O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Fora de campo...ou talvez não: "O senhor árbitro é um palhaço. Vá-se..."

. 36 comentários

"Primeiro, foi uma discussão com o taxista que a transportou até à esquadra da PSP, em Massamá, no dia 1 de junho do ano passado. Chegada aí, Mónica, 33 anos, com a ajuda da polícia, acabou por resolver o problema da tarifa do táxi, tendo, de imediato, dito aos agentes que pretendia apresentar uma queixa por violência doméstica. 

Já no interior da esquadra, lançou aos agentes a expressão: "vocês são uns palhaços, não valeis nada, ide-vos foder". De queixosa, Mónica passou a arguida e condenada em primeira instância por dois crimes de injúrias, mas o Tribunal da Relação de Lisboa absolveu-a, considerando que as palavras da mulher não passaram de uma "mera verbalização de linguagem grosseira, ordinária, sendo absolutamente incapazes de pôr em causa o carácter, o bom-nome ou a reputação dos visados".

Num acórdão divulgado este mês, os juízes Magarida Bacelar e Agostinho Torres declararam que "não descurando que a linguagem usada foi forte e excessiva", o certo é que as "expressões proferidas o foram num exercício de crítica exagerado". Esta pode ter ultrapassado alguns limites, mas as mesmas "não são susceptíveis de afectar a honra e a consideração das pessoas a quem eram dirigidas de modo a merecer a tutela pena". Isto é, uma coisa é a pessoa, outra é o comportamento: "Efectivamente, o teor das expressões em causa inculca a ideia de que se criticou um comportamento mas não expressamente as pessoas dos ofendidos".

"Mas mesmo que se possa considerar que se trata de uma crítica directamente dirigida à actuação dos ofendidos é patente que ela se situa na área do seu comportamento estritamente profissional e não atinge o núcleo da dignidade pessoal dos ofendidos", referiram os juízes desembargadores, depois de anularem a condenação a uma multa de 500 euros a que Mónica tinha sido sujeita no Tribunal de Sintra.

A decisão do Tribunal da Relação de Lisboa acabou por ir de encontro a um dos pontos do recurso da arguida, tendo esta defendido que as expressões utilizadas teriam que ser enquadradas num contexto de exaltação, após a discussão com o taxista, e com a sensação por parte da mulher que os agentes da PSP estariam a ser pouco diligentes na apreciação da sua queixa por violência doméstica." - Sábado


Parecendo que não, isto pode-se ser transposto para o futebol. 

O "contexto de exaltação"  é legítimo quando um jogador se sentir injustiçado perante uma decisão do árbitro. 

E acontecendo durante um jogo de futebol "é patente que a crítica se situa na área do seu comportamento estritamente profissional e não atinge o núcleo da dignidade pessoal do árbitro ofendido".

Sendo uma "mera verbalização de linguagem grosseira, ordinária, e absolutamente incapaz de pôr em causa o carácter, o bom-nome ou a reputação do visado", "não é susceptível de afectar a honra e a consideração do árbitro a quem era dirigida de modo a merecer a tutela pena", ou seja, uma admoestação ou expulsão.

Ora, como o futebol não é um "Vaticano" e não pode fugir às leis do país, como aliás cada vez mais se nota desde a famosa decisão Bosman, não me resta senão esperar com curiosidade como é que um árbitro ou um Conselho de Disciplina vão expulsar, multar ou castigar jogadores que se manifestem nestes termos. 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

36 comentários

  1. A questão é que há jogos e jogos, jogadores e jogadores.
    Quando os insultos são proferidos por jogadores de clubes sem dimensão, são logo admoestados. Ou verbalmente, ou levando amarelo ou mesmo vermelho, caso o árbitro não esteja nem seja para brincadeiras.

    Se os insultos forem proferidos por jogadores do Benfica, Sporting ou Porto, o árbitro por norma finge que não ouve e nem reage.

    O grande problema é que o Futebol se tornou num mundo à parte, com regras próprias e com inúmeras atenuantes para desvios comportamentais que, quando protagonizados no dia a dia na sociedade civil, me podem trazer problemas e dissabores com a justiça.

    Num contexto de uma discussão sobre futebol, eu posso chamar tudo e mais alguma coisa ao(s) meu(s) interlocutor(es) sem que daí resultem para mim qualquer tipo de problema. Aliás, isto que afirmo é bem visível por exemplo aqui no blog. A facilidade com que as pessoas, sem se conhecerem de lado nenhum, recorrem ao insulto e ao exagero vernáculo, não só para exprimir as suas opiniões, como também para magoar, ofender quem pensa diferente. E muitas vezes entre adeptos/sócios/simpatizantes do mesmo clube.

    A paixão que temos pelos nossos clubes, não justifica tudo.
    Para além do futebol e da paixão clubística, as pessoas deviam ter outros interesses.
    Quando afunilamos todos os interesses num só, tornamo-nos verdadeiros talibans, jihadistas e exigimos que o nosso clube vença por nós, já que bem lá no fundo, bem lá no fundo, não nos temos em muito boa consideração.
    Precisamos que alguém faça e complete aquilo que não podemos nem conseguimos fazer.

    Mas nem sempre foi assim.
    O Futebol e os estádios foram em tempos locais de paixão, fervor clubista, mas sã confraternização entre adeptos.

    Hoje há quem corte relações com pessoas por serem...de um clube diferente.
    Eu não consigo insultar nem maldizer nem apoucar por exemplo o Sporting ou o Porto.
    E porquê ? Porque tenho amigos daqueles dois clubes e não me quero zangar com pessoas que estimo, por tão pouco.

    Quando as coisas se tornam fins em si mesmas e não simples meios, surgem sempre os abusos, a ordinarice, a intolerancia e por último, a violência.

    ResponderEliminar
  2. Aposto com quem quiser que os juizes, Margarida Bacelar e Agostinho Torres, são adeptos lagartos. Just a feeling...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No contexto deste post: ó anónimo e se te fosses foder em vez de vir escrever alarvidades?

      Eliminar
  3. O levarmos ou não à letra o que nos dizem, depende bastante do grau de confiança que temos com quem nos insulta.
    Há pessoas com quem me relaciono regularmente e que conheço bem que me mandam por exemplo para o c______ e eu não me sinto ofendido nem tal expressão desencadeia em mim qualquer tipo de reacção violenta ou necessidade de responder à letra.

    Com os árbitros durante os jogos passa-se o mesmo.
    Não creio que na esmagadora maioria das situações, árbitros e jogadores sejam tu cá tu lá.

    Tudo depende do estatuto de quem ofende e da percepção e sensibilidade de quem é ofendido.
    Se os árbitros fossem punir quem os insulta, os jogos acabavam muito cedo por força das inúmeras expulsões.

    O preconceito por vezes é lixado.
    Nos estádios por exemplo, quando antes dos jogos é feita a divulgação pela instalação sonora dos nomes que compõem a equipa da arbitragem, ainda os desgraçados não fizeram nada e já são brindados com um coro de assobios e insultos que até ensurdece.

    Como tudo, o que faz a diferença é o bom senso e já agora a...educação e o civismo.

    ResponderEliminar
  4. "O "contexto de exaltação" é legítimo quando um jogador se sentir injustiçado perante uma decisão do árbitro".

    Muitas vezes esse sentimento de injustiça exteriorizado pelo jogador, não é equilibrado, diria mesmo, despropositado. E, mais grave ainda, pretende "incendiar" os ânimos e alastrar esse fogo às bancadas, onde estão por norma pessoas que fervem em pouca água e que podem colocar em risco, com as suas reacções, a segurança de outras pessoas.
    Sabemos que por vezes as reacções dos jogadores em campo e dos bancos, têm como objectivo criar ambiente de pressão que amedronte e condicione o árbitro.
    Grande parte das reacções de alguns jogadores em campo, é tudo menos inocente.
    Mas infelizmente, faz parte do jogo.

    ResponderEliminar
  5. Gostava de ver se em vez de agentes se tratassem de juízes. ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se até ao serem tratados por "sr." ou "sra.", por vezes se sentem tratados sem a devida deferência, faço ideia com as frases que a sra. disse.

      Eliminar
  6. Silvestre30/5/18 12:54

    https://www.cmjornal.pt/desporto/futebol/detalhe/alerta-cm--empresario-com-ligacoes-ao-benfica-suspeito-de-aliciar-quatro-jogadores-do-maritimo?utm_campaign=Notificacao&utm_medium=email&utm_source=PushChrome

    Aí está...O amigo César...a enterrar o SLB...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa cá ver: o sujeito compra 4 jogadores do Marítimo num jogo em que o Benfica perde.

      Este contra-ataque azul-esverdeado é um bocado pateta.

      Eliminar
    2. ahah
      sisifo sisifo... se nao percebes nada de termos juridicos, salta fora

      TIC TAC!

      Eliminar
    3. Se não tivessem sido comprados tínhamos sido goleados, mas mesmo assim o César Boaventura foi um incompetente, tinha comprado o árbitro e não tínhamos perdido o jogo com um golo irregular.

      Eliminar
    4. Além da onomatopeia, que mais tens a mostrar?

      Eliminar
    5. O CM a fazer o servicinho ao LFV.
      A notícia está truncada pelo CM.
      É relativamente á época 15/16.
      O Benfica venceu por 2-0

      Eliminar
    6. No apito dourado nos jogos investigados o FCP foi supostamente prejudicado, qual a diferença?!

      Eliminar
    7. Sr. Sifiso, se o Benfica tivesse ganho a notícia já era mais verosímil? Pois bem, o jogo a que se refere o CM disputou-se a 8 de Maio 2016, o Benfica tinha mesmo que ganhar e ganhou. Por 0-2, pese o facto de ter estado a jogar uma hora com 10, por expulsão de Renato Sanches, quando ainda estavam empatados a zero. E agora, Sr Sifiso, já lhe parece melhor?

      Eliminar
    8. Cheira a encomenda do Porto/Sporting por tudo quanto é lado.

      Eliminar
    9. Pública cá está Silvestre

      https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/cesar-boaventura-o-benfica-em-momento-algum-me-pediu-para-exercer-qualquer-tipo-de-corrupcao.html

      E agora diz aos teus amigos NUNO SARAIVA e FRANCISCO J. MARQUES para saírem do cu do Brunalgas e Peidoso pois a PJ está a caminho

      CASHBALL, ESTORILGATE, APITO DOURADO 2.0

      A PARÓDIA ACABOU

      Eliminar
    10. Sr. anónimo o Benfica ganhou e bem...com Renato Sanches mal expulso...bem tentaram que perdêssemos o jogo mas correu-lhes mal

      Agora veja a resposta do César Boaventura e aguarde que a PJ o vá buscar. E diga aos seuscolega xico traques e Minion Saraiva que desta vez naovale apena fugir para Vigo

      Eliminar
  7. O futebol é um mundo machista, que produz comportamentos machistas e repletos de testosterona.
    No futebol tem que haver palavrões, agressividade e...fotos de gajas boas. LoL
    A gente passa os olhos por exemplo pelo jornal Record e está lá tudo : agressividade escrita (às vezes com recurso ao vernáculo) e fotos, imensas fotos de gajas boas. Algumas delas companheiras de jogadores famosos.
    É mesmo um mundo diferente, com regras e símbolos próprios.
    Pode-se insultar, gamar, branquear, falsificar, mentir e tudo isto...impunemente.

    ResponderEliminar
  8. Aqui no NGB, quem escrever, por exemplo, que "Pizzi é merda", arrisca-se a que o seu comentário não veja a luz do ècran.. Talvez

    ResponderEliminar
  9. UMA BOA NOTÍCIA

    https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/correio-da-manha-avanca-que-empresario-com-ligacoes-ao-benfica-e-suspeito-de-aliciar-quatro-jogadores-do-maritimo.html

    OS CRIMINOSOS ESTÃO COM AS VENDAS EM BAIXO???

    será que a PJ encontrou as toupeiras verdes e azuis?

    Vão lamber cus aos lagartos e porcos seus fdp.

    PUBLIQUEM OS POSTS DE CÉSAR BOAVENTURA

    Falará ele à PJ sobre estes 4 jogadores, ou sobre FRANCISCO J. MARQUES, NUNO SARAIVA, ANDRÉ ANDRÉ GERALDES, LUÍS GONÇALVES, BRUNO DE CARVALHO, PINTO DA COSTA

    cheira-me que os incêndios de Pedrogao serão uma pequena fogueira comparado com o que aí vem no futebol português

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É relativamente á época 2015/16.

      Eliminar
    2. Pulpus Curruptus30/5/18 15:24

      Agora é em relação à época 2015/16 porque não pode ser em relação às épocas 2016/17 e 2017/18! LOL!!

      17 Abril, 2016
      "A Sporting TV e o presidente leonino Bruno de Carvalho avançaram com uma proposta aos restantes clubes que irão defrontar o Benfica, oferecendo assim cerca de dois milhões de euros e o passe de alguns jogadores.

      O presidente do Sporting admitiu oferecer uma grande quantia de dinheiro à equipa que conseguir tirar pontos ao Benfica, o comunicado oficial surgiu na Sporting TV, seguido de uma publicação no facebook oficial de Bruno de Carvalho.

      Entretanto o presidente do Sporting arrependeu-se de ter publicado no facebook a proposta e apagou-a para não haverem provas de tentativa de “suborno”.

      Já o video que temos da Sporting TV, a equipa do Jornal Nacional fez "upload" para o youtube, embora já tenha sido reportado inumeras vezes por “direitos de autor” ainda conseguimos ter o video ao nosso alcance.

      Depois de oferecer o passe completo do extremo Héldon em definitivo ao Rio Ave, caso os vilacondenses consigam roubar pontos às águias, o Sportiing não ficou por aqui. Assim equipas como Vitória de Setúbal, Maritimo, Vitória de Guimarães e Nacional também podem usufruir do privilegio dado ao Rio Ave.
      No seguinte vídeo ver as palavras citadas por Bruno de Carvalho em comunicado à Liga e aos presidentes dos outros clubes:

      Eis o texto no FaceBook:

      “Bruno Carvalho
      A Sporting SAD não quer apenas beneficiar o Rio Ave em termos económicos e financeiros se conseguirem alcançar pontos frente ao Befica, as outras quatro equipas também poderão beneficiar de vantagens caso o consigam fazer.

      Eis os prémios.
      1. Rio Ave. Passe completo do jogadore Helton + 2,4 €milhões…
      “Continue Reading

      Infelizmente o “Print Screen” acaba aqui. Mas o que está escrito é revelador das intenções e não é necessário dizer mais nada.

      Depois temos ainda outra coisa muito interessante (sempre o mesmo Geraldes):

      Segundo o que se ouviu nos corredores do futebol no qual se decidiu não denunciar por poder criar mais pressão ao Sport Lisboa e Benfica, foi o facto de dois jogadores do Marítimo terem sido vistos com dirigentes do Sporting no Madeira Panorâmico Hotel na passada quarta-feira. João Diogo era um dos jogadores segundo se consta.

      Acontece que no sábado, dia do jogo do Sporting–V.Setúbal, o André Geraldes, Director do Gabinete de Apoio e Oficial de Ligação aos Adeptos do Sporting, juntamente com 11 elementos da juveleo, apanharam um avião às 21h15 para a Madeira, logo depois da comitiva do Sport Lisboa e Benfica e na altura em que decorria o jogo em Alvalade.

      As questões que ficam são:
      O que foi fazer à Madeira o Director do Gabinete de Apoio e Oficial de Ligação aos Adeptos do Sporting, que por ventura diz-se que vai substituir o Octávio Machado nas suas actuais funções, na hora do jogo do seu clube?
      O que foram fazer 11 elementos de claque com ele? Foram guardar a mala?
      Certo é que vão regressar com a mala cheia ao continente pois o Benfica venceu o Marítimo.

      Não me me venham dizer que Bruno Carvalho não sabia o que andava andou Geraldes a fazer nos últimos 3 anos todos os crimes que cometeu à revelia do chefão?


      Eliminar
    3. "Em causa está um jogo da época passada em que as águias perderam."

      Eliminar
    4. Pulpus

      Junta agora estás declarações do César Boaventura de hoje mais todos os posts de resposta dele a Francisco J. Marques e Nuno Saraiva

      Agora que ele vai ser chamado a depor veremos afinal do que ele vai falar....

      já se preparam malas e atestam carros para a viagem a Vigo

      ESTORILGATE, CASHBALL

      https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/cesar-boaventura-o-benfica-em-momento-algum-me-pediu-para-exercer-qualquer-tipo-de-corrupcao.html

      Eliminar
  10. Amigo a Magistratura caso nao saibas é um orgao de soberania. Por vezes é melhor pensar um pouco antes de escrever. Talvez por isso os juizes quando indiciados respondem sempre num instancia superior.

    ResponderEliminar
  11. A lei pode ser interpretada de várias formas essas foi uma . Por isso is juizes sao um orgao de soberania . ver CRP. COSTA PEREIRA

    ResponderEliminar
  12. Concordo que um campo de futebol não é uma igreja, pelo que um certo nível de tolerância é sempre exigível.
    Ainda assim acho que o exemplo que dás não pode nem deve ser comparável com o que se passa no futebol, até por respeito à queixosas terá sido, em primeiro lugar, vítima de um crime.
    Mas o problema principal é a falta de critério. Ainda esta época houve dois jogadores que foram expulsos por se estarem a tratar mal um ao outro, ainda por cima à distância, e por outro lado vimos os comportamentos do Brahimi e do Coentrão todos os jogos, sem por isso verem sequer um amarelo ... tudo depende da cor da camisola!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o samaris, o fesja, o ruben dias e o pizzi riram se...

      Eliminar
  13. "O Correio da Manhã avança que um empresário com ligações ao Benfica é suspeito de ter aliciado, pelo menos, quatro futebolistas do Marítimo..."

    ÓBALHAMADEUS!


    E Amália Rodrigues pode perfeitamente encaixar aqui, com a musica: "Havemos de ir a Viana"
    "Entre sombras misteriosas
    Em rompendo ao longe estrelas
    Para depois esquecê-las, havemos de ir a Viana..."

    (só para quem sabe ler nas entrelinhas...)

    Porque afinal, a César o que é de César... E, sem esquecer, o melhor (ou muito pior), ainda está para vir!

    Julio Loureiro (Fafe)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pulpus Curruptus30/5/18 15:49

      Ó corrupto, o Oscar Boaventura já respondeu. E o melhor está mesmo para vir!

      César Boaventura
      Existe uma cabala para detonar o SL Benfica que envolvem o meu nome. Deixo bem claro que o SL Benfica em momento algum me pediu para exercer qualquer tipo de corrupção, sendo um clube que comigo sempre pautou pela honestidade.

      A minha função é agenciamento de jogadores, e na verdade obriga-me a falar com os mesmo. De referir um nome, avançado pela CMTV, Patrick, que não conheço pessoalmente e nunca falei com ele, venha o jogador publicamente dizer que me conhece, dai se vê a dimensão desta calúnia.

      Estou disponível para tudo em benefício da verdade, e não vou desistir de forma alguma da verdade.
      Não existem provas nenhumas que possa ter tentado corromper qualquer jogador porque isso é mentira. Mas sei que assim como me tentaram corromper a mim para mentir àcerca deste processo, também andaram a contratar jogadores para mentir sobre o Benfica, o que demonstra a falta de dignidade que existe em algumas pessoas que estão no futebol.

      Estejam descansados que eu não vou para Vigo, nem compro casa em Cabo Verde.
      A injustiça é negra, mas a transparência não tem cor!

      Fica aqui um desejo,
      Aos que tanto acusam, que possam fumar o charuto da paz tal como eu faço.
      A paz só existe em quem tem a consciência tranquila.
      Beijinhos e até breve nas instâncias apropriadas.
      Não apagam o Cash Ball com isto, muito menos apagam a oferta de viaturas a árbitros.
      O melhor afinal está mesmo para vir.


      O que nós ficamos a saber na Redes Sociais! É que está mesmo!!
      E escusam de desviar as atenções das drogas, do Cash e da Ball, porque a verdade porta-se sempre como o azeite!

      Conseguiram desviar as atenções da compra de informações sigilosas sobre 196 árbitros por parte de um VICE-PRESIDENTE do clube!! Corrupção activa provada pelo MP!!!!
      Isso ainda não foi julgado na justiça desportiva!!!
      Deve estar ainda fechado dentro de alguma gaveta de algum lagarto prenhe de militância!
      Continuamos à espera!!

      Eliminar
  14. Este caso é delicioso!!!! Tipicamente TUGA pa!!!
    Uma analise tao longa e pormenorizada sobre.... uns palavroes!!!

    ResponderEliminar
  15. Tens o Jorge Sousa sancionado por verbalização semelhante... e tens Coentrão e Brahimi sem castigo. Por isso... exemplos não faltam

    ResponderEliminar
  16. Filipe Alves30/5/18 18:02

    Estes juízes desiludem a sociedade portuguesa precisamente no momento em que a sociedade contava com eles para ajudar a sociedade a tornar-se melhor. É pena que não posso usar de adjectivos descritivos pois aposto que se alguém me denunciar a eles que já não terão em consideração a minha exaltação causada por esta decisão jurídica.

    ResponderEliminar
  17. existem jogadores que dizem isso ou pior e nada lhes acontece.

    se isso se pode aplicar a decisões fora das quatro linhas como multas, ou jogos de castigo já dentro das quatro linhas o juiz é soberano e não é possível de recurso.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking