O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de junho de 2020

Alguns comentários sobre a situação do SL Benfica

. 141 comentários


Só mesmo anjinhos ou gente que vive na sua bolha de amigos é que pensam que Vieira sequer considera abandonar o lugar de presidente do SL Benfica.

Ontem já assistimos ao discurso do "voltar ao tempo do Vale e Azevedo", das "pedras da calçada que não era nossas", com uma inovação: a culpa foi vossa benfiquistas. Não tornem a dar cabo do clube.

Assistiremos nos próximos tempos a várias curiosidades. Teremos vários tipos de benfiquistas:

- Os vieiristas convictos que continuarão a defender o homem até ao último momento

- Os vieiristas de ocasião, que gostam de estar perto do poder e que preferem ainda estar por perto enquanto acharem que Vieira não cai

- Os ex-vieiristas recentes que, certos de Vieira vai cair, já se aproximam daquilo que apelidam de "projecto credível", seja ele o de Rui Gomes da Silva, de Bruno Costa Carvalho ou da via a apresentar pelo grupo de Adão e Silva, Vasco Mendonça ou Nuno Rogeiro (e outros nomes de que falaremos brevemente)

- Os que nunca foram nem vieiristas mas preferiam a estabilidade relativa dada por Vieira e por isso votavam no homem. Esses hoje estão sequiosos de alternativas

- Os que nunca votaram nem foram a AGs. Esses perante o descalabro das últimas semanas, estão a avaliar o que fazer nas próximas eleições e se valerá a pena votar pela primeira vez

São tempos de sofrimento para todos nós benfiquistas de gema, pois ver o SL Benfica perder 2 campeonatos em 3 anos para os andrades falidos é de arrasar qualquer coração vermelho e branco.

Ainda assim, acho que todos os que querem destronar Vieira ainda não terão percebido que têm que fazer muito mais para lá chegarem.

Luis Filipe Vieira, o antigo sócio do FC Porto e Sporting, fanático do Yazalde, não se tem mantido no poder porque é tolo ou porque anda a dormir. Não moldou estatutos à sua medida porque quer promover a democracia no SL Benfica.

Tem montada uma máquina de votação electrónica imbatível, ao contrário do que pensam os otários a quem a vitória pífia de sexta-feira entusiasmou. Meus caros, quantos mesmo votaram na sexta-feira? 1500? Têm a certeza disso? Se sim, então ok. 

Alguns dos que aparecerão a clamar por uma alternativa a Vieira ou até mesmo a apoiar ou participar nela, são os mesmos que "mamaram na teta" de Vieira nos últimos anos, através de negócios empresariais com o universo SL Benfica.

Outros frequentavam a tribuna presidencial ou o Lounge, gabando-se da proximidade com a SAD ou com Vieira, muitas vezes até usufruindo de bilhetes extras ou outras pequenas regalias.

Gente que exibe benfiquismo por todo o lado, com fotos, selfies e beijos na camisola, mas que faria o mesmo do outro lado da Segunda Circular, se tais vantagens financeiras e pessoais existissem lá. 

"Credíveis", dirão alguns.

Como benfiquista, o que me interessa é que, já ou em Outubro:

Seja com Bruno Costa Carvalho, com Rui Gomes da Silva, com Noronha dos hamburgueres, o Ferreira Queimado do Rugby, o Norton da SIC/RTP ou com qualquer outro, possamos ver alternativas, projectos, ideias, equipas e possamos votar num novo ciclo no Sport Lisboa e Benfica livre de  Luis Filipe Vieira.

Para LFV refletir, enquanto contempla a sua saída

. 101 comentários
Jorge Jesus para mim sempre teve um mérito acima de todos os outros: Foi o ÚNICO que mostrou ser capaz de liderar o futebol do Benfica, APESAR de LFV.

Não me canso de repetir isto: “... APESAR de LFV”.

Porque o Vieirismo estraga tudo em matéria de futebol. O Vieirismo nunca percebeu nada de futebol (é o próprio Vieira que o diz), e há anos que aqui digo que o seu grande pecado no Benfica foi nunca ter sido capaz de se dedicar à gestão do Benfica como um todo, mas ter entregue a gestão do futebol a alguém que de facto... percebesse de futebol!

Porque razão nunca o fez? Bem, aqui vou especular... Nunca o fez (ou melhor, chegou a fazer, no ano de Trapattoni e José Veiga - até ganhou por acaso), não foi por vaidade, por querer aparecer, ou por achar que era ele o expert da matéria!

Nunca o fez porque (e esta é a minha opinião), o futebol sempre foi a mola do negócio, o palco onde gira o dinheiro e o poder, o lugar onde “tudo” acontece, e LFV tinha de estar lá...

Porque no futebol do Benfica já todos perceberam que desde que JJ saiu, qualquer decisão que tenha a ver com o futebol do Benfica tem de ter para LFV muito mais mérito do ponto de vista financeiro do que desportivo. E este é o erro, porque aquela que deveria ser a lógica do que deve ser um clube de futebol (para os seus milhões de adeptos pelo menos) inverteu-se completamente... LFV INVERTEU ESSA LÓGICA!

Para LFV será sempre o negócio primeiro, a vertente desportiva depois... E é porque para LFV o negócio está sempre primeiro, que LFV tem de estar sempre lá, a liderar na primeira fila, e não pode passar a pasta do futebol para ninguém...

A Academia do Seixal, o Benfica Made in Benfica, foi o símbolo maior da grande mentira: O Seixal nunca teve grande propósito desportivo, como sempre aqui disse! Vocês Benfiquistas, e tantos que acreditaram nisso, foram enganados! O Seixal é um negócio que tem dado MUITO dinheiro a MUITA gente, espero eu que algum ao Benfica também!

Mas se querem maior prova deste exemplo, recordem-se de Bernardo Silva: Tão fácil que foi colocar em Jesus o ónus da culpa da sua saída, quando todos sabemos que Bernardo foi emprestado ao Mónaco esse ano "com uma cláusulas que por lá havia", num ano em que como sabemos Vieira já decidira que seria o último de Jorge Jesus. Bernardo saiu porque LFV assim quis, porque se “cagou” para a componente desportiva e o negócio esteve sempre primeiro, end of story!

Ou também já se esqueceram da venda de Renato Sanches ao fim de 30 jogos de Benfica, a 15 dias do início de um europeu (nem pelo europeu esperou, não fosse a “mercadoria” desvalorizar). Ainda se lembram das palavras de Vieira na hora da venda? “Não podíamos estragar-lhe a vida!”.

Quando manter um jogador Made in Seixal no Benfica com 18 anos (um daqueles que segundo Vieira, sentem o Benfica de forma diferente) significa nas palavras do Presidente “estragar-lhe a vida”, apetece perguntar então, para que raio serve o Seixal então em termos desportivos? E eu respondo, para muito pouco! Mal vimos Bernardo, mal vimos Cancelo, mal vimos Ederson, mal vimos Oblak, mal vimos Guedes, mal vimos Gedson, mal vimos João Félix, esta é que é a verdade! Há alguns que vamos ver muito tempo? Seguramente, aqueles que ninguém quer, como aqui sempre disse!

Apetece agora perguntar, o que vai ser o futebol do Benfica a partir de hoje, num momento em que LFV “chora” a partida de Bruno Lage, partida essa da qual mais uma vez... não tem culpa nenhuma? LFV não andou nem nada toda a semana passada a querer convencer Jorge Jesus a regressar! Nada disso! Foi o Lage que quis sair! 

Aliás, não foi LFV nem nada quem DEIXOU SEMPRE que Jorge Jesus fosse um fantasma no Benfica, quer para Bruno Lage quer para Rui Vitória! Não foi seguramente LFV quem nunca foi capaz de ACABAR DE VEZ EM 6 ANOS com a possibilidade de Jorge Jesus regressar ao Benfica, para que finalmente houvesse paz!

Aliás, LFV devia ter VERGONHA, depois do que disse (e colocou a máquina de propaganda a dizer) de Jorge Jesus, depois de ter conseguido colocar a massa adepta contra Jorge Jesus (tantas vezes baseado em mentiras) de ainda o querer de volta... Mas lá está, o desespero tem destas coisas...

O que apetece perguntar neste momento é: Quando um Presidente não tem mais ideia nenhuma neste momento do que ir buscar um treinador antigo e que tantos anticorpos deixou, repetir uma fórmula já gasta, será que devemos confiar nesse Presidente? Será que devemos acreditar no futuro? Será que não devemos perceber que também esse Presidente está gasto e já não tem capacidade de se renovar?

Percebam de uma vez por todas Benfiquistas, o modelo esgotou-se! O modelo já não permite ter Brunos Lages ou Rui Vitórias ao leme, “paus mandados” da Direção, porque os sócios já não admitem mais nenhuma solução dessas. Mas o modelo também não permite Pochentinos ou treinadores de renome, porque treinadores de renome nunca vão aceitar que o balneário do Benfica seja gerido pelos cabecilhas dos negócios que nunca abdicaram do poder, e para quem a defesa dos interesses da equipa de futebol nunca foi a prioridade!

Se não forem os Benfiquistas a ser lúcidos o suficiente para correr com este esgotado Presidente em Outubro, que seja pelo menos o peso do nome de um grande treinador a correr com ele... Do futebol do Benfica pelo menos... Já seria um começo!


Quem gente com provas dadas? Pois este...

. 44 comentários

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Vieira: O FIM DA LINHA! Estou estupefacto com a atitude de hoje!

. 78 comentários

Há muito pouco que possa acrescentar ao que o Redmoon disse. Está tudo ali...
Mas gostaria de partilhar convosco como me sentido, como ser-humano e como benfiquista profundamente incomodado com a atitude de hoje de Vieira que mais não é do que uma constatação que muitos de nós opcionalmente poderemos não querer ver.

O SLBenfica É DE VIEIRA... muito melhor do que tê-lo comprado, como tiveram que fazer os magnatas em Inglaterra, Vieira apoderou-se do Clube e hoje mais não faz do que assegurar que assim permanece para sempre...

Nos últimos cinco anos Vieira entende que é intocável. Pela justiça, pelos sócios, por todos... E com isso "deixou cair" todos aqueles lhe faziam frente, que ousassem discordar e rodeou-se de gente que ou "não está para se chatear" como o Rui Costa... ou simplesmente lhe são gratos por estar no Benfica, como o lacaio do Tiago Pinto.

É TRISTE! Hoje escrevo-vos para dizer que, enquanto for este o SLBenfica que os sócios querem, não haverão titulos que me animem ou me façam pensar de forma diferente. Ao contrário de muitos, ando aqui desde Maio de 2008 (talvez antes se contar com as longas noites de discussão no Serbenfiquista.com juntamente com o nosso companheiro BenficaEagle) e nunca me tinha sentido assim.

Acreditem que nada tem que ver com perder um campeonato... Um campeonato perdido não é o fim do Mundo... mas a constatação da "podridão" do SLBenfica é triste... é como a desilusão de um filho ingrato, como um familiar perdido... 

Desenganem-se os que com isso consideram que apago tudo o que imensamente bom Luis Filipe Vieira foi capaz de fazer... e tanto que foi. Mas o que agora me afasta de Vieira, é o mesmo que me afasta de Jesus... o (pouco?) tão grave que fazem de mau, é muito superior e chega a destruir o muito que fazem de bom. 

Este não é o meu clube.. é o dele! Então que se preocupe ele, que vibre ele (que é coisa que só lhe foi vista quando festejava os titulos do FCPorto com Pinto da Costa)... Se considero a hipótese de voltar a votar em Luis Filipe Vieira? Sim, mas muito teria de mudar...

Quem não deve não teme e Luis Filipe Vieira teria de mudar drasticamente de postura, de equipa e conduta. Se isso quer dizer que se perderiam muitos campeonatos neste futebol português sujo e porco? Pois que se percam... Se isso quer dizer que o Mendes deixaria de privilegiar o SLBenfica... pois que se lixe.

Como os adversários do SLBenfica têm demonstrado, o querer e a ambição come a sobranceria ao pequeno almoço. Tenha o SLBenfica gente de qualidade que dá tudo pelo Clube e não por si mesmos... gente que vá mais longe, que corra mais rápido, que tente mais forte... e não haverá corrupção que sustente esse caminho em contra.

Obrigado por tudo Luis Filipe Vieira, mas assim não...

Hoje vi o pior do que já tinha visto e recuso-me a ver mais.

Parabéns ao FCPorto pelo título de campeão que é mais que merecido... apesar das fracas exibições diversas vezes... nunca lhes faltou o que o Benfica só apregoa e canta: Raça, Querer e Ambição.

Parabéns ao Bruno Lage pela audácia e lamento a falta de humildade... foi audaz para "arriscar no miudo" e isso deu-lhe um campeonato... foi pena não ter a humildade e pulso para assegurar que perder jogadores como Felix, Jonas e Salvio de uma vez... era um rombo no casco já frágil. O resto, bom o resto o Presidente encarregou-se de destruir para se proteger.

Por fim parabéns ao Tiago Pinto. Conseguiu ver recompensada a sua atitude de vassalagem ao presidente com cargos (bem) remunerados. Tenho a certeza que é tão benfiquista como eu... mas eu também gosto de futebol e isso não faz de mim um futebolista. O SLBenfica é um "camião" muitíssimo maior do que a sua competência (e valores!) podem aguentar... Foi giro nas modalidades, Tiago, e mesmo assim já era muito mais além do que podias ter alguma vez feito.

Vieira fez muito pelo SLBenfica, fez sim senhor... mas a sua soberba e ganância destruiu em dobro tudo o que conseguiu.

Fica uma última palavra para os pretensos candidatos a Presidentes. A sério? A crítica nos jornais? A maledicência? O ataque ao que existe? É isso que têm para dar??? Mal vai o SLBenfica quando é esse o caminho, quando ninguém tem um projecto...

Por outro lado entendo as gentes de bem... o futebol português tornou-se um lamaçal dos grandes! Quem é que quer ver a vida privada exposta, a sua vida profissional arrastada para a lama sensacionalista dos interesses que dominam o futebol? Acham mesmo que as pessoas de bem e que têm uma vida honrada se querem meter nisto? Para quê?

Quo vadis Benfica...

Lá está, o velhinho fantasma Vale e Azevedo, sempre ressuscitado nestas alturas

. 118 comentários
Uma vergonha!

Um discurso de Vieira, claramente muito mais preocupado com as eleições de Outubro do que com a perda de um campeonato com TUDO para ser facilmente ganho…

“Eu sou o único culpado!” –disse ele!!! Ora aí está o nosso bravo Presidente a dar o peito às balas!!!

Ah não espera:

“Eu sou o único culpado, mas os Benfiquistas que não se esqueçam do que era o Benfica e do que é hoje, e do trabalho destes 20 anos!!” E não esqueçam o amor, a paixão colocada neste caminho!

Mas alguém lhe perguntou pelas eleições?! Isso era conversa para hoje?! É culpado mas os Benfiquistas que não se esqueçam do seu brilhante trabalho? Ah, bravo Presidente!!!!

E que dizer da saída de Bruno Lage? Sem uma conferência de imprensa sequer? Diz Vieira que Lage lhe disse que sente ter condições para continuar e dar a volta à situação mas que colocou o lugar à disposição porque ninguém está com ele e todos querem que ele saia?!

Todos quem? Os jornalistas?! Os jogadores, quando 5 minutos antes Lage dissera que os jogadores estavam com ele? Quem são todos? É a Direção?! Os adeptos?!! Mas algum treinador sai pelo ruído dos adeptos ou dos jornalistas?!

Lage sai assim?! É assim, com esta imagem, "silenciado", com a imagem de um cobarde que não teve tomates para enfrentar a contestação, que querem que ele saia? Alguém acredita que alguma vez vai ouvir da boca de Lage a sua própria versão da história ou das histórias?!

Claro está que nunca Vieira podia dizer que Lage sai porque ele próprio quer que o treinador saia, até porque nem há 3 semanas atrás Vieira disse que Lage ficaria no Benfica, vencesse ou perdesse este ano!

Mais uma vez Vieira, o bravo, o que diz que a culpa é toda dele, escapa por entre os pingos da chuva: Assume a culpa mas… Lage sai porque ele próprio colocou o lugar à disposição! Nada do próprio Vieira reconhecer que mais uma vez... errou! Nada de ser o próprio Presidente a achar que Lage deve sair! Nunca! Nunca é ele! Não foi ele com Lage, não foi ele com Rui Vitória, e muito menos foi ele com Jorge Jesus!

E depois as quase lágrimas...

E os Benfiquistas que não se esqueçam: Quem acabou com o Benfica em 2000 não foram os outros, foram os  próprios Benfiquistas!!!! Lá está, o velhinho fantasma Vale e Azevedo sempre presente nas horas de aperto!!! É ele ou o caos!

E por ultimo, o remate final, a cereja no topo do bolo: Quando chegar a Lisboa, Vieira vai falar com a família, porque quiçá, pode não querer ficar no Benfica!!!

(PAUSA PARA RIR)

Aí está, o bravo mais uma vez, as lágrimas de crocodilo, a mesma ladainha de sempre!!!

Vá Benfiquistas, leiam nas entrelinhas!! Não perceberam o verdadeiro propósito desta conferência de imprensa?! Apenas e só diminuir a contestação na chegada a Lisboa!

LFV está apenas a "avisar-nos"!! Nada de ir hoje ao aeroporto assobiar ou mostrar o descontentamento com o trabalho deste Presidente, um absoluto desastre em matéria de planeamento desportivo! Vão lá sim para bater palmas, para o incentivar a continuar, para lhe dar força porque os inimigos são tantos, não vá o homem sair e ceder aos desejos da família e o Benfica voltar ao que era há 20 anos!!!

Agarrem-no, acarinhem-no senão ele vai-se embora! E a isto se resume a conferencia de imprensa de hoje, sem uma única oportunidade de perguntas e respostas!

És o único culpado?

. 101 comentários
Então só tens uma posição: Demissão!!!!

Marítimo - Sport Lisboa e Benfica

. 141 comentários

ONZE DO SL BENFICA: 
Odysseas, André Almeida, Ferro, Jardel, Nuno Tavares, Samaris, Weigl, Pizzi, Cervi, Chiquinho e Vinícius.

Suplentes: 
Svilar, Tomás Tavares, Florentino, Zivkovic, Rafa, Seferovic, Dyego Sousa, Jota e Gonçalo Ramos.

-----------------------------------------

Assusta-me uma dupla de centrais com Jardel e Ferro, mas nos últimos tempos quase tudo na equipa do SL Benfica assusta.

Precisamos dos 3 pontos.

Nem vos peço que joguem muito...mas ganhem o jogo!!!

Exclusivo: QUANDO - NO BENFICA - VENCE A DEMOCRACIA ... É O BENFICA QUE VENCE!!!, por Rui Gomes da Silva

. 70 comentários


Eis o que nos pode orgulhar - como benfiquistas - de tudo quanto se passou na sexta feira passada!

Porque isso é o que retiro de positivo de uma Assembleia Geral tão importante nos seus antecedentes como no resultado da votação que dela saiu!

Todos - muito especialmente os sócios do Benfica - terão ficado com a ideia de que podem decidir o futuro do Clube, ... de que, afinal, o Benfica ainda lhes pertence.

Mas, como escrevi nessa mesma noite, no Twitter, não nos enganemos.

O QUE AÍ VEM ... DA PARTE DE LUÍS FILIPE VIEIRA?

Desenganem-se os que querem elevação no debate até às eleições!

Porque vamos assistir ao que nunca antes vimos, nestes 17 anos de presidência: a promessa de mundos e fundos e o investimento, de uma vez, em jogadores e num treinador.

Como vai financiar tudo isto?

Antecipando as receitas que precisar, muito especialmente a parte restante dos direitos televisivos que ainda não gastou.

As que deveriam estar guardadas para os próximos 6 anos de gestão estão já gastas em 50% e não se privará em gastar todas elas, deixando, assim, o Benfica sem receitas de direitos televisivos durante esse período!

6 anos a seco, depois de fazer um “all-in”, convencido que está que vamos perder este campeonato, num “desistir” inadmissível para um presidente do Benfica, a 6 jogos do fim, com 3 pontos de desvantagem, não só pelo que isto significa mas, também, porque do outro lado está uma equipa que, de tão fraca, até os seus adeptos envergonha!

A isso juntará uma campanha mediática - paga por todos nós e usando os meios do Benfica ... que (pasme-se) decidiram não dar tempo de antena a quem concorre e não dar notícias do processo eleitoral - com uma ideia base de que ... “agora é que vai ser”!

PARA HAVER DEMOCRACIA ... SÃO PRECISOS MÉTODOS DEMOCRÁTICOS!

Fui bem claro quando expliquei porque não acredito na transparência das votações no Sport Lisboa e Benfica.

Infelizmente - para todos nós - tinha razão!

Esta espécie de “Venezuela” em que hoje se vive no Benfica é um insulto à memória de todos os benfiquistas que, durante a ditadura, lutaram para manter o Benfica como um bastião da democracia.

Apesar da aparente normalidade (que alguns logo se apressaram a tentar fazer passar), aconteceu muita coisa que não vou aceitar que se repita em Outubro:

1) Entradas sem verificação de identidade com Cartão de Cidadã

Tendo cartões de sócio com fotografia ou sem fotografia, todos entraram sem ser verificado que o detentor do cartão era mesmo o sócio em questão!

Inadmissível!

2) Voto electrónico sem automatismo que “tranque” o sistema depois de ser utilizado.

Depois de um sócio ter passado o seu cartão de sócio e votado, pode passar, de seguida, os cartões que quiser, sem que o sistema o impeça, obrigando-o a sair para que se inicie o processo de votação do sócio seguinte.

Inaceitável!

3) Programa de voto sem qualquer informação de certificação isenta, e sem controlo de apuramento de resultados independente

Não precisa de explicação.

Escandaloso!

4) “Vigias” a olhar para o exercício do direito de voto, em alguns casos, só se afastaram após a reclamação dos sócios

Foi isso que se passou na sexta feira!

Esclarecedor!

5) Suspeita sobre a possibilidade do voto expresso ser identificado

Num “mundo” onde há tantos funcionários, o receio de que o sentido de cada voto seja identificado impede o exercício desse direito estatutário em liberdade (como se ouve entre os trabalhadores do Benfica).

Talvez nem na Coreia do Norte o medo chegue tão longe! 

Vergonhoso!

6) Ausência de qualquer comprovativo físico que permita uma recontagem da votação

Tal terá que permitir a cada sócio ver e depositar em urna o sentido do seu voto, única forma de se poder garantir que o resultado do computador não é manipulado por alguém (esteja onde estiver)!

Se isso não for aceite de livre vontade estará dado o primeiro passo para que a dúvida da manipulação do sistema se convalida em certeza!

O que seria um caso de polícia!

Infelizmente!

O BENFICA CONSTRÓI-SE COM IDEIAS, RIGOR E MILITÂNCIA

Eu sempre acreditei que os sócios do Benfica, se motivados, seriam capazes do melhor pelo seu e nosso Benfica.

Aquilo que nos deve motivar é a eleição de Outubro.

Aí sim teremos oportunidade de decidir que Benfica queremos, que Clube vamos ter no futuro.

OU TEREMOS UM BENFICA À IMAGEM DO ATUAL:

... um Benfica de negócios e negociatas, desprovido de paixão, de rigor e de verdade.

... um Benfica controlado de fora para dentro, em que o ecletismo e os resultados desportivos serão secundários.

... um Benfica de “chapa ganha, chapa gasta”.

... um Benfica "nascido" num canal de televisão ou numa tertúlia de analistas que não conhece o mundo do futebol e que encara o Benfica como uma espécie de Football Manager, como se o futebol português fosse algo previsível e fácil de controlar, ou gerir um clube fosse o mesmo que gerir outra coisa qualquer. 

OU UM BENFICA CREDÍVEL ENTRE OS SÓCIOS, RIGOROSO NA GESTÃO, E COM UM PLANO DEFINIDO PARA O SUCESSO DESPORTIVO, QUE EU E OS QUE ME ACOMPANHAM DEFENDEMOS

Um Benfica de contas transparentes, sem exclusividades ocultas que não o beneficiem.

Um Benfica que crie valor para o nosso futebol, mas também para os futuros benfiquistas (porque - sim - queremos que os que vão nascer tenham um Benfica vitorioso para amar).

Um Benfica que chame os sócios, não só para os jogos de futebol, mas para as modalidades, para a militância activa, presente e permanente para continuar a fazer crescer o Clube.

Um Benfica que os pais procurem para inscrever os filhos a praticar desporto.

Um Benfica que jogue na Europa com a certeza que tiveram as equipas dos anos 60 mas também aquelas que em 3 anos, entre 1988 e 1990, foram 2 vezes à final da Taça dos Campeões.

Somos o Sport Lisboa e Benfica, temos qualidade e valor, e uma massa adepta única no mundo.

Por isso a equipa que vou apresentar vem de várias áreas, com várias sensibilidades, mas com algo em comum: uma paixão enorme pelo Benfica.

É com essa matriz de rigor, benfiquismo e competência que vamos estar em Outubro na eleição.

Todos os que a ela concorram que venham bem preparados porque não aceitaremos menos que isto nos debates e na discussão do futuro do nosso Benfica.

Não me iludo com sondagens que já me dão 40% entre os sócios como com aquelas que me situam nos 25%.

Começamos do zero e já percorremos um caminho grande (e solitário) nestes últimos anos, felizmente com o reconhecimento dos sócios e adeptos do Benfica.

Vamos estar com todos por Portugal fora e garanto que teremos, em Outubro, um Benfica novamente nosso!

POR TI ... BENFICA!!!

sábado, 27 de junho de 2020

DSO manda mensagens a Vieira na entrevista... e Vieira responde rapido! (Está bonita a "Republica das Bananas")

. 93 comentários

O DSO apressa-se a ir à BTV "mostrar serviço" e explicar que o custo de antecipar as receitas de NOS é inferior ao custo de manter a dívida a financiada...

De caminho, avisa os rapazinhos - as vacas sagradas - que não está à espera de fazer muitas vendas porque o mercado vai baixar os valores das transferências... portanto, uma espécie de "não se armem em primadonas, porque também não vão sair".

E no final lá deixa a mensagem óbvia a Vieira CONTRA a contratação do Jorge Jesus:

"haverá também uma maior travagem em relação aos nossos investimentos"



Ou seja, o labrego que adora rebentar com os cofres dos clubes por onde passa, o DSO avisa já que não vai nisso...

Ou seja, não continuar a ser possível continuar a perder Ligas Europa com jogadores como Oblak, Garay, Gaitan, Rodrigo, Enzo Perez, Matic... 

Nem perder titulos para pseudo-treinadores como André Villas Boas que nunca mais ganharam nada na vida... ou para o seu adjunto no ano a seguir.

Pelos vistos também não será possível descobrir laterais esquerdos de topo como o Bernardo Silva, ou ignorar laterais direitos como o actual titular do City para poder ir receber comissões - ah desculpem enganei-me - para poder ir contratar brasileiros pinos... 

... Mas Vieira não se fez tardar e meteu o Julio Cesar a defender o Jorge Jesus n'A Bola:

«O MEU MELHOR ANO NO BENFICA FOI COM O JORGE JESUS»

Luis Filipe Vieira tem uma oportunidade histórica

. 125 comentários

Quem não deve não teme!
Depois do que se passou ontem, Luis Filipe Vieira tem uma oportunidade HISTÓRICA para mostrar o quanto gosta do SLBenfica e o quanto o SLBenfica é dos sócios.

Se eu fosse Luis Filipe Vieira, demitia-me assim como toda a equipa de gestão, solicitando eleições antecipadas para o final de Julho, antes de os portugueses que decidam ir de férias saiam de Lisboa.

De caminho, chamaria todos os candidatos à Presidencia para que indiquem como querem o processo de campanha: Debates? Pois bem, um com cada um e outro conjunto... Debates entre eles deixaria ao critério dos candidatos.

Também aceitaria um processo de escurtínio do esquema de voto. Ou votação eletrónica gerida por uma empresa independente aceite por todos e com supervisão técnica de todos os candidatos... ou confirmação paralela dos votos em papel, informando os sócios que em caso de discrepância o voto em papel prevalece.

Abriria as contas e a SAD do clube aos candidatos confirmados que queiram saber mais sobre o Clube... para não haver desculpas.

Até dia 15 de Julho todos teriam que submeter os seus programas de candidatura para que sejam analisados pelos sócios até à data das eleições e antes dos debates.


No final de tudo isto, quem ganhar será o legítimo e transparente futuro Presidente do SLBenfica. Se for o Vieira, pois que todos os detractores se calem para sempre. Se for outro, que todos os apoiantes de Vieira saibam aceitar a mudança.

O que faz Vieira, com tamanha liderança e obra feita, temer esta situação?



sexta-feira, 26 de junho de 2020

Imaginem que a votação era transparente!

. 146 comentários
"O orçamento do Benfica foi chumbado esta sexta-feira em Assembleia Geral, ao receber 48,28% dos votos contra e 47,79% a favor. 3,93% abstiveram-se. No total, refira-se, votaram nesta AG 1505 sócios para um universo de quase 38 mil votos."

---------------------

Imaginem que cada sócio tinha sido identificado com cartão de cidadão e de sócio à entrada.

Imaginem que a urna electrónica trancava automaticamente e não permitia que uma mesma pessoa passasse vários cartões seguidos.

Imaginem que era emitido um comprovativo físico e depositado em urna para posterior confirmação.

Imaginem que em Outubro conseguimos isto tudo.

Acham que Vieira será novamente eleito?
NUNCA.

O SL Benfica é nosso!!!

Este é o treinador que eu quero...

. 52 comentários


Sim... o que deu quatro secos ao "Super"-Flamengo do Jorge Jesus e rebentou com a serie de 29 vitórias da equipa mais cara do Brasileirão (com enorme distancia)...


Amem Jorge Jesus! Odeiem Jorge Jesus! Hoje já podem voltar a amar! – ordens da Direção

. 88 comentários
Uma coisa sei, a menos que haja por lá uma cláusula qualquer, não vai ser Jorge Jesus seguramente a roer a corda nem a fugir do Brasil, assim por exemplo como fez Marco Silva quando acabadinho de chegar ao Wattford negociou logo sorrateiramente com o Everton, o que levou logo ao seu despedimento e à criação de uma música linda com a palavra “SNAKE”, com que Marco Silva sempre foi brindado sempre que tinha de lá ir jogar ao serviço de outra equipa.

Mas estes Marco Silvas, claro, é que são gente honrada e da mais finíssima espécie. Foi aliás sempre transparente quer no Sporting, quer no Olimpiacos de onde saiu por razões pessoais, quer no Watford como já vimos, quer depois no Everton de onde acabou despedido depois de uma sequência de 3 trabalhos em 3 clubes diferentes onde evidentemente ficou muitíssimo aquém das expectativas. (Também no Hull desceu de divisão, embora tendo apanhado aí um barco em andamento e quase a afundar)

Mas quero recordar também que antes de Sérgio Conceição, o FCP quis... Marco Silva e que Marco Silva preferiu o... Wattford! Mas quem acha que escolheu o Wattford porque era o FCP mas que se fosse o Benfica já teria escolhido o Benfica, desengane-se... Marco Silva escolheu sim o campeonato inglês (mesmo no Wattford) ao português (mesmo que num grande), e se hoje o Benfica quiser Marco Silva e este vier, será apenas e só porque a sua carreira, apesar de tão novo, já está em declínio, com as portas em Inglaterra fechadas e por isso a precisar de uma nova rampa de lançamento, mesmo que em... Portugal!

Por isso me dá imensa vontade de rir quando alguém vem sugerir nomes como Allegri ou Pochentino: Esta gente ainda não percebeu que futebolisticamente falando o campeonato português está na cauda da europa, e que para qualquer treinador com nome vir para Portugal só mesmo para uma reforma dourada ou então para ser votado ao esquecimento, especialmente numa altura em que as chances de qualquer clube português fazer um brilharete na Europa são cada vez menores.

Mesmo Marcelo Bielsa (um treinador que gosto muito), duvido muito que trocasse o Leeds United e a segunda divisão inglesa por um Benfica ou um FCP, e isso diz muito da ilusão de muita gente quanto à facilidade em se recrutar para o Benfica um bom nome que não esteja ainda em início de carreira ou realmente no seu final.

Jorge Jesus tem por isso uma vantagem: É bom treinador e quer realmente estar em Portugal e no Benfica. E já agora e a talhe de foice, todos sabem também que por mim nunca tinha saído. Mas nem é essa a questão. Como já disse, mal de um clube que segundo se diz está 10 anos à frente da concorrência, se estivesse dependente do nome de um treinador.

E sim, bem sei que com o que se seguiu à sua saída, muito Benfiquista passou a não querer ver Jorge Jesus nem pintado, algo que entendo e respeito, mesmo sabendo que muitos desses são os mesmíssimos que levaram as mãos à cabeça quando souberam que Vieira lhe dera guia de marcha depois de um Bi-Campeonato.

O que sei também, e é isso que quero realçar neste texto, é que muitas dessas opiniões são opiniões de quem infelizmente se deixou enganar (mais uma vez) pela enorme máquina de propaganda encarnada que nos momentos de crise tudo faz para salvar a pele e semear na mente dos Benfiquistas o seu próprio enredo.

Mas o engraçado (ou triste, como quiserem) é que a lógica diz-nos que depois de tudo o que esta Direção e toda a máquina de propaganda que gravita em seu redor disse de Jorge Jesus, depois da tentativa de o apagar da nossa história, das fotos do Bi-Campeonato com a sua figura removida imediatamente da Mega Store um dia apenas após a sua saída, nunca na vida se pensaria em ir buscá-lo de volta! Mas afinal pensa-se, e afinal precisa-se, e afinal quando o cu aperta vale tudo, até mesmo dobrar a espinha!

Incrível a marcha atrás, a campanha de “desculpabilização” que o Benfica tem feito nos últimos tempos em relação a Jorge Jesus, a tentativa de remover todos os espinhos do caminho de modo a permitir o seu regresso (sim, eles mesmo, os mesmíssimos que lá meteram os espinhos e que tudo fizeram para que a figura do ex-treinador fosse odiada o mais possível), a forma como a “Polícia Não Oficial do Pensamento Benfiquista” vem agora doutrinar exatamente o contrário da narrativa anterior!

Por isso, Benfiquistas, para vocês que amavam Jorge Jesus mas que passaram a odiá-lo quando a Direção vos pediu para o fazerem, trago boas notícias: Podem voltar a amá-lo novamente! A Direção, a Polícia Não Oficial do Pensamento Benfiquista, o farol do vosso pensamento, já permite que assim seja. Não só permite como ordena!

E era isto apenas. Este texto é para ser lido com alguma ironia. Ou para que muitos percebam que ou passam realmente a pensar pela vossa cabeça (mesmo que depois tenham de vir para aqui levar porrada), ou vão ser sempre marionetas e joguetes nas mãos de outros, que vos usam como querem para salvaguardarem sempre os seus próprios interesses e salvarem o seu cu apertado!



Jorge Mendes: Parceiro ou dependência?

. 46 comentários
Então parece que o Vieira (ou alguém que não quer pagar 14M ao Jesus) quis meter o Marco Silva na equação e... o facto de não ser o Mendes a intermediar o processo está a mandar essa conversa "por água abaixo"?

É pena já se ter terminado o prazo para perguntas na AG, mas eu estaria tentado a perguntar se o Sr. Jorge Mendes é um parceiro, o que ao contrário de muitos me parece bem, ou se é uma parte interessada como se fosse accionista/decisor (o que já seria um problema)?

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Jorge Jesus e equipa técnica custam 14 milhões por temporada

. 104 comentários
É o preço pedido por Jorge Jesus e os seus adjuntos e observadores.

14 milhões brutos por temporada.

Uma loucura, acompanhada por um investimento em jogadores de mais de 100 milhões de euros.

All in de Vieira para não perder as eleições.

Por isso, irá buscar o resto do dinheiro do contrato da NOS, privando os próximos dois mandatos de qualquer receita de direitos televisivos!

Alguma vez se justifica esta loucura?!

Read my lips!

. 110 comentários


quarta-feira, 24 de junho de 2020

Pedir o FIM é fácil, mas e o amanhá? QUEM?

. 221 comentários

Parece que para muitos a solução passa por substituir o Vieira e o Lage... pelos vistos com isso já teremos todos os problemas resolvidos.

É que todos os benfiquistas têm um lado muito CONSULTOR! Ou seja, são muito bons a anunciar os problemas, tendo contudo muitas dificuldades em comprometer-se com as SOLUÇÕES...

... trata-se da eterna questão: é fácil criticar... assumir uma posição e ser julgado por ela é que é lixado!

Pois eu deixo aqui a minha sugestão, que aliás não é de hoje:

PRESIDENTE: Luis Filipe Vieira
PRESIDENTE DA SAD: Rui Manuel César Costa
Director Desportivo: Lourenço Coelho
Director Tecnico (a nomear por Lourenço)
Treinador: Jorge Sampaoli

Para ganhar, sem espinhas as eleições, se eu fosse ao Vieira abdicaria da SAD em favor da única pessoa da actual estrutura que percebe de futebol - Rui Costa, que reestruturaria todo o "edificio do futebol" do SLBenfica. Mantém-se como presidente porque é efectivamente, entre o que conhecemos, a melhor opção.

A eterna visão de Chairman que utilizam todas as grandes empresas do Mundo quando querem renovar-se sem perder a identidade a liderança de gestão, bem como o acesso ao que esse percurso permitiu.

Estou totalmente, como sempre estive disponível para considerar programas de outros candidatos... mas quem se apresente com um caminho para fazer melhor, não um caminho para criticar o que está feito (e fui dos que sempre assumi o voto em branco em todas as ultimas eleições pela postura e falta de respeito de Vieira pelos sócios ao recusar debates e apresentar programas).

Quanto ao treinador... que nem ocorra a ninguém o regresso de Jorge Jesus ou uma esmola ao fetiche de Vieira (Marco Silva), o mínimo que aceitaria entre os portugueses, não sendo possível o José Mourinho, seria o Vitor Pereira, o único português com competencia para treinar o SLBenfica.

Entre os estrangeiros, poucos são os que podemos pagar e gosto do atrevimento, garra e da "história" das equipas do Sampaoli.

Eu assumo as minhas escolhas / opções... falta saber quem de vós assume as vossas!!!!

Concorda com a saída de Bruno Lage? O problema é mesmo Lage?

. 81 comentários


Despedir um treinador que ainda em Dezembro de 2019 tinha renovado contrato até 2024?

Só agora é que perceberam as insuficiências de Lage como treinador principal de futebol?

Quem construiu o plantel atual? Foi Lage?

Quem impôs junto de Lage quem eram os jogadores "utilizáveis" e os que estavam proscritos/banidos?

Quem impôs junto de Lage quem eram os jogadores que tinham que jogar sempre? 

Com a saída de Bruno Lage, o que se resolve no SL Benfica? Tudo ... ou afinal nada?

Pode vir Ivo Vieira, pode vir Marco Silva ou até mesmo o Klopp...

O problema central do SL Benfica é o seu treinador?

Quem é que tem menos de 50% dos campeonatos conquistados em quase 20 anos de gestão do futebol? É Lage?

Quem é que tem destruído a competitividade dos nossos plantéis, a ponto de andarmos a discutir campeonatos com dois clubes falidos?

Quem é que tem salvo o FC Porto nas alturas que o clube do Apito Dourado mais precisa?

Foi assim no ano do Penta, está a ser assim este ano.

Quem é que já consumiu metade do valor futuro a receber pelos direitos televisivos, abrangendo os próximos 2 mandatos?

Quem é que iria encher os bolsos dos sócios e amigos com a OPA da VERGONHA e agora diz que precisa de ir buscar ao mercado obrigacionista 35 milhões de euros?

Quem é que andou o ano todo a gabar-se de tanto dinheiro em caixa, de 200 milhões só em vendas de jogadores, para chegarmos à conclusão que temos um plantel que não consegue vencer quase nenhuma equipa da nossa miserável Liga?

DIGAM LÁ: O PROBLEMA É MESMO BRUNO LAGE? 

QUEM É QUE AFINAL ANDA A MINAR SUCESSIVAMENTO O CRESCIMENTO DESPORTIVO DO SPORT LISBOA E BENFICA?

O erro? Ganhar anos seguidos quando tudo fizemos para perder

. 73 comentários
Sim Benfiquistas, é triste dizer isto mas ganhar este ano com este Presidente é o pior que nos pode acontecer! Já todos demos para esse peditório! Ganhar com este Presidente é continuar a camuflar a incompetência, é continuar a desbravar caminho para o "assalto" que nos fazem há anos.

Porque quando se ganha não adianta um gajo vir aqui pedir à malta para abrir os olhos, pedir-lhes para perceberem que há alturas em que a sorte é tanta que até conseguimos andar a ganhar anos seguidos quando tudo fizemos para perder!

Claro que ganhar sabe sempre muitíssimo bem, mas no Benfica dos últimos anos, e para mim pelo menos, essa alegria é momentânea porque sei sempre o que vem a seguir: Mais sobranceria, mais glorificação, mais arrogância, mais presunção, mais vaidade, mais ilusão, mais soberba de quem passa realmente a acreditar que pode fazer toda a merda do mundo que o título vai surgir sempre no fim.

A sério que ainda acreditam na maior ilusão que nos venderam nos últimos anos de que era com a base da formação que voltaríamos a ser alguém na Europa? Ainda acreditam que os reforços já estão quase todos no Seixal? Ainda acreditam que os bons do Seixal alguma vez ficarão entre nós mais do que um ou dois anos? Ainda acreditam que alguma formação do mundo é capaz de lançar um João Félix todas as épocas?

Ou quando se percebe que afinal o Benfica Made in Seixal é um sonho lindo mas impossível e se tenta corrigir o erro, ainda acreditam que uma estrutura do futebol que investiu 70 milhões de euros em duas épocas em jogadores como Castillo, Ferreyra, RDT, Gabriel, Weigl ou Morato (já nem falo de todos os outros) tem alguma credibilidade quanto às suas capacidades de recrutamento?

Da minha parte, cada vez mais convencido do que sempre defendi, de que o caminho correto (não só para o Benfica mas para qualquer clube com ambição mas economicamente mais limitado) era aquele do qual voluntariamente abdicámos quando há meia dúzia de anos decidimos que era hora de enviar Jorge Jesus para as Arábias: Investir, ganhar (perder também porque ninguém ganha sempre, mas perder quando tudo se fez para ganhar), valorizar, vender. Para com metade do que se vende voltar a investir, ganhar, valorizar e vender novamente! Com a formação a ser o complemento da estratégia e nunca a base!

Mas o que tem feito o Benfica nos últimos anos? Precisamente o contrário: Gasta-se mal, não se valoriza (há quantos anos não vendemos por bom dinheiro um jogador que tenhamos contratado?), a base é o Seixal (salvo raríssimas exceções sem grande qualidade como se tem visto), planteis sempre com quase 30 jogadores para que os miúdos do Seixal possam caber (ficámos escravos dessa bandeira), quando a lógica seria ter planteis curtos mas competitivos para que a equipa B faça algum sentido desportivamente e não apenas para as negociatas como acontece neste momento, enquanto os jogadores que por lá andam definham por falta de motivação!

Cúmulo dos cúmulos? É ver LFV precisar de Jorge Jesus outra vez para retomar o tal caminho que nunca deveria ter abandonado. E se não se quiserem focar no nome Jorge Jesus (porque mal seria que o clube dos 10 anos à frente da concorrência fosse refém do nome de um treinador), foquem no modelo para não ferir susceptibilidades...

A ironia é ver LFV precisar de alguém como Jorge Jesus outra vez, possivelmente o único treinador que o Benfica teve desde Camacho que nunca se deixou pisar, o único que nunca precisou que o defendessem, o único que nunca deixou que politiquices e interesses externos tivessem entrada no balneário, o único que sempre teve coragem de enfrentar o “gang das gravatas” que nunca deu um pontapé na bola mas que achava que eles é que sabiam, o único que teve sempre tomates para dizer que ou é como eu quero, ou sou eu a definir o caminho ou tragam outro.

Esta óbvia necessidade agora de o trazerem de volta, logo o “gajo” que sempre fez cara feia a todo o status quo instalado, representa no fundo o assumir claro pela própria Direção da sua própria incompetência! É o assumir claro de que não têm capacidade de construírem uma equipa de futebol capaz e ganhadora (mesmo contra concorrência tão fraca), mesmo quando nos campeonatos dos relatórios de contas estão 10 anos à frente de todos! Se não foi agora, num contexto económico (dizem eles) tão favorável, que se conseguiu a hegemonia clara em Portugal e ter nome na Europa, será quando? Ainda acreditam que vencer é de facto a prioridade para esta Direção?!

E é isto meus amigos, fica aqui o desabafo que tinha mesmo que fazer... Chega de tanta mediocridade! Podemos andar aqui a discutir problemas particulares do Benfica (e tantos há para discutir), mas será que vale a pena? É mais disto que querem a partir de Outubro? São precisas mais provas de que um Benfica grande no futebol só será possível no dia em que um bom treinador chegue à Luz, assuma as rédeas da política desportiva, e faça exatamente o contrário do que esta Direção pensa?

Vieira outra vez na mesma encruzilhada de sempre!

. 85 comentários
Já aqui falei há uns dias de (falta de) liderança no SLBenfica.

Não podemos confundir liderança com estar à muito tempo no cargo e ter feito, há também que o admitir e assumir, um excelente trabalho de reestruturação e gestão (muitas vezes às custas de más decisões que tornaram esses processos longos e penosos).

É verdade que um líder não se pode deixar levar pela emoção das decisões com o coração... mas também não pode permitir / adiar decisões que lhe custarão aquilo que fez do líder o que ele é... as vitórias.

Se Vieira quiser ser reconhecido pelo longo prazo... o desporto não é seguramente uma área onde deve de estar. O desporto, e em particular o futebol, é o momento e, acima de tudo as vitórias.

Vieira será arrastado para o esquecimento e, pior, saltarão à vista os seus piores lados, se se deixar cair agarrado aos seus "valores" de (não)liderança e que fazem com que acredite que é o dono da verdade.

Foram já muitas as oportunidades que Vieira teve para fazer um check-mate ao FCPorto, por exemplo. Com todo o respeito que tenho pelas paixões clubísticas de cada um, trata-se de um clube com maus princípios e que fomenta o ódio e a cisão no país. Não fazem cá falta nenhuma... poderiam bem refundar-se com gente de bem e sou a favor, pela sua história, que não tivessem de recomeçar do zero.

Mas Vieira, a bem das suas relações com muita gente a quem interessa manter o FCPorto ligado à máquina... nunca permitiu esse check-mate! Sempre "lhes deu a mão", leia-se tomou más decisões quando o FCPorto mais precisou de ganhar.

Agora estamos iguais... a bem da responsabilidade financeira... Vieira quis/permitiu um plantel totalmente desequilibrado, quis uma estrutura sem liderança desde o campo até ao cimo da cadeia... e agora perpetua a agonia entre jogadores e treinador... entre adeptos e treinador... entre a direção e o treinador... para forçar que o clima insuportável "obrigue" Lage a sair pelo próprio pé e a abdicar de uma choruda indeminização.

Resultado: fica a perder o Benfica e a ganhar o FCPorto... como se tem visto desde Novembro!!! Não vamos perder o campeonato hoje... nem no pós pandemia. Estamos a perder o campeonato há seis meses...

... e estamos porque o treinador tomou más decisões, porque é jovem e, como disse o Paulo Fonseca sobre o FCPorto, é muito complicado gerir um balneário de gente que ganha financeiramente mais que tu e que desportivamente já ganhou muito mais que tu. Ou és um lider nato ou tens uma liderança forte que te apoia. Lage não tem nenhuma das duas características.

Os jogadores perderam a crença no treinador fruto de várias situações.

É ABSOLUTAMENTE EVIDENTE QUE O PLANTEL ESTÁ A FAZER CAIR BRUNO LAGE.

Os mesmos que INVENTARAM um propósito absurdo a Nuno Santos, tenham coragem para ver a evidencia do penalty do Ruben. Não ponho em causa o seu profissionalismo, mas é minha convicção que o plantel queira ontem empatar novamente... assim mantinham a chama do titulo e despedem o treinador.


terça-feira, 23 de junho de 2020

A doença que corrói o SL Benfica

. 91 comentários
Esta foto revela um momento elucidativo da ordem de valores que hoje existe no BENFICA!

Numa fase delicada do campeonato, na véspera de um jogo, o Presidente vai ao balneário fazer um discurso a propósito do seu aniversário, num exercício de narcisismo, ao arrepio da sobriedade que deve pautar a conduta de um Presidente do SL Benfica.

As caras da equipa dizem o espanto que lhes vai na alma, ao assistirem a mais um auto-elogio de quem os insultou há poucos dias, de quem lhes chamou ingratos, quando recuperavam de um ataque vergonhoso e violento.

Não foi por isto que o Benfica perdeu hoje mas é um sintoma revelador do que temos que erradicar do SL BENFICA.

Um ditador que está disposto a tudo para se manter no SL Benfica e manter os negócios "as usual", sacrificando os objetivos desportivos. 

Foi assim no ano do possível Penta e está a ser este ano.

Luís Filipe Vieira é a doença que corrói o SL Benfica.

Hoje é preciso sacrificar alguém...

. 221 comentários
... para salvar o verdadeiro responsável por termos um plantel vulgar.

Qualquer equipa banal joga olhos nos olhos com o SL Benfica.

O treinador, a tal nova maravilha do mundo, que renovou duas vezes até 2024, é que vai pagar?

SL Benfica - Santa Clara

. 148 comentários

Onze do SL Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Ferro e Nuno Tavares; Weigl e Gabriel; Pizzi, Taarabt e Rafa; Seferovic.

Suplentes do SL Benfica: Zlobin; Tomás Tavares, Cervi, Zivkovic, Chiquinho, Samaris, Dyego Sousa, Jota e Carlos Vinícius.

-----------------------------------------

O remédio para a crise de resultados é sempre o mesmo: ganhar.

O último jogo foi ganho, era importante mas teve as suas especificidades. Não podemos viver à custa dos erros dos outros.

Portanto, o que espero do SL Benfica hoje é muita garra, empenho, concentração e 3 pontos no papo!

CARREGA SL BENFICA!!!!

Exclusivo: O estranho mundo dos empregados do presidente

. 51 comentários

Foto: Vítor Mota/Correio da Manhã
"Durante cerca de um ano e meio, o Novo Banco e Luís Filipe Vieira negociaram a dívida do presidente do Benfica. Chegaram a um acordo, revela o "Expresso" na edição deste sábado. O Novo Banco terá entregue os melhores activos da Promovalor, empresa gerida pelo filho de Vieira, a Nuno Gaioso Ribeiro, com o intuito de os explorar e rentabilizar no prazo de cinco anos. Em troca, recebeu um reforço das garantias.

Nas negociações terá estado Nuno Gaioso Ribeiro, sócio fundador de uma gestora de capital de risco, a Capital Criativo, e vice-presidente do Benfica, e também de Tiago Vieira, filho do presidente benfiquista. Grande parte da dívida diz respeito à empresa Promovalor, gerida pelo filho do presidente do benfiquista, Tiago Vieira, que é também accionista da Capital Criativo.

A 20 de Novembro do ano passado foi constituído o fundo FIAE (Fundo de Investimento Alternativo Especializado) da Capital Criativo, depois de ter sido registado junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Este fundo teve como objectivo a aquisição dos créditos detidos pelo Novo Banco sobre a Promovalor.

Arrancou com um capital inicial de 146 milhões de euros, segundo o jornal, com três investidores institucionais (Novo Banco, Capital Criativo e Promovalor) e dois investidores singulares. O fundo tem a duração de cinco anos, com possibilidade de renovação.

Este fundo ficou "ainda com alguma liquidez", revelou Nuno Gaioso Ribeiro, ao "Expresso". "Comprámos os créditos sem desconto e sem perdão", sendo que "alguns desses activos podem ter dívida associada que ficam no fundo", acrescentou.

Do capital inicial do fundo, 90% serviram para trocar créditos por capital do fundo, isto é, unidades de participação e 10% representam liquidez que ainda está no fundo. Nesta operação, que o jornal sublinha ser apenas contabilística para o banco, o Novo Banco "coloca" dinheiro no fundo que compra as dívidas associadas aos activos que são transferidos para o dito fundo. O prazo de pagamento foi prolongado por, pelo menos, mais cinco anos. 

Quando o BES colapsou, Vieira era um dos maiores devedores do banco, com uma dívida superior a 400 milhões de euros relacionada com vários negócios do ramo imobiliário." 


Parte da dívida pessoal de Luis Filipe Vieira e das suas empresas, geridas em parceria com o seu filho, foi entregue a uma financeira em que o principal gestor é o vice-presidente do Benfica Nuno Gaioso Ribeiro. Na altura em que tal aconteceu, o filho de Luis Filipe Vieira era também sócio da mesma empresa: a Capital Criativo.

A Capital Criativo, hoje C2 Capital Partners, teve na sua origem, entre outros, a própria Promovalor.

Há aqui várias situações anómalas que até hoje ninguém explicou:

a) O que levou o Novo Banco a entregar à Capital Criativo a gestão de um cêntimo ou de um imóvel que seja das empresas de Luis Filipe Vieira?

b) Não levantou dúvidas a ninguém o facto de Tiago Vieira ser filho do dono das empresas devedoras, constar como gestor dessas mesmas empresas, e também na empresa que se propunha a tentar recuperar valor?

c) Não levantou dúvidas ao Novo Banco o facto de Nuno Gaioso Ribeiro, além de ter negócios com o filho de Luis Filipe Vieira, ser seu vice-presidente no Benfica?

d) Não levantou dúvidas ao Novo Banco o facto de Nuno Gaioso Ribeiro, além de ter negócios com o filho de Luis Filipe Vieira, ser administrador da SAD do Benfica?

Como é que até hoje os próprios orgãos sociais do Benfica ou da SAD não pediram a Nuno Gaioso Ribeiro que se demitisse por conflito claro de interesses? 

Ou porque o próprio não considerou esse mesmo conflito de interesses impeditivo de continuar no Benfica?

Mais ainda: quanto é que Nuno Gaioso Ribeiro aufere anualmente para gerir as dívidas de Luis Filipe Vieira?  

Se Nuno Gaioso Ribeiro é remunerado por essa função, será possível exercer livremente o seu mandato como administrador da SAD ou como vice-presidente do Benfica? 

É aceitável esta mistura crescente entre a vida pessoal do presidente e o Benfica? O que mais estará por descobrir?

Desafio aos Papagaios de Computador

. 53 comentários

"1. A votação do ponto único da ordem de trabalhos decorrerá presencialmente nas instalações do Estádio do Sport Lisboa e Benfica no período compreendido entre as 17h30 e as 22h00 do dia 26 de junho, por via eletrónica, atento o disposto no Artigo 57.º, n.º 1 dos Estatutos. 

2. A apreciação dos documentos objeto da votação será feita, previamente, pelos associados com direito a voto na Assembleia Geral, através do e-mail mag26junho2020@slbenfica.pt, para onde formularão as questões sobre os mesmos, até às 24h00 do dia 20 de junho, endereçando-os à Mesa da Assembleia Geral indicando o nome completo e o número de sócio."

QUEM DOS PAPAGAIOS QUE AQUI VEM TODOS OS DIAS COMENTAR / CRITICAR FOI CAPAZ DE ENVIAR AS SUAS DUVIDAS AO SLBENFICA ATÉ AO PASSADO DIA 20??

E dos que foram capazes de o fazer, quem tem coragem de as enviar por email para o Novo GeraçãoBenfica, para que as publiquemos aqui no blog (anonimizadas, no caso de quem assim o deseje)?

Este desafio tem dois objectivos:

1. Assegurar que tornamos publicas as duvidas dos sócios e, com isso, obrigar o clube a um cabal esclarecimento.

2. Assegurar que os papagaios sempre tão ágeis a comentar aqui no blog, são efectivamente capazes de mostrar o seu empenho no clube.

APOSTO QUE OS EMAILS RECEBIDOS SERÃO BASTANTE MENOS QUE OS HABITUAIS COMENTÁRIOS... Pois todos são grandes homens, até terem que assumir as suas decisões / contributos... é que isso implica perder a posição cómoda de apenas criticar.



Dispensamos o envio de questões nos comentários, não temos propriamente interesse em saber quais são as duvidas que portistas e sportinguistas gostavam que os benfiquistas tivessem...

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Um problema de liderança...

. 16 comentários

A todos os níveis... de liderança do campeonato, de liderança interna... de liderança em campo e de liderança táctica.

Não confundamos isto com o que fazia Bruno de Carvalho... porque isso não era liderança, era criancice.



O que me refiro é à ausência de uma liderança forte na face visível do clube. E porque refiro a "face visível"? Porque na invisível não tenho duvidas que Luis Filipe Vieira é visto como um líder dentro do clube, pelos funcionários, atletas, etc. Também não tenho dúvidas que seja reconhecido como tal nos meandros dos bastidores de poderes da FPF, Liga e outros orgãos de decisão.

O problema, meus amigos... é que essa gente não paga quotas e não marca golos! É verdade que hoje em dia o Luis Filipe Vieira terá no seu telemóvel acesso à nata do futebol internacional e a todos os presidentes e centros de poder do futebol nacional - como ele, acredito que só Pinto da Costa.

Mas não é menos verdade que o Presidente do SLBenfica, ao cabo de tantos anos no SLBenfica acha que isso é suficiente. Crê que com maior ou menor esforço, se não é num ano é no outro, mas criou "uma máquina" em que acaba por ganhar sempre e, para ele, é aceitável "dar de barato" um título para poder manter o "status" ou determinadas políticas que ele e só ele entendem adequadas... bom, só ele não. Ele e os "yes man" dos quais fez questão de se rodear - entre eles Rui Costa, que está comodamente à espera que Luis Filipe Vieira se canse para poder ser presidente, mas esquece-se que um homem como Vieira não se cansa... perpetua-se, como Pinto da Costa.

Vamos à liderança no campo...

O plantel do SLBenfica é hoje, e talvez desde a saída do Luisão, um plantel sem voz de comando. Como todos os planteis com jogadores com vários anos de clube, as "vacas sagradas" sobrepõem-se aos líderes. 

Jogadores como Pizzi ou André Almeida, não é por terem muitos anos de clube que podem assumir o papel de lider. Nem mesmo Jardel, com o seu ar recatado. O mais próximo que estamos disso, neste momento no plantel do SLBenfica é com Ruben Dias... um guerreiro, lutador inconformado e com presença física e mental para empurrar todos para a frente. Depois de Ruben, só Samaris poderia ser capitão do SLBenfica e depois dele... Gabriel.

Mas num balneário cheio de "víboras" (e por isso a longevidade nos planteis é sempre prejudicial depois de ganhar vários títulos), ninguém deixa que o Ruben se assuma como líder, e o líder num clube como o Benfica é o que aperta com os outros 10 porque antes apertou com ele próprio... é o que dá um murro na mesa no balneário, mas é também a voz do treinador dentro de campo.

Quando se é "vaca sagrada", é-se a voz do que queremos que seja o treinador... e se não gostamos... é-se a voz de para lixar o treinador. Isto é o que se passa no SLBenfica o sindrome de "proteger o próprio rabo" faz com que o título seja secundário para quem já o ganhou várias vezes... face a correr com um treinador cujas atitudes não hão-de ter caído bem em algum momento. Se calhar com razão dos jogadores... mas o líder é o que faz os interesses do grupo e do clube ficarem acima de tudo isso...

PRECISAMOS DE UM LÍDER EM CAMPO! JÁ!



Depois a liderança fora de campo...

Convenhamos, o temos um treinador com um perfil de líder (que não temos desde Jorge Jesus) ou temos um líder para o futebol que assume as vezes do treinador quando é preciso uma voz de comando "de fora para dentro" e "de dentro para dentro"...

Não o temos em Lage, o que era desejável mas não é crítico... o que é "APENAS" patético é ver em Tiago Pinto a liderança seja do que for... Admito que o rapaz possa ser esforçado e assegurar tudo o que os jogadores precisam... mas isso não é o papel de um líder, mas sim do secretário técnico, função superiormente desempenhada por Sheu Han durante muitos e bons anos.

O Sporting não o tinha e encontrou em Ruben Amorim, o FCPorto tem Pinto da Costa e Sérgio Conceição, o que por vezes é demais tambem... O BENFICA NÃO TEM!

PRECISAMOS DE UM LÍDER NO FUTEBOL DO SLBENFICA! JÁ!



Por fim a liderança táctica! As oscilações de identidade que temos tido na equipa do SLBenfica são assustadoras... a falta de determinação para assumir o risco no modelo de jogo, de criar uma identidade que se imponha aos adversários e os obrigue a ajustar-se à nossa dinâmica... Isso foi o que criou João Felix e que ninguém foi capaz de travar...

Não há "Joãos Felixes" todos os anos... por isso é preciso encontrar a identidade táctica. 

Lage se quer permanecer no SLBenfica tem que "fazer as pazes" com os jogadores que lhe voltaram as costas e que antes estiveram ao seu lado de forma incondicional.

A CULPA!? pois de quem permite aos jogadores o acesso directo ao que "não-líder" e à "figura de estilo", pondo em causa a autoridade do treinador... e culpa também do "não-líder" por tentar pressionar que se sigam determinados caminhos de valorização de alguns jogadores que "interessam" mais... e depois fazer o treinador responsável das decisões que são tomadas em prol do que quer a Direcção... deixando o treinador isolado.

EM RESUMO: precisamos de liderança... Bem sei que a Vieira não lhe interessa que Rui Costa "desça" do pedestal e de uma vez assuma a liderança do futebol. Mas em momentos de eleições, é bom que se lembre que "líder fraco, faz fraca a gente forte!".

ranking