O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 24 de novembro de 2012

Uma noite chuvosa mas tranquila.

Avatar
 ●  9 comentários  ● 
"Foi um jogo difícil, pois o adversário teve um bom posicionamento a defender. É verdade que o nosso poder os obrigou a estar muito atrás, mas dificultaram a nossa tarefa. É evidente que podíamos ter marcado mais golos, mas já sabia que, depois de um jogo da Champions, ia ser complicado gerir o esforço. Aliás, fiz três trocas por causa disso e até pensei em fazer mais uma”, resumiu o técnico encarnado.

O responsável benfiquista assumiu que, apesar do 2-0 ter demorado a aparecer, o triunfo estava bem guardado. “Não entrámos em risco, a vitória esteve sempre controlada. Com o resultado em 1-0, foi sempre mais provável assitir ao 2-0 do que ao empate, embora em futebol tudo possa acontecer.
Declarações de Jorge Jesus no final do jogo com o Olhanense.

De acordo consigo, Jorge Jesus!!




Sport Lisboa e Benfica - Olhanense

Avatar
 ●  4 comentários  ● 
"Jorge Jesus divulgou este sábado a lista de convocados para o encontro com o Olhanense, partida da 10.ª jornada da Liga, agendada para as 20H30, no Estádio da Luz.

O treinador dos encarnados acabou por chamar Matic que esteve sob a atenção do corpo clínico dos encarnados devido à lesão na perna esquerda contraída no jogo com o Celtic.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;

Defesas: Maxi Pereira, Jardel, Garay, Luisão, Luisinho e Melgarejo;

Médios: Matic, André Almeida, Ola John, Gaitán, Carlos Martins, Enzo Perez, Salvio e Bruno César;

Avançados: Cardozo, Lima e Rodrigo." - Record

O Mistério da morte de Mesquita Alves

 ●  23 comentários  ● 

Só eu é que acho completamente estranho que nenhum jornal ou TV ainda tenha sequer feito noticia relevante a MORTE de um dirigente do FCPorto nas instalações da SAD do FCPorto, num cenário cheio de "alegadamentes" onde... alegadamente... dizem que o homem se matou, mas... alegadamente... a arma do crime não foi encontrada no local (querem ver que se desfez dela depois de se matar?)...

Há muitos muitos anos, não me lembro agora o nome do homem, houve um ex-dirigente que teve um acidente mortal na A1, alguém que lá está... alegadamente... se ia candidatar ao FCPorto e se assumia como opositor, mas que infelizmente e... alegadamente... teve um acidente.

No dia que a notícia foi muito discretamente publicada (dia 22), o melhor que o FCPorto conseguiu anunciar foi... a assinatura de um protocolo com o Ferroviário de Maputo e se consultarem as notícias do site, nem uma breve e singela referência ao dirigente.
Os jornais não querem saber...
... do FCPorto nem uma demonstração pública de pesar.
é... alegadamente... estranho, muito mas muito estranho.


ADENDA:
Mais uma vez, Mesquita Alves
by: Cabelo do Aimar

Saíram duas notícias aqui no Cabelo em relação à morte do dirigente portista. Não foi emitida qualquer opinião, até porque a situação foi/é tão confusa que nem me arrisquei a emiti-la.

Na quarta-feira de manhã, por volta das 11h, recebi uma chamada, de uma das nossas fontes no clube portista a informar-me do acontecimento, mas até lhe respondi que não valia a pena colocar nada no blog porque certamente a imprensa ia dar o devido destaque a essa situação. De realçar que a nossa fonte disse que foi com um tiro na nuca, e que, apesar de parecer suicídio, essa hipótese ainda não era certa.
No mesmo dia à noite, quando cheguei a casa, dei uma olhadela pelos jornais, e acabei por descobrir que não existia qualquer referência ao acontecimento. Entrei novamente em contacto com a fonte, que me aconselhou a não revelar o nome da vítima dada a gravidade da situação, mas que me aconselhou a publicar.

Como é óbvio, e apesar de ter 100% de confiança nessa fonte, resolvi falar com alguns jornalistas conhecidos, mas apenas o Eugénio Queirós (sempre ele) manifestou interesse no caso. Publiquei a notícia da morte de um dirigente no dragão, e o EQ publicou no seu blog o link para cá, para logo fazer uma notícia no Record, onde declarou que foi suicídio. Não falei mais com ele desde quarta-feira, mas na quinta recebi outra chamada da fonte, que com bastante algazarra, me informou que não se sabia da arma do crime, e que foram vários os jornalistas "escorraçados" pelos capangas do FC Porto, quando tentavam apurar se foi mesmo suicídio.

Esta é a história nua e crua dos contornos deste exclusivo do Cabelo, e, como disse o nosso leitor TAKUARA, é muito provável que nem saísse na imprensa se nós não a tivéssemos divulgado. Eu compreendo que os profissionais da área não possam fazer um trabalho rigoroso, quando não têm acesso ao "lado" oficial da questão, mas não deixa de ser estranho vários orgãos de comunicação não terem feito referência à morte de Mesquita Alves, mesmo sem saberem se foi de morte "matada" ou "morrida".

Outra aspecto curioso, e que me deixa um pouco incomodado, é o facto de em todos os jornais que deram a notícia (excepto o Record) dizerem que o corpo foi encontrado às 15h, hora em que chamaram o INEM. É estranho porque eu recebi a chamada às 11h.

Será que foi a nossa fonte que o matou?

Magnata Estrangeiro Investe no SLBenfica

 ●  9 comentários  ● 

Não, não é uma notícia em primeira mão, nem sequer uma notícia. Gostaria apenas de levantar o debate sobre o investimento milionário que tem colocado alguns clubes na alta roda europeia (outros nem tanto).

O SLBenfica, como sabem, tem directa e indirectamente mais de 60% (63,6% concretamente) do controlo da SAD. 

Passíveis de ser alvo de investimento por parte de um desses investidores estão então 3,7% de Luis Filipe Vieira, 7,97% do BES, 3,7% de José Guilherme, 3,65% da Somague e 2,66% da Sportinvest, num total de cerca de 25%.


A questão que se coloca é então: 
Que retorno poderemos dar a um investidor que possa ter apenas 25% do capital da SAD? 

Porque motivo investiria um qualquer potencial accionista chinês, angolano, árabe, etc.?

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Comigo serão sempre titulares!!

Avatar
 ●  14 comentários  ● 

 

Jogadoras fantásticas!!!!! :)


A lenta agonia do moribundo Sporting.

Avatar
 ●  15 comentários  ● 
Cresci a ver o Sporting como o grande rival do Benfica. A sentir que os jogos do ano eram sempre os com os rivais de Alvalade.
A carneirada azul, para mim, nunca merecerá essa classificação, pois tudo o que têm é graças ao roubo.
 
É muito triste ver o Sporting neste estado actual.
Este Sporting moribundo, doente e quase em estado terminal tem vários rostos responsáveis pela sua agonia.
Em especial os 'grandes gestores' que entraram no clube na era Roquette. Aliás, José Roquette é o primeiro responsável pelo estado do Sporting, pois foi ele que abdicou do estatuto de 'grande' e entregou de bandeja a cooperação do seu clube com os corruptos em troca de 2ºs lugares e um título de campeão ocasional.
Depois disso, foi o crescimento anormal da dívida do clube, sem se verem contratações sonantes ou investimento no futuro do clube. De que serve a academia se os valores aí criados saem do Sporting a preço de saldo? Ronaldo ou Moutinho são o exemplo.

Para ser honesto, o último presidente a montar uma boa equipa no Sporting foi o Sousa Cintra, o iletrado. Os Drs. só aumentaram a dívida e nada trouxeram ao clube. 
O meio campo de sonho com Figo, Balakov e Paulo Sousa(não culpo Sousa Cintra mas sim o ingrato do P.S.) era algo que dificilmente o clube verde irá repetir, em termos de qualidade.

Claro que a dupla JVP e Jardel foi fantástica, mas prefiro os anteriores.

O Sporting Clube de Portugal é essencial para a luta contra o sistema. Enquanto lá estiverem os discípulos de Roquette, assalariados dos credores, o Sporting nunca sairá deste filme. E acabará por ser uma amostra do que já foi.

Nenhum clube sobrevive quando é minado a partir de dentro. 
O Sporting não vai aguentar para sempre esta agonia.

Eu prefiro um campeonato limpo e disputado e com um Sporting forte, que um campeonato inquinado, com um Sporting fraco deixando apenas os corruptos a lutarem com o Benfica pelo título de campeão. 
 

Mensagens curtas e grossas

 ●  7 comentários  ● 

Miguel Rosa voltou ontem a resolver um jogo pela equipa B do Glorioso. Já escrevi aqui o que penso dele e o que penso sobre o que andam a fazer com ele. Só me vem dar razão....E por aqui me fico.

Jorge Jesus na conferência de imprensa de hoje, sobre o jogo de amanhã com o Olhanense, comentou também o jogo entre o Braga e o Porto de domingo.
Os jornalistas perguntam o que querem, o treinador responde o que quer. O treinador do Benfica tem de se focar na sua equipa e no seu adversário mais próximo. Quando a nossa concentração se dispersa, costuma dar...cócó. Espero que amanhã o Olhanense não cometa uma surpresa na Luz.

Quanto ao Sporting...Não, não vou falar sobre a figura triste deles ontem, estejam descansados...
Na próxima 3º feira, fará 1 ano, vou repetir agora por extenso e em negrito, um ano que depois do final do jogo entre Benfica e Sporting, os adeptos "lagartos" pegaram fogo a património do Clube, à nossa casa, ao nosso estádio.
No dia 29 de Novembro de 2011, a Liga de Clubes anunciou um processo de inquérito sobre o que aconteceu, a 26 de Novembro de 2011.

Entretanto, passaram pelo clube de Alvalade como treinadores, Domingos Paciência, Sá Pinto e agora Vercauteren, Luís Duque e Carlos Freitas saíram do clube tal como Paulo Pereira Cristóvão.
E ainda não se terminou o processo de inquérito...
A minha previsão é que o término do processo e o seu resultado sairá na semana do próximo derby entre o grande de Portugal e o ex grande do nosso país de Campolide.

E no Benfica, nem um pio sobre o assunto.

3 adeptos do Benfica esta semana foram condenados num Tribunal de Braga, a multas entre os 750 euros e os 1680, e impedidos durante 16 meses de ver jogos do Glorioso.
Se prevaricaram ( adoro este termo ) e se foi provado em tribunal, concordo com a pena.
A minha questão é : São apenas os adeptos do Benfica os prevaricadores neste país ? Nunca vi um "Super Morcão" ou um "Juventude Gatinho" com os mesmos castigos nos tribunais portugueses.

E assim passo para "a turminha dos petardos na Luz"...


Num estádio onde será palco a final da Champions em 2014, com video vigilância, das duas uma :


- Ou as câmeras não estão a funcionar.
- Ou a empresa de segurança é uma bosta e não está a fazer a ponta de um corno...

Num clube que eu cá sei, 5 ou 6 tipos, no jogo seguinte estariam na bancada da "turminha dos petardos", e ao primeiro petardo, ganhavam uma viagem grátis aos WC do Estádio, e nunca mais queriam ver um petardo pela frente...

P.S. - Aviso já, que quem vier com a conversa de que são sócios, e que vão a todo o lado como desculpa para o que fazem, recebe uma resposta com a educação da "turminha dos petardos" cheia de &"!!?=#%$#"
Entenderam não entenderam ? Ainda bem...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O inferno da Luz...hoje raramente existe.

Avatar
 ●  18 comentários  ● 
"The passion of Celtic fans was not matched before kick-off by the home side. The Stadium of Light is known to Benfica fans as ‘The Cathedral’, but the Portuguese parishioners were hardly beating down the doors to worship their side, despite their undefeated start to the domestic season.

The heavens even opened in dismay at the gaps around the ground as kick-off approached.
Intimidating it was not, despite the pre-match claims from Jesus – Jorge, that is – that the atmosphere would be the equal to Parkhead in September.

It was like comparing punk to easy listening – it didn’t even come close, despite the best efforts of the matchday DJ who blasted out heavy metal hits by the likes of AC/DC and Van Halen as the Celtic fans looked on from behind the goal, interested only in the tactical prowess of Lenny, not the vocal range of Lemmy.

They let rip with a chorus of pantomime boos as Victoria the eagle, Benfica’s mascot, soared to her perch on the half way line before the match." - Gary Ralston in Daily Record

Eu acrescento que se não são os mauzões dos petardos(atenção que censuro os petardos mas não embarco na condenação sumária dos gajos que mais correm o país a apoiar o Benfica), o Estádio da Luz está quase em silêncio.

Excepto em jogos especiais pela rivalidade, o ambiente da Luz está longe das noites infernais europeias ou sequer daquilo que assustava qualquer adversário. 

Penso que todos devemos refletir no que está a falhar para que os adeptos e sócios não tornem a Luz naquele inferno para os adversários.

Suicídio no Dragão?

 ●  11 comentários  ● 
Até nisto são estranhos...

Mesquita Alves, dirigente portista da Porto Comercial, foi encontrado morto na terça-feira nas instalações do FC Porto, no Estádio do Dragão, Aparentemente, o dirigente suicidou-se com um tiro na cabeça. 
in Record

Nós no SLBenfica preferimos algo menos suspeito: 
Maria Lima e João Silva: são dois nomes que vão ficar ligados à história do Estádio da Luz. Mas não são atletas. O recinto do Benfica recebeu este sábado o primeiro casamento da história do emblema lisboeta. O matrimónio decorreu às 17 horas em pleno relvado do Estádio da Luz. Os noivos tiveram direito a várias surpresas organizadas pelo clube, informa o Benfica. Um voo da águia exclusivo e a passagem do hino do Benfica foram algumas das atividades organizadas pelo emblema da Luz. 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nunca se gastou tanto como com Jorge Jesus? Vamos aos factos...

Avatar
 ●  52 comentários  ● 
Pronto, gosto do homem, que querem que faça? Jorge Jesus é perfeito? Não, não é, bem longe disso. Admito que de vez em quando seria capaz de gostar mais se soubesse jogar em 4-3-3, se não se expusesse tanto. E gostaria ainda mais se de vez em quando fosse mais comedido nas palavras, se deixasse os adeptos julgar o seu trabalho sem ter de estar sempre a colocar-se em bicos de pés. E gostaria ainda mais se tivesse ganho mais títulos.

Mas apesar dos defeitos que tem, quando analiso os últimos 20 anos do SLB, no fundo, o Benfica do “meu tempo”, acho que é o melhor treinador que tivemos a larga distância dos outros. Por isso, quando JJ diz que há um Benfica antes e outro depois dele (repito, só conheço o Benfica do “meu tempo”,) eu até concordo com ele. Acho é que ele não o devia dizer, devia deixar as pessoas tirarem as suas conclusões. Como já devem ter percebido, o Benfica do “meu tempo” é pois um Benfica perdedor, aceito esse reparo:))

Numa questão de estilos e, estilos há quem goste mais de uns e menos de outros (é discutível) eu sou fã da sua frontalidade e até da sua cultura bairrista. Faz-me lembrar Graeme Souness, de quem também apreciava a personalidade. Com Jorge Jesus não há meias tintas. Se o jogador A joga bem merece um elogio, se joga mal merece um reparo. Não há cá paninhos quentes nem palmadinhas nas costas. Não há cá medos de exigir e atirar pressão para cima dos jogadores. Quem lida mal com a pressão no futebol, terá escolhido seguramente a profissão errada.

Uma das duplas de treinadores mais famosas e mediáticas da história do futebol é a dupla Brian Clough/Taylor que levou o Nothingham Forest ao título de Bi-Campeão Europeu em 1979 e em 1980 com uma equipa de tostões e sem que ninguém desse nada por ela. Para quem não viu o filme sobre a vida de Brian Clough, eis um filme que recomendo vivamente aos amantes do futebol “The Damned United”. Simplesmente fabuloso.

Este Brian Clough era a pessoa mais egocêntrica de que há memória. Se virem o filme perceberão que Mourinho bebeu muito desta personalidade. Bebeu e inspirou-se nela seguramente. Este é o homem que disse um dia que “Quando morrer, Deus vai ter de abdicar da sua cadeira favorita.” É o homem que disse: “Eu sei que dizem que Roma não foi construída num dia... mas eu não estava destacado para essa missão.” E que disse: “Não vou dizer que sou o melhor treinador da história mas estarei seguramente no top 1!” Que disse: “Normalmente discutimos os assuntos durante 20 minutos e depois concluímos que eu estava certo.

E na autobiografia de Taylor (o adjunto de Clough) é dito que de cada vez que eles contratavam um jogador, esse jogador era chamado a uma reunião onde lhe era dito olhos nos olhos para que tudo fosse claro: “Filho, na primeira oportunidade em que te pudermos substituir por um jogador melhor, fá-lo-emos sem piscar um olho. É isso que nos pagam para fazer, para construir o melhor plantel possível para ganhar o máximo que pudermos. Se nós víssemos um jogador melhor do que tu mas não o recrutássemos, seríamos fraudes. Mas nós não somos fraudes, ficou claro?” Esta era pois a injeção de confiança e motivação que Clough dava aos seus jogadores assim que chegavam. E no entanto, em campo eram jogadores sempre dispostos a morrer por ele.

Claro que não estou a querer comparar Clough com Jorge Jesus. Os discursos de Clough só ganham significado e lugar na história porque foi um treinador único e ganhador, coisa que JJ não é. O que estou é a comparar egos e, esse, quer num quer no outro, e em Mourinho porque não, são gigantescos, os quais, como se viu, adornam e até imortalizam os seus autores, desde, claro, que se ganhe para dar colorido ao discurso. Eu sou pois fã desta cultura de exigência, e estou 100% de acordo quando, com uma certa arrogância, JJ diz que isto não é tirar o Manuel e meter o Joaquim! Se assim fosse, qualquer um era treinador.

Ainda sobre Jorge Jesus, gostaria de deixar aqui um estudo baseado no site www.transfermarkt.co.uk, que resume o seu trabalho no clube. No fim tirarei as minhas duas ou três conclusões e gostaria que cada leitor fosse capaz de tirar e discutir as suas.

Para a equipa A, os jogadores que Jorge Jesus contratou em quatro épocas foram: (em libras)

Júlio César           440000
César Peixoto       352000
Shaffer                 1320000
Airton                  2288000
R. Amorim          880000
Javi Garcia          6160000
Ramirez               6600000
Filipe Menezes    968000
José Fernandez    1320000
Éder Luis             3520000
Weldon                176000
Saviola                4400000
Kardec                 2200000
Roberto               7458000
Gaitan                 7392000
Jara                      4840000
Carole                 660000
Jardel                  418000
Fábio Faria         1760000
Artur                   0
Bruno César       4664000
Nolito                 0
Garay                 4840000 (50% do passe)
Matic                 4400000
Witsel                7920000
Rodrigo             5280000
Capdevilla         0
Yannick             0
Enzo Peres        2112000
Rodrigo Mora   0
Urreta               1108000
Paulo Lopes      0
Sálvio                9680000
Lima                  3520000
Melgarejo          0 ?
Emerson            1760000
Luisinho            0?
Ola John            7920000
TOTAL COMPRAS: 106356000 (libras) 
EM EUROS: 133 Milhões 

Jogadores contratados e VENDIDOS por Jorge Jesus (Mais Valias):
Júlio César                       Valor das Vendas 0                  MV: -440000
César Peixoto                  Valor das Vendas 0                  MV: -352000
Shaffer                             Valor das Vendas 202400        MV -1117000.6
Javi Garcia                      Valor das Vendas 17760000     MV +11600000
Ramirez                           Valor das Vendas 19360000    MV +12760000
Filipe Menezes                Valor das Vendas 88000          MV -880000
Roberto                            Valor das Vendas 7560000      MV +102000
Fabio Faria                       Valor das Vendas 0                 MV -1760000
Witsel                               Valor das Vendas 35200000   MV +27280000
Capdevilla                        Valor das Vendas 308000       MV +308000
Emerson                           Valor das Vendas 1408000     MV -352000
Éder Luis                         Valor das Vendas 1540000      MV -1980000
Weldon                             Valor das Vendas 0                 MV 0
VALOR DAS VENDAS: 83426000 (libras) 104 milhões de euros
MAIS VALIAS: 45169000 (libras) 57 milhões de euros

Jogadores vendidos por Jorge Jesus mas comprados anteriormente:
David Luiz 26400000   Valor Mercado em 2009:   4800000      MV + 21600000
Coentrão    26400000   Valor Mercado em 2009:   1900000      MV +24500000
Di Maria    29000000   Valor Mercado em 2009:   6900000      MV +22100000
VALOR DAS VENDAS: 81800000 (libras) 102 milhões de euros
MAIS VALIAS DE JJ: 68200000 (libras) 85 milhões de euros

TOTAL VENDAS DE JORGE JESUS: 206 milhões de euros 
TOTAL COMPRAS DE JORGE JESUS: 133 milhões de euros 
LUCRO: 73 milhões de euros, ao qual terá de se adicionar mais valias teóricas em jogadores contratados com JJ e que o Benfica ainda mantém nos seus quadros.

Jogadores contratados por Jorge Jesus e ainda não vendidos:
Airton              2288000        Valor de Mercado actual:1800000          MV:-488000
R. Amorim:     880000          Valor de Mercado actual:3500000          MV:+2620000
Kardec             2200000        Valor de Mercado actual:1500000          MV:-700000
Gaitan              7392000        Valor de Mercado actual :14000000       MV:+6608000
Jara                  4840000        Valor de Mercado actual:4400000          MV:-44000
Carole              660000          Valor de Mercado actual: 525000           MV:-75000
Jardel              418000           Valor de Mercado actual: 3500000         MV:+3082000
Artur               0                     Valor de Mercado actual: 5300000         MV:+5300000
Bruno Cesar    4664000         Valor de Mercado actual: 7900000        MV:+3236000
Nolito              0                     Valor de Mercado actual : 8400000       MV: +8400000
Garay              4840000          Valor de Mercado actual:12500000       MV:+7660000
Matic              4400000           Valor de Mercado actual: 5300000        MV: +900000
Rodrigo           5280000          Valor de Mercado actual: 8800000        MV:+3520000
Enzo Peres      2112000           Valor de Mercado actual : 2600000       MV:+488000
Rodrigo Mora 0                      Valor de Mercado actual: 1600000        MV:+1600000
Urreta             1108000            Valor de Mercado actual: 1600000        MV:+492000
Salvio             9680000            Valor de Mercado actual : 8800000       MV: -880000
Lima               3520000            Valor de Mercado actual: 7000000        MV:+3480000
Melgarejo       0 ?                     Valor de Mercado actual: 3100000         MV:+3100000
Luisinho         0?                      Valor de Mercado actual : 875000         MV:+875000
Ola John          7920000          Valor de Mercado actual: 7900000        MV:-200000
Valorização Teórica Jogadores Contratados Ainda Não Vendidos: 50131000 libras 
Em Euros: 62 Milhões Euros

Outras Valorizações
Maxi Pereira:               Valor Mercado em 2009: 4600000  VM Actual:13000000   MV:+8400000
Cardozo:                      Valor Mercado em 2009: 7000000   VM Actual 1550000     MV:+8500000
Total Outras Valorizações: 16900000 libras 
21 Milhões de euros 

Outras Desvalorizações:
Sidnei:         Valor Mercado em 2009: 4400000    VM Atual: 1800000      MV:-2600000
Excluem-se desvalorizações devido a veterania como Luisão e Aimar 
Total Outras Desvalorizações: 3.25 Milhões de Euros 

NOTA: Nestes números não foram incluídas verbas correspondentes a vendas parciais dos passes de jogadores ao Benfica Stars Fund, nomeadamente percentagens dos passes de Airton, Kardec e Éder Luís. 

As minhas conclusões:
1. Ainda há quem tenha a lata de dizer que nunca se gastou tanto como com Jorge Jesus. Dito, claro, por quem faz contas à carpinteiro (e mesmo assim terá de ser um carpinteiro tendencioso), não avalia ativos e passivos, e decide ter em conta apenas uma das parcelas, aquela que mais interessa.

2. Se Jorge Jesus fosse Manager do clube à boa moda inglesa, a sua gestão dos ativos desportivos do clube teria de ser considerada absolutamente notável, especialmente por se tratar de um grande cube, e ainda assim ter conseguido manter desportivamente um nível bem razoável de competitividade.

3. Concordo quando alguns responderem a este post com a pergunta: “Ok, mas nós somos um Banco?! Então e os títulos?” Sem dúvida alguma de que o Benfica vive essencialmente de mais valias desportivas e não financeiras, e as mais valias desportivas de Jorge Jesus têm sido “curtas”. O problema, se calhar, é que a história mostra claramente que para se ter sucesso numa das vertentes é quase impossível ter sucesso na outra.

4. Talvez as mais valias desportivas de JJ fossem neste momento maiores se a Direção não tivesse dado tanta prioridade às mais valias financeiras, se se tivesse sido capaz de segurar algumas pérolas mais um ou dois anos. Quantos clubes de primeira linha do futebol europeu conseguem vencer títulos com regularidade apresentando saldos positivos entre a compra e a venda de jogadores? Com regularidade só vejo um, e infelizmente para nós chama-se Futebol Clube do Porto. Todos os outros têm saldos altamente negativos.

5. Não custa compreender pois que nunca será fácil nem será de animo leve, que Luís Filipe Vieira prescindirá de Jorge Jesus e o recambiará para o Dragão. Esta será sempre uma GRANDE decisão. Sei que alguns pensam hoje que qualquer treinador que venha para a Luz será capaz de fazer pelo menos igual ou melhor do que JJ. Para bem do meu clube, oxalá tenham razão, porque eu, sinceramente, tenho séria dúvidas de que treinadores como Jorge Jesus hajam muitos por aí aos pontapés.


Se eu renovava com Jorge Jesus? Se baseado apenas nas suas competências, claramente que sim. Se baseado na forma como vejo o futebol, claramente que sim também, porque eu, neste momento, e se calhar ao contrário da maioria, acho que este Benfica não dá para mais, e se não dá para mais não acho que seja por culpa do treinador. Ainda assim, na minha opinião, esta sim, é a época em que Jorge Jesus está a provar definitivamente o seu valor. E ao contrário dos prognósticos da maioria, Ola John, Melgarejo, Matic, André Almeida, Enzo Peres, Lima e até Jardel, são claramente apostas ganhas, e claramente com muito trabalho técnico e tático do treinador.

Só que ao mesmo tempo também acho que projetos de longo prazo só fazem sentido em clubes de topo que permitem financeiramente aos seus treinadores construir projetos sempre em crescendo. Ou então em clubes pequenos em que se sobrevive facilmente a dois ou três anos modestos. Mas em clubes como o nosso, clubes onde as necessidades financeiras se sobrepõe sempre às desportivas mas onde a exigência dos adeptos é e sempre será altíssima, projetos de longo prazo são totalmente descabidos, porque simplesmente não há tempo para os treinadores darem dois passos atrás para darem mais tarde três à frente. 

Quantos treinadores saíram do Benfica pela porta grande nos últimos vinte e cinco anos, para não ir mais longe? Trapattoni, se calhar o único inteligente o suficiente para ter saído pelo seu pé, sabendo como sabia, que se tivesse ficado, na época seguinte não durava até Dezembro! O que disse ele na altura para justificar a saída? Ahh, que estava velho e que era hora de regressar a casa. Uma semana depois estava a treinar na Alemanha.


P.S. Não sei quem estará certo mas, para muitos que dizem que Jorge Jesus ganhará qualquer coisa como 400000 euros por mês... Segundo este gráfico, 2.4 milhões ao ano divididos por 14 meses dará qualquer coisa como 170000 euros/mês. Um número bem diferente portanto.

Esclarecimento sobre os 3+1+50

 ●  9 comentários  ● 
Se o 3 e o 1 não tem oferecido muita discussão, bem se calhar há quem ache até que para o 1 conta a final da Champions que se vai realizar na Luz em 2014. Presença europeia garantida... pelo estádio.

... Já o 50 tem sido alvo de vários contactos por parte dos nossos leitores.

A leitura que fizemos dos 50 títulos correspondem a... 5 modalidades (Andebol, Basket, Futsal, Hoquei e Volei). Agora que o Presidente falou em 50 titulos em 4 anos, uma média de 13 titulos por ano, por favor não queiram virar todos adeptos de Atletismo, Bilhar, Judo, Futsal... feminino, Hoquei... Feminino, Rugby... Feminino, nem à equipa B de Basket ou aos juniores de Andebol.

Eh pah, sejam sérios.

Todos sabemos que o Presidente se estava a reportar às principais modalidades profissionais de pavilhão e essas são as 5 que estão acima e se fizessem o pleno nestes 4 anos conquistariam não 50, mas 60 titulos (3 titulos por ano x 5 modalidades x 4 anos - 64 se considerarmos que o Basket tem uma espécie de Taça da Liga), o Presidente o que pretende é anualmente não deixemos mais de dois/três titulos por conquistar, entre os 15 em disputa... o que considerando que somos o Clube com o orçamento mais alto em todas elas, acaba por ser uma exigência do Presidente, totalmente justificada.

Ainda assim, admito perfeitamente a hipótese de adicionarmos o Atletismo e o Rugby - modalidades que no meu entender não estavam na cabeça do Presidente quando falou em 50 titulos.

A questão que coloco é:

Vamos colocar os títulos individuais do Atletismo, como o primeiro lugar da estafeta de 4x100 ou do 110 barreiras? Ou só vamos colocar os titulos nacionais de equipas?

E nas restantes? Vamos colocar os titulos das equipas amadoras femininas?

Por essa ordem de ideias, eu diria que chegamos ao final desta época com 40 ou 50 titulos... seria pouco sério.

Os 'Bhoys' em Lisboa! Festa e convívio!

Avatar
 ●  3 comentários  ● 













Finalmente Ola John...

 ●  21 comentários  ● 

Esperei, esperei, esperei até falar deste Ola John, tais eram as contradições de quem dizia conhecer e ser um fabuloso jogador... e de quem o via na bancada e lhe apontava ser um flop.

Agora, os primeiros dizem "estão a ver" o Jesus estava era a prepará-lo. Os segundos dizem que aquilo que ele faz não vale os 9M€. Esta é a magia do futebol.

Quanto a mim, acho que o Ola John vai devolver fortemente os 9M€ que (não) demos por ele. A duvida é só quanto é que vai devolver... mas eu já fico contente se o devolver em campo, como está a fazer.

Sem me alongar sobre Ola John deixo só uma dúvida: Só a mim é que ele faz lembrar, totalmente, os primeiros anos do Mantorras? A força, a velocidade, a técnica... 


Breves:
- Cardozo e Lima? Estou com o JJ, não me parece ser a melhor solução, se bem que o Lima para mim é muito mais importante em campo que o Cardozo, mas isso sou eu que não vejo o Benfica pelas estatísticas - opiniões.
- André Almeida a lateral? Não me parece... como suplente do médio defensivo, claramente.
- Matic a "6"? Não estraguem um jogador que poderá ser um "8" muito interessante e já agora menos bazófia sobre o jogador porque nem nunca será melhor médio defensivo que o Javi, nem melhor box to box que o Witsel... mas fará algo que nenhum dos outros fazia: Fazer bem as duas posições.
- Garay!!! Que jogador, dasssss! Ele e o Salvio estiveram fortíssimos ontem.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Benfica-Celtic, 2-1 - Confiantes e mais fortes!

Avatar
 ●  11 comentários  ● 


Salvio: “Conseguimos uma boa vitória” O argentino Eduardo Salvio considerou esta terça-feira que a equipa obteve um triunfo inteiramente justo frente ao Celtic, em jogo a contar para a 5.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. “Foi muito importante para nós. Estamos satisfeitos pelo resultado e pelo bom trabalho que fizemos. Conseguimos uma boa vitória”, afirmou o atleta no final do desafio. Para a última jornada da Liga dos Campeões, onde o Benfica irá defrontar o Barcelona, Salvio espera que a equipa possa realizar uma boa partida. “Queremos fazer um grande resultado para continuar nesta competição, que é a maior que disputamos. Estamos confiantes e mais fortes”, disse Salvio. (in site SLB)

«Com ou sem Messi, vamos a Barcelona para ganhar» - Jorge Jesus

Sport Lisboa e Benfica - Celtic de Glasgow

Avatar
 ●  7 comentários  ● 
'Benfica, vencer, vencer!!!', dizia o José Reza na sua música dedicada ao Glorioso.

Todos queremos uma vitória logo frente ao Celtic, clube que provavelmente tem dos melhores adeptos do mundo, quer no apoio e postura durante os jogos, quer fora dos estádios.

Um exemplo do fair-play deles vi ontem no Rossio. Lotavam quase metade da Praça e acumulavam no chão caixas e caixas de minis 'Sagres', que bebiam e ofereciam a quem passava! 
Estendiam a cerveja e convidavam a beber e a conversar com eles, entre cânticos do 'You'll Never Walk Alone' e outros mais.

Ninguém duvide que vai ser um jogo difícil, mas assim como na 1ª volta o Benfica devia ter feito melhor, também logo o Benfica tem que estar no seu melhor e somar 3 pontos.

O lugar do Benfica é na Champions e não na Liga Europa, por muito que os responsáveis do Benfica prefiram tentar vencer a 2ª prova da UEFA.

Uma palavra aos adeptos do Benfica, ou seja, todos nós: 
O apoio à equipa terá de ser total desde o primeiro ao último minuto. Hoje esqueçam os petardos, os assobios ou as discordâncias quer com a direcção quer com JJ.

Os jogadores do Celtic terão os seus 'bhoys' a puxar por eles.
Nós teremos os nossos, pelo menos 40 e tal mil. Cumpram o que é Ser Benfiquista!

Que venha o Caldas...e hoje todos contra os verdes...

 ●  12 comentários  ● 
Bom sorteio da Taça de Portugal, hoje.

 Benfica-Aves/Coimbrões/Operário/Caldas

Que venha o Caldas, por motivos sentimentais para mim!Clube onde o meu pai jogou nos anos 50.

E hoje contra os verdes de Glasgow, o Celtic, todos seremos poucos para encher o estádio!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O futuro dos direitos televisivos pode-se decidir no Rio de Janeiro

 ●  10 comentários  ● 

Uma parte importante e significativa do Benfica em termos de direitos televisivos e outras plataformas de transmissão e cedência de direitos da sua equipa de futebol profissional, poderá ter um enorme desenvolvimento, entre os dias 24 e 28 de Novembro no Rio de Janeiro, Brasil.
Nesses dias irá decorrer a Soccerex, uma convenção mundial sobre o "business" do futebol.

O nosso clube estará representado por Miguel Bento, responsável do Marketing do SL Benfica, que estará num workshop para clubes, onde será um dos oradores juntamente com Andreas Kufner do Bayern Munique, Andrew Dart do Chelsea e Giuliano Giordetti do AC Milan, onde debaterão sobre os aspectos comerciais do futebol, no dia 27 Novembro.

Mas o mais importante será a presença do CEO da Benfica Futebol SAD, Domingos Soares de Oliveira, também no dia 27 deste mês, onde o tema será "O Futuro dos Direitos Desportivos" e vejam a qualidade dos restantes oradores : Marcelo Campos Pinto, Director Executivo da Globo, Carsten Schmidt, Director de Desporto da Sky Alemanha, Niall Sloane, da britânica ITV e Stephen Nutall, Director Sénior do YouTube, que está prestes a fechar um acordo com a FIFA, para a criação de um canal exclusivo do organismo máximo do futebol e, "last but not least", Samee Pabari, Director da Área Digital da MP & Silva, provavelmente a maior empresa mundial de direitos desportivos.

Ora vejamos o peso desta empresa :

É "só" detentora dos direitos dos canais de TV do Arsenal, Bórussia Dortmund e do Milan. Tem ainda os direitos televisivos das selecções nacionais de Inglaterra, Itália e Argentina.
Distribui internacionalmente as Ligas italiana, francesa, a Premier League para Japão e Vietname, jogos da qualificação europeia para o Campeonato do Mundo 2014 ( 44 no total ) para alguns países asiáticos, é detentora dos direitos da MLS excepto para a América do Norte, entre outros direitos desportivos, num total de mais de 10.000 horas de desporto por ano para um total de 215 países !!

Poderá ser um parceiro importantíssimo para o nosso clube quanto à negociação dos direitos para o estrangeiro, ajudando-nos a encontrar o melhor parceiro para cada local geográfico, especialmente na Ásia.

Daí que o nosso futuro poderá depender e muito do que se irá passar no Rio de Janeiro. Ou uma primeira abordagem, conversas exploratórias, mas sobretudo um passo importante para o desmoronar da Olivedesportos.


Sinais de fumo de PC para a FPF.

Avatar
 ●  19 comentários  ● 

A polémica levantada na semana passada pelas declarações de PC relativamente ao jogo da Selecção com o Gabão trouxe à baila um Paulo Bento ao nível do Paulo Bento...do Sporting. 

Dar o corpo às balas, e disparando ora de forma certeira ora de forma indiscriminada. 

Com uma diferença.
Enquanto no Sporting Paulo Bento estava sozinho nessa linha da frente, na FPF Humberto Coelho saiu logo a terreiro fazendo a defesa da escolha da FPF quanto ao jogo no Gabão.

Mas houve uma referência de Paulo Bento ao número de andares no edifício da bonita Rua Alexandre Herculano, onde estão localizados vários Prémios Valmor, do tempo em que premiavam construções com gosto.

Este recado seria para quem? 
- O director para as selecções deu a cara. 
- PC fez referência à falta de intervenção 'salvadora' do Secretário de Estado do Desporto, omitindo propositadamente a intervenção de...quem?

Onde está 'Wally'?

Fernando Gomes. Assistimos a uma repreensão pública ao Presidente da FPF, para que entenda que tem que meter mão no Paulo Bento e nas suas escolhas, numa altura em que o FCP precisa de vencer mais que nunca para obter receitas extra.

Mas o seleccionador tem sido assim tão hostil ao FCP? Basta relembrar a constante chamada de Ruben Micael quando estava no FCP para perceber que não. Ou de Beto, esse guarda redes do outro mundo.

As declarações de PC pretenderam matar vários coelhos de uma vez. 
Relembrar Fernando Gomes de quem manda, atacar a direcção das Selecções Nacionais nas pessoas de Humberto Coelho e João Vieira Pinto e dar um abre-olhos a Paulo Bento, para que entenda o estatuto especial dos jogadores do FCP.

Fernando Gomes, o líder da FPF, fez o que geralmente faz em assuntos polémicos. Não fala, não aparece e mantém perante a opinião pública a imagem de subserviência a PC.
Nem teve a coragem de assinar em nome próprio, como Presidente da FPF, o comunicado posterior.

PC fez a Fernando Gomes o que Merkel veio fazer a Passos Coelho. Relembrar quem manda.
Como é que se costuma dizer? Ah! 'Manda quem pode, obedece quem deve!'

Direitos Televisivos

 ●  12 comentários  ● 

Há uns dias eu escrevi nestas linhas que a situação dos Direitos Televisivos ainda ia fazer correr muita tinta, recordo o tópico Isto está tão mal contado...

Perguntava eu na altura onde ia entrar o SLBenfica nas movimentações da ZON e PT pelos conteudos do futebol, na certeza que o Joaquim Oliveira não poderia ficar penalizado na relação entre grandes amigos e parceiros, e logo depois de se ter libertado dos media.

Pelos vistos eu não estava muito longe da verdade, com o Diário Económico a reforçar a ideia de que a ZON continua a trabalhar no sentido de se aproximar do SLBenfica.

Ganha cada vez mais expressão a ideia de que a BenficaTV, ou pelo menos os jogos, terão um custo de subscrição que será maior ou menor em função do valor que o SLBenfica venha a obter pelos operadores de cabo. A alternativa a isto é um "golpe palaciano" que faça o SLBenfica voltar a vender os direitos para terceiros, neste caso uma "troika" formada pela PT, ZON e Joaquim Oliveira.

Uma coisa é certa... a BenficaTV vai mudar e muito. Com sorte, José Eduardo Moniz vai substituir os que transformam aquele canal numa ideia distorcida de canal do Clube para ser um canal de propaganda presidencialista, com alguns actores como Pedro Guerra, Pragal Colaço, etc.

Em sentido inverso, aposto na entrada na BenficaTV de verdadeiros profissionais dos media, que transformem totalmente o conceito e grelha do canal, diversificando conteúdos e inovando na comunicação. Um pouco na linha do que o Porto Canal já está a fazer com Julio Magalhães... que eu aposto que virá a ter um "ex-colega na TVI" como grande concorrente na liderança da BenficaTV.

Vamos acompanhar, mas estou confiante numa grande mudança neste domínio em Portugal. A mudança é liderada pelo SLBenfica, cujo Presidente decidiu (E BEM!) ficar na história do futebol português pelos melhores motivos. Não significa isto que o Joaquim Oliveira irá ficar no "fundo do poço"... antes pelo contrário, também ele se está a movimentar e sabemos bem que ele se mexe muito bem.

domingo, 18 de novembro de 2012

Tremendo azar isso sim!

Avatar
 ●  9 comentários  ● 

Braga-Benfica, 6 Novembro 2011
AZAR com o Benfica! Jogo por três vezes parado devido a falhas da energia eléctrica. O presidente da Liga (na altura Fernando Gomes), considera os apagões normais, afirmando que não vai apurar responsabilidades. [link]

P. Ferreira-Benfica, 28 Setembro 2012
Mais uma vez, AZAR com o Benfica!! Encontro interrompido pouco depois de se ter iniciado quando a iluminação do Estádio foi abaixo. Problema externo à Mata Real.

Moreirense-Benfica, 16 Novembro 2012
E mais outra vez, AZAR com o Benfica!!! Jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal interrompido, durante 20 minutos, devido a uma falha na iluminação.

Conclui-se assim que em Portugal todos os apagões são perfeitamente normais. Os "interruptores" (excepto nos jogos do Benfica) funcionam sempre na perfeição e, por isso, não carecem de investigação alguma. Note-se que até ao momento, o único considerado culpado foi, O INTERRUPTOR DA LUZ. E uma vez mais AZAR do Benfica!?!? VAI LÁ VAI, (ao 14º andar falar com a Manuela Cunha)!!

ranking