sábado, 19 de dezembro de 2015
BCP e NOVOBANCO perdoam dívida ao SCP

O Sporting chutou para daqui a 10 anos a dívida de 55M, que se junta ao empréstimo de 88M também na mesma altura.
A exigência de ser presidente do Sport Lisboa e Benfica.

O que é “ser exigente” para Luis Filipe Vieira?
Bem, ser exigente não passará certamente pelo aspecto desportivo, que tem sido sucessivamente menosprezado pelo ex-sócio do FC Porto que ocupa a cadeira de presidente do SL Benfica.
Nem tampouco pelo dirigismo desportivo e pela criação de estruturas imparciais em Portugal que impeçam uma repetição do Apito Dourado.
Aliás, é de uma hipocrisia gigante Luis Filipe Vieira dizer que “Dentro do Benfica temos direito a divergir, mas os nossos adversários estão lá fora, mais activos do que nunca, o que nos obriga a estar mais unidos do que alguma vez estivemos na defesa do Benfica.”
Curiosamente, é a nível interno que Vieira tem procurado abafar qualquer voz contrária à sua gestão. Uma contradição enorme face ao que discursa do púlpito.
De facto, até parece é que Luis Filipe Vieira faz um esforço muito grande para impedir o Benfica de sufocar os seus inimigos.
Assim foi com o “assassínio político” de Hermínio Loureiro e Ricardo Costa que após terem enfrentado o sistema de Joaquim Oliveira e Pinto da Costa foram forçados a sair, com o Benfica a ser infelizmente o principal apoiante de Fernando Gomes para a Liga de Clubes, que foi director financeiro do FC Porto do Apito Dourado e apanhado nas escutas a combinar o fornecimento de bilhetes para António Araújo e “as deusas”.
Assim foi também com o apoio da passagem deFernando Gomes juntamente com Tiago “Cachecol do Porto” Craveiro para a FPF. Com esse apoio vergonhoso, Luis Filipe Vieira quebrou uma regra instituída pelos presidentes históricos do Benfica, Sporting e Belenenses que tinham acordado nunca apoiar ou permitir ninguém ligado ao FC Porto ocupasse a cadeira do poder na FPF.
Eles sabiam bem todos os expedientes usados ao longo dos anos para beneficiar o FC Porto, como os 2 alargamentos que impediram o FC Porto de descer de divisão ou a forma como o FC Porto recebeu o estatuto de utilidade pública.
Nada disso impediu Luis Filipe Vieira de ainda tornar adar a mão a Pinto da Costa novamente aquando do golpe que afastou Mário Figueiredo e que lá colocou ofantoche Luis Duque.
O acordo com a NOS, como o futuro próximo vai demonstrar, foi mais um golpe de teatro, de propaganda fácil.
Prometer pagar um passivo de 430M (com o encargo de juros conhecido) com um acordo a 10 ANOS e progressivo é mais uma vez vender aos benfiquistas uma ilusão que não vai cumprir.
Primeiro, porque teremos eleições em 2016 e só após isso é que poderá ser tomada alguma decisão sobre o destino dos 36M(brutos) do primeiro ano de contrato.
Também, se Vieira se candidatar e for eleito, terá sempre que explicar aos benfiquistas se vai pedir à NOS a antecipação do valor total dos primeiros 3 anos de contrato para abater no passivo. Ou devia, se realmente respeitasse os sócios.
Em alternativa, informar se vai vender o crédito que o Benfica terá a receber da NOS por esses 3 anos de contrato a alguma instituição financeira para obter esse valor adiantado.
No entanto, nada disto permitirá a Vieira antecipar valores para além do seu mandato e se o fizer será muito grave.
Por isso, é preocupante que Luis Filipe Vieira insista na mentira de que vai pagar o passivo com o contrato da NOS. Não pagou o passivo com os muitos milhões das vendas dos últimos anos!
Luis Filipe Vieira construiu muito betão no Benfica, o que é a sua especialidade. Mas gastou demasiado com essas obras. Alguém consegue explicar, por exemplo, que o Museu tenha custado para cima de 12 milhões de euros, instalado num edifício que já estava construído?!
Luis Filipe Vieira gosta de reclamar para si méritos que não tem.
Mas nunca o vi reclamar para si a paternidade deste passivo monstruoso!
A paternidade das centenas de jogadores sem utilidade contratados durante a sua gestão!
A paternidade dos resultados desportivos medíocres de 15 anos de gestão para um clube como o Benfica.
A paternidade de ser o presidente que assistiu ao período mais vitorioso do FC Porto, com um penta e um tri campeonatos.
Mas isto é Luis Filipe Vieira. Alguém agarrado ao poder, preocupado apenas em manter as suas clientelas, desde Jorge Mendes às Doyens.
Alguém que nem tem a sinceridade de falar sem papel escrito, de ser franco para os sócios e adeptos.
Foge aos debates como o diabo da cruz.
Luis Filipe Vieira fala muito sobre a recuperação da grandeza do clube. O que fez Vieira por isso?
4 títulos de campeão em 15 anos?!
100.000 sócios perdidos nos últimos anos?
Que promessa é que Vieira cumpriu, das dezenas que tem feito ao longo dos anos?
Não vender abaixo das clausulas? Baixar as quotas? Os preços dos bilhetes?
Não vender mais jogadores?
Luis Filipe Vieira fala em recuperar o Benfica para os sócios. Será que quer dizer com isso que vai dar aos sócios o que deu às Casas? Que um sócio com apenas um ano de filiação vai poder ter 50 votos como têm os que gerem Casas do Benfica que só precisam de um ano de filiação?
Luis Filipe Vieira é um oportunista a quem saiu a sorte grande. E que só largará o poder obrigado, ou quando não tiver mais dinheiro para gastar ou ainda se tiver finalmente a enfrentá-lo em eleições um benfiquista de gema.
Até lá, continuará a vender ilusões, a endividar o clube, a usá-lo para fidelizar a sua clientela e a garantir que os verdadeiros inimigos do clube continuam bem vivos.
(A maioria dos que estiveram na quinta-feira no jantar na Catedral deviam borrar a cara de vergonha por colocarem os seus interesses pessoais à frente do interesse do clube.)
O novo avençado de Vieira é...

...quem anda agora a cheirar o rabinho do inenarrável Pedro Guerra para todo lado.
Perguntem ao Hugo Gil.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
Benfica 2015/2016: O que fica depois de tudo esmiuçado

Resistir à Tentação é fundamental

O Benfica andou a construir a casa com fundações de madeira e por isso a casa ergueu-se mais depressa que os outros. Mas o problema (dos outros) é que ao invés de fazerem fundações de betão - já que iam ficar atrás - optaram por ir também fazer em madeira. Agora o Benfica, mais uma vez primeiro que os outros, percebeu que este "colapso" financeiro dos bancos ia ser tipo "bicho da madeira" e a casa ia cair.
Ora, ao invés de continuarem a construir andares... o Benfica parou e começou a substituir as fundações por betão comprado com o próprio dinheiro. Os adeptos agora olham para o lado e parece-lhes que os adversários estão a construir um arranha-céus e que isto vai ser um atraso irreparável.
NADA DE MAIS ERRADO!
Vai ser um atraso aborrecido. Vamos ter que os ouvir este ano a celebrar, possivelmente. Vamos ter que levar com a conversa de que são agora os maiores do mundo. Ok... é deixá-los ir.
Pelo caminho, tal como disse quando o Benfica decidiu poupar 3M€/ano em salários com o treinador e decidiu poupar em salários de jogadores não investindo em novos jogadores caros em salários e decidiu ainda conter custos, o Benfica tem agora a oportunidade de construir as fundações bem construidas e depois não parar de elevar o arranha-céus enquanto os outros virem os seus prédios cairem e terem que construir tudo de novo e sabe-se lá se terão dinheiro para o material que precisarão.
Se o Benfica está a fazer o trabalho bem feito? Eu diria que sim. Rui Vitória não é o treinador do Benfica campeão consecutivo no futuro, talvez. Mas é seguramente um homem de visão de gestão desportiva de longo prazo. Um homem que tem capacidade intelectual e desportiva para ser um pilar de uma preparação de um projecto a 5 anos focado em recursos próprios (formação e prospeção de valores "desconhecidos" - tipo Cervi e Zivkovic).
Talvez dentro de dois ou três anos o Benfica tenha que "dar o salto", já com outra maturidade e já com os "prédios" dos outros em colapso... mas por agora é preciso resistir à tentação de que é possível ter "sol na eira e chuva no nabal".
O Benfica TEM (meaning: OBRIGATÓRIO) de aliviar o peso da banca no clube que é brutal. Eu andei aqui durante anos a dizer que andávamos a crescer à custa dos bancos. Como eu dizia, "com as calças do pai, todos parecem uns homens" e o Benfica usava o dinheiro do "pai", mas os grandes contabilistas e economistas diziam que não, que eu era um desestabilizador.
Agora é hora de arrumar a casa porque tem que ser. Se querem discutir o problema que nos trouxe até aqui... é outra conversa, mas não ignorem que há problema, nem acredita no conto de fadas de que é possivel continuar a gastar da mesma forma, que é possivel ter a atitude do anormal do outro lado da 2a circular e ainda ganhar... sem consequências atrás da cortina.
PS - O homem no discurso dele ontem disse, efetivamente, que errou algumas vezes e vai seguramente continuar a errar. Mas como se fazem juizos de valor pelo que vem nos jornais online... enfim. Já agora, não era preciso ter ouvido... bastava ter lido a versão em papel.
Alguma vez o vamos ouvir dizer: "Errei!" ?!

Demagogia tipo Venezuela.

"Quanto ao acordo celebrado com a NOS na semana passada, queria reiterar o que já disse: à medida que as contrapartidas financeiras do acordo se forem cumprindo, vamos libertar o Benfica do seu passivo".
Há eleições em 2016. Outras se seguirão. Vieira conta estar no Benfica até aos 80 anos?
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Tão previsível e tão óbvio, que se torna dificílimo de digerir
