O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Já percebi que não aprendes, Jesus! Mas eu não desistirei...

. 36 comentários
Quanto tempo precisaste para perceber a IMENSA QUALIDADE do Bernardo Silva quando hoje o deixaste jogar uns minutos? Eu respondo-te : não mais que 3 ou 4 minutos... Deves ter muitos assim, deves!

Devia ser motivo de despedimento andar a "matar" assim este puto... Mas pensando bem, tu és um ás a queimá-los não é? Ontem o Nelson Oliveira esteve em bastante bom plano, portanto o melhor hoje foi não o meter mais que 5 minutos para não ser demasiado ridículo quando o dispensares. É muito melhor dar espaço e tempo à NULIDADE do Franco Jara... Para o tirares! 

E o que dizer da atitude de merda de tirar o Teixeira logo depois de ele ter cometido um erro... Com 13 minutos em campo? Sabes o que é um erro? Sim, é aquilo que o Cesar tem cometido várias vezes... O que é normal olhando ao contexto do jogador, mas que pareces menos tolerante quando se trata dos miúdos. Ah e não venhas com a justificação que estava lesionado... Porque foi várias vezes filmado e não teve qualquer acompanhamento medico, além de que ainda assim, depois de um erro não se tira o miúdo. Nem que esperasses mais 5 minutos...

Queres que fale também do que estas a fazer ao Cancelo? Estás a jogar bem miúdo... Então sai lá da tua posição para poder jogar outra NULIDADE, mas é uma nulidade que foi avalizada pelo mister, não é?

Sim, já percebemos que eles não contam para ti... PORQUE NÃO QUERES! Só mesmo por isso, porque se fosse por uma questão de qualidade, qualquer treinador os aproveitaria é os trabalharia.

PS.- parabéns a todos estes miúdos que, mesmo percebendo tudo isto do treinador, têm feito em campo exibições na maioria das vezes superiores aos "escolhidos" do treinador.

Jesus, ouve o Presidente que ele tem razão...

. 22 comentários

Pede ao homem um guarda-redes como deve de ser (não o Roberto II, o argentino), um médio defensivo (se o "preço" para ter o Guilavogui é largar o Gaitan, ficamos com o Almeida que é bom!) e avalia bem a questão do central (mas eu gosto do César) porque de resto pensa bem nos reforços que tens "em casa":

Na baliza precisamos do titular. Já sabes que o Artur é para o bom e para o mau... não dá! Deixa o homem ir à vida dele e vai buscar um com menos de 30 anos e que tenha qualidade. Nessa posição vale a pena investir.

Nas alas o Maxi faz o ano inteiro, excepto as paragens cerebrais para castigos, e para isso tens o Cancelo que está a melhorar só na pré-epoca isso é evidente. Do lado oposto o Benito e o teu novo menino bonito, Eliseu fazem bem o trabalho e ainda tens o Sílvio. Tens? bom não sei... nunca mais soubemos se fica ou nao!

No meio o Luisão não tem pré-epoca e precisa de um central rápido nas dobras ao lado dele. Cesar? Jardel? Diz-me tu oh Jesus. Seja como for, o Sidnei mostra ser bom terceiro central e tens ainda o João Nunes (espero que seja hoje campeão da Europa) na equipa B e que pode fazer alguns jogos. Seja como for, talvez não seja mau ter 

No meio campo defensivo esquece lá o Ruben Amorim. Esse podes assinalar na tua folhinha para o lugar do Enzo Perez e até o podes deixar sair pelos 29M€ (ooohhh! O GB passou-se!). No meio campo defensivo tens o André Almeida que antecipo que em menos de dois anos nessa função será vendido por bons milhões. Tem tudo para ser um jogador de eleição aí. E claro o regresso do Fejsa! O Ruben pode "segurar as pontas" do Almeida até lá. Seja como for, dado que o Fejsa ainda demora, um jogador que tirasse a pressão do André era bem vindo.

Nas alas estás servido oh Jesus, não inventes! Salvio e Ola John, além do Sulejmani, do Ivan e do Bebé - qualquer deles pode jogar nas duas alas! O Candeias podes mandar para o Braga para trazeres o Rafa que sabemos que gostavas de fazer dele um 8 mais do que um avançado. Mas podes lá deixar o Eder e olha que até sabes que gosto do rapaz... mas gosto mais do Nelson Oliveira e já é nosso! Rafa, Amorim e Teixeira... estás mais que servido a 8.

Já vi que finalmente estás a "libertar" o Nico! Ele "devia" no esquema jogar a ala, mas tu já percebeste que um puro sangue não se amarra na vedação. Ele joga em todo o lado e em lugar nenhum. Bem visto... já só falta meteres na cabeça que tens uma alternativa quando o Nico está cansado ou a precisar de rodar: BERNARDO SILVA, homem! É baixo? Não me lixes... queres ver que ali joga de cabeça, não! O Messi é alto? O Gotze? Esquece lá isso e deixa o puto jogar.

Por fim na frente tenho "mixed fellings". Acho que o Lima, o Derley e o Nelson é curto! Falta ali um "hot shot"! O Nélson se tu meteres isso na cabeça (e ele também) pode perfeitamente vir a sê-lo, mas passa muito por uma mudança de mentalidade e um alinhamento dos dois que precisam OS DOIS de ultrapassar. Eu gostava. Além disso, tens o Kevin "Coiso-bikler" na B jutamente com o Lolo.

Ou seja, bem vistas as coisas... não precisas de muito mais e até pode sair o Enzo. Se o Gaitan ficar, com este "quadro" acho que seremos campeões (o Nico à solta vai ser do melhor!!!!)

Agora... Se começares a excluir o Sidnei, Cancelo, o Bernardo, o Almeida como solução para o meio, o Ivan e o Nelson Olveira... sim, nesse caso é melhor mesmo pensares em ir ao mercado buscar malta porque há por ali muita falta de jogadores.

Se não vês alternativa de curto prazo ao Garay, se não vês substituto ao Maxi, se não estás confortável nas alas ou no ataque, se a aposta é basicamente o Fejsa no meio campo defensivo, nem estás tranquilo na vaga possível do Enzo e do Rodrigo. Eu diria que estamos mal...

PS- Lembra-te de mais um nome, homem: GONÇALO GUEDES! Quando aqui andei a falar meses, anos, sobre o Oblak todos diziam que estava doido, que era fresquinho... foi o que se viu. Este não engana. Esquece a idade dele... é puro diamante.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O meu filho marcou um golo pelo Benfica, Jesus!

. 27 comentários
JOÃO TEIXEIRA! Lembras-te, Jesus quando te disse que quando os putos da formação, que cheiram a Benfica, marcam um golo parece nas bancadas que foi um golo do nosso filho?

Pois, foi isso mesmo que senti hoje quando vi o puto João Teixeira a marcar. Parecia que estava a ver um golo na final da Champions! É um dos nossos, pah! É o puto "made in Benfica".

E viste o Nelson Oliveira a começar a mostrar mais e ser um elemento de jogo interessante, com envolvimento na fase de construção e depois a lutar pela fase de finalização... O meu filho quase marcava, Jesus! Não fosse aquela defesa com os pés, oh JJ, eram os nossos putos a "facturar".

E o outro que não é filho, mas é como se fosse? Viste a pinta do André Almeida ali no meio? A ultima vez que ali jogou "encheu o campo" contra a Juventus. Ainda tens duvidas de quem é o teu 6 de raiz? Solta lá o Ruben para 8, homem...

Oh Jesus, tivesses tu coragem de ter experimentado nesta pre-época o 4-2-3-1 e terias visto o "filho querido da família" a brilhar, o nosso Bernardo ali a 10 é um privilégio para os olhos.

Quando ao João Cancelo, não preciso falar pois não? Dás tu o bilhete de regresso ao Luís Filipe ou damos nós? O rapaz simplesmente está uns 100 furos abaixo do Cancelo que, tal como o Teixeira e o Nelson, ainda cometem erros de quem precisa que acredites neles e os ajudes...

Vá lá oh Jesus, deixa-te embirrações. Pega nestes putos, junta-lhes o Ivan Cavaleiro e o Bernardo Silva (não a 8, mas a 10 em 4-2-3-1, ou se quiseres em 4-4-2 losangulo se quiseres ser mais ousado) e vais ter neles "puro sangue benfiquista" sempre pronto a chegarem-se à frente.

Fala com eles, ajuda os miúdos, ensina-os a melhorar e a errar menos... A qualidade está lá toda, só faltas mesmo tu oh Jesus para eles serem o que podem ser e não passarem ao lado da carreira.

PS- o Guedes assenta ali tão bem, apenas de vez em quando, se tivermos o azar de o Gaitan sair.

Aí está o plano de salvação de Joaquim Oliveira

. 80 comentários

"O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol determinou a anulação e consequente repetição do ato eleitoral que reconduziu Mário Figueiredo na presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

A decisão, anunciada esta terça-feira, decorre do deferimento parcial do recurso apresentado por V. Guimarães e Estoril, por unanimidade do CJ, considerando-se como admitida a candidatura encabeçada por Fernando Seara ao ato eleitoral.

O CJ decidiu ainda que a lista de Mário Figueiredo «pode, eventualmente, vir a ser admitida caso sejam sanados os respetivos vícios formais».

O órgão federativo comunicou também que se encontra «pendente» o recurso apresentado por Rui Alves, dependendo da decisão «a admissibilidade» da lista encabeçada pelo antigo presidente do Nacional."
- A Bola.

Aquilo para que alertamos está em marcha. 
Mais uma vez na história do futebol português, o Conselho de Justiça da FPF coloca-se ao lado daqueles que se servem do futebol.

O colete de forças da Olivedesportos que tem mantido apertados os pequenos clubes e tem condicionado as suas prestações desportivas tem que ser mantido a todo o custo, segundo estes senhores.


Com a validação da candidatura de Fernando Seara, o caminho está aberto para a retirada dos processos da Liga de Clubes contra a Olivedesportos. Os direitos televisivos estão longe de estar resolvidos e até garantidos no futuro próximo. 

A reentrada em campo de Fernando Seara reforça o grupo de pressão político que irá fazer tudo para que as alterações legislativas que protegerão os interesses de Joaquim Oliveira e do Sistema venham ao de cimo ainda antes do fim desta legislatura.

Quem está no futebol sabia e sabe qual o lado que defende o futebol e qual o lado que torna a ajoelhar os clubes ao Sistema que serve o FC Porto.

Teremos telefonemas novamente a pedir votos em Seara? Será novamente Pinto da Costa a dar o OK final aos nomes da lista de Seara? 


terça-feira, 29 de julho de 2014

Blog NGB e Presidente Vieira contra Jesus e o resto do Mundo

. 27 comentários
Não, não se trata de um jogo de beneficiência que vamos organizar em parceria e com o patrocínio da Emirates, mas sim da defesa da qualidade dos jogadores da formação do SLBenfica...


Têm qualidade, sim senhor Presidente! É isso mesmo, defender os nossos miúdos que merecem oportunidades para falhar e acertar como os demais MAS SÃO NOSSOS! ... não precisam nascer nem 10 nem 2 vezes, estão lá para serem potenciados, ou só se potencia em castelhano e brasileiro?

Tal como referido no tópico anterior (Finalmente vão ser anunciadas as "trutas" prometidas...) são vários prontos para serem desafiados por Jorge Jesus:

O terceiro guarda-redes e guarda-redes da equipa B: Bruno Varela
O suplente de Maxi Pereira e titular nas Taças nacionais: João Cancelo
O suplente do Enzo Perez ou Jordy Classie (caso saia o primeiro): João Teixeira
O pilar de suporte ao meio campo defensivo com Ruben Amorim: André Almeida
O novo "mágico" da Luz para uma alternativa táctica em 4-2-3-1: Bernardo Silva
O puro sangue das alas como alterantiva a Gaitan e Sálvio, Ola John e Sulej: Ivan Cavaleiro e Gonçalo Guedes
O homem-área para suportar o 4-2-3-1: Nélson Oliveira

e...No "forno" para o próximo ano já temos as nossas "estrelas" Raphael Guzzo, Romário Baldé, João Nunes, Thierry Graça e Nuno Santos... e quem mais nos venha a surpreender nos juniores (excelente materia prima nos de primeiro ano) e na equipa B.

Finalmente vão ser anunciadas as "trutas" prometidas...

. 24 comentários
O terceiro guarda-redes e guarda-redes da equipa B: Bruno Varela
O suplente de Maxi Pereira e titular nas Taças nacionais: João Cancelo
O suplente do Enzo Perez ou Jordy Classie (caso saia o primeiro): João Teixeira
O pilar de suporte ao meio campo defensivo com Ruben Amorim: André Almeida
O novo "mágico" da Luz para uma alternativa táctica em 4-2-3-1: Bernardo Silva
O puro sangue das alas como alterantiva a Gaitan e Sálvio, Ola John e Sulej: Ivan Cavaleiro e Gonçalo Guedes
O homem-área para suportar o 4-2-3-1: Nélson Oliveira

Na porta da saída estão Djavan (eu optava antes por não ter trazido o Eliseu, mas OK), Steven Victoria, Candeias (nunca devia ter entrado), Artur Moraes, Cardozo (já passaram os dois da vaidade), Luis Filipe (pode ser emprestado em Portugal para vermos se o problema é a falta de ritmo), Pizzi (sem espaço) e Jara (sem espaço).

Reparem que não propus ninguém para titular, se bem que acredito que lá chegarão por mérito, e em alguns casos nem para o principal suplente... Ah! E não sugiro nenhum para posições-chave como guarda-redes, central ou médio box to box. Oooops! dei cabo do vosso argumento de que isto enfraqueceria o plantel.

No "forno" para o próximo ano já temos as nossas "estrelas" Raphael Guzzo, Romário Baldé, João Nunes, Thierry Graça e Nuno Santos... e quem mais nos venha a surpreender nos juniores (excelente materia prima nos de primeiro ano) e na equipa B.

PS- Por falar em equipa B, o Dawidowicz nao impressionou até agora, mas o Friesenbichler não engana!!!

Emirates e o valor da Marca Benfica.

. 30 comentários

Teremos que saber os valores envolvidos para entender a valorização dada à Marca Benfica pela Emirates.

Sem dúvida que é uma parceria muito interessante para ambas as marcas, sendo que a Emirates procura assim estimular os cerca de 14 milhões de adeptos do SLB espalhados pelo mundo a utilizar os seus serviços.

Quanto ao SL Benfica, a associação com a Emirates pode trazer a curto prazo outros investidores estrangeiros na Marca do clube e isso é muito positivo. Além do impacto financeiro directo do patrocínio, o que ainda está por saber.

Gostei de ver Domingos Soares de Oliveira a dar a cara pelo clube no anúncio deste negócio, coisa que lhe dá a devida notoriedade pelo trabalho que tem realizado pelo clube que, não sendo o seu de coração, é sem dúvida um profissional que revolucionou o negócio da Marca Benfica. Foi ele que arquitectou os grandes negocios recentes da Marca Benfica.


A Marca Benfica, através das suas conquistas desportivas desde 1904 e da sua enorme massa adepta (que é o seu maior património!!) há muito tempo que atrai as grandes empresas que investem no futebol.

Assim foi com a SHELL, com a PARMALAT ou mais recentemente com a VODAFONE.

A Marca Benfica cria valor para quem nela investe, para quem nela aposta e acredita.

A Emirates percebeu isso assim como as anteriores multinacionais já o tinham entendido. 
Por exemplo, o envolvimento da Vodafone com a Marca Benfica foi fundamental para o seu estabelecimento quando assumiu em nome próprio a substituição da marca Telecel. 
De 1996 a 2005 este gigante das telecomunicações foi o principal patrocinador do SL Benfica.

Por tudo isto não entendo esta euforia desmedida que alguns partilham com a assinatura deste acordo. Foi uma surpresa para vós? Descobriram a pólvora? Ou são simplesmente tapados quanto a este passado do nosso clube? Ficam assim tão surpreendidos com o valor da Marca Benfica?

Relembro os mais esquecidos, em especial os 38% desaparecidos da face da terra que votaram Vale e Azevedo na eleições de 2000, que mesmo durante esse mandato que LFV gosta tanto de lembrar, a TELECEL não pareceu preocupada com o caos dos 86M de passivo e continuava a acreditar no real valor da Marca Benfica.
Não atesta isso o poder da Marca Benfica?

Lembrem-se que o que faz a Marca Benfica não são as vendas de jogadores: são os troféus, os títulos e a sua grande massa adepta. 

Saúdo este acordo com a Emirates, mas a companhia de aviação não entra em campo nem marca golos. Assim como um certo senhor de bigode.

Vão escrever no NGB! Sem filtros...

. 52 comentários

Temos lido vários (cada vez menos, é verdade...) comentários a dizer que estamos errados nisto e naquilo. Há sempre quem encontra forma de dizer que estamos errados, mas são poucos os que se dão ao trabalho de nos dizer porquê, de argumentar contra, sem ser optando pelo insulto ou ofensa aos bloggers.

Assim, durante o mês de Agosto, todos os nossos leitores vão ter oportunidade de ME SUBSTITUIR (Benfica by GB) neste blog. Para isso bastará enviarem os vossos textos para o meu email: benficabygb@gmail.com e prometo que todos serão publicados.

Regras:
- Não se aceitam textos com insultos ou ofensas a funcionários ou dirigentes do SLBenfica
- Não se aceitam textos com insultos ou ofensas aos bloggers do NGB
- Não se aceitam textos que visem os bloggers do NGB, mas sim as temáticas aqui discutidas.
- Aceitam-se todos os textos que versem sobre as opiniões dos bloggers do NGB, mas não sobre os próprios.
- Não se aceitam textos anónimos, mas não há obrigatoriedade de assinatura com nome verdadeiro. Serão aceites nicknames (identidade virtual).

Não temos qualquer interesse sequer sem saber o vosso endereço de email. Podem criar um de propósito para o efeito, partilhar endereços... O que quiserem.

Não terão qualquer tipo de restrição de "linha editorial", tal como não têm os bloggers deste espaço. A crítica é benvinda desde que sustentada.

E agora? Tens coragem de te assumir perante mais de 15.000 leitores diários ou vais ficar a fazer de ratazana em alguns blogs e caixas de comentários?

PS- Pela exposição e luta diária pelo indefensável (sem ofender ninguém, é verdade), o Pedro Guerra, se quiser participar terá prioridade face aos demais.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Os nossos putos ESTÃO NA FINAL DO EURO SUB19!

. 8 comentários

João Nunes, Romário Baldé e Raphael Guzzo jogaram esta noite contra a Sérvia num jogo que, contra o actual campeão Europeu da categoria, valeu o acesso à Final que vai ser jogada contra a Alemanha. No banco ficou ainda Robocho.

FABULOSO! Depois da Final da UEFA Youth League, estes quatro magníficos poucos meses depois estão noutra Final de enorme dimensão.

ESTES PUTOS SÃO FANTÁSTICOS! PARABENS CAMPEÕES!

Nascerem 10x...? Possivelmente já estiveram em mais momento de grandes decisões do que muitos que entram com rótulo de "futuro craque" no plantel no SLBenfica e saem com o rótulo... estragado!

Houvesse "tomates" e já estariam "debaixo de olho" do treinador da equipa principal para ir fazendo uns treinos de vez em quando, ou outro jogo se possível... e na próxima época já seriam solução, tal como esta época o Gonçalo Guedes já estaria a ser lançado sem medos (e já nem falo no Cancelo, Bernardo, Ivan e Nelson Oliveira, claro!).

PS- Tanto me bati pelo Oblak... que tinha razão! Pelos nossos putos, gritarei até que a voz me doa. Não gostam? Mudem de canal!!!!

Aí está o patrocínio da Emirates

. 57 comentários


Assim que o contrato com a PT terminar, já todos sabemos o que vai acontecer....

BTV: 30 milhões de receita! (TUNGAS!)

. 61 comentários

Domingos Soares Oliveira anunciou no Brasil que a BTV, novo nome da BenficaTV, já representa 30 milhões de euros de receitas para o SLBenfica.

MUITOS PARABÉNS A TODOS OS QUE TÊM DADO DIMENSÃO A ESTE PROJECTO!

Agora... cuidado com o complemento que ele compara logo a seguir: Anteriormente ganhámos 7,5M€/ano.

Estes dois números NÃO COMPARAM entre si. 7,5M€ era receita líquida do SLBenfica e 30M€ é receita íliquida do SLBenfica, para terem uma ideia, uma parte dessa receita existirá na mesma se amanhã o SLBenfica resolvesse vender os seus direitos desportivos.

Ou seja, os 30M€ em primeiro lugar não excluem os custos que temos com a operação (salarios, meios, satelites, etc.) e por outro lado não são APENAS receitas com os direitos televisivos. Para se comparar o crescimento do nivel da receita, temos que "isolar" destes 30M€ as receitas apenas com direitos televisivos - excluindo subcrições, publicidade, etc.

Seja como for, o projecto BenficaTV é claramente um projecto vencedor, não foi infelizmente um projecto unânime ao inicio, mas... VENCEU!

Querem saber porque eles não apostam?

. 88 comentários

Ultimo parágrafo do discurso directo do Domingos Soares Oliveira: "eles (os adeptos) pedem jogadores formados no clube, mas no final o que eles querem são resultados".

Pois é! Ainda ontem eu aqui escrevia sobre isso e sobre a CULPA que os adeptos têm em exigir aos miúdos que só joguem no Benfica se valerem 2x mais do que aqueles que podem vir de fora, quando na verdade deveria ser ao contrario.

Correndo os blogs e os fóruns ja se vê a selecção de clubes a que deveriam ser emprestados todos sem excepção, Bernardo, Ivan, Cancelo, Teixeira e Oliveira... Tudo embora!

A parte gira é que continuará a haver paciência e tolerância para os falhanços do Cardozo, para as inconsequencias do Jara, para a falta de interesse do Sulejmani, para a falta de qualidade do Candeias, para a falta de pernas do Maxi, para a falta de creatividade e magia do meu campo... Mas não faz mal! Os miúdos é que não podem jogar porque erram, porque ainda são muito novos, porque têm má atitude (boa atitude é malhar no treinador como fez o Cardozo!), porque com eles não ganhávamos nada....

PS- os Sub19 onde o Benfica tem o João Nunes (titularissimo), o Guzzo (muito forte) e o Baldé (que está a joar dois anos acima do escalão) joga hoje para a acesso a final do Europeu. Estes três meninos, em poucos meses foram à final da "Champions dos putos" e podem ir a final do Europeu... Em qualquer outro clube com visão, seriam opção para começar a ser lançados nas equipas principais aos pouquinhos - se calhar 5 ou 6 jogos este ano, principalmente nas Taças.

Mas lá está, são novos, são baixos, ou são altos ou são fracos de dimensão do calcanhar ou têm cabelo curto. Haverá sempre desculpas para ter antes o Candeias, o Steven, o Sidnei, o Luis Filipe, o Eliseu, o Bebe, etc etc etc 

Afinal não basta "meter o Manel".

. 62 comentários

Passam os dias e continua a não haver uma única declaração do presidente do Sport Lisboa e Benfica aos adeptos/sócios.

Tanta pressa que houve em dar entrevistas no final da temporada e agora...nada.

Desfaz-se a equipa que poderia colocar em causa a hegemonia do FC Porto e continuam a contratar-se carradas de jogadores alguns dos quais nem nunca chegam a vestir a camisola do nosso clube como Mitrovic e agora com Fariña. 

As pessoas que temporariamente estão a passar pelo Sport Lisboa e Benfica nem sequer se dão ao trabalho de anunciar em primeira mão aos adeptos/sócios quer entradas quer saídas de jogadores. Ainda ontem o Fariña é anunciado pelo Coruña e não pelo Benfica, como já tinha acontecido com tantos outros.

Estamos a menos de 3 semanas do início da temporada e mais uma vez o plantel está muito longe de estar fechado. 

O que não compreendo é como é possível que já se fale na falta de qualidade dos reforços quando supostamente está no banco do Benfica o melhor potenciador de jogadores do mundo. Ou será que afinal só é possível produzir bons jogadores quando afinal eles quando chegam já tinham qualidade? 
Afinal não bastava "meter o Manel"?

Por muito que o companheiro de blogue Benfica by GB tenha esperança que Jorge Jesus e Luis Filipe Vieira realmente apostem na formação para contruir o SL Benfica do futuro, este Benfica obedece antes aos empresários e aos fundos que decidem quem joga, quem entra e sai.

domingo, 27 de julho de 2014

Jesus: Vai com eles que nós iremos contigo!

. 34 comentários
Neymar - 22 anos, mais de 270 jogos como profissional! Barcelona
Isco - 22 anos, mais de 150 jogos como profissional! Real Madrid
Koke- 22 anos, mais de 160 jogos como profissional! Atlético Madrid
Wilshere - 22 anos, cerca de 150 jogos como profissional! Arsenal
Alaba - 22 anos, mais de 100 jogos como profissional! Bayern Munique
Hazard - 23 anos, mais de 250 jogos como profissional! Chelsea
Lucas - 21 anos, cerca de 200 jogos como profissional! PSG
Oscar - 22 anos, cerca de 200 jogos como profissional! Chelsea
Gotze - 22 anos, cerca de 110 jogos como profissional! Bayern
James Rodriguez - 23 anos, cerca de 180 jogos como profissional! Real Madrid

Querem que continue com nomes como... Marquinhos, Balotteli, Thiago, Draxler, Griezmann, Sterling, Verrati, Chamberlain, Nastasic, Muniain, El Sharaawy, Halilovic, Emre Can, Varane...

Onde quero que chegar é que os jogadores que têm hoje 21, 22, 23 anos e estão no topo da Europa, começaram em equipas de alta rotação e competitvidade aos 18, mais tardar 19 anos.

O Oscar, por exemplo, esteve no Mundial Sub20 na final contra jogadores como Danilo Pereira (na altura ligado ao Benfica e que, tal como ele, fizeram parte do 11 ideal da FIFA). A diferença é que ele foi titular do São Paulo depois disso e foi transferido para o Chelsea e ao Danilo não quisemos oferecer-lhe uma renovação que lhe mostrasse que iria ser aposta para o futuro.

O ÚNICO caminho possível para os clubes em Portugal, e para o SLBenfica em concreto, será começar a apostar nos melhores valores portugueses e a lançá-los sem medo aos 17, 18, 19 anos. 

Nunca será o momento certo para lançar um jovem... Olhemos ao exemplo do Nelson Oliveira, tanto se esperou que crescesse e que mudasse... que se perdeu! O Miguel Rosa tanto rodou na segunda liga que nunca chegou à primeira. O Danilo tanto rodou nas equipas mais pequenas que só este ano voltou a destacar-se... etc etc etc.

A CULPA ESTÁ NOS ADEPTOS! Não tenho a menor dúvida que é por não sabermos valorizar o que é nosso, e isso é válido EM TUDO, que há sempre desculpas para os nossos jovens terem que esperar mais um bocadinho.

Para poder ter lugar nas equipas principais dos planteis dos três grandes, um jovem português que sobe dos juniores tem que fazer 2x mais que qualquer estrangeiro acabado de chegar... quando na verdade deveria ser o contrário, até porque o jovem português é bem mais barato!

Claro que a nossa formação não está cheia de Neymars, Gotzes, ou Hazards... possívelmente, de entre os que estão hoje ligados ao Benfica com menos de 22 anos, talvez nenhum venha um dia a ser jogador que encaixe no Top 20 europeu, mas não tenho dúvidas que em Inglaterra, Holanda, França, Alemanha ou mesmo Espanha, o Gonçalo Guedes estaria a integrar o plantel principal da equipa e a ter oportunidades para jogar ao mais alto nível sem medo que ele falhasse, sem o culparem pelos erros deles, como se fez com o Nelson Oliveira, sem lhe cobrar nas falhas como acontece ao João Cancelo, sem temer adaptar o modelo de jogo como se recusa a fazer com o Bernardo.

É bom ver a desculpa que nenhum jogador dos que o Benfica não apostou alguma vez deu jogador... mas todos se esquecem, tal como o próprio CR7 um dia disse, se não tivessem apostado nele naquele jogo do Sporting com o ManUtd, a carreira dele seguramente teria sido muito diferente e não seria a estrela que é hoje. Ele lá sabe a importância de ter as oportunidades.

O CR7 quando chegou a Manchester confiaram-lhe uma camisola mítica. Deixaram-no entrar em campo aos poucos e na primeira época terá feito talvez metade dos jogos da época. Reconhecia-se o valor, mas duvidava-se da eficácia e mais-valia para o jogo, tantas eram as vezes que era inconsequente.

Mas Sir Alex insistiu... e estava certo. 

No Benfica, Jorge Jesus, Sir Jorge Jesus como parece ter essa distinção pela autonomia que tem, prepara-se para desistir do Nelson Oliveira e Bernardo Silva sem nunca ter insistido.

Jorge Jesus prepara-se para desistir de Ivan Cavaleiro depois de insistir curiosamente com sucesso, duvido que haja coragem para dizer que ele não correspondeu.

Veremos agora com o Maxi, Eliseu, Benito, André Almeida e o regresso de Sílvio que espaço Jorge Jesus dará a Cancelo, se irá insistir ou desistir...

Com falta de opções para o centro, João Teixeira foi opção da pré-época, haverá coragem para que seja uma opção ou apenas uma solução de recurso?

E de repente alguns de vós estão a pensar que não poderiamos ter o Nelson Oliveira, o Bernardo Silva, o Ivan Cavaleiro, o João Cancelo, o Gonçalo Guedes... todos ao mesmo tempo no mesmo plantel, porque não lutariamos por nada.

Isto porque quando pensamos em jogadores da formação não se coloca a hipótese de irem sendo opção. Ou são ou não são, não há caminhos... há obrigações! O Nelson não pode ser alternativa ao Lima, o Bernardo não pode ser uma cartada para mudar de esquema para desatar um nó num jogo em que a táctica habitual não está a resultar, o Cancelo não pode ser a opção para jogos menos exigentes defensivamente, o Gonçalo não pode ser o "truque de magia", o Ivan não pode ser a solução explosiva quando a genialidade de Gaitan e Salvio não estão a resultar... etc etc etc.

Não pode, porque Jesus não valoriza e porque os adeptos são os primeiros a desacreditar, dando suporte a quem não percebe que há aqui um caminho. A quem não entende que o Benfica ganharia mais com a chamada do Danilo Pereira para o centro e da aposta no André Almeida, do que andarmos a gerir e a "penar" à espera do D. Sebastião do meio campo...

Se o objectivo do SLBenfica for o tal "Made in Benfica", se pensarem que o Clube ganha mais em trabalhar 100h com estes jogadores do que 50h com jogadores contratados de fora... então não podem dispensar estes meninos, antes pelo contrário... eles têm que ser parte da solução!!!!!

Eles não rendem à primeira? INSISTE, JESUS! 
É preciso explicar várias vezes? EXPLICA, JESUS!
Eles não fazem o que lhes dizes? REPETE, JESUS!
Eles voltaram a não estar ao nível do pretendes? TREINA-OS MAIS AINDA, JESUS!

Eles são património do SLBenfica! Eles são filhos de Cosme Damião, não renegues a estes jovens para dar espaço a jogadores que possivelmente farão igual (e muitos deles pior) do que fariam estes miúdos.

APOSTA JESUS! 
APOSTA no Gonçalo (JÁ!), APOSTA no Bernardo (é puro sangue), APOSTA no Nelson (não o renegues), APOSTA no Cancelo (ajuda-o), APOSTA no Ivan (solta-o), 

APOSTA, APOSTA, APOSTA... SEM MEDOS, SEM TEIMOSIAS!

Mensagem de apoio ao Jara...

. 52 comentários
Começo desde já por dizer que não aprecio o jogador Franco Jara. Pode ser por perceber pouco de futebol, mas simplesmente não aprecio. Agora... O que se está a passar nesta pre-época com este jogador chama-se: DAR OPORTUNIDADES.

Jara tem falhado!? Sim, bastante... Mas possivelmente, enquanto o faz, tem também acertado e evoluído mais do que nos últimos jogos pelo Benfica e se calhar essa evolução vai permitir-lhe ficar no plantel e ser solução. O que digo de Jara aplica-se também ao Cancelo.

Onde quero chegar se nem aprecio o Jara? Simples... O Bernardo, o Nelson Oliveira, o Ivan Cavaleiro e até... O Gonçalo Guedes (talvez, aos 17 anos, já seja superior a qualquer nome próprio escrito neste tópico) merecem exactamente o mesmo tratamento, exactamente as mesmas oportunidades, exactamente o mesmo investimento que tem tido Franco Jara.

Lamentavelmente, o futebol não é justo, nem sequer uma meritocracia, especialmente quando se tem um treinador teimoso e casmurro. Dito isto, mantenham lá quem quiserem no plantel, continuem lá a esbanjar dinheiro (que não temos) em salários milionários e em transferências que dão sempre as apetitosas comissões, mas por favor... VENDAM ESTES PUTOS! Não os emprestem a equipas menores... VENDAM! Deixem os putos ir à vida deles...

Num jogo de apresentação aos sócios ver jogador dois jogadores que ainda tinham o banco do avião a deformar-lhes o rabo... E não ver os nossos putos a jogar foi penoso para quem quis um dia acreditar na balela da aposta na formação.

A mensagem e o mensageiro: Porque desconfiam os benfiquistas?

. 63 comentários
Querem ver algo fantástico? Quando lerem o texto abaixo, que não é da minha autoria, muitos irão rever-se e concordar. A maioria, eu diria:

As derrotas, os assobios e sobretudo a dúvida sobre a realidade possibilidade de começar um novo ciclo

A primeira reação ao cancelamento da conferência de imprensa de Jorge Jesus foi má. O Benfica perdera mais uma vez na pré-temporada e o treinador resolvia evitar as perguntas, refugiando-se no carinho do canal do clube.  A ausência de Jesus ajudou a sublinhar o desconforto, talvez a palavra que melhor vai definindo o início de época na Luz.

 
Mas, pensando melhor, talvez o silêncio de Jorge Jesus tenha sido apenas uma forma eficaz de evitar que todos, o treinador do Benfica e nós, perdessemos tempo. Além de opiniões politicamente corretas sobre o jogo, Jesus não tem mais nada para dizer.  O treinador já disse, aliás, o que podia e quereria nesta fase: precisa de qualidade para trabalhar e está convencido de que conseguirá formar uma boa equipa, por isso os benfiquistas não devem assustar-se. Ao contrário do que sucedia há um ano por esta altura, ninguém ousa colocar em dúvida o treinador. 
 
Assustados ou nem por isso, é ao presidente que os benfiquistas desejam fazer perguntas. E os jornalistas também. Eis algumas.
 
1. Enzo, fica?
 
2. Gaitan, fica?
 
3. Pode pelo menos garantir que um deles não sai?
 
4. Para o lugar de Garay, virá alguém ou a ideia é procurar entre Jardel, Sidnei, César, Lisandro Lopez e Steven Vitória o parceiro de Luisão (e esperar que o capitão só se lesione na pré-temporada...)?
 
5. É mesmo verdade que Djavan ainda agora foi contratado e já vai embora?
 
6. Se o clube precisa de poupar, por que razão contrata um Luís Felipe se tem no plantel um João Cancelo?
 
7. À frente da defesa será por conta de Ruben Amorim (que é muito bom, mas tem uma longa lista de pequenas-médias lesões) e Fejsa (que estará parado longos meses) ou aparecerá mais alguém?
 
8.  Não ter vendido   Cardozo   ao Fenerbahçe enquanto podia foi a sua pior decisão (depois do despedimento de Fernando Santos, já sabemos)?
 
9. Jesus disse-lhe que está convencido de que Derley funciona num esquema com dois avançados?
 
10. Se o treinador gostava mesmo é de Eliseu, por que se comprou no ano passado Djuricic se afinal não dá para mais do que equipas médias de outros campeonatos?
 
11. Esta talvez fosse mais para o médico, mas como não é fácil aceder a informação seja de que tipo for no Benfica, aproveitamos a oportunidade: Nélson Oliveira está lesionado ou existe outra explicação para ser ignorado enquanto Jara vai somando minutos?
 
12.  Já agora, a situação do Grupo Espírito Santo preocupa-o ou é só uma coisa de que as pessoas falam porque ainda não há jogos oficiais e erros dos árbitros?
 
13. Última pergunta: quanto dinheiro mesmo precisa o Benfica de fazer em contratações até 31 de agosto?
 
Percebo perfeitamente que Luís Filipe Vieira tenha mais do que fazer do que dar uma entrevista a falar sobre estes temas, nesta altura. Até porque para algumas das questões pode nem haver resposta, por enquanto. Existem cláusulas de rescisão que podem ser batidas, propostas que se anunciam, muitas contas a fazer. Eu percebo. Mas tendo em conta o que se viu este sábado, com tão pouca gente na Luz, não sei se os benfiquistas percebem.
 
Sem ter a pretensão de interpretar o sentimento da maioria dos benfiquistas, talvez não erre se escrever que os adeptos do clube olham com apreensão para os movimentos das últimas semanas. Na Luz saem titulares e entram dúvidas, no máximo promessas. No FC Porto o rumo mudou e embora persistam também interrogações, parece ter voltado a existir um caminho.
 
Mais do que ganhar um título, os benfiquistas querem um novo ciclo. Foi nisso que acreditaram quando se manifestaram no Marquês. Mais do que o título 33, sonharam o 34. E o 35, logo a seguir. A equipaestava feita, o rival de joelhos, obrigado a implorar no play-off pela Champions. Isto foi apenas em maio, mas agora parece estranhamente distante.
 
Não direi, enfim, que os benfiquistas estão assustados. O treinador possui muito crédito e o presidente, apesar de precisar de muitos anos para ganhar poucos títulos, foi, no mínimo o benfiquista com maior visão na última época. Ele manteve Jesus quando exigiam o despedimento. Pode ter sido fé, teimosia, medo de o ver no FC Porto, sorte ou simplesmente competência e conhecimento. Não interessa. Foi a melhor decisão de Vieira e esse mérito para alguma coisa deve servir numa altura como esta.
 
Por isso, repito, não direi que estão assustados. Se tivesse de resumir tudo numa palavra utilizaria antes desconfiados.
 
Desconfiados porque não entendem a necessidade de oferecer Garay a um clube rico como o Zenit. Desconfiados porque Artur não para de tremer e Oblak já era. Desconfiados porque volta a ser preciso descobrir um lateral esquerdo e já passaram por ali 18, só com Jesus. Desconfiados porque Rodrigo foi embora logo quando tinha voltado a jogar. E sobretudo muito desconfiados porque ainda está pela frente um mês de mercado. E o mercado, coisa estranha, parece mais difícil de vencer do que qualquer adversário, português ou estrangeiro.
 
Enquanto os benfiquistas suspiram por boas notícias, Lisboa enche-se de cartazes de Luís Filipe Vieira sorridente. O presidente do Benfica oferece meses de quotas à borla e bilhetes a quem se tornar sócio do clube. «Seja um campeão por zero euros», convida. Imagino que por esta altura os benfiquistas desconfiem que nem Jesus será capaz de tal coisa.

Só que agora vou dizer-vos que foi escrito pelo Luís Sobral, do Maisfutebol... E de repente, como que por magia, grande parte de vós vai discordar totalmente.

sábado, 26 de julho de 2014

Hoje jogou o Enorme!

. 51 comentários
Com um 11 inicial com apenas 4 caras novas face à época anterior e ainda com algumas ausências... Hoje houve mais Benfica apesar da derrota. Concordam?

O que pensam dos reforços?

O que vos pareceu os que ja ca estavam?

Quem se destacou pela positiva e pelo lado menos positivo?

PS- Doi na alma dos benfiqusitas não ter visto o Bernardo, o Nelson e o Ivan a entrar hoje em campo. Shame on you, Jesus!!!! 
Valha-nos mais um jogo a crescer para o Cancelo!

Sem mais nada a acrescentar

. 48 comentários

Retirado do blogue "Gordo, vai à baliza!":

"Quem quer apoiar esta nojeira nem sequer sabe o que é o Benfica... 

Apoiar cegamente nem em ditaduras, mas eu percebo...cansa pensar por nós próprios e mais vale seguir a carneirada. 

Ninguém aqui quer mais ser campeão que eu, ninguém aqui ama mais o Benfica que eu, mas comigo não é a todo o custo!

Vão lá votar em Isaltinos e outros tantos corruptos cegamente, eu continuarei a defender o melhor para o Benfica, que neste momento é deixar claro que está TUDO a ser mal feito. Uma oportunidade de ouro para dar uma machadada de superioridade a cair por terra...por amizades duvidosas, estádios por construir, esquemas e dívidas ao BES.

Espero em Agosto estar no Marquês convosco, mas será mais difícil que nunca por péssima gestão e por ter malta a querer gerir a sua vida privada em vez de gerir o clube que representam...e que não amam nem NUNCA amaram como nós...

Eu Amo o Benfica, faz parte da minha Vida, mas não aceito apoiar uma gestão catastrófica que só com um milagre poderá ter resultados...e quem me dera! Mas acreditar só porque sim, não contem comigo..."

----------------------------------------------------------------------

Também há este artigo interessante. Decerto serão coincidências.

"As (grandes) obras de Luís Filipe Vieira" - link do blogue Rivais à mesa.



Já não há jogadores de 18 anos!

. 17 comentários
Cristiano Ronaldo, Chalana, Quaresma, Baía, Simão Sabrosa, João Vieira Pinto, Manuel Fernandes, Futre, Figo... Sem sequer pesquisar no Google arrisco que estes jogadores de destaque (alguns de imenso destaque) todos eles "nasceram" para o futebol e para os planteis principais dos três grandes antes dos 19 anos (JVP foi no Boavista).

Mas chegou uma altura algures em meados da década de 90 que em Portugal se fecharam as portas as estes miúdos. A justificação é que não estão preparados... Como se o Cristiano Ronaldo aos 17 anos quando apareceu não cometesse erros, muitos infantis, ou como se o João Pinto ou o Figo aos 18 anos fossem já um produto acabado...

Depois disso já vimos chegar o DiMaria aos 18 anos que cometia erros que deixavam o 3º anel à beira de um ataque de nervos. Vimos chegar o Markovic que aos 19 já vinha com duas temporadas de primeira equipa no Partizan. Vimos o David Luiz fazer-se jogador desde os 19 anos, também ele com vários percalços pelo caminho. 

Mas os nossos miúdos mais talentosos têm que jogar! Têm que passar pela equipa B! Têm que ser emprestados! São muito novos! Há sempre desculpas...

Antes de o futebol se ter tornado um negócio de empresários e empreiteiros, o Gonçalo Guedes talvez já estivesse integrado na pre-época do Benfica e viesse a fazer alguns jogos na Taça da Liga este ano, talvez o Nelson Oliveira e o Cancelo fossem "massacrados" pela estrutura do Clube para mudarem de atitude e moldados para toda a dimensão do seu futebol, talvez o Bernardo Silva estivesse a ser acarinhado e a ter as oportunidades para se tornar uma estrela cintilante do nosso futebol, talvez alguns jogadores dos juvenis (e que qualidade que ali anda naquela geração!!!) estivessem a fazer alguns jogos nos juniores ou até na equipa B de vez em quando, talvez não houvesse medo de apostar nos jogadores logo no início, os deixassem errar sem medo de serem heróis.

Mas não... Como o futebol é um negócio, o que já se procura fazer é encontrar o enquadramento em que estes miúdos possam servir para render algum dinheiro com vendas ou empréstimos... ou servir de contrapartida para alguma transferência que encha os bolsos de mais empresários e empreiteiros.

PS- para os que referem que o Ajax tem uma formação melhor que a do Benfica por isso é que aposta nela, o Benfica B acabou de dar 4-3 aos holandeses, com um JOGÃO do Guedes

Decisões de risco

. 35 comentários
Não! Não vou falar das mensagens simpáticas trocadas entre o Jorge Gomes e o guarda Abel no Facebook, como o blog "Ontem vi-te no Estádio da Luz" destacou e demonstrou... Também não vou falar da elevação e grande demonstração de "escola" do treinador do Ajax quando respondeu sem hesitar que a solução, no Ajax, para a perca de vários jogadores da equipa principal estaria sempre primeiro... Na formação.

Já sei que uns vão dizer que não sabem quem é o Jorge Gomes, e que outros vão dizer que o Ajax não ganha nada fora da Holanda (tem graça, o Benfica nos últimos 10 anos ganhou domesticamente menos que o Ajax e na Europa... O mesmo - nada!).

O que vou mesmo falar é do risco de algumas apostas do SLBenfica que, à primeira vista, não são apostas ganhas à partida- o que não quer dizer que não possam vir a ser... Ainda que todos desejamos que sejam de enorme sucesso.

... A começar pelas primeiras páginas que se têm feito com o novo guarda-redes Romero. O argentino não é um guarda-redes de topo. Tal como a opção anterior, Julio Cesar, não "pegou" em clubes secundários como a Sampdoria e o Monaco (sim, o Monaco é secundário e não passa a ser de top porque despeja milhões em craques que não rendem globalmente).

No Mundial Romero não impressionou, convenhamos. Eu, não sendo grande entusiasta de Artur Moraes, não creio que o Romero seja superior ao brasileiro... E é mais caro. Qualquer um deles, para terem uma ideia, é inferior ao Roberto que, infelizmente, não tem capacidade para aguentar a pressão de um grande clube, senão seria efectivamente um grande guarda-redes. Oxalá Romero seja uma grande surpresa, mas depois de Oblak ali ter passado, acho que ou apostávamos um craque... Ou já temos Artur Moraes. Aliás, as nossas experiências com um argentino ali são... Carlos Bossio, lembram-se? Chegou com o mesmo rótulo de Preud'homme e saiu com o rótulo pior que Roberto.

... Bebé e Eliseu são dois pedidos de Jesus! O segundo nunca me passou pela cabeça e estranho que tenha sido contratado quando, antes, Jesus tivesse pedido Djavan que (a julgar apenas pelo que vimos dele durante a época) parece ser bastante superior a Eliseu. Já Bebé parece-me uma boa opção (se for para avançado), mas não creio que seja certo vê-lo como mais que uma alternativa - pelo menos nesta primeira época. Se ele tivesse dimensão para o SLBenfica (antes de ser agora trabalhado) não teria falhado de forma tão evidente em Manchester. Ou seja, tem qualidade, mas não lhe podemos pedir já resultados... Tem que "haver Jesus" primeiro.

Nesta semana, falou-se de novo na hipótese de Rafa e Eder virem do Braga para o Benfica e, em sentido inverso, irem alguns jogadores para Braga de entre o lote Candeias, o Djavan, o Fariña e/ou o Nelson Oliveira.

Eder e Bebé para o ataque? Dois jogadores que precisam de "muito Jesus" antes de serem jogadores prontos para render no Benfica ao nível do que esperamos de avançados do Benfica... Então nesse caso porque não evitar custos com um destes e apostar antes no Nelson Oliveira que, porventura, terá mais qualidade e precisa do mesmo: ser trabalhado por Jesus?

Caso venha a acontecer a saída do Candeias, do Fariña ou do Djavan seja lá para onde for começa a ser incompreensível que todos os anos se gaste dinheiro em jogadores que nem chegam a vestir a camisola ou que não o façam durante mais do que a pre-época. Bolas, se não têm qualidade que chegue, só notam isso depois de gastarem dinheiro em transferências e/ou prémios de assinatura? Para quem tem que gerir e controlar os recursos financeiros... É um tanto absurdo.

Entra também neste lote o Lisandro Lopez que, aparentemente, aguarda que a lesão fique debelada para rumar a Granada... Sem nunca ter passado da pre-época pelo Benfica. Quanto teremos só nestes quatro jogadores?

Luís Filipe chegou do Brasil, sem ritmo é certo, mas isso não justifica tudo para as ma exibições que lhe temos visto. Quem parece segurar as pontas naquele lugar, ainda que com erros defensivos e de decisão pelo caminho é João Cancelo. Será que Jesus vai "pegar" no miúdo? Ou a aposta será Maxi e André Almeida? E Luís Filipe? Mais um que custou milhões (dois) e nem vai chegar a jogar? Esperamos e desejamos que não, que seja apenas uma questão de recuperar a forma...

Há, portanto, aqui um conjunto de hipóteses e decisões que ainda terão que ser tomadas pelo treinador e pela SAD. Decisões de risco, muitas delas... Pelo que por enquanto ainda não podemos dizer que a estabilidade necessária para o treinador trabalhar e refazer novamente todos os processos está ainda longe de ser conseguida, ainda mais com a incógnita que representará nisto tudo a permanência ou não de Gaitan e/ou Enzo, sendo certo que para os números que se referem de receitas, talvez o SLBenfica ainda precise de fazer mais uma boa venda. Será que se segura os dois titulares e se vende "em bundle" os três miúdos para Valência!? Será que saem os dois titulares e chegam jogadores de Braga!? Será, será, será... O tempo o dirá, mas é para já fundamental que se reduza o risco, porque à reformulação da equipa, não podemos juntar o risco de não saber se alguns jogadores serão solução ou problema.

CARREGA BENFICA!!!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Blog NGB: Mais uma vez a antecipar o futuro...

. 38 comentários
Corria o dia 13 de Julho e aqui no NGB escreviamos o tópico O que a pré-época tem escondido... onde referiamos o seguinte:

"Só que tudo indica, de acordo com as informações que temos, que esta operação vai mesmo ser recusada pela AdC, o que representará um elevadíssimo prejuízo para o futuro da Sporttv e uma passadeira vermelha para o sucesso da BenficaTV. A actuação do SLBenfica foi DETERMINANTE para esta situação. A Direcção do SLBenfica teve uma atitude exemplar na defesa dos interesses (e receitas financeiras) do SLBenfica."

Hoje, 12 dias volvidos, o Jornal Expresso refere o seguinte:


Concorrência prepara chumbo à entrada da PT na Sport TV 

Operação triângulo, que levaria a NOS e a PT a dividir 50% da propriedade da SportTV, é considerada pela Autoridade da Concorrência como "suscetível de criar entraves significativos à concorrência". Projeto de decisão já foi enviado a todas as partes interessadas

Bem sei que não é nenhum jogador esta TREMENDA VITÓRIA da luta do SLBenfica para que a Sporttv não tenha uma posição monopolista dos conteudos desportivos e direitos televisivos em Portugal... 

Bem sei que este tema pouco ou nada tem destaque entre quem mais nada faz do que falar mal do NGB, alegando que aqui não se defende o SLBenfica. Pois é... a prova disso é que quando avançamos este tema e, no mesmo tópico que têm lá no início o link também antecipávamos a movimentação da FPF/Joaquim Oliveira para fazer cair o Mário Figueiredo, secando-lhe as fontes de receitas com patrocínios... os comentários foram 10x menos do que quando falamos do Romero (por favor, não carreguem neste link para não lhe mudarem já o nome para Roberto) ou noutros jogadores quaisquer.

Depois queixem-se das situações negativas quando ocorrerem. O "povão" gosta é de falar de bola, o resto que se lixe e quem quiser que trate... Haja jogadores a chegar à Portela e está tudo bem.

Mais uma vez: MUITOS PARABENS À DIRECÇÃO DO SLBENFICA! Uma goleada ao Joaquim Oliveira!!!!

PS- Querem ver como comentam mais as "futebolices" e as picardias que o resto:
Benfica pagou 3M€ pelo Bebé e o ManUtd com 50% da futura venda. Feitas as contas, o Bebé é avaliado em 6M€, tendo apenas desvalorizado 30% depois de ter sido considerado o maior flop de sempre do Sr. Alex Ferguson. OK...!
(aposto como será este tema - e o título do tópico - a serem os motivos de comentários).

Os avisos de Jorge Jesus... Take III

. 52 comentários
"Estamos a fazer uma equipa com a dimensão do Benfica, este ano demora mais tempo que o normal, mas temos capacidade de arrumação", sustentou o treinador, referindo-se à saída de muitos jogadores influentes do plantel e garantindo que estes jogos servem apenas de preparação para a temporada 2014/15.

in O Jogo

As orelhas do Presidente até ardem...!

OFFTOPIC: segundo as notícias ha uns meses sobre a vontade de aumentar Oblak, o esloveno iria ser bastante aumentado para uns 600.000/ano salvo erro. Curiosamente, agora vamos buscar um Guarda-redes que vai ganhar perto do dobro por metade da qualidade! Fica a pergunta: se o Jesus não tivesse sido teimoso e o tem metido logo no inicio da época passada e se Oblak ganhasse desde essa altura o que vai ganhar o Romero agora... Será que íamos ter que substituir guarda-redes agora por este Roberto II (ou seja, bom jogador mas muito irregular)?

"Portuguização" do Benfica?

. 35 comentários

Nota prévia: Não gostam que aqui se comentem noticias de jornais? Podem fechar esta "janela" do browser e abrir noutro endereço qualquer.

Se olharmos para as notícias, as saídas principais (ou potenciais saídas) são todas de jogadores estrangeiros e estamos a ver entradas de vários jogadores portugueses: BebéEliseu, Pizzi, agora Rafa e Eder de volta às cogitações para se juntarem a Cancelo, Bernardo e Cavaleiro se resisitirmos aos 30M€ (+ adicionais), Paulo Lopes, André Almeida, Ruben Amorim e Candeias (se se aguentar no Benfica e não for com o Djavan para Braga). Estamos a falar de 12 jogadores portugueses que podem integrar o plantel (e estou aqui a excluir o Bruno Varela - equipa B - e o Steven Victoria - que não me parece que se mantenha no plantel, tal como o Nelson Oliveira, este infelizmente)... seriam 15.

Concordam com esta aposta no mercado de jogadores portugueses? Num contexto desses alargariam essa aposta a algum jogador não mencionado?

70 Milhões recusáveis?

. 80 comentários
O jornal “O Jogo”, que por muito que não gostem costuma ser dos mais bem informados e menos especulativos em matéria de contratações, afirma hoje que estão numa fase avançada as negociações por Gaitan (Monaco, para substituir o James) e Enzo Perez (Valencia, como pedido expresso do Nuno Espírito Santo) e que essa “operação” renderá alegadamente ao Benfica 70M€, respectivamente 45M€ + 25M€.

As perguntas que se colocam são duas:

1. Quem recusaria estas vendas? Alguém acredita, como está a decorrer a temporada, que o SLBenfica pode aumentar estes dois jogadores (a unica forma de cá ficarem minimamente motivados) e ainda continuar a valorizar estes jogadores ao ponto de na próxima época podermos vendê-los pelo mesmo ou mais? Eu não acredito!

2. Haverá, com um nível de receitas assim, alguma justificação para (ainda que tardio) não seja feito um forte investimento no reforço da equipa campeã totalmente desmantelada? Seria inaceitável!

Têm a palavra os nossos leitores...


PS- Presidente, eu sei que o Benfica não é muito dado a estas coisas mas talvez seja interessante tentar apresentar uma "truta" no Sábado. Atenção à "depressão implícita" com as notícias de saídas e nada de entradas. 

Ah e ja agora, era mandar vir o departamento de comunicação de ferias... E da próxima vez não deixar que vão no período quente das contratações e notícias de jogadores.

O Futebol... Escuro!

. 38 comentários

O fundo Doyen, que tem 50% do passe do Guilavogui, que o Benfica quer, e que alegadamente terá vindo a Lisboa desbloquear a transferência do Oblak (!!!), acabou de comprar 80% (!!!) de um jogador que o FCPorto comprou por 6,5M€.

Jogadores como Casemiro, Mangala, Defour, Brahimi e Falcão todos com ligações (actuais ou passadas) ao FCPorto) e ainda Ola John do Benfica e Rojo do Sporting estão inscritos no site da Doyen Sports como jogadores deste fundo.

Ao mesmo nível do SCBraga parece que terá recebido uns quantos jogadores do "todo o poderoso" a troco de ser ele a meter ao bolso as verbas do Diego Costa quando foi agora para Stamford Bridge. Não recebeu o dinheiro, mas teve o que precisam: jogadores de qualidade para se tentarem intrometer na luta do acesso directo à Champions e quem sabe afastar o Benfica. Já aqui expliquei o plano várias vezes...

Esta situação é uma verdadeira teia de esquemas obscuros que, claro está, gravita onde? No clube que, só os mais ingenuos acreditam, está alinhado para fazer algo de positivo pelo futebol português. 

O Presidente do Benfica, pode ter muitos defeitos, mas não saber ter pensamento táctico NÃO É um deles, pelo que ou está a ver algo de bom onde ninguém vê (sim, claro, os totós que dizem sempre que sim a tudo também vêem) ou então está a ser novamente enganado pelos mesmos actores.

Na minha forma de ver, tal como já explicámos nos últimos tópicos O Início da Aproximação ao FCPorto que Vieira comentou? e O regresso da armadilha do Sistema. A Fase 2, este "golpe de estado" que está a ser feito na Liga de Clubes não tem outro objectivo que não seja o de proteger o monopólio do Joaquim Oliveira e da Sporttv que, como se tem visto pelos indicadores financeiros, está em queda livre.

Ao "dar a mão" a um dos mais antigos pilares do Sistema, estão precisamente a reforça-lo em toda a sua dimensão, como é óbvio, a prejudicar a verdade desportiva e os interesses dos clubes que pretendem um futebol honesto e sério, como acredito ser o caso do Benfica.

Luis Filipe Vieira (e Bruno de Carvalho) estão a acreditar que são capazes de mudar alguma coisa - será que estão mesmo a acreditar ou a... pactuar!? Mas todos sabemos que o clube do Sistema tem as lideranças que interessam na Federação, para onde se prepara um forço de poderes com tudo isto, e ainda as lideranças que interessam nos orgãos de Disciplina e Justiça, bem como da arbitragem.

Organizativamente, o Presidente do Benfica e o do Sporting podem acreditar no que quiserem, entreterem-se com o formato que lhes apetecer... mas uma coisa o FCPorto vai conseguir:

- Irão perder toda a legitimidade para contestar a FPF (e a Liga se vier a manter-se).

Porquê? Simples... o clube do Sistema e os seus aliados virão sempre a terreiro dizer que a situação (que venha a ser agora adoptada, nasceu do consenso dos três grandes, num movimento liderado inclusivé por Luis Filipe Vieira.

Por outro lado, se forem beneficiados (e serão para se poder explorar isso), rapidamente serão acusads ficcionadamente, como tendo montado uma "nova Liga" de modo a servir os seus interesses. Depois, quando estiverem caladinhos... verão os verdadeiros benefícios em campo aos do costume... e o título a ir sabemos bem para onde. O plano, não tenham dúvidas, passa por FCPorto, Braga, Benfica, Sporting, Guimarães e Estoril, por esta ordem, nas vagas europeias. Veremos...

No final, se a classificação ficar mais ou menos assim, veremos Joaquim Oliveira no decorrer deste ano a aparecer com uma nova solução para os direitos televisivos, mantendo o seu poleiro por muitos mais anos, veremos o FCPorto na Champions, o Benfica com o Braga a interferir nos objectivos, o Sporting afastado das conquistas para castigar as palavras de Bruno de Carvalho e por fim os grandes aliados do FCPorto... nas competições europeias.

Pelo caminho, com tanta simpatia, seguramente que até deve dar para haver quem dê uma ajudinha a aliviar a pressão na opinião pública sobre o BES e o futebol, nomeadamente quem possa ter mais a perder com "más notícias"! Olha... o Joaquim Oliveira pode ser um bom aliado para ter "boa imprensa". Hummm há coisas fantásticas não há?

Presidente, vamos lá! Não confie nem se junte a essa gente... Já diz o ditado "junta-te aos bons e serás como eles... junta-te aos maus e serás pior que eles". Por muito nobre que seja a causa de mudar para melhor o futebol, essa gente de "bons" não têm nada, se é que me faço entender.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Finanças: Benfica é o Clube que obtém mais Receitas com jogadores a nível mundial!

. 59 comentários
Após a primeira época de Jorge Jesus o Benfica começou a realizar grandes vendas, valorizando jogadores, e dando a "fama" a Jorge Jesus de "Potenciador" de jogadores. E os factos comprovam-no:
  Fonte: Transfermarkt.pt
(Vendas de 1 de Junho de 2010 a 24 de Julho de 2014)
Neste momento, e ainda sem considerar os valores recebidos por Rodrigo (30M€), e os valores a receber pelas vendas de Gaitan, Enzo Perez, e quiça de Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro e João Cancelo (cerca de 80M€) o Benfica arrecadou desde o início da época de 2010/2011 mais de 310M€ sendo o clube mundial que mais receitas obteve com a Venda de Jogadores, e é também o clube mundial que mais lucro obteve com essas Vendas de Jogadores.
O modelo do Benfica tem sido claro: Vender 2 a 3 titulares por época, investindo em contratações (jovens talentos de nível mundial) cerca de 50% do valor que recebe nas vendas. Estou à vontade para me referir a esse modelo de negócio na medida em que, desde há mais de 7 anos, que tenho sido um dos grandes defensores desta estratégia, defendendo esta posição na blogosfera benfiquista.
Essas 2 a 3 vendas de titulares têm permitido obter cerca de 40M€ a 60M€ de mais-valias necessárias por ano para cobrir as aquisições de jogadores e o juros financeiros.. permitindo ao Benfica estar no Top 25 de aquisições a nível mundial, apostando nos tais "jovens talentos de nível mundial" que esta época ainda não apareceram.
Perante esta novidade que dou à nação benfiquista (Benfica é o Clube que obtém mais Receitas com jogadores a nível mundial), urge lançar as seguintes questões:
- Se o Benfica esta época pode chegar um "record mundial" de mais de 180M€ de vendas este verão (130M€ respeitantes ao actual exercício económico que começou a 1 de Julho de 2014) porque motivo o Benfica anda tão contido nas Contratações???
- Não deveria  o Benfica ter disponibilidade para investir 60M€ a 70M€ em contratações esta época (50% do valor das vendas) tal como nas outras épocas???
- Qual o motivo para este "aperto financeiro" se na época de 2013/2014 que finalizou o Benfica em termos consolidados (SAD Consolidada + Clube) alcançou cerca de 200M€ de receitas (declarações de Luís Filipe Vieira) e cerca de 190M€ de custos (Previsão da minha autoria)???
- Qual o motivo para este "aperto financeiro", atendendo a que na presente época de 2014/2015, com mais de 130M€ de vendas e cerca de 90M€ de mais-valias, o Benfica Consolidado (SAD Consolidada + Clube) pode alcançar 230M€ de receitas e cerca de 190M€ de custos???
Estas são algumas das questões importantes para serem respondidas por quem de direito, ou seja:
- Luís Filipe Vieira (Presidente do Benfica e Administrador da Benfica SAD)
- Domingos Soares de Oliveira (Administrador responsável pela área financeira da Benfica SAD).

Há coisas que não se percebem

. 56 comentários


"«É um treinador muito respeitado em Portugal, que conseguiu bons resultados com o Rio Ave. Nas finais que jogou contra mim, a equipa dele foi melhor», disse o avançado hispano-brasileiro, durante a sua apresentação como reforço da equipa che." - A Bola.

Não consigo entender estas declarações do Rodrigo. São um pouco contraditórias com o aparente bom ambiente que todos diziam viver-se no balneário do SL Benfica.

Só assim se pode entender que um jogador que ainda na semana passada treinava às ordens de um treinador diga tais coisas sabendo como serão entendidas.

Juntando isto à recusa dos jogadores em partilhar o jantar com a estrutura e equipa técnica no final da temporada, espero que estas coisas não estejam a esconder fricções mais graves. 

O Departamento de Comunicação do Benfica está de férias?

. 31 comentários
Eliseu confirma ida para o Benfica por três temporadas

Valência confirma Rodrigo por uma temporada

André Gomes contratado pelo Valência

Qual é o problema disto? Eu explico:

ELISEU: "Estou muito triste, não queria sair do Málaga, mas foi assim, pagaram uma boa quantia. O treinador deixou muito claro que contava comigo e não fui com a equipa para a Austrália porque estavam a negociar. à ultima da hora. Será por cerca de 1,5 milhões de euros e outros extras, entre jogos jogados e títulos conquistados. É um contrato de três anos, está tudo acordado"

Já agora oh Eliseu, queres contar mais alguma coisa? Tipo a que horas e onde é que foi assinado o contrato e a cor das cuecas de quem representava o Benfica? Não?
... Que tal explicares porque o teu treinador do clube de onde não querias sair, afirmou que tinhas que ajustar o teu peso...

RODRIGO quando chegou ao Seixal:


RODRIGO hoje:
"Desde o início que tinha muita vontade de vir, é o clube ideal para a minha carreira. (...) queria regressar a Espanha a um clube com um projeto que se adaptasse ao que precisava".

Já sei, já sei... não se pode evitar blá blá blá!

Não?!

E que tal ser o Benfica a anunciar as saídas dos seus próprios jogadores em primeira mão, deixando no caso dos mais importantes uma mensagem dos jogadores para os benfiquistas?

Quanto aos que chegam, que tal serem mandatados para só falarem depois de apresentados?

Difícil ou é preciso ser algum génio para o fazer?

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Nota positiva

. 65 comentários
Não foi um jogo fantástico! Voltámos a ter poucas ocasiões de golo (sim, Calado, sair do balneário não é ter oportunidades de golo). No entanto, eu retive algumas notas positivas deste jogo:

O destaque: Cancelo claramente a subir de rendimento, com jogo quase imaculado até aos 60'. Tanta dor de cotovelo que deve andar por aí...

Os centrais não estiveram mal, apesar de o Cesar poder ter feito melhor nos dois golos. A falta de entendimento é óbvia. Cesar teve bons apontamentos ao longo do jogo. Tem potencial.

Amorim ainda "cheirava a ferias" e já jogou, evidenciando que o nível dos 13/14 que faziam a equipa base do ano passado está bem acima deste ano.

Lima esteve muito forte com a bola no pé, mas a jogar muito recuado. Derley é bom e móvel, mas não dá nem de perto da extensão e dimensão atacante que dava o Rodrigo.

Nelson Oliveira também entrou bem em jogo, com boa dinâmica, claramente a pedir mais tempo em campo, um pouco à imagem da entrada do Cancelo com o Estoril.

João Teixeira também entrou bem, mas fica evidente a diferença de entrar a meio da segunda parte ou começar de início. Talvez isso explique algumas coisas sobre o rendimento de jogadores como o Bernardo e o Nelson.

Entre os factores menos positivos: 
- Benito e Ola John pareceram hoje acusar o trabalho diário e pareciam mais lentos a decidir. Candeias e Cardozo voltaram a não trazer nada à equipa, zero! Artur continua a não convencer, tal como o Luís Filipe que chega a envergonhar.

Jorge Jesus continua a insistir em Talisca até não poder mais e o jogador com maior potencial voltou a entrar aos 80 minutos... E tirou o Nelson Oliveira depois de 30' em campo (a bom nível) para meter o Vítor Andrade - sem comentários.

Do outro lado Bielsa apostava num jogador de 16 anos! Talvez isso explique que tenha sido tri-campeão argentino de seguida aos quais juntou outro título mais tarde e os Jogos Olímpicos em 2004. Vice campeão da Copa América com a Argentina e finalista da Liga Europa e da Taça do Rei com o Bilbau. O homem não anda cá a ver passar a banda...

Por fim, Cardozo! há um ano atrás a braços com um processo disciplinar e impedido de entrar no clube, foi... Capitão de equipa.

PS- ironia do destino e o golo da vitoria deles tinha logo que ser do Michy :(

O que acharam os nossos leitores do jogo de hoje e das prestações individuais?

Jesus prepara-se para apostar em Cancelo?

. 21 comentários

É este o 11 que arranca daqui a pouco contra o Marselha. Cancelo, entre os jogadores da B, tem sido o mais utilizado por Jesus na pré-época e tem hoje uma oportunidade importante com a titularidade. Também Sidnei terá a sua palavra a dizer se quer ou não ser aquele jogador que, na época de Quique, chegou a fazer enormes jogos. Poderão estar aqui duas fantásticas "contratações"...

É só hoje não fazer o Bernardo Silva (pelo Talisca) e o Nelson Oliveira (pelo Derley) entrarem apenas aos 70 ou 80' e o Jesus numa vez só, e num jogo particular, consegue analisar quatro possíveis reforços que poderão ter uma excelente utilidade para a época que aí vem.

Ai agora o que dirão aqueles todos que diziam que o Cancelo não prestava... mas que diziam que o Jesus é um grande treinador? Será que o Cancelo passou a prestar, que o Jesus passou a ser mau... ou simplesmente vão esquecer-se de ter sido obtusos?

Ah e sim... não estou à espera que nenhum destes quatro nomes "encham o campo" à primeira, mas estou confiante (e tive o cuidado de escrever antes do jogo) que farão um bom jogo contra um aguerrido Marselha, como todas as equipas de Bielsa. Oportunidade para vermos, também se perdemos um grande jogador quando nos escapou o avançado Batshuaiy Michy para os franceses (que começa no banco).

A dança no lado esquerdo.

. 57 comentários
EDITED
Sai Siqueira (custaria 7M), vem Djavan (2M), vem Benito (mais 2M).

Sai Djavan, vem Eliseu (mais 1,5M)?

E um jogador escolhido por JJ, dispensamos para... Braga (reforçado em peso pelo "todo poderoso")?

Os três defesas esquerdos custaram 5,5M€, mas não quisemos dar 7M€ pelo Siqueira?

Eliseu tem quantos anos? A chegar aos 31! E nem sequer é defesa esquerdo. É médio... que nem à digressão do Malaga foi porque precisava de "ajustar o peso", segundo o treinador.

Continuamos a achar que tudo está a correr bem nesta pré-temporada?

O regresso da armadilha do Sistema. A Fase 2.

. 46 comentários


O GB no seu post "O Início da Aproximação ao FCPorto que Vieira comentou?" trouxe à atenção dos benfiquistas e do mundo do futebol uma estratégia perigosa e ao mesmo tempo o plano B do "Sistema" face ao que falhou nas eleições da Liga de clubes.

Atempadamente expusemos a estratégia do "Sistema" com o post "Importante: A armadilha de Joaquim Oliveira chamada Fernando Seara". Esse plano frustou-se porque Fernando Seara e quem andou a fazer campanha por ele não são capazes de assumir abertamente todas as opções e movimentações que fazem nos bastidores.
Basta perguntarem-se quem pediu a Seara para colocar Rui Rangel na lista para a Liga de clubes.
Tudo isso deu a confusão suficiente para Mário Figueiredo conseguir a eleição. 

Depois de um silêncio público enorme, o presidente da FPF, Fernando Gomes, também conhecido por ter sido o director financeiro do FC Porto durante o período do Apito Dourado e por ter sido reconhecido numa escuta por uma menina da noite, promoveu ontem uma reunião para solucionar o problema da Liga de Clubes.

A reunião de ontem teve logo uma contradição: como tratar dos assuntos da Liga sem a presença...do seu presidente? 
Na minha opinião, o que se passou foi um "golpe de estado" sem tiros. 
Foi uma demonstração de força dos pontas de lança de Joaquim Oliveira, Fernando Gomes e Tiago "Cachecol do Porto" Craveiro, que agora farão tudo para colocar um fantoche na Liga de Clubes ou então conduzirão os trabalhos desta comissão para a decisão final que será a extinção da Liga de clubes.

A comissão agora criada pelos vistos despreza a legitimidade de Mário Figueiredo em liderar a Liga. 
Algo muito perigoso e que destaco como um precedente negativo histórico.
Usando os seus argumentos também não teríamos Presidente da República por a maioria dos portugueses não ter votado na sua eleição. Ou não teríamos presidente no SL Benfica ou nos outros clubes por apenas terem sido eleitos por uma pequena parte dos eleitores dos seus clubes.
Por exemplo, no SL Benfica votaram pouco mais de 20 mil num universo de mais de 200 mil.
Se Mário Figueiredo não tem legitimidade, também qualquer um dos presidentes de clubes não o tem. 


Os mesmos clubes que ainda no mês passado produziam declarações furiosas e opostas agora milagrosamente estão unidos em fazer aquilo que nunca fizeram nos últimos 30 anos.
Os mesmos clubes que no mês passado não foram capazes de produzir uma alternativa credível e de futuro são agora aqueles que se propõem a resolver de mãos dadas os problemas da Liga, nas costas do seu presidente.

No caso do presidente do Benfica, depois de produzir declarações a pedir o apoio de todos para Mário Figueiredo, após as eleições, agora participa neste grupo de trabalho com os mesmos que têm isolado a Liga quer financeiramente quer politicamente.

Negociar com o FC Porto é o mesmo que convidar para apagar fogos um incendiário de muitos anos. 
Não tem qualquer cabimento e é até insultuoso para todos os que ouviram as escutas do Apito Dourado, ou para os que como eu se lembram dos roubos descarados dos anos 90. 

Não sei se o presidente do Benfica é ingénuo. Não me parece que o seja. Alguém que profere a afirmação de que foi membro do círculo de confiança de Pinto da Costa pode ser muita coisa mas ingénuo não acredito.

O falecido Fernando Martins foi o primeiro a abrir as portas a Pinto da Costa. Mas nenhum outro fez tanto pelo FC Porto como Manuel Damásio, cujos erros custaram muitos anos de insucesso e humilhação ao SL Benfica.

Se não têm idade ou memória disso, eu tenho.

O principal foco de quem está a promover a asfixia da Liga é a salvação de Joaquim Oliveira e de todos os interesses que em torno de si giram. 
Salvar o monopólio da SportTV é a única motivação que origina este golpe de estado.

E não tenham dúvidas: está muito em jogo e em vários tabuleiros.

Com o fim do sustentáculo BES, Joaquim Oliveira procura qualquer forma de poder garantir a sua sobrevivência como "player" e como sustentáculo do FC Porto. 

Está a jogar no plano político criando condições com a ajuda dos seus mais recentes "partners" para que a curto prazo a legislação das transmissões televisivas seja revista. E não tenham ilusões de que, sem Ricardo Salgado, Joaquim Oliveira ficou isolado. Nada disso. Tem apoios e gente a "trabalhar" para ele nos partidos. Alguns deles benfiquistas. Curioso não é?
Já tínhamos mencionado isto no post "Fase 2".

Nesse mesmo post, também voltamos a alertar para o cerco apertado a Vítor Pereira, cujos últimos dias têm comprovado a veracidade do que dissemos. 
O mesmo árbitro que deu tantas alegrias ao FC Porto prepara-se para forçar a demissão de Vítor Pereira e quer ser ele a assumir esse cargo, juntamente com "as amigas". Também aqui Fernando Gomes está a movimentar-se nos bastidores, isolando Vítor Pereira.

Meus caros, por muitas justificações que se inventem, a história do FC Porto nos últimos 30 anos não deixa margem para dúvidas: é impossível negociar ou convergir com corruptos, batoteiros e que só alinham em esquemas que os beneficiem.

A força do FC Porto a nível nacional é reduzida. Só têm peso dentro do futebol português porque os deixam.

Não foi o FC Porto que apoiou publicamente Fernando Gomes 2 vezes nem é o FC Porto que pede apoio para os seus pontas de lança.

Espero que Luis Filipe Vieira não repita erros dos outros e seus. A fotografia acima tem que estar enterrada no passado e não ser parte de um odioso presente.

O Sport Lisboa e Benfica não é o Alverca.

ranking