O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 26 de julho de 2014

Já não há jogadores de 18 anos!

. 17 comentários
Cristiano Ronaldo, Chalana, Quaresma, Baía, Simão Sabrosa, João Vieira Pinto, Manuel Fernandes, Futre, Figo... Sem sequer pesquisar no Google arrisco que estes jogadores de destaque (alguns de imenso destaque) todos eles "nasceram" para o futebol e para os planteis principais dos três grandes antes dos 19 anos (JVP foi no Boavista).

Mas chegou uma altura algures em meados da década de 90 que em Portugal se fecharam as portas as estes miúdos. A justificação é que não estão preparados... Como se o Cristiano Ronaldo aos 17 anos quando apareceu não cometesse erros, muitos infantis, ou como se o João Pinto ou o Figo aos 18 anos fossem já um produto acabado...

Depois disso já vimos chegar o DiMaria aos 18 anos que cometia erros que deixavam o 3º anel à beira de um ataque de nervos. Vimos chegar o Markovic que aos 19 já vinha com duas temporadas de primeira equipa no Partizan. Vimos o David Luiz fazer-se jogador desde os 19 anos, também ele com vários percalços pelo caminho. 

Mas os nossos miúdos mais talentosos têm que jogar! Têm que passar pela equipa B! Têm que ser emprestados! São muito novos! Há sempre desculpas...

Antes de o futebol se ter tornado um negócio de empresários e empreiteiros, o Gonçalo Guedes talvez já estivesse integrado na pre-época do Benfica e viesse a fazer alguns jogos na Taça da Liga este ano, talvez o Nelson Oliveira e o Cancelo fossem "massacrados" pela estrutura do Clube para mudarem de atitude e moldados para toda a dimensão do seu futebol, talvez o Bernardo Silva estivesse a ser acarinhado e a ter as oportunidades para se tornar uma estrela cintilante do nosso futebol, talvez alguns jogadores dos juvenis (e que qualidade que ali anda naquela geração!!!) estivessem a fazer alguns jogos nos juniores ou até na equipa B de vez em quando, talvez não houvesse medo de apostar nos jogadores logo no início, os deixassem errar sem medo de serem heróis.

Mas não... Como o futebol é um negócio, o que já se procura fazer é encontrar o enquadramento em que estes miúdos possam servir para render algum dinheiro com vendas ou empréstimos... ou servir de contrapartida para alguma transferência que encha os bolsos de mais empresários e empreiteiros.

PS- para os que referem que o Ajax tem uma formação melhor que a do Benfica por isso é que aposta nela, o Benfica B acabou de dar 4-3 aos holandeses, com um JOGÃO do Guedes
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Joaquim Moura26/7/14 18:02

    Fizem este nome: GONÇALO GUEDES.
    Ando há meses a escrever que é de longe o melhor jogador da formação do Benfica de há décadas. E só tem 17 anos.
    Tem muito mais qualidade que os jogadores da actual equipa A, do meio campo para a frente.
    Se tem dúvidas esperem mais uns meses.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o artigo e com a afirmação de Joaquim Moura.
      Os jogadores mencionados eram antes dos 20 anos já jogadores que se via que iam ser, digamos, estrelas.
      De facto, assim de cabeça, nenhum jogador que saiu da formação do Benfica, desde Rui Costa, foi campeão fora de Portugal. Isto, a contar só com os principais campeonatos (Inglaterra, Espanha, Italia, Alemanha e França).
      Temos de ver que apostar em jogadores da formação hoje em dia é mais arriscado, devido aos esquemas empresários/fundos de investimento. Quero dizer com isto que apostar em jovens pode ser um tiro no pé, mas contratar jovens estrangeiros não é o mesmo? Quando chegam, já vêm formados e "trabalhados"? Acho que ficava, e fica, mais barato apostar nos nossos "putos".

      João Cancelo - É de longe melhor que o "Thomas" Felipe, e que ao longo da época pode ser "trabalhado" (e não é só jogar nas taças, é no campeonato que se evolui) como Coentrão foi em 2009/2010, e ser um lateral de topo daqui por duas/três épocas.
      André Almeida - É o substituto natural de Fejsa, desenrasca nas laterais, mas é no meio que se mexe melhor.
      João Teixeira - Tal como Cancelo, "trabalhado" durante a época, pode vir a ser bem melhor que o André Gomes o foi.
      Ruben Pinto - "Esquecido", a aposta não tem sido muita, é um jogador que já mostrou ser um bom substituto de Enzo. Talvez se queira apostar no Teixeira, mas era um excelente 3º MC para esta época.
      Ivan Cavaleiro - Entre ele, Ola Jonh, Candeias e Bebe (se for para extremo), é o melhor de todos. Tem raça, humildade e vontade em aprender evoluir. Bom substituto de Sálvio.
      Bernardo Silva - Já se sabe que o Jesus não é de ter um 10 no verdadeiro sentido da palavra, mas será que não se podia "trabalhar" para ser um MC? Ok, assim ficavamos com 3 MC vindos do Seixal, mas tentar fazer do Talisca um MC não cera preferivel fazê-lo com este "puto"?
      Nelson Oliveira - Um caso de estudo. Tem potencial para ser um avançado de topo, mas aquela cabeça precisa de orientação e humildade. Mas bem dita a verdade, o tempo que lhe deram não deu para ver se tem a vontade e humildade para dar a volta à carreira. Prefiro-o ao Jara (mandem-no embora, por favor) e ao Derley.

      Quanto ao Gonçalo Guedes, não era nesta época que ia para a equipa A, mas talvez devesse entrar já na equipa B. Antes ele que o Urreta.

      Assim dou a minha opinião em que mostro que apostar nos nossos "putos" pode ser uma realidade que dará frutos esta época e nas próximas duas/três épocas (se não forem vendidos a um fundo qualquer).

      Eliminar
    2. Para mim, era este o plantel de 2014/2015:

      Guarda-Redes:
      - Artur?
      -? (Tem de ser experiente e mesmo bom)
      - Paulo Lopes

      Defesa/Ala-Direito:
      - Maxi Pereira
      - João Cancelo

      Defesa/Ala-Esquerdo:
      - Benito
      - Sílvio

      Defesa-Central:
      - Luisão
      - Lisandro Lopez (nem sei como está o caso dele, se é emprestado se fica, se se for embora, temos de ir ao mercado)
      - Jardel
      - César

      Medio-Defensivo/Trinco:
      - Fejsa
      - André Almeida

      Medio-Centro/Box-to-Box/Nº8:
      - Ruben Amorim (podendo, enquanto o Fejsa não joga, indo dando uma perninha a 6/trinco)
      - Enzo Perez (esperando que fique)
      - Ruben Pinto (em rotação com a equipa principal e a B)/João Teixeira/Bernardo Silva (no caso do Bernardo a ser “trabalhado” para jogar como nº8 entre a equipa A e a B)
      - Talisca (só o vejo como nº10 ou 2º avançado num sistema 4-4-1-1, e em jogos em que seja preciso soltar a artilharia toda ou naqueles em que o adversário "apanhe" o autocarro)

      Extremo-Direito:
      - Sálvio
      - Ivan Cavaleiro

      Extremo-Esquerdo:
      - Sulejmani
      - Gaitan (se não for vendido)
      - Ola Jonh (se Gaitan se for)

      Avançado/Ponta-de-Lança:
      - Derley
      - Lima
      - Nélson Oliveira (começando a ser humilde e esperar que a sua oportunidade apareça, tomando como exemplo o Rodrigo da época passada)
      - Bébe (como 2º avançado e não como extremo)

      Os dispensados, e os que não estão realmente nos planos da equipa técnica:
      - Benito/Eliseu (um deles emprestado a uma equipa da 1ª Liga)
      - "Thomas" Felipe (emprestar, vender ou equipa B)
      - Steven Vitória (vender)
      - Lindelof (emprestar a uma equipa da 1ª Liga)
      - Airton (vender)
      - Pizzi (emprestar a uma equipa da 1ª Liga)
      - Carlos Martins (vender)
      - Ola John (emprestar, se o Gaitan ficar)
      - Urreta (vender)
      - Hélder Costa (emprestar a uma equipa da 1ª Liga)
      - Rui Fonte (emprestar a uma equipa da 1ª Liga)
      - Jara (vender)

      Não sou treinador, mas era assim que "arrumava" a casa.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
  2. Bernardo Silva, João Teixeira e Cancelo (com muitas horas de táctica e técnica) e Nelson Oliveira (este mais velho) têm condições, devidamente orientados com tutores e técnicos que passassem algumas horas discutindo movimentos e erros a não cometer - como aquela do Cancelo levar a bola sozinho para o centro do terreno e depois perder a bola sem ninguém nas costas...
    E sim existem mais... mas para isso tinhamos uns 18 jogadores de elevada experiência e qualidade para termos 4,5 ou 6 jogadores da formação, para isso é necessário pensar o futebol e o plantel numa lógica de clube... MUITO DIVERSA DA LÓGICA DE EMPRESA DE COMPRA E VENDA DE JOGADORES, fosse o Benfica ainda um clube de futebol e teríamos imensas alegrias com este treinador porque o gajo percebe de futebol... é uma mula genial claramente.. todos os génios são potencialmente mulas porque se pensam os máióres... é assim... mas pode ser diferente...

    ResponderEliminar
  3. Podes ajudar-me e dizer-me quais foram os jogadores de 18 anos da formação do benfica que o benfica não quis que deram em grandes estrelas planetárias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa pergunta que não terá resposta.

      Eliminar
    2. Jorge Vieira26/7/14 19:14

      eu modifico a questão. em vez de grandes estrelas planetárias, que digam quantos ganharam um título num dos maiores 5 campeonatos europeus.

      Eliminar
    3. Jorge Vieira, outra boa pergunta que também não terá resposta.

      Eliminar
  4. Jogão do Guedes?
    Eu vi o jogo na BTV... E tu?

    ResponderEliminar
  5. É de facto importante dar mais minutos aos jovens com potencial, arriscar mais um pouco como até já foi feito estes dois ultimos anos na Taça da Liga mas o mais importante continua a ser que esse jogadores mostrem não regularidade na qualidade mas pelo menos serem de uma utilidade relevante pois Di Maria, Markovic ou D. Luiz apesar de não serem de reularidade a toda a prova mostráram o que outros têm de o fazer para justificar uma utilização mais intensiva.
    Julgo que até tem sido o caso ultimamente e a tendência será para o aumentar das oportunidades em função da venda de consagrados.
    É para além da receita, redução da massa salarial e renovação da ambição dos jogadores e técnicos a outra coisa positiva das vendas deste ano.

    ResponderEliminar
  6. O João Pinto quando chegou ao slb teria já 20 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, João Pinto tinha 20 anos.
      Depois tens vários casos de jogadores que chegaram a equipa principal muito jovens e não singraram.

      Eliminar
  7. Colocar a carroça à frente dos bois é dos erros mais graves que se podem cometer em relação aos jovens. Deixem os miúdos em paz!
    A ejaculação precoce seja ela física ou psíquica é uma doença, não peguem a doença aos outros.

    ResponderEliminar
  8. Jorge Vieira26/7/14 19:16

    esses que referiste podem ter vingado mas quantos não se queimaram para o futebol por ser lançados às feras antes do tempo? assim de repente, lembro-me do Adu que vinha rotulado de estrela e está hoje a prestar provas num clube sérvio.

    é preciso tempo, paciência, é preciso rodar.

    ResponderEliminar
  9. É tão isto!
    Companheiro Benfica by GB, estou contigo!

    ResponderEliminar
  10. Faço o comentário como anónimo pois já não possuo blog. Tem havido questões e assuntos interessantes na questã da formação e da ponte desta com a equipa principal. Creio que temos muita qualidade e quantidade a toda a linha na nossa formação. Não estou preocupado com o futuro, tanto ao nível de clube como ao nível de selecções. A minha preocupação apenas passa pela aposta efectiva, ou falta dela, nos jovens portugueses. Temos neste momento excelentes gerações de jogadores..seja nos sub-21, sub-19, sub-17. Temos de facto muita qualidade e alguma quantidade. Agora é preciso saber apostar e dar-lhes a continuidade devida na formação. Se assim for o futuro será risonho. Prefiro que os clubes e em especial o noso Benfica apostem e arrisquem nos putos do que em jogadores estrangeiros de qualidade dúbia. Mais novos e sem noção alguma do futebol que aqui se pratica . Posto isto , uma questão sobre a equipa principal. Que é feito do Steven Vitória ? Porque é que nem na pré-época ele é solução ? quanto mais não seja para poder argumentar se tem qualidade ou não para a equipa. Quanto a mim tem, agora é preciso jogar. cumprimentos PF

    ResponderEliminar
  11. Será um crime se o Benfica não apostar e trabalhar o Bernardo Silva. Não sei quanto a maior parte dos Benfiquistas Portugueses, mas eu prefiro ver uma equipa cheia de portugueses, e dá-me vergonha quando a nossa equipa apresenta um 11 com 1 ou até mesmo nenhum português. Em Espanha, os adeptos são quase que patrióticos no que toca a jogadores espanhóis. ( até Real Madrid, Barcelona) Nós vamos comprar putos a outros clubes, porque o que vem de fora é que é bom, e acalma os adeptos. Porque será que a maior parte dos grandes jogadores portugueses vêm do Sporting? Talvez porque eles saibam aproveitar a formação. Espero sinceramente que Bebé, Nelson Oliveira, Candeias, Cancelo, Teixeira, Bernardo etc consigam convencer o JJ que há espaço para eles no Benfica. Quero ver o Futebol Português a crescer, sim, não se faz de um dia para o outro, mas temos o exemplo da Alemanha (que não pensa "pequeno"), e não é com jogadores estrangeiros que isso vai acontecer....atenção, não estou com isto a dizer, que não podem jogar estrangeiros nas equipas portuguesas, mas que dessem mais oportunidades e trabalhassem de modo a ver mais, muitos mais portugueses. E para isso os adeptos têm de começar a mudar d mentalidade.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking