O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

5 dias e tanto por fazer...

. 53 comentários

"O mercado corre a nosso favor" era uma frase de José Veiga que vinha muitas vezes com outra frase relacionada com a falta de recursos e que ele também tornou célebre: "ir às compras com um saco de caramelos".

Curiosamente, parece que voltámos ao tempo destas situações, pelo que será porventura justo dizer que andámos 7 ou 8 anos para trás com a saída do Jorge Jesus...

Não é que tivesse sido Jorge Jesus a fazer o Benfica avançar, mas foi devido à auto-imposta autonomia de Jorge Jesus que o poder ficou concentrado em que percebia de futebol. Era ele que de forma autónoma definia a estratégia e até abordava jogadores (foi conhecido o caso do Danilo). Se juntarmos o Vieira e o Jesus, dava uma espécie de "Manager à inglesa" mas dividido por dois, o que obrigava a que a estrutura andasse a "toque de caixa" de todos eles.

Vieira teve o mérito de criar e disponibilizar recursos para a dita estrutura. Jesus teve o mérito de a saber usar. A estrutura teve o mérito de se profissionalizar e serem hoje profissionais de elite em várias áreas como é o caso de Lourenço Coelho, Bruno Mendes e o BenficaLAB em geral, toda a estrutura de Scouting, etc. 

Porém, e reforço que é apenas a minha opinião, com a saída do Jesus este edifício simplesmente... desmoronou por completo.

Na leitura que faço à distância possível, portanto passível de poder estar enganada, a estrutura que vivia "acabrunhada" atrás de Jesus e obrigada a se alinhar com uma liderança obcecada por resultados, viu na saída de Jesus a oportunidade de "se chegar à frente" e dividir para reinar. Rui Costa, João Gabriel e Paulo Gonçalves têm hoje mais autonomia para se posicionarem na liderança de algumas temáticas e Domingos Soares Oliveira é claramente o DDT do SLBenfica (e todos sabemos o que acontece às empresas quando há alguém que pensa ser um DDT).

Voltando ao José Veiga e às suas famosas citações "Não se percebe como há tanto poder numa pessoa de fora que só deveria liderar a parte financeira" (não foram exactamente estas palavras, mas a ideia é esta!).

Ora, a saida de Jesus era uma oportunidade dourada de iniciar um novo ciclo, mantendo uma liderança obcecada com resultados desportivos, mas com uma liderança mais profisisonal e menos "bronca". Em Portugal (ou melhor, português) só José Mourinho poderia fazer esse papel. Ou então era a oportunidade de ir buscar um treinador com capacidade e potencial... e ter um líder do futebol que, como já aqui foi escrito vezes sem conta: Não pode ser Luis Filipe Vieira e este não deixa que seja o Rui Costa (que está por provar que tem competência para tal).

A estratégia já não estava lá! Vieira deixava isso a cargo do JJ... e ele não tinha estratégia, tinha uma concepção do futebol e terraplanava tudo e todos à volta dele para lá chegar. Não olhava a meios para atingir os fins o que causava natural desgaste nas relações... mas ao final do dia Vieira suportava porque entregava resultados. É por isto, e só por isto, que compreendi a que a relação com o Jesus teria um prazo de validade.

Porém, assim que se viram livres do Jesus... todos basicamente saltaram para os espaços de poder e agora temos um clube, sem estratégia mas com muita vaidade.... e isso está bem patente no facto de a 5 dias do fecho do mercado temos UMA VITÓRIA em todos os jogos realizados (oficiais e de preparação), já temos UMA DERROTA OFICIAL em dois jogos. e temos UM PLANTEL TOTALMENTE DESEQUILIBRADO E INDEFINIDO...

Voltando a "bater na mesma tecla", se decidimos não ter a via em que não importavam os meios desde que se atingissem os fins, então agora temos que reestruturar a estrutura e isso não significa "distribuir o poder pelos mais espertos", mas sim repensar liderança... na verdade criar uma liderança efectiva que seja uma liderança com capacidade de liderar e que seja uma liderança orientada ao sucesso e aos resultados do core business: FUTEBOL.

Porém, no SLBenfica parece que ninguém quer perceber isso e é mais importante distribuir o protagonismo do que orientar e preparar para o sucesso. O que interessa ao sucesso e os resultados se podem ter poder e ter a mania que são alguém importante numa das maiores multinacionais portuguesas? Pois...

- O Presidente jamais entregaria o futebol a alguém...
- O DSO jamais deixaria de minar o trabalho de quem não pensasse, como ele que o estádio e os jogadores são simples fontes de custo e receitas
- E a "entourage" dos que têm os novos mini-poderes jamais aceitaria ter (ou voltar a ter, para alguns) um líder que não fosse um deles e que tivesse autonomia sobre eles e sobre todo o futebol.

Senhoras e senhores... parece que voltámos à feira das vaidades, ao "saco de caramelos" e ao cemitério de treinadores!

Na verdade, quanto à parte do saco de caramelos, antes que venham com a história do dinheiro gasto... mesmo nessa altura gastava-se muito dinheiro no total, só que eram muitos "pequenos dinheiros" que juntos faziam um "grande dinheiro"... ou seja, menos critério e os custos altos. Gastar 30M€ em 10 jogadores de 3M€ não tem a mesma garantia de qualidade de gastar 30M€ em três jogadores de 10M€, utilizando os recursos existentes e os da formação para completar as necessidades de segunda linha.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

53 comentários

  1. De acordo em quase tudo.

    E sim, rui costa esta por provar a competencia q muitos acreditam q tem;

    E sim, no final de contas JJ saiu porque lhe apresentaram o novo projeto, e ele previu o descalabro que esta a acontecer;

    E sim, a corrente epoca prova a falacia q era dizer q JJ so ganhava devido ao investimento... Havia investimento pq havia valorozacao de jogadores e vendas milionarias...

    ... No primeiro ano em que nao ha vendas milionarias confirma se que a torneira ja nao pinga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só discordo da tua analise à parte do JJ.

      » A primeira opção do JJ sempre foi ficar no Benfica. Ele pode ser um "bronco" mas não é burro. O problema é que no Benfica "ganhou" a ideia de que ele estava a mais pela forma como já tinha desgastado a relação com toda a estrutura pelo seu feitio de "não interessam os meios mas sim os fins".

      » Jesus só potenciou bons investimentos, não me lixes nessa parte. Tirando "achados" que nada tiveram que ver com o Jesus... ele só fez o Benfica ganhar dinheiro com gajos bons e que já eram bons, ele apenas fez deles melhores. Na verdade o mesmo que faz no Sporting. Olha para o Carrilho! Parece outro... mas qualidade já lá estava toda. Ele nao inventou nem plantou qualidade no Carrilho. Agora ve lá se ele pegou no Cedric ou se faz alguma coisa do Montero... pois! No Benfica era o mesmo. É bom, não é génio...

      Portanto, só havia vendas milionárias porque gastavas os tais 7 ou 8M€ a comprar os jogadores.

      QUIZ: Conheces algum sul americano que tenha resultado num grande jogador e que tenha custado menos de 5M€? Pois... já sei que vais falar no David Luiz mas esse foi um achado do Veiga fruto da relação com Bertolucci. De resto... NICLES

      Eliminar
    2. Redmoon, começas bem mas estragas tudo no fim.
      Havia investimento porque havia um BES e um Amílcar Morais Pires que financiavam tudo.
      Esses milhões das vendas nunca serviram para comprar ninguém. Serviram para financiar fundos, comissões e pagar juros.

      A torneira não pinga como não pinga para ninguém. A falta de verdade por parte de Vieira é que tem feito passar a ideia das vendas milionárias.
      Quanto desse dinheiro entrou no clube?
      Quanto desse dinheiro foi realmente pago em cash e não serviu apenas para enfeitar R&C's?
      Vieira vale zero como gestor de futebol. E como gestor financeiro também vale quase nada. Tem lhe valido o DDT e os financiamentos para se aguentar estes anos todos. Mas com que custo?
      Já te perguntaste o porquê de o Benfica ser o único que não reestruturou a sua dívida?
      Não olhes para isto com olhos de adepto mas sim com olhos de imparcialidade.

      Eliminar
    3. "A primeira opção do JJ sempre foi ficar no Benfica. Ele pode ser um "bronco" mas não é burro."

      Óbvio. E como estava em alta, negociou de acordo com os seus interesses, coisa que todos nós faríamos. Depois, por total incompetência da direcção (?), foi o que se sabe...

      Eliminar
    4. É verdade que se os jogadores nao tiverem qualidade nao ha milagres...

      É tb verdade que se olharmos para o FCP, maus treinadores tb fazem vendas milionarias...

      Mas tb é verdade q é altqmente improvavel, q por ex houvesse muitos treinadores a terem sido capazes de fazer de enso, matic ou coentrao verdadeiros jogadorss de futebol: foram comprados para uma posicao e ja vendidos a desempenhar outra

      Eliminar
    5. Ó GB fo&%-se se fizeram 85 milhões de euros desde janeiro qual é a dificuldade de gastar tipo 40 milhões (metade dessa verba) para comprar 5 jogadores de qualidade a esses 8 milhões de euros cada? podes explicar-me crl? é que eu não entendo! E percebes a compra do jimenez? Quanto custou o Jimenez? 18 Milhões? Não seria melhor ficar com o Lima que faz de certeza (observa-se claramente na sua morfologia e capacidade fisica) mais 2 épocas de alto nível e mais uma a suplente?
      Ai ai ai sómapetece é ganir! O problema do SLB tem UM NOME! É salvador e infalível, estratega!

      Eliminar
    6. Quanto a teoria do investimento, compreendo a vossa:

      Mas a minha é q so ha investimentos de 30 milhoes quando se vende 70.

      Conclusao: ou o Benfica comeca a comprar MUITO bem (e sem cheta é dificil);

      Ou precisa de um grande treinador que saiba valorizar e operat alguns milagres

      Eliminar
    7. nao há milagres.

      By the way: isso não é o ponto do tópico.

      Eliminar
    8. E não há vendas porquê RedMoon????

      Porque as jóias da coroa foram todas despachadas, umas bem outras muito mal, ao longo destes 3 ou 4 últimos anos.
      Sobrou Gaitan e Salvio... (ainda)

      Ou seja, todos os anos se foi desmembrando uma equipa de tremenda qualidade, sendo que os substitutos nunca estiveram á altura.

      Matou-se a galinha dos ovos de ouro, vendendo os ovos todos, a galinha, e comprando alpista...

      O que é que deixaram ao Vitória para poder vender por 30M€ no fim do ano? Ninguém... foi tudo vendido!

      Onde anda o dinheiro dessas vendas todas, visto que o passivo não diminuiu nem se compraram craques nenhuns????????!!!!!!!
      Marçal? Para que serviu esta compra?

      Funes Mori???

      Jonathan????

      Cristante???

      Ola John???

      Cesar???

      Pizzis e afins??? Quantos milhões foram gastos em todos estes e muitos outros flops?????

      Está aí o erro e a reposta caro RedMoon... Gestão danosa, será?

      Sergey

      Eliminar
  2. "mas foi devido à auto-imposta autonomia de Jorge Jesus que o poder ficou concentrado em que percebia de futebol."

    Esta é a grande verdade que os bons benfiquistas não entendem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! O que alguns sempre acreditaram: que quando se tirasse JJ à estrutura, o que la ficava era pouco mais que zero em termos de competencia futebolistica.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. "RedMoon, estás a responder a um assumido lagarto que está aqui sempre a criticar o Benfica e a defender subrepticiamente o seu clube verdasco."

      Priceless isto. E típico do bom benfiquista.

      Eliminar
  3. Não concordo com nada que é dito, vocês falam muito na maioria das fazes nem sabem do que falam.
    Queria vos ver a frente de uma instituição como essas assim sim veria a vossa garganta.
    Carrega Benfica, somente para aqueles que são benfiquistas
    Mário Melo

    ResponderEliminar
  4. Eu diria mais... 5 dias e tudo por fazer...

    R.Vitória ainda não tinha chegado e a "super-estrutura" já tinha 10 contratações feitas. Desses, quantos são reais reforços?

    lfv quis brincar ao futebol e deu-se mal. A culpa será sempre de Jesus, Maxi, Lima, Salvio (não tinha nada que estar lesionado), Lima ou Gaitan (por estar farto disto), nunca do "rei sol". Não é P.Guerra?

    A.Martins

    ResponderEliminar
  5. Pedro Ribeiro26/8/15 12:23

    Em suma, a estrutura do Benfica era o JJ. Sem ele, o Benfica não teria crescido tanto em organização. Não digo apenas ele, mas JJ foi fundamental até para isso. Acho que todos devíamos reconhecer que o homem foi a pessoa mais importante que passou pelo clube em largos anos. E, dito isto, seguir em frente sem dramas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi isso que eu escrevi? Nao sabes ler ou eu n sei escrever?

      Eliminar
    2. O JJ já nem escolhia as contratações, fê-lo apenas na 1ª época. Toda a gente sabe isso. Queria levar uma parte da estrutura consigo.

      Eliminar
    3. Pedro Ribeiro26/8/15 15:54

      Vejo que o drama continua. Continuam em negação. Vocês vêem a competência e não a reconhecem. Continuem, pois, a lutar contra os moinhos de vento, para provar que são bons e têm razão. Largos dias terá esta época. E, se não for encontrado um treinador à altura, assim será a próxima época. E a próxima. E a próxima. E a próxima.

      Já agora, tenho dificuldade em ler textos com um ou outro erro ortográfico, uma sintaxe anárquica e raciocínios desconexos. Devo confessá-lo. E sou eu que defendo o que escrevi. Tu e outros vão (sempre) negá-lo. A estrutura era assim-assim quando JJ chegou. E cresceu com ele, devido à sua extrema competência, ao seu conhecimento do jogo, à sua capacidade de mobilização e, também, ao facto de ser um pouco autoritário. Ele saiu porque há lá meia dúzia de engravatados que acham que deviam ter mais poder. É verdade que JJ é uma besta do ponto de vista humano, mas é extremamente competente. É assim tão difícil admiti-lo? Vocês atacam JJ do ponto de vista moral, mas idolatram Rui Gomes da Silva. JJ ao pé dele é um tipo moralmente irrepreensível.

      Vocês querem fazer a quadratura do círculo: JJ teve um mérito residual nos títulos, mas a estrutura afinal deve ser substituída porque não serve sem ele cá. E nem o plantel campeão presta. Em suma, os títulos conquistados pelo Benfica devem-se à sorte ou à inoperância dos adversários. Mesmo com percentagens de pontos conquistados no campeonato que só encontram paralelo nos anos 60.

      E há os outros, os que estupidamente dizem que ninguém é insubstituível no Benfica. Isto é um truísmo, como aquele que diz só fazer falta quem cá está. A esses, pergunto: e Vieira, será ele insubstituível?

      Eliminar
  6. A cegueira instalada no coração dos que amam e pensam o clube, R&C brilhantes... onde anda o dinheiro? Enzo 25 milhões, Bernardo 15 milhões (vendidos em Janeiro), Cancelo e Cavaleiro mais 30 milhões = 70 milhões!, mais Lima 7 = 77 milhões... mais os outros caramelos Benito, Funes Mori, e sei lá quem mais = 85 milhões??? Afinal quanto custou o Jonathan, já demos quanto por ele, é de quem? Comprámos o Jimenez por quanto? Temos quanto do passe?
    Não conseguem observar? Que algo está errado... que merda de contas e que merda de investimentos são esses? Então se temos lucro como não baixa vertiginosamente o passivo? O estádio está pago? Quanto custou? Quanto custou o Centro de estágios? Fazemos como muitos dizem 80 a 100 milhões de receitas ordinárias ano, onde anda o dinheiro... que cena marada, não!? De que investimentos falas? Se temos 85 milhões em vendas!! que merda se passa?, porque não comprámos ontem um lateral esquerdo de categoria internacional, bem como um 8 e dois extremos, ... porque não comprámos um avançado de qualidade e gastámos não sei quanto num tipo que marcou 1!!!!!!!!!!!!! Golo no Atlético de Madrid o ano passado? Se fosse bom não teria jogado mais que el nino Torres? Comprámos 12 jogadores e ficámos com 5! Temos alguns 60 jogadores espalhados por aí... somos um clube que forma planteis para vencer, ou uma empresa de potenciação de atletas? Uma placa giratória de negócios? e com que dinheiro? Com o teu Mano! Com o teu e com o meu! E de todos os OTÁRIOS DOS BENFIQUISTAS, SIM OTÁRIOS! Eu e tu que não percebemos uma merda de bola sabemos que esta cena é tão burra e estúpida que só pode ser um esquema para nos f%$#" a todos! Querem lá eles saber se ganhamos ou perdemos, querem é saber dos negócios crl! Ninguém vê?
    Andam cegos? Algum de nós sabe qual é a situação do clube? Nenhum de vocês sabem, agarram-se com unhas e dentes aos R&C...
    Caramelos? 85 milhões de caramelos? Tás a gozar não? Ou será que não são 85 milhões e são tipo NADA! uma mão cheia de nada!? ;) era fixe era fazer uma investigação porque o que se passa no Benfica é no mínimo estranho.. digo eu sei lá... ah esquece devo ser eu... não ligues...
    Mas olha se calhar, liga! porque é por causa desta merda que temos um plantel de merda!
    Tudo isto é estranho, mas... repara ainda vamos a tempo!
    Se não tivesse sido JJ tinhas DOIS campeonatos na era de LFV
    Não abramozolhos não ... seus caramelos... grande abraço, de coração, a sério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caso que me deixa mais boquiaberto é o de Pizzi. Em quanto é que ficou mesmo esta super-estrela??

      Eliminar
    2. Tudo dito!

      Investigue-se esta bandalheira!

      Quem nao deve, não teme, certo?

      ONDE PÁRA O DINHEIRO????

      Em muitos lados, menos no Benfica!

      Sergey

      Eliminar
    3. Não foi à toa que alguém se tornou o 43º mais rico de Portugal... assim como que por magia!

      A.Martins

      Eliminar
  7. o carrillo custou 2 Milhoes ao sporting lol. mas pronto o benfica by GB é que sabe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. certo e a outra metade ficou com o Zahavi oh dummy

      Eliminar
    2. Eu disse q custou 2 milhões ao sporting. Mesmo q estivesse avaliado em 4 milhões.. Está longe do valor dos jogadores q falas. E dizeres q apenas Carrillo está melhor e pq só les as gordas da imprensa.. Carrillo só e o mais evidente pq finalmente está a ser consequente e não irregular como era antes. Mérito do JJ.

      Eliminar
    3. yah right... volta p toca!

      Eliminar
  8. Exceptuando o defesa esquerdo, não vejo grandes problemas no plantel. Ganhar a Champions? Nem pensar. Não fazer figuras como a do Arouca, certamente. E mesmo o defesa esquerdo serve para 90% dos jogos.

    O problema está na ideia de jogo. Já foi dito isso. Dito incansavelmente.

    4-3-3, 4-4-2 em losango, normal, em vértice defensivo... é indiferente, porque não há ideia do que se quer fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Exceptuando o defesa esquerdo, não vejo grandes problemas no plantel."

      WTF???

      Eliminar
    2. Eu passo a explicar.

      O milagreiro, agora no outra lado da segunda circular, foi com este plantel campeão. Aliás, o milagreiro, nem sequer tinha Mitroglou, Jimenez, Carcela ou Taarabt. Fez 85 pontos, que ao comparar com o campeonato anterior da “mega equipa” (retirando os 4 jogos, 12 pontos, a mais e dando de barato que seriam sempre vitórias) fica a 1 ponto da melhor época dos últimos 50 anos de SLB. Desse plantel só não temos Maxi, Lima e Salvio por lesão, mas também no ano do quase tudo tivemos meio ano sem Salvio.

      Portanto, temos 2 bons GR, um sem dúvida o melhor em PT. Temos uma dupla de centrais razoável, temos 3 excelentes opções para defesa direito, temos um défice no defesa esquerdo (tal como referi), Temos Samaris, Fejsa (que não tivemos o ano passado), temos Pizzi e Talisca, Djuricic… etc etc etc. Creio não ter de explicar o plantel todo do Benfica.

      Portanto com o plantel que tens, podes perfeitamente jogar em vários modelos de jogo. Imagina se à JJ jogas um sistema de losango. Tens uma dupla atacante com um jogador mais fixo (como era Cardozo) um móvel (como era Saviola), um nº10 um médio defensivo um falso ala direita e um extremo esquerdo. Neste sistema tens só de encontrar o teu nº 10 e o falso ala, porque o resto sabes de caras quem são. Para nº 10 tens Djuricic, tens o Taarabt, podes até ter Jonas se quiseres. Para falso ala, tens Pizzi. Conhece bem as duas zonas de terreno, uma espécie de Ramires, sem a qualidade deste ultimo, mas o único que poderia fazer esta função. Se quiseres 4-3-3 podes jogar num vértice de meio campo, com um trinco um 8 e um 10 também tens soluções, como sabes. Até podes descer o Jonas e faze-lo procurar espaço e progressão com bola.

      Assim sendo, o que falta ao Benfica não é jogadores é ideia de jogo. É não haver km de distancia entre os blocos da equipa é por exemplo pressionar a saída de bola do adversário; ou na transição defesa ataque existir duas opções de passe pelo menos ao portador de bola, alguém que receba e devolva.

      Eliminar
    3. Ricardo,
      Eu vejo GRANDES problemas no plantel.
      Um dos principais problemas está bem expresso no teu último parágrafo. Depois, a diferença é que o ano passado tinhas um dos melhores treinadores portugueses e este ano tens um dos maiores cepos portugueses. Embora a culpa não seja dele, atenção, não culpo em nada RV.

      Eliminar
    4. Mas lá está, o meu ultimo paragrafo é precisamente que não é falta de plantel (e para o nosso campeonato não é). Quanto ao RV a única coisa que eu posso julgar é pelo trabalho este ano, mais os 6 jogos que vi dele contra o Benfica. Não gosto do discurso dele, do arrastar de voz e do "temos muita vontade", mas o JJ não tinha modelos de jogo definidos a esta altura. Há dois anos a discórdia era tal que fomos ao Olimpyakos jogar em 4-3-3, portanto mais dois jogos e veremos se não existe mesmo nada ali como até agora.

      Eliminar
  9. Tudo certo com pequenas nuances... Venham as eleições (antecipadas ou não...Vieira até as pode antecipar). A principal missão deve a partir de agora passar por congregar uma equipa que possa encontrar uma pessoa e uma equipa para liderar o SLBENFICA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo... só peço é que não me falem em RGS, Searas, Brunos de Carvalho, Rangeis, Antunes e cenas... parece que têm o coração e os olhos opacizados... apre... porra UM BENFIQUISTA SÓBRIO INTELIGENTE QUE AME O CLUBE... Precisamos de UM FERNANDO MARTINS!, neste momento o clube precisa de um clone do Fernando Martins, senão estamos bem fdds, procurem deve andar por aí... quem anda nas altas esferas conhece os fernandos martins vivos...

      Eliminar
    2. Certo. Nunca mencionei esses nomes. Nenhum deles fazia melhor que Vieira. Alguns até fariam pior. A pessoa em causa deve ter liderança, dominar os conceitos futebolísticos económicos e financeiros. Deve ser alguém da nova geração, que não traga vícios obsoletos. Deve ser bem remunerado, pois essa cantiga de gerir o clube de cariz voluntário ninguém acredita. É um autêntico conto de crianças como o tempo o fou provando. Dito de outra forma, não almoços grátis.

      Eliminar
    3. Ricardo Araujo Pereira, ahahah

      Eliminar
    4. "Vieira até as pode antecipar"

      vieira antecipar eleições????
      vieira está agarrado ao poder que nem uma lapa, amigo. Queres maior prova que o golpe dos estatutos??

      Eliminar
  10. E se calhar só acrescentar que o RUI VITÓRIA foi o único que aceitou treinar o Benfica neste período pós-JLagartixa.....
    Não é dar nem tirar méritos ao anterior treinador , mas obviamente que quem vem numa situação destas tem o terreno minado e a possibilidade de sucesso é mínima mesmo com um super-plantel.
    Qualquer treinador de Nome iria recusar nesta fase.
    Dai que eu penso que para mim que Rui Vitória é um treinador a prazo e que eventualmente não chegará ao Natal e ai sim já um treinador de outra qualidade pode aceitar pegar no projecto.

    Rui Costa é mais um que vive á sombra , Benfiquista sem qualquer duvida e vibra com o Benfica , mas não tem qualquer competência para ocupar qualquer lugar de destaque na estrutura do Benfica.

    A estrutura terá de ser reconstruida , eventualmente com a saída de alguns desses nomes que se chegaram á frente mas que de gestão de Futebol não percebem nada.
    Veiga era de facto alguém que entrava e punha tudo nos eixos rapidamente , mas ....incompatibilidades....

    LVF tem-se aguentado não pela sua bonita cara e farfalhudo bigode mas porque durante anos tem sido avalista de financiamentos ao nosso clube , principalmente na fase inicial do seu "Reinado" onde ninguém emprestava 1 cêntimo ao Benfica e tudo teve de passar por ele..
    Ele pelo que sei já esteve para sair , mas o núcleo duro de Sócios tem pedido para ele continuar e é também por isso que no núcleo duro dos Sócios não nasce nenhuma candidatura forte para competir em eleições.
    Ele já o disse que não tem qualquer Know How nesta área , o problema é que infelizmente tirando o Veiga e agora J.Lagartixa , não teve mais ninguém capaz de ser a pedra Basilar que sustente a estrutura de Futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De Olhão e jogo no Boavista26/8/15 13:45

      Explica aqui à gente como conseguimos todas as vitórias. Queres fazer crer que a direcção não tem qualquer mérito nisso? Terá sido graças à sua incompetência?

      Eliminar
    2. Obviamente terá a sua quota parte , E teve na maneira como durante alguns anos conseguiu que aparecessem jogadores de outra dimensão no Clube que foram muito bem aproveitados pelo ex-treinador.

      Quando se ganha , ganham todos , mas isso só acontece quando há competência desde o topo até á base.

      Neste processo do Ex-Treinador há de facto , não a Bicada do Século , como se anda a chamar na comunicação Social , mas sim a INCOMPETÊNCIA do Século......
      E atenção que esta incompetência começa na direcção do Benfica e passa para as decisões do ex-treinador ao não respeitar um contracto que tinha e que não cumpriu.....

      Ficaram os 2 fragilizados e irão os 2 perder , sendo que eu até acho que o Ex-Treinador é quem pode perder mais e a correr-lhe a vidinha mal , pode nunca mais conseguir chegar ao nível salarial onde tem passado.

      O Benfica andará á nora até que seja criada de novo a estrutura e apareça de facto um treinador com carisma e personalidade para implementar as suas ideias de jogo e iniciar um novo Rumo.

      Rui Vitória não sabe mais nem tem qualquer experiência , parece alguém que entra pela primeira vez num Ferrari e 3 metros depois de arrancar a fundo destrói o carro contra um muro......
      O Benfica não tem tempo para andar a formar um treinador principal e esperar que ele um dia dê em algo minimamente palpável.....
      O Conhecimento que se tem dos métodos e do passado dele são de facto NADA para o que se pretende para um clube da dimensão e com a responsabilidade do Benfica.....
      Por isso afirmo que para mim ele está a prazo e o prazo pode mesmo acabar antes do Natal.....

      Eliminar
  11. Isto no dia em que uma fonte do Benfica garante ao O Jogo que as entradas estão fechadas. As abordagens ao mercados emrpe foram deficientes pelo Benfica de Vieira, salvo raras excepções. A rábula do defesa esquerdo é sobejamente conhecida e já vem desde a saída do leo (não esquecer que Coentrão foi apenas uma adaptação).
    A reprotagem da SIC fez ainda pior ao que já era mau, dando ideia que Vieira domina o mercado e as negociações. Nada mais errado. JJ disfarçou algumas coisas, especialmente o ano apssado em que foi campeão com um saco de caramelos.

    Mas o que fallta mesmo no Benfica, mais que um defesa esquerdo, um 8 e um extremo direito, é liderança. Liderança em todos os lados, na estrutura e no futebol. RV não pensa pela própria cabeça e o desespero leva-o a tentar copiar o modelo de Jesus, mas com o sucesso que temos visto.

    Pizzi é fraco, mas foi o suficiente p sermos campeões? Onde está a diferença p esta ano? PQ é que com os defesas do ano passado, trocando Maxi por Nelson, defendemos MUITO pior? Pq +e que com os mesmos extremos do ano passado não carrilamos jogo pelas alas e afunilamos tanto o jogo? Pq é que a transição rápida deu lugar a troca de bola sem progressão? Isso sim deveria preocupar quem comanda a estrutura.

    Ainda alguém esqueceu que Eliseu foi comprado dias depois de estar a custo zero no mercado? QUe Siqueira veio apenas no ultimo dia de Agosto? Que Jonas veio em emados de Setembro? E outros caoss como Samaris no fim de Agosot,etc... A diferença está na liderança!

    ResponderEliminar
  12. alguem sabe quem vao ser os reforços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada sei. Sei que do meu ponto de vista não saindo Nico necessitamos:
      1- DD
      2-DC
      3- DE
      4- UM ORGANIZADOR

      UM TREINADOR
      UM TREINADOR
      UM TREINADOR

      Eliminar
    2. O Jogo, mal ou bem Jornal de referência no que mercadod iz respeito, diz hoje o seguinte: "A O JOGO, a propósito de Iturbe, fonte do Benfica indicou que, salvo qualquer negócio de ocasião, o plantel está fechado para entradas." - Se isto for verdade nem sei o que dizer/pensar deste Benfica. O Benfica pelos vistos acha que este plantel é sufuciente para lutar pelos titulos internos e fazer boa figura na Champions... ahahaha

      Eliminar
  13. Ainda tanto por fazer? Eu não acho. Há por aí malta (bons benfiquistas, claro está...) que acham que não falta quase nada à equipa, só faltam limar umas arestazitas à equipa.

    Para mim, só falta mesmo é sair Gaitán (que deve estar por horas) e fazer mais um 'ganda encaixe! Sim, porque o Benfica está com uma solidez financeira nunca antes vista... Títulos é que se contam pelos dedos de uma mão, mas isso não interessa nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falou-se hoje na saída do Gaitan para a Juventus via Doyen. Mas concordo, deve estar por horas.

      A.Martins

      Eliminar
  14. Jesus e Jesus e mais Jesus......a grande visão a trazer Cortez...Luis Felipe.....Candeias, Funes Mori,
    Bebe, o grande Yannick Djaló de quem ia fazer um grande jogador.....
    Já chateia a conversa de aiiii Jesus que o Jesus foi embora.........
    O que falta neste momento é perceber como vamos jogar.....isso é que ainda ninguém percebeu....
    Em termos de jogadores faltam médios ofensivos com capacidade de transporte de bola, técnica e visão de jogo para podermos entrar nas defesas adversárias em posse e não em cruzamentos desesperados e bolas na para a confusão a ver se dá alguma coisa......se depois jogam a extremos a 10 a 8 a 11 ou a 23 isso depende da tática que é coisa que a equipa não tem!

    ResponderEliminar
  15. Adoro o Benfica26/8/15 14:56

    Reforço cada vez mais esta minha opinião:

    O melhor que pode acontecer ao Sport Lisboa e Benfica é a demissão de LFV e eleições antecipadas.

    A saída de LFV e dos seus boys amestrados e submissos do Benfica era o melhor que podia scontecer ao nosso amado clube.

    Isto e uma auditoria financeira ao Benfica.Compras, Vendas etc etc

    É a minha opinião.

    ResponderEliminar
  16. "Não é que tivesse sido Jorge Jesus a fazer o Benfica avançar, mas foi devido à auto-imposta autonomia de Jorge Jesus que o poder ficou concentrado em que percebia de futebol. Era ele que de forma autónoma definia a estratégia e até abordava jogadores (foi conhecido o caso do Danilo). Se juntarmos o Vieira e o Jesus, dava uma espécie de "Manager à inglesa" mas dividido por dois, o que obrigava a que a estrutura andasse a "toque de caixa" de todos eles.

    Vieira teve o mérito de criar e disponibilizar recursos para a dita estrutura. Jesus teve o mérito de a saber usar. A estrutura teve o mérito de se profissionalizar e serem hoje profissionais de elite em várias áreas como é o caso de Lourenço Coelho, Bruno Mendes e o BenficaLAB em geral, toda a estrutura de Scouting, etc.

    Porém, e reforço que é apenas a minha opinião, com a saída do Jesus este edifício simplesmente... desmoronou por completo."

    Excelente , eu vejo que você é um adepto muito emocional e que a sua intenção é sempre defender o Benfica , por isso por vezes contradiz-se , e é provável que não tenha a experiência para ser mais cauteloso nas suas opiniões e assim consequentemente mais coerente , mas ainda bem que abriu os olhos , depois de ter participado na campanha "super estrutura".

    SL

    ResponderEliminar
  17. A frase "ir às compras com um saco de caramelos".não deve ser atribuída a José Veiga , mas , sim ao Toni , jogador e treinador do Benfica (grande benfiquista ) , ética e moralmente uma referência ..
    Relativamente à "estrutura " , têm dúvidas que o Benfica , é no presente aquele se "mexe " melhor nos meandros do futebol . Perdemos algumas batalhas , mas ganhámos a guerra (campeonato) , mas, a luta incessante vai continuar , com perdas , esperando que no final , saíamos vencedores .

    ResponderEliminar
  18. O Benfica é único no mundo!!!!!!
    único clube que tem empresários
    Único Clube que só faz maus negócios porque os bons não interessam
    Único que vende a formação toda,os outros não.
    único em que os próprios benfiquista se é que são atacam-se á eles próprios e querem mandar a Direcção ou seja la que for a baixo tipo golpe de estado.
    Único clube no mundo que se queria blogues o seja la que for para dizer mal de tudo em relacao ao seu próprio clube
    Único clube que tem passivo.
    Único clube no mundo que tem um canal televisivo e criticasse por fazer campanha pelo Presidente
    Único em que adeptos de outros clubes vem comentar actualidades do Benfica que não lhe dizem respeito.
    Único clube no mundo que se critica por certos comentadores irem enfrentar os arruaceiros de outros clubes que fazem comentários escabrosos contra o Benfica.
    criticas por se ter um centro de estagio e estádio e não saber se esta pago.
    bla bla bla
    o lado oposto
    clubes que não tem passivos fazem grandes negócios e dinheiro desaparece misteriosamente,paga-se milharesa treinador que não se sabe donde veio dinheiro,comprasse jogadores de 20 milhões e parece bem.ordenados milionários por metades de passes,não negoceiam com fundos e nem empresários tem certos de estágios a pala de outros,canais de televisão que já existiam com dinheiros públicos tipo
    RTP Porto que passou ser canal porto e agora canal oficial do porto.
    Presidentes que dizem que se não passarem a fase grupos tem que vender uiii se fosse o Benfica,treinador que teve um plantel a sua escolha e deu no que deu continua ser treinador ter comprando não sei quantos jogadores e continua dizer que precisa de reforços e por ai fora,mas este lado oposto e que tem as superes estruturas estão organizados magnificamente deixaram de ter passivos são geridos com critérios rigorosos e com disciplina são nata do futebol.
    Sim na minha humilde opinião errou-se na escolha do treinador ate agora tudo indica para esse sentido.
    Não sou Vieirista não!!! sou sócio do Benfica,agora não revejo na politica do bota a baixo em tudo que mexe

    ResponderEliminar
  19. Não há assim tanto por fazer.

    1- contratar defesa esquerdo e extremo (zivkovic e ansaldi, este infelizmente)

    2- emprestar e/ou vender os excedentários

    3- o rei da tática acabou eliminado pelo cska. Ainda bem que saiu. Só faltou a Vieira contratar Marco Silva. Com MS o plano teria sido perfeito.

    4- o mestre da tática não utilizava metade dos recursos que a estrutura punha ao seu dispor. A caixa 360 é apenas um exemplo

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking