obrigado presidente Vieira!

Fico muito satisfeito que o presidente Luis Filipe Vieira tenha recusado a venda de Luisão.
E que Luisão tenha também aceite ficar mais tempo no Benfica por amor ao clube.
O nosso capitão nunca forçou a saída do clube desde cá está e nem procurou renegociar o seu contrato para ganhar mais dinheiro em quase todas as temporadas. É natural que perante esta chance de ir para o campeonato rico do mundo tenha recusado, pois sabemos que o capitão não liga a dinheiro.
Também o nosso presidente é um exemplo a seguirmos.
Recusou 10M por Luisão (as más línguas dizem que eram só 5M), mas sabemos que o valor poderia chegar aos 20M se Luisão cumprisse 2 anos de contrato no Chelsea e marcasse 30 golos.
O nosso presidente só vendeu Lima pelos 7M e Garay pelos 2.4M porque esses jogadores são uns ingratos.
Não esquecemos os transparentes 15M por jogadores que apesar de não serem utilizados estava-se mesmo a ver que seriam dinheiro em caixa, nem o imenso saldo positivo dos negócios com esse clube amigo que é o Atlético Madrid!
Certamente que dos jornalistas que fizeram ontem eco dos maravilhosos feitos do nosso presidente, nenhum deles frequenta os camarotes da ex-Controlinveste ou da Gestifute. Não são gente de apreciar croquetes ou presunto.
Nem estão na lista de contactos desse grande, enorme, gigantesco, peso-pesado benfiquista que é Pedro Guerra (Fernando Santos na versão espectador, Jacinto L.C. Rego na versão CDS).
São jornalistas preocupados em fazer justiça às capacidades de gestão do nosso presidente. Bem merecido!
Os mesmos que nunca esquecem de referir que Luis Filipe Vieira não falha uma conferência de imprensa de Rui Vitória após o jogo, num apoio brutal ao novo treinador e que motiva todos os adeptos, mesmo sem palavras ou discursos lidos.
Obrigado presidente por tudo o que faz pelo nosso clube! É um orgulho!
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
Esta notícia não teve grande destaque, mas é relevante.

"O Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas não deu razão à Doyen Sports numa queixa apresentada pela empresa contra a FIFA, a UEFA e a federação belga pelo fim da partilha de passes com terceiros, vulgarmente designada por fundos.
De acordo com a informação veiculada pela imprensa belga, a Doyen Sports perdeu o caso na Bélgica porque o juiz do Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas considerou que, "não foi provada violação das leis da União Europeia".
Recorde-se que a queixa apresentada pela Doyen Sports, empresa liderada pelo português Nélio Lucas, e peloSeraing United, clube da 2.ª divisão belga, tinha como propósito demonstrar que havia uma violação das leis da União Europeia ao proibir-se a partilha de passes com terceiros.
A decisão do Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas poderá agora influenciar e prejudicar os processos semelhantes movidos pelas ligas portuguesa e espanhola na Comissão Europeia." - Sapo Desporto a 25/07/2015.
O roubo descrito por Pedro Guerra.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015
A Doyen é amiga.

"A SAD do Benfica chegou a acordo com a Doyen para o adiamento do pagamento de 6 milhões de euros por 50 por cento do passe de Ola John, noticia A BOLA esta quarta-feira.
Os encarnados estavam obrigados a liquidar aquele montante até ao fim de agosto, no âmbito do financiamento daquele grupo de investimento à contratação do extremo holandês ao Twente, em 2012.
O jogador, entretanto, foi emprestado ao Reading, clube do Championship (segunda Divisão de Inglaterra) que poderá exercer a opção de compra no final da época, por cerca de 6 milhões de euros.
A SAD encaixou 700 mil euros com o empréstimo." - A Bola.
Vale a pena relembrar um post de 12 de Setembro de 2012 do nosso companheiro de blogue Vermelhusco.
Mais cedo ou mais tarde os negócios obscuros ficam esclarecidos. Sempre com prejuízo para o Benfica.
terça-feira, 1 de setembro de 2015
Um plantel curto demais.

O fecho do mercado deixou evidente a inabilidade da “estrutura” em dotar o plantel de soluções para enfrentar uma época longa e exigente.
Acho curioso, agora que o mercado fechou, ler alguns comentários a dizerem que o plantel é igual ou mais forte que o do ano passado. E que o do ano passado foi bicampeão portanto a coisa este ano tem que ser também assim…porque sim! Conversa igual à de Luis Filipe Vieira na entrevista ao jornal Record. Coincidências!
Curioso é esquecerem que a equipa perdeu 3 titulares. Lima, Maxi e Salvio.
Também, e repetirei isto as vezes que forem precisas, que o plantel curto chegou para o bicampeonato porque não tivemos em 2015 jogos das competições europeias e da Taça de Portugal. Isto juntando ao facto de que o basco é um treinador estúpido.
Eliseu não é um bom defesa esquerdo, pelo menos para o Benfica. Pizzi não é o criador de jogo que tanto precisamos. Luisão com quase 35 anos não é o mesmo que ter um defesa central experiente com 27/28 anos.
O facto de nem sequer termos opções de qualidade para a equipa titular demonstra o quão insuficiente é este plantel. Falar, por exemplo, em Sílvio(lesionado crónico) como opção é ridículo.
Eu sei onde a “entourage” quer chegar. O importante é passar a mensagem de que o plantel chega para que, se as coisas correrem mal, ser Rui Vitória a pagar as favas.
Mas não. Luis Filipe Vieira é o verdadeiro responsável pelas decisões e pela inabilidade em contratar.
Durante anos pedimos no NGB que os gastos fossem mais equilibrados e contidos, mas em jogadores de maior qualidade, suprindo as restantes necessidades com jogadores da casa.
Luis Filipe Vieira faz o contrário. Ignora as necessidades do plantel, contrata jogadores inúteis e não pára de contratar para a verdadeira prioridade do clube: a equipa B.
Daí que, para um clube que anda a vender tudo o que mexe desde o início da temporada de 2014/2015, as contratações que têm sido realizadas nos últimos anos pelo presidente dificilmente são compreensíveis numa perspectiva de boa gestão financeira dos recursos.
Ora vejamos:
César, Gianni Rodriguez, Marçal, Fariña, Mukhtar, Ould- Chikh, Juan San Martín, Djaló, Jonathan Rodriguez, Benito, Lystsov, Candeias, Alvarez, Dawidowicz, Luisinho, Funes Mori, Oliver Sarkic, Friensenbichler, Huang Wei, Rojas, Carole, Ascues, Witi ou Correa Cañiza.
Juntando Derley, Bebé, Cortez, Emerson ou Michel, chegamos a uma aritmética curiosa: se cada um tivesse custado cerca de 1M de euros, tínhamos só aqui 29M de euros. Como a grande maioria custou mais que um milhão e se juntarmos aos valores de aquisição os vencimentos e comissões, este valor facilmente dobrará.
Isto sem falar nos negócios ruinosos com o Atlético Madrid, que nos vende tudo inflacionado(Raúl Jimenez – 9M por 50%) mas que depois faz manguitos sucessivos como foi no caso Siqueira.
O treinador do Benfica tem um desafio enorme pela frente.
O primeiro é assumir as suas escolhas e estratégia. Sem medos.
Depois, terá de lutar contra a imagem de mole com que o pretendem conotar. Não precisa de ser um azeiteiro como o anterior (nem queremos!!), mas tem que ter mais cautela com algumas situações, em especial na interacção durante os jogos com o seu adjunto.
Ser mais firme no discurso e não cair nos lugares comuns do “queremos o tri” e outras conversas vazias.
Defendi a contratação de Marco Silva desde 2013 e pela sua prestação no Sporting sei que poderia ter feito bem melhor no Benfica.
Mas a partir que Rui Vitória foi o escolhido por Luis Filipe Vieira desejo-lhe o melhor.
Felizmente na Luz o público não tem quase nenhum chorão na bancada e apesar dos jogos difíceis tem sido inexcedível no apoio.
Saiu-te a fava, Rui Vitória. Que obrigues alguém a engolir a dita.
Corta, Bruno carvalho! Corta tudo e escreve de novo!

Sem desculpas para o insucesso que não anunciam mas que prevêem

Reforços para a equipa principal? A equipa B é que conta!

Pois é.
Contratar para cobrir as lacunas do plantel principal, nada.
A equipa B, a plataforma das comissões para todos os parasitas que vivem do Benfica, é que mereceu atenção.
E agora? Esperam milagres? Eu não.
Vieira ao seu nível. O da incompetência. Resta saber se propositada ou não.
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
Jesus pode sair do Sporting nos próximos dias...

Último dia, última chance.

Último dia de mercado, última possibilidade de se suprir algumas insuficiências do plantel.
O jogo de sábado mais uma vez demonstrou que este plantel está longe de ter os argumentos necessários para uma época inteira de grandes competições.
A não ser que o gestor e decisor do futebol do Benfica, Luis Filipe Vieira, queira desde já entregar o campeonato aos adversários, fazer a mesma figura triste da temporada passada na Champions e contentar-se, talvez, com uma Taça da Liga, é vital que se reforcem algumas posições claramente sem qualidade. Pelo menos qualidade para um clube como o Benfica.
Os argumentos financeiros não podem ser desculpa para a incompetência demonstrada até agora na falta de reforços. Quem gasta 9M em 50% do passe de Raúl está à vontade para gastar em mais reforços NECESSÁRIOS para o plantel.
De todos os que chegaram, apenas Mitroglou tem servido.
De resto, os jogadores contratados têm sido zeros à esquerda ou intervenientes em negócios pouco explicados ao povo benfiquista.
Os primeiros jogos da temporada têm demonstrado que Pizzi não serve para criador de jogo nem para ser titular. Talvez para jogador de banco. Nada mais que isso. Eliseu continua a ser um defesa incompetente e que desestabiliza o equilíbrio do resto da defesa.
Luisão não vai para novo e está a ter um início de temporada muito fraco, com erros atrás de erros. Porque não se foi ainda buscar um central dominador para suceder ao brasileiro?
Depois os extremos. Gaitan tenta servir para tudo, mas não dá. Vítor Andrade está em crescimento e por isso não será ainda uma solução imediata para todos os fogos.
Na frente, o grego está a afinar as posições com Jonas e veremos se Raúl será uma alternativa.
Ou seja, demasiadas fragilidades e insuficiências para esta altura da temporada, quando os adversários já trabalham com um plantel estabilizado há semanas.
Daí que, apesar de algumas falhas que Rui Vitória tem evidenciado nos seus primeiros jogos a doer, não se pode negar que tem trabalhado com menos qualidade ao dispôr que os adversários e que têm-lhe pedido que faça muitas omoletes com poucos ovos.
Não esqueço que nos últimos 2 anos, em que fomos campeões, a equipa andou sempre até Janeiro a jogar um futebol fraco e com resultados tangenciais. Aí não houveram esquisitos, apesar dos 3 anos anteriores em que tínhamos assistido a mais um Tri do FCP.
Também não vi esquisitos quando a equipa na temporada passada, em Dezembro, já estava fora das competições europeias e da Taça de Portugal.
Tanto Rui Vitória como o plantel têm margem para melhorar. O treinador precisa de aprender rapidamente o que é treinar um clube como o Benfica, e Luis Filipe Vieira tem até à meia noite para provar que vai cumprir a palavra de dar as mesmas condições a Rui Vitória que deu ao anterior.
Nenhuma formação triunfa se não puder crescer ao lado de jogadores de qualidade. Foi isso que sempre defendemos no NGB.