O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Um problema de liderança...

. 16 comentários

A todos os níveis... de liderança do campeonato, de liderança interna... de liderança em campo e de liderança táctica.

Não confundamos isto com o que fazia Bruno de Carvalho... porque isso não era liderança, era criancice.



O que me refiro é à ausência de uma liderança forte na face visível do clube. E porque refiro a "face visível"? Porque na invisível não tenho duvidas que Luis Filipe Vieira é visto como um líder dentro do clube, pelos funcionários, atletas, etc. Também não tenho dúvidas que seja reconhecido como tal nos meandros dos bastidores de poderes da FPF, Liga e outros orgãos de decisão.

O problema, meus amigos... é que essa gente não paga quotas e não marca golos! É verdade que hoje em dia o Luis Filipe Vieira terá no seu telemóvel acesso à nata do futebol internacional e a todos os presidentes e centros de poder do futebol nacional - como ele, acredito que só Pinto da Costa.

Mas não é menos verdade que o Presidente do SLBenfica, ao cabo de tantos anos no SLBenfica acha que isso é suficiente. Crê que com maior ou menor esforço, se não é num ano é no outro, mas criou "uma máquina" em que acaba por ganhar sempre e, para ele, é aceitável "dar de barato" um título para poder manter o "status" ou determinadas políticas que ele e só ele entendem adequadas... bom, só ele não. Ele e os "yes man" dos quais fez questão de se rodear - entre eles Rui Costa, que está comodamente à espera que Luis Filipe Vieira se canse para poder ser presidente, mas esquece-se que um homem como Vieira não se cansa... perpetua-se, como Pinto da Costa.

Vamos à liderança no campo...

O plantel do SLBenfica é hoje, e talvez desde a saída do Luisão, um plantel sem voz de comando. Como todos os planteis com jogadores com vários anos de clube, as "vacas sagradas" sobrepõem-se aos líderes. 

Jogadores como Pizzi ou André Almeida, não é por terem muitos anos de clube que podem assumir o papel de lider. Nem mesmo Jardel, com o seu ar recatado. O mais próximo que estamos disso, neste momento no plantel do SLBenfica é com Ruben Dias... um guerreiro, lutador inconformado e com presença física e mental para empurrar todos para a frente. Depois de Ruben, só Samaris poderia ser capitão do SLBenfica e depois dele... Gabriel.

Mas num balneário cheio de "víboras" (e por isso a longevidade nos planteis é sempre prejudicial depois de ganhar vários títulos), ninguém deixa que o Ruben se assuma como líder, e o líder num clube como o Benfica é o que aperta com os outros 10 porque antes apertou com ele próprio... é o que dá um murro na mesa no balneário, mas é também a voz do treinador dentro de campo.

Quando se é "vaca sagrada", é-se a voz do que queremos que seja o treinador... e se não gostamos... é-se a voz de para lixar o treinador. Isto é o que se passa no SLBenfica o sindrome de "proteger o próprio rabo" faz com que o título seja secundário para quem já o ganhou várias vezes... face a correr com um treinador cujas atitudes não hão-de ter caído bem em algum momento. Se calhar com razão dos jogadores... mas o líder é o que faz os interesses do grupo e do clube ficarem acima de tudo isso...

PRECISAMOS DE UM LÍDER EM CAMPO! JÁ!



Depois a liderança fora de campo...

Convenhamos, o temos um treinador com um perfil de líder (que não temos desde Jorge Jesus) ou temos um líder para o futebol que assume as vezes do treinador quando é preciso uma voz de comando "de fora para dentro" e "de dentro para dentro"...

Não o temos em Lage, o que era desejável mas não é crítico... o que é "APENAS" patético é ver em Tiago Pinto a liderança seja do que for... Admito que o rapaz possa ser esforçado e assegurar tudo o que os jogadores precisam... mas isso não é o papel de um líder, mas sim do secretário técnico, função superiormente desempenhada por Sheu Han durante muitos e bons anos.

O Sporting não o tinha e encontrou em Ruben Amorim, o FCPorto tem Pinto da Costa e Sérgio Conceição, o que por vezes é demais tambem... O BENFICA NÃO TEM!

PRECISAMOS DE UM LÍDER NO FUTEBOL DO SLBENFICA! JÁ!



Por fim a liderança táctica! As oscilações de identidade que temos tido na equipa do SLBenfica são assustadoras... a falta de determinação para assumir o risco no modelo de jogo, de criar uma identidade que se imponha aos adversários e os obrigue a ajustar-se à nossa dinâmica... Isso foi o que criou João Felix e que ninguém foi capaz de travar...

Não há "Joãos Felixes" todos os anos... por isso é preciso encontrar a identidade táctica. 

Lage se quer permanecer no SLBenfica tem que "fazer as pazes" com os jogadores que lhe voltaram as costas e que antes estiveram ao seu lado de forma incondicional.

A CULPA!? pois de quem permite aos jogadores o acesso directo ao que "não-líder" e à "figura de estilo", pondo em causa a autoridade do treinador... e culpa também do "não-líder" por tentar pressionar que se sigam determinados caminhos de valorização de alguns jogadores que "interessam" mais... e depois fazer o treinador responsável das decisões que são tomadas em prol do que quer a Direcção... deixando o treinador isolado.

EM RESUMO: precisamos de liderança... Bem sei que a Vieira não lhe interessa que Rui Costa "desça" do pedestal e de uma vez assuma a liderança do futebol. Mas em momentos de eleições, é bom que se lembre que "líder fraco, faz fraca a gente forte!".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Eu notei que BY GB faz sempre umas linhas, que acho Eu, sao publicadas pela ordem de chegada, tenho duvidas posso estar enganado mas estes poste tem alguma subtilidade, para jà a primeira de atiràr o comentàrio de RGS do primeiro lugar afin que os mais distraidos nao leiam os excelentes comentàrios e observaçoes de RGS.
    Se eu fosse de mà fé diria mesmo que isto nao é obra do acaso mas sim d'um càlculo infeliz pois o BG BY publicou uns quantos artigos onde a ambiguidade e o compadrio com o LFV por vezes hera completamente visivél,a meu vêr!!mas nunca é tarde para se mudar d'opiniao. Bem-vindo mas as regras dos cavalheiros existe.
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixa de ser um Avençado conivente com todo este lesa Benfica constante, a seguir vem um post a defender o dono com unhas e dentes, não te deixes enganar, periga a Avença..

      Eliminar
    2. Artur33, acertaste em cheio. Este blogger é pró vieira e não esconde isso (nem tinha que esconder). Se também é avançado ou não, não sei. Mas gostava de saber se também anda a papar o dinheiro das minhas quotas de sócio.
      O Benfica é um osso bem carnudo que é e será sempre disputado por muitos oportunistas que querem encher os seus bolsos.
      Cada vez mais me desiludo com o futebol, se é que ainda se pode chamar futebol a este mundo de negociatas, comissionismos e tachismos...

      Eliminar
  2. O presidente do Benfica tem acesso ao futebol mundial porque é presidente do Benfica.

    O problema Félix foi mal resolvido. E pensei que era fácil, Pizzi no lugar de Félix. Como foi Pizzi no lugar de Enzo e no lugar de Renato Sanches. Mas Pizzi não pode ser líder. O líder é outro tipo de jogador, estilo Ruben e Samaris.

    O Benfica precisa de outro rumo. Novas pessoas, novas ideias, nova ambição.

    ResponderEliminar
  3. Jorge Leitão22/6/20 21:41

    Líder?

    Sim, um líder ausente: um líder que não comparece a jogos do futebol, sai a meio de outros, não põe os pés nas modalidades, não dá entrevistas senão controladas, se fecha completamente ao debate e ao escrutínio.

    Por outro lado, é um líder arrogante que só aparece para se vangloriar e colher os louros ou mandar uns berros e apelidar os funcionários e atletas de ingratos e outras coisas.

    Além disso, é um líder preocupado com os amigos e parceiros de negócios, mas esquece a alma do clube: nós, os sócios. Mas também o que se poderia esperar de quem só é consócio por interesse pessoal?

    ResponderEliminar
  4. Boas GB o que se passa contigo rapaz?

    Eles são todos bons rapazes, correm muito com mister diz o D Souza fez um jogão (no canal panda porque na sportv ninguém viu em campo)

    Nós so temos equipa para jogar na tuga la fora somos o bombos da festa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às segundas feiras tem os dedos quentes e o computador ligado, coincidência? Talvez..

      Eliminar
  5. Vamos lá a ver se consigo fazer algo do que foi escrito que mais parece um conjunto de teorias da conspiração sem contacto com a realidade.
    Precisamos que LFV seja líder, que Lage seja líder, que Rui Costa seja líder, que Tiago Pinto seja líder e presumo que dentro do plantel mais 2 ou 3 líderes.
    Mas o que é isto? Uma congregação de líderes?
    Os líderes não se fazem, são eleitos. Pelos liderados. São estes que elegem o líder.
    A principal qualidade de um líder é a visão. Quando esta coincide com a visão dos liderados acontecem milagres.
    A relação entre a direcção de um clube e os sócios do clube não é uma relação de líder para liderados. A realização da visão do líder não são os sócios ou adeptos que a realiza. Embora contribuam para a sua concretização.
    Do mesmo modo que a visão do chefe de uma empresa não são os seus clientes ou "stakeholders" da empresa que a realiza. Embora contribuam para a sua concretização.

    ResponderEliminar
  6. Que queriam que o texto do RGS istivesse em cena durante varios dias,ja foi lido e relido,por vezes escrevem um texto e deixam-no ficar varios dias ate que nos ficamos aborrecidos com falta de noticias porque jornais uma grande parte de nos nao os le.
    Fico chatiado quando os jogadores viram as costas ao treinador depois no campo e o que se ve empates com Tondela,e Portimonense a caminho da segunda liga os jogadores deviam respeitar os socios e adeptos jogando sempre no maximo porque somos nos com as nossos parcos recursos que lhes pagamos aqueles ordenados principescos.

    ResponderEliminar
  7. Presidente que se acha dono do clube "quero, posso e mando", treinador submisso "yes man" e jogadores fracos mentalmente, à excepção de Ody, R. Dias, Gabriel, Taarabt e Samaris... Pizzi a estrela da equipa?? Só pode ser piada... e já agora adeptos e sócios fracos "como é possível o Vieira estar cerca de 20 anos no trono"??
    Vieira chegou ao fim do seu ciclo e leve com ele o super agente corrupto dos 10%!!

    Acorda Benfica!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase 100% de acordo, quer com o texto, quer com este comentário.

      Vieira perdeu a aura de liderança que já teve, é curiosamente isto aconteceu quando começou a apostar em treinadores com pouco histórico, mais Bruno Lage que Rui Vitória, que ao menos tinha experiência de 1ª Liga, e até tinha no currículo uma Taça ganha a nós. Mas Vieira foi perdendo a aura de líder à medida que foi optando por treinadores que não são de engrossar a voz, uma vez mais neste aspecto Rui Vitória é melhor que Lage, quanto teve que se tentar impor, até nem se deu mal, lembremos o "comidos de cebolada" que aconteceu um pouco antes da recuperação que lhe (nos) deu o campeonato em 2016.

      Quanto à voz de comando do treinador, já expus o que penso no parágrafo anterior.

      Voz de comando na equipa, com Pizzis, Grimaldos, Taças, que são do tipo "passar no meio dos pingos da chuva", e não do tipo "é pra desgraça, é pra desgraça", estamos mesmo bem servidos.

      Voz de comando na Direcção, excluindo o presidente obviamente... bem, aqui há uma, mas ser de outro clube e usar o Benfica para pagar casamentos e mensalidades do colégio, retiram-lhe qualquer imagem de poder valorizado de dentro (do clube), para dentro (a massa sócia e adepta).

      Conclusão, se a nível dos nossos rivais não existisse a crise financeira que ambos atravessam, mais a guerra fria num deles (o mais fraco), e o envelhecimento da estrutura no outro (a idade do seu "cônsul vitalício", que faz com que muitos esfreguem as mãos); então a tão propalada hegemonia seria não só uma falácia como seria algo do imaginário. Não é porque os nossos adversários estão medíocres que vamos ambicionar ser apenas medianos. O objectivo do Benfica não é ser melhor que os rivais internos, é ser um gigante na Europa e no Mundo.

      Eliminar
    2. Taças era obviamente Rafas.

      Eliminar
  8. No BENFICA HÁ LUGAR PARA todos... Existem AINDA OS FÃS de Vale e Azevedo, vão existir sempre os de LFV, Hoje e amanhã, só num CLUBE com a GRANDEZA do GLORIOSO isso é possível. O ciclo de LFV terminou,mas tudo bem, existem alguns ainda acham que ele pode conquistar o PENTA, ganhar a LIGA dos Campeões etc. Unanimismos, são prejudiciais, é gratificante existirem diferenças, mais gratificante ainda quando alguém as aceita e demonstra capacidade de superação, resilência e inteligência para as SUPERAR. Acredito que RGS neste momento é o candidato ideal para a MUDANÇA, mas aceito opiniões divergentes, só não gosto de imposições,manipulações, trapaças, e inverdades. Mas cabe a cada associado do GLORIOSO fazer esses exercícios e escolher para o BENFICA seguindo os valores que durante décadas, orientaram a INSTUIÇÂO da qual nos ORGULHAMOS, tendo consciência que o BENFICA está acima de TUDO e TODOS, que não é um instrumento de uns TRICOLORES, sem alma ou coração BENFIQUISTA, orientados e focados nos seus interesses, tornando-se nefastos e redutores de uma política de servir o BENFICA com: TRANSPARÊNCIA, VERDADE e INTEGRIDADE, é para isso que os associados ELEGEM quem os REPRESENTE,NUNCA para quem fôr ELEITO, se achar permanente, insubstituível, e DONO daquilo que não é deles, DESRESPEITANDO aqueles que os ELEGERAM.Isto dá para os que lá estão, e para os que vierem, venham donde vierem, existem princípios e valores que JAMAIS deverão ser ADULTERADOS.

    ResponderEliminar
  9. Confessa lá, tu adoras o Bruno de Carvalho, não adoras? Não há post onde não venhas falar do homem! Arre! Parece paixão!

    ResponderEliminar
  10. Mais um excelente post

    LEONARDO JARDIM JÁ

    RUBEN DIAS CAPITÃO JÁ

    WEIGL a 2 CAPITÃO JÁ

    ResponderEliminar
  11. Quando se publica um post a disparar contra toda a gente excepto excepto o único responsável pelo rumo que o Benfica está a tomar, acho que estamos conversados...

    Estou para ver, quando for feita uma auditoria isenta por uma entidade independente e credível, o tamanho do buraco que, tão mal e porcamente, andam a esconder debaixo do tapete. Os sinais são claros, só não vê quem não quer.

    A nível do futebol profissional nem vale a pena falar muito. Temos um yes man como treinador que só não afunda mais o barco porque o barco já bateu no fundo. A equipa vê-se aflita para não perder com qualquer equipazeca amadora. O pobre coitado não tem capacidade para se impôr e formar um plantel equilibrado e com mais opções. O pobre coitado não consegue potenciar jogadores e os que já tinham alguma cotação desportiva parece que desaprendem. O futebol colectivo é tacanhamente rígido e previsível. Mas será que o responsável por ter renovado, até 2024, o contrato a este treinador de ocasião percebe alguma coisa de futebol??? Bem, como ele não vê os jogos do Benfica na sua íntegra, como todo o presidente do Benfica devia fazer (esta porra devia estar nos estatutos!), provavelmente não sabe o que se passa com a equipa.

    Modalidades extra futebol: bem, aqui é para rir. Alguma vez alguém viu o presidente num dos 2 pavilhões a acompanhar algum jogo das nossas equipas? Eu confesso que nunca vi. O que vejo é os pavilhões cada vez mais às moscas (mesmo com bilhetes oferecidos ou a custarem 2 euros). E porque será que isto acontece (de ano para ano, cada vez mais)? A resposta a isto é dada pelos nossos rivais de Lisboa que investiram num pavilhão moderno muito superior à concorrência e têm investido na aquisição de jogadores de qualidade.

    Caríssimos, é hora de mudarmos de rumo com sangue novo. É hora de o sr Vieira e amigos irem à vidinha deles e pararem de prejudicar o Benfica

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking