O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 27 de julho de 2013

Ser o Toni do Benfica não tem preço

Avatar
 ●  14 comentários  ● 

Para mim será sempre um dos Imortais.

De Eusébio, devido à minha idade, para mim ficou só a lenda...

Do que vi, do Benfica que vivi, Toni é a grande figura do Benfica dos últimos 30 anos, sem dúvida alguma um dos últimos guardiões da mística encarnada.

A mística é isto e,

Como o Mister bem diz: "Ser o Toni do Benfica não tem preço."



O GLORIOSO BENFICA - STOLEN FROM AFRICA

Avatar
 ●  Sem comentários  ● 




O GLORIOSO BENFICA - STOLEN FROM AFRICA

"As incredible as Real Madrid's five consecutive European Champions’ trophies were, it was inevitable that one day they would be toppled. In a seemingly relatively even playing field, Hamburg, inspired by Uwe Seeler looked well placed to step up, as did Barcelona with their skilful Hungarian imports. The side that stepped up a gear, however, were the leading club from the other Iberian capital, Lisbon.

Benfica were the second side from the Peninsula to make their mark on the European Cup, quickly establishing themselves on the international stage on the basis of their continental exploits in the 1960s. To this day the Portuguese side boast one of the highest memberships of any club in the world, and enjoy a huge national and international fanbase on the basis of their 1960s exploits. ..." 


Artigo completo em 'In bed with Maradona'. Leitura fantástica e obrigatória! :)

Luis Filipe Vieira Analisou principais temas da Actualidade do Clube*

 ●  19 comentários  ● 

À margem da inauguração do Museu Cosme Damião, para a qual o SLBenfica convidou também todos os sócios com emblemas 50 e 25 anos de sócios, Luis Filipe Vieira juntou num almoço na Luz, os representantes dos jornais desportivos e dos canais televisivos afectos ao desporto e  falou sobre a actualidade do Clube, num acção que será transmitida pela BenficaTV, fazendo questão de apresentar algumas novidades e clarificar vários dossiers da nova temporada.

Nesse almoço Luis Filipe Vieira fez-se acompanhar por Rui Costa, dando conta que o Administrador da SAD passará a ter funções mais alargadas no futebol, assumindo a Direcção Geral do Departamento de Futebol, contando com o apoio de Lourenço Coelho no futebol profissional e de Armando Jorge Carneiro no futebol de formação, que coordenarão os respectivos departamentos numa vertente operacional. No próximo ano Rui Costa, a exemplo do que já acontece também no SportingCP com Bruno de Carvalho, irá sentar-se no banco de suplentes ao lado de Jesus, como delegado ao jogo. Segundo o Presidente Luis Filipe Vieira, Rui Costa irá liderar todo o departamento de futebol em directa comunicação com o Presidente e a sua presença no banco de suplentes será um estimulo constante para os jogadores e equipa técnica e uma constante transmissão dos valores do SLBenfica a todo o plantel.

Ainda no futebol, Luis Filipe Vieira anunciou que Nelson Oliveira, Miguel Rosa, André Gomes, Sancidino Silva e Ruben Pinto integrarão um "Projecto Mistica". Um processo de acompanhamento e desenvolvimento desportivo, liderado por Lourenço Coelho e supervisionado por Rui Costa, com a colaboração do BenficaLab e dos clubes parceiros do SLBenfica onde estes jogadores irão evoluir na próxima temporada, com o objectivo de três deles integrarem o plantel da próxima época (Nelson Oliveira, Miguel Rosa e André Gomes) como soluções efectivas para o plantel. Os dois elementos mais novos (Ruben Pinto e Sancidino Silva) integrarão o projecto por mais um ano e serão uma referência para três novos jogadores que integração o projecto bi-anual na próxima época, no que será um projecto de continuidade que visa levar ao plantel principal todos os anos dois a três jogadores da formação, para se constituirem como elementos-chave da equipa.

Relativamente aos "casos" do defeso, Luis Filipe Vieira anunciou que Cardozo irá integrar o plantel com efeitos imediatos, decorrentes de uma conversa do jogador com todo o plantel e com o treinador, realizada a pedido do jogador e liderada por Rui Costa, em que todos resolveram questões pendentes e estão agora determinados a demonstrar em campo essa situação. A saída do SLBenfica parece, para já, colocada de parte, a não ser que surja uma proposta irrecusável para o jogador e Clube.

Já no que diz respeito a Oblak, o Presidente anunciou para os próximos dias uma reunião com o representante do jogador, onde lhe será proposta a integração imediata no plantel principal e a renovação do contrato de acordo com a sua evolução nos últimos anos. Oblak poderá até constituir-se como uma efectiva alternativa a Artur Moraes.

Por fim, sobre Roberto Jimenez, Luis Filipe Vieira afirmou que, perante o incumprimento dos pagamentos das verbas acordadas na transferência do mesmo, o SLBenfica acordou com o fundo comprador a transferência dos direitos desportivos e económicos do jogador correspondentes ao valor em dívida, mediante a circunstância da transferência para o Atlético Madrid, ficando assim o SLBenfica como credor e recebedor do valor da transferência para o Atlético de Madrid, nada tendo esse processo qualquer ligação com a transferência de Pizzi, que Luis Filipe Vieira diz não ser jogador do SLBenfica neste momento.

No capítulo das transferências, Luis Filipe Vieira assumiu que tem havido algumas abordagens exploratórias sobre os principais jogadores do Clube, nomeadamente Garay, Salvio, Matic e Gaitan e outros, mas que não facilitará a transferência de nenhum deles, dado tratarem-se de jogadores importantes para as ambições do Clube na próxima temporada, que passam pela conquista do Titulo Nacional e da Taça de Portugal. No entanto, Rui Costa sobre este tema, deu conta que o Clube tem preparados todos os planos para o caso de surgirem propostas irrecusáveis.
Luis Filipe Vieira irá, assim, dedicar na próxima temporada mais tempo do Clube (modalidades e formação), a acompanhar a equipa principal e a representar o SLBenfica junto das instituições internacionais (UEFA, FIFA e Clubes internacionais) onde o SLBenfica terá que assumir um papel mais dinamizador e interventivo. Neste domínio o Presidente do SLBenfica deu conta que pretende estar com mais regularidade no CaixaFutebolCampus a transmitir o seu apoio aos nossos jovens, nos principais jogos, o mesmo acontecendo nos jogos e eventos das modalidades.

Ainda na estrutura e dinâmica do Clube e da SAD, o Presidente deu conta que o Departamento de Comunicação irá ser alvo de alguns ajustes, mais enfocados na dinâmica e funcionamento do que propriamente nas pessoas. Neste aspecto Luis Filipe Vieira deu conta que os benfiquistas perceberão brevemente o resultado destas alterações.

Também no segmento de Marketing e Multimédia serão anunciadas brevemente novidades, nomeadamente por via da maior proximidade entre os atletas/jogadores do SLBenfica e os sócios do Clube, novidades na interactividade entre o Clube e os sócios, etc.

A BenficaTV foi também tema da conversa, estando prometidas algumas novidades, nomeadamente ao nível das plataformas, com emissões online de alguns programas gratuitas para sócios (jogos da formação, principalmente) e a integração da BenficaTV no contexto dos tablets e smartphones possibilitando, apenas a sócios, a visualização de jogos no Estádio, acedendo à repetições dos lances através desses dispositivos.

A grelha da BenficaTV será revista em larga escala, como novos programas e iniciativas, bem como alargadas e conteudos complementares como cultura, sociedade e até política nacional e economia. Os jogos do SLBenfica passarão também a integrar uma nova plataforma: a RádioBenfica, cujos pormenores Luis Filipe Vieira reservou para mais tarde, a par de novos projectos como o "Museu Eusébio da Silva Ferreira" e da "Casa das Glórias" dedicada ao apoio social e médico às antigas glórias do SLBenfica e outros que estão a ser preparados e que ainda não podem ser dados a conhecer.

Este encontro com jornalistas foi realizado sem quaisquer restrições de questões ou recolha e transmissão de informação, sendo que a BenficaTV irá transmitir brevemente o encontro na íntegra.


* qualquer semelhança com a realidade, é pura coincidência.

Três ou quatro reparos em directo das tascas da Costa da Caparica

Avatar
 ●  12 comentários  ● 
Aos excelentíssimos responsáveis, Doutores, Catedráticos e Magistrados, responsáveis máximos pela exemplar gestão, do futuro, e dos recursos, e das estratégias do Sport Lisboa e Benfica, ficam aqui apenas 3 ou 4 reparos, de um leigo do futebol, daqueles que só escrevem nos blogues, bebem cerveja e comem tremoços a ler ABola nas tascas à beira mar da Costa da Caparica.


1. Resolvam por amor de Deus Nosso Senhor Lá em Cima a rogar por nós, o problema do guarda-redes ANTES da época a sério começar. Não façam como há dois anos atrás, em que os sinais Roberto apareceram na pré-época, mas ninguém ligou, tudo se ignorou, em que todos estava errados menos vocês (os experts da bola) e a época foi o que foi. A verdade é que todos nós vimos o flop Roberto bem antes dos experts, o que é grave!

Convençam-se de que o mal de Artur não é falta de talento. O mal de Artur é não saber lidar com a pressão, o que é mais grave ainda. Ou será coincidência que o grande ano de Artur foi o primeiro, quando chegou apenas para ser número 2, já que o número 1, à partida, ia ser Eduardo? Jogar sem pressão é muito mais fácil, não é?

A partir do momento em que Eduardo saiu e que quem chegou para o substituir foi-o só para tapar os buracos dos regulamentos jurídicos, e não para jogar futebol (leia-se, Paulo Lopes), todos temos visto (excepto os catedráticos, os doutores e os magistrados) que só Artur, não serve e vai causar dissabores.


2. Resolvam também, por amor da virgem santíssima, o problema do meio campo. Matic e Enzo não têm alternativa. Foi assim o ano passado e é assim este ano. Sempre que um deles sai por 45 minutos, damos aos adversários 45 minutos de avanço. Almeida tem de ser lateral direito, Gomes tem de ser emprestado, Rúben tem de ficar como Paulo Lopes, não para jogar futebol mas para fazer respeitar os regulamentos ou levantar as placas das substituições.

Não sei se Fariña poderá ser o substituto de Enzo. Mas acho que Airton poderia ser o substituto de Matic. Pelo menos tem cabedal, conhecimento do clube e cultura de posição. E já é nosso, caramba!


3. A questão das laterais já aqui foi discutida. Sinceramente, acho que à direita, com Maxi e André Almeida não estamos mal servidos. André Almeida tem margem de progressão enorme, e já quase um ano de posição nas pernas! E Maxi, calma lá, Maxi continua a ser Maxi, ou não? Teve um ano mau... Só tem de voltar ao que já foi!

À esquerda temo mais problemas, no entanto, e mais do que Sílvio ou Cortez, a minha esperança é ver este ano um Melgarejo bem melhor. Para mim não é carta fora do baralho!


4. Volta Cardozo que estás perdoado! E se não for Cardozo que tragam um poste para o substituir. Que desperdício, este luxo de extremos no plantel, sem um poste para meter as bolas lá dentro, especialmente as que vêm pelo ar. Acho que o tosco/tronco Hugo Almeida, seria homem para marcar muitos golos nesta equipa. Isto numa solução mais barata (será tão barata assim?). Preferia outras soluções, evidentemente, mas jogadores tipo Cardozo custam muitos milhões.


5. Continuamos com um problema grave de não saber pautar jogo a meio campo, de não saber gerir os tempos do jogo. O que não é surpresa nenhuma, tendo em conta os jogadores que temos e contratamos, uns atrás dos outros. Sálvio, Markovic, Gaitan ou Olá John, agora Pizzi, que só sabem pegar na bola e ir por ali fora (não sabem jogar para trás nem para o lado). E no centro do terreno onde temos o cérebro da equipa, também temos um ex-extremo (Enzo), também ele formatado para pegar na bola e ir por ali fora. Os laterais também vão sempre por ali fora, pois foram contratados nesse estilo. Só falta o Artur começar a ir também por ali fora. Pelo menos, se chutar a bola mais perto da linha do meio campo, tem menos possibilidade de chutá-la para fora das 4 linhas.

Resumindo: Continuaremos a ser uma equipa de correrias loucas, quer a perder quer a ganhar 2-0. Há momentos em que isso é uma enorme vantagem para os adversários. É desgaste desnecessário, é sermos equipa de um ritmo só, e sempre muito acelerado.

Matic é o único jogador cerebral que temos. E pode sair. Fazia falta um oito puro para jogar ao seu lado, de forma mais pousada, que soubesse guardar a bola e gerir os tempos de jogo.

Numa solução baratucha, Tiago aos 32 anos ainda vinha fazer uma perninha, nem que fosse para estar no banco de suplentes e entrar quando estivéssemos a ganhar, ou para jogar com Enzo e Matic no meio, nos jogos grandes, nomeadamente contra o FCPorto ou Liga dos Campeões. Prefiro um Tiago a 10 Amorins! E é português. Ou Manuel Fernandes, porque não, numa solução mais cara e mais controversa?

Dasse ó Jesus, não dá para formatar esta equipa a saber jogar também numa marcha mais lenta quando é preciso? A saber manter a posse de bola? Quatro anos não chegam?

O Roberto é era de quem?!

Avatar
 ●  15 comentários  ● 



Via 'As Papoilas do Biscaia'.

No 'Papoilas' encontrarão os comunicados sobre o jogador Roberto à CMVM. 
Perante o comunicado do Atlético de Madrid na sua página oficial, resta saber o que é preciso para perceber que esta história está muito mal contada.

E que os negócios com o Atlético de Madrid continuam a ser um buraco negro que sorve dinheiro ao Benfica como se não houvesse amanhã. 
Vamos bater mais palminhas a este negócio?

Como dar cabo de um dia marcante na história do Benfica.

Avatar
 ●  14 comentários  ● 

Na dia da inauguração do Museu Cosme Damião, um dia marcante e que deveria ser de reconhecimento para todos os profissionais que tornaram este dia possível(em especial para um que defendeu e defende a história do Benfica como poucos), e para o presidente Luis Filipe Vieira, eis que resolvem manchar este dia com a publicação no SITE OFICIAL DO SPORT LISBOA E BENFICA de uma declaração de Fernando Gomes, ex-director financeiro do FC Porto nos tempos do Apito Dourado, apanhado nas Escutas a dar bilhetes para prostitutas(que confortavam os árbitros) a António Araújo, é citado com grande orgulho no site do Benfica e entrevistado na BenficaTV. 

Não está em causa o convite à personagem em causa para estar presente na inauguração do Museu, como presidente da FPF.
Agora dar voz nos meios de comunicação do clube a este tipo?
Quem se seguirá? Joaquim Oliveira? Pinto da Costa? 
Já não bastou ter Manuel Damásio lá presente, um incompetente que foi um capacho de Pinto da Costa e deixou o clube na miséria? Que destruiu um plantel campeão nacional e entregou nas mãos de outro portista, Artur Jorge, o poder para destruir a mística e dinâmica de vitória da equipa?

Qual será o próximo passo? Entregar o futebol nas mãos do Pacheco, outro que agora é frequentador habitual dos corredores do poder na Luz?

É isto, caros benfiquistas. Mancha-se desta forma um dia que deveria ser marcante. 
Não passou de mais um dia em que o benfiquismo foi enxovalhado pelos portistas e parasitas que mandam no Benfica.
Mas é assim. A 'maioria' aprova isto. Os 'não-benfiquistas' é que são os bons. 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Temos muito trabalho pela frente Jorge Jesus !! Benfica 2 x 1 Levante

 ●  12 comentários  ● 


Ponto prévio : Vejo jogos de futebol – mesmo os do Benfica – com a razão e não com o coração. Como sou treinador de futebol de formação, procuro sempre tirar ilações sobre os jogos que vejo.
Como tal sou um menino comparado com a experiência de JJ e da sua equipa técnica. Mas neste primeiro jogo que vejo do Benfica 2013 / 2014, há tanta coisa com que não me identifico neste Benfica, pelo menos no jogo de hoje.

JJ ao que tenho lido da imprensa desportiva diária -que tenho lido todos os dias num espreguiçadeira à borda da piscina em Vilamoura, à espera de ficar com a cor do Bruno Cortez – mudou o sistema táctico. “Colou-se” às equipas de referência europeias, ou aos seus colegas treinadores de Elite da UEFA, que se encontram pontualmente em Genebra.

Apresenta-se o Benfica num 1x4x2x3x1 ao contrário do 1x4x1x3x2 das últimas épocas. A ideia será ( talvez ) permitir uma melhor circulação de bola na 1ª zona de construcção do terreno, dando sobretudo maior largura ao jogo em vez do que estávamos habituados, uma equipa forte na transição defesa x ataque, com um jogo vertiginosamente vertical.

O Benfica inicial que vi hoje, tinha Rúben Amorim e André Almeida, nas posições que serão a “6” e a “8”. Ambos estiveram longe do que seria pretendido. Sem bola nunca foram suficientemente pressionantes pois estiveram demasiadamente posicionais no processo defensivo. Grande parte do tempo a jogarem em linha, quase nunca fizeram cobertura um ao outro. Isso permitia que o Levante, sem grande qualidade técnica e com uma dinâmica baixa, mesmo assim conseguia sair a jogar de trás, circulando a bola no corredor central, chegando perto da nossa área.

Sim, existem outras razões para que tal acontecesse. Se tivesse havido Rodrigo em campo, ( Só dei por ele quando escorregou ao marcar aquele livre – Ou arrebenta de vez este ano no Benfica ou…) que era o primeiro homem a condicionar a saída de bola do Levante, com Djuricic ainda a adaptar-se aos princípios de jogo do Benfica, e com Ola John irritantemente lento de dinâmica, de processos, de execução e cognitivamente e com Sulejmani também ( tal como Djuricic ) na fase de adaptação e com a agravante do imenso tempo parado na última época.

Estes para mim eram os factores que permitiam o Benfica sentir dificuldades no processo defensivo.
Com bola houve algo que me irritou e bastante. Compreendo e também o faço nas minha equipas, jogar com os extremos nos lados contrários ( o canhoto à direita e o destro à esquerda ) mas fazê-lo durante 45 minutos é parvoíce redonda quando se tem um canhoto e um destro. E esse pormenor para mim retirou profundidade no processo ofensivo da equipa. Mais curioso é que na 2ª parte Gaitán jogou sempre na esquerda e Sálvio sempre na direita…

Na pré época, o resultado é o que menos me interessa, apesar de admitir que vencer, é sempre positivo para sentir a dinâmica de vitória. Mas o mais importante são os processos da equipa, identificar lacunas e melhorá-las.

Lacuna número 1 – De que vale a pensa cruzar bola para a área se não temos um cabeceador nato, ou pelo menos um “ponta de lança” com presença na área ?
Lacuna número 2Jardel. Apesar de ter ganho uma bola de cabeça numa bola parada em situação defensiva, 4 meses depois, borrou a pintura no golo. É lento a executar, tal como no deslocamento e na reacção, não joga na antecipação. Que saudades tenho das notícias de 2011 e do interesse do Bayern de Munique nos seus serviços…
Lacuna número 3Rúben e Almeida são dois “6 e ½” e nunca serão dois “8”. Mas mais vale os dois em campo, do que ver Roderick no meio campo. André Gomes joga mais com um deles do que os dois juntos em campo.
Lacuna número 4 – Quando Artur chegou ao Benfica era uma coisa. Agora é outra. A única alteração que ele teve além de trocar de clube, foi trocar de treinador de guarda redes. Agora cada um que tire as suas ilações….

Agora breve alusão aos “reforços” desta época.

Lisandro é reforço e caso Garay venha a sair, teremos substituto à altura. Sílvio por vezes para-lhe o relógio. Aquela entrada de hoje, lembrei-me do que li sobre a expulsão que sofreu contra o Sporting. Se o João Cancelo jogasse no At. Madrid estava na equipa principal não estava ? Treinava com a equipa A e jogava na B se a aposta fosse Maxi. Cancelo hoje voltou a abrir o livro. É neste momento o melhor lateral direito do Benfica e arrisco-me a dizer do país…
Bruno Cortez pelo que vi hoje e pelo que li antes, está a evoluir. Do que conheço dele no São Paulo, pode surpreender e muito. É preciso entender que estava sem jogar desde Março creio eu.  Mitrovic não jogou e Steven Vitória se veio é porque Jardel está de saída. Como se diz mesmo…”A cara de um, focinho do outro” ?
Djuricic conheço-o bem, no Herenveen jogava mais na linha, do lado esquerdo para procurar jogo interior, neste momento está atrás de Markovic para a posição “9 e ½”.  Markovic é um puto de um jogador !! Também já o conhecia e só tenho pena do que li antes de ele vir para o Benfica que será o novo Ramires…Em trânsito para o Chelsea – Espero que não !! –
Sulejmani é mais Enzo Perez do que um Gaitan ou Sálvio. Precisa de ganhar ritmo, voltar a ter rotinas e ritmo de jogo.
Fariña…Deu boas indicações, mas se queriam um 10, tinham o Quintero – Vai ser craque não duvidem…- Ou Carlos Auzqui. Se o Benfica andou a ver jogos do Estudiantes por causa de Dúvan Zapata, têm notas deste miúdo de 1991 de certeza. Só destoa porque é baratinho…1 milhão e negócio feito.
Já agora para finalizar os pontas de lança. Havia Helenius do Aalborg, também de 1991 – 1m95cm – assinou pelo Aston Villa por 2 milhões. Havia Cornelius que foi para o Cardiff. Houve mais que tempo para concluir o dossier Tacuara. Vamos ver o que “nos dará” LFV

De Vilamoura para o Universo Benfiquista

Snortinho ( mais conhecido pelo Caipirinhas !! )

P.S. - Andei desaparecido por afazeres profissionais. Estou a dever uma "posta" sobre o futebol de formação do Benfica. Não está esquecido.

Confundir a beira da estrada com a estrada da beira

 ●  20 comentários  ● 

Há uns tempos apontei como um factor muito negativo da gestão de Luis Filipe Vieira, ter instituído a cultura de divisão interna entre benfiquistas. É lamentável aquela ideia de que há quem se aproveite, que há benfiquistas de segunda, que se não concordam com o que está a ser feito é porque têm uma "agenda escondida", etc. etc. etc.

Passeando pelas caixas de comentários do NGB e de outros blogs de referência (nem sequer incluo aqui aqueles anormais que se dão ao trabalho de a única coisa que fazem é ofender quem escreve neste e noutros blogs a sua ideia), dá para ver que muito mais do que querer o melhor para o SLBenfica, dar ideias, contra-argumentar as ideias do outros, ou até mais do que apontar aos adversários... o que vemos são constantes acusações, ofensas, intimidações, insultos entre benfiquistas

Depois isto leva a questão a extremos e quando vamos a ver o que os benfiquistas fazem entre si... fazem ao Presidente, aos jogadores, ao treinador etc. Chamam nomes, insultam, procuram teorias da conspiração, etc.

Ou seja, os adversários do SLBenfica estão calmamente sentados num cadeirão a ver este clima de divisão e de intolerância em que se transformou o SLBenfica em que os sócios e adeptos já não discutem opiniões, nem partilham opiniões... limitam-se a criticar-se uns aos outros, ao Presidente, ao treinador, etc...

Hoje lia um companheiro dizer, e com razão, que Luis Filipe Vieira se fosse Presidente do FCPorto era menos criticado pelos benfiquistas nas suas acções. Inacreditável, não é!?

Por outro lado, vejo diariamente gente a desinteressar-se por tentar contribuir com ideias e opiniões, porque simplesmente são logo conotados como querendo "tacho", ou que são abutres, ou que querem o lugar de alguém ou que são "inflitrados" ao serviço de alguém, enfim.

Esta instituição que se criou chamada "infiltrados", onde verdadeiros benfiquistas, que discordam de determinadas politicas e dão soluções alternativas, são marginalizados e ofendidos... é verdadeiramente absurda!

Não há palavras para qualificar o clima de divisão e insulto, de má educação e desrespeito que se assiste entre os benfiquistas, potenciando-se mentiras de que há gente que quer o mal de alguém ou que quer destruir o SLBenfica (como se isso fosse possível). Como consequência disso, "nascem" os ceguinhos que este "statu quo" apelida estupidamente de "seguidistas" ou "vieiristas" (é outro termo para juntar aos "infiltrados") - esta espécie são os que se consideram verdadeiros benfiquistas, que dão lições de benfiquismo a todos, simplesmente porque concordam com tudo e, como tal, não percebem o tremendo erro que comentem ao não contribuir para que se exija mais.

Por oposição a estes, há os "degenerados", os "infiltrados" os "abutres" etc. que na prática andam cá ao serviço de alguém, até há quem diga que é ao serviço, imagine-se do Pinto da Costa e que na prática tudo o que dizem ou pensam está errado e são achincalhados, humilhados e insultados sem olhar sequer ao conteudo que tentam passar e contribuir. Que se lixe a mensagem, mate-se o mensageiro. Estes, por consequência do "choque" com os anteriores, muitos acabam a confundir a critica com o insulto também, ou as diferenças de opinião com retribuição de insultos ou manias da perseguição.

E assim se divide uma nação que sempre se uniu, não em torno de um Presidente, mas em torno de um clube. Cada qual com a sua opinião, mas nunca ninguém contra ninguem... todos pelo SLBenfica.

Actualmente, conseguiu-se que parte desta nação se assuma como verdadeiros benfiquistas e, como tal, apoiantes de Luis Filipe Vieira. Os outros assumem-me como alguém que quer mudar o mundo e já não confiam em Luis Filipe Vieira.

Alguém que veja algum sentido nisto!!! Eu não vejo... e sinto-me profundamente envergonhado por termos chegado a este ponto que, já nem ao Presidente interessa, mas que efectivamente teve responsabilidade na criação deste "monstro" que, agora que os resultados escasseiam, é bom que se comece a preocupar em o "domar".

Curiosamente, tantos uns como outros estão a "confundir a beira da estrada com a estrada da beira".

Uns não sabem ver os pontos de melhoria e contribuir para tal, olhando-os sempre com compreensão e esperança na "próxima vez", outros não sabem olhar para um legado (bem grande) de trabalho bem feito, passando a vida a apontar aos pontos de melhoria, classificando-os de erros propositados.

Vão mesmo continuar este caminho? Pensem um bocadinho... todos!

A grandeza faz-se de valores, bem mais do que vitrinas e latão

Avatar
 ●  9 comentários  ● 
Como sempre disse, e tal como a grandeza dos homens não é definida pelos euros da sua conta bancária, também a dos clubes não se faz apenas de vitrinas e latão.

A grandeza faz-se também de valores, de respeito pela história e da memória que devemos ter sempre de alguns homens, que fizeram desde grandioso clube aquilo que ele é hoje. No fundo, os homens que nos ergueram, com sangue, suor e lágrimas, e de quem o tempo tantas vezes se esquece!

E em matéria de valores, tenho de recordar aqui alguns gestos recentes, que a mim, pessoalmente, me emocionam e enchem de orgulho:


1. O gesto magnífico que o meu clube teve para com Fábio Faria há poucos meses, assumindo que iria respeitar o contrato assinado, apesar da incapacidade do jogador em nos dar aquilo para que foi contratado.;

2. Para recordar a Fundação Benfica, a solidariedade demonstrada imediatamente após a tragédia da Madeira;

3. Para recordar a coroa de flores deixada pela comitiva Benfiquista no busto do GRANDE Bobby Robson na sua recente visita a Newcastle;

4. Para saudar a inauguração deste lindíssimo museu Cosme Damião, para que o passado seja sempre recordado com a grandeza que merece;

5. Para recordar o falecimento de Fehér, e o comportamento extraordinário do presidente do meu clube que lidou com aquela perda como se de um filho se tratasse;

6. Para recordar Mantorras, a quem a sorte atraiçoou em tenra idade mas a quem o meu clube nunca deixou cair e sempre deu a mão;

7. Para recordar a gala do Eusébio, o maior símbolo da nossa história, que teve uma homenagem em vida que a todos dignificou e emocionou;

8. Para saudar o novo projeto do centro de apoio às velhas glórias do clube, para ajudar aquelas que passam por mais dificuldades;

9. Para saudar o projeto futuro da criação de um espaço dedicado a Eusébio no coração da cidade de Lisboa. E que bom que seja inaugurado com Eusébio vivo. Ele merece deixar este mundo consciente do legado que deixa.

Todas elas iniciativas que aplaudo de pé… Estas não são obviamente conquistas com direito a taça mas, são golos bonitos, e momentos que nos engrandecem e que honram o amor que sinto por tão magnífico clube... 

Eis um Presidente que em diferentes ocasiões, mostrou saber honrar a nossa história e não esquecer nunca as nossas raízes. 

E Pluribus Unum...

Museu Cosme Damião

 ●  2 comentários  ● 

Isto pede uma nova campanha de angariação de sócios!

Avatar
 ●  25 comentários  ● 

"Bayern are poised to become the world’s biggest football club by membership after gaining almost 30,000 new members last season, the FC Bayern München e.V. executive committee announced on Wednesday. The members’ club, which holds 81.8 percent of the stock of football operations company FC Bayern München AG, had 217,241 registered members on 30 June 2013, comfortably setting a new club record.


The total at the end of last season is also just a few thousand short of the published figure of 224,000 members belonging to Portugal’s most successful club, Lisbon giants Benfica, currently the biggest club in world football by this measure.


FC Bayern have thus become the first German club to pass the significant milestone of 200,000 members, although membership number 200,000 itself has not been assigned. At half-time in Wednesday’s Uli Hoeneß Cup meeting with Barcelona at the Allianz Arena, the FC Bayern München e.V. committee personally took to the field to greet six new members, presenting them with a welcome pack comprising a personalised scarf and member’s pin, and their membership cards bearing the numbers 199,997 to 199,999 and 200,001 to 200,003.

We at FC Bayern are very proud of this sensational growth in membership in the space of just one year,” commented club president Uli Hoeneß, “if it carries on like this, it’s only a small step to becoming the biggest club in the world by membership.”" - in FC Bayern München AG.

Então Presidente Luis Filipe Vieira? Vamos ficar quietos perante isto ou vamos preservar um dos pontos pelo qual o senhor tanto batalhou?
Que tal uma campanha para novos sócios em Agosto que tragam a factura do serviço de TV de Julho com respectivo comprovativo de pagamento onde esteja incluída a BenficaTV?
Oferta do Kit de Sócio nessa altura, e oferta das primeiras 2 quotas, por exemplo, a quem apresentar os mesmos documentos no final de Agosto.

Isto é apenas uma ideia. Os 'mágicos' do marketing que trabalhem numa campanha que atraia novos sócios, fidelize os actuais e contribua para o crescimento dos assinantes da BTV.
Boa, Luis Filipe Vieira? 

Roberto, Pizzi e "suposições"

 ●  21 comentários  ● 
No seguimento do tópico Pizzi, Roberto, Aldrabices do nosso companheiro Eagle01, gostava de uma perspectiva diferente sobre este tema, para vosso comentário.

Ponto prévio: mais uma vez, sai uma notícia que leva meio mundo a colocar em causa, inclusivamente, a honestidade do Presidente Luis Filipe Vieira e o SLBenfica "nem pia" sobre o assunto.

Ou seja, o jornal A Marca alega que o SLBenfica e o Roberto ainda têm alguma ligação (direitos federativos, fala a Marca) e que o possivel acordo sobre Pizzi envolveria esta questão que, segundo o Comunicado à CMVM sobre a venda do Roberto não faz qualquer sentido.

O SLBenfica só teria que imediatamente desvincular-se de qualquer questão relacionada com um atleta que fora transferido o ano passado.

Mas, tal como já estamos habituados, isso não aconteceu e da blogsfera às redes sociais, passando pelos jornais online... anda tudo a chamar "aldrabão" ao Presidente do SLBenfica, a criticar as ligações ao Jorge Mendes (de onde acabou de chegar mais um jogador, como chegaram Luisinho e Michel o ano passado).

Nesse sentido, a minha opinião é que é pouco credível envolver o Pizzi e o Roberto no mesmo processo, mas isso não quer dizer que não haja "acertos de contas" pelo caminho.


Tal como comentei no tópico do Eagle01, na minha óptica o que aconteceu foi o seguinte e até demonstra defesa dos interesses do SLBenfica: 

- O Jorge Mendes convenceu há dois anos o SLBenfica a avançar com 8,5M por um guarda-redes que seria, alegadamente, de topo. 

- O jogador não só não justificou o investimento, como se transformou num embaraçoso flop financeiro e desportivo. 

Assim, à semelhança do que faz com diversos clubes e processos, o Jorge Mendes assumiu o "prejuízo" e recompra o jogador (por 8,6M€), ou seja, "devolve" o investimento ao SLBenfica - devolve na prática o valor que o SLBenfica já tinha pago, transferindo para o fundo por ele "liderado" o que faltaria pagar ao Atlético Madrid.

- Aparentemente o Atlético Madrid - clube inicialmente vendedor - a troco de outros acordos e negócios - assume agora a "recompra" do Roberto ao Jorge Mendes, a troco do valor que o clube já tinha recebido do SLBenfica, que foi o mesmo valor que o Mendes pagou e que agora recebe.

Fica assim, o jogador "devolvido à precedência", sem prejuizo para ninguém, ficando o Atlético Madrid com o activo que tinha antes de toda esta história e, com isso, sem ninguém ficar a perder.

Agora, obviamente que "pelo caminho" haverá o compromisso do Jorge Mendes, para ajudar a executar o processo, arranjar quem compre jogadores ao Atlético para "atenuar" o custo que eles terão que suportar para reembolsar e reeintegrar o Roberto.

Isto com o Jorge Mendes a assegurar desde logo a colocação do Roberto, no caso emprestando ao Olympiacos (já oficializado).

Será, eventualmente, neste "rolo" que entra um eventual negócio do Pizzi em que, porventura, o Atlético abdicaria de receber a sua parte e, com isso "saldar a dívida" com o Mendes... em géneros, ressalvando uma verba futura para completar a receita.

Nada disto me choca, nem considero suposto que o SLBenfica devesse expor estes factos taxativamente... porque os negócios (nomeadamente nestas questões) não se explicam... executam-se!

Estarei a ser demasiado "crente"? Quem sabe... mas arrisco apostar que estou mais perto da verdade do que aqueles que apontam um enquadramento "criminoso" ao negócio.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Um problema na baliza?

Avatar
 ●  17 comentários  ● 
Pode-se dizer que o golo do Peñarol no jogo de ontem foi culpa de Artur? Não creio.

Podia Artur ter feito mais? Julgo que sim. Um guarda-redes de excelência teria chegado àquela bola, um remate em tudo semelhante ao de kelvin, e onde Artur me parece um nada deslocado em demasia para o poste direito da sua baliza e lento a fazer-se ao lance.

Já antes, numa outra bola chutada para si, Artur não saiu da baliza para a agarrar, e deixou que Garay corresse 40 metros com o adversário que marcava para cortar uma bola que um guarda-redes confiante teria agarrado facilmente.

Sou algum especialista na matéria para estar aqui a dizer onde deve Artur colocar-se? Evidentemente que não. São "feelings" pessoais, que valem o que valem, ou seja, muito pouco. O meu feeling é que Roberto - o flop - teria agarrado a bola de ontem e a bola do Kelvin. Mas se calhar não teria agarrado outras, poderão sempre dizer, e eu aceito.

Mas temos um problema na baliza? Infelizmente, temo que sim.

Não tanto pelo golo de ontem mas, pela linguagem corporal após o golo. Não creio, sinceramente, que Artur seja um guarda-redes com grande confiança nesta altura. E a confiança, meus amigos, nestas coisas é chave. Especialmente num guarda-redes. Chave para os adeptos e para a própria equipa.

Confiança é sinónimo de personalidade, é dar garantia de saber impor-se nos momentos difíceis, nos ambientes adversos. Confiança é não tremer! E Artur tremeu, infantilmente, o ano passado nos dois jogos contra o FCPorto, falhou com o Estoril, falhou em três dos jogos mais importantes da época! Artur parece afetado por saber que os adeptos já desconfiam dele. Eu desconfio, e julgo não estar sozinho neste sentimento!

Quero dizer com isto que devemos dispensar Artur? Arrumá-lo desde já? Evidentemente que não. Mas ajudá-lo nesta altura é também protegê-lo, e protegê-lo é ter um plano B para o caso das coisas não correrem bem ao número 1. Protegê-lo é não colocar nos seus ombros toda a pressão do sucesso da época. 

E o nosso Plano B é... Paulo Lopes, alguém que não foi contratado para jogar mas sim para fazer respeitar questões jurídicas de formação de planteis. Tivemos um caso semelhante com Roberto, que foi ficando, e jogando, e falhando, e chorando, e aguentando, porque no banco estava... Júlio César. E esse é um erro que não se pode repetir, não podemos não ter uma alternativa para a baliza, para o caso, repito, o caso, de Artur falhar. Oxalá não falhe, evidentemente.

E por isso já aqui me referi a Oblak. Oblak seria um número 2 perfeito. Porque poderia passar o ano inteiro no banco de suplentes sem reclamar, se as coisas corressem bem a Artur. Para ele seria sempre um passo em frente na carreira. Mas também porque teríamos no banco alguém motivado e pronto a agarrar uma oportunidade se ela surgisse. Não quer dizer que a agarrasse. Mas entraria com alma, com aplausos, com tolerância, com esperança, com fé, com perspectivas de futuro, com o apoio dos adeptos encarnados, e o da imprensa (Oblak goza de muito boa imprensa em Portugal), o que nestas coisas da bola são conquistas fundamentais. 

O contrário é Paulo Lopes, que lá está, pelos motivos já explicados, e a quem ninguém reconhece competência para ser o número 1 encarnado, salvo numa muito breve situação pontual!

Bem sei que Oblak desapareceu, até hoje ninguém no Benfica acha dever aos adeptos uma explicação, mas com Oblak ou sem Oblak, serei só eu a achar que o Benfica precisa de um plano B, de alguém que se esteja a preparar para agarrar a titularidade da nossa baliza, se e quando a oportunidade surgir?

Serei só eu a achar que neste momento a baliza é um dos pontos mais fracos da equipa, e que nem Paulo Lopes nem Mika parecem ser alternativas viáveis? 


P.S. Parabéns a quem teve olho para contratar Markovic. Após apenas três jogos particulares, arrisco-me a prever que vai ser um dos "grandes" do futebol mundial, e que baterá o record de transferências de um clube português. E com Jorge Jesus como treinador, não podia estar em melhores mãos. Muito, muito boa contratação!

Pizzi, Roberto, Aldrabices...

 ●  35 comentários  ● 


El meta firmará cuatro temporadas con el Atlético

Roberto llega y se va

·         El meta firmará cuatro temporadas con el Atlético y la primera la jugará cedido en el Olympiacos. Pizzi, al Benfica, parte del acuerdo.

David G. Medina. Madrid 24/07/13 - 14:14

Roberto Jiménez será el nuevo portero del Atlético las próximas cuatro campañas. La cesión de Sergio Asenjo al Villarreal, que se hizo oficial el miércoles, desencadenó la búsqueda inmediata de un cancerbero en el club rojiblanco, que se quedaba con Courtois como único meta en nómina.
.....
De hecho, al mediodía del miércoles, Roberto acudió al Vicente Calderón para negociar su contrato. Se reunió con Miguel Ángel Gil Marín, consejero delegado del Atlético, por espacio de más de dos horas. Con el acuerdo cercano se emplazaron a las 18.00 para rematar el contrato que unirá a ambas partes los próximos cursos.
No será, en todo caso, un fichaje cotidiano, ya que Roberto no vestirá la rojiblanca esta campaña. El madrileño saldrá cedido esta campaña al Olympiacos, club que entrena Míchel y que le garantiza la titularidad....
El Atlético, por ahí, ha visto la necesidad de que Roberto no se estanque como suplente de Courtois y consideran prioritario que juegue este año para regresar con la vitola de titular en la campaña 2014-15. No quieren, en definitiva, que se queme tras dos grandes temporadas en el Zaragoza.
La operación se completa con el traspaso de Pizzi al Benfica, que posee los derechos federativos de Roberto. El Atlético, en todo caso, se reserva el 50% de la plusvalía del jugador portugués en caso de que los lusos lo vendan en un futuro...


Como se sabe, há duas épocas atrás, quando Roberto foi “vendido” a um misterioso Fundo de Jogadores, a nossa comunicação social, toda bem orquestrada, publicou muitas notícias enfatizando o papel de bom negociador de Vieira. Porque o jogador que tanta “polémica” tinha dado, afinal tinha sido vendido (ou seja, havia clubes mais estúpidos do que o Benfica) e ainda tinha originado 100 mil euros de lucro!
Ainda houve uma pequena tentativa de descredibilizar o negócio, sempre com protagonistas ligados ao FCP a questionarem (para isso é que servem os programas dos Trios) a existência do tal Fundo de jogadores e o tal “bom” negócio efectuado por Vieira. Eles sabem o que se passa pois Jorge Mendes, peça fundamental nestes negócios, passa-lhes as informações todas. E assim Vieira apenas tem boa imagem porque a mesma comunicação social que ao tempo de Vale e Azevedo dava voz a toda a gente que questionava a sua gestão, agora não o faz. Nem investiga as polémicas lançadas pelos tais protagonistas afectos ao FCP. Instruções superiores dos Bancos, do Joaquim, etc., a quem interessa que Vieira saiba que não tem a “corda” toda. Ou seja, que Vieira saiba que está protegido mas também controlado pelos critérios dos midia.
Passados dois anos sabe-se, através de um jornal espanhol, toda a verdade. Os direitos “federativos” de Roberto pertencem ao Benfica e não ao misterioso Fundo de Jogadores, e esses direitos devem valer muito dinheiro porque o Atlético aceitou ficar com eles, a troco de Pizzi e 50% de uma mais valia, caso seja vendido por valores superiores aos agora acertados.
É este o Benfica do “sabemos para onde vamos” e “deu muito trabalho chegar aqui”. Acredite quem quiser, mas cada vez mais me convenço que nunca no seu historial, o Benfica teve gente tão desrespeitadora dos sócios e adeptos como agora. Para eles os sócios e adeptos apenas contam para pagar. Tudo é feito para lhes vender mercadoria, bilhetes, televisão, “afectos"... O resto? Os princípios? A verdade? Que se lixem os sócios, que o Benfica é "nosso" (deles)...

Um jovem leitor do NGB e os seus sonhos bem intencionados para o Benfica.

Avatar
 ●  22 comentários  ● 

"Boa tarde a todos, antes de mais queria dizer que sou um leitor diario deste blog e que vos admiro, mesmo se de vez em quando estou em desacordo com as vossas opiniões.

Faço hoje este comentário para ajudar o Benfica e para saber o que os Benfiquistas pensam da minha proposta para diminuir o passivo do nosso clube ja que o senhor Bruno Carvalho diz que o nosso clube está em falência técnica.

Antes de tudo, isto é so uma proposta, nao faço conta de vir a ser presidente do Benfica porque nem sou sócio e mesmo se fosse não tenho nem dinheiro para investir no clube nem tenho idade suficiente para ser presidente do Sport Lisboa e Benfica.


Aqui está a minha proposta:


-Contrato dos jogadores (Diminuição dos salarios) :
Muitos dos jogadores recebem salarios altissimons em relação ao rendimento do jogador.
Por exemplo se o Carlos Martins que recebe 100 000 euros por mês ( nao faco a minima ideia quanto ele recebe por mês) , se ele nao jogar, durante o mês, tirava-se uma percentagem ( entre 5 e 10 %), se receber um cartao vermelho, ele pagava uma multa ao clube e nas renovações de contrato, o jogador podia baixar o salario, mas aumentar os prémios. Esta medida faria com que o clube pagasse menos salarios, e que o jogador estaria mais motivado para jogar bem e ajudar a equipa e nao fazer ansneiras dentro do campo sabendo que pode ser multado pelo seu comportamento ( cartões vermelhos).
Esta medida seria feita não so ao futebol mas também a todas as modalidades.

-Doações de dinheiro dentro do estadio :
Em vez de darem dinheiro à Sport Tv, porque não dão as moedas de 1, 2 e 5 centimos que vocés têem na vossa carteira e que nao vos serve para nada ? O Benfica não podia ter umas caixinhas como no McDonalds em que se mete umas moedinhas para ajudar uma associacao ? Desta vez seria para ajudar o nosso clube !

-Mais jogos amigaveis em casa para os emigrantes :
Eu que sou emigrante e que vou uma vez por ano a Portugal, e nem todos os anos vou, vejo o Benfica jogar no nossos estádio de 8 em 8 anos. Vi jogos no Estadio da Luz três vezes na minha vida. O primeiro foi contra uma equipa brasileira no antigo estadio em que ja estava um aparte destruida, e que empatamos 1-1. A segunda foi no Centenario contra o Real Madrid 2-2, e a ultima vez foi a despedida do Mantorras o ano passado. 

O Benfica faz uns 10 jogos amigaveis por epoca e so um no nosso Estadio. Todos os emigrantes que vao de férias a Portugal no mês de julho quase nunca vêem um jogo do Benfica na Catedral. Porque não comecar a aproveitar esses periodos de férias dos emigrantes e jogar em casa mais jogos amigaveis, sempre seria mais um dinheirinho que nos falta… 

-Os 'comércios' ( exemplo Bifanas ) ao lado do nosso estadio teem que dar uma percentagem do dinheiro que eles fazem em dias de jogo já que uma grande parte do Beneficio faz-se através dos jogos do Benfica. E se ainda não há, que facam bares e companhia na Catedral. ( eu nao conheço a nossa Catedral muito bem, infelizmente)

-Jogos dos iniciados, juvenis, infantis etc. Se as entradas forem gratuitas, porque nao pagarem 50 centimos, sim 50 centimos pelos nossos jogos em casa? 50 centimos x 30 pessoas ( exemplo) = 15 euros 15 euros x 15 jogos por época = 225 euros. Claro, isto parece ser 0,00000001% do nosso passivo, mas sempre era uma ideia.

PS : Nao sei quantas pessoas assistem a esses jogos e nao sei se pagam ou nao e sei ainda menos quantos jogos há por época no nosso centro de estágios.


-Desliguem a Sport Tv, e adiram à Benfica TV (ainda estou para ver como é que os Benfiquistas residentes no estrangeiro, vão ver o Benfica jogar em casa, hoje vi mais um stream na internet, se a Benfica Tv for para o estrangeiro, havera ainda mais assinantes !)

-Esqueçam o Naming do estadio:
Se há uma coisa que me orgulho no nosso clube é o nome do nosso Estádio : Estádio da Luz. Os meus amigos estrangeiros sabem todos o nome da Catedral, o nome do Estádio é conhecido mundialmente ! Não precisamos de Emirates da Luz, ou Etihad do Benfica ou não sei quê. Temos dividas ? Arrangem maneiras simples de as pagarem. 
O próximo passo é mudar o nosso nome não ? Sport Emirates Benfica ou McDonald’s Lisboa e Benfica ? Era o que mais faltava mudarem a história do Benfica !

-Já que as casas do Benfica têm direito a 50 votos, não podiam dar uma percentagem do beneficio da casa ao clube para diminuir o passivo?

-As vendas das nossas camisolas antigas: diminuir o preço a ver se as pessoas compram como o equipamento preto do ano passado.
Por exemplo a preta do ano passado era gira, porque não vendê-la por 20 euros ? ( Eu sei está a venda por 40, mas acho isso um exagero. E as camisolas brancas da Liga Europa na época 2010/2011, onde estão essas camisolas ? No lixo ? Porque nao vendê-las no site do clube ? Eu comprava-a jà ! 


Enfim, isto tudo são propostas de um jovem de 18 anos louco, louco pelo Benfica, que infelizmente não vê o seu clube jogar, a não ser na televisão.


Se calhar, a pessoa que vai ler este comentário vai gozar da minha cara porque acha isto muito estupido, mas prefiro passar por um estupido que tenta ajudar o clube do que por uma pessoa normal que deve ser socio e viver em Lisboa e sem ir às AGs do clube. 

Continuem o vosso excelente trabalho no blogue! 
Pedro Gonçalves"

(Texto remetido para o email do blogue)

Obrigado Pedro pelo excelente contributo e pela tua paixão pelo Benfica. Fantástico!

Porquê? Expliquem os nossos leitores

 ●  37 comentários  ● 
- Fariña foi integrado no plantel e vem, alegadamente, ao abrigo de uma parceria com o Jorge Mendes (aquele das escutas em que lixava o Benfica e favorecia o FCPorto).

> Algumas questões para vossa análise: Porque será integrado um jogador pouco "cotado" na Argentina? Porquê Fariña e não Miguel Rosa? Que função terá no plantel? Significa a saída de alguém (Ola John? Gaitan?)

- Nelson Oliveira emprestado para França ao Rennes, alegadamente, a troco de mais uns milhares (ou milhão).

> Algumas questões para vossa analise: Porque não "cresce" integrado no plantel na vaga de Cardozo e com a ajuda do Jesus a melhora-lo e a controlar as suas questões mentais e técnicas? Porquê França e o Rennes e nao antes Portugal e o Belenenses ou Estoril!?

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Markovic, "RC10 Style"

 ●  12 comentários  ● 
Depois não querem que eu vos parta a cabeça! No tópico anterior apelei a uma divulgação massiva das quatro páginas oficiais de Facebook do SLBenfica, passeando pela blogsfera nem uma referencia ao facto, continuando todos entretidos a escrever sobre golos, resultados e jogadores...

... Esses são os mesmos que à primeira adversidade ou contrariedade, à primeira noticia que não gostem num desportivo, aparecem a dizer cobras e lagartos de toda a gente e de todos os meios de comunicacao, de cima a baixo no clube, etc... Vai tudo a direito!

Mas pronto, rendendo-me ao que os "puristas" realmente gostam, quero deixar aqui o meu entusiasmo (pouco habitual em mim, nesta fase da época) com a legião servia que "aterrou" na Luz.

Djuricic vai ser melhor que DiMaria, na magia e na fantasia. Se Jesus acha que é o tal "9,5", pode ser mas para mim ele tem tudo para ser um 10 de topo.
Sulejmani respira futebol de equipa, visão de jogo e baliza, o Salvio que se cuide que este ano não está "cadeirão".
E Markovic... Bom, Markovic não é um "magico", mas é um jogador com "classe" a rodos. Este avançado, mesmo sem ter a posição de estratega, tem um estilo de jogo a fazer recordar o Rui Costa na forma como mexe na bola, como a passa, como a toça... É bom recordar!
E Mitrovic (como Steven Victoria) é um bicho! Meu Deus, coitados dos que têm que suportar as cargas pelas costas destes "animais".

ADESÃO MASSIVA IMEDIATA, Benfiquistas...

 ●  2 comentários  ● 
PARA OS DEMAIS BLOGGERS DIVULGAREM TAMBÉM:

Como é do vosso conhecimento, o SLBenfica foi a primeira marca a ultrapassar a fasquia dos 1.000.000 de seguidores no Facebook, através da pagina oficial do Sport Lisboa e Benfica no Facebook:

Contudo, a par desta página oficial e com uma qualidade crescente, o SLBenfica tem mais três paginas oficiais dedicadas a três segmentos que os benfiquistas podem E DEVEM MASSIVAMENTE, pois actualmente temos 1,3 milhões de seguidores na página principal, mas menos de 100.000 nas restantes dedicadas a:

Página Oficial do Futebol de Formação
Esta página tem pouco mais de 40.000 seguidores e é nossa obrigação fazer chegar perto dos números da pagina institucional. Tanto queremos potenciar a formação e não a acompanhamos? 40.000 é um número impensável para a dimensão do SLBenfica.

Página Oficial da Modalidades
Esta página tem cerca de 73.000 seguidores. Tal como indiquei acima é nossa obrigação aumentar drasticamente o número de seguidores das nossas modalidades, para estarmos a par de todas as informações OFICIAIS sobre as modalidades que têm conquistado titulos! Desejados titulos!

Página Oficial da Fundação Benfica
O projecto social e solidário do SLBenfica, liderado pelo Carlos Móia, mas resultado de um grande empenho do Presidente do SLBenfica, merece o nosso apoio, divulgação e acompanhamento. Actualmente são menos de 50.000 os seguidores de um Fundação que tem ajudado tantas crianças.


Vamos lá benfiquistas dar dimensão às páginas oficiais do SLBenfica no Facebook!

Andamos sempre a criticar a Comunicação do Clube e a forma como os jornais desportivos e a imprensa em geral é "amestrada", que é nossa obrigação dar cada vez maior dimensão aos canais de comunicação oficial do Sport Lisboa e Benfica.

Quanto maior for a dimensão destes canais de comunicação, maior será a sua relevância, maior será a exigência do seu trabalho e mais terão os benfiquistas a ganhar.

VAMOS LÁ BENFIQUISTAS
Fica também o pedido aos nossos companheiros bloggers, para espalharem a palavra sobre este tema e fazermos uma acção de divulgação que tantas vezes tem resultado de forma brutal e viral.

O que podem ser os 'números' da BenficaTV.

Avatar
 ●  30 comentários  ● 

"A Benfica TV até a alteração introduzida era um negócio bastante simples e equilibrado.

Era uma operação que custava cerca de 5 milhões de euros por ano e que tinha receitas também de 5 milhões, sobretudo graças ao que o operador cabo pagava para ter a exclusividade do canal, neste caso a Meo.

Com a passagem da Benfica TV a canal “Premium” (pago), o jogo alterou-se e este meu texto visa tentar ajudar a entender qual o desafio que o Benfica tem pela frente.

Assim, do lado dos custos parece-me natural que a Benfica TV os veja aumentar por diversas razões: compra de direitos de outras ligas (sobretudo a inglesa), compra de direitos de outros clubes, custos de transmissões altamente profissionais e do necessário reforço da estrutura humana que trabalha no canal.

Deste modo, talvez se possa considerar que a Benfica TV passe a ter custos anuais de 8 ou 9 milhões.

Do lado das receitas, até à mudança, a Benfica TV tinha como principal fonte de rendimento o que recebia da Meo e a publicidade era residual. 

Com a alteração, a Benfica TV deixa de receber do operador cabo, mas será previsível que as receitas publicitárias aumentem significativamente, uma vez que o canal passará a transmitir os jogos do Benfica em casa para a Liga Portuguesa e passará a transmitir a Liga Inglesa, que são dois conteúdos de grande peso.

Assim, para simplificação de raciocínio, podemos considerar que desaparece a receita cabo, mas que a publicidade subirá para valores de 8 ou 9 milhões, isto é, considera-se que a publicidade cobre os custos de funcionamento do canal, que é a situação que ocorria até à alteração.

Tomando estes pressupostos como válidos, isso significa que será o número de subscritores que definirá a remuneração que o Benfica terá pelos seus direitos televisivos.

Sabemos, então que cada subscritor paga 9,99 euros por mês para subscrever a Benfica TV. Retirando o IVA, ficamos com um valor de 8,12 euros mensais.

Parece-me razoável pressupor que cada operador cabo fique com 20% das receitas pelo serviço de distribuição de um canal “Premium”. 

Se assim for, o Benfica receberá, líquidos, 6,50 euros por cada subscritor, o que multiplicado por 12 meses, significa que cada assinante da Benfica TV contribui com 78 euros anuais para o Benfica.

É sabido que o Benfica rejeitou uma proposta de 22 milhões de euros anuais da Sport TV.

Perante os pressupostos assumidos neste texto, esse montante seria atingido com 282.000 assinantes.

Se considerarmos que o Benfica quer receber, no mínimo, 30 milhões de euros, o desafio consiste em conseguir 384.000 assinantes.

Estes números não são rigorosos, mas servem para termos uma referência.

Penso que aqui será interessante pensarmos que a Sport TV andou pelos 700.000 subscritores e, agora, com a crise, esse número é claramente inferior.

Chegados aqui, gostava de alertar para o problema do canal Premium se chamar Benfica TV.

Com este nome, adeptos de outros clubes ficam afastados, sobretudo se se mantiver o conteúdo editorial do Canal muito agressivo face a esses clubes.

Por outro lado, é conhecido que quando um canal de um clube é pago ou tem conteúdos pagos, o número de subscritores é muito influenciado pelos resultados desportivos, havendo uma forte ligação emocional ao canal, o que já não sucederia se o canal não tivesse o nome do clube.

Daí eu recomendar vivamente que o Benfica, a seguir neste modelo, tivesse 2 canais: 
- uma Benfica TV como existia, que serviria para ligar o Benfica ao mundo, aos seus adeptos e sócios
- um canal “Premium” com outro nome e que o Benfica pudesse, até, não deter a totalidade do Canal

Finalmente um apontamento que creio que devia ser corrigido: a Benfica TV é um canal pago porque, sobretudo, transmite os jogos em casa do Benfica. Neste sentido, quem comprou entradas anuais no Estádio da Luz deveria ter um desconto na subscrição do canal, uma vez que não vai usufruir do principal benefício que o canal proporciona. O desconto até poderia não ser grande, mas era um sinal de preocupação e consideração por esses sócios.

Penso que este texto poderá ajudar a compreender o que está em causa quando se fala de Benfica TV, sobretudo para entendermos as ordens de grandeza.

Mais uma vez digo que desconheço os detalhes das negociações que o Benfica fez, mas creio que este texto dá uma ideia mais aproximada do que está em questão. 

Penso que o que escrevi ajuda a perceber a importância de todos nós, Benfiquistas, assinarmos a Benfica TV." - retirado do Facebook de Bruno Carvalho.

"O Campeão Nacional dos Arguidos do Futebol" ou O Bullying judicial.

Avatar
 ●  4 comentários  ● 
Afonso de Melo, à esquerda(na foto) de Scolari

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem entende que a Justiça portuguesa errou ao condenar por difamação um jornalista desportivo que chamou a Pinto da Costa “campeão nacional dos arguidos do futebol”. O Estado terá agora de pagar uma indemnização ao jornalista superior a oito mil euros, a menos que recorra da decisão.

O caso remonta ao Mundial de Futebol de 2006. A trabalhar como assessor de imprensa da selecção nacional liderada por Scolari, Afonso de Melo publica um relato dos acontecimentos e dos episódios de bastidores relacionados com a “equipa das quinas”, num livro intitulado A Pátria Fomos Nós. Nele, o presidente do Futebol Clube do Porto é apelidado de “inimigo figadal” da selecção e também de “campeão nacional dos arguidos do futebol”.

Pinto da Costa não gostou e recorreu aos tribunais, que lhe deram razão tanto na primeira instância como na Relação do Porto. Realçando que o jornalista ignorava sequer em quantos processos judiciais estava o dirigente desportivo envolvido na altura, os juízes desembargadores consideraram que a expressão “campeão dos arguidos” tinha sido usada fora de contexto, com o único fito de denegrir e acabrunhar o líder dos “dragões”. O acórdão incluiu uma multa de 7600 euros.

Acontece que à luz da Convenção dos Direitos do Homem as coisas não são, no entanto, assim tão simples. “A liberdade de expressão constitui um dos fundamentos essenciais de qualquer sociedade democrática e uma das condições primordiais do seu progresso e da realização pessoal dos seus membros”, observam os juízes de Estrasburgo, fazendo notar as semelhanças entre este caso e aquele em que o jornalista da SIC José Manuel Mestre foi também condenado em Portugal por difamar Pinto da Costa e posteriormente ilibado no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Em causa estava uma entrevista do jornalista ao secretário-geral da UEFA, em 1996. Os magistrados do Porto consideraram que as perguntas de José Manuel Mestre insinuavam que Pinto da Costa controlava os árbitros portugueses.

Bullying judicial
Frisando que os limites à liberdade de expressão são necessariamente menores no caso das figuras públicas, por estas serem alvo de maior escrutínio por parte da sociedade, os juízes de Estrasburgo consideraram agora, uma vez mais, que “a própria existência de uma sanção penal nesta matéria é de molde a provocar um efeito dissuasor da contribuição da imprensa nas discussões de problemas de interesse geral”, não devendo ser aplicada “sem motivos particularmente graves”.

Para o advogado do jornalista, Afonso de Melo está a ser alvo de bullying judicial por parte de Pinto da Costa, que já lhe moveu outros processos em tribunal por motivos idênticos. Foi o que sucedeu quando o jornalista, um benfiquista assumido que colabora neste momento com o canal televisivo dos “encarnados”, publicou transcrições das escutas do Apito Dourado num jornal de Águeda. Já outro livro de Afonso de Melo dedicado também ao Apito Dourado, As Entranhas do Polvo, não mereceu a mesma atenção por parte de Pinto da Costa.

Satisfeito com o desfecho deste processo, o jornalista mostra-se descrente da Justiça portuguesa: “É inacreditável a protecção do sistema judicial a determinado tipo de pessoas, nomeadamente no que diz respeito aos tribunais do Porto”.

Contactado pelo PÚBLICO, o Futebol Clube do Porto escusou-se a comentar o caso, alegando que o clube não é parte interessada nele e que Pinto da Costa se encontra fora do país." - in Público.

Próximos jogos já com os "pesos pesados"... e não, não estou a falar dos quilos a mais do Ola John!

 ●  7 comentários  ● 

Convocatória para o Algarve

Decidi postar aqui a lista da convocatória que o Benfica vai levar para o Algarve, porque da última vez (leia-se Taça de Honra de Lisboa), fui completamente apanhado de surpresa com os convocados. Assim, para os mais distraídos como eu, aqui fica aquilo com que poderemos (ou não) contar!



Jorge Jesus não convocou Óscar Cardozo para o triplo embate do Benfica que terá lugar no Algarve. O paraguaio fica de fora ao passo que Ezequiel Garay, entre outros internacionais encarnados, foram chamados pelo técnico das águias.

O Benfica defrontará:

Peñarol no dia 24, 

Levante a 26 

Nice, a 27. 

Lista de convocados:
Guarda-redes: Artur Moraes, Paulo Lopes e Mika;

Defesas: Luisão, Mitrovic, Lisandro, Steven Vitória, Sílvio, Jardel, Garay, Maxi Pereira, Cortez e Melgarejo;

Médios: Enzo Pérez, Djuricic, Matic, Gaitán, André Gomes, Salvio, Sulejmani, Ruben Amorim, Ola John, Markovic e André Almeida;

Avançados: Lima e Rodrigo.

Ao que parece, e segundo as últimas noticias, Cardozo está mais perto de ficar do que sair, diz o seu empresário. Posto isto, resta saber se ainda poderá integrar a comitiva para os próximos embates e começar a ganhar ritmo, que certamente bem precisará! Pedro Aldave afirmou que: "Oscar Cardozo está mais perto de ficar no Benfica do que de sair. Se houver possibilidade para sair, sai. Caso contrário vai ficar na Luz porque tem contrato",ainda assim, aproveitou a ocasião para afirmar que embora haja "diálogo entre as partes para uma solução", Cardozo continua dependente daquilo que os responsáveis encarnados decidirem: "O Benfica é que terá de saber o que fazer com um jogador, com o qual tem contrato. O Cardozo está à espera de uma decisão do Benfica", concluiu.

Já sabem, Carrega Benfica, Sintam a Mística!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Rola a bola... II

 ●  20 comentários  ● 

Portugal, 23 de Julho de 2013

A pré-temporada vai-se desenrolando, com muitos jogadores a chegarem, e poucos a saírem. Para já as compras ultrapassam largamente as vendas, ficando a incógnita sobre que jogador ou jogadores o “mercado” virá buscar, obrigando o treinador a proceder a adaptações em cima do campeonato, como na época passada. Isto claro, para além do impacto que terão nas contas da SAD, esses “caprichos” do “mercado”. 

Quanto à vertente desportiva, depois do último texto “Rola a bola” foram efectuados 3 jogos, sendo 2 deles no troféu Taça de Honra da AF Lisboa. Experimentamos a primeira derrota da época, tivemos finalmente um jogo sem sofrer golos e também, pela primeira vez em não sei quantos anos, conseguimos ganhar ao Sion nestes “jogos-treino”, que normalmente são mais “treino” quando ganhamos, e mais “jogos” quando perdemos. Não basta que seja a comunicação social e os adeptos rivais a ver “a coisa” assim, o lamentável é que a moda passa fácil para muitos adeptos do Benfica, em particular os bem pensantes.

Analisando um por um, a vitória sobre o Sion, com muitas adaptações da nossa parte e considerando que eles já disputaram a 1ª jornada e como tal, estão bastante mais adiantados na preparação, foi um óptimo tónico para o que se segue. Pena termos sofrido dois golos de bola parada, um deles de livre directo e sem grandes hipóteses de defesa. Contudo a facilidade com que se dominou o jogo e a qualidade de alguns dos nossos golos, resultou a meu ver num jogo com ilações muito positivas.

Seguimos para a Taça de Honra da AF Lisboa, e estranhamente, para quem diz que o Benfica entra sempre em campo para ganhar, fiquei surpreso por não fazermos alinhar parte da equipa principal ou dos jogadores que vão lutar por um lugar nessa equipa. E que estivessem técnica e fisicamente disponíveis. Não me venham dizer que jogadores como Rodrigo, Ola Jonh e Melgarejo, acabados de chegar de férias, Jardel e Luisinho, sem rotinas de jogo por terem falhado o estágio da Suíça e mais alguns reforços que nem sabemos se vão ficar ou sair, como Sílvio, Mitrovic e Uros Matic, poderiam ser mais favoritos do que a equipa do SCP que treina e joga junta há alguns anos, que começaram a época com todos os jogadores, e onde não alinhou qualquer dos ditos e propalados “reforços”. Ou seja, foi um SCP B com menos jogadores conhecidos da equipa A (apenas Jeffren, Viola, Pranjic, Rubio e Esgaio que me lembre), mas que foi mais equipa porque o grupo eram mais homogéneo e tinha mais horas de treino em conjunto. Para variar nós fomos lá como turistas ou como um mix de salada de frutas, e acabamos por ser penalizados em mais 2 golos de bola parada.

Veio o Belenenses e conseguimos fazer o primeiro jogo da pré temporada sem sofrer golos. O que é relevante mesmo considerando que a equipa que alinhou apenas apresentava Roderick e Paulo Lopes como nomes mais sonantes da época passada, mais os irmãos de Matic e de Markovic como únicos reforços. O resto julgo ter sido tudo da equipa B.

Que conclusões se podem tirar da disputa deste troféu? Desportivamente, não consigo tirar nenhuma. Politicamente sim, tenho de concluir que foi a Direcção, ou o Presidente, quem impediu o treinador do Benfica de alinhar com parte da equipa principal, uma vez que o SCP por razões do seu calendário de pré-temporada, estava impedido de fazer alinhar a sua melhor equipa. Haverá outra explicação para justificar a opção por nenhum dos jogadores candidatos à equipa mais forte do Benfica? Se há, não a consigo descortinar...

E assim concluímos que o Presidente, ou o “faz que é Presidente”, mais a sua Direcção, não estão preocupados só com a nossa equipa mas também com a equipa dos adversários. Desta vez deram-se mal mas para variar o principal criticado foi o treinador...

Por último, uma nota que seguramente só uma pessoa “mesquinha e mal intencionada” como eu, poderia reparar. Bruno de Carvalho, presidente do SCP acompanhou a sua equipa no estágio pelo Canadá. Pinto da Costa presidente do FCP, acompanhou a sua equipa no estágio/digressão que estão a fazer pela Venezuela e Colômbia. Alguém viu o Sr.º Filipe Vieira acompanhar a equipa de futebol do Benfica no mini-estágio da Suíça? Dava-lhe lucro?

2 pesos, 2 medidas.

Avatar
 ●  51 comentários  ● 


(Retirado do Facebook de 'A Mão de Vata'.)

O "processo" Cardozo solucionado

 ●  8 comentários  ● 
Quando é que o Cardozo começa a treinar?

Goste-se ou não, o jogador tem sido uma referencia da equipa nos últimos anos, seja numa perspectiva de golos marcados, ou de jogos jogados.

Cardozo chegou ao Benfica há seis anos, se não estou em erro, depois de um investimento de 11M€ e já pelo menos dois aumentos de ordenados ao longo do tempo. Portanto, não será demasiado "agressivo" dizer que se trata de um investimento, porventura, com retorno em golos, mas na ordem já dos 17/18M€.

Dito isto, o paraguaio considerou-se no direito de interpelar o Jorge Jesus no final do jogo da Taça de Portugal, criando um ponto sem retorno em relação à sua presença no SLBenfica, tendo em conta que Jorge Jesus ficaria.

Ora, o SLBenfica tinha dois caminhos para lidar com esta situação:

1. Vendia rapidamente o jogador, num curto espaço de tempo logo após os acontecimentos e mediante um trabalho coordenado com o seu empresário, para obter um valor de retorno mínimo predefinido.

2. Não sendo possível este cenário anterior, só tinham que endereçar o tema em silencio internamente (como aliás foi feito), mas fazendo uma valorização publica do jogador. Ou seja, ao invés da tolice que o Jesus disse na entrevista e de permitir que os jornais coloquem há meses o jogador sem condições para estar na Luz, deveriam ter imediatamente dado conta que o jogador tinha todas as condições para continuar na Luz, que decorreu o processo interno e ficou fechado e que tanto o jogador como o clube estão empenhadissimos na nova temporada.

Seja qual for o caminho acima, uma coisa seria certa: não haveria desvalorização do activo/jogador e, no caso de não haver transferencia, não ficaríamos com um jogador "parqueado" publicamente, sabendo todos (publico em geral) que o treinador e o jogador não têm boa relação, nem futuro.

Neste momento, estranho seria se o Presidente do Fenerbahce optasse por "subir a parada" para transaccionar um jogador que o treinador disse que não tem espaço e que o clube não contraria as notícias diárias que dão conta que o jogador é para sair e que não continuará com Jesus.

O presidente dos turcos estará até a ser muito "simpático" (se é que isto existe sem algo em troca no futebol) ao dar o valor de 12M€, que era o mesmo valor que já era falado antes do "episódio Taça".

Assim sendo, depois das declarações de hoje do Presidente do Fenerbahce, o Presidente do SLBenfica só tem um caminho, que já peca por tardio em mais de um mês:

- Marcar uma conferencia de imprensa (se quiserem de fachada, sim), onde estivessem o Cardozo e o Jesus, mas também o director geral do futebol do SLBenfica (Jesus?) dando conta que se passou um episódio que não orgulha o Cardozo, nem o Cube perante os seus sócios, mas que está devidamente ultrapassado entre todos, para o melhor do SLBenfica, com um pedido de desculpas do jogador e do Clube aos sócios, dando conta que houve ofertas pelo jogador, mas que se trata de um activo fundamental do SLBenfica e que tanto o jogador, como o treinador, entenderam que depois desta situação há uma divida de consideração para com os sócios do SLBenfica, pelo que o jogador vai ficar na equipa e procurar bater o seu record de golos pelo SLBenfica.

Em paralelo, Pedro Aldave deve continuar o seu caminho de tentar colocar o jogador no mercado, caso surja uma proposta ao nível do que o SLBenfica pretende. E em paralelo também, o SLBenfica, face ao momento e situação actual (mal acautelada novamente e como vem sendo habitual) deve procurar internamente integrar o jogador, solucionar a questão em grupo e dentro do grupo de trabalho.

Fica a sugestão, antes que acabemos por ver o Cardozo integrado na equipa sem qualquer valor, sem ritmo ou motivação, sem sequer contribuir com as suas competências (goste-se ou não delas)... Ou emprestado a um clube estrangeiro... Ou pior ainda "vendido ao desbarato".

PS- conhecido hoje o investimento de jogadores colocados ou "parqueados" na equipa B, se calhar ainda alguém opta por colocar mais 11M€ em cima dos 16,5M já colocados na equipa B...

Falar de árbitros...para quê?

Avatar
 ●  27 comentários  ● 








Cheguei à conclusão de que falar de árbitros e arbitragens é um esforço inglório, e por isso pouco falarei disso quando o Benfica for prejudicado durante a temporada.
E porquê, pergunta o leitor do NGB?

Isto porque, caro amigo do NGB, o Sport Lisboa e Benfica institucional, na pessoa do seu presidente, mantém o apoio (inequívoco) a Fernando Gomes e a este Conselho de Arbitragem da FPF.
Como tal, vamo-nos queixar de quê? 
Da gestão de alguém a quem mantemos o apoio, mesmo apesar de todos os benefícios dados ao FC Porto e todos os lances em que o Benfica foi prejudicado?

Ou se os membros do Conselho de Arbitragem são mesmo merecedores de confiança, porque não nos recusamos a ser apitados por alguns árbitros específicos que nos prejudicam sucessivamente?

Para quê ser mansinhos, quando a política de apoios e uniões do presidente do Benfica tem sido um fracasso total e continuamos a ser prejudicados ano após ano?

Será que só no fim do próximo campeonato, quando formos ao Dragão, é que se vai fazer contas novamente e gritar de que fomos prejudicados durante a temporada?

Por que razão manter o apoio a Fernando Gomes, quando o Benfica não tornou a ser campeão desde que este senhor entrou na LPFP, e com todos os benefícios dados ao FC Porto, inclusivé a presença na última final da Taça da Liga?

A resposta? Talvez se encontre no facto de que quem foi sócio do FC Porto durante mais de 20 anos não se importe de colocar na estrutura do Benfica portistas, como tem acontecido sucessivamente.
Portanto, se não se importa de os colocar no Benfica, porque havia de se importar de os apoiar para fora do Benfica?

(A estrutura da FPF tem 2 benfiquistas: Humberto Coelho e João Vieira Pinto. Mas estão longe de ter poder efectivo para combater de dentro a podridão do futebol português.)

Nota: O Rolo Compressor que me perdoe, mas algo totalmente diferente é isto!!! :) 

ranking