O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Não ter um pingo de vergonha na cara dá nisto

. 57 comentários


"Manuel Damásio, antigo presidente do Benfica, referiu esta quarta-feira que as palavras de Luís Filipe Vieira, que assegurou demitir-se caso haja corrupção no Benfica, revelam que o dirigente das águias está sereno.

"Fiquei descansado, se já não estava, com esta afirmação. Uma pessoa que diz isto está de consciência tranquila", referiu Damásio à Rádio Renascença.

O antigo dirigente sublinhou ainda que Vieira "fez bem" em anunciar a recandidatura e sente que o presidente não quer abandonar o projeto das águias:

"Fez bem. O projeto ainda tem mais de dois anos para poder ser finalizado. Ele está com receio de que deixe um Benfica fantástico, a não dever nada, e chega lá uma pessoa qualquer que dê cabo de tudo. Daí ele querer criar instrumentos para que quem vá não possa ter um passivo como se passou, ou antecipar receitas, montes de coisas para defender o Benfica das pessoas que o puseram às vezes em situações que muito o prejudicaram".

Manuel Damásio considerou que Luís Filipe Vieira "não tem oposição nem pode ter" por todo o trabalho feito no Benfica e que "se houver alguém na oposição que tenha outras ideias e que vá lá para falar, isso até se agradece".

O antigo presidente dos encarnados concorda com a garantia dada por Vieira quando ao futuro de Rui Vitória e não se mostrou preocupado acerca de um eventual regresso de Jorge Jesus à Luz: "Que moral temos nós para… Um homem que está há alguns anos no Benfica, que nos deu campeonatos, e agora perdeu injustamente contra o Belenenses, que só faltou entrar pela baliza dentro…

Quanto a Jorge Jesus ou qualquer outro treinador que já tenha passado pelo Benfica, o futuro só a Deus pertence. Em futebol tudo é possível, mas [Vitória] não tem de sentir-se pressionado pelo caso Jorge Jesus. Faz parte do passado do Benfica como fazem outros grandes treinadores. Nada nos diz que amanhã não venha um dos treinadores que esteve já no Benfica antes de Jorge Jesus. Mas para mim foi claríssimo: Rui Vitória é o treinador do Benfica e vai acabar o contrato que tem".

-------------------------------------------

Manuel Damásio é o principal coveiro do SL Benfica dos últimos 25 anos, até agora.

Rebentou com uma equipa campeã nacional, substituindo jogadores de classe mundial por jogadores de segunda divisão.

Permitiu que Artur Jorge executasse essa sangria miserável.

Apoiou Pinto da Costa para a liderança da Liga de Clubes. Até o tratava por senhor...

Depois refere-se a alguns pontos da entrevista de Vieira que só podem ser gozo.

A questão do passivo para o futuro...em que altura da história do SLB o clube deveu tanto ou mais que nesta gestão de Vieira?

Antecipação de receitas: esta então...em 2018 a SAD antecipou valores do contrato da NOS até 2024. Estás a gozar o prato não é Damásio?

Mas percebe-se que o círculo de amigos de Pinto da Costa esteja unido. Nunca o FCP ganhou tanto como desde 2003.

A entrevista de LFV: O bom, o mau e os impossíveis

. 27 comentários

Boa entrevista aquela a que se assistiu ontem à noite ao Presidente do Benfica Luís Filipe Vieira. Boa postura também a do entrevistador Sousa Martins que não se escondeu nem procurou sempre agradar ao entrevistado, e procurou tocar em todos os pontos que eram importantes.

Se alguém ainda tem dúvidas da razão pela qual LFV foge aos debates eleitorais como o Diabo da cruz, percebeu ontem porquê: Porque sempre que LFV é apertado é facílimo patinar, querer mudar o assunto rapidamente ou refugiar-se num “mais não digo”.

Chega a ser até caricato a quantidade de vezes que LFV pediu a Sousa Martins para não tocar em certos assuntos porque ele tinha sido convidado para ir falar do Benfica. Falar do Benfica para LFV é portanto o habitual monólogo com os violinos a tocar ao fundo, voltar a recitar aquilo que já disse dezenas de vezes em outras entrevistas, do caos que encontrou no clube há 15 anos, aquilo que o clube é agora, a obra reconhecida internacionalmente, os dirigentes encarnados – brilhantes gestores, convidados quase diariamente para ir falar a Nova York e a Pequim por serem um exemplo a seguir, e reu teu teu pardais ao ninho!

Mas disto estão os Benfiquistas fartos de ouvir. E não esquecem seguramente a obra feita, nem precisam de ser lembrados do percurso dos últimos 15 anos para reconhecer a LFV os ENORMES méritos que tem em TANTO do que de bom fez. O erro é LFV achar que é o que de bom fez nos últimos 15 anos que lhe garante ser a pessoa certa para os próximos 15!

Agora, eu não quero também ser injusto e fazer estas análises sempre pelo lado negativo. LFV tem obra feita, e seguramente que este Benfica é hoje incomparavelmente melhor do que aquele que encontrou há 15 anos atrás. O Seixal é sem dúvida alguma a menina dos olhos do Presidente, uma aposta de ENORME sucesso, e eventualmente aquilo que faz o Benfica de hoje estar em POTÊNCIA 10 anos à frente da concorrência!

Foi também interessante ouvir LFV lembrar a promessa antiga que fez, do Benfica ser a base da seleção nacional. Tem razão, hoje o Benfica é a base das seleções, aquela que mais jogadores formados na sua casa lá mete, não só nos A mas também nas seleções jovens. Teria sido no entanto ainda mais interessante ter visto Sousa Martins aproveitar a deixa para lembrar outras promessas antigas, como virmos a ser tão grandes como o Real Madrid e coiso e tal... Mas adiante!

Foi também de louvar o facto do Benfica ter hoje uma gestão sem recursos a bancos para pagar contas e desse objetivo que se anuncia para breve do clube recuperar todos os seus capitais próprios.

O que é que eu gostava de ter visto explorado na conversa e não vi? O contrato do Benfica com a NOS e a mensalidade que os Benfiquistas pagam pela BTV, que segundo parece vai para a NOS! Gostava de ter percebido quanto recebe o Benfica da NOS e quanto envia o Benfica para a NOS da subscrição da BTV, para perceber se quem está a pagar o contrato da NOS é a NOS ou se são os Benfiquistas!

Outra coisa que gostava de ter visto desenvolvido: LFV diz orgulhoso que o Benfica já foi convidado para gerir um clube da Premier League e que essa hipótese está em estudo! Gostava de ter percebido qual é o interesse/benefício dos Benfiquistas/Benfica nessa possibilidade! Talvez o benefício seja imenso, mas eu ainda não percebi qual é, e não sabendo qual é, para mim é muito mais fácil estas larachas lembrarem-me que esta é a razão pela qual cada vez sou mais avesso a esta Direção, porque o seu foco nunca parece estar no projeto desportivo do clube mas sempre na sua vertente empresarial.

Algo que não gostei ou não percebi: Sousa Martins coloca num quadro as vendas do Benfica, e LFV corrige: "Esses números não estão certos. Os 15 milhões do Mitroglou é por 50% do passe." E Sousa Martins não questiona se os outros 50% vão ser pagos e quando?!

Por último, e para mim o mais importante já que eu tento sempre focar-me no projeto desportivo: LFV entra tantas vezes em contradição, e num debate a sério, em que haja um opositor sem dever jornalístico para colocar um travão no “aperto”, espeta-se seguramente ao comprido.

LFV diz portanto que aceitava vender Rui Vitória ao Everton por causa do salário e porque o Benfica não corta as pernas a ninguém, nem a treinadores nem a jogadores.

Quando Sousa Martins lembra a LFV as vendas de Renato, de Guedes, do Lindelof e de todos os outros, LFV volta a lembrar que não pode competir com salários de 3.5 milhões e coiso e tal, e que não pode cortar as pernas aos miúdos.

Mas depois diz que quer ser campeão europeu, que só o pode ser com a formação, e que agora o Benfica já não vende os seus miúdos, como se viu este ano com as não vendas de Rúben, Gedson e Félix! Ok, esqueceu-se do Diogo Gonçalves e do João Carvalho, mas perdoemos-lhe isso!

Apetece-me dizer que era o que mais faltava, o Benfica vender Gedson e Félix depois de apenas uma pré-época na Luz!! Isto nenhum Benfiquista aceitaria nem perdoaria a LFV, a verdade seria posta ainda mais a nu de que o Seixal, na verdade, tem servido ao Benfica muitíssimo bem no plano financeiro mas não tanto no desportivo que é aquele que a nós Benfiquistas deveria interessar!

Mas, como é afinal? Então o Benfica diz que vendeu porque não pode competir com os salários que são oferecidos aos seus jogadores lá fora, vendeu porque não corta as pernas a ninguém, mas agora anuncia que já não vende e que ambiciona ser campeão europeu com as suas jóias?!?!

Então mas esse problema deixou de se colocar?! As novas joias do Benfica, se forem jogadores de nível de fazer do Benfica campeão europeu, não vão ser assediados com salários de 4 e 5 e 6 milhões por ano?! E sendo-o, o Benfica vai deixar de vender? Vai começar a cortar as pernas aos miúdos quando hoje se orgulha de que nunca o faz?!

E quando LFV insinua na entrevista que Renato e Guedes por exemplo saíram porque queriam, e Sousa Martins responde com: “Então e no futuro os novos talentos não vão querer sair?”, e LFV responde com um “Não, não, estes vão querer ficar” enquanto olha cabisbaixo para o tampo da mesa...

...Mas será que LFV não percebe que este é o mesmo problema de sempre, aquilo que aqui escrevo há anos desde que o Benfica Made in Seixal foi anunciado, a razão porque aqui sempre escrevi que não acreditava num Benfica ganhador apenas e só com a prata da casa?!

Que os bons jogadores vão ser sempre assediados, vão sempre querer sair, vão sempre sair, e que na Luz só ficarão os medianos que mais ninguém quer?!

Mas porque carga de água é que LFV continua a querer fazer-nos crer nesta mentira, de que o seu sonho e a realidade são compatíveis?!

Vieira, o insubstituível

. 113 comentários

É a ideia que fica da entrevista de Luis Filipe Vieira ao canal que serviu de ponta de lança de Bruno de Carvalho no caso dos Vouchers.

O "eu" é uma constante nos temas que envolvem a "salvação" do SL Benfica. De facto, antes de 2003, não havia SL Benfica. Vieira, vindo do Alverca e dos camarotes das Antas, é que veio salvar e explicar-nos a todos o que é o SL Benfica.

Se calhar por isso é que quando se esperava que Luis Filipe Vieira aproveitasse a entrevista para atacar o FC Porto que tem sido o grande mentor dos "ataques" ao SL Benfica, eis que a preocupação de Vieira é toda ela interna.

Vieira não se preocupa grande coisa com o resto. O que não aceita é ser colocado em causa por benfiquistas, por isso é que leva para o clube lagartos e andrades. Esses não chateiam com essa coisa incómoda: o benfiquismo!

Silêncio quanto ao VAR, quanto às arbitragens, quanto a Fontelas Gomes e Paulo Costa...SILÊNCIO!

Até torna a mostrar-se disponível para trabalhar novamente com Pinto da Costa, "a bem do futebol português". 

O que é que o FC Porto tem feito para o bem do futebol português? Vieira tem visto o Porto Canal no último ano?! Será que Vieira pensa que todos os benfiquistas são atrasados ou comprados como os que o rodeiam?


Preocupação de se perpetuar no clube como o seu grande amigo Jorge Nuno, de manter perto de si e contentes todos os "guerras e boaventuras", manter Jorge Mendes como o grande beneficiário dos negócios do SL Benfica(ou será mentira?!), e manter longe da Luz todos os que discordem de si, que o contestem, que o questionem.

Por isso é que Vieira, em vez da postura de estadista que se espera de um presidente do Sport Lisboa e Benfica, teve a postura de um chefe de claque quando segue a cartilha e ataca António Simões. 

Simões, até podia estar esclerosado a babar para os pés,... é uma figura histórica do clube! Nunca o vi querer assumir o papel de Eusébio. Aliás, enquanto Eusébio sofria e ajudava como podia o clube a enfrentar o polvo azul dos anos 90, onde andava Vieira? Ah pois é. 

Um presidente interessado na união seria o primeiro a anunciar ontem que já tinha falado com Simões e esclarecido tudo, sossegando todos no clube. Esse é o papel unificador de um estadista. 

De facto Simões não é Eusébio. Ninguém é. Mas Luis Filipe Vieira não é digno dos sapatos de Borges Coutinho, João Santos, Jorge de Brito, Maurício e Adolfo Vieira de Brito, Fezas Vital, e tantos outros que construíram o sucesso desportivo do Sport Lisboa e Benfica!


Quando um presidente defende Pedro Guerra, Paulo Gonçalves em detrimento de uma figura da história do clube...está tudo dito. E mais: Simões, tenha ou não errado, deu a sua versão dos acontecimentos. Vieira o que faz? Simões que vá lá ao seu gabinete, ao beija mão. Incrível.

Também a defesa de Jorge Jesus...um escroque que se portou de forma vergonhosa com o clube que lhe deu tudo. Ou quem é que terá sido que foi contar a BdC a história dos vouchers e outros pormenores internos do SL Benfica? Quem é que enxovalhou para o mundo outra figura do SL Benfica como Shéu?

Está visto que "quando Rui Vitória quiser sair"(será anunciado assim: Rui Vitória quis sair), Jorge Jesus está pronto para voltar. Nesse dia, Vieira é que vai perceber a guerra que compra com os sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica.

E já agora não conhece a "cartilha"? Só falta dizer que não conhece...Janela. Mas coitado, só escreve ok,ok,ok...

De resto ,betão e mais betão, Jorge Mendes é o "banco" do SL Benfica, agora é que vem aí a hegemonia, daqui a 15 anos dominamos a Europa, daqui a 30 anos somos donos da cidade do Seixal e poderemos construir o aeródromo Luis Filipe Vieira...

Sabem o que Vieira realmente teme? Deixar de ser presidente do SL Benfica. Porque será?

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Benfica será um dos dez melhores clubes europeus daqui a 15 anos? Qual o Ranking?

. 66 comentários


Domingos Soares de Oliveira não fez planos a longo prazo quando chegou ao Benfica - "na altura em que entrei era uma questão de lutar pela sobrevivência: o que pensávamos era muito a curto prazo", recorda" -, mas hoje em dia não hesita em apontar onde estarão os encarnados dentro de 15 anos.

"Hoje consigo ter uma ambição mais sustentável. Não estaremos cá todos daqui a 15 anos, mas a qualidade das pessoas que temos, das infraestruturas, do pensamento estratégico, dos nossos técnicos faz-me pensar que o Benfica será, não sei se o melhor, mas será garantidamente um dos dez melhores clubes europeus", afirmou o vice-presidente dos encarnados à BTV, numa altura em que se assinalam os 15 anos de presidência de Luís Filipe Vieira.

"Hoje, as nossas contas equilibram-se sem essa venda dos jogadores, que tem servido pontualmente para acrescentar mais um pouco de valor aos nossos resultados e reconstruir os capitais próprios, o que temos feito. O facto de cada vez necessitarmos menos de vender os jogadores significa que temos mais capacidade de os reter e que tenhamos a capacidade de lhes pagar, talvez não tudo aquilo que eles poderão receber lá fora, mas que a diferença não seja assim tão grande", explicou à BTV.

E prosseguiu: "Eu olho para as meias-finais, para a final da Champions, e são sempre clubes extremamente ricos, com muito mais poder económico que o Benfica. Esta é a parte da equação que nos leva sempre a ser um bocadinho cautelosos relativamente à ambição do presidente [vencer a Liga dos Campeões]". Agora, vamos ver a equação contrária. A qualidade dos jogadores que já passaram pelo Benfica e que hoje continuam a ter sucesso em grandes clubes e que podem chegar ou já chegaram a finais da Champions ou a finais da Liga Europa: eles passaram por esta casa. Podia citar aqui dez, 15 nomes que estão ao mais alto nível. Portanto, se no futuro tivermos a capacidade de reter esse talento, com jogadores formados dentro do Benfica e mais um ou outro que não seja, acho que podemos ter condições para ambicionar esse sonho".

Fonte: Record


Relativamente ao objectivo de colocar o Benfica no TOP 10 europeu em 2033, Domingos Soares de Oliveira refere-se exactamente a que Ranking?

Ranking da UEFA?
Ranking de receitas operacionais (Deloitte Football Money League)?
Ranking de Valor Económico (KPMG Football Clubs Valuation)?
Ranking dos Planteis mais Valiosos (Transfermarkt)?

Qual o Ranking que deve ser analisado? Um? Todos?

No Ranking da UEFA já estivemos no TOP 10 europeu com Jorge Jesus, e agora com Rui Vitória estamos fora do TOP 20, estamos no TOP 30 (21º lugar). Mais longe do objectivo que já tinha sido alcançado.

No Ranking Deloitte Football Money League, estamos no TOP 30 (30º lugar) com 158M€/Ano e o 10º era a Juventus com 406M€/Ano, de receitas operacionais (sem venda de jogadores). 30% do Objectivo.

No Ranking KPMG Football Clubs Valuation, estamos no TOP 30 (26º lugar) com 328M€ de avaliação do clube e o Tottenham está em 10º com uma valorização de 1.286M€. 25% do Objectivo

No Ranking dos Planteis mais Valiosos (Transfermarkt), estamos no TOP 40 (33º lugar) com 240M€ de valorização do plantel e o 10º lugar está entregue ao Atlético de Madrid com uma avaliação do plantel de 807M€. Em breve irá existir uma nova actualização que pode valorizar mais o plantel do Benfica colocá-lo no TOP 30. Neste momento, 30% do Objectivo.

Se em termos de Ranking da UEFA considero possível com outro Treinador voltar ao TOP 10, e para isso nem é necessário esperar 15 anos, quanto ao aspecto financeiro muito irá depender do que for a futura Champions League e se o Benfica terá uma presença regular ou não nessa máxima competição europeia.

Não li a entrevista toda, e presumindo que não terá abordado o tema que irei referir, e atendendo a que Domingos Soares de Oliveira é membro executivo da ECA - Associação Europeia de Clubes, que organiza conjuntamente as provas  europeias com a UEFA seria interessante que se tivesse manifestado ou venha a manifestar sobre o futuro dessa competição UEFA Champions League, atendendo a que se debate a criação de uma 3ª competição europeia a partir de 2021, a FIFA pretende criar um mundial de clubes e o Presidente do Nápoles defendeu uma Ligas das 5 Principais Nações Europeias em substituição da participação na Champions League.

Esse assunto irá determinar em grande medida o potencial financeiro e desportivo de grandes clubes históricos provenientes de países intermédios como é o caso de Portugal, Holanda, Bélgica, etc.

Voltar ao TOP 10 Europeu parece-me possível, e isso foi alcançado na era "Jorge Jesus", mas agora com Rui Vitória está a correr mal.
Chegar o TOP 10 Europeu em termos financeiros, considero bastante difícil, atendendo à conjectura desportiva e económica, à dimensão do mercado português e também ao tipo de presenças que o Benfica costuma ter na Champions League.

A claque "legal" Super Dragões

. 17 comentários

"Uma "associação criminosa formada para subverter o futebol". 

Foi desta forma que a procuradora do Ministério Público Ana Cristina Vicente qualificou esta segunda-feira um grupo de seis arguidos que estão a ser julgados no processo Jogo Duplo, chefiado por ‘Aranha’ – alcunha do chefe dos Super Dragões, Carlos Silva –, que, segundo a magistrada, seria a cúpula portuguesa de uma rede malaia de apostas de futebol em jogos da II Liga portuguesa. 

Além de Carlos Silva, estão inseridos no grupo o empresário Gustavo Oliveira e os antigos futebolistas Rui Dolores, Hugo Moedas e João Carela. 

"Eram eles que mantinham os contactos com três investidores malaios, para subornar jogadores para as apostas fraudulentas", considerou a procuradora, nas alegações finais, em Lisboa. 

Face à prova produzida, Ana Cristina Vicente defende penas de "prisão efetiva para os seis arguidos". Para os outros 21 acusados, entre os quais está Abel Silva, campeão do Mundo de sub-20, em Riade, que foi apanhado a receber 30 mil euros dos malaios, o MP pede condenação a penas suspensas mediante pagamento de indemnizações fixadas pelo tribunal.

Falavam por videochamada com malaios. A procuradora Ana Cristina Vicente considerou provada praticamente toda a acusação. 

Em concreto, a magistrada descreveu mesmo que Carlos Silva (‘Aranha’) e Gustavo Oliveira levaram vários jogadores aliciados a falar com os três apostadores malaios, chefes da rede de apostas, sempre por videochamada. 

Foi pedida a interdição de atividade para jogadores, treinadores e dirigentes arguidos, e para a SAD do Leixões." - CM

Respostas precisam-se!

. 56 comentários

- A gravação divulgada ontem é resultado de uma escuta autorizada ou é uma gravação não autorizada realizada no carro de César Boaventura (como muitos defendem hoje)?

- Quem é que divulgou esta conversa e qual era o seu propósito?

- Se Luis Filipe Vieira não estava disposto a deixar sair Rui Vitória a meio da temporada do possível Penta, porque ainda antes de qualquer negociação por parte do SL Benfica baixa de imediato o valor a exigir por Rui Vitória em 5 milhões?

- Havia interesse do Everton ou do Stoke ou estava Luis Filipe Vieira a mandatar César Boaventura para se livrar de Rui Vitória naquela altura? 

-  Porque não foram gastos em Janeiro de 2018 os tais 20 milhões que havia para reforços?

- Que presidente é que abdica do treinador "do projecto" a meio da temporada de um objectivo único na história do clube?

- É ou não verdade que foram os outros membros da SAD do SLB a ser contra a saída de Rui Vitória naquela altura?

- Se Rui Vitória sabia que o SL Benfica estava disposto a deixá-lo sair, porque Luis Filipe Vieira pede segredo total quanto ao seu envolvimento na negociação?

Vamos ser claros quanto ao momento que se vive: eu acho que Rui Vitória já não tem condições para continuar como treinador do SL Benfica desde sábado passado.

O treinador comete erros de principiante nas opções que toma antes e durante os jogos. Não tira proveito do plantel que tem à disposição e está fechado sob a sua própria caparaça, repetindo lugares comuns e com um discurso redondo.

Acho que Rui Vitória, depois deste episódio da gravação, tem alguma justificação para a crispação que demonstra desde a segunda metade da temporada passada. 

Foi Rui Vitória e apenas Rui Vitória que deu a cara e assumiu todos os custos do falhanço do Pentacampeonato.

Relembro, para os mais esquecidos, que a última aparição pública de Luis Filipe Vieira com declarações foi no sábado antes da derrota em casa com o FC Porto e que ditou o desfecho do campeonato, a 15 de Abril de 2018.

A partir daí e até 5 de Setembro de 2018, não houve qualquer justificação ou explicação de Vieira aos benfiquistas sobre o que falhou. E continua a não haver qualquer explicação.

Veremos o que Luis Filipe Vieira vai dizer hoje na entrevista à TVI.

Espero que não venha com "sacrifícios", "Vale e Azevedo", "onde o clube estava em 2003", "formação", e outras tretas para não responder ao essencial.

Nota: Temos uma BTV mas o presidente do SLB prefere dar uma entrevista ao canal que serviu Bruno de Carvalho na acusação sobre os Vouchers. Sim, foi a TVI que deu tempo de antena em directo para BdC lançar aquela acusação ao SL Benfica. 

Nota 2: Desde que Fontelas Gomes tomou posse, foram dezenas de posts no NGB sobre a vergonha que são as suas escolhas e decisões. Sobre o falhanço que é o VAR e em como está também inquinado sempre para o mesmo lado. Nunca Fontelas Gomes mereceu qualquer reparo por parte do SL Benfica. Hoje, 30/10/2018, curiosamente o SLB já quer discutir o VAR.

O Penta nunca foi prioridade?

. 86 comentários

"A gravação privada que foi colocada no domínio público certamente pelo empresário Idiota Útil ou de um seu amigo a mando de alguém é inaceitável para um associado do clube.

O único aspecto positivo é que fica a perceber-se o que se subentendeu em 2017/2018. A conquista do campeonato, em 2017/2018, nunca foi uma prioridade. Antes pelo contrário."

- Alberto Miguéns em Em Defesa do Benfica.

-----------------------------

São vários os pontos que ficam deste triste episódio.

Que equipa é que luta pelo Penta e se dispõe a deixar sair o seu treinador a meio da temporada, com desconto de 5 milhões face à clausula?

Juntando este episódio à evidente ausência de reforços na temporada passada...qual era o plano?

Em parte alguma da gravação se vê LFV a hesitar ou a colocar entraves para a saída de Rui Vitória. Pelo contrário, dá dicas para que tudo possa decorrer como parece querer que corra.

Usa alguém estranho à SAD do clube para falar com o empresário do treinador do SL Benfica! Pede segredo para que ninguém o envolva ou se saiba que ele está ao corrente do que se passa.

Além disso, como já foi mencionado várias vezes esta noite, a gravação parece ser realizada por um dos intervenientes da conversa ou por alguém que está com um deles.

Quem é que colocou esta gravação cá fora no momento em que Rui Vitória está mais fragilizado?

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

E assim se explica o recente "amor" de César Boaventura ao SL Benfica

. 96 comentários


...e em como tomar decisões de forma transparente, corajosa e com o superior interesse do SL Benfica sempre em mente não é coisa que interesse.

Ou será mentira esta conversa? Pois é Rui Vitória...tanta mansidão para isto.

Exclusivo: Dar por certo...o incerto, por Rui Gomes da Silva

. 104 comentários

O MAIS IMPORTANTE ... SERIA GANHAR AO BELENENSES 

... mas não ganhámos!

Vi o Belenenses - Benfica em Madrid, para onde, por razões profissionais, viajei no sábado de manhã e de onde só volto hoje ... diretamente para a SIC ... para dar a cara pelo Benfica!

No sábado quando me sentei para ver o jogo, tinha já este artigo quase todo escrito!

Onde falava da derrota em Amsterdão ... numa Europa onde caímos do 6.º lugar, em 2015, para a actual 19.ª posição, ... “desastre” superado - pensava eu - com a vitória frente ao Belenenses!

No artigo que escrevera (e que reescrevi quase na íntegra) ... falava da discussão sobre se ter esgotado o modelo de Rui Vitória, ... “debate” logo ultrapassado com a vitória frente ao Belenenses!

Falava do facto de, nos últimos 10 jogos da Champions League, termos tido 9 derrotas, 5 das quais contra os “colossos europeus” Basileia, CSKA e Ajax, ... sendo que esta última “nonagesimasegundiana” (perdoe-se-me o neologismo) não deixara efeitos na equipa ... por logo a termos superado com a vitória frente ao Belenenses!

Aconselhava - então - Rui Vitória a deixar-se de desculpas à JJ, até porque a equipa tinha feito as pazes com os adeptos ... com a vitória frente ao Belenenses.

Porque a vitória com o Belenenses esconderia tudo o resto!

Mas ... não escondeu ... porque não aconteceu!

(NÃO) VITÓRIAS QUE (NÃO) ESCONDEM TUDO O RESTO

Nesta vida do futebol ... que não é muito diferente do resto (sendo até muito igual a quase tudo) ... não se pode criticar quando se perde - para não fazermos o jogo do adversário - e ... não se pode criticar quando se ganha ... porque aí está tudo bem ... quando, tantas vezes, sabemos não estar!

Os mesmos que hoje invocam esses silêncio cúmplice com o que não queremos no Benfica, são alguns que, antes, ergueram - e de que maneira - a sua voz contra Jorge de Brito, Manuel Damásio, Vale Azevedo, Manuel Vilarinho ou - antes de serem convidados para “entrar” - contra Luís Filipe Vieira!

Alguns ... porque outros ainda não tinham “descoberto” que uma “paixão” pelo Benfica (com futebol à mistura, essa coisa menor a que a sua pretensa superioridade intelectual nunca lhes permitira ligar) podia trazer outras perspectivas ou vencimentos chorudos ... mesmo que para isso tivessem que nos envergonhar com o que dizem e com o que fazem ...

Mas - voltemos ao que hoje interessa - tudo isso que havia acontecido, seria ultrapassado no imediato e por uma semana - pensava eu - com a vitória sobre o Belenenses.

Como poderia continuar a sê-lo ... tão grande é a diferença entre o Benfica e os outros.

Já o disse ... e repito ... que não me conformo por não termos sido penta ... por erros próprios.
Erros de quem não investiu num ano crucial ... vá lá saber-se porquê ...

Erros que permitiram que uma equipa com um presidente daqueles perdesse por culpa própria, na última jornada, a hipótese de ter ficado à nossa frente ...

Erros que permitiram que uma equipa intervencionada pela UEFA, em grande crise financeira (como se continuou e continuará a ver), tenha sido campeã ...

Mas como não podemos criticar ... ou porque perdemos ou porque ganhamos ... 

AINDA ASSIM ... SÓ NÃO SEREMOS CAMPEÕES POR CULPA PRÓPRIA 

Ainda assim, com tantos erros (menos que os do ano passado) e tantas fragilidades (cada vez mais até serem inultrapassáveis) ... será um escândalo não sermos Campeões este ano ... tão grande é a diferença para o Porto e para o Sporting!

Para que fique registado!

Mesmo depois de termos perdido contra um Belenenses que este ano, no Estádio Nacional (onde, por maioria de razão, jogávamos “ainda menos fora”), não tinha ganho nenhum jogo!

O QUE NUNCA PODE DIZER QUEM É DO BENFICA

Mas porque será que andamos a cometer tantos erros?

Erros de palmatória de quem lá está ... por arrogância, ... por se acharem infalíveis, ... por acharem ilimitado o crédito, ... por permitirem tudo em nome do Benfica ... que tratam com “coisa” sua!

Ora, ainda a propósito da guerra que lhe moveram, e como eu dizia, há uma semana, no DIA SEGUINTE, ... “António Simões vale mais sozinho que todas as pessoas que estão na BTV”.

Não quero, com isso, diminuir, pessoal e profissionalmente, quem como Ricardo Palacin, Hélder Conduto, Luís Costa Branco ou João Martins, entre outros, dão a cara pelo Benfica.

Eles próprios, como tantos outros, perceberão o alcance e o enquadramento dessa verdade!

O problema são os tontos que, tendo descoberto o Benfica quando lhes começaram a pagar, não só comparam António Simões a Luisão, como fazem deste último a maior referência viva do Benfica!

Não ter memória ajuda ao disparate, ... não ter ligado ao Benfica até muito tarde acrescenta potencial ao erro, ... mas o que perde mesmo as pessoas ... são os interesses!

SIMÕES, JOSÉ AUGUSTO, ...MAS TAMBÉM NÉNÉ ... E LUISÃO!

Luisão foi um grande jogador!

Um grande jogador que, em 14 anos de Benfica, ganhou 20 títulos (eu sei que para os detratores foram 7 as Taças da Liga) mas ganhou.

Sendo, em muitos desses títulos, o capitão ... com antecessores como Cosme Damião, Cavém, Águas, Coluna, Eusébio, Simões, Toni, Humberto Coelho, Néné, Shéu, e Veloso.

Mas considerá-lo a maior referência viva do Benfica de hoje ... só por idiotice ou por interesse futuro (mesmo que indiretamente)!

Luisão não merece ser usado como arma de parte do Benfica contra a outra parte.

Ele saberá proteger-se de quem o quer utilizar ... mesmo depois de um ano de contrato ... tão mal explicado ... como o foi este 18/19!

Até porque só assim entrará para uma galeria dos que - vivos, para manter o critério dos tontos que puxam este tipo de classificações - honraram o Benfica por terem ganho 6 ou mais campeonatos nacionais (Simões 10, Néné 10, Shéu 9, José Augusto, Toni, Humberto Coelho e José Henrique 8, Angelo e Veloso 7, Chalana, Adolfo e Vítor Martins 6 (se os meus dados estão corretos)!

Com um pequeno pormenor ... destes só José Augusto e Angelo Martins foram ... bi campeões europeus! 

Como alguém escrevia ... há pessoas que, pelo que dizem, já é mau estarem conotados com o Benfica ... agora imaginem terem o apoio do Benfica!!!

OS 15 ANOS DO ESTÁDIO E UM ELOGIO/AGRADECIMENTO MERECIDO

No passado dia 25, o novo Estádio da Luz - o Estádio do Sport Lisboa e Benfica - fez 15 anos!

E, não fugindo um milímetro da verdade - eu, que tão crítico tenho sido de Luís Filipe Vieira (como ainda hoje) - não poderei deixar de referir o convite que me foi dirigido e a insistência para estar presente nas comemorações que terão lugar na próxima quarta feira!

Não aceitei, obviamente, mas isso não invalida que o registe, dando desse gesto público testemunho. 

Comemorações que desejo que corram como merece o Estádio de um clube como o Benfica!!!

Porque, como disse, a semana passada, António Simões, num comunicado tão esclarecedor dos factos que por aí nos foram surpreendendo ...

“Sempre com o Sport Lisboa e Benfica, sempre pelo Sport Lisboa e Benfica. Sempre pelos valores, sempre pela honradez da maior instituição desportiva de Portugal e uma das mais reconhecidas no Mundo..”

Rumo ao 37 ... espero (muito)!

Em tempo:

Corre por aí um abaixo assinado sobre uma hipotética convocação de uma AG destitutiva.
Não sei quem teve a ideia, mas não a subscrevo.

Para além de achar que - salvo motivos gravíssimos ou por vontade dos próprios - os mandatos são para cumprir (e não me parece curial que uma derrota possa ser a base disso), se fosse responsável pela estratégia desta Direcção, não me lembraria de melhor "facto político" para reforçar uma ligação tão frágil como a atual...

Para que fique registado!!!

domingo, 28 de outubro de 2018

Rui Vitória ainda acredita que foi magia o desastre do ano passado

. 68 comentários

Olhamos para a equipa de ontem frente ao Belensenses, e que novidades no 11 em relação a 2017/2018? Vlachodimos na baliza, Gedson que veio da equipa B, e quem mais?! Mais nada! Tudo o resto já cá estava, e foram os mesmos que o ano passado tão má figura fizeram e que todos achámos que faziam parte de um grupo que urgia ser melhorado, e para quem até a possibilidade de presença na Liga dos Campeões deste ano foi quase um milagre oferecido pelos Deuses de Alvalade!

Mas quando para esse grupo entram 10 (!!) novos jogadores, e se investem 30 milhões  em Gabriel, Castillo, Conti, Odysseias, Semedo, Corchia, Ebuehi, Ferreyra, Lema e Yuri, se acrescenta ainda Gedson e Félix fazendo subir o número de caras novas para 12 (!!), e no 11 existem apenas duas caras novas, o que pode uma pessoa fazer se não constatar o óbvio e se sentir mais uma vez enganada?

O óbvio de que mais uma vez se planificou mal a época, e que esse upgrade se fez com os jogadores errados, alguns deles com sinais claros de bem rapidamente o Benfica querer despachar.

Existe lógica alguma no facto de se irem buscar dois avançados novos, dispendiosos e com alguma fama, e aquele que joga a titular ser o terceiro avançado na hierarquia o ano passado, atrás até de Jimenez que foi emprestado ao Wolverhampton? Que outra explicação pode haver para isto senão o treinador estar perdido ou pelo menos já ter percebido que errou nos alvos que recrutou?

Mais, existe alguma lógica em se ter 4 avançados com peso para uma equipa que joga com 1 avançado?! Mais ainda, existe alguma lógica que não seja a verdade que para mim é indesmentível de que Jonas nunca fez parte dos planos para esta época, e que à última da hora LFV fez marcha atrás e se criou um problema no plantel para Rui Vitória?!

E na mesma onda, que cena caricata foi aquela da renovação de Luisão por números astronómicos para 10 semanas depois pendurar as botas?! Que lógica foi aquela de se contratar Conti e Lema, para manter Luisão, Jardel e Rúben Dias e elevar o número de centrais na equipa para 5, todos eles com “peso” para reclamar a titularidade e amuar se não jogarem?!

Não é legítimo achar-se que a única lógica é deduzir-se que Ruben Dias esteve nos planos para ser vendido e mais uma vez LFV voltou atrás temendo uma revolta dos sócios se a época do Benfica arrancasse mal?!

Não é legítimo pensar-se que a única razão lógica para a renovação de Luisão seria os titulares serem Conti e Jardel e Luisão poder passar o ano pelo menos no banco? Ou não é óbvio que foi a permanência de Rúben que empurrou Luisão para quarto central da equipa, o que precipitou a sua reforma antecipada?!

Ou se não quiserem concordar com esta teoria, não é óbvio pelo menos que mais uma vez se planeou mal também esta questão dos centrais da equipa?!

Voltando ao meu fetiche com o Fejsa, não é óbvio para todos, e ainda mais depois do jogo de ontem, que num plantel com 28 jogadores não se pensou na contratação de um jogador que lhe pudesse ser alternativa?! Quem é ele? É o Semedo?! O Gabriel?

Deem as voltas que derem à situação, qualquer treinador ontem a perder 0-2 com o Belenenses ao intervalo, a PRIMEIRA substituição que faria seria sempre trocar o Fejsa por um jogador com mais bola para a sua posição mesmo que corresse mais riscos defensivos! Fejsa saiu aos 84 minutos!!! Ninguém entende, por muitos fãs do Fejsa que hajam por aí!

E isto não é bater no Fejsa, um jogador com muitas virtudes, é bater naqueles que constroem planteis e acham que Fejsa é pau para toda a obra e não merece sequer haver uma alternativa para o seu lugar!

Pode o Benfica ser campeão este ano? Claro que sim! Mas com realismo, e depois de todos vermos o que foi a época passada (que ainda assim tinha um Jonas a alto nível que não creio que vejamos muito este ano), é com um 11 praticamente idêntico ao ano passado que nos pode fazer acreditar que este ano pode ser diferente para muito melhor?

Eu sei que a fé existe sempre e volta e meia até há milagres mas, com realismo, é isso que devemos esperar? Do mesmo treinador, das mesmas ideias, das mesmas opções, dos mesmos erros, dos mesmos elementos que tão má conta de si deram o ano passado?

A única razão para a coisa se manter assim só pode ser uma de duas: a do treinador que se calhar ainda acredita que só não ganhou o ano passado por magia, ou aquela que é óbvia para todos, de que mais uma vez o planeamento desta época esteve muito aquém daquilo que a responsabilidade da época merecia. E disso, Rui Vitória não pode ser o único culpado!

ranking