O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Estrutura: O Rei vai Nu!

. 51 comentários


Há quem diga que para o verdadeiro benfiquista não há meio termo: Ou estamos tremendamente entusiasmados e vamos ganhar a Champions, ou estamos em depressão forte e até se instala o receio de nem dar para ficar a meio da tabela. Simplesmente não há meio termo.

Por isso há algumas pessoas que insistem em elogiar as coisas que são bem feitas e criticar as coisas que são mal feitas que acabam sendo confundidos com cata-ventos, ouvindo frequentemente que mudamos de opinião ou que antes apoiávamos mas agora já admitimos que está mal ou vice versa...

Enfim, a esses, como muitas vezes refiro o que recomendo é que parem de ler aqui neste ponto porque para os parágrafos seguintes é preciso mais do que desonestidade intelectual para os entender.

Reservo também uma palavra aos vários leitores da sombra de "jihadistas sociais" e aos profissionais de comunicação do Sporting (especialmente, por serem mais e mais inexperientes) e para os do FCPorto: Vejam se entendem: Nós sabemos quem são, nós já apanhámos a maior parte dos vossos IPs e sabemos quem escreve, mesmo quando clicam no "Anónimo". Acham mesmo que vale a pena?

Feitas as ressalvas iniciais, vamos lá para uma crítica a um factor do SLBenfica que já aqui várias vezes elogiei e até defendi perante aqueles a que ela se referem de forma jocosa: A Estrutura que compõe o futebol do SLBenfica.

Já aqui tenho referido alguns tópicos onde aponto claramente à dita Estrutura pelo falhanço que se está a verificar em Rui Vitória:




Mas há aqui um ponto que ainda não dei especial atenção e que, apesar de todos os erros e faltas de inteligência expostos nos tópicos anteriores, poderia ter sido acautelado e, não tendo sido, não só reforça o que escrevi nos tópicos referidos (especialmente no do Pecado Capital), mas demonstra uma tremenda incompetência: O Processo de Transição.

No tópico O Pecado Capital da Estrutura do Benfica... penso que ficou claro que, na minha opinião, quiseram "atirar fora Jesus" não pelo que ele fazia, mas porque queriam ser eles a fazê-lo, queriam ser eles a ter o poder. Foi uma questão de poder, nada mais.

Porém a melhor forma de assegurar que esse poder seria duradouro seria preparando bem essa transição, mas ao invés, qual Manchester United, simplesmente se "mandou aos lobos" um treinador de equipa pequena e esperou-se que ele fosse engulido pelas regras e pelo poder... e ainda ter resultados.

O Manchester United viu isso com o Moyes e, pelos vistos não compreendeu e Van Gaal está a sentir as mesmas dificildades que Moyes teve de quebrar um ciclo de 27 anos. Nesta situação, quase podemos dizer que ter 6, 10 ou 27 anos... acima de 5 anos no clube já é sempre a mesma dimensão, pelo que as sucessões de Jesus e Ferguson podem efectivamente ser equiparadas.

Ora, talvez por serem duas situações de longevidade ímpares no futebol europeu de topo... foram duas situações imensamente mal conduzidas e com péssimos resultados desportivos.

E porquê? Simplesmente porque se procurou rapidamente direccionar o "Poder" e se esqueceu o "Saber". Não houve, em nenhum dos dois casos, uma preocupação de tornar a vida mais fácil a quem vem.

Sabendo que vinham de realidades diferentes (e mais pequenas), Vitória e Moyes deveriam ter tido o dobro do cuidado por parte das suas estruturas, o dobro da atenção. Deveriam ter assegurado aos treinadores um processo de transição controlado nas diferentes dimensões externas e internas.

Pelo contrário, ambos foram confrontados com o "Poder" que fora desde logo tomado, restanto-lhes a menor autonomia possível e, o pior, foram confrontados com o interesse do clube dar continuidade ao passado, ignorando a propriedade intelectual de quem chega.

Em resumo, alguém acredito que os novos treinadores poderiam trabalhar como os anteriores e obter os mesmos resultados. Ora, como eu aqui escrevi ontem, ninguém é Ferguson nem Jesus... como ninguém nunca será no Guimarães ou no Everton o Vitória ou Moyes.

Enquanto o SLBenfica se mantiver com a sua estrutura focada no "Poder", e ontem penso que fui claro a identificar quem rapidamente, na minha opinião, quis ocupar o espaço de poder de Jesus, ignorando que o "Saber" não se impõe e não dá continuidade ao que já não existe e não procurando desenvolver um novo ciclo de conhecimento, de trabalho e de colaboração... simplesmente não vai funcionar seja como Rui Vitória, Vitor Pereira, Marco Silva ou qualquer outro treinador-fetiche que muitos de vocês falam por aí.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

51 comentários

  1. Tambem podes comparar o benfica com a juventos. Foram eliminados por nós nas meias no reinado do conte... no ano passado o Maximiliano quase ganhou tudo! Porquê que o Vitória não tem essa capacidade? Por enquanto só fez bosta!

    ResponderEliminar
  2. Sou leitor assíduo do blogue , espero que o caro não se incomode com a minha presença , eu que também sou escritor num blogue acho prestigiante ter rivais a comentar , se algum dia entender que não devo comentar aqui , estará no seu direito.

    Em relação ao seu texto , não me posso esquecer que ajudou na campanha "a super estrutura".

    As infraestruturas que o Benfica tem , o Sporting e o Porto também teem , os técnicos , a inteligência e a competência idem.

    O poder das estruturas difere no graveto que teem disponível e nas influências como os centros de decisão , empresários ou a comunicação social.

    Depois a essas estruturas cabe-lhes gerir o graveto , e tentar comprar os melhores jogadores e os melhores treinadores.

    Deixe-me dar um exemplo , por exemplo o scouting... hoje em dia os clubes teem um ou outro olheiro internacional , porque os scoutings internos pouco ou nada influenciam as contratações mas sim os empresários que apresentam carteiras de jogadores como se fosse um cardápio e apartir daí os scouting fazem a recolha de dados de x ou y antes de contratar , sendo que esses empresários teem o seu próprio scouting.

    Os scoutings dos clubes resumem-se a zonas nacionais , o Benfica que hoje se diz que tem melhor scouting que o Sporting por ter os melhores jogadores da formação , isso é falso , os jogadores que o Benfica tem referenciados o Sporting também os tem , sendo os dois clubes da zona Sul e como falamos de miúdos , a maior parte dos miúdos é da zona Sul , como se come no mesmo prato , ganha quem tem mais dinheiro para pagar por esses mesmos.

    Dou só a nota que trabalha no Scouting do SCP o Aurélio Pereira...

    Andou-se aqui e na propaganda a criar-se uma ideia de super competência no Benfica e o Sporting era um clube de bairro.

    Como viu o massagista , o roupeiro , o cozinheiro , o tipo que leva os miúdos dos jogadores a casa , não foram capazes de ganhar a supertaça do Sporting nem virar uma desvantagem de 90 minutos contra o Arouca.

    Mas agora confesso que se existe alguém da estrutura do Benfica que eu gostaria de ter , é o treinador de guarda redes que é um dos melhores do mundo , de resto o Sporting e o Porto teem lá tudo o que o Benfica tem. Não é porque o Jesus quer um ginásio de vidro frontal ao campo que o Sporting não tem ginásios , ou porque pretende um anfiteatro ao lado do balneário que o Sporting não tem anfiteatros.

    Os que alimentaram essa campanha , hoje devem-se rir bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro m1950 como sabe temos cores diferentes, mas subscrevo o seu comentário, e vai ao encontro daquilo que tenho vindo a dizer de diversas maneiras tanto aqui como noutros sitios...quem acha que o Porto e Sporting as condições do Benfica vive completamente desfazado da realidade, e depois quem faz a estrutura é a competência das pessoas e em especial da equipa técnica...e o Benfica perdeu esse factor desequilibrador que era o factor Jesus, era ele que fazia tombar a balança para o lado do Benfica..

      Eliminar
    2. "quem acha que o Porto e Sporting não têm as mesmas condições do...

      Eliminar
    3. Kafka I, ter o graveto necessário também ajuda e muito ...

      Eliminar
    4. Boa noite caro m1950 tem toda a razão quando diz que o que Benfica tem os outros também tem hoje em dia e assim,só uma duvida e curiosidade e perante estes fatos todos,acha que vale pena estar pagar há um treinador milhões quando tinha outro que pagavam milhares e com provas dadas e desculpe a minha ignorância mas não vejo os jogos do Sporting tirando da supertaça a diferença e assim tanto que vale pena este investimento sem retorno!!! obrigado

      Eliminar
    5. têm cores diferentes? Hummm...

      Quanto ao que escreve o m1950, como deve entender respeito que aqui se dê ao trabalho de comentar (eu nem sequer me dei ao trabalho de saber onde escreve nem que blogs do seu clube existem) mas nao espere respostas minhas.

      Eliminar
    6. Sim temos cores diferentes, agora eu sou é coerente ao contrário de ti e não mudo de opinião só porque o jogador x ou o treinador y passaram a ser do Benfica...se em Abril achava o RV mediocre, não é por ele ter assinado pelo Benfica que passou a ser bom, e isso para ti sei que te faz muita confusão, porque como eu te provei hoje (quando pela enésima vez te apanhei em contradição), mudas de opinião ao sabor do vento

      Eliminar
    7. Depois a essas estruturas cabe-lhes gerir o graveto , e tentar comprar os melhores jogadores e os melhores treinadores.

      Sim concordo plenamente , um bom treinador é meio caminho andado para o sucesso.

      Quando se fala em estrutura , penso que o Benfica quis andar no caminho do Porto e seguir a frase "Quem treina o Porto arrisca-se a ser campeão".

      Ora isso não é bem assim , fora os jogadores que o Porto teve , escolheu sempre treinadores competentes desde Pedroto, Artur Jorge , Bobby Robson , Mourinho ao Vilas Boas , Vítor Pereira.

      Matriz de jogo : 1433 - 1 bom redes , 4 caceteiros atrás , 2 carregadores de Piano , 3 artistas , 1 grande ponta de lança... É assim desde Gomes a Jackson , Baia a Casillas , Madjer a Brahimi... e por aí fora.

      Chegam treinadores como Vitor Pereira e Vilas boas e ganham , porque não veem trabalhar sob matriz que desconhecem ou que está a ser a construída , veem apenas dar um toque nesses mesmos trabalhos , mas são minimamente competentes e normalmente teem a escola do Porto... esses 2 são da casa por exemplo logo já sabiam obviamente a matriz onde iriam trabalhar.

      No caso do Benfica como disse acima , estão a pedir ao Rui Vitória para trabalhar por cima do trabalho de um treinador que nem a equipa consegue ver os seus treinos , passa o tempo no banco a corrigir a equipa aos berros , levava juniores para os extremos fintarem... um tipo estranho , querem que RV imite alguém assim ? Estão a queimar o próprio Rui Vitória , que na minha opinião , o seu futebol não tinha sequer qualidade para ser treinador do Benfica , e quem viu jogos do Vitória sabe do que falo.

      Um treinador de equipa grande tem de saber dominar o ataque posicional , e isso não é só atacar , é atacar com muitos e defender com poucos , e ter as rotinas e as dinâmicas para isso , e o RV tal como o MS o ano passado podem atacar mas não sabem defender , e vamos ver mais buracos na defesa do Benfica que será permeável a contra ataques como nunca.

      Por exemplo Peseiro que as pessoas dizem que não sabia defender... eu diria que não teve qualidade para defender e não era disciplinador , pois dentro da ideia de jogo do Benfica seria porventura o melhor treinador para dar continuidade ao trabalho de Jesus ou o treinador do Bayer Leverkusen embora jogue com 1 avançado apenas , é treinador de bom futebol e muita pressão...

      A chave para a mudança de treinador era ou a continuidade ( alguém capaz disso) ou um plantel à imagem desse treinador , ora o Benfica não fez nem uma coisa nem outra , com os 3 avançados que tem , Jonas e mais estes 2 que custaram 17M , ele vai continuar num 442 que não domina minimamente , fora o problema de ser confrontado pela primeira vez com ataque posicional perant equipas que teem uma postura que ele nunca no Guimarães... tem 2 avançados que não defendem e no contra golpe são menos 1 , ele tem de arranjar solução para uma equipas destas ser forte na reação à perda , fora que já se nota a linha defensiva do Benfica a perder disciplina. São muitos problemas...

      Eliminar
    8. Anónimo

      Sem duvida, e o dinheiro é que faz a diferença entre ter os melhores ou não, é como o m1950 disse ao nivel de scouting, não se trata de descobrir o jogador x ou y, trata-se sim de ter dinheiro para o ir buscar...

      Dou-te um exemplo a nivel sénior, o Porto tem um scouting melhor que o do Benfica por ter "descoberto" o Falcão ou o James? logicamente não tem, o Benfica também estava interessado no Falcão e James, pagou foi menos para eles virem e eles foram para o Porto...

      E estes 2 exemplos é o que se passa no futebol jovem também, tanto Benfica como Sporting como Porto têm todos os bons miudos em Portugal identificados, até porque isto é um País super-pequeno com apenas 10 milhões de habitantes e o número de federados é baixo, não chega a 200 mil creio, logo todos os bons miudos estão identificados pelos 3 grandes, depois a diferença é quem tem mais dinheiro e paga mais

      Eliminar
    9. rucabtt é fácil

      Jesus é mais que um treinador , Jesus traz a influência a estrutura que o Sporting já tem , Jesus é de longe o melhor treinador em Portugal e Jesus signfica algumas coisas :

      - Para a SAD do Benfica , Jesus foi hexacampeão nacional , porque foi 6x a liga dos campeões , valorizou jogadores através do seu futebol , ao ponto de apanharem o Porto como clube vendedor , encheu jornais , levantou a mística do clube , encheu estádios , enfim , o Benfica cresceu com Jesus ... e como o futebol é o motor de tudo , certamente o Benfica ganhou apoios como adidas , fly emirates , e apresenta 150 mil sócios , que pagam uma BTV , televisão privada... ora eu só arriscava numa coisa desta tipo se o meu clube jogasse mesmo muito bom futebol , mesmo não ganhando o Benfica pela sua dimensão popular , era tão ou mais valorizado que o FCP pelo fator Jesus e o seu futebol.

      Portanto entende por aqui que a diferença para com Marco Silva é muita... Jesus pode dar muito ao Sporting que deu ao Benfica , sendo que o Sporting é um clube que bem explorado é a segunda massa crítica de Portugal , em vez do clube deprimido envergonhado e por aí fora , o clube pode ressurgir com esta contratação.

      O graveto começa a ficar igual para todos , o Sporting tem vantagem no financiamento devido a reestruturação , quando vemos o valor dos plantéis , eu diria que o Porto tem o melhor plantel , Benfica e Sporting teem plantéis semelhantes... ora com um treinador muito superior aos outros , o Sporting está mais perto de ganhar do que esteve em toda a década. Acredito que fica pelo menos entre os 2 primeiros ( e para SAD isso é título).

      Eu sou fã de Jesus e o Kafka I pode confirmar , porque escrevíamos no Visão de mercado , onde já não escrevo mas ele conhece as minhas ideias , e costumamos estar de acordo mesmo sendo rivais.

      Para mim Jesus é um dos 3 melhores treinadores portugueses de sempre ao lado de Pedroto e Cândido de Oliveira.

      Eliminar
    10. Verdade m1950, isto que dizes agora do Jesus já o dizias em Janeiro, Fevereiro Março, quando ainda era de certa forma uma utopia a ida de Jesus para o Sporting

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Só uma nota , Moyes era manager no United... ele geria o orçamento , não há qualquer comparação ao nível de poder com Rui Vitória...

    ResponderEliminar
  5. Mas estas a esquecer te da base por tras disto tudo...

    Que a mudanca foi feita na base que era preciso alterar o paradigma, e que tu tb apoiavas...

    Que tinham de acabar os investimentos avultados em jogadores...

    Que tinha de se reduzir custos...

    Que tinha de se apostar na formacao...

    E que como tinha de se mudar tinha de se mudar de treinador...


    MAs olha que houve gente que desde sempre disse que o caminho certo era o que havia, e que tinha de continuar a ser o do inbvestimento, comprar bem e vender melhor...

    E tu ja percebeste isso, e a Direcao tambem mas... Perceberam tarde...

    Porque afinal mudou se apenas de treinador mas... Para pior... E o resto ficou igual...

    Com RV ou outro qualquer este caminho seria sempre dificil, porque o plantel é fraco!

    O novo projeto é que estava na cara que ia fracassar. Como parece ter fracassado. Como JJ acreditava que ia fracassar e por isso saiu.

    ERA PRECISO MANTER O INVESTIMENTO, COMO SEMPRE DEFENDI AQUI;

    E TROCANDO DE TREINADOR TAMBÉM ERA IMPORTANTE DAR UMA IMAGEM DE FORçA QUE COM RV NAO DEMOS.

    Tudo o resto são peanners...

    O exemplo do United é um mau exemplo:

    Em primeiro lugar porque sim, Moyes era fraco...

    E em segundo porque o United investiu pouco com Moyes (como LFV pretendia fazer no tal ex novo paradigma), e a concorrencia do United nao sao clubes que gastam 10 milhoes por epoca, mas clubes que gastam sempre acima de 100 e teem os planteis que sabemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. O caminho tinha que ser o que sempre foi...mas sem manias da grandeza.

      Tinha que continuar o investimento, mas sempre de forma mais criteriosa e apenas em jogadores que façam realmente a diferença. Não vale a pena continuar a contratar Eliseus e Companhia. Isso nada tem que ver com acabar com os investimentos. Alguma vez me ouviste dizer que o SLBenfica deveria, por exemplo, nao investir em jogadores como Witsel, DiMaria, Ramires, Marko, etc?

      NUNCA!!!!

      O que está em causa não é nada disso. Lê lá (sem preconceitos) o que escrevi ontem e hoje, Depois volta a comentar...

      Eliminar
    2. Sim, ouvi, nao so aqui como o proprio DSO dizer que nao mais o Benfica poderia manter investimentos em jogadores de 6-8 milhoes.

      Ora, isso inclui di marias, witsels e outros.

      Eliminar
    3. certo, mas daí até confundires isso com eu concordar vai uma grande distancia, nao?

      Eliminar
    4. Quem acompanha este blog ja ha uns tempos ja viu o GB defender a aposta cega na formaçao em prol das aquisiçoes.

      Ja o viu defender uma aposta criteriosa na formaçao com retoques com aquisiçoes.

      E ultimamente tem visto a defender um plantel maioritariamente comprado com alguns poucos elementos da formaçao introduzidos de forma criteriosa e faseada.

      Ja o viu defender Miguel Rosas, Nelson Oliveira e outros como sendo a ultima bolacha do pacote e no fundo estavam bem era pra ir levar nesse ultimo.......

      Tb viu aqui critica a aposta continuada no JJ agora defendia a sua continuidade.........enfim........

      Zé Moina.

      Eliminar
  6. Adoro o Benfica25/8/15 21:02

    Reforço cada vez mais esta minha opinião:

    O melhor que pode acontecer ao Sport Lisboa e Benfica é a demissão de LFV e eleições antecipadas.

    A saída de LFV e dos seus boys amestrados e submissos do Benfica era o melhor que podia acontecer ao nosso amado clube.

    É a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho25/8/15 22:21

      Caro adoro o Benfica, subscrevo completamente por baixo. Dito por outras palavras: é isso mesmo!

      Eliminar
  7. Claro que a substituição de JJ seria sempre bastante dificil, ninguém nega que seria um período complicado, de altos e baixos, e quiçá de algum desnorte. Fosse qual fosse o treinador.

    Mas... existe algo que tu pura e simplesmente desconheces - porque, como já se pôde perceber, o futebol não é a tua praia - o Rui Vitória é um treinador banal, o que para um clube como o Benfica quer dizer medíocre.

    O homem não tem uma concepção de jogo de equipa grande, não porque não tenha 'ideias', mas porque não as consegue implementar. Quase todos os treinadores na teoria têm visões sedutoras sobre o futebol. Uns querem transições rápidas, outros segurança com bola. Mas a questão é que entre querer e ter, vai uma distância considerável.

    RV fez questão de dizer várias vezes - lembro-me há pouco tempo numa entrevista no Grande Área - que a sua 'verdadeira ideia' de jogo nunca pôdeser posta em prática porque nunca tinha tido acesso a 'mão de obra' qualificada. Logo aqui fica-se com um pé atrás nisto tudo. É que isto de um treinador se justificar só com os jogadores tem muito que se lhe diga. Por exemplo, não me lembro de ver o MS com grandes jogadores no Estoril (2 anos!! E no segundo ano sofreu uma razia de jogadores), e no entanto, a sua equipa - com defeitos é certo - apresentou sempre um futebol de equipa grande. Mandona, imperativa, com qualidade de circulação (nada de passe para o lado, só para ter a bola).

    Em sentido contrário, do que maus treinadores podem fazer a grandes jogadores, só preciso de dizer duas coisas: Tata Martino - Barcelona.

    As equipas do RV, especialmente o VSC eram equipas extremamente resultadistas, não que soubessem controlar os jogos, mas porque foram conseguindo alguns bons resultados (no entanto, segundas voltas atrozes..) só que nunca apresentaram 'ideias', nunca se conseguiu visualizar um padrão de jogo colectivo de qualidade. Viviam de passes longos, e umas gazelas a correr.

    Agora no Benfica, como não existem espaços nas costas das defesas que naturalmente estão em bloco baixo, veio a 'estratégia' da posse de bola, estéril e amorfa, em que a falta de opções de qualidade (triangulações, apoios frontais, desmarcações) resulta num jogo absurdo de despejo de bolas para a área.
    30 remates e 53 cruzamentos, não são indicadores de poderio ofensivo, são a prova do desnorte em que a equipa vive.
    E já nem vou falar do processo defensivo que esse - deviam perguntar ao Luisão o que ele acha... - é tão mau, tão mau que parece mentira.

    Mas isto, GB, tu não consegues entender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João

      Subscrevo a 1000000000000000000000000000000% este comentário e este comentário devia dar Post, a ver se os benfiquistas interiorizam isto de uma vez por todas, o RV é MEDIOCRE, PONTO.

      Eliminar
    2. Ora aqui está um grande comentário, um escrito com opiniao sustentada.

      Nao sei se é tudo verdade mas, gostei! :)

      Eliminar
    3. De vez em quando, à Posts, que não vou dizer banais, mas menos conseguidos, que têm a sorte de arrastar com eles comentários inteligentes.
      Não vale pena acrescentar que me revejo quase completamente no teu, João.
      Só a parte do "algum desnorte" depois da saída do JJ é eu não concordo, simplesmente porque essa é a parte que fundamentalmente deveria ter sido muito bem acautelada e antecipada.
      Quando amigos meus me perguntam pelo meu Benfica, há muito anos que já não sentia esta sensação de angústia...... nada me move em prol do azeiteiro disfarçado de visconde, mas foda-se......e não digo mais nada.

      Eliminar
    4. Atenção, também não quero dizer que o RV é um imprestável. Não é isso. Simplesmente não entendo que tenha, pelo menos nesta altura, qualidade para treinar o Benfica.

      Seguramente que alguém que nunca foi despedido terá os seus méritos e virtudes, mas, apesar de no futebol os resultados serem tudo, nem sempre o são... parece contradição mas não é. Um Jaime Pacheco conseguiu ser campeão, ás vezes estas coisas acontecem, mas a verdade é que na realidade ter 'sorte' CONSTANTEMENTE dá muito trabalho (e de qualidade, que isto de trabalhar muito e mal, não adianta, só atrasa).

      Em Portugal, tenho a impressão que só se contrata por 'currículo'. "Ah ganhou uma taça? É bom..."
      Mentira! O José Rachão venceu uma taça de Portugal frente a um dos mais títulados treinadores do mundo, o velho Trap. Não me parece que seja assim tão bom treinador..

      Vou dar um exemplo (sujeito a atacarem-me por todos os lados). Não queria o Ancelotti no Benfica. "Tu tás é maluco, o gajo venceu tudo!!"
      Pudera.. mas viram bem como o R.Madrid defendia? Vão ver o jogo com o Schalke no Bernabéu, e se perceberem alguma coisa de futebol, digam-me o que é que acharam... Foi assim a época toda.

      Quanto ao MS.. podia correr mal, mas todos os indicadores (qualitativos!!) mostravam que se tratava de uma aposta fundamentada, não era aquela treta do "picar a lagartagem"

      Eliminar
    5. Mesmo no ano da décima do Real, era ver a bola mudar de flanco em organização ofensiva e toda a gente a fazer movimentos verticais para a área, à espera do cruzamento. Metia-me dó ver uma equipa sem apoios frontais, sem saber jogar sistematicamente e de forma organizada e pensada dentro de um bloco adversário, com tanto medo de perder a bola no corredor central que sistematicamente a mete nos corredores laterais para a cruzar.
      Organização defensiva péssima, como referiste. Referências individuais costuma dar buraco, péssima largura pelo lateral do lado contrário à bola, etc etc, não vale a pena falar muito mais.

      Óbvio que uma organização top não garante vitórias, nem uma organização medíocre condena uma equipa à derrota. O futebol é um jogo, e como tal, no máximo, o nível de organização aproxima a equipa da vitória ou da derrota. Dá condições à equipa para. Não o garante.
      Ter jogadores top também ajuda. Por si só podem resolver.
      As duas juntas, jogadores top e organização top é a combinação perfeita, mas muito rara de se ver.

      Rui Vitória a mim parecia-me um problema de operacionalização. Alguém que nunca jogou em processo ofensivo / transição defensiva, como vai preparar uma bateria de treinos para o ano todo baseado nesses princípios? Por muito boas ideias que tenha, não as sabe operacionalizar.
      Mas, depois de ver os comentários após o jogo, fiquei com a ideia que não é um problema de operacionalização. Porque para isso é preciso ter boas ideias mas não as saber executar. Acho que é mesmo um caso de não ter ideias.
      Primeira zona sim, em segurança, mas segunda zona horrível. Sem apoios frontais, constante lateralização, poucos dentro do bloco, zero movimentos ruptura dos fora do bloco para tabelar com os dentro, etc etc. Vai à linha e cruza. Mete mais um avançado.

      Mas o pior para mim é mesmo a organização defensiva e a péssima transição defensiva. Porque verdade seja dita, e é por isso que referi o Real - organização top apenas aproxima a equipa da vitória. É possível ganhar jogos a bombear bolas para a área. Já vi muitas equipas a ganhar assim, especialmente no século passado. Mas esta organização defensiva preocupa-me. Muito mais que a organização ofensiva. O nosso campeonato é tão fraquinho que mesmo a bombear bolas ela vai entrar em muitos jogos. Mas todos os jogos vejo inúmeras situações de 1x0 e 2x2 a defender. E isso é preocupante. Não conseguir ver uma linha defensiva. Como em 2 meses se perdeu um trabalho de 6 anos é assustador.

      Eliminar
  8. Do Benfica de JJ do último ano restam mt poucos e mt menos aqueles com valor, alguns encontram-se em final de carreira.

    É um final de Ciclo e o Rui Vitória vai caber uma das tarefas mais difíceis dos últimos 50 anos de SLB, que é montar uma equipa desde o guarda redes até ao ponta de lança, só não vê quem não quer!

    Querem apontar alguma coisa a estrutura, apontem a péssima planificação da pré-época, que somente fez com que se fizesse um jogo num dia,viagem no dia seguinte e treino no outro dia e assim consecutivamente até ao fim da pré-época.

    Mas eu ao contrário de mts não tenho a memória curta JJ foi para onde quis, Maxi Pereira foi para onde quis ambos tinham de certeza valores semelhantes ou superiores para prosseguirem as suas carreiras, mas está-se tão bem em Portugal ( Erro grave tanto de Sporting como de FCP) porque em altura que $$ falta até de patrocinadores o ke ganharem mal dará para cobrir os custos e para um deles será desastroso.

    LFV tem mts defeitos a nível de conhecimentos e modo de actuar a nível do Futebol, mas FOI o ÚNICO presidente nestes últimos 50 anos que devolveu as modalidades estruturas e orçamentos capazes do Benfica atingir sucessos desportivos de uma forma praticamente nunca antes vista!

    O BENFICA NÃO É SÓ FUTEBOL É MT MAIS DO QUE ISSO!

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho25/8/15 22:36

      Caro anónimo, a des(direção) bem que tenta fazer passar a ideia de que foi JJ, que quis sair, mas a ideia não pega. Só se JJ fosse muito parvo é que não entenderia que estavam a correr com ele, como tal tratou da vida dele, Você nestas circunstâncias não trataria? A mensagem de que JJ quis sair não pega! Calem-se com esse argumento desesperado, assumam que são incompetentes e saiam! Daqui para a frente, vocês só vão fazer mal ao Benfica! O vosso ciclo chegou ao fim!

      Eliminar
    2. Não percebi. Disse, "Calem-se com esse argumento desesperado, assumam que são incompetentes e saiam!" "O vosso ciclo chegou ao fim".
      Saiam quem? A quem se refere? Quem é incompetente? Qual ciclo?
      Se está a referir-se à direcção actual deve estar confundido. O Benfica sempre foi uma democracia e as pessoas só saem quando as eleições assim o decidem.
      Deve andar confundido.

      Eliminar
    3. alerta vermelho26/8/15 00:18

      Então se não percebeu o confundido é você ou não? Se não percebe! Sim o Benfica sempre foi uma democracia! Agora é a democracia de Jorge Mendes, Alguém que sem sequer ser da direção controla o Benfica! Se continua sem perceber. é o meu amigo que está confuso!

      Eliminar
    4. Madskinn, "LFV foi o único capaz de devolver estrutura e orçamentos capazes......", então por Que carga de água o DSO veio falar em que já não podia comprar-se jogadores de 6-8 milhões ?????,
      "sucessos desportivos nunca antes vistos" : estás a ofender a memória do Eusébio, Coluna e companhia....

      Eliminar
    5. João S. Jorge,

      "devolveu as modalidades estruturas e orçamentos capazes"........eu leio "modalidades" e nao apenas futebol, mas pode incluir futebol tb, nunca antes o Benfica tinha facturado tanto em todos os sectores e nunca nenhum treinador (nao apenas futebol) teve a sua disposiçao orçamentos tao avultados......e qt a futebol, as ultimas aquisiçoes demonstram claramente q existe capacidade, nao seria a vontade, nao confunda estrategia com possibilidade.

      Nao sei se reparou mas os tais "sucessos desportivos nunca antes vistos" tb sao referido de forma abrangente, todos os desportos incluidos visto se incluir as modalidades, la pq so te interessa o futebol nao esqueças q o Benfica nao é so isso.

      Ja nao chegava andar aqui malta cega pela azia ao presidente como agora temos pessoal que nao sabe ler.

      Zé Moina

      Eliminar
    6. Ainda bem que o meu comentário gerou uma discussão/conversa" sadia, mts pensaram que com o meu comentário que faço parte da actual direcção ou ando a ganhar bilhetes a conta disto, nada mais que o contrário o último jogo que vi no estádio da Luz foi por mero acaso o Benfica - Maritimo mas em todas as épocas apnas vejo um a três jogos por época não me levem a mal é mais pela falta de tempo, mas vejo os jogos TV e até os revejo e para mim em qualquer modalidade não se trata de simplesmente ganhar é ver que em campo sejá ele qual for existe "sumo" para onde expremer pelos treinadores sejá do basquete, hóquei,voleibol e por aí fora e a verdade é que o Benfica tem tido tudo isso neste último mandato de LFV.
      Portanto para aqueles que criticam o momento olhem para o passado quem tiver 30, 40,50 ou 60 anos saberá-vos explicar melhor do que eu o que era o Benfica as maldades que lhe fizeram e o renascer que LFV lhe trouxe com mt competência em mts áreas.

      Ass: Madskinn

      Eliminar
  9. Primeiro era o JJ que tinha de sair, saiu, estamos pior. Agora é o LFV, depois a águia vitória, depois a estátua do Eusébio, depois o estádio. É o continuo salto em frente, e o não serve troca, de quem nunca geriu nada, nem se propõe a fazer.
    Haverá eleições para breve, veremos quem aparece..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho25/8/15 22:55

      Tem mesmo que haver eleições caro Nuno Martins! Um dos argumentos que os cães de guarda de Vieira usam é chamar infiltrado a quem critica a a Direção, mas se alguém é infiltrado no Benfica é ele,até porque já se provou ser sócio do sportem e do contumil! É mais um argumento desesperado dessa gente! Eles como lapas desesperadas tentam agarrar-se!

      Eliminar
    2. Também se disse, a quem discordou da decisão de deixar o antigo treinador, que devia seguir com ele para apoiar os lagartos.
      Principalmente por alguns dos passa letras deste blog.

      Lá está, é só ideias, mas entendimento daquilo que é um jogo de futebol, é tudo muito fraco.

      Eliminar
    3. O único desesperado que eu vejo aqui é o "alerta vermelho" que quer à força eleições rápidas que ainda por cima e sem ter vergonha chama "cães" insultando a grande maioria de benfiquistas que votaram no Vieira.
      Então o que me diz à vontade universal dos benfiquistas? Não lhe diz nada?

      Eliminar
    4. Águia Preocupada26/8/15 00:03

      Podes ter a certeza que muito possivelmente é isso tudo que vai acontecer... Ele acabou com o Alverca e tudo tem feito para acabar com o Benfica! Espera e verás...

      Eliminar
    5. alerta vermelho26/8/15 00:10

      Quando os Benfiquistas votaram no Vieira, ele ainda não tinha feito os disparates que fez! Não acha o meu amigo que as coisas estão e têm que mudar? Porque se dá ao trabalho de o defender? É concerteza porque o que eu digo está longe de ser uma banalidade! Ou será que o que digo é mentira? Não está a ver os resultados?

      Eliminar
    6. O JJudas tinha que sair um dia, ou não?
      Além disso, JJudas fez assim algo de tão extraordinário? É que eu olho para trás e vejo muita merda feita, muitos vexames passados e um futebol inconstante, muitas vezes horrível e deprimente, muitas vitórias que caíram do céu e muito demérito dos nossos adversários.
      A questão é que, por sair um que não era, realmente, o queria parecer ser, não temos necessariamente que ir buscar um que também não vale nada.
      É um azar do caraças acertar sempre em alvos pequeninos...

      Eliminar
    7. Mas vocês querem eleições antecipadas para quê? Para LFV voltar a ganhar com 80% dos votos? E depois qual vai ser o vosso argumento? Vão pedir novamente eleições? Metam uma coisa na cabeça: apesar de todos os defeitos, LFV tem feito bastantes coisas boas e isso agrada a muitos benfiquistas. Quando aparecer alguém com um projeto aliciante, forte e credível, ok, as coisas poderão mudar. Entretanto, quem seriam as candidaturas que concorreriam contra o atual presidente? RGS? JEM? Rui Costa? Ou seja, mais do mesmo? É que eu vejo muitos a pedirem uma revolução sem revolucionários...

      Eliminar
    8. Ja se sabia q o LFV tinha sido socio do contumil e dos viscondes antes das ultimas eleiçoes.

      Os resultados desportivos antes das ultimas eleiçoes eram bem piores q os actuais.

      As tais "asneiras" aqui referidas nao sao de ontem, ha umas epocas era a renovaçao com o JJ q eram um erro de palmatoria de quem tinha por missao acabar com o Benfica.

      Alguem ai q me relembre com q % ganhou o LFV nas ultimas eleiçoes ???

      O presidente e o seu corpo directivo estao la por vontade da ESMAGADORA MAIORIA dos Benfiquistas, quem nao estiver satisfeito q faça valer do seu direito de voto nas proximas eleiçoes e no fim da contagem q se verge a vontade da maioria como é apanagio numa democracia. Caso o LFV se apresente de novo e caso ganhe de novo as eleiçoes, engulam em seco e aguentem mais um mandato, pois tal sera (eventualmente) a vontade da maioria dos socios.

      Zé Moina.

      Eliminar
    9. Caro homónimo, concordo com a sua opinião... há pessoal que só está bem com revoluções atrás de revoluções! Estavamos no melhor periodo dos ultimos 30 anos e queriam mudar de treinador... mudou-se de treinador querem mudar a direção... etc etc. A completar é só acrescentar o comentário do Ghozé Pablito... bora lá fazer eleições todos os finais de semana se na semana anterior não ganharmos (mas nunca culpar o RV).

      Eliminar
  10. Ou então estás redondamente enganado na tua teorização e o treinador não é um décimo daquilo que pensas que é.

    ResponderEliminar
  11. E preciso ter calma e dar tempo ao Treinador Rui Vitoria,esta epoca e diferente das outras e tenho confianca em todos dentro da SAD e do grupo de trabalho.Viva o SPORT LISBOA E BENFICA ,o meu grande amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho25/8/15 23:36

      O Benfica não pode dar tempo a ninguém? Que conversa é esta? Quer dizer agora que Rui Vitória pode perder á vontade? Ou quer dizer que a Direção resolveu abrir um ciclo em que até sabia que não ia ganhar? Qual calma? O meu glorioso não pode dar tempo a treinadores que lá são colocados por serem amiguinhos do presidente! Era o que faltava!

      Eliminar
    2. Quanto mais tempo se der a Rui Vitória, mais desgraçada vai ser a nossa época...
      Ou será preciso deixar roubar a casa para depois colocar as trancas na porta?
      Rui Vitória já provou, à saciedade, que tem tantas condições para ser treinador do Benfica como eu. Eu também vou ao estádio desde os cinco anos - se calhar até desde antes disso, também sou um gajo porreiro, mas percebo muito pouco de bola!
      ... Ah, e, já agora, também não uso brilhantina! Felizmente...

      Eliminar
  12. Pedro Guerra25/8/15 23:45

    Estes ditos Benfiquistas que pedem eleições e a demissão do Grande Presidente Luis Filipe Vieira não sabem o que dizem, se calhar nem a própria casa sabem gerir! Para vir um garotão ou um abutre qualquer repetir o caminho do Vale e Azevedo?! Se calhar já se esqueceram daqueles tempos em que o Benfica não tinha credibilidade, competitividade e era o gozo dos rivais! Se calhar nem pagam côtas, nem aparecem nas assembleias, ou se o fazem é para gritarem e lançarem petardos! Tenham juizo! Apoiem o clube! O Rui Vitória é um excelente treinador, apenas precisa de tempo, Jorge Jesus esteve 6 anos, deixou muita coisa criada, é preciso apoiar e não andar aqui a lançar barris de pólvora! tenham fé no Grande Presidente!

    ResponderEliminar
  13. Já mete nojo de tanto falar em JJudas, porra!!!
    Essa figurinha é um cretino do c@ralho, como muito bem lhe chamou Manuel Machado, que desprezou o Benfica depois de se ter promovido exponencionalmente à sua custa, preferindo mudar-se para o nosso maior rival, e continuou a tratar mal o clube que tão bem o tratou - e pagou!... - nos últimos anos, e vocês passam o tempo todo todo a querer lamber-lhe o cú. Fod@-se, pá!
    O homem até podia ser um Alex Ferguson ou um Guardiola - que não é, nem de perto, nem de longe!... - que nós só teríamos de o escorraçar, depois do que nos fez e continua a fazer!
    Abram a pestana e deixem-se de merdas!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking