O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 30 de setembro de 2018

O mistério do golo do FCP terá explicação...?

. 38 comentários





Em dia de aniversário inventado, com a maioria da carneirada andrade a festejar uma coisa que nunca existiu (até onde irá a estupidez do ser humano), era importante para a festa dos azeiteiros vencer.





Mas como tem sido normal com o FCP de Sérgio Conceição, vencer em casa é um problema que geralmente precisa de terceiros a darem um empurrão.

Neste caso, o guarda redes do Tondela deu o empurrão final depois dos seus colegas fazerem quase tudo.

Olhem para o resumo da jogada do golo. A 5 minutos do fim, alguém acredita que aqueles jogadores estavam a querer não levar um golo naqueles minutos?

Bola perdida infantilmente, jogadores do Tondela em maioria (7 para 5) e mesmo assim há o remate do FCP e eis que o guarda redes do Tondela...fez aquilo que todos vimos.

É uma "infelicidade" que nunca vi Claudio Ramos fazer contra o SL Benfica ou Sporting, por exemplo.

Alguém que tiver tempo e vontade que contabilize quantos golos marcou o FCP por "infelicidades" de guarda redes. E para onde foram esses GRs no ano seguinte.


sábado, 29 de setembro de 2018

"Vocês vão levar comigo muitos anos" por Luis Filipe Vieira

. 112 comentários


Realizou-se ontem mais uma AG do Sport Lisboa e Benfica.

De assinalar as várias intervenções dos associados, sempre com as limitações de quem tem falta de vontade de ouvir as palavras dos verdadeiros donos do clube.

Lamentáveis as palavras de alguém que achou que era devido um agradecimento a Paulo Gonçalves. Um sinal de que há quem ande enganado, iludido ou seja apenas ignorante. Ainda irei perceber como Paulo Gonçalves anuncia a saída do SLB e afinal dizem que lá continua a trabalhar. Deve ser tipo a saída de Pedro Guerra da BTV. 

No discurso de Luis Filipe Vieira, destaca-se que afinal no NGB não andamos a gastar o nosso tempo para nada.

As várias referências aos adversários e aos casos que os envolvem, coisa que tem passado ao lado da cartilha distribuída por alguns comentadores benfiquistas. O caso do Estoril, da Maia, e outros que mereceram uma referência no discurso escrito para Vieira ler. Infelizmente, não passa disto. Referências para sócio ouvir, sem consequências nas relações do SL Benfica com a FPF ou com a LPFP.

A defesa dos adeptos "organizados" utilizando(finalmente) uma argumentação lógica e que defendemos aqui no NGB desde a primeira vez que este assunto veio à baila.
Nenhuma lei pode obrigar ninguém a constituir-se numa associação. Todos os adeptos "organizados" são sócios do Sport Lisboa e Benfica e detentores de RedPass. Todos com direitos e identificados.

O anúncio da renovação com a Emirates é positivo, sendo que faltará saber se os valores envolvidos o são. É que desde que veio a público o contrato com a NOS, as capacidades de negociação da SAD deixam muito a desejar.

Depois, a explicação da "loucura". Diz LFV que abandonou essa intenção porque entretanto a direcção do SCP foi afastada e o contexto mudou. 

Mudou, caro Vieira? Viu a forma como se referiram ao SL Benfica em alguns dos debates para a presidência do Sporting? O que mudou foi...nada. 

LFV precisava de algo para inflamar a audiência e lembraram-no dessa. Mas como em 1993/1994 as amizades de Vieira eram outras e as suas prioridades também não passavam pelo superior interesse do SL Benfica, é natural que mude assim de opinião e não saiba o mal que José Sousa Cintra fez ao Sport Lisboa e Benfica nem o que os benfiquistas sentiram nessa altura.

Veremos quem é que respeitará o tempo da justiça.

O que não faltou foi também a propaganda habitual de que o clube só se tornou realmente grande nos últimos 18 anos, da aposta contínua no investimento em betão e a referência de que o projecto do SL Benfica é formar e reter os seus melhores talentos. Isto é não ter vergonha nenhuma...

Uma das coisas que fica desta Assembleia Geral é uma evidente falta de empatia entre a direcção do clube e os benfiquistas. Tirando os casos de quem regularmente dá as palmadinhas nas costas de Vieira, de alguns representantes de Casas do SL Benfica, nota-se um distanciamento enorme com aquilo que Vieira diz e a realidade que está à vista dos sócios e adeptos. Por isso, essa empatia perdeu-se já há algum tempo. Aliás, os assobios a Vieira na Luz foram uma realidade ainda no passado jogo com o Aves ao intervalo.

Vieira vive no seu mundo com a entourage que acha que é o SL Benfica e que sabe o que é ser do SL Benfica. Lagartos e andrades que querem formatar o clube às ideias que trazem de outros lados.

Por isso é que Vieira se sente à vontade de dizer barbaridades como esta: "Vocês não merecem este clube." 

Quem não o merece é quem no passado esteve ao lado dos inimigos do Sport Lisboa e Benfica.

Felizmente para o próprio Sport Lisboa e Benfica, o clube apesar das cartilhadas que querem formatar o pensamento único, está bem vivo!

Há muitos sócios com ideias próprias, com vontade de fazer algo pelo clube e a corporização dessas ideias já é muito mais que uma intenção. Individualmente ou em grupo, foram muitos os relatos de muitos sócios que querem um caminho diferente para o SL Benfica, fora deste culto de imagem que se procura instituir no SL Benfica.

Saudamos todos os que num futuro próximo vão procurar demonstrar que o SL Benfica não é um clube unipessoal mas sim algo maior que qualquer um de nós ou qualquer vontade individual.

O NGB está, como sempre esteve, disponível para dar voz a todos os que quiserem debater o clube e partilhar a sua visão para o SL Benfica.

Foi a união em torno do Sport Lisboa e Benfica(e não em torno de nenhuma personalidade) que transformou o nosso clube numa potência mundial. 

Se tivemos um estádio foi graças ao esforço de incontáveis benfiquistas que, com o seu esforço pessoal e financeiro, deram ao clube essa possibilidade. 

Suportaram uma quota suplementar, apoiaram a "campanha do cimento" oferecendo ao clube milhares de sacos de cimento e trabalharam de graça para ajudar o clube a ter a sua casa!

Esse é o verdadeiro espírito que construiu o Sport Lisboa e Benfica! É alicerçado nos seus adeptos que o Sport Lisboa e Benfica manterá a sua grandeza. 

A grandeza do Sport Lisboa e Benfica nunca se mediu em betão ou em milhões de euros de vendas de jogadores.

A grandeza do Sport Lisboa e Benfica advém de entrar para ganhar em qualquer jogo ou competição. Esse é o nosso ADN. 

"Vão levar comigo muitos anos!" ou no português utilizado pelo próprio "hadem"...quem se julga insubstituível ou imprescindível está tão mas tão enganado...os carneiros não definem o SL Benfica. Nunca o farão.  

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

É isto que é defender o SL Benfica?

. 104 comentários





Pelo visto a comunicação do SL Benfica acha que é.

Utilizar o site oficial do clube para fazer crónica desportiva, para ecoar propaganda e até para prestar esclarecimentos sobre uma situação da vida particular de um jogador de futebol. Ou o Instagram de Jonas pertence ao SL Benfica?

A cereja no topo do bolo é este replicar dos métodos de FJM ou Saraiva, poluindo a atmosfera com tweets vergonhosos. Quem é que elegeu estes senhores para emitirem opiniões em nome do SL Benfica? 

Se alguém tiver a necessidade de se pronunciar sobre algo do género, são os membros eleitos pelos sócios do SL Benfica ou os gestores da SLB SAD. Mais ninguém.

Enquanto no SL Benfica se achar que comunicação é partilhar cartilhas e fomentar o pensamento único, nada nos vai diferenciar dos métodos do velho FC Porto de Pinto da Costa.

Quem não lembra as opiniões replicadas à letra por Pôncio Monteiro, Guilherme Aguiar, Hernâni Gonçalves ou até mesmo por António Oliveira(que regressou ao activo)?

E já agora, quem é que era a empresa responsável pela comunicação do Sporting quando, por exemplo, o antigo presidente do Sporting veio com o "caso dos vouchers"?

Isto não é comunicação. É intoxicação. É imitar os piores exemplos. Isto não é ser SL Benfica.

Rui Vitória: Mais uma noite falhada

. 82 comentários

Começar pelo bom:

Rui Vitória aposta na formação encarnada sem medos, e foi esse, aliás, o propósito com que chegou.

Rui Vitória tem um discurso simpático, humilde, sempre respeitador para com a entidade patronal, facto esse que não tendo grande relevo (porque essa deveria ser a norma), no Benfica ganha mais relevo quando muitos o comparam com o discurso completamente antagónico do treinador anterior, discurso esse que a mim, diga-se, nunca incomodou por aí além (ou pelo menos não era o mais importante).


O mau:

Esse mesmo discurso, cheio de lugares comuns, que só funciona quando a equipa ganha. Quando a equipa perde é um discurso manso, sem murros na mesa, valorizando a posse de bola e os remates à baliza como se o resultado fosse o que menos importa. Pior que isso: Quando se lhe pede um sintoma da doença, o refúgio em lugares comuns faz passar muitas vezes a ideia de que não faz a p*ta da ideia de onde vem o problema.

O desnorte nas contratações:
Quando as duas contratações milionárias da época foram Ferreyra e Castillo, e o titular é Seferovic que o ano passado era o terceiro avançado da equipa, até atrás de um Jimenez que tão bom era no Benfica que teve de ser recambiado para o Wolverampton, estamos conversados quanto à ilusão de qualquer plano que Rui Vitória ainda possa ter para este Benfica! E já nem falo de Jonas e do sai não sai, para se perceber que RV deve estar neste momento completamente perdido em relação ao que fazer na frente de ataque.

Na defesa, contratam-se os dois melhores centrais do campeonato argentino, mas esses dois melhores não são melhores do que Rúben Dias nem Jardel. Ou seja, gastou-se o dinheiro na mesma mas o melhor continua a ser o que já havia, e que mais uma vez tão má conta de si deu o ano passado.

O guarda-redes melhorou mas... muito maus sinais ontem. No segundo golo estava mal colocado na baliza e podia ter feito melhor se não estivesse tão em cima do primeiro poste sem razão aparente, e no primeiro o excesso de confiança traiu-o. Não quis barreira e levou com um míssil. Não serviu para o matar no Benfica mas serviu para suscitar dúvidas nos adeptos.

No meio, continuem os Benfiquistas a culpar os Pizzis e os Sálvios e os Gabrieis, e toda a gente menos... o Fejsa, como se o Fejsa esteja em grande forma ou seja alguém que contribui minimamente para o jogo atacante do Benfica. Já sei que nesta luta estou sozinho mas anseio por um jogador diferente no seu lugar, que pode não ser o Gabriel mas que também pode ser, para que muitos Benfiquistas vejam finalmente a luz e percebam que Fejsa é muitas vezes o problema do Benfica quando toda a gente está entretida a culpar todos os outros.

A tática! Seja contra que equipa for, o meio campo do Benfica não segura a bola nem faz 5 passos seguidos. Fejsa está fora desse jogo de posse, porque fica cá atrás a ver o jogo. Os outros dois no miolo, não têm sozinhos capacidade de manter essa posse, até porque estão quase sempre em inferioridade numérica. Quando colocam a bola nos alas, lá vai o Cervi ou o Rafa em vertigem no 1X1 (porque não sabem jogar de outra maneira) e a bola perde-se irremediavelmente. Quando passam o 1X1 e chegam à linha, cruzamentos por alto não sabem fazer e fazem passes para trás que é mais seguro, jogada que os adversários já perceberam e interceptam todas! O meio campo do Benfica é patético contra boas equipas, e mesmo com equipas medianíssimas passa muitas vezes por dificuldades.

Indo ao jogo de Chaves, ok, podíamos ter ganho. Tivemos até oportunidades de matar o jogo e torna-lo fácil mas... Nunca dominámos a partida, nem sequer o meio campo... Essa é que é a verdade, sendo óbvio que entre equipas tão desniveladas vai haver momentos em que o individual vai fazer a diferença - como aconteceu - , não tanto a tática ou o plano de jogo!

Mas a preparação do jogo contra o Bayern a semana passada é de bradar aos céus. Uma equipa que vinha de 7 (!!) derrotas seguidas na Champions (passaram a ser 8!), que não ganha um jogo ao Porto que seja, que não tem meio campo com características de segurar a bola nem pausar o jogo, entra num jogo daqueles a jogar de peito aberto a pressionar o Bayern na sua área e a partir a equipa logo de início?! É de amador! É de quem quer mostrar ser um Golias quando não passa de um gatinho!

Aos 20 minutos de jogo já tínhamos a equipa com os bofes de fora com tanta correria à toa. O Bayern a gerir o jogo como quis, sem suar muito, sabendo que contra o embuste daquele Benfica, marcaria sempre que quisesse, e foi o que aconteceu. Foram dois, podiam ter sido mais.

Rui Vitória ao fim de três anos ainda não percebeu que para jogar Liga dos Campeões tem de ser humilde, perceber as suas forças e fraquezas nesta altura, e primeiramente preocupar-se em defender bem, e só depois em explorar as armas da velocidade e da saída rápida que tem nos seus alas para matar os jogos num contra golpe.

Esta mania que Rui Vitória tem de entrar em todos os jogos da Liga dos Campeões de peito aberto é suicida e algo que os adversários agradecem solenemente.

O positivo quanto ao futuro:
Rui Vitória quer João Félix para dar ao Benfica mais jogo interior. Krovinovic também pode ajudar na posse da bola. RV parece saber que a cura passa por aí.

O negativo:
Estas duas entradas vão obrigar a mexidas em vacas sagradas, e bem sabemos como para Rui Vitória sempre foi difícil mexer em certos nomes. Mais o risco de ser Jonas a condicionar toda a estratégia.

"Se dissesse o que me vai na alma sobre este treinador..."

. 130 comentários

"...tínhamos muito por onde pegar."

Rui Vitória é uma anedota mas que em vez de fazer rir dá uma tristeza na alma brutal.

O SL Benfica passou grande parte do jogo empurrado por um Chaves que levou 5 do FCP.

O SL Benfica tem pequenos períodos dos jogos em que demonstra a sua superioridade mas depois vem ao cimo a incompetência enorme de Rui Vitória na preparação da equipa para enfrentar todas as vicissitudes de um jogo inteiro.

Este treinador, mole e manso, é incapaz de colocar em campo os 11 jogadores que estejam em melhor forma e que tenham mais qualidade.

Rui Vitória tem a lata de vir falar do árbitro e do campo? Os gajos do Chaves acreditaram que podiam chegar lá e contaram com a porcaria de preparação que o treinador do SL Benfica dá a esta equipa.

Correram, tiveram raça e crença. E o que teve o SL Benfica? Uma equipa sem plano de jogo, sem um líder em campo, sem ideia do que fazer nos vários momentos de jogo e que é presa fácil para qualquer treinador com 2 olhos bem abertos.


Foi o árbitro que deu instruções para uma barreira miserável no lance do primeiro golo?

Ou foi o árbitro que não foi capaz de instruir os jogadores de que a 1 minuto do fim do jogo os jogadores do Chaves nunca podiam chegar com a bola perto da grande área, a bem ou a mal?

Ninguém está preparado para cortar a bola ou a jogada, custe o que custar, quando o Chaves se aproxima da área com o jogo a terminar?

A sorte procura-se e o azar evita-se.

Rui Vitória é um treinador medíocre, pelo menos para treinar um clube como o Sport Lisboa e Benfica.

Continua agrilhoado a nomes, a figuras, e não tem a coragem de colocar em campo os melhores e da forma que se adapte aos jogadores que tem.

Rui Vitória quer respeito? Então respeite os benfiquistas que não são estúpidos e sabem ver que esta equipa, montada e treinada por si, não joga a ponta dum corno à bola.

Tenha vergonha e pare de inventar desculpas.

Então onde anda hoje a conversa dos orçamentos? Realmente não ganham jogos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Desportivo de Chaves - SL Benfica

. 109 comentários

Onze inicial do SL Benfica: Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Gabriel e Pizzi; Rafa, Cervi e Seferovic.

Suplentes: Svilar, Conti, Samaris, Gedson, Zivkovic, Jonas e Castillo.

----------------

Gedson serviu para tudo... até agora.

É uma pena porque não merecia isto. Se calhar não encaixa para jogar a passo...

Bem Rui Vitória...só ganhar serve.

Os orçamentos não ganham jogos, por Rui Vitória

. 40 comentários


"Não é a dimensão do clube, a qualidade dos jogadores ou o orçamento que ganham jogos. Ajudam, mas não é sempre." Rui Vitória, treinador do Sport Lisboa e Benfica.

Certamente que não nos esqueceremos desta afirmação tão segura de Rui Vitória num futuro próximo.



Desportivo Chaves - SL Benfica: que 11 inicial?

. 51 comentários

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Svilar, B. Varela e Odysseas;

Defesas: Conti, Grimaldo, Rúben Dias, Corchia, Jardel e André Almeida;

Médios: Fejsa, Gabriel, Cervi, Alfa Semedo, Zivkovic, Pizzi, Samaris, Rafa e Gedson;

Avançados: Jonas, Seferovic e Castillo.

BOLETIM CLÍNICO
Krovinovic: status pós-cirurgia a rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito;

Tyronne: status pós-cirurgia a rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo;
Salvio: mialgia na perna esquerda;

João Félix: entorse no tornozelo esquerdo.

(Fonte: SL Benfica)

-------------------------------

Com João Félix de fora por lesão e com Salvio no sítio onde passa metade das temporadas, Rui Vitória terá de equacionar novas opções para o jogo desta noite.

Manterá RV o 433 e regressa Cervi e entra Rafa? Ou Zivkovic?

Ou para encaixar Jonas RV volta ao 442?

Corchia terá hipóteses de sentar André Almeida?

Seferovic manterá a titularidade?

Que 11 escolhem?

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

E em menos de uma semana...8 milhões?

. 79 comentários
FIFA condena Benfica a pagar mais de 3 milhões de euros a Bilal
Organismo não reconheceu justa causa na rescisão por parte do Benfica

Em menos de uma semana, são mais de 3 milhões para pagar neste, é o contrato do Luisão até ao fim(mais ou menos 3,5 milhões) e dizem que também o valor pago a Paulo Gonçalves não foi nada meigo.

Ou seja, em números redondos cerca de 8 milhões de euros.

Dá para tudo o SL Benfica.

Um comunicado contraditório

. 122 comentários

"A Direção do Sport Lisboa e Benfica e o Conselho de Administração da Benfica SAD (em conjunto SL Benfica) vêm informar o seguinte:

Considerando os processos e investigações judiciais em curso e as melhores práticas de gestão observadas em organizações internacionais em contextos similares, torna-se imprescindível criar condições organizacionais que permitam a total concentração do Presidente e da gestão executiva do SL Benfica no seu core business, por forma a alcançar todos os resultados desportivos, económicos e financeiros fixados.

Considerando, ainda, que para o cumprimento do objetivo essencial antes mencionado torna-se imprescindível implementar um modelo de gestão abrangente dos assuntos jurídicos, comunicação pública e governance, tudo em relação a tais processos e investigações judiciais, que detenha as competências e recursos necessários à defesa da reputação e do bom-nome do SL Benfica, com integral respeito pelo funcionamento do sistema judicial.

Considerando, por fim, o volume e a complexidade das várias matérias jurídicas e processos judiciais em que, do lado ativo ou passivo, o SL Benfica está envolvido, e a solicitação, entretanto recebida, do sócio fundador da CSA – Sociedade de Advogados, João Correia, no sentido de proceder a uma ampliação do apoio jurídico ao SL Benfica, torna-se essencial proceder à criação de equipas especializadas para assessorar o SL Benfica nas diversas matérias em causa.

Assim, após reunião da Direção do Sport Lisboa e Benfica e do Conselho de Administração da Benfica SAD, foi deliberado, por unanimidade, implementar um modelo de gestão autónomo das matérias antes mencionadas, o qual, entre outras funções e objetivos, contempla a criação imediata de uma equipa independente de patrocínio judicial e aconselhamento jurídico estratégico, que incluirá, desde já, os advogados João Medeiros, Paulo Saragoça da Matta e Rui Patrício.

Mais foi deliberado manter na CSA – Sociedade de Advogados, cuja equipa é composta por João Correia, José Luís Seixas, Pedro Correia e Miguel Lourenço, a condução das matérias jurídicas do Sport Lisboa e Benfica.

O SL Benfica reforça, por último, o seu objetivo e fundamento principal com esta deliberação: permitir a total concentração do Presidente e da gestão executiva na obtenção dos resultados desportivos, económicos e financeiros fixados.

Lisboa, 25 de setembro de 2018"

--------------------------------------

O comunicado acima, publicado pelo SLB e SLB SAD ontem, vai em sentido contrário a tudo o que tem sido dito e escrito pelo próprio clube e SAD.

Durante mais de um ano, enquanto o nome do SLB era arrastado para a lama com os sucessivos emails divulgados, o SLB sempre negou a necessidade sequer de comentar o que se passava. 

As buscas na Luz passaram a ser o prato do dia. Mesmo assim o SLB afirmava que nada envolvia o clube mas sim terceiros ou assuntos que nada tinham a ver com o futebol.

A 10 de Março de 2018, Vieira afirmava: "Acabou a paródia que tem sido instalada à conta do Benfica."

Ao mesmo tempo, anunciava a criação de um gabinete de crise para defender o nome do SL Benfica.

O tempo correu e entretanto até a SAD do SL Benfica foi constituída arguida e o responsável jurídico do clube acusado, acabando por sair.

Tem sido "exigido" que todos se unam em torno do clube no pressuposto do que tem sido escrito e repetido em todos os comunicados do SL Benfica: o clube não corrompeu, não influenciou e não teve conhecimento de qualquer situação ilegal cometida por qualquer funcionário.

Ora, depois de vários advogados e especialistas jurídicos até terem defendido publicamente a posição da SLB SAD face à acusação de que foi alvo, e de Paulo Gonçalves ter abandonado o clube para cuidar da sua defesa pessoal, como se explica a quase duplicação da equipa legal do SLB?

Como justificar perante os benfiquistas de que "não há nada" que possa ser imputado ao SLB e neste exacto momento se ache que são precisos reforços?

E como justificar, acima de tudo, que o presidente do clube tem que se dedicar aos negócios e não dedicar-se a tempo inteiro à defesa do clube em todos estes casos?

Não é para isso que existe um Domingos Soares de Oliveira ou um Rui Costa? Para gerirem a parte financeira e desportiva? O que estão lá a fazer Gaioso Ribeiro ou José Eduardo Moniz? 

Não é a missão principal do presidente do Sport Lisboa e Benfica estar na primeira linha de defesa do clube e dar a cara por essa defesa?

Então exigem que todos os benfiquistas defendam, sem questionar, o SL Benfica porque isto é tudo uma cabala, mas afinal o presidente não porque tem que se dedicar aos negócios?

Há maior valor a defender no SL Benfica que o seu próprio nome e reputação? 

Espero que isto não seja uma antecipação a acontecimentos futuros. 

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Luisão abandona futebol profissional

. 70 comentários


Este é um momento que guardo na memória como um dos grandes contributos de Luisão para a história do Sport Lisboa e Benfica.

Não foi só isso que ele fez. Durante anos teve um papel importante no clube e formou uma dupla muita boa com Garay, rompida todos sabemos como.

Marcou golos importantes e durante anos todos pudemos acreditar que ele era um pilar do plantel.

Teve um discurso digno na despedida. Inaceitável que não tenham permitido a Luisão fazer isto perante os benfiquistas.

Mas como noutras coisas, tudo tempo o seu tempo. Luisão sai tarde demais. Devia ter saído no final da temporada 2016/2017. Não pode assumir sozinho a responsabilidade de não o ter feito mas ninguém mais que ele poderia ter assumido essa decisão. 

Luisão fica na história do SL Benfica mas não sobe ao "Olimpo" do nosso clube.
Foram anos a fio em que forçou ao limite renovações de contrato sob ameaça de sair. Isso não lhe permite entrar nesse universo de jogadores lendários do clube.

Aliás, Luisão mostrou que o dinheiro é bem mais importante que qualquer outra coisa quando já sabia que não contava para Rui Vitória e força a renovação esta temporada na mesma.

Esta cerimónia de despedida de Luisão teve um valor simbólico reduzido: faltavam os benfiquistas!

Sim, o clube são os seus adeptos e sócios e não a entourage que rodeia Vieira. O momento era hoje ou poderia ter sido no domingo passado. O futebol, mesmo nestas alturas, é o momento. 

Como sempre outras coisas tiveram mais importância que ter os benfiquistas a homenagearem um jogador com tantos anos de clube. Era importante o choradinho e a lágrima. A instrumentalização de um momento que deveria ser apenas de Luisão, da família e de mais ninguém.

O que não dava momentos de TV ou propaganda era ter dado em vida a Mário Coluna um rendimento financeiro digno. 

Mário Coluna foi sim um símbolo de uma temporada gloriosa do SL Benfica e que colocou o clube na alta roda do futebol mundial. Em vez de isso ter sido feito sem hesitação, preferiram discutir descontos e cêntimos. Lamentável.

A saída de Luisão é tardia. O seu papel no balneário na época passada foi negativo. E isso juntamente com o materialismo que sempre demonstrou, não o deixa sair pela porta grande, mas pela porta possível.

Não acautelar os interesses do clube em primeiro lugar tira brilho à saída de Luisão e à oportunidade do momento. 

As palavras de Ricardo Araújo Pereira, benfiquista de gema, são lapidares quanto à verdadeira importância que quem está no clube tem:


"Vestir a camisola do Benfica é uma honra para todos os jogadores. Alguns, e não são assim tantos, honram tanto a camisola como ela os honra a eles. Outros, ainda mais raros, conseguem dar mais ao Benfica do que o Benfica lhes dá. A esses, o clube ergue-lhes uma estátua à porta do estádio. É por isso que só está lá uma." 

O plano em execução: SL Benfica - FC Porto à porta fechada

. 69 comentários

"Clubes podem recorrer para o TAD ou apresentar providência cautelar para suspender o castigo.

Os castigos de um jogo à porta fechada aplicados a Benfica e Braga foram confirmados esta terça-feira em reunião do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)."

----------------------------------

Curioso que esta decisão podia ter saído até sexta da semana passada...mas só saíu hoje.

O SL Benfica só tem que usar os procedimentos legais ao dispor.

Mas aqui entre nós...não era isto mesmo que eles queriam? O clássico com os andrades à porta fechada?

Por mim convidamos o Fernando Gomes novamente para a Tribuna Presidencial da Luz. Está a correr bem!

Atualização: Comunicado do SL Benfica

Informamos que avançaremos de imediato com o devido procedimento cautelar, junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), com vista à suspensão dos efeitos da decisão em causa e posterior impugnação da mesma.

A Direção do Sport Lisboa e Benfica tornará pública uma posição sobre esta matéria junto dos Sócios na próxima Assembleia Geral do Clube, que se realiza sexta-feira, dia 28 de setembro.

Lisboa, 25 de setembro de 2018

Homenagem de agradecimento de obrigado por estarmos gratos a Luisão

. 38 comentários



"Cerimónia em que o jogador DEVERÁ anunciar o final da carreira."

Deverá, porque entretanto pode arrepender-se...

Clandestinamente na agenda lá aparece a referência à saída de Luisão. Cerimónia fechada ao público porque a melhor forma de prestar uma homenagem a alguém é à porta fechada.

Como apresentar jogadores também é à porta fechada na sala de reuniões da SAD e com um bocadinho de sorte com foto com Vieira.

O SL Benfica é para a Direcção se entreter e vangloriar. Os clientes(benfiquistas) servem para pagar quotas, bilhetes, encher os cofres à NOS com a mensalidade da BTV e suportar toda esta estrutura que vive para si própria, servindo-se dos clientes(benfiquistas).

Quem está atento ao que escrevi sobre Luisão nos últimos 2/3 anos sabe que não morro de amores pelo brasileiro.

Mas quem esteve tanto tempo no plantel e que foi muito importante durante bastante tempo merecia uma despedida dos relvados com, pelo menos, 53 mil benfiquistas, que por acaso estiveram na Luz ainda no passado domingo.

Tudo neste SL Benfica é feito em cima do joelho.

O adeus de Luisão

. 36 comentários

"O Benfica vai assinalar, esta terça-feira, o final da carreira de futebolista de Luisão com cerimónia no relvado do Estádio da Luz, aprazada para as 19 horas.

Aos 37 anos, o central brasileiro despede-se dos relvados para, ao que tudo indica, integrar a estrutura do clube que representa desde 2003." - A Bola.

----------------

"O internacional brasileiro Luisão vai terminar a carreira de futebolista com uma cerimónia no relvado do Estádio da Luz, em Lisboa, às 19 horas, anunciou hoje o Benfica.

Contactada pela Lusa, fonte do clube confirmou o fim da carreira do defesa central de 37 anos, acrescentando que o internacional brasileiro vai permanecer na estrutura dos encarnados." - Record.

----------------

O site oficial serve para tudo menos para anunciar em primeira e de forma oficial aos benfiquistas o que toda a comunicação social anda já a dar como certo: a saída de Luisão.

A conspiração da imprensa só serve para algumas notícias. E assim se trata um jogador que está no SL Benfica há tantos anos. Tipo clandestino.

Tudo normal no reino dos "Sportings"

. 51 comentários

O Sporting(de Lisboa) perdeu com o Sporting(de Braga).

O maior pé frio do futebol português, José Peseiro, conseguiu fazer uma conferência de imprensa sempre no limiar do choro com um beicinho notório por o Sporting ter perdido com o Sporting.

Já o treinador do Sporting(de Braga) estava cheio de fulgor, cavalgando na vitória no jogo e nas colunas de opinião que fazem deste Sporting(o de Braga) um candidato ao título.

O que o Abel quer que esqueçam é que este mesmo Sporting(de Braga) no mês passado foi eliminado das eliminatórias da Liga Europa com o poderoso...Zorya, nome que se encaixaria bem no universo do Flash Gordon.

E é mais ou menos num universo fantasioso que se procura valorizar um clube que nem a uma Liga Europa conseguiu chegar, mesmo defrontando um clube de 20ª linha europeia.

Eu diria que tudo está normal no reinos dos "Sportings": o de Lisboa perde como sempre e o de Braga enche como sempre até lhe rebentarem o balão.

Tudo para ver se arranjam adversários de jeito para o SL Benfica neste campeonato.

P.S.: As próximas horas tratarão de esclarecer o presente e o futuro de Luisão. Não se precipitem.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Exclusivo: De Aves a Chaves, por Rui Gomes da Silva

. 68 comentários



DE AVES ...


Começou ontem uma semana atípica ....
Tão atípica ... que vai acabar com um jogo da próxima jornada ... a ser disputado na quinta feira!

Mas normal, no que ao resultado diz respeito, no jogo com o Aves.

Agora ... Chaves, sem João Félix , por certo, e sem Grimaldo, quase certo!

Antes de ... Atenas, antes da Liga dos Campeões!


“MEUS SENHORES, ISTO É A CHAMPIONS”


Mas - a propósito de Liga dos Campeões - recupero, aqui, o título da 1.ª página do jornal Super Deporte (Valencia)


“Senhores, isto é a Champions, custou muito chegar até aqui e há que acreditar na vitória”!!!


De facto, ... isto é a Liga dos Campeões e tal como afirmava aquele jornal (antecipando o embate entre o Valência e a Juventus), tendo custado muito para aqui chegar, ... não se consegue perceber a atitude derrotista de uns quantos ... sobre as nossas hipóteses em cada ano que começa!

Com esta mentalidade de clube pequeno, na Europa do futebol, ... que nos vão incutindo, com a ajuda interessada da nossa comunicação social, em cada época que começa, já está tudo convencido que a Liga dos Campeões não é para nós ...

Ora, essa mentalidade (pequenina) não é, não pode ser a do Benfica ...

Das redes sociais recuperei um texto que reproduz bem a degradação da imagem do Benfica que nos vão fazendo crer ser irreversível!

E cito ... com algumas adaptações (se o autor me der autorização, direi o seu nome na próxima semana):

“Dói tanto, ao nosso lado, no estádio, ouvir dizer:

“Tem calma é o Bayern, hoje é para descontrair, não são do nosso campeonato"!

Não são do nosso campeonato?!

Não deviam ser ... mas por ser ao contrário.

Somos o Benfica!

Os nossos princípios e valores estão completamente trocados e esquecidos ...”

Como deixar de concluir - quando somos inundados de “boas razões” por ser normal perder com o Bayern - que ... isto não é o Benfica???

O GOLO DE RENATO SANCHES

Como se não bastassem questões polémicas para nos dividir ... eis que Renato Sanches jogou contra nós no Estádio da Luz!

E não se contentou em jogar ... marcou um golo! E - como seria expectável - pediu desculpa!

E com esses dois gestos - o de futebolista profissional ao fazer o que um jogador deveria fazer naquela altura ...marcar, ... e o de homem, que reconhecendo quem o ajudou tanto a subir e a ser o que é, não comemorando o golo - recebeu uma salva de palmas de meio estádio ... e pôs a comunidade benfiquista a discutir a razão de ser dessa ovação e se ela deveria ter acontecido!

Não querendo entrar pela provocação - também lida - de que ... “já temos Presidente do Benfica para daqui a 30 anos”, quem esteve bem?

Os que aplaudiram e, dessa forma, expressaram o seu agradecimento a alguém formado no Benfica e fundamental no 35.º campeonato dos 36 que temos?

Ou os que - também agradecidos por esses factos - gostam demais do Benfica para poderem bater palmas a quem nos marca um golo?

Confesso: eu nunca bati palmas a alguém que jogue ... contra o Benfica!

Mas ... eu sou eu!!!

VELUDOS E RELVADOS 

Por cá - voltando ao nosso campeonato - nada muda!

Ou melhor mudou a atitude do Benfica, ... o que se saúda!

Longe vão os tempos em que ... “não devíamos falar dos outros” ... nem comentávamos nomeações!!!
Nada como as necessidades ... para “aguçar o engenho”!!!

Porque um clube como o Benfica não se pode agrilhoar a estratégias permanentes e muito menos a posições táticas imutáveis (o que, para além disso, é contraditório nos seus próprios termos).

O Benfica estranhou - e bem - a nomeação de Manuel Oliveira para o jogo de sábado, em Setúbal.
E tanto estranhou que ... acertou na estranheza ...

Por isso - depois do escândalo - o Benfica veio lamentar-se!

Lamentar-se da nomeação de ... “um árbitro que recebe convites para o camarote dos dragões”, ... lamentar-se do ... “regresso, em força, de Felipe (Vale-Tudo, pelo que parece), ... lamentar-se das faltas que todos vêm ... menos o árbitro, ... lamentar-se dos ... golos limpos que são anulados”!!!

Eis ... “a Liga Blue Velvet”

O mais engraçado?

A sem vergonha de quem - na comunicação social - tem como ponto único da agenda ... limpar tudo o que possa prejudicar a imagem do Porto!!!

Mas como se não bastasse o árbitro ou o VAR (a anular um golo) ... ainda lhes sobrou tempo para se queixarem do relvado!

Quem?

Sérgio Conceição, o mesmo que - tanto quanto me lembro - quando era treinador do Olhanense nunca se lembrou de criticar o estado do relvado quando o Benfica era visitante ... quando não só não cortavam a relva como a encharcavam antes ...

E quem não se importava com a falta de condições ... quem era?

MAILS COMPRADOS

Já agora (segundo os jornais) - e nem sei porque fiz esta associação de ideias, depois de falar do jogo do Porto - a Policia acredita que os mails [roubados ao Benfica] foram comprados por milhares de euros!!!

Que conclusão tão difícil de tirar ...

Então ... e se em vez de milhares, lá escrevêssemos milhões, seria mais fácil convencê-los de que isso é verdade???

UMA NOTA QUASE FINAL ... PARA FALAR DE UMA ASSEMBLEIA GERAL

Para acabar ... vai por aí uma excitação enorme com a Assembleia Geral do Benfica.

Uma reunião para discutir outras coisas que não processos que vão caindo em cima de nós ... às catadupas!

Temo tanto por aquilo que já veio a público como por aquilo tudo o que ainda possa vir a cair sobre nós!

Talvez - para ser franco - mais sobre o que possa vir do que sobre o que já veio!

Mas isso não me tira a lucidez sobre a necessidade imperiosa de não fragilização da nossa posição com quaisquer discussões públicas, legitimadas pelo “chapéu institucional” de uma Assembleia Geral para que se pede uma participação massiva, sem curar dos riscos que se poderão correr!

Discutir o que está a acontecer, com tantos processos em curso - em que tudo o que sabemos é muito pouco - é dar azo a um debate sobre pessoas sem saber o que fizeram, com a presunção, aliás, de nada de ilegal terem feito.

Se o tiverem feito - estou certo - serão eles os primeiros a apresentar s sua demissão!
Porque não quererão - tenho a certeza - prejudicar o Benfica!

Discutir, em público, culpas é o pior que podemos fazer!

Porque só fragilizaremos mais o Benfica ... sem salvar quem - se fosse esse o caso - não teria salvação possível!

Desde que não confundamos quem lá está ... com o Benfica e não condenemos ninguém que ainda seja inocente ... isso é o melhor que pudemos fazer pelo futuro do Benfica!

Tirando - tanto quanto pudermos - o Benfica do centro dessas discussões ... o que é bem diferente de podermos discutir os assuntos sempre que eles surjam na comunicação.

Então se não cairmos na tentação de combinarmos almoços depois de encontros fortuitos ... ainda com as mãos molhadas ... ao sair da casa de banho, num restaurante habitual ... tanto melhor!

E como para bom entendedor meia palavra basta ... tantas meias palavras ... deverão chegar!!

... A CHAVES!!!

Acabamos como começamos!
A falar da atipicidade de uma semana com um jogo a uma quinta!

Quinta feira!

Em Chaves para o Campeonato ... porque há Champions, na Grécia!

Contra o AEK, em Atenas ...

O que me fez lembrar uma frase de Epicuro, filósofo grego (tinha que ser ...), que viveu entre 341 e 270 ac:

“Almas sem grandeza tornam-se arrogantes com os sucessos e sentem-se humilhadas com os infortúnios”.

Há coisas que são eternas!

O Benfica ... no que aqui interessa ... uma delas!

No pressuposto de que essa eternidade só existirá se for europeia!!!

No futebol... como no resto!

ranking