Não, não é uma notícia em primeira mão, nem sequer uma notícia. Gostaria apenas de levantar o debate sobre o investimento milionário que tem colocado alguns clubes na alta roda europeia (outros nem tanto).
O SLBenfica, como sabem, tem directa e indirectamente mais de 60% (63,6% concretamente) do controlo da SAD.
Passíveis de ser alvo de investimento por parte de um desses investidores estão então 3,7% de Luis Filipe Vieira, 7,97% do BES, 3,7% de José Guilherme, 3,65% da Somague e 2,66% da Sportinvest, num total de cerca de 25%.
A questão que se coloca é então:
Que retorno poderemos dar a um investidor que possa ter apenas 25% do capital da SAD?
Porque motivo investiria um qualquer potencial accionista chinês, angolano, árabe, etc.?
Sem o possivel controlo da SAD, num clube em falência técnica, o motivo não seria nenhum, excepto, talvez, o interesse numas negociatas pontuais que movimentariam interesses obscuros..
ResponderEliminarNa actual situação ninguém investiria no Benfica (a não ser por alguma negociata obscura). Até porque, se o Benfica estiver equilibrado financeiramente, não precisa disso. O objectivo último da SAD do Benfica é dar vitórias aos seus sócios e não dividendos aos seus accionistas (ou entendamos os dividendos como vitórias :) )
ResponderEliminarO caso do sporting é sintomático. A hipótese de um investidor estrangeiro a existir obrigaria o clube a abdicar do controlo maioritário, e essa hipótese só é interessante porque não há outra forma de dar a volta ao buraco financeiro e desportivo em que se meteram.
Mas alguém é a favor do clube perder a maioria da SAD?
ResponderEliminarqual foi a parte dos 25% que não percebeste?
Eliminarlol
ResponderEliminarPorque será que milhares de labregos compraram acções da EDP? Ou isso já não é investimento?
Porque será que a grande maioria do capital investido em todo o planeta não detém controle? Porque será?
É preciso um boneco?
Eu se fosse milionário, seria excêntrico e compraria os 25%, nem tudo é negócio...
ResponderEliminarAte te digo, em alternativa, faria um fundo com o Benfica em que pagaria de 100 milhões e a partir daí seria meio-meio.
Erm... e queremos um magnata estrangeiro no Benfica? Prefiro nunca mais ganhar uma Liga dos Campeões mas continuar a ser dum clube dos sócios, com tradição, a ser dum clube que se torne um Chelsea ou Man City.
ResponderEliminardesculpa captain kid mas se não tivermos a sorte de um magnata comprar o benfica não temos qualquer ipotesses de ganhar uma liga dos campeões. se comprar
Eliminarsim de frente a um barcelona, real madrid, man city, psg, etc ja samos os maiores então se viesse um magnata ninguem para o benfica ninguem para o benfica
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliminar