O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 19 de maio de 2018

O Projeto de Formação do SLBenfica cresce de forma inquestionável

Avatar
 ●  55 comentários  ● 

As recentes contratações de Pedro Mil Homens e agora de Pedro Marques são a aposta no reconhecimento de que um projeto vencedor faz-se com gente experiente, conhecedora e capaz de fazer melhor e fazer diferente.

Eu sempre tive o lema de que não se aceitam ideias de quem saiba mais, mas sim quem tenha feito melhor... e creio que a aposta nestes dois elementos é um investimento declarado em quem já fez melhor. Com ambos em Alcochete, o Sporting atingiu os patamares mais elevados das últimas decadas. 

Pedro Mil Homens "sucumbiu" ao dirigismo e clientelismo que há vários anos tomou conta do clube quando viram que ali havia negócio e Pedro Marques foi "recrutado" pelo Manchester City pela sua competência para transformar totalmente a formação praticamente inexistente do City e que hoje começa a ter os primeiros frutos.

Quanto tanto se fala no papel dos clubes no desporto, não acredito como há gente que critica o facto de o SLBenfica ter um projeto do qual faz parte a formação humana e escolar, canalizando para aí recursos financeiros que permitam, como fez o Jota, ter jogadores que apostam também na formação escolar apesar de serem jogadores de enorme potencial. O Prof Mil Homens terá um papel fundamental nesse processo.

Infelizmente, e isso ficou claro nas palavras de Luis Filipe Vieira sobre Nuno Gomes, os jogadores hoje quando saem dos relvados pensam que estão preparados para serem logo líderes destas áreas. Não estão, longe disso! O Nuno é um grande benfiquista e tenho a certeza que foi muito dedicado, mas o conhecimento profundo que é necessáiro para coordenar as diversas etapas da formação (a todos os níveis, incluindo a prospecção) requer um conhecimento e sensibilidade que o Nuno ainda não tinha.

Gostava de o ver, como disse Vieira, regressar ao SLBenfica. Gostava que fosse, por exemplo, o rosto do futebol do SLBenfica ao lado de Rui Costa.... mas infelizmente, nenhum dos dois querem ser "operacionais" num regime que tem que ser necessariamente presidencialista - face à dimensão do negócio.

O prof João Santos, tal como outros, não tem a sua competência colocada em causa na hora da saída, mas é quase como trocar o Julio Cesar, que muito sabe e já fez, pelo Ederson... bolas, um tem muita experiência, mas o outro tem muita qualidade e que já é suportada numa folha de serviço com provas dadas. Resta agradecer ao Prof. João Santos pela última década.


Com esta liderança, olhemos aos jogadores... e é impossível não sonhar!

João Felix, Jota Filipe, Diogo Gonçalves, Ferro, João Carvalho, Gedson, Florentino Luis, Pedro Rodrigues, Heriberto Tavares e José Gomes! São 10 jogadores! DEZ!

Infelizmente nem todos poderão fazer parte do plantel da próxima temporada, ao qual ainda podemos juntar o Keaton e o Willock que não são formados no Benfica e agora o Yuri Ribeiro (que fez uma época fantástica no Rio Ave e vê o seu lugar mais que merecido), para se juntar ao Ruben Dias.

Ora, nem todos poderão fazer parte do plantel principal, mas tenho a certeza que os que não fizerem irão jogar na I Divisão e fazer um percurso semelhante ao do Yuri - ou seja para voltar ao Benfica.

Tendo já todos passado pela equipa B, tanto o projeto da II Liga como menos ainda o da equipa Sub23 será "curto" para a generalidade deles. Na equipa Sub23 teremos jogadores como o Embalo, Vukotic, David Tavares, etc... teremos também jogadores como algumas contratações que surgirão brevemente e que à partida os benfiquistas não vão entender porque vão aparecer - exemplo, o Chiquinho da Académica. Serão, em 80% aquisições feitas em Portugal.

Destes 13 craques... dificil será o trabalho de Rui Vitória para abdicar de alguém, mas eu apostaria em:

- João Felix, Diogo Gonçalves, Ferro, Pedro Rodrigues, João Carvalho e Gedson, juntamente com Willock e Keaton.

Os demais, Jota Filipe, Florentino Luis, Heriberto Tavares e José Gomes, seriam emprestados a clubes da I Liga onde pudessem jogar com muita regularidade. Os avançados porque precisam de ser "batidos" entre avançados experientes, os demais porque precisam de rotinas táticas e físicas de I Liga para poder integrar o plantel. 

Tenho muita confiança que João Tralhão seja o treinador dos Sub23 e, como sabem, há muito que defendo que o melhor treinador do projeto da equipa B é... Bruno Lage - alguém que gostava que fizesse dois / três anos no cargo, para crescer com o Clube e ser formado pelo atual staff, antes de suceder a... Rui Vitória.

Com esta entrada de jogadores no plantel principal, será complicada a manutenção de alguns dos jogadores: 



- Eliseu (cede o lugar a Yuri), Luisão (ficou evidente que "já não dá mais"), Samaris (não é um 6! e para 8 temos o Gedson, Keaton e até o João Carvalho... e para 6 alternativo ao Fejsa temos o Pepê e o Keaton também pode fazer bem o lugar). 

- Com o Krovi e Zivkovic (e o Felix na sombra), Pizzi poderá igualmente ter um novo desafio na carreira. 

- Na frente, preocupa-me a condição (e idade) de Jonas apesar da ENORME qualidade, Seferovic será claramente ultrapassado por qualquer um dos jovens que pode jogar no apoio ao 9 e Jimenez também poderá valer um bom encaixe, sendo que se ficar teremos um exccelente avançado e não um excedentário.

- Salvio e Cervi são situações especiais! Jogadores de muita qualidade, mas que penso que o SLBenfica não deveria enjeitar uma saída se chegarem boas propostas (acima dos 20M), caso contrário, devem ficar no plantel onde, nas alas, Rafa finalmente estabilizou e teremos ainda Diogo e Willock à espreita.

Parabéns putos!

Avatar
 ●  28 comentários  ● 
Campeões!!

Não faltará gente em bicos de pés a apresentar a bandeira da formação e a querer justificar o desvio de dinheiro para o betão. Basta olhar para o plantel principal em que só Ruben Dias, e por falta de outras opões, conseguir jogar.

Rui Vitória preferiu meter um tipo com quase 40 anos que apostar num jovem. Preferiu meter em campo jogadores com lesões crónicas que apostar em miúdos com valor.

Colocam-se em lugares de gestão gente que tem outros clubes no coração e que apenas olha a dinheiro para tomar decisões. Dinheiro esse que, como já se viu, não serve para abater dívida ou suavizar a tesouraria corrente do SLB porque para isso temos que antecipar receitas 3 ou 4 anos para a frente.

Como demonstraremos nos próximos dias, o desvio de dinheiro do investimento no plantel principal para betão e outro locais que revelaremos é um erro trágico que asfixiará o SLB.

P.S.: Entretanto, os mesmos agentes "profundos" que nos impingiram aqueles craques como Benitez ou Mora acabam de dar 20M ao FC Porto por Ricardo Pereira, recebendo o clube do Apito Dourado mais 7M que o preço de mercado do jogador. Só falta saber quanto é que foi a percentagem do nosso grande amigo Mendes.

Grand Theft Auto: Carvalho City

Avatar
 ●  84 comentários  ● 

Dispara para todo lado e está empenhado em destruir o seu clube.
Parabéns aos lagartos. Conseguiram fazer de Vale e Azevedo um anjo e arruinar o vosso clube.

É a isto que vos levou o ser antiBenfica em vez de ProSporting.

O sucessor de Brahimi pode sair da Luz...

Avatar
 ●  47 comentários  ● 
O FCPorto procura um sucessor para Brahimi, tal como o Benfica procura uma boa oportunidade para substituir Pizzi.

Dizem os mentideiros do futebol que o Papa alegadamente já terá mandando tentar convencer o André Horta a nem sequer passar férias nos EUA...

Se o jogador quiser aceitar, não só será um excelente te sucessor de Brahimi, como acima de tudo o seria de Pizzi (o jogador também teria que se mentalizar que o trabalho é mais importante que o benfiquismo para poder jogar no Benfica).

Espero que não nos venhamos a arrepender...

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Oficial: Odysseas Vlachodimos

Avatar
 ●  64 comentários  ● 

Espero que seja o guarda-redes que precisamos. Bem vindo.

Isso sim é ter classe, saber perder para saber ganhar!

Avatar
 ●  84 comentários  ● 

Como o Shadows escreveu, e palavras que eu subscrevo, o comunicado do Benfica de anteontem, se não é chato é no mínimo desenvergonhado. Principalmente vindo de um clube que teve este ano um Red Pass da PJ, PJ essa que passou mais tempo na Luz do que muitos devotos adeptos, de um clube que teve gente importante da estrutura a ser detida, e de um clube que segundo parece continua sob investigação em relação a várias situações menos claras e que corre o risco de ver uma granada rebentar-lhe nas mãos a qualquer momento.

Podemos estar inocentes em relação aos nossos casos? Claro que sim. Mas os outros também podem, é importante que se lhe diga. E por isso é chato (sim, nos dias que correm quase tudo o que se passa no futebol português é chato) que, tendo a oportunidade de num momento similar fazermos diferente do que os nossos rivais para melhor, usamos das mesmíssimas táticas rasteiras que criticamos nos outros em relação a nós. Quando um adversário desportivo está encostado às cordas como o nosso rival parece estar neste momento, pedia-se classe, e foi isso que mais uma vez os dirigentes do meu clube mostraram que não têm.

Já sei que muitos virão, em face do que já escrevi e vou escrever de seguida, argumentar que esta merda é olho por olho, dente por dente, e que não podemos tratar bem quem nos trata tão mal... Mas eu discordo dessa teoria! Porque isso é sermos iguais aos outros! E se é sermos iguais aos outros que queremos ser, e colocar em segundo plano quem somos ou quem achamos que devemos ser, então meus amigos, deixemo-nos de merdas de que isto é apenas um problema que corrompe os cérebros de quem nasce verde ou azul, porque nós somos a mesmíssima merda que eles, e quando os criticamos mais valia fazê-lo com um espelho à frente.  

Na vida valores mais altos se levantam! E os valores mais altos são SEMPRE os nossos, independentemente de todo o mal que nos possam fazer. E como sabemos os valores não são negociáveis nem andam aos sabores da maré!

Do que eu gostava era que o Benfica tivesse escrito um comunicado de solidariedade para com os jogadores do SCP. Gostava que o Benfica tivesse escrito um comunicado onde evidenciasse alguma reflexão, e onde assumisse por exemplo que os dirigentes dos clubes em geral (mas nos três grandes em particular), não têm contribuído em nada para a pacificação do futebol português nem têm ajudado em nada para que situações como as de Alcochete não estejam sempre em risco de acontecer.

Esta classe dirigente dos clubes desportivos (e nem sequer importa particularizar as cores), e todas as suas ramificações que se espalham depois pelas TVs com a conivência da casa mãe, não é exemplo para ninguém e todos os dias faz terrorismo comunicacional, todos os dias cria ódio à sua volta.

E num clima destes meus amigos, sair por cima não é jogar com as mesmas armas rasteiras, não é a cada dia fazer o mal e tentar descer ainda mais baixo do que os outros, até porque ir mais baixo já não é possível. Sair por cima é fazer diferente, por muito que nos doa no orgulho, por muito que achemos que os outos não mereçam os valores pelos quais nos regemos. Sair por cima é ter classe nos momentos difíceis e ser exemplo, não para os 50 ou 100 terroristas como os de Alcochete que infelizmente todos os clubes têm entre os deles, mas para todos os outros milhões que vivem o futebol e o desporto de forma saudável e apaixonada e que podem olhar para nós e dizer: “Foda-se, aquilo é classe, eu revejo-me naquelas pessoas e nos valores que imperam naquele clube.”

E ter classe meus amigos, é também chegar ao fim de um campeonato que perdemos com toda a justiça e depois de uma época que a nível de Benfica dava para um Case-Study sobre o que não fazer num clube que quer ser Penta-Campeão Nacional, e dar os parabéns a quem ganhou!

Sim meus amigos, dar os parabéns a quem venceu com toda a justiça. Os parabéns a quem com as mesmíssimas chances que nós de ser campeão este ano veio a NOSSA casa conquistar o que queria, enquanto nós fomos borrados à espera de conquistar a sorte num lance caído do céu.

E isto não é dar os Parabéns ao Conceição, ao Pinto, ao Marques ou a quem quer que seja em particular. É dar os parabéns ao Porto enquanto clube, e aos milhões de portistas que vivem o Porto com o mesmo fervor e desportivismo com que tantos Benfiquistas vivem o clube deles, mesmo que entre eles (e também entre os nossos), hajam muitos que não mereçam palavras simpáticas em momento algum.

E por isso eu até entendo que Rui Vitória não tenha vontade nenhuma de dar os parabéns ao Sérgio Conceição em face do muito que se disse ao longo do ano. Mas aqui o erro, julgo eu, é pessoalizar as coisas. Não é dar os parabéns ao Sérgio Conceição, é dar os parabéns ao Porto. E não é o Rui Vitória, é o treinador do Sport Lisboa e Benfica!

E já agora e a talhe de foice, ter classe também não é perder-se um campeonato da forma que se perdeu e com tanto erro próprio (até o segundo lugar foi uma bênção caída do céu), e depois percebermos que no Benfica se estuda a hipótese de impugnar o campeonato! Ter classe meus amigos, era falar em impugnar o campeonato naquelas duas semanitas em que estivemos no topo da tabela e a achar que o campeonato já não nos fugia. Aí sim, era ter classe. Não é quando se perde, e depois da forma como perdemos, e quando já derrotados e desesperados e com tantas culpas no cartório procuramos à pressa uma forma de salvar a pele!

E para aqueles que me quiserem acusar de lirismo, ponham os olhos no campeonato inglês, onde nem há quatro semanas atrás, um clube como o Manchester United teve a classe de homenagear Arsene Wenger em pleno relvado de Old Trafford... E para aqueles que acham que lá fora a capacidade de perdoar e conciliar é maior porque os casos têm menos gravidade do que os que se passam em Portugal, é porque de facto nunca acompanharam a gravidade de tantos bates bocas (e às vezes mais que isso) entre Mourinho e Wenger ou entre Mourinho e Antonio Conte por exemplo, também esses já hoje reconciliados.

Ter classe é estar acima disso tudo, é ter a capacidade de relativizar as coisas, é ter o dom de passar um bom exemplo para a sociedade mesmo nos momentos difíceis e de servir de exemplo para tantas crianças que um dia vêm aquelas imagens na TV a acontecer e decidem ali mesmo que é daquele clube que querem ser porque é naquilo que se revêm.

Se o que querem é continuar a copiar e a criar apenas os maus exemplos, então parabéns a todos porque já bateram no fundo ao nível do futebol português e mais baixo não é possível de ir. Estamos no topo da tabela empatados com Porto e Sporting no campeonato da pouca vergonha. Mas começa a ser altura de dizermos a nós próprios e ao mundo que nos recusamos a participar nesse campeonato... E sermos pioneiro na mudança, propagar os bons exemplos e esperar que os outros venham atrás... E se não vierem, problema deles, mas pelo menos já teremos saído com a nossa imagem intacta e como vencedores aos olhos da opinião pública. Isso sim é ter classe, saber perder para saber ganhar!

A Convocatória do Santos

Avatar
 ●  17 comentários  ● 
INACREDITÁVEL!

Como foi possível Fernando Santos ter tido coragem de deixar de fora Nelson Semedo e Ruben Neves?

Mesmo ao nível dos guarda-redes, não sendo um jogador de mão cheia, o guarda-redes português mais bem classificado em Portugal, sendo o segundo guarda-redes menos batido em Portugal, ficou de fora da convocatória para lá entrar um jogador com... 36 anos e que joga num clube sem qualquer expressão de competitividade.

No contexto dos centrais, Fernando Santos procurou criar a a tempestade perfeita com jogadores de 34, 35 e 36 anos...

À direita deixar de fora Semedo e Cancelo para levar Cedric e Ricardo Pereira é "apenas" absurdo. O Ricardo Pereira entendo que, por opção, pudesse ser preferencial face a Cancelo... apesar de eu ter opinião diferente... e já nem levanto o tema do André Almeida, admitindo que possa ter uma lesão que coloque em causa a participação, pois foi claramente o defesa direito que mais se destacou.

Apesar da época menos conseguida, deixar de fora o Pizzi para levar o Adrien que teve uma temporada 10x mais irregular e com menos relevância é... simplesmente estúpido!

Mesmo deixar de fora Sérgio Oliveira, que se destacou no FCPorto a 6... tendo apenas William para o lugar, quando nem sequer teve a coragem de deixar de fora o Ruben Neves que poderia também fazer o lugar....

Levar André Silva ou ter levado Eder era a mesma coisa. Simplesmente será "fé em Ronaldo" e seja o que Deus quiser.

Lágrimas de crocodilo e hipocrisia...verdes

Avatar
 ●  70 comentários  ● 


Não quero deixar passar a oportunidade para deixar umas notas sobre os mais variados "notáveis" do Sporting que nos últimos dias têm vindo a público condenar Bruno de Carvalho.

É de uma profunda hipocrisia a posição da esmagadora maioria deles. Não faz sequer dias muitos deles defendiam o índio e validavam o ambiente de cortar à faca que se criava em torno dos jogadores e da equipa técnica do Sporting. 

Era muito mais que insatisfação pelos maus resultados, eram ameaças violentas e posições que ultrapassavam tudo o que era razoável. Enquanto o presidente do Sporting criava esse ambiente em torno dos atletas e técnicos, muitos deles vinham para a televisão negar o óbvio. 

Gente como Hélder Amaral, Paulo Andrade, Jaime Mourão Ferreira, Fernando Mendes e tantos outros que lavavam com OMO a postura inaceitável de BdC.

Aliás, sobre isso é inacreditável que Paulo Andrade, mesmo depois da figura que fez na segunda à noite quando confrontado com os sucessivos ataques de BdC aos atletas, tenha vindo, depois do ataque em Alcochete, vindo culpar...o Governo pelo sucedido! Até onde vai esta gente?

Lembro que não passaram muitas semanas desde que também o universo Sporting tinha pedido a demissão de BdC. O que aconteceu entretanto? Um imenso silêncio e o deixar cair dessa demissão, com a cumplicidade de todos os que agora voltam a pedir a demissão de BdC, lavando as mãos como Pilatos do que BdC tem sido.

Grande parte deles bateram palmas quando meses a fio BdC e a sua comandita passavam os dias a atacar o SL Benfica. "Ah que grande presidente!", diziam orgulhosamente.

Mas na verdade, este BdC de quem agora os viscondes pedem a cabeça é o mesmo do "bardamerda" e de tantos outros episódios indignos de alguém de bem. Ser fanático não é ser adepto de nada. É ser um desiquilibrado sem noção de valores essenciais para um humano decente.

Outra hipocrisia tremenda que vem do universo Sporting é a forma como querem dissociar os atacantes de Alcochete do Sporting. Desde pseudo-adeptos a outros termos, vêm agora querer que todos não responsabilizemos o Sporting pelo que associados seus fizeram.

Isto não é surpresa pois já com o caso Paulo Pereira Cristóvão a conversa era a mesma. O tipo era vice presidente...mas não implicava o Sporting.

Mas posição contrária tomaram ao passar uma temporada inteira a falar nas claques do SL Benfica!

Meus caros, os atacantes eram do Sporting, assim com o gajo que mandou o very-light era do SL Benfica, como o gajo que deu uma cabeçada num árbitro era do FC Porto. Também os jovens que morreram ao cair de um varandim em Alvalade quando queriam intervir de maneiras não esclarecidas junto de um autocarro do FCP eram do Sporting. Como o gajo que atropelou o italiano da Fiorentina era benfiquista. Como os casuals que invadiram a Alameda do Dragão eram do Sporting. Como os selvagens que atacaram autocarros com adeptos do SLB na A1 eram do FC Porto.

Não há anjinhos em lado nenhum. Portanto escusam de vir considerar que uns são bons só porque vestem a camisola do vosso clube. Vale para todos.

Cambada de hipócritas. 



Fantástico! Correio da Manhã: A isso chama-se INSINUAÇÃO MENTIROSA

Avatar
 ●  68 comentários  ● 

A capa do CM de hoje é brilhante! A partir de mensagens entre corruptores do SportingCP, o Correio da Manhã dá como certo que o SLBenfica ofereceu um determinado valor ao Estoril para vencer o Sporting.

Ou seja, não têm qualquer indício do SLBenfica ou gente ligada ao SLBenfica... mas insinuam isso a partir de conversas de corruptos e corruptores do Sporting.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, aguarda-se pela notícia que diz que o FCPorto também pagou a árbitros - pois isso faz parte das conversas dos mesmos corruptores e corruptos do Sporting.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

E agora?

Avatar
 ●  90 comentários  ● 

Esperamos até amanhã por novidades...? Ou basta acordar um pouco mais cedo que o costume...?

Porque Bruno de Carvalho ficou dentro da SAD o dia todo até quase à meia noite se nunca teve intenção de se demitir?

Não percam os próximos capítulos. Quer do Sporting quer do futebol português. Mas não esperem nada de bom.

Convocados para o Mundial

Avatar
 ●  60 comentários  ● 


Confira a lista de convocados de Fernando Santos:

- Guarda-redes: Rui Patrício, Anthony Lopes e Beto;

- Defesas: Cédric, Ricardo Pereira, Pepe, Bruno Alves, José Fonte, Rúben Dias, Raphael Guerreiro e Mário Rui;

- Médios: William Carvalho, João Moutinho, Manuel Fernandes, Adrien Silva, Bruno Fernandes e João Mário;

- Avançados: Bernardo Silva, Gelson Martins, Cristiano Ronaldo, Quaresma, Gonçalo Guedes e André Silva.

Isto está longe de acabar...

Avatar
 ●  185 comentários  ● 

É verdade que João Aurélio do Vitória de Guimarães, suspeito de envolvimento na corrupção alegada do Guimarães - Sporting (que desmentiu ser parte envolvida), vai ser também implicado no processo Jogo Duplo(apostas) e também nas suspeitas sobre 2 autogolos que marcou ao serviço do Nacional em jogo com o FC Porto? 

(Entretanto no Sporting lá perceberam que ou forçam a saída do maluco ou segunda feira não têm nem plantel nem treinador...e nem equipa B, acrescento eu.)

Apelo urgente...ou afinal onde andas tu?

Avatar
 ●  58 comentários  ● 


Ninguém acha estranho o desaparecimento desta personagem? O seu silêncio?

Será que apagou o número do André Geraldes e desinstalou o WhatsApp?


Violência no desporto

Avatar
 ●  51 comentários  ● 

As reacções do Governo e das entidades envolvidas na gestão do desporto são uma evidência da inoperância de toda esta gente e em como, provavelmente, ainda não vai ser desta que os que procuram fazer do desporto uma guerra, são afastados.

No ano passado mais de 100 pessoas morreram em incêndios criminosos. As pessoas de responsabilidade neste país encheram a boca de frases de indignação, prometeram mundos e fundos mas fugiram ao essencial: punir os incendiários.

Quando temos mais de 90% dos incêndios com origem criminosa, o urgente seria punir severamente todos os que conscientemente participarem nesses crimes de destruição de bens e de vidas humanas. Pois bem, estamos a entrar na época de calor e a lei não mudou uma vírgula. E os tais meios reforçados não passaram de conversa.

Também quanto à violência no desporto, a falta de acção de legisladores, dirigentes e governantes caminha para uma espécie de "acto criminoso".

A Lei 39/2009, como já explicamos várias vezes no NGB, é uma lei mal feita, cheia de inconstitucionalidades, e que coloca no fenómeno das claques o foco da violência, quando está longe disso.

A impunidade de quem agride é que é o verdadeiro problema em Portugal.

Quando pais agridem árbitros ou outros agentes em jogos de infantis o problema são só as claques?

Quando familiares ou amigos de jogadores invadem o campo para agredir outros elementos de campo ou árbitros, o problema são só as claques?

Que cultura cria isso nos jovens? Que percepção dá à opinião pública sobre as consequências de exercer violência sobre os outros?


Que noção da importância da vida e da festa do futebol terá gente que achou que algo como um very-light era adequado para se levar para um estádio de futebol e o custo disso foi uma vida humana? 


Quando estamos num estádio em que regularmente há confrontos entre adeptos do próprio clube, que ideia passa isso do futebol?


Quando em directo na televisão se viu a Polícia fugir num estádio de futebol, que percepção deu isso a todos que estavam a assistir?

Imagem publicada pelo líder dos SD
Que ideia passa para os jovens e para a sociedade quando alguém que publica a imagem acima depois é convidado para falar sobre prevenção da violência no desporto?


Alguém que toma decisão de fazer um ataque bárbaro como o que vimos em Alcochete não tem em si uma clara noção de impunidade e de confiança na falta de eficácia das leis?


O que dizer quando alguns dos terroristas que invadiram Alcochete foram os mesmos que deixaram para trás um dos seus camaradas a jazer sozinho numa estrada de madrugada?

Que dizer dessa escumalha que marca confrontos e que fomenta a guerra? Há algum clube que possa dizer que está à parte dessa realidade?

Criar uma Autoridade para a Violência no Desporto servirá para quê, senão para a criação de lugares ou "tachos"? 

O que têm de ser criadas são leis eficazes que punam quem vai para um estádio e não pretende fazer a festa mas sim a guerra.

Penas de prisão efectivas, proibição de frequentar estádios com pena suspensa e obrigatoriedade de apresentação em dias de jogos com início de cumprimento de pena em caso de falta injustificada bem como outras medidas que mostrem que quem segue o caminho da violência é punido.

Foi com conversa que em Inglaterra dominaram os hooligans? Ou foi com medidas duras e eficazes?

Mas todos nós temos responsabilidades. Enquanto como sociedade não condenarmos de forma igual toda a violência, estaremos a contribuir para a manutenção deste ambiente miserável.

Não há criminosos bons só porque são do nosso clube. Enquanto não meterem isso na cabeça nada vai mudar. Alguém tornará a ser agredido e alguém tornará a morrer.

O exemplo que dei ontem quanto ao que esperava do SL Benfica é uma evidência clara do que é preciso mudar mentalidades. 

Disponibilizar as instalações do SL Benfica aos agredidos seria um sinal de grandeza. Algo que estaria à altura daquilo que o nosso clube durante décadas cultivou: o desportivismo, o fair play e os valores como a solidariedade, o civismo e o respeito.

Era colocar ao dispôr de atletas e equipa técnica algo provisório e com qualidade que lhes permitiria numa altura de excepção poderem trabalhar.

Se aceitariam ou não, já não seria nosso problema.

Quando o Bayern Munique ajudou financeiramente o seu principal rival será que todos ficaram satisfeitos? Claro que não. Mas o que era mais importante? Era passar uma mensagem clara de solidariedade e que momentos de excepção pedem medidas de excepção. 

quarta-feira, 16 de maio de 2018

O que esperava do SL Benfica...

Avatar
 ●  92 comentários  ● 

Vivemos uma altura em que o mais importante é todos repudiarmos a violência e colocar nos ombros dos governantes, dirigentes de organismos do desporto e dos clubes a obrigação de rapidamente tomarem medidas para penalizar a violência e afastar do desporto os arruaceiros e os criminosos. 

Mas o departamento de Comunicação do SL Benfica acha que é a imitar o que de pior os outros fazem que se marca a diferença:

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD está a acompanhar atentamente todos os acontecimentos decorrentes da operação hoje tornada pública sobre as investigações em curso junto da Sporting SAD e que alargam os alegados atos de corrupção aos jogos da Primeira Liga da atual época de futebol profissional.

Nesse sentido, aguardamos que as entidades competentes da Justiça desportiva e cível desenvolvam o seu trabalho com o necessário rigor e tranquilidade em defesa da verdade desportiva.

Neste momento, não podemos deixar de realçar que a omissão e o silêncio de todas as autoridades sobre o grave crime de roubo da correspondência privada do SLB, e a sua pública divulgação através de um pretenso porta-voz, terão certamente contribuído para afirmação de um clima de total impunidade e de errada perceção de que o crime compensa.

O crime organizado de que a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD foi vítima, as ameaçassistemáticas sobre as equipas de arbitragem e a eventual corrupção de atletas, numa época marcada por uma aliança de opacos contornos entre os seus rivais, mancharam irremediavelmente a salutar competição em diferentes modalidades." - SL Benfica.

Pois bem, então pergunto ao nosso clube se: 

- Já esclareceram o "roubo" de correspondência privada. Foi um "inside job"? Foi um hacking prolongado no tempo? Há "toupeiras" dentro do clube? Onde estão as responsabilidades de quem gere o clube ou a SAD?

Que medidas tomaram para proteger o SL Benfica e a sua privacidade? É que até hoje não acharam importante partilhar com os donos do clube(e da SAD) o que se passou e como resolveram o problema.

- Porque o SL Benfica ficou calado tanto tempo enquanto o nome do clube era arrastado na lama?

- Porque o SL Benfica não exigiu a demissão de Fontelas Gomes, Tiago Craveiro e Fernando Gomes por terem ignorado as ameaças aos árbitros como Soares Dias ou Tiago Martins? 

Onde andaram a Comunicação do SL Benfica ou a Direcção?

- Porque ficou calada a direcção do clube perante a vergonha que foi o Estoril-FC Porto? 

Porque não colocou logo em causa a protecção da legalidade e da verdade desportiva nessa altura?

- Não é verdade que temos um dos principais funcionários do SL Benfica, responsável pela elaboração de todos os contratos do clube, sob suspeita grave?

Sabem o que esperava do SL Benfica hoje?

- Repúdio de toda a violência no desporto e se disponibilizassem para, de forma célere, contribuir para uma nova ordem que afaste do desporto a violência e os criminosos

- Manifestação de solidariedade para com todos os agredidos

- Disponibilização das instalações do SL Benfica para que os atletas e equipa técnica agredidos pudessem trabalhar até ao jogo de domingo

Isto era estar à altura dos valores e grandeza do Sport Lisboa e Benfica.

Infelizmente os comunicados de SLB e FCP revelam falta de vontade de fazer diferente. 
Falta de vontade de erradicar os grupos violentos do nosso desporto.

Todos estão preocupados é em continuar a incendiar o futebol

O comunicado vindo do Apito Dourado

Avatar
 ●  71 comentários  ● 

"O FC Porto repudia mais um expediente usado pelo SL Benfica que, aproveitando-se das investigações a cargo da Polícia Judiciária sobre alegados atos de corrupção desportiva da Sporting SAD, tenta desesperadamente ressuscitar a sua velha tese de vítima no caso dos e-mails divulgados pelo nosso Diretor de Comunicação através do Porto Canal.

O FC Porto reafirma que o caso dos e-mails é de toda a evidência péssimo para o futebol e o desporto português em geral, não pelo modo como foi divulgado ou pela forma como foram obtidas as informações, mas sim pelos indícios criminosos que os conteúdos desses mesmo e-mails contêm. E tanto assim é que estão sob investigação judicial e até já fizeram detidos em correlação com o tenebroso caso denominado e-toupeira em que o Estado de Direito foi violado." - Record.

Lembremos quem é o clube que assina este comunicado:

- Clube efectivamente condenado por corrupção

- Clube cujo presidente fugiu para a Galiza para não ser detido 

- Clube em que o presidente se fez escoltar numa apresentação no tribunal por um entretanto homicida condenado 

- Clube cujos dirigentes estão expostos na internet de forma inequívoca a "exercerem" o Apito Dourado

- Clube que patrocina uma claque que até um livro publicou sobre os crimes que pratica

- Clube que tem um canal de televisão essencialmente sustendado por dinheiros públicos

- Clube que ocupa quase de borla um centro de estágio construído com o dinheiros dos contribuintes portugueses

- Clube que 2 vezes na história foi poupado à descida de divisão por 2 alargamentos feitos à medida

A grande evidência, caro clube condenado por corrupção, é que as Escutas inequívocas disponíveis no Youtube confirmam não suspeitas mas actos.

E ao contrário da maioria da massa associativa do vosso clube corrupto que branqueia a vergonha do Apito Dourado, nós no SL Benfica estamos prontos para enfrentar o que a Justiça venha a decidir.

Sim, porque queremos ir para dentro do campo de cara levantada e sem favores de ninguém.

Seja isso em que divisão for. 

#Respeito

Avatar
 ●  71 comentários  ● 

Exclusivo: Detido implica Bruno de Carvalho?

Avatar
 ●  143 comentários  ● 

É ou não verdade que há um detido noutra zona de Lisboa que implicou directamente Bruno de Carvalho como mandante do ataque de ontem aos jogadores e à equipa técnica?

É ou não verdade que os atacantes tinham ordens para "partirem coisas e darem sustos"?

É ou não verdade que ainda há ameaças no ar a todos os que quiserem corroborar esta versão?

É ou não verdade que há outras ameaças ainda por cumprir a funcionários do Sporting?

ESCÂNDALO: Bruno de Carvalho, o CULPADO pela Guerra no Sporting!

Avatar
 ●  43 comentários  ● 

ANTES da Invasão de Alcochete


DURANTE a Invasão de Alcochete


APÓS a Invasão de Alcochete

Mais palavras para que?

terça-feira, 15 de maio de 2018

Um dia a não esquecer

Avatar
 ●  86 comentários  ● 

Hoje foi um dos dias mais negros do nosso futebol.

Todas as pessoas de bem estarão hoje envergonhadas e cobertas de tristeza pelas agressões bárbaras em Alcochete.

A nossa mensagem para os agredidos é de solidariedade. Certamente que muitos deles terão facilmente lugar em qualquer outro grande clube. Certamente que o SL Benfica estará disponível para isso.

Não há qualquer dúvida que a responsabilidade moral das agressões de hoje tem uma só cara: Bruno de Carvalho.

Mas não está sozinho. Gente como Helder Amaral, Fernando Mendes ou Paulo Andrade tem a sua quota parte no manter deste lunático na liderança do Sporting.

Todos os que sabem o que se passou com Jaime Marta Soares algumas semanas atrás. Quem no Sporting calou isso é conivente com os acontecimentos de hoje.

Mas não fico por aqui.

Nuno Saraiva, Francisco J Marques ou Pedro Guerra acumulam igual culpa por este clima de ódio. Gente de merda que não tem lugar no desporto mas a quem foi dado poleiro para falarem em nome dos seus clubes.

Os presidentes que deram força a esta escumalha tem culpas.

Mas há dois que deveriam pedir hoje a demissão imediata, além do criminoso bardamerda:

Fernando Gomes, o presidente da FPF.
Pedro Proença, o presidente da Liga.

A vergonhosa postura durante estes anos foi quase que criminosa!

Cabe aos adeptos exigirem aos seus clubes que Saraivas, Marques e Guerra sejam expulsos dos clubes.

E cabe ao Governo finalmente penalizar a violência. Mas o que esperar de um Governo que não mexeu uma linha nas penas para incendiários depois dos mais de 100 mortos do ano passado?

Última hora: As claques legais. Bruno de Carvalho não vai pagar por estes crimes?

Avatar
 ●  147 comentários  ● 


"A Academia do Sporting foi invadida por adeptos de cara tapada. Cerca de cinco dezenas tentaram impedir os jornalistas de filmar. Um primeiro grupo entrou nas instalações do clube leonino em Alcochete e foi mesmo para a zona dos relvados. Acabaram por sair ao fim de 15 minutos sem a intervenção da polícia. A GNR foi chamada." - Record.

"Jorge Jesus foi visado pelos adeptos do Sporting, tendo mesmo sido alvo de uma cabeçada por parte dos fãs que invadiram Alcochete.


Marcos Acuña, Bas Dost e Misic foram esta terça-feira alvo de agressões por parte dos adeptos do Sporting que invadiram a Academia do Sporting. Além das agressões aos jogadores, também fisioterapeutas e elementos da estrutura técnica, assim como seguranças, foram atacados pelos cerca de 50 adeptos que esta tarde semearam o pânico em Alcochete." - Record.



ADEPTOS AGREDIRAM JOGADORES E DERAM CABEÇADA EM JESUS

A legalidade da lei 39/2009 em acção. Esperamos os comentários dos defensores das claques legais.

Lamento que o futebol português tenha chegado a isto. 

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol tem as mãos manchadas de sangue por ter passado os últimos 2 anos a fingir-se de morto perante a escalada da violência e da agressividade.

Os departamentos de Comunicação dos clubes também são responsáveis por isto. TODOS.


 ADENDA (19h50): Destaques do Record:

O "ser diferente" na versão Paulo Andrade. E umas perguntas para Rui Santos.

Avatar
 ●  31 comentários  ● 


Que figura tão triste, oh Paulo Andrade. É isto que é ser "diferente"? Ou será ter uma grande lata? Vai para a televisão participar no programa de desporto mais visto em Portugal e presta-se a este papel encomendado? Ou foi por sua iniciativa?

Então numa semana chora em directo pelo que "estão a fazer ao seu Sporting" e que era importante "analisar com frieza e alguma lógica empresarial. Estamos a falar de gestão de recursos humanos. Há cuidados que se têm de ter. Se alguém tinha de fazer essas declarações, e sempre internamente, seria o Jorge Jesus".


"Fez-se uma gestão de recursos humanos pelo Facebook. É inacreditável, surreal. Isto não existe. É tudo falta de reflexão, calma, contenção.", chorava Paulo Andrade!

Ontem é confrontado com os ataques sucessivos ao treinador do Sporting e ao plantel, com factos, e finge que nada existiu? Que não viu ou não leu? 

É confrontado com mais uma figura ridícula do Kim Jong Bruno e não tem nada a dizer?


Foi ao nível de um Hélder Amaral, de quem já falamos no post "Um deputado da Nação humilhado em directo".

E é este o espírito que manda hoje no Sporting. A lagartada (que não os sportinguistas) tomou de assalto o poder e como bons lagartos o foco é só o Sport Lisboa e Benfica. Paulo Andrade para não falar do seu clube passou o programa a lembrar episódios relacionados com o SL Benfica.

Mas para o caso do Paulo Andrade andar distraído, no SL Benfica tratamos de pedir responsabilidades. Não fingimos, por muito que alguns queiram, que nada se passa.

E esta suposta elite lagarta (com responsabilidades na sociedade civil), que deveria ter uma posição de acordo com o seu "estatuto" comporta-se de forma deplorável. São os principais incitadores ao ódio no desporto, sempre de dedo apontado aos outros. Só que por cada dedo que apontam...3 apontam para vós.

No fim de contas, até é bom que estas coisas vão acontecendo. Estas figurinhas que sustentam Bruno de Carvalho no Sporting um dia vão ser lembrados, não pelo seu lagartismo ou sportinguismo, mas sim pelos tristes que sustentaram um fanático.

E fanáticos ou mercenários, em qualquer clube, são gente que não faz falta nenhuma. Não fazem falta no SL Benfica, no Sporting CP ou no FC Porto.

O que espero é que a mesma celeridade e exigência exigidos para os processos relacionados com o SL Benfica sejam agora iguais para os processos que envolvem o Sporting ou qualquer outro clube ou jogadores, como daqui a uns dias veremos.

Para finalizar, umas perguntas para Rui Santos, o paladino: 
- Vai pedir a suspensão do arranque do campeonato nacional de futebol devido às suspeitas que recaem sobre o gestor do futebol do Sporting, André Geraldes? 

- Os descontos "imensos" ou os lances duvidosos assinalados a favor do Sporting esta temporada vão ser relembrados?

- Está ou não tudo em causa?

Veremos se Rui Santos, o paladino da verdade desportiva, tem o mesmo critério do ano passado.

P.S.: Até dou por mim, sim eu, a ter pena de Jorge Jesus. Ao que isto chega! :)

P.S.2: Seria a suprema ironia o Sporting ser condenado por "pagar" para...o SL Benfica ganhar um jogo!

ranking